segunda-feira, março 26, 2018

PF prende empresário investigado na Operação Tristitia


A Polícia Federal prendeu na tarde desta segunda-feira, 26, em Natal, um empresário de 43 anos, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela 8ª Vara da Justiça Federal em Mossoró.

O preso, cujo nome não foi revelado pela Polícia Federa, é um dos principais investigados da Operação Tristitia deflagrada pela PF/RN na terça-feira, 20, visando apurar desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro em Baraúna, no Oeste Potiguar.

Em liberdade, o homem vinha interferindo na investigação e ocultando provas, o que levou a PF a requerer a sua prisão. Ele será transferido para Mossoró onde passará por uma audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Justiça Federal nega recurso a ex-deputado Eduardo Cunha


A Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou hoje (26) embargo de declaração protocolado pela defesa do ex-deputado Eduardo Cunha, condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Cunha, que está preso preventivamente desde outubro de 2016 em Curitiba, ainda tem outro recurso pendente de julgamento na segunda instância, um embargo infringente.

Diferentemente do embargo de declaração, o infringente tem possibilidade de resultar na alteração do resultado de um julgamento, inclusive no sentido de absolvição do réu. Ainda não há data marcada para o julgamento do outro recurso de Cunha no TRF4.

Ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha foi condenado em março do ano passado pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, a 15 anos e quatro meses de prisão, por participação em um esquema de corrupção na compra de um campo de petróleo, em Benin, na África, pela Petrobras. Cunha teria recebido US$ 1,5 milhão em propina.

Em novembro do ano passado, a condenação foi confirmada pelo TRF4, que, no entanto, reduziu a pena de Cunha para 14 anos e seis meses de prisão.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Rio Grande do Norte fecha fevereiro com desempenho negativo, segundo Caged


O mês de fevereiro apresentou saldo negativo de empregos no Rio Grande do Norte. Foram fechadas 3.570 vagas no estado, uma variação de -0,85% em relação a janeiro. Os principais setores responsáveis pelo resultado foram a Indústria de Transformação, com -1.262 vagas e a Agropecuária, com o fechamento de 1.159 postos. Os dados estão no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgado nesta sexta-feira (23).

Desempenho nacional

TabelaFevereiro registrou a abertura de 61.188 novos postos de trabalho no Brasil, um aumento de 0,16% em relação ao estoque de janeiro. É o melhor resultado para o mês desde 2015, decorrente de 1.274.965 admissões e 1.213.777 desligamentos. Os dados estão no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgado nesta sexta-feira (23).

“Esses resultados confirmam a recuperação econômica e a retomada dos empregos. As medidas adotadas pelo governo foram acertadas e estamos otimistas que esses números se repetirão ao longo do ano”, avalia o ministro interino do Trabalho, Helton Yomura.

Setores

Cinco dos oito principais setores econômicos tiveram saldo positivo. O principal deles foi o de Serviços, com a criação de 65.920 novos postos de trabalho, crescimento de 0,39% sobre o mês anterior. A Indústria de Transformação foi o segundo setor com melhores resultados (+17.363 postos), com um acréscimo de 0,24% sobre janeiro. O terceiro melhor resultado ficou com a Administração Pública (+9.553 postos), seguido de Serviços Industriais de Utilidade Pública (+629 postos) e Extrativa Mineral (+315 postos).

Apenas três setores apresentaram saldos negativos: Comércio (-25.247 postos), Agropecuária (-3.738 postos) e Construção Civil (-3.607 postos).

Regiões

Das cinco regiões, quatro apresentaram saldos positivos no emprego. O melhor desempenho foi no Sul, que teve acréscimo de 37.071 postos. O Sudeste teve aumento de 35.025 vagas formais, Centro-Oeste, com 14.407, e Norte, com 638. O desempenho negativo foi no Nordeste (-25.953 postos).

Entre as unidades da federação, 15 estados e o Distrito Federal registraram variação positiva no saldo de empregos e 11 estados, variação negativa. Os maiores saldos de emprego ocorreram em São Paulo (+30.040 vagas), Santa Catarina (16.344), Rio Grande do Sul (+13.024), Paraná (+7.703), Minas Gerais (+7.288) e Goiás (+5.137).

Os menores saldos de emprego ocorreram em Alagoas (-10.698), Pernambuco (-7.381), Rio Grande do Norte (-3.570), Paraíba (-2.758), Rio de Janeiro (-2.750) e Sergipe (-931).

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Mãe de vítima ajudou a prender pedófilo em operação do MP

A “Operação Direct” deflagrada na manhã desta segunda-feira, 26, pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte prendeu um homem em São Paulo que estava assediando uma criança de 10 anos na grande Natal e que pode ter feito mais vítimas. O sucesso desta operação começou com um simples detalhe, mas que fez toda a diferença: a presença e observação da mãe.

Em um mundo cada dia mais virtual, onde as crianças passam mais tempo plugadas nos computadores, tablets e samartphones o perigo também está tão presente quanto no mundo real.

Segundo a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAOPIJ), Sandra Santiago, a presença educativa dos pais pode evitar que mais situações de risco ocorram com estas crianças.

“Houve o caso de uma criança que estava sendo aliciada em uma rede social e a mãe conseguiu perceber a tempo e encaminhou o caso ao Ministério Público. Daí o Gaeco iniciou as investigações e deflagrou a operação de hoje”, informou a coordenadora.

A intervenção seguirá em sigilo. A equipe do MPRN aguarda a chegada do material recolhido para fazer as investigações, informou Sandra Santiago.

“É importante os pais estarem atentos, porque o acesso não tem como ser proibido de forma absoluta. Hoje a internet é um meio de comunicação eficaz e rápido. E neste contexto precisamos criar um ambiente de confiança e segurança, além de uma presença educativa, além de mostrar os perigos que o acesso irrestrito tem. Precisamos restringir os sites de acesso, ficar de olho nos horários que ela tá online e demarcar o tempo para uso”, comentou a promotora que também reforçou a importância de estar sempre próximo dos filhos.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Dilma acusa nova série da Netflix sobre Lava Jato de propagar notícias falsas


A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) acusou o cineasta José Padilha de distorcer a realidade, agir de má fé e criar notícias falsas na série “O Mecanismo”, produção da Netflix que estreou na sexta-feira. Dilma publicou uma nota em seu site para se defender do que chamou de “propagação de mentiras de toda sorte” da trama, cujos escândalos da Operação Lava Jato são a principal fonte de inspiração.

“O cineasta não usa a liberdade artística para recriar um episódio da história nacional. Ele mente, distorce e falseia. Isso é mais do que desonestidade intelectual. É próprio de um pusilânime a serviço de uma versão que teme a verdade”, acusa a ex-presidente em nota. Ela acrescenta que, ao produzir ficção sem avisar a opinião pública, a série tenta dissimular, inventa passagens da história e distorce fatos reais “ao seu bel prazer”

“O diretor inventa fatos. Não reproduz ‘fake news’. Ele próprio tornou-se um criador de notícias falsas”, afirma Dilma sobre Padilha, que também dirigiu “Tropa de Elite”, uma das maiores bilheterias do cinema nacional.

Entre as distorções cometidas na produção, Dilma diz que a série atribui ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a frase sobre “estancar a sangria”, dita, na realidade, pelo senador Romero Jucá, hoje presidente do MDB, numa conversa gravada pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado em que o emedebista sugere um pacto para conter as investigações da Lava Jato.

A ex-presidente, diferentemente do que apresenta a série, nega ainda que fosse próxima do ex-diretor da Petrobras e delator da Lava Jato, Paulo Roberto da Costa, assim como afirma que o doleiro Alberto Youssef “jamais” participou de sua campanha de reeleição ou esteve na sede do comitê, como, segundo ela, mostra a série no primeiro capítulo.

“Sobre mim, o diretor de cinema usa as mesmas tintas de parte da imprensa brasileira para praticar assassinato de reputações, vertendo mentiras na série de TV, algumas que nem mesmo parte da grande mídia nacional teve coragem de insinuar”, afirma Dilma.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Presidiário ordenou ataque a prédio da polícia em Sobral, diz secretaria da Segurança do CE

Um dos ônibus incendiados na noite deste sábado em Fortaleza. Coletivo foi atacado na Praça Coração de Jesus, no Centro. (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

A polícia identificou o homem suspeito de ser o mandante do ataque ao prédio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) na madrugada de domingo (25), em Sobral, principal cidade da região Norte. O suspeito está preso por tráfico de drogas e roubos em um presídio de Sobral.

O ataque ocorreu na madrugada de domingo (25), quando criminosos arremessaram uma bomba de fabricação caseira contra o prédio da Ciops. A coordenadoria recebeu diversas ligações ao longo do dia com ameaças de novos ataques.

Após a polícia matar três homens que iam lançar uma granada na Secretaria de Justiça na madrugada de sábado (24), cidades do Ceará registraram incêndios a ônibus e ataques a prédios públicos. Uma mensagem contra o bloqueio do sinal de celular em presídios foi deixada em um posto dos Correios na quinta-feira. A polícia investiga os ataques, mas não estabeleceu oficialmente relação entre eles e as mortes ou à instalação de bloqueadores.

Conforme a Secretaria da Segurança, as chamadas telefônicas partiram de um chip cadastrado no nome de José Fábio Alves da Silva Maciel, 36 anos, que está preso na Penitenciária Industrial Regional de Sobral (PIRS). Durante a vistoria na cela do suspeito, os policiais apreenderam drogas e cinco celulares, incluindo o aparelho que originou as ligações.


O major Flávio Dias, da Ciops, afirmou que o preso foi conduzido à delegacia e autuado pelo crime de atentado contra a incolumidade pública. Dias relatou que a Polícia Civil está investigando se o criminoso tem envolvimento com os demais ataques registrados no estado. O homem retornou ao presídio e segue recolhido.

Seis pessoas foram presas até a manhã desta segunda-feira por envolvimento nos ataques.

Marca de bala no prédio da Secretaria de Justiça do Ceará, em Fortaleza. Homens atiraram contra o prédio e morreram em confronto com a polícia. (Foto: Alana Araújo/TVM)
Marca de bala no prédio da Secretaria de Justiça do Ceará, em Fortaleza. Homens atiraram contra o prédio e morreram em confronto com a polícia. (Foto: Alana Araújo/TVM)

Veja as ações criminosas ocorridas neste fim de semana:

12 ônibus foram atacados ao longo do fim de semana. Cinco ficaram foram completamente destruídos.
Homens atiraram contra o prédio da Secretaria da Justiça na madrugada sábado, no Bairro Aldeota. Três deles morreram em confronto com a polícia.
Criminosos queimaram mais de 50 carros e motos em um prédio da Secretaria da Infraestrutura de Cascavel.
Ainda nesta madrugada, criminosos usaram bombas caseiras para incendiar um dos blocos da Secretaria Regional IV, no Bairro Serrinha.
Homens arremessaram uma bomba incendiária contra o prédio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de Sobral, na região Norte do estado.
O Juizado Especial Cível e Criminal, no Bairro Itaperi, também foi atacado a tiros na madrugada.
Duas antenas de telefonia foram danificadas por criminosos no Bairro Jardim Iracema e na Avenida Maestro Lisboa, no Bairro José Alencar.
Depósito de veículos e pelo menos 50 carros foram incendiados na cidade de Cascavel.
Bandidos atiraram contra a fachada do Banco Itaú na Avenida Washington Soares.
Um veículo foi parcialmente queimado em frente ao 20° Distrito Policial.
Duas ocorrências de disparos em frente a órgãos públicos foram registradas (18° Juizado Especial e Etufor)

Conforme a SSPDS, quatro homens foram presos no sábado e dois, na manhã deste domingo. As prisões de sábado ocorreram no Bairro Vila União e no Centro da capital. Os suspeitos estavam com munição e galões contendo combustível.

Já na manhã de domingo, policiais do Batalhão de Choque abordaram dois homens em uma moto na Avenida Presidente Castelo Branco (Leste Oeste), no Bairro Moura Brasil. Com eles, a PM encontrou uma mochila com nove garrafas de gasolina. Um dos suspeitos já respondia por tráfico de drogas.

Transporte público
Após a sequência de ações criminosas, Fortaleza começou a segunda-feira com ônibus circulando em comboio e com escolta policial. Os terminais de ônibus da capital não registraram ocorrências e tiveram policiamento reforçado, segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), que administra o sistema de transporte público.

As garagens das empresas de ônibus também ganharam policiamento. Duas aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) sobrevoam as áreas pré-definidas pelos órgãos de segurança.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Pastor evangélico é suspeito de estuprar sete crianças menores de 12 anos na Zona Sul do Recife

Departamento de Polícia da criança e do Adolescente (DPCA) fica na Zona Oeste do Recife (Foto: Reprodução/Google Street View)

Um pastor evangélico é suspeito de ter estuprado ao menos sete crianças, todas menores de 12 anos, no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife.

De acordo com a Polícia Civil, o homem, que não teve o nome divulgado, é pastor de uma Igreja Petencostal e foi alvo de denúncias feitas pelos familiares das vítimas no Departamento de Polícia da Criança e Adolescente (DPCA), no bairro da Madalena, na Zona Oeste da capital pernambucana.

Ainda segundo a polícia, sete ocorrências foram formalizadas, no DPCA, contra o mesmo pastor. Todas as crianças que foram vítimas do homem participavam da mesma instituição religiosa que ele. O homem, segundo a polícia, ainda não foi preso.

O caso está sob o comando do delegado Ademir Soares, que solicitou exames periciais para subsidiar as investigações e dar base ao inquérito policial. Em nota, a Polícia Civil informou que vai se pronunciar sobre o caso na conclusão do inquérito.

Outros casos de violência semelhantes a este podem ser denunciados por meio do Disque 100.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Daniel Alves deixa 7 a 1 no passado e avisa: ''Temos que tentar mudar o presente''

Daniel Alves será o capitão da Seleção no amistoso contra a Alemanha (Foto: Reuters)
Chegou a hora do reencontro. Na próxima terça-feira, Brasil e Alemanha vão se enfrentar pela primeira vez depois do 7 a 1. Capitão da vez, Daniel Alves deixou claro que o mais importante é a Seleção focar no presente de deixar a semifinal da Copa do Mundo de 2014 de vez no passado.

- É um clássico mundial, e sempre há uma certa dificuldade quando você enfrenta equipes desse nível.

- Tenho falado muitas vezes quando sou questionado sobre isso. Se não podemos mudar o passado, temos que tentar mudar o presente. Estamos aqui para fazer isso.
- Também temos boas recordações de jogos contra a Alemanha, mas são desafios novos e totalmente diferentes do que aconteceu. O grau de dificuldade existirá tanto para uma parte como para outra. Esperamos estar à altura dessa ocasião e botar em prática todo o trabalho requerido por parte da nossa comissão.

Convocado em 2014, Daniel Alves perdeu a vaga durante a Copa e foi reserva no 7 a 1. Novamente titular, o lateral ressaltou a evolução da Seleção após a chegada de Tite, no meio de 2016.

- Acredito que será um grande jogo, houve evolução nítida na nossa Seleção desde que o professor assumiu. Mas elogios e críticas às vezes debilitam, você não pode absorvê-los se não ajudar a crescer, ser melhor do que somos. O professor é bastante experiente para saber absorver elogios quando eles chegam. Expectativa é ter um grande desempenho e fazer um grande jogo, nos preparamos todos os dias para isso. É um grande teste, são esses adversários que vamos enfrentar no futuro.


Confira outras respostas de Daniel Alves

A Seleção seria uma das favoritas à Copa com Dunga?

- Isso é colocar areia no trabalho dos outros e não fazemos isso. Valorizamos todas as pessoas com quem trabalhamos, elas tentam fazer seu melhor e muitas vezes não conseguem.

- A diferença do professor para o trabalho que tínhamos antes são ideias novas, o futebol evoluiu com ele, e nós evoluímos com ele nesse período.
- É o grau de maturidade que precisamos para competir e sermos fiéis ao nosso trabalho. Pelo histórico, temos um grau de favoritismo em qualquer competição. Mas temos que fazer por onde para que essa possibilidade aumente.

Linha de cinco defensores da Alemanha

- Sinceramente, só posso dizer que estamos preparados para enfrentá-los. Se eu falar como vamos fazer, facilitamos a vida dos adversários. Nossa comissão estudou bem e os conceitos nós temos guardados, temos certeza de que vamos por em prática nossa forma de enfrentar adversários assim, sem perder nossas características. O que nos difere de outras seleções é nossa qualidade técnica individual, mas não podemos facilitar.

Relação famíliar

- É inevitável levar a família onde quer que esteja, é o mais importante que temos na vida. Em todos os momentos, bons ou não tanto, sempre será nosso alicerce. Aprendi com meu pai a dar seu melhor, aconteça o que acontecer, você vai poder descansar bem. Às vezes nosso melhor não é suficiente, mas nem por isso vamos deixar de continuar fazendo.

Reserva no 7 a 1

- Eu sempre me preparo para aceitar os momentos que a vida me oferece. Não acredito que tenha sido injustiçado, se o Maicon jogou é porque mereceu, respeito bastante a história dele na seleção brasileira. Na nossa profissão, sempre geramos debates. Acredito que não é demérito nem mérito ficar fora ou dentro, se tiver qualidade do seu lado. Querer estar dentro eu sempre vou querer, mas acredito que a única sensação que tenha ficado daquele momento é a de não poder ajudar de alguma forma, as substituições já tinham sido feitas. Na vida temos que estar preparados para tudo.


Falou com Neymar sobre o jogo?

- Não, conversamos sobre várias coisas, mas sobre isso não. Acredito que nem precise, o próprio jogo diz o quanto é importante, a dificuldade que teremos. O mais importante é enfrentar as situações e competir com elas.

Mudanças pessoais

- O único privilégio que tenho é poder fazer parte de um grupo sensacional. Não me sinto absoluto e não me sentirei em nenhuma posição, profissional ou pessoal. Sempre me vejo como alguém que luta bastante pelas coisas e tenta fazer o melhor que pode para estar li. Todos os nomes que vierem servir à Seleção serão bem-vindos e terão sua importância. A fortaleza de um grupo é ter jogadores qualificados dentro dele, acredito que temos, e bastante. Não mudou nada na minha vida, não. Sou só um pouco mais experiente do que era, pela minha idade e pelas coisas que vivi. A vontade segue a mesma, de competir e fazer o melhor que eu posso. Isso é o que me mantém firme, estável na carreira, minha constância. É a única diferença de antes para agora, sou um pouco mais experiente.

Maior lateral-direito do Brasil se vencer a Copa?

- Nem pretendo ser o maior ou o melhor. Eu quando saí da minha casa, deixei minha família, meu único objetivo era ser alguém nessa vida tão disputada e dura. Esse prêmio, meu pai já tem esse orgulho de mim, é suficiente para mim. Todos os jogadores têm essa etapa, esse histórico, todos são respeitados, é muito difícil ser jogador de futebol e abdicar de tanta coisa por uma profissão. Acredito que minha família está muito orgulhosa e tudo que eu pretendia fazer, eu fiz. Independentemente de ganhar um título mundial. É um sonho e temos que lutar por eles, estamos tentando de todas as formas. Sonhar junto é melhor, executar é melhor ainda.


Philippe Coutinho

- Acredito que o Coutinho é um jogador do mesmo nível do Ney, tem uma influência incrível no nosso jogo, na própria equipe. Quando estava no Liverpool e agora no Barça. Tem evoluído bastante e aprendido a ler melhor o jogo, as tomadas de decisões. E isso é prazeroso, jogar com um jogador desse nível, desse perfil. Temos outros parecidos. Somos privilegiados de poder jogar com grandes jogadores e tê-los ao nosso lado é muito melhor do que conta. Temos que extrair o melhor deles em prol do grupo e construir uma equipe sólida.

Veja as informações de Brasil e Alemanha para o jogão:

Local: estádio Olímpico, em Berlim (ALE);
Data e horário: terça-feira, às 15h45 (de Brasília);
Escalação do Brasil: Alisson, Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Fernandinho, Paulinho, Willian e Coutinho; Gabriel Jesus;
Desfalques brasileiros: Neymar (fratura no quinto metatarso do pé direito), Filipe Luís (fratura na fíbula da perna esquerda) e Alex Sandro (lesão muscular na coxa direita);
Provável escalação da Alemanha: Leno (Trapp), Rüdiger, Boateng e Ginter; Kimmich, Gündogan, Khedira (Goretzka) e Plattenhardt; Stindl, Werner e Sané;
Desfalques alemães: Neuer (em recuperação de cirurgia no pé esquerdo), Müller e Özil (poupados) e Emre Can (dores nas costas);
Arbitragem: Jonas Eriksson (SUE), auxiliado por Mathias Klasenius e Daniel Wärnmark (ambos da Suécia);
Transmissão: TV Globo (com Galvão Bueno, Casagrande, Júnior e Arnaldo Cezar Coelho), SporTV (com Milton Leite, Muricy Ramalho e Mauricio Noriega), reportagens de Tino Marcos, Mauro Naves e Richard Souza, e GloboEsporte.com;
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 14h.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

BC vai limitar tarifa cobrada nas operações de cartão de débito

BC vai limitar tarifa que bancos pagam às credenciadoras de cartões de débito (Foto: Reprodução/TV Diário)

O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (26) que passará a limitar, a partir de 1º de outubro, a tarifa do cartão de débito que as empresas credenciadoras, que disponibilizam as máquinas de cobrança, como Cielo e Rede, cobram dos bancos. Atualmente, não há limite para essa tarifa.

De acordo com o Banco Central, a expectativa é que a medida deve cortar custos dos comerciantes e, por consequência, reduzir preços ao consumidor. Isso acontece porque os lojistas precisam repassar às instituições financeiras um percentual do valor de cada compra paga com cartão de débito. Esse valor remunera tanto o banco (emissor) quanto a credenciadora.

Segundo circular do BC, a tarifa de intercâmbio, ou seja, o percentual que o banco repassa à credenciadora, passarará a ser limitada a 0,50% do valor da compra feita com cartão de débito, na média. Além disso, a tarifa máxima será limitada a 0,80% do valor da transação.

Atualmente, segundo o diretor de Política Monetária do BC, Reinaldo Le Grazie, a tarifa média de intercâmbio praticada no mercado é de 0,82%. Já a máxima atinge 1,12% por operação.

Segundo o BC, essa medida vai ter impacto na chamada "taxa de desconto", que embute todos os valores cobrados nas operações com cartões de débito, ou seja, as tarifas cobradas pelas bandeiras, pelas credenciadoras e também pelos bancos.

Atualmente, essa taxa de desconto está em 1,45% por operação, ou seja, por compra paga com cartão de débito. Se a limitação de tarifa imposta agora pelo BC for repassada integralmente aos lojistas, essa taxa de desconto pode cair cerca de 20% (valores aproximados).

Competição
O Banco Central diz que vai acompanhar o mercado para que a redução de custo chegue ao comércio e avalia que esse barateamento deve ser repassado aos clientes em função da competição existente.

"Com a medida, a expectativa é que essa redução seja repassada pelo credenciador ao estabelecimento comercial e deste para o consumidor, por meio da concorrência e, também, da possibilidade de diferenciação de preços", informou.


A expectativa da instituição é de que, com custos mais baixos, os cartões de débito "devem tornar-se mais competitivos, frente aos outros meios de pagamento, como dinheiro em espécie, transferências eletrônicas e cartão de crédito, aumentando o seu uso".

"A maior transparência nos preços para o usuário final é essencial para que a sociedade como um todo tenha ganhos no melhor uso dos instrumentos de pagamento. O BCB também desenvolverá ações de comunicação e de educação financeira nesse sentido", acrescentou.

Comitês consultivos
O Banco Central também informou que divulgou edital propondo instituir "comitês consultivos de governança" no âmbito das bandeiras de cartões com a participação de emissores, credenciadores e membro independente, como "ambiente adequado para discussão de assuntos como estrutura de preços, acesso e tratamento de informações sensíveis, participação e gerenciamento de riscos".

"O BC quer ouvir do mercado a avaliação do impacto de potencial medida no processo decisório das bandeiras e na eficiência e segurança do mercado e de sugestões sobre a composição e as regras de funcionamento do Comitê", explicou. 

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ônibus da dupla sertaneja George Henrique e Rodrigo tomba na Régis Bittencourt na Grande SP

Ônibus de dupla sertaneja George Henrique e Rodrigo tomba na Rodovia Régis Bittencourt após colisão em Itapererica da Serra (Foto: Divulgação/Redes Sociais)
Ônibus de dupla sertaneja George Henrique e Rodrigo tomba na Rodovia Régis Bittencourt após colisão em Itapererica da Serra (Foto: Divulgação/Redes Sociais)

O ônibus que levava a dupla sertaneja George Henrique e Rodrigo sofreu um acidente no domingo (25) na Rodovia Régis Bittencourt, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, na tarde deste domingo (25). Os cantores e os músicos, que estavam no ônibus, não ficaram feridos.

De acordo com a Polícia Rodovirária Federal, o ônibus colidiu na traseira de uma moto e depois tombou no canteiro central da rodovia na altura do km 329, no sentido São Paulo, por volta das 15h50. Os dois passageiros da motocicleta ficaram feridos, mas sem gravidade. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital de Juquitiba e ao Hospital Geral de Itapecerica da Serra.

"Tá tudo bem. Graças a Deus ninguém se machucou. Estamos bem e estou aqui para tranquilizar os amigos que estão ligando. A equipe está 100%, os meninos estão todos bem. O Leandro bateu o lado das costas, um pouco de costela, então ele estava com um pouquinho mais de dor. Já foi para o hospital, fez raio- X, está fazendo exames, mas está conversando numa boa, está bem", disse George Henrique em uma publicação no Instagram.

Ele também agradeceu a ajuda da dupla Simone e Simaria e falou sobre o momento da batida. "Quero agradecer também ao ônibus da Simone e Simaria, que pararam aqui para ajudar a gente. Não foi necessário, mas valeu pela parada. E dizer que é isso, galera. Estrada é isso aí. A gente não sabe o que aconteceu, mas foi uma porrada muito forte, nós fomos jogados por dentro do ônibus, batemos para todo lado. Eu e meu irmão caímos um em cima do outro. Mas meu irmão está bem, eu estou bem."

Rodrigo também falou sobre o acidente em outra rede social: "Muita gente já está sabendo do acidente, mas graças a Deus a gente está bem. Ninguém machucou nada grave. Foi um livramento de Deus. Estou nervoso por causa do susto e agora quero chegar em casa. Obrigado por todo mundo que se preocupou, mandou mensagem. A nossa equipe está bem, todo mundo bem, quem machucou um pouco mais já está beleza no hospital. É mais um susto. A gente está sujeito a isso na estrada", escreveu. 

Ônibus de Simone e Simaria ajuda dupla George Henrique e Rodrigo após acidente (Foto: Reprodução/Instagram)
Ônibus de Simone e Simaria ajuda dupla George Henrique e Rodrigo após acidente (Foto: Reprodução/Instagram)

Ônibus da dupla George Henrique e Rodrigo tombado após acidente (Foto: Reprodução/Instagram)
Ônibus da dupla George Henrique e Rodrigo tombado após acidente (Foto: Reprodução/Instagram)

George Henrique e Rodrigo (Foto: Reprodução/Instagram)
George Henrique e Rodrigo (Foto: Reprodução/Instagram)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Carro de luxo de MC Brisola que partiu ao meio na Fernão Dias estava em alta velocidade, dizem testemunhas

O Camaro do MC Brisola, que partiu ao meio na Rodovia Fernão Dias, na madrugada desta segunda-feira (26), estava em alta velocidade, segundo o relato de testemunhas que passavam pelo local. O velocímetro do carro marcava cerca de 170km/h após o acidente.

O carro bateu contra um poste e, com o impacto, se partiu ao meio. Apesar do velocímentro marcar 170 km/h, apenas a perícia irá determinar a velocidade do veículo no momento da colisão.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Phelippe Miranda, que dirigia o carro, morreu no acidente. Silas Santos Rodrigues, de 24 anos, o MC Brisola, teve ferimentos leves e foi levado ao Hospital Geral de Guarulhos. Ele recebeu alta por volta das 10h.

Velocímetro de carro envolvido em acidente em rodovia (Foto: Abraão Cruz/ Rede Globo)
Velocímetro de carro envolvido em acidente em rodovia (Foto: Abraão Cruz/ Rede Globo)

O acidente ocorreu por volta das 3h40, na altura do km 88 da Fernão Dias, na pista lateral, no sentido São Paulo, perto da Rodovia Presidente Dutra. O caso deve ser registrado no 2º Distrito Policial de Guarulhos, na Grande São Paulo.

O MC publicava com frequência nas redes sociais fotos e vídeos ao lado do Camaro branco. Na noite deste domingo (25), ele postou imagens entrando no carro. Em sequência, Brisola postou vídeos mostrando o carro e depois dirigindo.

As últimas imagens em que o MC estava bebendo com um amigo foram excluídas na manhã desta segunda-feira.

MC Brisola publicou imagens com bebidas antes do acidente, mas publicações foram apagadas (Foto: Reprodução/Instagram)
MC Brisola publicou imagens com bebidas antes do acidente, mas publicações foram apagadas (Foto: Reprodução/Instagram)

Carro ficou partido após acidente na Fernão Dias (Foto: Abraão Cruz/ Rede Globo)
Carro ficou partido após acidente na Fernão Dias (Foto: Abraão Cruz/ Rede Globo)

MC Brisola postou nas redes sociais imagens com o carro (Foto: Reprodução/Instagram)
MC Brisola postou nas redes sociais imagens com o carro (Foto: Reprodução/Instagram)

MC Brisola ao lado de Camalro branco (Foto: Reprodução/Instagram)
MC Brisola ao lado de Camalro branco (Foto: Reprodução/Instagram)

Publicações de Mc Brisola ao lado do carro são frequentes no Instagram do cantor (Foto: Reprodução/Instagram)
Publicações de Mc Brisola ao lado do carro são frequentes no Instagram do cantor (Foto: Reprodução/Instagram)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Delegado solicita perícia no apartamento onde o homem tentou matar a mulher em Mossoró

Imagem

A equipe de peritos do ITEP realizou na noite deste domingo, atendendo solicitação do delegado de Plantão Dr. Valtair Camilo de Paiva, uma perícia no apartarmento onde o homem identificado como Genildo Duarte, tentou matar sua mulher, a professora Márcia Regina Fernandes Lopes.

O caso ocorreu na manhã de domindo (25) no condomínio Carlito Maia, localizado nas proximidades do Estádio Nogueirão no Bairro Nova Betânia em Mossoró RN. 


ImagemNo apartamento muitas marcas de sangue pelo piso, numa demonstração de que a vítima tentativa fugir do agressor. As equipes da Polícia Civil e do ITEP encontraram, tesoura, e duas facas, usadas no crime. Os instrumentos estavam escondidos dentro da geladeira e apreasentavam marcas de sangue.

O delegado Valtair Camilo de Paiva, vai encaminhar um relatório à Delegacia da Mulher, onde transcorrer o inquérito. A autoridade policial, deverá solicitar junto a justiça, a prisão preventido do agressor.

A professora continua internada no Hospital Tarcísio Maia, enquanto que o marido dela, acusado do crime está foragido. O carro o qual ele usou na fuga, foi encontrado abandonado em um matagal, na região do Abolição III em Mossoró.

Imagem

Imagem

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Petrobras aumenta preços do diesel e da gasolina nas refinarias


A Petrobras anunciou hoje (26), no Rio de Janeiro, aumento para o preço praticado nas refinarias para o diesel A e para a gasolina A. Os valores entrarão em vigor amanhã.

Para o diesel, o reajuste foi 1,213%, passando de R$1,8475 na sexta-feira para R$1,8702. Nos reajustes anteriores, o diesel tinha diminuído 0,487%, depois de aumento de 2,068% na quinta-feira.

A gasolina subiu 0,761% em uma sequência de cinco aumentos. Na quinta-feira foi anunciada majoração de 0,92%, no valor de R$1,6404. No anúncio de sexta-feira a tarifa passou para R$1,6431, com aumento de 0,164%.

Segundo a Petrobras, o preço cobrado pela estatal corresponde a 46% da composição do preço ao consumidor do diesel. Na gasolina, o percentual da empresa é 27%.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Corpo em estado de decomposição é encontrado dentro de escola em Natal

Corpo em estado de decomposição é encontrado em escola de Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi )

O corpo de um homem em estado de composição foi encontrado na manhã desta segunda-feira (26) no terreno da Escola Estadual Walter Duarte Pereira, no bairro Potengi, Zona Norte de Natal. O corpo foi achado por funcionários do colégio, que estavam sentindo um odor desde a sexta-feira (23).

"A gente chegou para trabalhar e começou o mau cheiro. Aí a gente ficou procurando pra saber se era algum animal morto. Aí quando começamos a fazer a vasculhação encontramos o corpo, já com os urubus em cima", disse o porteiro da escola, Josinaldo Trigueiro.

O local em que o corpo foi encontrado é coberto por mato e neste momento a Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) estão fazendo o trabalho de perícia e insvestigação inicial.

Hoje a escola amanheceu sem aulas devido a greve dos professores da rede estadual de ensino do RN, deflagrada em assembleia na última quinta-feira (22).

Fachada da Escola Estadual Walter Duarte Pereira, na Zona Norte de Natal  (Foto: Kléber Teixeira )
Fachada da Escola Estadual Walter Duarte Pereira, na Zona Norte de Natal (Foto: Kléber Teixeira )

Fonte: G1
Leia Mais ››

Motorista filma infração de trânsito no RN, mas também comete irregularidades

Para registrar flagrante, motorista também cometeu infração gravíssima no RN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Para registrar flagrante, motorista também cometeu infração gravíssima no RN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Um motorista filmou uma infração de trânsito gravíssima na BR-101, na região metropolitana de Natal. Porém, acabou mostrando que também cometia irregularidades na rodovia. O vídeo foi enviado por ele mesmo à Inter TV Cabugi.

O homem flagrou uma família sobre uma moto na rodovia, próximo ao acesso a Extremoz, na Grande Natal. Além do casal, havia uma criança, entre dois adultos, e que estava sem capacete. Essa infração é gravíssima, rende sete pontos na carteira e multa de R$ 293.

Porém, para registrar o flagrante, o homem também cometeu outra infração gravíssima. É que ele usou um aparelho celular enquanto dirigia. Além disso, ao final do vídeo, é possível, ver que ele usava chinelos ao conduzir o veículo, que é uma infração média, punida com 4 pontos na CNH e multa de R$ 130.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Meirelles diz a interlocutores que pode se filiar ao MDB, primeiro passo para deixar a Fazenda e ser candidato

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), disse a interlocutores neste fim de semana que pode se filiar ao MDB, o que seria o primeiro passo para uma candidatura neste ano, o que o levaria a deixar o comando da equipe econômica. Nestas conversas, ele afirmou que ainda não tomou uma decisão final, mas que pode definir pelo menos se muda realmente de partido até o dia 2 de abril. A data de saída do cargo, exigida por lei, é antes do dia 7 de abril.

Meirelles, que está no PSD, já foi avisado pela cúpula do partido que a sigla deve fazer uma aliança com o PSDB e apoiar a candidatura do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, à Presidência da República. Assim, para tentar viabilizar uma candidatura, o ministro da Fazenda terá de deixar seu atual partido. Antes, pensou em se filiar a uma legenda menor. Agora, porém, estimulado pelo presidente Michel Temer, pode migrar para o MDB.

A expectativa do ministro é que, com a filiação ao MDB, ele pode acabar se tornando candidato a presidente caso Temer desista da reeleição. Ele admitiu na semana passada que pode se candidatar à Presidência da República neste ano. Agora, se Temer mantiver seu planejamento, Meirelles é citado pelo próprio presidente como um possível candidato a vice em sua chapa.

Na semana passada, na busca de fortalecer os planos eleitorais de seu ministro, Temer o incluiu na sua comitiva durante viagem pelo Nordeste. Na ocasião, o presidente fez vários elogios a Henrique Meirelles. O problema do ministro da Fazenda é o risco em se filiar ao MDB. Até a vaga de vice não é totalmente garantida. Uma ala do partido defende uma aliança com o DEM, caso o partido desista da candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Trump anuncia expulsão de 60 russos dos EUA após ataque a ex-espião no Reino Unido

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (26) a expulsão de 60 russos - incluindo diplomatas e outros funcionários do governo - de seu território e o fechamento do consulado russo em Seattle. Países europeus e o Canadá também anunciaram medidas contra a Rússia.

A reação em bloco é uma retaliação contra o envenenamento de um ex-espião russo na Inglaterra que, segundo Londres, foi arquitetado por Moscou. O governo russo, que nega o envolvimento no caso, promete responder a cada país na mesma medida em breve, segundo declaração de fontes do ministério de Relações Exteriores à agência Ria.

O chanceler russo, Sergei Larov, classificou a medida tomada por países da União Europeia e da Otan como provocativa e disse que ela pode impulsionar a escalada na tensão das relações internacionais.

Fontes do governo americano afirmam que os russos expulsos eram "espiões trabalhando nos EUA sob uma capa diplomática", de acordo com a Associated Press. Também estão na lista do governo russos que integravam a missão do país nas Nações Unidas.

Os diplomatas e funcionários do governo expulsos terão sete dias para deixar os EUA. Eles não tiveram seus nomes divulgados e, segundo a Associated Press, pediram anonimato. Segundo essas mesmas fontes, o consulado de Seattle recebeu maior atenção por parte dos serviços de inteligência por causa de sua proximidade com a Base Naval dos EUA.

O movimento é uma das ações mais severas do governo Trump em direção a Moscou e ao presidente russo, Vladimir Putin. Menos de uma semana atrás, o líder americano cumprimentou Putin por sua reeleição, mas não entrou no assunto do envenenamento.

Solidariedade
Em solidariedade ao Reino Unido, 14 países europeus e o Canadá adotaram medidas contra Moscou.

A França e a Polônia determinaram a saída de quatro diplomatas cada um. A Ucrânia expulsou 13 diplomatas; e a Lituânia, três diplomatas além de banir 44 russos de entrar em suas fronteiras.

A Itália e a Holanda expulsaram dois representantes diplomáticos. Finlândia, Letônia e Romênia baniram um cada.

O Canadá afirmou que quatro diplomatas russos foram expulsos porque tinham ligação com o serviço de inteligência da Rússia e se utilizavam de suas posições para colocar em risco a segurança canadense. A postulação de três diplomatas russos também foram negadas.


Reação Britânica
No último dia 14, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou a expulsão de 23 diplomatas russos da Inglaterra. Os contatos bilaterais de alto nível com a Rússia também foram suspensos. Em resposta, Moscou também expulsou 23 diplomatas britânicos e suspendeu as atividades do British Council, a organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educacionais, em todo o país.

Na semana passada, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, já havia comentado sobre a possibilidade de que os estados-membro da União Europeia adotassem medidas contra Moscou.

Sergei Skripal fala com sua advogada de trás das grades em uma corte em Moscou em foto de 9 de agosto de 2006 (Foto: AP Photo/Misha Japaridze, File)
Sergei Skripal fala com sua advogada de trás das grades em uma corte em Moscou em foto de 9 de agosto de 2006 (Foto: AP Photo/Misha Japaridze, File)

Envenenamento
Sergei Skripal, de 66 anos, e sua filha Yulia, de 33 anos, foram contaminados por um agente nervoso na cidade britânica de Salisbury, em 4 de março. Eles foram encontrados inconscientes em um banco da catedral da cidade e foram levados ao hospital, onde estão internados em estado crítico. O caso está sendo tratado como tentativa de homicídio.

Skripal traiu dezenas de agentes russos para a inteligência britânica antes de ser preso, em Moscou, em 2004. Ele foi sentenciado a 13 anos de prisão, em 2006, e em 2010 recebeu refúgio do Reino Unido, após ser trocado por espiões russos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

TRF-4 nega recurso da defesa de Lula sobre condenação em segunda instância no processo do triplex

Defesa de Lula recorreu contra decisão que aumentou pena do ex-presidente, porém recurso foi negado por unanimidade (Foto: Reprodução/TV Globo)

O recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no processo do triplex em Guarujá (SP) foi negado por unanimidade em julgamento realizado nesta segunda-feira (26).

Em nota divulgada após o julgamento, a defesa do ex-presidente afirmou que "não houve o exaurimento da jurisdição do TRF-4" e que pretende apresentar novo recurso ao tribunal (veja íntegra da nota no final da reportagem).

A decisão foi tomada pelos mesmos desembargadores da 8ª turma, que julgaram a apelação de Lula em 24 de janeiro: João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Luiz dos Santos Laus. Na ocasião, eles mantiveram a condenação imposta pelo juiz da operação Lava Jato na primeira instância, Sérgio Moro, e ainda aumentaram a pena aplicada por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Por decisão do próprio TRF-4, Lula pode ser preso para começar a cumprir a pena quando acabarem os recursos no tribunal.

Porém, uma decisão provisória do Supremo Tribunal Federal (STF) impede a prisão do ex-presidente até que o plenário da Corte julgue um pedido de habeas corpus preventivo apresentado pela defesa de Lula. O julgamento está marcado para o dia 4 de abril.

Pouco antes da análise dos embargos, foi inserido no sistema do TRF-4, no processo contra Lula, um ofício do STF avisando do salvo-conduto para o ex-presidente.

Defesa diz que voltará a recorrer
Após o julgamento desta segunda, a assessoria do TRF-4 confirmou que a defesa de Lula poderá entrar com recurso sobre os próprios embargos de declaração, caso entenda que persistem inconsistências ou obscuridades – seriam os "embargos dos embargos de declaração".

A defesa terá 12 dias, a partir da publicação do acórdão, para apresentar esse último recurso, que seria julgado pela própria 8ª Turma do TRF-4.

Os advogados presentes no julgamento afirmaram que vão aguardar a publicação do acórdão, que é a íntegra da decisão, para estudarem com qual tipo de recurso apresentarão. "Em princípio, podemos identificar algumas omissões, mas aguardaremos definitivamente a publicação do acórdão", afirma Cristiano Zanin. "Não temos como precisar neste momento qual recurso cabível".


"Essencial e importante que se diga que viemos para verificar e constatar que não seria expedida qualquer ordem de prisão contra o ex-presidente Lula, nos precisos e exatos termos do que decidiu o STF na semana passada", acrescenta o advogado José Roberto Batochio.

Julgamento
No julgamento dos embargos de declaração, João Pedro Gebran Neto, relator do caso no TRF-4, apresentou os tópicos apontados pela defesa de Lula no recurso. Ele afirmou que faria algumas retificações no seu voto, mas que a decisão seria mantida – ou seja, negou os embargos de declaração.

"Estou reconhecendo para retificar algumas passagens do meu voto que dizem respeito a esses erros materiais. Todos dizem respeito a empresa ou ao grupo Odebrecht. Estou retificando o voto", disse.
O segundo a votar foi o desembargador Leandro Paulsen, revisor no caso, que disse acompanhar o relator na íntegra. O último a falar foi Victor Laus.

"Não há qualquer contradição a ser reconhecida", disse Paulsen, acompanhando também o relator.
Os embargos de declaração foram protocolados pela defesa de Lula no dia 20 de fevereiro. Este tipo de recurso serve para pedir esclarecimentos sobre a decisão e era o único possível no caso, já que a decisão dos desembargadores foi unânime.

No caso do triplex, Lula é acusado de receber o imóvel no litoral de SP como propina dissimulada da empresa OAS para favorecer a empresa em contratos com a Petrobras. O ex-presidente nega as acusações e afirma ser inocente.

Na sessão do dia 24 de janeiro, em Porto Alegre, os desembargadores aumentaram a pena de Lula para 12 anos e um mês de prisão. Moro havia condenado o ex-presidente a 9 anos e 6 meses.

Instâncias superiores
Esgotadas as possibilidades de recurso no TRF-4, a defesa de Lula poderá recorrer contra a condenação do ex-presidente no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no STF.


Antes de chegar a Brasília, os recursos especiais (STJ) e extraordinários (STF) são submetidos à vice-presidência do TRF-4, responsável pelo juízo de admissibilidade – uma espécie de filtro de acesso às instâncias superiores.

Se for o caso, os autos serão remetidos ao STJ que, concluindo o julgamento, pode remeter o recurso extraordinário ao STF.

No STJ, poderá ser apresentado recurso especial se a defesa apontar algum aspecto da decisão que configure violação de lei federal, como o Código Penal ou de Processo Penal. No STF, caberá recurso extraordinário se os advogados apontarem que a decisão do TRF-4 viola a Constituição.

Caso Lula esteja preso nessa fase de recursos, a defesa poderá pedir a esses tribunais superiores a soltura do ex-presidente, para que ele recorra em liberdade.

Candidatura de Lula
A Lei da Ficha Limpa impede que condenados por tribunal colegiado (como o TRF-4) se candidatem depois de encerrados todos os recursos na 2ª instância.

Na esfera eleitoral, a situação de Lula é definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deverá analisar um eventual registro de candidatura do ex-presidente – o que deve acontecer no segundo semestre deste ano. O PT tem até 15 de agosto para protocolar a candidatura. O TSE tem até o dia 17 de setembro para aceitar ou rejeitar a candidatura de Lula.

A Lei da Ficha Limpa prevê também a possibilidade de alguém continuar disputando um cargo público, caso ainda haja recursos contra a condenação pendentes de decisão.

Nota da defesa de Lula sobre o julgamento dos embargos de declaração no TRF-4:

A defesa aguardará a publicação do acórdão relativo ao julgamento dos embargos de declaração para definir o recurso que será interposto para impugnar a ilegal condenação imposta ao ex-Presidente Lula pela 8a. Turma do Tribunal Regional Federal da 4a. Região no último dia 24 de janeiro.


Na sessão de hoje (26/03) o Desembargador Relator fez a leitura apenas de um resumo do seu voto, que foi acompanhado pelos demais julgadores. Os embargos de declaração haviam apontado dezenas de omissões e contradições presentes no julgamento da apelação que deveriam ser corrigidas e, como consequência, levar ao reconhecimento da nulidade do processo ou da absolvição de Lula. Será necessária a leitura do acórdão para verificar se todas elas foram enfrentadas pelo Tribunal.

Até o momento não houve o exaurimento da jurisdição do TRF4, que ainda poderá ser questionado sobre a decisão proferida nesta data.

Cristiano Zanin Martins

Fonte: G1
Leia Mais ››