domingo, dezembro 02, 2018

Município de Itaú realizou na manhã desta sexta-feira a II Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes


O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) do município de Itaú-RN realizou nesta sexta-feira, 30 de novembro de 2018, na sede do CRAS, a II Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.




A Conferência iniciou com o credenciamento dos participantes, em seguida o coordenador do Selo UNICEF, Jonilson Freitas, convidou as autoridades presentes para formação da mesa de honra e execução do Hino Nacional. O adolescente Emanuel fez a apresentação cultural de um poema em homenagem ao dia da consciência negra.

A palavra foi passada para a Presidente do CMDCA, Magnólia Almeida, que agradeceu a presença de todos explicando a temática da conferência; a Secretária da Assistência Social e Primeira Dama Jaíra Martins, também fez uso da palavra, desejando uma ótima conferência e que todos os objetivos fossem alcançados.


O prefeito Ciro Bezerra iniciou seu discurso cumprimentando a mesa e os participantes em geral em seguida disse que a conferência é o caminho pra traçar os objetivos em defesa das crianças e adolescentes, sendo de fundamental importância traçar as políticas públicas, onde a prefeitura possa está em saída, não apenas em quatro paredes, para que as políticas públicas cheguem em todos os lugares necessários em uma gestão participativa e não um prédio fechado.


"É fundamental que nós possamos juntos traçar essas políticas públicas para que nós possamos não só ser a prefeitura, um prédio fechado, onde lá nós traçamos as políticas, onde lá nós ditamos o que será realizado para cidade. Não! aqui a prefeitura, a nossa gestão, é uma gestão participativa, onde convidamos a sociedade para nos ajudar a administrar a prefeitura, a administrar a nossa cidade fazer com que as políticas públicas chegue lá na ponta onde nós sabemos que é necessário e fundamental, que chegue e não fique trancado em quatro paredes". Disse o Prefeito.

Logo após foi feita a leitura do regimento interno pela Presidente do CMDCA, Magnólia Almeida.



Antes de serem trabalhados os eixos da conferência foi proporcionado o momento com o Palestrante Danilo que trouxe o tema: "Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências" que contribuiu na elaboração das ações.



A Conferência teve como base cinco eixos:

1. Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social – a proposta é estimular o diálogo sobre as estratégias necessárias para promover a articulação intersetorial, a transversalidade e a integração das políticas voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Além disso, proporciona a discussão sobre a garantia de políticas sociais, enfatizando a importância de um olhar do Estado para públicos específicos e de maior vulnerabilidade.

 2. Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes – o objetivo é debater a prevenção e o enfrentamento das diversas formas de violência, como letal, sexual, física e psicológica. Também pretende ampliar as discussões sobre enfrentamento do racismo, da misoginia, da xenofobia, da descriminalização contra população em situação de rua, da LGBTFobia e da intolerância religiosa. Com esse eixo temático, espera-se ainda discutir a violência institucional, principalmente em escolas, unidades socioeducativas e instituições de acolhimento.

 3. Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes – a ideia é avançar no debate sobre as formas de ampliar os recursos destinados a crianças e adolescentes nas diversas áreas do governo, bem como aprimorar a gestão desse orçamento. Outro ponto é diversificar e ampliar as formas de financiamento dos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (nacional, estaduais, distrital e municipais), além de garantir uma gestão efetiva e a melhor aplicação dos valores arrecadados.

 4. Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes – com esse eixo temático, espera-se identificar as ações necessárias para garantir que crianças e adolescentes possam participar das discussões e deliberações de políticas públicas nas esferas municipais, estaduais, distrital e nacional. Esse debate abrange questões sobre o direito à participação e envolve temas como liberdade de expressão, utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, além da garantia de que as especificidades culturais e identitárias dos diferentes segmentos sejam consideradas nos espaços participativos.

 5. Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes – a proposta desse eixo é aprofundar as discussões sobre o papel dos conselhos de direito (estaduais, distrital, municipais e nacional) na gestão da política e do orçamento destinado a crianças e adolescentes. Além disso, propõe-se uma análise sobre o impacto dos espaços de participação social (conselhos, conferências etc.) no fortalecimento da própria democracia, bem como a necessidade de incluir crianças e adolescentes nos processos de gestão e controle social das políticas públicas.

Após apresentação dos trabalhos de Grupo foi eleito os delegados e suplentes encerrando o momento com o almoço.






Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

ONU denuncia estupro de 125 mulheres no Sudão do Sul

A Missão da ONU no Sudão do Sul (Unmiss) denunciou neste domingo (02) que cerca de 125 mulheres e meninas foram estupradas nos últimos dez dias numa região controlada pelas tropas governamentais no estado de Unity, no norte do país.

Violência já provocou fuga de um terço da população do país africano — Foto: Siegfried Modola/ Divulgação Médicos Sem Fronteira
Violência já provocou fuga de um terço da população do país africano — Foto: Siegfried Modola/ Divulgação Médicos Sem Fronteira

De acordo com a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), algumas das vítimas teriam menos de 10 anos e outras, mais de 65. Mulheres grávidas também teriam sido estupradas, afirmou a ONG humanitária.

"Mulheres e meninas chegaram em massa à clínica dos MSF em Bentiu na última semana, depois de sobreviverem à horrível violência sexual", afirmou Ruth Okello, uma parteira que trabalha para a MSF no Sudão do Sul.

Segundo a MSF, os ataques ocorreram entre 19 e 29 de novembro, e não foi possível determinar quem os realizou.

As vítimas foram violadas, "chicoteadas, espancadas ou golpeadas com bastões ou armas" e ainda lhes foram retiradas as roupas, sapatos, dinheiro e cartões de comida.

"Há três anos venho trabalhando no Sudão do Sul, nunca vi um aumento tão dramático no número de pessoas que sobreviveram à violência sexual e que vieram ao nosso programa para obter ajuda médica", disse Okello.

"Nós tratamos de 104 sobreviventes de violência sexual nos primeiros dez meses deste ano, e ajudamos 125 durante a última semana", sublinhou.

Segundo a Unmiss, mulheres e meninas que estavam viajando a pé de seus vilarejos para a cidade de Bentiu foram atacadas por homens jovens vestidos com uniformes militares.

"Esses ataques violentos ocorreram numa área controlada pelo governo, e este tem a principal responsabilidade pela segurança dos civis", assinalou o chefe da organização, David Shearer, ao qualificar os estupros de ações "absolutamente abomináveis".

Shearer exigiu que as Forças Armadas garantam o controle sobre suas tropas. "A missão da ONU realizou reuniões urgentes com as autoridades e exigiu que elas tomassem medidas imediatas para proteger as mulheres e as meninas na região e para fazer com que os autores desses crimes terríveis sejam responsabilizados", declarou.


A Unmiss abriu uma investigação para identificar os autores dos estupros, enviou patrulhas à região e uma equipe de engenheiros para retirar vegetação das margens da estrada para evitar novos ataques.

O comitê de monitoramento do cessar-fogo no Sudão do Sul, pertencente à Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento no Leste da África (IGAD, na sigla em inglês), também anunciou a abertura de uma investigação.

O governo e os grupos rebeldes do Sudão do Sul assinaram um acordo de paz em 5 de agosto para tentar pôr fim ao conflito que começou no final de 2013, dois anos depois da independência do país.

O Sudão do Sul entrou em guerra civil em dezembro de 2013, em Juba, capital do país, quando o presidente Salva Kiir acusou Riek Machar, o seu ex-vice-presidente, do grupo étnico nuer, de planejar um golpe.

O conflito, marcado por atrocidades étnicas e pela violência, já provocou mais de 380 mil mortes, segundo um estudo recente, e levou mais de quatro milhões de sul-sudaneses, ou quase um terço da população, à fuga.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Papa diz em livro que padres gays devem largar o sacerdócio 'em vez de viver vida dupla'

Homens com tendências homossexuais não deveriam ser admitidos no clero católico, e seria melhor para os padres ativamente gays abandonar o sacerdócio em vez de levar uma vida dupla, afirmou o Papa Francisco em um livro que será lançado nesta semana.

Papa Francisco  — Foto: Mindaugas Kulbis/AP
Papa Francisco — Foto: Mindaugas Kulbis/AP

Embora o Papa já tenha falado antes sobre a necessidade de uma melhor triagem de candidatos para a vida religiosa, o comentário sugerindo que padres que não podem manter seus votos de celibato devem deixar o sacerdócio é um dos mais enfáticos sobre o assunto até o momento.

Francisco deu a declaração em entrevista para um livro do padre espanhol Fernando Prado, que aborda os desafios de ser padre ou freira nos dias atuais. O título da obra é "O poder da vocação".

Francisco disse no livro que a homossexualidade na Igreja "é algo que preocupa". A Reuters obteve uma cópia da versão italiana da publicação.

"A questão da homossexualidade é muito séria", disse Francisco, acrescentando que os responsáveis pela formação de homens para serem padres devem ter certeza de que os candidatos são "humanos e emocionalmente maduros" antes de serem ordenados. Isso também se aplica às mulheres que queiram entrar em comunidades religiosas femininas para se tornarem freiras. Na Igreja Católica, padres, freiras e monges fazem votos de celibato.

Francisco disse que "não há espaço" para a homossexualidade nas vidas de padres e freiras e que a Igreja deve ser "exigente" na escolha de candidatos. "Por essa razão, a Igreja pede que pessoas com essa tendência enraizada não sejam aceitas no ministério [sacerdotal] ou na vida consagrada", afirmou.

'Melhor deixar a igreja'
Ele pediu que os homossexuais que já são padres ou freiras sejam celibatários e responsáveis para evitar criar escândalo.

"É melhor que eles deixem o sacerdócio ou a vida consagrada em vez de viver uma vida dupla", ponderou.

A entrevista aconteceu em meados de agosto. Menos de duas semanas depois, em 26 de agosto, o arcebispo Carlo Maria Vigano, ex-embaixador do Vaticano nos EUA, colocou a Igreja no epicentro de uma polêmica com uma declaração bombástica contra o Papa e autoridades do Vaticano.

Vigano disse que existe uma "rede homossexual" no Vaticano, cujos membros ajudaram a promover as carreiras uns dos outros na Igreja. Ele também acusou o Papa de ter ignorado suspeitas de má conduta sexual do ex-cardeal americano Theodore McCarrick, de 88 anos.

O Vaticano disse que as acusações de Vigano estavam repletas de "calúnia e difamação".

A Igreja Católica tem sido assombrada por milhares de casos de abuso sexual de menores de idade por clérigos em todo o mundo, em países que vão desde os Estados Unidos até a Austrália, Irlanda, Bélgica, Alemanha e Chile.

Freira 'desobediente'
Em outro trecho de "O poder da vocação", o Papa revelou que, há seis décadas, quando corria risco de morrer de pneumonia, foi salvo por uma freira que desobedeceu as ordens do médico.

Quando Francisco estava estudando para o sacerdócio na América Latina na década de 1950, ele pegou pneumonia, mas foi diagnosticado erroneamente pelo médico do seminário, que achou que era gripe, e um dia teve que ser levado para o hospital "a ponto de morrer", contou.

Um médico do hospital percebeu que era uma pneumonia e ordenou que os funcionários dessem ao jovem Jorge Mario Bergoglio dois tipos de antibióticos.

Mas uma freira do hospital, chamada Cornelia Caraglio, teve uma ideia diferente.

"Assim que o médico foi embora, [ela disse à equipe] 'vamos dobrar a dose'. Ela certamente era uma freira sábia. Ao ordenar que a dose fosse dobrada, ela salvou minha vida", disse ele.

Vários meses depois, o futuro papa retornou ao hospital para remover a parte superior de um de seus pulmões por causa de uma infecção.

Fonte: g1
Leia Mais ››

Prefeitura de Macaíba abre concurso com mais de 600 vagas


A Prefeitura de Macaíba publicou edital para novo concurso público com mais de 600 vagas para os níveis médio e superior, principalmente para as áreas de saúde, educação e assistência social. Os salários variam de R$ 1.082,24 a R$ 10.573,50.

As inscrições começam nesta segunda-feira (03) e custam R$ 85 para nível médio e R$ 105 para nível superior. Essas inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, após o candidato ler e aceitar as condições do edital. As provas deverão ser realizadas em fevereiro de 2019.

A realização de um concurso público vem para reorganizar o quadro funcional do município, após a criação e adequação de cargos aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo Executivo, objetivando otimizar o atendimento à população. Macaíba hoje é considerada uma cidade promissora situada na região da Grande Natal, bem administrada e que paga os salários rigorosamente em dia.

Para conferir o documento na íntegra, clique aqui

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Um morre em confronto com a PM e três são detidos após sequestro relâmpago e arrastão em Natal

Um jovem de 19 anos foi morto em confronto com a Polícia Militar após ter cometido um sequestro relâmpago e um arrastão em Natal, segundo informou a corporação. Outros dois homens foram presos e um adolescente apreendido, na ação. O caso aconteceu na noite deste sábado (1º).

Carro que foi usado por criminosos na fuga de arrastão em Natal; vítima foi obrigada a dirigir. — Foto: PM/Divulgação
Carro que foi usado por criminosos na fuga de arrastão em Natal; vítima foi obrigada a dirigir. — Foto: PM/Divulgação

Wagner Martins Xavier foi o suspeito morto no confronto. Segundo a polícia, ele saiu do carro onde os bandidos estavam com a vítima e começou a atirar contra os militares, que revidaram.

Tudo começou, segundo a PM, com um sequestro relâmpago na sua Sanda Adélia no bairro Planalto, Zona Oeste da capital. Os criminosos renderam um homem que dirigia seu carro e o obrigaram a seguir com o grupo, dirigindo o próprio veículo, até a casa dele, no conjunto Cidade Satélite, Zona Sul da capital.

Os criminosos fizeram um arrastão no imóvel, levando vários eletrodomésticos, notebooks, celulares, dinheiro, uma mala com roupas e até garrafas de vinho. A filha da vítima foi trancada em um dos cômodos da casa.

Apesar de deixar o imóvel, os criminosos ainda obrigaram o homem a dirigir para eles em direação ao bairro de Cidade da Esperança, na Zona Oeste da cidade. Porém o carro foi intereceptado por viaturas da PM avenida Rio Grande do Norte e houve um tiroteio.

Os criminosos fugiram de volta, em direção ao Planalto, mas foram alcançados por outra equipe da PM que começou outra perseguição. Um dos pneus do carro onde eles estavam estorou e o motorista parou o veículo.

Ainda de acordo com o relato policial, após parar o carro, a vítima se jogou no chão. Wagner, porém, saiu do carro atirando contra os policiais, que revidaram e atingiram ele. Ferido, ele foi levado para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho, mas não resistiu e morreu.

Os outros suspeitos se entregaram, foram detidos e levados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil. Duas armas foram apreendidas com eles.

Armas apreendidas pela PM após confronto com suspeitos em Natal — Foto: PM/Divulgação
Armas apreendidas pela PM após confronto com suspeitos em Natal — Foto: PM/Divulgação

Fonte: G1
Leia Mais ››