terça-feira, novembro 01, 2011

PATU: ACIDENTE NA BR 226 DEIXA DUAS PESSOAS GRAVEMENTE FERIDAS

 Pelos indícios encontrados no local é perceptível que o motorista tentou evitar a colisão, atingindo a motocicleta já na mão contrária.





 Há marcas de frenagem na pista de mais de 60 metros

Fotos: PatuNews



Mais um grave acidente foi registrado na trecho da BR 226 que corta o município de Patu. Por volta das 14:30 horas desta segunda-feira, 31/10, o veículo tipo Honda Civic de cor preta, placa 8621 - Natal-RN, conduzido por ANTONIO LAURENTINO RAMOS NETO, residente em Natal, trafegava pela BR 226 no sentido Almino Afonso/Patu, quando colidiu com a moto honda CG 125 titan, de cor azul, sem placa, pilotada pelo Sr. JOSÉ OLEGÁRIO FRANCELINO, mais conhecido por "ZÉ TROPEIRO", agricultor, natural de Patu, com 60 anos de idade, que conduzia na garupa da moto a sua esposa MARIA TEREZA FILHA FRANCELINO, professora, 61 anos de idade, natural de Patu, os quais residem no sítio divisa, zona rural de Patu. 
O acidente aconteceu no sítio divisa, próximo ao açude de Vicentinho quando os dois veículos trafegavam no mesmo sentido e o condutor da motocicleta sem a devida atenção tentou entrar numa estrada, sendo colhido pelo veículo que vinha logo atrás.
As duas vítimas viajavam sem capacetes e por essa razão sofreram graves lesões na cabeça e em outras partes do corpo, inclusive com fratura exposta.
As vítimas foram socorridas para o hospital municipal de Patu pelo médico Bernardo Amorim que passou no local logo após o acidente, sendo em seguida transferidas para o hospital Tarcísio Maia em Mossoró. Não tenho informações sobre o estado de saúde das vítimas. 
Uma guarnição da Polícia Militar, sob o comando do Sargento PM LINDOBERG e composta pelos Soldados INÁCIO e ONEZINO compareceu ao local e fez o isolamento até a chegada da Polícia Rodoviária Federal que fez os levantamentos de praxe. 
O motorista do veículo não se evadiu, esperando no local a chegada da polícia.


Fonte: Sentinelas do Apodi RN
Leia Mais ››

PMs de Frutuoso Gomes/RN prende acusado de homicídio


PMs do Dstacamento Policial de Frutuoso Gomes/RN sob o comando sargento Klevson, por volta das 10:00 horas desta terça-feira(01), no sítio Catolezinho, zona rural de Frutuoso Gomes/RN, prenderam em cumprimento a madado Judicial expedido pelo Juiz de Direito da Comarca de Almino Afonso/RN, Dr. Gustavo Henrique Silveira Silva, a pessoa de Ubiranilson Rafael de Sousa, conhecido por “velinha”. O mesmo foi o autor do homicídio ocorrido na tarde do dia 23 de outubro do corrente ano, no bar de Neto, localizado no sítio Pesqueiro zona rural deste município, que teve como vítima Gildevan Vieira da Silva, conhecido por Nenem de Ramos, relembre clicando AQUI.
O referido crime teve grande repercussão no município, pois "Nenen de Ramos" a vítima, era pessoa bastante conhecida e querida por todos e a forma como foi assassinado, covardemente, sem quaisquer chance de defesa, deixou todo a sociedade frutuosense muito revoltada com o fato. Tudo se deu quando "Velinha (o acusado) e "Nenen" (a vítima), estavam no bar de Neto ingerindo bebidas alcóolicas e jogando bozó e como "nNnen" tinha ganhado uma certa quantia do acusado, resolveu que não iria mais jogar e o acusado inconformado, passou a tratar a vítima com palavras de baixo calão, sem que houvesse por parte do mesmo quaisquer reações mas o acusado não satisfeito, sacou um revólver e atirou contra a vítima, que teve morte no local.
Velinha encontra-se recolhido numa cela da delegacia de Polícia de Frutuoso Gomes/RN a disposição da Justiça.


Além do Sargento Klevson, participaram do cumprimento da ordem Judicial os Soldados Batista, Marcos e Neimar.


Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Morte violenta em Caraúbas/RN

Caraúbas - Na manhã de hoje,  1º de Novembro de 2011 por volta das sete da manhã ocorreu um homicídio no caminho do sitio Mirandas (zona rural de Caraubas), onde a pessoa de Nazareno José Fernandes, 35 anos, casado, comerciante foi encontrado morto num matagal a 50 metros da estrada carroção que liga o sitio a cidade. A vitima se encontrava com aproximadamente 5 disparos de arma de fogo na cabeça e varias escoriações pelo corpo. A moto do comerciante foi localizada num matagal a 100 metros da estrada no sentido oposto ao do corpo, á família da vitima informou que o comerciante não tinha inimigos o que reforça a hipótese de latrocínio. A GU Charlie 01 se deslocou ao local e fez o isolamento da área até a chegada do ITEP.



Corpo da vítima 

Moto da vítima 


OBS: o crime será investigado pela Delegacia Regional de Patu, pois a cidade de Caraubas não dispõem de um delegado titular.



Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

HOMEM QUE MATOU O GENRO COMETE SUICIDIO EM UMA DAS CELAS DO CDP DE ASSU

Na manhã de hoje 01 de novembro o homicida Otavio Francisco Barros que matou o proprio genro no ultimo sabado  no sitio de Reginaldo gelo cometeu suicidio em uma das celas do CDP de Assu.


Segundo informações do diretor do CDP Rodrigues Junior foi informado às 06.30h pelo agente penitenciario plantonista que ocorrera


um suicidio por enforcamento onde o agente foi chamado pelos detentos da situação real do acorrido, um dos presos foi ao


banheiro da cela e viu o Sr. Otávio Francisco Barros enforcado. 
O senhor diretor Rodrigues Junior realizou todos os procedimentos cabiveis acionando os peritos do itep para a remoção do corpo.
Segundo o diretor desde que o CDP foi criado em Junho de 2010 este é o primeiro caso, e esperamos que seja o ultimo. Informou Rodrigues Junior diretor do CDP de Assu.


CENAS FORTES AQUI!


Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Resultado dos Aprovados a Candidato ao Conselho Tutelar de Itaú-RN


Resolução Nº. 002/2011 do cmdca de Itaú-RN

Altera o Artigo da Resolução 20 nº. 001 de 12 de setembro de 2011.

O conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente de Itaú-RN, reunido no dia 31 de outubro de 2011, no uso de suas atribuições e tendo em vista no que dispõe a Lei Municipal N°. 187/1990 e suas alterações aprova a presente resolução, e,

Considerando a média geral da Avaliação Específica obtida pelos candidatos a Conselho Tutelar no pleito de 2011;

Considerando a necessidade de ter um mínimo de 10 (dez) candidatos no pleito de votação;

RESOLVE:

Art. 1º. – Alterar a redação do Artigo 20 da Resolução Número 001 de 12 de Setembro de 2011 que estabelece norma para a realização do processo de escolha para a composição do Conselho Tutelar do Município de Itaú.

Art. 2º. – O Inciso III e. Parágrafo 2º. do Artigo 20 da Resolução Número 001/2011 passam a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 20 Na elaboração................
(...)
III – A prova não poderá cometer identificação do candidato, somente o uso de código ou número, considerando-se apto o candidato que atingir a média 05 (cinco) pontos na nota auferida pelos examinadores.
(...)
§ 2º. Aqueles candidatos que deixaram de atingir a média 05 (cinco) não terão suas candidaturas homologadas, bem como não estarão aptos a submeterem ao processo de escolha, ocorrendo o mesmo com aqueles considerados inaptos na avaliação médica e psicológica”

Art. 3º - Permanece estabelecido os prazos elencados no anexo do Edital 001/2011.

Art. 4º - Esta Resolução entrará na data de sua publicação a fazer-se mediante a fixação na sede do COMDICA e no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Itaú dentro de 24h a contar da aprovação, sem prejuízo de ampla divulgação em jornais de circulação local e demais meios de comunicação.

Itaú 01 de Novembro de 2011.

RESULTADO DOS APROVADOS

            A presidente da Comissão Eleitoral para Escolha dos Membros do Conselho Tutelar de Itaú-RN, no uso de suas atribuições que lhe confere as Resoluções N°. 001 e 002/2011 e, considerando o que dispõe a Lei Municipal nº. 187/1990 e suas alterações, torna público o RESULTADO DA AVALIAÇÃO DECONHECIMENTOS ESPECÍFICOS para o processo de escolha do cargo de Conselheiro Tutelar da Criança e do Adolescente de Itaú – RN para o triênio 2012/2014.




Fonte: Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Edital do PSV 2012 deve ser publicado na próxima semana



A Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) já produziu o edital do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) de 2012, o vestibular da instituição. Porém, a publicação do edital depende de aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uern (Consepe).
O edital estabelece todo o cronograma de realização do PSV e será aprovado pelo Consepe próximo dia 8. "Até lá, vamos evitar divulgar datas, porque possa ser que haja alguma alteração e tenhamos que voltar atrás. Vamos esperar pela aprovação", informa o presidente da Comperve, professor Egberto Mesquita.
Ele estima que o edital seja publicado dias após aprovação na reunião do Consepe, e que as inscrições comecem na semana seguinte à publicação. A data das provas, entretanto, já está decidida: 4 e 5 de março, segundo Egberto Mesquita, que acrescenta que em breve todas as datas serão de conhecimento público.
As provas do PSV estavam previstas para dezembro, mas foram adiadas devido à greve deste ano na Uern, a mais longa da história da instituição e também do serviço público do Rio Grande do Norte: 106 dias. A paralisação também comprometeu o calendário universitário 2011, que precisou ser refeito.
Com isso, o semestre letivo 2011.1 só terminou oficialmente ontem. Já o semestre letivo 2011.2 começará em 16 de novembro, com aulas a partir de 23 de novembro, prazo das matrículas dos alunos veteranos, e término em 17 de março de 2012. Foram utilizados 15 sábados letivos no segundo semestre de 2011.


Fonte: Defato
Leia Mais ››

Oficial preso por receptação assume cargo de chefia do Batalhão de Mossoró

O major Divanaldo Marques Duarte, que foi preso em fevereiro deste ano com um carro roubado, em Macau, foi designado recentemente para assumir o segundo cargo mais importante do novo Batalhão de Polícia Militar de Mossoró. Divanaldo é o subcomandante do XII Batalhão, ficando abaixo hierarquicamente somente do tenente-coronel Francisco Alvibá Gomes, comandante. O processo está com a juíza Cristiany Maria de Vasconcelos, que decidirá nos próximos meses se condena ou não o PM.
O major ficou preso durante a investigação feita pelo delegado Delmontiê Falcão, da Delegacia Especializada na Defesa e na Propriedade de Veículos (DEPROV), em Natal, mas foi recolocado em liberdade após decisão do Tribunal de Justiça (TJ) do RN, que é a segunda instância judicial. O militar foi flagrado no dia 5 de fevereiro deste ano com um carro tipo VW Cross Fox que estava com placas frias - MXO/9566. O veículo havia sido roubado no dia 2 de dezembro de 2009, no bairro Neópoles, em Natal. Ele foi preso em seu gabinete, na Companhia da PM de Macau.
De acordo com a investigação, o major teria adquirido o carro usando da má-fé, sabendo que ele era roubado, diferente do que afirma o advogado Augusto César Pinheiro Saraiva, que acompanha o major. Para ele, a prisão do oficial militar foi "abusiva, ilegal e inconstitucional". Na opinião do defensor, o major foi preso equivocadamente. "Ele comprou o carro sem saber que era roubado. Não tinha a intenção de cometer o crime. Fez até pesquisa antes, mas mesmo assim foi enganado. Qual o perigo que ele representava? Matou alguém? Comprou outro carro roubado? Não!", argumenta.
Divanaldo Marques foi exonerado da função de comandante da Companhia Independente de Polícia Militar de Macau enquanto esteve preso. Depois disso, foi nomeado para o cargo de subcomandante do XI Batalhão de Polícia Militar, em Macaíba. Ele saiu de um cargo de chefia de uma cidade com aproximadamente 20 mil habitantes e pulou para o subcomando de uma cidade bem maior, com cerca de 100 mil moradores. Agora, ele assumiu o segundo cargo mais importante da maior cidade do interior, Mossoró. Ele passa a coordenar ações em Mossoró e sete cidades da região Oeste.
Legalmente, de acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, não existe nenhum tipo de impedimento contra o major Divanaldo Marques, apesar de estar respondendo processo por ter sido preso com um carro roubado. Segundo Araújo, existe um procedimento administrativo interno contra o major, que será definido após a conclusão do processo criminal. "O IPM (Inquérito Policial Militar) só terá uma definição após o processo. O fato de estar sendo processado não impede que ele exerça uma função. Se julgado e condenado, será afastado novamente das funções para cumprir a pena".


Prisão de major resultou em uma grande operação
A prisão do major Divanaldo Marques Duarte, atual subcomandante do XII Batalhão de Polícia Militar de Mossoró, resultou na realização de uma operação na região do Vale do Açu, onde vários veículos roubados foram recuperados e pessoas envolvidas foram presas. O major foi o primeiro a ser preso e logo depois a Polícia Civil deflagrou uma operação em Pendências, Assú, Macau, Guamaré e também na capital do Rio Grande do Norte.
Logo após ter concluído a investigação, em março deste ano, o delegado Delmontiê Falcão, da Delegacia Especializada na Defesa e na Propriedade de Veículos (DEPROV), em Natal, disse ao DE FATO que as provas colhidas vão de encontro à versão dada pelo PM.
A defesa alega que o major comprou o carro roubado sem saber da sua procedência, o que lhe colocaria no crime de receptação culposa, que é quando se comete um crime sem intenção. Mas o delegado entendeu de maneira diferente. Ele foi indiciado por receptação dolosa, que é quando há a intenção.
Delmontiê disse, na época, que a versão do oficial da PM não era convincente. Para um policial, tomar certos cuidados ao adquirir qualquer tipo de bem é imprescindível, disse o delegado Falcão ao DE FATO.
"Como é que eu troco um carro 2006, 'peba', em um 2008 ponta de linha? Eu não entendo como alguém faz uma negociação dessas e diz que não sabe o que está fazendo...", ironiza o delegado, referindo-se à negociação feita pelo major, que possuía um carro de ano mais antigo e modelo simples e trocou por outro, mais caro.
A polícia recuperou 11 carros roubados na região durante a operação "Estouro", como foi denominada pela Polícia Civil. Ela foi deflagrada no dia 18 de fevereiro deste ano. Três pessoas foram presas na operação e outras quatro indiciadas por crimes de receptação, roubo, estelionato e adulteração de placas e chassis de veículos.


Fonte: Defato
Leia Mais ››

Imagem e relíquias de Santa Luzia são levadas em peregrinação


A tradicional festa de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, acontece sempre entre os dias 3 e 13 de dezembro, mas desde o mês passado que a imagem e a relíquia da santa estão em peregrinação percorrendo as paróquias de toda a região Oeste. De 29 de outubro a 26 deste mês, a imagem da santa será levada ao alcance de todos os devotos que não têm condições de visitar a sua festa em Mossoró.
No sábado, 29, a visita foi realizada na Igreja de Sant'Ana, em Campo Grande, na matriz de Nossa Senhora da Conceição e na Capela de Santo Antônio na Fazenda Poré em Upanema. Nesses municípios, a recepção teve igrejas lotadas com direito a procissão, banda de música, fogos de artifício.
No domingo, 30, foi a vez da paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Porto do Mangue, Santa Luzia, de Carnaubais, e Irmã Lindalva, em Assú.
De acordo com a coordenação, foi levado um pregador que conta a história de Santa Luzia e fala sobre o relicário milenar que acompanha a imagem. São peças pessoais que pertenceram a santa protetora dos olhos e que ficam à disposição dos visitantes. "Convidamos os devotos para participarem da Festa de Santa Luzia de Mossoró, de 3 a 13 de dezembro", disse a coordenação.
Nos próximos finais de semana até o dia 26, as visitas serão realizadas nos municípios do Médio e Alto Oeste e na região litorânea. A imagem da santa também será conduzida para o Estado do Ceará, visitando algumas das cidades vizinhas. A zona rural de Mossoró e do Ceará também será contemplada.
Em Mossoró, uma grande programação está sendo montada, como todo ano. O ponto alto desta edição da festa será o 2° Pedalando com Santa Luzia, que será realizado no dia 4 de dezembro, com seis quilômetros e meio de percurso. Também acontecerão o tradicional Abraço da Cidade, Apresentação Louvor dos Pequeninos e o Moto Romaria.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Prazo de normalização na entrega de correspondências estabelecido pelos Correios após a greve é descumprido

correios
No último dia 23, o prazo de dez dias estimado pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) para que o fluxo de entrega de objetos postais fosse normalizado em todo o Rio Grande do Norte foi atingido. Entretanto, passados quase 20 dias após o fim da paralisação, o serviço de entrega ainda não foi totalmente regularizado pelos Correios e ainda há cerca de 400 mil objetos postais a serem entregues do total de 1,5 milhão acumulado no Estado durante a recente greve dos funcionários.
A dona de casa Maria José, que reside no bairro Santo Antônio, aguarda a entrega da fatura do cartão de crédito em atraso desde o mês passado. "Ainda não paguei o cartão porque a fatura ainda não chegou. Aguardei porque esperava que depois da greve a entrega fosse voltar ao normal. Mas não foi o que aconteceu e agora quem sofre é a população com as multas por atraso da conta", reclama a dona de casa.
Assim como a dona de casa Maria José, muita gente ainda espera pelo recebimento das correspondências em Mossoró. Na avaliação do vice-presidente da regional do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintect), José Ferreira, foi uma grande irresponsabilidade da gestão ECT divulgar uma estimativa de apenas dez dias para normalização do serviço de entrega no Estado.
"Naquele momento nossa estimativa era de serem necessários 30 dias para regularização da entrega. Mas até semana passada tínhamos um número grande de objetos acumulados na Agência Regional de Mossoró dos Correios e deve permanecer assim por muito tempo, já que a mão de obra foi reduzida", afirma José Ferreira.
O vice-presidente do Sintect acredita que o serviço somente será normalizado integralmente quando houver contratação de novos carteiros. "Enquanto não contratarem no mínimo 20 novos carteiros a população vai amargar por muito tempo os atrasos das correspondências. Acredito que essa contratação deve ocorrer só no próximo ano, mas existem rumores que a ECT contrate apenas oito carteiros", revela José Ferreira.
De acordo com a assessoria de comunicação dos Correios, o planejamento da empresa para normalizar os serviços de entrega foi prejudicado por dois fatores. "Primeiro, a nova contratação de funcionários prevista para outubro foi adiada, mas deve ser feita ainda nesta semana. E segundo, a empresa que oferecia o serviço de funcionários terceirizados de regime de trabalho temporário cancelou o contrato antes do término. Assim, o cronograma foi prejudicado pela redução de funcionários", informa a assessoria de comunicação dos Correios.
Segundo a ECT, os funcionários estão trabalhando também nos finais de semana e feriados em regime de mutirão para compensar a paralisação dos trabalhos. "Tanto o pessoal que fizeram greve como os demais funcionários estão trabalhando nos finais de semana e feriado, inclusive no Dia de Finados haverá mutirão, objetivando reduzir o acúmulo de objetos postais que atualmente é de 400 mil no RN", finaliza a assessoria dos Correios.

Fonte: O Mossorense
Leia Mais ››

Festa de Santa Luzia terá show de Fafá de Belém e apresentação do pianista Artur Moreira Lima

padre_flavio
A Comissão Organizadora da Festa de Santa Luzia 2011 divulgou as principais atrações musicais da edição dos festejos alusivos à padroeira de Mossoró. A cantora Fafá de Belém fará a abertura da festa, que terá ainda a participação do pianista Artur Moreira Lima.
De acordo com o vigário-geral da diocese de Mossoró, padre Flávio Augusto Forte de Melo, a cantora Fafá de Belém se apresenta no dia 3 de dezembro durante abertura da Festa de Santa Luzia.
Outra novidade será a presença do grande pianista Artur Moreira Lima nos festejos deste ano. "A data de apresentação do pianista vamos definir na próxima semana, mas a cantora Fafá de Belém já tem data confirmada", informa o padre.
Segundo o sacerdote, os recursos para realização das duas atrações foram assegurados pela governadora Rosalba Ciarlini, que recebeu em audiência, na última quinta-feira, 27, o bispo diocesano dom Mariano Manzana, o vigário-geral padre Flávio Augusto, o pároco da Catedral, padre Walter Collini e membros da Comissão da festa.
"A governadora assegurou os recursos para contratação das atrações, confirmando o apoio do Governo do Estado à festa e às atrações, com a cantora Fafá de Belém e o pianista Artur Moreira. A contratação ficará sob responsabilidade do Governo do Estado", ressalta o coordenador.
O tema da festa de Santa Luzia 2011 é "Santa Luzia: Fé Testemunhada. Catequese: Fé Transmitida", e o lema: "Ver com os olhos da fé", os quais foram escolhidos, segundo padre Flávio, para resgatar dimensão da fé como sentido de vida, "fé que implica o bem ao próximo em prol de um mundo melhor e mais harmonioso".


Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

Termina hoje prazo para cadastramento de consumidor com direito a desconto em tarifa de energia




Os consumidores de energia que estão classificados nos critérios de baixa renda e que têm consumo menor ou igual a 30 quilowatts-hora (kWh) por mês têm até hoje (1º) para inscrever-se no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e garantir a manutenção do recebimento dos descontos previstos na Tarifa Social de Energia Elétrica. Essa é a última etapa do recadastramento dos consumidores, que começou em dezembro de 2010.


No ano passado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou as regras para conceder os descontos na tarifa de energia. Antes, o benefício era dado automaticamente para as unidades que consumiam até 80 quilowatts-hora por mês, independentemente da renda familiar. Com as novas regras, a tarifa só será concedida para quem estiver inscrito no CadÚnico, base dados que inclui as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total.


A inscrição dos consumidores de baixa renda deve ser feita na Secretaria de Assistência Social de seu município ou no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome pelo número 0800-707-2003. Após a inscrição, o consumidor deve procurar a distribuidora de energia elétrica de sua cidade para comprovar o cadastramento e continuar a ter direito às tarifas diferenciadas.


Com o desconto da tarifa social, a redução na conta de luz pode chegar a 65% para quem consome até 30 kWh por mês, a 40% para aqueles com consumo entre 31 kWh e 100 kWh por mês e a 10% para famílias que gastam de 101 kWh a 220 kWh por mês. O desconto chega a 100% para o consumo de até 50 kWh por mês para famílias indígenas e quilombolas que atendam a uma das duas condições básicas para obter o benefício.


Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

PF diz que Belo é envolvido com Máfia

PF diz que Belo é envolvido com Máfia


A Polícia Federal revelou que o cantor Belo mantinha negócios com três pessoas investigadas pela operação Black Ops, que desarticulou quadrilha envolvida com a máfia dos caça-níqueis em associação com israelenses.


No período em que o grupo foi investigado, o cantor usufruiu de ao menos três carros financiados pela agência do chefe do bando, Haylton Escafura, ligada ao esquema de importação ilegal de veículos de luxo. Em dezembro de 2010, o pagodeiro teria transferido R$ 850 mil para contas de empresas do grupo.


Os carros da agência Euro Imported Cars usados por Belo seriam um BMW X6, um Porshe Panamera e um Audi R8 (avaliado em R$ 1 milhão). Belo também manteria negócios com a Full House Produções e Eventos Ltda, cujo nome fantasia é Diamond Produções e Eventos, investigada pela PF.


Segundo relatório das investigações, enviado para o Ministério Público Federal, o nome de Belo é citado diversas vezes pelos três sócios.


O cantor foi procurado pela reportagem, mas nem ele nem seus advogados se pronunciaram a respeito.


Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Comarca de Pau dos Ferros/RN realiza sessões do Tribunal do Júri popular


A Comarca de Pau dos Ferros/RN sob a presidência da Meritíssimo Juiz Dr. Rivaldo Pereira Neto, realizou nos dias 24, 25, 26 e 27 do mês de outubro , sessões do Tribunal do Júri. As sessões estão sendo realizadas na Câmara Municipal(foto) de Pau dos Ferros/RN, foram realizados 04 julgamentos, nos próximos dias 08, 09 e 10 de Novembro há outros três processos entrarão na pauta para julgamento.


Os trabalhos tiveram inicio no ultimo dia 24 de Outubro e se estenderão até o dia 10 de Novembro e até o momento apresentou os seguintes resultados:


Dia 24 foi o julgamento de Francisco Maurício de Sousa condenado a treze anos e dois meses de reclusão a serem cumpridos em regime fechado.


Dia 25 foi julgado pelo Tribunal do Júri José Nilson da Silva, condenado a dez anos e oito meses de reclusão a serem cumpridos em regime fechado.


Dia 26 foi julgado pelo Tribunal do Júri Felipe Chaves de Araújo, condenado a sete anos e oito meses e vinte dias de reclusão a serem cumpridos em regime semi aberto.


Dia 27 foi julgado pelo Tribunal do Júri Jaciguara Ferreira de Sousa, condenado a oito anos e quatro meses de reclusão a serem cumpridos em regime fechado.


Na Comarca de Marcelino Vieira/RN, foi realizado um júri popular, na ultima quinta-feira (28/10), no Fórum de Marcelino Vieira/RN, o réu Juvenildo Leandro dos Santos, que assassinou sua ex-esposa, com dois disparos de arma de fogo, um no peito e outro na cabeça, no ano de 2007.




O mesmo foi condenado a quinze anos de reclusão em regime fechado, após a sentença o mesmo retornou para o Estado de São Paulo/RN, onde cumpre pena por outros crimes.


Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

PCC fornece 95% das drogas consumidas no RN

O Primeiro Comando da Capital (PCC) é responsável pelo envio de pelo menos 95% das drogas ilícitas consumidas no Rio Grande do Norte. A estimativa é do delegado Odilon Teodósio dos Santos, que ontem deixou a Delegacia de Narcóticos de Natal (Denarc) e se transferiu para Divisão de Polícia do Oeste (Divipoe), com sede em Mossoró.


De acordo com o delegado, a facção criminosa nascida nos presídios de São Paulo mantém contatos com cerca de 15 a 20 traficantes internos das penitenciárias estaduais de Alcaçuz, em Nísia Floresta, e de Parnamirim (PEP).


"Esses traficantes são pessoas de confiança do PCC. É claro que a droga não é entregue a eles, até porque estão presos. Mas são enviadas a prepostos, que ficam encarregados de fracionar o material, distribuí-lo e arrecadar o dinheiro apurado, que é depositado em contas bancárias de 'laranjas' do PCC", explicou Odilon Teodósio.


A preferência do PCC por esses "contatos" dentro dos presídios do Rio Grande do Norte e de todo o país se dá por um motivo simples: como esses traficantes já estão presos, são facilmente localizados caso algo dê errado. "É uma relação de confiança. E se por acaso essa confiança for quebrada, os 'infratores' são sumariamente executados, conforme o 'código' deles", resumiu o delegado.


O crack e a maconha percorrem um longo caminho antes de chegar ao consumidor final no Rio Grande do Norte (ver infográfico ao lado). A droga é fabricada/plantada na Bolívia e no Peru e enviada para o Paraguai. Lá, é adquirida por integrantes do PCC, que a levam para São Paulo. Do Estado paulista, os entorpecentes são trazidos para todo o Rio Grande do Norte e para todo o Nordeste, na grande maioria das vezes, por via terrestre.


"Como a Polícia Rodoviária Federal aumentou a fiscalização a ônibus e carros de passeio, o método mais usado atualmente é utilizar grandes carregamentos em caminhões que vêm para cá. Uma coisa é se averiguar o que há em um carro ou em um ônibus. Mas falta pessoal para fiscalizar caminhões que transportam mais de 10 toneladas", explicou.


Um outro detalhe repassado por Odilon que chama a atenção sobre essa droga enviada pelo PCC ao Rio Grande do Norte é relativo à qualidade. "O crack e a maconha são de péssima qualidade. E a pasta base, ao chegar aqui, é misturada a pó de giz ou de vidro, por exemplo".


De acordo com o delegado, isso se dá por causa de "lei de mercado". "Os traficantes procuram enviar as drogas mais puras, de maior qualidade, para mercados onde sabem que vão poder ganhar mais. Um quilo de cocaína pura na Finlândia, por exemplo, chega a 160 mil dólares. Como esse valor é muito alto para o nosso mercado, dificilmente o usuário vai encontrar uma cocaína de boa qualidade por aqui", falou. Para chegar à Europa, a droga percorre outro caminho, saindo da Colômbia e entrando no Brasil pela amazônia.


Odilon Teodósio deixou a Denarc ontem, após quase quatro anos comandando o combate ao tráfico de drogas em Natal. Nesse período, a Denarc apreendeu quase uma tonelada  de drogas ilícitas (ver quadro acima) e prendeu dezenas de pessoas. "Para se ter uma ideia, nossa equipe conseguiu desbaratar 22 quadrilhas com, no mínimo, sete integrantes. Mas o número que mais chama a atenção é o fato de termos concluído e remetido à Justiça quase 800 inquéritos".


O delegado, alagoano de nascimento e atualmente com 45 anos, foi convidado pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Aldair da Rocha, para comandar a Divipoe. Ontem, no último dia de expediente na Denarc, manteve a rotina de trabalho intenso: cumpriu o horário, despachou documentos e colheu depoimentos. "Como ainda há alguns trabalhos para se concluir por aqui, devo passar mais algum tempo auxiliando a nova equipe e até mesmo comandando operações. Mas nada que possa ser adiantado por enquanto".


Líderes do tráfico já foram presos em Alcaçuz


A Denarc já prendeu traficantes que atuavam dentro da penitenciária de Alcaçuz. No dia 25 de março do ano passado, os policiais cumpriram quatro mandados de prisão e seis de busca e apreensão expedidos pela 1ª vara Criminal de Parnamirim. Foram presos em Alcaçuz: Gilvan Pereira da Costa, o Gilvan Queimado, e o filho dele, Diógenes Costa. A mulher de Diógenes, Gislaine da Silva Oliveira, foi presa na ala feminina do complexo penal Doutor João Chaves, na zona Norte de Natal.


À época, Odilon Teodósio, explicou como funcionava o crime. "Esse grupo era bem articulado. Usando celulares, eles comandavam o tráfico de drogas em Parnamirim. Durante os últimos meses, apreendemos alguns carregamentos de drogas deles e, com um trabalho investigativo, conseguimos chegar aos líderes do bando".


A operação foi batizada de Trampolim Anti-drogas. Na ação foram apreendidos vários aparelhos de telefone celular e chips.


A rota da droga consumida no RN


1. A droga (crack, pasta base e maconha) é produzida na Bolívia e no Peru.


2. Os entorpecentes são enviados para o Paraguai.


3. A droga é comprada por integrantes do PCC e remetida para São Paulo.


4. Por telefone celular, de dentro de presídios, traficantes potiguares fazem encomendas ao PCC. A droga é enviada, na maioria das vezes, por via terrestre.


5. Ao chegar ao Rio Grande do Norte, a droga é entregue pelas "mulas" a prepostos dos traficantes, que irão fracionar e refinar o material.




Fonte: Plantão Apodi
Leia Mais ››

PMs de Assu e São Rafael protestam em seus blogs decisão que soltou acusados de assalto

Imagem Ilustrativa




Continua repercuntindo a decisão do juíz de Parelhas, que na noite de ontem entendeu que a prisão dos acusados de assaltar um posto de combustíveis em Jucurutu e um veículo Siena em Mossoró foi ilegal. O Blog da Polícia Militar de São Rafael, cidade onde se deu grande parte da ação que capturou os assaltantes, publicou o protesto e a indignação de Policiais Militares que não mediram esforços para livrar a socidedade da violência cometida pela gangue armada. 
O Mesmo tambem foi feito no Blog do GTO da cidade de Assu/RN, onde iclusive foi o GTO de Assu que trocou tiros com algumas pessoas na noite de sexta feira proximo a São Rafael e eles mesmos prenderam os acusados na manhã de sábado proximo a Rodoviaria de Assu/RN.



LEIA O QUE DIZEM EM SEU BLOG OS PMS DE SÃO RARAEL QUE PARTICIPARAM DA AÇÃO

TODO O TRABALHO DA POLÍCIA FOI PRATICAMENTE EM VÃO, POIS O DR JUÍZ RELATA QUE NÃO HOUVE UMA BUSCA ININTERRUPTA CONTRA A QUADRILHA. E A NOITE EM CLARO QUE POLICIAIS DE JUCURUTU E SÃO RAFAEL PASSARAM TENTANDO CAPTURAR OS INTEGRANTES DO GRUPO? INCLUSIVE PRENDENDO LUCIEDSON  AS MARGENS DA RN QUE LIGA A SANTANA DO MATOS? E O VEÍCULO DE COR VERDE QUE DEU APOIO AOS BANDIDOS NO ASSALTO A JUCURUTU? FÁCIL DIZER QUE OS RESPONSÁVEIS FORAM APENAS GUÊGUÊ(FORAGIDO) E JUSCELINO(MORTO). 
LEIA O QUE DIZEM EM SEU BLOG OS PMS DE ASSU/RN QUE PARTICIPARAM DA AÇÃO
NOTA do Blog GTO Assú: É difícil de acreditar no que foi exposto pelo Magistrado, em uma decisão absurda, ele colocou uma perigosa quadrilha de assaltantes, que possuia armas restritas de uso exclusivo da PM em liberdade. Depois a sociedade cobra da PM o que a Justiça não tem competência para fazer. Está ficando cada vez mais difícil trabalhar no serviço policial, Policiais Militares colocaram a vida em risco em vão, com a palavra os superiores desse Juiz.
Os textos acima refere-se a decisão do juíz Luis Felipe Lück Marroquim sobre a busca realizada pelos PMS. (LEIA  TEXTO ABAIXO) 
DISSE O JUÍZ EM SUA DECISÃO
"Os demais flagranteados foram presos no dia seguinte, sem que a polícia tenha demonstrado que a busca foi ininterrupta. Ademais, não se sabe como se chegou ao nome de Luciedson, preso quando vinha de carona num veículo".



Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

JUIZ DIZ QUE PRISÃO DE ACUSADOS DE ASSALTO EM JUCURUTU FOI ILEGAL E MANDA SOLTA-LOS




O Juiz Luiz Felipe Lück Marroquim da comarca de Parelhas/RN responsável pelo plantão judiciario no final de semana na Região do Seridó proferiu uma decisão que no minimo pegou de surpresa a população do Seridó.

O Juiz relaxou (mandou soltar) a prisão das seis pessoas que foram presas na ultima sexta e sábado pela Polícia Militar entre as cidade de  Jucurutu, São Rafael e Assú ,  sob acusação de participarem de uma quadrilha que pratica assaltos.

Em sua decisão o juiz diz que é ilegal a custodia dos presos pois a autoridade policial não logrou exito em demonstrar a situação de flagrância para com os acusados.


Na decisão o Juiz Diz:
 
De fato, as diversas vítimas indicaram como autores dos delitos contra o patrimônio a pessoa conhecida como “Guegue”, cujo nome não foi revelado no IP, e um homem branco com cicatriz no queixo, o qual veio a óbito após confronto com a polícia, ou seja, as vítimas nada disseram sobre os flagranteados”, afirma, e continua: “O que se tem de objetivo é que o veículo de uma das vítimas foi encontrado no Sítio Serrote, localidade em que foram presas Leilyane e Jacqueline, o que é insuficiente para configurar a participação nos roubos”.
 
Sobre as demais prisões o juiz diz:
 
Os demais flagranteados foram presos no dia seguinte, sem que a polícia tenha demonstrado que a busca foi ininterrupta. Ademais, não se sabe como se chegou ao nome de Luciedson, preso quando vinha de carona num veículo. Quantos aos flagranteados Rivanaldo, Vanderson e Alan, estes foram presos em Açu após denúncia anônima versando sobre três homens em atitude suspeita na rodoviária,pois estavam feridos numa Sprinter. Ora, como adequar tais fatos ao art. 302, do CPP?

Mesmo que se analisasse a prisão sob a perspectiva do crime de formação de quadrilha, delito permanente, não restou configurada a elementar de “cometimento de crimes”, pois não vejo sequer indícios de participação em mais de um delito.

Assim, impõe-se o imediato relaxamento da prisão, tal qual está a exigir o nosso ordenamento constitucional. Com efeito, versa o art. 5º, LXV da Constituição Federal que “a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária”, texto cuja literalidade dispensa alongamentos de interpretação.

Pelo exposto, RELAXO A PRISÃO DE LEILYANE ALVES FERREIRA, JACQUELINE BRITO E SILVA, VANDERSON LIMA BARRETO, RIVANALDO PEREIRA DE ARAÚJO, ALAN JOSÉ FERREIRA DA SILVA E LUCIEDSON SOARES DA SILVA.
Expeça-se Alvará respectivo, para que seja o(s) mesmo (a) posto(s) em liberdade se por outro motivo não deva permanecer sob custódia.

A Diretoria do Presidio Pereirão Veruska Saraiva disse que está sendo feita uma analise criteriosa na situação judicial dos presos antes que eles sejam postos em liberdade, fato que pode ter faltado antes da decisão do magistrado.

Ainda de acordo com informações chegadas a reportagem existe contra os presos alguns mandados de prisões em aberto devido fugas no regime semi aberto.



Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››