sábado, abril 06, 2019

Estelionatários usam nome do presidente da Fecomércio para aplicar golpes


Criminosos voltaram a usar o nome do presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, para aplicar golpes via aplicativo de mensagens. Os estelionatários utilizam um número de telefone, colocam a foto do dirigente e pedem dinheiro a empresários e amigos.

Segundo comunicado, Marcelo Queiroz e Fecomércio reiteraram que “nunca solicitaram dinheiro por meio de aplicativo de mensagem ou outro qualquer”.

A polícia já foi acionada e iniciou as investigações. O presidente da entidade alerta que se alguém “receber uma mensagem deste tipo, procure a polícia”.

Há cerca de um ano, Marcelo Queiroz foi vítima do mesmo golpe.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Receita abre consulta a lote da malha fina na segunda


A Receita Federal abre na segunda-feira (8) consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física de abril. Ao todo, serão desembolsados R$ 210 milhões para 91,3 mil contribuintes que estavam na malha fina das declarações de 2008 a 2018, mas regularizaram as pendências com o Fisco.

A lista com os nomes estará disponível a partir das 9h no site da Receita na internet. A consulta também pode ser feita pelo Receitafone, no número 146. A Receita oferece ainda aplicativo para tablets e smartphones, que permite o acompanhamento das restituições.

As restituições terão correção de 6,64%, para o lote de 2018, a 108,76% para o de 2008. Em todos os casos, os índices têm como base a taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada entre a entrega da declaração até este mês.

O dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração no próximo dia 15. O contribuinte que não receber a restituição deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência) para ter acesso ao pagamento.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Lula fica em silêncio em depoimento à PF


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou em silêncio durante depoimento prestado nessa sexta-feira (5) na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, onde está preso.

Segundo a defesa, Lula não teve acesso antecipado ao conteúdo da investigação. Na oitiva, a PF pretendia questionar o ex-presidente sobre o conhecimento dele da suposta cobrança de propina em contratos de navios-sonda da Petrobras e nas obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Em março, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa do ex-presidente e suspendeu o mesmo depoimento.

Na decisão, Fachin concordou com a defesa e determinou prazo mínimo de cinco dias úteis para que os advogados possam analisar os processos antes do depoimento.

A defesa de Lula, desde sua prisão em abril de 2018, reitera a inocência dele e diz que ele não cometeu crimes em momento algum. O ex-presidente também afirma que não cometeu irregularidades.

Lula está preso desde 7 de abril do ano passado, após ter sua condenação confirmada pelo TRF4, que impôs pena de 12 anos e um mês de prisão ao ex-presidente, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no processo do tríplex do Guarujá (SP

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Hamas rebate Flávio Bolsonaro, a quem define como filho de extremista


O ex-ministro de Saúde do Hamas e presidente do Conselho de Relações Internacionais do grupo radical palestino, Basem Naim, rebateu nesta sexta-feira, 5, as declarações do senador Flávio Bolsonaro sobre o grupo, que nesta semana divulgou nota condenando a visita do pai dele, o presidente Jair Bolsonaro, a Israel.

“O filho do extremista presidente brasileiro está atacando o Hamas porque rejeitamos o apoio ilimitado do novo governo brasileiro à ocupação israelense, que é uma contradição ao apoio histórico do Brasil ao povo palestino”, escreveu Naim no Twitter, em um post que replica uma declaração do filho do presidente de que ele gostaria que “O Hamas se explodisse”.

“Jerusalém é um território ocupado, de acordo com o direito internacional, e ninguém, incluindo Jair Bolsonaro, tem o direito de legitimar a ocupação israelense”, acrescentou Naim.

Ainda de acordo com o membro do Hamas, a política de Bolsonaro para Israel prejudica as relações históricas do Brasil com palestinos, árabes e muçulmanos.

“As políticas dele (Bolsonaro) estão apenas desestabilizando a região”, afirmou o membro do Hamas. “Esperamos que o corajoso povo do Brasil interrompa essas políticas perigosas.”

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Fecomércio RN divulga preços diários de tarifas aéreas


A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, divulgará partir desta sexta-feira, 5 de abril, o Radar de Tarifas Aéreas Fecomércio RN, que é um levantamento diário dos preços dos voos que chegam a Natal, vindos dos principais polos emissores de turistas do país: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ); como também um comparativo dos valores destes mesmos voos chegando às capitais dos estados vizinhos ao RN (João Pessoa, Recife e Fortaleza).

A ideia de criar o Radar de Tarifas Aéreas Fecomércio RN surgiu diante do acirramento do debate acerca do fato de que o valor das passagens aéreas tendo Natal como destino são bem mais caras que as de nossos vizinhos, prejudicando o turismo do estado. Os dados ficarão disponíveis no site da Fecomércio (www.fecomerciorn.com.br) e no Portal do Turismo (tradeturisticorn.fecomerciorn.com.br).

“Com o Radar de Tarifas Aéreas, queremos deixar à disposição da população um levantamento que retrate de maneira fidedigna o contexto de nossas tarifas aéreas”, explicou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

A pesquisa de preços será publicada diariamente, sempre no início da tarde – com exceção desta primeira, que traz um apanhado dos preços das passagens aéreas pesquisadas nos dias 2, 3, 4 e 5 de abril -, com datas de embarque dentro de 15 e 30 dias. O Radar mostrará também o valor médio praticado entre os dias pesquisados, com a indicação de qual capital apresenta o menor valor. A partir da edição da segunda-feira, 8, o Radar será sempre referente ao mesmo dia.

A fonte dos dados publicados no Radar de Tarifas da Fecomércio RN é o Google Flights, levando em consideração o menor valor, independente da companhia aérea.

Portal do Turismo

O Portal do Turismo é uma plataforma de informações estratégicas para o desenvolvimento do turismo do Rio Grande do Norte, e foi desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, em parceria com entidades ligadas ao trade turístico, dentro do Projeto Verena – cooperação internacional com a Alemanha. A ferramenta foi lançada durante o 10º Fórum de Turismo do RN e a 5ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (FEMPTUR), eventos promovidos pela empresa Argus Eventos e Turismo, no Centro de Convenções de Natal, e que aconteceram no final de março.

Através do endereço http://tradeturisticorn.fecomerciorn.com.br, os interessados poderão ter acesso à notícias, calendário de eventos, roteiros turísticos, catálogo de empresas prestadoras de serviços nos cinco polos do estado, além de um observatório de informações, com pesquisas sobre o comportamento do turista, divulgação de estudos acadêmicos e compilação de dados estatísticos relativos ao segmento.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Caminhão com 90.454 doses de vacinas é roubado no Rio


Um caminhão com 90.454 doses de vacinas – dentre as quais 62 mil contra a gripe – foi roubado na manhã desta sexta-feira, 5, em Guadalupe, na zona norte do Rio. O veículo, que pertence a uma empresa terceirizada que presta serviço à Prefeitura, já foi localizado, mas sem a carga que é avaliada em R$ 1,5 milhão.

Inicialmente, a informação era de que o caminhão transportava 15 mil doses de vacinas, mas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclareceu que o montante é seis vezes maior. Além das vacinas, o veículo continha outros insumos, como preservativos, seringas para insulina e materiais para verificar glicemia. Todo o material iria abastecer postos de saúde da rede pública da cidade.

O prefeito Marcelo Crivella (PRB) chegou a dizer que o roubo do caminhão terá impacto na campanha de vacinação contra a gripe, alegando que “para receber um novo material, vai demorar”. A SMS, contudo, assegura que o cronograma está mantido. “O ocorrido não atrapalhará o início da Campanha de Vacinação contra a Gripe, na próxima quarta-feira, dia 10”, informou a pasta.

A carga roubada estava em um depósito na zona oeste da cidade, e havia sido encaminhada pelo Ministério da Saúde. O roubo aconteceu quando o caminhão transitava pela Avenida Brasil, uma das mais movimentadas do Rio e com histórico de roubo de cargas. A Polícia Civil investiga o caso.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

ITEP-RN emite mais de 70 mil carteiras de identidade em 2019


No primeiro trimestre do ano, o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN), por meio do Instituto de Identificação, realizou a emissão de 70.494 documentos de identidade, garantindo cidadania aos potiguares.

“A emissão do RG é um grande papel social do ITEP-RN para todo o Estado, estamos sempre buscando aperfeiçoar e universalizar o acesso por meio de agendamento eletrônico, parcerias com as Câmaras Municipais, e em breve teremos o pleno funcionamento da Central de Identificação e a modernização dos procedimentos com a identidade biométrica”, destacou o diretor geral do ITEP-RN, Marcos Brandão.

Atualmente as carteiras de identidade são emitidas em 22 Centrais do Cidadão espalhadas pelo estado, com agendamento eletrônico para marcação de dia e horário de atendimento. Além disso, por meio de convênio com a Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM), em 76 Casas Legislativas é possível a emissão da 1ª via do documento de forma gratuita.

A expectativa da Direção Geral do ITEP-RN é que no segundo semestre já esteja em funcionamento o procedimento de coleta de dados de forma biométrica, o que permitirá maior segurança do documento, além de auxiliar no enfrentamento à criminalidade, evitando por exemplo a emissão de RG falso, além de identificar possíveis autores de delito que deixam impressões digitais em locais de crime.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

‘Não teremos horário de verão neste ano’, afirma Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse que este ano o Brasil não terá o horário de verão e sinalizou que para o futuro a tendência é que a mudança nos relógios seja eliminada do calendário do país. “Tomei a decisão que neste ano não teremos horário de verão”, disse Bolsonaro nesta sexta-feira, 5, durante café da manhã com jornalistas.

FOTO: REPRODUÇÃO/ALAN SANTOS/PR

Esta semana, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, informou que a pasta vai finalizar nos próximos dias os estudos sobre o tema. O material será entregue ao presidente Bolsonaro, que decidirá em caráter definitivo pela continuidade ou não do horário de verão no País.

Segundo o ministro, a decisão tem que ser tomada neste momento e não leva em conta apenas dados econômicos, mas outros fatores como sobrecarga e picos de consumo, por exemplo.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Para ministro, licença-maternidade deve ser de 1 ano

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, disse nessa quinta-feira (4) durante audiência pública na Câmara que é necessário aperfeiçoar o marco legal da primeira infância com a ampliação da licença-maternidade para um ano. Segundo ele, os países mais desenvolvidos em educação têm 12 meses de licença-maternidade.

FOTO: WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL

“Os países nórdicos, que são os mais desenvolvidos do mundo na educação, por exemplo, têm licença-maternidade de um ano. O mundo empresarial tem que colaborar também, uma licença-maternidade [de um ano] é uma pauta muito relevante”, disse o ministro, que participou da audiência pública da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância.

Durante audiência pública, o ministro detalhou o Programa Criança Feliz, que se destina a cuidados domiciliares. “São 600 mil crianças sendo atendidas e cuidadas toda semana, com o agente estimulando essas crianças. É um programa que não tem política partidária “, disse Terra, informando que o programa impacta na redução dos índices de pobreza, melhorando a qualidade de vida.

A deputada Leandre (PV-PR), uma das coordenadoras da frente parlamentar, disse que há um esforço coletivo para a implementação do programa. “Estamos organizando uma série de diálogos com recursos que vamos realizar com o apoio da rede nacional da primeira infância”, disse.

O Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257 / 16) fixa políticas públicas para o desenvolvimento de crianças de zero a seis anos de idade.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

"ITAÚ AGORA": Administração municipal faz alerta contra a dengue



Foi ao ar nesta quarta-feira, 03 de abril de 2019, a 4ª edição 2019 do programa Itaú Agora com a participação do excelentíssimo Prefeito Ciro Bezerra e o coordenador de Saúde Nedilson Paiva.

Coordenador de Saúde - Nedilson Paiva

Nesta edição o tema principal foi alertar a comunidade itauense sobre  a dengue que devido as chuvas foi detectado um surto de dengue no Bairro São Benedito e o coordenador aproveito a oportunidade para alertar a comunidade para a prevenção tomando os devidos cuidados contra o mosquito que além da dengue traz a Zica e Chikungunya.

O Prefeito Ciro Bezerra também contribuiu na conscientização da população pedindo o comprometimento de todos nessa luta. Na oportunidade ainda foi falado das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde destacando a atenção básica que o município vem dando ao cidadão itauense.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Fora do Mais Médicos, cubanos trabalham como balconistas em farmácias do RN

Com 26 anos de experiência como médica, Zuzel Ramos Rodriguez vive uma nova experiência profissional. Fora do programa Mais Médicos desde o final do ano passado, quando o governo federal encerrou a parceria com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), ela conseguiu emprego como balconista de farmácia no bairro Abolição I, em Mossoró.

Yoanis Infante, médico cubano que ficou no Brasil após saída do Mais Médicos, virou atendente de farmácia em Mossoró, RN — Foto: Cedida
Yoanis Infante, médico cubano que ficou no Brasil após saída do Mais Médicos, virou atendente de farmácia em Mossoró, RN — Foto: Cedida

Ela não é um caso isolado. Sem o processo de revalidação dos diplomas, pelos menos três profissionais cubanos que atuavam na cidade e resolveram ficar no Rio Grande do Norte após a saída de Cuba do programa estão trabalhando em farmácias, ganhando um salário mínimo mensalmente.

"O processo do Revalida de 2017 só acabou agora e nós estamos esperando abrir o novo edital para revalidar nossos diplomas e poder atuar", diz a médica, que chegou a Mossoró em 2014. Ela se casou e se estabeleceu na cidade.

Apesar das dificuldades, Zuzel não reclama do novo emprego. "É uma experiência boa, porque já conheço nomes de medicamentos genéricos e tenho conhecido outros. Não era o que eu estava acostumada, mas eu gosto", conta.

Com 26 anos de experiência, dra. Zuzel Ramos Rodriguez é uma entre médicos cubanos que viraram atendentes de farmácia no RN — Foto: Cedida
Com 26 anos de experiência, dra. Zuzel Ramos Rodriguez é uma entre médicos cubanos que viraram atendentes de farmácia no RN — Foto: Cedida

Reconhecidos por antigos pacientes, os médicos sempre são abordados por pessoas que querem fazer uma consulta, mas lembram que não podem exercer a profissão enquanto não fizerem a revalidação do diploma. "Não podemos fazer consultas, nem receitar remédios", lembra Yoanis Infante, outro profissional que também virou balconista.


Yoanis trabalha há dois meses em uma farmácia do bairro 12 Anos - o mesmo no qual ele atuava como médico de saúde da família, pelo Mais Médicos. Com alguns descontos, por não ter trabalhado o primeiro mês completo, recebeu R$ 650 de salário. "Trabalho por comissão, mas se não alcanço o salário mínimo, a farmácia completa, Tem os descontos como INSS", diz.

O médico reclama porque diz que há vagas disponíveis no programa, porém, o governo não abriu oportunidade para os profissionais cubanos que decidiram ficar no país. "Disseram que os médicos que quisessem ficar poderiam fazer revalidação e continuar no programa, mas isso não aconteceu. Só abriram para brasileiros com CRM e brasileiros que se formaram no exterior. Alguns até já abandonaram as vagas, mas não deram oportunidade para nós", diz.

Dr. Yoanis Infante, médico cubano que ficou no Brasil após saída do Mais Médicos, atendendo clientes de farmácia em Mossoró — Foto: Cedida
Dr. Yoanis Infante, médico cubano que ficou no Brasil após saída do Mais Médicos, atendendo clientes de farmácia em Mossoró — Foto: Cedida

Nesta sexta-feira (5), o Ministério da Saúde informou que um dos médicos contratados no último edital para preencher as vagas aberta pela saída dos cubanos em Mossoró deixou o cargo. Ao todo, foram 19 no estado. Porém, de acordo com Yoanis, há pelo menos três vagas abertas na cidade.

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado afirmou ainda na sexta que está fazendo um levantamento junto às prefeituras para ter uma dimensão do déficit no estado.

fonte: g1
Leia Mais ››

Detran é notificado de decisão judicial e suspende cobrança da Taxa dos Bombeiros no RN

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foi notificado nesta sexta-feira (5) e vai suspender a Taxa do Corpo de Bombeiros, que tem sido cobrada junto com o IPVA deste ano para o licenciamento dos veículos. O órgão informou ao G1 que a intenção é de que a taxa apareça como suspensa e deixe de ser cobrada já a partir desta tarde de sexta-feira.

Condutores não vão precisar mais pagar taxa dos Bombeiros — Foto: Igor Jácome/G1
Condutores não vão precisar mais pagar taxa dos Bombeiros — Foto: Igor Jácome/G1

O Governo do Estado já havia sido notificado através da Procuradoria Geral do Estado (PGE) no período em que a decisão judicial sobre a suspensão foi tomada pela Justiça. Nesta sexta-feira (5), a PGE se reuniu com o Detran e comunicou sobre a liminar, o que fez o órgão de trânsito decidir pela suspensão da cobrança da Taxa dos Bombeiros.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte havia determinado a suspensão da Taxa dos Bombeiros no dia 13 de março deste ano, o que atendeu um pedido do Ministério Público, ainda em janeiro. Apesar da decisão liminar, o Detran seguiu com a cobrança e alegou não ter sido notificado oficialmente. O Governo do Estado ainda pode recorrer da decisão.

A taxa cobrada era de R$ 15 para motocicletas, R$ 25 para carros de passeio, R$ 40 para coletivos urbanos e rodoviários, como ônibus e semelhantes, R$ 50 para transporte de carga não perigosa e R$ 80 para os de carga perigosa.

Alguns condutores já pagaram a taxa por conta da data de vencimento imposta no IPVA. Nesta etapa do processo, o que foi atendido está relacionado ao pedido cautelar do Ministério Público que suspende os efeitos da lei que determina a cobrança. Como o mérito da ação ainda não foi analisado pela Justiça, o contribuinte que já pagou a taxa ainda não pode pedir a devolução do valor até que a questão seja resolvida definitivamente.


Caso no julgamento do mérito a cobrança seja declarada inconstitucional, quem já pagou poderá entrar com uma ação de repetição de indébito, solicitando o reembolso.

A análise da matéria, pelo colegiado de desembargadores, ainda não tem data para acontecer, segundo o TJRN. A Taxa dos Bombeiros passou a valer em 2019 e o Estado estimava uma receita de R$ 20,4 milhões.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Receita Federal recebeu 113 mil declarações do Imposto de Renda no RN

A Receita Federal recebeu 113.663 declarações do Imposto de Renda até esta sexta-feira (5) no Rio Grande do Norte. O número representa pouco mais de um terço das 320.250 declarações esperadas no estado neste ano. É bom lembrar que o prazo final para a entrega do Imposto de Renda se encerra no dia 30 de abril.

Prazo se encerra no dia 30 de abril — Foto: Juliane Monteiro/Editoria de Arte G1
Prazo se encerra no dia 30 de abril — Foto: Juliane Monteiro/Editoria de Arte G1

O número recebido atualmente pelo sistema da Receita no RN representa 1,17% do total recebido em todo o Brasil até o momento.

As restituições do Imposto de Renda começarão a ser pagas em junho e seguem até dezembro para os contribuintes cujas declarações não caíram na malha fina. Os valores são corrigidos pela variação dos juros básicos da economia (taxa Selic), atualmente em 6,5% ao ano.

Como declarar
Para acertar as contas com o leão, o contribuinte deve baixar o programa gerador do IR. Também pode declarar por meio de "tablets" ou "smartphones". Nesse caso, deve buscar os aplicativos nas lojas virtuais. A entrega pode ser feita, ainda, na página do próprio Fisco, no formato "online" - com certificado digital.

O contribuinte pode importar dados de 2018 para facilitar a declaração, o que deve ser feito logo no início do preenchimento. No caso de a última declaração ter sido retificada, é preciso substituir pelo número do recibo da última retificadora online.

O Receitanet (programa para o envio da declaração) foi incorporado ao programa do IR 2019, não sendo necessária sua instalação em separado. A Receita informa, porém, que o serviço de recepção de declarações não funciona no período entre 1h e 5h da manhã (horário de Brasília).

Quem é obrigado
Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado.
Contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado;
Quem obteve, em qualquer mês de 2018, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;
Quem teve, em 2018, receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;
Quem tinha, até 31 de dezembro de 2018, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;
Quem passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês do ano passado e nessa condição encontrava-se em 31 de dezembro de 2018;
Quem optou pela isenção do imposto incidente em valor obtido na venda de imóveis residenciais cujo produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no país, no prazo de 180 dias, contado da celebração do contrato de venda;
Quem optar pelo declaração simplificada abre mão de todas as deduções admitidas na legislação tributária, como aquelas por gastos com educação e saúde, mas tem direito a uma dedução de 20% do valor dos rendimentos tributáveis, limitada a R$ 16.754,34, mesmo valor do ano passado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Policial Militar do RN é preso suspeito de integrar quadrilha especializada em explosão de caixas de banco

Policias civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) de Natal prenderam um soldado da Polícia Militar suspeito de integrar um grupo criminoso que atua com explosão de caixas de banco no Rio Grande do Norte.

A prisão aconteceu na manhã desta sexta-feira (5) durante a 3ª fase da operação ‘Alpha Bravo – Conexão’, investigação que resultou na apreensão de 3 toneladas de drogas em fevereiro deste ano em uma granja em Macaíba, a maior já realizada no estado.

Defur apreendeu 3 toneladas de maconha em uma granja em Macaína — Foto: Divulgação
Defur apreendeu 3 toneladas de maconha em uma granja em Macaína — Foto: Divulgação

A prisão do soldado contou com apoio do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). O grupo criminoso do qual o PM é apontado como integrante atua com o tráfico de drogas e crimes contra instituições financeiras, principalmente arrombamentos e explosões de caixas eletrônicos.

“O suspeito era parte fundamental do grupo criminoso e tinha a função de realizar a segurança de seus membros, repassar informações privilegiadas, guardar e manejar o material ilícito encontrado na granja. Até o momento, oito membros do grupo criminoso foram presos e um ainda está foragido”, disse a Polícia Civil.

Alpha Bravo – Conexão
O grupo foi desarticulado no dia 6 de fevereiro deste ano, quando houve a prisão de cinco homens e apreensão de mais de três toneladas de drogas, diversos explosivos, munições de uso restrito e coletes balísticos, em uma granja no município de Macaíba. Todo o material apreendido foi avaliado em R$ 4 milhões.

fonte: G1
Leia Mais ››

Em três meses, 19 profissionais desistem do Mais Médicos no RN

Após a substituição dos médicos cubanos por brasileiros no programa Mais Médicos, 19 profissionais desistiram das vagas no Rio Grande do Norte. A informação é do Ministério da Saúde. Eles representam pouco mais de 13% do total de 139 substituições que aconteceu após abertura de um edital no final do ano passado.

Consultório médico vazio — Foto: Pedro Bentes/G1
Consultório médico vazio — Foto: Pedro Bentes/G1

De acordo com a coordenadora do programa no estado, Ivana Fernandes, os motivos das desistências são variados, como casos de médicos que passaram em residências médicas e optaram por continuar a formação.

Porém, para o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do estado (Cosems), o déficit é ainda maior. De acordo com a presidente do conselho, Débora Costa, um levantamento deve ser concluído até a próxima semana e deverá mostrar um quadro mais grave.

"Foram substituídos 139 cubanos no Rio Grande do Norte, mas a gente já tinha um déficit antes. Nós já estávamos prevendo esses problemas. Até aqueles médicos que deixaram os municípios para ir para o Mais Médicos deixaram o programa. Hoje nós temos 90 municípios com algum décifit", aponta.

Responsável técnico pela estratégia de saúde da família da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, Hugo Mota aponta que cerca de 80% dos médicos que assumiram os postos dos cubanos nos Mais Médicos já atuavam na atenção básica dos municípios, mas deixaram os cargos municipais para assumir os federais.

Com a saída dos profissionais, 14 municípios potiguares ficaram com vagas abertas, de acordo com o Ministério da Saúde. Os mais afetados, por exemplo, foram Assu e João Câmara, com três vagas em aberto. Nesta última cidade, o número representa metade das equipes que atendem à comunidade.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, 8.517 vagas do atual edital do programa Mais Médicos, abertas após o fim da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), foram preenchidas por médicos brasileiros (com CRM do Brasil ou graduados no exterior).


"Destes, até o início de abril, 1.052 profissionais com CRM no Brasil saíram do Programa. As vagas poderão ser ofertadas em novas fases do provimento de profissionais ainda em análise pelo Ministério da Saúde".

Já os 1.397 médicos brasileiros com CRM fora do país finalizaram o módulo de acolhimento na semana passada e iniciaram a atividade na unidade de saúde nesta semana. Ainda não foram registradas desistências.

Municípios com desistências confirmadas pelo MS
Assu - 3
Currais Novos - 1
Ipanguaçu - 1
Itajá - 1
Jandaíra - 1
João Câmara - 3
Mossoró - 1
Natal - 1
Nova Cruz - 2
Parelhas - 1
Pau dos Ferros - 1
São José do Campestre - 1
Serrinha - 1
Vera Cruz - 1

fonte: G1
Leia Mais ››

Corpos encontrados na zona rural de Macaíba foi alarme falso

Resultado de imagem para fake news

A informação que três corpos enrolados em lençóis teriam sido encontrados na manhã desta sexta-feira (5) em uma região por trás da Vila Olímpica de Macaíba, na Grande Natal, foi falsa.

(CORREÇÃO: ao publicar esta reportagem, o G1 errou ao informar que houve a descoberta de três corpos na manhã desta sexta-feira (5) em Macaíba. Na verdade, segundo a Polícia Militar, tratou-se de um alarme falso. A informação foi corrigida às 13h de 05/04/2019.

Comandante do 11º Batalhão da PM, o tenente-coronel Fábio Araújo disse ao G1 que havia recebido a notícia, mas depois corrigiu a informação dizendo tratar-se de uma alarme falso.

Fonte: G1
Leia Mais ››