quinta-feira, março 14, 2013

Prefeito Ciro Bezerra faz aniversário sob forte clima de homenagens


Está quinta-feira (14) será inesquecível para o atual prefeito do município de Itaú, Ciro Bezerra (DEM).

Hoje Ciro celebra mais uma primavera e as emoções para esse gestor começou logo cedo ao som da Banda Filarmônica José Praxedes Fernandes sob a regência do Maestro Gildásio Ramos, que se posicionaram em frente à residência do prefeito, tocando a música “Dois Coração” encerrando com os parabéns.





A equipe do Cidade News teve a oportunidade de conversar com o prefeito a respeito daquele momento, onde o mesmo disse ser emocionante e que ele jamais imaginaria ser homenageado daquela forma sendo uma pessoa simples: “Emocionante! A gente nunca imagina na vida ser homenageado dessa forma, não só pelo fato de ser prefeito, mas um simples cidadão como sou também, ser homenageado pela banda, pelos populares, isso me dar muita satisfação e mim entusiasma cada vez mais a trabalhar pelo município” enfatizou Ciro.



A nossa equipe aproveitou o ensejo para perguntar sobre o projeto de incentivo aos jovens da Banda de Música José Praxedes Fernandes, visto que muitos jovens deixam o grupo em busca de sua sobrevivência. E de acordo com o prefeito o projeto já esta pronto para ser entregue para aprovação na Câmara Municipal.

“Esse projeto já está todo elaborado, nós já vamos enviar para a câmara, para que nós possamos incentivar os nossos músicos e também os jovens a ir participar da banda de música, aprender música, aprender uma nova cultura, para que eles saiam das ruas, deixem de ficar ociosos e aprendam alguma profissão e incentivo também a cultura”. Finalizou o gestor.



As comemorações desse dia não pararam por ai, seguiam na sede da Prefeitura Municipal de Itaú (PMI), onde os funcionários, parentes e amigos de Ciro, o aguardavam ansiosos para juntos realizar uma confraternização.



O Prefeito Ciro Bezerra foi recebido pela Banda Filarmônica do Município, funcionários e demais presentes, sendo recepcionado na Secretaria Municipal de Educação através de homenagens.



Mirianete Brasil, secretaria Municipal de Educação deu início trazendo uma mensagem em nome da secretaria.



Dr. Ivan Araújo também rendeu suas homens ao aniversariante, demonstrando fidelidade ao então prefeito.



Ana Luiza em nome das Escolas do Município também parabenizou o gestor.



Regina Duarte contadora do municio falou da alegria de poder estar celebrando aquele momento, considerando a cidade de Itaú uma cidade muito amada, e por isso o seu desejo é investir cada vez mais nesta cidade, desejando que o prefeito faça o mesmo, invista no crescimento do município e contasse com a sua ajuda.



A Primeira Dama, Jaíra, expressou o amor familiar como forma de homenagem a Ciro, relatando que e os filhos era quem iriam transmitir essa mensagem de amor, porém não tiveram coragem eagradeceu a todos os colaboradores que contribuíram para a realização do café da manhã.



Marcos Moreira, da secretaria de administração e finanças parabenizou o prefeito, entregando um presente em nome de todos daquela secretaria. Em seguida foi apresentado um vídeo da trajetória da campanha política de Ciro Bezerra, vídeo esse que seria apresentado na vigília de campanha de Ciro, porém não havia sido possível naquele momento.

O momento das homenagens foram encerrados com as palavras do aniversariante, Prefeito Ciro Bezerra, que agradeceu a Deus pela vida e a todos os presentes, que se dispuseram a homenageá-lo, destacando principalmente o fato de ser difícil a missão de governar um município, mas que está feliz, pois em apenas 60 dias de administração o povo, entre eles os adversários, tecem elogios pelo seu jeito de governar.

O Prefeito Municipal também fez um pedido aos funcionários da prefeitura, para que os mesmos tratassem as pessoas bem, porque ele trata todos bem e seu desejo é que todos sejam bem tratados.

Encerrou esse momento emocionado, pois para ele esse dia nunca será esquecido de sua memória, dizendo estar emocionado com tudo aquilo que via, um momento diferente.

“Hoje eu me emocionei muito com tudo isso, porque esse é um momento diferente em minha vida, é o primeiro aniversário que estou como prefeito e tenho recebido de todas as pessoas com quem eu cruzei, um abraço muito carinhoso, me desejando muita sorte na administração, me desejando mitos anos de vida e isso aqui também me emocionou muito a presença de vocês, a questão da banda de música de manhã cedo, tocando parabéns em frente da minha residência isso é muito emocionante e só mim dar cada vez mais responsabilidade, mais vontade de trabalhar em prol dessa cidade, que ela cresça, desenvolva, e que não vamos descansar de forma nenhuma de trabalhar, por melhoria da qualidade de vida, por bem estar social. Nós estamos agora a pouco mais de 60 dias de mandato e o que nós temos feito nesse momento é retomar as obras que estavam paradas, buscar melhorar o nosso ambiente de trabalho, mas logo após nós concluirmos isso, se Deus quiser, eu vou atrás do que eu prometi em campanha, que vou atrás de empregos. Já estou agendando inclusive uma visita a Cerra Negra do Norte, vou levar um grupo de empresário para conhecer o trabalho que o prefeito Rogério fez lá, que cresceu, que desenvolveu a cidade com pequenas indústrias, mas que gerou muitos empregos e hoje Serra Negra do Norte tem outra visão, é outra cidade. E eu quero levar um grupo de empresários; vamos a Caicó também. Eu em seguida irei, nós vamos contratar uma empresa consultora para que ela possa fazer um projeto, um trabalho de desenvolvimento econômico do potencial do nosso município para que nós possamos chegar nas empresas grandes com projetos mostrando nossas potencialidades para que essas empresas tenham interesse de vir se instalar no nosso município e isso como eu acabei de dizer e repiro só mim dar mais força para que eu possa trabalhar em prol desse município, em prol desse povo, muito obrigado mesmo, e que vocês também compartilhem comigo esse dia que não é só meu, é de todos vocês, porque vocês hoje fazem parte da minha família, vocês hoje é minha família também, vocês hoje estão no meu coração. Muito obrigado!” Finalizou o prefeito.



A manhã foi encerrada com a partilha do café entre os participantes e o aniversariante que demonstrou carisma e atenção aos munícipes que o abraçavam e demonstravam a alegria de estar vivenciando aquele momento.


Veja todas as votos no álbum a seguir:

Aniversário Prefeito Ciro Bezerra 14 de março de 2013

Arlindo Maia da Redação do Cidade News Itaú.
Leia Mais ››

Briga de vizinho acaba em morte em Portalegre.


Uma briga de vizinhos resultou em morte, durante a tarde desta quinta-feira , 14 de março de 2.013, por volta das 14h35min, na Rua Hipólito Filho no centro de Portalegre/RN. De acordo com informações repassadas ao blog NPRN os vizinhos Francisco José Pinheiro, 62 anos, conhecido por Tikinho e Wilson Gutembergue Cavalcante, 40 anos, discutiam constantemente em virtude de um lava jato, estar sempre molhando as paredes da casa de Tikinho, além do barulho do motor, surgindo uma nova discussão na tarde de hoje, quinta feira. O Sr. Francisco desferiu duas cutiladas de faca peixeira contra Wilson atingindo o tórax e braço esquerdo, morrendo no local. De acordo com populares o autor do crime ainda saiu em perseguição a um filho da vitima, em seguida fugiu tomando rumo ignorado, e está sendo procurado pela polícia. O Itep de Mossoró, fez a perícia no local, e a remoção do corpo para a base, para ser examinado pelo médico legista de plantão, e em seguida entregue aos familiares para o sepultamento. 



Reprodução Cidade News Itaú via Ferreira Monte
Leia Mais ››

Governadora entrega título de terras a agricultores de 13 municípios do RN


rosalba lei
O acesso formal para uso das terras por parte dos agricultores do Rio Grande do Norte e as garantias trazidas pela formalização agrária estão sendo apresentadas, nesse momento, na Governadoria, em solenidade de lançamento de Convênio de Regularização Fundiária, na Governadoria, Centro Administrativo. Ao todo, representantes de 13 municípios potiguares participam da solenidade, presidida pela governadora Rosalba Ciarlini, com a participação de secretários de estado, entre eles o de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária, Rodrigo Fernandes.

Os municípios beneficiados pelo cadastro são Jardim de Angicos, João Câmara, Parazinho, Pedra Grande, Poço Branco e São Miguel do Gostoso (região do Mato Grande), e Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Paraná, Portalegre, Riacho de Santana e Venha Ver, no Alto Oeste do Estado. Na solenidade, também foram entregues simbolicamente o título de propriedades para 1.098 agricultores de Santana do Matos e 388 de São José do Campestre, cidades que apresentam mais de 80% do trabalho finalizado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Deputado pede fiscalização sobre venda de fardamentos militares e policiais no RN


O deputado Gustavo Carvalho (PSB), solicitou, durante a Sessão Plenária desta quinta-feira, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que o Governo do Estado via Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESED), realize uma fiscalização mais intensa nas empresas autorizadas a comercializar uniformes das Forças Armadas, das Polícias Civil, Militar e Federal e da Força Nacional no Estado. 
Para o parlamentar, as policias Militar e Civil deve realizar constantemente fiscalização nas empresas autorizadas a comercializar uniformes e equipamentos de segurança das Forças Armadas, das Polícias Civil, Militar e Federal e da Força Nacional no Estado do Rio Grande do Norte.
“A nossa maior preocupação é que os fardamentos estejam sendo vendidos indiscriminadamente, favorecendo que as vestimentas sejam utilizadas por quadrilhas que atuam no território potiguar”, comentou o deputado. 
A Lei é bem clara que sobre a venda de uniformes das forças armadas, polícias Civil, Militar e Federal e Força Nacional, determinando que estes sejam vendidos apenas para pessoas devidamente credenciadas, mas ainda tem pessoas que tentam se passar por policiais e terminam adquirindo fardamento da policia para praticar assaltos, crimes e assim manchar a imagem da nossa gloriosa policia. 
Todos aqui nessa casa têm acompanhado pela imprensa que já foram presas algumas pessoas que utilizavam estes uniformes e, assim, tinham facilitada a abordagem nas rodovias e acesso livre por onde forem. 

Reprodução Cidade News Itaú via O Vale do Apodi
Leia Mais ››

Menina de nove anos é morta no lugar do primo na Bahia


Marcas de balas na parede da casa mostram onde Evelyn Silva Souza, de nove anos, foi morta com um tiro na cabeça na tarde da quarta-feira (13), na rua 5 de maio, no bairro Rua Nova, em Feira de Santana, região metropolitana de Salvador (BA).

Ela foi morta por bandidos que estavam tentando assassinar o primo dela, segundo informações da 65ª Companhia Independente de Polícia Militar. A menina estava em casa com a avó quando o primo Leandro Vicente da Silva, 23 anos, entrou correndo.

Ele era perseguido por dois homens em uma moto, que desceram em frente à casa e entraram também, já atirando. No tiroteio, Evelyn foi baleada na cabeça. Leandro também foi baleado. Os dois suspeitos fugiram de moto.

Reprodução Cidade News Itaú via R7/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Pai de Santo é assassinado a tiros no centro da cidade de Patos


O Pai de Santo identificado como sendo, José Rodrigues Ferreira, 23 anos, foi morto a tiros por dois desconhecidos até o momento não identificados pela polícia na tarde desta quinta-feira (14), por volta das 17h em frente ao CAPS da Praça Edivaldo Motta.

Segundo as primeiras informações o crime está sendo atribuído a dois homens que estavam em uma moto com características não anotadas e o carona teria sido o autor dos disparos. "Pai Bombom" como era mais conhecido José Rodrigues estava aguardando a saída da mãe dele que recebe atendimento no CAPS, quando de repente os dois acusados surgiram e um deles efetuou cerca de 4 ou 5 tiros, provavelmente de revólver calibre 38, que foram suficientes para eliminar a vítima.

O delegado da homicídios Jorge Luiz esteve com sua equipe no local, porém não quiz se pronunciar a respeito do crime para não atrapalhar as investigações. A Polícia Militar realizou diversas diligências em busca dos criminosos que fugiram, segundo testemunhas, com destino ao bairro Santo Antônio.

De acordo ainda com relato de algumas pessoas que conheciam a vítima, ela já havia sofrido, outrora, um atentado a bala que acabou lesionando suas nádegas. Porém, a vítima não deu muito importância para situação e voltava com frequência a Patos do Distrito de Santa Gertrudes onde possuía um Terreiro de Umbanda.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal Patos
Leia Mais ››

Sinte volta a criticar gestão da governadora Rosalba Ciarlini


Em ato público no Alecrim, professores apresentaram problemas da rede estadual. Foto: Heracles Dantas
Em ato público no Alecrim, professores apresentaram problemas da rede estadual. Foto: Heracles Dantas
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) voltou a reunir a categoria de professores e funcionários da educação estadual em um momento considerado como “parada de advertência” contra o Governo do Estado. “Governadora, não leve a categoria à greve. Negociação já!”, dizia a frase exposta durante ato político realizado na manhã desta quinta-feira, na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim. A pauta de reivindicações do sindicato foi entregue à chefe de gabinete do Gabinete Civil, Elisângela Janine Silva, no último dia 4 deste mês.

Dentre os problemas apresentados no ato, os manifestantes colocaram a realidade das escolas em discussão, pontuando situações incapazes de sustentar a educação de qualidade. “Como sempre, nós queremos sensibilizar os governantes para que a qualidade de ensino seja alavancada nas escolas da rede estadual. Os filhos dos gestores não estudam em escola pública, por isso eles não sabem da realidade”, disse Sérgio Ricardo, um dos sindicalistas que falaram à população que trafegava pelo bairro do Alecrim.

As críticas apresentadas foram de encontro com a campanha que vem sendo veiculada na imprensa, a qual demonstra o trabalho desenvolvido pelo governo e pela Secretaria de Estado da Educação. No vídeo promocional, o Estado divulga que quase 170 escolas estaduais já foram reformadas nesses dois primeiros anos de gestão. “Onde está essa reforma? As escolas estão, em sua maioria, depredadas”, disse Sérgio.

O professor Leonardo Sinedino, educador na Escola Estadual Alfredo Pegado, em Mãe Luíza, relatou a situação em que mais de 400 alunos estudam diariamente. “Nós não temos coordenação pedagógica, os problemas na estrutura física são visíveis, os alunos não têm uma área onde possam brincar, a merenda é sebosa e falta até água”, disse. Segundo Leonardo, que não é sindicalizado, a escola sequer passou por uma reunião pedagógica antes de iniciar o ano letivo.

Reajuste salarial

O diretor de Organização do Sinte, Francisco de Assis Silva, disse que o Governo do Estado não concedeu reajuste salarial à categoria. Segundo ele, os 76% que o governo apresenta como reajuste nos últimos anos nada mais é do que a “correção do Piso Salarial Nacional”. “Ou seja, não houve reajuste. Se o governo tivesse apresentado um salário maior que o Piso, até poderia alegar o reajuste. Mas eles apenas corrigiram”, afirmou.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Educação realizará uma paralisação em todo o Brasil, prevista para acontecer entre os dias 23 e 25 de abril. No estado, o Sinte realizará uma assembleia no dia 26 de março, onde serão definidos os rumos do movimento no RN.  “Vamos avaliar o quadro geral do estado e aquilo que o governo está apresentando na mídia – mas que não apresentou oficialmente à categoria – e, assim, ponderar como será a repercussão da paralisação nacional no estado”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex-prefeito de Severiano Melo é investigado pelo MP


A gestão de Silvestre Monteiro Martins, ex-prefeito de Severiano Melo, município localizado a 357 quilômetros de Natal, está sendo investigado pelo Ministério Público do RN pela possibilidade de ter cometido atos de improbidade administrativa. As portarias que divulgam a abertura desses dois inquéritos foram publicadas também na edição desta terça-feira, do Diário Oficial do Estado (DOE), e assinadas pelo promotor Sílvio Ricardo Gonçalves de Andrade Brito.

Na primeira portaria, o promotor esclarecer que o inquérito tem o objetivo de apurar “supostos atos de improbidade de administrativa, consistentes no desvio dos recursos destinados ao pagamento dos empréstimos consignados dos servidores públicos municipais de Severiano Melo”.

Na outra, “apurar supostos atos de improbidade administrativa, consistentes na contratação de servidores para trabalhar na Prefeitura Municipal de Severiano Melo/RN sem prévia aprovação em concurso público e de funcionários fantasmas”.
O prefeito Silvestre Monteiro Martins deve ser notificado em breve para prestar esclarecimentos sobre os atos. Os inquéritos foram instaurados oficialmente nesta segunda-feira.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MP investiga acumulo ilegal de cargos em Pau dos Ferros


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN) solicitou à governadora de Estado Rosalba Ciarlini, e ao prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, celeridade na condução das apurações de eventual acúmulo ilegal de cargos públicos por 58 servidores citados pelo promotor de Justiça Mac Lennon Lira dos Santos Leite, em recomendação publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), desta terça-feira.

Segundo o promotor, na hipótese de restar configurado o acúmulo ilegal de cargos públicos, “colham o Termo de Opção de Cargo dos referidos servidores e instaurem processo administrativo a fim de verificar eventual dano ao erário causado pela acumulação”. Governadora e prefeito têm prazo de 30 dias para que informem a esta 1ª Promotoria de Justiça as medidas efetivamente adotadas para resolução do problema noticiado, ou o MP poderá tomar as medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis.

É importante lembrar que a Prefeitura de Pau dos Ferros e o Governo do Estado são geridos por correligionários. Tanto Rosalba, quanto Fabrício são do DEM. A governadora, inclusive, apoiou a candidatura do atual prefeito, que também era o nome do ex-prefeito, Leonardo Rego.

Porém, na hora de publicar a recomendação, o que o promotor de Justiça considerou foi o fato de existir um Inquérito Civil, “cujo objeto é apurar possível acumulação ilícita de cargos públicos no governo do Estado do Rio Grande do Norte e no Município de Pau dos Ferros pelos servidores públicos constantes, relacionados a partir de informações da Comissão Permanente de Acumulação de Cargos (Copac) da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos do Governo do Estado, encaminhadas a esta Promotoria de Justiça pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Cidadania e do Consumidor do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte”.

Além disso, Mac Lennon lembra que a averiguação das situações que configuram acúmulo ilegal de cargos constitui é dever da Administração Pública e a adoção das medidas saneadoras acarreta redução de gastos com servidores que comprometem a legalidade, a moralidade e a eficiência do serviço público”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

José Agripino participa de lançamento de livro sobre o Mensalão


Oposição a gestão federal do PT, o Democratas continua utilizando um dos principais fatos políticos da história do Brasil como motivo de crítica ao Governo. Nesta quarta-feira, por exemplo, o senador José Agripino, presidente nacional do partido, participou em Brasília do lançamento do livro “Mensalão – O dia a dia do mais importante julgamento da história política do Brasil” do jornalista Merval Pereira.

Na avaliação de Agripino, a produção bibliográfica será de extrema importância para que atuais e futuras gerações conheçam a verdade do Partido dos Trabalhadores. “Merval Pereira, em uma primorosa coletânea de textos, retratou melhor do que ninguém todo o processo de deliberação e punição do maior esquema de corrupção que se tem notícia na história brasileira”, disse Agripino.

O livro é o resultado da seleção das colunas diárias de Merval Pereira no jornal O Globo sobre todas as etapas do escândalo envolvendo o governo Lula e dirigentes do PT. Segundo o jornalista, trata-se de um documento histórico do julgamento desde 2 de agosto até 11 de dezembro do 2012 e mostra um ensaio sobre um dos fatos que mais mobilizou o país em sua história recente.
“Trazer essa memória sistematizada é importante. O julgamento do Mensalão, sem dúvida alguma, veio fortalecer a imagem do Judiciário perante a população. Serviu para sepultar no país a crença de que o crime compensa”, frisou José Agripino, ressaltando que o prefácio do livro foi escrito pelo ex-presidente do STF, Carlos Ayres Britto.

É importante lembrar que no último mês, o Mensalão tem sido bastante explorado por partidos adversários, sobretudo o DEM, para fazer oposição ao Governo do DEM. Na Câmara Federal, por exemplo, o Democratas adicionou a uma mostra petista um painel que falava sobre o escândalo do Mensalão. A ação levou a uma confusão generalizada nos corredores da Casa Legislativa, que envolveu, inclusive, o filho de Agripino, o deputado federal Felipe Maia, também do DEM.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Conselho da Polícia Civil decide acabar com o Núcleo de Custódia


Foto: Thyago Macedo
Delegado geral Fábio Rogério.
O Conselho de Polícia formado por delegados da Polícia Civil do RN decidiu, nesta quinta-feira (14), acabar com o Núcleo de Custódia. Em reunião do colegiado, ficou definido que os presos que forem flagranteados nas Delegacias de Plantão já serão automaticamente enviados para os cuidados da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania.

A medida foi tomada após as recentes polêmicas envolvendo a estrutura do Núcleo de Custódia, na Cidade da Esperança, e após a justiça ter dado prazo de 48 horas para que aquele prédio fosse esvaziado. Além disso, o Ministério Público chegou a pedir o afastamento do delegado geral Fábio Rogério, alegando descumprimento da medida.

Nesta quarta-feira (13), a Delegacia Geral havia anunciado que o Núcleo de Custódia iria ser transferido para a Zona Norte de Natal, em um prédio na Panatis. Já os cerca de 100 presos que estão atualmente no prédio da Cidade da Esperança serão transferidos para o Centro de Detenção Provisória de Candelária, que deverá ser reativado até o domingo (17).

O delegado geral Fábio Rogério disse ao Portal BO que, na segunda-feira (18), haverá reunião com Ministério Público e com a Coordenadoria da Administração da Penitenciária (Coape), para que os detalhes dessa decisão do Conselho de Polícia sejam finalizados.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

29º e 30º CRIME DE HOMICÍDIO EM MOSSORÓ. DUPLO HOMICÍDIO NA FAVELA DO TRANQUILIM.


Um duplo homicídio foi registrado pelo Centro Integrado e Operações de Segurança Publica por volta das 17:00hs desta quinta-feira, 14 de Março de 2013, na Favela do Tranquilim em Mossoró.
  Dois homens sem identificação aparentemente ter entre 20 e 30 anos, foram executados com vários disparos de arma de fogo por elementos ainda desconhecidos.
 No local, populares imperam a lei do silêncio de dizem que apenas ouviram os disparos. Policias da Delegacia de Homicídios estiveram no local para receber qualquer denúncia, assim como também viaturas da polícia militar fazem o isolamento da área do crime.
 As vítimas foram encontradas em locais diferentes distante cerca de 200 mt de um corpo para o outro.









Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Por falta de pagamento, construtora suspende obra de Ceduc em Natal


Reforma do Ceduc Pitimbu foi interrompida  (Foto: Murilo Meireles/G1)

A reforma do Centro Educacional (Ceduc) de Pitimbu, em Natal, que deveria ficar pronta até o mês de julho, está parada desde a terça-feira (5) por falta de pagamento, segundo a construtora Brascon, responsável pela execução da obra. De acordo com o Tribunal de Justiça do RN, a unidade foi interditada em agosto do ano passado, ficando impedida de receber novos internos, autores de atos infracionais que geram a privação de liberdade, como homicídios, por exemplo.

Com adequações, obra passou de R$ 2,7 mi para R$ 3,6 mi (Foto: Murilo Meireles/G1)Com adequações, obra passou de R$ 2,7 mi para
R$ 3,5 mi (Foto: Murilo Meireles/G1)
“Estamos há dois meses sem receber o pagamento por parte do Governo do Estado. Os operários não trabalham sem receber. Fiz um empréstimo, paguei aos funcionários e os mandei para casa. Só irão retornar ao trabalho quando o Estado realizar o pagamento. Com isso, será difícil entregar a obra dentro do prazo. Prazo este que terminaria em abril, mas foi prorrogado para julho porque não recebemos o pagamento pelas adequações, que chega a quase R$ 1 milhão”, afirmou Fernando Martins, sócio da Brascom. Ainda de acordo com a Brascon, o valor inicial da obra era de R$ 2,7 milhões, mas com as adequações saltou para R$ 3,5 milhões.
De acordo com a Secretaria de Planejamento, responsável pelas finanças do Estado, os pagamentos das obras não são contínuos, pois dependem de medições periódicas. “Não é uma despesa continuada. É feita uma medição da obra, se mede a evolução e se paga. Vou verificar se o processo está apto para pagamento. Se estiver, nós vamos colocar na programação para realizar o pagamento”, garantiu Obery Rodrigues Júnior, secretário estadual de Planejamento.

Ceduc deverá abrigar adolescentes que cometeram crimes como homicídio, por exemplo (Foto: Murilo Meireles/G1)

Segundo José Dantas, titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Natal, é urgente a necessidade de reforma nos centros educacionais, já que o Judiciário não tem local para enviar os adolescentes apreendidos. “Isso é, com certeza, nossa preocupação mais imediata. O Governo precisa priorizar isso”, enfatiza.
Como o Estado está sem vagas para acolher esses adolescentes, recentemente a Justiça liberou jovens que praticaram atos infracionais graves, como homicídios, por exemplo. De acordo com a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), o Ceduc Pitimbu seria uma solução para este impasse. “Com o Ceduc Pitimbu, que fica pronto até o meio do ano, e o Ceduc de Ceará-Mirim, que termina em 2014, teremos unidades adequadas”, expôs Getúlio Batista, diretor-presidente da Fundac.

Interdição Ceduc Pitimbu

Ceduc foi interditado pela Justiça em agosto de 2012 (Foto: Murilo Meireles/G1)Ceduc foi interditado pela Justiça em agosto
de 2012 (Foto: Murilo Meireles/G1)
A interdição total do Ceduc se deu em agosto de 2012, que ficou, desde então, impedido de receber novos internos, autores de atos infracionais que geram a privação de liberdade, como os atos equivalentes ao homicídio, por exemplo. A magistrada Ilná Rosado foi quem determinou a interdição.
O Centro foi interditado com base nos relatórios da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Estado (Suvisa), Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, os quais identificaram problemas na alimentação, bem como a falta de segurança do local.
Um reforço na estrutura dos muros foi uma das primeiras medidas tomadas. Em seguida, as irregularidades apontadas na cozinha, conforme laudo de inspeção da Suvisa, foram alvo de adaptações.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mizael Bispo é condenado a 20 anos de prisão pelo assassinato de Mércia Nakashima


O policial reformado e advogado Mizael Bispo de Souza foi condenado nesta quinta-feira (14) a 20 anos de prisão pelo assassinato da ex-namorada, a advogada Mércia Nakashima, ocorrido em 23 de maio de 2010. O corpo e o carro da advogada foram encontrados em uma represa na cidade de Nazaré Paulista, na Grande São Paulo. Mércia foi morta aos 28 anos.

Na leitura da sentença, o juiz Leandro Bittencourt Cano descreveu os três agravantes aceitos pelo Conselho de Sentença ao analisar se o réu era inocente ou culpado.

Sobre o agravante de crime torpe, por exemplo --segundo a acusação, Mizael se sentia humilhado pelo fim do relacionamento--, o magistrado definiu: "muitos crimes são cometidos em nome do amor, que mas que tipo de amor é esse?", indagou, para completar: "Quando é amor o que se sente, não há o mínimo desejo de se livrar da pessoa amada. O sentimento amor não faz sofrer. O instinto de propriedade, esse faz sofrer", classificou.

Ao final, o juiz fez a leitura dos agradecimentos com a voz embargada. Ao todo, foram quatro dias de júri no Fórum de Guarulhos (Grande SP).

Após a leitura da sentença, Claudia Nakashima, irmã de Mércia que acompanhava o julgamento, gritou "assassino maldito!" a Mizael, que já voltou ao presídio militar Romão Gomes --onde estava desde o ano passado-- após deixar o prédio do fórum.

Mizael foi condenado por um júri de cinco mulheres e dois homens. Esse foi o primeiro júri do Estado --o segundo do Brasil, depois de um realizado em Rondônia-- a ser todo transmitido em tempo real via rádio e internet.

Ao todo, os jurados analisaram seis quesitos para responder sim ou não e decidir se o policial reformado era ou não culpado pelo crime. Entre eles, figuraram, por exemplo, se o réu "concorreu para o crime", se "o jurado absolve o acusado" e se o crime foi praticado "por motivo torpe, em razão da insatisfação com o rompimento" do relacionamento amoroso. Ainda foi questionado aos jurados se houve emprego de "meio cruel" à vítima.

Pela autoria, foram quatro votos a zero. Pelos dois primeiros agravantes (motivo torpe e emprego de meio cruel), 4 a 1, e pelo terceiro agravante (crime com recurso que impossibilitou ou dificultou a defesa da vítima), placar de 4 a 0.

Pena estava dentro do esperado, diz MP
O promotor do caso, Rodrigo Merlin, havia solicitado a condenação pelapena máxima --30 anos. Mesmo assim, ele avaliou a sentença final como "dentro do esperado", tomando por base outros julgamentos dos quais participou com o mesmo juiz do caso Mércia.

"Esperava que saísse algo entre 20 e 25 anos", disse. "Cinquenta por cento do caso está resolvido. O segundo tempo fica para o dia 29 de julho", afirmou Merlin, que se declarou "com a sensação de dever cumprido".

Merlin se refere ao outro acusado pelo crime, o vigia Evandro Bezerra da Silva, que está preso no presídio de Tremembé 2 e vai a júri popular em 29 de julho deste ano. Inicialmente, o vigia seria julgado com Mizael, mas o júri foi desmembrado a pedido da defesa de Bezerra, que alegava tese conflitante entre os dois acusados.

O promotor justificou que abriu mão da uma hora de réplica a que tinha direito " porque a defesa resolveu atacar autoridads e falou muito pouco do processo". Se aceitasse a rélica, a defesa do réu teria também uma hora para tréplica.

Testemunhas
Ao todo, os jurados ouviram os depoimentos de nove testemunhas --cinco da acusação, três da defesa (que dispensou outras duas) e uma do juízo-- e o interrogatório do réu, que falou nesta quarta-feira (14) apenas respondendo a perguntas da defesa, uma vez que o promotor do caso, Rodrigo Merlin Antunes não quis inquiri-lo.

Entre os depoimentos, se destacaram o de Márcio Nakashima, irmão da vítima, e  do delegado Antonio Assunção de Olim, responsável pela investigação do caso. Ambos foram arrolados pela acusação.

Márcio, primeira testemunha a ser ouvida no júri, na última segunda-feira (11), chorou em vários momentos das cerca de quatro horas em que depôs e discutiu rispidamente com os advogados de Mizael, os quais acusou de macular a reputação da advogada, e acusou o réu de ter se "transformado" no segundo ano de namoro com Mércia.

"Mizael era muito ciumento, possessivo e se transformou. Ele ligava várias vezes para a Mércia", afirmou Márcio, que, alegando medo, pediu para que o réu fosse retirado do plenário durante o depoimento. Como é advogado e trabalha em sua própria defesa, o réu pediu para continuar na sala, mas o juiz negou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Em sua 1ª missa, papa Francisco alerta sobre risco de a Igreja Católica virar "ONG piedosa"


O papa Francisco realizou nesta quinta-feira (14) a primeira missa do seu pontificado. Na presença dos cardeais que participaram do conclave, a cerimônia foi celebrada na capela Sistina, mesmo local em que ele foi escolhido como novo pontífice ontem.

Na sua primeira homilia, ele alertou para o risco de a Igreja se converter em uma "ONG piedosa", se não seguir os preceitos de Cristo. "Se nós não professarmos Jesus Cristo, nos converteremos em uma ONG piedosa, não em uma esposa do Senhor", disse Francisco ao comentar as leituras feitas na missa.

"Quando caminhamos sem a cruz, edificamos sem a cruz e confessamos com Cristo sem cruz, não somos discípulos do Senhor. Somos mundanos, bispos, padres, cardeais, papas, mas não discípulos do Senhor."

A primeira leitura foi um trecho do do livro do Profeta Isaias, em que destaca a importância de caminhar na luz do Senhor. A segunda leitura da missa foi extraída da Primeira Carta de São Pedro Apóstolo, que aborda o exercício do sacerdócio.

Também foi lida uma passagem do Evangelho que cita Jesus Cristo dizendo a Pedro "Tu és pedra e renovareis a minha Igreja".

"Com essas três leituras, vejo que elas têm algo em comum, que é o movimento. Na primeira leitura, o movimento do caminho. Na segunda, da edificação da Igreja. E na terceira, no Evangelho, o movimento da confissão, Caminhar, edificar, confessar", afirmou Francisco.

Sobre a relevância de construção da Igreja, completou: "Gostaria que todos nós, depois desses dias de graça, tenhamos a coragem de caminhar na presença do Senhor, com a cruz do Senhor. Edificar a Igreja sobre o sangue do Senhor derramado na Cruz".

O papa encerrou a homilia e prosseguiu o rito conhecido como "Oração da comunidade", em que são feitas preces pelo novo pontífice, pelos chefes de Estado e por aqueles que sofrem.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Desoneração da cesta básica tira tributo de filé-mignon, bacalhau e foie gras


Não foram só os produtos básicos consumidos pelas famílias brasileiras que entraram na lista de itens com corte de tributos federais. Filé-mignon e peixes considerados nobres, como salmão e bacalhau, também foram beneficiados.

Produto típico da culinária francesa, o fígado gordo de pato e ganso --conhecido como foie gras in natura-- é outro que não se enquadra na categoria de produto básico, mas que entrou na lista de desoneração anunciada na sexta-feira pela presidente Dilma Rousseff.

O "Agora" encontrou o quilo do foie gras por R$ 600 em empórios da capital. Com a medida, todos os itens citados tiveram uma redução de 9,25% em tributos federais --mesmo corte que beneficiou alimentos que tradicionalmente compõem a cesta básica do brasileiro como carne, café e manteiga.

Segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), no caso das carnes bovina, suína, de aves e peixes, o consumidor verá, na prática, uma redução de 6% do preço --não de 9,25%.

O benefício poderá não ser integralmente repassado ao consumidor porque a cadeia produtiva de carnes conta com um sistema tributário diferenciado em relação aos outros itens da cesta básica.

Café e açúcar devem ficar 3% mais baratos. Os demais itens que compõem a cesta, como leite, feijão, arroz, farinha de trigo e massas não deverão apresentar variação de preços porque já eram isentos de impostos.

O Ministério da Fazenda e a Receita Federal não comentaram porque produtos mais caros também foram desonerados.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia identifica digitais de médicos envolvidos em fraude no Samu


A Polícia Civil de Ferraz de Vasconcelos (Grande São Paulo) identificou digitais de seis médicos do Samu (Serviço Atendimento Médico de Urgência) nas próteses de silicone usadas para burlar o sistema de controle de presença no relógio de ponto da instituição. Na ocasião, a médica Thauane Nunes Ferreira, 29, foi presa em flagrante ao bater ponto para os colegas com dedos feitos de silicone. A identidade dos suspeitos, no entanto, não foi revelada.

A identificação foi feita por peritos que estiveram na sede do Samu. De acordo com o delegado Wagner Lombisani, que apura o caso, a partir da identificação, a polícia deverá interrogar os médicos e determinar como o esquema funcionava. "Precisamos delimitar quem serão os investigados, e o resultado desses exames periciais é de essencial importância para isso", disse.

Lombisani, no entanto, não fixou prazo para que as oitivas aconteçam.

Ele disse ainda que espera que outros envolvidos no caso, ou mesmo funcionários que não integravam o esquema, mas sabiam o que acontecia, possam procurar a polícia e auxiliar nas investigações. "Alguém que trabalhou ou ainda trabalha no local pode vir à polícia e contar o que sabe. Seria uma ajuda importante", disse.

O advogado de Thauane, Celestino Gomes Antunes, disse que os exames provam que a versão de sua cliente está correta. A versão é que a médica era coagida a participar do esquema. "Ela era contratada, foi incumbida de bater o ponto pelos demais", afirmou.

O ponto principal agora, para Antunes, é que o depoimento dos demais médicos envolvidos seja tomado para comprovar o esquema. Embora quatro médicos, incluindo Thauane, tenham sido afastados, Antunes afirma que há outros três envolvidos.

"Ela tinha seis dedos de silicone, de seis médicos. Gostaria de saber porque apenas três deles, além dela, foram afastados. Há três médicos que estão sendo protegidos. Queremos saber as causas. O depoimento deles é essencial."

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Relatório da ONU prevê 'catástrofe ambiental' no mundo em 2050


Amazônia mostra sinais de degradação devido a mudanças climáticas (Foto: Divulgação/NASA/JPL-Caltech)
Apesar dos investimentos de vários países em energias renováveis e sustentabilidade, o mundo pode viver uma "catástrofe ambiental" em 2050, segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano 2013, apresentado nesta quinta-feira (14) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Ao fim dos próximos 37 anos, são estimadas mais de 3 bilhões de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza, das quais pelo menos 155 milhões estariam na América Latina e no Caribe. E essa condição demográfica e social seria motivada também pela degradação do meio ambiente e pela redução dos meios de subsistência, como a agricultura e o acesso à água potável.

De acordo com a previsão de desastre apresentada pelo relatório, cerca de 2,7 bilhões de pessoas a mais viveriam em extrema pobreza em 2050 como consequência do problema ambiental. Desse total, 1,9 bilhão seria composto por indivíduos que entraram na miséria, e os outros 800 milhões seriam aqueles impedidos de sair dessa situação por causa das calamidades do meio ambiente.
No cenário mais grave, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) global diminuiria 15% em 2050, chegando a uma redução de 22% no Sul da Ásia (Índia, Paquistão, Sri Lanka, Nepal, Bangladesh, Butão e Maldivas) e de 24% na África Subsaariana (todos os países ao sul do Deserto do Saara).

Chinesa caminha nesta terça-feira (29) com máscara para proteger da poluição em Pequim, na China (Foto: China Daily/Reuters)

Mudanças climáticas e pressões
As mudanças climáticas e as pressões sobre os recursos naturais e ecossistemas têm aumentado muito, independentemente do estágio de desenvolvimento dos países, segundo o relatório. E o texto também destaca que, a menos que sejam tomadas medidas urgentes, o progresso do desenvolvimento humano no futuro estará ameaçado.
O Pnud aponta, ainda, que os protestos em massa contra a poluição ambiental têm crescido em todo o mundo. Por exemplo, manifestantes em Xangai, na China, lutaram por um duto de águas residuais (provenientes de banhos, cozinhas e uso doméstico em geral) prometido, enquanto na Malásia moradores de um bairro se opuseram à instalação de uma refinaria de metais de terras raras – 17 metais conhecidos como "ouro do século 21", por serem raros, valiosos e de grande utilidade.
O relatório reforça também que as principais vítimas do desmatamento, das mudanças climáticas, dos desastres naturais e da poluição da água e do ar são os países e as comunidades pobres. E, para o Pnud, viver em um ambiente limpo e seguro deve ser um direito, não um privilégio. Além disso, sustentabilidade e igualdade entre os povos estão intimamente ligadas.
Desastres naturais em alta
Além disso, de acordo com o texto divulgado nesta quinta-feira, os desastres naturais estão se intensificando em todo o mundo, tanto em frequência quanto em intensidade, causando grandes danos econômicos e perdas humanas.
Apenas em 2011, terremotos seguidos de tsunamis e deslizamentos de terra causaram mais de 20 mil mortes e prejuízos aos EUA, somando US$ 365 bilhões (R$ 730 bilhões) e 1 milhão de pessoas sem casas.
O impacto mais severo foi para os pequenos países insulares em desenvolvimento, alguns dos quais sofreram perdas de até 8% do PIB. Em 1988, Santa Lucía – localizado nas Pequenas Antilhas, no Caribe – perdeu quase quatro vezes seu Produto Interno Bruto (PIB) por causa do furacão Gilbert, enquanto Granada – outro país caribenho – perdeu duas vezes o PIB em decorrência do furacão Iván, em 2004.
Desafios mundiais
O relatório do Pnud ressalta, ainda, que os governos precisam estabelecer acordos multilaterais e formular políticas públicas para melhorar o equilíbrio das condições de vida, permitir a livre expressão e participação das pessoas, administrar as mudanças demográficas e fazer frente às pressões ambientais.
Um dos grandes desafios para o mundo, segundo o texto, é reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa. Apesar de os lançamentos de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera parecerem aumentar com o desenvolvimento humano, essa relação é muito fraca, destaca o Pnud. Isso porque, em todos os níveis de IDH, alguns países equivalentes têm uma maior emissão de CO2 que outros.
Além disso, pode haver diferenças grandes entre as províncias ou estados de um mesmo país, como é o caso da China. Esses resultados, de acordo com o relatório, reforçam o argumento de que o progresso humano não demanda um aumento no uso de CO2, e que políticas ambientais melhores poderiam acompanhar esse desenvolvimento.
Segundo o Pnud, alguns países já têm se aproximado desse nível de desenvolvimento, sem exercer uma pressão insustentável sobre os recursos ecológicos do planeta. Mas responder globalmente a esse desafio exige que todas as nações adaptem suas trajetórias.
Os países desenvolvidos, por exemplo, precisam reduzir a chamada "pegada ambiental", ou seja, quanto cada habitante polui o planeta (como se fosse um PIB do meio ambiente). Já as nações em desenvolvimento devem aumentar o IDH, mas sem elevar essa pegada. Na visão do Pnud, tecnologias limpas e inovadoras podem desempenhar um papel importante nesse processo.
Mas, para reduzir a quantidade necessária de emissões de gases de efeito estufa, os países dos hemisférios Norte e Sul têm que chegar a um acordo justo e aceitável para todos, como compartilhar as responsabilidades, informa o relatório.
Acordos e investimentos
Na Rio+20, Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012, foi negociado entre os governos da região da Ásia e do Pacífico um acordo para proteção do maior recife de corais do mundo, o chamado Triângulo de Coral, que se estende desde a Malásia e a Indonésia até as Ilhas Salomão. A área é responsável por fornecer o sustento para mais de 100 milhões de pessoas.
Além disso, alguns países estão trabalhando juntos na bacia do Rio Congo para combater o comércio ilegal de madeira e preservar o segundo maior território florestal do mundo. Bancos regionais de desenvolvimento também apresentaram uma iniciativa que conta com US$ 175 bilhões (R$ 350 bilhões) para promover o transporte público e ciclovias em algumas das principais cidades do mundo.
Outra parceria envolve a China e o Reino Unido, que vão testar tecnologias avançadas de combustão de carvão. Já os EUA e a Índia firmaram um acordo para o desenvolvimento de energia nuclear na Índia.
Alguns países também estão desenvolvendo e compartilhando novas tecnologias verdes. A China, o quarto maior produtor de energia eólica do mundo em 2008, é também a maior fabricante global de painéis solares e turbinas para geração de energia pelo vento. E, na Índia, os investimentos em energia solar aumentaram 62% em 2011, chegando a US$ 12 bilhões (R$ 24 bilhões) – os maiores do planeta. Já o Brasil elevou seus investimentos tecnológicos para energias renováveis em 8%, chegando a US$ 7 milhões (R$ 14 milhões).
Promessas
Até 2020, a China também prometeu cortar suas emissões de dióxido de carbono por unidade de PIB em 40% a 45%. E, em 2010, a Índia anunciou reduções voluntárias de 20% a 25%. Além disso, no ano passado, políticos coreanos aprovaram um programa para reduzir as emissões de fábricas e usinas de energia.
Na Rio+20, Moçambique anunciou ainda uma nova rota de economia verde. E o México promulgou recentemente uma lei para reduzir as emissões de CO2 e apostar em energias renováveis.
No Fórum de Bens de Consumo da Rio+20, as empresas Unilever, Coca-Cola e Wal-Mart – classificadas entre as 20 melhores multinacionais do mundo – também prometeram eliminar o desmatamento de suas cadeias de abastecimento.
Além disso, a Microsoft prometeu que em 2012 se tornaria nula em emissões de carbono. E a companhia Femsa, que engarrafa bebidas – como a Coca-Cola – na América Latina, manifestou que obteria 85% de suas necessidades energéticas no México a partir de recursos renováveis.
Mas, apesar de muitas iniciativas promissoras, ainda existe ainda uma grande diferença entre as reduções de emissões necessárias e essas modestas promessas, destaca o Pnud.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››