terça-feira, maio 26, 2020

Brasil terá mais de 125 mil mortes por Covid-19 até o começo de agosto, de acordo com projeção de universidade dos EUA

O número de mortes por Covid-19 no Brasil deve passar de 125 mil no começo de agosto, de acordo com uma previsão do Instituto para Métricas de Saúde e Avaliação (IHME, na sigla em inglês), ligado à Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

“O Brasil deve seguir o exemplo de Wuhan, na China, e o da Itália, Espanha e Nova York e impor ordens e medidas para tomar controle de uma epidemia que está crescendo rapidamente, e reduzir a transmissão do coronavírus”, disse Christopher J. L. Murray, diretor do IHME.

Sem essas medidas, o modelo do instituto mostra que o volume de mortes deve seguir em alta até o meio de julho. Haverá falta de infraestrutura hospitalar também, disse ele.

Vista aérea do Cemitério Vila Formosa, em São Paulo, com abertura de novas covas devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19) — Foto: Marcello Zambrana/AGIF/Estadão
Vista aérea do Cemitério Vila Formosa, em São Paulo, com abertura de novas covas devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19) — Foto: Marcello Zambrana/AGIF/Estadão

O instituto fez projeções por estados brasileiros até o dia 4 de agosto. Veja abaixo:

São Paulo: 32.043 (projeção anterior era de 36.811)
Rio de Janeiro: 25.755 (projeção anterior era de 21.073)
Pernambuco: 13.946 (projeção anterior era de 9.401)
Ceará: 15.154 (projeção anterior era de 8.679)
Maranhão: 3.625 (projeção anterior era de 4.613)
Bahia: 5.848 (projeção anterior era de 2.443)
Amazonas: 3.194 (projeção anterior era de 5,039)
Paraná: 626 (projeção anterior era de 245)
Pará: 13.524 (sem projeção anterior)
Espirito Santo: 2.853 (sem projeção anterior)
Minas Gerais: 2.371 (sem projeção anterior)
Alagoas: 1.788 (sem projeção anterior)
Rio Grande do Sul: 1.165 (sem projeção anterior)
Paraíba: 1.142 (sem projeção anterior)
Goiás: 893 (sem projeção anterior)
Amapá: 529 (sem projeção anterior)
Rio Grande do Norte: 492 (sem projeção anterior)
Santa Catarina: 464 (sem projeção anterior)
Acre: 422 (sem projeção anterior)
Murray afirma que a previsão do IHME captura efeitos das regras de distanciamento social, tendências de mobilidade e capacidade de testes. As projeções mudam de acordo com alterações nessas políticas.

O modelo será atualizado com regularidade à medida que novos dados sobre hospitalização, mortes, testes e mobilidade forem divulgados, de acordo com a nota.

A diretora-geral da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, citou nesta terça-feira (26) uma projeção de 88,3 mil mortes por Covid-19 no Brasil até o dia 4 de agosto.

"Modelos têm limitações", alertou Etienne. "Eles são, primariamente, ferramentas para prever cenários em situações complexas. Eles nunca devem ser levados em conta literalmente. Situações podem ser alteradas baseadas na resposta em particular em qualquer país".

Fonte: Bem Estar
Leia Mais ››

Maia faz apelo à 'maturidade' de quem tem mandato público e pede 'pacificação dos espíritos'

Maia faz apelo à 'maturidade' de quem tem mandato público e pede ...O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira (26) em plenário que a nação exige "maturidade" de quem tem mandato público para manter diálogo construtivo entre as instituições e para enfrentar a crise provocada pelo novo coronavírus.

"O povo brasileiro espera que cada um de nós, detentores de mandatos públicos, tenha consciência do papel a desempenhar na busca de soluções para enfrentar o vírus que mata. (...) Nessa hora grave, a nação exige que tenhamos prudência. E postura. (...) Espera de nós maturidade para manter um diálogo construtivo entre as instituições e para com a sociedade”, afirmou.

No pronunciamento, sem citar políticos ou órgãos específicos, Maia defendeu o "diálogo respeitoso entre os Poderes" e pediu a "pacificação dos espíritos" diante da pandemia.

"O momento se impôs à nossa extensa e árdua agenda de compromissos legislativos. Essas palavras nasceram do coletivo desta Casa. Chegaram a nós a partir das vozes da sociedade. Impuseram-se em razão da necessidade do diálogo respeitoso entre os poderes, princípio basilar da democracia", disse Maia.

"Faço desse momento um convite à pacificação dos espíritos. Vigilantes, e desarmados de preconceitos de qualquer ordem, temos que trabalhar pelo Brasil”, afirmou.
Maia disse que as “únicas armas” que os brasileiros devem portar são “a fé na capacidade de trabalho, na força de vontade para enfrentar e vencer obstáculos e na crença na justiça de nosso regramento institucional”.


Em nome do Parlamento, Maia prestou solidariedade às famílias que perderam parentes e apoio aos profissionais que estão na linha de frente no combate à doença. Ele ponderou que vivemos uma grave crise, mas que era preciso ter claro que a quarentena e o isolamento social não são responsáveis por “derrubar a economia”.

“Quem derruba a economia é o vírus. O distanciamento momentâneo entre as pessoas salva vidas”, prosseguiu.


Democracia
Ainda durante o pronunciamento desta terça, Rodrigo Maia disse que o desafio agora é derrotar o coronavírus e vencer a grave crise social e econômica, mas preservando a democracia.

O presidente da Câmara disse ser “imprescindível cuidar da relação harmoniosa e independente entre os poderes da República” e ponderou que “a construção e a preservação da democracia exigem esforços diários, vigilância intensa e transparência”.

Maia defendeu o papel da imprensa na consolidação da democracia e destacou que tem mantido "uma relação constante e construtiva" com jornalistas.

"Recebendo as críticas e analises com humildade, porque todos sabemos o importantíssimo papel da imprensa livre, e dos profissionais de imprensa, na consolidação da democracia", afirmou.

Ao ressaltar que o sistema democrático exige a convivência republicana entre Executivo e Legislativo, Maia, em um aceno ao governo, disse ver “com naturalidade” o esforço do governo federal em ampliar a sua base política.

“Ao invés de ser criticado, esse esforço deve ser respeitado. O sistema democrático exige a convivência republicana entre Executivo e Legislativo”, disse.

Recentemente, o governo de Jair Bolsonaro tem se aproximado de partidos do chamado Centrão, inclusive com a distribuição de cargos a aliados de partidos como PP, PL e Republicanos.

Durante a sessão plenária, vários deputados elogiaram o discurso de Maia. Um deles foi o deputado Arthur Lira (AL), líder do PP, que disse que o partido "se sente contemplado" com o pronunciamento.

"Os partidos de Centro, ou de Centrão, como queiram, que nós fazemos parte, sempre deram a qualquer governo com muito equilíbrio o sustentáculo às aprovações necessárias tanto para as matérias econômicas quanto para as matérias sociais", afirmou.

Lira defendeu, ainda, que as alianças "são necessárias quando são feitas de boa fé".

fonte: G1
Leia Mais ››

General Heleno contradiz versão de Bolsonaro sobre facada na campanha

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general da reserva Augusto Heleno,  contradisse, nesta terça-feira (26/5), a versão repetida várias vezes pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que a facada que recebeu de Adélio Bispo em 2018 teve um mandante. Em um ataque a Ciro Gomes (PDT-CE) publicado no Twitter, Heleno disse que o ex-ministro é um “caso igual ao Adélio, inimputável por ser débil mental”.

© AFP / EVARISTO SA

“Ciro Gomes, que eu mal conheço e considero um canastrão, publicou um vídeo com uma série de ofensas a mim. Não vou responder, porque o considero um lixo humano, nem vou processá-lo, por ser um caso igual ao Adélio, inimputável por ser débil mental”, escreveu.

Em maio, a Justiça declarou que Adélio Bispo é inimputável, ou seja, não pode ser responsabilizado criminalmente por seus atos. De acordo com perícia, Adélio tem transtorno delirante persistente.

A decisão foi tomada pela Justiça após ação para comprovação de insanidade mental protocolada pela defesa do acusado.

Bolsonaro, mesmo não tendo recorrido da decisão,  repete com frequência que existem supostos mandantes do ataque, mas ainda não foram encontrados.

Em seu pronunciamento sobre a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça e de Maurício Valeixo da direção-geral da PF, ele disse: “Será que é interferir na Polícia Federal quase que exigir e implorar a Sergio Moro que apure quem mandou matar Jair Bolsonaro? A Polícia Federal de Sergio Moro mais se preocupou com Marielle do que com seu chefe supremo. Cobrei muito dele isso aí. Não interferi”.


“Eu acho que todas as pessoas de bem no Brasil querem saber, e entendo, me desculpe seu ex-ministro, entre meu caso e o da Marielle, o meu tá muito menos difícil de solucionar”, acrescentou o presidente.


Fonte: Correio Braziliense
Leia Mais ››

Governo estuda doar dinheiro para pequenas empresas

O Ministério da Economia estuda o anúncio de uma doação para pequenas empresas. Será como o auxílio de R$ 600 para população de baixa renda durante a pandemia de coronavírus. O nome provisório do programa é bônus de adimplência. Por quê? Porque a doação será vinculada à capacidade que a empresa tem de pagar impostos no ano que vem.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, que finaliza programa de doação de dinheiro para pequenas empresas durante a pandemia de coronavírus
© Poder360/Sérgio Lima O ministro da Economia, Paulo Guedes, que finaliza programa de doação de dinheiro para pequenas empresas durante a pandemia de coronavírus

Se uma pequena empresa tomar o dinheiro –a ser distribuído possivelmente pela CEF (Caixa Econômica Federal) e/ou pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)– não precisará devolver esse recurso, desde que fique em dia com os impostos devidos em 2021. Daí o nome “bônus de adimplência”.

Para começar, R$ 10 bilhões
Esse valor é usado como exemplo do que se poderia investir no bônus de adimplência. Mas não é a cifra definitiva, que pode ser muito maior.

O objetivo é beneficiar 1 milhão de empresas. Nesse cálculo, os R$ 10 bilhões poderiam ser divididos em “grants”, como o ministro Paulo Guedes (Economia) chama o benefício, de R$ 10.000 para 1 milhão de empresas. No ano seguinte, esse valor não precisaria ser devolvido. A empresa iria zerando a doação ao pagar o que deve em impostos.

Quem poderá receber?
Ainda não está clara a linha de corte. Mas a ideia é beneficiar ao máximo as pequenas empresas do país que tenham registro formal e paguem impostos.

O ministro da Economia falou nesta 3ª feira ao Poder360. e estas informações foram publicadas pelo Drive, newsletter exclusiva para assinantes e produzida pela equipe deste jornal digital.

Guedes explicou ao Poder360 sua declaração na reunião de 22 de abril com Bolsonaro, quando afirmou que o governo ganharia dinheiro com grandes empresas e perderia com pequenas. Eis o que disse Guedes:

“As pessoas distorceram o que eu falei, pois na reunião eu fiz 1 resumo do que estávamos discutindo. Todos sabiam do que se tratava”.

“O governo já criou o programa pelo qual o Banco Central poderá comprar debêntures conversíveis de grandes empresas. Vamos ganhar dinheiro com isso. Como? A empresa grande –pode ser uma do setor aéreo, por exemplo– está precisando de R$ 1 bilhão ou R$ 2 bilhões? Tudo bem. Essa empresa, digamos, pagou R$ 2,5 bilhões de impostos no ano passado. O Banco Central vai lá, compra R$ 2 bilhões de papéis dessa empresa e o dinheiro entra imediatamente para manter tudo funcionando. Os empregos não são cortados”.

“O passo seguinte é que, em breve, o empreendimento estará dando lucro de novo. Lá na frente, eu não preciso cobrar nada da empresa. Faço melhor do que isso. Converto as debêntures em ações e o governo passa a ter, digamos, 20% do controle. Aí, vai ao mercado, e vende esses papéis com muito lucro sobre o que foi investido no passado. Pronto. É isso que falei na reunião de abril. O governo vai ganhar dinheiro com essas grandes empresas”.

“Isso tudo é conhecido e foi 1 modelo muito bem-sucedido nos Estados Unidos, em 2008, quando o Federal Reserve fez exatamente esse tipo de operação”.

“Pois é isso que eu quis dizer na reunião sobre ganhar dinheiro com as grandes. Serão operações rentáveis com o dinheiro público. Mas não é porque o Estado deseja ser empresário e participar do mercado. Nada disso. É para que então? Para poder com esse lucro termos condição de ajudarmos as menores, as pequenininhas, como eu disse, que precisam de alguma assistência”.

“Nós tivemos muitas reuniões nas últimas semanas sobre o desempenho ruim que teve o programa de crédito para empresas. Nós baixamos a exigência do depósito compulsório dos bancos, mas não deu muito certo. Então chegamos nessa possibilidade do ‘bônus de adimplência’, que está sendo estudado. Será como 1 ‘grant’ para pequenas e médias empresas que são pagadoras de impostos. O dinheiro vai ser dado, desde que esses negócios continuem a pagar impostos em 2021. Ganhou R$ 10.000 de ‘grant’ agora e pagou R$ 10.000 de imposto em 2021? Então está zerado. É uma forma de o Estado reconhecer de maneira objetiva o esforço que esses milhões de pequenos empresários fazem para ajudar a rodar a economia, mantendo os empregos e suas operações em funcionamento”.

“O custo disso tudo, que é alto, vai ser compensado com o lucro que teremos nas operações maiores, com as grandes empresas”.

“Era isso que eu queria dizer naquela reunião sobre ganhar dinheiro com grandes empresas e perder com as pequenininhas. Infelizmente, alguns deturparam. Mas felizmente eu sei que vai dar certo como está dando muito certo esse que é 1 dos maiores programas de distribuição de renda do mundo, que são as 3 parcelas de R$ 600 para os brasileiros mais desassistidos”.

Haddad falou algo parecido
O adversário de Jair Bolsonaro no 2º turno da eleição presidencial de 2018 sugeriu em entrevista ao programa “Poder em Foco” que o governo desse dinheiro a pequenos empreendimentos.

Eis o que disse Fernando Haddad:

“Tem uma hora em que a empresa é tão pequena que ela se confunde com o trabalhador. Tem que tratar o empresário como 1 trabalhador, porque é exatamente o que ele é. Ele é 1 trabalhador que está com 1 grupo de 4 pessoas, 5 pessoas, às vezes familiares, às vezes é 1 microempreendedor individual. Está na mesma situação, às vezes até mais precarizado do que o assalariado”.

“Eu não afastaria a hipótese da necessidade de 1 subsídio. A Alemanha foi lá e deu 1 enxoval para as empresas manterem por 60 dias as suas atividades [durante a pandemia]”.

Fonte: Poder 360
Leia Mais ››

Em nota, Globo repudia campanha de intimidação a William Bonner

A Rede Globo publicou uma nota de repúdio a uma campanha de intimidação promovida contra o apresentador do Jornal Nacional, William Bonner. O jornalista vem sendo alvo de ataques desde que fraudadores usaram o CPF do filho dele para adicioná-lo ao programa de ajuda emergencial do governo.

O jornalista William Bonner, apresentador do Jornal Nacional, da TV Globo.
© Reprodução/Instagram O jornalista William Bonner, apresentador do Jornal Nacional, da TV Globo.

De acordo com a emissora, tanto Bonner, quanto a filha dele receberam por WhatsApp mensagens vindas de um número de Brasília com uma lista de endereços relacionados a ele e os números de CPFs dele, de sua mulher, seus filhos, pai, mãe e irmãos.

"A Globo o apoiará para que os autores dessa divulgação de seus dados fiscais, protegidos pela Constituição, sejam encontrados e punidos. William Bonner é um dos mais respeitados jornalistas brasileiros e nenhuma campanha de intimidação o impedirá de continuar a fazer o seu trabalho correto e isento. Ele conta com o apoio integral da Globo e de seus colegas e está amparado pela Constituição e leis desse país", diz a nota da emissora.

Em entrevista ao Estadão, o apresentador do Jornal Nacional se disse "reconfortado" pelo apoio da empresa e dos colegas e que vai acionar os meios legais para encontrar os culpados.

"O apoio da Globo e dos colegas são reconfortantes. O episódio de ontem foi uma clara intimidação. Quem quer fraudar não avisa, não manda mensagem como ameaça. Como a única coisa que faço na vida é ser jornalista, fica claro o propósito de intimidar. Não vão conseguir. Com o apoio da Globo e dos colegas, pelos meios legais, vamos encontrar os culpados para que sejam punidos".

Leia a nota na íntegra
A Globo repudia a campanha de intimidação que vem sofrendo o jornalista William Bonner e se solidariza com ele de forma irrestrita. Há dias, um fraudador usou de forma indevida o CPF do filho do jornalista para inscrever o jovem no programa de ajuda emergencial do governo para os mais vulneráveis da pandemia, para isso se aproveitando de falhas no sistema, que não checa na Receita Federal se pessoas sem renda são dependentes de alguém com renda, fato denunciado publicamente pelo próprio jornalista que apresentou notícia crime junto ao Ministério Público Federal no Rio de Janeiro.

Agora, tanto o jornalista quando a sua filha receberam por WhatsApp em seus telefones pessoais mensagem vinda de um número de Brasília com uma lista de endereços relacionados a ele e os números de CPFs dele, de sua mulher, seus filhos, pai, mãe e irmãos, o que abre a porta para toda sorte de fraudes.

A Globo o apoiará para que os autores dessa divulgação de seus dados fiscais, protegidos pela Constituição, sejam encontrados e punidos. William Bonner é um dos mais respeitados jornalistas brasileiros e nenhuma campanha de intimidação o impedirá de continuar a fazer o seu trabalho correto e isento. Ele conta com o apoio integral da Globo e de seus colegas e está amparado pela Constituição e leis desse país.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Voluntários consertam mais de mil respiradores e devolvem a hospitais

Uma rede voluntária formada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), indústrias e instituições públicas e privadas devolveu 1.016 ventiladores pulmonares consertados a hospitais de 223 cidades. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), os aparelhos, que estavam sem uso, passaram por reparo nos 39 postos de manutenção localizados em 20 estados.

Cada aparelho pode ajudar no tratamento de até 10 pessoas

Desde que entrou em operação a Iniciativa + Manutenção de Respiradores, em 30 de março, foram recebidos mais de 3 mil respiradores, dos quais 1.351 estão em manutenção e 189 passam por calibração, última etapa antes da devolução ao serviço de saúde.

“É uma grande honra para o Senai coordenar essa rede do bem, de solidariedade que, certamente, ajudou a salvar muitas vidas. A marca de mil ventiladores pulmonares consertados gratuitamente demonstra que a união é o caminho para o Brasil enfrentar a pandemia”, disse o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi.

“A rede voluntária espera continuar a ter apoio para consertar todos os aparelhos que estão sem uso no país por falta de manutenção”, acrescentou o diretor-geral do Senai.

Segundo estimativa da LifesHub Analytics e da Associação Catarinense de Medicina (ACM), existiam ao menos 3,6 mil ventiladores pulmonares fora de uso no país, mas esse número pode ser maior, alerta a Confederação Naciona da Indústria.

De acordo com a CNI, cada aparelho pode ajudar no tratamento de até 10 pessoas.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Ministério Público defende que eleição não seja adiada por pandemia

O vice-procurador-geral Eleitoral, Renato Brill de Góes, enviou nesta terça-feira (26) manifestação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que defende o não adiamento das eleições municipais de outubro por causa da pandemia do novo coronavírus.

Vice-procurador-geral Eleitoral enviou parecer ao TSE nesta terça-feira (26)

Em parecer de 121 páginas, Brill de Góes cita estudos de universidades de Singapura, EUA e Brasil que preveem uma estabilização da pandemia de Covid-19 entre o fim de julho e o início de agosto, ainda antes do início da campanha eleitoral.

“Diante de tal contexto, entende-se que a curva preditiva de tais estudos permite sejam mantidas as datas estabelecidas no art. 29, II, da Constituição Federal para a realização das eleições, afastando-se a hipótese de seu adiamento”, escreveu ele.

Qualquer alteração no calendário eleitoral deve ser feita em última hipótese, defendeu o vice-PGE. Caso seja de fato inevitável, o preferível é que o adiamento se dê por no máximo 30 dias, de modo a permitir a diplomação dos eleitos ainda em 2020, argumentou.

A diplomação é necessária para que os eleitos possam assumir os mandatos em 1º de janeiro, conforme prevê a Constituição, algo que o vice-PGE entende ser imprescindível diante “da impossibilidade de prorrogação dos mandatos em curso”.

O vice-PGE escreveu ser inviável “defender a prorrogação de mandatos, seja por qual tempo for, ainda que diante de uma situação extrema com a pandemia que ora se apresenta”.

Brill de Góes mencionou ainda que, em nome dos princípios democráticos, diversas eleições foram realizadas em momentos extremos ao longo da história. Entre outros exemplos, ele citou pleitos ocorridos nos Estados Unidos e no Brasil no contexto da pandemia de gripe espanhola, entre os anos 1918 e 1920. A manifestação completa pode ser lida aqui.

Para que haja qualquer mudança no calendário eleitoral, é preciso a aprovação de uma proposta e emende constitucional (PEC) no Congresso. O novo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, tem pregado o diálogo constante com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para encontrar a solução que melhor preserve a saúde dos eleitores.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Assaltantes roubam malote de dinheiro de homem na porta de banco no RN

Homem foi roubado na frente de um banco em Caicó — Foto: Reprodução/Inter Tv CabugiUm homem foi roubado quando chegava a um banco com um malote de dinheiro para fazer um depósito nesta segunda-feira (25). O assalto aconteceu em Caicó, no Seridó potiguar, e a ação dos criminosos foi filmada por câmeras de segurança.

O vídeo mostra quando os dois assaltantes se aproximaram da vítima. Eles chegaram em uma motocicleta. Um dos bandidos desceu do veículo e chegou a derrubar o homem para roubar o malote. Ele deixou cair um carregador com munição de pistola 380 antes de fugir com o comparsa.

O caso foi encaminhado à Delegacia de Caicó e os criminosos ainda não foram identificados pela polícia. A quantia em dinheiro levada no assalto não foi informada.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Nove dos dez hospitais públicos do RN estão com 100% dos leitos para Covid-19 lotados; estado tem 41 pacientes na fila por leito crítico

O Rio Grande do Norte chegou a 100% de ocupação nos leitos críticos da rede pública estadual para tratamento da Covid-19 no Oeste do estado e na Região Metropolitana de Natal. Em todo o território potiguar há apenas 6 leitos de UTI, no hospital regional de Caicó. Dos 10 hospitais públicos com atendimento para Covid-19, apenas um não está 100% lotado, justamente o Telecila Freitas Fontes. O número de pacientes aguardando leito UTI ou UCI é 41.

Profissional prepara leito de UTI que receberá paciente de Covid-19 — Foto: Suamy Beydoun/AGIF/Estadão Conteúdo
Profissional prepara leito de UTI que receberá paciente de Covid-19 — Foto: Suamy Beydoun/AGIF/Estadão Conteúdo

Os dados são do portal RegulaRN da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal (LAIS/UFRN). A plataforma é atualizada em tempo real. A consulta para esta reportagem foi feita às 13h26 desta terça-feira (26).

Ao todo, o RN tem 181 leitos críticos para pacientes com o novo coronavírus. Esses leitos podem ser de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinados a pacientes graves, ou de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), que pode ser entendido como um meio-termo entre as etapas de internação e terapia intensiva.

Captura de tela do RegulaRN feita às 13h26 — Foto: Reprodução
Captura de tela do RegulaRN feita às 13h26 — Foto: Reprodução

Estes 181 leitos estão divididos entre 10 hospitais públicos do RN com atendimento especializado para a Covid-19. Apenas 6 estão disponíveis, em Caicó; 24 bloqueados; e 151 ocupados. Nove dos 10 hospitais com pacientes da Covid estão com 100% de lotação.

Das 10 unidades hospitalares, 6 estão em Natal e atendem pacientes da região metropolitana. Dois hospitais estão em Mossoró e atendem a região Oeste. As outras duas unidades estão em Caicó (região Seridó) e Pau dos Ferros (região Alto Oeste).

Fila de pacientes tem 98 pessoas
Com 90% da rede pública estadual cheia, 41 pacientes estão em estado grave aguardando tratamento em terapia intensiva. Deste grupo, 12 foram classificados como "prioridade 1" e 29 como "prioridade 2". Outras 57 formam o grupo de pessoas das prioridades 3 e 4, que não dependem de ventilação mecânica, mas aguardam leitos de menor complexidade.

Confira a definição técnica das prioridades de acordo com a Sesap:

Prioridade 1: são aqueles que estão entubados ou em droga vasoativa. Esses são pacientes agudos que precisam de um leito de UTI e que não tem doenças crônicas avançadas;
Prioridade 2: são também aqueles que demandam por terapias intensivas (ventilação mecânica, droga vasoativa, por exemplo), mas são pacientes que já possuem alguma doença crônica;
Prioridade 3: são aqueles que não dependem de ventilação mecânica;
Prioridade 4: não dependem da ventilação ou de suporte mais intensivo, mas tem alguma doença crônica.
Segundo a Sesap, os pacientes críticos serão regulados conforme protocolos operacionais. "A ocupação do leito vago por um paciente que está na fila obedece aos protocolos de segurança para a transferência e a disponibilidade de uma ambulância adequada para realizar o transporte", informou a pasta.

Leitos bloqueados
De acordo com o RegulaRN, o estado tem 24 leitos bloqueados por diversos motivos conforme consulta feita pelo G1 à plataforma do Governo Estadual às 13h26. O maior número de leitos bloqueados está em Natal (21). O restante (3) está em Pau dos Ferros, no Hospital Dr. Cleodon Carlos de Andrade.

Esse bloqueio acontece por causa da falta de monitores ou respiradores, falta de profissionais para acompanhar os pacientes e principalmente pela desinfecção dos leitos. A desinfecção de um leito que foi ocupado por um paciente com Covid-19 é necessário para evitar a propagação do contágio. Esse processo pode demorar até uma hora.

Sobre a falta de equipamentos, a secretaria disse que "tem atuado diuturnamente para conseguir montar todos os leitos críticos com a maior brevidade de tempo possível". Recentemente, em uma articulação com o governo federal, o estado recebeu 80 respiradores (40 para o estado e 40 para Natal).

Abertura de novos leitos

Em nota, a Sesap informou ainda que está coordenando a instalação de novos leitos dentro das "próximas semanas", nos hospitais João Machado em Natal (20 leitos UTI), e no Regional Alfredo Mesquita Filho em Macaíba (10 leitos UTI), além da ampliação das estruturas já existentes como a do Hospital da PM e o anexo do Hospital Luiz Antônio, operado pela Liga Contra o Câncer, também na capital potiguar.

"Pretende-se, também, realizar a ampliação dos leitos no Hospital São Luiz em Mossoró, do Hospital Cleodon Carlos de Andrade em Pau dos Ferros (para totalizar 8 leitos críticos), e do Hospital Regional do Seridó, em Caicó (para que sejam 22 leitos críticos – sendo a proposta de ampliação no total para 45 leitos críticos)", completou a assessoria de imprensa da secretaria.

O Estado também abriu edital de recrutamento temporário de 1.138 profissionais, que atuarão no combate à pandemia de Covid-19. Deverão ser convocados médicos, enfermeiros, técnicos e profissionais de outras funções. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26) em Diário Oficial (DOE).

Até segunda-feira (25), o Rio Grande do Norte tem 4.774 casos confirmados do novo coronavírus e 212 mortes pela doença. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Outros 40 óbitos estão em investigação, para que se confirme se foram provocados pela Covid-19, ou não.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Temos dificuldade na contratação de médicos', diz governadora do RN sobre combate ao coronavírus

Temos dificuldade na contratação de médicos', diz governadora do ...
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), concedeu entrevista exclusiva na manhã desta terça-feira (26) ao Bom Dia RN e tratou das ações do Executivo no combate ao novo coronavírus no estado. Na entrevista, ela falou sobre investimentos, ampliação de leitos, plano econômico, uso da cloroquina e citou a preocupação com a dificuldade na contratação de médicos.

"Não basta só ter um respirador, um ventilador, mas a questão de pessoal é fundamental. Nós estamos preocupados agora com um detalhe: a questão dos médicos. Essa é a maior dificuldade que nós estamos tendo de contratação", explicou Fátima Bezerra.

O governo do RN publicou, inclusive, na edição desta terça-feira (26) do Diário Oficial do Estado (DOE) mais um edital para contratação temporária de 1.138 cargos em que estão incluídos os profissionais da saúde. Desses, 94 vagas são destacadas para médicos. "Por isso que essa nova chamada está saindo no Diário Oficial do Estado de hoje. Para que a gente possa garantir a implementação desses novos leitos", afirmou.

Cloroquina
Em relação ao protocolo para o uso da cloroquina no Rio Grande do Norte, a governadora disse que a decisão do governo federal em liberar o uso do medicamento até em casos mais leves não altera a forma do tratamento no estado. "É o posicionamento do comitê científico: não muda nada no Rio Grande do Norte. Nós seguimos fielmente a orientação da ciência que diz claramente que não há evidência científica para o uso indiscriminado da chamada cloroquina. Os nossos protocolos não mudaram. A mudança que houve no âmbito federal não altera em nada no estadual", falou.


Leitos abertos
"Nós conseguimos nesses dois meses de pandemia estruturar mais de 285 leitos dos quais 148 são de UTIs, mesmo durante esse período, diante da dificuldade imensa na aquisição de insumos, do ponto de vista da burocracia, do financeiro". Segundo a governadora, com a chegada dos novos respiradores mais 35 leitos serão abertos no estado. Ela, no entanto, não deu previsão.

Chegada dos respiradores
A governadora ressaltou a importância dos respiradores enviados pelo governo federal, mas disse que os equipamentos ainda são insuficientes para a demanda do estado. "Os respiradores chegaram ao RN neste domingo. E ainda é insuficiente. Eu estou aqui confiante. O ministro Ramos (Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo) me garantiu que chegam mais 40, mas isso não é suficiente. Agora é evidente que isso é muito importante porque vai garantir ao povo potiguar que a gente possa estruturar a rede hospitalar do ponto de vista de expandir leitos".

Reabertura econômica
Fátima Bezerra explicou que tem dialogado com o setor produtivo sobre uma reabertura gradual das atividades econômicas, mas que quem decidirá quando isso vai acontecer será o comitê científico. "Nós temos conversado com o setor produtivo e com os trabalhadores dos diversos segmentos. Agora quem dá a linha do ponto de vista das medidas sanitárias é o comitê científico. O setor produtivo nos entregou um plano, que é de retomada gradual das atividades da economia, muito bem fundamentado. E isso está sendo objeto de discussão num grupo menor que eu criei dentro do comitê produtivo"

Fundo Estadual de Saúde
"O Fundo Estadual de Saúde tem nesse exato momento R$ 136,6 milhões dos quais 77,7 milhões são oriundos do governo federal, 53,2 milhões oriundos do governo estadual e R$ 6,6 milhões de doações de pessoas físicas, jurídicas e empresas. Desse total, foi empenhado R$ 95,7 milhões, sendo R$ 45,9 mi do governo federal e R$ 45,4 mi do governo estadual". O restante do valor utilizado foi das doações.


Queda na receita
"De abril até agora nós tivemos uma queda de receitas próprias de R$ 310 milhões. O governo federal até agora só repassou R$ 40 mi fruto do FPE/FPM (Fundos de Participação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios). O auxílio federativo que foi aprovado no Congresso Nacional lá se vão 20 dias e o presidente (Jair Bolsonaro) ainda não sancionou. Nós esperamos que o compromisso que ele assumiu seja cumprido pra que essa compensação do ICMS e do ISS venha para que nós possamos mitigar os impactos diante das perdas que estamos vivendo".

Fiscalização
"O decreto (de restrição) é de caráter estadual, mas tem determinadas iniciativas que são de competência dos municípios. No último decreto, nós havíamos sugerido que nos finais de semana fechassem o acesso à orla com o intuito daquilo que nós precisamos urgentemente que é elevar o nível de isolamento social. E evidentemente que essa medida contribui pra isso. Eu inclusive conversei com o prefeito (de Natal, Álvaro Dias) no fim de semana. Disse a ele que o governo do Estado está de prontidão do ponto de vista de ajudar no cumprimento dessas medidas."

Fonte: G1
Leia Mais ››

Decisão sobre adiamento da eleição fica para julho

A proposta de adiar as eleições municipais, que estão marcadas para outubro, não será apresentada antes de julho. A decisão foi tomada durante reunião de líderes partidários com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. A intenção é aguardar até 30 de junho para saber como estará a situação da pandemia de Covid-19 no país e só depois dessa data propor uma solução. 

Decisão sobre adiamento da eleição fica para julho - Tribuna do Norte
Weverton afirmou que é preciso esperar, antes de definir, os efeitos da curva da pandemia em junho

“Vamos esperar e ver os efeitos dessa pandemia, da curva da pandemia no Brasil, pra tomar uma decisão. Até lá não tem nada definido”, informou o líder do PDT, senador Weverton (MA).

De acordo com o senador, na próxima sexta-feira (29) uma comissão de parlamentares deve fazer uma visita ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) que será empossado presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) logo mais, nesta segunda-feira (25). Eles devem discutir a situação das eleições junto com uma comissão do tribunal.

Colegiado
Na última terça-feira (19), Davi Alcolumbre anunciou a formação de uma comissão de deputados e senadores para discutir uma proposta de adiamento das eleições municipais em razão da pandemia de covid-19. A proposta foi feita pelo presidente do Senado ao ministro Barroso. A intenção é discutir o texto com o TSE e só depois votar o adiamento na Câmara e no Senado.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já tinha dclarado que está confiante de que o debate sobre adiar as eleições deve avançar daqui para frente. "Todo mundo agora entrou no debate sobre adiamento das eleições", disse ele, referindo-se aos demais poderes. Ele afirmou que deve ter conversas no fim de semana com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), sobre o modelo dos debates em relação ao tema.

Segundo ele, há duas datas em discussão para se adiar o primeiro turno, marcado atualmente para 4 de outubro, os dias 15 de novembro e primeiro domingo de dezembro.

Assim que houver uma maioria formada para votar o adiamento, o parlamento deverá definir a nova data em discussão conjunta com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Sou radicalmente contra prorrogação de mandato, não tem previsão na Constituição", disse Maia.

Ele disse que não há previsão legal na Constituição para isso e uma mudança como essa poderia abrir precedentes perigosos. "Não tem muita alternativa; no Rio de Janeiro, por exemplo, é o presidente do TCU que assumiria", disse. "Não vejo espaço na Constituição para se prorrogar um dia de mandato", afirmou. "É uma questão sensível para nossa democracia."

O Congresso vai agora criar um grupo de trabalho, composto por deputados e senadores, para discutir o assunto. O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro e o segundo, para 25 daquele mês, em cidades com mais de 200 mil habitantes.
Uma das propostas prevê adiar a primeira etapa para 15 de novembro e deixar a segunda rodada para o início de dezembro. Para tanto, é necessária a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que tem de passar pelo crivo da Câmara e do Senado.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Por falta de segurança, Globo, Band e Folha suspendem cobertura no Alvorada

Por falta de segurança, Globo, Band e Folha suspendem cobertura no ...Três empresas de comunicação decidiram nesta segunda-feira (25) suspender a cobertura jornalística na porta do Palácio do Alvorada, em Brasília. Folha, Globo e Band tomaram a iniciativa em resposta às seguidas hostilidades de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro dirigidas aos jornalistas que fazem plantão no local.

Os xingamentos aos jornalistas que esperam a saída de Bolsonaro na porta do Alvorada diariamente se tornaram comuns, mas nesta segunda a agressividade foi maior.

Em diferentes ocasiões, Bolsonaro também foi grosseiro e ofendeu jornalistas no local. Nesta segunda, pouco antes dos xingamentos feitos por apoiadores, o presidente criticou a imprensa. "No dia que vocês tiverem compromisso com a verdade, eu falo com vocês de novo", disse.

A Folha questionou sobre o episódio desta segunda o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável pela segurança do Alvorada, e a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom). Não houve resposta.

O Grupo Globo comunicou o GSI por carta, assinada por Paulo Tonet Camargo, vice-presidente de Relações Institucionais. "São muitos os insultos e os apupos que os nossos profissionais vêm sofrendo dia a dia por parte dos militantes que ali se encontram, sem qualquer segurança para o trabalho jornalístico. Estas agressões vêm crescendo. (...) Com a responsabilidade que temos com nossos colaboradores, e não havendo segurança para o trabalho, tivemos que tomar essa decisão".

Consultada pela coluna, a Band informou que "também está retirando seus profissionais da cobertura da porta do Palácio da Alvorada a partir de amanhã (terça-feira)."

Também consultei outras três emissoras. O SBT informou que ainda não tem uma posição a respeito. A Record disse que seguirá cobrindo. A CNN Brasil não respondeu.

No final da noite, o site Metrópoles, de Brasília, também anunciou a suspensão da cobertura que faz desde o início do governo diante do Alvorada. "A suspensão perdurará enquanto o clima de hostilidade continuar e não houver condições para que os profissionais de imprensa possam trabalhar em segurança", informou.

Em nota, a ABI (Associação Brasileira de Imprensa) elogiou a decisão das empresas que suspenderam a cobertura no Alvorada. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e a Federação Nacional dos Jornalistas cobraram ações de proteção aos profissionais por parte do GSI e da Secom.

Fonte: Uol
Leia Mais ››

PT lança campanha pró-impeachment de Bolsonaro

O PT lançou nesta 2ª feria (25.mai.2020) uma campanha pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A peça foi publicada nas redes sociais do principal partido da oposição. “Sob Bolsonaro, o Brasil vai na direção do desastre”, diz a publicação.

Trecho da campanha do PT pela deposição do presidente
© Reprodução/YouTube Trecho da campanha do PT pela deposição do presidente

Na campanha são exibidos trechos do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, alvo do inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal) que investiga suposta interferência de Bolsonaro na autonomia da Polícia Federal.

Falas do ministro Paulo Guedes (Economia) e do presidente sobre a pandemia do coronavírus são destacadas. Nelas, ambos falam sobre a gravidade da crise e do projeto de recuperação econômica. Guedes afirmou que salvar empresas pequenas faria o Brasil perder dinheiro.

Antes da crise de saúde pública se agravar, o PT se posicionava de maneira contrária à deposição de Bolsonaro. Dirigentes do partido consideravam que não era o momento apropriado para o país retirar o presidente em meio à pandemia. A nova abordagem veio com o avanço da investigação sobre as acusações do ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

O Brasil já atravessou 2 processos de impeachment em sua história. Ambos culminaram com a deposição do então chefe do Executivo. O último foi em 2016, quando a então presidente Dilma Rousseff, do próprio PT, perdeu o mandato por denúncias de pedaladas fiscais.

Fonte: Poder 360
Leia Mais ››

Auxílio Emergencial: Caixa credita nesta terça benefício a mais 7,6 milhões de trabalhadores

Caixa credita nesta segunda benefício a mais 7,8 milhões de ...A Caixa Econômica Federal (CEF) credita nesta terça-feira (26) novos lotes do Auxílio Emergencial, tanto da primeira parcela, para novos aprovados, quanto da segunda, para quem recebeu a anterior até 30 de abril. Ao todo, o benefício será pago a 7,6 milhões de trabalhadores, segundo o banco.

Com os pagamentos desta terça, a Caixa conclui os pagamentos da segunda parcela para os beneficiários que receberam a primeira parcela até 30 de abril e que não fazem parte do programa Bolsa Família.

Veja quem recebe nesta terça:

Segunda parcela: 5 milhões trabalhadores inscritos no Cadastro Único ou que se cadastraram através do aplicativo e do site, e que receberam a primeira parcela até 30 de abril, nascidos em novembro e dezembro
Segunda parcela: 1,9 milhão de trabalhadores beneficiários do Bolsa Família, cujo NIS termina em 7
Primeira parcela: 0,7 milhões de trabalhadores do novo lote de aprovados do benefício, nascidos em setembro
Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

Depósito em poupança digital e restrição para saque e transferências
Para os beneficiários que vão receber a segunda segunda parcela e não fazem parte do Bolsa Família, os pagamentos trazem mais restrições: todos vão receber por meio de conta poupança digital da Caixa - mesmo quem recebeu a primeira parcela em outra conta.

Além disso, a poupança digital não vai permitir transferências inicialmente - apenas pagamento de contas, de boletos e compras por meio do cartão de débito virtual. Transferências para outras contas e saques só serão liberados a partir de 30 de maio (veja o calendário ao final da reportagem).

Primeira parcela para novos aprovados
A primeira parcela para esse novo grupo será creditada na conta escolhida pelo beneficiário, da forma como receberam os primeiros beneficiários: nas contas da Caixa, na Poupança Social Digital ou em contas de outros bancos. Esses beneficiários também poderão fazer o saque em espécie do auxílio na data da liberação.


Veja como ficou o calendário de pagamento da 1ª parcela para novos aprovados:

19 de maio (terça): nascidos em janeiro
20 de maio (quarta): nascidos em fevereiro
21 de maio (quinta): nascidos em março
22 de maio (sexta): nascidos em abril
23 de maio (sábado): nascidos em maio, junho ou julho
25 de maio (segunda): nascidos em agosto
26 de maio (terça): nascidos em setembro
27 de maio (quarta): nascidos em outubro
28 de maio (quinta): nascidos em novembro
29 de maio (sexta): nascidos em dezembro
Calendário da 2ª parcela
O calendário do pagamento da 2ª parcela do Auxílio Emergencial começou na segunda-feira (18) e seguirá até 13 de junho. O calendário da terceira parcela, que estava prevista para maio, continua sem definição.

O calendário da segunda parcela vale apenas para quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril. O governo não informou quando vai pagar a segunda parcela para quem receber a primeira depois desta data.

São 3 calendários:

um para recebimento em poupança social
um para saque em espécie para beneficiários do Bolsa Família
um para saque em espécie para poupança social e transferência de recursos

Balanço
Até quinta-feira, a Caixa Econômica Federal (CEF) já havia pagado R$ 49,9 bilhões em Auxílio Emergencial, para 52,3 milhões de beneficiários. Ao todo, foram 70,3 milhões de pagamentos, uma vez que muitos beneficiários já começaram a receber a segunda parcela de R$ 600.

Ainda segundo a Caixa, foram processados pela Dataprev até a última segunda-feira 101,2 milhões de cadastros, dos quais 59 milhões foram considerados elegíveis - destes, 19,2 milhões de beneficiários do Bolsa Família, 10,5 milhões do Cadastro Único e 29,3 milhões de trabalhadores que se inscreveram por meio do site e do aplicativo do programa.

Outros 4,5 milhões de cadastros feitos pelo app e site estão em reanálise, e 4,4 milhões ainda passam pela primeira análise.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Latam pede recuperação judicial nos Estados Unidos

O grupo Latam e suas afiliadas no Chile, Peru, Colômbia, Equador e Estados Unidos entraram nesta terça-feira (26) com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos.

Avião da Latam  — Foto: Gabriel Magacho / Jet Photos / FlightRadar24 / Reprodução
Avião da Latam — Foto: Gabriel Magacho / Jet Photos / FlightRadar24 / Reprodução

As unidades do grupo no Brasil, Argentina e Paraguai não estão envolvidas no processo de recuperação.

A LATAM Airlines Group S.A. (“LATAM”) (NYSE: LTM; SP IPSA: LTM) e suas afiliadas no Chile, Peru, Colômbia, Equador e Estados Unidos iniciaram hoje uma reorganização e reestruturação voluntária de sua dívida sob a proteção do Capítulo 11 da lei dos Estados Unidos, com o apoio das famílias Cueto e Amaro, e da Qatar Airways, dois dos maiores acionistas da LATAM. Diante dos efeitos da COVID-19 no setor mundial de aviação, esse processo de reorganização oferece à LATAM a oportunidade de trabalhar com os credores do grupo e outras partes interessadas para reduzir sua dívida, acessar novas fontes de financiamento e continuar operando, enquanto adapta seus negócios a essa nova realidade, diz comunicado da empresa.
Em nota, a companhia informou que o processo de reestruturação permitirá um trabalho “com os credores do grupo e outras partes interessadas para reduzir sua dívida, acessar novas fontes de financiamento e continuar operando, enquanto adapta seus negócios a essa nova realidade”.


A empresa segue em atividade, mas devido ao fechamento de fronteiras o número de voos é reduzido.

“Implementamos uma série de medidas difíceis para mitigar o impacto dessa disrupção sem precedentes no setor, mas, no fim das contas, esse caminho é a melhor opção para estabelecermos as bases certas para o futuro do nosso grupo de companhias aéreas”, afirmou, na nota, o presidente da Latam, Roberto Alvo.

O grupo informou ainda que "está comprometido em preservar a continuidade dos negócios à medida que se reorganiza - especialmente em relação a funcionários, clientes, fornecedores, parceiros comerciais e comunidades locais.

A Latam informou também que:

suas afiliadas continuarão operando voos de passageiros e de carga, sujeitos a restrições de demanda e de viagem;
todas as passagens atuais e futuras, vouchers de viagem, pontos e benefícios do programa Latam Pass, bem como políticas de flexibilidade, serão respeitados;
funcionários do grupo continuarão sendo pagos e receberão os benefícios previstos em seus contratos de trabalho;
fornecedores serão pagos em tempo hábil pelos bens e serviços entregues a partir de 26 de maio de 2020 e ao longo desse processo; e
agências de viagens e outros parceiros comerciais não sofrerão interrupções em suas interações com o grupo.

Clique aqui e leia o comunicado da companhia.

Fonte: G1
Leia Mais ››