segunda-feira, fevereiro 25, 2019

Voo Recife-Aracati com escala em Mossoró será inaugurado nesta terça-feira, 26.

Voo Recife-Aracati com escala em Mossoró será inaugurado nesta terça-feira

O Aeroporto de Aracati vai receber voos da Azul a partir desta terça-feira (26). A empresa anunciou que ofertará três frequências semanais a partir de Recife (PE), com escala em Mossoró, em um dos trechos (ida ou volta). 

Os voos, que serão realizados pelo turboélice ATR 72-600, com capacidade para até 70 passageiros, vão ser operados às terças, quintas e domingos. Com escala em Mossoró às 14h50. 

O governador Camilo Santana (PT), do Ceará, desembarca no aeroporto Dix-Sept Rosado em Mossoró. Ele comandará comitiva no voo inaugural de Recife (PE) ao Aeroporto Dragão do Mar de Aracati (CE). O governo espera atrair o turista regional, oferecendo como atrativos as belezas naturais, como o paraíso de Canoa Quebra.

Fonte: Mossoró Notícia
Leia Mais ››

Previsão indica mais chuva durante a semana no RN


Mais chuvas devem atingir o RN durante a semana. Pelo menos é o que indica a previsão do tempo da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Segundo o órgão, a previsão para os próximos dias é de mais chuvas em todas as regiões, que podem ser mais intensas a partir de quarta-feira (27), porque além da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) – sistema meteorológico que costuma atuar nesta época do ano -, começa a atuar também um Vórtice Ciclônico.

Para Natal, segundo os dados do Climatempo, a expectativa é de “muitas nuvens, com chuva a qualquer hora” desta segunda-feira (25) até a sexta-feira (1º). O volume de chuva deve variar 10 e 17 milímetros ao longo dos dias.

Em Mossoró, principal cidade do Oeste Potiguar, a previsão indica previsão de chuva para o período da tarde e da noite durante a semana. Na sexta-feira (1º), a temperatura máxima deve ser de 38ºC. A expectativa é de tempo semelhante para Caicó, na Central Potiguar.

Fonte: Portal no ar
Leia Mais ››

Cidades do Oeste do RN devem divulgar campanha nacional de vacinação


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) expediu no Diário Oficial do Estado (DOE) três recomendações para que os Secretários de Saúde dos municípios de Pau dos Ferros, Rafael Fernandes e Francisco Dantas – todos no Oeste do Estado –, realizem ampla divulgação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo deste ano.

As recomendações buscam garantir o direito do cidadão à saúde e ao efetivo serviço de vigilância epidemiológica, que deverá ser norteado pelo princípio da eficiência da Administração Pública. Os gestores devem realizar veiculação de conteúdo destinado a convocar a população para a vacinação bem como para mobilizar o público e conscientizar sobre a importância da imunização contra a poliomielite e sarampo.

De acordo com os documentos publicados no DOE, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde identificou no país 312 cidades com baixa cobertura vacinal para Poliomielite, sendo que, de acordo com o Plano de Erradicação da Poliomielite, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) estabelece a meta de no mínimo 95% de cobertura vacinal homogênea contra essa enfermidade. Alerta emitido pela OPAS/OMS em abril/2018, sobre o surto de Sarampo em 11 países das Américas, dentre os quais o Brasil (especificamente nos Estados de Roraima e Amazonas), e bem assim, recomenda que sejam intensificadas as vacinações para viabilizar alta cobertura vacinal e prevenir a introdução e disseminação do vírus do Sarampo; e, ainda, orienta a implementação de sistema de vigilância suficiente para detectar de forma oportuna quaisquer casos suspeitos.

De acordo com os dados contidos no Plano de Erradicação da Poliomielite, houve redução dos índices de cobertura vacinal da Poliomielite e Sarampo (Tríplice Viral) no Rio Grande do Norte. Os dados mostram que a cobertura vacinal em relação à Poliomielite em 2016 foi de 70,25% e em 2017 de 63,99%; enquanto que de Sarampo houve diminuição para o índice de 96,05% em 2016, e a patamar abaixo da meta em 2017, 79,95%.

Para ver as recomendações direcionadas aos gestores de saúde dos municípios de Pau dos Ferros, Rafael Fernandes e Francisco Dantas que devem prestar, em 30 dias, informações quanto à adoção das medidas administrativas para seu pleno atendimento, clique aqui.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Banco do Nordeste financia até 100% de sistemas de energia elétrica para pessoas físicas


Interessados em gerar sua própria energia elétrica podem financiar até 100% dos componentes e a instalação dos sistemas de micro e minigeração de energia elétrica fotovoltaica ou eólica no Banco do Nordeste, com limite de R$ 100 mil. A linha de crédito FNE Sol, que utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), está disponível para pessoas físicas e empresas.

O valor das parcelas do financiamento pode ser igual ao valor economizado na conta de energia. Assim, o investimento não traz custos adicionais ao cliente, que passa a consumir energia renovável e limpa.

Quando quitada a operação, o proprietário dos equipamentos obtém considerável redução nas contas, já que a durabilidade dos componentes adquiridos, como as placas fotovoltaicas, é superior ao prazo do empréstimo, com vida útil de até 20 anos. A operação pode ser financiada em até oito anos, com carência máxima de seis meses.

Depois de instalados, os sistemas podem ser ampliados, caso haja demanda por mais energia. Se a energia gerada for superior à demanda do proprietário, o excedente pode ser direcionado a outro imóvel do cliente, na mesma área de permissão ou concessão.

As pessoas físicas interessadas nos recursos do FNE Sol contam com cadastro e conta corrente digitais. A linha de crédito financia todos os componentes para geração centralizada e sistemas de micro e minigeração de energia elétrica fotovoltaica, eólica, de biomassa ou pequenas centrais hidroelétricas (PCH).

O produto pode ser acessado por pessoas físicas, empresas de todos os portes e setores, produtores e empresas rurais, cooperativas e associações, instalados na área de atuação do Banco do Nordeste, que inclui os nove Estados nordestinos e o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Fonte: Portal no ar
Leia Mais ››

Detran vistoria ônibus escolares de seis municípios

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) continua com o trabalho de vistoria nos ônibus utilizados para transportar estudantes pelas prefeituras do interior do Estado. Os transportes vistoriados no último sábado (23) foram os das cidades de Canguaretama, Baía Formosa, Vila Flor, Tibau do Sul, Espírito Santo e Pedro Velho, situadas no litoral Sul do Estado. No total, foram vistoriados 35 ônibus cadastrados pelos municípios.

DETRAN VISTORIA ÔNIBUS ESCOLARES. FOTO: DIVULGAÇÃO/DETRAN

O trabalho tem o objetivo de zelar pela segurança dos estudantes que utilizam regularmente o transporte no trajeto de ida e volta à escola. A ação consiste em notificar as prefeituras para que envie para o procedimento de vistoria todos os ônibus cadastrados pelo município a realizar o transporte de estudantes. Nesse sentido, as equipes de vistoriadores veiculares do Detran analisam os itens de segurança e demais especificações determinadas pela legislação.

A medida faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Detran e o Ministério Público Estadual (MPE) que tem como objetivo fiscalizar a frota de ônibus estudantis que transportam alunos das escolas públicas de todo o Rio Grande do Norte. Os resultados das fiscalizações são encaminhados através de relatório ao Ministério Público Estadual (MPRN) para que, se preciso for, sejam tomadas as devidas providências legais. As vistorias iniciam às 8h e sempre aos sábados.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o transporte escolar só deve trafegar se for registrado como veículo de passageiros, com inspeção semestral dos equipamentos de segurança, com pintura de faixa horizontal na cor amarela com o dístico “ESCOLAR”, em preto. Também é exigido equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo; com lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira. O veículo tem que possuir cintos de segurança em número igual à lotação, além de outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Butantan vai doar 1 milhão de doses de vacina para a Venezuela

O Instituto Butantan vai doar à Venezuela 1 milhão de doses de vacina contra a gripe e 1,7 mil frascos de soro contra picadas de serpente e aranhas. O objetivo, segundo o governo paulista, “é ajudar a população da Venezuela no momento em que o país enfrenta uma grave crise política e humanitária”.

FOTO: ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

O anúncio foi feito no sábado (23) pelo governador de São Paulo, João Doria, durante uma cerimônia que marcou a ampliação e a modernização da fábrica de vacina contra a gripe do Butantan.

Segundo ele, as doações serão destinadas principalmente para os moradores da fronteira da Venezuela com o Brasil. “Em abril, faremos a doação de 1 milhão de doses de vacina contra a gripe igualmente para proteger a população na região da fronteira. Essas vacinas vão atender tanto a comunidade brasileira como a venezuelana”, disse.

Reforma e ampliação
Com a reforma e ampliação da fábrica, realizada no ano passado, o Butantan passou a ter capacidade instalada para a produção de 140 milhões de doses por ano. Com isto, o estado de São Paulo passa a ter a maior fábrica de vacina contra influenza do Hemisfério Sul, tornando o país autossuficiente em produção.

Para a reforma, segundo o governo paulista, foram investidos cerca de R$ 83 milhões por meio da Fundação Butantan. A ampliação incluiu, além da reforma, aquisição e readequação de equipamentos.

O instituto informou que está adequando a fábrica para a pré-qualificação junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) o que vai permitir que a vacina contra influenza produzida pela instituição seja fornecida para outros países.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Petrobras mantém preço médio de combustíveis nas refinarias


Petrobras mantém preço médio da gasolina nas refinarias em R$ 1,6538 para dia 26

A Petrobras manteve em R$ 1,6538 o preço médio do litro da gasolina A nas refinarias, válido para esta terça-feira (26). Além disso, a estatal manteve o preço do diesel, em R$ 2,1224, conforme tabela disponível no site da empresa.

Em dezembro, a Petrobras anunciou um mecanismo de proteção complementar no qual ela pode alterar a frequência dos reajustes diários do preço do diesel no mercado interno em momento de elevada volatilidade, podendo mantê-lo estável por curtos períodos de tempo de até sete dias, “conciliando seus interesses empresariais com 

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Governo do RN aumenta repasses para Programa de Transporte Escolar

O repasse aos municípios potiguares do Programa Estadual de Transporte Escolar (Petern) aumentou em 10% para cada aluno transportado. A mudança, feita pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte (Seec), alterou o valor de R$ 3 para R$ 3,30 por estudante.

Foto: Reprodução

Dos 167 municípios do RN, 159 participam do Petern em 2019, três não têm demanda de alunos e outros três realizam o próprio transporte escolar.

“Os prefeitos que têm interesse mas ainda não aderiram ao programa, podem procurar a Coordenação dos Órgãos Regionais de Educação (Core)”, informou  a presidente da Comussão de Acompanhamento e Fiscalização do Transporte Escolar (CPATE), Sônia Negri.

Frota e manutenção

Além do aumento dos repasses, a Seec também investiu em quatro novos ônibus para a frota, que tem um total de 276 veículos. De acordo com dados do Censo 2018, os ônibus do Petern realizaram o transporte de 57.218 estudantes que moram nas comunidades rurais e urbanas do RN para escolas estaduais e municipais.

O serviço de transporte dos alunos é responsabilidade das prefeituras, bem como a manutenção e revisão dos ônibus que circulam em nome de cada cidade, ficando a cargo do Governo do RN apenas o repasse periódico do recurso.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Mais de 14 mil servidores do RN estarão aptos à aposentadoria em 2019

Projeção da Secretaria Estadual  da Administração e Recursos Humanos (Searh) aponta que 14.657 servidores públicos estão aptos à aposentadoria ainda este ano. Considerando que em janeiro de 2019 havia 52.346 funcionários ativos, isso pode aprofundar a crise no sistema  previdenciário do Estado do Rio Grande do Norte, em virtude do crescimento do número de inativos em relação aos servidores ativos.

Resultado de imagem para Mais de 14 mil servidores do RN estarão aptos à aposentadoria em 2019
Virgínia Ferreira alerta que o Estado tem 28% dos funcionários aptos à aposentadoria

A secretária estadual da Administração e Recursos Humanos, Virgínia Ferreira, diz que atualmente o quadro do funcionalismo público “tem quase 28% pessoas aptas a se aposentar, o que é um direito do servidor e não discutimos a retirada de direitos”.

Segundo dados da Searh, em janeiro de 2014 havia 66.608 servidores públicos ativos, número que caiu para 52.346 em janeiro deste ano ou 14.262 servidores a menos, uma queda de 21,41%. Já em relação aos servidores inativos, houve um crescimento de 47,3%, pois em janeiro do ano passado havia 36.363 aposentados e pensionistas, enquanto no mês passado esse número foi a 53.558.

Esse movimento, segundo a Searh, diminuiu a proporção de servidores ativos em relação aos inativos, que era de 1,83 para 1 no primeiro mês de 2014. Em janeiro deste ano, essa proporção chegou a 0,97 para 1, aprofundando o desequilíbrio entre ativos e inativos.

Ao todo, o Estado conta com 105.904 servidores ativos e inativos, dos quais 42.748 são se aposentados e 10.820 são de servidores em atividade,

A secretária Virgina Ferreira avalia que a proposta de reforma previdenciária, que começa a ser discutida no Congresso Nacional, não resolve o problema do Rio Grande do Norte: “Precisamos de um ajuste próprio, em que possamos resolver de imediato nosso principal problema: o débito com o servidor”. 

Segundo a secretária, outra saída é a capitalização da previdência estadual, que está em processo de estudos. “Cada caso merece uma solução diferenciada. Nossa dívida, infelizmente, não é com a União, mas é principalmente com os servidores. E ele não pode pagar duas vezes”, afirmou ela.

O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores  do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern), Nereu Batista Linhares, diz que um dos fatos que contribuíram para que o número de servidores ativos ultrapasse o de ativos, é porque “faz mais de dez anos que o Estado não faz concurso público para a contratação se servidores”.

Nereu Linhares afirma que os servidores efetivos são os que realmente contribuem para a previdência, aqueles que entraram no serviço público através de concurso, mas nesse período o Estado priorizou fazer a contratação de terceirizados e temporários - “e esse pessoal não recolhe para a previdência estadual”.

Linhares também analisa que só a possibilidade de uma reforma previdência estimulou bastante a aposentadoria, “imagine agora que a proposta de reforma da previdência foi apresentada, pode ficar que haverá uma corrida para a aposentadoria dos que já estão condições de se aposentar”.

Segundo ele, o impacto disso será grande na previdência, 'pelo menos em matéria financeira, porque cada aposentado, ele acresce o valor da folha de inativos e reduz a receita porque deixa de pagar a previdência quem ganha até R$ 5.800”.

Perfil do quadro de servidores públicos do  Estado do RN
Ativos 52.346 (49,43%)
Inativos 53.588 (50,57%)
Total 105.904 (100,0%)

Inativos
Aposentados 42.748 (40,36%)
Pensionistas 10.810 (10,21%

Folha de pessoal dos servidores
Ativos          R$ 226.807.139,00 
Aposentados R$ 203.893.432,00
Pensionistas R$ 50.155.901,00
Folha total R$ 480.856.472,00

Média de remuneração
Ativos          R$ 4.332,85
Aposentados R$ 4.769,66
Pensionistas R$ 4.639,77
Média geral R4 4.540,49

Fonte - Searh / Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Estado tem mais aposentados do que ativos

Resultado de imagem para Estado tem mais aposentados do que ativos

Os dados da Secretaria Estadual da Administração e Recursos Humanos (Searh) mostram que a folha salarial dos 53.558 servidores inativos do Estado, que é de R$  254 milhões, corresponde a 52,83% de toda a despesa com pessoal, que em janeiro foi de R$ 480,85 milhões., enquanto a folha de ativos é de R$ 226,8 milhões (47,17%). 

De acordo com a Searh, a despesa salarial com aposentados chegou a R$ 203,90 milhões (42,40%) e a folha dos pensionistas foi de R$ 50,16 milhões (10,43%) em janeiro deste ano. A Searh destaca que o custo médio unitário por servidor ativo é de R$ 4.332, menor do que o custo médio unitário dos servidores aposentados e pensionistas, que são, respectivamente de R$ 4.769 e R$ 4.639.

Os números da pasta da Administração mostram, ainda, que a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (SECD) tem o maior número de servidores ativos – 21.446, seguido da pasta da  Saúde Pública (Sesap), com 12.527. As duas têm uma folha, respectivamente de R$ 64,11 milhões e de R$ 49,86 milhões.

Em relação ao número de aposentados, no geral de inativos são 35.189, com uma folha de R$ 153,38 milhões. Quanto aos pensionistas, o maior número – 7.165 estão no Ipern e 2.924 na Polícia Militar, cujas folhas são R$ 36,14 milhões e R$ 11,46 milhões, respectivamente.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

RN tem 497 mil pessoas sem trabalho, aponta IBGE

O Rio Grande do Norte ampliou, no final de 2018, o número de pessoas sem trabalho em 5,74%. A soma dos desocupados, desalentados e indisponíveis para a atividade laboral saltou de 470 mil no último trimestre de 2017 para 497 mil no mesmo período do ano passado. Apesar do crescimento, a variação é considerada estável para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que divulgou os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) nesta sexta-feira, 22.

Resultado de imagem para RN tem 497 mil pessoas sem trabalho, aponta IBGE
Setor da construção civil fechou 14 mil postos de trabalho no Rio Grande do Norte ao longo de 2018 

Os números relativos ao Rio Grande do Norte foram detalhados pelo coordenador da PNADC no Estado, Samuel Apolinário Marques. Ele apresentou que a taxa de desocupação no Estado subiu de 12,3% em 2017 para 13,4% no final de 2018. “A taxa de desocupação é o percentual de pessoas que procuraram trabalho, estavam disponíveis, mas não o encontraram em relação à força de trabalho. A variação no Estado de um ano para outro ficou estável, sem relevância estatística”, disse Samuel Marques. 

O maior número de desocupados no Estado, conforme consta na PNADC, se concentra em Natal. A capital fechou o ano passado com taxa de desocupação em 15,6%. Na Região Metropolitana, o índice ficou em 13,9%. Em números absolutos, o Estado tinha 209 mil desocupados em 2018.

Samuel Marques chamou atenção para a queda no número de trabalhadores domésticos com carteira assinada em 2018: -8 mil postos de trabalho, o que caracteriza ampliação da informalidade. Outro número destacado foi o relativo ao de empregadores: redução de 17 mil no ano. Desses, 15 mil tinham inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). A maioria deles, porém, sem baixa perante a Junta Comercial do Estado (Jucern). Um dos mais importantes setores geradores de emprego no Estado, a construção civil, fechou 14 mil postos de trabalho no quarto trimestre de 2018 em comparação com o terceiro trimestre do mesmo ano. Ampliada a base comparativa, tomando como base o número de pessoas ocupadas no setor no quarto trimestre do ano passado frente ao quarto trimestre de 2017, há uma diferença de 25 mil postos de trabalho. 
No Nordeste, na mesma base comparativa, a taxa de desocupação também aumentou: de 13,8% para 14,4%. No Brasil, houve queda: 11,8% em 2017 para 11,6% no final de 2018.  
Compare abaixo os números do mercado de trabalho no Estado em 2018 e 2017

Ano 2018
1,350 milhão pessoas ocupadas;

209 mil desocupados (pessoas que procuraram trabalho, estavam disponíveis, mas não o encontraram) no Estado. 

Em 2017 eram 186 mil;

105 mil na Região Metropolitana de Natal;

67 mil em Natal;

82 mil indisponíveis (pessoas que procuraram emprego mas não poderiam assumir um posto de trabalho no período da entrevista por motivo de saúde, estavam estudando ou cuidando de alguém doente, por exemplo, caso houvessem encontrado vagas no mercado) no Estado. Em 2017 eram 93 mil;

205 mil desalentados (pessoas que desistiram de procurar trabalho) no Estado. Em 2017 eram 191 mil.

Fonte: PNADC / IBGE / TRIBUNA DO NORTE
Leia Mais ››

Ministério da Defesa anuncia acordo para evitar confrontos na fronteira com a Venezuela

Força Nacional isola manifestantes venezuelanos após confronto na fronteira com o Brasil — Foto: Alan Chaves/G1

O Ministério da Defesa brasileiro anunciou neste domingo (24) ter chegado a um acordo para evitar novos confrontos na fronteira com a Venezuela, após negociação entre militares dos dois países.

Em nota, o ministério afirmou ter intercedido "para que novos incidentes, na linha de fronteira, envolvendo venezuelanos e a Guarda Nacional Bolivariana, não voltem a se repetir".

Manifestantes e militares venezuelanos se enfrentaram nos últimos dois dias na fronteira. No sábado, venezuelanos que estavam no Brasil atacaram uma base do exército na Venezuela, após duas caminhonetes com comida não conseguirem entrar no país.

No domingo, manifestantes jogaram pedras contra a Guarda Nacional Bolivariana, que respondeu com bombas de gás lacrimogêneo. Pouco depois, a Força Nacional brasileira fez uma barreira de contenção para impedir o avanço dos manifestantes e interromper o confronto.

O Ministério da Defesa afirmou que, como parte do acordo, "os veículos antidistúrbios, que estavam na barreira montada no país vizinho, recuaram imediatamente". "Foi entendida a inconveniência da presença desse tipo de aparato militar", segundo a nota.

No lado brasileiro, o ministério diz que "controle dos acolhidos foi reforçado para evitar novos confrontos" e destacou que "reitera a confiança numa solução urgente para a situação na Venezuela". "A fronteira do Brasil continua aberta para acolher os refugiados", conclui.

Santa Elena de Uairén fica a 17 km de fronteira com o Brasil — Foto: Roberta Jaworski/G1
Santa Elena de Uairén fica a 17 km de fronteira com o Brasil — Foto: Roberta Jaworski/G1

Fonte: G1
Leia Mais ››

Conflitos deixaram 25 mortos em área da Venezuela perto do Brasil, diz prefeito

Conflitos em localidades venezuelanas perto da fronteira com o Brasil deixaram cerca de 25 mortos e 84 feridos desde sexta-feira (22), segundo Emilio González, prefeito da municipalidade de Gran Sabana. Opositor de Maduro, ele contou ter usado rotas clandestinas para chegar a Roraima, onde pediu ajuda internacional neste domingo (24).

Polícia brasileira orienta manifestantes a retornarem para o lado brasieiro em conflito na fronteira com a Venezuela — Foto: Alan Chaves/G1 RR
Polícia brasileira orienta manifestantes a retornarem para o lado brasieiro em conflito na fronteira com a Venezuela — Foto: Alan Chaves/G1 RR

Na região de Gran Sabana, administrada por González, fica a cidade de Santa Elena de Uairén, a 15 quilômetros do Brasil, e a localidade de Kumaparakay, a cerca de 85 quilômetros da fronteira, onde houve o primeiro conflito.

Esses números de mortos e de feridos não foram citados por fontes oficiais, tanto do presidente Nicolás Maduro, quanto de grupos ligados ao autoproclamado presidente Juan Guaidó.

Emilio, que é um índio pemon, afirma que está sendo perseguido pelo governo de Nicolás Maduro, do qual é opositor. Ele veio para o Brasil por meio da mata, em rotas clandestinas e deixou a cidade de Santa Elena por volta das 18h de sábado, chegando a Pacaraima por volta das 11h deste domingo.

Emilio González, prefeito da municipalidade de Gran Sabana — Foto: Emily Costa/G1 RR
Emilio González, prefeito da municipalidade de Gran Sabana — Foto: Emily Costa/G1 RR

Segundo o prefeito, há uma ordem de prisão para ele, feita pelos chavistas. Ele afirmou que o município de Santa Elena está "tomado pelos pranes (chefes de facção), pelos sindicatos do governo" e que são "os pranes, sindicatos do crime (grupos que controlam as áreas de garimpo) e militares venezuelanos" que estão matando as pessoas.


"Neste momento estamos passando um momento difícil. Estamos em emergência. O narco governo de Nicolás Maduro está arremetendo contra um povo que necessita de paz e tranquilidade. O único rincão que tínhamos em Venezuela foi tomado por Maduro. Estão atacando. Tem sangue no caminho, nas ruas. Estamos sofrendo, portanto peço ajuda internacional porque estamos passando um momento difícil. Precisamos de ajuda", disse.

Segundo Rocky Ramsammy, enfermeiro venezuelano que fez três viagens com feridos de Santa Elena para Pacaraima, "estamos tratando os feridos pela gravidade do ferimento, porque não temos insumos para tratá-los". Ele disse que no hospital o clima estava tranquilo, mas que na estrada tinham muitos militares. Ramsammy falou em 4 mortos e 45 feridos.

Resumo do domingo (24)
As fronteiras da Venezuela com o Brasil e a Colômbia amanheceram fechadas por decisão do governo de Maduro
A Colômbia fechou na madrugada parte da fronteira com a Venezuela para 'avaliar danos'. A previsão é que siga fechada até segunda (25)
Manifestantes voltaram a entrar em confronto com militares venezuelanos na fronteira do Brasil com a Venezuela. Os manifestantes jogaram pedras contra o exército venezuelano, que revidou com bombas de gás lacrimogêneo
Após o conflito, as forças de segurança do Brasil fizeram uma “área de contenção” para manter os manifestantes afastados
Duas ambulância com mais três feridos cada entraram em território brasileiro por Pacaraima (RR)
Três militares venezuelanos desertaram pela fronteira entre Brasil e Venezuela em Pacaraima (RR)
Em nota divulgada pelo Itamaraty, o governo brasileiro condenou "os atos de violência perpetrados pelo regime ilegítimo do ditador Nicolás Maduro"
Conflitos na fronteira
O exército venezuelano e manifestantes voltaram a entrar em confronto na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, em Pacaraima (RR), na tarde deste domingo. Os manifestantes jogaram pedras contra a Guarda Nacional Bolivariana, que respondeu com bombas de gás lacrimogêneo. Pouco depois, a Força Nacional do Brasil fez uma barreira de contenção para impedir o avanço dos manifestantes e interromper o confronto.

Força Nacional isola manifestantes venezuelanos após confronto na fronteira com o Brasil — Foto: Alan Chaves/G1
Força Nacional isola manifestantes venezuelanos após confronto na fronteira com o Brasil — Foto: Alan Chaves/G1

No sábado, um confronto já havia ocorrido no local depois que uma base do exército da Venezuela foi atacada por manifestantes. Os militares venezuelanos reagiram com bombas de gás lacrimogêneo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Passageiro tenta sequestrar avião com arma de brinquedo e é morto em Bangladesh

Um homem foi morto a tiros após tentar sequestrar um avião em Bangladesh. Ele carregava uma pistola de brinquedo e não estava com explosivos, disse a polícia local nesta segunda-feira (25).

Avião da Biman Bangladesh Airlines faz pouso de emergência no aeroporto de Chittagong após uma tentativa frustrada de sequestro no domingo (24) — Foto: Associated Press
Avião da Biman Bangladesh Airlines faz pouso de emergência no aeroporto de Chittagong após uma tentativa frustrada de sequestro no domingo (24) — Foto: Associated Press

"A pistola com o suspeito era uma pistola de brinquedo e ele não tinha nenhuma bomba presa ao corpo", afirmou Kusum Dewan, comissário de polícia da cidade de Chittagong, no sudeste do país.

"Ele parecia estar mentalmente desequilibrado. Ouvimos dizer que ele tinha um problema pessoal com a esposa e exigiu falar com o primeiro-ministro", afirmou Dewan. "Mas ainda estamos investigando. Não queremos chegar a uma conclusão agora."

A polícia atirou e matou o passageiro, que tentou entrar na cabine de comando de um voo da Biman Bangladesh Airlines, no domingo (24), após acenar com uma arma e ameaçar explodir o avião.

Fonte: G1
Leia Mais ››