sexta-feira, junho 09, 2023

Espetáculo Chuva de Bala reúne 3 mil espectadores na primeira apresentação em Mossoró

A estreia do tradicional espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró reuniu cerca de 3 mil pessoas na estreia na noite de quarta-feira (7), de acordo com a organização.


Espetáculo estreou nesta quarta (7) — Foto: Allan Phablo/PMM


O espetáculo reconta a história da expulsão do bando do cangaceiro Lampião há quase um século na cidade e chegou à sua 21ª edição neste ano.


O espetáculo é apresentado no adro da Capela de São Vicente, no centro da cidade, exatamente onde, no alto da torre, os mossoroenses fizeram uma emboscada para expulsar o bando de Lampião em 1927. A capela é também chamada de Igreja de Lampião.



Quem participa desde a primeira apresentação do espetáculo, em 2002, é o ator Renilson Fonseca, que neste ano viveu na peça o então prefeito da cidade Renilson Fonseca.


"Quando me chamaram para fazer o prefeito, eu só imaginava a força, a resistência, a garra do mossoroense. Porque em 1927 o grande terror era o lampião e ele conseguiu armar a cidade para expulsar lampião", disse.


"Eu trabalhei bastante para ter a oportunidade de chegar a isso e a sensação que eu estou sentindo e acredito que até o fim da temporada vai ser de satisfação".


Mossoró tem uma localização geógrafica muito boa. ela fica entre duas capitais e ao mesmo tempo entre o mar e o sertão e todos esses produtos vinham aqui pra mossoró; na epoca tinha um porto franco, onde chegavam navios do mundo todo.



O espetáculo neste ano conta com 80 pessoas, entre atores, bailarinos, equipes de maquiagem, figurino e coreografia.


Neste ano, o Chuva de Bala tem direção geral de Leonardo Wagner, assistência de produção do cineasta Plínio Sá e coreografia de Roberta Schumara.


"Existe um texto brilhantemente escrito por Tarcísio Gurgel, mas a gente precisa dar um pouco do nosso tempero, da nossa forma de ver a arte, da nossa essência e é isso que a complementa o que a gente chama de adaptação roterística", disse o diretor Leonardo Wagner.


As apresentações acontecem ainda nos dias 8, 9, 10, 11, 13, 15, 16, 17, 18, 22 e 23 de junho.


História

A história contada e recontada pelo Chuva de Bala ressalta o heroísmo de líderes da cidade e da população que expulsou o bando de Lampião em uma batalha histórica, no dia 13 de junho de 1927.


Lampião era o cangaceiro mais temido do Nordeste. O bando de Virgulino Ferreira resolveu invadir a cidade de Mossoró, mas cidade soube da possível invasão e o prefeito na época, Rodolfo Fernandes, montou trincheiras para defesa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Trump é indiciado em investigação de documentos confidenciais, diz imprensa dos EUA

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (8) que foi indiciado na investigação federal sobre o manuseio de documentos confidenciais do governo em sua casa em Mar-a-Lago, na Flórida, após deixar o cargo. Segundo o jornal "The New York Times", ele é o primeiro ex-presidente norte-americano a receber acusações federais.


Donald Trump durante discurso a apoiadores em 4 de abril de 2023 — Foto: Marco Bello/Reuters


O processo criminal, apresentado pelo Departamento de Justiça dos EUA, representa outro revés legal para Trump, que busca reconquistar a presidência do país em 2024. Ele já enfrenta um processo criminal em Nova York que deve ir a julgamento em março do próximo ano.


“A administração corrupta de Biden informou a meus advogados que fui indiciado, aparentemente pelo embuste do Boxes”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social.


Trump disse que deve comparecer ao tribunal na tarde da próxima terça-feira (13) em Miami. "EU SOU UM HOMEM INOCENTE!", escreveu em sua plataforma.


Os advogados de Trump não responderam imediatamente a um pedido de comentário da Reuters. Um porta-voz do procurador especial Jack Smith, funcionário do Departamento de Justiça que está conduzindo a investigação, se recusou a comentar.


Trump enfrenta sete acusações criminais no caso federal, disse a fonte, que falou sob condição de anonimato. As acusações exatas ainda não foram divulgadas oficialmente.


O Departamento de Justiça dos Estados Unidos não fez nenhum comentário ou confirmação sobre o caso.


Trump e seus assessores já estavam se preparando para uma possível acusação no caso dos documentos confidenciais, já que os promotores que lidam com a investigação foram vistos em um tribunal de Miami nesta quinta, onde foram ouvidas testemunhas, segundo a agência de notícias Associated Press.


Nesta quarta (7), a imprensa norte-americana divulgou que procuradores federais haviam notificado o ex-presidente dos Estados Unidos de que ele estava na mira da investigação do caso.


O Departamento de Justiça normalmente notifica as pessoas quando elas se tornam alvos de uma investigação para que elas possam juntar suas próprias evidências que podem provar sua inocência se o caso prosseguir, mas isso não implica obrigatoriamente uma acusação criminal.


Relembre o caso dos documentos

Em agosto de 2022, investigadores apreenderam cerca de 13 mil documentos em uma das casas de Donald Trump, em Mar-a-Lago, na Flórida. Cem desses estavam marcados como sigilosos, embora um dos advogados de Trump tivesse afirmado no passado que todos os registros com marcas de sigilosos haviam sido devolvidos ao governo.


Trump já defendeu a retenção dos documentos, ele afirmou que, quando ainda era presidente, ele tirou o sigilo dos documentos. No entanto, Trump nunca apresentou evidências de que ele realmente tirou o sigilo dos documentos, e os advogados nem mesmo apresentaram esse argumento na Justiça.


Páginas do documento que permitiu ação do FBI na casa de Donald Trump, em Mar-a-Lago — Foto: Jim Bourg/REUTERS

Outras investigações

Uma segunda investigação criminal está analisando supostos esforços de Trump e seus aliados para reverter a derrota dele nas eleições de 2020 para o presidente democrata Joe Biden


Trump é o favorito na corrida pela indicação presidencial republicana de 2024 para desbancar Biden.


Trump é o primeiro presidente dos Estados Unidos, atual ou passado, a enfrentar acusações criminais, tendo se declarado inocente em abril das acusações de delitos graves apresentadas pelo procurador do distrito de Manhattan por falsificação de registros comerciais relacionados a pagamentos de silêncio a uma estrela pornô antes de sua eleição em 2016.


Fonte: g1

Leia Mais ››