domingo, maio 03, 2020

Auxílio emergencial: Caixa amplia horário de atendimento de todas as agências do RN a partir de segunda-feira

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai ampliar o horário de atendimento em todas as agências do Rio Grande do Norte a partir de segunda-feira (4). Com a medida, as unidades passarão a funcionar das 8h às 14h, duas horas mais cedo.

População vem enfrentando longas filas nas agências da Caixa — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
População vem enfrentando longas filas nas agências da Caixa — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Durante a pandemia do novo coronavírus, o expediente dos bancos estava reduzido a quatro horas diárias - das 10h às 14h, enquanto normalmente é das 10h às 16h. Ao longo de vários dias, no entanto, foram registradas aglomerações de pessoas em agências, especialmente do público que buscava sacar o auxílio emergencial de R$ 600.

A Caixa informou que está em contato direto com as prefeituras com objetivo de fechar parcerias para atendimento à população e divulgação de informações.

Neste sábado (2), 13 agências do RN foram abertas exclusivamente para atendimento do saque em espécie do auxílio e mais uma vez longas filas se formaram.

São três calendários de pagamento diferentes:

um para quem se inscreveu para receber o Auxílio Emergencial através do aplicativo ou do site do programa;
um segundo para os beneficiários que recebem o Bolsa Família;
e um terceiro para os inscritos no Cadastro Único que não recebem o Bolsa Família e mulheres chefes de família.
Para quem for receber via poupança digital da Caixa, os saques em dinheiro começaram a ser liberados na segunda (veja o calendário de saques em dinheiro ao final desta reportagem).

VEJA O CALENDÁRIO POR GRUPOS DE BENEFICIÁRIOS
1. Inscritos no aplicativo e site
A primeira parcela para esses beneficiários começou a ser paga em 14 de abril. Os pagamentos são feitos em até cinco dias úteis após o cadastro. Muitos beneficiários, no entanto, reclamam de atraso nos pagamentos e afirmam que esse prazo não vem sendo cumprido.
Para a segunda parcela, a Caixa chegou a anunciar a antecipação do pagamento, mas o Ministério da Cidadania informou que o governo não seria possível antecipar. Previstos inicialmente para começarem na segunda-feira (27), os pagamentos da segunda parcela do Auxílio Emergencial ainda não têm data definida.
A terceira e última parcela está programada para maio:
- 26 de maio para nascidos de janeiro a março
- 27 de maio para nascidos de abril a junho
- 28 de maio para nascidos de julho a setembro
- 29 de maio para nascidos de outubro a dezembro
2. Beneficiários do Bolsa Família
Os beneficiários do Bolsa Família vão receber nas mesmas datas e da mesma forma em que recebem esse benefício.

A primeira parcela do Auxílio Emergencial já foi paga àqueles cujo último dígito do NIS é igual a 1, 2, 3, 4 ou 5. Os demais seguem o calendário:
- Sexta-feira (24): 1.919.453 beneficiários cujo último digito do NIS é igual a 6
- Segunda-feira (27): 1.921.061 beneficiários cujo último digito do NIS é igual a 7
- Terça-feira (28): 1.917.991 beneficiários cujo último digito do NIS é igual a 8
- Quarta-feira (29): 1.920.953 beneficiários cujo último digito do NIS é igual a 9
- Quinta-feira (30): 1.918.047 beneficiários cujo último digito do NIS é igual a 0
Segunda parcela: últimos dez dias úteis de maio
Terceira parcela: últimos dez dias úteis de junho

3. Inscritos no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família
A primeira parcela foi creditada para esses beneficiários entre os dias 14 e 17 de abril. Outros 1,2 milhão de beneficiários cujos cadastros foram validados pelo Dataprev no último domingo irão receber na quarta-feira (22).
Para a segunda parcela, a Caixa chegou a anunciar a antecipação do pagamento, mas o Ministério da Cidadania informou que o governo não seria possível antecipar. Previstos inicialmente para começarem na segunda-feira (27), os pagamentos da segunda parcela do Auxílio Emergencial ainda não têm data definida.
Terceira e última parcela:
- 26 de maio para nascidos de janeiro a março
- 27 de maio para nascidos de abril a junho
- 28 de maio para nascidos de julho a setembro
- 29 de maio para nascidos de outubro a dezembro
Conta poupança digital
A Caixa está abrindo automaticamente contas de poupança digitais para os beneficiários considerados aptos a receber o auxílio emergencial e que não tenham outra conta bancária nem sejam beneficiários do Bolsa Família.

Os que receberem o crédito por meio da conta digital poderão efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias. Além disso, podem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras. A conta é isenta de tarifas.

O acesso à conta é feito pelo aplicativo CAIXA Tem, que pode ser baixado na loja de aplicativos dos smartphones neste link.

Saques da poupança digital
Para evitar aglomerações nas agências, a Caixa estabeleceu um calendário para os beneficiários que quiserem sacar em dinheiro o valor depositado nas poupanças digitais abertas para os trabalhadores:

27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
28 de abril – nascidos em março e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e agosto
4 de maio – nascidos em setembro e outubro
5 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Quem tem direito
Durante três meses, será concedido auxílio emergencial de R$ 600 ao trabalhador que cumpra todos estes requisitos:

ser maior de 18 anos de idade com CPF regularizado;
não ter emprego formal;
não ser titular de benefício previdenciário ou assistencial, beneficiário do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, à exceção do Bolsa Família;
ter renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.135);
que, no ano de 2018, não tiver recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018.
O auxílio será cortado caso seja constatado o descumprimento desses requisitos. O trabalhador deve exercer atividade na condição de:

microempreendedor individual (MEI);
contribuinte individual do Regime Geral de Previdência Social que trabalhe por conta própria;
trabalhador informal empregado, autônomo ou desempregado
intermitente inativo
estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), até 20 de março de 2020
ou que se encaixe nos critérios de renda familiar mensal mencionados acima, desde que faça uma autodeclaração pelo site do governo.
A mulher que for mãe e chefe de família e estiver dentro dos demais critérios poderá receber R$ 1,2 mil (duas cotas) por mês.

Na renda familiar, serão considerados todos os rendimentos obtidos por todos os membros que moram na mesma residência, exceto o dinheiro do Bolsa Família.

Quem recebe outro benefício que não seja o Bolsa Família (como seguro-desemprego e aposentadoria) não terá direito ao auxílio emergencial.

Como pedir o auxílio
Os trabalhadores podem pedir das seguintes formas:

Clique aqui para fazer a inscrição pelo site:


Clique aqui para baixar o aplicativo para celulares Android:

Clique aqui para baixar o aplicativo para iOS (celulares Apple):

O aplicativo e o site devem ser usados pelos trabalhadores que forem Microempreendedores Individuais (MEIs), trabalhadores informais sem registro e contribuintes individuais do INSS.

Aqueles que já recebem o Bolsa Família ou que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) não precisam se inscrever pelo aplicativo ou site. O pagamento será feito automaticamente. (Clique aqui para ver como saber se você está no Cadastro Único).

A Caixa também disponibilizou o telefone 111 para tirar dúvidas dos trabalhadores sobre o auxílio emergencial. Não será possível se inscrever pelo telefone, apenas tirar dúvidas.

Fonte: G1
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Profissionais de serviços funerários se adaptam nos cuidados com o luto durante a pandemia

Em tempos de pandemia, o luto é um sentimento cada vez mais frequente e mais difícil de lidar. Com algumas restrições a velórios e sepultamentos para mortes por Covid-19 ou não, muitos familiares se sentem angustiados. Os profissionais de serviços funerários trabalham diretamente com a dor da perda e têm atuado diariamente com os cuidados relacionados tanto à prevenção quanto ao auxílio de clientes que perderam um ente querido.

Velórios passaram a ter restrições por causa do novo coronavírus — Foto: Divulgação
Velórios passaram a ter restrições por causa do novo coronavírus — Foto: Divulgação

Érika Carvalho, atendente do Plano Sempre, em Natal, conta que, mesmo diante do risco da doença, poder contribuir para o conforto dos clientes em um momento de dor faz com que o medo fique em segundo plano. "Sabemos que nosso ramo de trabalho é um dos que não pode parar, pois lidamos diariamente com pessoas enlutadas. Poder ajudar os clientes de forma que eles se sintam mais confortados é algo que desperta ainda mais vontade de estar aqui e ajudar as pessoas que passam por um momento difícil a se concentrar na despedida, mesmo que por meios alternativos", relata.

Em razão do risco de contágio pelo novo coronavírus, as cerimônias de homenagem e despedida de falecidos acontecem sob restrições. Os velórios têm tempo e circulação de pessoas reduzidas e alternativas como o velório virtual estão sendo adotadas, como já acontece no Morada da Paz desde 2001.

Érika teve contato com familiares de vítimas da Covid-19 e muitos clientes apresentam preocupação com os velórios e sepultamentos. "Alguns são flexíveis, entendem as restrições e cuidados, outros não querem aceitar, acredito que por termos essa cultura da despedida convencional, e por isso é importante fazer um bom atendimento, explicar que as restrições e normas de prevenção demonstram o cuidado que temos com nossos clientes e funcionários", conta.

A empresa também adotou o home office para alguns funcionários, como é o caso de Efigênio Gurgel, supervisor do Morada São José. Ele conta que, por se tratar de um serviço essencial, esta adaptação precisou ser rápida, com treinamentos para os colaboradores. "Os cuidados foram triplicados e, mesmo com o distanciamento social, nós recebemos as famílias dos falecidos com toda a solidariedade possível, nos colocamos no lugar daquela pessoa na hora do trabalho e essa empatia é o diferencial. Mesmo que nós não tenhamos o afastamento total como ocorreu em outros segmentos, estamos satisfeitos em trabalhar também na luta contra o coronavírus, fazendo nossa parte e prestando um serviço de excelência com todos os cuidados necessários", comenta.

No Morada da Paz, duas alternativas online foram pensadas para auxiliar famílias que não podem vivenciar o luto através de uma despedida presencial do ente querido. O Velório Virtual é uma delas, em que os clientes podem acompanhar através da web as cerimônias de velório e cremação. Também é possível criar um espaço de memórias dos falecidos e cultivar boas lembranças na plataforma Morada da Memória, uma rede social que permite publicações com fotos, vídeos e mensagens.

Fonte: G1
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Rio Grande do Norte registra 1.392 casos confirmados e 61 óbitos por coronavírus

Blog do Robson Pires

O Rio Grande do Norte chegou neste domingo (3) a 1.392 casos confirmados de Covid-19 e 61 óbitos provocados pela doença. Os números foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). O estado conta ainda com 4.939 casos suspeitos, 4.378 descartados e 415 recuperados.

Até sábado (2), o RN tinha 1.359 pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus. O boletim epidemiológico atualizado ainda será divulgado pelo órgão nesta tarde.

Situação do coronavírus no RN
61 mortes
1.392 casos
4.939 suspeitos
4.378 descartados
415 recuperados

Fonte: G1
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Procon aplica mais de 300 notificações a supermercados no RN por não cumprirem medidas de prevenção ao coronavírus

Mais de 300 notificações a supermercados do Rio Grande do Norte foram feitas pelo Procon nos últimos 45 dias. O motivo é o descumprimento das medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus. A última autuação aconteceu neste sábado em um supermercado de Natal que não cumpriu as recomendações de acesso de apenas uma pessoa por família no estabelecimento. Ao todo, 11 multas já foram aplicadas.

As medidas para o funcionamento dos supermercados neste período de pandemia do novo coronavírus estão determinadas no Decreto Estadual nº 29.583, publicado em 1º de abril.

“Os estabelecimentos têm flexibilizado muito as prevenções contra a aglomeração. Como não temos como numerar a quantidade de pessoas, temos observado as filas e verificamos com frequência pelo menos duas pessoas da mesma família em uma mesma compra. Nesse caso, autuamos em flagrante”, alertou o coordenador geral do Procon RN, Thiago Silva.

Uma equipe formada por membros do Procon RN, das polícias Civil e Militar e da Controladoria Geral do Estado tem atuado nas fiscalização e orientações desses estabelecimentos. Ao todo, mercados de mais de 100 dos 167 municípios do estado já receberam a visita da força tarefa.

As multas para o descumprimento das medidas do decreto variam de R$ 5 mil e R$ 50 mil, de acordo com o nível de infração, o faturamento da empresa e a reincidência.

Na quinta-feira, outros dois supermercados de Natal, localizados à margem da BR-101, foram autuados por descumprimento também no acesso dos cliente. Na semana passada, três supermercados do município de Pau dos Ferros também foram autuados.

Supermercados tem passado por fiscalizações — Foto: Pixabay/Divulgação
Supermercados tem passado por fiscalizações — Foto: Pixabay/Divulgação

Fonte: G1
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Idosa de 82 anos hipertensa se recupera do coronavírus após 14 dias internada em Mossoró; 'Ela é muito forte', diz filha

Uma idosa de 82 anos, que é hipertensa e pré-diabética, se recuperou do novo coronavírus após 14 dias internada em um hospital privado na cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Aldenora Fernandes Braga esteve na enfermaria e não necessitou ser levada à UTI. Ela foi liberada no dia 26 de abril.

Aldenora Braga, de 82 anos, e o médico Ziraldo Holanda após a recuperação da paciente — Foto: Cedida
Aldenora Braga, de 82 anos, e o médico Ziraldo Holanda após a recuperação da paciente — Foto: Cedida

"Ela renasceu. Ela é muito forte. Quando eu soube que ela estava recuperada, foi a coisa mais emocionante que eu passei na vida além do nascimento dos meus filhos", disse a filha Fernanda Fernandes. "Eu não sabia se chorava ou se ria, se eu pulava", completou.

Aldenora foi internada no dia 13 de abril, quando apresentou febre após ter tosse seca nos dois dias anteriores. Segundo Fernanda, a mãe, que também tem Alzheimer, estava cumprindo o isolamento social e sendo cuidada por ela, mas em um dos dias conseguiu sair de casa.

Os exames iniciais davam a suspeita do coronavírus, fato que foi confirmado cinco dias depois. "Quando soube, foi um momento muito difícil, principalmente pra mim, que lidei com tudo. Eu moro com ela, cuido dela. Foram 14 dias de muitas lágrimas e muita fé e oração" falou Fernanda.

Apesar da idade avançada e das doenças que agravam o coronavírus, Aldenora não teve grandes complicações. "Em nenhum momento ela complicou a ponto de precisar de UTI. Por incrível que pareça, apesar de tudo. Gente mais saudável do que ela, internou, esteve grave e infelizmente foi a óbito. E ela em nenhum momento chegou a precisar de UTI", contou o médico Ziraldo Holanda, do Hospital Wilson Rosado, que tratou de Aldenora.

Fernanda Fernandes esteve ao lado da mãe durante todos os dias da internação. Ela contou que parte da família apresentou algumas sintomas leves da doença no mesmo período de Aldenora. A recuperação, portanto, foi feita em casa.

A filha acredita que a emoção dela foi ainda maior do que a mãe, que com o Alzheimer, não tem a exata noção pelo que passou. "Foi um milagre o que aconteceu com ela", disse. Fernanda ainda elogiou a autuação da equipe de profissionais da saúde durante os dias internada.

Fernanda e a mãe Aldenora — Foto: Cedida
Fernanda e a mãe Aldenora — Foto: Cedida

Segundo o médico Ziraldo Holanda, manter a calma nesses tratamentos é fundamental. "Mantendo a calma, passando para os familiares e pacientes, com clareza e segurança aquilo que eles precisam fazer, não necessariamente o que eles querem e sempre se lembrando do que o nosso mestre Hipócrates disse, de que o que o médico tem que sempre fazer é consolar o seu paciente. A gente consegue dar ao paciente aquilo que a gente mais precisa, que na verdade não é a cura, é aplacar a angústia", falou.

Ele explica que o que deixa o paciente e o acompanhante estressados é a a falta de empatia. "O que o paciente e o familiar querem é só um ouvido pra escutar e uma sinceridade, dita de uma forma que não seja agressiva, que denote prudência".

Fonte: G1
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Em programa de Rádio, Prefeito Ciro pede colaboração da comunidade contra a dengue e a COVID-19

O Prefeito Ciro Bezerra esteve participando da 6ª edição do ano de 2020 do programa Itaú Agora" que foi ao ar pela Rádio Cidade FM Itauense 104,9 MHz na manhã de sta quarta-feira (29).

O programa foi bem participativo, onde a população fez novas cobranças sobre as luzes dos postes que estavam apagadas no bairro Nossa Senhora do Desterro, e Ciro explicou aos moradores que as providências estavam sendo tomadas para solicitar o pedido.

Ao falar sobre a dengue o Prefeito Ciro orientou os cidadãos itauenses ficarem atentos aos focos de dengue existentes em cada residência, pedindo para que principalmente nesse período de chuvas a atenção deve ser redobra cm os pneus, caixas de água, reservatórios, garrafas, pratos de plantes e etc existente no quintal das residências, como estamos no período de chuvas é comum o aparecimento de focos e com a pandemia do novo coronavírus embora os agentes de endemias estejam em campo, estás sendo tomadas medidas preventivas no que compete a saúde do agente.

O gestor parabenizou a comunidade em relação ao cumprimento do decreto municipal 027/2020 onde as pessoas estão se conscientizando mais sobre a gravidade da COVID-19 e que novas medidas de isolamento ainda serão anunciadas para prevenir o contágio pelo coronavírus.



Fonte: Assessoria de Comunicação
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