quarta-feira, janeiro 19, 2022

PRF promove leilão virtual com 659 veículos retidos no RN

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) publicou nesta quarta-feira (19), um edital com regras para um leilão de 659 veículos que acontecerá de forma virtual nos dias 3 e 4 de fevereiro. Os itens a serem leiloados estão retidos nos pátios da PRF em Caicó, Mossoró e Natal.


Leilão de carros da PRF — Foto: Divulgação


O leilão será o primeiro de 2022. Entre os itens disponíveis para aquisição, estão carros e motos, que poderão entrar em circulação ou serem destinados a sucatas. Os veículos estarão distribuídos em 478 lotes, podendo sofrer alterações quantitativas até o momento da realização do leilão.


O edital está disponível em um site de leilões, com os detalhes dos veículos, os locais para a visitação, os lances iniciais, além de direitos e responsabilidades dos arrematantes.


Os lances já podem ser ofertados pela internet a partir desta quarta-feira (19), até o momento da realização do leilão. Sobre o valor do lance dado, o comprador é responsável pela comissão do leiloeiro (8,75%) e o ICMS.


Os lotes arrematados com direito a documentação serão disponibilizados, sem multas ou débitos de anos anteriores, apenas com as taxas do Detran para transferência e os débitos de licenciamento referentes ao exercício corrente (2022).


A visitação presencial acontecerá entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, nos locais indicados no edital. É importante verificar em qual dos pátios está o lote de interesse do participante.


Visitação

Lotes: 01 ao 67, 360 ao 377, 479 e 480: Pátio Transguad – Localizado no Município de Caicó/RN: Br 427, km 102, vizinho ao Posto do Moinho, às margens da rodovia;

Lotes: 68 ao 192, 378 ao 414, 481, 482 e 483: Pátio da Transguard – Localizado no Município de Mossoró/RN: AV. Mota Neto S/nº (Em frente ao Hospital São Luiz) - Bairro: Aeroporto.

Lotes: 193 ao 358, 416 ao 478, e 484: Pátio da Transguard – Localizado no Município de Natal/RN: AV. Industrial Francisco da Motta, s/n - Bairro: Bom Pastor;


Fonte: g1

Leia Mais ››

MDR anuncia investimento de R$ 40 milhões para construção de ponte na Grande Natal

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) anunciou nesta quarta-feira (19) a construção de uma nova ponte em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A obra vai custar R$ 40 milhões.


Ponte será construída nesta área e vai ligar Monumento aos Santos Mártires a Natal — Foto: Wendell Jefferson


Segundo o MDR, a ponte será construída no ponto mais estreito da travessia sobre o Rio Jundiaí, afluente do Rio Potengi, e permitirá a ligação do Monumento aos Santos Mártires, em São Gonçalo do Amarante, à estrada Km 6 e ao bairro Quintas, em Natal.


O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, destacou que a ponte vai beneficiar milhares de moradores da região metropolitana de Natal, além dos turistas que chegam pelo Aeroporto Internacional Aluízio Alves. "Vai ser mais um acesso importante para o aeroporto e vai auxiliar na promoção do desenvolvimento econômico e social da região", comentou.


Já denominado de Ponte dos Mártires, o equipamento terá 400 metros de extensão e 10 metros de largura. De acordo com o projeto, haverá sete metros de pista de rolamento, com duas faixas para o tráfego de veículos, além de iluminação pública em LED.

A projeção feita pela prefeitura de São Gonçalo do Amarante é que o trajeto entre Natal e o aeroporto seja reduzido com o novo acesso, além de estimular a visitação ao Monumento dos Santos Mártires. "Trabalhamos nesta possibilidade por muito tempo, pedindo estudos, projetos e, agora, viabilizando os recursos para uma obra de excelente custo-benefício e que vai transformar o nosso monumento em um centro de visitação católica, favorecendo o turismo religioso pela facilidade de acesso", destacou o prefeito Paulinho Emídio.


Os recursos para a construção já foram empenhados pelo MDR e o contrato de repasse entre a prefeitura de São Gonçalo do Amarante e a Caixa Econômica Federal já foi assinado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Rio Grande do Norte tem mais de 368 mil pessoas com título de eleitor cancelado

O Rio Grande do Norte tem atualmente 368.512 pessoas com o título de eleitor cancelado e 17.994 com o documento suspenso. Os números foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) nesta quarta-feira (19).


Rio Grande do Norte tem mais de 368 mil pessoas com título de eleitor cancelado — Foto: Rede Amazônica/Reprodução


A orientação do órgão é para que essas pessoas regularizem a situação junto à Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio para poderem votar nas Eleições 2022 - para presidente e vice-presidente da República, governadores, deputados e senadores.


"Com o título cancelado, além de não votar nas Eleições 2022, o cidadão não pode tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda", conta o presidente do TRE-RN, desembargador Gilson Barbosa.



O sistema Título Net, disponível no site www.tre-rn.jus.br oferece atendimento remoto para resolver todas as pendências (tirar o primeiro título, fazer transferência de domicílio, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação eleitoral, emitir certidões).


Quanto ao atendimento presencial, durante todo o mês de janeiro, os Cartórios Eleitorais do RN funcionarão de segunda a sexta, no horário das 8h às 13h. Para ter acesso aos prédios, é preciso apresentar comprovante de vacinação.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Senar-RN abre 160 vagas para curso de técnico em zootecnia

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RN) abriu 160 vagas para o curso técnico de nível médio em zootecnia. As inscrições podem ser feitas até o dia 24, pela internet.

Senar-RN abre 160 vagas para o curso de técnico em zootecnia — Foto: Divulgação Fazu


O curso é gratuito, reconhecido pelo Ministério da Educação, com diploma válido nacionalmente.


Confira o edital!


Embora o curso seja a distância (60% online e 40% presencial), o candidato deve indicar um dos polos de ensino para participar das atividades práticas. Os polos ofertados são: Afonso Bezerra, Jucurutu, Lajes, Mossoró, Pau dos Ferros, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante e São Paulo do Potengi.


A seleção consiste na análise do certificado de conclusão do Ensino Médio, do histórico escolar ou documento oficial equivalente e dos documentos definidos para a comprovação do público prioritário. O curso tem 1.300 horas (dois anos e meio) com aulas disponibilizadas no portal Rede e-Tec no Rio Grande do Norte e de aulas presenciais no polo de escolha do aluno e em visitas técnicas em propriedades rurais.



As vagas para o primeiro semestre de 2022 serão preenchidas pelo produtor rural ou seu familiar; ou ainda, o colaborador do produtor rural. Para concorrer a essa forma de ingresso, o candidato na condição de produtor rural precisa apresentar no ato da inscrição o certificado de conclusão do Ensino Médio/histórico escolar ou documento oficial e um documento que comprove a atividade rural do produtor. As vagas não ocupadas pelo público prioritário relacionadas acima serão preenchidas pelo público em geral, desde que seja atendido o critério estabelecido 1.4 do Edital, que é pré-condição para inscrição no processo seletivo e para matrícula no Curso Técnico de Nível Médio, que o candidato tenha concluído o ensino médio.


A lista preliminar dos candidatos selecionados para a etapa de classificação será publicada no site http://www.senar.org.br/etec/ no dia 26 de janeiro. A lista final dos aprovados sairá no dia 25 de fevereiro. Os candidatos aprovados deverão realizar suas matrículas entre 2 e 7 de março, nas secretarias dos respectivos polos de apoio presencial.


Técnico em zootecnia

O técnico em zootecnia formado pelo Senar é um profissional especializado nos processos de produção pecuária e no processamento de alimentos de origem animal, de acordo com as boas práticas desse setor, normas técnicas, legislações e necessidades do mercado.



Sua atuação no mercado de trabalho é ampla: poderá trabalhar em empresas públicas e privadas que operam no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor pecuário; instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; agências de defesa sanitária; propriedades rurais, empresas de consultoria em pecuária; empresas de comércio, indústrias de insumos agropecuários; empresas de nutrição e reprodução animal; cooperativas e associações rurais.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Covid: RN registra taxa de ocupação de UTIs de 50% e Região Metropolitana chega a 60%

O Rio Grande do Norte registra nesta quarta-feira (19) uma taxa de ocupação dos leitos críticos contra Covid de 51,3%. É o que aponta a plataforma Regula RN, que monitora a situação da rede pública em todo o estado. A consulta foi feita às 8h15.


UTIs tiveram crescimento — Foto: Sandro Menezes


De acordo com o sistema, a Região Metropolitana de Natal chegou a 63,2% de ocupação nesta quarta. A Região Oeste tem 41,7% e o Seridó 20%.


Os leitos públicos de UTI têm registrado uma crescente na ocupação nos últimos dias. No último dia 14, segundo a plataforma, atingiu 50% de ocupação quase dois meses depois de ter chegado a essa marca pela última vez, em 15 de novembro de 2021.


De acordo com a plataforma, há atualmente 61 pacientes em leitos críticos de UTI na rede pública.


Taxa de ocupação de leitos atual, de acordo com o Regula RN — Foto: Divulgação


Cinco dos hospitais registram 100% de ocupação no estado: o Hospital João Machado, o Hospital dos Pescadores, o Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, o Hospital Rafael Fernandes e o Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade.


Apesar do aumento da taxa de ocupação, o número de leitos disponíveis para a Covid é menor do que nos picos das duas primeiras ondas da doença, sobretudo na segunda, quando o estado chegou a ter até 411 leitos de UTI disponíveis para a Covid, em junho de 2021.



A partir de julho do ano passado, com a queda nos índices da pandemia, somados ao aumento da vacinação, o estado passou a reverter leitos de UTI Covid para UTI geral. Atualmente, segundo o Regula RN, há cerca de 120 leitos de UTI operacionais (não-bloqueados).


Situação da pandemia

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o RN teve 975 novos casos confirmados e notificados de Covid entre segunda-feira (17) e terça-feira (18).


O aumento de casos acontece justamente após a chegada da variante ômicron, em dezembro, ao estado. Ela é considerada pelos especialistas como uma variante de maior contágio.


A procura por testes e exames têm crescido nas últimas semanas em cidades como a capital Natal. Um dos Centros de Enfrentamento à Gripe, da prefeitura, precisou fechar as portas mais cedo nesta terça-feira (18) devido à alta demanda.


Os laboratórios particulares da capital potiguar registram aumento de até 400% na quantidade de exames realizado em janeiro no comparativo com dezembro do ano passado. Desde o fim de dezembro, hospitais privados também têm sofrido com o crescimento nos atendimentos.


Diante do cenário, o estado decidiu passar a cobrar o passaporte vacinal para acesso a estabelecimentos fechados e também aos abertos que tenham mais de 100 pessoas.



Vacinação

O Rio Grande do Norte começou a vacinar as crianças entre 5 e 11 anos de idade contra a Covid no sábado (15) em um ato simbólico em São Gonçalo do Amarante. Um menino de 9 anos foi a primeira criança imunizada no estado. A capital Natal começou a vacinar nesta terça-feira (18) as crianças.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Macau publica decreto com proibição de blocos de rua e shows públicos no carnaval 2022

O município de Macau publicou no Diário Oficial (DOM) desta terça-feira (18), o cancelamento dos eventos públicos e comemorações de rua relacionados ao carnaval 2022. O decreto começa a valer a partir desta sexta-feira (21). O município já havia anunciado o cancelamento na quinta-feira passada (13).


Macau cancela Carnaval de rua em 2022. — Foto: Divulgação


De acordo com a prefeitura, o cancelamento dos festejos levou em consideração que a festa popular vêm sendo considerada pelas entidades médicas estaduais e nacionais como evento de alto risco de contágio pela Covid-19, principalmente pela nova variante Ômicron, já identificada no estado. Além disso, há um surto de gripe.


E destacou ainda, que o problema de saúde pública tem levado inúmeros municípios brasileiros a suspender a realização de eventos de ruas durante o período carnavalesco.


No Rio Grande do Norte foram cancelados os carnavais de rua em Natal, capital do estado, além de Parnamirim, Tibau do Sul, Areia Branca, Apodi e ainda blocos tradicionais, como o do "Magão", em Caicó, não irão desfilar em 2022.


O Carnaval de Macau é um dos mais populares do Rio Grande do Norte e recebe durante os dias de festa milhares de pessoas, de diferentes partes do RN e do Brasil.


Segundo o decreto, a administração pública está proibida de realizar eventos com recursos públicos, como shows e eventos artísticos, blocos ou qualquer outra modalidade de evento de massa. E também ficam proibidos blocos de rua e agremiações, música ao vivo, desfiles, carnavais de rua, bem como os chamados “arrastões de rua”.


No entanto, os eventos privados em locais fechados estão permitidos, desde que autorizados pelo poder público e seguindo as medidas sanitárias restritivas em vigor.



O decreto tem validade até 2 de março. De acordo com o texto, o descumprimento das determinações podem gerar multa diária de R$ 10 mil, até o limite de R$ 50.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pela 1ª vez, Brasil registra mais de 200 mil casos conhecidos de Covid em 24 horas; mortes também apontam alta

O Brasil registrou nesta quarta-feira (19) o recorde de 205.310 novos casos conhecidos de Covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 23.420.861 diagnósticos confirmados desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi a 100.322 - a maior marca registrada até aqui, superando pela primeira vez o patamar de 100 mil diagnósticos diários (e o recorde do dia anterior). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +487%, indicando tendência de alta nos casos da doença.


Curva mostra a alta expressiva na média móvel de novos casos conhecidos de Covid nas últimas duas semanas — Foto: Editoria de Arte/g1


Brasil, 19 de janeiro

Total de mortes: 621.927

Registro de mortes em 24 horas: 349

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 215 (variação em 14 dias: +114%)

Total de casos conhecidos confirmados: 23.420.861

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 205.310

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 100.322 por dia (variação em 14 dias: +487%)


Entre os registros de novos casos conhecidos que mais impressionam nesta quarta, estão os do Rio de Janeiro, com mais de 69 mil; Minas Gerais, com mais de 27 mil; e Rio Grande do Sul, com mais de 21 mil.


O país também registrou 349 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 621.927 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 215 --a maior registrada desde 2 de dezembro, voltando a superar a marca de 200 vítimas por dia. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +114%, indicando tendência de alta nos óbitos decorrentes da doença.


Dessa forma, a média móvel de vítimas atinge agora um patamar acima do que estava às vésperas do ataque hacker que gerou problemas nos registros em todo o Brasil, ocorrido na madrugada entre 9 e 10 de dezembro (leia mais abaixo). Na época, essa média indicava 183 mortos pela doença a cada dia.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Instabilidade nos sistemas

Após o apagão de dados do Ministério da Saúde, os estados começaram a normalizar a divulgação de números de Covid-19 no Brasil no dia 4 de janeiro.


Em 12 de dezembro, o ministério informou que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 após ataque hacker foi finalizado, sem perda de informações. Mas, no dia seguinte, o ministro Marcelo Queiroga disse que houve um novo ataque hacker. A previsão inicial de estabilização dos sistemas, de 14 de dezembro, não foi cumprida.


No início de janeiro, o ministério informou que quatro de suas plataformas foram reestabelecidas ainda em dezembro; afirmou que, no dia 7 de janeiro, normalizou a integração entre os sistemas locais e a rede nacional de dados, e que o retorno do acesso às informações estava sido gradual.


Segundo a pasta, a instabilidade no sistema não interferiu na vigilância de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, como a Covid. É o oposto do que dizem pesquisadores.


"A gente não consegue planejar a abertura de novos serviços hospitalares, de centros de testagem, abertura de novos leitos e entender as regiões onde o impacto da nova variante é maior", diz Julio Croda, infectologista e pesquisador da Fiocruz.


"A gente não viu a evolução e a chegada da ômicron. Ela não apareceu de repente no Ano Novo. Ela entrou ao longo do mês de dezembro, e a gente estava completamente em voo cego ali, porque não tinha dado nenhum; a gente não viu os dados crescerem", afirma o professor Marcelo Medeiros, fundador do Covid-19 Analytics. Ele interrompeu o serviço que auxilia autoridades a tomarem decisões em meio à pandemia.


Curva de mortes nos estados

Em alta (21 estados e o DF): AL, SP, RN, CE, TO, MS, MT, SC, MA, SE, MG, RS, ES, AP, PB, GO, BA, PI, AM, DF, PR, PA

Em estabilidade (3 estados): RJ, RR, RO

Em queda (2 estados): PE, AC

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo g1 para analisar as tendências da pandemia).


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os números de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados. Já a variação percentual para calcular a tendência (alta, estabilidade ou queda) leva em conta os números não arredondados.


Veja a situação nos estados

O g1 divulga abaixo a média móvel de casos conhecidos, em vez da média móvel de mortes, em razão do momento da pandemia no Brasil. O grande número de vacinados com duas doses, perto de 69% da população, contribuiu para reduzir significativamente a quantidade de mortes no país. Associada a isso, a variante ômicron fez explodir o total de casos.


Consórcio de veículos de imprensa

Os dados sobre casos e mortes de coronavírus no Brasil foram obtidos após uma parceria inédita entre g1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho de 2020, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal (saiba mais).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Helicóptero cai no mar em praia de Florianópolis

Um helicóptero caiu no mar na praia de Canasvieiras, um dos principais destinos turísticos de Florianópolis, no fim da tarde desta quarta-feira (19). Três pessoas estavam na aeronave de pequeno porte e tiveram ferimentos leves, segundo informações da Guarda Municipal, que atendeu a ocorrência.


Apesar de a queda ter ocorrido próximo à faixa de areia, nenhum banhista foi atingido.


O acidente ocorreu pouco depois das 17h. Até as 19h45 desta quarta, o helicóptero permanecia no mar e fitas zebradas isolavam a área.


Helicóptero caiu no mar em Canasvieiras, um dos principais destinos turísticos de Florianópolis — Foto: Arte g1


As vítimas, segundo o 1º tenente do Corpo de Bombeiros Militar Roberto Rosa Machado, eram turistas e tiveram ferimentos leves. Elas foram transportadas para as unidades de pronto atendimento próximas.


Ainda, segundo o tenente, as informações repassadas são de que o piloto precisou fazer um pouso de emergência e "em relativa segurança", por consequência de um pane no motor.


A aeronave fazia turismo e táxi aéreo. O voo durava cerca de cinco a 10 minutos e ocorria diariamente no Norte da Ilha de Santa Catarina.


Local onde helicóptero caiu em Florianópolis foi isolado — Foto: Tiago Ghizoni/NSC


A cozinheira Camila de Souza Peccin, de 33 anos, estava no quiosque onde trabalha quando presenciou a queda do helicóptero. Ela disse que comentou com o chefe a baixa altitude que a aeronave estava naquele momento. Instantes depois, houve a queda. "Foi muito rápido, houve um estrondo", relatou.


Camila também contou que o quiosque onde trabalha fica na areia, a cerca de 200 metros de onde ocorreu o acidente.


"A gente nunca viu ele [helicóptero] naquele altitude. A gente viu ele vindo, com o barulho da hélice, que não estava girando como tinha que girar. Comentei [com o chefe] 'está baixo demais'. Eu disse 'vai cair, vai bater na água'. Foi só eu fechar a boca e caiu com tudo", relatou.


Pane de motor teria obrigado 'pouso de emergência' de helicóptero — Foto: Tiago Ghizoni/NSC


Um dos responsáveis da empresa foi até o local e informou que a empresa providencia a retirada da aeronave ainda nesta quarta-feira. Em relação aos motivos que levaram à queda, não houve manifestação até a última atualização desta matéria.


Segundo portaria da Agência Nacional de Aviação (Anac), o helicóptero estava com as licenças em dia.


O g1 entrou em contato com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para ver se foi aberto inquérito sobre o caso e não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.


Pedaços da aeronave que caiu em praia de Florianópolis — Foto: Tiago Ghizoni/NSC


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ao menos 3 estados têm cerca de 80% dos leitos de UTI para Covid ocupados; confira



O aumento no número de novos casos de Covid-19 em razão da variante ômicron, mais transmissível, e de pacientes com Influenza tem pressionado neste início de ano as redes hospitalares, refletindo na taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


Ao menos três estados (Pernambuco, Espírito Santo e Ceará) estão com taxa de ocupação em torno de 80%.


Vários estados reduziram a oferta de leitos nos últimos meses porque as internações vinham caindo com o avanço da vacinação da população brasileira.


Confira a atual taxa de ocupação dos leitos de UTI no país por Covid ou Covid e Influenza *:


Acre: 30%

Alagoas: 48%

Amapá: 50%

Amazonas: 66,67%

Bahia: 59%

Ceará: 78,72%

Espírito Santo: 79,17%

Mato Grosso: 69,31%

Mato Grosso do Sul: 61%

Minas Gerais: 25,85%

Paraíba: 23%

Paraná: 57%

Pernambuco: 86%

Piauí: 57,4%

Rio de Janeiro: 16,7% **

Rio Grande do Norte: 52,1%

Rio Grando Sul: 54,7%

Roraima: 67%

Santa Catarina: 41,25%

São Paulo: 51,7%

Tocantins: 70%

*Algumas taxas representam o percentual somente na rede pública estadual ou toda a rede pública e outras incluem a rede privada. Confira abaixo


** No Rio de Janeiro foram considerados apenas os leitos ocupados por pacientes com Covid-19 na rede pública


Veja a situação mais detalhada por estado:


Acre

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a rede pública tem 20 leitos de UTI para Covid, dos quais seis estavam ocupados na manhã desta quarta - o que representa uma taxa de ocupação de 30%. Esses leitos atendem toda a demanda de UTI Covid do estado.


Em 17 de março do ano passado, pico da pandemia no estado, a ocupação na UTI chegou a 100%, e pacientes tiveram de ser transferidos para Manaus.


Alagoas

Segundo a secretaria estadual de Saúde, dos 397 leitos UTI e enfermaria da rede SUS, 48% estão ocupados. Esses leitos são exclusivos para pacientes com Covid e Influenza e incluem os destinados ao público adulto, pediátrico e obstetrício.


No ano passado, a situação chegou a ficar crítica nos meses de maio e junho. Em maio, a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid chegou a 100% em três municípios do interior. Em Maceió, a taxa atingiu 90% de ocupação. No mês de junho, a ocupação ainda continuava no patamar de 90%.


Amapá

O Amapá tem 84 leitos de UTI disponibilizados para atendimento a pacientes de Covid-19, dos quais 42 estão ocupados com casos confirmados, segundo boletim atualizado nesta quarta-feira (19), o equivalente à 50% da lotação. Os dados incluem leitos estaduais e privados, tanto para o público adulto quanto pediátrico.


No ano passado, a situação chegou a ficar crítica no mês de março, quando, no dia 27, o Amapá anunciou que 100% dos leitos de UTI – que na época eram 130 – estavam ocupados, com uma fila, até então, de 12 pacientes à espera.


Amazonas

No Amazonas, os 120 leitos de UTI para Covid ficam todos na capital, Manaus, e estão com taxa de ocupação de 66,67%. Os dados incluem os leitos municipais, estaduais, federais e privados, tanto para o público adulto quanto pediátrico.


Bahia

A Bahia tinha 1.309 leitos ativos para tratamento da Covid-19. Segundo dados de terça-feira (18), 772 estão com pacientes internados, o que representa taxa de ocupação geral de 59%.


Desses leitos, 545 são de UTI adulto e estão com taxa de ocupação de 65% (352 leitos ocupados). Nas UTIs pediátricas, 19 das 29 vagas estão com pessoas internadas, o que representa taxa de ocupação de 66%. Os leitos clínicos para adultos estão com 53% de ocupação e os infantis, com 72%.


Em Salvador, dos 325 leitos ativos, 234 estão ocupados (72% de ocupação geral). A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 64% e o pediátrico está em 60%.


Em comparação, no dia com o maior número de casos no estado, registrado em 9 de junho de 2021, a ocupação chegou a 84% (sendo que o número de leitos disponíveis era maior: 1.623)


Na data em que houve recorde de mortes na Bahia, em 7 de abril de 2021, a taxa de ocupação foi de 82%. Nesse dia, o estado tinha 1.539 leitos de UTI e 1.267 pessoas internadas.


Ceará

O Ceará registrou nesta quarta-feira (19) 78,72% de ocupação nos leitos de UTI por Síndromes Respiratórias Gripais, como a Covid-19 e Influenza A, em hospitais públicos e privados. O dado consta da plataforma IntegraSUS.


O aumento da ocupação pelas síndromes respiratórias fez o Governo do Ceará suspender as cirurgias eletivas nos hospitais públicos estaduais no início do mês. A mesma medida foi adotada pelo Hospital Unimed Fortaleza na terça-feira (18).


As maiores ocupações foram registradas nos leitos de UTI neonatal com 100% e UTI infantil, com 90% de ocupação. Já a UTI adulto registrou 76,96% de ocupação e a UTI gestante 62,5%.


Em Fortaleza, Hospital Leonardo da Vinci, unidade de referência no tratamento de casos de Covid-19 no estado, está com 44 dos 45 leitos de UTI para pacientes com síndromes respiratórias gripais ocupados. Na rede particular, o Hospital São Carlos está com 11 dos 15 leitos da UTI adulto ocupados.


Em março de 2021, pico da pandemia no estado, a taxa de ocupação chegou a 100% dos leitos na época.


Espírito Santo

Em todo o Espírito Santo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 até a última atualização era de 79,17% (incluindo leitos em hospitais municipais, estaduais, federais e privados).


Em março do ano ano passado, quando o sistema hospitalar do estado esteve sob maior pressão na pandemia, esse índice chegou a 96%.


Mato Grosso

No Mato Grosso, a taxa de ocupação de UTI para adultos com Covid nos hospitais estaduais está em 69,31%, sendo 131 dos 197 leitos com pacientes. Dos 17 leitos pediátricos, 6 estão ocupados, o que representa uma taxa de 35,29%.


Em relação aos leitos dos hospitais particulares, a associação que representa as unidades privadas informou que só terá os dados de ocupação de UTI no dia 24.


No caso da capital, Cuiabá, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, atualmente, 50% dos leitos de UTI Covid para adulto na rede municipal estão ocupados. No caso dos pediátricos, 40%.


Mato Grosso do Sul

No Mato Grosso do Sul, a taxa de ocupação de UTI na rede SUS está em 61% dos 362 leitos disponíveis em hospitais municipais, estaduais e federais. Na macrorregião de Campo Grande, são 206 leitos, sendo 60% ocupados. Os dados se referem aos leitos destinados não apenas para Covid, mas também para as demais doenças.


No ano passado, no auge da pandemia, em que os hospitais ficaram lotados e com uma fila extensa de pessoas à espera por leitos, Mato Grosso do Sul precisou enviar pacientes com Covid para outros estados.


Minas Gerais

Em relação ao estado, a taxa de ocupação de leitos UTI SUS Covid é 25,85%, de acordo com boletim divulgado nesta quarta-feira (19). São leitos públicos (municipais e estaduais). O boletim não considera os hospitais privados. Em fevereiro, eram 2.072 leitos UTI SUS e, agora, são 4.181.


De acordo com boletim de terça-feira (18) divulgado pela prefeitura, Belo Horizonte tem 82,1% de leitos de UTI ocupados, somando o SUS e a rede suplementar (municipal, estadual, federal e privados). São leitos destinados a pacientes com Covid-19. A conta considera leito adulto, pediátrico e obstetrício.


Nos meses de março e abril do ano passado, a taxa de ocupação de UTI no estado atingiu 100%.


Paraíba

Na Paraíba, dos 301 leitos da rede hospitalar destinados para Covid (incluindo públicos e privados), 23% deles estão ocupados.


Paraná

Segundo dados de terça-feira (18) da secretaria de Saúde, os leitos exclusivos para adultos com Covid no SUS estava com taxa de ocupação de 57%. Na enfermaria, esse índice era de 63%


No caso da UTI pediátrica no SUS, os 5 leitos estavam vazios, mas 40% dos leitos em enfermaria pediátrica estavam ocupados. Não tem dados sobre a rede privada.


A taxa de ocupação mais alta desde o início da pandemia foi em março de 2021, com 97% das 1.639 UTIs adultas das quatro macrorregiões ocupadas.


No caso de Curitiba, dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que, na terça (18), a taxa de ocupação dos 97 leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19 estava em 64%.


Pernambuco

Na terça-feira (18), as UTIs de Pernambuco estavam com de 86% de ocupação na rede pública e de 63% na rede privada. As enfermarias públicas tinham ocupação de 71% e as particulares, de 27%.


Num dos piores momentos da pandemia no estado, em março de 2021, o percentual de ocupação de UTI na rede pública atingiu esses mesmos 86%.


Piauí

O estado do Piauí está com 57,4% dos seus 148 leitos para Covid ocupados (incluindo leitos adultos e pediátricos nas redes privada e pública).


Na capital Teresina, essa taxa está em 60,7% de ocupação (84 leitos do total)


No pior momento da pandemia no estado, a taxa de ocupação chegou a 94,9% em 18 de abril de 2021 nas vagas de UTI no estado. Na capital, esse índice foi de 93% de ocupação.



Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte, considerando todos os leitos públicos destinados para pacientes com Covid (estaduais, municipais, federais), a taxa de ocupação na UTI é de 52,1%, com 62 pacientes.


Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de Saúde do RN , na rede privada, a taxa de ocupação era de 24% na segunda-feira (18).


No momento mais crítico da pandemia, em 31 de maio de 2021, a ocupação chegou a 99% de ocupação dos 406 leitos disponíveis de UTI.


Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, do total de 3.169 leitos de UTI destinados para pacientes adultos com Covid, 54,7% (ou 1.735) estavam ocupados - incluindo leitos municipais, estaduais, federais e privados.


No fim de fevereiro e em março de 2021, essa taxa ficou acima dos 100% por vários dias, quando houve o colapso na rede hospitalar.


Naquela época, a secretária da Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, alertou para o risco de esgotamento da capacidade do sistema de saúde do estado no combate ao coronavírus. A titular da pasta afirmou enxergar "o pico do Everest", em menção à situação da pandemia no RS, e chegou a dizer que estavam "apavorados".


Roraima

Em Roraima, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes adultos com Covid está em 67%, segundo dados do boletim de terça-feira (18).


Na capital, Boa Vista, há apenas um hospital, que é destinado para as crianças. Nesse caso, a ocupação é de 7%.


Em junho do ano passado, pico da pandemia no estado, o sistema de saúde entrou em colapso, e os leitos de UTI ficaram lotados.


Santa Catarina

Segundo informações da manhã desta quarta-feira (19), os leitos de UTI na rede SUS destinados apenas para Covid estão com 41,25% de taxa de ocupação ( 224 dos 543 leitos disponíveis).


Considerando Covid e as demais doenças, a taxa de ocupação é de 74,45% nos leitos de UTI da rede SUS. No total, são 1.397 leitos ativos em hospitais municipais, estaduais, federais ou filantrópicos. Desses, 1.040 estão ocupados.


Em Florianópolis, a taxa de ocupação de UTI para Covid é de 70,37%. Considerando as demais doenças, esse índice chega a 85,81%.


São Paulo

No estado de São Paulo, a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid estava em 51,7% nesta quarta-feira (19), incluindo hospitais públicos e privados. O número de leitos é de cerca de 4.300, mas varia diariamente, porque, quando necessário, o estado aumenta esse número remanejando os leitos comuns.


Na Grande São Paulo, o percentual ocupado de leitos de UTI é de 58,3%.


Tocantins

No estado do Tocantins, a taxa de ocupação geral dos leitos de UTI para Covid nos hospitais estaduais é de 70% nesta quarta-feira, com 72 dos 103 leitos com pacientes, segundo dados da seretaria estadual.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PGR pede arquivamento de inquérito que investiga falas de senador sobre Joice Hasselmann

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta quarta-feira ( 19) ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do inquérito que investiga o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) pelo crime de difamação. O caso envolve declarações do parlamentar na internet sobre a deputada Joice Hasselmann (PSDB-SP).


Em julho, Joice Hasselmann acionou a Polícia Legislativa do Senado após apresentar fraturas no rosto e no corpo (veja mais abaixo). Em uma transmissão ao vivo em redes sociais, Styvenson comentou o assunto e afirmou: "Aquilo ali, das duas uma: ou duas de quinhentos [em um gesto, Styvenson leva as mãos à cabeça, fazendo chifres] ou uma carreira muito grande [inspira como se cheirasse droga]. Aí ficou doida e pronto... saiu batendo em casa".


Senador pelo Rio Grande do Norte, Styvenson Valentim, em vídeo nas redes sociais — Foto: Reprodução


Após a declaração do senador, a PGR pediu a abertura de inquérito para verificar o contexto das falas e se elas estariam protegidas pela imunidade parlamentar, ou seja, se teriam relação com o desempenho do mandato.


Em manifestação enviada ao Supremo nesta quarta (19), o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, afirma que as falas de Styvenson estavam protegidas pela imunidade parlamentar, portanto, não ficou configurado o crime. Medeiros entendeu que a declaração foi proferida dentro de um cenário de embate político.


"Outrossim, confirma-se que, não obstante o comentário do investigado ter sido direcionado a uma adversária política, ele agiu de modo a dar satisfação, durante uma live sobre questões políticas, aos seus seguidores e eleitores, que o indagaram acerca da sua opinião a respeito do acidente doméstico sofrido pela parlamentar", escreveu o vice-procurador-geral da República.


Para Medeiros, o senador não extrapolou os limites da imunidade parlamentar e o caso representou, "uma investida dura e midiática, próprio da arena política". Segundo o vice-procurador-geral da República, "as manifestações críticas e ataques adversariais em apreço foram proferidas e veiculadas em rede social no exercício do mandato eletivo e em razão deste".


A conclusão da Procuradoria diverge da Polícia Federal que apontou a existência de elementos para indiciar o parlamentar. A PF considerou que não há relação entre o crime e as funções desempenhadas pelo parlamentar, por isso, não é aplicável o foro por prerrogativa de função.


"O fato do parlamentar tratar aquele ambiente virtual como gabinete não tem o condão de taxar todas ações ali realizadas como exercício da função. Assim, ao tecer comentários nesse ambiente, sobre aspectos da vida privada da vítima, os quais foram capazes de lhe ofender a honra, o afastam das atribuições do cargo de senador da república", diz a manifestação.


Em depoimento à PF, o senador afirmou que não “teve intenção de ofender a deputada, pois sequer mencionou o nome dela”.


Joice Hasselmann

Em julho, a deputada Joice Hasselmann (PSDB-SP) sofreu fraturas no rosto e na costela. Na ocasião, a parlamentar disse que acordou com o chão da casa manchado de sangue, dois dentes quebrados e um corte no queixo. A deputada afirmou que não se lembrava do que aconteceu, mas que, diante da extensão dos ferimentos, acionaria a polícia.


Em agosto, a Polícia Civil do Distrito Federal concluiu que a deputada caiu, possivelmente em decorrência de efeitos de remédio para dormir.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'BBB22': Naiara Azevedo canta trecho de música com Marília Mendonça e diz que vai lançar em fevereiro

Sem saber sobre a polêmica envolvendo a música "50 porcento", Naiara Azevedo cantou um trecho da faixa para alguns dos participantes do "BBB22" nesta terça-feira (18). Antes de apresentar alguns dos versos, Naiara afirmou:


Naiara Azevedo canta trecho de música com Marília Mendonça e diz que vai lançar em fevereiro — Foto: Reprodução/Globo


"Eu gravei com a Marília e não tive o prazer de lançar ainda. Faz dois anos que gravei. Vai lançar agora em fevereiro", afirmou Naiara sem saber que o lançamento da faixa pode ser cancelado.


Na última semana, logo após o anúncio do nome da cantora como participante do reality show, a faixa "50 porcento" em parceria póstuma com Marília Mendonça foi alvo de críticas do irmão da cantora, João Gustavo. A equipe de Naiara Azevedo disse que foi uma "homenagem carinhosa". Mas a família se diz magoada com a cantora por não ter sido procurada e afirma que não há liberação para o lançamento.



No domingo (16), a equipe de Naiara Azevedo disse que ela vai desistir de lançar a música "50 porcento", gravada em parceria com Marília Mendonça, se a família da cantora quiser.


Antes da estreia do programa, quando procurada pelo g1, a assessoria da cantora sertaneja informou que "ela está confinada e não sabe de nada lá dentro". Com isso, era grande a possibilidade de Naiara comentar sobre a música ou cantar trechos, bem como as outras faixas do DVD "Baseado em fatos reais", que foi gravado em dezembro, em Goiânia.


Vale lembrar que na edição passada, Karol Conká cantou trechos da nova música "Louca e sagaz", que tinha previsão de lançamento para o primeiro semestre. Mas o lançamento foi adiado por conta do desempenho da rapper no BBB. Isso também pode acontecer com Naiara, caso se confirme o cancelamento do single.


Desde o envio dos comunicados da equipe de Naiara e a família de Marília (leia abaixo a integra), os dois times ainda não se reuniram para definir se a faixa será ou não lançada. O que já está certo, segundo a assessoria de Naiara, é o lançamento da faixa "Nem te culpo", do mesmo álbum, nesta quarta-feira (19).


A entrada de Naiara na casa com um álbum pronto lembra o plano do sertanejo do BBB anterior, Rodolffo. Ele chegou com um DVD pronto com o companheiro Israel. A dupla se deu bem, com a música "Batom de cereja" no posto de mais tocada do ano no Brasil.


O disco de Naiara conta com 12 faixas e tem participações de Humberto & Ronaldo, Ícaro & Gilmar e Gabriel Gava.


Polêmica com música

A primeira controvérsia musical do "BBB22" começou ainda no confinamento. Naiara Azevedo anunciou que tem 12 músicas prontas, que podem ser lançadas ao longo do reality.


A inclusão da faixa "50 porcento" começou a virar polêmicas após críticas de João Gustavo no Twitter. Ele disse que Naiara entrou no BBB para "se promover", que ela não iria "tirar o nome da minha irmã da boca" e que não iria aceitar "ninguém ganhar em nome dela".

Equipe de Naiara explica projeto

A equipe de Naiara Azevedo, ao rebater as críticas do irmão, descreveu ao g1 o projeto do álbum "Naiara Azevedo - Baseado em fatos reais" e disse que "as duas cantoras sempre tiveram um relacionamento de respeito na música e no âmbito pessoal".


Segundo a equipe de Naiara, o clipe de "50 porcento" foi gravado em 2020, para um projeto dela chamado "Juntas", que teria parcerias com outras mulheres. Mas o lançamento ficou aguardando autorização da gravadora de Marília, diz a assessoria. Este projeto acabou não saindo.


A autorização para o lançamento de "50 porcento" teria sido dada só no final de 2021, sem uma data definida (o que a família nega; leia mais abaixo).


Naiara decidiu incluir a faixa no álbum e "optou por regravar a canção como uma forma carinhosa de homenagear a cantora, inserindo imagens do videoclipe no telão de seu novo DVD", diz a equipe.


Naiara Azevedo é coautora de "50 porcento", junto com Dener Ferrari, Vinni Miranda, Rafael Quadros e Waleria Leão.


Família reafirma críticas

A família Marília Mendonça divulgou na noite de sábado (15) um comunicado em que reafirma as críticas do irmão. Leia:


"Estamos aqui com a missão de cumprir a vontade da Marília, todas as músicas autorizadas por ela em vida serão lançadas, como ela queria. O que nos magoa é usar a mídia de maneira estratégica para forçar a liberação, sem ao menos nos comunicar. Todos os artistas, têm tido o respeito de nos procurar. Nunca fomos contatados pela Naiara ou por ninguém da equipe dela. Os motivos para a negativa sempre coube a Marília. E nós iremos respeitar sempre a vontade dela, outras músicas ainda serão lançadas porque era o desejo dela. Infelizmente, temos lidado com este tipo de coisa diariamente. Não peçam para quem vive a dor se conformar com tudo, porque o que temos é muito maior, lidamos com a perda da filha, da irmã e da mãe, não se trata única e exclusivamente da artista Marília Mendonça".


Equipe de Naiara ressalta 'admiração e respeito' e diz que não lançará se eles não quiserem

Leia a nota completa divulgada neste domingo (16):


"A equipe de Naiara Azevedo tem toda admiração e respeito por Marília Mendonça e sua família, e entende toda a delicadeza da situação.


O trâmite da gravação da música "50 por cento" foi feito através das duas artistas. Para o lançamento, se faz necessário uma burocracia por parte da gravadora - o que é comum com qualquer feat gravado. A autorização para participação das artistas veio somente no primeiro semestre de 2021, e a liberação de lançamento para início do ano de 2022.


Com o convite para Naiara participar do reality show com maior visibilidade do Brasil, foi pensada uma estratégia de carreira para a cantora e gravou-se um DVD, que todos sabem o quanto é importante para um artista. Neste projeto, foi incluída a faixa "50 por cento", uma canção muito especial para Naiara, e se manteve a participação da Marília através das imagens do videoclipe já gravado, como forma de carinho e admiração.


Reiteramos que tudo foi sempre feito dentre os trâmites legais.


Mas, em respeito a família de Marília, e se for da vontade deles não quererem esse lançamento, iremos entender e não lançar a canção.


E fica aqui frisado, novamente, toda admiração e respeito que sempre existiu entre as artistas."


Fonte: g1

Leia Mais ››