quinta-feira, janeiro 31, 2013

Populares itauenses são vítimas de assaltante da bicicleta


Uma prática de assalto vem se tornando rotineira no município de Itaú-RN, onde o modus operandi é o mesmo em todos os casos. Por volta das 20:30h de segunda-feira (28) mais duas adolescentes foram assaltadas, desta vez no bairro Nossa Senhora dos Desterro (Parabólica) na Rua Isabel Maia Pinheiro.

De acordo com relatos das vítimas as mesmas se encontravam conversando na área de uma residência no referido bairro na companhia de um conhecido, quando ele as deixaram sozinhas, uma pessoa desconhecida chegou em uma bicicleta e anunciou o assalto.

Uma das jovens ainda tentou esconder o celular, mas o assaltante disse que se ela fizesse algo atiraria. O larapio, de acordo com as vítimas, era galego, com uma tatuagem no braço em uma bicicleta, fugiu sem deixar pistas levando os dois celulares, logo em seguida as jovens acionaram a polícia que denunciaram o caso.

Em contato com a DP de Itaú-RN, a equipe de plantão, os Sds Geovani e Ranilson, sob o comando do Sg. Xavier, informou à reportagem que já estão tomando as providências cabíveis para a captura do assaltante.

De acordo com a PM eles já têm pistas do assaltante e estão na cola do mesmo, sendo uma questão de tempo para efetuar a prisão do meliante, o nome não será divulgado para não atrapalhar a investigação da polícia.

A prática do mesmo está se tornando corriqueira no município, visto o mesmo perceber a falta de impunidade e está se dando bem com a prática.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Polícia Civil e Militar de Janduís prende quadrilha


Na tarde de ontem, 30/01/2013, a Polícia Civil de Janduís, com o auxílio da Polícia Militar,  prendeu dois foragidos do sistema penitenciário, juntamente com uma adolescente e outro comparsa.

Após receber denúncias anônimas de que havia um grupo suspeito hospedado em uma pousada da cidade, os Agentes de Polícia Civil, com apoio dos Policiais Militares da cidade, realizaram uma abordagem no grupo. Questionados sobre o motivo da vinda a Janduís, os suspeitos apresentaram a desculpa de que vieram “só andar” e, por apenas um deles apresentar documento, a atitude foi considerada suspeita, de modo que foram todos conduzidos à delegacia para levantamentos de praxe.

material

Diante da suspeita de que o grupo estava objetivando praticar crimes, após autorização dos suspeitos, foi realizada busca nos quartos da pousada ocupados por eles. Na ocasião, foi encontrado um revólvel cal. 38 com cinco munições intactas, além de vários celulares, e dois capacetes. Vale ressaltar que ninguém do grupo estava de moto. Como havia uma adolescente envolvida, esta assumiu a propriedade da arma, como é de costume.

Francinaldo

O grupo foi autuado por formação de quadrilha armada e corrupção de menor. Já a adolescente responderá pelos atos infracionais análogos aos crimes de formação de quadrilha e porte ilegal de arma de fogo.
Após consultas aos bancos de dados, foi descoberto que FREDSON IRINEU SANTIAGO DE FREITAS recebeu progressão de pena para responder no semi-aberto em Macau, mas como não compareceu, encontra-se na condição de foragido.

Francisco Luciano

Já  FRANCISCO LUCIANO DA SILVA, é foragido da Penitenciária Mário Negócio, e por este motivo, apresentou identidade falsa com o nome de MARCOS ANTÔNIO GOMES DE LIMA, sendo autuado também por uso de documento falso.

O último integrante do bando é FRANCINALDO GALDINO DE OLIVEIRA. Foi detida, ainda, SILANE DO VALE COSTA, mas esta foi solta após prestar esclarecimentos.

Fredson

FREDSON e LUCIANO são de Mossoró e já respondem a um assalto em conjunto, e os demais são de Governador Dix-sept Rosado.

A polícia continua as investigações para descobrir outros crimes praticados pelo bando e identificar possíveis comparsas.

Reprodução Cidade News Itaú via GTO Assu
Leia Mais ››

Grave Acidente na BR-230 entre Santa Luzia e São Mamede envolve quatro carros e dois caminhões


Um grave acidente foi registrado por volta das 14h00m (duas da tarde) de hoje (quinta-feira), no Km 295 da BR-230, entre as cidades de São Mamede e Santa Luzia. Segundo as primeiras informações chegadas a nossa redação, seis veículos foram envolvido, deixando vários feridos.

A Polícia Rodoviária informou que, pelo menos, três caminhões e três carros menores foram atingidos. Há informações de que o acidente pode ter sido causado, quando um caminhão perdeu o controle e colidiu com os demais veículos que estavam em fila, aguardando a liberação da pista de rolamento, que passa por melhoria naquele trecho. O Samu e o corpo de bombeiros de Patos foram acionados e estão prestando assistência as vítimas.


Reprodução Cidade News Itaú via São Mamede 1
Leia Mais ››

Cientista afirma que o RN está “desordenado” e que “dificilmente” Rosalba se recuperará


O estado de irreversibilidade da desaprovação popular, atingido pela ex-prefeita Micarla de Sousa (PV) no início do quarto e último ano da sua administração, estaria sendo alcançado agora, no final do segundo ano da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), início do terceiro, mostrando que a gestão do DEM avança sobre aquilo que os adversários políticos e analistas do setor classificam como “micarlização”.

Micarla deixou a administração com reprovação quase unânime – algo como 92%. Sem chances de, sequer, disputar a reeleição. “A alta rejeição ao governo Rosalba é algo que já vinha se desenhando em pesquisas anteriores e agora atinge um nível altíssimo. Isso demonstra a incapacidade do governo em responder as necessidades do Estado e aos anseios da população”, avalia o cientista político Antonio Spinelli, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (URFN).

Na pesquisa Consult, divulgada nesta terça, Rosalba é desaprovada por oito em cada dez natalenses e por sete em cada dez norte-rio-grandenses. Embora haja tempo, a recuperação da sua imagem como gestora é difícil, segundo Spinelli, uma vez que seria preciso que o governo reformulasse completamente a sua linha política e rearticulasse suas bases de apoio. Além disso, na visão do cientista, seria necessária uma profunda reforma administrativa.

“Não se trata apenas de deficiência num ou noutro setor específico, mas de algo que atinge o governo como um todo e se evidencia mais, obviamente, naqueles setores que mais atingem a população de forma direta, como o setor de saúde, que é apontado pela população como o que entra nas deficiências onde realmente são mais graves. Dificilmente se vê perspectivas de o governo se recuperar desse desgaste”, acrescenta Spinelli.

Na visão do cientista, o problema sobressai da questão administrativa e atinge a confecção política. “Desde o início de seu governo a governadora tratou a questão da saúde como se não fosse algo de caráter público. Ela deu um enfoque privatista na administração da saúde. O governo Rosalba primou por desarticular completamente, por sucatear o setor de saúde pública do Estado. Isso é uma confecção de governo, é uma visão de mundo própria do DEM, do partido ao qual a governadora é vinculada”, afirmou.

Para mudar o enfoque, conclui Spinelli, Rosalba precisaria retomar a capacidade de iniciativa política e fazer uma reforma administrativa no seu governo. “Há tempo pra isso? Há. Ela o fará? Eu não acredito. Ela vai trilhando o mesmo caminho que a ex-prefeita Micarla de Sousa trilhou”, afiança Spinelli.

Antonio Spinelli afirma que o governo perdeu o apoio da Assembleia e do PMDB, partido que a apoiou, “desbaratando a sua base política”. E o mais grave, segundo ele, “é que isso não é apenas uma questão do governo Rosalba, mas do próprio Estado, dos órgãos públicos do Estado”, diz, lembrando a “briga” entre o Executivo, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça em torno do orçamento.

Assim, a crise no governo Rosalba gera um problema institucional, com a falta de rumo do Estado. “Não vejo perspectiva nenhuma, nem da parte do Legislativo, nem da parte do Tribunal de Justiça ou da parte daqueles que reivindicam ser candidatos a governador, a menor perspectiva em torno do bem público, o menor interesse com os problemas efetivos da população. O problema é institucional, de falta de rumo. Não dá para se pensar em solução da crise a partir desses setores”, finalizou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Em Brasília, vice-prefeito de Águas de Lindoia usa carro oficial para ir a ‘baladas’


O Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas reuniu gestores em busca de verba federal para recompor caixas esvaziados, mas que esbanjaram recursos públicos na noite de Brasília.

Após as palestras de ministros e da presidente Dilma Rousseff, boa parte dos 17 mil participantes aqueceu o mercado da diversões do Plano Piloto, não raro às custas do contribuinte. Com o espírito boêmio já expresso no nome de urna – “Du da Chic Chopp” -, o vice-prefeito de Águas de Lindoia (SP), João Eduardo de Morais (PSD), mais conhecido como Chopp, usou o carro oficial do município em incursão por bares e casas de strip-tease.

Com o objetivo de pleitear R$ 13 milhões para obras e equipamentos de saúde, o Gol preto do Executivo municipal, placa oficial 002, viajou quase mil quilômetros, transportando, além do vice, o prefeito recém-eleito, Toninho Nogueira (DEM). Após as 21h de terça-feira, o veículo circulava por clubes noturnos e choperias da Asa Sul.

Servidor concursado, o motorista da prefeitura foi convocado para jornada extra. No banco de passageiros, “Chic Chopp”. O carro oficial passou pela entrada de pub no Hotel Bonaparte. Em seguida, estacionou para o vice conversar por cerca de meia hora com uma mulher, abordada em esquina próxima. A dupla seguiu para uma rodada de drinks e petiscos em tradicional bar da Asa Sul, encerrando a noite em uma boate.

As boates em Brasília “bombaram” entre a segunda-feira e ontem. Na do Hotel Nacional, na Asa Sul, alguns dos 3.500 prefeitos sequer tiraram da lapela o broche de identificação do distribuído pela União.

Com orçamento de R$ 50 milhões, Águas de Lindoia quer ser subsede da Copa e pleiteia R$ 10 milhões para a cobertura de um local de eventos.

Procurado pelo Estado, “Chic Chopp” disse ter usado o carro oficial por causa do mau tempo e por economia. “Como estava com muita chuva ontem, para a gente estar pegando táxi tinha pouca verba.” Segundo ele, ao estacionar o carro oficial e falar por cerca de meia hora com uma mulher na rua buscava informações: “O motorista estava perguntando onde podia ter um lanche, alguma choperia. Não tem nada, complica para mim (sic) não”. O vice disse ter passado na casa de striptease – após comer petiscos na Asa Sul – para perguntar sobre onde lanchar. “Na boate a gente não foi. A gente foi fazer um lanche do lado.”

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

DUAS TENTAVIVAS DE HOMICÍDIOS NA TARDE DE HOJE EM MOSSORÓ.


O CIOSP Mossoró registrou na tarde de hoje (31/01/13), por volta das 17 horas, uma tentativa de homicídio na Travessa Luiz Colombo, próximo ao Mercatil Jales no bairro Santo Antônio em Mossoró.
Duas vítima foram socorridas para a UPA Santo Antônio por populares e em seguida transferidos pelo SAMU para o HRTM(Hospital Regional Tarcísio Maia).
Francisco das Chagas Silva, 46 anos residente na Travessa Luiz Colombo, foi atingido com um disparo no braço direito. Cláudio de Paíva, 35 anos, residente na Rua Francisco Pascoal, foi atingido com disparos nas duas coxas e testículos. Segundo informações colhidas pela polícia, dois elementos em uma Biz de cor verde se aproximaram de Cláudio e efetuaram os disparos, já Francisco que não tinha nada haver também foi alvejado.
A ambulância BRAVO-1 do SAMU, socorristas Eládio e Alvaneide transferiu as duas vítimas para o HRTM com apoio dos policiais da RP-227 SDs Manoel e Moacir.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia Civil elucida sequestro e assassinato de empresário


Fotos: Divulgação / Polícia Civil
Gilvandro Alves, Francisco Gleyson, Ricardo Lopes e Paulo Roberto estão presos.


Após investigações, policiais civis da Delegacia Especializada de Polinter e Capturas (Decap) com o apoio de policiais da Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista (Deatur) realizaram buscas em um matagal nas proximidades da BR 304 no trecho que liga os municípios de Macaíba e Parnamirim, na manhã desta quinta-feira (31), onde encontraram o corpo do empresário Carlos Norberto Holtz. Ele estava desaparecido desde outubro do ano passado.
Empresário Cláudio Holtz 
 
Os suspeitos de envolvimento no caso, Ricardo Lopes Pereira, de 27 anos, e Francisco Gleyson Agostinho, de 30 anos, confessaram, em depoimento feito nesta semana à polícia, que a vítima foi assassinada e em seguida forneceram a localização do corpo. Investigações da polícia levaram à prisão de mais dois suspeitos, identificados como Gilvandro Alves Maurício, de 54 anos e Paulo Roberto Nascimento Alves, de 21 anos. Eles moravam em uma granja próxima ao local em que o corpo foi encontrado esão suspeitos de ter participação na morte de Carlos Norberto.

Ricardo Lopes, que já havia sido preso por estelionato, confessou ainda que efetuou transações bancárias falsificando documentos da vítima, subtraindo a quantia de R$ 30 mil de sua conta corrente. Além disso, ele relatou à polícia que repassou a escritura do imóvel de Carlos Norberto para o nome de um familiar com o intuito de revender a propriedade.

As investigações apontam que Francisco Gleyson Agostinho, vulgo “Augusto”, foi o responsável pelo levantamento das informações sobre os bens da vítima. Tudo começou quando ele viu um imóvel da vítima à venda, se passou por comprador e em seguida planejou junto ao Ricardo Lopes a falsificação dos documentos para que se apropriassem do dinheiro e do imóvel.

A ex-esposa de Carlos Norberto, que informou o seu desaparecimento à polícia, disse que apesar de estarem separados mantinham amizade e se falavam com freqüência tendo sido a última vez no dia 15 de outubro de 2012, quando Carlos lhe confidenciou que havia um comprador interessado em um imóvel que ele estava vendendo e que estava desconfiando do comprador, pois o mesmo tinha passagem pela polícia. A falta de comunicação com o Carlos foi o que motivou que a sua ex-esposa comunicasse o seu desaparecimento à polícia.

De acordo com o delegado Ben-Hur Medeiros, que conduziu as investigações, a elucidação do crime foi possível depois da quebra de sigilo bancário dos suspeitos e da vítima, onde ficou claro que o dinheiro da vítima estava sendo transferido para a conta de familiares de Ricardo Lopes, um dos suseitos.

Todos os quatro envolvidos têm prisão temporária de 30 dias decretada pela juíza Cínthia Cibele Diniz de Medeiros da 1º Vara Criminal da cidade de Parnamirim.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

IFRN divulga resultado final do Exame de Seleção 2013


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou nesta quinta-feira (31), o resultado final do Exame de Seleção 2013. Foram preenchidas 1.110 vagas dispostas em 47 cursos e distribuídas nos 14 campi do instituto. Os resultados estão disponíveis na área do candidato no site  ingresso.ifrn.edu.br. As aulas irão começar no dia 10 de junho.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

Segundo o IFRN, o candidato com o status de habilitado está classificado, mas não foi aprovado dentro do número de vagas disponíveis para o curso. O status aprovado aparecerá para os candidatos que conseguiram se classificar dentro do número de vagas.

O número de aprovados corresponde a 50% do total de vagas disponibilizadas para os Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada. O restante das vagas foram destinados aos alunos das escolas públicas do Programa de Iniciação Tecnológica (ProITEC). As provas foram aplicadas em 6 de dezembro de 2012.

Os aprovados deverão realizar a matrícula de 19 e 20 de fevereiro de 2013 na Diretoria Acadêmica do curso para o qual foram aprovados nos horários de funcionamento dos campi . O candidato que não realizar sua matrícula neste período perderá a vaga. Para realizar a matrícula são necessários os seguintes documentos:

02 (duas) fotos 3x4 (recentes e iguais);

Carteira de identidade (cópia acompanhada do original);

Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

Certificado de conclusão do ensino fundamental (cópia acompanhada do original);

Histórico escolar do ensino fundamental (cópias acompanhadas dos originais).

Título de Eleitor, no caso dos maiores de 18 anos (cópia acompanhada do original);

Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 anos do sexo masculino (cópia acompanhada do original);

Cadastro de Pessoa Física (CPF) (cópia acompanhada do original);

Parecer de equivalência de estudos da Secretaria Estadual de Educação, para os aprovados que realizaram estudos equivalentes ao Ensino Fundamental, no todo ou em parte, no exterior; e 

Os documentos em língua estrangeira deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução. Não serão aceitos documentos de terceiros, nem mesmo dos pais do candidato.

Reprodução cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homens armados levam R$ 300 mil da sede do América-RN, em Natal


Sede social do América-RN, em Natal (Foto: Divulgação/América-RN)Sede social do América-RN foi assaltada em Natal
(Foto: Divulgação/América-RN)
Quatro homens armados assaltaram a sede social do América-RN, localizada na Avenida Rodrigues Alves, no bairro do Tirol, em Natal. A ação aconteceu por volta das 15h desta quinta-feira, quando os ladrões renderam os funcionários do clube e levaram o dinheiro referente ao pagamento da folha salarial dos jogadores: R$ 300 mil.
O presidente do clube, Alex Padang, confirmou através de uma rede social que o vice-presidente financeiro do clube, Eduardo Pagnoncelli, sacou a quantia na agência da Caixa Econômica Federal, na Av. João Pessoa, Centro. Ao chegar à sede, os bandidos teriam ido diretamente à tesouraria, onde renderam todos.
- Esses saques eram realizados há anos, e como hoje, sempre na presença (escolta) de dois policiais, fora de horário de serviço. Como é o primeiro pagamento do ano, muitos jogadores ainda não tinham suas contas cadastradas em nosso sistema ou não possuem contas bancárias - disse o mandatário pelo Twitter.

Alex Padang, presidente do América-RN (Foto: Tiago Menezes/GLOBOESPORTE.COM)
Alex Padang confirmou que a quantia roubada foi R$ 300 mil (Foto: Tiago Menezes/GLOBOESPORTE.COM)

Os bandidos teriam fugido num carro branco, de modelo e placas ainda desconhecidos. Quem estava no local, foi encaminhado à delegacia para prestar depoimento.
- Fica esse sentimento de impotência, de tristeza, meio que de desespero nesse momento, mas nós precisamos de calma. Tomara que a gente tenha mais força para recuperar o prejuízo financeiro e poder quitar algo tão sagrado quanto o salário dos trabalhadores. Eu não sei nem o que vou fazer, mas vou ter que fazer - declarou à Rádio Globo Natal.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia Civil estoura casa com máquinas caça-níqueis em Natal


Casa onde funcionava jogos de azar (Foto: Ismael Silva/ Divulgação)Casa onde funcionava jogos de azar
(Foto: Ismael Silva/ Divulgação)
Uma casa de jogos ilegais foi descoberta pela Polícia Civil na rua Voluntários da Pátria, Cidade Alta, em Natal, na tarde desta quinta-feira (31). Segundo os policiais,20 máquinas caça-níqueis digitais foram apreendidas, sendo que 19 estavam em funcionamento.
Cerca de 20 clientes, a maioria idosos, foram ouvidos pela polícia e liberados em seguida. Uma funcionária foi encaminhada à delegacia.
"Por meio da funcionária esperamos chegar ao dono do estabelecimento", disse o delegado Sílvio Fernando. "Esse já é o segundo local que estouramos esse ano. O primeiro foi no início de janeiro na Zona Norte da capital", completou. Ainda segundo o delegado, em 2012 foram descobertos 40 casas com jogos ilegais. "É como um câncer, acabamos com um e outro já surge em outro lugar", comparou.

Foram apreendidas cerca 20 máquinas, 19 estavam em funcionamento (Foto: Ismael Silva/ Divulgação)Foram apreendidas cerca 20 máquinas, 19 estavam
em funcionamento (Foto: Ismael Silva/ Divulgação)
Além das máquinas, a polícia encontrou R$ 600 em dinheiro. A ação inicialmente era para prender um homem suspeito de praticar estelionatos na região.
"A operação era para prender um estelionatário, mas chegando ao local descobrimos esta casa de jogos de azar, o que é proibido no Brasil", detalhou um agente da Polícia Civil que não quis de identificar.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Beyoncé admite que usou playback e canta hino ao vivo em entrevista


Beyoncé admitiu nesta quinta-feira (31) nos EUA que usou playback em sua apresentação na posse de Barack Obama nos EUA no dia 21, mas disse que também cantou junto com a base pré-gravada. Ela deu uma entrevista coletiva nos EUA na tarde de quinta. Foi a primeira vez que ela comentou a polêmica sobre o uso de playback na posse.
Ela também cantou o hino norte-americano ao vivo durante a entrevista a jornalistas nos EUA.

Beyoncé em entrevista coletiva nos EUA na quinta-feira (31), onde cantou o hino norte-americano e comentou polêmica sobre playback na posse de Obama (Foto: AP/Morry Gash)

"Eu pratiquei até meus pés sangrarem e não tive tempo de ensaiar com a orquestra", ela disse sobre a posse. "Por causa de não ter uma passagem de som apropriada, não me senti confortável para assumir o risco. Era sobre o presidente e a posse, e eu quis fazer a ele e a meu país orgulhosos, então decidi cantar junto com minha base pré-gravada, o que é muito comum na indústria musical. E eu estou muito feliz por minha performance", disse.
Segundo a revista "Billboard", ela também citou o frio e o 'delay' [efeito de eco que pode acontecer ao vivo] durante a coletiva por ter feito a opção pelo playback na posse.

Beyoncé em entrevista coletiva nos EUA na quinta-feira (31), onde cantou o hino norte-americano e comentou polêmica sobre playback na posse de Obama (Foto: AP/Morry Gash)

No entanto, ela garantiu que não vai usar playback em sua apresentação no intevalo do "Super Bowl" nos EUA, no dia 3 de fevereiro. "Vou cantar ao vivo com certeza. Estou bem ensaiada e vou cantar ao vivo. Nasci para fazer isso", ela disse, segundo a "Billboard".
"Não foi fácil condensar minha carreira em 12 minutos",.disse a cantora, sobre o tempo de sua apresentação no evento esportivo. Ela não revelou a lista de músicas que vai cantar.

Beyoncé em entrevista coletiva nos EUA na quinta-feira (31), onde cantou o hino norte-americano e comentou polêmica sobre playback na posse de Obama (Foto: AP/Morry Gash)

Sobre uma possível turnê em 2013, ela disse, de acordo com a "Billboard": "Tenho um anúncio depois da performance e os fãs devem esperar para ver".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

'Foi um mal-entendido', diz jogador suspeito de agredir mulher e sogra


dudu (Foto:  Reprodução / Site Oficial))Dudu divulgou nota sobre suspeito caso de agressão
a mulher e a sogra (Foto: Reprodução / Site Oficial))
Suspeito de agredir a mulher e a sogra, o jogador goiano Eduardo Pereira Rodrigues, conhecido com Dudu, divulgou, nesta quinta-feira (31), uma nota oficial afirmando que tudo não passou de "um grande mal-entendido". De férias em Goiânia, o meia-atacante do Dínamo de Kiev, da Ucrânia, foi detido na quarta-feira (30). Ele foi liberado após pagar fiança de R$ 12 mil.
Segundo a nota, o problema foi uma "questão familiar que acabou gerando uma grande repercussão na opinião pública". Dudu garante a situação não envolveu sua mulher e já foi "esclarecida mediante os órgãos legais".
A delegada responsável pelo caso, Fabiana Mancuso Roda Ganga, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), onde Dudu prestou depoimento, disse ao G1 que não concorda com a forma como ele trata o assunto. "Ele foi autuado em flagrante. Como isso pode ser um mal-entendido?", questiona a delegada.
Ela informou que as duas fizeram exame de corpo de delito no mesmo dia do acontecido. De acordo com a delegada, Dudu responderá por lesão corporal e injúria contra a sogra e por agressão física sem lesões aparentes contra a esposa. As duas fizeram exame de corpo de delito no mesmo dia do acontecido. Se condenado, o jogador pode pegar até três anos de prisão.

Dudu foi vendido ao Dínamo de Kiev  por 5 milhões de euros, em agosto de 2011. No mesmo ano, jogou pela seleção brasileira sub-20. No Brasil, atuou como profissional pelo Cruzeiro e foi emprestado ao Coritiba por uma temporada.
Briga
O jogador e a mulher vivem juntos há quatro anos e estão de férias em Goiânia. Segundo depoimento da esposa à polícia, ela foi agredida com socos na cabeça e puxões de cabelo após uma briga. Vendo a agressão, a sogra do atleta tentou defender a filha e acabou sofrendo escoriações no braço. A discussão começou pelo fato de Dudu não ter atendido às ligações da mulher, conta  delegada.
O jogador teria ganhado do Dínamo de Kiev o direito de ficar mais uns dias no Brasil devido ao nascimento do segundo filho do casal. Isso porque a gestação da esposa era de risco. A criança havia nascido seis dias antes da briga.
A assessoria de imprensa do jogador informou por telefone ao G1 que Dudu ainda está em Goiânia sem previsão de volta para a Ucrânia, justamente para ajudar a mulher com o filho recém-nascido.

Suposto sequestro
Em agosto de 2011, o primeiro filho de Dudu sofreu uma suposta tentativa de sequestro. Segundo a polícia, o bebê, na época com quatro meses, teria sido retirado do colo da mãe por dois homens em uma moto, na porta da casa da família no bairro Vila Cristina, em Goiânia.
Os criminosos teriam fugido, mas abandonaram o menino atrás de uma igreja, que fica a três quarteirões do local do crime. O bebê foi localizado duas horas depois de a polícia ter sido acionada. A família disse não ter recebido pedido de resgate.

Reprodução Cidade News Itaú 
Leia Mais ››

Morre em São Paulo o ex-ministro Luiz Carlos Santos


Detalhe do perfil do ex-ministro no site da Câmara (Foto: Reprodução)Detalhe do perfil do ex-ministro em arquivo do
site da Câmara (Foto: Reprodução)
Morreu nesta quinta-feira (31) em São Paulo o ex-deputado federal Luiz Carlos Santos, de 80 anos, ex-ministro extraordinário para coordenação de assuntos políticos no governo de Fernando Henrique Cardoso e articulador da emenda pela reeleição.
Ele também foi presidente de Furnas Centrais Elétricas entre 1999 e 2002 e candidato a vice-governador do estado de São Paulo em 1998 na chapa de Paulo Maluf.
O corpo do ex-ministro será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo. O sepultamento está marcado para as 11h desta sexta-feira (31) no Cemitério Gethsemani, no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo.

Perfil
Nascido em Araxá (MG) em 26 de maio de 1932,  Santos era formado em direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco e em administração pela Fundação Getúlio Vargas.
Nos governos de Orestes Quércia e Antonio Fleury Filho foi secretário de Negócios Metropolitanos (1988), Habitação e Desenvolvimento Urbano (1988 a 1990), Energia e Saneamento (1993 e 1994).
Santos também foi vereador em São Paulo entre 1963 e 1968 pelo PDC, deputado estadual entre 1979 e 1990 pelo MDB e PMDB, deputado federal de 1991 a 1999 pelo PMDB e de 2003 a 2007 pelo PFL. Ele era filiado ao PSD, fundado pelo ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Repercussão
"O Partido Social Democrático (PSD) lamenta profundamente o falecimento de um de seus fundadores e integrante da Direção Nacional. Luiz Carlos Santos foi um dos mais ardorosos defensores do projeto de criação do PSD e teve participação decisiva na consolidação do partido e na defesa de suas causas",  diz a nota divulgada pela direção nacional do PSD.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), emitiu nota de pesar pela morte de Santos.  "É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento do ex-deputado e ex-ministro Luiz Carlos Santos. Político e parlamentar atuante, Luiz Carlos dedicou sua vida à causa pública, em defesa dos interesses de São Paulo e do Brasil. Nossos sentimentos e orações à família." 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Repórter é interrompida e 'se vinga' ao deixar torcedora bêbada sem graça


Durante uma reportagem em New Orleans, na Luisiana (EUA) sobre a movimentação causada nas ruas devido ao campeonato de futebol americano Super Bowl, a repórter Jessica Sanchez da emissora Local 6 News foi interrompida por uma torcedora bêbada, porém conseguiu se livrar da pedestre que queria atenção (veja o vídeo).

Repórter foi interrompida enquanto fazia reportargem sobre o Super Bowl (Foto: Reprodução)
Repórter foi interrompida enquanto fazia reportagem sobre o Super Bowl (Foto: Reprodução

Quando a mulher começou a gritar ao fundo, Jessica se virou para a torcedora e disse que estava fazendo uma reportagem sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), e engatou a pergunta: “há quanto tempo você tem DST?”. Sem graça, a mulher respondeu que não tinha, antes da tréplica de Sanches: “Então por que você quis falar? Não precisa ter vergonha”, disse a repórter.

Jornalista deixou bêbada sem graça ao perguntar se mulher tinha algum tipo de DST (Foto: Reprodução)
Jornalista deixou bêbada sem graça ao perguntar se mulher tinha algum tipo de DST (Foto: Reprodução)

Envergonhada, a pedestre acabou deixando o local e a jornalista em paz. O vídeo que mostra a “intromissão frustrada” foi visto mais de 32 mil vezes.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Maioria das casas fiscalizadas em SP funciona sem aval dos bombeiros


Governador visitou Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Foto: Tatiana Santiago/G1)Alckmin visitou Centro de Operações dos
bombeiros na terça (Foto: Tatiana Santiago/G1)
Os bombeiros de São Paulo divulgaram, na noite desta quinta-feira (31), que 24 das 39 casas noturnas vistoriadas na capital paulista, ou 60% do total, não possuem o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Outras duas têm o documento válido, porém apresentam irregularidades.
Apenas 13 estabelecimentos da capital paulista estavam com o AVCB válido sem irregularidades. O balanço é resultado do primeiro dia da Operação Prevenção Máxima, que realizou ao menos 303 vistorias em casas noturnas e outros locais de reunião pública em todo o estado nesta quarta-feira (30).
A ação faz parte das medidas de intensificação nas vistorias após o incêndio que matou mais de 230 pessoas em uma boate em Santa Maria (RS). Nesta quinta-feira, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), firmaram acordo para que bombeiros atuem em conjunto com agentes do município na fiscalização de casas noturnas. A operação ainda não faz parte da parceria.
As irregularidades encontradas não foram divulgadas pelos bombeiros. Os estabelecimentos vão precisar passar por alterações de correção dentro do prazo de 10 dias, para, posteriormente, comprová-las na Divisão de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros. Do contrário, será aberto um processo para a cassação do AVCB. Além disso, os bombeiros enviaram ofício informando a Prefeitura da capital sobre a situação das casas.
Números do estado
Em todo o estado, ao menos 126 estabelecimentos apresentavam autos de vistoria do Corpo de Bombeiros válidos, sem irregularidades. Em outros 66, os AVCB foram considerados válidos, porém com irregularidades. Eles também precisarão passar por alterações de correção no prazo de 10 dias.
Pelo menos 111 casas noturnas não contavam com autos de vistoria dos bombeiros válidos. Ou seja, um total de 177 locais de reunião pública está em situação irregular em todo o estado. As prefeituras foram informadas para que tomem as devidas providências. As vistorias desta quarta-feira foram feitas exclusivamente pelo Corpo de Bombeiros.
Força-tarefa
Denominada Operação Prevenção Máxima, a ação teve início por determinação do governador Geraldo Alckmin (PSDB), para evitar que se repita tragédia como a ocorrida no domingo (27) em Santa Marina (RS). O anúncio da força-tarefa dos bombeiros foi feito na terça-feira (29).
"Trezentas equipes vão vistoriar as casas com mais de mil metros quadrados de área construída. É operação de prevenção máxima", disse Alckmin.

De acordo com o governador, de cada dez pedidos de vistorias feitas aos bombeiros, sete são negados na primeira inspeção. “Nós temos a melhor legislação do país, a mais avançada e com grande rigor”, avaliou Alckmin.
Segundo parceria firmada nesta quinta-feira entre governo e prefeitura, o uso de bombeiros na fiscalização na capital será feita com a ampliação da Operação Delegada, convênio pelo qual a Prefeitura paga pelo serviços de policiais militares em período de folga para garantir o cumprimento de leis municipais. A oficialização do novo formato da Operação Delegada deve ocorrer em até 15 dias.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Onde não tinha espuma, praticamente não queimou, diz delegado que investiga incêndio


Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (31), o delegado Marcelo Arigony, que chefia as investigações sobre o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), que deixou mais de 230 mortos na madrugada do último domingo (27), disse que se a espuma que servia como isolante acústico não existisse, "talvez o foco do incêndio seria menor".

A espuma ficava entre o isolamento e a fibra de vidro para melhorar a acústica do local. "No local onde não tinha espuma, praticamente não queimou", disse.

Arigony contou que a espuma estava, principalmente, perto do palco e que, mais ou menos um terço da boate, tinha o tal revestimento. Ele disse que a Polícia Civil do Rio Grande do Sul ainda não sabe como ela foi instalada, quando, nem por quem, e tudo isso será objeto de investigação.

Nesta sexta-feira (1º), engenheiros do Crea-RS (Conselho Regional de Engenheria e Arquitetura do Rio Grande do Sul) farão uma nova inspeção na boate.

O delegado Gabriel Zanella, que também está à frente da investigação, disse que um sócio da empresa Hidramix foi ouvido hoje pela polícia como testemunha.

Zanella salientou que o sócio disse que a empresa não faz projetos de prevenção de incêndio, e somente vende materiais de prevenção. Em depoimento, ele contou que vendeu e instalou para a boate uma barra antipânico nas portas.

A Hidramix tem como sócios bombeiros, um é aposentado, outro está na ativa e foi quem prestou depoimento hoje. Segundo a polícia, que não revelou o nome da testemunha, ele não trabalha na fiscalização, e sim no combate a incêndios. O delegado disse que pretende ouvir os outros sócios da empresa nos próximos dias.

Quanto às prisões temporárias, Arigony disse que a polícia está trabalhando para pedir a prorrogação, mas que o pedido ainda não foi feito.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Santa Maria terá Força Nacional do SUS


O governo federal anunciou, nesta quinta-feira, a criação de um novo gabinete da Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O gabinete tem o objetivo de atender as vítimas do incêndio que atingiu a boate Kiss na madruga do último domingo. 


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também divulgou nesta tarde o balanço de vítimas que seguem internadas em estado crítico. Ao todo, 71 pessoas estão nessa situação. Vinte deles sofreram graves queimaduras e 50 tiveram problemas respiratórios.

Segundo o governo do Rio Grande do Sul, 11 pacientes que estão internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) já respiram sem a necessidade de ventilação mecânica. 

Ao todo, 138 pessoas estão internadas nas cidades de Santa Maria, Porto Alegre, Canoas, Ijuí e Caxias do Sul: 51 em enfermarias ou em observação e 87 em UTI. 


O secretário de Saúde de Porto Alegre, Marcelo Bósio, enalteceu o trabalho dos profissionais de saúde envolvido no cuidado às vítimas. "Desde o acolhimento dos feridos em Santa Maria, passando pela avaliação de quem precisava de transferência, o transporte aéreo com suporte terrestre do Samu, até o atendimento em Porto Alegre, todo este processo reuniu muitos profissionais que fizeram a diferença", disse.

Além deles, 20 profissionais de saúde mental vão continuar trabalhando 24 horas por dia na cidade. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jovem que estava em boate se salvou porque colocou cabeça no freezer


Eliete e Flávio, pais de Ingrid Preigschadt Goldani, 21, mostram foto da filha internada em um hospital de Porto Alegre (RS). Ela foi uma das sobreviventes do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), e na falta da fala ainda tímida, por conta do tubo instalado em sua traqueia durante dois dias para permitir a respiração, a estudante de enfermagem recorre à mímica para tranquilizar os pais

Em meio à correria no último domingo (27) na boate Kiss, em Santa Maria, logo que o fogo começou, a jovem Ingrid Goldani, 21, teve uma ideia inusitada que acabou por garantir sua saída com vida do local. Barwoman, ela colocou o rosto dentro do freezer, na tentativa de não respirar a fumaça tóxica que se espalhou rapidamente pelo ambiente. Quando o frio apertou, foi em direção à saída.

Horas depois, já em casa, Ingrid começou a passar mal. Foi levada pela mãe, Eliete, ao hospital e em seguida internada e transferida para Porto Alegre, distante 300 quilômetros. Era o primeiro caso de pneumonite tóxica, que segundo médicos, pode levar até uma semana para se manifestar.

Outros casos como o de Ingrid se seguiram e fizeram as equipes de saúde emitirem um alerta para que todas as pessoas que estiveram no local da tragédia procurassem serviços médicos. O número de pessoas internadas chegou a crescer de terça (29) para quarta-feira (30), por causa da pneumonite.

"É preciso estar atento por uma semana", disse à Reuters o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que esteve em Santa Maria e Porto Alegre, visitando vítimas hospitalizadas, até quarta.

A tragédia já deixou 235 mortos, número que ainda pode aumentar. Das 127 pessoas hospitalizadas --dado atualizado nesta quinta pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha--, 71 estão em estado grave e respirando com a ajuda de aparelhos.

O médico Jaime Felipe Federbusch, presidente da Regional Sul da Sociedade Brasileira de Queimados, foi chamado no domingo para ajudar no socorro no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Segundo ele, o mais grave não eram as queimaduras da pele, mas a intoxicação dos pacientes com cianeto, liberado em segundos assim que o material de isolamento acústico da boate entrou em combustão.

"Aquilo (a boate) virou uma câmara de gás", diz Federbusch.

Um dos exames realizados nos pacientes, segundo ele, mostrava as paredes das vias respiratórias cobertas e entupidas de uma espessa camada preta. "Parecia que estava entrando numa chaminé", conta ele.

As pessoas, segundo ele, não se deram conta da letalidade da fumaça. Por isso alguns jovens, vistos nas imagens do lado de fora da boate tentando derrubar uma parede para ajudar nos resgates, acabaram passando mal mais tarde e morreram.



De acordo com testemunhas e sobreviventes, o fogo que começou na área do palco --segundo a polícia, por causa do uso de um artefato pirotécnico por parte da banda que tocava no local--, queimou a camada de isolamento acústico, formando uma fumaça que se espalhou em menos de três minutos pelo ambiente.

As pessoas correram para a porta de saída, ainda segundo testemunhos colhidos pela polícia, que era dividida com grades entre entrada e saída. Muitos tropeçaram ou tiveram que pular as grades antes de conseguir escapar.

O delegado regional de Santa Maria, Marcelo Arigony, responsável pelas investigações, acredita que a luz dos banheiros foi confundida com a da saída, levando centenas de pessoas para lá. Cerca de 100 corpos foram encontrados empilhados nos banheiros.

"É uma fumaça que quando inalada, a pessoa desmaia em dois minutos", disse Arigony. "Acreditamos que não haviam saídas suficientes para retirar tanta gente --estima-se que até 1.600 pessoas poderiam estar no local-- em tão pouco tempo, o que representa superlotação", acrescentou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ministério da Saúde diz que 127 seguem internados devido à tragédia em Santa Maria; gabinete de crise é criado



O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (31), em coletiva de imprensa em Brasília, a criação de um novo gabinete de crise da Força Nacional do SUS em Porto Alegre, que trabalhará em parceria com a equipe já instalada em Santa Maria (RS), onde, no último domingo, um incêndio matou mais de 230 pessoas e deixou mais de cem feridos.


O ministro Alexandre Padilha informou que pacientes foram remanejados de Santa Maria para Porto Alegre para liberar mais leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) em Santa Maria para receber eventuais vítimas que voltem a procurar os hospitais. No momento há 45 leitos disponíveis e mais 16 vagas serão criadas preventivamente.

O ministério divulgou ainda um balanço das ações realizadas até agora. Segundo o documento, desde domingo, 577 pessoas foram atendidas e 374 tiveram alta. Até o momento, 127 permanecem internados em hospitais de Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul e Ijuí.

Dentre os internados, há 71 pacientes em estado crítico que correm risco de morrer. A maioria (51) apresenta problemas pulmonares e os demais (20), queimaduras graves. Todos eles, no entanto, ainda respiram com a ajuda de ventilação mecânica. O número é inferior aos dados divulgados na última quarta-feira (30), quando 75 pacientes eram considerados críticos.

O balanço da 1ª fase das ações do Ministério da Saúde calcula ainda que foram enviados ao Estado 22 respiradores, sete ambulâncias de UTI do Samu, 30 ventiladores, 30 oxímetros de pulso e 15 monitores. De acordo com a pasta, 66 voluntários da Força Nacional do SUS, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e psiquiatras, ajudaram nos trabalhos. A pasta divulgou que foram realizados 60 atendimentos e visitas domiciliares.

"Os profissionais que integram a Força Nacional do SUS são muito treinados e já atuaram em situações complexas, como o terremoto no Haiti e as enchentes na Região Serrana", afirmou o ministro.

Padilha afirmou ainda que no site do ministério, devido à alta demanda de interessados em integrar essa Força Nacional, foi reaberto o cadastro no site da pasta.

O ministro disse que todos os dias serão realizadas videoconferências entre os gabinetes de crise, o ministério e demais órgãos envolvidos para acompanhar de perto os casos mais graves. Uma equipe da Universidade de Toronto, no Canadá, coordenada por um médico gaúcho, chegará ao Brasil para ajudar no atendimento dos pacientes que precisarão fazer ventilação extracórpea. "É como se fosse uma diálise do pulmão", explicou Padilha.

Novas perícias
Equipe de peritos do IGP (Instituto Geral de Perícia) e do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) do Rio Grande do Sul realizam novas inspeções nesta quinta na boate Kiss. Um incêndio no local, na madrugada do último domingo, deixou 235 pessoas mortas e mais de 100 feridas.

Segundo a imprensa do IGP, em Porto Alegre, segundo a qual cinco peritos da área de incêndio e um fotógrafo do Instituto de Criminalística em Santa Maria participam da inspeção.

Ainda conforme a assessoria, os procedimentos de refazer ou fazer nova inspeção "estão dentro da normalidade".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia vai procurar fotos em celulares de vítimas de incêndio


Dj bolinha, da boate Kiss, narrou cenário de terror durante incêndio em depoimento à polícia de Santa Maria (RS)
Os celulares das vítimas do incêndio que matou 235 pessoas na boate Kiss, em Santa Maria (RS), no último domingo (27), passarão por perícia.

Parentes das vítimas que procuram a 1ª Delegacia de Polícia, no centro da cidade, para recuperar objetos reconhecem objetos de vítimas do incêndio na Kiss deixados na casa noturna disseram que os policiais estão em busca de imagens feitas na noite do incêndio.

Um cartaz afixado na porta da delegacia diz que todos os objetos --a maioria bolsas-- serão analisados como provas e devolvidos em seguida.

Uma pessoa entra de cada vez na delegacia. A polícia está coletando as comandas usadas na noite do incêndio e aproveita para colher depoimentos de parentes e sobreviventes.

Nesta quinta-feira (31), o DJ Bolinha, que costumava se apresentar na Kiss durante os intervalos dos show esteve na delegacia para recuperar uma mochila.

"Vi o terror, o inferno. Vi meus amigos correndo. Vi pessoas sendo solidárias. Vi pessoas que não devem ser esquecidas", afirmou o DJ, que já havia prestado depoimento no domingo. Ontem ele participou da reconstituição do acidente na boate.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Família Marinho volta à lista dos bilionários da Forbes


José Roberto, Roberto Irineu e João Roberto: de volta à lista dos bilionários da Forbes


Fora da lista das pessoas mais ricas do mundo da revista “Forbes” desde 2003, ano em que Roberto Marinho morreu, os três filhos e herdeiros do jornalista – Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto – vão estar no novo ranking de bilionários da publicação norte-americana, que será lançado em março.

* Com fortunas individuais próximas dos 5 bilhões de dólares, o trio conseguiu, segundo a “Forbes”, reverter a complicada situação financeira da Globo no início da década, quando parte da dívida do conglomerado de mídia precisou ser renegociada.

Reprodução cidade News Itaú
Leia Mais ››