quinta-feira, janeiro 31, 2013

Razia se torna o 1º nordestino na F1 e fará dupla com ex-rival da categoria de acesso


Luiz Razia já foi piloto de testes da Virgin, hoje Marussia, sua nova equipe


O contrato foi assinado no começo desta semana, e a intenção era guardar segredo até o lançamento do carro no início dos testes coletivos. Mas, durante o programa Redação Sportv, a informação vazou: Luiz Razia é piloto da Marussia. O baiano será o primeiro nordestino da história a competir com um carro de Fórmula 1.

Sua trajetória começou no kart, em 2004. Depois, passou pela Fórmula 3 Sul-Americana, onde foi campeão em 2006, e Fórmula Renault. Passou por um período competindo em categorias menores na Europa, até ser anunciado como piloto de testes de uma equipe de Fórmula 1, em 2009.

E foi justamente na Virgin, que mais tarde se tornaria Marussia. Razia passou a temporada de 2010 como terceiro piloto da recém-criada escuderia. Mal sabia ele que, três anos mais tarde, seria anunciado como piloto titular da equipe.

Em 2011, Razia foi piloto de testes da equipe Lotus, hoje Caterham. E o seu grande momento veio no ano passado, com o vice-campeonato da GP2, principal categoria de acesso à Fórmula 1. Ele venceu quatro provas e foi um dos destaques do campeonato.

Depois de fazer seu nome na GP2, Razia então passou a caçar vaga na Fórmula 1 para 2013. Testou com Toro Rosso e Force India, negociou também com a Caterham. Mas a situação só clareou depois da saída do alemão Timo Glock da Marussia.

Com o pedido de demissão de Glock, demorou apenas uma semana para que Razia finalmente chegasse ao seu maior objetivo: correr na Fórmula 1. A equipe ele já conhece, por ter trabalhado com a antiga Virgin em 2010. O companheiro, também.

Razia dividirá a garagem com o inglês Max Chilton, que foi um de seus principais rivais na temporada de 2012 da GP2 e terminou na quarta colocação do campeonato. Chilton venceu duas corridas na categoria de acesso, e já estava na Marussia antes de o brasileiro chegar.

Chilton chegou à equipe inglesa na metade do ano passado, e atuou como piloto de testes, participando inclusive dos treinos livres para o GP de Abu Dhabi. Mas, assim como o brasileiro, ele nunca disputou uma prova oficial.

Será uma dupla de novatos em uma equipe novata, que tem tudo para ser a última força da Fórmula 1 em 2013, devido à saída da HRT. O que não deixa de ser uma oportunidade de ouro para Razia, que se juntará a Felipe Massa entre os cada vez mais escassos representantes brasileiros na categoria, além de fazer história como o primeiro nordestino. Os detalhes do contrato, como duração do compromisso, ainda não foram divulgados. O anúncio oficial da equipe deve sair nos próximos dias. 

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!