quinta-feira, outubro 05, 2023

Polícia Civil prende suspeito de líderar facção local em Caicó; homem é investigado por assalto e tráfico de drogas


Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR/Caicó) cumpriram, nesta quinta-feira (05), dois mandados de prisão contra Caio Eduardo Oliveira dos Santos, conhecido como “Caio Lagoa Azul”, de 35 anos.


De acordo com a Polícia Civil. ele é suspeito de ser líder de uma facção criminosa local no município de Caicó. O investigado também é apontado como autor de diversos assaltos, além de envolvimento com tráfico de drogas e homicídios na região Seridó.


Após um trabalho investigativo da equipe da DEFUR foi descobeerto o local em que o homem estava escondido. Após diligências, ele também foi preso em flagrante com um documento falso, pistola calibre .40, uma espingarda cal. 12, drogas (cocaína e maconha), uma balança de precisão e várias munições, inclusive de fuzil.


O preso, que estava foragido, possui dois mandados de prisão pendentes, sendo um de roubo (13 anos) e outro por organização criminosa (08 anos), totalizando mais de 21 anos de reclusão. O homem foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Homem é brutalmente assassinado após ter sua casa invadida durante a madrugada em praia de Areia Branca RN


Um crime brutal, foi registrado por volta de 01h30min desta madrugada de quinta-feira 5 de outubro de 2023, na Praia de São Cristóvão, no município de Areia Branca, a 47 Km de Mossoró, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte.


A vítima foi identificada como Antônio Cardoso de Oliveira, conhecido popularmente com “Batalha, de 42 anos de idade. Ele foi morto a tiros de escopeta calibre 12 todos na cabeça. Segundo informações da Polícia Militar, criminosos armados invadiram a casa, renderam a vítima e perguntaram pelo seu sobrinho, conhecido como Nininho.


Como  não obterem respostas, passaram a atirar contra “Batalha”, que não resistiu indo a óbito no local. Após o crime, os suspeitos fugiram e ainda não foram identificados pela polícia. A Guarda Civil do município realizou diligências em busca dos suspeitos, mas sem êxito.


A motivação do crime ainda é desconhecida, mas segundo a Polícia Civil, a vítima tinha passagem pelo sistema prisional, por crime de homicídio (artigo 121). A equipe da unidade do ITEP em Mossoró, realizou os procedimentos de perícia no local e em seguida recolheu o corpo para exames necroscópicos em sua base local. A Polícia Civil de Areia Branca vai investigar o crime.



Fonte: Fim a Linha

Leia Mais ››

Polícia Federal cumpre mandados em Natal em operação de combate ao tráfico internacional de drogas

Polícia Federal cumpre mandados em Natal em operação de combate ao tráfico internacional de drogas — Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão em Natal e um em São Gonçalo do Amarante, nesta quinta-feira (5), em uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas.


A operação chamada de Dontraz acontece também em São Paulo, Ceará, Paraná e Santa Catarina.


Em Natal os mandados foram cumpridos em Mãe Luiza e na Zona Norte. Não houve prisões no estado.


A investigação teve início em abril de 2022, quando um pesqueiro de bandeira brasileira foi interceptado na costa africana, carregado com 5.457 kg de cocaína. Na embarcação, havia sete tripulantes, cinco brasileiros e dois montenegrinos, que foram presos em flagrante.



A ação conta com o apoio da Marinha do Brasil, da Polícia Militar do estado de São Paulo e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.


Além dos mandados, foram decretadas ordens judiciais de sequestro de bens adquiridos pelos investigados com as práticas criminosas e o bloqueio de contas bancárias.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Adolescente mantida em cárcere privado é resgatada em Apodi; idoso suspeito do crime é preso

Policiais militares e civis resgataram adolescente que estava em cárcere privado e prenderam idoso em Apodi. — Foto: Foto: Divulgação/PMRN

Uma adolescente que estava sendo mantida em cárcere privado e explorada sexualmente na cidade de Apodi, no Alto Oeste potiguar, foi resgatada por policiais militares e civis na manhã desta quarta-feira (4). Um idoso de 75 anos, identificado como o responsável pelo imóvel onde os crimes aconteciam, foi preso no local.


A operação conjunta entre a 6ª Companhia Independente da Polícia Militar e agentes da Polícia Civil teve início após uma denúncia anônima que levou os agentes ao local.


Tanto o idoso quanto a adolescente foram conduzidos à Delegacia de Apodi, onde um auto de prisão em flagrante foi formalizado. Todo o procedimento foi acompanhado pelo Conselho Tutelar do município.



O idoso está à disposição da Justiça. Já a adolescente, de acordo com a Polícia Militar, está recebendo o apoio necessário para sua recuperação e reintegração à sociedade.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Casal é preso com quase 3kg de cocaína no Aeroporto de Natal ao tentar embarcar para a Europa

Casal é preso com quase 3kg de cocaína no Aeroporto de Natal ao tentar embarcar para a Europa — Foto: Foto: Divulgação/PF

Um homem e uma mulher foram presos no Aeroporto de Natal, na última segunda-feira (2), com 2,74kg de cocaína embutida na estrutura de uma mala que seguiria para a Europa.


De acordo com a Polícia Federal, a mulher, uma paraense de 25 anos, apresentou atitude suspeita enquanto os policiais realizavam uma inspeção de rotina. Durante o check-in, ela fingia estar acompanhada de um homem, um amazonense de 28 anos. No entanto, apenas ela viajaria.


Ao serem informalmente entrevistados, os dois teriam apresentado uma história pouco convincente, fazendo com que os policiais desconfiassem de que ela poderia estar tentando embarcar com drogas na bagagem.



De imediato, cães da PF foram acionados e, ao identificarem a mala despachada pela passageira, logo encontraram a substância entorpecente.


A mulher, então, disse que havia sido “contratada por telefone” por um desconhecido em Manaus, onde mora, para levar a mala para a Espanha, e a bagagem lhe seria entregue em uma pousada da zona Sul de Natal.


O homem também mora em Manaus. Os dois ficaram hospedados juntos na capital potiguar. No momento em que foi abordado pelos policiais, ele disse que acompanhava a mulher para “auxiliar no seu embarque”, e confessou que teria lhe entregue a mala, afirmando, por sua vez, tê-la recebido das mãos de um motorista de aplicativo “desconhecido”. Os dois alegaram não saber que transportavam droga.


Com a dupla ainda foram apreendidos documentos, celulares, passagem aérea, 890 euros e 5 mil reais.


Autuados com base na Lei Antidrogas, eles passaram por exame de corpo de delito no Instituto Técnico e Científico de Perícia (Itep) e, em seguida, foram transferidos para o Sistema Prisional do Estado, ficando à disposição da Justiça.


Tráfico internacional de drogas

Somente em 2023, quatro brasileiros e um cidadão estrangeiro foram presos em flagrante ao tentar embarcar com substâncias entorpecentes no aeroporto Aluízio Alves.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Eleição para Conselho Tutelar em Mossoró é definida por nota em prova após dois candidatos terem mesma quantidade de votos

Conselho Tutelar em Mossoró - 33ª Zona Eleitoral — Foto: Gildo Bento

A Comissão Especial Eleitoral publicou nesta quarta-feira (4), no Diário Oficial de Mossoró, o resultado do desempate na eleição dos membros do Conselho Tutelar de Mossoró. Dois candidatos somaram a mesma quantidade de votos no pleito realizado no domingo (1). Com o critério de desempate, a vaga ficou para o candidato Ilton Nolasco.


O empate entre dois candidatos aconteceu na 33ª Zona Eleitoral de Mossoró. Com 291 votos, Ilton Nolasco e Audilene Pereira terminaram o pleito eleitoral na quinta posição. O resultado foi levado a Comissão Especial Eleitoral, formada por integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), que precisou recorrer aos critérios do edital para definir o vencedor.



“A eleição nas urnas é somente a terceira fase para escolha dos conselheiros tutelares. Antes disso, os interessados em participar do processo precisam apresentar documentação e atingir média na prova de conhecimentos específicos sobre a legislação de proteção à criança e ao adolescente”, afirmou Joana Amélia, presidente da Comissão Eleitoral.


De acordo com o edital, o primeiro critério de desempate é a nota obtida na prova de conhecimentos específicos na legislação vigente, em que o candidato deve acertar pelo menos 50% das questões para concorrer aos votos dos eleitores. Com base no desempenho na avaliação, o candidato Ilton Nolasco teve nota maior do que Audilene Pereira, e ficou com a vaga.


“Desarquivamos as provas deles e a comissão identificou que Ilton tirou nota maior do que Audilene. Como consta no edital que o primeiro requisito de desempate é a prova, ele ficou com a vaga”, explicou Joana.


Em Mossoró

O Conselho Tutelar de Mossoró é dividido em duas zonas, a 33 e a 34. Cada uma delas elege cinco conselheiros tutelares para atuar em defesa da criança e do adolescente no município.


A eleição unificada de 2023, com a soma das duas zonas, teve um total de 8.423. O número é menor do que a quantidade de votos na eleição do conselho em 2019, quando cerca de 14 mil eleitores foram às urnas na cidade.



“Atribuímos essa diminuição na quantidade de votos ao número de candidatos que foi menor neste ano, e também aos aspectos menor de politização no processo eleitoral deste ano”, explicou Joana.


Fonte: g1

Leia Mais ››

2024 vem aiiiiiiiii



Será um ano onde acontecerá a política municipal e diante disso começa a surgir vários nomes nos bastidores da política, entre os dias 22 e 23 de Setembro aconteceu várias Reuniões  onde foi sugerido vários nomes e propostas para  levar ao conhecimento popular que se precisar renovar os membros políticos da Câmara municipal, e diante disso foi sugerido o nome de um jovem que vem se destacando dentro da Cultura umarizalense e também no mundo Religioso e na política.


Onde nas três últimas campanha  estadual, se destacou-se por apoiar na primeira campanha Estadual. Na época Declarou apoio ao cantor e compositor Nilson Viana(2014), onde o mesmo teve uma boa votação dentro do município e na campanha seguinte Declarou apoio ao ex-vice prefeito de Jucurutu, o Gari (2018), que foi candidato a deputado federal e onde o mesmo teve uma ótima votação dentro do município.


Já  no ano de 2022  Claro Apoio ao ex-vice prefeito da cidade de Apodi,  Neilton Diógenes, onde o mesmo teve uma boa votação, durantes estas declaração de apoio a todos ele sempre ressaltava que daria seu apoio, mas quando fosse eleitos era para ajuda o povo do seu município e criar  vários projetos para ajudar a população em geral.


E ainda junto com sua base  conseguiu levar ao conhecimento popular de  todos Umarizalenses que  poderia ter mais um  deputado para contribuir com o desenvolvimento do seu município e apoio o então atual deputado estadual Neilton, e diante de tudo isso foi cogitado o nome do jovem humilde, simples e muito prestativo e que se consagrou como um líder natural, estamos falando do jovem apelidado por "filho da esperança" surgir novamente o nome de Érico Azevedo, mas como ele disse o futuro a Deus pertence se for da vontade de Deus ,"tudo e no tempo de Deus".

Leia Mais ››

'Machuca nossa alma', diz homem que encontrou bilhete com ofensas racistas em condomínio na Grande Natal

Bilhete com ofensas racistas foi deixado no carro do empreendedor Alan Batista no domingo (1). — Foto: Foto: Cedida

"É muito ruim passar por uma situação dessa, machuca nossa alma", desabafou Alan Batista, empreendedor de 33 anos que encontrou um bilhete com ofensas racistas no último domingo (1) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Ele estava saindo de casa com sua esposa e seu filho de 7 anos quando viu o bilhete enrolado em uma maçaneta do carro da família. No papel, havia dizeres como "negro fedorento", "inseto" e "preto horroroso".


"Era umas 13h quando a gente estava saindo para fazer um passeio em família e encontramos esse papel. Meu marido achou até que era coisa do meu filho. Quando a gente abriu, viu o que tinha escrito. Aquilo nos pegou totalmente de surpresa porque a gente não tem nenhuma inimizade no condomínio. Esse mês faz um ano que a gente tá [morando] aqui. Meu marido trabalha privado e tem duas barbearias, então ele só vem em casa para dormir", contou Renata Janielly, esposa da vítima.


Alan Batista, empreendedor de 33 anos que encontrou um bilhete com ofensas racistas no último domingo (1) em São Gonçalo do Amarante — Foto: Arquivo pessoal/Cedida


"No momento veio o choque, veio uma dor interna. Eu fiquei extremamente triste, sem saber o que falar para o meu filho, que estava ao meu lado. Tocou muito", relatou Alan.


Alan e Renata logo procuraram o síndico para contar o ocorrido. No entanto, o casal foi informado que as câmeras de segurança do condomínio estariam quebradas. Na segunda-feira (2), os dois foram até a Delegacia de São Gonçalo do Amarante para registrar um boletim de ocorrência. A Polícia Civil ouviu a vítima, testemunhas, e abriu um inquérito para investigar o caso.


"A gente espera que os moradores que possam ter visto alguém por lá naquele horário denunciem. Porque muita gente diz 'ah, eu acho que foi fulano porque assim, assim assado', mas a gente não tem prova para acusar. Então a gente precisa pelo menos de denúncias anônimas", pediu Renata.


"Eu quero que a justiça seja feita. Vai ter a justiça de Deus, mas eu quero também que tenha a justiça dos homens aqui na Terra. Que cheguem junto e que não deixem esse caso ser um descaso. O culpado vai ter que ser punido, não pode ficar assim. Se cada um de nós, negros, colocar a cara a tapa e reivindicar nossos direitos, a gente vai combatendo [o racismo]. Não vai ser a última vez, então temos que estar fortes", afirmou Alan.


"O trabalho está sendo feito junto à Polícia e vamos descobrir quem fez esse ato criminoso. Não vou sair do condomínio, por que isso é inadmissível. Sou homem, honro a minha cor e vou até o final", finalizou o empreendedor.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Campanha de multivacinação é retomada no RN; confira vacinas disponíveis

Campanhas de vacinação são retomadas no RN — Foto: Foto: Divulgação/Sesap

O Rio Grande do Norte retoma, neste sábado (7), a campanha de multivacinação em todo o estado. A ação visa alcançar em especial a faixa etária até 15 anos, atualizando toda a carteira do Calendário Nacional de Vacinação, como BCG, poliomielite, tríplice viral e pentavalente, e também a das campanhas, como a vacina contra a covid-19, por exemplo.


A ação visa atacar um problema que vem se apresentando não só no RN, mas em todo Brasil, desde 2015: a queda na cobertura vacinal.


O movimento é fruto do trabalho direto entre Sesap e os municípios - todos os 167 confirmaram participação na campanha de multivacinação, que vai até o próximo dia 21.



A Sesap divulgou que realizou oficinas de qualificação e planejamento com os municípios. Percorrendo todas as regiões, as equipes fizeram encontros e diagnósticos sobre cada área, cooperando com os planos que cada município montou a partir de suas necessidades.


Ao fim da campanha, Estado e municípios devem fazer um balanço da atuação para traçar as próximas ações.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Principal linha de investigação é que traficantes executaram médicos na Barra por engano; alvo seria miliciano

Filho de miliciano, conhecido como Taillon (à esquerda), seria o alvo e teria sido confundido com o médico Perseu (à direita) — Foto: Reprodução

A principal linha de investigação do ataque a tiros na orla da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, é que os quatro médicos foram baleados por engano – três morreram e um está hospitalizado.


A informação foi obtida pela TV Globo com fontes nas polícias. Uma hipótese é a de que traficantes tinha como alvo um miliciano da região de Jacarepaguá que se parece com uma das vítimas, o médico Perseu Ribeiro Almeida. É Perseu que aparece com a camisa do Bahia na última foto tirada pelo grupo de colegas. O médico morreu na hora.


Entre os mortos na execução está o ortopedista Diego Ralf Bomfim, irmão da deputada Sâmia Bomfim.


Devido à proximidade com a parlamentar, o ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou que a Polícia Federal acompanhe a investigação. Dino, no entanto, diz que não vê motivos para federalizar o caso.


Quem seria o alvo?


Segundo a principal linha de investigação da polícia, o verdadeiro alvo da execução seria Taillon de Alcântara Pereira Barbosa. Ele é filho de Dalmir Pereira Barbosa, apontado como um dos principais chefes de uma milícia que atua na Zona Oeste.


Segundo apurou a TV Globo, o miliciano mora perto do quiosque onde ocorreu o crime.


A polícia investiga se uma pessoa viu o grupo sentado e informou aos assassinos. Na imagem da câmera de segurança, é possível ver um dos atiradores voltando para conferir o Perseu, já baleado. Veja abaixo.


Outras linhas de investigação, no entanto, ainda não estão descartadas.


Os investigadores também acreditam que o crime não teve um planejamento prévio, e que os criminosos receberam uma informação dando a localização da suposta vítima, e decidiram partir para a empreitada na mesma hora.



Isso explicaria, segundo fontes ouvidas pela TV Globo, um dos assassinos estar vestindo bermuda, traje incomum em casos de execuções feitas com planejamento. Os outros criminosos estavam com camisas e calças escuras, mas não cobriram os rostos.


O Departamento de Homicídios da Polícia Civil mobilizou equipes para a investigação. Um dos objetivos é refazer o trajeto do veículo usado no crime.


A Polícia Civil do RJ acredita que houve uma execução, já que nada foi levado, e os criminosos chegaram atirando. Testemunhas contaram ainda que os bandidos nada falaram.


O vídeo mostra que, assim que o veículo encosta na pista ao lado da ciclovia, os criminosos descem, correm na direção das vítimas e efetuam pelo menos 33 disparos. De acordo com a câmera de segurança, o crime aconteceu à 0h59.


No momento em que os criminosos efetuam os disparos, dois clientes que estavam sentados em uma mesa do estabelecimento correm. A ação durou menos de 30 segundos.


Irmão de Sâmia Bomfim


Os médicos estavam hospedados no Hotel Windsor, na Avenida Lúcio Costa, que sedia a partir desta quinta-feira o 6º Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo.


Uma das vítimas, o ortopedista Diego Ralf Bomfim, que tinha 35 anos, é irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). Ele chegou a ser levado para o Hospital Lourenço Jorge, mas não resistiu aos ferimentos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Advogado diz que ex-BBB Diego Alemão foi transferido para clínica psiquiátrica

O ex-BBB Diego Alemão foi transferido de uma clínica de reabilitação no Rio de Janeiro para uma clínica psiquiátrica, segundo o advogado Jeffrey Chiquini.


No fim do mês passado, foi preso por porte ilegal de arma no Leblon, na Zona Sul do Rio. Segundo o advogado, inicialmente o ex-BBB foi levado para a clínica de reabilitação para cuidar de uma depressão e uso de substâncias químicas.


Diego Alemão — Foto: Reprodução


O caso

O ex-BBB Diego Bissolotti Gasques, o Diego Alemão, foi preso na madrugada desta terça-feira (26) por porte ilegal de arma.


De acordo com testemunhas, ele estava alterado, com uma arma e ameaçando atirar nas pessoas. Policiais foram checar um táxi, onde o tal homem estaria e encontraram Diego de posse de uma arma.



Inicialmente, ele negou que o revólver calibre 32 da marca Taurus fosse dele. Disse que não era sua, nem do taxista.


Ex-BBB Diego Alemão paga fiança e sai de delegacia em Copacabana — Foto: Cristina Boeckel / g1

Ex-BBB Diego Alemão deixa delegacia em Copacabana após pagar fiança — Foto: Cristina Boeckel / g1

Diante do impasse, Diego foi levado para a 14ª DP, no Leblon, onde assumiu a propriedade do revólver, que tinha duas munições no tambor, e mais seis em uma cartucheira da arma.


No local, o taxista também afirmou que viu o revólver na mão do ex-BBB quando parou o táxi para o embarque.


Ele deixou a delegacia às 9h, após pagar fiança de R$ 4 mil. Ao sair, Diego alegou que estava armado porque é ameaçado.


"Venha para o Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa, sem risco nenhum. Eu tenho uma arma não municiada que estava debaixo do carro, que eu já tenho há muitos anos registrada, está tudo bonitinho", disse Diego.

Segundo a Polícia Militar, equipes do 23º BPM (Leblon) foram acionadas para checar a presença de “um homem aparentemente alterado” na esquina das ruas Visconde de Pirajá e Gomes Carneiro, em Ipanema.


O g1 apurou que esse homem era Diego Alemão. Ainda de acordo com a apuração da equipe de reportagem, o campeão do BBB 7 estava dizendo, no meio da rua, que “iria efetuar disparos” e que “estava apontando a arma para todos na região”.


Cerco e perseguição

Quando a PM chegou, testemunhas disseram que Diego tinha acabado de pegar um táxi, que foi em direção à Barra da Tijuca.


Um cerco foi montado. “As equipes conseguiram interceptar o veículo na Avenida Delfim Moreira e, durante revista, localizaram um revólver calibre 32 e oito munições do mesmo calibre escondidos sob o banco de trás”, detalhou a Polícia Militar.


Arma apreendida com Diego Alemão — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

Criminosos matam três médicos a tiros e deixam um ferido em quiosque na Barra da Tijuca

Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida — Foto: Reprodução

Imagens de câmeras de segurança de um quiosque na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, mostram o momento em que três criminosos descem de um carro na Avenida Lúcio Costa, na madrugada desta quinta-feira (5), e matam três médicos em um quiosque. Um quarto médico também foi baleado e foi levado para um hospital da região.


O vídeo mostra que, assim que o veículo encosta na pista ao lado da ciclovia, os criminosos descem, correm na direção das vítimas e efetuam pelo menos 33 disparos. De acordo com a câmera de segurança, o crime aconteceu à 0h59.


No momento em que os criminosos efetuam os disparos, dois clientes que estavam sentados em uma mesa do estabelecimento correm. A ação durou menos de 30 segundos.


Vítima é irmão de deputada federal


Uma das vítimas, o ortopedista Diego Ralf Bomfim, que tinha 35 anos, é irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). Ele chegou a ser levado para o Hospital Lourenço Jorge, mas não resistiu aos ferimentos.


Devido à proximidade de uma das vítimas com a parlamentar, o ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou que a Polícia Federal acompanhe a investigação.


Marcos de Andrade Corsato, Daniel Sonnewend Proença, Diego Ralf Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida — Foto: Reprodução


Polícia acredita em execução

Os médicos estavam hospedados no Hotel Windsor, na Avenida Lúcio Costa, que sedia a partir desta quinta-feira o 6º Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo.


Agentes do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) chegaram a efetuar buscas, mas ninguém foi preso.


A Polícia Civil do RJ acredita em execução, já que nada foi levado, e os criminosos chegaram atirando. Testemunhas contaram ainda que os bandidos nada falaram.


Mapa mostra onde médicos foram assassinados no Rio — Foto: Editoria de Arte g1

Três médicos foram mortos em um quiosque na Barra da Tijuca, na madrugada desta quinta (5) — Foto: Reprodução / TV Globo


Fonte: g1

Leia Mais ››

TSE marca para a próxima terça julgamento de três ações contra Bolsonaro e Braga Netto

Braga Netto (PL) e Jair Bolsonaro (PL), candidatos a vice e a presidente nas eleições de 2022 — Foto: Alan Santos/PR

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima terça-feira (10) o julgamento de três ações de investigação contra Jair Bolsonaro (PL) e o candidato a vice Braga Netto, na chapa derrotada nas eleições presidenciais de 2022.


A inclusão em pauta atende a um pedido do ministro Benedito Gonçalves, relator das ações que apuram possíveis irregularidades no suposto uso, pela chapa de Bolsonaro, de sedes do governo federal para atos de campanha eleitoral.


O roteiro do julgamento inclui a exposição de argumentos das partes, do Ministério Público Eleitoral e os votos de cada ministro. Cabe recurso dentro do próprio TSE tanto se houver condenação quanto se houver arquivamento dos processos.


O que dizem os autores das ações

As ações foram apresentadas pelo PDT e pela coligação que apoiou a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Os políticos do PL foram acusados de abuso de poder político, desvio de finalidade e conduta proibida a agentes públicos nas eleições. Este tipo de ação pode levar à inelegibilidade dos investigados.


Foram questionados os seguintes eventos:


coletivas de imprensa realizadas no Palácio da Alvorada, em que governadores declararam apoio eleitoral ao então presidente da República

transmissões ao vivo nas redes sociais com conteúdo eleitoral nos palácios do Planalto e da Alvorada


MP defendeu rejeição das ações

Na última terça-feira (3), Ministério Público Eleitoral defendeu a rejeição dos pedidos.


O parecer é assinado pelo vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco. Para o MP Eleitoral, não há elementos que apontem que os eventos tiveram "impacto substancial" sobre a legitimidade das eleições, que é um requisito para concluir pela condenação.


"Não há nos autos elementos que permitam, com mínima segurança, afiançar que terem sido essas manifestações de abono produzidas em prédios públicos haja sido fator de impacto substancial sobre a legitimidade das eleições", afirmou o vice-procurador.


"Assim, a discussão em si sobre a possibilidade de realização de lives no palácio perde interesse, ante a falta de evidência da repercussão danosa do fato sobre a legitimidade do processo eleitoral, elemento que o conceito de abuso do poder político supõe para fins de inflição da pena de inelegibilidade", completou Gonet.


A decisão sobre as três ações caberá ao plenário do TSE. O parecer do MP não vincula a decisão dos ministros, ou seja, os magistrados não são obrigados a seguir o posicionamento do MP Eleitoral.


As defesas dos políticos do PL pedem a rejeição da ação por considerar que não houve irregularidades. Os autores da ação reiteraram os pedidos de condenação.


Bolsonaro já foi condenado a oito anos de inelegibilidade por decisão do TSE de junho deste ano, em uma ação sobre irregularidades na transmissão de reunião do ex-presidente com embaixadores, na qual ele levantou suspeitas infundadas sobre o processo eleitoral.


Fonte: g1

Leia Mais ››

TCU deve avaliar ainda este mês se governo pode descumprir piso de investimentos em saúde em 2023


O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, afirmou nesta quinta-feira (5) que o plenário do órgão deve julgar, em no máximo 15 dias, a consulta do Ministério da Fazenda sobre a possibilidade de não investir, em 2023, o mínimo constitucional em saúde e educação.


Esses pisos existiam na legislação brasileira até 2017, mas foram alterados pelo teto de gastos e passaram a ser corrigidos apenas pela inflação – ou seja, sem vinculação direta com um percentual do Produto Interno Bruto (PIB).


A regra original foi retomada pelo novo arcabouço fiscal, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O governo defende, no entanto, que a obrigação só passe a valer em 2024.


Nesta quarta-feira (4), o Senado Federal aprovou um projeto de lei que permite ao governo Lula descumprir essa exigência de pagar o piso da saúde para 2023. A proposta segue para sanção do presidente. O projeto abrange somente o ano de 2023, e não vale para os anos seguintes.


"Evidentemente que, com a aprovação do projeto de lei pelo Senado Federal, talvez alguma análise suplementar precise ser feita, mas isso tudo vai ser visto pelo relator. Não há qualquer interrupção [da consulta por conta da aprovação do projeto pelo Senado]. Se houver necessidade de complementação, os auditores informarão ao relator", disse o ministro Bruno Dantas, do TCU.


Se o governo for obrigado a cumprir o investimento mínimo já em 2023, terá que desembolsar até R$ 20 bilhões adicionais até dezembro.


Na semana passada, o secretário do Tesouro Nacional, Rogerio Ceron, afirmou que o governo estaria conversando com o TCU sobre o assunto.


"Proporcionalidade, razoabilidade, precedentes que já existiram sobre situações semelhantes, de produzir na reta final de um exercício despesas compatíveis com as regras ficais vigentes", disse ele, na ocasião.


Arcabouço fiscal prevê pisos

O arcabouço fiscal, a nova regra para as contas públicas já aprovada pelo Congresso Nacional, prevê que que as despesas com saúde e educação voltem a ser reajustas pelas regras antigas, que vigoravam antes do teto de gastos implementado em 2017, ou seja, com base na receita líquida do governo.


Por conta da retomada dessa regra antiga, a proposta de orçamento de 2024 foi enviada contemplando esses valores. As principais áreas beneficiadas foram assistência social, transportes, saúde e educação.


O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, porém, já informou que a área econômica encaminhará, no segundo semestre deste ano, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para alterar o formato de correção do piso (valor mínimo) dos gastos com saúde e educação a partir de 2025 – na prática, limitando os recursos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Nunca autorizei gravação ou medida investigatória contra magistrados do Poder Judiciário, seja da Justiça Federal, seja do TRF-4 ou seja do STJ', diz Sergio Moro

O senador Sérgio Moro (União-PR) — Foto: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

Sergio Moro disse em entrevista à GloboNews nesta quinta-feira (5) que não autorizou a gravação de magistrados.


"Nunca autorizei gravação ou medida investigatória contra magistrados do Poder Judiciário, seja da Justiça Federal, seja do TRF-4 ou seja do STJ. Quem afirma isso, e esse colaborador tem afirmado isso, mente, porque nunca houve nenhuma medida investigatória. O que nós fizemos foi responsabilizar advogados que vendiam, sem que tivessem contato com os magistrados, vendiam decisões judiciais, para ajudar a limpar a imagem do Judiciário que estava sendo comprometida por esse indivíduo", disse Moro.


Moro também disse que "nunca foi feito nenhuma medida de investigação contra autoridades do Poder Judiciário".



Decisão que está sob a guarda do Supremo Tribunal Federal (STF) mostra o início do processo que, hoje, levou a uma série de investigações sobre a atuação de Sergio Moro como juiz, em casos que antecederam a Lava Jato.


Segundo o blog da Daniela Lima, trata-se de mais uma revelação atrelada ao caso que nasce com a investigação de fraude de um consórcio no Paraná e termina com um ex-deputado estadual acusando Moro de tê-lo usado como agente infiltrado de investigação para cometer crimes. O processo está com o ministro Dias Toffoli.


"São fatos de 20 anos atrás, essa é uma investigação que foi feita 20 anos atrás, havia um quadro diferente da jurisprudência no entendimento jurídico. O que é o resumo do caso? Esse individuo, esse ex-deputado, ele fraudou um consórcio, o consorcio Garibaldi, e o Ministério Público fez um acordo com ele, eu homologuei esse acordo, e o principal objetivo era restituir dinheiro a 4.500 consorciados que tinham sido lesionados. Esse individuo falou nessa ocasião que teria pago advogados para obter decisões judiciais favoráveis a pretexto de influenciar em magistrados, no Poder Judiciário. Nós desconfiávamos da versão dele e entendíamos o seguinte: enquanto não houver algum indício concreto de que tem envolvimento de fato de um magistrado, não tem que declinar competência. Era assim que foi feito na época. E de fato foi feita a investigação, esse individuo depois, alguns desses advogados que ele havia contatado foram processados por tráfico de influência sem que houvesse nenhuma acusação contra nenhum magistrado", completa Moro.


O despacho

No despacho sobre a autorização para que esse deputado estadual, Tony Garcia, tivesse à disposição um amplo sistema de escutas ambientais e corporais, além de agentes da Polícia Federal, Moro afirmou que só o mecanismo poderia levar à elucidação das suspeitas que pairavam sobre agentes públicos e políticos citados no acordo de colaboração de Tony.


Entre esses agentes, estavam integrantes do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, por exemplo.


Escreve Moro: "Os fatos relatados pelo acusado são bastante graves e, em relação a eles, pouco se vislumbram outras possibilidades probatórias senão através de delação premiada e escutas telefônicas e ambientais".


O ex-juiz cita como referência a legislação dos Estados Unidos, e conclui: "É que crimes contra a administração pública são usualmente complexos. Repetindo Piercamillo Davigo, um dos membros da equipe milanesa da operação mani pulite: 'A corrupção envolve quem paga e quem recebe. Se eles se calarem, não vamos descobrir jamais".


Hoje, Moro diz que a jurisprudência da época era outra, que não houve ilegalidade nem monitoramento de integrantes da magistratura.


Leia a íntegra da manifestação atual do senador:


A investigação citada ocorreu entre 2004 a 2006, há quase 20 anos, quando era outra a prática e a jurisprudência.


O acordo feito pelo MPF com Tony Garcia justificou-se para viabilizar a indenização de cerca de 4.500 consorciados lesados pelo Consórcio Garibaldi.


As investigações posteriores resultaram em processos contra advogado que vendia influência em tribunais sem envolvimento de magistrados.


Sem indícios minimamente concretos do envolvimento de autoridades com foro não cabia, à época, a declinação de competência.


Não houve qualquer gravação ou medida investigatória autorizada por mim contra magistrados do TRF4, STJ ou de qualquer Corte do Judiciário.


Também não houve gravação do deputado José Janene e a gravação do Conselheiro do Tribunal de Contas Estadual foi realizada pelo entendimento da época de que a gravação por interlocutor sequer dependia de autorização judicial.



Toda a investigação, aliás, foi informada pelo MPF de Curitiba ao Procurador Geral da República da época.


Lamenta-se que seja dado espaço para divulgação de informações mentirosas de um bandido condenado que lesou milhares de brasileiros por fraudes e desvios em consórcio e ataquem agentes da lei, que combateram corrupção e fraudes.


Veja a cópia da decisão:


Cópia da decisão — Foto: Foto do documento


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em despacho, Moro justificou escutas para elucidar suspeitas sobre STJ, TRF-4 e desembargadores

O senador Sergio Moro — Foto: Stephanie Rodrigues/g1

Decisão que está sob a guarda do Supremo Tribunal Federal mostra o início do processo que, hoje, levou a uma série de investigações sobre a atuação de Sergio Moro como juiz, em casos que antecederam a Lava Jato.


Trata-se de mais uma revelação atrelada ao caso que nasce com a investigação de fraude de um consórcio no Paraná e termina com um ex-deputado estadual acusando Moro de tê-lo usado como agente infiltrado de investigação para cometer crimes. O processo está com o ministro Dias Toffoli.


No despacho sobre a autorização para que esse deputado estadual, Tony Garcia, tivesse à disposição um amplo sistema de escutas ambientais e corporais, além de agentes da Polícia Federal, Moro afirmou que só o mecanismo poderia levar à elucidação das suspeitas que pairavam sobre agentes públicos e políticos citados no acordo de colaboração de Tony.



Entre esses agentes, estavam integrantes do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, por exemplo.


Escreve Moro: "Os fatos relatados pelo acusado são bastante graves e, em relação a eles, pouco se vislumbram outras possibilidades probatórias senão através de delação premiada e escutas telefônicas e ambientais".

O ex-juiz cita como referência a legislação dos Estados Unidos, e conclui: "É que crimes contra a administração pública são usualmente complexos. Repetindo Piercamillo Davigo, um dos membros da equipe milanesa da operação mani pulite: 'A corrupção envolve quem paga e quem recebe. Se eles se calarem, não vamos descobrir jamais".


Hoje, Moro diz que a jurisprudência da época era outra, que não houve ilegalidade nem monitoramento de integrantes da magistratura.


Leia a íntegra da manifestação atual do senador:


A investigação citada ocorreu entre 2004 a 2006, há quase 20 anos, quando era outra a prática e a jurisprudência.


O acordo feito pelo MPF com Tony Garcia justificou-se para viabilizar a indenização de cerca de 4.500 consorciados lesados pelo Consórcio Garibaldi.


As investigações posteriores resultaram em processos contra advogado que vendia influência em tribunais sem envolvimento de magistrados.


Sem indícios minimamente concretos do envolvimento de autoridades com foro não cabia, à época, a declinação de competência.


Não houve qualquer gravação ou medida investigatória autorizada por mim contra magistrados do TRF4, STJ ou de qualquer Corte do Judiciário.


Também não houve gravação do deputado José Janene e a gravação do Conselheiro do Tribunal de Contas Estadual foi realizada pelo entendimento da época de que a gravação por interlocutor sequer dependia de autorização judicial.


Toda a investigação, aliás, foi informada pelo MPF de Curitiba ao Procurador Geral da República da época.


Lamenta-se que seja dado espaço para divulgação de informações mentirosas de um bandido condenado que lesou milhares de brasileiros por fraudes e desvios em consórcio e ataquem agentes da lei, que combateram corrupção e fraudes.


Veja a cópia da decisão:


Cópia da decisão — Foto: Foto do documento


Fonte: Blog da Daniela Lima

Leia Mais ››