terça-feira, julho 11, 2023

Homem é baleado em tentativa de assassinato em Pau dos Ferros


Na manhã desta terça-feira (11) uma ocorrência movimentou o bairro Riacho do Meio em Pau dos Ferros.

Quem passava pela RN 177, viu um homem caído no acostamento com ferimentos provocados por arma de fogo.

Segundo as primeiras informações, o homem trafegava em uma carroça quando sofreu uma tentativa de homicídio, sendo baleado no braço e região torácica.

A vítima, identificada como Antônio de Biré, recebeu atendimento médico do SAMU e foi conduzido com vida para o Hospital Regional de Pau dos Ferros.

O criminoso que atirou na vítima fugiu do local e a polícia realiza diligências localizar e prender. A população pode ajudar o trabalho da polícia denunciando de forma anônima através dos números 190 e 181.


Fonte: Grupo Cidadão 190

Leia Mais ››

Deputados e prefeitos do RN vão migrar para MDB

João Maia e Neílton Diógenes devem migrar para MDB

O deputado federal João Maia (PL) já tem um novo destino partidário. Depois de deixar o comando do PL no Rio Grande do Norte, o parlamentar e parte de seu grupo político deverá se filiar ao MDB. A informação é a da jornalista Liciane Viana, da Jovem Pan News Natal (93,5 FM).


Eleito pelo PL para mais um mandato na Câmara dos Deputados, João Maia estreitou relações com o vice-governador Walter Alves, presidente do MDB no Rio Grande do Norte e ex-companheiro de Maia no Congresso. Além de João Maia, também deve deixar o PL e acompanhar o parlamentar ao novo partido o deputado estadual Neílton Diógenes, que será o segundo deputado do MDB na Assembleia, já contando com a presença do oposicionista Adjuto Dias. 


Entre os prefeitos, Emídio Júnior, de Macaíba, e André Rodrigues, de Monte Alegre, ambos do PL, também deverão seguir para o MDB, partido que integra a base da governadora Fátima Bezerra (PT) no Rio Grande do Norte.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Natal estuda alternativa emergencial para amenizar erosão no Morro do Careca

Morro do Careca tem sofrido com erosão ocasionada pela maré e ventos - Foto - Alex Régis

O Poder Público não vai aguardar a engorda da Praia de Ponta Negra para agir com relação à erosão do Morro do Careca. A Prefeitura do Natal está analisado uma alternativas para fazer, de maneira emergencial, uma contenção na área afetadas. A ideia surgiu após reunião entre representantes do Município, do Idema e deputados estaduais.


Na segunda-feira (11), Idema e Prefeitura tiveram encontro para tratar sobre o andamento da emissão de licença prévia para as obras da engorda de Ponta Negra. Contudo, em encontro promovido pela Frente Parlamentar do Turismo da Assembleia Legislativa, técnicos do Idema sugeriram que o Município encaminhasse um pedido específico para, de maneira emergencial, fazer uma contenção da área do Morro do Careca que está se "transformando" em uma falésia.


No encontro, foram cogitadas duas hipóteses: a utilização de sacos de areia ou até dos blocos que estão sendo confeccionados para o enrocamento da orla urbana de Natal. Apesar de ainda não haver uma definição, a sugestão de técnicos do próprio Idema foram de que sacos de areia fossem utilizados para que não houvesse um impacto tão grande na paisagem da orla.  


No momento, porém, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) não trata sobre o assunto porque ainda vai analisar a ideia e, em pelo menos duas semanas, haverá um levantamento sobre a melhor alternativas para o local, que é uma faixa de aproximadamente 150 metros. O secretário Thiago Mesquita informou que serão observados exemplos de ações semelhantes realizadas em outros locais, assim como tecnologias aplicadas, para definir como será o projeto.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Suspeito de roubar veículo morre após perseguição e troca de tiros com a polícia em Natal


Um homem morreu após uma troca de tiros com policiais militares na manhã desta terça-feira (11) no bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal. Ele estava em um veículo roubado com um comparsa, que conseguiu fugir, no momento da ação.


A ocorrência aconteceu no momento em que uma equipe da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) estava em operação no bairro de Felipe Camarão.


Durante o patrulhamento, os policiais perceberam um veículo nas mesmas características de um automóvel que havia sido roubado momentos antes no bairro Nordeste, na Zona Norte de Natal.


Com a suspeita, os policiais iniciaram um acompanhamento ao veículo pelas ruas do bairro.


Ao perceber o movimento dos policiais, a dupla abandonou o carro e tentou fugir subindo um morro, teve início uma troca de tiros e um dos suspeitos foi atingido.


Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, mas não resistiu e morreu. O nome dele não foi confirmado pela PM.


O outro suspeito conseguiu fugir do local. A Polícia Militar realizou diligências na região, mas não conseguiu localizá-lo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Policiais penais protestam em frente à governadoria do RN e cobram valorização da categoria

Policiais penais do RN fizeram manifestação em frente à governadoria nesta terça-feira (11) — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Policiais penais do Rio Grande do Norte realizaram na manhã desta terça-feira (11), em Natal, um protesto em defesa da vida dos profisisonais e cobrando a valorização da categoria. O ato começou no bairro do Tirol, na Zona Leste, e seguiu até a governadoria, no bairro Candelária, na Zona Sul.


Os policiais penais se reuniram em frente ao shopping Midway Mall, às 9h, e caminharam pela Avenida Senador Salgado Filho, chegando ao Centro Administrativo do governo do Estado por volta das 11h.


Os profissionais carregavam faixas em que pediam valorização e respeito. Havia dizeres como "Os policiais penais não vão retroceder" e "Vidas de policiais importam". Eles falavam palavras de ordem e ocuparam a rampa de acesso à governadoria.


A presidente do Sindicato dos policiais penais do RN, Vilma Batista, disse ainda que policiais estão sendo "perseguidos e acusados injustamente por narrativas do crime organizado" como forma de tentar desestablizar o sistema prisional.


A manifestação foi marcada ainda pelos policiais carregarem cruzes pintadas de preto e fotos de agentes de segurança que morreram recente.


Os policiais penais cobravam o reconhecimento pelo trabalho prestado e pediam ferramentas para aplicar normas e procedimentos de segurança.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia procura ex-namorado suspeito de matar jovem de 19 anos em Natal e prende amigo que teria participado do crime

Jovem de 19 anos foi morta a tiros na Zona Oeste de Natal — Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte anunciou que procura o ex-namorado de Renata Dantas Costa dos Santos, de 19 anos, morta a tiros na madrugada do dia 7 de abril de 2023 no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal.


Segundo a corporação, o homem é suspeito do crime de feminicídio. A jovem teria sido morta porque o ex-namorado não aceitava o fim do relacionamento. Ele foi identificado como Wallace Barbosa dos Santos, de 23 anos.


Ainda de acordo com a polícia, o homem contou com a ajuda de um amigo para cometer o crime.


Este segundo suspeito foi preso durante uma operação deflagrada na manhã desta terça-feira (11) em Natal. O homem detido também tem 23 anos de idade.



Além do mandado de prisão contra o suspeito, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na residência dele e de familiares. Dez celulares foram apreendidos.


O crime

O crime aconteceu na 2ª travessa João Hélio, no bairro do Planalto, Zona Oeste de Natal. Renata trabalhava em uma pizzaria no Bairro Nordeste e estava voltando para casa por volta de 1h30 de uma sexta-feira, quando foi surpreendida por dois homens em uma moto. A jovem foi atingida por pelo menos dois disparos de arma de fogo.


Na ocasião, familiares informaram à polícia que Renata vinha recebendo ameaças do ex-namorado.


Segundo a investigação da DHPP, o ex-companheiro da vítima, não aceitava o término do relacionamento e, junto com o amigo preso nesta terça (11), esperou a vítima retornar do trabalho e para cometer o homicídio.


O suspeito preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da justiça.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Tribunal Regional do Trabalho no RN institui comissão para realizar concurso público

Sede do TRT-RN, em Natal — Foto: Divulgação

O Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), desembargador Eridson Medeiros, instituiu uma comissão para organizar um concurso público em 2023.


O número de vagas oferecidas pelo edital ainda será definida de acordo com a necessidade do Tribunal e dos postos abertos pela aposentadoria de servidores, segundo a Corte.


De acordo com a portaria que instituiu a comissão, o grupo de magistrados e servidores deverá realizar consulta preliminar sobre preços bem como o interesse das entidades organizadoras de concursos públicos para organização do certame na segunda quinzena de dezembro.


O presidente da comissão será o desembargador Carlos Newton de Souza Pinto, que terá como suplente o desembargador Bento Herculano Duarte Neto. Integram, ainda, a comissão: a juíza Marcella Alves de Vilar e os servidores Priscilla Soares de Lima Gatto, Tiago Lima Rodrigues, Iomar Ribeiro de Freitas Junior e Juliana Katherine Rêgo Gomes Feitor.



Entre as atribuições da comissão, também está a definição dos requisitos técnicos para habilitação da entidade organizadora do certame; definição dos tipos de provas, conteúdos programáticos e o cronograma do concurso.


O último concurso realizado pelo TRT ocorreu em 2017. Naquela ocasião, o edital previa uma vaga para Analista e uma vaga para técnico judiciário. No entanto já foram chamados 28 aprovados para o cargo de analista e mais de 100 candidatos aprovados para os cargos de Técnico Judiciário só tinha uma vga e foram chamados mais de 100 candidatos aprovados.


Atualmente, o TRT-RN tem 670 servidores, sendo 387 analistas, 282 técnicos e um auxiliar judiciário.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Porcentual de famílias muito endividadas atinge maior nível desde 2010, diz CNC


O porcentual de famílias com dívidas a vencer aumentou 0,2 ponto porcentual em junho, chegando a 78,5% das famílias no País. Desse total, 18,5% se consideram muito endividados, maior volume da série histórica, iniciada em janeiro de 2010, informou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).


A alta da proporção de endividados interrompe uma sequência de quatro meses de estabilidade do indicador. Com essa nova subida, a Peic alcançou o maior nível desde novembro do ano passado. Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a economia brasileira enfrenta um cenário de endividamento e inadimplência crescente, o que afeta a capacidade de consumo das famílias.


"O equilíbrio entre os objetivos de estabilidade de preços e o crescimento econômico é um desafio a ser perseguido e que será determinante para a retomada do desenvolvimento do País", afirmou Tadros em nota.


Renda


Embora o endividamento tenha avançado em junho, antecipando em um mês uma previsão da CNC, a parcela média da renda comprometida com dívidas alcançou 29,6%, o menor porcentual desde setembro de 2020. "Isso é resultado da melhora da renda dos consumidores que recebem até 10 salários mínimos, que ocorre por conta da dinâmica favorável da inflação em desaceleração desde o fim do ano passado", explicou a economista da CNC responsável pela Peic, Izis Ferreira.


A inadimplência acompanhou a tendência de alta do endividamento em junho. O porcentual de famílias com dívidas atrasadas fechou o mês em 29,2%, aumento de 0,1 ponto porcentual. Ferreira pondera que a melhora da renda disponível, com a evolução positiva do mercado de trabalho e o alívio da inflação, não foi suficiente para retirar da inadimplência os consumidores com dívidas atrasadas há mais tempo.


"A proporção de consumidores com dívidas atrasadas voltou a crescer após seis meses de queda, assim como o contingente dos que afirmam que não terão condições de quitar dívidas atrasadas de meses anteriores", avaliou a economista da CNC.


Do total de consumidores com dívidas atrasadas, 4 em cada 10 entraram em junho sem condições de pagar os compromissos de meses anteriores, maior proporção desde agosto de 2021. O volume de consumidores com atrasos há mais de 90 dias também cresceu, alcançando 46% do total de inadimplentes.


"Ou seja, a cada 100 consumidores com dívidas atrasadas, 46 possuem atrasos há mais de três meses. E essa proporção vem crescendo", disse, ressaltando que os juros altos da economia são um obstáculo para o crescimento.


Sul e Sudeste


De acordo com a CNC, o maior número de endividados está concentrado no Sul e Sudeste. Minas Gerais é o primeiro no ranking, com 94,9% da população; seguido por Paraná, com 94,7%; e Rio Grande do Sul, com 93,9%. Na outra ponta, estão Mato Grosso do Sul, com o menor índice de endividamento do País (59 1%), seguido do Pará (62%) e Piauí (65%).


O volume de endividados encerrou o semestre com avanço em todas as faixas de renda pesquisadas, indicando tendência de alta na segunda metade do ano. Em relação ao mesmo período do ano passado, o incremento na proporção de endividados foi maior entre os consumidores com renda mensal de 5 a 10 salários (2,1 pontos porcentuais). A inadimplência também cresceu mais entre esse grupo de renda (2,7 pontos em um ano).


"Com a absorção de pessoas com menor nível de escolaridade pelo mercado de trabalho e programas de transferência de renda mais robustos, um avanço mais expressivo entre as famílias de renda baixa vem sendo contido", analisou Ferreira.



Fonte: Estadão Conteúdo

Leia Mais ››

Justiça determina retirada de vídeos com teor homofóbico feitos pelo pastor André Valadão

Pastor André Valadão durante pregação nos EUA. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) determinou, no final da noite desta segunda-feira (10), a retirada de vídeos do pastor André Valadão com teor que incite "violência ou discriminação" contra a população LGBTQIAP+. Os conteúdos estão publicados no Instagram e no YouTube.


No total, nove vídeos devem ser retirados do ar. Entre eles está o do culto que teve como tema:"Deus Odeia o Orgulho". Outro vídeo mostra Valadão sugerindo que "se pudesse, Deus mataria a população LGBTQIA+" e disse para "os fiéis irem para cima".


O conteúdo está hospedado em perfis da Igreja Batista da Lagoinha e do pastor na internet, além de veículos de imprensa.


'Excedeu os limites'

A decisão do juiz federal José Carlos Machado atendeu parcialmente a uma ação civil pública do Ministério Público Federal de Minas Gerais da semana passada. Ele determinou que o conteúdo seja retirado do ar em até cinco dias sob pena de multa de R$ 1 mil por dia para as empresas.


O magistrado disse que o pastor "tem influência sobre um número significativo de fiéis e seguidores" e que "excedeu os limites da liberdade de expressão e de crença". Ainda segundo a decisão, a continuidade das publicações podem causar "desestabilização social" pelo "potencial homofóbico e transfóbico".


O juiz se baseou na decisão do STF que equiparou o racismo à homotransfobia e citou pontos da Constituição Federal que dizem que o respeito à liberdade de expressão na internet deve seguir os princípios de respeito aos direitos humanos e à diversidade.


Pastor alega fala 'fora do contexto'

Na segunda-feira (10), por meio das redes sociais, o pastor André Valadão se manifestou oficialmente pela primeira vez sobre o assunto. Alegou que "o nível da deturpação, ataque e cancelamento tem sido indizível". Também disse que as falas foram tomadas "fora de um contexto" e isso tem causado em um "dano terrível" a ele e sua família.



Em nota, o pastor disse que não foi notificado da decisão judicial.


O Google, detentor do YouTube, afirmou que ainda não foi notificado da decisão.


Procurados pelo g1, a Meta, dona do Instagram, o pastor André Valadão e a Igreja Batista da Lagoinha não se posicionaram sobre o assunto até a última atualização desta reportagem.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pastor leva jovem para motel com bebê no colo, prometendo 'cura espiritual' em MG

Pastor leva jovem para motel, prometendo 'cura espiritual' em MG — Foto: Redes sociais

Um pastor de 45 anos foi preso na noite desta segunda-feira (10) após levar uma jovem, de 23, para um motel, no bairro Santa Rita, em Governador Valadares, prometendo "cura espiritual".


No boletim de ocorrência consta que a mulher é membra da igreja há pouco tempo e lá conheceu o pastor da congregação. Em um dia de oração, o homem disse que teve uma visão que a vítima estava com um câncer e que ele poderia curá-la.


Ainda de acordo com o boletim, a jovem explicou que o líder religioso marcou para o procedimento ser feito na manhã dessa segunda-feira. Em seguida, a buscou no bairro Vila Bretas e os dois foram em direção ao bairro Santa Rita, mas a jovem afirmou que não sabia o destino.



De acordo com a Polícia Militar, a vítima disse que os dois entraram com o carro em um local desconhecido onde o pastor estacionou e eles foram para um quarto, momento que ela percebeu que se tratava de um motel.


No local, o líder religioso teria dito para a jovem que o procedimento seria da seguinte forma: ela deveria passar um óleo e um sabonete específico para a cura mas, antes disso, ele iria tomar um banho.


Conforme o BO, a vítima que estava com um bebê ficou assustada e aproveitou o momento em que o pastor entrou no banheiro para fugir do motel. A mulher pediu ao marido para buscá-la, em seguida o casal procurou a polícia e contou a situação.


Versão do pastor

Após o relato da vítima, o militares foram até o motel e encontraram o pastor que deu uma versão diferente. Ele contou que há aproximadamente 30 dias a jovem o procurou em uma rede social pedindo cesta básica. O homem afirmou a PM, que tem costume de fazer doações.


Depois do primeiro contato, a jovem passou a frequentar a igreja onde ele é pastor. Em um dia de orações, teve uma visão, em que foi revelado que a mulher estava com câncer e que ele tinha como curá-la.



Ainda de acordo com a PM, o pastor contou que marcou com a jovem para subir um monte para iniciar o procedimento, mas como a vítima estava com um bebê, ele achou melhor ir para um local mais fresco, para o conforto da criança seguindo para o motel.


O líder religioso disse também que, achou que o local era um hotel comum e que dentro do quarto explicou a jovem como seria o procedimento: passaria um óleo ungido na cabeça dela, depois ela tomaria um banho com um sabonete consagrado.


O pastor contou que resolveu tomar um banho para se limpar e que ao sair do banheiro, não encontrou a jovem mais no quarto.


Segundo a PM, depois dos esclarecimentos, o pastor foi autuado por violação sexual mediante fraude e encaminhado para a delegacia. Em seguida ele foi levado para o presídio de Governador Valadares.


Fonte: g1

Leia Mais ››

A briga de filhos de Aretha Franklin por testamento encontrado no sofá

Aretha Franklin se apresenta em cerimônia da fundação no combate à AIDS do cantor Elton John, na Catedral de São João, O Divino, em Nova York, em novembro de 2017 — Foto: Dimitrios Kambouris/Getty Images via AFP

Quando Aretha Franklin morreu de câncer no pâncreas aos 76 anos em agosto de 2018, acreditava-se que ela não havia deixado testamento sobre seu patrimônio, que era avaliado em milhões de dólares.


Meses depois, no entanto, testamentos manuscritos foram encontrados em um armário e embaixo de uma almofada do sofá em sua casa no subúrbio de Detroit, em Michigan, nos Estados Unidos.


Um júri determinará agora qual dos dois documentos deve ser considerado o último testamento válido da "Rainha do Soul". O julgamento começou na segunda-feira (10) e a previsão é que dure menos de uma semana.


Um júri de seis pessoas no Tribunal de Sucessões do Condado de Oakland ouvirá testemunhas, incluindo os filhos de Franklin, sua sobrinha Sabrina Owens e um especialista em caligrafia.



Vencedora de 18 prêmios Grammy, Franklin gravou dezenas de canções que chegaram ao topo das paradas. Ela foi a primeira mulher a entrar para o Hall da Fama do Rock & Roll.


A cantora conhecida por sucessos como "Think", "I Say a Little Prayer" e "Respect" era muito discreta sobre seu patrimônio e teria resistido à ideia de preparar um testamento formal, apesar de anos de problemas de saúde.


Quando ela morreu, aos 76 anos, a ausência de um testamento faria com que seus bens — incluindo casas, carros, casacos de pele e joias — fossem divididos igualmente entre seus quatro filhos.


Mas com a descoberta de testamentos em sua casa nove meses depois de sua morte, um dos filhos está argumentando que os papéis datados de junho de 2010 e encontrados em um armário trancado devem ser considerados como o verdadeiro testamento.


Dois outros filhos dizem que um testamento datado de março de 2014 e encontrado em um caderno espiral sob as almofadas do sofá seria o verdadeiro.


Na segunda-feira, a juíza Jennifer Callaghan disse aos jurados que a única decisão que eles tinham que tomar era se o documento de 2014 pode ser aceito como um testamento válido.



Apesar de algumas diferenças, ambos os documentos dão aos filhos o dinheiro da reprodução da música e dos direitos autorais de Franklin.


Cada versão foi rabiscada à mão, de forma difícil de decifrar, com palavras riscadas e anotações nas margens. Tal condição os tornaria inadmissíveis na maioria dos Estados, mas a lei de Michigan permite testamentos manuscritos, desde que atendam a alguns critérios.


Theodore White 2º — terceiro filho de Franklin, de seu breve casamento com seu ex-empresário — argumenta que o documento de 11 páginas autenticado em cartório em 2010 seria o testamento válido.


Essa versão indica White como coexecutor ou representante pessoal do espólio, junto com Owens, a sobrinha. O documento também pede que Kecalf e Edward Franklin, segundo e quarto filhos da cantora, "tenham aulas de negócios e obtenham um certificado ou um diploma" se quiserem se beneficiar da herança.


Mas Kecalf e Edward argumentam que o documento de 2014 representa a vontade real de sua mãe.


Kecalf substitui seu irmão como co-executor no documento de quatro páginas. Ele e seus netos também herdariam a mansão de $ 1,2 milhão (cerca de R$ 6 milhões) de sua mãe — uma casa descrita pelo advogado de Edward como "a joia da coroa".



O documento mais recente também estipula que os vestidos de Franklin sejam leiloados ou entregues ao Smithsonian Institute em Washington.


Clarence Franklin, o filho mais velho de Aretha, não está envolvido na disputa. Ele mora em uma casa de repouso em Michigan e está sob tutela legal.


Um advogado de seu tutor disse à BBC que eles não participarão do julgamento e "chegaram a um acordo que dá a Clarence uma porcentagem dos bens sem levar em consideração o resultado da contestação do testamento".


A desavença familiar já havia levado Owens a deixar o cargo de representante do espólio de sua tia.


"Dado o amor pela família e o desejo de privacidade de minha tia, isso não é o que ela desejaria para nós, nem é o que eu quero", escreveu ela em processo judicial de 2020.


"Eu amo meus primos, não guardo animosidade em relação a eles e desejo-lhes o melhor."


No início deste ano, o tribunal em Pontiac, Michigan, ouviu três mensagens de correio de voz, gravadas meses antes da morte de Franklin, nas quais ela discute outro testamento que estava preparando com um advogado.


Nas mensagens, Franklin — que estava de cama em Detroit — expressa "intenções firmes", mas o advogado Henry Grix testemunhou que acreditava que ela "não havia se decidido" sobre seus desejos finais.



O juiz excluiu esse documento da consideração no julgamento.


A fortuna de Franklin era estimada em US$ 80 milhões (cerca de R$ 400 milhões) quando a estrela morreu em 2018, mas avaliações mais recentes e vários anos de impostos não pagos reduziram bastante esse número.


De acordo com um inventário arquivado no tribunal e visto pela BBC, os bens da falecida cantora estão avaliados em pouco menos de US$ 6 milhões (R$ 30 milhões).


Nicholas Papasifakis, que atualmente atua como representante pessoal de Franklin, disse que não está participando do julgamento e não está tomando partido na disputa.


"Uma vez que haja uma determinação do Tribunal quanto à disposição do espólio de Franklin, eu seguirei essa determinação na distribuição dos bens da Sra. Franklin", escreveu ele em um e-mail.


Fonte: BBC

Leia Mais ››

Mulher cai de parapente durante voo duplo em Niterói e instrutores cobram fiscalização da atividade

Uma mulher sofreu um acidente, neste último sábado (7), ao cair de parapente enquanto realizava um voo duplo no Parque da Cidade, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.


Adriana Todeschini, de 55 anos, foi encaminhada ao Hospital Estadual Azevedo Lima, em Fonseca, Niterói, na Região Metropolitana do Rio, e transferida para uma unidade particular na segunda (10). Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a paciente apresentava quadro de saúde estável.


Instrutores do Parque da Cidade reclamam da falta de fiscalização em cima da atividade no local e pedem por melhorias para que acidentes desse caráter não aconteçam mais.



"Nós estamos com projeto de comando operacional travado na Secretaria de Ambiente desde 2020 e isso impede que haja fiscalização. Nós não podemos, por vontade própria, fazer a fiscalização. Não temos esse poder. A gente precisa que haja uma autorização para que as pessoas sejam protegidas. Do jeito que está, nós vamos ter vítimas fatais", afirma Luciano Miranda, instrutor de parapente.


Vítima cai de parapente em voo duplo, em Niterói; instrutores cobram fiscalização para a prática da atividade — Foto: Reprodução


Ainda de acordo com Luciano, o voo livre tem sido desenvolvido há mais de 30 anos por meio da Confederação Brasileira de Voo Livre.


No Parque da Cidade, a prática cresceu junto com o desenvolvimento do esporte. Enquanto não há fiscalização vinda das autoridades, os instrutores contam com a ação de um clube local.



"O esporte só cresceu e nós sempre tivemos uma fiscalização através de um clube local, baseados em preceitos, em diretrizes e requisitos de comprovação mínima, técnica para prática da instrução e do voo duplo. Tanto da instrução do voo solo quanto da prática do voo duplo", afirma Luciano.


O que diz a Secretaria de Niterói

A Secretaria de Niterói — por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade — informou que gerencia o Parque da Cidade e que solicitou apoio à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) entre 2021 e 2022 para fiscalizar a atividade de voo livre, entretanto, afirmou que não ouve atuação dos órgãos.


A secretaria disse que a responsabilidade dessa atividade é responsabilidade da Anac, mas que placas foram implementadas no local para orientar a busca por profissionais instruídos.


A SES informou ainda que está em trâmite final para concessão das rampas do Parque da Cidade, em busca de um maior controle da atividade.


Vítima cai de parapente em voo duplo, em Niterói; instrutores cobram fiscalização para a prática da atividade — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após derrota na Câmara, ministro diz que governo revogará decreto que alterou regras sobre saneamento


O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira (11) que o governo prepara um novo decreto para tratar das regras sobre saneamento básico.


A declaração foi dada após uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido), o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), o senador Eduardo Braga (MDB-AM), o líder da minoria, Rogério Marinho (PL-RN) e o senador Confúcio Moura (MDB-RO).


“O governo está acatando pontos que foram questionados pelo Congresso em relação ao decreto do saneamento e vai editar um novo decreto do saneamento revogando aquele que está em questionamento”, afirmou Padilha.


O ministro disse ainda que o novo texto tratará de pontos restritos ao que a lei determina que o executivo regulamente.


“[O novo decreto irá se limitar] àqueles pontos que eram de regulamentação por decreto, então vários pontos que estavam questionados nós estamos revogando esses pontos e mantendo apenas aqueles que estavam no objeto do decreto”, afirmou.


Ainda de acordo com o ministro, o texto deve ser apresentado nesta semana.



Em maio, a Câmara dos Deputados a derrubada de dispositivos modificados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no marco legal do saneamento básico. A votação foi considerada uma derrota para o governo. O projeto ainda aguarda análise do Senado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

CPI do MST aprova convocação de ex-ministro do GSI Gonçalves Dias

O general Gonçalves Dias presta depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), em Brasília, no dia 22 de junho de 2023. — Foto: CLÁUDIO REIS/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) aprovou nesta terça-feira (11) a convocação do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marco Edson Gonçalves Dias, para depor na condição de testemunha.


De acordo com o autor do requerimento e relator da CPI, deputado Ricardo Salles (PL-SP), o general precisa comparecer para falar sobre as ações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no monitoramento de invasões de terra ocorridas no Brasil entre janeiro e março deste ano.


"Urge a necessidade de termos conhecimento das atividades de inteligência desempenhadas pela Abin, tais como monitoramento das atividades de invasão de terra, articulação do SISBIN e análise das informações de inteligência produzidas por órgãos de inteligências federais e estaduais cumprindo, desta forma, a sua missão institucional, e, ainda, quais medidas que o GSI adotou para informar às autoridades competentes e possibilitar que medidas cabíveis fossem tomadas a fim de coibir as invasões de terras", afirmou Salles.



Além de Gonçalves Dias, a comissão também analisaria convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, mas o pedido foi retirado.


A CPI também quer ouvir o presidente da empresa de celulosa Suzano, Walter Schalka.


Até o momento, a maior parte dos requerimentos pautados e aprovados é de deputados do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do relator, deputado Ricardo Salles (SP).


A CPI só tem 7 dos titulares da base de partidos aliada ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após silêncio de Cid em CPI, Arthur Maia diz que avaliará 'medidas cabíveis' contra ex-assessor de Bolsonaro

Mauro Cid durante depoimento na CPI dos Atos Golpistas — Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente da CPI dos Atos Golpistas, deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), afirmou nesta terça-feira (11) que estuda as "medidas cabíveis" contra o tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, conhecido como coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro.


Arthur Maia deu a declaração após Mauro Cid ter se negado a responder a todas as perguntas feitas pelos parlamentares durante a sessão desta terça-feira.


No início da sessão, Cid informou que ficaria em silêncio no depoimento. Usou como base a decisão da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o autorizou a ficar calado quando fosse perguntando sobre assuntos que pudessem incriminá-lo.



Cid, contudo, se negou a responder a todas as perguntas. Em um desses questionamentos, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) indagou ao militar qual a idade dele, e Mauro Cid disse que ficaria em silêncio. Diante disso, Arthur Maia declarou:


"Chamei o patrono do tenente-coronel Mauro Cid para dizer a ele que ele estava fazendo com que seu cliente descumpra uma ordem do Supremo Tribunal Federal."


"Isso acarretará na necessidade de nós [...] apresentarmos uma denúncia contra o senhor Cid ao Supremo Tribunal Federal, haja vista que a ministra do Supremo determinou que, aquilo que não o incriminasse, ele tinha obrigação de responder, uma vez que ele não está aqui só como depoente, mas como testemunha. É o procedimento que ele está adotando e, obviamente, cabe à CPI adotar as medidas cabíveis", acrescentou o presidente da CPI.


Na abertura da sessão, Arthur Maia já havia dito a Cid que, embora tivesse obtido a decisão do Supremo, estaria obrigado a responder às perguntas que não fossem relacionadas às investigações sobre ele.


Convocação do militar


Mauro Cid foi chamado a depor à CPI em razão do conteúdo encontrado no celular dele com teor golpista.


Braço direito de Bolsonaro no governo, o militar foi questionado sobre esse conteúdo, mas se negou a responder.


Em sua fala inicial, o ex-ajudante de ordens do ex-presidente disse que ficaria em silêncio por ser investigado em inquéritos no STF relacionados, por exemplo:


aos atos de 8 de janeiro;

à atuação de milícias digitais contra a democracia;

à suspeita de fraude no cartão de vacinas de Bolsonaro (razão pela qual Cid está preso).

Diante do silêncio de Mauro Cid em relação a todas as perguntas, Jandira Feghali afirmou que o militar estava descumprindo a decisão do STF. Além disso, a deputada Duda Salabert (PDT-MG) associou o comportamento de Mauro Cid a "covardia".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Valdemar Costa Neto diz que PL não rachou após briga interna sobre votação da reforma tributária

Valdemar Costa Neto comenta briga interna do PL — Foto: Reprodução

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, negou nesta terça-feira (11) que o partido tenha rachado após a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária.


A briga interna ficou evidente após o vazamento da troca de ofensas em um grupo de WhatsApp do partido entre deputados bolsonaristas e correligionários que votaram a favor da matéria - defendida pelo governo Lula.


"[O PL] não rachou", disse Costa Neto em entrevista exclusiva ao Estúdio i, da GloboNews.

O presidente do PL afirmou ainda que o "problema" é que o partido tem deputados de direita que "exageram", pois, segundo ele, basta haver uma proposta defendida pela esquerda para eles se manifestarem contra.



"Nós temos dificuldades, esse pessoal da direita às vezes exagera um pouco, mas é o caminho que eles sempre tiveram na vida. Sempre tocaram a vida desse jeito", disse.

De acordo com o presidente do PL, toda matéria que for de interesse do país, a legenda irá sempre debater o tema - apenas em relação às pautas conservadoras o partido já tem sua posição fechada.


"O nosso pessoal da direita sempre apoiou o Bolsonaro, mas temos essa dificuldade. Nós mandamos um documento para todos os deputados nossos falando que, quando for matéria que se trata do conservadorismo, da defesa da liberdade, da família, contra as drogas, nós vamos ter os 99 deputados juntos, mas, quando for matéria que trata de arcabouço fiscal e reformas, vamos debater", disse.


Maior partido da Câmara dos Deputados, o PL votou majoritariamente contra a reforma tributária pelos placares de 20 a 75 no primeiro turno e 18 a 74 no segundo.


A aprovação da PEC com mais votos do que o necessário, então, representou uma derrota para a legenda e um sinal da fragilidade da liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que se empenhou pessoalmente contra a proposta.


Depois do bate-boca no WhatsApp vir à tona, o líder do PL na Câmara, deputado Altineu Côrtes, disse que não queria que a legenda virasse um novo PSL - partido de Bolsonaro em 2018, que acabou rachando e desencadeou no desembarque dele próprio.


Tarcísio x Bolsonaro


Sobre o atrito entre Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Costa Neto disse que "cometeu um erro" ao convidar Freitas para a reunião do PL em que era discutida a reforma tributária.


No encontro, o governador de SP tentava argumentar a favor da reforma, enquanto Bolsonaro pressionava os parlamentares a se manifestarem pelo adiamento da votação ou votarem contra a proposta.


"Eu quis prestigiar a nossa bancada, trazendo o governador do estado, mas ficou parecendo para o nosso pessoal de direita mais firme que o Tarcísio foi lá para convencer o pessoal a votar 'sim'. Mas ele foi lá para explicar o que precisava explicar da reforma", disse o presidente do PL.


Sobre a reação de Bolsonaro durante a fala de Tarcísio, Costa Neto afirmou que o ex-presidente "não fez por mal". "O Bolsonaro tem o estilo dele, que é diferente do de todo mundo".


Fonte: Blog da Andréia Sadi

Leia Mais ››

Parlamentares acusam deputado de transfobia contra Erika Hilton na CPI dos Atos Golpistas; presidente anuncia investigação

Deputado federal Abilio Brunini (PL-MT), em sessão da CPI dos Atos Golpistas — Foto: TV Senado/Reprodução

Parlamentares acusaram o deputado da oposição Abilio Brunini (PL-MT) de transfobia contra a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), durante a sessão da CPI Mista dos Atos Golpistas desta terça-feira (11). Após a fala, o presidente da comissão, deputado Arthur Maia (União-BA), anunciou uma investigação sobre o caso.


"Eu não ouvi, mas outros deputados disseram que ouviram. O deputado Abílio disse que não falou. A nossa decisão é a seguinte: nós vamos fazer uma investigação, vendo as filmagens. Se vossa excelência falou, vai ter a leitura labial e vai ser fácil que isso seja identificado. Se vossa excelência de fato agir dessa forma, vai ter uma penalidade contra o senhor”, afirmou Maia a Brunini.



A situação causou um tumulto generalizado na sessão desta terça, destinada ao depoimento do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid. Ele ficou em silêncio diante das perguntas dos parlamentares.


Denúncia


A confusão começou durante um pronunciamento da deputada Erika Hilton. Mais cedo, Abilio Brunini, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), já tinha sido repreendido pelo presidente da comissão por filmar e debochar de colegas na CPI. Arthur Maia disse que proibiria que integrantes da comissão gravassem os colegas.


No tempo reservado à fala da deputada Erika Hilton, ela disse que Brunini precisava "tratar sua carência em outro espaço", porque o Congresso é um espaço "sério". A parlamentar prosseguiu na fala, mas foi interrompida pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), que denunciou a fala "homofóbica".



"O seu Abílio foi homofóbico. Fez uma fala homofóbica, quando a companheira estava se manifestando, ele acusou e disse que ela estava oferecendo serviços. Isso é homofobia, é um desrespeito. Peço a vossa excelência que o senhor peça para o deputado se retirar do plenário", disse.


Em seguida, outros parlamentares, como a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), confirmaram a versão do senador. Abílio e os aliados negaram. Em meio ao tumulto, Arthur Maia anunciou a investigação sobre o caso.


"Eu solicito à secretaria da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que envie para a Polícia Legislativa a cópia dessa filmagem para que se faça uma apuração", disse Maia.



Tumulto na sessão

O deputado Marco Feliciano (PL-SP) tentou relativizar e lembrou da fala da deputada chamando Abílio de carente. "Quando você dá, automaticamente você recebe".


Erika Hilton retomou a palavra, questionou o depoente da CPI, Mauro Cid, e ao final se manifestou sobre o episódio. "Todas as sessões o deputado parece querer chamar a nossa atenção. Isso me parece um comportamento baseado na psicanálise", afirmou.


"Quando eu disse sobre carência é baseado no comportamento de querer o tempo inteiro chamar a atenção. Eu poderia até aconselhá-lo a adotar um cachorrinho, para não se sentir tão só. O comportamento não condiz com a posição dessa CPMI", disse.


"Não aceitaria e não tolerarei ser desrespeitada, interrompida ou colocada em comparações de baixo calão ou baixo nível. Trato todos os colegas com respeito e diplomacia e assim o exijo. Aqueles que fingirem dessa diplomacia terão que responder criminalmente por qualquer tentativa estereotipada ou criminosa da minha identidade."


Já Abilio Brunini disse que quer uma investigação "célere". "A polícia poderá investigar o que foi. Não tem ataque meu à Erika", afirmou. "Uma narrativa elaborada. Não tenho interesse algum em destratar qualquer pessoa aqui por questão de gênero."


Por decisão do STF, a transfobia é crime equiparado ao racismo desde 2019.



Outras confusões


Abilio Brunini não integra a CPI dos Atos Golpistas e, frequentemente, interrompe parlamentares e depoentes, o que costuma causar tumulto nas sessões.


Na sessão desta terça, ele já tinha sido alvo de uma reclamação do deputado Rubens Pereira Junior (PT-MA). Ele afirmou que, enquanto falava, Brunini ficou ao lado dele o filmando, dando risadas e fazendo provocações.


Arthur Maia, então, chamou a atenção do parlamentar da oposição e informou que não permitiria filmagens.


"Não dá, deputado. Vossa excelência sabe, tenho apreço por vossa excelência, mas eu não posso admitir que nenhum parlamentar fique filmando outro parlamentar, fique do lado dando risada do parlamentar. Isso não contribui nem com os trabalhos, nem com a imagem desta Casa. [...] Não vamos admitir esse comportamento de vossa excelência", acrescentou o presidente da CPI.



Em razão do comportamento recorrente de Abilio Brunini, Arthur Maia também já ameaçou levar o deputado ao Conselho de Ética. Para o presidente da CPI, o parlamentar busca tumultuar as sessões da comissão.


Além disso, o vice-presidente da CPI, senador Magno Malta (PL-ES), que assim como Brunini é aliado de Bolsonaro, já chamou a atenção do deputado.


Em um desses momentos, Malta elevou o tom de voz com o parlamentar e o questionou, de forma irônica: "Tenho que gritar, é? Estou na escolinha?".


Fonte: g1

Leia Mais ››