terça-feira, setembro 17, 2019

Mais 30 bombeiros vão para Patu, RN, combater incêndio; 'Acesso é difícil', diz comandante

O Prefeito de Patu, Rivelino Câmara, esteve em Natal na tarde desta terça-feira (17) para pedir auxílio ao Governo do RN no combate ao incêndio florestal que atinge um área de densa vegetação em Patu, no Oeste potiguar, desde a tarde de segunda-feira. Ao todo, mais 30 bombeiros foram enviados para a cidade nesta tarde para ajudar a debelar as chamas.

Fogo está a cerca de 60 metros do santuário de Patu — Foto: Bruno Campelo
Fogo está a cerca de 60 metros do santuário de Patu — Foto: Bruno Campelo

Segundo o prefeito, ficou acordado que será montado um gabinete de gestão de crise no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, igreja que fica no alto da Serra do Lima, principal ponto turístico da região. "Nós chegamos a uma unificação das ações. O coronel Monteiro (comandante geral do Corpo de Bombeiros) vai para município para comandar pessoalmente as operações lá", disse.

Segundo o coronel Luiz Monteiro da Silva, comandante geral do Corpo de Bombeiros, o incêndio já é considerado de "grandes proporções" e está em uma situação crítica. "É um incêndio de grandes proporções, que já devastou uma área considerável. Nós estamos combatendo e fazendo o que qualquer outro Corpo de Bombeiros de todo o país faria, que é combater no corpo a copo, batendo o fogo literalmente pra isolar outras áreas, pra que elas não sejam queimadas. É assim que se combate incêndio florestal", disse.

Prefeito de Patu Rivelino Câmara se encontrou com comandante geral do Corpo de Bombeiros Luiz Monteiro da Silva em Natal — Foto: Acson Freitas/Inter Tv Cabugi
Prefeito de Patu Rivelino Câmara se encontrou com comandante geral do Corpo de Bombeiros Luiz Monteiro da Silva em Natal — Foto: Acson Freitas/Inter Tv Cabugi

Os 30 bombeiros vão ajudar no combate principalmente no turno da noite, quando aumenta a umidade, baixa a temperatura e diminui a intensidade dos ventos.

Mais 30 de bombeiros foram enviados para Patu — Foto: Divulgação
Mais 30 de bombeiros foram enviados para Patu — Foto: Divulgação

De acordo com o comandante geral, a dificuldade da operação neste momento está no acesso aos focos do incêndio. "O maior desafio é o acesso, que é muito difícil. A topografia é uma variável que dificulta muito o combate, uma vez que o acesso é dificultoso e a gente tem que ir a pé realmente. As viaturas não chegam nos locais onde poderíamos dar um combate mais efetivo e temos que combater realmente no corpo a corpo", explica.


No início da noite desta terça-feira, o prefeito Rivelino Câmara disse que o fogo estava a cerca de 60 metros do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Luiz Monteiro da Silva diz que o uso do helicóptero neste momento seria ineficaz, já que, segundo ele, a tentativa por terra é a alternativa mais correta para combater um incêndio florestal. "O apoio aéreo nesse momento seria ineficaz. Um helicóptero para fazer um combate do plano elevado com o equipamento que se usa seria ineficaz. O combate terrestre é a forma mais eficaz de combater o incêndio florestal nesse tipo de topografia", frisou.

Do Santuário do Lima já é possível ver os focos de incêndio  — Foto: Tercle Pereira/TV Patu
Do Santuário do Lima já é possível ver os focos de incêndio — Foto: Tercle Pereira/TV Patu

Desde segunda-feira (16), 14 militares do Corpo de Bombeiros e três viaturas de combate a incêndio tem atuado na tentativa de debelar as chamas. Policiais militares e equipes da prefeitura de Patu auxiliam nos trabalhos.

Imagem de drone mostra as chamas na região próxima da Serra do Lima, em Patu — Foto: Redes Sociais
Imagem de drone mostra as chamas na região próxima da Serra do Lima, em Patu — Foto: Redes Sociais

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ceará-Mirim terá eleições suplementares em 1º de dezembro

Na sessão plenária desta terça-feira (17), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) aprovou à unanimidade a Resolução n° 21/2019 que disciplina a realização das eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Ceará-Mirim/RN. Conforme a resolução, que entrará em vigor nesta quarta-feira (18) após publicação no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), o pleito acontecerá no dia 01 de dezembro de 2019.

A nova eleição, que segue as mesmas condições de um pleito convencional, será realizada em virtude da cassação e perda de mandato do prefeito de Ceará-Mirim, Marconi Barreto, e da vice-prefeita, Zélia Pereira dos Santos, por abuso de poder econômico. A cassação foi confirmada recentemente pelo Tribunal Superior Eleitoral, que negou provimento ao recurso especial eleitoral e manteve o entendimento do TRE-RN, cuja decisão foi proferida em consonância com Ministério Público Eleitoral, em abril de 2018.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Justiça Federal do RN alerta para golpe em que dinheiro é cobrado em nome do órgão por telefone

A Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN) emitiu nesta terça-feira (17) um comunicado para alertar sobre um golpe que está sendo aplicado por criminosos usando o nome do órgão.

Justiça Federal do Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/JFRN
Justiça Federal do Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/JFRN

Segundo a JFRN, criminosos têm telefonado para vítimas informando sobre supostos processos indenizatórios ganhos e cobrando um depósito para o pagamento de um imposto chamado IVA.

A Justiça Federal alerta que essa cobrança é falsa e que não condiciona nenhuma indenização a pagamento de impostos.

Dessa forma, a recomendação da JFRN às pessoas que receberem essas ligações é procurar a polícia, já que se trata de um ato criminoso.

Fonte: G1
Leia Mais ››

RN tem alerta de ‘perigo potencial’ por causa de baixa umidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou no fim da manhã desta terça-feira (17) um novo alerta de “perigo potencial” para o Rio Grande do Norte por causa da baixa umidade. O aviso tem validade até as 18 horas de hoje.

O aviso atinge as regiões Oeste, Central e Agreste do Estado. “Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%”, informou. Apesar disso, o órgão notificou ainda que há “baixo risco de incêndios florestais e à saúde”.

No entanto, no município de Patu, um incêndio florestal ainda não foi contido pelo Corpo de Bombeiros, que trabalha na região desde a tarde de segunda-feira (16).

Pelo menos 96 municípios do RN estão sob o alerta do Inmet. Para conferir a lista, acesse AQUI e, em seguida, a clique em “veja mais”. Além do RN, cidades de Paraíba, Pernambuco, Ceará e Bahia também estão no aviso.



Veja as recomendações do instituto para amenizar os problemas:

– Beba bastante líquido.
– Evite desgaste físico nas horas mais secas.
– Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Equipe da ESF 002 realiza hiperdia e fala sobre o mês de prevenção ao suicídio: Setembro Amarelo.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé

A equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) 002, realizou na manhã desta terça-feira (17), na Igreja de Cristo do bairro Nossa Senhora das Dores, o hiperdia do mês de setembro voltado para o suicídio,  com uma palestra, sobre a campanha nacional do “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Nathácia Kiss e profissionais da (UBS) Mãe Dália, que orientaram e conversaram com os pacientes sobre as causas do suicídio.

Na ocasião foi desenvolvido uma dinâmica e produção de frases motivacionais sobre a luta pela vida dos mesmos.

Logo em seguida foi realizado, os atendimentos de verificação de pressão, teste de glicemia, consulta médica, renovação de receitas entre outros.

A imagem pode conter: 9 pessoas, chapéu

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 17 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Em reunião de avaliação Secretária da Assistência Social de Itaú-RN apresenta nova coordenação.


A Secretária Municipal de Assistência Social de Itaú-RN, Jaíra Martins, reuniu-se com a equipe da secretaria de assistência social na manhã desta terça-feira (17) na sede do CRAS localizada à Rua Clidenor Régis de Melo, próximo ao Ginásio Poliesportivo Emanuela Fernandes de Melo para fazer uma avaliação das atividades desenvolvidas.


Foram avaliados o grupo de mulheres, grávidas, os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, o forró terapia que envolve os idosos assistidos pelo CRAS, Criança Feliz, Bolsa Família e todos os setores da administração da assistência social.

Na oportunidade a Secretária, apresentou a nova coordenação do CRAS e a nova técnica da assistência social.

Secretária Jaíra Martins e Magnólia Almeida Técnica da Assistência Social

Secretária Jaíra Martins e Deusalúcia Lopes coordenadora do CRAS

Magnólia Almeida assumirá o cargo de Técnica da Assistência enquanto que Deusalúcia Lopes assumirá o coordenação do CRAS, a mudança se deu devido a antiga coordenadora Das Dores Ferreira assumir o cargo de Agente Comunitária de Saúde, após aprovação no concurso público municipal.

Para a Secretária a reunião foi de suma importância pelo fato da equipe opinar tanto no que se refere aos elogios como nas críticas para ajudar no melhoramento das atividades; novas propostas foram apresentadas e supostos erros puderam ser corrigidos e/ou encaminhada uma resolução plausível a situação.

Contudo o grande sucesso é o fruto colhido em cada setor da assistência que a cada nova avaliação é notório o quanto a assistência social do município de Itaú tem desenvolvido um grande papel dentro da comunidade, buscando, incentivando e formando pessoas para uma cidade de todos.








Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Itaú Agora abraça Setembro Amarelo


Na quarta-feira passada (11) foi ao Ar pela Rádio Cidade FM Itauense 104,9 MHz, a 23ª edição de 2019 do Programa “Itaú Agora” na oportunidade o candidato ao cargo de conselheiro tutelar, Matheus Almeida, fez uso de seus cinco minutos para falar sobre suas propostas se eleito ao cargo no dia 06 de outubro, os demais convidados do dia não compareceram ao programa.

Candidato Matheus Almeida

Rafaela Azuzzy; psicóloga


Setembro é dedicado a campanha Setembro Amarelo, uma luto contra o suicídio, e para falar sobre o assunto a convidada do semana foi a Psicóloga Rafaela Azuzzy que falou com muita maestria sobre o assunto abordado.

A psicólogo apresentou a programação que está sendo elaborada pela secretária municipal de saúde e secretarias parceiras: Educação e Assistência Social, para alertar a comunidade itauense sobre o problema do suicídio, ocasionado pela depressão, ansiedade, bullying entre outros fatores que causam a dor, e como forma de se livrar dela atentam contra a própria vida.

Rafaela Azuzzy e o Assessor de comunicação Arlindo Maia explanaram bem o assunto fazendo questionamentos e suposições como cada pode poderá tentar encontrar uma maneira de ajudar uns aos outros.

Foi falado também no Centro de Valorização da Vida o CVV, bastando ligar para 188, pois falar é a melhor solução.

Arlindo Maia; assessor de comunicação

Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Ibama apreende madeira ilegal e aplica R$ 4,7 milhões em multas em 20 fazendas em MT

Uma operação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) apreendeu madeira ilegal, maquinários e aplicou mais de R$ 4,7 milhões em multas em 20 propriedades entre os municípios de Cocalinho e Nova Nazaré, a 765 km e 800 km de Cuiabá, respectivamente.

Ibama flagrou madeira ilegal e aplicou R$ 4,7 milhões em multas em 20 fazendas em Mato Grosso — Foto: Ibama/Divulgação
 Ibama flagrou madeira ilegal e aplicou R$ 4,7 milhões em multas em 20 fazendas em Mato Grosso — Foto: Ibama/Divulgação

Os fiscais suspeitam que a madeira tenha sido extraída da Terra Indígena Areões. É a mesma terra que foi devastada por uma queimada entre maio e agosto. Naquela ocasião, o Ibama tentou identificar os responsáveis pela destruição de 219 mil hectares da reserva indígena.

A ação, que é um seguimento da Operação Siriema, começou nos últimos dias e deve ser realizada até sexta-feira (20). Ninguém foi preso até o momento.

O Ibama informou ao G1 que a operação, até essa terça-feira (17), vistoriou mais de 8,8 mil hectares em 20 propriedades. Dessas, 17 foram autuadas, receberam termos de embargo e apreensão e outras penalidades.

Maquinários foram apreendidos pelo Ibama em Mato Grosso — Foto: Ibama/Divulgação
Maquinários foram apreendidos pelo Ibama em Mato Grosso — Foto: Ibama/Divulgação

Foram embargadas 4,5 mil hectares de área e um total de R$ 4,7 milhões em multas por crimes ambientais.

A continuação da operação tentava localizar quem comprou a madeira ilegal e quem financiou o desmatamento.

Imagem mostra resultado das queimadas na Terra Indígena (TI) Areões, no município de Nova Nazaré (MT) — Foto: Ibama/Divulgação
Imagem mostra resultado das queimadas na Terra Indígena (TI) Areões, no município de Nova Nazaré (MT) — Foto: Ibama/Divulgação

Em uma das fazendas, especializada em criação de animais e exploração florestal, os agentes encontraram 110 mil hectares desmatados ilegalmente. A área de mais de mil hectares foi embargada e o dono recebeu multa de mais de R$ 1 milhão.

A multa é tanto pelo desmate quanto pelo depósito da madeira. Maquinários usados no desmatamento também foram apreendidos e levados para prefeituras. Já a madeira foi apreendida e doada às autoridades de segurança.

Foto mostra desmatamento ilegal encontrado pelo Ibama em Mato Grosso — Foto: Ibama/Divulgação
Foto mostra desmatamento ilegal encontrado pelo Ibama em Mato Grosso — Foto: Ibama/Divulgação

O material deve ser leiloado e o recurso, futuramente, usado para instalações de combate aos crimes ambientais.

De acordo com o Ibama, a região de Cocalinho é uma área considerada de extrema importância por ser a principal região da planície aluvial, ou seja, onde os sedimentos dos rios são rapidamente despejados. A gestão do território repercute diretamente na vazão do Rio Araguaia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dodge apresenta denúncia contra investigadores e pede novo inquérito do caso Marielle

Resultado de imagem para Dodge apresenta denúncia contra investigadores e pede novo inquérito do caso Marielle

Em seu último dia como procuradora-geral da República, Raquel Dodge anunciou nesta terça-feira (17) que apresentou uma denúncia sobre irregularidades na condução das investigações do caso Marielle Franco e Anderson Gomes.

“Uma denúncia que estou apresentando hoje é a denúncia da investigação do caso da Marielle Franco e Anderson Gomes. Está sendo protocolada agora à tarde a denúncia, que revela que houve um desvirtuamento desta investigação para que a linha investigativa passasse longe dos reais autores deste duplo assassinato”, afirmou.

Dodge fez a declaração ao apresentar um balanço da sua gestão nos dois anos em que esteve à frente da Procuradoria Geral da República (PGR). Marielle e Anderson foram assassinados há um ano e meio e ainda não há conclusão sobre os autores do crime.

A procuradora-geral afirmou que pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) a abertura de um novo inquérito para apurar o assassinato da vereadora e do motorista dela.

No dia 30 de agosto, o ministro do STJ Raul Araújo determinou que a 28ª Vara Criminal do Rio de Janeiro entregasse à procuradora-geral da República uma cópia do inquérito que apura irregularidades na investigação dos assassinatos.

Com o material, a PGR pôde analisar a "investigação da investigação" para saber se a apuração sobre as mortes na Justiça estadual está comprometida. A PGR pode pedir que o inquérito passe a ser conduzido pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal.

Eventual mudança na condução do inquérito teria que ser concedida pelo STJ, a quem cabe decidir sobre deslocamento de competência - termo técnico para mudança de jurisdição - de apurações.

Além disso, há a possibilidade de o inquérito que apura irregularidades na investigação do assassinato tenha que ser conduzido pelo STJ por suspeita de envolvimento de autoridade com foro no STJ.

O inquérito que apura irregularidades na investigação dos assassinatos avalia suspeitas de organização criminosa, fraude processual, exploração de prestígio, falsidade ideológica, entre crimes. O caso é sigiloso.


A eventual federalização das investigações está em análise desde março do ano passado. Na ocasião, a procuradora informou que acompanhava a investigação “atentamente”, mas que naquele momento não havia necessidade de atuação do MPF, da PF e da Justiça Federal.

Troca na PGR
Para o lugar de Raquel DodgE, o presidente Jair Bolsonaro indicou o subprocurador Augusto Aras, mas que ainda precisará ser sabatinado pelos senadores e depois ter seu nome aprovado em votação no plenário.

Até lá, o subprocurador Alcides Martins, vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal, assumirá interinamente.

Primeira mulher a ocupar o cargo, Raquel Dodge foi indicada em 2017 pelo então presidente Michel Temer.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bolsonaro sanciona projeto que amplia posse de arma em propriedades rurais

Resultado de imagem para Bolsonaro sanciona projeto que amplia posse de arma em propriedades ruraisO presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta terça-feira (17) o projeto que amplia a posse de arma dentro de uma propriedade rural. O texto agora passa a valer como lei.

Pelas regras atuais do Estatuto do Desarmamento, o dono de uma fazenda, por exemplo, só poderia manter uma arma dentro da sede da propriedade. Com a nova norma, ele poderá andar armado em toda a extensão do imóvel rural.

O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em agosto (veja no vídeo no fim da reportagem) e tem teor semelhante ao de um decreto editado por Bolsonaro que trata do registro e da posse de armas de fogo.

O decreto já previa que a posse de arma valesse para "toda a extensão da área particular do imóvel, edificada ou não", mesmo quando se tratasse de imóvel rural.

O texto aprovado pela Câmara estabeleceu a chamada "posse rural estendida". Ou seja, permitiu que a posse de arma se estenda por toda a propriedade rural.

Ao chegar a Brasília nesta segunda (16), após passar por uma cirurgia para a correção de uma hérnia, Bolsonaro disse que não iria "tolher ninguém de bem a ter seu porte ou posse de arma no campo". O prazo limite para a sanção era esta terça.


O direito à posse é diferente do direito ao porte (autorização para transportar uma arma fora de casa).

De acordo com o Palácio do Planalto, a nova lei é uma "salutar proposição legislativa", que dá "segurança jurídica" para o proprietário rural andar armado pelo imóvel.

Evento fechado
Bolsonaro sancionou o texto em um evento fechado no Palácio do Planalto. O presidente voltou a Brasília nesta segunda, após cirurgia e internação em São Paulo para corrigir uma hérnia. A determinação médica era que o presidente voltasse a trabalhar apenas na próxima quinta-feira (19).

De acordo com o relator do projeto, deputado Afonso Hamm (PP-RS), um dos presentes à cerimônia, Bolsonaro "fez questão" de participar da solenidade.

"Como hoje era o prazo limite para sancionar essa lei, ele fez questão pessoal de que ele assinasse. E por isso foi feito esse ato", disse Hamm.

"Ele fez um gesto de proximidade mesmo com dificuldade de caminhar", acrescentou o deputado.

Outros projetos sancionados
De acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, Bolsonaro sancionou ainda outros três projetos nesta terça. As novas leis preveem que:

o laço, uma das provas típicas do rodeio, seja incluído em uma lei de 2016 e elevado “à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial”. O rodeio e a vaquejada já têm esse status.
mães possam amamentar seus filhos durante a realização de concursos públicos federais, por um prazo de 30 minutos a cada duas horas.
agressores sejam obrigados a ressarcir o Estado nos custos de atendimento das vítimas de violência doméstica e familiar, tanto no Sistema Único de Saúde (SUS), quanto nos dispositivos de segurança fornecidos.

Fonte: g1
Leia Mais ››

Inquérito sobre ataques ao STF descobriu ameaças 'gravíssimas' a ministros e cidadãos, diz Toffoli

Resultado de imagem para Inquérito sobre ataques ao STF descobriu ameaças 'gravíssimas' a ministros e cidadãos, diz Toffoli
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, afirmou que o inquérito criminal aberto no tribunal descobriu ameaças "gravíssimas" contra "ministros e cidadãos". A declaração foi dada ao programa GloboNews Miriam Leitão, que vai ao ar às 23h30 desta terça-feira (17).

O inquérito foi criado em março, por determinação de Toffoli, para apurar notícias fraudulentas, ofensas e ameaças que atingissem a honra e a segurança do STF, dos membros do tribunal e seus familiares.

“Nós conseguimos, através desse inquérito, descobrir ameaças extremamente gravíssimas, que não vou entrar em detalhe, na deep web. Ameaças de uma gravidade excepcional...a ministros e a cidadãos também".
Toffoli afirmou ainda que os ataques diminuíram desde a abertura do inquérito.

"Então esse inquérito tem sido extremamente importante para atuar nessas investigações, para também mostrar que, desde a abertura do inquérito, os ataques que eram agressivos, ameaçadores, que extrapolavam liberdade de expressão e iam para a criminalidade, esses ataques diminuíram excepcionalmente . No relatório que o ministro Alexandre de Moraes tem, diminuíram 80 por cento. Até porque muitos desses ataques eram feitos via robôs ou seja algo artificial, algo industriado. Algo para criar a instabilidade.”

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia Civil apreende celulares e computadores de Flordelis em operação no RJ e DF

Policiais da Divisão de Homicídios do RJ que investigam a morte do pastor Anderson do Carmo cumpriram nesta terça-feira (17) quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados à deputada federal Flordelis (PSD).

As equipes apreenderam celulares de Flordelis, de uma filha adotiva, a Rayanne, e de uma neta, Lorrayne. Ainda foram retidos computadores e tablets, além de documentos.

Dois dos filhos do casal estão presos pelo assassinato. A polícia ainda apura a motivação para o homicídio.

A suspeita é que Anderson foi morto por motivos financeiros e desavenças sobre a gestão patrimonial da família.

Polícia faz buscas no apartamento funcional da deputada federal Flordelis (PSD-RJ) na Asa Norte, em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução
Polícia faz buscas no apartamento funcional da deputada federal Flordelis (PSD-RJ) na Asa Norte, em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução


Onde as equipes estiveram

Local do crime, em Niterói;
Casa em Jacarepaguá, na Freguesia;
Gabinete no Centro do Rio, na Rua 1º de Março;
Apartamento funcional em Brasília, na Asa Norte.
O crime completou três meses nesta segunda-feira (16). Anderson foi morto com vários tiros, na garagem da casa da família, em Pendotiba, Niterói, em 16 de junho.

O advogado Fabiano Migueis, que defende Flordelis, disse ao G1 que a operação já era prevista, tendo em vista a abertura do segundo inquérito para investigar a deputada.

A assessoria de Flordelis afirmou que "a operação é um ato da investigação policial e, como tal, não precisa ser comentado pela deputada".

Polícia cumpre mandado de busca na casa onde o pastor Anderson foi morto — Foto: Reprodução/TV Globo
Polícia cumpre mandado de busca na casa onde o pastor Anderson foi morto — Foto: Reprodução/TV Globo

Fonte: G1
Leia Mais ››

USP detecta bactérias resistentes à limpeza e celular como fonte de contaminação em UTIs

Um mapeamento realizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas da USP em Ribeirão Preto (SP) identificou que a maioria das bactérias está resistente à limpeza diária e que o celular é uma das principais fontes de contaminação nesses ambientes.

Os resultados do estudo foram publicados em artigo na revista inglesa “Fronteiras na Saúde Pública”, em agosto deste ano. Segundo o pesquisador Lucas Ferreira Ribeiro, o objetivo do grupo é alertar profissionais da saúde sobre a importância da revisão constante dos protocolos de higiene.

“Às vezes, o contato com determinado paciente e o toque em outras superfícies dentro da própria UTI, você pode criar contaminações cruzadas dentro deste ambiente. Então, há a necessidade de estar vigilante e comprometido com a higienização adequada”, diz.

A pesquisa destaca ainda que o uso de antibióticos não é o único fator que torna as bactérias resistentes. O uso do mesmo produto químico diariamente também leva os microrganismos - principalmente os que são potencialmente mais preocupantes - se tornarem adaptados e ele.

Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital das Clínicas da USP em Ribeirão Preto — Foto: Antônio Luiz/EPTV
Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital das Clínicas da USP em Ribeirão Preto — Foto: Antônio Luiz/EPTV

Para mapear as comunidades de microrganismos, o grupo coletou amostras de superfícies que devem ser limpas diariamente, como colchões, camas, maçanetas e respiradores, em dias de funcionamento normal, sem que as equipes de enfermagem fossem avisadas.

Também foram recolhidas amostras das superfícies de computadores, celulares e pastas de prontuários que estavam nas UTIs, assim como dos jalecos utilizados pelos profissionais. As coletas ocorreram antes e logo após a limpeza diária com produtos específicos.

“Observamos que na UTI pediátrica havia uma diversidade maior de microrganismos e isso pode estar relacionado à entrada e à saída maior de visitantes. Em ambos encontramos esses microrganismos relacionados com infecções hospitalares”, afirma Ribeiro.

Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal em Ribeirão Preto — Foto: Antônio Luiz/EPTV
Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal em Ribeirão Preto — Foto: Antônio Luiz/EPTV

O pesquisador destaca que muitas bactérias podem estar em visitantes saudáveis e não gerar nenhum tipo de problema, mas, em ambiente de UTI, especialmente pediátrica, esses microrganismos oferecem mais risco, devido à vulnerabilidade dos pacientes.

“Mesmo após a limpeza, não houve a diminuição efetiva de bactérias relacionadas com infecção hospitalar. Então, há a necessidade de rever esses protocolos, buscar outros mais eficientes ou mesmo ter rotatividade, não só de limpeza, mas da parte de higienização”, diz.

A pesquisa utilizou técnicas de sequenciamento genético de última geração que permitem identificar uma quantidade maior de gêneros e espécies de microrganismos, em comparação com os testes atuais, em que são realizados cultivos de bactérias em laboratório.


“Cabe destacar que nenhum hospital é completamente estéril. Já se sabe que o hospital tem uma impressão digital que é diferente em cada ambiente, porém, todos compartilham de uma microbiota”, detalha a microbiologista Maria Eugênia Guazzaroni.

USP mapeia bactérias em UTI no Hospital das Clínicas em Ribeirão Preto — Foto: Antônio Luiz/EPTV
USP mapeia bactérias em UTI no Hospital das Clínicas em Ribeirão Preto — Foto: Antônio Luiz/EPTV

A partir dos resultados, os pesquisadores querem conscientizar os funcionários dos hospitais, principalmente aqueles que trabalham com a limpeza, sobre a importância de seguir os protocolos de higiene e esterilização.

Outro dado importante do estudo é que o celular é uma das vias de contaminação mais comum. Por isso, profissionais da saúde e até mesmo familiares dos pacientes devem estar atentos para nunca manusear os aparelhos dentro das UTIs.

“Pega o telefone, dá uma olhada e naquele momento acaba de contaminar o aparelho. Se ele contaminou o aparelho, ou vai levar para casa, ou vai andar em outro quarto e pode ter o aparelho como fonte de contaminação”, afirma o pesquisador Rafael Silva Rocha.

Doutor em biologia molecular pela Universidade Autônoma de Madrid, na Espanha, Rocha alerta que os jalecos nunca devem ser usados pelos profissionais da saúde fora do ambiente hospitalar. Isso porque, também carregam inúmeras bactérias.

“O jaleco é um material de proteção pessoal e tem que ser tratado como algo altamente contaminado. Não é enfeite, não é só para mostrar que está sendo usado. Ele tem que ser usado para proteger a si mesmo e outras pessoas, e não tratar como acessório de moda”, diz.

USP de Ribeirão Preto aponta celular como uma das principais fontes de contaminação em UTI — Foto: Antônio Luiz/EPTV
USP de Ribeirão Preto aponta celular como uma das principais fontes de contaminação em UTI — Foto: Antônio Luiz/EPTV

Fonte: G1
Leia Mais ››

Atendimentos do SUS a jovens com depressão crescem 115% em três anos

Os atendimentos ambulatoriais e internações no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à depressão cresceram 52% entre 2015 e 2018, passando de 79.654 para 121.341. Na faixa etária de 15 a 29 anos, o crescimento foi de 115%, segundo um levantamento do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (17).

A depressão é uma doença que atinge mais pessoas ao redor do mundo a cada ano — Foto: Frédéric Cirou/AltoPress/PhotoAlto/AFP/Arquivo
A depressão é uma doença que atinge mais pessoas ao redor do mundo a cada ano — Foto: Frédéric Cirou/AltoPress/PhotoAlto/AFP/Arquivo

A pasta explica que o aumento nos dados pode estar relacionado à maior procura pela assistência, mas não descarta um possível aumento nos casos de depressão na população.

"A depressão às vezes ela é vista como 'frescura'", destacou em coletiva de imprensa o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. "As pessoas diminuem a importância, eventualmente, de um drama pra um adolescente que, em tempos de internet, é super amplificado".

Em 2019, dados parciais mostram que já foram feitos, no SUS, 49.176 atendimentos relacionados à depressão e 16.311 internações.

Aumento nos diagnósticos de depressão
Entre 2011 e 2018, foram notificados 339.730 casos de violência autoprovocada, 33% deles classificados como tentativa de suicídio. Jovens entre 15 e 29 anos representam 45% do total. Os estudantes são 30% dos casos notificados, logo após vêm as donas de casa, com 23% das notificações.


No Brasil, estima-se que 14,1 milhões de pessoas tenham diagnóstico de transtornos ou sofrimentos mentais, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com depressão aumentou 18,4% nos últimos dez anos.

A depressão é um transtorno mental caracterizado por tristeza persistente e pela perda de interesse em atividades normalmente prazerosas. O SUS oferece atendimento a pessoas com transtornos mentais nas Unidades de Saúde da Família e nos Centros de Atenção Psicossocial, os Caps. Nesses serviços é possível ter uma avaliação profissional e, se necessário, ser encaminhado para outro serviço especializado da Rede de Atenção Psicossocial do SUS.

Campanha de apoio à vida
Os números sobre a doença foram divulgados durante o lançamento da campanha "Se liga! Dê um like na vida", que tem o objetivo de estimular a população jovem a dialogar e "desmistificar a vida virtual".

A ideia, segundo os responsáveis, é valorizar as relações presenciais e reforçar a importância de estar sempre alerta aos sintomas da depressão, além de buscar ajuda.

"Faltava essa pegada, essa linguagem pra juventude", disse a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. O filme da campanha será veiculado até 1º de outubro em cinemas e na internet.

Busque ajuda
Em caso de sintomas de depressão, procure a ajuda de um profissional habilitado. O Ministério da Saúde divulga os seguintes endereços para ajuda:

CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde).
UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro; Hospitais
Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita). O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip, 24 horas por dia, todos os dias. A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular.
Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre a ligação gratuita.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça manda Romário pagar R$ 385 mil em aluguéis atrasados de casa no Lago Sul, no DF

O senador Romário (Podemos-RJ) foi condenado pela 7ª Vara Cível de Brasília a pagar os aluguéis atrasados referentes a uma casa no Lago Sul, área nobre do Distrito Federal. Segundo a sentença, ele terá de desembolsar ao menos R$ 385 mil.

Senador Romário (Podemos-RJ) — Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Senador Romário (Podemos-RJ) — Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

A casa fica na margem do Lago Paranoá, na área mais valorizada de Brasília. Romário morou no imóvel de 2012 a 2016, período em que já era parlamentar – ele foi deputado até fevereiro de 2015, quando assumiu uma cadeira no Senado.

No período em que ocupou o imóvel, Romário não recebeu auxílio-moradia nem usou imóvel funcional, segundo os registros da Câmara dos Deputados e do Senado.

Além de quitar a inadimplência, o ex-jogador terá 30 dias para demolir um píer e um campo de futebol construídos sem autorização, para uso privado, em um terreno público próximo ao imóvel.

O valor será reajustado com juros e inflação quando o processo transitar em julgado – ou seja, quando não houver mais possibilidade de recurso ou quando o senador acatar a decisão sem recorrer dela.

O G1 entrou em contato com a defesa de Romário, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.

Casa em que senador Romário (Podemos-RJ) morou de 2012 a 2016 — Foto: Google Maps/Reprodução
Casa em que senador Romário (Podemos-RJ) morou de 2012 a 2016 — Foto: Google Maps/Reprodução

Entenda o caso
O caso foi parar na Justiça em um processo aberto pela empresa responsável pela locação, Fashion Park Empreendimentos Imobiliários, após Romário se recusar a aceitar o reajuste no valor das mensalidades.

O contrato foi firmado em 31 de dezembro de 2012, com a vigência de dois anos, mas houve a prorrogação do prazo por tempo indeterminado, a qual não contou com uma assinatura.

Sem a devida cobertura contratual, o impasse surgiu após um reajuste que ocorreu em junho de 2015, que alterou o valor de R$ 28.340 para R$ 35.000. Romário chegou a pagar dois aluguéis com o novo valor, mas suspendeu o pagamento em seguida.

A empresa sugeriu uma multa no valor de R$ 408.799,47, na qual somaria os aluguéis, IPTU e multa pela ausência de seguro no imóvel. A sentença acatou apenas os valores relacionados a tributos e o aluguel com base no preço reajustado em R$ 35.000.

Disputa judicial
No processo, Romário alegou que não havia contrato assinado no período em que ele morou na casa. A empresa, contudo, mostrou conversas informais que comprovaram um acordo equivalente, no entendimento do juiz.

"Quem recusa um acordo não pede o boleto de pagamento no valor que discorda e efetua o pagamento", escreveu o magistrado Santos Mendes.

A sentença dividiu as obrigações entre Romário e os fiadores do imóvel. Sílvio Antônio Ferreira e Temístocles Grossi também terão de pagar parte dos aluguéis devidos, acrescidos de juros.

Construção irregular
A empresa tentou responsabilizar os fiadores para agilizar a demolição do píer e do campo de futebol profissional construídos irregularmente. Ao decidir sobre o tema, o juiz afirmou que isso cabe apenas ao ex-jogador.

Havia ainda um pedido de recuperação ambiental do local, mas o juiz o negou por falta de provas de danos, o que deveria ser atestado pelos órgãos públicos.

"Não há que se falar em obrigação de 'recuperação ambiental da área', já que não há qualquer elemento de convicção nos autos, que nos faça concluir que a necessidade desta tenha sido determinada pelo poder público", decidiu o juiz.

Em 2015, dois jovens foram detidos depois de invadirem a casa de Romário para nadar na piscina. No ano seguinte, ladrões entraram na residência e levaram computador, bebidas e camisas de futebol. Eles foram presos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Pai e filho são encontrados mortos fora de avião que caiu e explodiu em MT, dizem bombeiros

Pai e filho foram identificados como as vítimas do acidente com um avião de pequeno porte que caiu no fim da tarde desta segunda-feira (16) em Guarantã do Norte, a 721 km de Cuiabá.

João Anderson Demski (à esquerda) e o pai dele, Jair Demsk (à direita) morreram em queda de avião em Guarantã do Norte — Foto: Arquivo pessoal
João Anderson Demski (à esquerda) e o pai dele, Jair Demsk (à direita) morreram em queda de avião em Guarantã do Norte — Foto: Arquivo pessoal

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas foram identificadas como Jair Demski e João Anderson Demski, pai e filho, respectivamente. Jair era empresário e dono de uma empresa de engenharia, indústria e comércio. O filho, engenheiro, trabalhava com ele.

A idade de ambos não foi divulgada. Os bombeiros disseram que encontraram os corpos de pai e filho fora do avião e parcialmente carbonizados.

A aeronave pegou fogo ao bater no solo. Um morador flagrou o momento em que o avião perdeu altitude e caiu.


O acidente aconteceu a quatro quilômetros do centro da cidade, nas proximidades do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em Guarantã.

Avião cai em Guarantã do Norte, em MT. — Foto: Divulgação
Avião cai em Guarantã do Norte, em MT. — Foto: Divulgação

As informações iniciais são de que o avião de pequeno porte pertencia ao empresário e que o destino final seria o município, mas a aeronave caiu a cerca de dois quilômetros da pista de pouso.

Anda não se sabe de onde os dois tripulantes, pai e filho, teriam decolado. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) pela equipe de perícia técnica e a Polícia Civil investigará o caso.

Fonte: G1
Leia Mais ››