sexta-feira, dezembro 08, 2023

Dona de casa é presa com 3,3 quilos de maconha na mala e no sutiã no Aeroporto de Natal

Droga foi encontrada na mala e no sutiã da passageira — Foto: Divulgação

Uma dona de casa de 24 anos foi presa na tarde desta quinta-feira (7) no Aeroporto de Natal com 3,3 quilos de maconha escondidos na mala e na própria roupa do corpo.


A passageira, que era potiguar, havia embarcado em Manaus (AM) e fez uma conexão em Brasília (DF) antes de desembarcar na capital potiguar.


Durante o desembarque no Aeroporto de Natal, os policiais federais realizaram uma inspeção de rotina. Um dos cães, então, indicou presença de droga na bagagem de mão da dona de casa, assim como no corpo dela.


Durante a revista na sala de inspeção da PF, foram descobertos tabletes de maconha escondidos no sutiã da passageira. Um narcoteste feito no local confirmou se tratar da droga.



Em depoimento, a passageira, que é potiguar, disse que se relacionou com uma pessoa em Manaus e que esse homem lhe fez a proposta pagando as passagens e uma gratificação de R$ 2 mil. A mulher foi presa por tráfico interestadual de drogas.


Essa foi a 5ª apreensão de drogas feita pela Polícia Federal este ano no Aeroporto de Natal.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pacientes são resgatados de centro de reabilitação após suspeita de cárcere privado e tortura na Grande Natal


Cerca de 40 pessoas foram resgatadas de uma clínica de reabilitação na tarde desta quinta-feira (7) por suspeita de violências físicas e psicológicas, incluindo tortura e cárcere privado. O centro, localizado na Zona Rural de Extremoz, cidade da Grande Natal, fornecia serviço para idosos, pessoas com transtornos mentais e dependentes químicos.


Segundo a Polícia Civil, a investigação foi iniciada com uma denúncia anônima, após um interno conseguir escrever um bilhete, amarrar em um pedaço de madeira e jogar para fora da clínica. A mensagem com pedido de socorro foi encontrada e levada até a delegacia da cidade.


Nesta quinta-feira, agentes do Ministério Público do Rio Grande do Norte estiveram no local acompanhados de equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil fiscalizar a clínica. Cerca de 40 internos foram encontrados com indícios de maus-tratos, entre eles idosos, pacientes com transtornos mentais e dependentes químicos.



Eles apontaram a existência de instrumentos de tortura, incluindo uma arma de choque e facões, objetos apreendidos pelos policiais. Ainda segundo informações das vítimas, o proprietário do local e os funcionários os agrediam fisicamente.


"Temos relatos de maus-tratos, pacientes dopados por até três dias, casos de cárcere privado em quartos da residência. Somente no final das investigações poderemos confirmar todos esses crimes", explicou o delegado Ernani Júnior, da Delegacia de Extremoz.


Um dos pacientes da clínica é Israel Ferreira, apesar de ter passado somente seis dias no local, conta ao que ele e os demais internos eram submetidos pelos funcionários do espaço.


“Era uma alimentação péssima, nos amarravam, nos davam remédio a força, tinha espancamento, arma de choque, isso se não cumpríssemos qualquer regra”, disse.

Coordenador da clínica, Rafael Jonas explica que estava internado como paciente e foi colocado como funcionário, sem receber nada por isso e sendo obrigado a torturar os outros pacientes. “Eu era obrigado a agredir, segurar para que algumas situações, tudo isso porque tinha medo de me maltratarem”, disse.


"Temos relatos de maus-tratos, pacientes dopados por até três dias, casos de cárcere privado em quartos da residência. Somente no final das investigações poderemos confirmar todos esses crimes", explicou o delegado Ernani Júnior.



Durante a operação, as equipes também encontraram um animal silvestre na residência sem a autorização necessária por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), além de cachorros em situações de desnutrição.


O proprietário da clínica foi conduzido à Delegacia Municipal de Extremoz para prestar depoimento. A Polícia Civil e o Ministério Público irão seguir com a investigação.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Banco Central anuncia que Pix automático estará disponível em outubro de 2024; veja como vai funcionar


O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (7) que o Pix automático vai começar a operar em 28 de outubro de 2024.


Essa modalidade do Pix vai permitir que o cliente agende previamente pagamentos que ele já sabe que precisará fazer a empresas.


O Pix automático poderá ser usado, por exemplo, para pagar:


contas de água e luz

escolas e faculdades

academias, condomínios

parcelamento de empréstimos

Esse tipo de pagamento já pode ser feito através do débito automático, mas na avaliação do Banco Central, o Pix automático terá a capacidade de alcançar mais pessoas.


Segundo Ângelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, para que uma empresa ofereça hoje a possibilidade de pagamento por débito automático, precisa ter um convênio com cada instituição financeira.



Na prática, de acordo com Duarte, a empresa fecha esse acordo com os maiores bancos e clientes de instituições menores ficam sem a opção de pagar por débito automático, tendo que recorrer a outros bancos ou a lotéricas.


Com o Pix automático, a empresa não precisará firmar um contrato com cada instituição financeira, bastará fazer um único acordo com um banco que esteja ofertando a modalidade às empresas.


Com isso, a empresa poderá oferecer a possibilidade de pagamento automático via Pix para todas as pessoas que usam o Pix -- independente do banco em que têm conta.


“Todos os usuários de todas as instituições do Pix estarão aptos a usar o Pix automático, abre possibilidade para que instituições pequenas entrem nesse mercado”, explicou o técnico do BC.


Tarifa

Para pessoas físicas, o Pix automático será sem cobrança de tarifa.


Para empresas que vão ofertar o Pix automático, vai funcionar a livre negociação (ou seja, dependerá do acordo entre o banco e a instituição financeira).


Oferta do serviço

A oferta do serviço do Pix automáticos vai funcionar da seguinte forma:


Para pessoas físicas: os bancos serão obrigados a ofertar a modalidade para os clientes.

Para as empresas: os bancos escolhem se querem ou não ofertar esse produto para determinada empresa.


Como vai funcionar?

No Pix automático, as instruções de pagamento são sempre fornecidas pela empresa que vai receber o recurso. Ao cliente pessoa física cabe apenas decidir usar ou não o Pix automático como forma de pagamento.


Veja abaixo o passo a passo do funcionamento da nova modalidade do Pix:


A pessoa física manifesta à empresa que deseja pagar com Pix automático;

A empresa envia a proposta de Pix automático ao cliente;

O cliente recebe notificação para confirmar autorização de pagamento via Pix Automático.

ou


A empresa envia fatura do mês com a opção de pagamento Pix automático;

O cliente paga a conta do mês via QR Code e confirma se quer aderir ou não ao pagamento via Pix Automático.

Pix agendado recorrente

Outra modalidade do Pix, chamada de Pix agendado recorrente, será obrigatória a partir de outubro de 2024.


Segundo Carlos Eduardo Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix, o Pix agendado se assemelha a uma transferência e poderá ser utilizado para pagamento entre pessoas físicas -- diferente do Pix Automático, que só pode ser feito para pessoas jurídicas, com CNPJs ativos.


O Pix agendado poderá ser usado, por exemplo, para:


Mesada

Doação

Aluguel entre pessoas físicas

Prestação de serviço recorrentes por pessoas físicas (como diarista, terapia, educador físico, etc.)


Segundo o BC, hoje alguns bancos já oferecem aos clientes essa opção, mas a oferta não é obrigatória.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Rio Grande do Norte registra aumento de 360% nos casos de Covid em novembro

Teste para covid-19. — Foto: Divulgação/Secom

O número de casos conhecidos de Covid aumentou no Rio Grande do Norte em novembro. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), em outubro 105 casos foram registrados e em novembro esse número subiu para 484, um aumento de cerca de 360% em um mês.


Em outubro, sete pessoas morreram por complicações da doença, de acordo com a Sesap. Já em outubro, houve quatro vítimas fatais.


Entre os dias 5 ao dia 11 de novembro, o número de casos registrados foi de 71. Na semana seguinte, de 12 a 18 de novembro, o número de casos confirmados da doença saltou para 172 - um aumento de 142.25% em apenas uma semana.



Os números são menores que no auge da pandemia, quando o RN chegou a registrar mais de 2 mil casos por dia. Mesmo assim, a situação preocupa.


"A situação no Brasil está muito heterogênea. Em alguns estados a gente teve esse aumento ali por setembro, e lá já vem caindo [o número de casos], como nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. E agora aqui na região Nordeste, especialmente na parte mais ao Norte, como aqui no RN, no Pernambuco e no Ceará, vem tendo um aumento bastante preocupante nos casos de covid-19", explicou a imunologista Janeusa Trindade.


De acordo com Janeusa, apesar de os pesquisadores observarem uma tendência de aumento no número de casos nessa época do ano, o comportamento do vírus segue sendo estudado e ainda não dá para falar em sazonalidade, ou seja, que essa é uma época de maior incidência da doença.


"A gente ainda não sabe como é a sazonalidade do SARS-CoV-2, mas a gente vem observando, ao longo desses três anos de pandemia, que sempre nesse período do ano a gente tem um aumento de casos de Covid-19. Então, a gente não sabe ainda se nesse período agora é comum esse vírus fazer um aumento de casos e se isso faz parte da sazonalidade dele. A gente precisa estudar isso mais a fundo para concluir isso", disse a imunologista.



Janeusa também lembra que a pandemia não acabou, que o vírus continua circulando e que os cuidados devem seguir.


"A gente tem que fazer um alerta muito especial para aquelas pessoas mais vulneráveis. Às pessoas com algum tipo de comorbidade, os idosos e as crianças menores de 5 anos, que são aquelas pessoas que estão adoecendo mais, [a recomendação é] voltar a fazer o uso de máscara em ambientes fechados nesse momento em que o vírus aparentemente está circulando mais", recomendou.


A infectologista ainda fez um alerta para a importância da vacinação neste momento de aumento de casos de Covid.


"Aquelas pessoas que ainda não estão com sua vacinação em dia, a gente faz um chamado muito importante para que elas busquem fazer a vacinação. Para os maiores de 18 anos e pessoas com algum tipo de imunideficiência a partir dos 12 anos de idade, é permitido fazer o uso da bivalente. É importante também os pais e mães levarem seus filhos para fazer a vacinação contra a Covid-19. A vacina é segura e vai proteger contra a forma mais grave da doença", reforçou Janeusa Trindade.


Fonte: g1

Leia Mais ››