terça-feira, abril 12, 2022

Mossoró Cidade Junina confirma retomada com shows de Wesley Safadão, Xand Avião, Bell Marques e Alceu Valença

A prefeitura de Mossoró anunciou na tarde desta terça-feira (12) a programação do Mossoró Cidade Junina, uma das maiores festas de São João da região Nordeste. Após duas edições on-line por causa da pandemia de Covid, o evento será retomado de forma presencial, reunindo milhares de pessoas na Estação das Artes.


Wesley Safadão é uma das atrações do Mossoró Cidade Junina — Foto: Romilson Salles / Divulgação


Entre as atrações confirmadas, destaque para nomes como Wesley Safadão, Xand Avião, Alceu Valença, Matheus e Kauan, Raí Saia Rodada e Dorgival Dantas, além de Cavaleiros do Forró, Parangolé e Limão com Mel.


O cantor Bell Marques está confirmado para a abertura do Mossoró Cidade Junina, no tradicional "Pingo da Mei Dia", que leva uma multidão ao Corredor Cultural, na Avenida Rio Branco.



Ao todo, serão 11 dias de shows em Mossoró. Haverá atrações locais em todos as noites de festa.


"Este ano, a gente está celebrando 25 anos do MCJ, ano em que nós estamos tendo a felicidade de retornar com o evento presencial. É um momento em que podemos evidenciar toda a cadeia de arte e cultura de Mossoró. Estamos potencializando o que há de melhor no município de Mossoró, que é a nossa cultura", declarou o secretário municipal de Cultura, Etevaldo Almeida.


Veja a programação abaixo:

4 de junho - sábado


Bell Marques

Chicabana

Junior Vianna

9 de junho - quinta-feira


Wesley Safadão

Cavaleiros do Forró

10 de junho - sexta-feira


Mari Fernandez

Nattan

11 de junho - sábado


Bonde do Brasil

Eric Land

Limão com Mel

12 de junho - domingo


Matheus e Kauan

16 de junho - quinta-feira


Toca do Vale

Xand Avião

17 de junho - sexta-feira


Dorgival Dantas

Raí Saia Rodada

18 de junho - sábado


Walkyria Santos

Taty Girl

Mara Pavanelly

23 de junho - quinta-feira


Alceu Valença

24 de junho - sexta-feira


Lagosta Bronzeada

Atração surpresa*

25 de junho - sábado


Parangolé

Zé Cantor


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lei estadual reconhece a Basílica Menor de Acari como patrimônio histórico do RN

A governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou uma que reconhece a Basílica Menor de Nossa Senhora da Guia, em Acari, no Seridó potiguar, como patrimônio cultural, histórico e religioso do Rio Grande do Norte.


Basílica Menor de Acari, no Seridó potiguar — Foto: Divulgação


O reconhecimento à igreja construída em 1863 foi publicado na edição desta terça-feira (12) do Diário Oficial do Estado (DOE).


Em março de 2021, o Papa Francisco elevou a então Igreja Matriz de Nossa da Guia à condição de Basílica Menor, a primeira do Rio Grande do Norte ,em razão da história e da arquitetura da igreja.

A solenidade para oficialização do reconhecimento aconteceu no Centro Pastoral de Acari, na segunda (11), data em que o município comemorou 189 anos de emancipação política.



"Iniciativas como essas têm, acima de tudo, caráter simbólico, mas muito representativo, de estimular a autoestima, motivar e fortalecer a religiosidade do nosso povo, ao mesmo tempo em que fomenta o turismo religioso, que se traduz em renda para o município e melhor qualidade de vida da população", explicou a governadora Fátima Bezerra.


Decreto foi publicado nesta terça-feira no Diário Oficial do Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação


Em nome da Paróquia, o padre Emanuel Medeiros elogiou a iniciativa de reconhecer a basílica como patrimônio do Estado.


"Nos orgulhamos de ver esse reconhecimento do governo do Estado, de perceber que aquilo que o Papa Francisco defende - a humanidade como algo que deve ser buscado como um ponto de convergência nosso para com o nosso Deus - também está sendo reconhecido pelas autoridades."


O decreto também foi apontado pelas autoridades como um reconhecimento a festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Acari, que acontece tradicionalmente em agosto e atrai milhares de devotos locais e visitantes.


Na solenidade, houve o anúncio ainda por parte do governo que o prédio da Escola Estadual Tomaz de Araújo será reformada para servir futuramente como a Casa da Cultura de Acari. Também foi anunciado pelo governo que o Geoparque Seridó passou a fazer parte do Programa Internacional de Geociências e Geoparques da Unesco como território de relevância geológica internacional.


De Igreja à Basílica Menor

Foi na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, agora Basília Menor, que o cardeal Eugênio de Araújo Sales (1920-2012) recebeu o Sacramento do Batismo, 100 anos atrás.


As basílicas são igrejas dotadas de especial importância para a vida litúrgica e pastoral de uma Diocese e, por isso, tem particular vínculo com o Vaticano.

Em mensagem enviada às autoridades para o evento, o monsenhor Flávio José de Medeiros Filho, recentemente nomeado cônego da Papal Basília de São Pedro do Vaticano, que é acariense, se disse feliz pela lei ter sido outorgada.


Ele falou que RN não presta homenagem apenas aos acarienses ou potiguares, "mas à pessoa do Sumo Pontífice, o Papa Francisco, e da Sé de Pedro que preside a catolicidade da Igreja de Cristo."



"A Basílica de Nossa Senhora da Guia significa para a vida dos acarienses um chamamento ao eterno, às realidades que não passam e à memória das gerações e gerações dos nossos venerados antepassados que nos transmitiram a fé e a devoção a Nossa Senhora da Guia", disse.


Ele ainda repetiu uma frase dita por Dom Eugênio de Araújo Sales: "Experimento sempre uma grande emoção ao entrar em Acari e ver o despontar das torres da Matriz de Nossa Senhora da Guia".


Fonte: g1

Leia Mais ››

UFRN torna facultativo o uso de máscaras em ambientes abertos



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) flexibilizou o uso de máscaras a partir desta terça-feira (12). A partir de hoje está facultativo o uso do equipamento em ambientes abertos. Segundo a assessoria de imprensa da UFRN, a partir do dia 25 de abril o uso será recomendável e não mais obrigatório em ambiente fechado.


A decisão foi tomada após consulta ao Comitê Covid-19 da instituição de ensino, que opinou pela flexibilização. As Pró-Reitorias de Gestão de Pessoas (Progesp), de Graduação (Prograd) e de Pós-Graduação (PPG), além da Secretaria de Ensino, Básico, Técnico e Tecnológico (SEBTT), publicaram a Instrução Normativa 001/2022 – Progesp, no sentido de orientar sobre a flexibilização do uso da proteção facial. 


No último sábado (9), o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) suspendeu a obrigatoriedade de apresentação do passaporte vacinal na UFRN. Em nota, a UFRN explicou que vai recorrer da decisão. "A UFRN foi comunicada da decisão judicial, dando cumprimento imediato, e solicitou da Procuradoria Federal que seja apresentado o recurso cabível". 


A universidade argumento que tem autonomia, decidida pelo STF, para exigir seus protocolos e suas exigências de segurança. Por conta dessa decisão, a UFRN adotou no início do semestre a exigência do passaporte vacinal e do uso de máscaras.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Deputado do RN pede investigação contra Lula por 'incitação à violência'

O deputado federal General (PL) pediu investigação contra o ex-presidente Lula por declarações que o parlamentar considerou como sendo incitação. A acusação de Girão se deve ao pedido de Lula para que os manifestantes mudassem o foco dos protestos de Brasília para a casa dos deputados, em discurso na semana passada em evento da Central Única de Trabalhadores (CUT).


Deputado General Girão lembrou de pichações na sede do seu gabinete em Natal


Em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Jovem Pan News Natal, o deputado federal chamou Lula de marginal e solicitou ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, que abra uma investigação sobre as declarações. "Não pode ser assim. Não pode você chegar e dizer assim: 'vamos invadir a casa das pessoas porque pensam diferente da gente'. Que país é esse que a gente vai estar construindo?", indagou o parlamentar.


Na fala que o deputado critica, Lula disse: "O deputado tem casa. [...] Então se a gente, ao invés de tentar alugar um ônibus, gastar uma fortuna, para vir para Brasília, que às vezes não resulta em nada, se a gente pagasse, mapeasse o endereço de cada deputado e fossem 50 pessoas para a casa desse deputado. Não é para xingar, não, é para conversar com ele, conversar com a mulher dele, conversar com o filho dele, incomodar a tranquilidade dele. Eu acho que surte muito mais efeito do que a gente vir fazer manifestação em Brasília", disse o ex-presidente.


Girão também classificou a fala como antidemocrática e lembrou das pichações ao seu gabinete institucional em Natal, ocorridas no mês passado. "Isso daí tem que ser combatido, é baderna e não tem nada a ver com um país harmônico", afirmou.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Garibaldi: “Lula e Gleisi querem Walter como vice de Fátima”

O ex-senador Garibaldi Filho, pré-candidato a deputado federal pelo MDB, conversou com o blog sobre o jantar que participou nesta segunda-feira (11), em Brasília, com o ex-presidente Lula (PT), na casa do ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE).


Garibaldi, Lula e Walter Alves – Foto: Ricardo Stuckert


Do RN, também estavam no jantar, o senador Jean Paul Prates (PT) e o deputado federal Walter Alves, provável vice da governadora Fátima Fátima Bezerra (PT) na disputa pela reeleição.


“Lula e Gleisi querem Walter como vice de Fátima e estão trabalhando nisso”, disse Garibaldi.


Da ala do MDB, também compareceram, Renan Calheiros – senador pelo MDB de AL; Marcelo Castro – senador pelo MDB do PI; Rose de Freitas – senadora pelo MDB do ES; Nilda Gondim – senadora pelo MDB da PB; Veneziano Vital do Rêgo – senador pelo MDB da PB; Isnaldo Bulhões – líder do MDB na Câmara; Edison Lobão – ex-senador pelo MDB do MA.


Antes desse jantar, Lula já tinha tido um encontro com o ex-presidente José Sarney.


Fritura de Simone Tebet


O jantar com essa ala do MDB foi visto pela impressa nacional como uma fritura a pré-candidatura à Presidência da República da senadora Simone Tebet (MDB-MS).


 “Não estamos fazendo um jantar para boicotar em absoluto a candidatura da senadora Simone. Não tem nenhuma traição”, disse Eunício antes do jantar, de acordo com o site Poder 360.


“Cortamos a bancada em quase 50% com uma candidatura natimorta”, afirmou ele. O ex-presidente do Senado disse que apoia as mulheres na política, e que gostaria que Simone tivesse “viabilidade política e eleitoral”. “Há uma tendência natural de nós não irmos mais uma vez para um suicídio político”, declarou ele. A referência é à eleição de 2018, quando o partido lançou Henrique Meirelles à Presidência e conseguiu 1,2% dos votos.


Depois do jantar, o deputado e líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), declarou que o “maior objetivo” do encontro é o “presidente Lula expressar a necessidade de uma grande união de centro-esquerda”.


“Eu acho que não tem espaço para crescimento de nenhuma candidatura da 3ª via”, disse Renan Calheiros. Ele afirmou que todos os partidos desse campo terão dificuldade para lançar candidatos com mau desempenho nas pesquisas.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Candidato de oposição a Fátima deverá ser anunciado dia 19

A oposição à governadora Fátima Bezerra (PT) ainda não divulgou quem será o pré-candidato ao Governo para a disputa com a petista. No entanto, a espera parece estar próxima do fim. A expectativa é que o nome seja divulgado na próxima terça-feira (19).



Fábio Dantas reconhece a candidatura de Brenno Queiroga, mas afirma que aceitaria uma convocação


O pré-candidato deverá ter o apoio do PL, PP, PSC e Solidariedade. O ex-ministro Rogério Marinho (PL), pré-candidato ao Senado, confirmou através de assessoria que o nome que terá apoio do grupo será anunciado no dia 19. Ele, porém, não deu pistas sobre quem será o indicado.


O mais cotado neste momento para encabeçar a chapa majoritária oposicionista é o ex-vice-governador Fábio Dantas, que é filiado ao partido Solidariedade, que já havia anunciado desde o fim do segundo semestre do ano passado o ex-prefeito de Olho d'água dos Borges Brenno Queiroga.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Polícia Civil investiga suspeito por exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica e falsa identidade em Ielmo Marinho no RN

Fazendo upload: 159699 de 159699 bytes.


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, divulgou, nesta segunda-feira 11 de abril, novas informações sobre o caso de um suspeito de praticar os crimes de exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica e falsa identidade no município de Ielmo Marinho. O caso permanece em investigação, inclusive para chegar à identidade e à naturalidade do suspeito. 


Segundo depoimentos, a suspeita de falsidade ideológica teria sido levantada após a compra de medicamentos de um paciente com assinatura de um registro médico cancelado. A partir disso, o caso foi levado para o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CRM-RN), que realizou a fiscalização junto à gestão municipal de Ielmo Marinho, que tomou conhecimento da situação.



De acordo com o município, o serviço prestado por médicos plantonistas era terceirizado e a empresa contratante não possuía conhecimento acerca da posse do falso médico nos plantões.


A Polícia Civil informa que as diligências estão em andamento e solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181, que possam auxiliar na identificação e, posterior, localização do suspeito. 


(Assecom PC/RN)

Leia Mais ››

Homem morre após espancar esposa e entrar em confronto com a PM na Grande Natal

Um homem de 25 anos morreu após espancar a sua companheira e entrar em confronto com policiais militares no município de Extremoz, na região metropolitana de Natal.


Tornozeleira eletrônica rompida foi encontrada no imóvel pela polícia — Foto: Cedida


O caso aconteceu entre o final da tarde e o início da noite de segunda-feira (11) no bairro Central Parque Clube, segundo a Polícia Militar.


De acordo com o comandante do 16º Batalhão da PM, major Ivson Lima de Araújo, as equipes foram a um imóvel, após denúncias de agressão contra a mulher.


O homem teria espancado a mulher e estaria ameaçando a vítima com uma arma de fogo.


"Quando os policiais militares chegaram ao local, ele tentou fugir e atirou várias vezes contra a equipe, que revidou à injusta agressão. Ele foi socorrido ao Hospital Santa Catarina, mas não resistiu", afirmou o major.


Ainda de acordo com o comandante, ao entrar no imóvel, os policiais militares encontraram uma tornozeleira eletrônica rompida.


O homem foi identificado como Railton Fernando do Nascimento Cândido, de 25 anos. De acordo com consulta ao sistema da Justiça do Rio Grande do Norte, ele respondia por roubo majorado.


A vítima foi socorrida pelos policiais.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Doença usada como justificativa para compra de 35 mil comprimidos de Viagra para as Forças Armadas é rara e atinge mais mulheres do que homens

As Forças Armadas aprovaram a compra de mais de 35 mil unidades de sildenafila, medicamento conhecido pelo nome comercial de Viagra. O processo licitatório prevê a aquisição de comprimidos de 25 mg e de 50 mg e, segundo o Ministério da Defesa, o medicamento, usado em casos de disfunção erétil, será empregado no tratamento de militares com hipertensão pulmonar arterial (HPA), o que é aprovado pela Anvisa.


Viagra — Foto: Pixabay


No entanto, especialistas ouvidos pelo g1, nesta terça-feira (12), dizem que, nas dosagens previstas na licitação, o remédio não é adequado para tratar HPA, onde o padrão é o comprimido de 20 mg. Além disso, a doença não é comum e atinge mais mulheres do que homens.



Segundo o médico Marcelo Bandeira, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a sildenafila "faz parte do arsenal terapêutico para tratar hipertensão pulmonar, mas em casos extremamente selecionados, que requerem análise prévia de um especialista".


"A dose preconizada de sildenafila para tratamento da hipertensão pulmonar é de 20 mg e a dose do Viagra [para disfunção erétil] é 25 mg", diz Bandeira.

Apenas quando há falta do medicamento de 20 mg é que a Sociedade Brasileira de Cardiologia admite o uso em dosagens maiores, de 25 mg e de 50 mg. A pneumologista Margareth Dalcolmo chama a atenção para o fato da HAP ser "uma doença incomum, que depende de diagnóstico relativamente sofisticado e que acomete gente mais jovem, entre 20 e 40 anos, principalmente, mulheres".


"Na população geral, a incidência da HAP é pequena: 1 caso para cada 250 mil pessoas, sendo que, na proporção, são 5 mulheres com a doença para apenas 1 homem com a doença", diz a médica.

O g1 questionou o governo federal para saber quantos militares têm HAP. No entanto, as Forças Armadas disseram não ter esse dado, e orientaram a reportagem para que entrasse em contato com o Exército, com a Marinha e com a Aeronáutica. Até a publicação desta reportagem, não havia resposta.



Segundo a médica Margareth Dalcolmo, única brasileira a fazer parte do comitê de especialistas integrado por 18 peritos, de diversos países do mundo, que fazem recomendações à Organização Mundial de Saúde (OMS) para a aprovação de fármacos, "quem tem HAP não tem condições de servir como militar". Ela questiona a quantidade de comprimidos previstos na compra.


"Quantos casos justificam essa compra tão grande?", pergunta a pneumologista.

Como a "sildenafila" é recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de hipertensão arterial pulmonar, as Forças Armadas podem fornecer o medicamento para militares da reserva, nos serviços médicos a que eles têm direito. Mesmo assim, a médica explica que "o padrão ouro [para a HAP] é transplante de pulmão".


A coordenadora da Comissão de Circulação Pulmonar da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Verônica Amado, é outra especialista que questiona a dosagem da medicação pedida pelas Forças Armadas.


"Para o tratamento da hipertensão pulmonar arterial, de acordo com estudos clínicos, o princípio ativo do medicamento deve ser usado com a dosagem de 20 mg. É outro comprimido", diz Verônica Amado.

A médica diz que, apenas em situações extraordinárias, a dosagem adquirida pelas Forças Armadas poderia ser usada para tratar a doença. "É possível, quando falta medicação [na dosagem certa], por exemplo, porque o paciente não pode ficar sem tomar", diz ela.



No entanto, o consumo do remédio em outra dosagem deve ser feito em períodos curtos, apenas enquanto não houver estoque de 20 mg. "Não é o ideal, porque os estudos não foram feitos nessa dosagem", afirma.


A compra dos 35 mil comprimidos pelas Forças Armadas

O processo licitatório para a compra dos 35 mil comprimidos, pelas Forças Armadas, está no Portal da Transparência do Governo Federal e ganhou repercussão, nesta segunda-feira (11), depois que o deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) pediu explicações ao Ministério da Defesa sobre a aquisição.


Do total de 35 mil comprimidos, o processo licitatório solicita a aquisição de sildenafila de 25 mg e 50 mg, distribuídos da seguinte forma:


28.320 unidades destinadas à Marinha

5 mil unidades destinadas ao Exército

2 mil unidades destinadas à Aeronáutica

O que é hipertensão arterial pulmonar (HAP)?

A médica Verônica Amado explica que a hipertensão pulmonar arterial é uma doença que pode ser considerada rara. "São 25 casos por um milhão de habitantes", aponta.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), cerca de 100 mil brasileiros têm a doença. Histórico familiar, uso de drogas e diagnóstico prévio de esquistossomose ou colagenoses são fatores de risco para a HAP. No entanto, a doença também pode ser idiopática, ou seja, de causa desconhecida.



A HPA tem difícil diagnóstico e acompanhamento delicado, segundo a médica. "Por serem pacientes graves, recomendamos que o tratamento seja sempre realizado em um centro de referência", afirma.


Entre os sintomas, estão:


Falta de ar;

Fadiga;

Edema de membros inferiores;

Distensão abdominal.

Pacientes diagnosticados consomem o medicamento, em média, três vezes ao dia, podendo chegar a quatro, em casos mais graves.


O que dizem as Forças Armadas

A Marinha do Brasil defendeu o uso do Viagra nos casos de hipertensão arterial pulmonar. Segundo nota, a "HAP é uma síndrome clínica e hemodinâmica que resulta no aumento da resistência vascular na pequena circulação, elevando os níveis de pressão na circulação pulmonar e que trata-se de "uma doença grave e progressiva que pode levar à morte".


"A associação de fármacos para a HAP vem sendo pesquisada desde a década de 90, estando ratificado, conforme as últimas diretrizes mundiais (2019), o uso da sildenafila, bem como da tadalafila, com resultados de melhora clínica e funcional do paciente", diz a Marinha.

À reportagem, o Exército informou que a sildenafila é usada em ambiente hospitalar. As unidades de saúde, principalmente aquelas com unidade de terapia intensiva (UTI) e atende pacientes com Covid, precisam ter atas de Sistema de Registro de Preços (SRP) com o medicamento.



No ano passado, a medicação foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS), para uso em pacientes adultos com hipertensão arterial pulmonar (HAP - Grupo I). A decisão foi tomada pelo plenário da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).


O uso do Viagra para o tratamento da HPA é recomendado, porém não é a única possibilidade. Em abril deste ano, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) divulgou uma nota em que aponta equívocos na proposta de tratamento da Conitec.


Para a SBPT, o fato da única combinação de remédios aceita e proposta pelo documento ser a de sildenafila e bosentana "demonstra desconhecimento a respeito da evolução das estratégias terapêuticas para essa doença crônica, grave e progressiva".


"Em todo o mundo, outras associações são utilizadas rotineiramente, com benefício respaldado em estudos clínicos de qualidade", afirma a SPBT.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Tiroteio em pousada de luxo na Bahia termina com dois mortos e duas influenciadoras digitais presas

Dois homens morreram em confronto com Policiais Militares na Praia do Garcês, na cidade de Jaguaripe, baixo sul da Bahia, e duas influenciadoras que estavam com eles foram presas enquanto tentavam fugir da polícia, na tarde de segunda-feira (11). As mulheres seguiam detidas na manhã desta terça.


Moradores da região chamaram a PM por meio do 190 e informaram que havia homens armados na Pousada Paraíso Perdido. Quando a polícia chegou ao local, foi recebida a tiros pelos dois homens, e revidou. [Veja detalhes sobre a pousada abaixo]


Os suspeitos foram baleados e chegaram a ser socorridos e levados para o Hospital Gonçalves Martins, em Nazaré, mas não resistiram aos ferimentos. Os homens foram identificados como Agnaldo Leite da Silva Neto, de 29 anos, conhecido como Neto Talisca, e Felipe Augusto Machado, de 28, conhecido como Batoré.


Dois homens morrem após confronto com a PM e digitais influencers são presas ao tentar fugir da polícia, em pousada de luxo na Bahia — Foto: Arquivo Pessoal


De acordo com a PM, Agnaldo era fugitivo do sistema carcerário e tinha sido preso acusado de tráfico de drogas. As duas influenciadoras foram identificadas como Laylla e Adrian Grace. A reportagem tenta contato com a defesa das duas.


Influenciadoras digitais Laylla e Adrian Grace, presas ao tentar fugir da polícia em pousada de luxo na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Tentativa de fuga em caminhonete

As duas influenciadoras foram presas enquanto tentavam fugir em uma caminhonete. Elas foram levadas para a delegacia de Santo Antônio de Jesus, onde estão à disposição da Justiça, nesta terça-feira (12).


O tenente coronel Edmundo Assemany, que é o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, em Santo Antônio de Jesus, Recôncavo Baiano, informou que foi encontrada cocaína na caminhonete em que as mulheres tentaram fugir.


“Elas estavam acompanhadas dos indivíduos [que foram baleados]. Uma delas disse que tinha um relacionamento com esse indivíduo há muitos anos, sabia que ele era envolvido com o crime, mas não sabia exatamente como era o envolvimento dele com o crime, mas que ela sabia, sim", afirmou o comandante do batalhão.


"No interior do veículo onde elas estavam havia uma quantidade grande de drogas. Um quilo de cocaína é uma quantidade bastante razoável de droga, e, por conta disso, elas foram apresentadas também na delegacia, onde o delegado entendeu que era necessário lavrar o flagrante contra elas também”, completou.

No local, além da caminhonete, a PM também apreendeu duas pistolas, dinheiro e sete cartões de crédito.


Morte misteriosa do dono de pousada


Além de ser point dos famosos no baixo-sul da Bahia, a pousada Paraíso Perdido tem ficado em evidência nos últimos meses por causa da morte do dono do estabelecimento, o Leandro Troesch. Ele foi encontrado sem vida em um dos quartos do local, no dia 5 de fevereiro.


Um funcionário de Leandro, o Marcel Vieira, foi morto dias depois em Camassandi. Conhecido como Billy, ele era considerado pela polícia a testemunha chave para entender a morte do patrão.


As principais suspeitas de envolvimento no crime são a esposa de Leandro, Shirley Figueredo, e Maqueila Bastos, amiga de Shirley, que tiveram prisões decretadas. Maqueila foi detida em Sergipe no dia 24 de março, por ordem judicial, e transferida para Salvador na última terça-feira (5).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Rita Lee está curada do câncer, segundo filho Beto Lee: 'Melhor notícia de todos os tempos'

A cantora Rita Lee está curada do câncer, segundo o filho Beto Lee. O músico fez um post no Instagram comemorando a notícia nesta terça (12).


Rita Lee em foto de Roberto de Carvalho — Foto: Reprodução/Instagram/RitaLee


"A cura da minha mãe me emocionou pra caralho. Melhor notícia de todos os tempos. Manteve a cabeça erguida, com vontade de lutar e encarou tudo com seu bom humor habitual, tanto que apelidou o tumor de "Jair". That’s Rita", diz Lee.


Rita foi diagnosticada com câncer no pulmão esquerdo em maio de 2021. Nesta segunda (11), a cantora postou uma foto em que aparece na parte externa da casa em que vive.


No post, Beto Lee também comemorou o retorno do cantor e baixista Branco Mello aos palcos com o Titãs. Ele também estava em tratamento de câncer reincidente na hipofaringe e passou por duas cirurgias nos últimos meses.


"E ver Branco em ação, no palco com Britto e Tony foi mágico! Um verdadeiro guerreiro, um highlander! Brancão você é foda! ❤️", termina Lee.


Rita Lee está curada do câncer, segundo filho Beto Lee — Foto: Reprodução/Instagram/RitaLee


Diagnóstico em maio

Rita passava por exames de rotina quando descobriu um tumor primário no pulmão esquerdo. Na época, foi dito que ela faria tratamentos de imuno e radioterapia.



Familiares, amigos e fãs comentaram a publicação mandando mensagens de apoio para a cantora de 73 anos.


Beto Lee, filho mais velho de Rita, comentou no post com: "We will survive" (nós vamos sobreviver). Já João, filho do meio, falou: "Juntos e fortes".


Com histórico de câncer na família, Rita retirou as mamas em 2010, mesma cirurgia feita por Angelina Jolie três anos depois, como forma de prevenção.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Reclamações sobre compras online subiram 653% em 2 anos, diz Procon-SP

As reclamações relacionadas a compras online registradas no Procon-SP cresceram muito após o início da pandemia. As queixas subiram 653% na comparação entre o segundo semestre de 2019 com o mesmo período de 2021 - foram 44.791 queixas contra 337.092 no período.


Queixas sobre compras online subiram 653% durante a pandemia — Foto: Freepik


Em todo o ano de 2019 foram 78 mil reclamações, passando para mais de 300 mil em 2020 e quase 500 mil em 2021. Só até março de 2022, já são 128 mil demandas registradas sobre essa modalidade de compra.


Segundo o Procon, o crescimento dos problemas está relacionado à situação da pandemia e à mudança nos hábitos de compra.


“Essa elevação, que tem nos preocupado, ocorreu em razão da pandemia, um contexto em que os estabelecimentos comerciais tiveram que ser fechados do dia para noite e não estavam preparados para fazer um atendimento de modo virtual, inclusive, não estavam organizados para fazer o atendimento de call center de forma virtual”, explica Guilherme Farid, diretor executivo do órgão de defesa.

As principais queixas dos consumidores são sobre:


Atraso ou não entrega do produto;

Problemas com cobrança;

Vendas feitas por sites ou perfis de redes sociais falsos (páginas que vendem e depois desaparecem sem entregar o produto).

Como medida de proteção ao consumidor, o Procon-SP criou o selo Empresa Verificada. A ferramenta certifica que a empresa é cadastrada no Sistema Procon-SP Digital, plataforma em que é possível fazer reclamações, denúncias e tirar dúvidas.


O órgão recomenda que os consumidores escolham empresas que estão cadastradas no sistema, que disponibilizaram os seus dados ao órgão de defesa e assinaram o cadastro com o certificado digital. O selo pode ser conferido tanto nas lojas presenciais quanto virtuais.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PF faz operação contra fraude no Auxílio Emergencial

Polícia Federal está fazendo uma operação na manhã desta terça-feira (12) contra suspeitos de fraudar o auxílio emergencial.


Agentes da PF cumprem mandado de busca contra suspeito de fraudar o Auxílio Emergencial — Foto: Reprodução


Os agentes cumprem mandado de busca e apreensão contra um suspeito de integrar a organização criminosa.


A estimativa é que eles tenham desviado, pelo menos, R$ 6 milhões em auxílios emergenciais.


No mês passado, um homem apontado como o chefe de uma quadrilha que fraudava benefícios do Auxílio Emergencial foi preso em uma operação da PF.


Segundo as investigações, o grupo teria desviado mais de R$ 1 milhão em benefícios.


Fonte: g1

Leia Mais ››

O que é seguro rural e quem pode pedir?

Histórias de produtores que perderam sua safra para a seca, para as cheias e até para as geadas têm se tornado cada vez mais comuns por causa das mudanças climáticas. Por depender do tempo, o agronegócio é considerado um setor de risco e seus prejuízos podem ser minimizados pelo seguro rural.


Brasil tem 7 modelos principais de seguro, que dividem as operações pelo tipo de produto trabalhado. — Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini


Existem diversos modelos de seguro no Brasil, que variam em cobertura e cálculo conforme qual é o produto trabalhado. As principais categorias previstas na legislação, segundo o Guia do Seguro Rural do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, são:


seguro agrícola;

seguro pecuário;

seguro aquícola;

seguro de florestas;

seguro de penhor rural;

seguro de benfeitorias e produtos agropecuários;

seguro de vida do produtor rural.

Qualquer produtor que trabalhe com setor ao qual o seguro se destina pode adquiri-lo com as 16 seguradoras habilitadas pelo Ministério da Agricultura.


O governo federal pode arcar com uma porcentagem da apólice, diminuindo o custo do produtor. Isso é feito por meio do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), desenvolvido em 2004. O desconto aos agricultores e criadores pode chegar até 40%, sem taxa de juros (veja os critérios para participar ao fim da reportagem).


As modalidades cobertas pelo PSR são: agrícola, pecuário, aquícola e de florestas.

Qualquer trabalhador rural, pessoa física ou jurídica que cultive ou produza as espécies contempladas pelo programa e que esteja adimplente com a União pode aderir.


O montante que o governo disponibiliza ao programa é lançado todo ano, juntamente ao Plano Safra. Depois do anúncio, o valor depende da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) no Ministério da Economia e no Congresso Nacional.


O dinheiro destinado ao benefício e os critérios de divisão por modalidades podem mudar conforme as necessidades do ano ao qual se refere.


Além de permitir que, ao segurar a área, o produtor rural consiga, pelo menos, garantir renda para a próxima safra em caso de grandes perdas na região, o programa também é um incentivo às seguradoras, que podem direcionar mais produtos para determinado setor.


Entenda cada um dos modais de seguro a seguir.


Seguro agrícola

Este tipo de seguro é voltado para perdas geradas, principalmente, pelos fenômenos climáticos.


A cobertura acontece desde a emergência, como a seca ou geada, até a colheita da lavoura.


Dentro desta modalidade, existem as seguintes divisórias:


seguro de custeio: acarreta indenização quando a produtividade obtida com a cultura é inferior à produtividade garantida na apólice, comprometendo a capacidade de pagamento do valor do custeio.

seguro de produção (produtividade e preço): o cálculo da indenização é feito com base na produtividade garantida para a área a ser segurada, multiplicada por um preço estabelecido no momento da contratação para cada unidade a ser produzida.

seguro de faturamento ou receita: o pagamento ocorre quando a produtividade obtida ou o preço de mercado da cultura na época da colheita reduzem o faturamento a nível inferior à estimativa garantida na apólice.

seguro de índices climáticos (paramétrico): é um produto customizado de acordo com a necessidade específica do agricultor, considerando as oscilações climáticas, sendo as principais causas temperatura e chuvas.


Seguro pecuário

Como o próprio nome sugere, este tipo de seguro cobre os danos diretos ou indiretos ao animal destinado ao consumo e à produção.


São englobadas as fases de cria, recria e engorda, além dos animais de trabalho de sela, tração e transporte no manejo da fazenda.


Há ainda o Seguro Pecuário Faturamento. Ele tem por objetivo garantir a indenização sempre que o faturamento obtido com o rebanho segurado for inferior ao faturamento garantido em apólice, seja por causa da redução no valor da arroba ou morte dos animais.


Seguro aquícola

Este seguro garante a indenização ou reposição de estoque em caso de mortalidade ou perda física de criações aquáticas, tanto do tipo on shore e off shore.


A criação on shore é aquela realizada em viveiros e tanques escavados. Entre as principais coberturas estão: poluição - que é de contratação obrigatória - e coberturas adicionais, como roubo e furto, predação, doenças, avarias mecânicas e alteração química da água.


Já a off shore é a do tipo realizada em tanque-rede, localizado em represas e no mar. O produtor também precisa fazer algumas contratações obrigatórias nesse modelo, sendo estas a contra poluição, mudanças físicas e químicas da água e floração de plâncton.


Seguro de florestas

Esse modelo é para os produtores que dedicam parte da área produtiva às florestas comerciais e culturas de ciclo longo, que tenham retorno financeiro a médio e longo prazo.


Isso porque este perfil representa uma exposição prolongada dos investimentos aos riscos, especialmente climáticos e de incêndio, de acordo com o Guia de Seguros Rurais.


Este modelo tem como cobertura obrigatória a proteção contra incêndios e raios. O agricultor pode ainda adicionar indenização contra ventos fortes, fenômenos naturais, granizo, seca, tromba de água, geada e chuvas excessivas.


O limite máximo de indenização (LMI) é calculado a partir das variáveis da área, como espécie e idade da cultura.


Seguros patrimoniais rurais

Este seguro está ligado ao patrimônio do produtor: equipamentos - como máquinas -, instalações - tal qual as próprias construções - e os produtos armazenados nas propriedades. São itens que podem sofrer roubo ou serem danificados por eventos, como raio, explosão e colisão, podendo paralisar o trabalho e gerar prejuízos.


Nesta categoria, se encontram dois tipos de seguro:


de Benfeitorias e Produtos Agropecuários: opção válida para quando o patrimônio não está vinculado como garantia de operação de crédito rural.

de Penhor Rural: voltado para quem vincular as propriedades como garantia de operação de crédito rural.

Seguro de vida

Esta opção oferece ao produtor uma apólice que garanta a amortização ou liquidação de dívidas do crédito rural em caso de morte ou invalidez. Ele também pode oferecer apoio financeiro para despesas de sepultamento e documentação do óbito.


Ajuda do governo federal

Um evento climático não atinge apenas uma propriedade, mas uma comunidade inteira. Pensando nisso, foi criado o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR)


Na prática, o mercado de seguro rural cria os produtos, comercializa, faz as avaliações de perdas e o pagamento das indenizações e o governo paga parte da apólice - a outra parte é paga pelo produtor.

O montante fornecido pelo benefício pode variar de 20% de subvenção na soja e 40% nas mais de 60 outras culturas e atividades, respeitando os limites de R$ 60 mil por modalidade e R$ 120 mil por beneficiário.


A subvenção (a ajuda de custo do governo) é paga com recursos do Orçamento Geral da União, explica o Ministério.


A ideia é que a porcentagem pré-determinada de cada seguro seja paga pelo governo às seguradoras ao apresentarem as apólices ao Ministério da Agricultura, diz Felippe Serigati, professor e coordenador do mestrado profissional em Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV).


Em 2021, das 218 mil apólices seguradas dentro do programa, 83% eram de áreas de até 100 hectares, informa o Ministério da Agricultura. O PSR se caracteriza, principalmente, por facilitar o seguro ao público de pequenos e médios produtores, diz.


Os itens contemplados podem mudar anualmente, bem como as regiões mais beneficiadas, explica Serigati. O motivo é que o governo analisa quais culturas, no ano, precisam de mais incentivo e podem necessitar mais do seguro.


Para conseguir o benefício, o produtor não pode ter restrição no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN) e deve observar os limites anuais de utilização do subsídio, além de não mentir em informações sobre a área segurada.


Confira as espécies atualmente contempladas:


agrícola: soja, grãos de verão (algodão, amendoim, arroz, fava, feijão 1° safra, girassol e milho 1° safra), grãos de inverno (aveia, canola, cevada, centeio, feijão 2° safra, milho 2° safra, sorgo, trigo e triticale), frutas, olerícolas, cana-de-açúcar e café.

florestas: silvicultura (florestas plantadas).

pecuária: aves, bovinos, bubalinos, caprinos, equinos, ovinos e suínos.

aquicultura: carcinicultura, maricultura e piscicultura.


Fonte: g1

Leia Mais ››

TCU vê dano em pagamento de diárias a procuradores da Lava Jato e decide investigar responsáveis



A Segunda Câmara do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta terça-feira (12) aprofundar as investigações sobre o pagamento de diárias, passagens e gratificações a procuradores que atuaram na Operação Lava Jato, em Curitiba.


O caso vem sendo investigado desde 2020 pelo tribunal, que diz ter encontrado indícios de irregularidades e de dano aos cofres públicos no pagamento das diárias. Um relatório do tribunal do ano passado apontou o pagamento de R$ 2,557 milhões em diárias e passagens a cinco procuradores entre 2014 e 2021.


Nesta terça, a Segunda Câmara decidiu, por unanimidade, abrir um processo chamado tomada de contas especial. Isso significa que, agora, vai quantificar o dano aos cofres públicos e identificar os responsáveis.


Em nota, o ex-procurador Deltan Dallagnol, que coordenou a força-tarefa da Lava Jato, negou as irregularidades apontadas pelo TCU e afirmou que o processo é uma "perseguição" do tribunal" (leia mais abaixo).


Os apontados pelo TCU como responsáveis serão citados a apresentar defesa. Caso sejam condenados pelo tribunal, podem ter que ressarcir os cofres públicos, pagar multa e ou ficar inabilitados para cargo público ou função de confiança na administração pública.


Irregularidades

Os ministros do TCU decidiram abrir o processo pois constataram que procuradores da força-tarefa da Lava-Jato receberam diárias e passagens para atuar em Curitiba, quando essa não era a opção mais econômica para os cofres públicos.


Segundo os autos, ao invés do pagamento constante e reiterado de diárias e passagens, a transferência dos procuradores envolvidos seria uma opção mais econômica.


"Segundo o Ministério Público de Contas, 'a opção adotada - independentemente da finalidade da operação Lava Jato e dos resultados alcançados com os acordos de leniência - não representou o menor custo possível para a sociedade brasileira, ao tempo que resultou em interessante ‘rendimento extra’ em favor dos beneficiários, a par dos elevados valores das diárias percebidas", diz os autos.


O relator do processo, ministro Bruno Dantas, concordou com o Ministério Público de Contas.


"O modelo de gestão escolhido deliberadamente pela alta administração da Procuradoria-Geral da República adotou como regra a ser executada ao longo dos anos uma prática concebida para ser excepcional e limitada no tempo e no espaço exatamente porque é muito onerosa aos cofres públicos."



Para Dantas, os indícios são contundentes e suficientes para caracterizar, ao menos, as seguintes irregularidades:


falta de fundamentação adequada para a escolha do modelo;

violação ao princípio da economicidade, porquanto o modelo escolhido mostrou-se mais caro aos cofres públicos;

ofensas ao princípio da impessoalidade, tanto na opção pelo modelo mais benéfico e rentável aos participantes quanto na falta de critérios técnicos que justificassem a escolha de quais procuradores integrariam a operação.

Dantas afirma ainda que, apesar de a força-tarefa ter produzido resultados expressivos, restou "configurado dano ao erário decorrente de ato de gestão ilegítimo antieconômico".


"Diante desse cenário, cumpre à Corte de Contas adotar as medidas a seu cargo para recuperar gastos que não foram geridos conforme a boa e regular gestão dos recursos públicos, em especial considerando os princípios da economicidade e da impessoalidade. Pelo dano, devem responder tanto os agentes responsáveis pelos atos irregulares quanto aqueles que dele se beneficiaram de maneira imprópria", ressalta em decisão acompanhada pelos demais ministros.


"Quanto à quantificação do dano, deve ser feita a partir dos valores que excedem as despesas que teriam sido arcadas pelo erário caso adotado outro modelo, como a mera remoção dos interessados a atuar na dita operação", completa.



Outro lado

Em nota, a assessoria do ex-procurador Deltan Dallagnol, que coordenou a força-tarefa da Lava Jato, negou as irregularidades apontadas pelo TCU e afirmou que o processo é uma "perseguição" do tribunal.


"O ex-procurador Deltan Dallagnol ressalta sua perplexidade e indignação com a perseguição que vem sendo feita àqueles que dedicaram horas de trabalho na apuração de um esquema bilionário de desvios de recursos dos cofres públicos. Causa ainda mais espanto o fato de Deltan sequer ter recebido diárias durante o período em que se dedicou integralmente às investigações da Lava Jato", diz a assessoria do ex-procurador.


Ainda na nota, a assessoria de Dallagnol afirma que o modelo de pagamento de diárias a procuradores da República que estavam em Curitiba foi o mais econômico possível.


"O pagamento é legal e regulamentado pela Lei Complementar nº 75/93 e foi aprovado por três procuradores-gerais da República - Rodrigo Janot, Raquel Dogde e Augusto Aras - por vários secretários-gerais, pela auditoria interna do Ministério Público e pelos auditores da área técnica do TCU."


Diz, ainda, que a remoção de procuradores para Curitiba não era atribuição de Deltan Dallagnol, além de ser ilegal, segundo a assessoria do ex-procurador.


Fonte: g1

Leia Mais ››