sexta-feira, outubro 04, 2019

Prefeitura inicia nas redes sociais campanha de conscientização para combater queimadas urbanas e rurais em Itaú


Nesta época do ano, com o período de escassez de chuvas e de ventos fortes, infelizmente é comum o aumento de ocorrência de queimadas e incêndios florestais causando prejuízos para população como um todo, e para minimizar o impacto negativo dessa prática a Prefeitura Municipal de Itaú, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lançou nesta semana através das redes sociais, a campanha de conscientização aos focos de queimadas nas Zonas Urbana e Rural.

O objetivo do trabalho é mobilizar a comunidade para evitar queimadas e denunciar quem insiste em incinerar lixos e colocar fogo em áreas de mato.

As consequências são muitas e todas elas catastróficas, prejudicando o meio ambiente, o ar que respiramos a saúde das pessoas e dos animais.

As queimadas ainda comprometem a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente as respiratórias como: asma, rinite e bronquite. O estrago é ainda maior  para as pessoas que vivem próximas a regiões afetadas por grande volume de fumaça prejudicando  principalmente  a saúde dos idosos e  das crianças.

Queimada é CRIME!

Segundo a Lei Federal nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, é proibido fazer queimadas, pois a prática causa danos à saúde humana e provoca a mortalidade de animais e destruição significativa da flora. A pena é de um a 4 anos de prisão e pagamentos de multa.


Fonte: Assessoria de Comunicação

Leia Mais ››

Prefeitura de Itaú realiza audiência Pública para elaboração da LDO e LOA



A Prefeitura Municipal de Itaú-RN por meio do Prefeito Ciro Bezerra realizou na tarde desta quarta-feira (02) no Palácio Rui Bessa Nunes a Audiência Pública Participativa para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Na oportunidade o Secretário de Administração e Finanças Marcos Morais, explicou como se daria a audiência pública apontando os eixos a serem debatidos.


O Prefeito iniciou seu discurso cumprimentando as autoridades, representantes de sindicatos, associações e comunidade civil, em segui explicou o que era uma audiência pública e seu objetivo: “A audiência pública é uma ambiente onde nós iremos nos reunirmos para debatermos amplamente problemas do nosso município e as suas soluções, com ajuda de toda sociedade” frisou o prefeito.

Ciro destacou a importância das reuniões nos bairros (audiências públicas) para elaboração do PPAP (Plano Plurianual Participativo) onde a comunidade foi quem apontou as suas necessidades. Outra forma apontada pelo prefeito como forma de participação é o Programa “Itaú Agora” que vai ao ar todas as quartas-feiras a partir das 11 horas pela Rádio Cidade FM Itauense 104,9 MHz e da sua opinião, aponto os erros e eventuais problemas existente no município, encerrando mostra a terceira forma de participação popular na administração, que é quando o cidadão realiza o pagamento dos impostos (IPTU), assim eles estão dando possibilidades de trabalho e execução das ações sugeridas pela comunidade.



O Vereador Antonio Dias sugeriu que fosse criado uma emenda destinando uma certa quantia onde os vereadores pudessem destinar para algum projeto em benefício da comunidade. Ciro disse que seria melhor se os vereadores fizessem uma emenda coletiva tendo em vista o município não dispor de tantos recursos para financiar ações/obras de cada vereador individualmente e iria sufocar as finanças do município.



Phabiano Santos colaborador da administração disse que se deve ter muito cuidado em relação à destinação de recursos e não observar apenas a Lei Orgânica do Município, mas também observar as Leis que regem o nosso país para não cometermos erros como já aconteceu em outros municípios brasileiros que responderam por inconstitucionalidade.

Em seguidas os participantes foram subdivididos em quatro grupos para debaterem sobre as melhorias em educação, saúde, esporte, lazer, turismo, cultura entre outros.

A audiência contou com a participação do Prefeito Ciro Bezerra, a Primeira Dama e Secretária da Assistência Social Jaíra Martins, o Vice-prefeito Paulo César, vereadores Alex Brasil, Branco Basílio, Alyson Maia (Lalá) e Antônio Dias (Toinho Galego), todo secretariado municipal, representantes do sindicato, de associações e sociedade civil.




Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Mais de 30 mil fieis celebram os Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu em santuário

Católicos e fiéis de todas as idades e de várias cidades do Estado participaram das celebrações em homenagem aos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu nesta quinta-feira (3) no santuário localizado no distrito de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. O Padre Antônio Murilo, capelão dos Santos Mártires, comemorou a presença do público potiguar durante todo a quinta-feira, desde a parte da manhã até à tarde, ora para os shows, ora para a missa.

Resultado de imagem para Mais de 30 mil fieis celebram os Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu em santuário
Festa reúne fiéis no Santuário dos Mártires

Ele estima que, durante todo o dia, 30 mil fiéis vieram ao monumento em Uruaçu para demonstrar sua fé, expressar gratidão e relembrar a história dos Santos Mártires.

"A rotatividade é muito bonita. As pessoas vem, rezam, participam, se confessam, vivem o momento. A proximidade de Natal e a estrutura  ajudam. Isso aponta para a mim a consolidação da devoção, o elemento fundamental que é a fé. Ela está movendo as pessoas. Quando tem o encantamento a fé eclode", explica, comentando ainda a questão do turismo religioso, uma vez que pessoas de vários lugares do Estado vêm ao evento.

A programação começou com um show da cantora natalense Fátima Santos, com mensagens de paz, exaltação aos Mártires e palavras aos fiéis. Mesmo debaixo de um sol forte, os fiéis cantam e rezam no entorno do monumento. Muitos levaram cadeiras e bancos para acompanhar a programação. Em seguida, o missionário Antônio Cardoso, de São Paulo, continuou a programação. 

Antes da missa, o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, enalteceu a presença dos potiguares ao monumento dos Santos Mártires e se mostrou muito feliz com a presença de fiéis de vários lugares do Estado.

A cerimônia começou por volta das 17h30. Na homilia, o arcebispo de Natal, agradeceu mais uma vez pela presença do público e reforçou a importância e relevância histórica da canonização dos santos mártires. O arcebispo citou também o sínodo da Amazônia, uma reunião entre todos os bispos do mundo convocada pelo Papa Francisco para discutir a missão da Igreja na região. O ato aconteceu justamente em outubro de 2017, quando os mártires foram canonizados. O sínodo terá início no próximo domingo (6), no estado amazonense.

Resultado de imagem para Mais de 30 mil fieis celebram os Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu em santuário

Resultado de imagem para Mais de 30 mil fieis celebram os Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu em santuário

Resultado de imagem para Mais de 30 mil fieis celebram os Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu em santuário

Resultado de imagem para Mais de 30 mil fieis celebram os Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu em santuário

Aliado a isso, Dom Jaime citou os objetivos dos cristãos nos dias atuais e relembrou a morte da jovem Natália Tamara, em maio de 2015. A psicóloga que morava em São Gonçalo do Amarante..

A cerimônia foi acompanhada pela governadora Fátima Bezerra, a senadora Zenaide Maia, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio, e outras autoridades.

Autoridades de segurança estiveram presentes no local. De acordo com o capitão João Pereira, da Companhia da Polícia Militar de São Gonçalo, cerca de 35 agentes fizeram a segurança do evento. Somados o efetivo da PM e do CPRE, o contingente possuiu cerca de 80 profissionais.

Há ainda uma Plataforma de Observação Elevada, do Ciosp, monitorando, com o auxílio de câmeras, o perímetro do local. O Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Municipal de São Gonçalo também auxiliam na segurança do local.

Fiéis

Fiéis de vários lugares do Rio Grande do Norte foram ao monumento dos santos mártires para acompanhar a celebração. A aposentada Maria de Lourdes, de 74 anos, mora em Parnamirim, mas participa da festa em São Gonçalo do amarante há cinco anos. Ela fez uma promessa aos santos mártires pedindo a intercessão para melhora do estado de saúde da filha, que estava com labirintite, em 2017. "Quero vir todos os anos, se Deus quiser", comenta, alegando que, no ano passado, a filha, curada, veio ao evento com a manta semelhante a dos santos mártires. 

Também pagando uma promessa, o aposentado Gisaldo Nascimento, que mora em Nísia Floresta, pediu aos santos que o livrassem de uma tuberculose, em 2016. Caso conseguisse sair do hospital Giselda Trigueiro em melhores condições, onde estava internado, prometeu ir nos três anos seguintes para o santuário.

"Estou no segundo ano da promessa e quero vir em 2020. Vir aqui representa muita fé, graças, é um momento de muita emoção, devoção muito grande", disse. Ele estava ao lado da filha Gissele Felix, do genro José Costa e o neto João Guilherme. 

Participando de uma caravana com dois ônibus que saíram de Parnamirim para acompanhar a celebração, o servidor público Paulo Tomás, 49 anos veio junto da esposa, Edna, e do filho, Elias. "Já vim para a celebração várias vezes. É importante para resgatar a história de fé  um povo que foi massacrado e manteve sua crença até o fim", disse.

História

A celebração anual que homenageia os santos mártires de Cunhaú e Uruaçu, no Santuário dos Mártires, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, exalta um momento emblemático vivido por fiéis católicos no Rio Grande do Norte, em 1645, período do Brasil colônia. Durante as invasões holandesas no litoral potiguar, mais de 150 de fiéis da Igreja Católica foram mortos em dois massacres nos distritos de Cunhaú, em Canguaretama, e Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.  

Em julho de 1645, o Padre André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos pelos invasores. Os fiéis participavam da missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunha, quando foram mortos por seguirem a religião católica, crença diferente a dos invasores, que eram calvinistas. Em outubro do mesmo ano, outro martírio foi registrado, dessa vez em Uruaçu, quando 80 pessoas foram mortas pelos holandeses.

A trajetória dos mártires é ressaltada ao longo do tempo pela Arquidiocese de Natal. O feito dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu foi reconhecido em julho de 1989 e o processo de beatificação foi concedido pela Santa Sé. 

Em 21 de dezembro de 1998, o papa João II assinou o decreto reconhecendo o martírio de 30 brasileiros, sendo dois sacerdotes e 28 leigos, os únicos identificados nos massacres. A celebração de beatificação aconteceu em março de 2000, no Vaticano.

No dia 15 de outubro de 2017, também no Vaticano, os Mártires de Cunhaú e Uruaçu foram declarados santos pelo Papa Francisco. No ano passado, aconteceu o primeiro evento no monumento erguido para homenagear os fiéis. O dia 3 de outubro é feriado estadual desde 2007.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Senador Styvenson recebe alta e retoma trabalho no plenário

Após ter sido internado em um hospital de Brasília com um princípio de pneumonia, o senador Styvenson Valentim recebeu alta na tarde desta quinta-feira (3). De acordo com a assessoria de imprensa do parlamentar, seu quadro clínico é estável e foi controlado.

Resultado de imagem para Senador Styvenson recebe alta e retoma trabalho no plenário

Apesar de receber um atestado médico válido por três dias, o senador já retomou as atividades parlamentares após a alta.

Durante a tarde, ele participou e chegou a presidir sessão no plenário do Senado.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››