domingo, junho 14, 2020

Hemorio registra 28% dos doadores no Rio com anticorpos contra a Covid-19

Uma pesquisa realizada pelo Hemorio detectou que 28% das pessoas que doaram sangue durante a pandemia da Covid-19 tiveram contato com o novo coronavírus. O resultado vale para pessoas que tiveram sintomas da doença e também para os assintomáticos.

Ao todo, foram analisadas 7.286 doações de sangue, entre abril e junho. Ao longo desse período, o número de infectados cresceu rapidamente.

Na segunda quinzena de abril, apenas 4% dos doadores tinham pego a Covid-19. No início de maio, o número saltou para 18%. Já no começo de junho, o estudo apontou que 28% dos doadores do Hemorio tinham desenvolvido anticorpos para a doença.

HEMORIO faz mutirão de doação de sangue neste sábado (11).  — Foto: Divulgação/HEMORIO
HEMORIO faz mutirão de doação de sangue neste sábado (11). — Foto: Divulgação/HEMORIO

"Nos surpreendemos bastante. Não esperávamos que fossemos encontrar essa prevalência, com igm ou igg que aparecem nas pessoas que tiveram covid e ficaram curadas", relatou o diretor do Hemorio Luiz Amorim.
A análise dos dados está sendo feita em parceria com as universidades públicas do RJ, a Fiocruz e a Secretaria Estadual de Saúde. Nas próximas semanas outros doadores serão testados.

Os pesquisadores acreditam que esse é um retrato importante do que pode estar acontecendo com os moradores do Rio de Janeiro.

"O coronavirus não é transmissível pelo sangue. É um vírus respiratório, muito pouco presente no sangue, quando a taxa é baixa. Ele está presente na respiração, secreção nasal. Esse vírus não é transmissível pelo sangue, nem pelas transmissões de sangue", explicou Amorim.

Os testes são feitos depois da doação de sangue. O Hemorio informou que vai fazer um esforço para informar o resultado para todos os doadores.

Segundo os pesquisadores, a doação de sangue com anticorpos é considerada segura. Mas eles lembram, a transfusão do sangue com anticorpos da Covid-19 não é capaz de imunizar quem recebe a doação.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!