domingo, novembro 24, 2019

Preso provisório custodiado na Cadeia Pública de Mossoró é levado as pressas para o Hospital Tarcísio Maia e morre na unidade hospitalar

cpmO preso custodiado na Cadeia Pública de Mossoró, Rosemilson Felipe Santiago, conhecido como "Ró" 23 anos, natural de Assu/RN, foi socorrido por uma viatura do sistema penitenciário estadual, na madruga deste domingo 23 de novembro de 2019, para o Hospital Regional Tarcísio Maia e morreu ao dar entrada naquela unidade hospitalar.

Até o momento não há informações sobre as circunstâncias em que o detento morreu. Só o que se sabe até agora, é que o preso chegou no hospital por volta da 00h30min e ao ser retirado da viatura, foi colocado em maca e encaminhado para o setor de emergência daquela unidade.

Rosemilson Felipe, tinha uma condenação por tráfico de drogas (art. 33) no ano de 2018 na comarca de Assu e estava preso na Cadeia Pública de Mossoró aguardando julgamento pelo Juri Popular por um crime de homicídio qualificado, praticado também na cidade de Assu/RN, no dia 16 de junho de 2018. 

A vítima, José Iltembergue de Mendonça, de 33 anos de idade foi morto na Rua Gregório Soares de Macedo, no bairro Bela Vista em Assú. Segundo a polícia Civil, além de Rosemilson Felipe, o Ró, outro pistoleiro identificado como  Aldemberg Gleyson Tomaz Lopes, o “Berguinho” de 21 anos também participou da morte da vítima.

Os dois foram presos em flagrante, pela Polícia Civil de Assu, no mesmo dia do crime e confessaram ter sido contratados para matar José Iltembergue.  O corpo do presidiário será encaminhado para o Instituto Médico Legal do Itep onde será necropsiado para identificação da causa de sua morte.

Fonte: fim da Linha
Leia Mais ››

Polícia registra crime de homicídio em Janduís região Oeste do Rio Grande do Norte

janduisUm homicídio a bala foi registrado pela Polícia Militar, na noite de quinta feira 20 de novembro de 2019, na cidade de Janduís, distante 111,5 Km de Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte. O crime, segundo a PM ocorreu em um bar localizado as margens da BR 226 e teve como vítima, "Gilberto de Lima, 28 anos, foi morto com vários disparos de arma de fogo.

De acordo com o comandante do destacamento da Polícia Militar na cidade, sargento Juscelino a vítima estava no estabelecimento comercial com a esposa, participando de um Bingo, quando os criminosos chegaram e atiraram várias vezes em sua direção. Gilberto não teve qualquer chance de defesa e morreu na hora. A mulher dele também foi atingida pelos disparos e socorrida para o hospital local sem gravidades.

O corpo de Gilberto foi removido após a perícia do Itep e encaminhado ao setor de medicina lega da unidade regional do Itep em Mossoró para ser necropsiado e deverá ser liberado nesta manhã de sexta feira (21), para os familiares providenciarem o sepultamento.

O crime será investigado pelo delegado da Polícia Civil de Patu, Dr. Verilton Carlos. Até o momento não há informações sobre motivação e autoria do crime. As investigações deverão ser iniciadas na segunda feira que vem, com intimação de testemunhas que estavam no local e presenciaram o crime. 

Fonte: Icém Caraúbas
Leia Mais ››

Homens rendem funcionário dos Correios e roubam mercadorias que seriam entregues em Natal

Dois homens renderam um funcionário dos Correios e levaram as encomendas que estavam sendo entregues por ele. O caso aconteceu na tarde desta sexta-feira (22) no bairro Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal.

Carro dos Correios alvo de criminosos na Zona Norte de Natal — Foto: Gabriela Fernandes/Inter TV Cabugi
Carro dos Correios alvo de criminosos na Zona Norte de Natal — Foto: Gabriela Fernandes/Inter TV Cabugi

De acordo com testemunhas, o funcionário fazia uma entrega por volta das 15h, em uma casa da Rua dos Mangaios, no conjunto Nova Natal, quando dois homens chegaram em um carro modelo Fiesta de cor preta.

Os criminosos abordaram o trabalhador e a dona casa que recebia a encomenda, tomaram a chave do veículo da estatal e carregaram o Fiesta com as mercadorias que seriam entregues. Eles ainda levaram o aparelho celular do carteiro e a chave do carro dos Correios.


As testemunhas acreditam que os criminosos estavam seguindo a vítima, antes de abordá-la. Após o crime, um guincho foi acionado para levar o carro dos Correios.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após ser espancado e confundido com tarado, homem que fugiu de hospital psiquiátrico em Natal é encontrado pela família

"Foi um alívio enorme", disse Raimundo Barbosa Filho, pai de Robson Rômulo Nascimento, ao reencontrar o filho nesta sexta-feira (22). O rapaz de 22 anos foi espancado por banhistas na tarde desta quinta-feira (21), na Praia da Redinha, Zona Norte de Natal, após ser confundido com um tarado.

Família vai transferir Robson nesta sexta-feira (22) do Hospital João Machado para outro hospital psiquiátrico — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Família vai transferir Robson nesta sexta-feira (22) do Hospital João Machado para outro hospital psiquiátrico — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Ele foi atendido por socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na Redinha e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Pajuçara, na Zona Norte da capital potiguar. O jovem tem problemas mentais e veio de Macau, RN, para ser internado no Hospital Psiquiátrico João Machado, no bairro Tirol, Zona Sul de Natal, de onde fugiu no último sábado (16).

"Às pessoas que agrediram ele, ele não é uma pessoa ruim", emocionou-se Raimundo. A família vai transferir Robson do Hospital João Machado para o Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes, também no Tirol, ainda nesta sexta-feira.

Fonte: G1
Leia Mais ››

No RN, homem esfaqueia ex-companheira e filhos dela por não aceitar fim do relacionamento

Uma mulher e os dois filhos dela foram esfaqueados na manhã desta sexta-feira (22) em uma comunidade entre as cidades de Serra do Mel e Porto do Mangue, no Oeste potiguar. O suspeito do crime é o ex-companheiro da mulher, que não aceita o término do relacionamento.

Mulher foi transferida para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca
Mulher foi transferida para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca

De acordo com a polícia, os três foram atendidos na unidade de Saúde de Serra do Mel. A mulher, que tem 53 anos, precisou ser transferida para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Os filhos têm 27 e 30 anos de idade.

O crime aconteceu em uma localidade chamada Vila Tocantis. A polícia Militar foi acionada e enviou uma equipe até o local, mas o suspeito não foi encontrado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Por ciúmes, homem ateia fogo na casa de companheira na Zona Norte de Natal

Uma casa foi incendiada na manhã desta sexta-feira (22), no bairro Lagoa Azul, Zona Norte de Natal. O Corpo de Bombeiros foi acionado por uma vizinha que sentiu o cheiro de queimado e viu as chamas.

Segundo a irmã da mulher que mora no imóvel, o ex-companheiro da moradora, que tinha chaves, entrou no local e ateou fogo no quarto por ciúmes. Vizinhos confirmam a versão. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou o incêndio. Não havia ninguém na residência.

Incêndio destruiu casa no bairro Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal — Foto: Rafael Lopes/Inter TV Cabugi
Incêndio destruiu casa no bairro Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal — Foto: Rafael Lopes/Inter TV Cabugi

Fonte: G1
Leia Mais ››

Delegados do RN decidem abrir plantões nos fins de semana


Os delegados e delegadas de Polícia do rio Grande do Norte decidiram, nesta sexta-feira (22) suspender o movimento iniciado há mais de uma semana, em que não realizavam trabalhos fora da carga horária normal. Com isso, voltarão a abrir as delegacias de plantões nos fins de semana.

A decisão se deu em razão do governo abrir negociação com a categoria. “Estamos dando um voto de confiança ao governo. Esperamos concluir essa negociação o mais rápido possível “, ressalta a presidente da Associação dos Delegados de Polícia – Adepol, delegada Paoulla Maués.

Os delegados reivindicam a realização de um concurso público para a Polícia Civil, a reestruturação da carreira e o pagamento de promoções atrasadas.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Motores do Desenvolvimento debaterá gestão e futuro da produção de petróleo no RN

A retomada da atividade de exploração e produção de petróleo e gás em campos terrestres do Rio Grande do Norte a partir de concessões às pequenas e médias empresas, no âmbito do Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (Reate), do Ministério das Minas e Energia (MME), abre novas perspectivas para o setor e para a economia do estado. Para debater a gestão e o futuro da produção do petróleo no RN, o Seminário Motores do Desenvolvimento do RN traz a Natal o ministro de Minas e Energias, Bento Costa Lima Leite, e o diretor geral da Agência Nacional de Petróleo/ANP, Décio Oddone.

FOTO: ALEX RÉGIS/TN

O evento acontece no dia 18 de dezembro, no Auditório Albano Franco, na Casa da Indústria, no horário das 8h às 12h30 e tem como tema “A gestão da produção do petróleo e o futuro do Rio Grande do Norte”.



A programação prevê ainda painel sobre as “Novas Perspectivas da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás no Rio Grande do Norte”, com participação de gestores e especialistas da FIERN, Redepetro-RN, da companhia PetroRecôncavo e da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo (Abpip). O Motores do Desenvolvimento é promovido pela FIERN, jornal Tribuna do Norte, Fecomércio e RG7 Invest.

PROGRAMAÇÃO* – Motores do Desenvolvimento do RN

Dia: 18 de dezembro

Local: Auditório Albano Franco – Casa da Indústria.

 8h00 – Credenciamento.

8h30 – Abertura

Amaro Sales de Araújo, presidente do Sistema FIERN, e  Fátima Bezerra, governadora do RN.

9h00 – Palestra 01

Palestrante: Exmo. Sr. Bento Albuquerque, ministro de Estado de Minas e Energias.

09h50 – Palestra 02

Palestrante: Sr. Décio Oddone, diretor geral da Agência Nacional de Petróleo/ANP.

10h40 – Painel com Convidados

Tema: “Novas Perspectivas da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás no Rio Grande do Norte” Coordenador: Amaro Sales de Araújo – presidente do Sistema FIERN.

Painelistas: Gutemberg Dias, presidente da Redepetro/RN; Anabal Santos, secretário executivo da ABPIP, e João Vitor Silva Moreira, diretor de Regulação e Novos Negócios – PetroRecôncavo.



11h40 – Sessão de Debate e Perguntas/Respostas – Painelistas

Coordenador – Amaro Sales de Araújo, presidente do Sistema FIERN.

12h30 – Encerramento

(*) Programação prévia, sujeita a alterações.

Fonte; portal no Ar
Leia Mais ››

Pesquisa da UFRN está avaliando pessoas com dores no ombro

O projeto de pesquisa de avaliação fisioterapêutica de pessoas com dor no ombro, vinculado ao Departamento de Fisioterapia da UFRN, está oferecendo avaliação gratuita para pessoas que apresentam dor no ombro. A iniciativa faz parte da pesquisa do doutorando José Diego Sales, sob a orientação da Professora Doutora Catarina de Oliveira Sousa.

O estudo se destina a avaliar as prováveis causas de dores das pessoas que não fizeram cirurgia na região do ombro ou pescoço, com idade entre 18 e 60 anos. Após a avaliação, o voluntário receberá orientações específicas para seu caso e como deverá proceder em relação ao seu tratamento.

As avaliações acontecem no Departamento de Fisioterapia até março de 2020. Para mais informações e agendamento, entrar em contato por meio do número (83) 99972-5806.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Educação do RN usa Inteligência Artificial para combater a evasão escolar

O cenário de abandono escolar é preocupante em todo Brasil e não é diferente no Rio Grande do Norte. De acordo com a Secretária de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), no Ensino Médio o índice de evasão escolar chegou aos 11,6% no ano passado. Para enfrentar o problema, a Secretaria tem uma forma inovadora: usar a inteligência artificial para revelar que estudantes possuem risco de evasão antes que ela ocorra.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA COMBATER EVASÃO ESCOLAR. FOTO: DIVULGAÇÃO

A ideia é que as escolas do RN consigam prever e traçar estratégias de combate ao problema, como explica a coordenadora de Gestão de Informação e Tecnologia na SEEC, professora Ana Paula Flor. “Por meio da tecnologia, nós conseguimos fazer uma prevenção para evitar essa evasão. O SIGEduc traz essa funcionalidade em que se utiliza a predição e mostra os estudantes que têm alto risco de evadir durante o ano letivo”.

Ainda segundo a coordenadora, os esforços feitos pelos órgãos de ensino no país sempre são voltados para agir após o momento da evasão. “Entendemos que o abandono escolar não é um problema exclusivo do Rio Grande do Norte, isso está encaixado no cenário nacional. A Unesco vem desenvolvendo ano a ano um trabalho de busca ativa, na qual vamos atrás do estudante que está fora da escola há um ou dois anos. É um trabalho importante que está remediando uma situação das redes de ensino, porém não se antecipa ao problema”, conta Ana Paula.

Ela revela ainda que o Rio Grande do Norte está se adiantando ao fazer um trabalho de prevenção, no qual se utiliza a Inteligência Artificial (IA). “Nós disponibilizamos para gestores de escolas e regionais, além dos professores, todos aqueles alunos que têm alto início de evadir, no início do ano letivo, para que os educadores possam atuar e evitar que eles abandonem a escola”, complementa.



De acordo com Gleydson Lima, CEO da ESIG Software, que implementou o recurso no SIGEduc, a Inteligência Artificial vai analisar o perfil dos alunos matriculados. “Fizemos um trabalho de ciência de dados em que se buscou entender todo o comportamento dos alunos que abandonam a sala de aula. Avaliamos sobre o que mais influencia na questão da evasão e, assim, criamos um modelo de inteligência artificial capaz de prever esse evento. Para cada aluno, o algoritmo dará uma probabilidade: alta, média ou baixa de abandono. Isso já está disponibilizado para gestores e professores”, detalha.

Com essa atualização do SIGEduc, a SEEC visa melhorar a qualidade da educação dos potiguares. “Vai ser um ganho imenso, pois é um passo importante para combater a evasão e é um processo riquíssimo para melhoria do nosso IDEB e do aprendizado no nosso Estado”, finaliza Ana Paula.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

BNB e Sebrae querem ampliar pequenos negócios no Nordeste, MG e ES

O Banco do Nordeste (BNB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram hoje (22) acordo de cooperação técnica para ampliar a competitividade dos pequenos negócios da região Nordeste e também do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Segundo o banco, os empreendedores de cerca de dois mil municípios na área de atuação do BNB serão atendidos por meio de ações coordenadas com o Sebrae, envolvendo capacitação gerencial e ampliação do acesso ao crédito.

Além disso, o acordo prevê soluções de educação financeira, realização de pesquisas conjuntas com segmentos de varejo e de eventos negociais e institucionais.

Ações integradas

Para o diretor de Administração e Finanças do Sebrae nacional, Eduardo Diogo, o acordo integrará ações das duas instituições. “Vamos dividir espaços físicos, compartilhar estudos e pesquisas e criar um grande fórum anual para discutir o desenvolvimento do Nordeste”, disse. O presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, afirmou que o banco quer ser consultor das micro e pequenas empresas.

“O Sebrae fazendo seu papel antecedente ao crédito e o banco ofertando crédito de forma sustentável. Assim, contribuímos para a perpetuidade das empresas. Queremos ser não apenas financiadores, mas também consultores das micro e pequenas empresas. E a gente não faz um trabalho desses sem parcerias. Por isso, estamos efetivando esse acordo para cumprir nossa missão com mais qualidade, com mais assertividade e atendendo melhor os nossos clientes”, finalizou.

fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Governadores do Nordeste encerram missão na Europa

A primeira missão internacional dos governadores do Nordeste foi encerrada nesta sexta-feira (22), em Berlim. Como último compromisso na Europa, eles estiveram nas sedes dos Ministérios da Economia, Educação e Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha, onde explicaram o funcionamento do Consórcio Nordeste. Ampliar o fluxo de negócios com investidores europeus e fortalecer as relações de cooperação foram os principais objetivos da viagem.

CONSÓRCIO NORDESTE ENCERRA AGENDA NA EUROPA. FOTOS: DIVULGAÇÃO/GOVERNO FRANÇA

Na passagem por Paris, Roma e Berlim, o consórcio destacou o potencial de consumo e de desenvolvimento do Nordeste, que reúne 57,1 milhões de habitantes e tem um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 898,1 bilhões, equivalente a 14% do PIB brasileiro.



Tanto no Ministério da Economia como no da Cooperação e desenvolvimento Econômico, em Berlim, nesta sexta-feira, a questão ambiental foi destacada pelos gestores alemães.

“Temos muitas empresas com experiências nos setores de saneamento e energias limpas que podem se interessar por projetos no Nordeste. Queremos fazer uma parceria com vocês nessas áreas. Para nós é importante a preservação da Floresta Amazônica para aceitação desses projetos com o Brasil”, explicou o secretário de Estado do Ministério da Economia, Ulrich Nussbaum.

O diretor para a América Latina do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento, Volker Oel, ouviu dos governadores os projetos que gostariam de contar com apoio e também falou sobre questões ambientais. “Sabemos que a proteção do clima e das florestas tropicais é uma das temáticas mais importantes. Temos muito interesse em cooperar com o consórcio, em ações como a proteção ambiental. Sabemos do grande potencial que seus estados têm na área de energia renovável”.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, informou que o Estado trabalha com mapa eólico e solar que identifica novas áreas favoráveis à instalação de novos campos de produção de energia. “Isso abre caminhos para atrair novos investimentos, estreitar laços e ampliar a integração econômica e cultural”, afirmou.

A gestora potiguar considerou como muito importante a pauta da missão do Consórcio Nordeste ter incluído a educação. Ela, que é professora da rede estadual, destacou o foco no ensino profissionalizante visando a formação, capacitação, troca de tecnologias e inovação como alicerce para o desenvolvimento econômico e social sustentável.

EDUCAÇÃO

Finalizando a agenda da viagem, os governadores se encontraram com o diretor para Cooperação Internacional em Educação e Pesquisa, Frithjof Maennel. Os membros do Consórcio solicitaram apoio em especial para área de Educação Profissional e para promover com a Alemanha intercâmbio de alunos do ensino médio dos nove estados nordestinos.

De acordo com o diretor alemão, o Ministério poderá fomentar o segmento de pesquisa no Nordeste com liberação de financiamento. “Esses pontos de apoio solicitados pelos senhores são muito importantes para nós. Vamos desenvolver nos próximos meses propostas de cooperação”.



Participaram da missão os governadores Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Rui Costa (Bahia), Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí) e Belivaldo Chagas (Sergipe), assim como o vice-governador Carlos Brandão (Maranhão). O governador de Sergipe foi representado pelo superintendente de PPPs, Oliveira Junior.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Bolsonaro parabeniza o Flamengo pelo título da Libertadores

Resultado de imagem para Bolsonaro parabeniza o Flamengo pelo título da LibertadoresO presidente da República, Jair Bolsonaro, publicou na noite deste sábado (23) uma mensagem em uma rede social parabenizando o Flamengo pelo título da Libertadores.

O time virou o jogo contra o River Plate aos 47 minutos do segundo tempo com dois gols de Gabigol e voltou a conquistar a América após 38 anos.

"Parabéns @Flamengo, campeão da Copa Libertadores da América 2019! Partida emocionante e histórica. Isso é futebol! O Mengão é o Brasil no Mundial de Clubes. Estaremos na torcida!", escreveu Bolsonaro em uma rede social.
A partida foi disputada em Lima, capital do Peru. Aqui no Brasil, diversas cidades realizaram eventos para transmitir o jogo. No Rio, os torcedores lotaram o Maracanã para acompanhar a final nos telões espalhados pelo estádio.

O título deu ao Flamengo a classificação para o Mundial de Clubes, que, neste ano, acontece entre os dias 11 e 21 de dezembro em Doha, no Catar. O Rubro-Negro estréia no dia 17 contra o campeão da Ásia ou o Espérance, da Tunísia, no Estádio Khalifa.

Antes do jogo, Bolsonaro tinha apostado em um placar de 2 a 0 para o Flamengo e disse que, se o time ganhasse a Libertadores, poderia ir ao Catar assistir ao Mundial.


Rio de Janeiro
Mais cedo, o presidente esteve no Rio de Janeiro para participar de um evento na Vila Militar, em Deodoro. Na ocasião, ele falou sobre os fragmentos de óleo encontrados em São João da Barra, no Norte do estado.

Bolsonaro disse que o governo federal ainda "não sabe quanto óleo ainda tem no mar".

O material detectado na sexta-feira (22) é compatível com o que já foi encontrado na costa do Nordeste e do Espírito Santo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

De geração para geração: 38 anos depois, Flamengo vence River Plate e volta a pintar a América do Sul de vermelho e preto

Torcida do Flamengo vai à loucura no Monumental de Lima
Sábado, 23 de novembro de 2019. Data em que todas as gerações vivas de torcedores do Flamengo podem se olhar com o mesmo sentimento. Os rubro-negros de 40 e poucos anos ou mais novos, que não tinham nascido ainda em 1981 ou que eram pequenos demais na época, cresceram ouvindo as façanhas daquele time mágico de Zico e companhia. Narrativas que soavam mais como ficção do que realidade para quem não "viu com os próprios olhos". A veracidade de uma história, por mais "baseada em fatos reais" que seja, só ganha contornos lúdicos na vivência. E hoje, eles podem dizer: "Pai, agora eu sei como é".

Foram décadas na fila, amargando decepções na elite do continente enquanto flertava com o perigo em campeonatos nacionais. Mas o time versão 2019, com um novo futebol que encanta (embora tenha ficado aquém do esperado na final), foi coroado no Estádio Monumental de Lima, no Peru. O Flamengo de Jesus, Gabigol, Bruno Henrique, Arrascaeta & Cia. destronou o copeiro River Plate na Libertadores em uma decisão histórica, a primeira em jogo único e campo neutro: 2 a 1, de virada, com um gol de Borré para os argentinos e dois de Gabigol "para inglês ver" (o jogo foi transmitido ao vivo em Londres). Falando em Inglaterra, Liverpool, Mundial... Seria sonhar demais "botar os ingleses na roda" de novo?

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Corpo de Gugu Liberato deve chegar ao Brasil até quinta-feira

Resultado de imagem para Corpo de Gugu Liberato deve chegar ao Brasil até quinta-feira

A morte do apresentador Gugu Liberato foi confirmada na sexta-feira (22) às 21h06, horário de Brasília, pela assessoria de imprensa do apresentador com uma nota assinada pela família. Gugu sofreu um acidente em sua casa na Flórida, nos Estados Unidos, na quarta-feira (20). Neste sábado (23), no hospital, médicos iniciaram os procedimentos para a doação de órgãos do apresentador. De acordo com a lei americana, só depois desses procedimentos é emitido um atestado de óbito.

A família trabalha agora na documentação para a repatriação do corpo. Eles acreditam que isso deva acontecer na quarta (27) ou quinta-feira (28). Gugu Liberato vai ser velado na Assembleia Legislativa de São Paulo e sepultado no cemitério Getsêmani, no Morumbi, no jazigo da família.

Em entrevista ao Jornal Nacional o neurocirurgião Guilherme Lepsky, chamado para acompanhar o estado clínico de Gugu em Orlando, disse que o apresentador chegou vivo ao hospital.

"Ele tinha alguma atividade respiratória no início. Não era de início morte encefálica. Acontece que o quadro foi se deteriorando rapidamente", disse Lepsky.

Queda e acidente
O acidente que provocou a morte de Gugu aconteceu foi na última quarta-feira (20), na casa do apresentador em um condomínio fechado nos Estados Unidos.

Gugu estava com o filho João Augusto, de 18 anos, as filhas gêmeas, Marina e Sophia, de 15 anos, e com a companheira dele Rose Miriam di Matteo.

Ele morava num condomínio em Windermere, muito próximo a Orlando, no estado da Flórida.

Segundo relatos da assessoria, ele subiu no forro da residência para tentar trocar o filtro do ar-condicionado quando acabou pisando numa parte do forro que era feita de gesso e cedeu.

Gugu teve uma queda de aproximadamente quatro metros de altura na cozinha da casa.

O filho de Gugu ligou para os serviços de emergência, que chegaram rapidamente. Mas o trajeto da casa até o hospital não é curto, são 27 minutos.


Lesão neurológica
Assim que chegou ao hospital foi constatada uma fratura na têmpora direita e detectado um nível 3 na escala Glasgow. A escala Glasgow mede a atividade cerebral e vai de 0 a 15. Isso quer dizer que a atividade cerebral de Gugu já era baixíssima quando ele chegou ao local.

Como a hemorragia era muito grande, os médicos em Orlando optaram por não fazer cirurgia.

A família de Gugu chegou prontamente do Brasil, inclusive a mãe, Maria do Céu, de 90 anos, e os irmãos Aparecida e Amadio. Chegaram ao hospital às 19h30 de quinta (21), horário de Brasília.

O neurocirurgião Guilherme Lepsky, chamado para acompanhar o estado clínico de Gugu no hospital, concedeu uma entrevista exclusiva neste sábado ao correspondente Tiago Eltz. Lepsky disse que o apresentador chegou vivo ao hospital, mas sua condição se agravou rapidamente.

“Uma coisa é a avaliação da gravidade neurológica no momento que o paciente entra: ‘Ah, é grave, não é grave, vamos ou não vamos fazer algo’. A outra coisa é o diagnóstico da morte encefálica, que demanda tempo. Para falar que o quadro é irreversível, e a gente está falando para o futuro, a gente tem que olhar um pouquinho para o passado, para as horas que passaram, e ver se houve alguma mudança positiva no quadro neurológico", explica o neurocirurgião Guilherme Lepsky.


Segundo o médico, o diagnóstico da morte encefálica é "evolutivo" e requer um tempo de análise.

"Precisa ter um tempo de observação mínimo, que não pode ser menor do que seis horas. Isto que foi feito. Ele tinha alguma atividade respiratória no início. Não era de início morte encefálica. Ele tinha de início alguma atividade na prova de apneia, a prova que se faz. Acontece que o quadro foi se deteriorando rapidamente e aí as provas subsequentes comprovaram isso. São feitas pelo menos duas provas, há um intervalo, aqui nos EUA este intervalo este intervalo não é limitado, pode ser feito 15 minutos depois, 20 minutos depois."

Nos primeiros testes, Gugu ainda respirava sem os aparelhos, mas não respondia aos exames de reflexo profundo.

As leis americanas não exigem, mas os médicos fizeram ainda uma angiografia, que detectou que não havia mais fluxo de sangue para o cérebro.

O Hospital do Coração, em São Paulo, estava com estrutura pronta para atendimento, mas não foi necessário. Era desejo de Gugu que todos os seus órgãos fossem doados e a família atendeu. A equipe médica americana informa que eles podem ajudar até 50 pessoas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Era meu herói e inspirador', diz filho de Gugu Liberato em homenagem ao apresentador

Dois dos três filhos de Gugu Liberato, morto na sexta-feira (22) nos Estados Unidos, usaram as redes sociais neste sábado (23) pela primeira vez para falar sobre a morte do pai. João Augusto, de 18 anos, fez sua homenagem em um post no Instagram com uma série de fotos ao lado do pai.

João Agusto, filho mais velho de Gugu, prestou homenagem ao pai neste sábado (23) — Foto: Reprodução/Instagram
João Agusto, filho mais velho de Gugu, prestou homenagem ao pai neste sábado (23) — Foto: Reprodução/Instagram

"Meu pai foi uma pessoa abençoada, era meu herói e inspirador. Ele tinha um coração muito puro, ajudava pessoas, e sempre fazia questão de manter a família unida. Tenho certeza que ele estará sempre conosco e em nossos corações. Agradeço por todas orações e suporte. Descanse em paz nos braços de Deus papai, te amo infinitamente", escreveu João.

Sofia, de 15 anos, também usou sua conta pessoal na mesma rede para agradecer às mensagens de apoio e orações. A conta de Sofia era privada, mas ela decidiu torná-la pública para combater perfis falsos que estavam usando seu nome.

Filha de Gugu Liberato, Sofia, de 15 anos, se manifestou por meio da conta dela no Instagram — Foto: Reprodução/Instagram
Filha de Gugu Liberato, Sofia, de 15 anos, se manifestou por meio da conta dela no Instagram — Foto: Reprodução/Instagram

Morte de Gugu
Gugu Liberato morreu aos 60 anos em Orlando, nos Estados Unidos, na sexta-feira (22). Ele estava internado desde quarta-feira (20) em um hospital da cidade, depois de sofrer uma queda em casa e bater a cabeça.

A morte encefálica foi confirmada pelo médico Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família do apresentador. A família autorizou a doação de órgãos doados.

Gugu foi um dos principais apresentadores da TV no Brasil. Entre 1981 e 2003, foi destaque no SBT no comando de programas de auditório que foram sucessos na época, como "Viva a Noite" e "Domingo Legal". Em 2009, Gugu Liberato trocou o SBT pela TV Record, onde atualmente apresentava reality shows.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Número de processos no Conselho de Ética da Câmara é o maior de um primeiro ano de legislatura

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados recebeu neste ano o maior número de processos em um primeiro ano de legislatura.

Deputados reunidos no Conselho de Ética da Câmara — Foto: Claudio Andrade/Câmara dos Deputados
Deputados reunidos no Conselho de Ética da Câmara — Foto: Claudio Andrade/Câmara dos Deputados

Criado em 2001, o conselho analisa, a partir de representações, se os parlamentares quebraram o decoro em alguma situação específica. As punições previstas podem ser advertência, suspensão temporária do mandato ou cassação, por exemplo.

As representações recebidas se tornam processos e, inicialmente, o grupo precisa decidir se o caso deve ou não ter prosseguimento (leia detalhes mais abaixo).

Desde o início da atual legislatura, em fevereiro, o Conselho de Ética foi acionado 13 vezes. Esse número ainda pode aumentar.


Dessas 13 vezes:

8 processos foram instaurados (3 ainda estão em andamento, e 5 foram arquivadas);
4 processos ainda serão instaurados;
1 representação foi retirada pelo autor.
Nos primeiros anos das legislaturas anteriores:

2015: cinco processos abertos;
2011: três processos abertos;
2007: sete processos abertos;
2003: nenhum processo aberto.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro — Foto: REUTERS/Adriano Machado
O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro — Foto: REUTERS/Adriano Machado

Eduardo Bolsonaro
O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, é o parlamentar com o maior número de representações no Conselho de Ética em 2019: três.

Uma das representações foi protocolada pelo próprio PSL, partido ao qual ele é filiado e no qual exerce a função de líder.

A legenda argumenta que Eduardo submeteu a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), antiga aliada, a um "verdadeiro lixamento virtual" nas redes sociais após ela ter se alinhado à ala do presidente do PSL, Luciano Bivar, desafeto de Jair Bolsonaro.


As outras duas representações pedem que Eduardo tenha o mandato cassado por ele ter dito que o governo pode editar um "novo AI-5" se a esquerda "radicalizar". O Ato Institucional 5, editado em 1968, é considerado um dos atos de maior repressão por parte do regime militar.

Essa declaração gerou forte repercussão em diversos setores da sociedade e, diante da polêmica, Eduardo afirmou depois que "talvez tenha sido infeliz" e que não há possibilidade de um novo AI-5.

Placa quebrada
A representação mais recente protocolada no Conselho de Ética é contra o deputado Coronel Tadeu (PSL-SP). O PT quer que o parlamentar responda a processo por ter quebrado um dos painéis em uma exposição montada na Câmara para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra.


A placa, recolocada posteriormente, exibe o desenho de um policial com revólver na mão e um jovem caído no chão com o título "O genocídio da população negra".

O PT afirma que se trata de "ato de extrema gravidade", que reforça as estatísticas de uma "cultura racista e de violência diária contra a população negra".

O deputado disse que fez o "protesto em cima do protesto deles" por considerar a imagem um "crime contra as instituições".

Como funciona o Conselho de Ética
O conselho é formado por 42 deputados (21 titulares e 21 suplentes). O grupo é acionado toda vez que um partido considera que um parlamentar violou as regras de conduta da Câmara.

Saiba como é a tramitação do processo no Conselho de Ética:

A representação é numerada pela Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara e enviada ao Conselho de Ética;
O presidente do conselho marca uma reunião para sortear uma lista tríplice e definir o relator (são excluídos do sorteio os deputados do mesmo partido e do mesmo estado do alvo da representação);
O presidente do Conselho de Ética escolher um dos nomes da lista;
O relator tem dez dias para apresentar um parecer no qual deverá recomendar o seguimento ou o arquivamento do processo;
Se o conselho decidir pelo prosseguimento do caso, o deputado alvo da representação é notificado e tem prazo de dez dias úteis para apresentar a defesa por escrito;
A etapa seguinte é a coleta de provas e depoimentos de testemunhas (da acusação e defesa), o que poderá durar, no máximo, 40 dias úteis;
Ao final desse prazo, o relator tem mais 10 dias úteis para apresentar o parecer, que deve ser votado;
O relatório pode ser pela absolvição ou aplicação de punição, que vai de censura à perda do mandato parlamentar;
Concluído o processo no Conselho de Ética, o representado pode recorrer do resultado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ);
Se o colegiado decidir pela cassação do mandato do parlamentar, o processo segue para o plenário da Câmara, que terá a palavra final.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Padre Donizetti Tavares de Lima é beatificado pela Igreja Católica em celebração em Tambaú

O padre Donizetti Tavares de Lima foi beatificado pela Igreja Católica neste sábado (23) durante cerimônia, em Tambaú (SP). A partir de agora, ele é considerado beato e pode ser venerado em toda a região de abrangência da Diocese de São João da Boa Vista.

Padre Donizetti é beatificado pela Igreja Católica em Tambaú — Foto: Rede Vida
Padre Donizetti é beatificado pela Igreja Católica em Tambaú — Foto: Rede Vida

A missa, que teve início às 9h e terminou por volta de 11h10, foi celebrada pelo prefeito da Congregação das Causas dos Santos, o cardeal Angelo Becciu, a pedido do Papa Francisco. Cerca de 20 mil pessoas participaram do evento.

Celebração
O menino Bruno Henrique Arruda de Oliveira, de 13 anos, que teve o pé torto congênito curado pelo padre, participou da cerimônia. O reconhecimento do milagre é a principal exigência para o decreto de beatificação de um religioso.


"Após termos recebido parecer da Congregação das Causas dos Santos, com nossa autoridade apostólica, concedemos que o venerável servo de Deus Donizetti Tavares de Lima, sacerdote diocesano, pastor, segundo o coração de Cristo, testemunha da caridade evangélica, defensor dos mais necessitados doravante seja chamado bem-aventurado e que possa se celebrar sua festa todos os anos no dia 16 de junho, dia de seu nascimento ao céu", disse o bispo diocesano Dom Villar.

Celebração da beatificação do Padre Donizetti em Tambaú — Foto: Rede Vida
Celebração da beatificação do Padre Donizetti em Tambaú — Foto: Rede Vida

Durante a cerimônia foi inaugurada a imagem oficial do padre Donizetti. Autoridades civis, como secretários do governo do estado, e muitos religiosos do alto clero também participaram da celebração.


Relíquia e inauguração de capela
Carregada pelo menino Bruno durante a celebração, a relíquia com um pedaço do osso da mão do padre Donizetti será levada para uma capela, que foi inaugurada neste sábado no Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Menino Bruno leva relíquia com pedaço de osso da mão do padre Donizetti em Tambaú — Foto: Rede Vida
Menino Bruno leva relíquia com pedaço de osso da mão do padre Donizetti em Tambaú — Foto: Rede Vida

"A igreja tem o hábito de cultuar uma relíquia. Onde tem a relíquia tem a presença do santo. Aquele relicário irá permanecer no Santuário e nós daremos a benção solene com essa relíquia, que é um pedaço do osso da mão direta do padre, a mão que ele abençoava, para que os fiéis possam experimentar a benção e a força de Deus em suas vidas", disse o padre Anderson Godoi de Oliveira.

Na capela também ficarão os restos morais do padre e uma estátua de cera do religioso, que foi trazida da Itália. O espaço é reservado para fiéis fazerem as preces e agradecimentos.

Estátua de cera do padre está em capela inaugurada em Tambaú — Foto: Brenda Bento/G1
Estátua de cera do padre está em capela inaugurada em Tambaú — Foto: Brenda Bento/G1

O que muda
A cerimônia de beatificação encerra a terceira fase de um processo maior que busca a canonização do beato Donizetti, ou seja, o reconhecimento da sua santidade no mundo todo.

Segundo a Comissão Pró-Beatificação de Padre Donizetti, o minucioso processo foi iniciado, em 1992, por fiéis voluntários em nível diocesano, que é quando uma comissão é montada para criar um dossiê e enviar ao Vaticano.

Padre Donizetti em Tambaú (SP) — Foto: Comissão Pró-Beatificação de Padre Donizetti/Arquivo pessoal
Padre Donizetti em Tambaú (SP) — Foto: Comissão Pró-Beatificação de Padre Donizetti/Arquivo pessoal

A solicitação desse processo foi feita pela Câmara Municipal de Tambaú. O Vaticano exige que o município onde os restos mortais do candidato estão sepultados faça o pedido.

A primeira etapa foi concluída em 1996, com a abertura do processo no Vaticano e concessão do título "servo de Deus” ao padre Donizetti pela Congregação para a Causa dos Santos.


Em 2017, a Congregação para a Causa dos Santos reconheceu as virtudes cristãs heroicamente vividas pelo padre Donizetti e concedeu a ele o título de "venerável".

Dois anos depois, em abril deste ano, o Papa Francisco recebeu o cardeal Angelo Becciu e autorizou a promulgação do decreto que reconheceu o milagre atribuído à intercessão do padre Donizetti. A missa deste sábado celebrou a decisão.

Padre Donizetti nasceu em Cássia, mas viveu e ficou conhecido por milagres em Tambaú — Foto: Reprodução/EPTV
Padre Donizetti nasceu em Cássia, mas viveu e ficou conhecido por milagres em Tambaú — Foto: Reprodução/EPTV

Agora, a Comissão Pró-Beatificação de Padre Donizetti busca o reconhecimento do Vaticano para um segundo milagre, que deve conceder ao beato o título de "santo".

Com a beatificação, o Santuário espera receber mais fiéis. Para o padre Anderson, os próximos passos são um desafio para a Igreja.


"Dentro do meu coração existe uma alegria muito grande e uma gratidão por todas as pessoas que nos ajudaram chegar até aqui, com os recursos que nós temos para poder evangelizar nos dias de hoje", disse.

Beato Donizetti

Casa onde nasceu padre Donizetti, em Cássia (MG) — Foto: Comissão Pró-Beatificação de Padre Donizetti/Arquivo pessoal
Casa onde nasceu padre Donizetti, em Cássia (MG) — Foto: Comissão Pró-Beatificação de Padre Donizetti/Arquivo pessoal

O beato Donizetti Tavares de Lima nasceu em 1882, em Cássia (MG), e ficou conhecido por sua trajetória cercada de relatos milagrosos em Tambaú. Dos corações devotos de quem o conheceu, ele é lembrado como uma pessoa séria, mas muito acolhedora.

Donizetti se tornou sacerdote aos 26 anos e precisou ser transferido a Tambaú 18 anos depois devido à perseguição e ameaças que sofreu por ser considerado comunista.


Devoto de Nossa Senhora Aparecida desde criança, o beato sempre afirmou que não tinha o poder de fazer milagres e que era apenas uma ponte entre os fiéis e a santa, a verdadeira responsável por interceder pelas preces a Deus.

Padre Donizetti e a imagem de Nossa Senhora Aparecida — Foto: Comissão Pró-Beatificação de Padre Donizetti/Divulgação
Padre Donizetti e a imagem de Nossa Senhora Aparecida — Foto: Comissão Pró-Beatificação de Padre Donizetti/Divulgação

Na década de 1950, romeiros de todos os cantos do Brasil e até de outros países passaram a visitar Tambaú para receber a benção milagrosa.

Mas devido a grande quantidade de pessoas, as visitas começaram a fugir do controle e da capacidade de Tambaú. Entre maio de 1954 e maio de 1955, a cidade foi invadida por um "enxame humano" e chegou a receber 200 mil pessoas em apenas um dia e três milhões de pessoas em um semestre, de acordo com os registros da Igreja.


Essas intensas romarias resultaram em problemas de convivência, higiene, alimentação, pouso, atendimento médico e trânsito. O padre não podia passar pela multidão porque queriam arrancar ao menos um pedaço da sua batina.

Padre Donizetti ficou conhecido ainda em vida por seus supostos milagres em Tambaú (SP) — Foto: Comissão Pró-Beatificação de Padre Donizetti/Arquivo pessoal
Padre Donizetti ficou conhecido ainda em vida por seus supostos milagres em Tambaú (SP) — Foto: Comissão Pró-Beatificação de Padre Donizetti/Arquivo pessoal

Por interferência do então governador de São Paulo, Jânio Quadros, o sacerdote foi obrigado a dar sua última benção coletiva em 30 de maio de 1955, às 20h, para evitar que o caos aumentasse.

O momento, feito em latim, ficou eternizado por causa das pétalas de rosas jogadas de um avião sobre a região da Casa Paroquial.

O áudio da benção foi gravado e até hoje é reproduzido no encerramento das missas todos os domingos em Tambaú.

Mesmo após a morte, fiéis de todo o mundo continuam visitando Tambaú em busca da intercessão do beato para o alcance de graças e curas. Vários relatos de milagres são atribuídos a ele.

Padre Donizetti em Tambaú (SP) — Foto: Santuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú
Padre Donizetti em Tambaú (SP) — Foto: Santuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú

Fonte: G1
Leia Mais ››

Com janelas tortas, prédio vira ponto de referência em Maringá

Olhando de longe o prédio na Rua Piratininga em Maringá, no norte do Paraná, parece que tem algo de errado. Algumas pessoas podem até achar que não estão bem. No entanto, com um olhar um pouco mais apurado é possível notar que algumas das janelas do edifício são propositalmente tortas.

Prédio em Maringá foi construído com algumas janelas tortas — Foto: Rildo Herrera/RPC
Prédio em Maringá foi construído com algumas janelas tortas — Foto: Rildo Herrera/RPC

O Edíficio Guinza tem seis andares, 48 apartamentos e fica no Centro de Maringá. Do total de janelas, 16 foram projetadas e instaladas de forma incomum.

“Quando comprei o apartamento na planta não percebi que algumas das janelas seriam instaladas desta maneira. Apenas uma proprietária disse que viu que seria assim no projeto arquitetônico”, contou a síndica Eliana Ribeiro.


O prédio foi entregue no fim de 2008 e, na época, foi pintado de cinza e os beirais das janelas receberam a cor laranjas, para dar destaque. Recentemente, o condomínio ganhou uma nova camada de pintura, desta vez cores mais neutras foram escolhidas.

“A primeira coisa que fui ver no apartamento a hora que peguei as chaves foi se a janela era reta, não queria ela torta. Tive sorte. Quando conversamos com o arquiteto ele disse que o prédio tinha design moderno e que não tinha problema as janelas serem deste jeito”, lembrou Eliana.

Os proprietários tiveram um único inconveniente. Ao mandaram fazer as janelas de vidro, para que ficassem todas as unidades com o mesmo padrão, a empresa precisou adaptar o projeto das estruturas metálicas.

“Por causa desse diferencial, o edifício é um ponto de referência. Não tem quem não passe e não olhe para cima ou quem não saiba onde o prédio fica. É uma arquitetura moderna”, brinca a síndica do edifício Guinza.

16 janelas do edíficio foram construídas de forma incomum — Foto: Rildo Herrera/RPC
16 janelas do edíficio foram construídas de forma incomum — Foto: Rildo Herrera/RPC

Visão da cidade de dentro de uma dos apartamentos — Foto: Eliana Ribeiro/Arquivo pessoal
Visão da cidade de dentro de uma dos apartamentos — Foto: Eliana Ribeiro/Arquivo pessoal

Janelas são o diferencial de prédio de Maringá — Foto: Eliana Ribeiro/Arquivo pessoal
Janelas são o diferencial de prédio de Maringá — Foto: Eliana Ribeiro/Arquivo pessoal

Fonte: G1
Leia Mais ››