quarta-feira, abril 21, 2021

Governadora anuncia que RN vai receber mais 51,4 mil doses de vacina contra a Covid-19

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou nesta quarta-feira (21) que o Ministério da Saúde vai enviar mais 51,4 mil doses de vacina contra a Covid-19 ao estado.


Doses de vacina contra a Covid-19 — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


A gestora não fez menção à data, mas a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que a previsão é que desembarque no estado nesta quinta-feira (22).


O novo lote terá 10.400 doses da CoronaVac, a maioria destinada para aplicação da segunda dose, e 41 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, essas integralmente para a primeira dose de idosos.


Segundo o RN+ Vacina, o estado vacinou até o momento cerca de 441 mil pessoas contra a Covid-19, sendo 149 mil delas com as duas doses. Ao todo, o estado já recebeu 844.090 doses de vacina do Ministério da Saúde.


Atualmente, o Rio Grande do Norte tem vacinado pessoas entre 60 e 65 anos. Mossoró vai avançar para o primeiro grupo de comorbidades nesta quinta-feira (22). Em Natal, a vacinação da segunda dose de CoronaVac está suspensa por falta de estoque.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Covid-19: Mais de 700 pessoas morreram à espera de um leito de UTI no RN

Mais de 700 pessoas (705, ao todo) confirmadas ou suspeitas de Covid-19 morreram no Rio Grande do Norte à espera de um leito de UTI desde o início da pandemia. A marca foi ultrapassada neste mês de abril, período que já registra 58 mortes também nesta situação.


Ambulância do Samu no Hospital Municipal de Ceará-Mirim, na Grande Natal — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi


Os dados constam na plataforma Regula RN e estão atualizados até esta quarta-feira (21). Ao todo, essas 705 pessoas representam 13,6% das mais de 5,1 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia em todo o estado, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).


Há pouco mais de um mês, o número de pessoas que morreram na fila à espera de uma UTI ultrapassava os 500. Mas, com a alta taxa de ocupação de leitos críticos e filas de espera de até 150 pacientes, março se tornou o mês em que mais morreram pessoas sem direito a um tratamento em um leito de UTI: foram 182 - dez a mais do que o registrado no Regula RN no fim daquele mês.


Em comparação com março, abril registra uma queda, até o momento, de 68%. Apesar disso, ainda com 21 dias passados, é o quatro mês com mais mortes de pessoas à espera de uma UTI. Apenas maio (78), junho (168) de 2020, e fevereiro (63) e março (182) deste ano estão à frente.


Neste mês, o dia 9 foi o mais crítico, quando seis pessoas morreram à espera de um leito de UTI no estado apenas naquela data. Em março, por duas vezes, 14 pessoas morreram nesta situação em apenas um dia.


Os números desses 21 dias de abril ainda podem crescer, já que algumas mortes são registradas no sistema pelas unidades de saúde dias depois do ocorrido.


Em comparação com 2020, a rede de saúde pública está mais ampliada no estado. Atualmente o RN tem 409 leitos críticos para Covid-19, de acordo com o Regula RN, sendo 25 deles bloqueados (entenda aqui). Em 2020, o máximo de leitos críticos aberto foi 316, segundo a Sesap.


Esses pacientes que morrem na fila são regulados com a necessidade de uma UTI, mas não conseguem ser transferidos em função da alta taxa de ocupação dos leitos críticos em todo o estado.

Nesta quarta-feira (21), a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 no Rio Grande do Norte chegou a ficar abaixo de 90% pela primeira vez após 50 dias - a última vez havia sido em 28 de fevereiro. Segundo o Regula RN, nesta quarta-feira, havia 35 pessoas na fila de transferência e 32 leitos críticos disponíveis no estado.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mossoró ultrapassa 400 mortes por Covid-19

O município de Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, ultrapassou a marca de 400 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a cidade chegou na terça-feira (20) a 409 óbitos pela doença, sendo a segunda com maior registro no estado. Nesta semana, Natal ultrapassou as 2 mil mortes.


Morte por Covid-19 enterro velório carro funerária Mossoró RN hospital — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca


Uma das vítimas mais recentes do vírus na cidade foi o estudante de educação física Tiago Fernandes do Nascimento, de 32 anos de idade, que também era professor de handebol de uma escola. Ele perdeu a batalha para a Covid-19 na segunda-feira (19), justamente o dia em que a cidade rompeu a marca dos 400 óbitos. A morte do rapaz causou comoção na cidade.


"Ele era uma pessoa muito dedicada, prestativa, com características que vão ficar marcadas em todos nós. Ele contagiava a todos. Tive a oportunidade de tê-lo como aluno no curso de educação física. Ele tinha um futuro brilhante", disse emocionado Humberto Jefferson de Medeiros, que foi professor de Tiago.

A primeira morte por Covid-19 em Mossoró aconteceu há mais de um ano, no dia 28 de março de 2020. O professor da UERN, Luiz di Souza, de 61 anos, foi também a primeira vítima da doença em todo o Rio Grande do Norte.


O município tem 17.738 casos confirmados da doença e uma taxa de letalidade de 2,31% - a média nacional é de 2,34%.


Depois de Natal e Mossoró, os municípios com mais mortes registradas por Covid-19 são Parnamirim (382) e São Gonçalo do Amarante (170).


Abril com mortes

Este mês de abril já é considerado um dos mais letais da pandemia no município, registrando 59 mortes até a terça-feira (20): são quase três óbitos por dia. Em todo mês de março, foram 50 mortes.


O número, até o momento, só é menor no município do que o do mês de junho do ano passado, quando 69 pessoas morreram de Covid-19 em Mossoró.


A alta média de óbitos acontece num período crítico para o sistema de saúde. Desde março, a taxa de ocupação dos leitos de UTI ultrapassa os 80% na Região Oeste, atingindo a lotação máxima em vários momentos.


"A gente recebe com tristeza o nome de cada pessoa que está internada e vem a morrer. Mossoró precisa muito do apoio da população para que a gente consiga diminuir esses índices", afirmou a secretária de saúde de Mossoró, Morgana Dantas.


Leitos de UTI COVID-19 no Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró RN — Foto: Divulgação/Sesap


Segundo a titular da pasta, a cidade ainda aguarda a implantação de mais cinco leitos de UTI no Hospital do Câncer por parte da Sesap. Na terça-feira (20), 12 pacientes aguardavam por um leito de UTI, de acordo com o Regula RN.


Reflexo de meses anteriores

Para o médico epidemiologista Ion de Andrade, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), as mortes atuais causadas pela Covid-19 são reflexo de um conjunto de fatores que começaram a se desenvolver ainda nos meses anteriores.


"A situação pode sempre melhorar ou piorar. Vai depender das decisões tomadas tanto da população quanto do poder público. O aumento do número de óbitos é um problema multifatorial. As mortes são uma percepção de retrovisor. Eles falam a favor de um contágio que aconteceu a mais ou menos um mês atrás. A gente teve um pico de transmissão da Covid-19 e estamos pagando a fatura agora desse processo de relaxamento em meses anteriores. Além da presença de novas variantes mais agressivas e a sobrecarga dos serviços de saúde", falou.


O especialista ainda alerta que não se tem certeza de como serão as próximas semanas da pandemia no município e no estado. Ele frisa que o comportamento da população é fundamental na tentativa de lutar contra o coronavírus.


"Aqui no RN, parece que estamos num platô, com uma aparente tendência de queda. Se isso vai continuar no mês que vem, nós não sabemos. Vai depender do comportamento das pessoas. E o poder público também tem responsabilidade na manutenção das medidas que estão sendo tomadas".


Fonte: G1

Leia Mais ››

Feriado tem praias cheias de banhistas e desrespeito a toque de recolher em Natal

O feriado de Tiradentes, nesta quarta-feira (21) levou muitas pessoas às praias de Natal, mesmo com o decreto que determina toque de recolher integral - de 24 horas - nos domingos e feriados no Rio Grande do Norte.


Feriado tem desrespeito a decreto que determina isolamento social em Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


Durante a manhã, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), além da Guarda Municipal e Polícia Militar dispersaram várias pessoas que estavam na praia de Ponta Negra, na Zona Sul da capital. Ainda assim, no início da tarde, ainda havia várias pessoas na praia.


Ponta Negra nesta quarta-feira (21) em Natal — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


"As pessoas estavam descumprindo o decreto. Várias famílias foram a praia, sendo que está proibido. A única possibilidade é para a prática individual esportiva", afirmou Leonardo Almeida, que chefia a fiscalização da Semurb.


Por volta de 12h20 na Praia do Meio, na Zona Leste, vários guarda-sóis estavam montados na areia da praia, e dezenas de pessoas tomavam banho de mar. Sobre o assunto, Almeida afirmou que a fiscalização iria ao local.


Fiscais da prefeitura, guarda municipal e PM dispersam banhistas desrespeitando decreto de toque de recolher na praia de Ponta Negra, em Natal. — Foto: Cedida


Ainda de acordo com o município, proprietários de quiosques que forem flagrados descumprindo as medidas deverão ser intimados e autuados.



Após fiscalização pessoas ainda são encontradas na praia de Ponta Negra desrespeitando decreto de toque de recolher — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


Fonte: G1

Leia Mais ››

Covid-19: Taxa de ocupação de leitos fica abaixo de 90% pela primeira vez em 50 dias no RN

A taxa de ocupação de leitos para Covid-19 no Rio Grande do Norte ficou abaixo de 90% na manhã desta quarta-feira (21), pela primeira vez após 50 dias. Entre 1º de março e esta terça-feira (20), a ocupação de leitos em todo o estado ficou sempre acima desse patamar, de acordo com dados do sistema Regula RN - usado na administração dos leitos da rede pública.


Fazendo upload: 720816 de 720816 bytes.
Leitos para Covid-19 abertos no Hospital João Machado, em Natal. — Foto: Divulgação


O sistema Regula RN registrava 32 pessoas em fila de espera por leito crítico para Covid-19, mas o número de leitos disponíveis era maior. Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que para zerar a fila é necessário o transporte dos pacientes e também que o perfil dos leitos disponíveis seja compatível com o perfil dos pacientes.


Por volta das 11h, o estado como um todo registrava ocupação de 89,6% dos leitos e a região metropolitana da capital tinha 89,5% de ocupação. A região com menor ocupação era o Seridó, onde a taxa ficava pouco acima de 72%. No Oeste, a taxa ainda era de 96,3%.


Uma das explicações para a redução da ocupação é a abertura de mais leitos pela rede pública. De acordo com o Regula RN, o estado chegou a 408 leitos críticos para Covid na manhã desta quarta - do total, 24 estavam bloqueados. Na terça-feira (20), o estado registrava 378 leitos críticos operacionais (funcionando ou disponíveis para uso) no estado - o maior número desde o início da pandemia.


Nesta quarta-feira (21), a Secretaria Estadual de Saúde divulgou a abertura de mais 10 leitos de UTI no Hospital João Machado, na capital potiguar. A unidade chegou a 55 leitos críticos e 15 leitos clínicos e passou a ser o hospital com maior número de leitos críticos para Covid-19 na rede pública no Rio Grande do Norte. Até então, a maior unidade era o Hospital São Luiz, em Mossoró.


"Nos próximos dias, o hospital ganhará mais 20 leitos de UTI, os quais serão abertos a depender da disponibilidade de RH (recursos humanos) e sedativos, totalizando 75 leitos de UTI e 15 leitos clínicos", informou a pasta.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Senac RN capacita pequenas e médias empresas para vendas online

O Senac RN abriu nesta terça-feira (20) uma nova etapa de inscrições para o Programa de Assistência Digital Empresarial. A iniciativa é direcionada a micros, pequenas e médias empresas interessadas em se capacitar para comercializar produtos e serviços nas plataformas digitais.


Serviço gratuito oferece mentoria, curso online e lives abertas ao público — Foto: TV Globo


A capacitação - toda online - é gratuita e visa oferecer suporte aos empresários afetados pelos decretos que estabelecem restrições ao funcionamento das atividades comerciais de forma presencial por causa da pandemia da Covid-19.


As inscrições podem ser realizadas no telefone e/ou WhatsApp (84) 4005-1000.

Em 2020, o Senac atendeu 94 empresas, que, após participação nas capacitações, passaram a trabalhar com implementação de novas estratégias de vendas no e-commerce. Após um primeiro diagnóstico, um consultor realiza uma mentoria para expor as reais necessidades da empresa, sugerindo modelos de negócio para implantação no ambiente virtual.


"O Programa de Assistência Digital Empresarial oferece capacitação e orientação personalizada, focada na realidade de cada empresa atendida. O programa conta com uma equipe de consultores e profissionais com vasta experiência no e-commerce e que irão oferecer todo auxílio necessário aos participantes", explicou o diretor regional do Senac, Raniery Pimenta.


Para o público em geral, o Senac vai disponibilizar o curso online gratuito "Como abrir o seu e-commerce: estratégias e modelos de negociação". São cinco módulos com conteúdo instrucional e de aplicação de ferramentas e estratégias para implementar e gerenciar plataformas digitais. Também haverá uma série de lives com empresários convidados no canal do Senac no Youtube e no perfil do Instagram.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Fim da vacinação do grupo prioritário contra a Covid só deve ocorrer em setembro, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (21) que espera concluir a vacinação contra a Covid-19 das mais de 77 milhões de pessoas dos grupos prioritários em setembro. Na prática, a nova estimativa do governo federal é um adiamento em relação ao que previa o ex-ministro general Eduardo Pazuello.


Fazendo upload: 556750 de 1139841 bytes.
Vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa — Foto: Phelipe Caldas/G1


Agora, o ministério diz que todas as pessoas que se encaixam nos critérios de prioridade devem receber a primeira dose até a 1ª quinzena de julho. O prazo para concluir a vacinação é setembro, segundo a pasta, porque o intervalo entre as doses da vacina de Oxford/Astrazeneca é de até 3 meses.


Apesar da estimativa, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que ainda não irá divulgar uma nova atualização do cronograma de entregas de vacinas aos estados. O tema é alvo de cobrança do Supremo Tribunal Federal (STF).


Na mais recente atualização do documento, feita em 19 de março, ainda constam a entrega de vacinas que não foram nem mesmo autorizadas para uso no Brasil, além de divergências como a previsão de entregas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Para abril, o ministério da Saúde prevê 21 milhões de doses, mas a fundação promete entregar 18,8 milhões.


"(O cronograma) será atualizado dentro do prazo estabelecido", disse Queiroga após ser perguntado sobre quando o documento seria atualizado. Na terça-feira, o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, deu prazo de cinco dias para o governo federal se manifestar em uma ação movida pela Rede Sustentabilidade que cobra a divulgação detalhada do cronograma de recebimento de vacinas.


Falha na previsão de Pazuello

A nova data marca mais um revés na previsão feita pelo ex-ministro Pazuello. Em março, antes de deixar a pasta, o ministro anunciou que era provável o fim da vacinação dos grupos prioritários em maio.


“Nós vamos vacinar, até o final de abril próximo de 88% dos grupos prioritários. É muito provável que em maio já tenhamos vacinado todos os grupos prioritários", disse Pazuello. De acordo com os dados mais recentes, 27 milhões de pessoas tomaram ao menos uma dose da vacina.


Queiroga foi perguntado sobre a falha na previsão de Pazuello e citou a conjuntura internacional como justificativa. O atual ministro também citou a demora na entrega de doses do consórcio Covax Facility, liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


"Não ter atingido a meta dos 78 milhões se deve a esses aspectos, se deve aos aspectos regulatórios. O Ministério da Saúde não vai colocar vacinas que não foram aprovadas pela Anvisa", disse Queiroga.


'Só problema'

Durante a apresentação, o ministro disse que está em negociação com a Pfizer para uma compra de 100 milhões de doses para 2022. Ele foi questionado quais outras opções concretas o Brasil tem para acelerar a entrega de doses ainda neste ano, já que há gargalos na vacinação e até mesmo cidades com a campanha paralisada por falta de doses.


""O que é concreto é que o país é o quinto país que mais vacina, em relação à população é o nono. (...) Vamos deixar de ver só problema. Porque na realidade a gente está aqui para dar solução para nossa população. Fica com essa coisa de contando dose de vacina", disse Queiroga.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Polícia prende um dos maiores traficantes de armas do mundo; João Filipe Barbieri havia deixado prisão com alvará falso

A Divisão de Capturas da Polícia Interestadual (Polinter) prendeu na manhã desta quarta-feira (21) João Filipe Barbieri, que saiu da cadeia com um alvará falso descoberto em fevereiro deste ano. Ele é considerado um dos maiores traficantes de armas do mundo.


Barbieri foi preso na favela do Jacaré, em Piratininga, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, e foi levado para a Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio.


“É um trabalho em conjunto com a Seap que a gente finaliza no dia de hoje. Todos os envolvidos na montagem do esquema e os beneficiários desse esquema foram presos”, disse o diretor do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE) da Polícia Civil, Felipe Curi, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta (21), na Cidade da Polícia.


Dívida teria motivado volta ao Rio

O delegado Mauro César, da Polinter, que participou da captura, detalhou os últimos passos do traficante de armas até ser preso nesta manhã.


"O João Filipe foi para São Paulo, passou por Minas Gerais e Espírito Santo. Essa volta dele para o Rio de Janeiro foi para tentar receber uma quantia (calcula-se pelo menos R$ 500 mil) que os traficantes ainda estavam lhe devendo de negociações passadas“, explicou o delegado Mauro César.


Outras pessoas já foram presas suspeitas de participar do mesmo esquema. Uma delas foi João Victor Roza, comparsa de Barbieri. Ele foi preso na última segunda-feira (19) por agentes da Superintendência de Inteligência do Sistema Penitenciário (Sispen).


O traficante de armas João Victor Roza foi recapturado, nesta segunda-feira (19) — Foto: Leslie Leitão


Enteado do 'Senhor das Armas'


João Filipe Barbieri foi preso em Niterói — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal


João Filipe Barbieri usou um alvará de soltura falso para deixar o presídio de Bangu, onde estava preso desde 2017, condenado a 27 anos de prisão por associação para o tráfico e tráfico internacional de armas, como mostrou o RJ2.


Ele é enteado de Frederick Barbieri, considerado o "Senhor das Armas" e que está preso nos Estados Unidos.


Frederick Barbieri foi condenado a mais de 12 anos de prisão nos Estados Unidos, depois de fazer um acordo com a Justiça americana e no qual confessou o envio de quase 1000 fuzis para o Brasil entre 2014 e 2017.


As investigações da Polícia Civil carioca, no entanto, indicam que esse número de armas trazidas pelos esquema é, pelo menos, duas vezes maior, com mais de 2000 fuzis e mais de 300 mil munições.


O preço dessas armas de guerra saltaram durante a pandemia. Hoje, um fuzil que custava R$ 50, 60 mil, chega a valer R$ 120 mil no mercado clandestino.


A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) confirmou a saída de João Barbieri da prisão em 18 de novembro de 2020, apenas três anos depois de começar a cumprir a pena.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Controlador de voo diz que avião aterrissou sem trem de pouso

Um áudio obtido pela TV Globo mostra que uma conversa entre dois controladores da torre do Aeroporto da Pampulha apontam que o avião, que se acidentou nesta terça-feira (20), aterrissou sem o trem de pouso.


Aeronave cai no Aeroporto da Pampulha em BH. — Foto: Globocop/ TV Globo


Um dos controladores avisa: "“A aeronave estava em toque e arremetida, pousou sem trem e prosseguiu direto, atravessou a cabeceira”. O segundo pergunta se é necessário apoio no local. O primeiro responde: “O pessoal dos bombeiros foi acionado agora e está indo para o local”.


Na manhã desta quarta-feira (21), funcionários da Infraero fizeram a segurança do local onde um avião se acidentou nesta terça. Técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) estiveram no local para iniciar as apurações das causas do acidente.



Eles analisavam uma das turbinas e a estrutura que restou do avião. Somente a investigação vai poder definir as causas do acidente.


Segundo o professor universitário e especialista em aviação, Kerley Oliveira, existem várias possibilidades, mas a principal delas é que o avião teve um problema no trem de pouso.


“Pelos relatos que a gente vem observando na comunidade aeronáutica como um todo, é um item que vai ter uma ter relevância muito forte na linha de investigação, porque muitas pessoas estão relatando que não viram o trem de pouso abaixado e travado. Então, vai precisar investigar isso pra ver se foi um problema na aeronave, pode ter sido um problema no sistema elétrico, pode ter sido um problema no sistema hidráulico, que são sub sistemas do grande sistema trem de pouso”, disse.


Fazendo upload: 1300185 de 1300185 bytes.
Aeronave cai no Aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte — Foto: Corpo de Bombeiros


Para ele, os sobreviventes podem dar indícios do que comprometeu a sobrevoo. “Um outro item importante também é fazer uma entrevista com o pessoal da aeronave. Os sobreviventes. também vão ser muito importantes para entender, ver o que aconteceu naqueles últimos instantes”, falou.


O avião fazia um voo de teste. Ele decolou do hangar do aeroporto e quando ia fazer o pouso, não conseguiu parar. O jato saiu da pista, desceu em uma área de gramado e só parou depois de bater em uma árvore.


Testemunhas contaram que ouviram um barulho alto, o que sugere que o avião desceu e barriga. Um vídeo mostra o avião momentos antes do acidente, em que não é possível ver o trem de pouso acionado.


O aeroporto ficou interditado durante a operação de resgate dos 3 ocupantes. Um deles, Osmar Mulina Pereira Filho, de 31 anos, teve ferimentos leves e foi levado para o hospital. Outros dois ficaram presos às ferragens. Eustáquio Avelar, de 76 anos, que era copiloto, não resistiu e morreu no local.


O piloto, Gabriel dos Santos Nazaeret, de 28 anos, se feriu gravemente e está internado no Hospital João XXIII. O hospital não informa estado de saúde, mas uma fonte revelou à equipe da TV Globo que ele está respirando com ajuda de aparelhos, teve fratura nos ossos da face, laceração na boca e fraturou o braço direito e a perna esquerda.


O jatinho é de uma empresa do Rio de Janeiro e está com a documentação em dia, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A aeronave tinha a manutenção a cargo da empresa Líder Aviação, que informou que estava em dia e que o avião passou por uma rigorosa inspeção antes da liberação para o voo.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Cantora e influenciadora digital e namorado são encontrados mortos em João Monlevade

A cantora e influenciadora digital Lívvia Bicalho, de 37 anos, e o namorado, Rafael Ribeiro, de 39 anos, foram encontrados mortos na tarde desta quarta-feira (21) em um apartamento, no bairro JK, em João Monlevade, na Região Central de Minas Gerais.


Lívvia Bicalho foi encontrada morta pela Polícia Militar nesta quarta-feira (21) — Foto: Reprodução/ Redes sociais


De acordo com informações iniciais da Polícia Militar (PM), o homem teria matado a mulher a tiros e se suicidado na sequência.


A PM foi acionada por volta de 13h por testemunhas que ouviram barulhos de tiro após uma briga do casal. No local, os militares encontraram o homem e a mulher mortos. Segundo a Polícia Militar, o namorado estava com um revólver calibre 38 em uma das mãos.


Lívvia Bicalho ao lado do namorado, Rafael Ribeiro — Foto: Reprodução/ Redes sociais


Lívvia Bicalho tinha mais de 90 mil seguidores nas redes sociais, onde compartilhava fotos com o namorado. No ano passado, ela se candidatou ao cargo de vereadora em João Monlevade.


Por meio de nota, a Polícia Civil informou que esteve no local para os primeiros levantamentos periciais e que as investigações estão em andamento. Os corpos foram encaminhados para o Posto Médico Legal, em João Monlevade, onde passam por exames.


A Polícia Civil disse que trabalha com a hipótese de eventual feminicídio, seguido de suicídio, o que vai ser confirmado durante as investigações.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Butantan retoma produção e inicia envase de mais 5 milhões de doses da CoronaVac

O Instituto Butantan retomou a produção e iniciou o envase das mais de 5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 CoronaVacac na noite desta terça-feira (20).


Instituto Butantan retoma produção de doses da Coronavac


O Instituto é responsável pela etapa final de produção da vacina, que consiste em envase, rotulagem e testes de qualidade 


As novas doses estão sendo produzidas a partir dos mais de 3 mil litros do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) vindos da China e que chegaram ao Brasil na última segunda-feira (19), após cerca de 20 dias de atraso no envio da matéria-prima. O atraso fez o Butantan suspender o envase da vacina.


O lote do IFA deveria ter chegado até o final de março. Com o atraso, o Butantan vai completar a entrega das 46 milhões de doses de Coronavac ao Ministério da Saúde até 10 de maio. A previsão inicial era até o fim de abril.


Inicialmente, o Butantan receberia 6 mil litros do IFA em um único lote, mas o envio da matéria-prima foi dividido e ainda falta chegar metade. Os outros 3 mil litros do insumo para a CoronaVac devem chegar antes do fim de abril, mas ainda não há data definida, segundo o instituto.



De acordo com o diretor do Butantan, Dimas Covas, o lote foi dividido por conta de burocracias nos trâmites de exportação.


IFA recebido em março e fevereiro

Em março, o Butantan havia recebido uma remessa de 8,2 mil litros de IFA, correspondente a cerca de 14 milhões de doses. Outros 11 mil litros de insumos haviam chegado ao país em fevereiro.


Na semana passada, o Butantan entregou mais 1 milhão de doses da CoronaVac ao Plano Nacional de Imunizações (PNI) e atingiu 40,7 milhões de doses enviadas ao governo federal desde o início das entregas, em 17 de janeiro.


Após finalizar a entrega dos 46 milhões de doses ao Ministério da Saúde referentes ao primeiro contrato assinado, o Butantan deve entregar mais 54 milhões de doses ao governo federal até o final de setembro.


Etapas de produção

Segundo o Instituto, a partir do recebimento da matéria-prima, o primeiro passo consiste em armazená-la em câmara fria e contêiner de aço inox.


Depois, o contêiner é encaminhado para a sala de tanques para transferência do composto para a bolsa de agitação e, daí, para o tanque pulmão, onde ocorre o processo de envase.


Durante o processo de envase os frascos-ampola são lavados e esterilizados por meio de ar seco quente, passam automaticamente para a entrada da máquina envasadora e, por meio de esteiras automáticas, são posicionados nas agulhas que despejam o produto dentro dos frascos via bomba dosadora.


Os frascos-ampola já com o produto são entregues pela esteira automática à recravadora, para recebimento do selo de alumínio.


Uma terceira fase é a inspeção visual manual, rotulagem e checagem dos rótulos e, por fim, embalagem dos frascos-ampola.


Por último, após o conteúdo envasado, são feitos testes de qualidade por amostragem, incluindo aspecto, pH, volume extraível, volume médio, teor de alumínio, teste de vedação, identidade, toxicidade, e esterilidade.


Eficácia

Um estudo clínico feito pelo Butantan sobre a Coronavac mostra que a eficácia da vacina é maior do que nos resultados iniciais divulgados entre dezembro e janeiro.


Segundo artigo científico encaminhado para revisão e publicação na revista científica Lancet, uma das mais respeitadas do mundo, a eficácia para casos sintomáticos de Covid-19 atingiu 50,7%, ante os 50,38% informados inicialmente. Ou seja, a vacina reduz pela metade os novos registros de contaminação em uma população vacinada.


De acordo com o estudo, a eficácia da CoronaVac pode chegar a 62,3% com um intervalo de mais de 21 dias entre as duas doses da vacina.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Cantor Augusto César, que estava com Covid, morre no Recife aos 61 anos

O cantor pernambucano Augusto César morreu, no Recife. Diagnosticado com Covid-19, o artista tinha 61 anos de idade, sendo 35 de carreira. A informação foi confirmada por Elton Luna, um dos filhos dele, na manhã desta quarta-feira (21)


Ainda segundo o filho do cantor, a morte ocorreu por volta das 22h de terça-feira (20), no Hospital da Hapvida, na Zona Oeste da capital pernambucana, onde ele estava internado desde segunda (19).


Segundo Elton, por causa da Covid, ele apresentou insuficiência respiratória. Augusto César era diabético e sofria de insuficiência renal grave. O novo coronavírus, de acordo com a família, agravou o estado de saúde dele.


Na tarde de terça-feira, o artista tinha sido intubado. À noite, o cantor teve várias paradas cardiorrespiratórias, de acordo com o filho dele.


Fazendo upload: 884250 de 1366681 bytes.
Cantor romântico, Augusto César foi diagnosticado com Covid-19 e morreu, no Recife, aos 61 anos de idade — Foto: Reprodução/TV Globo


O enterro de Augusto César ocorreu por volta das 17h desta quarta, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.


Por causa do diagnóstico de Covid, não houve velório. O cantor deixou quatro filhos e duas netas.


Conhecido por músicas românticas, ele também era compositor, tendo assinado pelo menos 100 canções. Gravou dez CDs, cinco LPs e dois compactos, além de dois DVDs.


Entre as músicas mais conhecidas do público estão "Escalada", "Ela acabou comigo", "Ela vai ter que decidir" e "Como posso te esquecer".


Repercussão

A morte do cantor gerou reações nas redes sociais. Fãs lamentaram o falecimento de Augusto César e lembraram que ele era torcedor do Santa Cruz Futebol Clube.


O clube postou uma homenagem nas redes sociais. "O Santa Cruz lamenta profundamente o falecimento do cantor Augusto César. Nesse momento de tanta dor e tristeza, nos solidarizamos com sua família e amigos", escreveu a direção do tricolor do Arruda.


Cantoras que fazem sucesso na cena da música brega de Pernambuco também fizeram comentários nas redes sociais.


Eduarda Alves afirmou que Augusto César era "um cantor admirável e respeitado por todos nós pernambucanos e brasileiros".


"Tínhamos planos de gravarmos juntos e esse maldito vírus interrompeu. Deus sabe de tudo. Suas canções sempre serão lembradas junto a sua personalidade, humildade, simpatia e respeito", disse.


Michele Melo afirmou que o artista é "mais uma pessoa incrível que perdemos pra esse vírus maldito!" Nas redes sociais, a cantora postou a seguinte frase: "Vai com Deus, amigo. Sua música e sua alegria estarão para sempre em nosso coração."


Rinaldo Lima, presidente do Clube das Pás, na Zona Norte do recife, afirmou que "Pernambuco perdeu um dos seus maiores cantores".


Ele afirmou, ainda, que Augusto César "era o preferido dos frequentadores do clube" e encantou os fãs da música romântica.


Fazendo upload: 442125 de 1057378 bytes.
Adilson Ramos lamentou a morte de Augusto César — Foto: Anderson Maia/Divulgação


O cantor Adílson Ramos lamentou a morte do "parceiro e amigo" Augusto César. "Não tenho como expressar a dor que vai no fundo do meu coração", declarou.


O presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Marcelo Canuto, emitiu uma nota de pesar.


"Sentimos muito quando um artista popular, como Augusto César, nos deixa. Imagino que muitos pernambucanos estão agora ouvindo alguns dos seus sucessos ou lembrando alguma de suas apresentações. Para mim, ficará sempre essa lembrança de alguém que embalou várias gerações", disse.


Também por meio de nota, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), lamentou a morte do cantor e se solidarizou com a família do artista.


"É com pesar que recebo a notícia do falecimento do cantor e compositor Augusto Cesar, um ícone da música romântica e popular que faz parte da memória afetiva do povo recifense, de quem sempre foi próximo, ao longo de uma carreira repleta de sucessos".


O Prefeito do município de Paulista, Yves Ribeiro, decretou luto oficial de três dias pela morte do cantor, "símbolo da música romântica que dominava as paradas de sucesso, tornando-o muito popular na década de 80".


Cemitério

Por meio de nota, a assessoria do Cemitério Morada da Paz orientou os fãs de Augusto César. "Os clientes e o público em geral devem evitar a presença em velórios e sepultamentos. Caso seja necessário comparecer, deve-se manter os cuidados com os protocolos de higienização e segurança para conter a proliferação do novo coronavírus".


Ainda segundo a assessoria do cemitério, não haverá velório, "pois a morte foi por Covid". O Morada disse, ainda, que não proibirá o acesso de fãs, mas fará controle de acesso e temperatura, assim como orientará o distanciamento no sepultamento.


"Os fãs que quiserem prestar uma última homenagem podem acessar o obituário do cantor no Morada da Memória para deixar uma mensagem, compartilhar uma memória ou acender uma vela", informou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Pastor que foi filmado por menina ao beijá-la já tinha importunado a adolescente dentro da igreja, diz Conselho Tutelar

O pastor que foi filmado por uma adolescente ao beijá-la na casa dela, em Goiânia, começou com as importunações sexuais dentro da igreja, segundo o Conselho Tutelar. A garota contou aos conselheiros que as abordagens começaram há cerca de quatro meses. A Polícia Civil investiga o caso.


“Ela disse que, algumas vezes, o pastor falava sozinho com ela na igreja, com a desculpa de fazer uma oração, e dizia que queria beijá-la, mas não fazia isso porque tinha muita gente lá. Ela, então, contou para uma amiga da situação, que sugeriu que ela gravasse o vídeo”, disse o conselheiro Júnior Borges Leite.

O profissional afirmou ainda que, após o conselho tomar conhecimento do caso, chamou a Guarda Civil Metropolitana, que informou a situação à Polícia Civil. “O Conselho Tutelar vai acionar a rede proteção para dar toda assistência. Atualmente, ela está na casa de outro familiar”, completou.


Como o nome do suspeito não foi revelado, o G1 não conseguiu localizá-lo para que se manifeste sobre a denúncia.


Em nota, a Polícia Civil informou que a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) já instaurou inquérito para investigar o caso e que detalhes serão passados apenas ao fim das apurações, que são coordenadas pela delegada Marcella Orçai.


"O inquérito é sigiloso por se tratar de menor. A mãe e a adolescente foram ouvidas, mas não podemos atrapalhar a apuração. O pastor também é casado. Tudo precisa ser investigado profundamente", disse a delegada.

Vídeo

O vídeo que mostra a importunação sexual contra a adolescente foi gravado há mais de uma semana, mas o caso só foi registrado na Polícia Civil na terça-feira (20).


Na gravação, o homem abraça a menina e pede um beijo. A garota tenta se soltar, mas acaba cedendo. Ela se afasta, mas o homem a chama novamente e a beija uma segunda vez. A garota se afasta e diz que precisa sair.


O homem, então, alerta que ela deve apagar qualquer mensagem entre os dois: “Hora que eu mandar mensagem e você ouvir, você apaga, não deixa para apagar depois não, está bom?”. Em seguida, ele diz que os dois estão juntos.


“Você nunca vai se arrepender. Vai ver que sua vida vai mudar a partir de desse beijo. É segredo total. Não pode falar nada, nunca, para ninguém, nem para sua mãe. O dia que você quiser eu venho aqui, é só me falar. A gente está começando devagarzinho", diz à menina e, em seguida, vai embora.


Pastor é suspeito de importunar sexualmente adolescente de 14 anos — Foto: Reprodução/TV Anhanguera


Fonte: G1

Leia Mais ››

Salles discute com Anitta em rede social após cantora pedir saída dele da pasta do Meio Ambiente

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, discutiu com a cantora Anitta em uma rede social nesta quarta-feira (21).


O ministro Ricardo Salles e a cantora Anitta — Foto: José Cruz/Agência Brasil e Gary Hershorn/POOL/AFP


O desentendimento começou quando a cantora fez uma publicação pedindo a saída de Salles da pasta e afirmando que o ministro é um "desserviço para o meio ambiente". Salles replicou, chamando a cantora de "teletubbie" (série infantil de TV dos anos 1990).


Na manhã desta quarta (21), um dia antes da cúpula do clima, a hashtag #ForaSalles figurou entre os assuntos mais comentados do Twitter.


Celebridades, políticos, e autoridades fizeram publicações pedindo a demissão de Salles. A ação foi divulgada pelo Coletivo de Cidadãos e Cidadãs em Defesa da Floresta.


"#FORASALLES desserviço para o meio ambiente", escreveu Anitta na publicação que deu início à discussão com o ministro.

"Fica na sua ai, ô Teletubbie ! #FicaSalles", escreveu Salles em resposta à postagem de Anitta.

"Que resposta madura. Quantos anos você tem? 12? Então é melhor sair do ministério anyway", replicou Anitta.

"Se você conseguir demonstrar, sem ajuda de outra pessoa, que sabe quais são as capitais do Brasil ou pelo menos os nomes dos seis biomas brasileiros a gente começa conversar...", retrucou Salles.


A discussão se deu na véspera da participação do presidente Jair Bolsonaro na cúpula do clima convocada para esta quinta-feira (22) pelo presidente dos EUA, Joe Biden.


De acordo com o blog da Ana Flor, o discurso de Bolsonaro seguirá a cartilha de Salles. A cúpula acontecerá exatamente um ano depois da reunião ministerial em que Salles afirmou que, enquanto a imprensa estivesse preocupada com a pandemia de Covid-19, era preciso "ir passando a boiada" da desregulamentação da legislação ambiental.


Ministros defendem Salles

Ministros e outros membros do governo saíram em defesa de Ricardo Salles. O ministro Luiz Eduardo Ramos, da Casa Civil — a quem Salles chegou a dizer para deixar de adotar uma postura de “maria fofoca”; depois ele se desculpou — publicou "#FicaSalles".


Fabio Faria, das Comunicações, postou a mesma mensagem acompanhada de uma foto em que Bolsonaro aparece acompanhado de Salles, do próprio Faria e de outros ministros do governo federal.


O ministro do Turismo, Gilson Machado; o assessor especial para assuntos internacionais de Bolsonaro, Filipe Martins; e o secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência, Vicente Santini, também saíram em defesa de Salles.


Notícia-crime

Ricardo Salles foi alvo de uma notícia-crime apresentada no último dia 14 pelo então superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, ao Supremo Tribunal Federal. O senador Telmário Mota (Pros-RR) também foi denunciado pela PF.


No documento, o delegado aponta a possibilidade de ocorrência dos crimes de advocacia administrativa, organização criminosa e o crime de "obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais".


Após a denúncia, o governo federal trocou o comando da PF no Amazonas. O delegado Leandro Almada da Costa assumiu o cargo no lugar de Alexandre Saraiva. A troca foi assinada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Tercio Issami Tokano, e publicada no "Diário Oficial da União" na terça (20).


Na nota em que anunciou a troca, a PF afirmou que Saraiva foi comunicado da substituição "no decorrer da tarde" do dia 14, mesmo dia em que a notícia-crime foi apresentada.


Fonte:G1

Leia Mais ››

Um ano após 'boiada', discurso de Bolsonaro na cúpula de Biden será ditado pela visão de Salles



Mesmo com toda a pressão para uma guinada no discurso e na ação do governo brasileiro em relação à agenda ambiental, o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro na cúpula do clima convocada para esta quinta-feira (22) pelo presidente dos EUA, Joe Biden, seguirá a cartilha do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.


A cúpula acontecerá exatamente um ano depois da reunião ministerial em que Ricardo Salles afirmou que era preciso "ir passando a boiada" da desregulamentação da legislação ambiental enquanto a imprensa estava preocupada com a pandemia de Covid-19.


Segundo dois assessores do presidente que acompanham o tema dentro do governo, a argumentação de Bolsonaro aos líderes de 40 nações não vai diferir do que Salles sempre defende como meta ambiental de sua gestão: insistir no pagamento por serviços ambientais, na indenização por créditos de carbono pelo países poluidores aos que preservam o meio ambiente; e em uma solução que respeite atividades econômicas na Amazônia.


Além disso, Bolsonaro repetirá o que escreveu em carta a Biden, nesta semana — que para implementar o plano de redução do desmatamento e cumprir metas globais, o Brasil precisa de recursos internacionais.


Salles é hoje um símbolo do retrocesso na agenda ambiental, associado à defesa de desmatadores e garimpeiros.


As imagens do ministro ao lado de toras de madeira — segundo a Polícia Federal, ilegalmente desmatadas — correram o mundo, assim como a denúncia feita por servidores do Ibama sobre o desmonte na fiscalização.


Fonte: Blog da Ana Flor

Leia Mais ››

Governo prepara relatório de ações a fim de municiar aliados convocados pela CPI da Covid



O governo do presidente Jair Bolsonaro começou a preparar um balanço geral de todas as ações realizadas pelos ministérios no combate à pandemia do coronavírus.


O objetivo é dar munição a ministros e aliados que serão convocados a depor na CPI da Covid, cuja primeira reunião está marcada para a próxima terça-feira (27).


Segundo assessores presidenciais, a ideia é usar a comissão para dar publicidade a tudo o que o governo fez até agora e tentar reverter o jogo, desfavorável a Bolsonaro.


"Vamos ter de conviver com a CPI. Então, vamos usá-la para reverter o jogo. O que muitos acham que pode ser usado contra o presidente, pode acabar sendo um local para mostrarmos tudo o que foi feito e não é reconhecido totalmente até agora", disse ao blog um assessor presidencial.


O material que está sendo elaborado, segundo esse assessor, será usado para preparar "quem for chamado do lado do governo" para prestar depoimento na CPI.


Além disso, os dados e levantamentos serão repassados aos senadores aliados do Palácio do Planalto para que possam defender Bolsonaro.


A primeira reunião para elaborar o balanço das ações do governo federal no combate à pandemia já foi realizada no Palácio do Planalto.


Sob a coordenação da Casa Civil, reuniu os ministérios que desenvolveram algum tipo de medida durante o enfrentamento do coronavírus.


"Temos muito o que mostrar. A hora é de mostrar tudo, e a CPI pode ser o local ideal", acrescentou o auxiliar.


Uma das preocupações do governo é com o depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que será um dos principais alvos de investigação da CPI da Covid.


Ele será um dos que terão treinamento para depor na comissão porque teve a gestão à frente da pasta muito criticada.


Pazuello é apontado como um seguidor das ordens do presidente da República — por exemplo, na defesa do tratamento precoce contra a Covid-19, criticado por especialistas da área da saúde e cuja ineficácia está cientificamente comprovada.


Depois de tentar evitar a indicação do senador Renan Calheiros (MDB-AL) para a relatoria da CPI da Covid, o governo já dá como irreversível a escolha do emedebista para o posto.


Para auxiliares de Bolsonaro, Renan Calheiros é um senador experiente e não irá se furtar a conversar com o governo para esclarecer situações que surgirem na CPI.


Segundo eles, no final das contas, melhor ter Renan na relatoria que ter na presidência o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento de criação de comissão.


Fonte: Blog do Valdo Cruz

Leia Mais ››