quinta-feira, setembro 20, 2018

TSE cassa mandatos de prefeita e vice de município do RN


O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, na sessão desta quinta-feira (20), os mandatos e declarou inelegíveis por oito anos a prefeita de Água Nova (RN), Iomária Carvalho, e seu vice, Elias Raimundo, por abuso de poder político e econômico e compra de votos nas eleições de 2016. Os ministros determinaram que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) tome providências para realizar nova eleição para a prefeitura, a partir da publicação da decisão da Corte, independentemente do trânsito em julgado.

Com a decisão unânime que negou o recurso da prefeita cassada e seu vice, o TSE manteve as punições aplicadas pelo TRE contra ambos e o pai de Iomária. A Corte Regional acolheu ação impetrada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que acusou Iomária, seu vice e o pai da candidata, Francisco Iromar de Carvalho, por promessa de entrega de benefícios a eleitores em troca de votos, entre outras irregularidades. Assim como a filha e seu vice, Iromar de Carvalho foi declarado inelegível por oito anos.

Na condição de relator do recurso, o ministro Og Fernandes afirmou que as condenações pelo TRE potiguar foram fundamentadas em provas robustas. Segundo o ministro, tais provas consistiram no próprio caderno de anotações da candidata, em outros documentos, fotografias de doações, comprovantes de pagamentos de energia elétrica e de água para eleitores apreendidos e em depoimentos de testemunhas. Segundo o ministro, as provas coletadas demonstram a gravidade da conduta por parte dos candidatos, apta a configurar o abuso de poder.

Ao acompanhar o voto do relator, o ministro Jorge Mussi assinalou que a decisão do TRE não merece reparo. Segundo ele, as anotações constantes do caderno da candidata e os testemunhos coletados comprovam o oferecimento de dinheiro e benefícios a eleitores em troca de votos.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Município de Itaú investe em Educação em busca da melhoria da vida acadêmica


Visando uma melhor qualidade de vida e bem estar social a Prefeitura Municipal de Itaú-RN através da Secretaria Municipal de Educação tem investido cada vez mais. Está em fase de conclusão a ampliação da Escola Municipal Professor José Porto de Queiros dando mais conforto e qualidade aos alunos da escola.



A todo vapor, a obra conta agora com a instalação de Arcondicionados nas salas de aula além da pintura da fachada da escola com aplicação de textura. 



A comunidade escolar espera ansiosa pela conclusão do projeto tendo em vista os moldes que a estrutura está tendo, chamando a atenção e aumentando as expectativas para o término.

O município de Itaú, de acordo com pesquisa da Folha de São Paulo, no Ranking de eficiência dos municípios em investimentos dos recursos públicos, ficamos em 112º colocado entre os 5.570 municípios brasileiros (veja aqui).

Já em relação o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) alcançamos a 5ª posição entre os 167 municípios do Estado do Rio Grande do Note (veja aqui), mascas essas que são comprovadas através destes investimentos e da busca ativa do Prefeito Municipal Ciro Bezerra, que não tem medidos esforços para alavancar os setores que abrange a cidade do Itaú, tanto na Educação como Saúde que são áreas de grande relevância da vida de uma sociedade.

"Esses resultados que toda população pode diagnosticar, são provas de que tudo que fazemos pelo nosso município, são conquistas através do planejamento e nossos parceiros; estamos cada dia em busca de oferecer uma educação, não só a educação, mas também uma saúde de qualidade para nossos munícipes. Isso tudo tem mim deixado muito feliz e satisfeito; essas pesquisas nada mais é o resultado de todo um trabalho em equipe, onde cada um faz sua parte e colhemos os frutos desse trabalho, por isso sou grato a todos!" agradeceu o gestor municipal.











Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

UBS Mãe Dália de Itaú-RN inicia 3º grupo de antitabagismo


Na manhã desta segunda-feira (17) a Secretaria Municipal de Saúde através da equipe da UBS Mãe Dália deu início ao 3º Grupo de Antitabagismo.

A primeira sessão foi realizada pelo Médico Gutembergue do PSF I e a Enfermeira Janeuma Kelly do PSF III que teve como Tema: "Entender porque se fuma e como isso afeta a saúde".

Após a roda de conversa foi realizado consultas individuais para avaliação e prescrição de medicamentos.





Programa antitabagismo

O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes, e a consequente mortalidade por doenças tabaco relacionadas. O Programa utiliza as seguintes estratégias: prevenção da iniciação ao tabagismo, proteção da população contra a exposição ambiental à fumaça de tabaco, promoção e apoio à cessação de fumar e regulação dos produtos de tabaco através de ações educativas e de mobilização de políticas e iniciativas legislativas e econômicas. (BRASIL, 2004).

Tabagismo

O tabagismo consiste no ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. A Organização Mundial de Saúde, afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, que precisa ser combatida. Ainda segundo a OMS, o fumo é uma das principais causas de morte evitável, hoje, no planeta. Um terço da população mundial adulta - cerca de 1,3 bilhões de pessoas - fuma: aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina fazem uso de produtos derivados do tabaco. Nos países em desenvolvimento, os fumantes somam 48% dos homens e 7% das mulheres, enquanto nos desenvolvidos, a participação do sexo feminino mais do que triplica, num total de 42% de homens e 24% de mulheres fumantes. 

No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer, indica que 18,8% da população brasileira são fumantes 22,7% dos homens e 16% das mulheres.















Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Secretaria Municipal de Saúde de Itaú-RN, intensifica campanha de vacinação contra a poliomelite e o sarampo em ação do Programa de Saúde na Escola (PSE)


Nesta quinta-feira 13 a Secretaria Municipal de Saúde através do Programa de Saúde na Escola (PSE) continuou a intensificação da campanha de vacinação contra a poliomelite e o sarampo na Escola Municipal Clidenor Regis de Melo.

A ação tem por objetivo avaliar o calendário vacinal e intensificar as vacinas contra o Sarampo e a Poliomelite em campanha que foi prorrogada até o dia 22 de setembro de 2018, pelos municípios brasileiros não terem atingido a meta propostas pelo Ministério da Saúde que é de 95% da cobertura vacinal.

Na oportunidade, foi aproveitado o momento para atualizar as vitaminas A.

Programa Saúde na Escola (PSE)

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. Nele, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral dos estudantes da rede pública de ensino. 

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.


O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).









Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››