quinta-feira, junho 02, 2022

Ex-morador de rua ganha festa de aniversário pela primeira vez em 41 anos

Um ex-morador de rua ganhou nesta quinta-feira (2) uma festa de aniversário promovida por pessoas que o ajudaram a deixar as drogas e o álcool. Sidney de Medeiros morou por mais de 20 anos na rua até ser acolhido pelos moradores de Nova Descoberta, em Natal.


Ex-morador de rua ganha festa de aniversário pela primeira vez em 41 anos — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi


Um exemplo de como o amor ao próximo pode transformar vidas.


"Eu comecei a usar drogas com 12 anos de idade. Comecei a sair nas ruas com 18, andei por várias cidades e estados. Voltei a Natal no ano passado e estava na rua", conta Sidney, que é natural de Currais Novos, cidade a 185 km da capital potiguar.


A dona de casa Dulcimar Marrocos teve um papel importante nesta retomada de Sidney. "Eu encontrei ao lado da minha casa, deitado no chão, muito inchado, e nós o acolhemos. Eu pedi ajuda a minhas vizinhas e todas me ajudaram", contou.


Durante a comemoração nesta quinta-feira, ela não conteve as lágrimas. "Fico muito emocionada porque ele disse para mim que a maior vontade que tinha era que ele reunisse as pessoas de bem. Isso me deixou muito feliz".


Sidneyé festejado por moradores do bairro de Nova Descoberta — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi


Atualmente, Sidney trabalha como pintor junto com um tio. Festejando 41 anos de idade, ele conta o que aprendeu com a vida morando na rua.


"É muito sofrimento na rua. Para as pessoas que vivem na rua, peça força a Deus que ele vai ajudar. Nunca desista dos seus sonhos, porque tudo tem jeito nessa vida. Sofri muito, mas não quero que vocês sofram e vivo orando por vocês que moram na rua", declarou.


"Hoje eu me sinto feliz. Estou firme e forte. Era o que eu mais queria", completou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dois trechos da falésia de Pipa sofrem deslizamentos após chuvas

Pipa, no litoral sul do Rio Grande do Norte, sofreram deslizamentos nesta terça-feira (2). De acordo com a Defesa Civil do município, as atividades aconteceram após um "grande volume" de chuva que caiu nas horas anteriores na cidade de Tibau do Sul e região. Não houve feridos.


Deslizamento aconteceu na manhã desta quinta-feira (2) em Pipa — Foto: Divulgação


Os deslizamentos aconteceram na Baía dos Golfinhos, bem próximo ao trecho onde um casal e o bebê de 7 meses morreram em novembro de 2020 em uma queda de uma parte da falésia.


"Eu sempre enfatizo que na verdade onde existe falésia é uma característica inerente ter o deslizamento. Entretanto, devido às grandes chuvas, nós tivemos um volume considerável", explicou o coordenador municipal de proteção e defesa civil de Tibau do Sul, Mateus Tomaz.


A prefeitura foi avisada de um movimento nas falésias no início da manhã por colaboradores que fiscalizam os transportes aquaviários. "A Defesa Civil municipal seguiu pra região já realizando sinalização, notificação empreendimentos e fizemos contato com a Defesa Civil do Estado".


Os estabelecimentos que funcionam nesse trecho não abriram nesta quinta, segundo a Defesa Civil. No local, também havia sinalização dos riscos de desmoronamento das falésias.


Solo pesado associado à erosão

De acordo com o geógrafo Rodrigo Freitas, pesquisador a UFRN que coordenou os estudos sobre a estrutura das falésias após o aidente com a família, os deslizamentos aconteceram por conta do solo pesado associado à erosão.


"O que desencadeou essa queda, o gatilho que a gente chama no termo técnico foi decorrente das precipitações que tivemos na noite passada. O solo fica mais pesado e aí temos um gradiente de 90 graus da falésia. Esse peso a mais, aliado a erosão que a maré está produzindo na base da falésia faz com que haja o desmoronamento", pontuou.


"Então esse período chuvoso é um período crítico, onde tem um maior volume de desmoronamento".


Deslizamento atingiu dois pontos em Pipa — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi


O pesquisador explica que é importante que haja um monitoramento semanal, mas que a sinalização também atua com papel fundamental na proteção das pessoas.


"O que tem que ser feito é esse monitoramento semanal. Ou seja, toda semana estar com esse equipamento pra levantar essas áreas com maior probabilidade de ocorrer. Sinalização e também acesso à informação para os operadores de turismo do local. Quem são os operadores? Todas as pessoas que trabalham. Porque elas acabam ajudando a orientar os turistas para não se aproximarem das falésias".


A pesquisa, encomendada pelo Ministério Regional do Desenvolvimento, foi entregue com análises do solo e recomendações. Essa área da Baía dos Golfinhos, segundo o pesquisador, era apontada como "uma área de um risco mais elevado e a necessidade de colocar uma sinalização".


Monitoramento

Entre as principais medidas, está o monitoramento constante como forma de prever o desmoronamento e evitar alguma tragédia.


Segundo o geógrafo, mais oito pontos ainda podem desabar, "por que tanto tem fraturas como tem blocos que estão se afastando da falésias, se desplacando da falésia e pode ocorrer o acidente".


"É um momento de muita atenção esse período chuvoso. Colocando placas, já dá pra evitar alguma fatalidade", reforçou Rodrigo Freitas.


Acidente aconteceu no ponto 4, apontado no monitoramento inicial das falésias — Foto: Divulgação


O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de Tibau do Sul, Mateus Tomaz, informou que a equipe estará novamente no local na manhã de sexta-feira (3) para monitoramento de atuação na área e recomendações a turistas e trabalhadores locais.


"Estamos com fortes chuvas. Amanhã [sexta] bem cedo a Defesa Civil Municipal estará novamente aqui vistoriando e respaldando esse estabelecimentos sobre um possível funcionamento", pontuou.


Ele disse ainda que a prefeitura contratou peritos para vistoriar e laudar 28 edificações que ficam na região. "A informação precisa com as intervençõe que precisam ser feitas virão com esse laudo que está previsto para o fim do mês de junho", reforçou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Rio Grande do Norte registra chuvas 41% acima do esperado em maio

O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou um volume médio de 144,6 milímetros de chuvas no estado em maio. Este número representa 41% acima da previsão para o mês - que era de (102,5 mm).


"O mês de maio de 2022, último mês do período chuvoso no interior, foi marcado por precipitações intensas algumas vezes acompanhadas de descargas elétricas e a presença de névoa no início da manhã causada pela alta umidade", comentou o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot.


A região Central Potiguar registrou 125,2 mm de chuvas - correspondendo a 85% acima do volume médio esperado. A região Leste Potiguar recebeu o maior volume, com acumulado de 249 mm. No Oeste Potiguar e Agreste Potiguar, choveu 146,9 mm e 122,4 mm, respectivamente.


Natal registrou chuvas intensas em maio — Foto: Augusto César Gomes


Quanto a junho, o mês começou com ocorrência de chuvas em todas as regiões do estado. A Emparn informou que, em dois dias, 19 municípios já atingiram os volumes mínimos esperados para o mês inteiro. Em Serra Negra do Norte (Central Potiguar) já choveu 50,9 mm; Luís Gomes (Oeste Potiguar) 36,4 mm; Monte Alegre (Agreste Potiguar), 69 mm.


"A tendência é que as chuvas no interior do estado diminuam e, a partir de agora, até os meses de agosto, setembro, as precipitações se concentrem mais nas regiões Leste e Agreste Potiguar devido à transição da atuação de sistemas meteorológicos", explicou Bristot.


A previsão para o primeiro fim de semana de junho é de céu parcialmente nublado a claro com pancadas de chuvas em algumas regiões, no período da madrugada e início da manhã.


Previsão

Sexta-feira (3) - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com pancadas de chuvas no Litoral, Oeste e Seridó;

Sábado (4) - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões;

Domingo (5) - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Nova CNH digital só pode ser emitida junto ao documento físico no RN, diz Detran

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no formato digital só pode ser emitida junto ao formato físico no Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pelo Departamento de Trânsito do RN (Detran/RN). Ou seja, o órgão não emite a nova carteira no formato exclusivamente digital.


Nova Carteira Nacional de Habilitação. — Foto: Contran/Reprodução


A resolução do Conelho Nacional de Trânsito (Contran) diz que o novo documento poderá ser emitido "em meio físico e/ou digital, à escolha do condutor". Mas, de acordo com o Detran/RN "para ter a digital é preciso ter a física, pois a digital é a cópia da física".


O órgão reforça ainda que o documento físico já dá o direito à digital. O preço para a emissão da primeira CNH é R$ 389 e para renovação é R$ 177.


Pedido do documento recebe novo modelo

Motoristas que solicitarem a CNH ao Detran do RN a partir de 1º de junho vão receber o documento no novo modelo.


Se o documento do motorista estiver dentro da validade, não é necessário se dirigir até o órgão de trânsito para pedir substituição pelo novo.


A nova CNH brasileira tem predominância das cores verde e amarelo e trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir. (veja modelo acima).


Características do novo documento


O novo layout traz diversas alterações visuais, com reposicionamento de campos e inclusões de novos dados. Entre os objetivos com as mudanças estão elevar os padrões de segurança contra falsificações e facilitar o trânsito de condutores brasileiros em países estrangeiros.


As mudanças incluem também a possibilidade de inserção do nome social e filiação afetiva no documento, em consonância com a legislação vigente, que garante o direito a pessoas trans e travestis, além de reconhecer todos os modelos de família.


A decisão do novo padrão do documento é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e foi tomada em dezembro de 2021, por meio da resolução n° 886. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 23 de dezembro.


Confira abaixo as principais características do novo documento:


Traduções em inglês e espanhol

Pictogramas ilustrando as categorias de habilitação

Na frente, haverá a inclusão da letra P para condutores que estão na fase da Permissão para Dirigir (primeiro ano de habilitados) ou D para motoristas que já possuem a CNH definitiva

No verso, os pictogramas que indicam a categoria em que o condutor está habilitado complementam o campo onde constava somente A (moto), B (carro), C (caminhão), D (ônibus) e E (articulado) ou suas combinações

O novo documento trará ícones correspondentes aos tipos de habilitação e a data de validade dentro da tabela ao lado de todas aquelas para as quais o condutor é habilitado

Logo abaixo da tabela de categorias estará o quadro de observações, para incluir eventuais restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada

Tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa à luz ultravioleta

Código MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), o mesmo usado em passaportes

QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de maio de 2017, será mantido para armazenar todas as informações do cadastro do condutor


Fonte: g1

Leia Mais ››

Gasolina a R$ 4,87 em 'Dia Livre de Impostos' provoca filas em posto de Natal

Com a gasolina a R$ 4,87 um posto de Natal amanheceu com fila de carros para abastecer. O "desconto" no preço faz parte do Dia Livre de Impostos, ação organizada pela CDL Jovem em todo o país.


Gasolina a R$ 4,87 em 'Dia Livre de Impostos' provoca filas em posto de Natal — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi


O técnico em mineração Sérgio Henrique da Silva correu pra aproveitar o desconto. "Eu vim aproveitar. Essa política de preço da Petrobras é um absurdo. Aí junta com os tributos e a gente fica nessa situação, pagando muito caro. Então uma ação dessa nos lembra desses absurdos e nos faz economizar um pouquinho também", disse.


Foram disponibilizados 4 mil litros de gasolina para a promoção e o posto limitou 20 litros por carro. A gasolina com o preço mais baixo acabou por volta das 9h20.



Dia Livre de Impostos

De acordo com a CDL, a ação é um protesto pelas altas cargas tributarias e o baixo retorno dos impostos arrecadados como saúde, educação, transporte e segurança para população.


No dia da ação, os lojistas participantes abrem mão de margens de lucro para evidenciar o peso dos impostos para os compradores. O objetivo da ação é chamar atenção da sociedade e conscientizar lojistas e consumidores sobre o impacto da carga tributária nos preços dos produtos.


Em Natal, segundo a CDL, cerca de 200 empresas vendem os produtos por valores livres de impostos nesta quinta-feira (2). Os descontos podem chegar a até 70% e correspondem aos impostos que incidem sobre as mercadorias.


O técnico em mineração Sérgio Henrique da Silva correu pra aproveitar o desconto — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN registra 10 vezes mais casos de dengue nos 5 primeiros meses de 2022 do que no mesmo período de 2021

Nos cinco primeiros meses deste ano o Rio Grande do Norte registrou 10 vezes mais casos de dengue do que no mesmo período de 2021. De acordo com o último boletim epidemiológico de arboviroses, de janeiro a 21 de maio de 2022 foram confirmados 3.195 casos de dengue no estado. Em 2021, neste mesmo período, foram 311.


RN registra 10 vezes mais casos de dengue nos 5 primeiros meses de 2022 do que no mesmo período de 2021 — Foto: Getty Images


Os dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) revelam ainda que foram notificados 20.258 casos de dengue até 21 de maio. Destes, 2.392 foram descartados e outros 17.866 seguem em investigação.


Nove mortes estão em investigação e um óbito causado pela dengue foi confirmado no RN.


"Desde o decreto da epidemia de arbovirose esse aumento vem sendo contínuo. A vigilância também precisa ser contínua e precisa ser de todos para que nós consigamos controlar esse cenário epidemiológico aqui no estado. É importante deixar claro que essas notificações se dão a partir de exame laboratorial, mas também a partir de critérios clínicos epidemiológicos. Ou seja, se naquele município já existem casos de arboviroses e as pessoas estão desenvolvendo os sintomas que se refere a uma dessas doenças o diagnóstico pode ser feito sem necessariamente a realização de um exame", explicou Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.


Chikungunya e zika

Até o dia 21 de maio, o estado registrou 5.592 casos prováveis de chikungunya e 1.705 casos prováveis de infecção pelo zika vírus.


A comparação com o mesmo período de 2021 mostra que a incidência de Zika teve aumento de 1.622,22% e a chikungunya teve crescimento de 189,89%.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sobe para 127 número de mortes devido às chuvas em Pernambuco

Aumentou para 127 o número de mortos na tragédia provocada pelas chuvas em Pernambuco. Nesta quinta (2), mais três corpos foram contabilizados e o Instituto de Medicina Legal acrescentou outros quatro óbitos na listagem. Ainda há uma mulher desaparecida e o número de desabrigados subiu para 9.302.


Em balanço divulgado às 12h10 desta quinta-feira, o governo informou que, na noite da quarta (1º), foi encontrado o corpo de uma vítima de deslizamento na Vila dos Milagres, no Recife.


Nesta quinta (2), mais duas vítimas foram achadas. Uma, na comunidade Bola de Ouro, no Curado 4, em Jaboatão dos Guararapes. E, por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros encontrou a vítima desaparecida desde 29 de maio, em Paratibe, Paulista. O homem havia sido levado pela enxurrada.


O corpo foi encontrado em avançado estado de decomposição, no bairro de Catolé, em Paulista, e foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML).


A última pessoa desaparecida é uma mulher vítima de deslizamento de barreira no bairro do Areeiro, Camaragibe. Cães farejadores atuam para tentar encontrar o corpo.


"Está sendo uma tortura porque a gente quer enterrar e se libertar dessa dor", diz a dona de casa Marta Soares, irmã da desaparecida. Segundo a família, a desaparecida se chama Mercia Josefa do Nascimento.


As pessoas desabrigadas estão em 111 abrigos temporários, em 27 cidades, segundo o governo do estado. No total, 31 cidades decretaram situação de emergência e 51 tiveram algum tipo de prejuízo em consequência das chuvas.


Buscas encerradas no Curado 4

O último corpo procurado na comunidade de Bola do Ouro foi encontrado nesta quinta. A vítima era a trabalhadora doméstica Maria José da Silva, de 61 anos. Ela foi achada por volta das 6h30. Ela morava sozinha no local e trabalhava no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.


"Uma árvore de grande porte que veio junto do deslizamento ficou em cima dela, então isso dificultou nossa ação, mas o avanço durante a madrugada fez com que a gente tivesse sucesso agora para acabar esse desespero e tentar acalentar esses corações que estão tão sofridos", disse Antônio Barbalho, major do Corpo de Bombeiros.


Buscas na comunidade Bola de Ouro, no bairro de Curado 4, em Jaboatão dos Guararapes, nesta quinta-feira (2) — Foto: Reprodução/TV Globo


A irmã mais nova de Maria José da Silva, Maria da Soledade Nascimento, tinha esperança de encontrá-la com vida sob os escombros.


"Para Deus, nada é impossível. Encontraram galo aí vivo, cachorro, eu tinha esperança. Para mim, alguma coisa ia proteger, ficar por cima dela e a gente ia encontrar ela viva. A ficha ainda não caiu, não dá para acreditar", disse Maria da Soledade.


A irmã mais nova de Maria José da Silva, Maria da Soledade Nascimento, tinha esperança de encontrá-la com vida sob os escombros — Foto: Reprodução/TV Globo


A localização do corpo de Maria José da Silva encerrou as buscas na comunidade Bola de Ouro. "Vamos desmobilizar a operação e retirar todo o efetivo, todo o material e deslocar para o nosso Comando Geral e verificar o emprego em outra área que está precisando", explicou o major.


Major do Corpo de Bombeiros, Antônio Barbalho participa das buscas em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo


Na comunidade três casas foram atingidas e seis foram arrastadas nos deslizamentos de barreiras. Seis pessoas morreram, sendo quatro da mesma família: a mãe, a avó paterna, um menino e uma menina.


As outras duas vítimas foram Maria José da Silva e a nora dela, Maria Helena Ribeiro, de 45 anos, que foi encontrada na tarde da quarta (1º), por volta das 16h, com a ajuda de um cão farejador.


"Ela [Maria Helena] estava em um cômodo do quarto da casa e, infelizmente, quando a barreira veio, parte do muro caiu por cima dela e por isso ela não deslizou junto, passou por cima dela. O cenário infelizmente é desolador e muito triste. Mesmo assim, toda a população querendo ajudar, com água, com alguma coisa", declarou o major.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Saúde do DF recomenda volta do uso de máscara de proteção contra Covid

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recomendou, nesta quinta-feira (2), a volta do uso de máscara de proteção facial em ambientes fechados e públicos. De acordo com a pasta, a medida foi provocada pelo aumento de casos de Covid-19 em Brasília .


Máscara de proteção, covid-19, decreto, liberação, PFF2 — Foto: Heloise Hamada/g1


"A matriz de risco da pandemia do novo coronavírus na capital está alto", diz o documento.

O uso, no entanto, não é obrigatório. Ao g1, o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que "não será obrigatório, ao menos por enquanto".


A recomendação da Secretaria de Saúde do DF, encaminhada ao governo, leva em consideração dados da pandemia até 30 de maio. Desde o começo daquele mês, a taxa de transmissão aumentou no DF (veja índices mais abaixo).


O uso de máscaras deixou de ser obrigatório, no Distrito Federal ,em ambientes fechados, no dia 10 de março passado. Ao ar livre, a proteção não era exigida desde 7 de março.


Aumento na taxa de transmissão

Do início da pandemia, até quarta-feira (1º), 11.692 pessoas perderam a vida em Brasília e 712.968 foram infectadas pelo coronavírus. Nesta semana, escolas particulares chegaram a afastar turmas por causa do aumento de casos nos colégios.


Infectologistas dizem que são diversos os fatores que justificam o salto nas taxas de transmissão. O relaxamento em relação às medidas de proteção é um deles, além da própria evolução do vírus.


Veja a taxa de transmissão da Covid-19, no DF, desde maio:


2 de maio: 0,92

3 de maio: 0,95

4 de maio: 0,96

5 de maio: 0,99

6 de maio:1,01

9 de maio: 1,12

10 de maio: 1,16

11 de maio: 1,22

12 de maio: 1,26

13 de maio: 1,30

16 de maio: 1,34

17 de maio: 1,33

18 de maio: 1,33

19 de maio: 1,30

20 de maio: 1,28

23 de maio: 1,26

24 de maio: 1,28

25 de maio: 1,28

26 de maio: 1,39

27 de maio: 1,44

30 de maio: 1,50

31 de maio: 1,50

1° de junho: 1,47

O que diz o documento da Secretaria de Saúde do DF

O documento da Secretaria de Saúde do Distrito Federal diz ainda que houve aumento de atendimento nas unidades de saúde e da necessidade de internações. O uso de máscaras, em locais públicos, é recomendado "desde que haja aglomeração de pessoas".


Além disso, a pasta sugere que sejam feitas campanhas que orientem sobre:


Importância de ventilar os ambientes

Evitar aglomerações

Higienizar as mãos

Completar o esquema vacinal contra a Covid-19

Ampliar a oferta de testagem na rede pública

Agilizar análise para identificação de novas variantes

Abertura de 50 leitos para tratar pacientes de Covid no Hospital de Campanha da Polícia Militar, sendo 30 de enfermaria e 20 de UTI

O documento foi elaborado pela Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde, analisado pela pasta e encaminhado à Casa Civil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Conselho do PPI recomenda incluir Petrobras na lista de estudos para privatização



O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) decidiu nesta quinta-feira (2) recomendar ao presidente Jair Bolsonaro a inclusão da Petrobras na lista de estudos para uma possível privatização.


Esse é apenas um dos passos no longo processo que pode levar à venda da estatal ao setor privado. Antes que isso aconteça, o tema deverá passar pela Presidência da República, pelo Congresso e pelo Tribunal de Contas da União (TCU) (veja detalhes abaixo).


Na semana passada, o presidente já havia assinado um decreto para incluir a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) no PPI. A estatal é responsável por gerenciar os contratos da União para exploração do petróleo localizado na camada pré-sal.


Se seguir a recomendação do conselho, Bolsonaro deve editar outro decreto para incluir também a Petrobras no PPI.


O Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) é responsável por gerir os projetos de privatização e concessão. Vinculado ao Ministério da Economia, o conselho é presidido pelo ministro Paulo Guedes.


O pedido do Ministério de Minas e Energia (MME) para inclusão da Petrobras na lista foi enviado ao Ministério da Economia na segunda-feira (30) e já foi atendido pelo conselho nesta quinta.


Próximos passos

Na sequência, caso Bolsonaro edite o decreto para incluir a Petrobras no PPI, o programa avaliará se a venda do controle das estatais para o setor privado é necessária e vantajosa economicamente.


Caso a privatização seja considerada viável após a conclusão dos estudos, o conselho do PPI recomenda ao presidente Jair Bolsonaro que, por decreto, inclua as empresas no Programa Nacional de Desestatização (PND).


Depois disso, começam de fato os trâmites necessários à privatização em si. No caso de algumas empresas, por força de lei, é necessário aprovar um projeto de lei no Congresso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'É comida lúdica, não tem nada sexual, é para ser engraçado', afirma dona de loja de crepes eróticos do Centro de SP

Após determinação do Ministério da Justiça, a proprietária da loja Assanhadxs Erotic Food, que vende crepes em formato de genitálias na Rua Augusta, no Centro de São Paulo, retirou os produtos das vitrines e irá colocar uma placa em frente à loja informando que o produto é destinado somente para maiores de 18 anos.


A loja “Assanhadxs Erotic Food”, que comercializa crepes eróticos no Centro de São Paulo. — Foto: Celso Tavares/g1


"É uma comida lúdica, não tem nada sexual. É para ser engraçado, então acho que não precisava disso, mas, já que fizeram ,a gente segue a determinação. Agora vai ficar igual um sex shop, os produtos não poderão ficar expostos", afirmou a comerciante Gislene Silva, de 53 anos.


O Ministério da Justiça determinou, nesta quarta-feira (1º), que estabelecimentos comerciais deixem de comercializar "produtos que reproduzam ou sugiram o formato de genitálias humanas e/ou partes do corpo humano com conotação sexual, erótica ou pornográfica" para menores de 18 anos. A norma foi publicada no Diário Oficial da União.


"Tem tanta coisa para se preocupar, né, olha o preço que estão as coisas no Brasil. Quando vamos comprar produtos, está tudo caro, mas eles se preocupam com essas coisas, tem tanta coisa para se preocupar na vida do brasileiro... Isso parece uma perda de tempo. Temos a impressão que o país está maravilhoso e essa é a única preocupação", emendou.


Gislene informou que recebeu a notificação na quarta-feira (1º), e, entre as 4 empresas citadas pelo ministério, a Assanhadxs foi a única que não precisará mudar o nome.


"A gente tem ciência que a regra foi feita para regulamentar essa atividade no mercado porque é um produto novo e cabe a nós, empresários, cumprir as normas que eles estabeleceram. Já vamos colocar a placa dos 18 anos, e os produtos já não estão expostos. O nome vai continuar na fachada. Agora vamos passar a pedir documentação dos clientes, se não pode, eu não vou vender. Nunca me atentei a isso, já que a Augusta é frequentada mais por maiores de idade, mas vamos prestar mais atenção agora", afirma Gislene.


Decisão do Ministério da Justiça

De acordo com a pasta, os estabelecimentos não podem deixar, em local visível, como letreiros ou vitrines, produtos com "conteúdo pornográfico". As lojas também devem colocar cartazes informando que é proibida a entrada de menores de idade.


O ministério deu um prazo de cinco dias – a partir desta quarta-feira (1º) – para que as medidas entrem em vigor. Caso contrário, os donos dos estabelecimentos serão multados em R$ 500 por dia.


Se houver reincidência, o comércio poderá até mesmo ter cassada a licença para exercer a atividade. Conforme o Ministério da Justiça, a medida é voltada "à proteção dos consumidores, em especial daqueles hipervulneráveis, em prol da tutela dos princípios basilares do Código de Defesa do Consumidor, ligados à tutela do direito à vida, à saúde e à segurança, além da transparência inerente às relações de consumo e o respeito às normas que pressupõem o cumprimento da boa-fé objetiva".



A decisão, assinada pela diretora substituta Laura Tirelli, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), é direcionada para os estabelecimentos "La Putaria", do Rio de Janeiro (RJ), "Ki Putaria", de Salvador (BA), "Assanhadxs Erotic Food", de São Paulo (SP) e "La Pirokita", de Maringá (PR).


Crepes eróticos

Conhecida como a capital nacional da gastronomia, a cidade de São Paulo começou a experimentar, em agosto de 2021, uma nova modalidade de comida: a Erotic Food, ou comida erótica.


A exemplo de Lisboa, em Portugal, os crepes em formato de pênis e vulva são oferecidos em São Paulo em um contêiner da Rua Augusta, no Centro, e fazem a alegria das diferentes tribos que frequentam a região.


Os crepes em formato de genitália da Assanhadxs Erotic Food foram trazidos ao Brasil pela comerciante Gislene Silva, de 53 anos, e pelo companheiro dela, o engenheiro eletrônico Marcos Afonso, de 49 anos.


Os crepipis e crepepekas da “Assanhadxs Erotic Food”, na rua Augusta, em São Paulo. — Foto: Celso Tavares/g1


“Há tempos eu queria deixar a engenharia de lado e abrir um negócio próprio. A Gigi tinha visto que existiam esses crepes na França, e a gente começou a amadurecer a ideia, que demorou uns dez meses até a importação das máquinas e a abertura do contêiner. É uma proposta ousada, mas muito divertida pra gente, em todas as etapas”, disse Marcos Afonso.


“Nós tentamos abrir uma loja de artigos LGBTQI+, vendendo pulseiras e outros artigos, mas percebemos que a comida era o que tinha mais saída. Eu queria uma coisa que fosse diferente do que é oferecida aqui nos food trucks que dividem espaço com a gente. Aí veio o estalo...”, conta a comerciante.


A pedagoga Gislene Silva, de 53 anos, dona da “Assanhadxs Erotic Food”, na rua Augusta, Centro de São Paulo. — Foto: Celso Tavares/g1


Fonte: g1

Leia Mais ››

Filha de 4 anos corre coberta de sangue para pedir socorro após mãe e irmão serem mortos por namorado da mulher

Uma menina de 4 anos foi quem pediu socorro à polícia após a mãe e o irmão dela terem sido mortos a facadas pelo namorado da mulher, em Ribas do Rio Pardo (MS), a 85 km de Campo Grande, na noite desta quarta-feira (1º). O autor dos assassinatos, que estava foragido desde o momento do crime, morreu na manhã desta quinta-feira (2) após confronto com a polícia


Mãe e filho são mortos por ex-companheiro da mulher. — Foto: Redes sociais/Reprodução


As vítimas são Daniela Luiz, de 30 anos, e o filho, Gustavo Luiz dos Santos, de 14. A avó do adolescente ficou ferida e foi internada em estado grave.


Testemunhas disseram que, após presenciar o assassinato, a filha mais nova de Daniela saiu correndo desesperada e coberta de sangue pela rua onde morava, gritando: "Mataram minha mãe! Socorro!".


Identificado como João José Furtado Neres, de 32 anos, o autor do crime foi baleado em troca de tiros com policiais e chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos, segundo os agentes.


O crime

Gustavo foi encontrado caído em um dos quartos da casa, com ferimentos no peito e nas costelas. Já Daniela estava nos fundos da casa, em outro quarto, com ferimentos na cabeça e no pescoço.


A avó do adolescente também ficou ferida e foi levada em estado grave à Santa Casa de Campo Grande.


Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu entre 23h30 desta quarta e 0h de quinta-feira (2). O caso foi registrado como duplo homicídio e tentativa de homicídio.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Cantora gospel Eyshila sofre acidente de carro com o marido; pastor está internado em hospital de Curitiba

A cantora gospel Eyshila sofreu um acidente de carro ao lado do marido, o pastor Odilon Santos. Ela publicou uma foto de um carro capotado e bastante danificado na própria conta do Instagram, nesta quinta-feira (2). Na legenda, a artista, que é natural de Fortaleza, informa que ela e o marido sobreviveram.


Cantora Eyshila publica foto de carro capotado após acidente. — Foto: Redes sociais/Reprodução


"Estamos vivos, grande foi o livramento. Obrigada por toda a ajuda, orações e palavras de carinho que recebemos. Assim que possível daremos mais notícias", escreveu a cantora.


Os dois foram atendidos inicialmente no hospital Reynaldo Guerra, em Cajati, no sul de São Paulo. Odilon foi transferido nesta quarta-feira (1º) para o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba, onde se encontrava internado até a tarde desta quinta-feira (2). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da unidade. O estado de saúde dele, contudo, não foi divulgado.


Ainda não há informações de onde ocorreu o acidente e de quais foram as circunstâncias.


Eyshila tem 49 anos, é cantora, pastora, escritora e compositora, bastante conhecida na música gospel. Ela é intérprete de musicas como 'Fiel a Mim', 'Posso Clamar' e 'Deus Proverá'.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Petrobras eleva preço do querosene de aviação em mais de 11%; passagens podem ficar mais caras

Pista de decolagens do Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Reprodução/EPTV

A Petrobras elevou neste quarta-feira (2) o preço do querosene de aviação (QAV) em cerca de 11% na comparação com o mês de maio. No acumulado do ano, a alta do QAV supera 60%, o que pressiona os custos das companhia aéreas e cria repasses de preços nas passagens para os consumidores.


O QAV representa mais de um terço dos custos totais das companhias aéreas. Um levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) mostra que o combustível dos aviões acumula alta de 64,3% apenas em 2022.


Ainda de acordo com a associaçao, o preço do QAV no Brasil chega a ser 40% superior em comparação com a média global.



"Esses dados comprovam a pressão diária que as empresas enfrentam com a alta dos custos estruturais, especialmente o preço do QAV, que tem sido impactado pela alta da cotação do barril de petróleo no mercado internacional, por causa da guerra na Ucrânia", disse em nota o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz.

"A valorização do dólar em relação ao real também é um desafio cotidiano, já que metade dos custos do setor são dolarizados", acrescentou.


Preço das passagens

A nova pressão de custos das empresas de aviação pode gerar novos reajustes de preços das passagens aéreas.


Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as passagens de avião tiveram alta de 18,40% este mês — a maior variação entre os itens pesquisados na composição do IPCA-15, considerado uma prévia da inflação oficial do país.


Em 12 meses, o item quase dobrou de preço: a alta foi de 89,19%, perdendo só pra disparada dos preços da cenoura, de 146,31%.


Reportagem do g1 mostra também que viajar de avião nas férias de julho ficou mais caro do que antes da pandemia para muitos lugares, principalmente para o brasileiro que quer viajar para fora.


Dentre os voos mais buscados entre 3 e 10 de maio para embarcar em julho, os que mais tiveram alta de preços, em relação a igual período de 2019, foram para Santiago, no Chile, (+103%), Paris, na França, (+79%) e Porto, em Portugal (+75%).


Segundo o buscador Kayak, que fez o levantamento, a ideia era comparar "duas épocas similares", ou seja, sem os efeitos das restrições da pandemia do coronavírus. A pesquisa considerou todos os voos de ida e volta partindo de todos os aeroportos do Brasil com destino a todos os aeroportos nacionais e internacionais.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Piloto e copiloto são presos após avião carregado com R$ 72 milhões drogas ser flagrado em aeroporto no TO

Uma aeronave carregada com drogas foi apreendida no aeroporto de Porto Nacional, na região central do estado, na tarde desta quinta-feira (2). O piloto e o copiloto foram presos em flagrante pelas polícias Civil e Militar. A carga totalizou 220 quilos de pasta base de cocaína.


Aeronave foi interceptada no aeroporto de Porto Nacional — Foto: PM/Divulgação


O voo foi descoberto depois que a Polícia Civil de São Paulo avisou a Polícia Civil do Tocantins sobre uma aeronave que possivelmente pousaria em Porto Nacional com drogas. Depois disso as equipes da 7ª Delegacia de Investigações Criminais, com apoio da Polícia Militar, passaram a monitorar todas as pistas de pouso da cidade, inclusive o aeroporto.



As drogas estavam dentro de malas. Um dos suspeitos contou à polícia que os dois decolaram de Jaboticabal (SP) e pousaram em Porto Nacional para reabastecimento. O destino final seria o estado do Pará.


Segundo a polícia, a droga está avaliada em mais de R$ 72 milhões. O bimotor interceptado tem o prefixo PT-EAB. O avião está autorizado a realizar serviços aéreos privados, exceto táxi aéreo. O g1 ainda tenta contato com o dono da aeronave.


Os dois suspeitos não quiseram dar entrevista e não informaram o nome de nenhum advogado.


Droga foi encontrada em avião — Foto: Polícia Civil/Tocantins


Fonte; g1

Leia Mais ››

Conselho de Ética: partido de Bolsonaro pede cassação de deputado que bateu boca com Lira



O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, protocolou uma representação na Câmara para pedir a perda do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) por quebra de decoro parlamentar. Na sessão desta terça (31), o parlamentar bateu boca com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).


O ofício protocolado nesta quarta (1º) será encaminhado a Lira, a quem cabe o envio da demanda ao Conselho de Ética da Câmara. Pedidos como esses podem gerar as seguintes punições:


censura, verbal ou escrita;

suspensão das prerrogativas regimentais;

suspensão temporária do mandato; e

perda de mandato, a mais grave de todas.

A discussão entre Lira e Glauber na terça-feira começou durante a orientação dos partidos para a votação de uma medida provisória. Ao orientar pelo PSOL, Glauber iniciou sua fala questionando, no microfone, se Lira "não tem vergonha" – mas não conseguiu completar ao que se referia.


Lira cortou o microfone de Glauber, pediu para o parlamentar se conter e disse que o deputado "está exagerando há muito tempo".


Em um momento mais tenso, o presidente da Casa ameaçou "usar medidas mais duras para retirá-lo [Glauber] do plenário". O deputado do PSOL chegou a chamá-lo de "ditador” e disse que "está para nascer" o presidente da Câmara que irá calá-lo.


Durante a discussão, Lira disse que seria seu partido, o PP, a entrar com o processo no Conselho de Ética contra Glauber. Até agora, contudo, não foi apresentada nenhuma representação contra Glauber por parte da sigla.


Segundo as regras da Casa, o relator de um processo no conselho não pode ser do mesmo partido do autor da representação. Ou seja: se o PP entrar com a representação, impede que um de seus deputados seja relator do caso.


A regra também vale para parlamentares do mesmo partido ou estado do representado – ou seja, parlamentares do PSOL ou eleitos pelo Rio não podem relatar uma representação contra Glauber Braga.


A líder do PSOL na Câmara, Sâmia Bomfim (PSOL-SP), disse, em plenário, que a bancada tomou conhecimento da representação, que, segundo ela, foi feita por Lira “através do PL”.


“A nossa bancada tomou conhecimento de que o Presidente Lira, através do PL, representou contra o Deputado Glauber Braga no Conselho de Ética. Digo "através do PL" porque, no dia em que houve um certo desentendimento aqui no plenário, ele disse que ele mesmo faria essa representação. Estranhou-nos muito que não tenha vindo do partido do próprio Presidente, mas que se tenha terceirizado para o partido do Presidente da República, que é o PL, essa representação”, disse.


Outros casos

No pedido, a sigla não cita apenas o bate-boca entre Glauber e Lira, mas também discussões envolvendo outros parlamentares.


O documento diz que o deputado do PSOL nos últimos anos tem "se comportado em plenário de modo desrespeitoso e agressivo, ofendendo a honra de outros parlamentares".


Um dos casos mencionados pelo PL é referente a uma discussão no dia 19 de maio com o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), em que Glauber disse que faria o "enfrentamento" do Partido Novo e de "bolsonaristas enfeitados".


O deputado do PSOL reclamou que Marcel havia usado o microfone para insinuar críticas contra ele.


Outro caso citado na peça foi uma discussão com o deputado Bibo Nunes (PL-RS). Glauber chamou o colega de “néscio”, “porcaria”, “defensor de milícia” e "torturador''.


Fonte: g1

Leia Mais ››