quarta-feira, outubro 18, 2017

CCJ aprova relatório que propõe rejeição da denúncia contra Temer, Padilha e Moreira

CCJ aprova relatório que propõe rejeição da denúncia contra Temer, Padilha e Moreira

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta quarta-feira (18), por 39 votos a 26 (e 1 abstenção), o relatório do deputado Bonifácio Andrada (PSDB-MG) que propõe a rejeição da denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral).

Mesmo com a decisão da CCJ, a palavra final sobre o prosseguimento ou não do processo para o Supremo Tribunal Federal (STF) cabe ao plenário da Câmara. A votação será na próxima quarta-feira (25), informou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Se o plenário rejeitar o prosseguimento da denúncia, Temer só poderá ser processado após o fim do madato (leia detalhes mais abaixo). Se o plenário aprovar o prosseguimento do processo, o Supremo decidirá se aceita ou não a acusação. Se aceitar, Temer será afastado do mandato.
Na votação da primeira denúncia contra Temer na CCJ, por corrupção passiva, o governo conseguiu aprovar parecer de Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que recomendava a rejeição, por 41 votos a 24.
Em uma votação anterior, ainda em relação à primeira denúncia, a maioria da CCJ havia rejeitado o parecer de Sergio Zveiter (Pode-RJ), a favor do prosseguimento do processo, por 40 votos a 25.

O presidente Michel Temer (Foto: Marcos Corrêa/PR)
O presidente Michel Temer (Foto: Marcos Corrêa/PR)

A denúncia contra o presidente
Temer foi denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça. Moreira Franco e Padilha, por organização criminosa.
Segundo a PGR, o grupo do PMDB ao qual eles pertencem atuou em estatais e em ministérios para obter propina. A procuradoria afirma, ainda, que Temer é o chefe da organização criminosa.
A defesa do presidente nega e diz que a denúncia é "libelo contra a democracia" e não tem "elemento confiável de prova".

O deputado Bonifácio Andrada (PSDB-MG), relator da denúncia contra Temer na CCJ (Foto: Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo)
O deputado Bonifácio Andrada (PSDB-MG), relator da denúncia contra Temer na CCJ (Foto: Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo)

Relatório
No relatório aprovado, Bonifácio Andrada afirma que o Ministério Público Federal, "mancomunado com o Judiciário", causou um "desequilíbrio nas relações entre os poderes da República".
O relator afirma, ainda, que exerce uma atuação "policialesca", com o apoio "do noticiário jornalístico que fortalece essas atuações espetacularizadas pelos meios de comunicação".
Em outro trecho do relatório, Bonifácio Andrada chamou a denúncia apresentada pela PGR de "relatório de acusações que atingem homens públicos desde 2001."
Para ele, a denúncia faz um "ataque generalizado aos homens públicos do país, sem distinção" e, ao acusar os partidos de integrarem uma organização criminosa, tenta "criminalizar a atividade político-partidária".
Mais cedo, nesta quarta, antes de a CCJ votar o parecer, Bonifácio afirmou não ter "nada com o governo" e negou agir como um "líder do governo.

Deputados reunidos no plenário da CCJ para discutir a nova denúncia contra o presidente Michel Temer (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Deputados reunidos no plenário da CCJ para discutir a nova denúncia contra o presidente Michel Temer (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Discussão na CCJ
A CCJ da Câmara destinou duas sessões para os deputados poderem discutir o parecer de Bonifácio Andrada. Nesta quarta, foram quase cinco horas de debate e, nesta terça, quase 12 horas.
Segundo a comissão, 61 deputados se pronunciaram sobre o relatório – 13 se manifestaram a favor e 48, contra.
Entre os deputados que se manifestaram nesta quarta pelo prosseguimento da denúncia está Paulo Pimenta (PT-RS). Para o deputado, Temer e os ministros compõem uma "quadrilha de criminosos".
"Conclamo a população que faça pressão em cima dos parlamentares, que seja aprovada a autorização para essa investigação." – Paulo Pimenta (PT-RS)
O deputado Paes Landim (PTB-PI), aliado de Temer, porém, defendeu a suspensão da denúncia. Para ele, "não é conveniente" autorizar o prosseguimento do processo contra o presidente.
"É um juízo político. [...] Do ponto de vista político, não é conveniente neste momento. Ninguém está aqui julgando ou condenando o presidente Temer." – Paes Landim (PTB-PI)
PMDB, PP, PSD, PR, DEM, PRB, PTB, SD, PSC e PROS orientaram as bancadas a votar a favor do relatório;
PT, PSB, PDT, Pode, PCdoB, PPS, PSOL, PHS e Rede orientaram voto pela rejeição do parecer;
PSDB e PV liberaram os deputados para votar como quisessem.
Durante a sessão, deputados da oposição aproveitaram para erguer cartazes contra a decisão do governo de mudar as regras sobre fiscalização do trabalho escravo (veja na imagem abaixo).

Deputados de oposição protestam durante sessão da CCJ da Câmara que votou o relatório que recomenda a rejeição da denúncia contra o presidente Michel Temer (Foto: Fernanda Calgaro / G1)
Deputados de oposição protestam durante sessão da CCJ da Câmara que votou o relatório que recomenda a rejeição da denúncia contra o presidente Michel Temer (Foto: Fernanda Calgaro / G1)

Repercussão
Ao fim da sessão, alguns deputados repercutiram o resultado da votação. Saiba abaixo o que disseram:
Beto Mansur (PRB-SP), vice-líder do governo na Câmara: "A gente vai trabalhar durante o fim de semana todo, levantando os votos nas lideranças, tentando ver qual é o problema de cada um para tentar chegar no plenário com uma votação expressiva."
Alessandro Molon (Rede-RJ): "Mesmo aqui na comissão, onde o governo controla os membros que votam, onde as substituições podem substituir um resultado artificial, o governo já teve um resultado pior que o esperado. Lá no plenário o resultado será ainda pior para o governo."
Eliseu Padilha, ministro: O advogado do ministro Eliseu Padilha, Daniel Gerber, disse em nota considerar a decisão da CCJ "coerente, jurídica e muito bem fundamentada."
Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), presidente da CCJ: “O resultado é fruto, obviamente, da força política de um lado, em detrimento do outro, que acaba por aprovar o relatório do deputado Bonifácio de Andrada. (...) A energia gasta, o tempo gasto para esse tipo de trabalho, não é um papel propositivo. Nós precisamos ter um papel propositivo na Comissão de Constituição e Justiça”.
Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), relator: “É um parecer tecnicamente jurídico. Os adversários de Temer discutiram na comissão não os aspectos jurídicos do processo, da denúncia, mas sim seus posicionamentos políticos e coisas antigas. (...) Não fiz nenhuma defesa política do presidente da República, nem do governo dele”.

Próximos passos
O parecer aprovado pela CCJ nesta quarta será incluído na pauta de votações do plenário da Câmara na sessão seguinte ao recebimento pela Mesa Diretora. Não há data marcada para a votação.
No plenário, o relatório de Bonifácio Andrada será submetido a discussão e a votação nominal.
Assim como na votação da primeira denúncia contra Temer, e como num processo de impeachment, os deputados serão chamados a um microfone instalado no plenário e terão de dizer se defendem ou não o prosseguimento do processo contra Temer para o Supremo.
Pelo regimento:
A chamada dos deputados será feita alternadamente dos estados do Norte para os estados do Sul;
Os nomes serão chamados por um dos secretários da Câmara;
Os deputados seguirão para o microfone e terão de responder "sim" ou "não".
Aprovação da denúncia
Se 342 deputados ou mais votarem pelo prosseguimento da denúncia contra Temer, o STF fica autorizado a instaurar um processo.
Com a autorização, os 11 ministros do STF terão de decidir se o presidente Michel Temer vira réu. Nesse caso, ele será afastado do cargo por até 180 dias.
O presidente só perderá o cargo definitivamente se for condenado pelo Supremo. Nessa hipótese, quem assume o cargo é o presidente da Câmara, que convoca eleições indiretas em até um mês.
Segundo a Constituição, o novo presidente da República será escolhido pelo voto de deputados e senadores.
Rejeição da denúncia
Se a Câmara rejeitar o prosseguimento da denúncia, o Supremo ficará impedido de dar andamento à ação, que será suspensa, não arquivada.
O processo só poderá ser retomado após o fim do mandato do presidente, em 31 de dezembro de 2018.
Na primeira denúncia contra Temer, por corrupção passiva, a Câmara rejeitou o prosseguimento do processo por 263 votos a 227.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Rotina de assaltos nas ruas de Severiano Melo-RN continua

Resultado de imagem para dupla armada em motoMais uma vez meliantes praticaram assaltos nessa noite de terça-feira 17, nas ruas de Severiano Melo, celulares foram tomados de assalto como das vezes anteriores.
A população não pode mais se dar ao luxo de conversar nas calçadas e usar aparelhos de celulares em público porque a qualquer momento pode ficar sem eles.

Fonte: João Moacir
Leia Mais ››

Veja quais seleções seu time vai analisar para ajudar Tite na Copa do Mundo

Veja quais seleções seu time vai analisar para ajudar Tite na Copa do MundoTite terá a ajuda de 19 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro na preparação do Brasil para a Copa do Mundo. A CBF definiu, por meio de um sorteio, quais seleções os analistas de desempenho dos times vão acompanhar daqui até o torneio, que terá início em junho de 2018, na Rússia. O Flamengo foi o único que não pôde participar.
A ideia foi de Fernando Lázaro, coordenador do CPA (Centro de Pesquisa e Análise), órgão da comissão técnica que analisa possíveis convocáveis das listas de Tite, e os adversários do Brasil.
Serão 27 seleções acompanhadas de perto. Não entraram na lista as outras classificadas da América do Sul – Uruguai, Argentina, Colômbia e Peru, caso passe pela Nova Zelândia na repescagem –, fartamente destrinchadas pelo CPA durante as eliminatórias. O sorteio determinou, por exemplo, que a Alemanha, atual campeã mundial, será observada pelos analistas do São Paulo.

CR7 e os campeões europeus serão destrinchados pelo Santos (Foto: Reuters)
CR7 e os campeões europeus serão destrinchados pelo Santos (Foto: Reuters)

Portugal, do melhor do mundo Cristiano Ronaldo, será responsabilidade do Santos. Outras duas seleções consideradas favoritas por Tite na Copa, a França e a Bélgica, serão objeto de estudos dos departamentos de Atlético-GO e Coritiba, respectivamente. A campeã de 2010, Espanha, foi sorteada para a Ponte Preta (veja a lista completa abaixo).
O Flamengo havia sido encarregado de analisar o primeiro colocado do Grupo E das eliminatórias africanas, mas justificou à CBF que teve seu departamento de análise desfalcado quando perdeu um profissional para trabalhar nas categorias de base da seleção brasileira, há dois meses. O Egito, então, acabou passando às mãos do Vasco, que também vai observar a Nigéria.
Em 20 dias, esse é o segundo ruído entre o Flamengo e o departamento de seleções, que, no fim de setembro, se disse decepcionado com a não liberação do atacante Vinícius Júnior para o Mundial sub-17, na Índia.

Egito, de Salah, ficaria com o Flamengo, mas foi repassado ao Vasco (Foto: AFP)
Egito, de Salah, ficaria com o Flamengo, mas foi repassado ao Vasco (Foto: AFP)

Outros sete clubes ficarão responsáveis por duas seleções: Atlético-PR, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras e São Paulo. Na avaliação feita pela CBF, eles possuem departamentos mais estruturados nessa área para entregarem material em maior quantidade.
Isso não significa que o CPA lavará as mãos. Os relatórios recebidos serão cruzados com aqueles elaborados internamente. A partir de 1º de dezembro, quando os rivais do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo forem definidos no sorteio, em Moscou, bem como possíveis cruzamentos das etapas seguintes, os profissionais da Seleção vão concentrar esforços em destrinchar essas equipes.
Além de Lázaro, trabalham no CPA Thomaz Araújo, Maurício Dulac, do Internacional, e Matheus Bachi, também um dos auxiliares de campo de Tite.

Atual campeã, a Alemanha será acompanhada pelos analistas do São Paulo (Foto: AP )
Atual campeã, a Alemanha será acompanhada pelos analistas do São Paulo (Foto: AP )

Isso não significa que o CPA lavará as mãos. Os relatórios recebidos serão cruzados com aqueles elaborados internamente. A partir de 1º de dezembro, quando os rivais do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo forem definidos no sorteio, em Moscou, bem como possíveis cruzamentos das etapas seguintes, os profissionais da Seleção vão concentrar esforços em destrinchar essas equipes.
Além de Lázaro, trabalham no CPA Thomaz Araújo, Maurício Dulac, do Internacional, e Matheus Bachi, também um dos auxiliares de campo de Tite.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Com quase 40 mortes de macacos por febre amarela, moradores de Jundiaí recusam vacina

Após a confirmação da morte de 39 macacos por febre amarela, Jundiaí (SP) é considerada área de risco para transmissão da doença, que ainda não foi diagnosticada em humanos.
Entretanto, a prefeitura intensificou a vacinação em vários bairros e, apesar de ser a única maneira de se proteger da doença, moradores têm recusado receber a vacina.
Agentes de saúde visitam a região do bairro Caxambu, na área rural, para vacinar moradores de casa em casa. Segundo a técnica de enfermagem Thaís Braz Ribeiro, a iniciativa visa facilitar a imunização.
"Muitos não conseguem ir por causa de trabalho, a distância, então a gente traz a vacina para as pessoas."
A TV TEM acompanhou o trabalho de uma equipe e flagrou o momento em que uma moradora atendeu uma enfermeira e disse que não queria ser vacinada.
Segundo Thaís, a recusa representa risco a toda a população. "É um problema sério tanto para os que não tomam e para os outros. Eles correm o risco de se infectarem com a doença e de trazer para as pessoas que estão saudáveis", afirma.

Febre amarela (Foto: G1 )
Febre amarela (Foto: G1 )

Enquanto alguns moradores preferem não receber a vacina, outros aprovaram o mutirão de casa em casa. "Eu estava preocupada porque ainda não tinha tomado, mas para mim foi de grande valia", disse a dona de casa Elenir Fernandes Amadi.
Horário estendido
De acordo com a prefeitura, mais de 126 mil moradores tomaram a vacina, número que representa cerca de um terço da população, índice abaixo do esperado. A meta da Secretaria da Saúde é vacinar 96% dos moradores.
Para facilitar a imunização, a prefeitura montou um posto avançado no Parque da Uva, que funciona das 9h às 15h, e das 17h às 20h, até sexta-feira (20).
No sábado (21) haverá mutirão das 9h às 16h nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Hortolândia, Novo Horizonte, Vila Rami e Caxambu. Além disso, desde abril a prefeitura faz a vacinação "casa a casa" em áreas de risco.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Não vão achar nada', diz Lúcio Vieira Lima após busca e apreensão

O deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) apareceu nesta quarta-feira (18) pela primeira vez na Câmara dos Deputados após a busca e apreensão da Polícia Federal na segunda-feira (16) em sua residência em Salvador e no gabinete parlamentar, em Brasília.

Ele é investigado, junto de seu irmão. o ex-ministro Geddel Vieira Lima, pela suspeita de manterem R$ 51 milhões em dinheiro vivo em um apartamento de Salvador.

De acordo com a PF, o apartamento onde foram encontradas as malas e as caixas com milhões de reais foi emprestado a Lúcio Vieira Lima por um amigo da família e era usado por Geddel.

A PF encontrou digitais do secretário parlamentar de Lúcio nas notas de dinheiro encontradas nas malas.

Ao Blog, ele classificou como "normal" no processo investigativo a busca e "até bom" porque, segundo ele, os investigadores poderão analisar o que acham que compromete ou não.

"Eu tenho certeza de que não vão achar nada. O processo político é que transforma a busca e apreensão como se fosse uma condenação. Os que pensam que isso é um ataque.. isso é uma defesa."

Para Lúcio, ser irmão de Geddel Vieira Lima é que dá importância para o episódio.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Presidente interino do PSDB defende que Aécio renuncie à presidência do partido

O presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE) (Foto: Alessandra Modzeleski, G1)O presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), defendeu nesta quarta-feira (18) que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) renuncie à presidência do partido. Para Tasso, “não há mais condições” para que o parlamentar mineiro retorne ao comando do PSDB.
Presidente titular da legenda, Aécio se licenciou do cargo de dirigente partidário em maio, no mesmo dia em que o ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o afastamento do senador de Minas do mandato parlamentar com base na delação premiada de executivos do grupo J&F.
Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), o tucano pediu R$ 2 milhões do empresário Joesley Batista, um dos donos da J&F. O Ministério Público também afirma que Aécio atuou em conjunto com o presidente Michel Temer para impedir o andamento da Lava Jato. O senador mineiro nega as acusações.
Nesta terça (17), o Senado derrubou uma decisão da Primeira Turma do STF que havia afastado, pela segunda vez, Aécio do mandato de senador. Com isso, o parlamentar do PSDB deve retornar ao Senado ainda nesta quarta-feira.
“Eu acho [que ele deve renunciar] porque eu acho que ele não tem condições dentro das circunstâncias que está de ficar como presidente do partido. Nós precisamos ter uma solução definitiva, não provisória”, enfatizou Tasso na manhã desta quarta.
O senador cearense assumiu interinamente o comando do PSDB em maio, depois que Aécio foi afastado pela primeira vez do Senado por ordem do Supremo. Ele retornou às atividades parlamentares no final de junho com autorização do ministro do STF Marco Aurélio Mello.
Mesmo defendendo a renúncia do colega tucano da presidência do PSDB, Tasso julgou acertada a decisão do plenário do Senado que devolveu o mandato de Aécio.
“No meu entender, o Senado deu a Aécio o que ele não teve até agora, que é o direito de defesa. Porque o julgamento do Supremo continua. Na Justiça, ele terá o direito de apresentar a sua defesa”, ponderou o presidente interino do PSDB.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dodge entrega ofício a ministro e reitera 'retrocesso' da portaria sobre trabalho escravo


A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, entregou nesta quarta-feira (18) um ofício ao ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira (PTB), reiterando os pontos da recomendação feita pelo Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho à pasta.
 
Os dois órgãos recomendaram ao governo Michel Temer a revogação da portaria do governo que mudou as regras para a fiscalização do trabalho escravo.  
 
Segundo o Blog apurou, Dodge externou para Nogueira o motivo de o MPF e o MPT acreditarem que a portaria leva o país para um retrocesso no que diz respeito à político de combate ao trabalho escravo. No encontro, Nogueira se disse aberto a "aprimorar as regras” relacionados ao tema.
 
A portaria nº 1.129/2017 foi publicada no "Diário Oficial da União" nesta segunda (16), determinando que jornadas extenuantes e condições degradantes, a partir de agora, só serão consideradas trabalho análogo à escravidão se houver restrição de locomoção do trabalhador. 
 
Pleo texto, a lista suja de empregadores será divulgada pelo ministro do Trabalho, e não mais pelo corpo técnico do ministério, e a fiscalização só poderá ser feita com a presença de policiais. 

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça suspende divulgação e estreia de filme sobre a Chapecoense

Tragédia que deixou 71 mortos vai completar um ano em 29 de novembro (Foto: Luis Benavides/AP)
O juiz Marcos Bigolin, da 3ª Vara Cível de Chapecó, no Oeste catarinense, concedeu na terça-feira (17) uma liminar a favor da Chapecoense para suspender a divulgação e estreia do documentário "O Milagre de Chapecó". A decisão pede a suspensão da divulgação do trailer, inclusive na internet, em 48 horas e suspende a estreia do filme por tempo indeterminado. A decisão cabe recurso.
A Chapecoense alegou quebra de contrato para entrar com o pedido na Justiça. Na decisão emitida, o juiz afirma que o clube contratou a empresa para realizar um documentário da evolução do clube, passando também pelo acidente aéreo de 29 de novembro do ano passado, que deixou 71 mortos.
Segundo a Chape, o trailer do documentário foi exibido em salas de cinema e divulgado sem o consentimento do clube. O assunto também incomodou familiares das vítimas do acidente, que pensam em ações na Justiça.
Segundo a decisão, caso a determinação não seja cumprida em 48 horas após a intimação, a produtora pode ter que pagar multa que pode variar de R$ 50 mil a R$ 500 mil. Não há data prevista para que a produtora Trailer Ltda, que está localizada em Montevidéu, no Uruguai, seja intimada por carta rogatória.
A produtora Trailer Ltda informou ao G1 que não foi notificada sobre a decisão, mas que antes da liminar, já havia solicitada à rede de cinema onde o documentário seria exibido que retirasse o trailer dos cinemas e da internet. Ainda conforme a produtora, o trailer foi encaminhado aos diretores do clube há meses.
“Queremos chegar a um acordo que satisfaça todas as partes. Nós somos o único documentário que desde o início se ofereceu para homenagear o clube, a cidade de Chapecó e as vítimas do acidente e a doar parte dos lucros às famílias. É absurdo que sejamos os únicos que tenha problema”, informou o diretor Luis Ara Hermida.

Familiares também querem que filme não seja exibido
No início da tarde de terça (17), a Afav-c (Associação dos Familiares das Vítimas do Voo da Chapecoense) havia informado que tinha a intenção de entrar com uma ação na Justiça para que o filme não fosse exibido, pois muitas famílias não foram informadas sobre a produção.
“Como saiu a liminar, vamos aguardar as providências que estão sendo tomadas pelo clube. Após, o jurídico estuda efeitos que possam ter sido causados em alguma família para ver se cabe uma ação indenizatória e contra quem. Mas nesse momento, a decisão traz serenidade e paz para as famílias”, afirmou nesta quarta (18) o advogado da Afav-c, Josmeyr Oliveira.
Já a Abravic (Associação Brasileira das Vítimas do Acidente com a Chapecoense) informou que não tomara outras medidas, além da decisão jucidial, "porque a suspensão era o maior objetivo da maioria das famílias e porque o principal da Abravic é a assistência social das vítimas e familiares, saindo desse foco apenas em casos de extrema necessidade".
Desconhecimento
Conforme a assessoria de imprensa da Afav-c, no 12 de outubro, Dia das Crianças, a viúva de uma das vítimas do voo da Chapecoense foi ao cinema com os filhos em Chapecó para ver um filme infantil. Lá, foram surpreendidos pelo trailer do documentário "O Milagre de Chapecó". A família deixou a sala de cinema chorando e, segundo a assessoria da Afav-c, foi assim que a associação soube da produção.
A Abravic, por meio do vice-presidente Fabiano Porto, disse que soube do documentário por meio de um grupo de WhatsApp.

Arena Condá recebeu velório coletivo de 50 vítimas (Foto: Michelli Arenza/RPC)
Arena Condá recebeu velório coletivo de 50 vítimas (Foto: Michelli Arenza/RPC)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Palestino ataca com faca soldados israelenses e é baleado

Um palestino atacou nesta quarta-feira (18) soldados israelenses usando uma faca e eles, por sua vez, responderam atirando nas proximidades das colônias israelenses na Cisjordânia ocupada, informou o exército.
Ferido, o palestino foi hospitalizado, comunicou o exército israelense, sem entrar em detalhes. Nenhum dos soldados ficou ferido.
O ataque aconteceu próximo ao conjunto de colônias de Gush Etzion e de um movimentado cruzamento, local comum na ocorrência de ataques palestinos contra israelenses no passado, segundo o exército.
Desde outubro de 2015, Israel, Jerusalém e os territórios palestinos ocupados vivem uma onda de violência esporádica que já deixou ao menos 295 palestinos e árabes israelenses mortos, além de 51 israelenses, dois americanos, jordanianos, um eritreu, sudanês e britânica, de acordo com contagem feita pela AFP.
A maioria dos palestinos mortos é de autores ou supostos autores de ataques contra israelenses, em sua maioria com uso de armas brancas por meio de jovens isolados.


Fonte: G1
Leia Mais ››

Multas de trânsito poderão ser parceladas no cartão de crédito

Marronzinho com radar pistola multa veículos em alta velocidade na Marginal Pinheiros (Foto: TV Globo/Reprodução)O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta quarta-feira (18) uma resolução quer permite o pagamento de multas de trânsito com cartões de débito ou crédito.
O valor poderá até ser parcelado, mas com a devida cobrança de juros pela entidade financeira do cartão, como quando as compras a prazo não são parceladas pela própria loja.
A resolução já está em vigor, mas cada órgão de trânsito ainda precisa habilitar as operadoras de cartões para oferecer o serviço, que não é obrigatório.
Alguns Detrans e prefeituras já fazem parcelamentos por meio de documentos de arrecadação, geralmente com pagamento do primeiro boleto da dívida na hora de assinar o termo de adesão.
De acordo com o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Vicenzi, muitos proprietários faziam este tipo de parcelamento apenas para regularizar o veículo, obter o licenciamento ou a possibilidade de transferência, e depois não pagavam o restante das parcelas.
Com a nova regra, cada órgão de trânsito (Detrans, prefeituras, Polícia Rodoviária, Der e Dnit) poderá habilitar empresas financeiras para oferecer a alternativa de pagamento por cartão e quitar dívidas dos proprietários de veículos.
Como o parcelamento será totalmente entre a operadora do cartão e o proprietário, o órgão de trânsito continua recebendo o valor à vista e a regularização do veículo será imediata – não precisa esperar até a última parcela.
Anteriormente, somente multas aplicadas em veículos registrados no exterior poderiam ser arrecadadas com cartões de débito ou crédito.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prefeito de cidade-sede da Copa pede que moradores "não batam em turistas"

O prefeito de Kaliningrado, uma das cidades-sede da Copa do Mundo da Rússia, pediu nesta quarta-feira para os habitantes deixarem a cidade durante o Mundial e não baterem nos torcedores estrangeiros. Entre outros conselhos, como falar inglês, Alexandre Yaroshuk deu o recado à população em entrevista à emissora local “Komsomolskaya Pravda”.
- Os habitantes de Kaliningrado devem ser hospitaleiros, amigáveis e não baterem em ninguém. Se falarem inglês, ajudem os turistas, ofereçam conselhos e conversem com eles - disse Alexandre Yaroshuk.

Obras nos arredores do estádio de Kaliningrado ainda estão atrasadas (Foto: Marcelo Courrege)
Obras nos arredores do estádio de Kaliningrado ainda estão atrasadas (Foto: Marcelo Courrege)

Além disso, o prefeito recomentou que os habitantes deixem a cidade para descansar no campo durante o Mundial.
- A cidade vai estar cheia de gente e os deslocamentos serão difíceis. Praticamente proibidos, salvo para os ônibus que transportem os torcedores - justificou.
Quatro jogos estão programados para Kaliningrado, que está construindo novo estádio para 35.000 pessoas. A estrutura deve ser concluída antes do final do ano.
- Virão entre 70 mil e 100 mil turistas à nossa cidade. Todos, obviamente, não irão ao estádio - garantiu Yaroshuk, que especificou que pelo menos um dos jogos da cidade vai ser entre "duas seleções europeias alto nível".
Acostumadas a encararem o problema da violência no futebol, as autoridades russas reforçaram os esforços com o objetivo de controlar os “hooligans” durante a Copa do Mundo.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Ciro Gomes anuncia que PDT terá candidato ao governo do RN

O pré-candidato à presidência da República pelo PDT, partido do qual é vice-presidente, Ciro Gomes, confirmou que a legenda terá candidato ao governo do Estado no próximo ano. A declaração foi dada em entrevista à Folha de S.Paulo.

“Temos já candidato pré-lançado no Rio Grande do Sul, é um quadro que saiu do PT e entra chapa pronta lá com dois senadores e tal. Estamos filiando o Odilon, juiz federal do Mato Grosso do Sul que prendeu os bandidos. Temos o candidato Osmar Dias está na frente das pesquisas do Paraná. E no Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Espírito Santo com o PSB”, declarou Ciro.

O PDT, no Rio Grande do Norte, tem no prefeito Carlos Eduardo Alves sua maior expressão. O chefe do Executivo de Natal tem negado publicamente, no entanto, quando é indagado se vai disputar a corrida estadual.

Carlos Eduardo Alves tem sofrido desgaste nos últimos meses em razão das dificuldades administrativas, mas o cenário lhe é favorável, de acordo com as pesquisas, quando seu principal adversário é o governador Robinson Faria.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Jovem é encontrado morto a tiros ao lado de moto na RN 177, zona rural de São Miguel/RN

O corpo de um jovem foi encontrado por volta de 00h30 desta quarta-feira(18), com vários tiros pelo corpo cabeça, que segundo a Polícia pode ter sido crime de execução. O cadáver estava ao lado de uma motocicleta Honda de cor preta, a margem da RN 177, trecho que liga São Miguel a Coronel João Pessoa/RN.

A PM de São Miguel foi solicitada por um popular que passava no local, pensando se tratar de um acidente, quando os militares chegaram ao local constaram que não foi acidente e sim assassinato e de imediato solicitaram a presença de uma equipe do ITEP-RN. 

Equipe do ITEP-RN compareceu ao local para realizar o levantamento cadavérico e identificou que a vítima se tratava do jovem Elias Baltazar Freitas, 19 anos e informaram que ele era natural de Poço Dantas/PB, que residia no distrito de Saão João Bosco, na zona rural de Poço Dantas-RN. 

Até o momento, não havia informação de motivação e nem autoria do crime. 

O caso será investigado pela equipe da Polícia civil presidido pelo Bel. Verilton Carlos. 

Elias era suspeito de integrar um grupo conhecido como “Os Ninjas” formado por irmãos que eram supostamente acusados de roubos e furtos e aterrorizam a região na divisa do RN e PB. Ele tinha passagens pela Polícia. 

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Pau dos Ferros/RN: PM recupera moto tomada de assalto em Portalegre/RN

Foi encontrada por uma equipe da Polícia Militar de Pau dos Ferros/RN moto que havia sido tomada de assalto na saída de Portalegre/RN na noite de segunda-feira(16), por dois meliantes armados e encapuzados. 

Os PM’s da RP foram acionados pelo COPOM do 7º BPM na noite desta terça-feira(17) com a informação que havia uma moto abandonada no Bairro João XXIII. Os militares fizeram buscas nas proximidades do local indicado e a moto foi encontrada no matagal. Trata-se da motocicleta HONDA/CG 150 Titan ESD, ano 2013-2014, de cor preta, placa OWA 6677/RN, com inscrição de Francisco Dantas-RN, de propriedade de Jacoglenes T. de Freitas. 

A moto foi tomada de assalto na noite da última segunda-feira(16).

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Empresários discutem o desenvolvimento do Nordeste em Petrolina

Autoridades e industriais da região Nordeste especializados em desenvolvimento econômico, incentivos fiscais e promoção às exportações estarão em Petrolina, no interior de Pernambuco, no próximo dia 26, para o ‘Roadshow Investimento e Desenvolvimento do Nordeste’. O encontro, promovido pela Associação Nordeste Forte, com apoio da  Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e Superintendência do desenvolvimento do Nordeste (Sudene), começa às 13h, no auditório do SENAI, bairro Areia Branca, e é aberto ao público.

A ação conjunta da Nordeste Forte, FIEPE e Sudene garantiu uma programação intensa no Roadshow, com palestras, workshops e parcerias. Os interessados devem entrar em contato com a coordenação do evento através do telefone: (87) 3861.0554 ou pelo email: regionalsaofrancisco@fiepe.org.br.

De acordo com o diretor regional da FIEPE Sertão do São Francisco, Albânio Nascimento, os palestrantes que virão à cidade são “atores estratégicos” e que também devem debater sobre projetos, recursos e desafios na promoção do desenvolvimento industrial do Nordeste, em especial o Sertão do estado. “Esse evento é extremamente importante para o município e cidades vizinhas porque interioriza discussões muitas vezes que só ocorrem em Brasília ou nas capitais, e, principalmente, muitas das autoridades que estarão aqui são aquelas que pensam as políticas públicas para o setor industrial, econômico e de investimentos”, salienta ele.

Programação

O roadshow começa às 13h, com o discurso de abertura do presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, seguido pelos superintendente da Sudene, Marcelo Neves, e o gerente regional do Banco do Nordeste (BNB), Tomé Francisco Neto.

A partir das 13h30, a Sudene apresentará as palestras ‘Fundo de Desenvolvimento do Nordeste’ e ‘Incentivos e benefícios ficais’. Logo após, às 14h30, o BNB promove o tema ‘Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste’.

Em seguida, a partir das 15h, os parceiros do evento, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), apresentarão assuntos ligados às suas áreas de atuação, abrindo espaço para o debate, às 16h.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Maioria que conclui ensino superior ganha salário abaixo de R$ 3 mil

Em todo o país, entre os profissionais que concluíram o ensino superior nos últimos dois anos, a maior parte recebe salário inferior a R$ 3 mil, segundo levantamento divulgado hoje (18), em São Paulo, pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp). A pesquisa aponta ainda a desvalorização da licenciatura – enquanto 50% dos profissionais dos cursos de bacharelado recebem abaixo de R$ 3 mil, na licenciatura o percentual sobe para 88%.

Dos oriundos da rede privada, 21,8% ganham menos de R$ 1 mil, 54,4% têm salário entre R$ 1 mil e R$ 3 mil, 16,8% recebem entre R$ 3 mil e R$ 5 mil e 6,1% têm renda acima de 5 mil. Entre os egressos da rede particular, 23,1% ganham menos de R$ 1 mil, 48,1% estão com faixa salarial de R$ 1 mil a R$ 3 mil, 22,1% recebem de R$ 3 mil a R$ 5 mil e 6,8% têm salário acima de R$ 5 mil.

Para Rodrigo Capelato, diretor do Semesp, a diferença salarial entre aqueles que estudaram em rede pública e particular não é substancial entre recém-formados. Segundo ele, o grande desafio dos cursos de graduação é elevar a renda de quem já trabalha e estuda para melhorar de vida. “As pessoas estão se formando e os salários não estão subindo tanto assim”, explicou.

A maioria dos alunos ainda se matricula em carreiras clássicas do bacharelado, 40% optam por direito, administração, engenharias e ciências sociais. Na comparação entre os salários, os engenheiros têm os de melhor renda: 32,1% ganham entre R$ 3 mil e R$ 5 mil, sendo que 10% recebem de R$ 10 mil a R$ 15 mil. Entre os formados em administração, 15,99% encontram-se na faixa salarial entre R$ 3 mil e R$ 5 mil.

Empregabilidade

Segundo o levantamento, 47,09% trabalham na área de formação, 34,3% dos egressos não trabalham e 18,7% atuam em uma área diferente da sua formação. A pesquisa também indicou que 38% entre aqueles que responderam que não trabalham dedicam-se à pós-graduação. Já 12% estão fazendo outro curso de graduação e 48,3% não têm ocupação.

Egressos de entidades privadas e públicas concordam que as instituições de ensino precisam fazer mais parcerias com empresas, investir em aulas práticas e fomentar estágios. O levantamento ouviu 1.445 participantes de 135 cursos diferentes de todo o país, sendo 1.089 formados e 356 pessoas que abandonaram o curso ou ainda estudam. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Criminoso usa nome do prefeito de Carnaubais para aplicar golpe

A população, fornecedores e empresas que prestam serviços a Prefeitura de Carnaubais, estejam atentos a um golpe que está sendo aplicado. Utilizando o nome do prefeito Thyago Meira, estelionatários estão entrando em contato, por ligações ou conversas do WhatsApp, com empresários que possuíram ou possuem contratos com o município solicitando depósito em conta corrente. 

Criminosos utilizaram uma conta falsa no aplicativo WhatsApp, com a foto do prefeito Thyago Meira, para pedir dinheiro. O prefeito vai registrar queixa a Polícia e segundo seus assessores, ele apela para que seus amigos, tomem cuidado e não faça nenhum depósito para não cair nesse golpe aplicado.

Perfil falso do prefeito Thyago Meira, usado pelo estelionatário para enganar e obter dinheiro da população

Fonte: Blog do VT
Leia Mais ››

Homem é preso com arma de fogo ao furar bloqueio da Força Nacional

Um homem foi preso pela Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), na noite desta terça-feira (17), por porte ilegal de arma de fogo. O fato ocorreu na Avenida das Fronteiras, zona Norte de Natal.

A Força Nacional montou uma barreira no local para fiscalizar os veículos que transitavam na Avenida, quando uma picape Toyota SW4 tentou evadir-se do bloqueio. Os agentes perseguiram o suspeito e deram ordem de parada.

O condutor foi identificado como Luzinaldo Medeiros dos Santos, que portava no interior do veículo uma pistola .380 municiada. Questionado sobre o porte e registro da arma, o condutor informou que não portava nenhuma documentação e registro.

Diante do flagrante ele foi conduzido à Central de Flagrantes da Delegacia Geral de Polícia Civil (DEGEPOL) e ficou à disposição da Justiça.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Edital para concurso da PM será lançado no fim do mês, afirma a secretaria de Administração

O Concurso da Polícia Militar (PM) terá seu edital lançado no final de outubro, a informação foi divulgada pela Secretaria de Administração do Estado. O certame que já teve inúmeros adiamentos terá mil vagas e deve sair sem a obrigatoriedade do curso superior, que era exigência das associações de praças da corporação.

O diploma será exigência apenas para os oficiais e vagas reservadas para mulheres, mas a quantidade ainda não foi definida. O concurso terá inicialmente 600 vagas, mas devido a grande demanda foi ampliado para diminuir o déficit de aproximadamente cinco mil policiais.

No último dia 18 de setembro, o governador Robinson Faria declarou que o concurso seria lançado até 30 dias, porém o curso sofre adiamentos desde 2015. Já a corporação trabalhava com a estimativa de ter lançado o concurso após a possível aprovação da lei de ingresso para aperfeiçoar o processo.

O projeto que tramita na Comissão de Cidadania e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, onde permanece até o fim do mês. Depois seguirá os trâmites até ser aprovada. Desta forma o concurso será de nível médio para os praças, pela atual legislação. A corporação está há 12 anos sem concurso e trabalha com o efetivo de 8,2 mil policiais na ativa. O número ideal beira os 14 mil policiais para atender as demandas da PM.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

[VÍDEO] CORPO DE BOMBEIROS É ACIONADO PARA RESGATAR MULHER ENTALADA EM UMA CISTERNA EM MOSSORÓ.

Policiais militares do Corpo de Bombeiros de Mossoró, foram acionados nas primeiras horas da manhã desta quarta feira 18 outubro 2017, para um chamado na praça do Mercado do Alto da Conceição, onde informações que uma mulher estaria entalada em uma cisterna existente no local. Chegando lá a mulher que segundo populares vive pelas ruas com características de problemas de saúde entrou e não conseguiu mais sair.
Alguns populares tentaram retirar ela mais sem sucesso. A mulher foi salva pelos Bombeiros sem ferimentos. Segundo populares ela é moradora do Alto da Conceição próximo ao Anexo.





Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Preso de justiça é baleado ao reagir abordagem da Polícia Civil no Papôco em Mossoró

Francisco Paulo Almeida Melo que segundo a polícia responde em liberdade por um crime de latrocínio (roubo seguido de morte) estava armado e tentou fugir de uma abordagem da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE) na região do Papoco em Mossoró no Oeste Potiguar. Segundo o chefe de investigação da Divipoe, APC Sidney Almeida, sua equipe realizava um trabalho de investigação na região, quando se deparou com um condutor de um veículo e que ao avistar  os policiais tentou fugir e se desfazer de uma arma de fogo. Os policiais fizeram um acompanhamento, mas o motorista não obedeceu a ordem de parada e ao pegar a arma para tentar jogar fora, a equipe da divipoe fez disparos de conteção, acertando o suspeito na perna. O mesmo foi socorrido pelos policiais para a UPA do São Manoel e depois transferido pelo SAMU para o HRTM. Os policiais acompanharam a ambulância e ficarão custódiando o preso até sua liberação do hospital. Após ser medicado e liberado, o ex-detendo será levado à sede da DIVIPOE onde será autuado por porte ilegal de arma de fogo.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Jovem sofre tentativa de homicídio na região das Malvinas em Mossoró

Leginaldo Antônio da Silva de 20 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio a bala na manhã de hoje (18/10) na região das Malvinas em Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima relatou para a polícia que estava sentada no banco da praça do conjunto, quando um casal chegou de moto e o garupa efetuou os disparos.  Leginaldo que foi atingido com um tiro na altura da coxa não soube explicar o porquê nem quem tentou contra a sua vida O jovem foi socorrido por um amigo até sua residência e sua família acionou o Samu que fez os primeiros atendimentos no local e depois o encaminhamento para o Hospital Regional Tarcísio Maia.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Em Natal, polícia apaga pichações com ordens de criminosos e deixa número para denúncias

Comandante da companhia da PM responsável pela área, capitão Styvenson Valentim cobre pichações (Foto: Marksuel Figueredo/ Inter TV Cabugi)A Polícia Militar do Rio Grande do Norte cobriu, nesta terça-feira (18), pichações que foram deixadas por criminosos no muro do cemitério do bairro Bom Pastor, Zona Oeste da capital potiguar. Agentes da Polícia Civil também foram ao local e colaram cartazes com o número 181, para denúncias.
A ação das polícias potiguares aconteceu depois que criminosos deixarem ordens nos muros do cemitério, determinando que motoristas que passassem pelo local abrissem os vidros dos carros e baixassem os faróis. Caso contrário, eles seriam alvos de tiros. "Respeite. O crime agradece", completava a mensagem.
O comando geral da PM afirmou que a pichação era uma "represália" à atuação policial ao longo dos últimos dias. Quatro pessoas foram presas na segunda (16) e, segundo o tenente-coronel Eduardo Franco, da assessoria de imprensa, pelo menos duas faziam parte de uma facção criminosa.
"A polícia está do lado das pessoas de bem e não vai admitir nenhum tipo de intimidação. Enquanto houver esse tipo de ação por parte dos bandidos, vai haver reação da polícia", declarou.

Policiais civis deixam número de denúncias para população do Bom Pastor, em Natal (Foto: Divulgação/ Sesed)
Policiais civis deixam número de denúncias para população do Bom Pastor, em Natal (Foto: Divulgação/ Sesed)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Assaltantes são presos após arrastão frustrado em casa na Zona Sul de Natal

Dois homens foram presos após tentarem realizar um arrastão no conjunto Cidade Satélite, em Natal (Foto: Sérgio Henrique Santos/ Inter TV Cabugi)Dois homens foram presos depois que a Polícia Militar frustrou um arrastão a uma casa do conjunto Cidade Satélite, na Zona Sul de Natal, na manhã desta quarta-feira (18). Ao tentar fugir, um deles fez duas mulheres reféns por cerca de meia hora, mas se entregou à polícia. Um terceiro conseguiu escapar.
Dois assaltantes abordaram o morador de um imóvel da rua Figueira e começaram a recolher objetos de valor. Um terceiro ficou em um carro, do lado de fora. Porém, os vizinhos suspeitaram da ação e achamaram a PM.
Ao perceber a chegada da polícia, o suspeito que estava no carro fugiu. Os outros dois tentaram escapar pulando os muros da vizinhança. Porém, um deles se feriu e foi detido. O outro ainda conseguiu chegar a um imóvel da rua Jacarandá, onde fez duas mulheres reféns por cerca de meia hora. Após negociações, ele se entregou.
Segudo o tenente-coronel Antônio Marinho, chefe de operações do Comando do Policiamento Metropolitano, foram apreendidos um revólver e uma pistola com os assaltantes.

Polícia Militar foi acionada por vizinhos de moradores que sofriam arrastão no conjunto Cidade Satélite, em Natal (Foto: Sérgio Henrique Santos/ Inter TV Cabugi)
Polícia Militar foi acionada por vizinhos de moradores que sofriam arrastão no conjunto Cidade Satélite, em Natal (Foto: Sérgio Henrique Santos/ Inter TV Cabugi)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem anuncia venda de drone na internet e tem casa invadida por assaltantes

Imagem IlustrativaUm homem foi preso, nessa terça-feira (17), suspeito de invadir uma casa para praticar roubos no bairro Jardim Quarenta, em Campina Grande. Na ação criminosa, ele estava acompanhado de um cúmplice, que conseguiu fugir.

Segundo a Polícia Militar, a vítima contou que havia colocado um drone à venda em um site de negociações. Um dos suspeitos entrou em contato e disse estar interessado no produto. Porém, ao chegar à casa da vítima, o que deveria ser uma visita para confirmar a qualidade do drone e fechar negócio virou uma tentativa de assalto.

A vítima contou que um dos suspeitos lhe apontou um revólver e tentou disparar, mas a arma falhou. Quando o suspeito se distraiu tentando entender o que tinha acontecido com o revólver, a vítima o agarrou e os dois entraram em luta corporal. Ainda conforme a polícia, a vítima gritou por socorro ao mesmo tempo em que tentava conter o suspeito.

Quando os vizinhos começaram a chegar, os suspeitos correram. O que estava armado ainda conseguiu efetuar alguns disparos em direção ao imóvel, mas ninguém se feriu. Equipes da PM fizeram rondas na região e conseguiram prender um dos suspeitos. O outro seguiu foragido até a publicação desta matéria.

Fonte: Portal Correio
Leia Mais ››

Idosa é presa suspeita de liderar quadrilha de traficantes na PB

A prisão da idosa é resultado da ‘Operação Nêmesis’
Uma idosa, de 77 anos, foi presa, nesta terça-feira (17), em Juazeirinho, na região da Borborema, apontada como a principal traficante do município. A localidade, segundo a Polícia Civil, é considerada um centro de distribuição de drogas na região.

Maria Porfírio de Sousa já tinha sido presa em 2005 também por tráfico de entorpecentes e, conforme as investigações, ela recebia ordens de detentos de presídios de João Pessoa e Campina Grande, recebia as drogas em casa e comercializa para usuários, além de fornecer para outros pontos de distribuição. Em depoimento a Polícia, a idosa alegou não saber o motivo pelo qual estava sendo presa.

“Ela é um dos braços da facção criminosa, responsável pelo escoamento da droga. Soledade hoje é considerado um centro de distribuição de drogas, o recebimento destas drogas no município de Juazeirinho era através dessa senhora”, explicou o delegado Lamartine Lacerda. Ele revelou ainda que Maria Porfírio vendia maconha, cocaína e crack. Na casa da idosa, os policiais apreenderam telefones celulares, tablets e ainda extratos bancários, que serão estudados para saber qual o ganho financeiro de Maria Porfírio e dos demais envolvidos.

A prisão da idosa é resultado da ‘Operação Nêmesis’, realizada pelas Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal. Além da mulher, os policiais prenderam ainda outras 13 pessoas, realizou outras quatro prisões preventiva de detentos que estão em presídios de João Pessoa, Campina Grande, Soledade e Patos.

Segundo a Polícia, além de tráfico de drogas, os presos seriam responsáveis também por homicídios e estouro de caixas eletrônicos. As investigações apontaram que os assassinatos aconteciam quando as vítimas se negavam a participar da facção criminosa. 

O delegado informou que todos foram identificados após a Operação Narcos, realizada em maio, quando sete pessoas foram presas. Eles seriam parte da mesma quadrilha e cumpririam a ordem de ações dos bandidos já retidos nos presídios PB1, em João Pessoa, Penitenciária Padrão Romero Nóbrega, em Patos, Penitenciária Raimundo Asfora, conhecida por presídio do 'Serrotão', em Campina Grande, e Cadeia Pública de Soledade.

“Diz respeito a uma organização criminosa, que foi alvo da Operação Narcos, e agora a gente conseguiu identificar mais alguns membros. O intuito é desarticular essa facção criminosa que vem acabando com a paz da cidade”, comentou o delegado.

Segundo o Coronel Pablo Cunha, da PM, houve apoio de policiais militares que moram em Soledade e repassaram informações. Ele explicou que são pessoas de alta periculosidade e que ameaçavam moradores da região.

“Eles expulsaram pessoas das comunidades, tiraram famílias inteiras, mataram crianças, adolescentes e familiares de moradores. Eles cometiam tráfico de drogas, homicídios, ameaça, invasão de domicilio, roubo, tortura, tudo que se imaginar de crimes com relação a entorpecentes eram cometidos por este pessoal”, afirmou.

Fonte: Portal Correio
Leia Mais ››