sexta-feira, dezembro 23, 2022

Inmet alerta para chuvas intensas em 42 cidades do RN; veja lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para o Rio Grande do Norte. Os avisos são válidos até a manhã deste sábado (24), véspera de Natal.


Rio Grande do Norte vai ser atingido em parte do território por chuvas intensas, segundo Inmet — Foto: Divulgação/Inmet


Um dos avisos é de perigo potencial (alerta amarelo), o primeiro na escala do grau de severidade do Inmet, e atinge 42 cidades do RN. Já o outro tem o grau de severidade de perigo (alerta laranja), o segundo na escala, e atinge três munícpios do estado - que também estão na lista do outro alerta. (Entenda as diferenças no grau de severidade abaixo).


Grau de severidade

Perigo Potencial (amarelo)Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário
Perigo (laranja)Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades
Muito perigo (vermelho)Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência


De acordo com o Inmet, o alerta de perigo potencial, que vai atingir a maior parte das cidades potiguares entre os dois avisos, prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Esse alerta vale até 10h.


Já no alerta de perigo, a previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou de 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos en 60-100 km/h. Há ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Esse alerta vale até 11h.


Entre as medidas de precaução indicadas pelo Inmet, está, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pelo risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.


Alerta de perigo potencial

Água Nova

Alexandria

Almino Afonso

Antônio Martins

Apodi

Baraúna

Caraúbas

Coronel João Pessoa

Doutor Severiano

Encanto

Felipe Guerra

Francisco Dantas

Frutuoso Gomes

Governador Dix-Sept Rosado

Itaú

João Dias

José da Penha

Lucrécia

Luís Gomes

Major Sales

Marcelino Vieira

Martins

Olho d'Água do Borges

Paraná

Patu

Pau dos Ferros

Pilões

Portalegre

Rafael Fernandes

Rafael Godeiro

Riacho da Cruz

Riacho de Santana

Rodolfo Fernandes

São Francisco do Oeste

São Miguel

Serrinha dos Pintos

Severiano Melo

Taboleiro Grande

Tenente Ananias

Umarizal

Venha-Ver

Viçosa


Alerta de perigo

Luís Gomes

São Miguel

Venha-ver


Alerta de perigo atinge três cidades do RN — Foto: Divulgação/Inmet


Fonte: g1

Leia Mais ››

Banco do Brasil abre concurso público com 26 vagas imediatas e 6 para cadastro de reserva no RN

O Banco do Brasil abriu concurso público na quinta-feira (22) com oportunidades para todo o país e no Rio Grande do Norte estão previstas 26 vagas imediatas e 6 para formação de cadastro de reserva.


Agência do Banco do Brasil — Foto: João Vitor Ferreira/G1


As vagas são para escriturários, na função de agente comercial, com salário de R$ 3.622,23 para jornada de 30 horas semanais. Os cargos exigem nível médio.


As inscrições começaram nesta sexta-feira (23) e vão até o dia 24 de fevereiro. Para se inscrever, é preciso acessar o site da Cesgranrio - a taxa de inscrição é de R$ 50.


As oportunidades no Rio Grande do Norte são para as cidades de Ceará-Mirim, Extremoz, Natal, Parnamirim, Pedro Velho, São Gonçalo do Amarante, São José do Campestre, São Paulo do Potengi, São Tomé e Touros.


Todas as provas para as vagas no Rio Grande do Norte serão aplicadas em Natal, segundo aponta o edital. As provas serão no dia 23 de abril.


No caso do agente comercial, as vagas são para todos os estados e Distrito Federal. Já para Brasília e São Paulo, há vagas também de agente de tecnologia.


Do total, 5% das vagas são reservados para pessoas com deficiência e 20% para candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos.


Além da remuneração, o aprovado terá participação nos lucros ou resultados, vale-transporte, auxílio-creche; ajuda alimentação/refeição, auxílio a filho com deficiência, previdência complementar, acesso à plano de saúde, plano odontológico básico e a programas de educação e capacitação.


Provas

O concurso terá provas objetivas e prova de redação, que serão aplicadas no dia 23 de abril. As provas terão duração de 5 horas.


No momento da inscrição, o candidato deverá escolher a UF/Macrorregião/Microrregião e a cidade de realização das provas. Ou seja, ao optar por concorrer à determinada UF/Macrorregião/Microrregião, o candidato estará automaticamente vinculado a ela para fins de realização de provas, de classificação e de contratação.



O candidato deve verificar no Anexo I do edital a lista de municípios abrangidos dentro de cada macro e microrregião.


Provas para agente comercial

Provas objetivas com 70 questões de múltipla escolha, com 25 questões de Conhecimentos Básicos e 45 questões de Conhecimentos Específicos.


Conhecimentos Básicos:


Língua Portuguesa: 10 questões

Língua Inglesa: 5 questões

Matemática: 5 questões

Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões

Conhecimentos Específicos:


Matemática Financeira: 5 questões

Conhecimentos Bancários: 10 questões

Conhecimentos de Informática: 15 questões

Vendas e Negociação: 15 questões

Contratação

A contratação será feita obedecendo ao planejamento estratégico e orçamentário do banco e à classificação do candidato.


O prazo de validade do concurso será de um ano, a partir da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por igual período. É durante esse prazo que os candidatos aprovados poderão ser convocados.


No caso das vagas dentro do cadastro de reserva, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.


A previsão de divulgação dos resultados finais é 14 de julho.

O último concurso do Banco do Brasil foi em 2021, para o total de 4.480 vagas, e também foi organizado pela Fundação Cesgranrio.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Preso é morto durante briga em cela de presídio na Grande Natal, diz Seap

Um preso morreu após se envolver em uma briga dentro de uma cela do Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, Grande Natal, na manhã desta sexta-feira (23). A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte.


Corpos foram encontrados no Presídio Rogério Coutinho Madruga (Arquivo) — Foto: Ediana Miralha/Inter TV Cabugi


Segundo a pasta, o caso aconteceu por volta das 6h. A direção da unidade informou que os policiais penais de plantão ouviram gritos e agiram para controlar uma briga entre dois internos. O autor do crime teria chutado e pisado a cabeça da vítima.


Os agentes precisaram usar "equipamentos de menor potencial ofensivo" na contenção, como gás pimenta.



Ainda de acordo com a Seap, a cela tinha 12 internos, mas apenas dois se envolveram na briga. Um terceiro também teria ficado ferido ao tentar apartar a briga.


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Instituto Técnico-Científico de Perícia e a Polícia Civil foram acionados ao local.


A Seap ainda informou por meio de nota que os dois internos envolvidos na briga são considerados de alta periculosidade. O Grupo de Operações Especiais (GOE) da Seap foi acionado para reforçar a segurança da unidade prisional.


O Presídio Rogério Coutinho Madruga fica no complexo da penitenciária de Alcaçuz - o maior presídio do Rio Grande do Norte, que se tornou conhecido internacionalmente em 2017, quando uma disputa entre integrantes de facções criminosas rivais presos na unidade resultou em uma chacina que vitimou 27 internos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem é preso após agredir mulher com pedaço de madeira e quebrar braço da vítima em Natal, diz PM

Um homem foi preso após agredir uma mulher com um pedaço de madeira, quebrar o braço da vítima e ameaçá-la de morte com uma machadinha, segundo a Polícia Militar. O caso aconteceu no início da tarde de quinta-feira (22) na Zona Norte de Natal.


Pedaço de madeira e machadinha encontrados com homem suspeito de agressão a mulher em Natal — Foto: PMRN/Cedida


De acordo com as forças de segurança, militares do 4º Batalhão da PM foram acionados para atender uma ocorrência de violência doméstica no Conjunto Brasil Novo, Bairro Pajuçara.


No local indicado, eles ouviram gritos de socorro, entraram na casa, prenderam o suspeito e encontraram a mulher, que tinha sido mantida em cárcere e agredida.



Ainda segundo a polícia, a vítima foi localizada desfalecida no chão, após ter seu braço quebrado. "A violência foi tamanha que ocasionou uma fratura exposta no braço da senhora agredida", informou a PM.


O homem foi preso na hora. No local, os policiais militares descobriram que ele tinha um mandado de prisão em aberto, com pena de 46 anos, 4 meses e 16 dias a ser cumprida em regime fechado. No entanto, a PM não informou por qual crime o suspeito tinha sido condenado na Justiça.


Segundo os policiais, o suspeito teria utilizado um pedaço de madeira para agredir a mulher e a ameaçava de morte com uma machadinha.


A vítima foi resgatada e socorrida ao hospital, onde se encontra internada sob os cuidados médicos e está fora de risco de morte. O suspeito foi levado à Polícia Civil.


A polícia também não informou se o agressor e a vítima eram casados ou tinham outro grau de parentesco.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem é preso suspeito de estuprar enteada de 11 anos no RN


Um homem foi preso na manhã desta sexta-feira (23) por suspeita de praticar estupro contra a própria enteada de 11 anos de idade na zona rural de Ielmo Marinho, no Agreste potiguar. O Conselho Tutelar do município informou à polícia que os crimes vinham ocorrendo há três anos.


Policiais civis da delegacia de Ielmo Marinho e de duas delegacias de São Gonçalo do Amarante cumpriram o mandado de prisão preventiva do padrasto, que foi expedido pela Justiça.


Segundo a Polícia Civil, a investigação começou após uma denúncia encaminhada à delegacia de Ielmo Marinho pelo Conselho Tutelar do município, que informava que a vítima vinha sendo abusada sexualmente por seu padrasto.


Após a prisão, o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça determina prisão da vice-prefeita e do presidente da Câmara de João Dias, no RN

Após denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP), a Justiça potiguar determinou o afastamento dos cargos da vice-prefeita e do presidente da Câmara Municipal de João Dias por 180 dias.


Damária Jácome é vice-prefeita no município de João Dias, no RN (Arquivo) — Foto: Divulgação/Polícia Civil


Pai e filha, Laete Jácome e Damária Jácome são acusados de terem cometido extorsão contra o atual prefeito da cidade para que ele renunciasse ao cargo e a vice assumisse a prefeitura local.

Além do afastamento, a Justiça também decretou as prisões preventivas dos políticos, que agora são considerados foragidos e réus em ação penal, segundo o MP.


De acordo com o MP, o prefeito eleito em 2020 renunciou ao cargo em 27 de julho de 2021, temendo as ameaças feitas pela vice-prefeita e pelo presidente da Câmara, que eram dirigidas a ele e sua família.


Em outubro passado, após o prefeito eleito entrar com pedido na Justiça, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte determinou o retorno dele à chefia da gestão de João Dias.


Além da vice-prefeita e do presidente da Câmara, as ameaças sofridas pelo prefeito eleito eram feitas pelos irmãos dela. Dois deles morreram em confronto com a polícia durante o cumprimento de mandados de prisão. Um outro está preso.


O crime de extorsão cometido pelo núcleo familiar é investigado pelo MPRN na operação Omertà. O MPRN também apura o envolvimento da família com outros crimes.


Na segunda-feira (19), o MPRN deflagrou a operação Omertà II, com o objetivo de combater o crime de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas e de outros crimes, com várias movimentações bancárias em empresas de fachada.


A Justiça determinou o sequestro de R$ 1.770.090 de integrantes do grupo investigado. A ação cumpriu dois mandados de prisão e outros seis, de busca e apreensão no RN, e ainda nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.


O g1 procura a defesa da vice-prefeita e do presidente da Câmara, para pedir posicionamento sobre o caso.


Omertà II

De acordo com as investigações do Ministério Público, o grupo é suspeito de lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas e de outros crimes, com várias movimentações bancárias em empresas de fachada. Uma dessas empresas é uma revendedora de veículos da cidade potiguar de Água Nova, que não possui mais do que 3.500 habitantes. Essa revendedora possui apenas um veículo cadastrado junto ao Detran/RN, mesmo tendo movimentado mais de R$ 6 milhões em apenas 2 anos.


Segundo já apurado pelo MPRN, a empresa de fachada recebeu entre os anos 2020 e 2021 um total de 238 depósitos no valor de R$ 2.000, totalizando R$ 476.000, e ainda 109 depósitos bancários no valor fechado de R$ 5.000, o que totalizou R$ 545.000 no mesmo período. Para o MPRN, esse dinheiro é proveniente de crimes cometidos pelo grupo e era lavado nessa empresa.


No Rio Grande do Norte, foram cumpridos mandados nas cidades de João Dias, Água Nova e Nísia Floresta.


Prisões na família

Em 19 de outubro do ano passado, os irmãos da então prefeita de João Dias, Damária Jácome, morreram em uma troca de tiros com a polícia na Bahia. As mortes de Deusamor e Leidjan Jácome de Oliveira, de 38 e 37 anos, respectivamente, ocorreram em Barras (BA), durante uma operação realizada em parceria entre as autoridades da Bahia e do RN. Ela decretou luto em João Dias por três dias.


Outros dois irmãos da então prefeita também foram presos em ações policiais. Todos os quatro tinham mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas.


Outras prisões

Pai da vice-prefeita, o vereador Laete Jácome (PP) tinha sido preso em flagrante, dentro de casa, em outubro de 2020, junto com outras seis pessoas. No imóvel, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão, foram encontradas armas e munições.



As armas eram: duas espingardas calibre 12 com 100 munições do mesmo calibre, dois rifles calibre 38 com 103 munições, e três pistolas calibre 380, com 80 munições. Também foram encontrados R$ 15.535 em dinheiro.


A própria prefeita, então candidata a vice, também teve mandado de prisão expedido pela Justiça e ficou foragida, na época, por suposto envolvimento em grupo responsável por receptação posse ilegal de arma de fogo.


João Dias é um dos menores municípios do Rio Grande do Norte e tem uma população estimada em 2.653 pessoas, pelo IBGE. Ainda de acordo com o órgão, em 2019, apenas 7,4% tinha alguma ocupação e o salário médio era de 1,7 salário mínimo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher morre após se engasgar com caju na Grande Natal

Uma mulher de 52 anos morreu após se engasgar enquanto comia caju, no Rio Grande do Norte. O caso aconteceu em São José de Mipibu, região metropolitana de Natal, na última quarta-feira (21).


Safra Caju Cajus RN Rio Grande do Norte Natal — Foto: Raiane Miranda/Governo do RN


A vítima foi identificada oficialmente como Ednalva Feitosa. Segundo relatório do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), a causa da morte foi "obstrução", causada por engasgo com caju.


A vítima estava na companhia de uma irmã, quando se engasgou com a fruta. Ela foi socorrida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São José de Mipibu, mas não resistiu e morreu.


O corpo foi recolhido nesta quinta-feira (22), pelo Itep, para passar por perícia.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia Civil apreende adolescente suspeito de dois homicídios no RN


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu dois mandados de internação e apreendeu um adolescente de 18 anos que é investigado por dois homicídios em João Câmara, na região Agreste potiguar.


Segundo as investigações, a motivação dos dois assassinatos pode ter sido a disputa pelo tráfico de drogas ou acerto de contas por dívidas no comércio de entorpecentes.


No momento das buscas policiais, o suspeito foi encontrado com uma pequena quantidade de cocaína e, na delegacia, também teve que assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo consumo.


Ele foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep). Embora ele tenha 18 anos, responde por crimes cometidos antes de alcançar a maioridade.


Os mandados foram cumpridos por policiais civis da 85ª Delegacia de Polícia (DP de João Câmara) e da 91ª Delegacia de Polícia (DP de Poço Branco).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Covid-19: casos crescem 39% e óbitos têm redução de 82% no RN em 2022

Mais casos confirmados, novas variantes, redução de mortes, queda nas internações e avanço da vacinação. Esse foi o cenário da covid-19 no Rio Grande do Norte em 2022. Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) e compilados pela TRIBUNA DO NORTE mostram que de janeiro a dezembro deste ano, o estado registrou redução de 82,3% nos óbitos e um crescimento de 39,3% no diagnóstico de novos casos frente ao mesmo período de 2021. Em números absolutos, neste intervalo, as mortes despencaram de 4.668 para 823. Já os casos subiram de 246.661 para 343.605. Especialistas destacam vacinação e projetam 2023.


Segundo infectologistas, os números de transmissão e óbitos refletem o prognóstico dos produtores de vacina. Mortes caíram drasticamente


A médica infectologista Marise Reis diz que os dados refletem o impacto positivo da vacinação. “O surgimento de variantes foi um fenômeno que aconteceu internacionalmente e teve repercussão por aqui. No entanto, o fato de termos investido em vacinação da população trouxe esse impacto positivo que foi essa grande redução. Então assim, como é que se tem um aumento significativo no número de casos e isso não repercute nas mortes? Por causa da vacina. A gente tem uma proporção vacinada em um nível que nos assegura isso”, destaca a profissional.


O epidemiologista Ion de Andrade reforça que os resultados de 2022 no âmbito do combate à pandemia confirmam uma lógica científica. “É o que as vacinas previam antes mesmo delas serem aplicadas. Isso confirma o que foi antecipado pelos laboratórios produtores, que mostraram que as vacinas tinham um efeito sobre a gravidade e um efeito menor sobre a transmissibilidade. Então, o ocorrido no ano de 2022 com o aumento do número de casos e diminuição do número de óbitos tem a ver com o perfil previsto nos protocolos das vacinas”, complementa o médico e pesquisador.


O RN hoje está com a taxa de ocupação de leitos críticos em 59,6%, com 31 pacientes internados em leitos críticos e outros 27 em leitos de enfermaria. Ao todo, o Estado tem hoje 154 leitos instalados, sendo 66 críticos e 88 clínicos, de acordo com o Regula RN. “No pico da pandemia, nós chegamos a ter 430 pacientes internados em UTI e agora nesse último pico, entre novembro e dezembro, nós chegamos a ter no máximo 45 pacientes internados em UTI com covid-19. Então, é outro indicativo positivo porque a vacina reduziu o internamento e consequentemente reduziu o óbito”, destaca Ricardo Valentim, diretor do Laboratório de Inovação em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN).


Quanto à vacinação, a porcentagem garante certa tranquilidade à Saúde do Estado, mas Comitê de Especialistas da Sesap reforça que a população procure completar o esquema vacinal. São 95% da população vacinada com a primeira dose (D1) e 87% com a segunda dose (D2). Além de 55% de vacinados com a primeira dose de reforço (D3) e apenas 24% com a segunda dose de reforço (D4).


A subcoordenadora de Vigilância Sanitária da Sesap, Diana Rêgo, diz que a campanha de imunização contra a covid-19 foi a maior da história. “Foi a maior campanha de vacinação que o Brasil já teve e hoje fazemos uma avaliação do esforço e dedicação dos profissionais que atuaram nesse processo”, destaca.


Para 2023, os especialistas ouvidos pela TRIBUNA DO NORTE alertam para a possibilidade de um novo repique sazonal no início do ano, que deve trazer um aumento nas infecções, mas com uma repercussão de menor impacto nos óbitos. “Devemos ficar atentos. Há uma nova onda surgindo na China e teremos a possibilidade de lidar com novas variantes surgindo. Fatalmente vão surgir novas variantes e forma de nos protegermos, para além de todos os cuidados que as pessoas já sabem, é vacinar”, destaca a médica e pesquisadora da UFRN Marise Reis.


O diretor do LAIS, Ricardo Valentim, acrescenta que o Estado não deve ter grandes explosões de casos. “Muito provavelmente a gente vá ter o que a gente teve agora no final do ano. Vamos ter pequenas subidas e rápidas descidas. O pico desta vez ocorreu em 4 de dezembro, quando tivemos cerca de 1 mil casos, sendo que na época da variante ômicron a gente chegou a ter 12 mil casos. A gente também terá a introdução de vacinas de nova geração, que são vacinas bivalentes que protegem contra a primeira versão do vírus e também contra as variantes”, destaca Valentim.


Estado planeja ampliar vacinação 


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Imunizações, reuniu gestores e técnicos da área para traçar estratégias de avanço da vacinação no próximo ano. A ideia é reforçar a imunização contra a covid-19 nos públicos que ainda não tomaram as doses D3 e D4, além de conscientizar os pais para a imunização das crianças. “Fazemos apelo à população para que tome a vacina, pois viveremos momentos de aumento da circulação do vírus e precisamos proteger principalmente idosos, crianças e imunossuprimidos”, ressalta Diana Rêgo, subcoordenadora de Vigilância Sanitária.


O aprimoramento da plataforma RN Mais Vacina também é outro objetivo da pasta para o ano que vem. Lançado em janeiro de 2021, em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, o sistema promoveu maior controle e transparência à campanha contra a covid-19. Em 2022 passou a incorporar outras campanhas e a partir de 2023 incluirá a vacinação de rotina e informações úteis aos usuários a respeito da necessidade de proteção contra as doenças. 


Desde o lançamento a plataforma contabiliza 10 milhões de doses registradas, sendo 8,3 milhões de doses contra a Covid-19 e mais de 1 milhão da campanha de influenza 2022. Foram emitidos mais de 15 milhões de cartões digitais de vacinação. No RN+Vacina estão cadastrados mais de 90% da população do Rio Grande do Norte. Fernando Lucas, do LAIS, lembrou o início da operação do sistema, que alcançou 3 milhões de acessos na semana do lançamento, em 18 de janeiro de 2021. “Em 2022 tivemos o desafio de incluir outras campanhas e agora estamos nos preparando para incluir a vacinação de rotina”, pontuou.


China preocupa OMS


O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta quarta-feira (21), que a entidade está “muito preocupada” a respeito de como a situação da covid-19 se desenvolve na China, “com crescentes relatos de doença grave”, conforme o país relaxa medidas para conter o vírus. Durante entrevista coletiva, Tedros Adhanom disse que a OMS continua a apoiar os esforços de Pequim para vacinar pessoas de mais risco pelo país e que continuará a oferecer seu apoio para cuidados clínicos e a proteção do sistema de saúde local.


“A fim de ter uma avaliação de risco abrangente da situação no local, a OMS precisa de informação mais detalhada sobre gravidade da doença, entradas em hospitais e pedidos por apoio de unidades de terapia intensiva”, comentou Adhanom. Na coletiva, a autoridade disse também ainda esperar que a China compartilhe dados e conduza estudos requisitados, “e os quais continuamos a requisitar”. Segundo ele, todas as hipóteses sobre as origens do vírus que provocou a pandemia continuam sobre a mesa.


Tedros Adhanom disse que “certamente, estamos em posição muito melhor na pandemia da covid-19 que um ano atrás”, quando começava a onda de casos da Ômicron, com alta forte em casos e mortes. Desde o pico do fim de janeiro, o número de mortes semanais reportadas pelo vírus recuou quase 90%, notou. Ele ainda disse esperar que essa emergência de saúde “seja declarada encerrada” em algum momento de 2023, não especificado.


Covid no RN


2020 – 146,3 mil casos e 3,1 mil mortes;

2021 – 246,6 mil casos e 4,6 mil mortes;

2022 – 343,6 mil casos e 823 mortes.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Congresso aprova Orçamento com salário mínimo de R$1.320 para 2023

Um dia após a promulgação da chamada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que abriu espaço no Orçamento para despesas por meio da alteração da regra do teto de gastos, foi aprovado nesta quinta-feira (22) na Comissão Mista de Orçamento, e em seguida no plenário do Congresso Nacional, o relatório do senador Marcelo Castro (MDB-PI) à proposta orçamentária para 2023.


Aprovação no Congresso| Lei orçamentária garante Bolsa Família de R$ 600


Entre outros pontos, o texto garante a viabilidade de promessas feitas na campanha pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva como o pagamento de R$ 600 do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família, em 2023, além do adicional de R$ 150 por criança de até 6 anos. O salário mínimo em 2023 também vai ser um pouco maior a partir de 1º de janeiro, R$ 1.320. A proposta do governo Bolsonaro previa R$ 1.302.


Com a revisão dos números a partir a promulgação da Emenda Constitucional da Transição, o espaço fiscal foi ampliado para R$ 169,1 bilhões. O teto de gastos da União passou de R$ 1,8 trilhões para R$ 1,95 trilhões. Além disso, o valor que será destinado para manutenção e desenvolvimento do ensino, passou de R$ 119,8 bilhões para R$ 130,6 bilhões. O montante mínimo em 2023 é de R$ 67,3 bilhões.


O substitutivo de Castro aprovado hoje prevê a aplicação de R$ 173,1 bilhões para ações e serviços públicos de saúde. O montante é maior que o valor mínimo exigido a ser aplicado na área, R$ 149,9 bilhões. A peça orçamentária também manteve a estimativa de déficit primário de R$ 231,5 bilhões. O acréscimo de R$ 63,7 bilhões, em relação à proposta enviada pelo Executivo, é reflexo da ampliação do teto de gastos de R$ 145 bilhões e pelo espaço fiscal adicional de R$ 23 bilhões gerado pela exclusão desse teto de despesas com investimentos.


Orçamento secreto


Após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir pela inconstitucionalidade das emendas de relator (RP9), conhecidas como orçamento secreto, em uma complementação de voto, Castro redistribuiu os R$ 19,4 bilhões em emendas de relator previstas para o próximo ano: serão R$ 9,6 bilhões para emendas individuais e R$ 9,8 bilhões sob controle do governo federal, para execução dos ministérios.


Números


R$ 169 bilhões é valor do espaço fiscal ampliado para extrapolar o teto de gastos previsto em lei.

R$ 1,5 trilhões é o novo valor do teto de gastos aprovado pelo Congresso Nacional.


Fonte: Agência Brasil

Leia Mais ››

Twitter tem nova leva de demissões e chefe de políticas públicas deixa a empresa

A diretora de políticas públicas do Twitter, Sinead McSweeney, deixou a empresa em meio a uma nova onda de demissões na empresa, disseram nesta quinta-feira (22) à Reuters duas fontes familiarizadas com o assunto.


Twitter — Foto: Matt Rourke/AP Photo


Nick Pickles, diretor sênior de estratégia global de políticas públicas, assumiu o cargo de McSweeney, disseram as duas fontes. Uma das pessoas ouvidas pela agência disse ainda que 15 dos 30 membros da equipe de políticas públicas do Twitter foi cortada na quarta-feira (21).


McSweeney, Pickles, Musk e o Twitter não comentaram o assunto.


As demissões e a saída de McSweeney da companhia ocorreram enquanto reguladores de todo o mundo questionam o trabalho de moderação de conteúdo do Twitter e a proteção dos dados dos usuários.


Os questionamentos aconteceram depois que o bilionário Elon Musk cortou a equipe da rede social de mais de 7 mil funcionários para menos de 2 mil após comprar a empresa por US$ 44 bilhões (cerca de R$ 227 bilhões, na cotação desta quinta).


A equipe de políticas públicas é responsável por interagir com os legisladores e a sociedade civil em questões como liberdade de expressão, privacidade e segurança online.


O grupo lida com pedidos de governos e grupos de direitos civis para remoção de conteúdo tido como problemático e define regras para proteger usuários vulneráveis.


Com menos funcionários, pode haver atrasos nas respostas às solicitações e algumas políticas em desenvolvimento podem ser ignoradas, disse uma das fontes.


No mês passado, o comissário da União Europeia, Thierry Breton, disse a Musk que o Twitter enfrenta um "enorme trabalho pela frente" para cumprir regulamentos europeus sobre moderação de conteúdo, remoção de desinformação e limitação de publicidade direcionada.


Reportagens da mídia esta semana disseram que McSweeney fez um acordo com o Twitter depois de ganhar uma liminar da Justiça para impedir a empresa de demiti-la depois que ela não respondeu a um e-mail de Musk para toda a companhia exigindo que os funcionários concordassem com uma "cultura hardcore" ou deixassem a empresa.


Fonte: Reuters

Leia Mais ››