domingo, junho 14, 2020

Homem morre vítima de descarga elétrica no Planalto 13 de Maio em Mossoró RN

dsdsdUma morte em decorrência de descarga elétrica foi registrada no final da manhã deste sábado 13 de junho de 2020 no Condomínio São José, localizado no Planalto 13 de Maio em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo informações de moradores da localidade, John Bjornson de França Gomes, teria recebido uma descarga elétrica de uma extensão de tomada. Ele ainda chegou a ser socorrido por terceiros, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto São Manoel, porém não resistiu.

O Corpo deverá ser removido do necrotério da UPA por uma funerária e encaminhado ao Instituto Médico Legal do ITEP, onde passará por exames de necropsia. A Polícia Civil, após confeccionar o Boletim de Ocorrência para expedir a guia de liberação do cadáver, deverá solicitar uma perícia na casa onde ocorreu o acidente.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Jovem de 18 anos é executado enquanto dormia na zona rural de Umarizal no Oeste Potiguar

capaUm crime de homicídio com características de execução, foi registrado nesta madrugada de sábado 13 de junho de 2020, no Projeto de Assentamento Remédio na zona rural de Umarizal. região Oeste Potiguar.

A vítima foi identificada como Hiago Benício Alves, conhecido pela alcunha de "Bilêu" de 18 anos de idade. Ele foi morto com vários tiros de pistola calibre .40 e escopeta calibre 12, enquanto dormia em uma rede na casa do pai. Segundo a PM cinco homens armados, invadiram a casa, após arrombar a porta de entrada e executaram a vítima.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, quando adolescente Bilêu participou de um latrocínio de um marchante que chocou a população, pelo motivo dele viver na casa da vítima. Depois disso ele entrou de vez pro mundo do crime, sendo batizado pela facção criminosa PCC, o qual passou a praticar assaltos e homicídios na região.

Bilêu era morador do bairro Caraíbas, mas morou quase todo o ano de 2019 e início de 2020 na cidade do Apodí, mas tinha chegado ao assentamento Remédio, na quarta-feira (10)" 

A Polícia Civil, que vai investigar o caso, trabalha inicialmente com a hipótese de que o crime esteja relacionado a acerto de contas. Após a perícia no local, o corpo de Bilêu foi recolhido e encaminhado para exames de necropsias na unidade do Itep de Pau dos Ferros.

Fonte: Umarizal News
Leia Mais ››

Inmet alerta para chuvas intensas em 46 cidades do RN; veja lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuva intensas em 46 municípios do Rio Grande do Norte. O aviso é válido deste domingo (14) até 10h30 de segunda (15) e prevê chuvas entre 30 a 60 mm/h.

Chuva deve ser intensa na capital potiguar e no interior no fim de semana — Foto: Pedro Vitorino/Cedida
Chuva deve ser intensa na capital potiguar e no interior no fim de semana — Foto: Pedro Vitorino/Cedida

De acordo com o Instituto, o risco de alagamentos é baixo, porém, em caso de situação de inundação, ou similar, o Inmet orienta a proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos, e acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199) para mais informações.

Confira as cidades citadas no alerta:

Arês
Baía Formosa
Bento Fernandes
Bom Jesus
Brejinho
Canguaretama
Ceará-Mirim
Espírito Santo
Extremoz
Goianinha
Ielmo Marinho
Januário Cicco
Jundiá
Lagoa D'Anta
Lagoa De Pedras
Lagoa Salgada
Macaíba
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Natal
Nova Cruz
Nísia Floresta
Parnamirim
Passa E Fica
Passagem
Pedro Velho
Poço Branco
Pureza
Rio Do Fogo
Santa Maria
Santo Antônio
Senador Elói De Souza
Senador Georgino Avelino
Serra Caiada
Serrinha
São Gonçalo Do Amarante
São José De Mipibu
São Miguel Do Gostoso
São Pedro
Taipu
Tibau Do Sul
Touros
Vera Cruz
Vila Flor
Várzea

Fonte: G1
Leia Mais ››

Defensoria Pública do RN registra aumento de ações com pedidos de leitos de UTI para pacientes com coronavírus

A Defensoria Pública do Rio Grande do Norte tem registrado um aumento nas ações de pacientes que estão pedindo vagas em leitos de UTIs no estado por conta da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o órgão, desde março, quando os casos da doença iniciaram no estado, 18 ações exclusivamente para leitos de Covid-19 foram abertas.

Leitos no hospital de campanha de Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
Leitos no hospital de campanha de Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Esses números têm crescido durante os meses, ao passo em que as unidades vão ficando superlotadas. Em abril, houve apenas um pedido de ação para leito de UTI. Em maio, esse número já aumentou para 10. Em junho, até o dia 14, a Defensoria registrou outros sete pedidos. "Os números estão aumentando", alertou a defensora pública Brena Miranda, coordenadora do Núcleo de Defesa da Saúde.

Brena explica que quando o paciente busca a Defensoria Pública com a intenção de garantir um leito de UTI através da esfera judicial, o órgão prima por garantir o direito fundamental do acesso à saúde ao cidadão.

"Nós defensores, quando damos entrada na ação judicial, o que é que visamos? Visamos o direito fundamental à saúde, que está assegurado na Constituição Federal e não que esse paciente vá passar por cima daqueles pacientes que foram regulados. O cidadão ele tem direito de ser atendido e de ter um atendimento digno oferecido pelo Estado", explicou Brena Miranda.

A defensora relata que esse tipo de ação não é novidade na Defensoria Pública, mas que com o atual momento de lotação das unidades, isso tem se agravado. "Essa quantidade de pedidos de leito de UTI já existiam antes da pandemia, mas agora, devido a esse colapso, tem se intensificado nos plantões. Ficamos mais a par do que está acontecendo na saúde do estado e do município e intervimos seja em ações judiciais, extrajudiciais, tutelas individuais ou coletivas".

De acordo com a defensora, outro componente importante nesse cenário é a Lei Federal 13.979, de 2020, que autoriza o uso da rede particular em caso de necessidade. "O parágrafo terceiro, incisivo sete possibilita inclusive a requisição administrativa de serviços na rede suplementar, que é a rede privada, quando faltar a rede pública, e também bloqueio de verbas públicas pelo juiz para que esse direito à saúde, que é fundamental, seja assegurado ao cidadão".

Defensora pública Brena Miranda, coordenadora do Núcleo de Defesa da Saúde — Foto: Reprodução
Defensora pública Brena Miranda, coordenadora do Núcleo de Defesa da Saúde — Foto: Reprodução

Consultada às 18h35 deste sábado, a plataforma Regula RN, que monitora a fila para regulação de pacientes no estado, apontava que 70 pacientes aguardavam por leitos de UTI - 14 deles estão na fila de prioridade 1 (com urgência) e outros 56 em prioridade 2.

O contato com a Defensoria Pública do Estado pode ser feito pelo site do órgão.

Famílias entram na Justiça
Famílias também tem entrado na Justiça, através de advogados particulares, para conseguir vagas de UTI no estado. A idosa Raimunda Maria de Araújo Silva, de 70 anos, é um desses casos.

Internada há 10 dias no Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, ela garantiu na Justiça na quinta-feira passada (11) a ida para uma UTI, o que ainda não aconteceu. "Ela está internada no Santa Catarina com pedra na vesícula e tem indicação pra UTI, mas os médicos não a colocam e ela está correndo risco de vida por isso", falou o filho Jeferson Silva. Os médicos recomendaram a transferência na quarta-feira.

Raimunda Maria de Araújo Silva, de 70 anos, necessita de leito. Ela está internada no Hospital Santa Catarina — Foto: Cedida
Raimunda Maria de Araújo Silva, de 70 anos, necessita de leito. Ela está internada no Hospital Santa Catarina — Foto: Cedida

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a paciente fez um teste rápido para a Covid-19, que indicou negativo, e vai realizar um novo procedimento, com coleta swab e também realização de raio-x.

"É importante ressaltar que o procedimento de realização do teste antes de ocorrer a transferência para um leito de UTI se faz necessário para proteção tanto da paciente, para que não seja levada a um leito crítico Covid-19 correndo o risco de ser contaminada - caso seu diagnóstico seja negativo para a doença -, como também de outros já internados caso seja encaminhada para um leito não Covid-19, tendo o diagnóstico positivo da doença", disse a pasta em nota.

Maria Auxiliadora da Silva, de 56 anos, também ganhou na Justiça na sexta-feira (12) uma vaga de UTI. Ela está internada no Pronto Atendimento de Canguaretama desde quarta-feira. A Justiça deferiu o pedido de tutela de urgência para que o Estado do RN "providencie a internação na rede hospitalar pública ou privada regulada (conveniada ou contratada) de Maria Auxiliadora da Silva para uma UTI pelo tempo necessário ao restabelecimento efetivo de sua saúde".

De acordo com a Prefeitura de Canguaretama, a paciente, que é caso suspeito de Covid-19 e realizou novo teste para saber se está com a doença, vai ser transferida para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Dr. Luiz Antônio. Até a noite deste sábado, no entanto, ela ainda aguardava a transferência.

Maria Auxiliadora da Silva, 56 anos, aguarda leito de UTI — Foto: Cedida
Maria Auxiliadora da Silva, 56 anos, aguarda leito de UTI — Foto: Cedida

Fonte: G1
Leia Mais ››

RN registra 245 novos casos da Covid-19 e mais 24 mortes causadas pela doença

Blog de Assis

O Rio Grande do Norte registrou 245 novos casos confirmados da Covid-19 e mais 24 mortes causadas pela doença nas últimas 24 horas. Os números foram divulgados pela plataforma Coronavírus RN - criada em parceria da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN e atualizada no início da tarde deste sábado (13).

Com isso, o estado chega a 13.789 pacientes confirmados com o novo coronavírus e 533 mortes causadas pela doença. O estado ainda tem 22.613 casos suspeitos e 1.993 pessoas recuperadas. 23.293 pessoas notificadas testaram negativo para a doença.

Na sexta-feira (12), o estado registrava 13.544 casos e tem 509 mortes desde o início da pandemia.

Situação do coronavírus no RN
533 mortes
13.789 casos confirmados
22.613 suspeitos
23.293 descartados
1.993 recuperados

Fonte: G1
Leia Mais ››

Taxa de isolamento social chega a 41,9% no RN em feriado estadual antecipado

O Rio Grande do Norte atingiu a marca de 41,9% no índice de isolamento social para conter a propagação da Covid-19, na sexta-feira (12) durante o feriado antecipado dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Apesar de bem abaixo do percentual ideal de 60% pretendido pelo governo estadual, a taxa está entre as três maiores do país, atrás apenas de Rondônia (45,5%) e Acre (42%).

Comércio do Alecrim, Natal, RN — Foto: Pedro Vitorino/Cedida
Comércio do Alecrim, Natal, RN — Foto: Pedro Vitorino/Cedida

Na quinta-feira (11), no feriado de Corpus Christi, a taxa registrada foi ainda maior: 49,2%. Os dois últimos índices calculados no RN são os melhores entre os estados do Nordeste. O levantamento é da empresa In Loco, que tem feito um acompanhamento nacional sobre o assunto, com base em dados de 60 milhões de brasileiros, usuários de vários aplicativos de smartphones.

Para integrantes do Governo do RN e da Polícia Militar, o aumento nas taxas pode ser atribuído ao endurecimento das normas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, com a operação Pacto pela Vida. O distanciamento social é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das principais formas de controle ao contágio do novo coronavírus.

Na quarta-feira (10), a Assembleia Legislativa do RN autorizou a antecipação do feriado estadual dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, comemorado no dia 3 de outubro, para a sexta-feira (12). Desta forma, o Governo do RN criou um "feriadão" junto com a data de Corpus Christi, comemorada na quinta (11), com o objetivo de aumentar o isolamento.

A segunda colocação no ranking nacional de isolamento com 41,9% se deve a baixa adesão da população em todos os estados do Brasil. A média nacional de distanciamento registrada na sexta-feira (12) foi de 36,8%. A taxa de 41,9% calculada pela In Loco no RN está apenas quatro pontos percentuais acima do pior índice registrado nas últimas seis semanas, quando o RN aparecia entre os cinco estados do país com o menor isolamento .

Coleta de dados
A tecnologia da In Loco é embarcada em aplicativos de parceiros e clientes (bancos e grandes varejistas, por exemplo). Os usuários que voluntariamente instalam esses softwares podem ou não permitir a coleta de dados pela In Loco, que informa claramente as finalidades previstas na sua política de privacidade.

A única informação coletada é a localização dos celulares, que é utilizada para fins de autenticação e verificação de segurança e anti-fraude, além de contagem de visitas em determinados estabelecimentos.

"Toda essa captação é feita sem identificar as pessoas. A tecnologia da In Loco foi desenvolvida de forma a não coletar dados de identificação civil, como nome, RG, CPF e e-mail", explicaram representantes da empresa. Os dados anônimos de localização coletados são agregados e transformados em estatísticas que são compartilhadas com órgãos públicos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Pelo menos 50 pessoas são presas em festa na praia por descumprirem decreto de isolamento social no RN

Cerca de 50 pessoas foram presas durante uma festa na Praia de Santa Rita, em Extremoz, município da Região Metropolitana de Natal, na madrugada deste sábado (13). As pessoas estavam descumprindo o decreto do Governo do Rio Grande do Norte que estabelece normas de distanciamento social para evitar a propagação da Covid-19.

Grupo foi conduzido à Plantão da Zona Norte — Foto: PMRN/Divulgação
Grupo foi conduzido à Plantão da Zona Norte — Foto: PMRN/Divulgação

Os policiais militares do 4º Batalhão receberam uma denúncia de moradores da região que estavam sendo perturbados pelo som alto. Ao chegarem no local, os PMs encontraram cerca de 100 pessoas que participavam de uma festa clandestina. O barulho partia de dois carros que foram apreendidos junto com uma porção de cocaína.

De acordo com os policiais, metade do grupo conseguiu fugir. Apesar da fuga, pelo menos 50 pessoas, entre homens e mulheres, foram presas e conduzidas para a Delegacia de Plantão da Zona Norte. Todas as pessoas foram autuadas e assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por causa do descumprimento ao decreto estadual de enfrentamento à Covid-19.

Todos deverão responder pelo artigo 268 do Código Penal, que sanciona com multa e detenção aqueles que infringirem determinação do poder público destinada a impedir a introdução ou a propagação de doença contagiosa.

Todos foram autuados e assinaram TCO — Foto: PMRN/Reprodução
Todos foram autuados e assinaram TCO — Foto: PMRN/Reprodução

Fonte: G1
Leia Mais ››

Duas cidades do RN decretam 'lockdown' no combate ao coronavírus

As cidades de Areia Branca e Olho D'Água do Borges, no interior do Rio Grande do Norte, decretaram nesta sexta-feira (12) o lockdown (isolamento social mais rígido) no combate ao novo coronavírus. Entre as medidas em comum, os dois municípios vão controlar a circulação de pessoas e veículos em espaços públicos.

Mercado Público de Areia Branca — Foto: Site da Prefeitura de Areia Branca
Mercado Público de Areia Branca — Foto: Site da Prefeitura de Areia Branca

A Prefeitura de Areia Branca considerou para o decreto a tendência de crescimento no número de casos e mortes no município, de modo a colocar em colapso o sistema de saúde do Oeste Potiguar, "que já se encontra sem leitos de UTI". Aliado a isso, considerou a baixa adesão da população da cidade ao isolamento social com as medidas já adotas anteriormente.

De acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) da quinta-feira (11), Areia Branca apresenta a maior taxa de notificação de casos, além da maior incidência do coronavírus e a maior taxa de mortalidade no cálculo dos casos por 100 mil habitantes. A cidade registra 359 casos e 31 mortes.

Em Areia Branca, o decreto vai até o dia 21 de junho. Entre as medidas, está a proteção de pessoas do grupo de risco do coronavírus, que devem ficar em casa e só sairem para necessidades urgentes como ida ao supermercado ou à farmácia. Um trecho determina que os "estabelecimentos essenciais deverão destinar 1 hora para atendimento exclusivo de pessoas do grupo de risco" na cidade.

Está proibida a "circulação de pessoas em espaços e vias públicas ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas". As exceções são para as que se deslocam para atendimento médico, assistência veterinária, trabalhos essenciais, entrega de bens essenciais ou assistência para grupos de risco, entre outras situações.

Serviços pedidos por "aplicativos, telefone ou outra via remota para serviços de entrega (delivery) são permitidos, à exceção da modalidade ponto de coleta ('take away')". O decreto proibiu também a comercialização de bebidas alcoólicas ou similares, inclusive em supermercados.

O controle de veículos será feito por bloqueios e interdições de vias, além de barreiras e blitze de fiscalização na cidade. Só podem transitar veículos de serviços essenciais ou estabelecimentos em funcionamento, além de táxis, mototáxis e serviços de aplicativo desde que para fins de saúde. Haverá o controle também na entrada e saída da cidade.

"Entendemos que o isolamento social rígido vai nos ajudar a conter o fluxo de pessoas em nosso município, que tem uma situação atípica por ser um ponto de fluxo devido às nossas atividades econômicas com portas de entrada por terra e mar", disse a prefeita Iraneide Rebouças.

Município de Areia Branca, no litoral do RN, é um dos maiores produtores de sal do país — Foto: Anderson Barbosa/G1
Município de Areia Branca, no litoral do RN, é um dos maiores produtores de sal do país — Foto: Anderson Barbosa/G1

Olho D'Água do Borges
Em Olho D'Água do Borges, o decreto terá vigor até o dia 22 de junho, com controle da circulação de pessoas e veículos nos espaços e vias públicas, "objetivando reduzir a velocidade da propagação da doença". A prefeitura da cidade também considerou o aumento no número de casos no município e as medidas mais rígidas da Sesap no último decreto publicado.

O decreto diz que está "determinantemente proibida a circulação e permanência de pessoas em vias públicas, praças, calçadas ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas" e que haverá blitz de fiscalização em pontos da cidade para garantir o cumprimento do decreto.

As pessoas só poderão sair de casa para serviços de saúde ou essenciais, como supermercados, frigoríficos, farmácias, padarias ou postos de combustíveis. Além desses segmentos, as lanchonetes também vão poder funcionar, mas apenas na modalidade delivery.

O município adotou toque de recolher das 23h às 4h do dia seguinte, com exceção para profissionais de saúde, farmácias, forças de segurança e vigilantes. Bares, restaurantes e outro estabelecimentos similares estão proibidos de funcionar com atendimento presencial.

Também está proibida "a circulação de veículos particulares, bem como fica vedado o serviço de transporte de passageiros, principalmente os que são realizados por prestadores de serviços de outras cidades".

As multas para descumprimento variam de R$ 200 a R$ 350. A cidade tem 9 casos confirmados e nenhuma morte.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Hospital João Machado ganha 10 leitos para tratamento de Covid-19 em Natal

Para ampliar o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, o Hospital João Machado, em Natal, abriu 10 leitos destinados a pacientes diagnosticados com Covid-19 nesta sexta-feira (12). A princípio, este novos leitos funcionarão como clínicos, mas passarão a ser destinados aos cuidados intermediários (UCI), à medida que for completada a estrutura de recursos humanos necessária.

Hospital João Machado ganha 10 novos leitos para o combate ao Covid-19 — Foto: Divulgação
Hospital João Machado ganha 10 novos leitos para o combate ao Covid-19 — Foto: Divulgação

A equipe que atuará nas novas enfermarias será composta por servidores da unidade hospitalar, e também por profissionais advindos do processo seletivo para contratação de pessoal em caráter temporário, realizado pelo Governo do Estado, além de médicos intensivistas de cooperativa.

A enfermaria da qual estes 10 novos leitos fazem parte já conta com uma estrutura para a abertura de mais nove leitos e o plano final é chegar a um total de 36 leitos, dos quais 10 são de cuidados intermediários (UCI) e os demais clínicos, para a estabilização de pacientes.

O governo ainda informa que se encontra em obras uma ala para comportar 48 novos leitos clínicos também voltados ao tratamento da Covid-19. O João Machado também irá dispor de 20 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), cujo processo de implantação está previsto para ser finalizado na próxima semana, pela empresa Avante Social, contratada também para o gerenciamento desses leitos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia Federal apreende mais de mil caixas de cigarros contrabandeados em Umarizal-RN

A Polícia Federal apreendeu uma carga com 1.362 caixas de cigarros contrabandeados em Umarizal, município localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, na noite de quinta-feira (11). A operação teve apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SEOPI/MJSP).

Carga apreendida pela polícia — Foto: PFRN/Divulgação
Carga apreendida pela polícia — Foto: PFRN/Divulgação

O material foi encontrado em dois endereços: no interior de uma residência e empilhada próximo a uma clareira. No entanto, os policiais não encontraram ninguém no local. Segundo as investigações, o material contrabandeado pertence a um "conhecido empresário" da região, que é considerado foragido.

A mercadoria apreendida foi encaminhada para a sede da Delegacia da Polícia Federal em Mossoró. "Apesar das restrições sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus, a Polícia Federal e as demais forças policiais seguem atuando em sintonia contra o crime organizado no estado do Rio Grande do Norte", informou a corporação.

Proprietário da carga foi identificado — Foto: PFRN/Divulgação
Proprietário da carga foi identificado — Foto: PFRN/Divulgação

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo traça estratégia antiprotestos

Ainda embrionários, fragmentados e sem liderança única, os movimentos contra o governo que ganharam força nas últimas semanas já obrigam o presidente Jair Bolsonaro e apoiadores a pôr em prática uma plano de reação. Sem saber a dimensão que os manifestos nas redes sociais e nas ruas alcançarão, a estratégia bolsonarista é tentar sufocar ainda no início esses grupos construindo a narrativa de que são violentos e, por isso, devem ser criminalizados. Eventuais confrontos com a polícia serão explorados como exemplo de que “o governo é o lado certo.”

© Foto: Cris Faga/Getty

Bolsonaro, que durante sete domingos consecutivos participou de atos em Brasília, pediu, diante do avanço dos protestos contra ele, para seus apoiadores ficarem em casa no final de semana passado. Publicamente, o argumento era para se evitar um confronto entre manifestantes contra o governo. Nos bastidores, no entanto, a preocupação é política.

O Palácio do Planalto temia que a comparação entre os números contra e a favor do presidente possam mostrar um cenário desfavorável, evidenciando que a proporção crítica ao governo era maior. A avaliação é a de que, se isso ocorrer nos próximos protestos, pode entusiasmar opositores, assim como ocorreu com a ex-presidente Dilma Rousseff, que sofreu impeachment em 2016.

Na Câmara, há 45 pedidos de impedimento de Bolsonaro. Até agora, nenhum foi apreciado pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Parlamentares alegam que os processos não avançaram porque, em meio ao isolamento social, falta clima nas ruas para um impedimento. O temor dos bolsonaristas é que o ambiente comece a ser criado agora.

Nas últimas semanas, Bolsonaro aplicou vacinas contra os atos e adjetivou os manifestantes contrários a ele de “terroristas”, “marginais”, “desocupados”, “maconheiros” e “viciados”. Pediu aos pais que não deixem os filhos participar de atos. “Isso não é liberdade de expressão, é quebra-quebra”, disse em transmissão na “live” da quinta-feira passada. E fez uma explanação condenando grupos antifascistas e os associando aos black blocks, que ganharam as ruas nas manifestações de 2013 com episódios de violência. Os protestos ocorridos naquele ano, no entanto, foram marcados também pela atuação de agentes infiltrados das polícias e das Forças Armadas para provocar confusão e, assim, justificar uso de bombas.

Na segunda-feira passada, depois dos atos, Bolsonaro avaliou que as manifestações contrárias ao governo são “o grande problema do momento”. “Estão começando a colocar as mangas de fora”, disse o presidente a apoiadores, no Palácio da Alvorada. Os atos ocorreram no Distrito Federal e em ao menos 11 capitais. A adesão foi maior em São Paulo, onde também houve panelaços e buzinaços contra o presidente. Novos atos estão marcados para hoje.

Escalada
A arquiteta Monica Benício, companheira da ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, assassinada em 2018, avalia que a onda de protestos pode crescer diante da conduta do presidente. “Fomos os primeiros a falar que ficar em casa era ato de responsabilidade, mas também é urgente que a gente ocupe as ruas com responsabilidade, com cuidados com a saúde, para mostrar ao governo que não ficaremos silenciados diante da barbárie e desse projeto genocida em curso”, afirmou.

Integrante da torcida Gaviões da Fiel e organizador do protesto do domingo passado em São Paulo, o estudante de História Danilo Pássaro diz que as falas do presidente reforçam um caráter autoritário. “É mais uma prova de que ele não sabe lidar com manifestações e expressões do pensamento diferentes”, ressalta.

Nas redes sociais, os filhos do presidente criaram a narrativa de que os movimentos contra o governo são ilegítimos. O temor é perder espaço na internet, onde o grupo se organizou e onde o presidente tem sua maior força. Parlamentares ligados a Bolsonaro também entraram em ação, como os deputados estaduais de São Paulo Gil Diniz (PSL) e Douglas Garcia (PSL), ambos citados no inquérito das fakes news no Supremo Tribunal Federal.

Diniz, que era assessor do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) antes de se eleger, anunciou na sexta, dia 5, que protocolaria um pedido para a abertura de uma CPI para investigar os “antifas”, após, segundo ele, ter recebido denúncia de “violência e outros crimes cometidos por membros do grupo.”

Já a Garcia é atribuído o vazamento de dados de mil pessoas que supostamente integrariam grupos antifascistas. “É contra este tipo de gente que se diz antifa que eu entreguei (não vazei) o dossiê à polícia!”, escreveu no Twitter, ao publicar imagens de protesto no México. O parlamentar defende que os manifestantes sejam enquadrados na Lei de Segurança Nacional.

Pela primeira vez desde o início do governo, Bolsonaro enfrenta uma narrativa negativa nas redes sem dispor de seus principais influenciadores no melhor momento, já que o inquérito das “fake news” no Supremo Tribunal Federal passou a mirar o “gabinete do ódio”.

Uma análise da empresa de consultoria AP Exata apontou queda imediata de 14% para 10% nas publicações dos chamados perfis de interferência. Há 77 dias, a empresa computa mais interações contrárias do que a favor do presidente. “Até o final de 2019, Bolsonaro dominava. Na virada do ano, começou a perder. Só que apesar de ele ter mais críticas do que menções positivas não se podia dizer que tinha uma oposição forte. Não era uma coisa concentrada até a narrativa do movimento Somos Todos 70%”, observou o diretor da empresa, Sérgio Denicoli.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

CNBB age para evitar ruptura após ala católica oferecer apoio a Bolsonaro

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou uma reunião emergencial para contornar o acirramento de divergências políticas e evitar uma ruptura no clero. O encontro, na terça-feira, dia 9, foi convocado após o Estadão revelar a oferta de apoio ao governo Jair Bolsonaro, vinda de dirigentes de rádios e TVs de inspiração católica. Em troca, padres e leigos pediram ao presidente a ampliação do alcance de suas redes de radiodifusão, além de verbas, na forma de publicidade estatal.

O chamado para a reunião episcopal partiu do presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e do bispo referencial da Pastoral da Comunicação, Dom Joaquim Mol. Eles conversaram, frente a frente, pela internet, com os bispos das dioceses cujos sacerdotes haviam participado da audiência com Bolsonaro: Campinas, Curitiba, Goiânia e São Paulo. Na conversa, "olho no olho", descrita como "límpida e sincera", mais uma vez surgiram manifestações divergentes, indício do potencial de conflito no episcopado, mas os bispos tentaram superar os desentendimentos, segundo fontes.

Os padres fizerem chegar à CNBB que não esperavam tamanha reação e que foram alvos de insultos nas redes sociais. Temiam ter suas atividades prejudicadas. A tensão aumentou depois das manifestações de repúdio emanadas por diversos segmentos do clero, entre eles a própria conferência. De perfil moderado, d. Walmor agiu apaziguar as animosidades.

Reunião. Presidente Jair Bolsonaro em videoconferência com representantes religiosos, empresários e parlamentares
© Reprodução / Youtube Presidência da República Reunião. Presidente Jair Bolsonaro em videoconferência com representantes religiosos, empresários e parlamentares

O bispo de Itacoatiara (AM), Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, foi um dos que cobrou publicamente punição aos envolvidos. Ele disse ter reagido com as seguintes palavras ao tomar conhecimento do teor da conversa entre sacerdotes e Bolsonaro: "Vergonhoso. Mercenários". Para o prelado, os padres se "venderam" ao governo e fizeram da fé católica um "mercado", ao pedir dinheiro e prometer apoio ao governo. "Espero que os padres 'desobedientes' sejam religiosamente corrigidos, se retratem ou que se tomem outras providências", escreveu d. Ionilton, vice-presidente da Comissão Pastoral da Terra.

O descontentamento no clero agravou-se no início desta semana, quando o arcebispo de Curitiba (PR), Dom José Antônio Peruzzo, contrariou publicamente a CNBB, ao defender os pedidos do padre Reginaldo Manzotti, um ícone pop da Igreja, a Bolsonaro. Em nome de todas as redes católicas, Manzotti cobrou do presidente a ampliação e mais agilidade nas autorizações de funcionamento de rádios e TVs ligadas à Igreja, as quais, segundo o sacerdote, desejavam "caminhar junto" ao governo. Ele pediu para apresentar uma proposta de comunicação "isenta e positiva" e destacou que Bolsonaro sabe o peso da "mídia negativa". Por meio de nota, a conferência classificou o teor da conversa presidencial como "barganha" e se dissera "indignada". Para d. Peruzzo, a CNBB foi "infeliz e detrativa".

Dom Peruzzo argumentou que, mesmo em ambientes coesos e harmônicos, ocorrem mal entendidos. "As amarguras fazem parte dos ambientes mais nobres e o perdão também. A reconciliação é parte da fé que professamos", disse, em um programa de rádio e TV do padre Manzotti, na quarta-feira, 10. "Embora irmãos vivam a fraternidade, às vezes surgem diferenças e divergências. Não foi conflito, foram diferenças marcadas por mal entendidos involuntários. Há quem queira dizer que há rupturas internas na CNBB. Não houve nada disso."

Os bispos cogitaram passar a submeter ao crivo da CNBB os convites para audiências no governo, mas desistiram de impor um aval porque a conferência não possui autoridade eclesial para enquadrar os controladores das rádios e TVs de inspiração católica - nem sequer as dioceses, hierarquicamente subordinadas ao Vaticano. Coube ao arcebispo de Curitiba relevar a proposta de intervenção no diálogo de religiosos católicos com o governo. "Houve até algumas proposições quando surgirem convites dessa natureza de que conversemos para evitar mal entendidos, mas não há, por parte da CNBB, muito menos do setor de comunicações (Pascom), qualquer intenção de neutralizar, restringir ou criar resistências à atuação das TVs católicas e rádios. E essas também não estão em linha de ruptura com a CNBB, nem de longe", disse.

Alas
Apesar de os bispos terem pedido desculpas de lado a lado, o assunto pode não estar ainda pacificado. Setores da Igreja têm se manifestado de forma antagônica entre si. No mesmo dia da reunião dos bispos, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz, a Conferência Nacional dos Institutos Seculares e o Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara expressaram "total e irrestrita" concordância com a CNBB.

"Repudiamos, veementemente, qualquer atividade religiosa que ousa comercializar a fé, principalmente quando eventuais negócios se realizam com promotores de políticas que produzem a morte (necropolítica)", escreveram os colegiados. "Consideramos melhor uma Igreja pobre e verdadeira do que preocupada em negociações de verbas publicitárias e outorgas de concessão pública." As quatro entidades afirmaram "não reconhecer" a representatividade da Frente Parlamentar Católica na Câmara dos Deputados, que intermediou a videoconferência com o Palácio do Planalto.

A cúpula da frente é formada pelos deputados Francisco Jr (PSD-GO), Eros Biondini (PROS-MG) e Diego Garcia (Podemos-PR), todos da base governista e ícones do Ministério Fé e Política da Renovação Carismática Católica, um movimento de leigos conservadores que tomou posições historicamente opostas aos progressistas do clero. A RCC disse não possuir "tendências político-partidárias" e afirmou que não teve interesses apresentados na reunião presidencial. O movimento afirma que os deputados "agem em nome próprio".

"Qualquer alusão a uma desvinculação da RCC com a CNBB é um absurdo e não coaduna minimamente com a verdade", disse a renovação, em nota. Os deputados também negaram divergências com a CNBB e argumentaram que o apoio ao presidente não foi "condicionado" ao atendimento das demandas religiosas.

Já as solicitações do padre Eduardo Dougherty, da TV Século21, um jesuíta precursor da renovação carismática no País, fizeram a Província dos Jesuítas do Brasil lamentar o ocorrido. Ele apelou pela emissão de um passaporte e pediu ao governo que o recebesse para apresentar tecnologias e investidores estrangeiros. A entidade afirmou não estar institucionalmente representada e que o padre Eduardo participou por "interesse próprio".

A Comunidade Aliança de Misericórdia disse que seu fundador, padre João Henrique Porcu, expressou-se sobre conteúdo "espiritual". O padre sugeriu ao presidente que fosse mais atuante na Igreja e afirmou que ambos enfrentam "batalhas" comuns. Ele foi o único religioso a não levar demandas explícitas ao presidente.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Vacina ‘gotinha’ da polio pode ser eficaz contra coronavírus, diz estudo

A vacina oral contra a poliomielite, a famosa gotinha, poderia conferir proteção temporária contra o novo coronavírus. É o que diz um estudo publicado quinta-feira na revista científica Science. De acordo com pesquisadores do Instituto de Virologia Humana da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, existem evidências de que vacinas já existentes, como a contra a poliomielite e a BCG – contra a tuberculose –, fornecem proteção contra uma ampla variedade de infecções, incluindo respiratórias.

Crianças com idade entre 1 ano e menores de 5, são vacinadas no posto de saúde Heitor Beltrão, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, para receber a dose contra a pólio e contra o sarampo - 06/08/2018
© Tomaz Silva/Agência Brasil Crianças com idade entre 1 ano e menores de 5, são vacinadas no posto de saúde Heitor Beltrão, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, para receber a dose contra a pólio e contra o sarampo - 06/08/2018

A sugestão de estudo com a vacina contra a polio se deu porque “tanto o poliovírus quanto o coronavírus são vírus de RNA de cadeia positiva; portanto, é provável que possam induzir e ser afetados por mecanismos comuns de imunidade inata”, escreveram os autores.

A eficácia da vacina BCG contra o coronavírus já está em avaliação em estudos realizados nos Estados Unidos, na Holanda e na Austrália. A ideia de testar a proteção da BCG contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, surgiu após pesquisas mostrarem que países que usam amplamente a vacina contra tuberculose têm uma taxa menor de infecções por coronavírus do que aqueles aqueles que não.

A ideia não é que essas vacinas possam prevenir completamente a Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, mas que elas possam ao menos diminuir a gravidade da doença e preparar o sistema imunológico inato para combater o vírus por um curto período de tempo. Com mais de 7 milhões de infectados no mundo e 425.593 mortes, isso já seria um grande avanço.

“Outras vacinas virais atenuadas, como as contra o sarampo e a varíola, também foram associadas a efeitos protetores inespecíficos pronunciados contra doenças infecciosas. Na África, quando a vacina contra o sarampo foi introduzida, a mortalidade geral em crianças diminuiu em mais de 50%, uma redução que foi muito maior do que o previsto com base na proteção somente contra mortes por sarampo”, escreveram os autores.

Tanto a vacina oral contra a poliomielite quanto a BCG usam uma versão enfraquecida do vírus ou da bactéria. Esse tipo de imunizante produz uma resposta imune forte e duradoura, segundo especialistas em vacinas. Entretanto, as desvantagens desse tipo de abordagem incluem a possibilidade de quem recebeu a vacina desenvolver a doença e o processo lento de fabricação, em comparação com estratégias modernas que usam apenas um pedaço de material genético do vírus, como as que estão sendo testadas atualmente por empresas americanas e europeias contra o novo coronavírus.

Em relação ao primeiro problema, os autores do estudo da Science afirmam que “o risco de complicações devido à VOP [vacina atenuada oral] é extremamente baixo”, cerca de uma em cada três milhões de doses administradas e, principalmente, em crianças imunocomprometidas. Sobre a produção, essas vacinas já são produzidas normalmente e bilhões de doses são aplicadas anualmente no mundo todo.

Fonte: Veja
Leia Mais ››

Caixa anuncia calendário de novos saques do FGTS; liberação começa em 29 de junho

Caixa anuncia calendário de novos saques do FGTS; liberação começa ...

O presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, anunciou neste sábado (13) que as liberações emergenciais do FGTS começarão no dia 29 de junho. Essa data é para o crédito em conta do trabalhador nascido em janeiro.

O saque em espécie ou transferências, também dos aniversariantes de janeiro, estão liberados a partir de 25 de julho (veja o calendário completo mais abaixo).

Essa nova liberação do saque do FGTS se deu em razão da pandemia do novo coronavírus, que afetou as atividades econômicas e a renda dos trabalhadores.

Para evitar aglomerações nas agências, a Caixa fixou datas diferentes para a liberação do crédito em conta e para o saque em espécie ou transferência dos valores. O calendário considera o mês de nascimento do trabalhador. Veja as datas a seguir:

Calendário saque emergencial FGTS
Mês de nascimentoCrédito em contaSaque ou transferência
Janeiro29 de junho25 de julho
Fevereiro6 de julho8 de agosto
Março13 de julho22 de agosto
Abril20 de julho5 de setembro
Maio27 de julho19 de setembro
Junho3 de agosto3 de outubro
Julho10 de agosto17 de outubro
Agosto24 de agosto17 de outubro
Setembro31 de agosto31 de outubro
Outubro8 de setembro31 de outubro
Novembro14 de setembro14 de novembro
Dezembro21 de setembro14 de novembro

“A cada semana realizaremos o credito digital na conta dos brasileiros. Sempre às segundas-feiras, com exceção do dia 8 de setembro, porque dia 7 é feriado. Teremos, a partir do dia 29, pelas próximas 12 semanas, a cada segunda feira, 5 milhões de brasileiros recebendo esse depósito e terão o saque sendo permitido a partir de cada sábado”, afirmou Guimarães.

Terão direito aos saques os trabalhadores que tenham contas ativas (do emprego atual) ou inativas (de empregos anteriores) do FGTS. Cada trabalhador poderá sacar até R$ 1.045.

Se o trabalhador tiver mais de uma conta de FGTS, o saque será feito primeiro das contas de contratos de trabalho extintos (inativas), iniciando pela conta que tiver o menor saldo.

Depois, o dinheiro será sacado das demais contas, também iniciando pela que tiver o menor saldo. Independentemente do número de contas do trabalhador, o valor não pode passar de R$ 1.045.

Assim, ninguém poderá tirar mais do que esse valor, ainda que tenha duas ou três contas com saldos superiores a essa quantia.

Poupança digital
Neste sábado, o governo também editou uma medida provisória autorizando o pagamento do FGTS em contas da poupança social digital da Caixa. O texto foi publicado em edição extra do "Diário Oficial da União" (DOU).

O texto da MP amplia o funcionamento da poupança social digital. Assim, passa a ser possível receber, além dos créditos referentes ao FGTS, outros benefícios pagos pela União, estados e municípios, exceto os previdenciários.

A poupança social digital da Caixa é uma modalidade simplificada, aberta para quem recebe benefícios governamentais e com limite de saldo e movimentação. Pela MP, o limite mensal de movimentação para essa modalidade de poupança foi ampliado de R$ 3 mil para R$ 5 mil.

O presidente da Caixa informou que a liberação emergencial do FGTS será feita exclusivamente pela poupança digital. A conta será aberta automaticamente pelo banco para todos que tem direito ao saque. A movimentação do dinheiro poderá ser feita pelo aplicativo "Caixa TEM".

O objetivo, segundo o governo, é agilizar os pagamentos e evitar aglomerações em meio á pandemia do novo coronavírus.

“Nesse contexto, a criação da conta poupança social digital promove agilidade e inclusão financeira de forma eletrônica para grande parte da população, e ainda garante maior segurança e controle nos pagamentos dos benefícios emergenciais”, informaram a Caixa e o Ministério da Economia.

“Além disso, a utilização da conta digital evita afluência de pessoas nos bancos e reduz a logística necessária para a distribuição dos recursos”, concluíram.

Consulta do saldo
O governo federal informa que todos os 60,8 milhões de trabalhadores que possuem contas no FGTS poderão ser beneficiados com os saques. Segundo a Caixa, devem ser liberados R$ 37,8 bilhões. Cerca de 30,7 milhões de trabalhadores poderão sacar todo seu recurso no FGTS (50,5% do total).

Novos saques do FGTS: veja como consultar o saldo de contas ativas ou inativas
O presidente da Caixa informou que a partir desta segunda-feira (15) o trabalhador poderá consultar qual o valor do seu saque emergencial e quando o valor será creditado por meio do site fgts.caixa.gov.br ou por meio do Disque 111.

Segundo Pedro Guimarães, a partir de sexta-feira (19), a consulta passa a poder ser feita também pelo aplicativo FGTS. No app, o trabalhador também poderá optar por não fazer o saque emergencial ou ainda por devolver o valor para a conta do FGTS caso o crédito já tenha ocorrido.

O trabalhador que escolher não fazer o saque emergencial deve informar a Caixa pelo menos dez dias antes da data de crédito prevista.

O dinheiro ficará disponível para o trabalhador até 30 de novembro. Se o saque emergencial não for feito até essa data, automaticamente o valor retornará para o fundo de garantia.

Fonte: G1
Leia Mais ››