domingo, julho 29, 2012

“Eu não estou andando nas casas de vocês porque eu estou me recuperando de dois baques muito grande que passei” Disse Edson Melo


A cidade de Itaú amanheceu azul neste sábado (28). A coligação "Vontade do Povo" realizou sua manifestação política como determinado em acordo firmado entre as coligações na cidade de Apodi-RN, na última terça-feira.

Com uma programação elabora, os azulões foram às ruas com suas bandeiras e camisetas azuis, criatividade foi o que não faltou entre os adeptos de Ciro Bezerra; fazendo o maior auê, com carros de som, motos, bicicletas e uma equipe de garotas distribuída pelas ruas, fazendo a animação acontecer.

Neste sábado (28) aconteceu a inauguração do comitê da coligação "Vontade do povo" que fica localizado na Av. Fausto Pinheiro, onde aconteceu toda organização dessas manifestações, em seguida uma carreata de moto e a noite, às 19h carreata, passeata e comício, que partiu da Praça da Saudade no bairro Nossa Senhora das Dores encerrando-se com um comício no centro da cidade ao lado do prédio do Conselho Tutelar do Município.

A Nação Azul unida em passeata e carreata percorreram as principais ruas da cidade, até o palco que deu início o comício da coligação. Todos os seus representantes fizeram sua oratória, cada vereador deu o seu pronunciamento e fez o seu pedido de voto, para juntos estarem na câmara dos vereadores.

O Candidato a prefeito Ciro Bezerra falou de seus projetos em relação à saúde do município, que essa carência que a mesma vem enfrento, não é somente no municipal, e sim no nacional, ou até mundial, segundo Ciro Bezerra. Ele agradeceu o apoio do povo itauense em acreditar que ele poderia fazer o papel de Edson Melo na Prefeitura, pois ele veio do meio do povo, pois um dia ele estava ali onde o povo estava, e hoje, está para representar e ser a voz do povo de Itaú. Ciro Bezerra ainda foi enfático em dizer que sempre estaria ao lado de Edons Melo. O prefeitavel era ovacionado pelo povo a todo momento do seu discurso.

Mas quem mesmo não continha o povo que ali estava, era o atual prefeito Edson Melo que falou sobre as perseguições que vinha sofrendo desde o início, na escolha do seu sucessor e que ele, não iria escolher, aquele que um grupinho preferia, mas sim a “vontade do povo” era quem prevaleceria, e assim o fez, contrário aos desejos dos familiares e a maior parte do grupo que o apoiavam. Edson Melo decidiu por Ciro Bezerra.

Edson ainda disse que “Itaú era uma cidade que ele tinha vergonha de andar no Rio Grande do Norte, uma cidade que não era falada, não era conhecida” disse. O Prefeito ainda foi enfático em dizer que busca dia e noite recursos para melhorar cada vê mais a cidade de Itaú, e que faria Ciro Bezerra prefeito, não por ser Rufino, mas por se honesto e acreditar no seu trabalho.

O mesmo ainda justificou ao povo itauense o porque de não está acompanhando o seu Candidato Ciro Bezerra em suas visitas domiciliares: “Não pude sair ainda nas casas de vocês pedindo voto, sabe porque, porque eu não tenho ainda condições de sair tô com minha esposa doente vendo ainda se eu pego a curo dela porque eu levei um baque muito grande que foi a perda da minha filha essa filha que eu queria muito bem e depois disso teve o baque da minha família”. Edson Melo se referiu as brigas entre a família Melo que gerou a divisão do grupo.

De acordo com Edson Melo esses foram os motivos que o impedem de ir até as casas dos itauenses nesse período eleitoral. Ele ainda disse acreditar na honestidade de Ciro Bezerra em governar Itaú, pois ele daria continuidade aos trabalhos que vem sendo desenvolvidos por ele.

Edson Melo encerrou seu discurso pedindo o voto para os vereadores da coligação vontade do povo e para Ciro Bezerra.






















Arlindo Maia da Redação do Cidade News Itaú
Leia Mais ››

POLICIAIS DE MACAU E ALTO DO RODRIGUES COLOCAM MAIS UM TRAFICANTE NA CADEIA



Na noite de ontem 28 de julho por volta das 22:00h uma operação comandada pelo Ten. Silva Neto, GTO de Macau e com apoio dos eficientes e  experientes Sds Alcântara e Nelson colocaram atrás das grades mais um traficante da cidade de Alto do Rodrigues.
As informações são que o traficante preso é Cristiano dos Santos Silva, 20 anos e um menor de iniciais B.S.C. 16 anos residente na rua José Jorge da Neves, Alto São Francisco na cidade de Alto do Rodrigues.
A polícia acredita que o menor fazia o chamado aviãozinho, uma espécie de entregador da droga, no celular no menor tinha a seguinte mensagem. “Renato ta mandando tu vim deixar o flagrante de Rocha”. Com isso a polícia trabalha no intuito de localizar e prender, esses meliantes colocando assim um fim ou amenizando o comercio de drogas na região.
Parabéns a todos os policiais envolvidos nesta boa ação.

Fonte: Focoelho/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PM’s e agentes penitenciários encontram maconha dentro de margarina no Presídio de Parnamirim


Foto: Reprodução do Twitter de M Silva


Policiais militares e agentes penitenciários acabaram de encontrar um tablete de maconha dentro de uma caixa de margarina no Presídio Estadual de Parnamirim. 

A droga foi encontrada durante a revista que é feita no material levado por familiares aos presos. Ana Kelly Gomes tentava entrar com a maconha na unidade prisional. 

As primeiras informações dão conta que ela seria reincidente na prática. Ela estava acompanhada de duas crianças com 7 e 8 anos.

Fonte: Eduardo Dantas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Comerciante vítima de sequestro foi atingido pelo os bandidos na hora que saltou do carro em Caicó/RN


LOCAL ONDE HOUVE O CONFRONTO


O tiro disparado contra o comerciante Edivan Lino dos Santos, "Galalego do Supermercado", 45 anos, foi efetuado por um dos sequestradores no momento em que houve o confronto com a Polícia Militar e a vitima aproveitou-se do momento e tentou saltar do veículo.
Edivan Lino foi surpreendido pelos sequestradores quando estava fechando o Supermercado Recreio na zona Norte da cidade de Caicó e os bandidos o abordaram anunciaram o sequestro e pediram para o mesmo pegar o veiculo e seguir em direção a Natal, pois se tratava mesmo de um sequestro.
Quando a vitima saiu do seu estabelecimento comercial junto com os bandidos a sua esposa que estava na parte superior do prédio chamou a Policia e rapidamente uma viatura se deslocou até o local e deu de cara com o veiculo da vitima sendo que este foi o momento exato em que houve o confronto e os bandidos conseguiram fugir se embrenhando no mato em direção ao serrote branco.
A vitima relatou que durante todo tempo da ação desde o inicio ainda no supermercado os bandidos estavam com as armas de fogo apontadas para a sua cabeça. Os criminosos usava calça azul e sem camisa e outro indivíduo estaria usando camisa listrada que também foi deixada no local.

Fonte: Eduardo Dantas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PMs agem rápido, trocam tiros com bandidos e resgatam comerciante que estava sendo sequestrado


VEÍCULO DA VÍTIMA
COMÉRCIO DA VÍTIMA
CÁPSULAS ENCONTRADAS APÓS A TROCA DE TIROS


Um suposto assalto seguido de sequestro foi registrado na noite deste sábado (28/07), por volta de 20h30, no Supermercado Recreio localizado na Zona Norte da cidade de Caicó e teve como vitima o comerciante conhecido como "Galego do Supermercado",  proprietário de um comercio onde foi vitima da ação dos bandidos.
Os bandidos chegaram ao supermercado e colocaram a vitima dentro do seu próprio carro, um cross fox,  e em seguida fugiram pela rua lateral do Hospital Milton Marinho em direção ao Bairro Boa Passagem sendo que na fuga os bandidos deram de cara com uma viatura da Rádio Patrulha do 6º BPM e começaram a atirar contra os PM's atingindo a parte da frente da viatura. 
Os Policiais reagiram a ação criminosa e passaram a atirar contra os bandidos e na troca de tiros o comerciante Galego foi atingido com um tiro e socorrido pelo corpo de bombeiros e passa bem.
Durante a troca de tiros os bandidos que seriam em número de três abandonaram o carro e fugiram provavelmente em direção ao serrote branco na saída para o sitio baixa verde. Várias guarnições da Policia Militar foram acionadas e realizam buscas a procura dos criminosos.  A Policia ainda sabe se realmente foi um simples assalto com refém ou um sequestro para execução.
A ação rápida da Policia Militar de Caicó através de uma Guarnição da Rádio Patrulha ao ir de encontro ao carro do comerciante "Galego do Supermercado" e enfrentar com coragem os bandidos que sequestraram o comerciante.
 A ação dos Policiais foi fundamental para a libertação da vitima que mesmo ferida saiu com vida desta ação criminosa graças ao trabalho feito de forma séria por parte da Policia Militar da cidade de Caicó.
 Se não fosse o trabalho da Policia não se sabe o que poderia ter acontecido com o comerciante Galego do Supermercado, até o momento não se sabe se foi um assalto frustrado, um sequestro por dinheiro ou mesmo uma tentativa de levar a vitima para ser executada por algum motivo. 

Fonte: Eduardo Dantas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tentativa de homicídio foi registrada neste Sábado em Parelhas/RN


IMAGEM ILUSTRATIVA


Mais uma tentativa de homicídio foi registrada na noite deste Sábado (28) por volta das 20h40min em Parelhas.
A ação foi registrada na Rua Comendador José Gomes no Bairro Cruz do Monte onde teve como vitima o cidadão identificado como JOSÉ DOMINGOS FÉLIX 45 ANOS, residente no Bairro acima citado.
O mesmo foi atingido por um disparo de arma de fogo em uma das pernas.
De imediato foi socorrido para a urgência do Hospital Dr. José Augusto Dantas onde recebeu atendimento médico e em seguida foi liberado.
A Policia Militar foi acionada esteve no local da ocorrência mas populares que estavam nas proximidades do fato não repassaram nenhuma informação sobre o suspeito do disparo.
A vitima também não revelou quem seria o acusado e não falou a motivação da tentativa de homicídio.

Fonte: PM Currais Novos/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jovem de 23 anos é assassinado e outro fica baleado neste sábado em Santa Cruz/RN


JOVEM HERBERT MORTO COM DISPARO NO ROSTO
HERBERT APESAR DO SOCORRO NÃO RESISTIU


Por volta das 4h00 da manhã deste sábado (28/07), o jovem HERBERT DIEGO ASSAN SOUZA DA SILVA, 27 ANOS, foi assassinado no bairro 3 a 1, em Santa Cruz.
De acordo com a Polícia Militar, várias pessoas estavam no trailer Boca da Noite e de repente um homem chegou numa moto, portando arma de fogo  e mandou que todos corressem que iria atirar. O jovem que estava sentado não teve tempo de sair e acabou sendo atingido com um tiro na boca. Após o disparo o homem fugiu de moto com destino ignorado.
Herbert Diego ainda foi socorrido ao hospital Regional Aluísio Bezerra, mas já chegou sem vida. 
Através do 190, a polícia recebeu a denúncia de que o autor do disparo foi uma pessoa conhecida por GALEGO SASSARÁ, acusado de já ter praticado um outro homicídio.
A 4ª Companhia de Polícia também registrou outra tentativa de homicídio, na madrugada deste Sábado, por volta da  1h00 da manhã, nas imediações do Beira Rio. A vítima, ALESSANDRO ALVES RODRIGUES, foi atingido por um tiro na coxa e encaminhado ao hospital Walfredo Gurgel, em Natal.  Há suspeita que o Galego Sassara também esteja envolvido nesta tentativa de homicídio.
O caso agora será investigado pelos policiais da 9ª DRP.

Fonte: PM Currais Novos/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex-proprietário de carro é penalizado por não comunicar venda


O ex-proprietário de um veículo, que não comunicou a venda do bem ao DETRAN, terá mesmo que arcar com débitos, já que não comprovou, nos autos do processo, que realizou o procedimento exigido conforme o artigo 333 do Código processual civil.

 O autor da ação chegou a mover recurso junto ao TJRN (Apelação Cível n° 2011.010633-7), mas os desembargadores mantiveram a sentença inicial, dada pela 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, que não deu provimento ao pedido do então proprietário.

O pedido do recurso é relacionado à responsabilidade pelo pagamento do IPVA desde o ano de 2000 do veículo. Mas, a decisão ressaltou que já é estabelecido em legislação que o IPVA incide diretamente sobre o automotor, e o proprietário, na qualidade de contribuinte, é responsável pelo seu recolhimento.

No que se refere ao procedimento previsto no artigo 134, do Código de Trânsito Brasileiro, a ausência de comunicação pelo vendedor ao órgão de trânsito implicará em responsabilização solidária, apenas e tão-somente pelas multas e reincidências até a data da sua comunicação, mas tal dispositivo não se refere a qualquer espécie de tributo.

“Ocorre que, do compulsar dos autos, mormente dos fundamentos fáticos trazidos pelo apelante e dos elementos probatórios juntados pelas partes, percebe-se que não restou comprovado que o veículo sobre o qual está incidindo o imposto sobre a propriedade não é mais de propriedade do apelante, como afirma”, define o relator do processo no TJRN, desembargador João Rebouças.

Fonte: TJ-RN/Nosso Paraná/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia russa encontra garota de 5 anos que vivia com vacas e se comunicava mugindo, diz jornal



Reprudução/"Daily Mail"
Reprodução do site do jornal "Daily Mail"

Uma garotinha de cinco anos foi encontrada vivendo com vacas em uma fazenda nos Montes Urais, na Rússia, e só consegue se comunicar soltando gritos semelhantes a mugidos. 
A menina, que não teve o nome divulgado, foi resgatada pela polícia russa após a denúncia de um vizinho da fazenda.
Segundo o jornal britânico “Daily Mail”, a criança não sabia comer corretamente, preferia beber leite em uma panela e estava com pouca roupa.  
"Recebemos uma chamada dizendo que uma garota vivia junto com as vacas e quando checamos, era verdade", disse um dos oficiais ao jornal.
A menina também era presa em uma espécie de armazém por seus pais. A garota foi enviada a um centro de reabilitação e já está com uma família adotiva. 
Segundo o “Daily Mail”, não é o primeiro caso de uma criança que é encontrada vivendo com animais em campos da Rússia.
Em 2009, Natasha Mikhailova foi encontrada no apartamento de seu pai, em Chita, vivendo com os cães da família. A menina, que também tinha 5 anos, só se comunicava por latidos.

Fonte: Anchieta França/Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Candidatos, comitês financeiros e partidos têm até o dia 2 de agosto para fazer prestação de contas parcial


Candidatos, comitês financeiros e partidos políticos têm até a próxima quinta-feira (2) para entregar à Justiça Eleitoral a primeira prestação de contas parcial de campanha. O prazo para entrega começou no sábado (28), conforme regra do artigo 60 da Resolução nº 23.376/2012, do Tribunal Superior Eleitoral.

Os relatórios parciais têm o objetivo de dar publicidade à movimentação de recursos durante o curso da campanha, e consistem em demonstrativos contendo discriminação das receitas arrecadadas e dos gastos realizados até então por todos os entes atuantes no pleito (candidatos, comitês financeiros e partidos políticos).

De acordo com a resolução do TSE, esses demonstrativos devem ser elaborados por meio de utilização de software especifico desenvolvido pela Justiça Eleitoral, o Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), e enviados exclusivamente pela internet.

Para isso, o usuário deverá instalar em seu computador o aplicativo, que já está disponível para download na sua versão atualizada (1.03), em http://www.tre-rn.jus.br/eleicoes/eleicoes-2012/prestacao-de-contas.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex-prefeito de Assu é condenado a ressarcir em mais de R$ 1 milhão os cofres públicos


O ex-prefeito da cidade de Assu, José Maria de Macedo Medeiros, foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado a ressarcir os cofres públicos em mais de R$ 1 milhão. A relatora do processo foi a conselheira Adélia Sales. Ela defendeu a condenação do ex-gestor que devolverá R$ 1.055.975,42, em razão de despesas não comprovadas no período de maio a dezembro de 2000.

O ex-prefeito de São Bento Aldemir Elias de Morais também sofreu condenação do TCE. Ele deverá pagar “R$ 346.912,96, ante a omissão dolosa do gestor em prestar contas, além de multa ao responsável no valor de R$ 121.419,53″, como diz um dos trechos do documento emitido pelo TCE. As contas reprovadas são referentes ao primeiro bimestre de 2004.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PF chega à grande fortuna de Cachoeira


Ao desbaratar a organização do contraventor Carlos Cachoeira, a Polícia Federal confiscou 36 fazendas, 58 apartamentos, 13 casas, 18 imóveis comerciais, 74 terrenos, 51 carros, 32 motos, quatro caminhões, 21 empresas e 3.415 cabeças de gado. Estes bens estão avaliados em R$ 167,3 milhões. A PF também confiscou na casa de Cachoeira R$ 195 mil em espécie, 15 mil euros e mil dólares. Os delegados da Operação Monte Carlo estão agora atrás do dinheiro que a organização tem em paraísos fiscais no exterior.

Análise de mercado feita pela Polícia Federal na Fazenda Gama, de Carlos Cachoeira, mostra que a área de 4 mil hectares comprada por R$ 17,5 milhões, passaria a valer mais de R$ 4 bilhões, se regularizada para fins de loteamento urbano. O local da fazenda é de propriedade da Aeronáutica, mas acabou sendo negociada com o contraventor. Por isso, a organização de Cachoeira se aproximava do governador Agnelo Queiroz (PT). O objetivo do grupo era garantir que a Terracap, estatal do governo de Brasília responsável pela administração dos imóveis públicos, agisse em seu favor.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TSE diz que 23 candidatos morreram antes das eleições


O Tribunal Superior Eleitoral – TSE, divulgou hoje (27) que, depois de registrarem suas candidaturas, 23 candidatos faleceram em vários municípios do país. De acordo com o site Terra, dos 23 falecidos, 20 eram candidatos a vereador, três eram postulantes ao cargo de gestor municipal e um, candidato a vice-prefeito.

Dos três candidatos a prefeito que faleceram, dois eram pernambucanos, como foi divulgado por este blog. O candidato a prefeito de Belo Jardim, Karley Gerlan Barros de Melo (PTC), foi assassinado no dia 9 de julho. Já o candidato à Prefeitura de São José do Belmonte, Carlos Antonio Gomes da Cruz (PR), mais conhecido como Cacau do Banco, morreu após um infarto, dentro do seu carro, enquanto saia para percorrer a Zona Rural do município.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TIM pretende retomar vendas nesta semana


A TIM espera retomar nesta semana, 1º de agosto, as vendas de seus planos e serviços de telefonia celular.

A informação foi dada pelo presidente da companhia Andrea Mangoni, ao jornal Valor Econômico, em Brasília.

A empresa está proibida de vender novos chips em 18 estados e no Distrito Federal, segundo determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que afetou também Claro e Oi.

O presidente da TIM acredita que até o prazo citado a empresa possa esclarecer dúvidas técnicas que pairam sobre o seu plano de investimento nos próximos dois anos.

Além de Mangoni, o próprio presidente da Telecom Italia, controladora da TIM, Franco Bernabè, também esteve em Brasília.

O executivo classificou o Plano de Ação de 800 páginas da TIM como bastante articulado.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia contabiliza quatro casos de sequestros envolvendo mossoroenses

clayton_pinho_3
Durante a semana que passou, os veículos de comunicações trouxeram noticiários sobre o sequestro que envolveu o empresário Porcino Fernandes Segundo, o "Popó Porcino", 19, filho de Porcino Júnior, um empresário de Mossoró. Ele havia sido sequestrado na madrugada do domingo, 17 de junho, num parque de vaquejadas em Ceará-Mirim e libertado na manhã da última terça-feira, durante ação das polícias civil e militar, que o resgatam com grande êxito, sem nenhum ferimento e sem pagar resgate.
No entanto, casos envolvendo sequestros em Mossoró não são mais novidades. Outros três empresários já haviam sido raptados por quadrilhas, de acordo com registros da Polícia Civil.
Segundo informações repassadas pelo delegado Clayton Pinho, titular da Delegacia Regional da Polícia Civil de Mossoró, um dos mais dramáticos que ocorreu foi o do empresário Francisco de Assis Neto, conhecido como "Assis da Usibras", que passou 35 dias em poder de uma quadrilha cearense.
Assis foi pego pela quadrilha no dia 16 de dezembro de 2004, na época com 61 anos, quando fazia cooper no bairro Aeroporto, em Mossoró, nas proximidades do Posto Brasil, localizado na Avenida do Contorno. Ele só foi libertado 36 dias depois, no dia 21 de janeiro de 2005.
"Durante o tempo em que esteve em poder da quadrilha, ele ficou acorrentado em precárias condições na comunidade rural de sítio Ribeiro, imóvel comprado previamente pelo grupo de sequestradores, na cidade de Potiretama, proximidades de Fortaleza" relembra o delegado.
Assim como Popó Porcino, Assis da Usibras foi libertado mediante ação conjunta das polícias do Rio Grande do Norte e Ceará, que estouraram o cativeiro e prenderam os acusados.
"Quando a polícia invadiu o cativeiro foram presos o baiano César Almeida de Andrade, o "César Alemão", líder do bando, que mesmo se locomovendo em uma cadeira de rodas chefiou o sequestro. Celso Almeida de Andrade (irmão de Celso Alemão) e o cearense Alexssandro Fabrízio Braga Maia. O José Carlos de Lima, natural de Pernambuco, e Silvânio Soares da Silva, de Tocantins, foram presos antes, no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, quando se preparavam para fugir", destacou Clayton Pinho.
Os arquivos do Ministério Público dão conta que posteriormente, em março de 2005, o policial civil cearense Jucier de Oliveira Soares, responsável pela logística da quadrilha, também foi preso.
Na época do sequestro, os bandidos pediam um resgate de U$S 1,5 milhão de dólares, equivalente à época a algo superior a R$ 4 milhões, valor que, segundo a família, não foi pago.
Ainda de acordo com o delegado Clayton Pinho, todos os quatro sequestros envolvendo mossoroenses os marginais foram presos. "Nos casos envolvendo sequestro em Mossoró, a polícia agiu brilhantemente e conseguiu colocar na cadeia os responsáveis e isso é uma coisa boa para a população, que não tem porque não confiar na qualidade da polícia", concluiu. 
"A polícia do RN está preparada para combater sequestradores, a prova é a libertação de Popó", diz subsecretário da Sesed

"O Rio Grande do Norte tem uma das polícias mais bem preparadas do Brasil. Usamos o que temos de melhor em temos de tecnologia investigativa e estamos preparados para combater a ação das quadrilhas, sejam quais forem. A prova é a libertação de Popó Porcino, que ocorreu esta semana, sem pagamento de resgate e ileso", explicou o secretário Silva Júnior, adjunto da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) durante entrevista ao O Mossoroense.
De acordo com o secretário, a resposta que as polícias civil e militar deram à sociedade, no caso Popó Porcino, mostra como o trabalho de investigação surtiu efeito. "Primeiro deixamos a família à vontade para negociar o caso, depois montamos a nossa estratégia de ação e em um trabalho paralelo começamos a rastrear os passos da quadrilha e esperar o momento certo de agir, sem colocar em risco a vida do rapaz", contou.
Para Silva Júnior, a tecnologia empregada no caso pela Polícia Civil é uma das melhores do país, que permitiu monitorar e rastrear ligações telefônicas dos bandidos, que eram feitas para a família de Popó Porcino. "As escutas foram fundamentais para o trabalho policial. E para ter mais uma precisão, passamos a usar agentes treinados e bem qualificados nesse tipo de crime", concluiu.

"O sequestro pode ser prevenido sim", diz especialista em segurança pessoal e empresarial

Especialista em segurança pública, pessoal e empresarial, Marcy José de Campos Verde publicou em sua página na internet, essa semana, alguns cuidados práticos e tecnológicos sobre a questão de sequestro. Ele alerta que existem muitas maneiras de se evitar raptos e aconselha como o cidadão deve proceder.
De acordo com Marcy José, não existe barreira intransponível, ela apenas retarda ou dificulta a ação de um intruso. Toda barreira física pode ser ultrapassada, desde que haja determinação, tempo suficiente, ferramentas eficazes e habilidade no seu uso.
O planejador deve elaborar um sistema antissequestro em profundidade, aliando as barreiras físicas, eletrônicas e humanas de tal forma que o somatório dos tempos de retardo, de cada barreira, dê o resultado esperado, de modo que a detecção e a reação possam acontecer.
Para ele existem três metas fundamentais em plano de segurança: proteção às vidas, proteção da propriedade e a restauração de atividades e operações normais. Já em relação aos tipos de sequestradores que existem no Brasil, o fator motivacional é o dinheiro, ou seja, visam arrecadação de numerário.
O perfil do alvo em potencial geralmente é o do executivo de um grande grupo de empresas familiares. Com a entrada no mercado dos sequestras dos grupos criminosos profissionais, este perfil pode sofrer mudanças, tendo em vista os objetivos dos seus autores.
Geralmente, para os sequestros, os fatores riqueza, filosofia de pagamento, segurança (facilidade de acesso) e a proximidade com o alvo (maior será a mobilização para o pagamento do resgate) são os pontos de alavancagem para a seleção.
A vítima pode ficar vendada e acorrentada, outras vezes pode ficar encapuzada. A vítima pode ser agredida ou sofrer violência psíquica ou física (mutilação da orelha, dedo, etc.), sendo que isto pode ser gravado em fitas de vídeo e enviadas à família para que as negociações sejam encerradas rapidamente e o valor do resgate seja pago ou para que a vítima forneça mais detalhes sobre a estrutura da empresa, em relação ao sequestro, se houver, e quem efetivamente vai autorizar o pagamento.
"O levantamento da rotina do alvo engloba basicamente horários de entrada e saída, tanto da residência como do trabalho ou outros locais usualmente frequentados, itinerários, condutas de seus empregados. São feitos testes de conduta para verificar as respectivas reações, como por exemplo simular um acidente de trânsito, simular uma pessoa pedindo esmola, se passar por um ambulante", destaca.
Ainda de acordo com o especialista, as estatísticas dos locais onde os sequestros ocorrem, demonstram que a maior incidência é durante o trajeto residência-escritório-residência, ou em pontos de lazer da eventual vítima. "São locais cotidiano, que a vítima relaxa e pensa que está a salvo".
"Quando ocorre um sequestro, a melhor coisa a se fazer pela família da vítima é deixar que a polícia atue, mesmo que esteja sendo pressionada pelos bandidos", concluiu.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fugitivo de Justiça dizia que era Renato Fernandes para aplicar golpes


SESED
Edilson já foi condenado por sequestro e outros crimes

A polícia do Rio Grande do Norte está empenhada em localizar e prender o fugitivo de Justiça Edilson Genésio da Silva, de 32 anos, um sujeito cabido, atrevido, audacioso e perigoso.

Edilson Genésio estava se passando pelo secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, Renato Fernandes, para enganar empresários do ramo de turismo.

O sujeito da foto leu o livro Dicionário da Sociedade, de Paulo Macêdo, que conta detalhes a respeito de empresas e empresários. És de fato uma obra importante.

Mas para Edilson Genésio, o livro foi usado para outros fins. Com as informações, ele ligava para o empresário, dizia que era Renato Fernandes, e pediu para trocar um cheque.

O valor era baixo, cerca de R$ 1,8 mil, para a vítima não desconfiar. Fez isto com Arituba Turismo e Potiguar Turismo. Ele não ia pessoalmente pegar o dinheiro e entregar o cheque.

O cheque era roubado. Mandava o comparsa João Maria entregá-lo e receber o dinheiro. 

Depois de enganar Arituba e Potiguar Turismo, tentou Fernando Bezerril, que desconfiou e ligou para Renato Fernandes, que imediatamente acionou a Secretaria de Defesa Social.

A troca do cheque com Fernando Bezerril seria hoje. Os policiais ficaram lá aguardando e prenderam o João Maria em flagrante, mas Edilson Genésio escapou.

O sujeito Edilson Genesio da Silva, de CPF 008.371.064-78, com 32 anos, já é um velho conhecido da Polícia. Entre suas vitimas, até o falecido ex-ministro Aluízio Alves.

Ele chantageava Aluízio Alves dizendo que se ele não desse dinheiro a ele, o matava. Edilson Genésio também é condenado por seqüestro, assalto e etc...

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Caso Cinthia: delegado indicia suspeito por estupro seguido de assassinato


Residência do suspeito foi queimada após o sepultamento da menina Cinthia

O delegado Renato Batista da Costa, de Areia Branca, que preside as investigações do estupro seguido de morte da menina Cinthia Lívia, de 12 anos, no dia 21 de julho, na praia de Tibau, disse que vai ouvir amigos e familiares da vítima a partir de segunda-feira.

Neste final de semana, o delegado disse que vai destinar para organizar a documentação apreendida durante a operação que resultou no esclarecimento do caso, que contou com 7 equipes de policiais civis de Mossoró, além de policiais militares.

O fato da casa de Poliano Cantarelle, de 35 anos, que confessou o crime, ter sido queimada pela população nesta sexta-feira, dia 27, pode atrapalhar a Polícia Civil no decorrer das investigações, porém o delegado ressaltou que a casa já havia sido revistada.

E foi na revista da residência, que o delegado disse que encontrou inúmeras fotografias de crianças nuas e seminuas, além de mulheres de biquíni na praia e em outras situações, o que já indica um comportamento distorcido do suspeito Poliano Cantarelle.


O psiquiatra Genário Freire, consultado pelo Defato.com, traçou um perfil aproximado (requer mais estudos) do suspeito Poliano Cantarelle (foto). 

Renato Batista disse que neste momento da investigação não vai requerer apoio de profissionais da psiquiatria para formatar o indiciamento de Poliano. “Esta fase vai ficar para o Poder Judiciário, já com atuação do Ministério Público e da defesa do réu”, explica.

Com a documentação apreendida, com apoio do Conselho Tutelar de Tibau e as informações que estão chegando a todo momento ao conhecimento da Polícia, o delegado Renato Batista vai ouvir em depoimento todos os parentes da menina Cinthia Lívia.

“Inclusive, vamos ouvir a mulher do suspeito, que está grávida, na próxima semana. Já o indiciamos por estupro seguido de morte e ocultação de cadáver e agora vamos concluir a investigação e enviar a documentação a Justiça. Queremos concluir antes do prazo de 30 dias”, diz Renato Batista.

Sobre o indiciamento – O delegado Renato Batista disse que o suspeito Poliano Cantarelle foi indiciado por estupro seguido de homicídio, que o Código Penal prevê pena de 12 a 30 anos de prisão. Ele explicou porque estupro, mesmo sem a confirmação técnica do Instituto Técnico-científico de Policia (ITEP). “É que se configura estupro forçar o ato sexual com menores de 13 anos e isto o réu confessa espontaneamente que fez e as provas juntadas indicam claramente neste sentido”, explica o delegado Renato Batista.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Caminhão carregado de cerveja tomba na BR405, próximo a entrada para Severiano Melo-RN



  Aconteceu na noite deste sábado (28/07) um acidente de trânsito envolvendo um camião que pertence a uma distribuidora da cidade de Pau Dos Ferros, no trecho da BR 405 próximo a entrada para a cidade de Severiano Melo.
  O acidente aconteceu por volta das 10h00min quando, segundo informações colhidas pela equipe do Plantão Apodi que esteve no local, o motorista do camião do tipo Atron 1319, de cor vermelha e placas NOE-5394, que fazia transporte de bebidas vindo da cidade de Mossoró-RN e seguia para a cidade de José Da Penha-RN, tentou desviar alguns buracos e perdeu o controle do veículo. Felizmente, nem o motorista nem o ajudante que o acompanhava nada sofreram.
  Após saírem ilesos do acidente o motorista e seu ajudante ainda tiveram que passar por outro momento muito tenso. Após o acidente muitos populares chegaram e começaram a saquear a carga, o motorista do caminhão ainda tentou impedi-los, porém eram muitos e ainda conseguiram levar uma boa parte da carga antes que a polícia chegasse. 
  A polícia militar da cidade de Itaú-RN e o GTO/Apodi foram ao local e conseguiram acalmar a situação, fazendo o isolamento até a chegada da PRF e de outro caminhão para levar o que sobrou da carga.





Fonte: Plantão Apodi/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Individuo é preso em Mossoró passando trote para o Samu


Um elemento foi detido por policiais, logo após a pratica de um trote para a central de atendimento do Serviço de Atendimento Medico de Urgência, Samu em Mossoró RN.

O elemento disse que estava passando mal em uma lanchonete no centro da cidade e quando a equipe chegou ao local se tratava de um trote e o elemento estava sendo conduzido pelos militares.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou a lei que prevê multa para quem realizar trotes nos telefones de atendimento do Corpo de Bombeiros (193), Polícia Militar (190) e Serviço de Atendimento Médico de Urgência, o Samu (192).

Aqui em Mossoró, só precisava os policiais conduzir e apresentá-lo a ““Velha””. Depois podia liberar

Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO BAIRRO SANTA HELENA EM MOSSORÓ.


Foi registrado na noite deste sábado (28/07), por volta das 22:15min, em Mossoró no bairro Santa Helena, uma tentativa de homicídio.
A vítima de nome Júlio César Gomes de Lima, 18 anos, morador da Rua Riachuelo nas Barrocas, foi alvejado com quatro disparos de arma de fogo, ao sair de uma seresta no bairro Santa Helena.
Após ser alvejado quatro vezes nas costas a vítima foi até sua residência nas Barrocas andando e pediu socorro.
ALFA-01 SAMU, Dr. Haroldo, Cléverton, Aíla e Risalva, foram acionados e socorreram Júlio César para o HRTM. Seu estado de saúde inspira cuidados. Ele não soube ou não quis informar que seria o autor dos disparos.


PASSANDO NA HORA



PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA


Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››