terça-feira, setembro 29, 2020

Eduardo Costa falta a audiência na Justiça em BH porque barco ficou encalhado no Pantanal

O cantor Eduardo Costa faltou a uma audiência de conciliação na Justiça, em Belo Horizonte, porque o barco dele ficou encalhado no Pantanal. De acordo com a ata do encontro, registrada no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a procuradora do artista informou que o incidente atrasou o retorno dele.

“A parte requerida pleiteia a redesignação da audiência, pois trata-se de força maior, pois a embarcação do réu ficou encalhada no Pantanal. Seu retorno atrasou em 01 dia. Trata-se de fatalidade e lamentamos pelo ocorrido”, diz o documento.


Cantor Eduardo Costa — Foto: Reprodução/Instagram

O Rio Paraguai, no Pantanal sul-mato-grossense, chegou à situação mais crítica da história e, no último dia 18, o barco em que o artista estava encalhou, possivelmente em um banco de areia. A embarcação possui três pavimentos, com 10 suítes, sala de leitura e academia de ginástica. Nas redes sociais, Eduardo Costa disse que estava em Corumbá para a gravação do novo DVD. O barco foi desencalhado no dia seguinte, 19 de setembro. E a audiência foi realizada no dia 21. Ela é referente a um processo por danos morais movido por João Batista, que já foi casado com uma tia do cantor, sobre a compra de uma casa em Contagem, na Grande BH.

“Ele disse em um programa de TV que comprou e deu uma casa para a avó dele, mas a casa é minha, tenho todos os documentos”, disse o motorista ao G1 nesta terça-feira (29).

A advogada do cantor Eduardo Costa, Cíntia Regina Mendes, disse que a defesa prefere não se manifestar, por se tratar de um assunto de família. A assessoria de imprensa dele afirmou que o sertanejo "estava em viagem de trabalho e por isso solicitou o adiamento da audiência".  

Fonte: G1

Leia Mais ››

Site da Justiça Eleitoral não consumirá internet do celular até o final do segundo turno

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e as operadores de telefonia móvel firmaram nesta terça-feira (29) uma parceria para oferecer acesso gratuito ao site da Justiça Eleitoral nas eleições de 2020.



Site da Justiça Eleitoral não consumirá dados durante as eleições 2020 — Foto: Divulgação

Até 29 de novembro, data do segundo turno, os eleitores com acesso à internet poderão navegar pela página sem o consumo de dados de suas franquias móveis.

"Grande parte da população tem pacote de dados limitados", afirmou Luís Roberto Barroso, presidente do TSE.

A assinatura do acordo foi realizada nesta manhã entre Barroso e o SindiTelebrasil, que representa as operadoras de telefonia no Brasil. O objetivo, segundo o TSE, é facilitar o acesso dos eleitores a "informações confiáveis sobre o processo eleitoral".

Fonte: G1

Leia Mais ››

Google remove 17 aplicativos da Play Store após denúncia apontar presença do vírus 'Joker'

O Google removeu 17 aplicativos da loja Play Store que estavam contaminados com um vírus para Android conhecido como "Joker". De acordo com a empresa de segurança Zscaler, que disse ter realizado a denúncia ao Google e publicou uma análise dos apps, os programas conseguiram obter 120 mil downloads.


Ícones dos apps removidos da Play Store após análise da Zscaler — Foto: Zscaler/Reprodução


O vírus Joker, que estava presente nos aplicativos, é conhecido desde 2017. Ele realiza fraudes de pagamentos, seja nos próprios aplicativos – com assinaturas irregulares – ou por meio de compras realizadas por meio de SMS. O vírus também captura mensagens de SMS e a lista de contatos.

Os programas maliciosos foram cadastrados na loja oficial do Android com a promessa de realizar funções como digitalizar e converter documentos para PDF, traduzir texto, enviar mensagens seguras e editar fotografias.

Caso algum dos 17 apps maliciosos tenha sido instalado, ele deve ser automaticamente removido do aparelho pelo Google Play Protect. Esse sistema de segurança faz parte da Play Store e analisa todos os programas instalados e baixados no aparelho.

O Play Protect faz análises periódicas no aparelho. Para iniciar uma análise manual, abre o app da Play Store e procure a opção "Play Protect" no menu.

Como o Joker se 'esconde'

Em janeiro, o Google revelou que já removeu mais de 1.700 aplicativos contendo o Joker (que a empresa chama de "Bread") desde a sua descoberta em 2017. Em julho e agosto, outros 17 aplicativos com o Joker foram identificados pelas empresas de segurança Check Point e Pradeo.

Especialistas apontam que o Joker adota diversas técnicas para burlar mecanismos de segurança e não ser detectado pelos filtros da loja do Google.

O código do vírus é sempre baixado após a instalação inicial do app, o que significa que a versão cadastrada na Play Store não contém a praga digital.

Embora o vírus em si atue quase sempre da mesma maneira, o método utilizado para baixá-lo varia de um app para outro.

A Zscaler informou, por exemplo, que alguns utilizam uma instalação de dois estágios – ou seja, o app malicioso aparentemente inofensivo cadastrado na Play Store baixa outro app malicioso (primeiro estágio) que então baixa o vírus (segundo estágio).

Em outras versões, o download ocorre em uma única etapa, mas o mecanismo para esconder o endereço varia – desde criptografia até palavras "inúteis" no meio do endereço, que são ignoradas pelo código.

Com essas pequenas diferenças, não é fácil detectar todos os apps maliciosos cadastrados na Play Store após uma única versão do vírus ser identificada, nem adotar filtros capazes de identificar versões futuras do programa.

Usuários, no entanto, podem se precaver evitando a instalação de aplicativos com avaliações muito baixas, cadastrados recentemente ou com outros sinais suspeitos.


Fonte: G1
Leia Mais ››

PGR arquiva apuração preliminar sobre Bolsonaro, Flávio e Eduardo



A Procuradoria-Geral da República (PGR) arquivou uma apuração preliminar relacionada ao presidente Jair Bolsonaro e a dois de seus filhos, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

O arquivamento foi comunicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (28).

O caso envolve as investigações do Facebook que resultaram na remoção de contas ligadas ao PSL e a gabinetes da família Bolsonaro nas redes sociais da empresa. A representação contra a família Bolsonaro foi feita ao Supremo pela deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e gerou a abertura da apuração preliminar pela PGR.

Após a deputada acionar o STF, o ministro Alexandre de Moraes pediu que a PGR se manifestasse sobre a notícia-crime. O procedimento adotado por Moraes é praxe nesse tipo de ação. Em parecer ao Supremo, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, afirmou não haver elementos que justifiquem o início formal de uma investigação contra Bolsonaro e seus filhos por estes fatos.

“A ausência de fatos concretos que possam ser efetivamente atribuídos aos noticiados [Bolsonaro, Flávio e Eduardo] inviabiliza, portanto, a instauração de procedimento próprio. Destaque-se que nem mesmo o Facebook adotou qualquer medida em face deles, como seria o caso, por exemplo, da retirada das respectivas contas oficiais. E isso se deu, naturalmente, por inexistirem quaisquer elementos que vinculem-nos minimamente às acusações formalizadas por meio desta notícia-crime”, escreveu.

Fonte: G1

Leia Mais ››

34% dos alunos de 15 anos no Brasil repetiram de série ao menos uma vez na escola, diz pesquisa da OCDE

País tem o quarto maior percentual da lista, enquanto a média entre os 79 países e territórios analisados é de 11,9%. Além disso, 74% dos diretores afirmam que a conectividade da escola não é adequada. Cenário é desafio na pandemia, para combater o abandono escolar e programar a reabertura das salas de aula.


Prova em sala de aula em Macapá, no Amapá — Foto: Jorge Júnior/Rede Amazônica


No Brasil, 34% dos estudantes de 15 anos repetiram de série ao menos uma vez durante toda a sua vida escolar. Este é o 4º maior percentual entre 79 países e territórios analisados, acima da média de 11,9%, de acordo com um relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado nesta terça-feira (29).

Acima do Brasil, os territórios e nações com maiores percentuais de reprovação são Marrocos (49,3%), Colômbia (40,8%), e Líbano (34,5%) (veja gráfico abaixo).

10 países com mais alunos que reprovaram ao menos 1 vez na escola


O estudo "Políticas Eficazes, Escolas de Sucesso" é o 5º relatório da OCDE feito a partir de dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês).

Ele aponta que os países com menores índices de repetência têm resultados melhores em leitura, a área de conhecimento aprofundada no Pisa mais recente. No Brasil, o primeiro volume de dados da avaliação apontou que o país havia ficado estagnado em leitura, e caído na avaliação em matemática e ciências.

Além disso, repetir de ano pode levar ao desinteresse pelas aulas, podendo causar abandono e evasão, uma das preocupações com a interrupção das aulas na pandemia. No ensino médio, os jovens estão deixando as aulas para trabalhar e ajudar nas contas em casa devido à crise econômica provocada pela pandemia. No ensino superior, o impacto é dos alunos que não conseguem pagar a mensalidade ou nem ingressam na faculdade por falta de perspectiva.

Os dados indicam que, em geral, alunos de baixa renda têm três vezes mais chance de repetir de série ao menos uma vez na vida, se comparado a estudantes de maior renda, mas com o mesmo desempenho no Pisa. No Brasil, 51,8% dos que repetiram de ano ao menos 1 vez estavam na parcela mais pobre da população. A maioria dos repetentes (58,6%) eram de áreas rurais ou vilas.

Perfil das escolas e possível impacto na pandemia

Os dados do relatório apontam um cenário escolar com problemas que poderão impactar na reabertura das escolas, fechadas por causa da pandemia.

O Brasil é o segundo país com a menor quantidade de computadores por estudante na escola. Antes da pandemia, apenas 16,3% dos alunos do Brasil tiveram aulas para navegar em segurança na internet. Os dados apontam um possível despreparo dos alunos para as aulas on-line.

Já a volta às aulas poderá encontrar obstáculos. A conectividade das escolas não é uma realidade para todas. De acordo com o relatório 74% afirmam que a velocidade da internet não é adequada e 50,6% dos professores tinham as habilidades necessárias para integrar o uso da tecnologia à aprendizagem. O Brasil é o 52º colocado no ranking de computadores ligados à internet nas escolas.-

Brasil é 2° pior colocado em número de computadores por aluno, em ranking mundial

Além disso, há diferença na distribuição desta tecnologia. No Brasil, 68% das escolas ricas e 10% das escolas pobres têm equipamentos digitais, segundo o relatório da OCDE.

Embora os dados apontem uma melhora na oferta de professores, ainda assim há uma lacuna a se preencher. Em 2015, 26% dos diretores do Brasil afirmaram ter falta de professores no quadro. Em 2018, o índice caiu para 17,6%. Aliado à falta de professores, será preciso organizar o quadro docente para afastar aqueles que são de grupo de risco.

Com a possibilidade de manter as aulas híbridas na reabertura das escolas, com parte dos alunos estudando em casa e parte indo para os colégios, será preciso incrementar a estrutura.

Em relação aos recursos da escola, como equipamentos tecnológicos, biblioteca, e livros didáticos, os dados do relatório indicam piora no Brasil. Em 2015, 29,3% dos diretores relataram a falta de algum tipo de recurso relativo à aprendizagem. Em 2018, eram 31,9%, aumento de 2,7 pontos percentuais.

“Esta crise expôs muitas inadequações e desigualdades nos sistemas educacionais em todo o mundo”, disse Andreas Schleicher, Diretor de Educação e Competências da OCDE. “Os jovens desfavorecidos foram particularmente afetados e cada país deve fazer mais para garantir que todas as escolas tenham os recursos de que precisam para que todos os alunos tenham oportunidades iguais de aprender e ter sucesso.”

Desempenho dos alunos e perfil das escolas

O desempenho dos alunos se mostrou maior em escolas privadas, segundo a OCDE. No Brasil, a diferença chegou a 102 pontos, se comparado ao desempenho de alunos de escolas públicas.

Estudantes da educação profissional tiveram um desempenho, em média, 30 pontos abaixo dos alunos da educação regular, considerando todos os 79 países analisados. Escolas que agrupam os alunos conforme a habilidade e desempenho dos grupos tiveram oito pontos a menos em leitura, em média, se comparado a escolas que não segregam os estudantes.

Outro fator que interfere no desempenho dos alunos é o contato precoce com a escola. Na educação infantil do Brasil, 9,9% dos alunos pesquisados não tiveram acesso à pré-escola. O relatório aponta que alunos que não frequentaram esta primeira etapa de ensino tiveram desempenho pior em leitura se comparado a estudantes que tiveram de um a três anos de aulas na primeira infância.

Fonte: G1

Leia Mais ››

MEC publica edital do Fies com 50 mil vagas remanescentes; inscrições abrem em 6 de outubro

Fazendo upload: 851033 de 851033 bytes.

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira (29) o edital para preencher 50 mil vagas remanescentes do Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições serão abertas em 6 de outubro no site oficial do Fies (http://fies.mec.gov.br/)

As vagas remanescentes são aquelas que "sobraram" ao longo dos processos seletivos, seja por desistência dos candidatos ou por falta de documentação. No segundo semestre de 2020, 0 Fies havia ofertado 30 mil vagas para financiamentos.

O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

O edital de vagas remanescentes atende somente à primeira modalidade.

Entidades do ensino superior privado têm afirmado que a pandemia poderá impactar no aumento da evasão escolar, devido à falta de emprego e diminuição de renda dos alunos matriculados ou das suas famílias.

Outro fator que ameaça o setor é o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Previsto para novembro, as provas serão realizadas em janeiro e fevereiro de 2021, com resultados divulgados em março. A alteração no cronograma poderá atrasar o ingresso de 3,5 milhões de universitários no ensino superior privado, de acordo com um levantamento da Abmes.

A estimativa se refere ao número de estudantes que se inscrevem no Enem de olho na nota de desempenho. Além de permitir a disputa de vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Enem é usado nas instituições particulares como forma de vestibular, para concessão de bolsas de estudo, ou descontos progressivos nas mensalidades. Para concorrer às bolsas do Fies, também é preciso ter feito o exame a partir de 2010.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Cerca de 90% das escolas da rede municipal de Fortaleza estão aptas a retomar aulas presenciais

 Na rede pública municipal de ensino de Fortaleza, cerca de 90% das escolas estão prontas para retomar as atividades presenciais. De acordo com a secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha, todas as unidades já iniciaram algum tipo de intervenção e poucas ainda não concluíram o processo.



O governador Camilo Santana autorizou a ampliação de mais séries para aulas presenciais nas escolas da Grande Fortaleza. — Foto: Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares


“As intervenções nas escolas ficam como investimento. A gente vai aumentar o número de lavatórios, as áreas vão ficar mais arejadas, e tudo isso vai contribuir para a estrutura física, de adequações mais confortáveis. E com certeza a gente tem aí um legado na questão da saúde, de contribuir com a prevenção das condições de saúde dos nossos estudantes”, avalia a gestora.


As aulas presenciais foram suspensas no Ceará em março, no início da pandemia, e foram autorizadas a retomar em 1º de setembro, para turmas do ensino infantil de escolas particulares. No último dia 19, o governador Camilo Santana divulgou que a oferta de aulas presenciais será ampliada em 1º de outubro para mais séries nas escolas da macrorregião de Fortaleza, onde aulas já estão parcialmente autorizadas. A Prefeitura de Fortaleza, porém, ainda vai definir a data de retorno na capital. Oito municípios da Grande Fortaleza já decidiram que as aulas presenciais só devem ser retomadas em 2021.



A secretária detalha que a gestão municipal já contava com uma reserva de recursos de R$ 16 milhões que estão sendo destinados à adequação da rede para o retorno. O objetivo é atender todas as necessidades das escolas em relação aos materiais pedagógicos, de higiene e demais protocolos sanitários – para desinfetar equipamentos e ambientes, por exemplo –, além de toda a parte de equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais e estudantes.


Dalila destaca, ainda, a necessidade de outros insumos, como álcool em gel e álcool líquido. “Também tem as garrafinhas squeeze para os estudantes, que cada um vai ter a sua. Os termômetros... Tudo isso está sendo adquirido de forma centralizada pela Secretaria, que está em fase de contratação ou de licitação. Esse conjunto de compras centralizadas deve necessitar da ordem de R$ 11 milhões, até o final do ano. Caso a gente retorne esse ano, tem a previsão de estimativa para essas aquisições”, diz.


As adequações estruturais, junto à aquisição de EPIs para professores e alunos, além de materiais pedagógicos, representam um custo de cerca de R$ 27 milhões. Deste total, R$ 7 milhões são garantidos pelo Governo Federal e o restante vem do tesouro municipal.


Retorno sem data

Sobre o retorno das aulas presenciais, ainda não há data prevista na rede municipal. A titular da SME afirma, porém, que os gestores municipais “continuam dialogando”, seguindo protocolos pedagógicos da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), junto à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).


“A gente tem um plano num estágio bem avançado. Quando for definido o retorno da rede municipal, nós convocaremos o comitê municipal, constituído também pela categoria que representa os professores, além de gestores, pais de alunos, Câmara Municipal, para que a gente possa discutir juntos as estratégias de retorno seguindo os protocolos sanitários e pedagógicos”, garante Dalila.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Esquenta do 25 se transforma em uma grande "onda azul" que toma as ruas Itaú



A nação azul acordou com vontade de ir para as ruas anunciar a campanha de Zé Roberto e Zé Filho Melo, a proposta era realizar apenas em um esquenta anunciando o comício drive-in que acontecerá logo mais às 18h com uma carreata pelas principais ruas da cidade, mas acabou se tornando em uma grande "onda azul".

Com sua camisa azul os eleitores do Pezão, levaram toda euforia as ruas de Itaú e fizeram um belíssimo passeio motociclístico pelos bairros, anunciando a vitória do "Pezão" que está na boca do povo.


Os que não puderam participar deste primeiro momento aguardavam ansiosos a passagem do passeio em suas casas para oficial o apoio a Zé Roberto o e Zé Filho.


Com o apoio do Prefeito Ciro Bezerra (DEM), Zé Roberto e Zé Filho acompanharam todo o trajeto do esquenta acenando para as pessoas que observam e vibravam com movimentação de suas casas.


O esquenta do 25 foi o primeiro ato oficial da campanha do "Pezão" que arrastou uma grande onde azul sobre Itaú rumo a vitória no dia 15 de novembro.

Veja as fotos do esquenta 25 clicando aqui ou na imagem abaixo:





Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Leia Mais ››

Programa do Leite Potiguar vai mudar pontos de distribuição em Mossoró

 O Governo do RN vai assumir e reordenar o Programa do Leite Potiguar (PLP) em Mossoró, na região Oeste potiguar, através do Plano Operacional de Previdências, instalando novos pontos de distribuição. Atualmente, mais de 4 mil pessoas fazem parte do programa na cidade.



Programa leite potiguar — Foto: Assecom/Sethas


A mudança acontece após uma auditoria internada realizada na Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) em parceria com a Controladoria Geral do Estado (Control), em 2019. Entre as irregularidades, as duas principais encontradas foram a distribuição do leite em pontos informais e sem condições higiênico-sanitárias, e em pontos formais em situação semelhante.


Assim, serão instalados novos pontos de distribuição do leite, que vão substituir os 73 atuais (48 na zona urbana e 25 na zona rural) por uma estrutura menor com 37 postos, sendo 16 urbanos e 21 rurais. Esses postos serão operacionalizados por agentes públicos - atualmente são voluntários que realizam a distribuição.


Os novos pontos serão em espaços públicos, preferencialmente escolas da rede estadual de ensino. Eles devem atender exigências dos protocolos da Vigilância Sanitária (Suvisa), como lavatórios para as mãos, pontos de água corrente e instalações elétricas adequadas para conexão de freezers.


O reordenamento, portanto, segundo o governo, visa melhorar as entregas e as instalações dos pontos. Em muitos deles, os freezers para acondicionamento do leite apresentavam defeitos como temperatura irregular para a refrigeração ideal.



Um inquérito civil do Ministério Público do Rio Grande do Norte, além da auditoria interna, definiu prazos limites para aplicação das medidas saneadoras como a total regularização de toda a Rede de Pontos de Distribuição no Estado. Por esse motivo, o Governo do Estado informou que assumiu a execução do Programa em Mossoró.


Segurança alimentar

O Programa de Segurança Alimentar atende cerca de 73 mil famílias em situação de vulnerabilidade no RN e distribui 5 litros de leite por semana para cada uma. O PLP é mantido com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecope). Para ter direito ao leite, as famílias devem possuir crianças de um a sete anos de idade, gestantes, idosos acima dos 60 anos, nutrizes e outros segmentos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).


Reajuste

Segundo a Sethas, o governo tem feito investimentos em genética, em melhoria do rebanho e aquisição de silagem para o gado. No dia 27 de agosto, o Executivo reajustou em 11,1% o valor pago pelo litro de leite bovino e caprino adquirido dos laticínios para o PLP. O último reajuste do leite havia sido concedido em 2016.


O preço do leite bovino passou de R$ 1,38 para R$ 1,50 para o produtor e de R$ 0,78 para R$ 0,90 por litro de leite processado para a indústria de laticínios. O preço total praticado pelo Programa do Leite passou de R$ 2,16 para R$ 2,40. Da mesma forma, o litro do leite de cabra de R$ 1,92 passa para R$ 2,10 para o produtor e de R$ 0,78 para R$ 0,90. O preço final que era de R$ 2,70 vai para R$ 3,00.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Itep reabre pontos de atendimento para emissão de carteiras de identidade no RN

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) reabriu, nesta segunda-feira (28), novas unidades para a confecção de documentos de identidade. Ao todo, são 15 pontos de atendimento. O aumento da demanda, com a retomada econômica, gerou longas filas nos locais de atendimento que já estavam abertos - até semana passada eram cinco.



Serviço de emissão de carteiras de identidade é retomado em vários postos do Itep — Foto: Divulgação


Agora há atendimento nos postos das Centrais do Cidadão de Natal do Via Direta e da Zona Norte, João Câmara, Macau, Currais Novos, Parelhas, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Pau dos Ferros, Nova Cruz, Caicó, Mossoró e Canguaretama, além da unidade de São José do Mipibu, inaugurada na última sexta-feira (25) e o Itep da Ribeira.


Segundo o órgão, para ser atendido é necessário realizar o agendamento através do site das centrais do cidadão (aqui).


Uma portaria do órgão também regulamentou casos de isenção para emissão de Carteira de Identidade. De acordo com o documento instituído, pessoas mais carentes, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda per capita de até R$ 178,00, terão direito à gratuidade.


O Itep concede isenções na emissão de Carteira de Identidade no caso da primeira via e na emissão da segunda via para pessoas que tiveram documentos perdidos ou danificados por ocasiões de enchentes no território do Rio Grande do Norte.


Também são beneficiárias vítimas de roubo ou furto. Nesse caso, o interessado deve solicitar a segunda via dentro do prazo de 30 dias a partir do evento, apresentando boletim de ocorrência, identificando o documento furtado ou roubado.


Para as pessoas inscritas no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal, o interessado precisará apresentar cópia do registro do programa e ter renda per capita de até R$ 178. O serviço é feito em qualquer posto de atendimento do Itep.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN chega a 68.765 casos confirmados e 2.377 mortes por Covid-19

O Rio Grande do Norte tem 68.765 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia e 2.377 mortes pela doença. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta segunda-feira (28). Outros 312 óbitos seguem sob investigação.


O RN ainda tem 34.861 casos suspeitos e outros 140.119 descartados. O número de confirmados recuperados continua em 40.400, enquanto o de inconclusivos, que agora são tratados como "Síndrome Gripal não especificada", chegou a 52.780.


No boletim, a Sesap também destaca que 213 pessoas estão internadas por causa da Covid-19 no estado, sendo 161 na rede pública e 52 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 38,81% na rede pública e de 16,3% na rede privada.


No total, 175.624 testes para coronavírus foram realizados no estado, sendo 86.788 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 88.836 sorológicos.


Números do coronavírus no RN

68.765 casos confirmados

2.377 mortes

40.400 confirmados recuperados

34.861 casos suspeitos

140.119 casos descartados



RN tem 68.765 casos confirmados desde o início da pandemia — Foto: Joana Lima


Fonte: G1

Leia Mais ››

TSE faz parceria com redes sociais para combater fake news nas eleições

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) fez uma parceria com as principais redes sociais para combater a divulgação de fake news durante as eleições. A informação foi confirmada por Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, em entrevista à GloboNews, que foi ao ar na noite de domingo. Ele explicou que não haverá censura, pois o objetivo principal é prevenir o problema.


Barroso anuncia que há acordo com WhatsApp, Twitter, Facebook, Instagram, Google e TikTok
Imagem: Nelson Jr./SCO/STF


"Claro que nós iremos reprimir os casos de fake news que possam ser reprimidos judicialmente. Mas nós estamos fazendo um pouco diferente. Nós estamos tendo uma atuação preventiva intensa para tanto minimizar a ocorrência de fake news, quanto para procurar neutralizar a ocorrência de fake news", declarou Barroso.

Seis empresas fizeram parceria com o TSE: WhatsApp, Twitter, Facebook, Instagram, Google e TikTok. Elas vão desenvolver ferramentas para combater perfis falsos, uso indevido de robôs e impulsionamentos ilegais de conteúdo. No último sábado (26), em pronunciamento para rádio e TV, Barroso já tinha manifestado preocupação com as notícias falsas. Depois de falar sobre as dificuldades causadas pela covid-19, ele fez um alerta aos eleitores.

"Há um outro vírus que ronda as eleições, capaz de comprometer não a saúde pública, mas a própria democracia. Trata-se das notícias falsas, das campanhas de desinformação e de difamação. Vamos fazer uma campanha com debate público de qualidade, franco e robusto, mas com respeito e consideração pelas pessoas e por suas ideias, mesmo que diferentes das nossas", pediu Barroso.

Além da parceria com as redes sociais, Barroso explicou que o TSE tomará outras providências para combater a disseminação de fake news, como a criação de um site chamado "fato ou boato". Ele negocia para que o acesso a esse portal seja gratuito para toda população, sem desconto em pacotes de dados.

Na mesma entrevista à GloboNews, Barroso também comentou sobre o caso do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), que está condenado a ficar inelegível até 2026. O político prometeu recorrer ao TSE, pois quer disputar as eleições de 2020. Barroso afirmou que tentará acelerar o julgamento do caso, para que ocorra antes do 1º turno, que será em 15 de novembro.


Fonte: Uol

Leia Mais ››

Brasil soma mais de 142 mil mortos por Covid-19; média móvel de óbitos segue estável há 2 semanas

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta segunda (28).


O país registrou 385 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 142.161 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 687 óbitos, uma variação de -15% em relação aos dados registrados em 14 dias.


Desde o dia 14 de setembro a tendência na média móvel de novas mortes segue em estabilidade, ou seja, o número não apresentou alta nem queda representativa em comparação com os 14 dias anteriores. Entenda os critérios.


Em casos confirmados, já são 4.748.327 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia, 16.412 desses confirmados no último dia. A média móvel de casos foi de 26.892 por dia, uma variação de -14% em relação aos casos registrados em 14 dias.


No total, 3 estados apresentam alta de mortes: Amazonas, Amapá e Roraima.


Há estados, porém, em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. É o caso de dois desses três estados do Norte: a média de mortes no Amapá foi de 1 para 2; e em Roraima, de 2 para 3. A média é arredondada para facilitar a apresentação dos dados.



Brasil, 28 de setembro

Total de mortes: 142.161

Registro de mortes em 24 horas: 385

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 687 por dia (variação em 14 dias: -15%)

Total de casos confirmados: 4.748.327

Registro de casos confirmados em 24 horas: 16.412

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 26.892 por dia (variação em 14 dias: -14%)

Estados

Subindo (3 estados): AM, AP e RR

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (9 estados): SC, ES, MG, RJ, TO, BA, MA, PB e PE

Em queda (14 estados + DF): PR, RS, SP, DF, GO, MS, MT, AC, PA, RO, AL, CE, PI, RN e SE

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mundo ultrapassa a marca de 1 milhão de mortos por Covid-19, diz universidade

O mundo ultrapassou nesta segunda-feira (28) a marca de 1 milhão de mortes provocadas pelo novo coronavírus, segundo a Universidade Johns Hopkins. Os Estados Unidos e o Brasil são os países com os maiores números de óbitos.



Muçulmanas indonésias andam em meio a túmulos em um cemitério em Jakarta, onde novas covas foram abertas para enterrar vítimas da Covid-19 no país, no dia 24 de setembro. — Foto: Dita Alangkara/AP


Além da marca, a velocidade da pandemia também chama atenção: enquanto o mundo levou seis meses para registrar as primeiras 500 mil mortes, foram necessários somente três meses para registrar as outras 500 mil. As últimas 100 mil mortes foram registradas em 12 dias. (Veja mais abaixo).



Os cinco países com mais mortes são Estados Unidos, Brasil, Índia, México e Reino Unido (veja gráfico). Os números brasileiros são do consórcio de veículos de imprensa – do qual o G1 faz parte – , que apontavam mais de 142 mil mortes no país pela Covid-19 até as 20h desta segunda.


Os dados mundiais são do monitoramento da Hopkins, com atualização até a noite (22h, no horário de Brasília) de segunda-feira.


Pelos números da Johns Hopkins às 22h desta segunda, as mortes por coronavírus no Brasil e EUA, somadas, representavam cerca de 34% do total de vítimas da Covid-19. Para efeito de comparação, juntas, as populações dos dois países representam apenas 7% de toda a população mundial.


No último dia 17, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para a aceleração da pandemia na Europa em setembro, impulsionada por altas nas transmissões diárias, principalmente na França e Espanha.


O Reino Unido, que também aparece com os vizinhos europeus na lista dos dez países com mais mortes no mundo, vive uma onda de novos contágios: houve dois dias de recordes diários na última semana.


Novas restrições

Por causa do aumento de casos, vários países europeus anunciaram ou planejam novas restrições para conter a disseminação do vírus.


A região de Madri, na Espanha, se apressa para estender as restrições já em vigor a novas áreas. A partir de segunda (28), 167 mil habitantes adicionais – superando, assim, um milhão de pessoas – poderão sair de seus bairros apenas para trabalhar, ir ao médico ou levar seus filhos para a escola, segundo a agência de notícias France Presse.


No Reino Unido, quase metade do País de Gales estará em confinamento local: a partir das 18h (horário local; 14h de Brasília) deste domingo, estará proibida a entrada ou saída nas cidades de Cardiff e Swansea, exceto por razões profissionais ou estudantis.



Casal anda de máscaras para proteção contra a Covid-19 em Cardiff, sul do País de Gales, no dia 27 de setembro. — Foto: Geoff Caddick / AFP


Na França, um coletivo de médicos pediu a implementação de medidas drásticas "a partir deste fim de semana", para evitar "uma segunda onda mais difícil de administrar para os hospitais e unidades de terapia intensiva (UTI) do que a primeira".


Em Bruxelas, na Bélgica, bares e cafeterias terão que fechar suas portas às 23h partir de segunda (28). E, na Itália, os torcedores estão muito frustrados porque, por enquanto, os estádios da península não podem receber mais de mil torcedores por partida.



As medidas rígidas vêm provocando indignação e protestos em todo o mundo – como em Londres, onde, no sábado (26), ao menos 16 pessoas foram detidas e quatro policiais ficaram feridos em uma manifestação que reuniu milhares de opositores às restrições.


Evolução da pandemia

O mundo atingiu 100 mil mortes pela Covid-19 em 10 de abril, pouco mais de três meses depois do primeiro caso confirmado do novo coronavírus. Em apenas 15 dias, o número de vítimas da doença dobrou e chegou a 200 mil.


Veja as datas em que o mundo alcançou cada uma das 100 mil mortes até chegar ao 1 milhão de óbitos, segundo a Johns Hopkins:


10 de abril: 100 mil mortes

25 de abril: 200 mil mortes

14 de maio: 300 mil mortes

7 de junho: 400 mil mortes

28 de junho: 500 mil mortes

19 de julho: 600 mil mortes

5 de agosto: 700 mil mortes

22 de agosto: 800 mil mortes

9 de setembro: 900 mil mortes

28 de setembro: mais de 1 milhão de mortes

Primeiros casos

A OMS emitiu o primeiro alerta para a Covid-19 em 31 de dezembro de 2019, depois que autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan, metrópole chinesa com 11 milhões de habitantes



A primeira morte foi registrada no dia 9 de janeiro. Tratava-se de um chinês de 61 anos. O paciente foi hospitalizado com dificuldades de respiração e pneumonia grave, e morreu após uma parada cardíaca. Naquele momento, 41 pessoas já haviam se infectado.


Nos Estados Unidos, o vírus foi detectado por volta de 20 de janeiro. No Brasil, o primeiro caso foi confirmado pelo Ministério da Saúde em 26 de fevereiro, em São Paulo capital.


No dia 11 de março, a OMS declarou que o mundo vivia uma pandemia de coronavírus.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Coronavírus: Inglaterra ameaça multar em até R$ 71 mil quem não respeitar isolamento

O governo britânico vai multar a partir desta segunda-feira (28) em até 10 mil libras (cerca de R$ 70 mil) quem testar positivo para Covid-19 e não se isolar.



Decisão foi tomada após estudo encomendado pelo governo constatar que apenas 18% das pessoas com sintomas de covid-19 se isolaram — Foto: Reuters via BBC


A multa também vale para aqueles que não cumprirem a quarentena mesmo após terem sido informados que estiveram em contato com alguém com diagnóstico positivo da doença.


O motivo? Um estudo encomendado pelo governo constatou que apenas 18% das pessoas com sintomas de Covid-19 se isolaram.


Enquanto isso, o governo prometeu um "fornecimento ininterrupto" de EPI (Equipamento de Proteção Individual) para os profissionais de saúde na linha de frente durante o inverno.


Os estoques de EPI para quatro meses, como máscaras, viseiras e aventais, estarão disponíveis a partir de novembro, informou o Departamento de Saúde.


A partir desta segunda-feira (28), será um crime passível de punição não cumprir a instrução oficial de auto-isolamento, com multas começando em 1 mil libras (R$ 7 mil), podendo chegar até 10 mil libras (R$ 70 mil) por reincidência ou infrações graves.


Os policiais podem verificar se as pessoas estão cumprindo as regras em locais com alta incidência do vírus e entre grupos de alto risco com base na "inteligência local", informou o governo.


A lei se aplica a pessoas que testaram positivo para o coronavírus ou que foram instruídas pelo NHS (o sistema de saúde público britânico) a se isolar porque estiveram em contato próximo com alguém com o vírus.


E, em caso de diagnóstico positivo, é ilegal fornecer intencionalmente informações falsas sobre seus contatos próximos às autoridades de saúde.


Pessoas com baixa renda que não podem trabalhar enquanto se isolam poderão receber um pagamento de 500 libras (R$ 3,5 mil).


Quase 4 milhões de pessoas que recebem benefícios sociais na Inglaterra serão elegíveis para o auxílio, e ele será retroativo assim que o esquema for devidamente estabelecido no local de residência do beneficiário, informou o Departamento de Saúde.


'Tão importante quanto capturar criminosos e combater incêndios'

A ministra do Interior, Priti Patel, acrescentou que as novas multas são "um sinal claro de que não permitiremos que aqueles que violam as regras revertam o progresso duramente conquistado pela maioria que respeita a lei".


E o secretário de Saúde, Matt Hancock, disse que o governo "não hesitaria" em introduzir novas medidas se o número de casos continuasse a aumentar.


Segundo Chris Hopson, presidente-executivo da NHS Providers, órgão de saúde pública do Reino Unido, disse à BBC, o sistema de testagem e rastreamento “agora se tornou tão importante em um sentido quanto capturar criminosos, combater incêndios e tratar ataques cardíacos".


“É um serviço público fundamental e, se não funcionar, todos sofremos”, disse ele.


"Todos nós temos um papel a desempenhar para fazer este serviço funcionar - se você tiver sintomas, precisa fazer um teste rapidamente; se o teste der positivo, você precisa isolar-se e compartilhar seus contatos próximos com as autoridades."

Ele disse que no inverno o país precisaria de "provavelmente quatro vezes mais testes do que temos atualmente" e disse que havia a necessidade de construir instalações de teste muito mais perto de onde as pessoas vivem e trabalham.


Na última semana de agosto, mais de 19 mil multas foram emitidas na Inglaterra e no País de Gales por supostas violações das leis do coronavírus, disse o procurador-geral por meio de um comunicado.


O governo do Reino Unido espera que as novas multas sejam replicadas nas outras nações que formam o país - País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte - que têm poderes para definir suas próprias regras para o coronavírus.


No início deste mês, o secretário de saúde escocês disse que o assunto estaria em discussão.


Enquanto isso, o País de Gales é a última parte do Reino Unido a introduzir novas regras de confinamento local, com novas restrições em Neath Port Talbot, Torfaen e Vale of Glamorgan a partir das 18h (14 de Brasília) desta segunda-feira.


Como resultado, quase dois terços da população do País de Gales ficará confinada - as pessoas não terão permissão para entrar ou sair de seu condado, a menos que por um número limitado de razões, e serão proibidas de encontrar outras famílias em ambientes fechados.


Regras de autoisolamento

Pelas regras de autoisolamento do governo, uma pessoa não pode sair de casa — nem mesmo para comprar comida ou outros itens essenciais, ou para fazer exercícios.



É necessário que qualquer pessoa com sintomas ou com diagnóstico positivo se isole por 10 dias, enquanto os membros de sua família ou pessoas que foram contatadas pelo Test and Trace devem ficar em quarentena por 14 dias.


O governo britânico decidiu apertar o cerco contra os infratores após uma pesquisa encomendada pelo Departamento de Saúde mostrar que o número de pessoas com sintomas seguindo as regras de autoisolamento era baixo.


Embora a intenção das pessoas de se isolarem fosse alta, cerca de 70%, apenas 11% das pessoas entraram em quarentena após serem solicitadas pelas autoridades de saúde.

Os motivos mais comuns que as pessoas deram para não se isolarem foram porque precisaram ir ao supermercado ou à farmácia ou porque os sintomas melhoraram.



Reino Unido enfrenta 'segunda onda' do coronavírus, disse o primeiro-ministro, Boris Johnson — Foto: Reuters via BBC


Homens e jovens também são menos propensos a seguir as regras, acrescentou a pesquisa.


Hancock também prometeu que os assistentes sociais e de saúde receberão EPI suficiente, à medida que o número de casos de coronavírus no Reino Unido aumentar novamente.


Ele disse que foi um "grande desafio" conseguir suprimentos suficientes no início da pandemia – em meio à escassez generalizada.


“É por isso que temos trabalhado todos os dias desde então para garantir que tenhamos um fornecimento ininterrupto para enfrentar os desafios dos próximos meses e proteger aqueles que estão nos protegendo”, disse ele.



O Departamento de Saúde informou que 70% da demanda esperada de EPI seria atendida pelos fabricantes do Reino Unido a partir de dezembro.


Fonte: G1

Leia Mais ››