quarta-feira, março 27, 2013

Resultado do PSV 2013 da UERN é antecipado para a próxima segunda-feira, 1º de abril


A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) confirma para a próxima segunda-feira, dia 1º de abril, a divulgação do resultado do Processo Seletivo Vocacionado 2013 (PSV 2013). A divulgação ocorrerá às 16h, na Reitoria da UERN, Rua Almino Afonso, Centro de Mossoró.

Inicialmente o resultado do PSV 2013 estava previsto para o dia 05 de abril, mas a empresa responsável pela aplicação das provas – Consulplan – confirmou à COMPERVE a antecipação da data. Também no dia 1º de abril será publicado o edital de matrícula com informações sobre datas e toda a documentação necessária.

Ofertando 2.602 vagas nos cursos de graduação da UERN, as provas do PSV 2013 foram aplicadas nos dias 03 e 04 de março simultaneamente em seis cidades - Mossoró, Natal, Assú, Pau dos Ferros, Caicó e Patu.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ATENÇÃO E EXPERIÊNCIA DE DOIS PMs TIRA DE CIRCULAÇÃO DOIS ASSALTANTES EM FLAGRANTE EM ALTO DO RODRIGUES


Hoje 27 de março dois elementos assaltaram uma farmácia que fica localizada na Avenida Angelo Varela na cidade de Alto do Rodrigues.
Em seguida os meliantes empreenderam fuga, mais dois PMs que são Moises e Jonata estavam espertos e estranharam  a velocidade no qual os meliantes estavam, foi dado voz de parada, e graças a Deus e a experiência dos PMs, foram tirados de circulação dois assaltantes que acabara de assaltar uma farmácia.
Trata-se de Mateus Neves do Nascimento (18 anos) natural de Mossoró e Sergio Costa (21 anos) também natural de Mossoró, ambos  residente  no sitio passagem de pedra.


Os elementos estavam em uma moto POP, e ao perceberem que não tinha saída, um dos elementos tentou, jogar a arma no mato, mais como os guerreiros Moisés e Jonata estavam em alertas, os assaltantes foram presos em flagrante com arma do crime.


Parabéns a toda a polícia da cidade de Alto do Rodrigues, e em especial estes profissionais que conseguiram esta boa ação, vale salientar que ambos são comandados pelo sub. Tenente Cesar.


Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››

Chuva de 130mm estoura açude no Sertão da Paraíba


Chuvas de 130 mm estouraram  na madrugada desta terça-feira (26), um açude de médio porte que fica no sítio Vazante na zona rural de Bonito de Santa Fé, no Alto Sertão da Paraíba.  O manancial pertence ao agricultor Agamenon Ramalho.

O açude já havia acumulado bastante água  com as chuvas caídas este mês. Na madrugada desta terça-feira a parede não suportou o peso da água e rompeu.  O arrombamento não matou animais e nem destruiu residências.

A meteorologia marca para as próximas horas  mais chuvas no município bonitense.

Reprodução Cidade News Itaú via Radar Sertanejo
Leia Mais ››

Policiais federais indicam outros crimes supostamente praticados por delegado condenado


O delegado da Polícia Federal Adauto Gomes da Silva Júnior, condenado a sete anos e seis meses de reclusão, em regime inicialmente fechado, por vazamento de informações sigilosas, também é suspeito de outros crimes, de acordo com a fundamentação feita na sentença da juíza Cíntia Menezes Brunetta. Em depoimento à Justiça, duas testemunhas, incluindo outro delegado da PF, apontaram suspeitas de homicídio e de participação em grupo de extermínio.

Na sentença da juíza, no processo de número 0001791-59.2011.4.05.8401, consta como uma das fundamentações que uma testemunha, indicada como delegado da Polícia Federal que participou da apuração administrativa da conduta do acusado, afirmou em Juízo, “que várias pessoas da cidade de Mossoró e de Natal/RN já possuíam desconfiança da existência de condutas desabonadoras, incluindo suspeitas de homicídio e de participar de um grupo de extermínio, que seria também composto por Policiais Militares”.

A testemunha “ainda asseverou que há suspeitas de que a família do réu pratica agiotagem, sendo que o acusado utilizaria da sua condição de Delegado para atingir concorrentes de seus familiares”. Tais informações fizeram com que equipes da Polícia Federal levantassem desconfiança da presença do delegado Adauto Gomes em reuniões sobre investigações.

Outras declarações de uma testemunha, agente da Polícia Federal, “também apontam que ADAUTO não mantinha uma conduta adequada para o cargo que exercia, tendo afirmado que, em operações anteriores, os alvos muitas vezes visitavam o gabinete do acusado, e se referiam a este como sendo o ‘meu Delegado’. Relatou ainda que outro alvo de investigação chegou a querer marcar almoço com o réu. Prosseguiu aduzindo que os contatos que ele viu eram feitos na Delegacia, mas havia indícios de que eles (o réu e os alvos de investigações) se encontravam fora”.

A condenação do delegado Adauto Gomes, na Justiça Federal em Mossoró, foi referente ao vazamento de informações durante a Operação Serra Negra, em ação movida pelo Ministério Público Federal. Ele teria informado a informou Karla Micaelly Fernandes da Silva, através de um telefonema, no dia 15 de março de 2010, que a Polícia Federal iria realizar uma ação com objetivo desbaratar uma quadrilha de traficantes de drogas da região de Mossoró.

Durante as investigações e com quebra de sigilo telefônico, descobriu-se que, cinco minutos depois, Karla Micaelly repassou a informação ao investigado Ikaro Mikael da Silva Jácome, que era um dos principais alvos da operação. No telefonema, ela disse que teria recebido as informações de um “amigo”. O tal amigo, de acordo com o inquérito, era o delegado Adauto.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Bandidos fazem mulher refém durante assalto


A Polícia Militar está mobilizada, no final da tarde desta quarta-feira (27), na tentativa de localizar criminosos que estão fazendo uma mulher como refém. De acordo com informações repassadas para o Portal BO, a vítima foi abordada no bairro de Lagoa Nova e levada pelos criminosos para realizar saques em agências bancárias, no que seria um sequestro relâmpago.

Os bandidos teriam roubado o carro da mulher, um Fox preto. No entanto, a polícia fez um cerco e o carro já foi localizado na Redinha. No local, policiais militares conseguiram prender dois homens, que ainda não foram identificados. Eles informaram que um terceiro assaltante continuava com a mulher como refém.

A polícia descobriu também que o criminoso estaria indo para Santa Rita. Durante as diligências, eles acabaram descobrindo que a mulher tinha sido liberada ainda na estrada da Redinha, sem nenhum ferimento. O carro dela também foi recuperado.

De acordo com o tenente Thales, oficial do Batalhão de Choque da Polícia Militar, os dois suspeitos detidos são adolescentes. Eles estavam com um revólver calibre 38 e foram conduzidos para a Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde serão submetidos  Termo Circunstanciado de Ocorrência.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Ex-presidiário é preso após roubar carro em frente a banco


Foto: Sérgio Costa
Um homem de 20 anos foi preso, na tarde desta terça-feira (27), suspeito de assaltar uma mulher na porta de um banco, na avenida Prudente de Moraes, em Lagoa Nova. Maycon Bernardo Montenegro tomou o carro da vítima, mas acabou sendo alcançado por policiais do BPChoque que foram acionados minutos após o roubo.

De acordo com o capitão Alvarenga, a vítima chegava no estabelecimento quando foi surpreendida pelo assaltante com uma arma na mão. O acusado pediu a chave do carro e em seguida saiu com o veiculo em direção a região Oeste da capital. 

"Nós fomos informados por populares sobre um veículo transitando em alta velocidade nas ruas do bairro, iniciamos uma diligência e acabamos localizando o carro já abandonado e o suspeito caminhando na rua Aurino Fernandes. Demos voz de prisão e ele se rendeu", relatou.

A vítima, que pediu para não ser identificada, disse que o assaltante chegou a ameaçá-la de morte caso ela não entregasse a chave do veículo e que diante do fato não pode fazer nada senão obedecer a ordem do criminoso. Ainda segundo a polícia Maycon já respondeu criminalmente pro receptação e já estava em liberdade. 


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Por rede social, Fani dispensa argentino e diz que ainda ama o ex-noivo


Final do BBB 13 supera Ibope de edição anterior - 1 (© Reprodução TV Globo)
A ex-BBB Fani resolveu colocar um ponto final no relacionamento com o argentino Miguel Alvarez Borquez, com quem teve um breve affair no Big Brother Brasil 13. Pelo Facebook, a carioca explicou que ainda ama o ex-noivo, Humberto Oliveira.

No começo do texto, a loira elogiou o rapaz e afirmou que sempre vai lembrar-se dele. “Miguel, você é um homem muito especial, que fez parte da minha história e da minha vida, e disso vou me lembrar para sempre. Desde que saí do 'BBB', me emociono com as coisas lindas que você escreve a meu respeito, confesso que isso tudo me deixou muito confusa e mexeu com meu coração.”

Contudo, a ex-participante do reality contou que pretende ir atrás de Humberto. “Existia na minha vida uma grande história de amor antes de você aparecer. Fui noiva por dois anos do Humberto e nos separamos justamente por conta da minha fama sensual, por motivo de ciúmes e desde então nunca mais nos encontramos. Na verdade, eu nunca o esqueci e durante todo o 'BBB' eu declarei meu amor por ele para quem quisesse ouvir e disse que quando eu saísse do 'BBB' eu iria procurá-lo e pedi-lo em casamento. Foi por este motivo que não te encontrei até agora”, explicou.

Para finalizar, Fani agradeceu o carinho de Miguel e desejou boa sorte ao argentino. “Minha cabeça estava confusa e meu coração também, pois tudo aconteceu muito rápido. Não acho justo eu ficar enrolando um homem tão sincero e especial como você e por isso estou te escrevendo, com toda a verdade do meu coração. Eu pensei muito sobre mim, sobre nós, sobre Humberto, sobre o que de fato está em meu coração e cheguei à conclusão de que amo Humberto ainda, ele é o grande amor da minha vida e vou lutar por isso e por ele. Me desculpe se te decepcionei, estou triste em ter que revelar isso para você. Juro que gostaria que fosse diferente, pois para mim seria bem mais fácil, já que você quer me fazer feliz, mas eu não tenho como mentir para o meu coração. É isso, Miguel. Você é um grande homem, carinhoso, charmoso e bom. Merece ser feliz, mas eu não sou a pessoa que vai te fazer feliz. Desejo toda sorte, força e sucesso do mundo a você e estou disposta a te ajudar no que for preciso, como amiga.”

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Crime em interior de ambulância do SAMU em Mossoró, é esclarecido pela DEHOM.


O Delegado da Especializada em Homicídios de Mossoró, bacharel Roberto Moura, convocou a imprensa na tarde desta quarta feira, 27 de março de 2013, onde na oportunidade apresentou o resultado do inquérito policial, sobre o crime de homicídio ocorrido no dia 27 de janeiro deste ano, em que foi vítima a pessoa de Geovani de Brito Nunes, morto a tiros dentro de uma ambulância do SAMU, momento em que recebia atendimento médico, devido a um acidente de trânsito.
O autor dos disparos segundo o delegado Roberto Moura, que concluiu o inquérito, foi a pessoa de Elenilson Silva Vidal, mais conhecido como Buiú.
De acordo com o delegado, no dia do crime, uma manhã de domingo, o acusado estava em um bar próximo a feira do Bode, onde se envolveu em uma vias de fato com outras pessoas e que após a confusão Buiu saiu a procura dos desafetos, que havia deixados o recinto.
Ao chegar no trevo que dá a cesso a favela do Pirrichil, no Alto São Manoel, encontrou uma Ambulância do SAMU, que estava parada fazendo os primeiros atendimentos médicos à  Geovani Nunes, que acabara de sofrer um acidente grave, quando caiu de sua motocicleta.
Buiu se aproximou da ambulância de arma em punho, e passou a fazer perguntas aos socorristas.
Ele perguntara se a pessoa que estava sendo atendida estava usando boné amarelo e como não obteve qualquer informação por parte da equipe médica, passou a efetuar disparos contra a vítima que foi atingida com cinco tiros na cabeça, tendo morte instantânea.
O delegado Roberto Moura, não tem dúvidas de que Geovani foi morto por engano, uma vez que de acordo com as investigações, o mesmo não esteve no bar onde começou a confusão.
A Prisão preventiva de Buiú, foi decretada pela Justiça e que sua captura é questão de dias, enfatizou Roberto Moura.
Ele responde processos na justiça por três crimes de homicídios, onde um deles já foi julgado, e dois que ainda serão julgados pelo tribunal do Juri Popular. Buiú vai está no no banco dos réus no próximo dia 10 de maio, caso este seja preso.


Buiu quando estevepreso na Cadeia Pública

Arma usada no crime foi apreendida pela PM um dia após o homicídio

Delegado Roberto Moura

Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera 2
Leia Mais ››

Construção que ameaça cair em Natal será demolida, diz construtora


Construção foi interditada em Ponta Negra, zona Sul de Natal (Foto: Antônio Netto/G1)Construção foi interditada em Ponta Negra, zona
Sul de Natal (Foto: Antônio Netto/G1)
A obra interditada nesta segunda-feira (25) pelo Corpo de Bombeiros, no bairro de Ponta Negra em Natal, será demolida na próxima semana, informou Luiz Queiroz, advogado da construtora Cral, responsável pelo projeto. Depois da demolição, o terreno será vendido. Segundo o advogado, nenhuma unidade do flat que seria erguido no local foi vendida, contudo, o prejuízo está em torno de R$ 300 mil.
De acordo com o advogado, o modo como será executada a demolição será apontado pelo laudo, o qual será entregue pelo responsável técnico nesta quarta-feira (27). Como três casas localizadas ao redor da construção também precisaram ser isoladas, as famílias irão ficar acomodadas às custas da construtora, garantiu o advogado.
Segundo Luiz Queiroz, na tarde desta quarta o responsável deverá entregar o laudo indicando a formo como será feita a demolição, que em seguida passará pela análise do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN). Posteriormente, na segunda-feira (1º), o laudo será encaminhado para a aprovação do Corpo de Bombeiros. "Só depois desse trâmite é que poderemos iniciar a demolição no local. Isso deverá acontecer na próxima semana", indicou Luiz Queiroz.
Sobre o que provocou a instabilidade da construção, o advogado disse que a construtora trabalha com duas possibilidades. "Ou foi um erro grosseiro de um dos engenheiros, ou o terreno não estava preparado para suportar a construção. Mas o motivo só saberemos ao final dos laudos técnicos", finalizou Luiz.
Interdição
A estrutura cedeu na rua Estrela do Mar, localizada no conjunto Alagamar, ameaçando a segurança dos imóveis vizinhos.Três casas do entorno e o trecho da rua, em frente à obra,  também foram interditados. Não houve feridos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a estrutura ameaça diretamente as casas localizadas nos dois lados da construção, e a que fica nos fundos da obra. "Por medida de segurança interditamos os três imóveis e o trecho da rua Estrela do Mar", informou Cleidson, tenente do Corpo de Bombeiros.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Operação Semana Santa: PRF intensifica fiscalização no RN


PRF pretende aplicar teste do bafômetro durante toda a operação Semana Santa (Foto: Arquivo/PRF)
A operação Semana Santa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) começa nesta quinta-feira (28) nas rodovias federais que cortam o Rio Grande do Norte. Segundo a PRF, o objetivo é reduziros acidentes, seguindo um planejamento estratégico. Para isso, policiais que atuam na área administrativa irão reforçar as escalas durante o feriado prolongado. O teste do bafômetro será aplicado nos condutores durante toda a operação, informou o órgão.
"Desenvolvemos a operação com base nos fatores de risco apontados pelas estatísticas, como ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, a condução dos veículos de duas rodas fora das normas de seguraça e embriaguez ao volante", indicou a assessoria de comunicação da PRF.
A circulação de veículos de grande porte ficará restrita para dar fluidez ao trânsito. Segundo a PRF, está proibido o trafego de Combinações de Veículos de Carga CVC (bitrens) e Combinações de Transporte de Veículos CTV (cegonhas) nos seguintes horários:
Quinta (28) - 16h às 24h
Sexta (29)  -  6h às 12h
Domingo (31) - 16h às 24h
Atenção
A PRF chama a atenção dos condutores para a BR- 304, a qual liga Natal a Mossoró, pela gravidade dos acidentes que foram registrados no local. As rodovias BR -226 (Natal – região do Seridó) e BR-406 ( Natal – Macau ) também merecem cuidado, já que por serem de pista simples ofererecem perigo nas ultrapassagens.  Para evitar acidentes, a PRF recomenda a manutenção dos veículos, pausas regulares a cada três horas de viagem,  a obediência às normas de segurança do Código de Trânsito Brasileiro.
Denúncias ou avisos de acidentes podem ser feitos pelos telefone da PRF: (84) 3215-1555 e 191.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Preso falso médico que tratava câncer a partir de R$ 500, no Amazonas


Peruano foi detido após denúncias (Foto: Rádio Amazonas FM)
Um peruano foi preso na tarde desta quarta-feira (27), em Manaus. O homem, de 58 anos, é suspeito de exercer a profissão de medicina ilegalmente no Amazonas. Junto com o falso médico, a polícia apreendeu frascos com fitoterápicos e receituários. Ele nega as acusações. A polícia disse que o homem costumava diagnosticar câncer em pessoas saudáveis e tratar a doença com medicamentos supostamente importados de Cuba.
A delegada do 11º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Tatiana Feijó, informou que investigava o peruano desde o início do ano. "Eu tinha aberto um inquérito contra ele, mas precisava de mais denúncias. Quando consegui, pedi a prisão preventiva e a Justiça concedeu o mandado de prisão", disse ao G1.
De acordo com a delegada, o falso médico diagnosticava os pacientes com câncer terminal e oferecia tratamento com fitoterápicos que seriam provenientes de Cuba. Cada frasco era vendido por R$ 500.  "Depois de um tempo, ele se oferecia para conseguir uma aposentadoria vitalícia e uma indenização retroativa para os pacientes. Uma das vítimas chegou a pagar R$ 7,5 mil em parcelas ao suspeito.", disse Tatiana.
Em depoimento à polícia, o suspeito alegou que teria cursado medicina em Cuba e acumputura na China. "Ele disse que era médico-cirurgião, acumputor e fisioterapeuta", afirmou a delegada.
Segundo Tatiana Feijó, a situação do homem é legalizada no Brasil, mas ele não apresentou documentos que comprovem a formação em medicina. "Ele disse que o certificado estaria no Peru. Ele pode até ser médico em outro país, mas não me apresentou nenhum tipo de documentação que certificasse que é formado na área. Mesmo que tivesse documento, ele precisaria ser inscrito no CRM [Conselho Regional de Medicina] no Brasil", informou a delegada.
O 'falso médico' foi preso pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, charlatanismo e exercício ilegal da profissão. Segundo a polícia, o homem nega as acusações. Ele será encaminhado à Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Carreta de dupla sertaneja Humberto e Ronaldo tomba em GO; veja vídeo


Carreta de dupla sertaneja Humberto e Ronaldo tomba em Goiânia (Foto: Antonio Carlos da Silva Mota/Vc no G1)


O internauta Antonio Carlos da Silva Mota fez imagens de uma acidente com a carreta da dupla sertaneja Humberto e Ronaldo. O veículo tombou no Anel Viário do Residencial Moinho dos Ventos, em Goiânia, na tarde desta quarta-feira (27). O vídeo, enviado via VC no G1, mostra o veículo tombado e o vazamento de combustível na pista.
De acordo com Silva, o acidente aconteceu por volta das 13h30. "A carreta foi fazer a rotatória, tombou e saiu derrapando no asfalto", conta o internauta. Segundo ele, o motorista do veículo ficou ferido.
Nota da redação: O Corpo de Bombeiros informou ter sido acionado, por volta das 13h45. A corporação fez o isolamento do local e limpeza da pista, mas não removeu nenhum ferido. Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da dupla disse que a carreta transporta apenas instrumentos, mas não informou o estado de saúde do motorista.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PRF apreende cerca de R$ 1 milhão em dinheiro e joias em carro em SC


Cerca de R$ 1 milhão estava dentro de painel de carro (Foto: Reprodução/RBS TV)Cerca de R$ 1 milhão estava dentro de painel de carro
(Foto: Reprodução/RBS TV)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Barra Velha, no Norte de Santa Catarina, apreendeu na madrugada desta quarta-feira (27) cerca de 1 milhão em reais, euros, dólares e dois cordões de ouro. A quantia foi encontrada no interior do painel de um automóvel. Segundo a PRF, o casal que estava no carro afirmou que o dinheiro havia sobrado da segunda lua de mel deles.
Polícia encontrou notas de dólares, euros e reais (Foto: PRF/Divulgação)Polícia encontrou notas de dólares, euros e reais
(Foto: PRF/Divulgação)
De acordo com a PRF, a apreensão foi realizada por volta das 4h30. Foram encontrados um pouco mais de R$ 500 mil, 200 mil euros, 10 mil dólares e dois cordões de ouro. O casal saiu de São Paulo e seguia para Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina.
O dinheiro e as joias apreendidas foram encaminhadas para a Polícia Federal (PF) de Joinville, no Norte catarinense. O casal também foi levado para o local, onde deverá prestar depoimento. A PF vai abrir inquérito para apurar a procedência do dinheiro.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Média de audiência do "BBB13" empata com "BBB11" na pior marca do reality show


A final do "BBB13", exibida na última terça-feira (26), alcançou 29 pontos de audiência, das 22h20 às 23h45, segundo dados do Ibope. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios da Grande São Paulo. 

A média geral da 13° edição, de 8 de janeiro a 26 de março foi de 24,78 pontos, empatando com o "BBB11" – que conquistou 24,8 – na pior audiência da história do reality.

A atração vem amargando em Ibope desde 2005, quando o deputado federal Jean Wyllys (PSOL - RJ) faturou R$ 1 milhão, o programa teve recorde de público e alcançou a média de 47,5 pontos de audiência.

A estreia do "BBB13" marcou 25 pontos em 8 de janeiro, o pior começo de todas edições do reality show. 

No ano passado, o "BBB12" estreou com 33 pontos, dois pontos a menos do que o "BBB11", que teve 35 pontos. Já o "BBB10" e o "BBB 2" eram os programas com menos audiência em estreias até o momento, com 30 e 29 pontos de média, respectivamente.

Das treze edições, a primeira, exibida em 2002, foi a que conquistou a maior audiência na estreia, com 49 pontos. Em segundo lugar está o "BBB5" (46), seguido pelos "BBB6" (45), "BBB7" (43), "BBB4" (42), "BBB3" (38), "BBB8" (37) e "BBB9" (37).

Campeã

Ainda em "Marte", Fernanda afirmou que dará o dinheiro para sua família e ainda não acredita que está milionária.

Com 62,79% dos votos, a mineira se tornou a campeã do "BBB13" e levou o prêmio máximo. A sister disputou a final com o casal Nasser e Andressa, que tiveram 28,29% e 8,92% dos votos, respectivamente.

"De coração, no meu paredão com a Naty, achei que estávamos decidindo o terceiro lugar. Achei que o Nasser seria o campeão, e a Dessa (Andressa) a segunda colocada. Eu já estava conformada". Não caiu a ficha", disse a mineira.

Marcada pelo relacionamento com André, Fernanda disse ter esperanças de continuar o romance com o brother fora da casa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ferj adia clássico entre Vasco x Botafogo; partida será em Volta Redonda


Vasco e Botafogo se enfrentam, em Volta Redonda, na próxima quarta-feira
A Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) anunciou na tarde desta quarta-feira o adiamento do clássico Vasco x Botafogo, válido pela 4ª rodada da Taça Rio. A partida seria disputada no próximo domingo, às 18h30, no Engenhão. Com a interdição do estádio pela Prefeitura do Rio de Janeiro, o confronto foi remarcado para as 19h30 do dia 3 de abril, quarta-feira, em Volta Redonda. O Alvinegro não aceitou condições impostas pelo rival para a disputa do clássico em São Januário.

A Polícia Militar ressaltou que o Botafogo poderia colocar apenas 10% de seus torcedores no estádio do Vasco, opção descartada pelos dirigentes alvinegros. "Nesse jogo, o Botafogo poderia jogar com 10%. Depois de conversas, o Botafogo não quis fazer o acordo. Aí ficou difícil. O estádio não suporta esse tipo de coisa [50% de torcida para cada clube]. Não é algo criado pelo Vasco e ninguém tem culpa pelo o que ocorreu com o Botafogo. Não tivemos um local para esse clássico", comentou o presidente da Ferj, Rubens Lopes.

Todos os clássicos do Campeonato Carioca serão realizados em Volta Redonda - inclusive possíveis confrontos entre clubes grandes nas semifinais e na final do segundo turno do torneio, de acordo com a entidade.

A reunião que definiu o local para o clássico entre Botafogo e Vasco, pela Taça Rio, terminou com ânimos exaltados. O lado cruzmaltino lamentou a postura do rival, mas não admitiu haver retaliação por causa da postura de tirar o jogo do time de General Severiano contra o Friburguense da sua casa. "O Vasco foi solicitado para ceder e cedeu. Num segundo momento, o Vasco pediu a boa vontade e não recebeu do Botafogo. Não digo que seja retaliação. Se o Botafogo não aceita, acho que também não cabe eles atuarem no nosso campo", ressaltou o presidente Roberto Dinamite.

O Botafogo se mostrou irredutível na questão proposta pelo Vasco de jogar com a maioria da torcida em São Januário neste domingo. "Essa questão é simples para o Botafogo. O presidente esteve aqui e disse que não se oporia em jogar em São Januário desde que fosse 50% a 50% de torcida. Se não fosse em São Januário, que fosse em Volta Redonda. Foi isso o que ocorreu. A PM não autoriza que São Januário receba público visitante acima de 10%, e isso inviabiliza a partida nesse campeonato. A solução mais viável é o jogo em Volta Redonda. Parece justo, razoável e coerente. Entendo o Vasco, mas nesse momento o Botafogo não acha adequado privar a sua torcida do clássico", opinou Anibal Rouxinol, diretor executivo alvinegro.

Além do clássico, a entidade também foi obrigada a adiar o jogo Botafogo x Friburguense. A partida será realizada às 16h do dia 10, em Moça Bonita. Inicialmente, o duelo estava agendado para o Engenhão e chegou a ser anunciada a transferência para a próxima quinta-feira, em São Januário. Curiosamente, essa data era a mesma da estreia do Botafogo na Copa do Brasil, contra o Sobradinho. Um acordo foi feito com a CBF, que adiou o jogo do Botafogo pelo torneio nacional para o dia 17, às 20h30.

Outra mudança definida foi a transferência de local e horário para Fluminense x Boavista. O jogo passou do Engenhão para Moça Bonita e será realizado, sábado, às 16h. A reunião entre clubes e federação durou aproximadamente cinco horas na sede da entidade.

Os quatro grandes pretendem discutir com a Ferj a cada rodada o remanejamento da tabela. Como é necessário o parecer da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, torna-se inviável programar com antecedência as mudanças no Campeonato Carioca.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Senador visita corintianos presos em Oruro e diz que teme pela vida de brasileiros


Brasileiros presos em Oruro, na Bolívia, reclamam de condições precárias
O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) esteve nesta terça-feira com os 12 torcedores do Corinthians presos na Bolívia desde 20 de fevereiro devido à morte do boliviano Kevin Espada, de 14 anos, vítima do disparo de um sinalizador durante jogo contra o San José. Presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), o senador afirmou que teme pela vida dos brasileiros e fez um apelo para que o governo intervenha na situação.

“Eu acho que a vida dos brasileiros está em perigo. Eu manifestei isso pessoalmente ao Carlos Romero, ministro de governo da Bolívia. Eles estão presos com estupradores, traficantes, assassinos. Manifestei uma preocupação formal, lembrando que o estado boliviano tem a custódia desses brasileiros”, afirmou ao UOL Esporte. Nas próximas horas, Ferraço irá comunicar o que viu em Oruro aos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Segundo o senador, os corintianos reclamaram de maus tratos e constrangimento. Eles estão em um presídio com capacidade para 200 pessoas, mas que tem 1.500 detentos no momento, de acordo com Ferraço. “Acho que é uma situação muito mais diplomática, politica do que jurídica. O governo brasileiro precisa colocar isso na agenda. Precisamos de uma intervenção forte. Eles podem pelo menos exigir um presídio que garanta integridade física”, declarou.

O parlamentar classificou a prisão dos 12 corintianos como uma “farsa”. Para ele, eles estão lá apenas para atender a um desejo de vingança por parte da população e para servir como barganha política. “Volto de lá convicto de que eles são inocentes, bodes expiatórios. Foram presos meio que aleatoriamente. É um negócio mal contado”, concluiu.

As condições precárias do presídio em Oruro já foram divulgadas em diversas oportunidades. Os corintianos estão separados dos outros presos, mas, segundo o parlamentar, reclamaram de serem constantemente hostilizados dentro das dependências da detenção e que há “muita má vontade” com eles.

Ferraço tem a intenção de agendar uma reunião entre ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a Embaixada do Brasil em La Paz, para definir de que maneira o governo brasileiro pode atuar para melhorar as condições dos brasileiros presos em Oruro. O presidente do Corinthians, Mario Gobbi, também irá se encontrar com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, ainda esta semana.

Segundo o clube, a ideia não é necessariamente pedir a liberação dos 12 presos. Trata-se, na verdade, de solicitar o envolvimento do Governo Federal para que seja garantido aos presos o direito de defesa. A postura só não foi a mesma desde a tragédia porque o Corinthians, em seu entender, tinha uma agenda a cumprir, preocupando-se primeiro com os reflexos esportivos do caso e depois com a situação dos torcedores presos.

O grupo de corintianos é acusado de participação no evento. No Brasil, a organizada Gaviões da Fiel apresentou à Justiça um jovem de 17 anos que se diz o verdadeiro culpado pelo crime. A Justiça da Bolívia, no entanto, não leva o depoimento e a confissão do jovem em consideração, e manteve os 12 brasileiros em prisão preventiva em Oruro.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fusão entre American Airlines e US Airways recebe aprovação judicial


A AMR Corp, controladora em concordata da American Airlines, recebeu nesta quarta-feira aprovação judicial para a fusão com a US Airways, criando a maior empresa aérea do mundo.

Mas uma cláusula no acordo de fusão, uma indenização de US$ 19,9 milhões para Tom Horton, presidente-executivo da AMR em processo de saída, não foi aprovado pelo juiz em uma audiência na corte de falências dos Estados Unidos em Manhattan.

O juiz Sean Lane disse que irá emitir um posicionamento escrito explicando sua decisão sobre a indenização, que tinha levantado uma objeção do Departamento de Justiça e ceticismo de Lane na audiência desta quarta-feira.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Criança encontra cobra Cascavel embaixo de caminhão


Um garoto de quatro anos encontrou uma cobra embaixo de um caminhão enquanto o veículo era consertado pelo pai, na tarde de hoje (27), em uma oficina, em Santa Helena.

A Polícia Ambiental foi acionada e capturou a Cascavel. De acordo com o Correio do Lago, o caminhão onde a serpente estava havia vindo da zona rural da cidade.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vasco empata com Olaria e amplia sequência negativa na estreia de Autuori


Olaria0x0Vasco

Diante de uma estreia relâmpago, o técnico Paulo Autuori não conseguiu sair de campo vitorioso em sua primeira apresentação pelo Vasco. Nesta quarta-feira, o time de São Januário voltou a jogar mal e completou quatro partidas sem triunfar. A equipe apenas empatou com o Olaria por 0 a 0, em Moça Bonita, pela 3ª rodada da Taça Rio. Com o resultado, o Cruzmaltino soma um ponto e precisa emplacar uma sequência de vitórias para tentar chegar às semifinais do torneio.

Precisando dos três pontos, o Vasco iniciou o confronto modificado. O atacante Tenorio entrou entre os titulares, já que Bernardo sentiu dores no músculo adutor da coxa direita e foi vetado. Detentor de maior posse de bola, o Cruzmaltino esbarrava na defesa do Olaria e não conseguia furar o bloqueio. A principal causa era o número elevado de passes errados.

Aos poucos, o Vasco se soltou e passou a chegar ao ataque. As exceções eram Eder Luis e Carlos Alberto. A dupla irritou os torcedores. Com a saída mais frequente da equipe cruzmaltina, o Olaria usava os contra-ataques para surpreender. Aos 33min, Erick chutou para boa defesa de Alessandro.

O primeiro tempo terminou sem que o Vasco conseguisse arrematar qualquer chute mais perigoso. O Olaria quase marcou aos 45min. Zé Carlos dominou e bateu por cima da meta cruzmaltina.

A segunda etapa começou com um lance inacreditável perdido pelo atacante Eder Luis. O fato irritou ainda mais a torcida. Aos 5min, Tenorio deixou Carlos Alberto em boa condição. O camisa 10 rolou para Eder Luis. Sozinho, o atacante acertou o travessão. Aos 12min, o Olaria respondeu. Erick passou por Dedé e invadiu a área pelo lado esquerdo. Renato Silva desviou e Victor finalizou para fora.

Os 45 minutos finais mostraram um predomínio cruzmaltino. Porém, o time não conseguiu marcar, quase sempre por erros no último passe. Ao apito final, sobraram vaias e lamentos pela situação delicada do clube no segundo turno do Campeonato Carioca. Ficou a certeza de que Paulo Autuori terá muito trabalho pela frente.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Suspeito de matar esposa grávida se apresenta sorrindo


A Delegacia de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, ouviu nesta quarta-feira (27), Gilberto Renato Verruchoski Junior, de 20 anos, acusado de matar a própria esposa, Joice Aparecida Nascimento, de 17, no último domingo (24). A jovem estava grávida.

O acusado confessou o crime e deverá permanecer detido, caso seja aceito o pedido de prisão preventiva feito pela Polícia Civil de Fazenda Rio Grande ao Poder Judiciário. As informações são da Rádio Banda B, de Curitiba.

Na delegacia, Junior se apresentou sorrindo e confessou o crime, sob a alegação de não aceitar que Joice havia o deixado. “Um crime bárbaro, já que antes de matar o autor a teria espancado. Ele passou os últimos dias na chácara da família em Mandirituba, onde também foi encontrado o filho dele com a vítima, de um ano, que o suspeito havia levado como refém”, contou o delegado Haroldo Davison, de Fazenda Rio Grande.

A arma do crime foi entregue à polícia por Júnior. Ao mesmo tempo em que sorria, o suspeito também chegou a chorar ao relembra da esposa que matou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Filho de William Bonner descolore o cabelo e ganha aprovação do pai


O filho de William Bonner e Fátima Bernardes radicalizou no visual. O trigêmeo Vinícius, 15, descoloriu o cabelo no melhor estilo Neymar. 

Bonner postou uma foto do menino no Instagram e escreveu na legenda: "O sujeito trabalha o dia inteiro pra chegar em casa e encontrar isso".

Engana-se quem acha que o jornalista não gostou. Na sequência, ele postou uma foto em close da cabeça do filho e escreveu: "Pior é que eu gostei".

Fátima contou que o visual foi permitido por ela e pelo pai.

"Ele fez com o meu cabeleireiro, o Flávio Chiodelli. William e eu aprovamos. Ele está na idade certa de fazer essas experiências. Ele e mais três amigos da escola resolveram juntos adotar o visual platinado. E hoje foi a estreia do visual na escola", contou a jornalista à revista "Quem".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ROCAM APREENDE MENORES ACUSADOS DE ASSALTOS PORTANDO ARMA DE FOGO EM MOSSORÓ


Por volta das 9 horas da manhã de hoje 27 de Março de 2013 policiais militares da ROCAM 02 comandada pelo CB Renixon e SD Solano em um patrulhamento de rotina suspeitaram de dois menores que estavam em uma moto tipo TRAXX de cor preta na pista lateral da Av Presidente Dutra no Alto de São Manoel.Na abordagem foi encontrado com os menores  JACS 17 anos e ARFS tambem 17 anos um revolver calibre 32 municiado,com as balas pintadas com esmalte e contendo veneno.
Ao ser indagado porque as munições estariam preparadas daquela forma um dos menores respondeu que eles tinham ido na rua do cabaré da baixinha para matar um desafeto mais não o encontrou no local.Ainda de acordo com a polícia os mesmos são acusados de assaltos e teriam sidos reconhecidos pelas vítimas,os "menores infratores" foram levados para a delegacia de menores para ser apresentados a delegada para que a mesma tome as medidas cabiveis.


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

QUADRILHA É PRESA EM FLAGRANTE TENTANDO ASSALTAR AGÊNCIA DOS CORREIOS DE TANGARÁ


Nossa reportagem teve acesso nas primeiras horas da manhã de hoje (27-03-13) a quadrilha presa durante assalto a agência dos correios da cidade de Tangará na tarde de ontem. O assalto aconteceu por volta das 14h00 e um pedestre que acompanhou a ação dos bandidos acionou a Polícia Militar que bravamente cercou o local e prendeu dois elementos em fragrante e apreendeu dois revólveres calibre 38 usado pela dupla.
Os acusados tentaram se livrar das armas deixando num congelador de uma geladeira que havia nos fundos do correio e tentaram se passar por clientes, mas foram identificados e presos. Outros dois elementos que estavam num veiculo Siena de placas MYX-8129- Natal dando cobertura fora da agência fugiram quando perceberam a movimentação policial, mas foram capturados na cidade de Serra Caiada.
Foram presos; RODRIGO RODRIGUES SALVIANO DE 20 ANOS, que alega ter cumprido pena por tráfico de drogas, residente no Bairro Igapó Natal, seu irmão, UM ADOLESCENTE DE 17 ANOS, JOÃO PAULO DA SILVA CAMPOS DE 18 ANOS, residente também em Igapó, Natal, que já cumpriu pena por tráfico de drogas, PAULO SÉRGIO SOARES PENHA DE 29 ANOS, residente na Avenida Felizardo Moura, 117- Bairro das Quintas, Natal, que alegou não ter passagens pela Polícia.
A guarnição andou muito para conseguir fazer o procedimento. Primeiro foram orientados a procurar a Polícia Federal em Natal que por sua vez orientou a procurar a Polícia Civil, que por sua vez disse que não podia fazer o procedimento por ser crime federal e depois do comandante da guarnição ameaçar chamar a imprensa e soltar todos os acusados foi que um escrivão da cidade de Serra Caiada fez o procedimento.
Lamentável, depois de um brilhante trabalho realizado pelo os Policiais Militares que arriscaram suas vidas no cumprimento do dever, ter que passar por uma situação dessas, que constrangeu também os funcionários dos correios que foram vítimas e ainda tiveram que viajar ao lado dos acusados durante todo esse tempo.
O veículo usado na ação pertence a mãe de uma namorada de um dos acusados e certamente será intimada pela Policia Federal para dar explicações. Policiais Militares    de Serra Caiada disseram a nossa reportagem que essa mesma quadrilha foi quem assaltou a agência dos correios de Serra Caiada há alguns meses. Eles foram flagrados pelas câmeras de segurança.
Com a divulgação na imprensa espera-se que outras vítimas possam reconhecer essa quadrilha como sendo a responsável por outros assaltos.
Fica o elogio a esses bravos guerreiros, tanto da cidade de Tangará, bem como, os de Serra Caiada que bravamente efetuaram a prisão dessa quadrilha que é acusada de outros assaltos na região.







Reprodução Cidade News Itaú via PM Currais Novos
Leia Mais ››

Denarc prende dupla com 2kg de maconha no bairro de Igapó

Ilustração

Policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) comandada pelo delegado Ulisses Souza, prenderam em flagrante na manhã dessa quarta-feira (27), no bairro de Igapó, Zona Norte de Natal, uma mulher identificada como Maria Gleice Mendes de Albuquerque, de 21 anos, e Victor Alves da Silva, de 18 anos. Com eles a polícia apreendeu tabletes de maconha prensada, totalizando dois quilos do entorpecente.

As prisões aconteceram após denúncia anônima dando conta de que Maria Gleice iria receber a droga, no gancho de Igapó, nas proximidades do Supermercado Nordestão. A equipe da Denarc se deslocou imediatamente até o local por volta das 7 horas da manhã de hoje, onde flagraram o jovem descendo de um alternativo e entregando o material entorpecente à acusada. Com isso, os dois receberam voz de prisão e foram encaminhados a Denarc para serem autuados por tráfico e associação ao tráfico de drogas.

Em seguida, os policiais civis foram até a residência da acusada localizada no bairro Bom Pastor, onde apreenderam também uma balança de precisão, cerca de 7 gramas de crack e a quantia de R$ 840 em cédulas de valores variados. Segundo o delegado, a maconha apreendida estaria avaliada em quatro mil reais.

O delegado Ulisses Souza se encontra na Denarc nesse momento para prestar mais esclarecimentos à imprensa sobre o caso.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia Civil esclarece prisão de homem suspeito de matar o pai


Foto: Divulgação / Polícia Civil
Delegado Roberto Andrade investiga o caso.
A Polícia Civil concedeu entrevista coletiva na manhã dessa quarta-feira (27) para esclarecer a prisão de Abeane Luiz Vale, de 31 anos, acusado de matar o próprio pai Abeane Vale, de 68 anos, no dia 19 deste mês. Ele confessou o crime à polícia, alegou que era ameaçado pelo pai e não mostrou nenhum arrependimento por ter praticado o crime.

Para o delegado Roberto Andrade, designado especialmente para investigar o homicídio, o crime não foi premeditado como alegou o suspeito. “Ele disse que estava no lugar certo e na hora certa, ou seja, que havia encontrado o pai coincidentemente e aproveitou a ocasião para praticar o delito, mas não acredito nessa versão”, disse alegando haver também algumas contradições no depoimento feito pelo acusado.

Em 2005, o idoso foi condenado pela Justiça por matar a ex-mulher, crime ocorrido em outubro de 1999, e que teria sido motivado por uma briga por bens judiciais em virtude de um processo de separação entre o casal. Na época, Abeane Luiz, filho do casal, tinha 17 anos de idade, e segundo o delegado teria se revoltado com o pai, mas esse segundo o próprio acusado não teria sido a motivação do assassinato. “Ele alega que cometeu o crime porque estava sendo ameaçado pelo pai, que, segundo ele, dizia que antes ser preso iria matá-lo”, explicou Roberto Andrade.

O filho da vítima foi preso nesta terça-feira (26) apontado como autor do assassinato. Ele se apresentou com seu advogado à Polícia Civil para prestar depoimento e foi comunicado a respeito do mandado de prisão que foi expedido em seu desfavor. O aposentado foi morto a tiros dentro do próprio carro, no cruzamento da avenida Prudente de Morais com a rua Alberto Maranhão, em Natal, na terça-feira da semana passada (19).

O que aumenta as desconfianças do delegado em relação a uma premeditação para o crime é que este foi cometido com as mesmas características daquele praticado contra a ex-mulher da vítima. “Ela também assassinada em um dia 19, a tiros e dentro de um carro em via pública, o que reforça a desconfiança de uma vingança por parte do filho da vítima”, frisou.

Durante o depoimento prestado à Polícia, Abeane Luiz não mostrou arrependimento. De acordo com o delegado, ele teria dito que “cumpriria essa pena sem problema nenhum, com o maior prazer porque o pai merecia”. As suspeitas em torno dele aconteceram após investigações da Polícia Civil, que encontraram o carro usado no dia do assassinato no dia seguinte ao crime, um Gol branco que estava sendo utilizado pelo filho da vítima.

Abeane Luiz se encontra recolhido no Centro de Detenção Provisório de Pirangi e deve ser indiciado por homicídio qualificado. O delegado ainda deve interrogar a companheira do acusado que estava com ele no carro no dia assassinato e ainda deve ouvir o depoimento de outras testemunhas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Organização antispam sofre maior ataque cibernético da história


A organização antispam Spamhaus está sofrendo uma sobrecarga de tráfego para tirar do ar seu site e o serviço de bloqueio de spam (lixo eletrônico). Segundo dados fornecidos ao jornal "The New York Times" pela organização e pela CloudFlare, que mantém um serviço de proteção contra esses ataques, o volume médio seria de 75 gigabits por segundo (Gbps), com picos de 300 Gbps - números que o tornam o maior ataque de negação de serviço da história.
Um ataque de negação de serviço não viabiliza uma "invasão" do sistema atacado, mas satura a conexão com a internet do alvo, de modo que ele não consiga permanecer on-line. É como lotar todas as mesas de um restaurante ou ocupar todas as linhas telefônica de um callcenter para que clientes de verdade não possam ser atendidos.
Os ataques começaram no dia 18 de março depois que a Spamhaus bloqueou o provedor holandês "Cyberbunker". O provedor promete hospedar qualquer conteúdo que não seja pedofilia e terrorismo. Segundo a Spamhaus, os serviços do Cyberbunker estariam sendo usados por spammers para enviar e-mails indesejados a milhões de pessoas na internet.

De acordo com a BBC, autoridades policiais em cinco países estão investigando os ataques.
A lista da Spamhaus é confiada por muitos provedores de internet para diminuir o spam recebido por seus usuários.  A inclusão do Cyberbunker à lista da Spamhaus imediatamente bloqueou os e-mails enviados pela rede do provedor holandês, impedindo que as mensagens chegassem aos destinatários. Ao "New York Times", um ativista que supostamente representa a empresa e os ataques teria dito que o Spamhaus "abusou de sua influência" ao bloquear o provedor.
O Cyberbunker está localizado em um antigo bunker usado pelas forças da OTAN. Para aumentar as vendas, a empresa diz em seu site já ter impedido a entrada de policiais no prédio.
Amplificação dos ataques
Para realizar o ataque de 300 Gbps (300 mil megabits por segundo), seriam necessárias 300 mil conexões de banda larga, normalmente restritas a 1 Mbps de envio de dados (upload), mesmo quando a velocidade de download é maior. Uma alternativa seria o uso de servidores, que possuem conexões de 100 Mbps ou até de 1 Gbps. No entanto, o ataque seria facilmente barrado.
Em vez disso, os criminosos usaram uma técnica conhecida como DRDoS ou "ataque de negação de serviço refletido". Nesse ataque, o hacker envia uma solicitação pequena, mas que gerará uma resposta grande, e falsifica a origem da solicitação para ter o endereço alvo. Isso significa que a resposta, com um volume maior, será enviada para o site vítima do ataque.
Usando essa técnica, os hackers conseguiram amplificar uma solicitação de 36 bytes para gerar uma resposta de 3 mil bytes, amplificando a capacidade de conexão deles em cem vezes.
Para realizar o esse tipo de ataque é preciso encontrar servidores configurados de forma incorreta, conhecidos pelo termo técnico de "DNS recursivo aberto". Um total de 30 mil servidores foi usado no ataque, o que exigiu uma conexão de 2,5 Mbps a 10 Mbps - velocidades baixas que não chegam a alertar administradores de sistema para o problema - de cada servidor, segundo a explicação da CloudFlare.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ministro do STJ nega pedido de liberdade do ex-juiz Nicolau


O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou o pedido de liberdade do ex-juiz do Trabalho Nicolau dos Santos Neto. A decisão é em caráter liminar e o mérito do pedido será julgado pela sexta turma do STJ.
Nicolau está preso desde a noite desta segunda (25) na carceragem da Polícia Federal (PF) em São Paulo, após ter a prisão domiciliar revogada.
Os advogados entraram com o pedido no STJ nesta terça-feira para pedir a suspensão da decisão do Tribunal Regional Federal  da 3ª Região (TRF3), que mandou o ex-juiz voltar para a prisão. Nicolau dos Santos Neto foi condenado em 2006, acusado de participar de um esquema que desviou cerca de R$ 170 milhões da construção do Fórum Trabalhista de São Paulo.
No habeas corpus, a defesa do ex-juiz também pedia o restabelecimento de sua prisão domiciliar, o que foi negado.
Segundo a assessoria do STJ, a defesa argumentou que, no julgamento do processo do mensalão, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu o princípio da presunção de inocência ao afirmar que os réus só poderiam se presos após o trânsito em julgado do processo (quando não houver mais chance de recurso). Para o advogado do ex-juiz, Nicolau dos Santos Neto só poderia ser punido com prisão ao final do processo.
Ao negar o pedido, o ministro Og Fernandes disse que não encontrou evidenciado o direito invocado pelo advogado de Nicolau.
Desvio
O ex-juiz foi presidente do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP) na época do desvio. Em maio de 2006, no julgamento criminal, foi condenado a 26 anos e 6 meses de prisão. No começo de 2007, ele conseguiu que a Justiça o autorizasse a cumprir a pena em prisão domiciliar, alegando depressão.
Em setembro do ano passado, a Justiça suíça autorizou a repatriação de US$ 7 milhões bloqueados desde 1999 em uma conta do ex-juiz em um banco do país. A decisão também condenou o ex-magistrado a indenizar o Brasil em US$ 2.153.628 por causa de transferências bancárias realizadas por ele, na década de 1990.
Nicolau dos Santos Neto, o ex-senador Luiz Estevão e os empresários José Eduardo Corrêa Teixeira Ferraz e Fábio Monteiro de Barros Filho, ex-sócios da construtora Incal, foram condenados em 2006 por corrupção, estelionato, peculato (desvio de dinheiro público), uso de documento falso e formação de quadrilha. O grupo agiu nos anos 1990 superfaturando as obras do TRT paulista. Em 1999, a CPI do Judiciário apontou que o desvio foi de cerca de R$ 170 milhões. Estevão teve o mandato cassado no Senado em 2000 por conta deste episódio.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››