quarta-feira, março 21, 2018

Com apagão, trânsito trava e comércio fecha em Natal

TRânsito ficou congestionado em Natal com semáforos parados por causa de apagão (Foto: Carol Souto)
TRânsito ficou congestionado em Natal com semáforos parados por causa de apagão (Foto: Carol Souto)

A queda de energia que afetou o Rio Grande do Norte, além de outros estados do Nordeste e também do Norte, nesta quarta-feira (21) causou transtornos ao trânsito de Natal logo nos primeiros minutos. Cruzamentos pela cidade ficaram intransitáveis e lojas fecharam as portas.

Com os semáforos apagados, os carros se aglomeraram no entrocamento entre as ruas. O cruzamento entre a Avenida da Integração e a Avenida Prudente de Morais ficou travado logo após o apagão. O mesmo aconteceu nos principais cruzamentos da cidade.

Trânsito travou em Natal com semáforos sem funcionar por causa de apagão (Foto: Anna Karina Castro)
Trânsito travou em Natal com semáforos sem funcionar por causa de apagão (Foto: Anna Karina Castro)

Segundo a prefeitura, as equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) estão nos principais cruzamentos do município. O telefone 156, que fornece informações de trânsito, não está funcioando devido à falta de energia. Em caso de acidentes, a prefeitura orienta que a Delegacia de Acidentes seja procurada após o fim do apagão.

O funcionamento dos estabelecimentos da capital potiguar também ficou comprometido. Nos dois maiores shoppings de Natal, a iluminação nas lojas e nos corredores foi interrompida e o centro comercial foi fechado pela administração. As escolas particulares dispensaram começaram a liberar os alunos por volta das 17h.

Em virtude da dificuldade de mobilidade urbana e da falta de energia elétrica, as aulas do periodo noturno na Universidade Federal do Rio Grande do Norte foram suspensas nesta quarta (21).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ex-deputado do Paraná, Luciano Pizzatto morre em quarto de hotel em Brasília

O secretário de representação no Paraná em Brasília, Luciano Pizzatto, morreu na madrugada desta quarta-feira (21), no Hotel Nacional de Brasília. Ex-deputado federal e estadual, Pizzatto completaria 61 anos na sexta-feira (23).

Ele teve um mal súbito pouco antes da 1h desta quarta-feira, no quarto do Hotel Nacional, que fica na Asa Sul, próximo à Rodoviária do Plano Piloto – área central de Brasília.

A informação da morte foi confirmada pela assessoria de imprensa da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP). Pizzatto acompanhava Cida em uma agenda em Brasília.

Segundo a Polícia Militar (PM), uma testemunha, que disse estar junto no momento da morte, relatou que ele tinha histórico de problemas cardíacos, que sofria de diabetes e que teve um mal súbito logo depois de deitar na cama.

Ainda conforme a testemunha, Pizzatto caiu da cama, bateu a cabeça na cômoda ao lado e cortou a testa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado, tentou reanimá-lo, mas não conseguiu.

Em depoimento à Polícia Civil, que fez perícia no local ainda durante a madrugada, a testemunha disse que pediu socorro aos seguranças do hotel. Foi um subgerente quem acionou os militares e o Samu.

Luciano Pizzatto teve mal súbito na madrugada desta quarta-feira (21), em um dos hotéis mais tradicionais da capital federal (Foto: Luciano Pizzatto/Arquivo pessoal)
Luciano Pizzatto teve mal súbito na madrugada desta quarta-feira (21), em um dos hotéis mais tradicionais da capital federal (Foto: Luciano Pizzatto/Arquivo pessoal)

Quando eles entraram no quarto, encontraram o ex-deputado "praticamente morto" e tentaram reanimá-lo com massagem cardíaca "por várias vezes". O atestado de óbito foi registrado pelo Samu e o corpo, encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML).


O hotel em que a morte aconteceu é um dos mais antigos e tradicionais de Brasília, fundado ainda durante a construção da cidade. O G1 entrou em contato com o Hotel Nacional de Brasília, por telefone e por e-mail, e aguarda um retorno sobre o ocorrido.

Até a última atualização desta reportagem, a causa do falecimento não tinha sido diagnosticada. O IML de Brasília informou, nesta manhã, que o corpo passou por necrópsia e que não ha via previsão de liberação.

Luto oficial de três dias
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB) decretou, na manhã desta quarta-feira, luto oficial de três dias pela morte de Pizzatto. Ele também determinou que a Casa Militar dê suporte para a liberação do corpo.

O velório do ex-deputado, conforme o governo estadual, deve ser realizado a partir das 7h de quinta-feira (22), depois dos trâmites para translado do corpo, na capela do Palácio Iguaçu, em Curitiba. Ainda de acordo com o Governo do Paraná, o corpo de Pizzato, conforme desejo dele, será cremado.

Pela manhã, a vice-governadora do Paraná lamentou, no Facebook, a morte de Pizzatto. "Hoje o Paraná e o Brasil perderam Luciano Pizzatto, um dos maiores especialistas do país em meio ambiente. E eu perdi um grande amigo", escreveu.

O Governo do Paraná decretou luto oficial de três dias pela morte.

Pela manhã, a vice-governadora do Paraná lamentou, no Facebook, a morte de Pizzatto (Foto: Reprodução/Facebook)
Pela manhã, a vice-governadora do Paraná lamentou, no Facebook, a morte de Pizzatto (Foto: Reprodução/Facebook)

Carreira
Nascido em Curitiba no dia 23 de março de 1957, Pizzatto formou-se em engenharia florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele foi deputado estadual por um mandato e federal por quatro legislaturas.

Ele também presidiu a Companhia Paranaense de Gás (Compagás).

Especialista em direito socioambiental, publicou diversos trabalho sobre questões de meio ambiente. Pizzatto deixa esposa e três filhos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ouro Samba: CBF lança uniforme com amarelo vibrante para a Copa da Rússi

Ouro Samba: CBF lança uniforme com amarelo vibrante para a Copa da RússiaDaniel Alves e Marquinhos deram o "spoiler" na véspera, mas agora é oficial: a Seleção já tem roupa para buscar o hexa na Rússia. A CBF e a Nike divulgaram na manhã desta quarta-feira os uniformes que o Brasil usará na Copa do Mundo, em ação promocional com Neymar, Philippe Coutinho, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Paulinho. A camisa titular terá um amarelo vibrante, com golas verdes, e vai estrear no amistoso de semana que vem com a Alemanha. A reserva, azul como de hábito, vai ser usada pela primeira vez no duelo da próxima sexta-feira com a Rússia em Moscou.

Nas redes sociais, Neymar falou sobre o novo manto.

- Toda vez que eu visto essa camisa eu lembro de todos os jogadores incríveis que entraram em campo com ela. Foi inspirado por eles que também cheguei aqui e espero poder fazer o mesmo com a próxima geração.A Brasileiragem tem um uniforme novo ! E isso é sensacional... Mal posso esperar para voltar aos gramados e ter a honra de usá-lo - escreveu

Neymar com a camisa da seleção brasileira para a Copa do Mundo (Foto: Divulgação)
Neymar com a camisa da seleção brasileira para a Copa do Mundo (Foto: Divulgação)

- Essa brasileiragem vem muito antes de a gente imaginar que iria existir o futebol. Vem de sangue, cultura, música, depois do futebol, vem da nossa alegria, das nossas inspirações também. Creio que tudo faz parte dessa brasileiragem. O brasileiro é movido a se adaptar, a improvisos. A gente vê dentro de campo. É movido a música, é movido a alegria. Acho que por toda a energia que o brasileiro tem, acaba tendo esse algo a mais dentro de campo - disse Marquinhos, no lançamento.


No uniforme principal da Seleção, a Nike informou que o tom da cor, o mais vibrante das últimas duas décadas, foi batizado de Ouro Samba, numa inspiração que vem dos meados de 1970, época do tricampeonato mundial. Atrás da nuca, há ainda uma faixa vertical na gola, trazendo o azul de volta à camisa principal depois de 50 anos.

Detalhe na camisa da seleção brasileira para a Copa do Mundo (Foto: Divulgação)
Detalhe na camisa da seleção brasileira para a Copa do Mundo (Foto: Divulgação)

- Comparamos todos os tons de amarelo à cor exata usada em 70. Aquele foi o primeiro torneio mundial transmitido a cores pela televisão. O amarelo vivo e brilhante dos brasileiros era uma representação visual do modo de jogar daquela equipe. Aquele foi um dos momentos mais importantes da história do futebol e trouxemos essa mesma energia para a coleção 2018 da Seleção Brasileira - disse o Diretor Sênior de Design para Vestuário da Nike Futebol, Pete Hoppins.

Calção da seleção brasileira para a Copa do Mundo (Foto: Divulgação )
Calção da seleção brasileira para a Copa do Mundo (Foto: Divulgação )

Já a camisa azul recebeu o título de Azul Celestial e tem uma marca d’água, em estampa de mosaico, formada por estrelas que partem do escudo. A Nike diz que o objetivo fazer referência à Copa de 58, ano do primeiro título mundial, na Suécia, onde o azul foi adotado oficialmente como a segunda cor da Seleção, e a primeira estrela no peito. Como novidade, os números voltam a ter a cor amarela.

Jogadores já tinham "vazado" os modelos lançados nesta quarta. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Daniel Alves aparecia com a camisa titular e Marquinhos com a reserva, toda azul e detalhes em amarelo. Thiago Silva estava com um modelo casual. Os três estão em uma roda de samba ao lado do cantor Fábio Brazza cantando a música “Mas que nada”, de Jorge Ben Jor, em um set de gravação.

Thiago Silva com a camisa de treino da seleção brasileira  (Foto: Divulgação)
Thiago Silva com a camisa de treino da seleção brasileira (Foto: Divulgação)

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Queda de energia afeta cidades em 14 estados do Norte e do Nordeste

Mercadinho no Recife funciona com luz de velas após apagão (Foto: Guga Matos/JC Imagem/Estadão Conteúdo)
Municípios de ao menos 14 estados do Norte e do Nordeste do país enfrentaram um apagão nesta quarta-feira (21): Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

De acordo com as companhias de energia locais, 2.049 cidades foram afetadas nos 14 estados. O número representa 93% do total de municípios (2.204) desses estados.

Também houve registro de falta de energia em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

O problema foi registrado às 15h48. Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que as causas do desligamento estão sendo investigadas (leia a íntegra da nota mais abaixo).

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que o apagão ocorreu após uma falha em uma linha de transmissão ligada à usina de Belo Monte, no Pará, que não suportou um aumento de carga. Segundo o ministro, essa linha foi programada para operar em uma potência maior.

Em entrevista coletiva no início da noite desta quarta, o diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata Ferreira, disse que a falha ocorreu em um disjuntor na subestação Xingu, no Pará.

O problema, segundo Ferreira, causou "pequena perturbação" nos sistemas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas provocou um "colapso", com "repercussão bem mais acentuada", nos sistemas do Norte e Nordeste.

"A partir dessa interrupção [após a falha], nós tivemos a separação dos sistemas Norte e Nordeste dos sistemas das regiões Sul e Sudeste, o que provocou um excesso de geração na Região Norte e levou à desconexão dos sistemas das regiões Norte e Nordeste. O Brasil tem todo o país interligado, a exceção do estado de Roraima. Neste evento, o que ocorreu foi uma separação dos sistemas Norte e Nordeste e Sul e Sudeste", disse.


O apagão atingiu todos os municípios dos estados do Rio Grande Norte, da Paraíba, do Maranhão, de Pernambuco, do Ceará, de Sergipe, da Bahia, do Piauí, do Tocantins e do Pará.

Às 19h, segundo o diretor do ONS, o fornecimento de energia havia sido restabelecido em quase toda a região Norte. Nas capitais do Nordeste, contudo, a situação estava sendo normalizada aos poucos: 20% em Natal e João Pessoa; 25% em Aracaju; 30% em Salvador; 50% no Recife e em Teresina; e 80% em Fortaleza.

Em Rondônia, algumas cidades ficaram sem energia por 1 hora e 15 minutos, das 14h48 às 16h03 (horário local), segundo a Eletrobras.

No Amazonas, a falta de energia afetou Manaus e Manacapuru, na região metropolitana.

Em São Paulo, a concessionária Eletropaulo - que atende a capital e 24 municípios da região metropolitana - informou que a rede foi "parcialmente afetada entre 15h48 e 15h55".

Em Minas Gerais, 31 cidades atendidas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) ficaram sem luz por cerca de 15 minutos. No Rio de Janeiro, a queda de energia durou 12 minutos e atingiu 16 cidades, entre elas a capital do estado.

Em Goiás, foram 11 municípios afetados. No Distrito Federal, o desabastecimento durou 20 minutos. Em Mato Grosso foram oito cidades atingidas, e outras cinco em Mato Grosso do Sul.


Em Santa Catarina, as cidades mais afetadas foram Florianópolis, Joinville e Blumenau. No Paraná, a oscilação foi registrada entre 15h48 e 16h07.

Apagão nos estados do Norte e do Nordeste (Foto: Infografia: Alexandre Mauro/G1)
Apagão nos estados do Norte e do Nordeste (Foto: Infografia: Alexandre Mauro/G1)

Leia a íntegra da nota do ONS:

Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.


Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.

As causas de desligamento estão sendo investigadas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Preço da passagem não cai mesmo após entrada em vigor de cobrança por bagagem despachada

O preço médio da passagem no Brasil ficou praticamente estável no segundo semestre de 2017, mesmo após a entrada em vigor da regra que permite às empresas aéreas cobrar por bagagem despachada, mostra levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ao qual o G1 teve acesso.

De acordo com os dados da agência, porém, a tarifa média cobrada no Brasil em todo o ano de 2017 foi de R$ 357,16, o menor valor desde 2011.

A cobrança por bagagem despachada começou a ser praticada em 1º de junho de 2017 e vem gerando polêmica.

A regra prevê a gratuidade apenas para o transporte de bagagens de mão, levadas dentro do avião, de até 10 kg. Acima deste peso, as empresas são autorizadas a exigir que a mala seja despachada e a cobrar pelo transporte dela.

Antes, o transporte da bagagem de todos estava incluído no valor da passagem, mesmo de quem não despachasse as malas.

Segundo a Anac, isso onerava passageiros que viajavam apenas com mala de mão, por exemplo. Os passageiros tinham direito a despachar um volume de até 23 kg nos voos nacionais e dois volumes de até 32 kg nos internacionais.

De acordo com o levantamento da Anac, o preço médio da passagem aérea no segundo semestre de 2017 – portanto, após a entrada em vigor da regra de cobrança da bagagem despachada – foi de R$ 384,21, o que representa uma alta de 0,1% na comparação com o mesmo período de 2016, quando o bilhete médio custou R$ 383,90.

Considerando a média de todo o ano de 2017, a tarifa cobrada no Brasil foi de R$ 357,16, uma redução de 0,6% na comparação com 2016. Segundo a Anac, esse é o menor valor de toda a série histórica, que começa em 2011.

Procurada, a associação que representa as empresas aéreas informou que as atuais regras aumentaram as opções e benefícios aos passageiros e que dois terços dos bilhetes vendidos são da categoria que não inclui o despacho de bagagem. (Leia mais abaixo nesta reportagem).

Passageiros aguardam para despachar malas em Goiânia (Foto: Murillo Velasco/G1)
Passageiros aguardam para despachar malas em Goiânia (Foto: Murillo Velasco/G1)

Outros fatores
O superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da Anac, Ricardo Catanant, alertou que é muito cedo para calcular o impacto da nova regra no preço das passagens.

"Seis meses é pouco tempo para entender e assimilar a mudança. Empresas e consumidores precisam de mais tempo para se adaptarem", avaliou.

Segundo ele, há outros fatores que são mais importantes para a definição do valor do bilhete, como o custo do combustível usado nos aviões. Dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) mostram que o custo do querosene de aviação em 2017 foi maior do que o de 2016 durante quase todo o ano.

A demanda dos passageiros por passagens também pesa nos preços, que tendem a aumentar quando há mais procura, apontou o superintendente. Em 2017, o número de passageiros transportados em voos nacionais cresceu 2,93% - a primeira alta após dois anos seguidos de queda.

"Em 2016, o setor aéreo estava em retração e, para evitar perdas ainda maiores, as companhias fizeram um esforço para reduzir o preço das passagens", afirmou Catanant.

O superintendente disse que os efeitos positivos da desregulamentação do setor serão sentidos com mais tempo. Ele apontou que o mais importante na mudança da regra é criar um ambiente de negócios que atraia novas empresas aéreas para o Brasil e citou que, após a mudança, duas empresas de baixo custo já manifestaram interesse em voar para o país.

Falta de informação
Além de não conseguir sentir no preço das passagens a redução prevista pelas companhias aéreas, a advogada Adriana Carla Arouca reclama que falta informação sobre qual tipo de bagagem pode ser transportada na cabine do avião.

Adriana viaja mensalmente de Brasília para São Paulo e não despacha bagagem. Ela relatou que, em fevereiro, conseguiu levar a mala dentro do avião, na ida, mas foi impedida na volta.

"No voo de volta, já na fila de embarque para o avião, o funcionário da companhia reteve minha bagagem e disse que estaria fora do padrão", disse. Entretanto, ela não foi obrigada a pagar pelo despacho da bagagem.

Ela relatou que a principal mudança de hábito nos aeroportos é a preocupação dos passageiros em embarcar o quanto antes para conseguir espaço para as malas nos compartimentos que ficam sobre os assentos.

O que dizem as empresas aéreas?
A Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear) afirmou que iria aguardar a divulgação dos dados pela Anac para comentar o comportamento do preço das passagens em 2017.

Em nota, a entidade afirmou que as atuais regras da aviação brasileira aumentaram as opções de escolha e trouxeram benefícios para os clientes e que a resolução da Anac sobre bagagem permite mais concorrência entre as empresas e maior diversificação dos serviços ofertados.

Ainda de acordo com a associação, dois terços dos bilhetes aéreos vendidos são da categoria que não inclui o despacho de bagagem.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Suspeito de provocar série de ataques com bomba nos EUA morre em explosão em carro, diz polícia

O suspeito de ter provocado uma série de ataques com bombas em Austin, no Texas, morreu na manhã desta quarta-feira (21) após um artefato que ele transportava explodir dentro de um carro, de acordo com a polícia.

Ele era perseguido por policiais em Austin quando a explosão ocorreu. Um policial ficou levemente ferido no incidente.

Policial ajuda a organizar o trânsito perto de local onde explosão foi registrada em Austin, no Texas, na terça-feira (20)  (Foto: Jan Janner/Austin American-Statesman via AP)
Policial ajuda a organizar o trânsito perto de local onde explosão foi registrada em Austin, no Texas, na terça-feira (20) (Foto: Jan Janner/Austin American-Statesman via AP)

Desde 2 de março, a explosão de cinco pacotes-bomba mataram duas pessoas e deixaram moradores da capital do Texas amedrontados, segundo a CNN. A semelhanças nos artefatos levam a polícia a acreditar que o suspeito esteja relacionado com os incidentes, mas as autoridades não sabem dizer qual seria a motivação dos ataques.

Pacotes-bomba
Há 19 dias, os investigadores procuravam por pistas do "serial bomber", que costumava mudar de tática. A Casa Branca afirmava que as ações não pareciam estar ligadas a terrorismo.

A explosão mais recente ocorreu pouco depois da meia-noite desta terça (horário local) no centro de triagem da FedEx em Schertz, a 105 km ao sul de Austin. O pacote estava repleto de pregos e estilhaços de metal. A explosão atirou uma funcionária no chão.

Os três primeiros dispositivos que explodiram em Austin foram pacotes deixados durante à noite em frente a casas do lado leste da cidade, e o quarto foi um artefato ativado por uma armadilha que explodiu no lado oeste, no domingo (18).

Forças de segurança isolam área onde explosão foi registrada em Austin, nos Estados Unidos (Foto: Tamir Kalifa/Reuters)
Forças de segurança isolam área onde explosão foi registrada em Austin, nos Estados Unidos (Foto: Tamir Kalifa/Reuters)

Fonte: G1
Leia Mais ››

PF cumpre dois mandados de busca em combate à fraude previdenciária que deu prejuízo de R$ 11,4 milhões no sul da BA

Segundo PF, servidores da prefeitura de Mascote eram responsáveis por fraudes em benefícios previdenciários (Foto: Divulgação/ PF-BA)Dois mandados de busca e apreensão são cumpridos, na manhã desta quarta-feira (21), pela Polícia Federal (PF) e a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, nas cidades de Mascote e Itabuna, no sul da Bahia.

A Operação "Ventura" ocorre em combate a um grupo criminoso que fraudava benefícios previdenciários de diversas espécies. A fraudes já geraram prejuízo de R$ 11.441.301,20, segundo a Secretaria de Previdência.

Os mandados são cumpridos na prefeitura de Mascote e na casa do principal investigado, que é servidor da prefeitura da cidade. A residência dele fica na cidade de Itabuna.

O G1 não conseguiu contato com a prefeitura de Mascote até a publicação desta reportagem.

Segundo a polícia, as fraudes acontecem há 10 anos. As investigações foram iniciadas em meados do ano passado.

Conforme a PF, funcionários da prefeitura de Mascote inseriam vínculos empregatícios falsos, através de Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP), para criar um tempo de serviço fictício e, assim, obter benefícios previdenciários. A fraude ocorre desde 2008.

Os investigados, que não tiveram nomes divulgados, responderão pela prática dos crimes de estelionato qualificado (artigo 171, §3º, do CPB) e inserção de dados falsos em sistema de informações (artigo 313-A do CPB).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Operação investiga suspeita de fraude em licitação da Secretaria de Saúde em MG

Três pessoas e duas empresas em Belo Horizonte são alvos de mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (21) na Operação Amphíbia. A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) investigam uma organização criminosa suspeita de fraudar licitações e desviar recursos federais e estaduais na prestação de serviços para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

O G1 entrou em contato com a secretaria, que ainda não se posicionou. Nesta manhã, buscas foram feitas nas empresas SP Promoções e Varkus Eventos, citadas pela investigação. A proprietária informou que foi surpreendida pelos policias e que entregou documentos e notas fiscais. Os nomes das pessoas não foram revelados.

A ação conta com a participação de 18 policiais federais e cinco auditores. Os valores pagos à empresa envolvida, somente pelo estado de Minas Gerais, chegam a R$ 68,58 milhões nos últimos dez anos, segundo a GCU. O prejuízo total aos cofres públicos ainda não foi calculado.

A polícia informou que os serviços prestados foram nas áreas de propaganda, promoção, merchandising e eventos, referentes ao combate à dengue e à gripe. A investigação teve início após a controladoria auditar um contrato celebrado entre a secretaria e a empresa com vigência entre 13/06/2012 e 12/06/2016.

A PF informou que a quadrilha é suspeita de manipular e direcionar as normas do edital de licitação das empresas prestadoras de serviços de publicidade para aumentar os lucros e reduzir encargos, beneficiando a organização que participava do esquema. Há suspeita de envolvimento de servidores que possuíam vínculos direto ou indireto com a empresa contratada.

Conforme a investigação, o nome da Operação Amphíbia se justifica por este revezamento nos vínculos empregatícios.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Carro com 10 ocupantes se envolve em acidente e todos ficam feridos; motorista estava bêbado, diz polícia

Acidente aconteceu na noite de terça-feira (20), em Guaraniaçu (Foto: Divulgação/PRF)
Dez pessoas ficaram feridas em um acidente entre um carro e um caminhão na noite desta terça-feira (20) na BR-277, em Guaraniaçu, no oeste do Paraná.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), todas as vítimas estavam no carro, um Monza, e nenhuma delas usava cinto de segurança.

O condutor, ainda de acordo com os policiais, estava bêbado e estava dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele teve ferimentos leves e foi preso em flagrante.

O acidente ocorreu quando o motorista do Monza se perdeu na na alça de acesso de um posto de gasolina e atingiu o caminhão, que estava saindo do posto.

Do total de vítimas, seis são crianças. Uma delas, de apenas três meses, foi arremessada do carro no momento do acidente e encaminhada para um hospital de Cascavel em estado grave. A PRF informou que as crianças também não faziam uso do cinto de segurança.

Ocupantes do carro
Condutor, 39 anos - ferimentos leves
Passageira, 24 anos - ferimentos leves
Passageira, 22 anos - ferimentos leves
Passageiro, 26 anos - ferimentos leves
Passageiro, 11 anos - ferimentos leves
Passageiro, 5 anos - ferimentos leves
Passageira, 1 ano e 8 meses - ferimentos leves
Passageiro, 1 ano e 11 meses - ferimentos leves
Passageiro, 2 meses - ferimentos leves
Passageiro, 3 meses - ferimentos graves
O condutor do caminhão não ficou ferido. O motorista preso foi levado para a Delegacia de Guaraniaçu e deve responder pelo crime de embriaguez ao volante.

Fonte: G1
Leia Mais ››

STF deve decidir nesta quarta se mantém proibição a doações ocultas nas eleições

Ministros do STF no plenário da Corte (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir nesta quarta-feira (21) se mantém a proibição de doações ocultas para candidatos nas eleições.

O tema já foi analisado em caráter liminar (provisório) em 2015 pela Corte, mas os ministros precisam tomar decisão definitiva sobre o caso (leia detalhes mais abaixo).

Desde o início deste ano, o STF já realizou quatro julgamentos sobre normais eleitorais, cujos ajustes, feitos para adequar as regras ao texto da Constituição, deverão ser aplicados na disputa deste ano.

Somente neste mês, a Corte decidiu, por exemplo:

Aumentar o percentual mínimo de recursos destinados às campanhas de mulheres;
Dar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a última palavra para realização de novas eleições após cassação de mandatos;
Manter o poder do TSE para julgar, no lugar dos TREs, ações para cassar diplomas de governadores, senadores e deputados;
Aplicar a Lei da Ficha Limpa para políticos condenados antes de 2010, quando a lei entrou em vigor.
Até as eleições, o STF ainda poderá fazer novas mudanças.

Estão previstas na pauta ou aguardam uma posição da Corte as seguintes questões:

Proibição das doações ocultas;
Proibição de propaganda eleitoral por telemarketing;
Obrigatoriedade do voto impresso nas urnas eletrônicas;
Proibição de vídeos na TV que ridicularizem ou opinem sobre candidatos.
O entendimento firmado STF em cada um desses temas, baseado na interpretação da Constituição, serve de parâmetro para as decisões e regras aplicadas pela Justiça Eleitoral ao longo da disputa.

Ponto a ponto
Veja abaixo um resumo das ações que o STF ainda vai julgar que podem interferir na disputa eleitoral deste ano:

Proibição das doações ocultas

O primeiro julgamento, marcado para esta quarta (21), poderá confirmar a proibição de doações ocultas para candidatos nas eleições.

Em 2015, o plenário já havia suspendido trecho da lei eleitoral que permitia aos partidos repassarem a candidatos recursos doados por terceiros sem identificá-los.


A decisão se deu de forma unânime pelos 11 ministros em caráter liminar (provisório), mas agora será julgado o mérito, com discussões mais aprofundadas.

A diferença de agora é que, depois de 2015, passaram a ser permitidas somente doações de pessoas físicas, já que naquele ano o próprio STF proibiu doações de empresas.

Autora da ação, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) diz que as doações repassadas devem ter a origem identificada para dar mais transparência e inibir a corrupção.

Há quem defenda, no entanto, que, especialmente no caso de pessoas físicas, a doação deve se manter oculta para impedir retaliações ou pressões sobre a pessoa que doou, especialmente para um partido, em razão de suas convicções políticas.

Proibição de propaganda eleitoral por telemarketing

Em 4 de abril, os ministros podem decidir sobre um pedido para liberar a propaganda eleitoral por telemarketing, proibida desde 2014 pelo TSE. A Corte tem como base regra da legislação que proíbe a propaganda que "perturbe o sossego público".

Autor do pedido, o PT do B reconhece na ação que, "por essência", a propaganda eleitoral incomoda, mas questiona a proibição por entender que campanha por telefone não viola a intimidade do cidadão.

"Impedir a realização do telemarketing é ofender, de uma única vez, diversos princípios constitucionais: livre manifestação do pensamento, liberdade de consciência, liberdade política, liberdade de comunicação e liberdade de acesso à informação", diz o partido.

Caso a liberação total não seja aceita, o PT do B pede ao menos a autorização para que as ligações ocorram no período da manhã.

Obrigatoriedade do voto impresso nas urnas eletrônicas

Aprovada em 2015 pelo Congresso e com implementação parcial prevista para este ano, a impressão do voto pelas urnas eletrônicas foi contestada pela Procuradoria Geral da República (PGR), no início de fevereiro.

Ainda não há data para julgar a ação, mas no pedido, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pede uma decisão liminar (urgente e mais rápida) para suspender imediatamente a nova tecnologia.


Alega risco ao sigilo do voto caso eventuais problemas na impressão levem um mesário a ajudar o eleitor. A lei foi criada para possibilitar a eventual conferência física do voto com o resultado apurado no sistema informatizado.

O próprio TSE já se manifestou a favor do pedido da PGR, para interromper a implantação do voto impresso; o Congresso também opinou no processo, mas para manter a obrigatoriedade.

Com as informações em mãos, caberá ao relator da ação, Gilmar Mendes, liberar o caso para julgamento no plenário do STF, composto por mais 10 ministros.

Proibição de vídeos na TV que ridicularizem ou opinem sobre candidatos

Em 2010, o STF suspendeu um trecho da lei eleitoral que proibia TVs e rádios de veicular vídeos ou áudios com "trucagem" ou montagem que degradassem ou ridicularizassem candidatos e também de difundir opinião favorável ou contrária a eles e também sobre qualquer partido.

Na época, a maioria dos ministros entendeu que a regra impedia manifestações de humor, por exemplo, e implicava censura sobre os meios de comunicação, ferindo as liberdades de expressão e imprensa.

A decisão da época, porém, embora tomada pelo plenário do STF com ampla discussão, tinha caráter liminar (provisório). Só em fevereiro deste ano, após manifestações de várias entidades e órgãos, o processo ficou pronto para julgamento definitivo.

O relator, Alexandre de Moraes, já pediu à presidente do STF, Cármen Lúcia para marcar uma data para o julgamento.

É improvável a possibilidade de os ministros reverterem a decisão, mas no julgamento de “mérito” eles poderão aprofundar as discussões e criar entendimento que aponte direções ainda mais claras para a Justiça Eleitoral analisar um grande número de pedidos para remover da internet vídeos satíricos ou críticos contra candidatos, incluindo multa a seus autores.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Presos passam a noite acorrentados do lado de fora de delegacia em Novo Hamburgo

Pelo menos oito presos passaram a noite acorrentados ao lado de uma delegacia em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, nesta quarta-feira (21).

Os presos eram custodiados por quatro policiais militares na Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA). Dois dos policiais são de Novo Hamburgo, e outros dois de Sapiranga, ambas cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Uma corrente foi improvisada do lado de fora da delegacia, onde os presos foram algemados.

Presos acorrentados do lado de fora de delegacias é uma situação que se repete na região por conta da falta de vagas no sistema penitenciário. Já foram registrados episódios em que presos foram algemados em corrimãos e até em lixeiras em frente a delegacias.

Presos custodiados do lado de fora da Delegacia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo (Foto: Paulo Ledur/RBS TV)
Presos custodiados do lado de fora da Delegacia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo (Foto: Paulo Ledur/RBS TV)

De acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) até noite de terça-feira (20) não haviam presos aguardando por mais de 24 horas por uma vaga no sistema penitenciário.

Em relação ao uso de uma corrente para custodiar os presos, a Susepe diz que não pode responder pela forma como os presos são mantidos nas delegacias, uma vez que se trata de uma decisão da autoridade policial.

A superintendência diz ainda que trabalha diuturnamente na busca de vagas. Ao final da terça-terça-feira foram encaminhados 65 apenados para os estabelecimentos prisionais.

Corrente foi colocada do lado de fora da delegacia para abrigar presos por conta da falta de vagas (Foto: Paulo Ledur/RBS TV)
Corrente foi colocada do lado de fora da delegacia para abrigar presos por conta da falta de vagas (Foto: Paulo Ledur/RBS TV)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Atentado perto de Universidade de Cabul deixa mortos

Pelo menos 26 pessoas morreram e 18 ficaram feridas nesta quarta-feira (21) quando um homem detonou seus explosivos diante da Universidade de Cabul, onde são organizadas festas do Ano Novo Persa.

"O criminoso detonou o colete de explosivos no meio da multidão. Muitas vítimas estavam celebrando o Nawrooz", disse à AFP Nasrat Rahimi, porta-voz adjunto do Ministério do Interior.

No Cairo, o grupo militante Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo ataque, segundo a agência de notícias Amaq.

Cabul estava em altera para os ataques durante o feriado de Nawruz. De acordo com o porta-voz do Ministério do Interior, Najib Danesh, o suicida pretendia chegar a um santuário xiita, que já foi alvo de outros ataques, mas foi impedido ao chegar perto de postos de controle da polícia.

Todos os mortos, segundo Danesh, eram homens jovens que andavam pela região ou se reuniam para celebrações do Nawrooz.

Fonte: G1
Leia Mais ››