sexta-feira, outubro 05, 2012

Em encerramento de campanha azulões já consagra Ciro Bezerra Prefeito de Itaú


As coligações do município de Itaú-RN, se doaram ao máximo para demonstrar o apoio aos seus candidatos. A criatividade foi um destaque desta campanha de 2012. A cada dia que se passava, o povo itauense só pensava em surpreender. E foi isso o que aconteceu nesta quinta-feira.

A coligação “Vontade do Povo” encerrou sua campanha com muita força e entusiasmo. Com a ajuda dos super-heróis da liga da justiça, desafiaram a química, a física e até mesmo as cores secundárias. Pegaram a criptonita verde e juntou com a vermelha, gerando um novo componente, ou seja, a criptonita azul, ou o azulão de Ciro Bezerra.

Essa mistura começou logo cedo com os carros de som pelas ruas, convidando a população azul para o comício, logo após veio a cavalga do azulão; os vaqueiros em seus cavalos saíram pelas ruas em passeata, além de motos que acompanhavam todo o percurso feito na cavalgada.

Para que a transformação fosse feita por total, os azulões precisaram unir forças, em uma grande carreata na tarde desta quinta-feira (4); um pouco de espera para a carreata acontecer, parecia que os azulões não conseguiram forças suficientes para transformar a criptonita verde e vermelha em azul. Mas eles juntaram todas suas forças, e como “mágica” fizeram o azulão tomar conta da noite de quinta-feira.

A concentração que estava marcada para sair do bairro nossa Senhora das Dores, na praça da saudade, veio cheia de novidades, entre elas, as azuletes, com guarda-chuvas azuis animavam a passeata, outra ala que também chamou atenção, foi a dos “babãos” de Ciro Bezerra, sem contar com os azulões que compareceram na última carreata. Vários adereços foram trazidos pelos azulões para abrilhantar a passeata.







Todos em seus lugares, deu-se início a carreata que percorreu as principais ruas da cidade, encerrando em frente ao palco instalado próximo a residência de Ciro Bezerra.

Com energia e muita empolgação os azulões pareciam não estar cansados, cada minuto que se passava era mais gratificante para poder demonstrar o apoio que os mesmos traziam a Ciro Bezerra.

Os candidatos e os convidados pareciam que já aguardavam ansiosos o momento de fazerem suas oratórias, querendo apresentar para o povo, aquilo que estava entalado em sua garganta.

Alguns discursos foram feitos sob muita ferveção, que a cada palavra dita, deixava os azulões cada vez mais satisfeitos, as palavras proferidas serviam de combustível para a permanência de cada um até o fim do comício.

E para colocar força nessa concentração foi convidado o Secretário de Saúde Nedilson Paiva, que levantava gritos dos eleitores a cada frase proferida. O Secretário iniciou sua oratória dizendo ser uma grande responsabilidade abrir o comício. Após saudar todos os presentes logo começou a responder as acusações feitas pelos adversários iniciando dizendo que a demonstração que o povo estava dando naquela passeata, era porque Edson Melo tinha feito um ótimo trabalho como administrador. Nedilson desafiou alguém para desmenti-lo se Edson Melo deixou de cumprir algum compromisso que havia dito. Criticou o vereador Gildo Pinheiro por ter falado das gestantes, em seguida o candidato a prefeito Zé Filho, por dizer que instalaria o 0800, continuando, justificando que o município tem sim ambulância e quando não está na cidade, é porque está prestando assistência a algum munícipe que necessita dos serviços de locomoção; mostrando também que os adversários dizem que vem muito dinheiro para a saúde e Edson não melhora porque não quer a saúde, dizendo que a referida verba é de 20.100,00 (vinte mil e cem reais), e de acordo com Nedilson esse recurso não dá para sustentar a saúde de forma adequada, e o atual prefeito precisa disponibilizar outros recursos para manter o nível de saúde que está.

O Secretário ainda relatou que os adversários criticam a saúde, mas se ela estivesse tão ruim assim, não teriam ganhado por duas vezes o sele UNICEF. Outro ponto dito por Nedilson foi o convite para receber o prêmio Brasil Saúde 2012, entre as 100 melhores secretarias de saúde do Brasil e Itaú estava entre elas.

Finalizou seu discurso, dando a sugestão dada pelo palanque adversário: “Antes de votar compare os candidatos”.



Também discursou no palanque o secretário de gabinete Wilson Melo, dizendo que não ia pedir voto, ia pedir um minuto de silêncio em solidariedade as famílias que foram agredidas nesta quinta. Em seguida convocou Dede de Demir para estar ali junto Dele, Nildo, um membro da família Martins, representada por Junior Martins e Zé Filho Praxedes, dizendo que nesta quinta aconteceu uma ação terrorista, quando a Polícia Federal chegou em suas residências e fizeram uma verdadeira varredura, em busca de suspeitas de votos; justificando que todos ali tinham as mãos limpas e não precisavam passar por aquilo, qualificando como terrorismo.


Jailson Brito também rebateu as acusações feitas pela coligação adversária, começando dizendo que ia falar sobre o desespero dos adversários, que tentaram de toda maneira colocar uma multidão nas ruas e não conseguiram, e ficaram desesperados quando justificava que era fácil colocar gente em uma rua apertada, e vendo poucas pessoas, se viu em desespero.

O candidato ainda falou que os adversários iriam divulgar uma pesquisa, só que não aconteceu, e segundo Jailson, foi porque a pesquisa foi feita no mesmo dia que a deles e a pesquisa tinha dado boa para Ciro Bezerra e justificou seu eleitorado dizendo que uma pesquisa para ser publicada era cara. Jailson também saiu em defesa do ex-vereador e candidato Toinho Galego quando no palanque adversário, haviam dito que o mesmo era beneficiário do bolsa família, dizendo que Toinho ao assumir o cargo de Vereador, por livre e espontânea vontade, deu baixa em seu cadastro. Ele ainda respondeu as críticas do locutor da coligação, quando o mesmo chamou sua terra natal de buraco, e disse que Santo Antônio, sua cidade, vai ficar melhor quanto tiver um administrador como Edson Melo. Assumindo ser de fora, mas que tem grande apreço por Itaú ao ponto de estar criando patrimônio nesta cidade.

As oratórias foram seguindo com os candidatos a vereador da coligação e cidadãos que apoiam a candidatura de Ciro Bezerra como Márcia, Toinho Galego, Fafá Maia, Paulo Moreira, João Bosco, Nildo de Demir, Emerson Matheus, Samuel, Marcos Medeiros e o candidato a vice-prefeito Paulo César.

Antes do discurso de Edson Melo, foi tocada a música do Cantor Evangélico Regis da Nesi, Faz um milagre em mim, que fez o candidato Ciro Bezerra se emocionar e emocionar vários eleitores que juntou-se as lágrimas de Ciro Bezerra.

Edson Melo no início da campanha não sedia as acusações dos adversários, mas na reta final vem demonstrando estar pronto para combater as críticas lançadas contra sua pessoa.

Segundo o prefeito, disseram no palanque adversário que o mesmo tinha sido barrado em casa de populares; Edson declarou que isso nunca havia acontecido com ele, pois o povo sempre esteve de portas abertas para ele, com 16 anos de política jamais foi barrado por cidadão, mas que o vice-prefeito Airanildes Brasil já foi barrado, inclusive no bairro da Felicidade, sendo ameaçado com pedras, pois não era bem vindo.

O Prefeito também criticou o locutor da coligação, quando disse que 95% dos Melo estão com eles, mas os 5% vamos mostrar que elegerão Ciro Bezerra prefeito de Itaú. Criticando também o vice-prefeito que critica a saúde do município agora, porque 4 meses antes não criticava, pois Edson Melo dava suporte a seu candidato. Edson Melo parecia inspirado nesta noite, aproveito para mandar um recado para sua sobrinha Maiane Melo: “Eu quero dizer também a minha sobrinha; você tanta vontade que tem querer ser candidata em Itaú, procure ajudar o povo não caia na baixaria deles. Essas baixarias que você vem dizendo nos blogs isso é feio pra você, uma pessoa como você formada, ai pegar um blog pra dizer besteira, isso não vai botar você pra frente, se você fizer oitenta vez eu fui barrado pra não ser candidato e eu nunca disse nada, eu levantava minha cabeça e ia trabalhar, ia trabalhar, ia ajudar, ia fazer o bem ao pessoal, não ia ouvir conversa de caba que não quer nada na vida, só que pro bolso dele. Não é desse jeito que se faz política não minha filha, vá trabalhar pelo povo de Itaú, mostre o que você é, mas não vá pegar um computador e vim falar de sua família, isso não é jeito de você fazer voto não. Eu acho interessante minha irmã Edneide é bonito rapaz você sair de bruxa nas ruas. Isso é feio pra você, uma pessoa tão inteligente ai engolir corda de gente sem futuro, e sair de bruxa no meio da rua isso todo mudo ver isso, isso não é pra família Melo não, eu acho que você está muito errada” esbravejou Edson Melo.

Como de costume o último a discursar foi o candidato a prefeito Ciro Bezerra, ainda demonstrando emoção, agradeceu a todos os que ajudaram durante este período de campanha, agradecendo o esforço e a dedicação de cada um. Ciro Bezerra disse que viu uma atitude desesperadora de seus adversários, por saberem que já estão perdidos, e vão levar uma lavagem de votos; denunciaram que existia compra de voto na casa de Ciro a Polícia Federal que veio, revirou tudo, pegou suas roupas íntimas, de sua esposa, revirou guarda roupas, armários, além de revistar a casa de seus familiares e saiu sem encontrar nada. Classificando esse ato de desespero a pouca participação popular no encerramento da campanha política, com umas 350 a 400 pessoas.
Ciro também relembrou as dificuldades enfrentas enquanto estudante, quando o ex-gestor não administrava a cidade como deveria, finalizando agradecendo a todos em especial a Rosa Basilio e Gilva Maia. Agradecendo também ao locutor Aulison Almeida que foi fiel a sua candidatura e não se trocou por qualquer coisa, como Cláudio Oliveira que aderiu para a coligação adversária. O comício foi encerrado com uma homenagem feita pelos azulões com uma coreografia de uma música evangélica.

Confira todas as fotos desta quinta-feira (04)

Manhã


Carreata


Passeata, Carreata e comício da noite




Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Leia Mais ››

Cerca de nove mil pessoas devem viajar para votar neste final de semana


As eleições municipais mudaram o ritmo da Rodoviária de Natal nesta sexta-feira (05). Caicó, Currais Novos, Mossoró e Macau estão entre os destinos mais procurados no Rio Grande do Norte. De acordo com o administrador do Terminal Rodoviário, Rodrigo Wanderley, até este sábado (06) devem embarcar cerca de 9 mil passageiros, somente para municípios do interior.

Para conseguir atender a demanda de passageiros, as empresas disponibilizarão uma frota extra, com aproximadamente 80 ônibus. Rodrigo Walderley afirmou que o movimento nesta sexta foi tranqüilo, mas, crescente ao longo do dia. “Muitos deixam para viajar de última hora”, afirmou.

O administrador do Terminal Rodoviário ressaltou ainda que quem estiver fora do município onde é cadastrado na Justiça Eleitoral pode justificar o voto no mesmo dia da eleição em uma das mesas de justificativa instaladas na rodoviária. É preciso preencher um formulário com o número do título de eleitor.

A cozinheira Francisca Neide Miranda da Silva, de 37 anos, estava apressada para embarcar para sua cidade natal, Guamaré, com sua filha e duas sobrinhas. "Vou hoje e volto domingo logo após a votação", afirmou.

O estudante Pedro Henrique Fonseca, 24 anos, enfrentou fila para comprar sua passagem com destino a Pau dos Ferros, distante 400 quilômetros de Natal. "Vou votar e aproveitar para encontrar a minha família que não vejo há meses", disse.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher mata namorado a facadas dentro de casa no interior

Imagem Ilustrativa

Um crime chocou a população de Jardim do Seridó, cidade a 224 Km da capital Natal, na noite de ontem. De acordo com a polícia local, uma mulher matou o companheiro a facadas, na frente da filha, de apenas oito anos. O homicídio teria ocorrido após uma discussão. A família da acusada afirma que ela tem problemas mentais.

O crime ocorreu dentro da casa de Sandra de Medeiros Santos, de 27 anos. Após uma discussão, ela desferiu vários golpes de faca no peito do namorado, Vagner Silva dos Santos, de 23 anos. O crime ocorreu por volta das 23h30. Segundo a PM, logo após cometer o homicídio Sandra acionou a polícia e imediatamente se entregou. "Quando chegamos lá, a vítima já estava sem vida. Ela contou o que havia feito e foi de pronto detida", informou um policial que não quis se identificar.

Segundo informações colhidas pelo DN Online, a filha de Sandra, de apenas oito anos, teria assistido ao crime. Ainda segundo o policial, a família da acusada informou que Sandra tem problemas mentais. "Apesar disso, ela foi autuada em flagrante e continua presa em Caicó, onde terá acompanhamento de saúde", informou o PM. A polícia civil agora vai investigar qual foi o real motivo da discussão. O casal namorava há apenas um mês.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Adolescente diz: Matei fui em casa trocar de roupa e voltei pra assisti a pericia


A Delegacia de Homicídio, criada recentemente em Mossoró, investiga oito processos, sendo dois por tentativa e seis homicídios qualificados. Dois crimes já foram desvendados e os acusados identificados e detidos.

O primeiro homicídio desvendado aconteceu domingo, 30 de Setembro, no antigo posto fiscal São Romão, na Maisa onde o acusado “Raimundo Leite da Silva” de 30 anos de idade foi preso em flagrante pela guarnição da policia militar local. Ele confessor ter matado a pauladas, seu companheiro de trabalho “Marciel Francisco Alexandre” de 25.

O Segundo caso desvendado pela DEHOM ocorreu no dia 26 de Setembro, no loteamento Juliana no Bairro Santa Delmira. Altiele Oliveira de Brito, "Branquinho" 19 anos de idade morador do conjunto Redenção, foi vitima de um disparo de arma de fogo e morreu no local.

O acusado, S.J.S. de apenas 15 anos de idade foi identificado pelos agentes da Especializada no final da tarde de sexta feira 05 de Outubro. O menor foi conduzido para a delegacia e confessor a autoria do crime. Ele disse ao Bacharel Roberto Moura, “Matei Branquinho por que ele roubou uma bicicleta que eu tinha emprestado a um amigo”. Ele disse ainda que após assassinar seu desafeto, foi em casa trocou de roupa e voltou ao local para assistir os procedimentos de pericia.

SJS. Foi detido, pelos policias da Rocam no dia 29 de Setembro portando a arma do crime no meio de uma movimentação política no Bairro Santo Antonio.

Roberto Moura disse que chegou até o adolescente através de depoimentos das pessoas que foram vitimas de Branquinho, que segundo o delegado, era viciado e para manter o vicio praticava muito furtos na região.

Dr. Roberto Moura, informou que dos outros quatro crimes, três suspeitos já foram identificados. Ele já solicitou a justiça à prisão preventiva dos acusados e a qualquer momento espera prender os mesmos.

A Delegacia de Homicídios de Mossoró, DEHOM já conta com um Delegado com dedicação exclusiva, uma equipe de agentes e investigadores.

Hoje o titular recebeu uma caminhonete Ranger personalizada e dois veículos de pequeno porte, descaracterizados que serão utilizados nas investigações.

Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

DULPA PERNAMBUCANA É PRESA PELA PRF EM MOSSORÓ COM ARMA E DROGA.


 Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal, efetuaram a prisão de dois Pernambucanos na noite de quinta feira (04/10) por volta das 22horas, no posto da PRF saída para Natal, que viajavam de Recife com  destino a Fortaleza no estado do Ceará.
 Segundo informações dos policiais, os dois elementos por nome de Thiago Lúcia Alves Silva, e José Ricardo Salgueiro, 29 anos de idade, ocupavam um veículo tipo Renault Logan e vinham da cidade de Recife/PE com destino a Fortaleza, no Ceará.
 Durante a revista, realizada no interior do veículo, os policiais federais encontraram um revolver calibre 38,  três trouxas de cocaína com aproximadamente 120 gramas, um Net book,  alguns produtos eletrônicos e cerca de R$2.400,00 em dinheiro.
 A dupla é acusada da prática de assaltos em Recife, sendo que Ricardo já responde pela prática de latrocínio, e o Tiago também tem mandado de prisão em aberto no estado do Pernambuco.
 A dupla foi autuada pela Dra. Daniela,  por porte ilegal de arma, e tráfico de drogas, e encaminhados para o Centro de Detenção Provisória,  onde aguardaram a decisão da justiça e transferência para o estado do  Pernambuco.






Fonte: O Câmera 2/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MP Eleitoral consegue suspensão de repasse de mais de R$4 milhões para municípios do RN


Acatando representação do Ministério Público Eleitoral, a justiça eleitoral suspendeu, em caráter de liminar, o repasse de  R$ 4.320.000,00 à Municípios do Estado. De acordo com o pedido do MP/RN o repasse da verba, às vésperas da eleição de 7 de outubro, caracteriza conduta vedada aos agentes públicos, tendo em vista que afeta a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais.

A Decisão alega ainda que  no período que antecede as eleições, somente é permitido repasse de recursos de caráter obrigatório ou para atender obrigações formais preexistentes, que tenham cronograma prefixado e já estejam em andamento. O repasse dos recursos somente é possível em casos de emergência ou calamidade pública.

O crédito suplementar, publicado no Diário Oficial do Estado dia 3 de outubro, teve como fonte, o excesso de arrecadação proveniente do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Entretanto, a lei eleitoral veda o repasse de recursos dos Estados aos Municípios, nos três meses anteriores ao pleito eleitoral (Artigo 73, VI, a da Lei 9.504/97).

O Promotor de Justiça Eleitoral, João Batista Machado Barbosa, ressalta que é necessário comprovar que realmente houve excesso de arrecadação decorrente do IPVA e se esse seria o momento mais oportuno para transferir os recursos.

Além da suspensão imediata do repasse dos valores, o Governo do Estado tem o prazo de 24h para informar se a verba já foi transferida. Em caso positivo, terá que especificar os números das respectivas contas e os beneficiários para o bloqueio dos valores, até o julgamento final do processo. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 100 mil. 

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Lei Seca no RN é válida das 6h às 18h do domingo


Nesta sexta-feira, 5, o Secretário de Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, emitiu uma Portaria a qual estabelece algumas providências a serem adotadas pelos Órgãos de Segurança Pública do Estado em razão da realização das eleições municipais de 2012.

Segundo a Portaria nº 181/2012, estão suspensas a venda e o consumo de bebidas alcoólicas de qualquer espécie em locais públicos, bares, restaurantes e outros estabelecimentos afins, localizados no Estado do Rio Grande do Norte. A determinação é válida para o período das 6h às 18h do próximo domingo (7), dia em que acontece o pleito eleitoral.

A medida visa prevenir condutas pessoais que possam interferir na realização da eleição, fazendo com que esta, por sua vez, se desenvolva em perfeita ordem, propiciando ao cidadão o exercício do seu direito de voto num clima de tranquilidade pública.

Com a determinação, a PMRN irá fiscalizar o cumprimento da Portaria, garantindo a segurança e a ordem do pleito eleitoral.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Diretora do TRE explica como o eleitor deve se portar no dia das eleições


 (LarissaMoura/D.N/D.A/Press)
Algumas regras estipuladas pela legislação eleitoral vão mudar nas eleições deste ano.  Os partidos políticos estão proibidos de distribuir no dia das eleições, próximo domingo (7), camisetas com o número do candidato ou o símbolo do partido. O eleitor que comparecer ao local de votação com uma camiseta que caracterize seu voto será convidado a voltar para casa e trocá-la. A regra também vale para os fiscais, que terão apenas um crachá com a sigla do partido. 

“O eleitor pode manifestar sua preferência de voto, desde que ele não peça voto no dia da eleição para o eleitor de sua preferência. Ele pode ir votar com a bandeira do seu candidato, e com um adesivo no seu vestuário ou broche, mas ele não pode ir votar com camiseta doada por partido político, que contenha propaganda partidária ou do candidato no dia da eleição, porque isso caracteriza propaganda no dia do pleito, e isso é vedado pela legislação eleitoral”, afirmou a diretora geral do TRE/RN, Andreia Campos. 

Andreia também lembra que, no dia das eleições, também é proibido boca de urna, que basicamente é a distribuição de santinhos nas portas dos colégios. Esse é um crime eleitoral, punido com detenção de seis meses a um ano, e pagamento de multa no valor de R$ 5.300, a R$ 15.900. Além disso, o eleitor também não pode ficar aglomerado nas regiões próximas aos locais de votação. “O que é estar aglomerado, é estar reunido com outros eleitores que portem, por exemplo, bandeiras e adesivos. Isso configura uma propaganda irregular no dia da eleição”, explica.  Qualquer eleitor pode denunciar esse tipo de crime, seja a um policial que esteja por perto, um servidor da Justiça Eleitoral, ou por telefone ligando para um cartório eleitoral. 

O TRE orienta ainda que os eleitores levem a cola no dia das eleições para que o voto seja mais rápido, e obedeça as instruções do presidente da mesa, como por exemplo não levar o celular até a urna de votação. Com relação aos aparelhos de telefone, a regra continua sendo a mesma: os eleitores que comparecem ao local de votação com celular, máquina digital ou qualquer aparelho semelhante deverá deixa-lo com o presidente de mesa receptora de voto, e retirá-lo após sair da urna eletrônica.  

Com relação ao transporte de eleitores, Andréia explica que em Natal e região metropolitana não há esse costume, mas no interior, onde cresce o número de pessoas que moram nas Zonas Rurais dos municípios, os partidos costumam alugar carros para que os eleitores possam se locomover até a Zona Eleitoral mais próxima e garantirem seu voto. No intuito de que esse ato não aconteça, o TRE formou uma comissão de fiscalização, que estará responsável por acompanhar a entrada e saída desses veículos em alguns municípios do interior do estado.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PFRN apreende R$ 35 mil embaixo de colchão em residência de vice-prefeita


Policiais Federais cumpriram no final da tarde desta quinta-feira, (04), quatro mandados de busca e apreensão em residências na cidade de Serra Negra do Norte, situado a 303 km de distância de Natal. De acordo com o sargento De Araújo, da Polícia Militar local, no quarta da filha da atual vice-prefeita do município, e que concorre ao mesmo cargo neste pleito, Jeilza Almeida, foram encontrados R$ 35.000,00(trinta e cinco mil reais) embaixo de um colchão.

Segundo o sargento, informações preliminares dão conta que as buscas, expedidas pela comarca da cidade, ainda foram feitas na em duas fábricas da boné da família, do esposo e cunhado, ainda em Serra Negra. 

Os federais conduziram o dinheiro e os demais produtos apreendidos para o cartório eleitoral. 

Em contato com o fórum eleitoral da cidade, um funcionário que não quis se identificar confirmou a ocorrência e ainda disse que a política não foi presa. Outros detalhes sobre o caso só poderão ser verificados através dos autos, diretamente no município.

Fonte: DN online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Eleições 2012: policiais militares reforçarão policiamento no interior


Foto: Divulgação / PM
Na manhã desta sexta-feira (5), os policiais militares do Rio Grande do Norte se apresentaram no Quartel do Comando Geral para trabalharem durante as eleições 2012. Os PM"s irão reforçar o policiamento ostensivo no interior de todo o Estado, garantindo a segurança e a ordem do pleito eleitoral em todas as Zonas Eleitorais.

Durante a apresentação, o comandante geral da PM/RN, coronel PM Francisco Canindé de Araújo Silva, ressaltou a forma imparcial que deverá atuar a Instituição Policial Militar durante o pleito eleitoral, trabalhando de maneira conjunta com as demais Instituições que compõem a Segurança Pública do RN.

Em seu pronunciamento, o comandante geral lembrou, ainda, que a venda e o consumo de bebidas alcoólicas estão proibidos em locais públicos no período compreendido entre às 6h e 18h do próximo domingo (7), dia em que ocorre a votação.

Ainda de acordo com o Comandante, todos os PM"s que irão reforçar o policiamento no interior do Estado farão jus às diárias operacionais que deverão serem creditadas ainda nesse sábado (6).

Fonte: Portal BO/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Corpo encontrado em sítio de vereador é identificado



Divulgação

Boletim de Ocorrência registrado pela mãe da vítima em 17 de setembro de 2009.

A investigação criminal já tem a identidade da vítima encontrada na semana passada no interior de um carro enterrado dentro do Sítio Euzébio, de propriedade do vereador Cleonaldo Joaquim Oliveira, localizado na cidade de Vera Cruz, distante 37km de Natal.



 
Trata-se de Paulo Sérgio de Araújo, desaparecido desde o dia 17 de setembro de 2009, quando foi registrado o Boletim de Ocorrência pela mãe da vítima. Paulo Sérgio foi visto pela última vez num assentado localizado na cidade de Macaíba, dirigindo um veículo tipo GM Kadett de cor vermelha. Ele teria sido raptado por quatro homens que estavam num Gol branco e usando o colete da Polícia. Um dos homens levou o carro da vítima.
A identificação será possível através de exame de DNA.

Lembre o caso:
Policiais civis, federais e representantes do Ministério Público deflagraram operação no último dia 27 com o objetivo de cumprir dois mandados de busca e apreensão na residência e no sítio de propriedade do vereador Cleonaldo Joaquim Oliveira, localizadas na cidade de Vera Cruz, distante 37km de Natal.

Os policiais foram até o Sítio Euzébio, de propriedade de Cleonaldo, que fica à 9km de Vera Cruz e no local apreenderam oito cartuchos de espingarda calibre 32 deflagrados e uma ossada sem o crânio no interior de um carro enterrado dentro do sítio. Para localizar o veículo, que seria possivelmente um Kadett, os policiais tiveram de utilizar um detector de metais e uma escavadeira. O carro possuía sinais de ter sido incendiado.

O presidente da Câmara Municipal de Vera Cruz havia sido preso pela Polícia Civil há três meses, acusado de porte ilegal de armas e receptação. Naquela ocasião, Cleonaldo Joaquim Oliveira também foi indiciado pelo assassinato de Erival Lopes da Silva, de 37 anos, morto na noite anterior à prisão do vereador por quatro disparos de arma de fogo.

Fonte: Portal Nominuto/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Candidato a vereador de Arêz é preso por tentativa de compra de voto


Um candidato a vereador do município de Arêz foi preso esta madrugada (5) pela Polícia Militar, na entrada da cidade, após denuncia de tentativa de compra de voto.

Os militares suspeitam que o candidato tivesse encerrado a distribuição das cestas básicas, naquele momento, mas no carro dele ainda foram apreendidos dois sacolões.

O candidato foi levado para ser autuado na Superintendência da Polícia Federal, mas não teve seu nome revelado pela Polícia.

Fonte: Portal Nominuto/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia Civil divulga plano operacional para as eleições 2012


Pela primeira vez a Polícia Civil do Rio Grande do Norte estará presente em todas as Comarcas do estado no próximo domingo (07), dias das eleições municipais. A Operação Eleições 2012 contará com equipes compostas por delegados, agentes e escrivães para garantir a segurança, bem como que a Eleição 2012 transcorra dentro da normalidade.

A Operação tem a direção geral do Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, e é coordenada pelo Delegado Geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva. A finalidade é zelar pelo fiel cumprimento da Legislação Eleitoral lavrando Termos Circunstanciados e Autos de Prisão em Flagrante, decorrentes de infrações eleitorais, salvo nas cidades em que a Polícia Federal esteja de plantão; Reprimir a boca de urna e a desordem; Proibir a venda de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais, no período estabelecido pela legislação.

A operação da Polícia Civil nessas eleições tem início às 07 horas da manhã do domingo e termina às 19 horas.

Dentre as cidades que contarão com equipes da Polícia Civil estão: Bom Jesus, Governador Dix-Sept Rosado, Upanema, São Rafael, Cruzeta, Florânia, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, São João do Sabugi, Santana do Matos, Luís Gomes, Porta Alegre, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Pendências, Pedro Velho, Arez, Almino Afonso, Martins, São Tomé, São Bento do Norte, Ielmo Marinho e Poço Branco.

Fonte: Cidade News Itaú com informações da Redação Assecom-RN
Leia Mais ››

CGE convida Sinpol e servidores do Itep a acompanhar processo de implantação do Estatuto do órgão


Em reunião ocorrida no final da manhã desta sexta-feira (05), entre auxiliares do Governo e representantes do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), o Consultor Geral do Estado, José Marcelo Ferreira, convidou o sindicato e servidores do Itep para se reunir de 15 em 15 dias para apresentar o andamento da análise que a CGE vem fazendo no Projeto de Lei para implantação do Estatuto do Itep.

“O Projeto de Lei está sendo analisado pela CGE, mas existem manifestações por parte do Sinpol e da Associação dos Peritos. Vamos examinar cada um dos pontos que foram refletidos por cada uma dessas categorias para trazê-los ao projeto ou simplesmente justificar a sua não inserção”, explicou José Marcelo.

O Consultor Geral convocou o Sindicato dos Policiais Civis e servidores do Itep para um novo encontro, no dia 19 de outubro, na sede da CGE. “Queremos entender as manifestações deles detalhadamente. A partir daí, nós vamos nos reunir quinzenalmente para avaliar a evolução de cada um desses pontos, bem como as diligências que podem acontecer, seja por parte da Seplan (Secretaria de Estado do Planejamento) seja por parte da Secretaria de Administração ou qualquer outro órgão do Estado”, informou, dizendo ainda que “a Consultoria quer fazer um Projeto de Lei – e apresentar à governadora Rosalba Ciarlini – que atenda os interesses do Itep, seus servidores e a população”.

O secretário chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, explicou que o projeto que foi apresentado à Consultoria Geral do Estado continua sendo analisado, como é de conhecimento do sindicato da categoria. “Será muito importante o sindicato e servidores acompanharem o andamento de análise do processo para que as diligências que sejam necessárias – e que sejam consensualmente apresentadas – sejam realizadas, e assim o Governo possa definitivamente ultimar a análise desse aspecto processual da elaboração do anteprojeto de lei”.

A reunião foi intermediada pelo Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Aldair da Rocha, Promotor de Justiça Fernando Vasconcelos e pelo presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Marcos Dionísio, que receberam com louvor a proposta apresentada pelo Consultor. “A solução para qualquer conflito, principalmente no caso de uma greve, é o diálogo”, disse Fernado Vasconcelos. “Hoje, o Governo estabeleceu esse diálogo e o sindicato também foi flexível no posicionamento de que é necessário um trabalho a médio prazo, uma vez que essa Lei do Itep é complexa e não pode ser resolvida num curto espaço de tempo”, concluiu.

No encontro também foi negociada a questão da reposição dos dias parados. “Estamos chegando a um entendimento de se constituir um banco de horas para serem compensados os dias parados e para que, assim, possa haver a reposição do corte dos salários, conforme é o entendimento jurisprudencial”, explicou Anselmo Carvalho.

O presidente do Sinpol, Djair Oliveira, agradeceu o compromisso assumido pelo Governo de sentar-se à mesa para mais uma rodada de negociação. O Sinpol irá apresentar as propostas formuladas na reunião e apresentá-la na Assembleia da categoria, que será realizada nesta sexta-feira (05), às 18h, na sede do sindicato.

Leia o Ofício n. 2840/2012-GAC encaminhado ao Sinpol e que contém os pontos consensuais da reunião:





Fonte: Assecom-RN
Leia Mais ››

MDA e Caixa firmam acordo para facilitar acesso ao Minha Casa, Minha Vida Rural


O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), o Minha Casa Minha Vida Rural (MCMVR), que subsidiou mais de 90% do valor do imóvel, agora está mais próximo dos beneficiários do Terra Legal, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A pasta e a Caixa Econômica Federal firmaram um acordo para facilitar o acesso dos agricultores familiares que produzem na Amazônia Legal ao programa de habitação.

A parceria foi oficializada em agosto deste ano e já mobilizou 150 famílias de produtores rurais no sul do Amazonas. O ministério repassou ao banco uma lista dos beneficiários do Terra Legal que já receberam a titulação de suas terras. E, além disso, tem se articulado com agricultores, governos estaduais e municipais, associações e cooperativas no intuito de incentivar à adesão ao programa, a exemplo das ações que já desenvolvem no âmbito dos programas Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e de Aquisição de Alimentos (PAA).

“O trabalho representa a presença mais forte do poder público na questão da regularização fundiária. Mais do que o título da propriedade, o MDA quer dar condições para que as famílias permaneçam no campo, fazendo com que as comunidades se desenvolvam”, explica o secretário extraordinário de Regularização Fundiária da Amazônia Legal do MDA, Sérgio Lopes.
Dignidade 
Produtores rurais do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e em parte do estado do Maranhão, terão mais facilidade para adquirir uma moradia digna. Eles poderão dar um salto na qualidade de vida, como o que já foi dado por agricultores que moram na outra ponta do país. Foi assim que ocorreu com a família de Nelson Luiz Keil, 49 anos. O morador do município de Pinhalzinho, no Território da Cidadania Oeste Catarinense, em Santa Catarina, trocou, em abril deste ano, o casebre onde vivia por uma casa de concreto de 70 metros quadrados com três quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.
“Se não fosse esse programa, a gente ia continuar morando em péssimas condições. Lembro que quando chovia molhava dentro da casa por causa das frestas na madeira. Agora, temos um novo ânimo para ficar no campo, é um bom motivo para que meus filhos também queiram continuar com a gente”, comemora o agricultor que mora a 600 quilômetros de Florianópolis, capital do estado.
Lá, ele vive com a mulher e os três filhos mais novos. Os outros três deixaram o campo. “Se essas oportunidades existissem há dez anos, talvez eles estivessem aqui com a gente”, acredita Nelson, que, com a família, cria pequenos animais numa área de nove hectares.
60 mil casas até 2014
Com mais de 30 mil unidades habitacionais contratadas, o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do governo federal, está garantindo a melhoria das condições de moradia dos agricultores familiares brasileiros. A meta é que até 2014 sejam construídas ou reformadas cerca de 60 mil casas.
A superintendente nacional de Habitação Rural da Caixa, Noemi da Aparecida Leme, destaca que o programa foi criado pela necessidade de uma política habitacional que atendesse às especificidades da moradia no campo É que as diferenças do meio urbano para o rural – como cultura, forma de remuneração, gleba de terra, logística para construção – passaram a ser consideradas nos programas de moradia para a população do campo. “Estamos experimentando um novo modelo de construção. Mais de 80% dos projetos já aprovados são para a autoconstrução assistida Isso quer dizer que são os próprios beneficiários que constroem suas moradias”.
O PNHR prevê a construção de casas com quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com respeito às características regionais, climáticas e culturais da localidade ou comunidade beneficiada. Pelo programa também é possível financiar a reforma.
Grupos 
O programa está dividido em três modalidades. O Grupo 1 consiste na concessão de subsídios, com recursos do Orçamento-Geral da União (OGU), a beneficiários – agricultores familiares e trabalhadores rurais – para a construção ou reforma de unidades habitacionais, por meio da modalidade aquisição de material de construção para construção, conclusão, reforma ou ampliação.
A entidade organizadora pode ser representada por cooperativa, associação, sindicato ou poder público (estado, município e Distrito Federal) Os beneficiários são agricultores familiares, com renda familiar anual bruta máxima de R$ 15 mil, que comprovem enquadramento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Família (Pronaf), mediante apresentação de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), e trabalhadores rurais com renda familiar bruta anual máxima de R$ 15 mil.
Já o Grupo 2 – que inclui agricultores familiares com renda entre R$ 15 mil e R$ 30 mil – e o Grupo 3, para agricultores com renda acima de R$ 30 mil até o limite de R$ 60 mil, concedem financiamento habitacional com base em recursos do FGTS e OGU, com limite até R$ 80 mil para a construção ou reforma de moradias rurais.
O que é o Programa Nacional de Habitação Rural? 
O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) foi criado pelo governo federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, e é operacionalizado pela Caixa. Tem por objetivo possibilitar ao agricultor familiar ou ao trabalhador rural acesso à moradia digna. O programa atende a todos os municípios do País e permite a construção de uma casa nova ou a conclusão/reforma e/ou ampliação da moradia já existente.
O PNHR – articulação entre o MDA, o Ministério das Cidades, o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a Caixa e o Banco do Brasil – também está inserido dentro do Plano Brasil Sem Miséria e do programa Minha Casa Minha Vida. É uma das ações desenvolvidas pelo governo federal como resposta a demandas dos movimentos sociais do campo.
Como eu posso participar do programa? 
Se você é agricultor familiar, tem que apresentar sua Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para comprovar enquadramento no Pronaf. O trabalhador rural tem que apresentar o comprovante de renda, que pode ser formal ou declarado. Também são atendidos pelo PNHR pescadores artesanais, extrativistas, aquicultores, maricultores, piscicultores, comunidades quilombolas e povos indígenas.

Fonte: Assessoria de Imprensa MDA/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia Federal encontra índicos de compra de votos em residência em Itaú-RN

Sargento Xavier - DP Itaú
Arquivo do blog Cidade News Itaú

A polícia Federal recebeu denúncia de uma suposta compra de votos na cidade de Itaú-RN, no início da tarde desta quinta-feira foi cumprido mandado de busca e apreensão a residência de um popular Itauense conhecido por Dede de Demir, morador do bairro Nossa Senhora do Desterro (Parabólica).

De acordo com informações do Sargento Xavier prestada a equipe de reportagem do Cidade News, os Policiais Federais fizeram um revista na casa de Dede, vindo a encontrar matérias suspeitos, que comprovam a compra de votos. O casal da residência foi conduzido para a delegacia de polícia local para prestar esclarecimentos a Polícia Federal.

Após o colhimento das informações o casal foi liberado e prestará esclarecimentos a Justiça Eleitoral, para ver se realmente estavam praticando crime eleitoral.

Quando perguntamos ao Sargento Xavier, quais seriam os materiais apreendidos que originariam as suspeitas, o mesmo foi enfático em dizer que não sabia, pois os Polícias Federais apenas usaram a delegacia como suporte para dar procedimento ao caso, e ele estaria por fora, apenas auxiliando no que fosse necessário.

Essa não foi a única residência que recebeu denúncia de compra de votos. A residência do Candidato da coligação “Vontade do Povo” (Ciro Bezerra) também foi vitoriada pelos policias.

Por volta das 12h (meio dia) após denúncia, a Polícia Federal cumpre mandato de busca nas residências do candidato Ciro Bezerra, seu sogro Francineide Martins e seu cunhado Maia Filho.

De acordo com informações prestadas Por Jaíra Martins (esposa de Ciro) a nossa reportagem, a PF pediu para a ela assinar a autorização de vistoria, os mesmos vasculharam todos os cantos da casa e não localizaram nada que comprovasse a compra de votos.

Já na residência de Francineide Martins foram encontradas fichas com dados de cidadãos itauenses, porém, essas fichas correspondem a Pastoral do Batismo, onde foi necessário a comprovação dos fatos, tendo como testemunha o pároco da cidade, Erivon Maia, que foi chamado para confirmar a veracidade dos fatos apresentados pelos ocupantes da residência, visto que, Dona Luzanira, esposa de Francineide responde pela Pastoral do Batismo da paróquia de Itaú-RN.

A PF retirou-se do local por volta das 14h, sem nenhum comprovante que configurasse a compra de votos nas residências.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Crime de homicidio na cidade de Barauna


Deficiente físico é executado em via publica na cidade de Baraúna. Uma antiga briga na cidade de Catolé do Rocha no estado da Paraíba, envolvendo três famílias, pode ter sido o motivo da execução.

Airton Gonçalves de Mesquita Filho, de 38 anos de idade, natural da cidade de Catolé do Rocha, estado da Paraíba, foi alvejado com cerca de seis disparos de pistola calibre 380 e morreu no local. 

O crime aconteceu por volta de 17 horas e 50 minutos de quinta feira 04 de Outubro de 2012, na calçada de uma oficina na rua principal da cidade. Segundo informações, dois indivíduos que estavam em uma motocicleta, foram os responsáveis pelos disparos em Airton. A vitima apresentava limitações físicas e visuais. O corpo ficou caído ao lado de sua motocicleta.

Um familiar informou ao Bacharel Marcio Lemos, responsável pela delegacia civil da cidade, que Airton estava morando em Baraúna, há cinco anos e que o mesmo já havia sofrido um atentado a bala no estado da Paraíba. O familiar disse ainda que uma richa antiga, envolvendo três famílias em Catolé do Rocha, pode ter sido o motivo da execução.

Policiais civis e militares isolaram o local do crime. Uma equipe coordenada pelo perito Joaquim Guimarães realizou a pericia no local e removeu o corpo de Airton para os procedimentos de necropsia na sede do órgão em Mossoró.







Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››