sábado, setembro 09, 2017

Fiéis Católicos de Itaú reafirmam devoção na natividade de Maria


A Igreja católica celebrou nesse dia 08 de setembro, sexta-feira, a natividade de Maria; em Itaú-RN um grande número de fiéis compareceram a Festa de Nossa Senhora das Dores para celebrar a festa de aniversário da Mãe de Jesus.

Todos os dias um grande número de fiéis se reúnem em oração em frente a igreja matriz para celebrar a festa da padroeira da comunidade, nossa Senhora das Dores.



Nesta sexta-feira a celebração foi presidida pelo Ministro Extraordinário da Sagrada Eucaristia, Raimundo Fernandes, com a pregação da Palavra proferida por Iure da comunidade de Severiano Melo.

Iure (Severiano Melo)

Iure compartilhou a devoção mariana falando principalmente sobre o exemplo de viva de Maria Santíssima, destacando a importância de se comemorar o aniversário natalício, em especial o de Maria que foi uma verdadeira missionária de Jesus Cristo.

Ainda na noite desta sexta-feira, os fiéis prestigiarem a presença de Jesus Eucarístico na exposição do Santíssimo Sacramento, encerrando a natividade de Maria.





Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

FESTA DA PADROEIRA DE ITAÚ - N. Sra. DAS DORES - PROGRAMAÇÃO DESTE SÁBADO


A Paróquia de Nossa Senhora das Dores vive neste sábado mais uma noite de devoção á Virgem Mãe Santíssima.

Recebe as bênção de Deus Pai Todo Poderoso participando das festividades da Padroeira de Itaú com a seguinte programação:


SÁBADO 09 DE SETEMBRO DE 2017

06:00h - Ofício de Nossa Senhora na Matriz

Responsável: Apostolado da Oração

08:30h - Missa do Idosos na Matriz

Celebrante: Padre Bessa

10:00h - Batizados na Matriz

18:30h - Terço de Nossa Senhora das Dores na Matriz

19:00h - Missa - "A oração faz com que a vida familiar torne-se ainda mais sólida". (Papa Francisco)

Celebrante: Pe. Netinho

Noiteiros: Filhos Ausentes, ECC, Casais do Grupo de Jovens Semear, Catequese, Infância Missionária, JUFRA,  Sec. Mun. de Educação, Escolas Estaduais, Municipais e Particular, Comunidade Assentamento Paraná, Comunidade de Severiano Melo, Vicentinos, Condado e Gitirana.

Parte Social: Barraca da festa, de artigos religiosos, da pescaria e convivência fraterna e tradicinal leilão

Responsáveis: Círculos do ECC.

Confira a Programação Oficial




Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

É AMANHÃ: II Pedalada com Maria


A Equipe Preá Bike realiza amanhã, Domingo 10 de Setembro de 2017, a II PEDALADA COM MARIA com concentração na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores a partir das 05 horas da manhã com o café para os ciclistas.

A equipe fara um percurso de 33 km anunciando a Festa de Nossa Senhora das Dores, Padroeira de Itaú-RN. Mais um momento de fé e devoção à Mãe das Dores.

A imagem pode conter: 1 pessoa

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Leia Mais ››

Bandidos roubam 1,5 milhão após invadir fábrica e sequestrar empresária

Cerca de 15 homens fortemente armados invadiram uma fábrica de bebidas localizada na BR 101, no município de São José de Mipibu, região metropolitana. O fato ocorreu na tarde desta sexta-feira (08), os criminosos renderam 40 funcionários, roubaram dinheiro e levaram a proprietária como refém até a casa dela onde foi realizada outra parte do assalto.

Ainda nervosa, na delegacia a empresária relatou ao PortalBO que os assaltantes agiram com extrema violência, agredindo alguns funcionários e o marido dela, mesmo sem ninguém reagir. "Foram momentos terríveis, eles bateram em praticamente todas as pessoas e depois me levaram até a minha casa em Nova Parnamirim, lá eles roubaram tudo o que podiam entre jóias e dinheiro", disse.

Ainda segundo a vítima os criminosos permaneceram na fábrica e na casa dela pelo menos três horas e meia, chegando inclusive a consumir bebida alcoólica e comida. O bando fugiu em dois carros levando além de cheques e dinheiro, pertences dos funcionários. Diligências foram realizadas, mas nenhum dos envolvidos foi preso.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

PM recupera carro e prende suspeito em Natal após achar telefone da vítima dentro de bíblia

Carro foi apreendido depois que polícia encontrou telefone do dono dentro de uma bíblia (Foto: Divulgação/PM)Um homem foi preso com um carro roubado depois que a polícia achou o telefone do proprietário do automóvel dentro de uma bíblia que estava no veículo. O fato aconteceu nesta sexta-feira (8) no bairro Alecrim, Zona Leste de Natal.
De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Militar, homens das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) abordaram o condutor no cruzamento entre a Avenida Alexandrino de Alencar e Avenida 6.
Depois de parar o Corsa Wind, os policiais verificaram que o motorista tinha passagens pela polícia. O homem não soube dar informações precisas sobre o veículo que conduzia. Ao fazerem uma revista dentro do carro, os PMs encontraram, dentro de uma bíblia, um telefone anotado.
Depois de ligarem para o número, os homens da Rocam descobriram que se tratava do telefone do proprietário do Corsa, que havia sido roubado. O suspeito foi detido e encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Facção pune adolescentes que assaltaram usando carroça em Natal

Em Natal, até carroça já foi usada para assaltar. Imagens captadas pelas câmeras de segurança da Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn) flagraram um assalto praticado por três suspeitos a uma mulher que caminhava na Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, no bairro de Candelária, Zona Sul da cidade. O crime teria acontecido no sábado passado. As imagens viralizaram nas redes sociais. Dias depois, contudo, rapidamente o trio da carroça foi encontrado. O problema, principalmente para eles, é que não foram identificados pela polícia ou tiveram um julgamento convencional.

Da quarta-feira (5) para quinta-feira (6), vídeos de adolescentes sendo punidos por membros do Sindicato do RN começaram a ser compartilhados, sobretudo no Whatsapp. Nas imagens, supostos membros da facção potiguar dizem que pegaram os jovens roubando em uma carroça e que eles pagariam pelo crime. “Mais um aí, oh. Tava roubando de carroça aí. Agora tá sendo cobrado. Ninguém rouba pai de família não”, diz um homem que grava o vídeo de três adolescentes sendo castigados.

A cobrança aplicada pela facção vem em forma de disparo de arma de fogo a poucos centímetros da palma da mão. Um dos adolescentes chega a gritar de dor após o disparo. Insistentemente ele clama pela mãe:“Mainha! Ai, mainha!”. Não há confirmação por parte da polícia, mas a suspeita é de que se tratam das mesmas pessoas: os três punidos em vídeo e os três assaltantes que aparecem nas câmeras da Esmarn. Ofato é que o vídeo é autêntico.

Fonte: Novo Notícia
Leia Mais ››

Polícia Militar de Carnaúba dos Dantas desvenda crimes de quadrilha especializada em roubo de animais

Na tarde desta sexta-feira (8), a Polícia Militar de Carnaúba dos Dantas com o apoio do GTO de Parelhas, desbaratou uma quadrilha de roubo de animais que vem atuando na região do Seridó e em algumas cidades do interior paraibano.
A guarnição policial sob o comando do Cabo Jarbas recebeu uma denúncia anônima de que n o Sítio Lagêdo município de Carnaúba dos Dantas, tinha uns elementos dissipando um animal provavelmente um caprino.
A polícia foi até o local e quando os elementos avistaram as viaturas se evadiram do local de mato a dentro, deixando um vasto material como: couro, pele, um animal dependurado numa árvore que estava sendo esquartejado, ferramentas como picaretas, enxadas, facas, tambores com água e quatro motocicletas sendo duas Titan uma de cor verde e outra preta, uma moto Broz de cor laranja e uma moto usada muito em trilhas com um reboque contendo o material utilizado em abates de animais.
Segundo o Cabo Jarbas, essa quadrilha vem atuando em roubos de animais nas cidades de Carnaúba dos Dantas, Acari, Cruzeta, Jardim do Seridó, Parelhas e em algumas cidades da Paraíba como: Nova Palmeira, Pedra Lavrada e Picuí.




Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Viatura da PM de Riacho da Cruz capota próximo a Viçosa/RN

O acidente envolvendo a viatura da PM da cidade de Riacho da Cruz, virou e ficou com os pneus para cima. O acontecido se deu nas proximidades do município de Viçosa, RN 177. Não houve vítimas com ferimentos graves, nem tão quanto o veículo sofreu grandes avarias. Ao que parece, o acidente foi provocado pelas irregularidades das estradas do estado, que estão cheias de buracos e praticamente i-trafegáveis.

Fonte: Na Hora RN
Leia Mais ››

Capotamento na BR 110 entre Mossoró e Upanema deixa um morto e três feridos

O acidente aconteceu por volta das 18h30min desta sexta feira 8 de setembro de 2017, no KM 72.3 da BR 110,sentido Upanema, na zona rural de Mossoró, na região Oeste Potiguar. 

Segundo informações inspetor Onildo Bezerra da Polícia Rodoviária Federal, o motorista de um carro tipo Celta de cor verde com placas de Santa Cruz/RN,perdeu o controle do volante após tentar evitar uma batida na traseira de uma motociclta que trafegava na frente do carro e acabou capotando seu veículo. 

O carro, ocupado por cinco pessoas, saiu de Mossoró com destino a cidade de Santa Cruz, na região do Trairí Potiguar e 20 quilômetros após Mossoró se envolveu no acidente. 

Dos cinco ocupantes do carro, três ficaram feridos e um morreu no local. João Maria de Souza, de 28 anos, Jusciel Rogério Fernandes e Marinaldo de Macedo Silva sofreram ferimentos leves. 

Diego Macedo Pontes, de 25 anos de idade,ficou gravemente ferido e preso as ferragens, sendo resgatado pelas equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros. 

Já Gustavo Henrique Rodrigues da Silva, que possivelmente não usava o cinto de segurança, foi arremessado para fora do carro e morreu no local. Os feridos foram socorridos por duas ambulâncias do Samu, para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró. 

De acordo com o motorista as vítimas estavam em Mossoró a trabalho, prestando serviço a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) 

A equipe do ITEP foi ao local e realizou a perícia e remoção do corpo de Gustavo Henrique para sua base em Mossoró, onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento. 





Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Agência do Santander ficou fechada para atendimento ao publico nesta sexta feira

Clientes e usuários que foram ao banco Santander no Centro de Mossoró, nesta sexta feira 8 de setembro, só conseguiram realizar transações financeiras através dos caixas eletrônicos. 

È que a agência não abriu para atendimento ao público. Informações de fontes ligadas ao banco dão conta que houve um cinistro na instituição e por causa disto a agência ficou fechada. 

Ainda de acordo com as informações, logo pela manhã, agentes da Polícia Federal estiveram no interior da agências, mas os detalhes do que realmente aconteceu não foram repassados. 

Há informações extra-oficiais de que o gerente daquele banco teria sido mantido refém durante assalto à instituição na noite de quarta feira (06). Ele teria sido rendido em sua residência e levado até a agência. Não se sabe ainda o porque da presença dos policiais federais no banco, nesta sexta feira, já que a instituição é privada.  Se houve realmente assalto, a investigação seria feito pela Polícia Civil. 

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Colisão entre motocicleta e caminhão deixa dois mortos no interior do RN

Duas pessoas morreram em um acidente envolvendo uma motocicleta e um caminhão na tarde desta sexta-feira (8), no interior do Rio Grande do Norte. A colisão aconteceu na RN 160, na saída de Brejinho, região agreste potiguar.
De acordo com o cabo Gildo, da Polícia Rodoviária Estadual, a moto bateu de frente com o caminhão. O condutor e a passageira da motocicleta morreram na hora. Ainda segundo o policial, o motorista do caminhão fugiu sem prestar socorro.
Testemunhas contaram a polícia que ele tentou desviar dos buracos da pista quando bateu de frente com a moto. O caminhão pegou fogo e uma das vítimas teve o corpo carbonizado.
A equipe da PRE foi até o local registrar a ocorrência e acionou o Instituto Técnico-Científicop de Polícia (Itep) para recolher os corpos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mais dois suspeitos de integrar quadrilha que explodiu banco na PB são presos no RN

Eugênio Gurgel Neto Filho, conhecido por Primo, e Francisco Viera de Melo, que tem o apelido de Macarrão (Foto: Divulgação/PM)A polícia prendeu mais dois homens apontados como integrantes da quadrilha que explodiu uma agência bancária na cidade de Brejo do Cruz, na Paraíba, no domingo (3). A dupla foi presa na tarde desta sexta-feira (8), em Janduís, na região Oeste potiguar.
Segundo o delegado regional de Patu, Sandro Régis, Eugênio Gurgel Neto Filho, conhecido por Primo, e Francisco Viera de Melo, que tem o apelido de Macarrão, dariam fuga aos demais integrantes do bando. “Foram encontradas conversas no celular apreendido de um dos presos, em que combinavam essa fuga. Nós não havíamos ainda identificado, porque só tínhamos os apelidos. Mas identificamos e prendemos”, explica o delegado.
Ainda de acordo com Régis, Neto Filho e Francisco Vieira foram presos nas casas em que moravam, em Janduís.
O major da Polícia Militar Inácio Brilhante, que realiza patrulhamento na região, gravou vídeo com os dois suspeitos, em que os dois suspeitos negam a participação no crime. Entretanto os dois admitem terem recebido mensagem dos assaltantes.
Eugênio Gurgel Neto Filho e Francisco Viera de Melo foram levados para a delegacia e autuados por organização criminosa.
Após a explosão do banco na Paraíba já houve dois confrontos, nos quais cinco bandidos morreram e um PM ficou ferido. Além dos detidos nesta sexta (8), Kleyton Alves da Silva, o taxista Diego Edicleilton Marcelino de Castro e um terceiro suspeito também foram presos. O primeiro como participante da tentativa de roubo, o segundo por dar suporte à fuga dos criminosos e o outro apontado como o responsável pela colocação dos explosivos nos terminais.
A quadrilha é suspeita ainda de matar o trabalhador rural Henrique Garcia da Silva, que foi encontrado morto em uma região de mata entre as cidades de Janduís e Campo Grande na tarde da quarta-feira (6).

Fonte: G1
Leia Mais ››

PRF do RN terceiriza remoção e guarda de veículos retidos

Pátio da empresa que realiza o serviço de guarda e remoção de veículos para a PRF (Foto: Divulgação/PRF)A Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Norte iniciou a partir desta quarta-feira (6) a terceirização do serviço de remoção e guarda de veículos retidos por irregularidades ou decorrentes de acidentes nas rodovias federais.
Nesse primeiro momento, segundo a assessoria de imprensa da PRF, apenas os veículos fiscalizados e sujeitos às medidas administrativas de retenção ou remoção nas unidades operacionais de Lajes, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e São José do Mipibu serão recolhidos ao pátio da empresa contratada.
Ainda segundo a assessoria, os pátios das unidades operacionais da PRF em breve estarão vazios. O contrato de remoção e guarda de veículos retidos já vem sendo utilizado pela PRF em vários estados da federação.
Os veículos com restrição judicial, com queixa de furto ou roubo e com suspeita de adulteração nos itens de identificação não serão encaminhados ao pátio da empresa. Estes serão encaminhados aos juizados especiais e as delegacias especializadas.
O pátio da empresa terceirizada fica na BR 226, próximo ao cruzamento com a Av. Capitão-Mor Gouveia, no bairro Bom Pastor, em Natal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Tentativa de homicídio em Assu

Na noite desta sexta-feira, 08 de setembro, por volta das 20;hs a polícia militar foi informada de que a pessoa de Junior Gonçalves da silva, 30 anos, residente na rua dos Poetas, no bairro Vertentes em Assu, foi alvejado com cerca de quatro tiros.
Segundo informações, dois elementos em uma moto fan de cor vermelha teriam se aproximado da vítima e efetuado vários disparos contra Júnior.

O mesmo foi socorrido para o hospital regional de Assu, onde recebe os primeiros atendimentos e sem seguia será transferido para o HRTM em Mossoró.

Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Idosa com mais de 70 anos é agredida por médica Cubana em comunidade Quilombola na cidade de Portalegre RN

Chegou em nossa Redação, uma informação grave da serra de Portalegre, Região do Alto Oeste Potiguar.
Foi publicado uma NOTA DE REPÚDIO na tarde desta sexta-feira (08), nas redes sociais Facebook, no perfil de um líder de comunidade, na cidade de Portalegre RN, conforme anexo acima.

ENTENDA O CASO
Uma médica Cubano do Município de Portalegre, em posse de sua profissão, agrediu, denegriu e humilhou uma senhora com mais de setenta anos de idade e sua filha, ambas da Comunidade Quilombola, sítio Sobrado. 
Em uma de suas falações, usou do antiprofissionalismo para afirmar que não gostava de atender "POBRES".
O que a população espera é a apuração desse caso para que, se realmente for constatado uma agressão VERBAL ela seja punida de acordo com a lei e sofra as consequências. 
Segue algumas fotos e comentários que estão rolando nas redes sociais:





Fonte: O Vieirense em Foco
Leia Mais ››

Fantástico vai revelar domingo esquema que desviou R$ 100 milhões da Arena das Dunas

O repórter secreto do Fantástico do quadro “Cadê o Dinheiro que Tava Aqui?”, esteve em Natal na semana que passou.
As reportagens feita por Eduardo Faustini vai ao ar neste domingo no programa dominical da rede globo e vai abordar um desvio de R$ 100 milhões na construção da Arena das Dunas, um superfaturamento que teria beneficiados políticos potiguares.
A reportagem aponta que enquanto o dinheiro correu frouxo para a construção da Arena das Dunas falta ao hospital Walfredo Gurgel que vive uma situação dramática, com corredores superlotados, falta de insumos e material humano para da conta da demanda.

CITADOS EM DESVIOS NA ARENA DAS DUNAS
O ex-deputado Henrique Alves em um dos mandatos que está cumprindo pena, é em relação aos desvios na construção do estádio. Também já foi citado o Senador José Agripino e pessoas que fizeram parte da administração do governo Rosalba Ciarlini.

Fonte: Blog do JP
Leia Mais ››

MPRN recomenda que Prefeitura de Afonso Bezerra reduza gastos com pessoal

Município deve se abster de conceder vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração dos servidores.O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a Prefeitura de Afonso Bezerra, na região Central potiguar, remeta cronograma das medidas que pretende adotar para reduzir gastos com pessoal. O objetivo é fazer com que o Município volte a se enquadrar no que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A recomendação foi publicada na edição desta sexta-feira, 08, do Diário Oficial do Estado (DOE).

Pelo texto do documento, a Prefeitura tem 30 dias para informar que medidas serão adotadas para cumprir o recomendado. Além disso, a Prefeitura deve se abster de conceder vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a qualquer título, salvo os derivados de sentença judicial ou de determinação legal ou contratual. O Município também não deve criar cargo, emprego ou função, nem alterar estrutura de carreira que implique aumento de despesa.

O MPRN também recomendou que a Prefeitura não deve prover cargo público, admitir ou contratar pessoal a qualquer título, ressalvada a reposição decorrente de aposentadoria ou falecimento de servidores das áreas de educação, saúde e segurança, tampouco contratar hora extra.

A recomendação leva em consideração que a Lei de Responsabilidade Fiscal limita o gasto máximo do município com pessoal no percentual de 54% da Receita Corrente Líquida. O município de Afonso Bezerra publicou Relatório de Gestão Fiscal relativo ao primeiro semestre de 2017 atingindo o percentual de 58,85% com gastos de pessoal.

A LRF estabelece que, ao ultrapassar o limite prudencial, o ente federativo tem que eliminar o excedente “nos dois quadrimestres seguintes, sendo pelo menos um terço no primeiro”. Para isso, o gestor deve, entre outras medidas, reduzir em pelo menos 20% as despesas com cargos em comissão e funções de confiança (inclusive pela extinção de cargos e funções a eles atribuídos); exonerar os servidores não estáveis; e exonerar servidores estáveis, por ato normativo motivado.

Clique aqui e veja a íntegra da recomendação para a Prefeitura de Afonso Bezerra.

Jucurutu

Nessa semana, o MPRN recomendou que a Prefeitura de Jucurutu também deve se abster de conceder reajustes, de criar cargos ou funções, de alterar estrutura de carreira que implique aumento de despesa, de prover cargo público, admitir ou contratar pessoal e de contratar hora extra, considerando as devidas ressalvas.

O Município de Jucurutu publicou Relatório de Gestão Fiscal (RGF) relativo ao primeiro semestre de 2017, atingindo o percentual de 55,4% da Receita Corrente Líquida (RCL) com gastos de pessoal.

Com informações do MPRN.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

Escritor potiguar Murilo Melo Filho é internado no Rio após AVC

O escritor e jornalista potiguar Murilo Melo Filho, de 88 anos, está internado desde ontem (7) no Hospital Pró-Cardíaco, na zona sul do Rio de Janeiro, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC). Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 1999, ele apresenta estado clínico “em evolução”, segundo boletim divulgado hoje pelo hospital.

O imortal, que é ocupante da 20ª cadeira da ABL, passou por um procedimento endovascular na manhã de ontem.

Como jornalista, Murilo Melo Filho cobriu momentos históricos como a Guerra do Vietnã e acompanhou ex-presidentes em missões no exterior, desde Juscelino Kubitschek a José Sarney.

Entre seus livros de maior sucesso está “O desafio brasileiro”, que recebeu prefácio do ex-Ministro Reis Velloso e foi escolhido como o melhor ensaio do ano pela ABL na década de 1970.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Agricultor encontrado morto é sepultado em Janduís/RN

O corpo do agricultor Henrique Garcia da Silva, de 46 anos, pai de 06 filhos, morto por bandidos suspeitos da explosão á agência bancária em Brejo do Cruz-PB, foi sepultado no cemitério público da cidade de Janduís, sob revolta e protestos.

Desde as buscas até o momento do sepultamento do agricultor, seus familiares culpam o governo por omissão. Para a família, um helicóptero devia ter dado apoio à polícia antes mesmo do confronto do último domingo e durante toda a semana.

Ainda na tarde desse domingo, os familiares do agricultor emitiram uma nota de repúdio pela falta de sensibilidade do ITEP que ainda não havia liberado o corpo para sepultamento em face à não realização da necrópsia no tempo previsto.

Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Janot denuncia políticos do PMDB do Senado por organização criminosa

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (8) denúncia contra políticos do PMDB do Senado.
Foram denunciados os senadores Edison Lobão (MA), Jader Barbalho (PA), Renan Calheiros (AL), Romero Jucá (RR) e Valdir Raupp (RO), além do ex-senador e ex-presidente José Sarney. Também foi denunciado o ex-senador pelo PSDB e ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.
De acordo com as investigações, os sete políticos receberam R$ 864,5 milhões em propina paga por fornecedores da Petrobras e sua subsidiária Transpetro (veja mais abaixo nesta reportagem).
A acusação aponta crime de organização criminosa, cuja pena varia entre 3 a 8 anos de prisão, além de multa.
Para a PGR, há indícios de que o grupo mantinha controle sobre as diretorias Internacional e de Abastecimento da Petrobras, além da Transpetro, para angariar propinas de fornecedores da estatal.
Além da pena de prisão, Janot quer que os atuais senadores percam seus mandatos e que todos paguem R$ 200 milhões, metade como devolução de desvios e outra metade como indenização por danos morais. O restante do valor desviado poderá ser cobrado em outros processos, segundo a PGR.
O que dizem os denunciados
Em nota, o senador Romero Jucá afirmou que "acredita na seriedade do STF ao analisar as denúncias apresentadas pelo PGR" e que "espera, contudo, celeridade nas investigações."
Também em nota, o senador Renan Calheiros informou que "para criar uma cortina de fumaça tentando desviar o assunto e encobrir seus malfeitos, o procurador-geral começa a disparar mais denúncias defeituosas."
"Essa é mais uma tentativa de vincular-me aos desvios criminosos da Petrobras, me denunciando várias vezes pela mesma acusação. Ocorre que eu nunca mantive qualquer relação com os operadores citados e o procurador já sabe disso", afirmou Calheiros.
O senador Jader Barbalho disse que a denúncia "é uma cortina de fumaça lançada por Janot, nos seus últimos dias de PGR, para confundir a opinião pública, depois que ele beneficiou a J&F com imunidade processual, inexistente na legislação."

Barbalho diz ainda que "Janot já está na história como o procurador responsável pela Operação Tabajara da PGR, na qual seu braço direito, Marcello Miller, era o agente duplo que prestava assessoria aos maiores assaltantes dos cofres públicos: os irmãos Batista."
O senador Valdir Raupp afirmou em nota que "como nos demais casos em que foi, injustamente, acusado irá demonstrar sua inocência perante esta nova situação por não ter indicado nenhum dirigente para diretorias da Petrobras e da Transpetro."
"É de se estranhar e causar espanto que a denúncia feita no apagar das luzes da atual gestão da Procuradoria Geral da República, tenha como base delações feitas por pessoas que não conheço e nunca tive qualquer relação pessoal ou política", afirmou o senador.
O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que defende Romero Jucá, Edison Lobão e José Sarney, afirmou que recebe a denúncia "com perplexidade". Para ele, Janot demonstra que é contra políticos e partidos.
"Se fazem parte de um partido político que deu apoio a um governo que Janot é frontalmente contrário, essas pessoas poderão ser denunciadas sem nenhuma base legal. Esperamos que o Supremo Tribunal Federal não receba essa denúncia", afirmou.
Especificamente sobre Sarney, Kakay disse ainda que o ex-presidente não fazia parte das discussões sobre indicações técnicas para cargos. "José Sarney sequer deveria estar nessa linha, porque não participou sequer dessas indicações", disse.
O PMDB também divulgou nota em que afirma que a denúncia "é mais uma tentativa de envolvimento do PMDB e carece de provas por parte do Ministério Público."
"Tais denúncias são fundamentadas apenas em delações - como veio a público recentemente - direcionadas e pouco confiáveis. O PMDB confia que o Supremo Tribunal Federal arquivará tais denúncias."
A defesa do ex-senador Sérgio Machado disse em nota que ele continua colaborando com a Justiça. "Sua colaboração trouxe provas materiais sobre crimes envolvendo políticos e fornecedores da Transpetro, que vêm sendo confirmados por outras colaborações, e já resultou na instauração de diversos procedimentos perante o Supremo Tribunal Federal, além de inquéritos policiais na Subseção Judiciária de Curitiba", diz a nota.

R$ 864,5 milhões em propina
As investigações apontaram que os sete políticos receberam R$ 864,5 milhões em propina, com prejuízo de R$ 5,5 bilhões para a Petrobras e R$ 113 milhões para a Transpetro, subsidiária da estatal na comercialização de gás.
A denúncia diz que o grupo obteve cargos na Petrobras e na Transpetro em troca do apoio dado ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).
As vantagens indevidas seriam cobradas por diretores indicados pelo partido, que se mantinham no cargo graças ao apoio dos políticos.
"Os agentes políticos, plenamente conscientes das práticas indevidas que ocorriam na Petrobras, tanto patrocinavam a nomeação e manutenção dos diretores e dos demais agentes públicos no cargo, quanto não interferiam nem fiscalizavam devidamente o cartel e irregularidades subjacentes", diz a denúncia.
Outras denúncias
Na semana passada, uma denúncia semelhante foi apresentada contra políticos do PT, incluindo os ex-presidente Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, este apontado como líder da organização criminosa.
Os políticos do PP já foram denunciados pelo mesmo crime e a PGR ainda prepara denúncia contra membros do PMDB da Câmara, entre os quais o presidente Michel Temer.
"Em comum, os integrantes do PT, do PMDB e do PP queriam arrecadar recursos ilícitos para financiar seus projetos próprios. Assim, decidiram se juntar e dividir os cargos públicos mais relevantes, de forma que todos pudessem de alguma maneira ter asseguradas fontes de vantagens indevidas", diz a denúncia.
Com a denúncia em mãos, o ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, deverá notificar os acusados a apresentarem uma defesa prévia.
Depois, levará o caso para análise da Segunda Turma do STF, que decidirá se eles viram ou não réus pelo crime. Compõem o colegiado, além de Fachin, os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ex-deputado estadual Marcos Donadon é preso após ficar foragido por 17 meses, em RO

Prisão de Donadon ocorreu nesta sexta-feira (Foto: Reprodução/TV RO)
O ex-deputado estadual Marcos Antônio Donadon foi preso, no final da tarde desta sexta-feira (8), em Porto Velho. Ele estava foragido desde abril de 2016 e foi capturado por policiais do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Rondônia, e da Polícia Federal (PF). O político é acusado de desviar dinheiro da Assembleia Legislativa.
Após a prisão, o MP-RO confirmou que a prisão de Donadon ocorreu na casa dele, na capital. Segundo a assessoria do órgão, apenas na segunda-feira (11) o chefe do Gaeco se pronunciará sobre o caso.
Segundo a nota do MP-RO, em março de 2016, com base no atual entendimento do STF, o MP requereu e obteve a expedição de mandados de prisão definitiva contra os condenados na Operação Dominó, sendo assim deflagrada a Operação Hefesto para os cumprimentos.
Conforme o GAECO, em abril deste ano, eles localizaram e prenderam a ex-deputada Ellen Ruth Cantanhede Salles Rosa.
Marcos Donadon continuou sendo procurado e a PF seguiu com diligência, prendendo Marcos Donadon nesta sexta-feira.
O G1 tentou localizar o advogado de Marcos Donadon, mas até a publicação da reportagem não teve retorno.
Operação Dominó
A operação Dominó foi deflagrada em 2006 para investigar desvios na Assembleia Legislativa de Rondônia e culminou na prisão de 20 pessoas ligadas aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
De acordo com o MP-RO, estima-se que R$ 70 milhões foram desviados em contratos fraudulentos. Os acusados foram julgados em 2008, mas recorreram do processo, adiando a execução provisória condenatória expedida pelo Tribunal de Justiça de Rondônia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

STF julga no dia 13 pedido de Temer para afastar Janot de investigações

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o próximo dia 13 de setembro o julgamento de um pedido do presidente Michel Temer para impedir o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de atuar em processos em que ele é investigado.
O caso será analisado menos de uma semana antes da saída de Janot do cargo, o que acontece no dia 17. A questão será decidida pelo plenário da Corte, formado por 11 ministros.
A defesa de Temer alega perseguição pessoal por parte do procurador-geral e pede que o STF anule atos de Janot contra o presidente, incluindo investigações e a denúncia por corrupção passiva já rejeitada na Câmara.
No mesmo dia, os ministros também vão analisar pedido da defesa para impedir Janot de apresentar nova denúncia contra o presidente. Esse pedido envolve discussão sobre a validade das provas contra Temer baseadas na delação da JBS, que está em processo de revisão por suposta omissão de informações.
A defesa do presidente quer anulação da delação e das provas dela decorrentes, sob o argumento de que o dono da empresa, Joesley Batista, gravou conversa com Temer sob possível orientação da PGR.
Pedido foi negado por Fachin
No final de agosto, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, negou o pedido de "suspeição". Temer recorreu e, por isso, o caso será levado para decisão conjunta pelos ministros.
Ao negar o pedido, Fachin considerou não haver indicação de parcialidade na conduta de Janot.
"As alegações exteriorizadas pela defesa não permitem a conclusão da existência de relação de inimizade capital entre o presidente da República e o procurador-geral da República, tampouco que o chefe do Ministério Público da União tenha aconselhado qualquer das partes", escreveu Fachin.
No pedido de suspeição, o advogado do presidente, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, argumentou ser "público e notório" que Janot "vem extrapolando em muito os seus limites constitucionais".
Mariz disse, também, que a atuação de Janot é motivada, ao que "tudo indica", por questão "pessoal". O advogado acrescentou, ainda, que o procurador-geral tem "ideia fixa" de acusar o presidente, se deixou "tomar por uma questão única, obstinada" e, "teimosamente", tenta destituir Temer.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cidade de MS tem lotérica lotada e mistério sobre ganhador dos R$ 78 milhões da Mega-Sena

A notícia de que uma aposta única de Jardim levou sozinha o prêmio de R$ 78.022.245,31 da Mega-Sena está movimentando a cidade de 25,7 mil habitantes que fica na região sudoeste de Mato Grosso do Sul. Por lá, todo mundo quer saber quem ganhou essa grana toda.
Na casa lotérica onde a aposta foi feita, muita gente na fila e o movimento de pessoas pagando conta e de apostadores foi intenso. Segundo uma das atendentes, o movimento em relação a apostas e jogos subiu cerca de 80%.
As especulações são muitas. Dizem que foi uma aposta e falam ate que foi um bolão. Agora é descobrir quem ganhou.
Lucio é um dos nomes cotados para o vencedor. O irmão do tal Lucio, o mecânico de bicicleta Bernabé Correia, nega. “Falaram que era ele e não foi. Ele não joga.”
Nessa de espalhar o boato de que foi o Lucio o ganhador da Mega-Sena, a mulher dele não faz outra coisa além de atender ligações e desmentir essa história. “Não é meu marido, ele não jogou.”
Não se fala em outra coisa a não ser que foi o Lucio. A equipe de reportagem da TV Morena achou o segundo Lucio pedreiro, que também negou ser o milionário. “Não joguei.”
O vencedor tem 90 dias para ir a uma agência da Caixa receber o prêmio.

Jardim, MS, tem lotérica lotada e mistério sobre ganhador dos R$ 78 milhões da Mega-Sena (Foto: Reprodução/TV Morena)
Jardim, MS, tem lotérica lotada e mistério sobre ganhador dos R$ 78 milhões da Mega-Sena (Foto: Reprodução/TV Morena)

Concurso 1965
As seguintes dezenas foram sorteadas no concurso 1965 da Mega-Sena: 26 - 28 - 35 - 38 - 48 - 55.
A quina teve 98 apostas ganhadoras, com o valor de R$ 47.025,82. A quadra teve 6377 apostas ganhadoras, com o valor de R$ 1.032,40.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'A tendência é piorar', diz paranaense isolado no Caribe após passagem do furacão Irma

Emerson dos Anjos, um dos paranaenses isolados em áreas atingidas pelo furacão Irma, no Caribe, disse que 'A tendência é piorar'. Ele contou sobre a situação em áudios enviados pelo celular.
Familiares dos brasileiros que permanecem na região afetada, contam estar preocupados e reclamam da dificuldade para conseguir contato por telefone ou internet.

'A tendência é piorar', diz paranaense isolado no Caribe após furacão Irma (Foto: Regianne Schwartz)
'A tendência é piorar', diz paranaense isolado no Caribe após furacão Irma (Foto: Regianne Schwartz)

A esposa de Emerson, Patrícia de Oliveira Ribeiro, disse que o marido estava na Ilha Anegada quando houve a passagem do furacão. Ele e outros cinco homens foram para o Caribe para trabalhar na construção de casas.
Segundo Emerson, a área onde estavam foi evacuada e o grupo seguiu para a Ilha Tortola, onde permanecem isolados.
O paranaense contou à família que ninguém se feriu, mas que está preocupado com o risco de que outros furacões cheguem à região nos próximos dias. Segundo ele, o grupo está abrigado em uma igreja, com mais de 70 pessoas.

Brasileiros relatam a preocupação pela chegada de novos furacões na região (Foto: Regianne Schwartz)
Brasileiros relatam a preocupação pela chegada de novos furacões na região (Foto: Regianne Schwartz)

O paranaense relatou ainda que a água e a comida disponíveis estão acabando, e não há local próximo para abastecer os armários.
O grupo de paranaenses é de União da Vitória, na região dos Campos Gerais do Paraná. Na cidade, a esposa de Emerson conta que permanece, com os cinco filhos, a espera de notícias do marido.

Emerson dos Anjos com a esposa e cinco filhos, que ficaram no Brasil (Foto: Emerson dos Anjos/Arquivo Pessoal)
Emerson dos Anjos com a esposa e cinco filhos, que ficaram no Brasil (Foto: Emerson dos Anjos/Arquivo Pessoal)

Os brasileiros Regianne Schwartz e Ricardo Huls, que moram em São Paulo, também estavam na região atingida e enfrentam dificuldades para se comunicar com a família. Em áudios, enviados pelo celular para a família, Regianne conta das dificuldades que estão enfrentando.
"Nós estamos aqui na ilha, sem luz, sem água, sem comida, enfrentando fila para conseguir comprar alguma coisa, no único barzinho que tem aqui do lado. Não tem segurança, está tudo destruído", disse.
O casal estava em viagem de lazer ao Caribe, na região de Philipsburg, em St Maarten. Eles registraram imagens que mostram a destruição no local.

Ricardo Huls, em Philipsburg, Caribe (Foto: Regianne Schwartz)
Ricardo Huls, em Philipsburg, Caribe (Foto: Regianne Schwartz)

O meteorologista Renã Araújo explica que os carros atingidos por furacões podem ser incendiados, por conta de possíveis curto-circuitos causados com o impacto do vento, quando batem contra outros veículos ou no contato com a água.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Turistas brasileiros têm dificuldade para escapar do furacão nos EUA

Turistas brasileiros têm dificuldade para escapar do furacão nos EUA (Foto: Reprodução/TV Globo)
O movimento de chegada de passageiros no Aeroporto de Guarulhos foi grande durante toda a sexta-feira (8). Muitos vieram da região da Flórida, nos Estados Unidos, que está sob ameaça de um furacão. Com o tráfego aéreo sob atenção, sete voos, que partiriam ou chegariam de Miami foram cancelados.
Rafael Arnone ficaria até segunda-feira (11), mas conseguiu antecipar o retorno para São Paulo. “Tinha filas para tentar mudar o voo ainda, tinha pessoas desesperadas e não sabiam o que fazer, o aeroporto estava lotado, esteiras travadas, malas todas uma em cima da outra, até o aeroporto de Miami não está acostumado.”
Mas nem todo mundo está conseguindo voltar e algumas pessoas, como o José Roberto Paz, que está com problemas mais sérios. Ele tem problemas de saúde em decorrência de um transplante de coração feito no ano passado. Se ficar sem o remédio, que já está acabando, pode ter rejeição ao órgão.
O voo de volta seria neste sábado (9), mas foi cancelado. E não tem previsão de quando vai conseguir outro. “Os meus remédios estão acabando, eu tenho esse problema que não posso ficar sem os remédios. Eu ainda tenho esperança de que eu consiga com o médico aqui e que consiga passar essas medicações pelo menos a receita que eu possa comprá-los.”
Adriano Ricardo Capatto também teve o voo cancelado. “A nossa companhia aérea não atende mais o telefone, não dá satisfação, há uma previsão de sair de Orlando na quarta-feira, mas nada confirmado. Nós tentamos comprar passagem por outros estados americanos para ir para o Brasil, mas as empresas aéreas estão aproveitando a situação e não há passagens por menos de R$ 10 mil.”
A Aviança foi procurada pelo SP2, mas ainda não se pronunciou sobre o caso.

Fonte: G1
Leia Mais ››