sábado, novembro 18, 2017

211º Homicídio em Mossoró 2017: Homem é morto e a mulher baleada dentro de casa no Assentamento Sol Nascente


A Polícia Militar, registrou por volta das 02h10min desta madrugada de sábado 18 de novembro de 2017, mais um homicídio a bala na cidade de Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. 

O crime aconteceu no Assentamento Sol Nascente, distantecerca de 1,5 km da zona urbana da cidade. Um homem identificado como Ilmar Benício do Carmo, 32 anos foi assassinado a tiros dentro de casa. A mulher dele,Izamara Ferreira de Souza, foi baleada e socorrida pelo Samu para o Hospital Tarcísio Maia. 

A Polícia Militar, informou que cerca de cinco homens, armados de escopeta calibre 12, e pistolas ponto 40 e 380,arrombaram a casa, pelo telhado e pela porta da frente e executam Ilmar,que dormia com a esposa em um dos quartos da casa. 

Ainda de acordo com a PM, os criminosos, chegaram a pé,uma parte do grupo usou uma escada para subir na casa e de cima do telhado efetuaram os disparos. Os outros criminosos ficaram em baixo, arrombaram a porta,invadiram a casa e executaram a vítima, que ainda tentou correr, mas tombou sem vida na cozinha da residência. 

A Mulher de Ilmar,Izamara Ferreira foi atingida com disparos na região torácica e está internada em estado grave no HRTM. 

O delegado de plantão Dr. Valtair Camilo de Paiva, esteve no local, fazendo os primeiros levantamentos, sobre o crime e informou que houve troca de tiros e que um dos criminosos possivelmente saiu ferido. 

Um familiar informou a autoridade policial, que Ilmar Benício possuía arma de fogo e que a mesma foi levada pelos criminosos. Minutos depois do crime, um homem deu entrada ferido a bala no Hospital Tarcísio Maia. A Polícia não confirmou se o baleado está envolvido no assassinato e tentativa de homicídio ocorridos no Assentamento Sol Nascente. 

Policiais militares foram até o hospital, mas quando chegaram lá, o homem já havia deixado a unidade hospitalar e evadido-se. 

No local do crime, a perícia criminal, recolheu várias cápsulas de pistolas e estojos de calibre 12. Segundo o perito criminal, Jader Viana, Ilmar foi atingido com cerca de 17 disparos. 

Até o momento não há informações sobre a motivação do crime, mas a polícia já sabe quem são os autores do assassinato de Ilmar Benício. 

O corpo dele, foi removido do local, após a perícia realizada pela equipe do ITEP e encaminhado a base do órgão para fins de necropsia. 

Com mais um homicídio registrado em Mossoró, a cidade passa a contabilizar 211 assassinatos no ano. O caso será investigado pela Divisão de Homicídios.













Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Acusado de matar a ex-mulher no Forno Velho é preso pela Força Tática na Estrada do Óleo em Mossoró

Policiais da Força Tática do 2º BPM, capturaram na manhã desta sexta feira 17 de novembro, o foragido da justiça, Ítalo Carlos de Paula Silva, acusado de um homicídio contra sua ex-mulher

Ítalo Carlos, estava com mandado de prisão em aberto, solicitado à justiça, pela DHPP, pois o mesmo é o principal suspeito de ter matado sua ex-companheira, Ana Cristina Pereira, 24 anos, morta a facadas na última segunda feira (13). 

Ana Cristina, foi esfaqueada em via pública na tarde de domingo, 12 de novembro, no bairro Forno Velho, onde morava e morreu no dia seguinte no Hospital Tarcísio Maia. 

O delegado Rafael Arraes, com sua equipe deu início as investigações e depois que identificou o acusado do crime, solicitou à justiça o mandado de prisão dele, que foi expedido nesta quinta feira (16). 

No final da manhã de hoje, os policiais da FT receberam informações sobre o paradeiro do homicida, que estaria escondido em uma empresa de reciclagem na Estrada do Óleo. A equipe foi até o local e depois de montar um cerco, conseguiu capturar o criminoso. 

Segundo a FT, ao ser abordado,o foragido tentou enganar os policiais, se apresentando com nome falso, mas logo foi desmascarado. 

Após ser preso o acusado foi encaminhado à Divisão de Homicídio e depois dos procedimentos,o mesmo foi levado ao ITEP para identificação criminal e exame de corpo de delito, sendo conduzido à Cadeia Pública em seguida, onde aguardará julgamento, pelo Tribunal do Juri Popular.

Ana Cristina foi morta  a facadas e segundo a investigação da DHPP pelo ex-marido Ítalo Carlos

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

210º Homicidio em Mossoró 2017: Jovem é morto a facada na Comunidade da Maisa

O Jovem, Francisco Alexsandro Silva Moura, de 23 ano, foi morto a golpes de faca peixeira no final da manhã desta sexta feira 17 de novembro, na Comunidade Vila Maisa, zona rural de Mossoró, no Oeste do RN. 

Segundo informações de testemunhas, vítima e acusado,estavam jogando sinuca em um bar, quando se desenteram e o jovem Francisco Alexandro acabou sendo furado e morto. 

Ainda de acordo com informações,após a discursão, os dois deixaram o estabelecimento e nas proximidades de um parquer de diversão, voltaram a discutir. 

A vítima teria pego um pedaço de madeira para se defender, já que o rival, estava armado de faca peixeira. Durante o bate boca,o acusado desferiu um golpe de faca na região torácica da vítima,que ainda correu cerca de 100 metros, mas tombou sem vida. 

O suspeito do crime, que já foi identificado pela Polícia, fugiu e segundo informações em direção a zona urbana. 

O corpo da vítima foi recolhido do local, pela equipe do ITEP, para a sede do órgão onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento. 

Com mais um homicídio registrado em Mossoró, a cidade passa a contabilizar 210 assassinatos no ano. O crime será investigado pela DHPP, que esteve no local, fazendo os primeiros levantamentos.








Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Gerente e filho são amarrados e agência dos Correios roubada no interior do RN

Agência dos Correios de Pendências foi fechada depois do crime (Foto: Lord Willys Fotografia)Os Correios da cidade de Pendências, na região Oeste potiguar, foi alvo de uma ação criminosa na manhã desta sexta-feira (17). Para chegar ao cofre, um bandido fez a gerente da agência e o filho dela reféns.
Segundo a Polícia Militar, o filho da gerente foi rendido por volta das 8h e forçado a dizer onde a mãe morava. Ele também foi obrigado a ligar para ela e chamá-la. Quando a gerente foi até a porta de casa para atender o filho, também acabou rendida. Em seguida, mãe e filho foram colocados no carro da família e levados até a agência.
O filho foi amarrado dentro da mala do veículo. Já a mãe, amarrada no banco de trás. Os Correios não revelaram a quantia levada pelo criminoso.
Ainda segundo a PM, o assaltante fugiu da agência levando a gerente e o filho, que foram libertados em Porto do Mangue, município vizinho a Pendências.
As investigações ficarão sob a responsabilidade da Polícia Federal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Suspeita de homicídio no Acre, mulher é presa ao visitar marido no Presídio Federal de Mossoró

Viviane Iracema Matos Mota (Foto: Sesed/Divulgação)
Suspeita de um homicídio no Acre, uma mulher foi presa nesta quinta-feira (16) no Rio Grande do Norte ao visitar o marido, que cumpre pena no Presídio Federal de Mossoró.
Segundo a Polícia Civil potiguar, Viviane Iracema Matos Mota foi presa por agentes da 2ª Delegacia Regional de Mossoró em cumprimento a um mandado de prisão temporária expedido pela 2ª Vara Criminal de Rio Branco. No momento da visita, os agentes penitenciários federais descobriram que Viviane tinha o mandado em aberto e acionaram a delegacia.
Após ser presa, a mulher foi levada para o setor feminino do Complexo Penal Agrícola Doutor Mário Negócio, lá mesmo em Mossoró, onde aguarda transferência para o presídio de Rio Branco, no Acre.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Juiz federal do RN autoriza família de idosa a cultivar Cannabis para tratamento médico

Juiz Walter Nunes, da 2ª Vara Federal do RN, concedeu liminar autorizando família de paciente com Parkinson a cultivar Cannabis. (Foto: Reuters)Uma idosa que sofre do Mal de Parkinson ganhou na Justiça Federal do Rio Grande do Norte o direito de importar sementes da Cannabis - matéria prima utilizada na produção de um óleo usado para o tratamento da doença. O juiz Walter Nunes, da 2ª Vara Federal, concedeu liminar autorizando o filho da idosa a cultivar o vegetal para fins de produção do óleo terapêutico.
Na decisão, o magistrado considerou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autoriza apenas a importação de medicamentos e produtos derivados da Cannabis, mas não das sementes da planta para produção de medicamentos.
“Cabe destacar que apesar da Anvisa ter retirado a Cannabis Sativa da sua lista de drogas proibidas, quando utilizada para fins medicinais, a agência não permite a produção do óleo essencial no Brasil, nem muito menos a importação da matéria prima. Em verdade, repita-se, apenas autoriza a importação de medicamentos e produtos, através de um processo complexo via desembaraço aduaneiro, conforme se observa em seu website”, analisou o magistrado.
Porém, o magistrado considerou que, dessa forma, o tratamento torna-se muito caro, o que restringe o acesso dos medicamentos a um público pequeno.
“O impedimento da importação da matéria prima finda inviabilizando que entidades sérias, como o caso das universidades, possam desenvolver pesquisas e auxiliar na produção do medicamento, barateando a produção e permitindo o amplo acesso da população brasileira ao tratamento”, destacou.

Fonte: 

https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/juiz-federal-do-rn-autoriza-familia-de-idosa-a-cultivar-cannabis-para-tratamento-medico.ghtml
Uma idosa que sofre do Mal de Parkinson ganhou na Justiça Federal do Rio Grande do Norte o direito de importar sementes da Cannabis - matéria prima utilizada na produção de um óleo usado para o tratamento da doença. O juiz Walter Nunes, da 2ª Vara Federal, concedeu liminar autorizando o filho da idosa a cultivar o vegetal para fins de produção do óleo terapêutico.
Na decisão, o magistrado considerou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autoriza apenas a importação de medicamentos e produtos derivados da Cannabis, mas não das sementes da planta para produção de medicamentos.
“Cabe destacar que apesar da Anvisa ter retirado a Cannabis Sativa da sua lista de drogas proibidas, quando utilizada para fins medicinais, a agência não permite a produção do óleo essencial no Brasil, nem muito menos a importação da matéria prima. Em verdade, repita-se, apenas autoriza a importação de medicamentos e produtos, através de um processo complexo via desembaraço aduaneiro, conforme se observa em seu website”, analisou o magistrado.
Porém, o magistrado considerou que, dessa forma, o tratamento torna-se muito caro, o que restringe o acesso dos medicamentos a um público pequeno.
“O impedimento da importação da matéria prima finda inviabilizando que entidades sérias, como o caso das universidades, possam desenvolver pesquisas e auxiliar na produção do medicamento, barateando a produção e permitindo o amplo acesso da população brasileira ao tratamento”, destacou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Promotoria do Patrimônio Público entra com ação para impedir saques do fundo previdenciário do RN

Fundo Financeiro Unificado é gerenciado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern) (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)O Ministério Público do Rio Grande do Norte entrou com uma ação na Justiça, nesta sexta-feira (17), para impedir que o Instituto Previdenciário do Estado (Ipern) possa sacar recursos que restam no Fundo Financeiro do Estado (Funfir), com a finalidade de pagar salários de aposentados e pensionistas. Cerca de R$ 321,3 milhões - o que resta deste fundo, que sofre saques desde dezembro de 2014 - estão em aplicações de longo que prazo, que se vencem entre 2019 e 2021, em sua maioria. Para sacá-los, o estado teria que pagar uma multa de cerca de 40% ao banco que administra as aplicações financeiras.
A Promotoria de Defesa Patrimônio Público pede que o valor só seja liberado caso haja garantias que o governo não perderá recursos com pagamento de multas ou outros tipos de sanção, por tirar o montante fora do prazo estabelecido pelo contrato.
A realização de um estudo para o uso desses recursos foi combinada dentro de uma ação aberta no Tribunal de Justiça do RN, pelo próprio MPRN (através da Procuradora Geral de Justiça), para garantir o pagamento dos duodécimos, que são os recursos repassados pelo Estado aos poderes (TJRN, MPRN, Tribunal de Contas, entre outros). Esses valores, passados todos os meses, servem para custeio desses órgãos, como pagamento de salários e demais despesas. Também participaram do acordo representantes da Assembleia e do TCE, que também têm ações abertar para cobrar pagamento dos duodécimos.
A ideia do governo, segundo o procuragor geral do estado, Francisco Wilke Rebouças, era usar esse dinheiro do Funfir para pagar aposentados e pensionistas do estado e, desta forma, liberar recursos da Fonte 100 (de onde sai os salários pagos atualmente) para garantir os duodécimos. O governo reconhece dívida de R$ 318 milhões com os poderes.
Porém a ação cautelar de caráter antecedente promovida pelo promotor Afonso de Ligório Bezerra Júnior, da 60ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público da Comarca de Natal, considera que o Ipern não fez parte do acordo e considerou que o possível saque causaria danos ao patrimônio estadual, em especial da previdência, além de que não contava com autorização da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, como é previsto por lei.

"A retirada imediata desses recursos atualmente investidos no mercado financeiro gerará um deságio no montante aproximado de oitenta milhões de reais. A título de exemplo, esse saque sem planejamento e sem nenhum estudo sobre os seus reflexos no equilíbrio atuarial e financeiro da previdência dos servidores públicos estaduais provocaria um dano ao erário do IPERN tão considerável que seria o equivalente a um terço de todo o dinheiro empregado na construção da Ponte Newton Navarro", destacou o promotor.
O promotor pediu que seja deferida a liminar com a finalidade de determinar ao Ipern que se abstenha de sacar os recursos do fundo, salvo se houver autorização da Assembleia Legislativa, por meio de lei complementar; os recursos estejam disponíveis, ou seja, os prazos de aplicação dos recursos já tenham se vencido, ou houver dispensa formal dos credores de todos os ônus, deságios, multas, juros e outros advindos dos saques realizados antes do vencimento dessa aplicação. Afonso de Ligório também pediu que o Ipern seja notificado a apresentar um parecer, sobre o caso.
PGJ vê ação com "naturalidade"
Participante do acordo que agora é questionado pela Promotoria do Patrimônio Público, o procurador-geral de Justiça, Eudo Leite, afirmou ao G1 que "a PGJ vê com naturalidade a atuação de qualquer promotor nos termos em que o mesmo entenda adequado, dentro de sua independência funcional e liberdade de atuação. Vamos aguardar o pronunciamento judicial e, sendo considerado indevido o saque do Funfir, esperaremos a indicação de outras fontes de recursos por parte do Estado para recomposição dos duodécimos".
Mais cedo, antes de tomar conhecimento da ação do promotor, Eudo Leite considerou que o uso dos recursos era determinante para que o estado pudesse colocar pagamentos em dia e que a medida é justificada pela realidade atual, de "descalabro" nas contas públicas.
"A realidade do Estado hoje é diferente da de outrora. Não sei como foi a posição anterior do MPRN quanto ao Funfir, mas posso dizer que a situação atual é de completo descalabro financeiro no Estado do RN, exigindo que medidas excepcionais sejam adotadas. O Estado não consegue pagar em dia a folha de pagamento dos servidores, nem tampouco consegue repassar adequadamente os duodécimos dos poderes, cujo atraso já ultrapassa R$300 milhões. Nesse contexto, o direito, o jurídico tem que ceder ao princípio da realidade", considerou.

Ainda de acordo com Eudo Leite, não é possível desconsiderar o atraso de salários dos servidores, que geram graves prejuízos às famílias dos servidores. O Estado também não pode inviabilizar os poderes, sob pena de violentar o Estado de Direito. "Assim, para não contribuir mais ainda para o caos e colapso dos serviços públicos, o MPRN concordou que o Estado buscasse outras fontes de recursos para fazer face às suas muitas dívidas, surgindo o Funfir no meio desse debate. Seja qual for o fundo ou a fonte de recursos, há que se privilegiar agora as pessoas, flexibilizando as normas, como decidido pelo STF", considerou.
O G1 também procurou o representante do estado no acordo, o procurador-geral do Estado, Francisco Wilke Rebouças, mas ele não atendeu às ligações.
Tribunal de Contas tem posicionamento contrário a saques
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) já havia proibido saques no fundo previdenciário e recomendado ao Estado que devolvesse os recursos que já tinham sido tirados de lá, neste ano. Nesta sexta-feira (17), o Tribunal afirmou que seu posicionamento a respeito do uso de recursos por parte do Executivo Estadual já estão nas decisões cautelares da Corte. "A repercussão de eventuais decisões judiciais acerca do assunto, ou mesmo casos de legítima provocação no âmbito do TCE/RN, serão analisados dentro do curso normal do processo", informou em nota.
Procurador-geral do Município de Natal, Carlos Castim considera que se houver liberação do fundo financeiro para pagamento de aposentadorias e pensões do Estado, o mesmo deve valer para o município. Ele lembrou que a prefeitura teve que devolver R$ 16 milhões sacados no início do ano para pagar aposentadorias. A última parcela de R$ 2 mi, está prevista para dezembro. "O direito tem que ser o mesmo para ambos os casos", reforçou.
Funfir
2003 - Como em todo o Brasil, a previdência estadual do Rio Grande do Norte funcionava em modelo de repartição simples. Isso significa que os servidores da ativa, que estão contribuindo com a previdência, pagam o salário daquele que já está aposentado. Porém, a partir deste ano, foi criado um fundo previdenciário para os novos servidores, em um modelo de capitalização. As contribuições dos servidores da ativa que entrassem a partir de 2003 iriam ser colocadas em aplicações financeiras para pagar a aposentadoria deles mesmos no futuro. O governo passou a arcar com o déficit do sistema anterior. O objetivo era acabar, em longo prazo, com o déficit previdênciário, previsto com a redução do número de servidores no estado e a aposentadoria dos antigos.

2014 - Já no final do seu mandato, a então governadora Rosalba Ciarlini (DEM) consegue aprovar na ALRN um projeto que unifica o fundo antigo (deficitário) com o novo fundo previdenciário (superavitário, com cerca de R$ 973 milhões). No mesmo dia em que a lei foi aprovada, os saques começaram. Somente em dezembro de 2014, foram sacados R$ 234.157.275,33.
Antes da aprovação da Justiça, o TJRN havia negado o pedido do governo para fazer saques no fundo. À época, o então presidente do Tribunal, desembargador Cláudio Santos, considerou a medida como "irresponsabilidade" dos gestores.
2015 - Ainda no primeiro ano de gestão, a equipe econômica do governador Robinson Faria (PSD) sacou mais R$ 589.157.572,32 para pagar aposentados e pensionistas, deixando a folha salarial em dia.
2016 - A Assembleia aprovou uma lei que estabeleceu um prazo de 20 anos, que começarão a ser contados em 2020, para o Estado devolver esses recursos sacados do Funfir. No texto da lei, porém, os deputados também autorizaram o Estado a sacar recursos em 2017, quando acabaria o período de aplicação deles no mercado financeiro.
Maio de 2017 - Ao fim do prazo da primeira aplicação, o estado sacou R$ 61.600.000,00.
Agosto de 2017 - Já em agosto, foram tirados mais R$ 28.000.000,00. Após esse saque, o TCE determinou a devolução dos recursos. Ao todo, desde 2014, foram sacados R$ 912.915.144,65.
Novembro de 2017 - Com dificuldade de pagar salários e atrasos nos repasses dos duodécimos, governo fecha acordo para tentar usar recursos que ainda estão aplicados. A multa para retirada fora do tempo é estimada em R$ 80 milhões. O valor total é de R$ 321.377.459,67 - soma das contribuições e o próprio retorno financeiro das aplicações.
A previdência estadual atualmente conta com um déficit mensal de aproximadamente R$ 120 milhões.

Fonte: G1
Leia Mais ››

TRT-RN agenda audiências de precatórios com prefeitos de 14 municípios

Quatorze municípios do estado têm audiências de conciliação agendadas para os próximos dias 27, 29 e 30 de novembro, a partir das 14h, no Serviço de Precatórios e Requisitórios do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN). A pauta será presidida pelo Juiz do trabalho, Michael Wegner Knabben.

Confira o horário das audiências:

Segunda – 27 de novembro de 2017

14h – Município de Parnamirim – Prefeito Rosano Taveira da Cunha

14h30 – Município de Pilões – Prefeito Cícero Sabino Neto

15h – Município de Bento Fernandes – Prefeito Paulo Marques de Oliveira Júnior

15h30 – Município de Florânia – Prefeita Mércia Rejane Guedes Cunha Nobre

16h – Município de Sítio Novo – Prefeito Francisco Edilson Fernandes Júnior

Quarta – 29 de novembro de 2017

14h – Município de Umarizal – Prefeita Elijane Paiva de Freitas

14h30 – Município de Baraúna – Prefeita Lúcia Maria Fernandes do Nascimento

15h – Município de Brejinho – Prefeito João Batista Gomes Gonçalves

15h30 – Município de Boa Saúde – Prefeita Maria Edice Francisco E. Félix

 16h – Município de Gov. Dix-Sept Rosado – Prefeito Antonio Freire de Souza Filho

  Quinta –  30 de novembro de 2017

 14h – Município de Apodi – Prefeito Alan Jefferson da Silveira Pinto

 14h30 – Município de Mossoró – Prefeita Rosalba Ciarlini Rosado

 15h – Município de São Gonçalo do Amarante – Prefeito Paulo Emídio de Medeiros

 15h30 – Município  de São Miguel – Prefeito José Gaudêncio Diógenes Torquato

 16h – Município de Taipu – Prefeito Sebastião Ambrósio de Melo

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Justiça aceita denúncia contra Luiz Marinho e mais 15 por suspeita de desvio de recursos do Museu do Trabalhador

A Justiça Federal aceitou nova denúncia contra o ex-prefeito de São Bernardo do Campo Luiz Marinho (PT) e outras 15 pessoas envolvidas na construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A obra recebeu verbas federais e municipais.
Na decisão, o juiz substituto Marcio Martins de Oliveira diz que "os fatos criminosos foram expostos com clareza pelo Parquet". A primeira denúncia ocorreu após superfaturamento de R$ 7,9 milhões na fase licitatória da obra. Na ocasião, os réus foram denunciados por inexigência de licitação e peculato (uso indevido de dinheiro público).
A denúncia foi protocolada por duas Procuradoras da República, Fabiana Bortz e Raquel Silvestre, e denunciou Marinho e os demais por fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e superfaturamento. Na denúncia, o Ministério Público Federal divide os grupos em núcleo dos agentes públicos e dos construtores.
Na decisão, o juiz faz referência a menção das procuradoras de que todas as "etapas contém o risco indícios de fraudes e ilegalidades. Há provas que a concepção, a construção, o gerenciamento, a fiscalização das obras estavam previamente destinadas a um grupo de empresários" sendo que todo o procedimento licitatório foram burlados, licitados ou fraudados.
As provas reunidas demonstraram que os denunciados, em conluio, obtiveram, em decorrência da fraude à licitação, vantagem patrimonial de R$ 15.971.781,01. Em caso de condenação, a Justiça determina o devolução do valor além de R$ 5 milhões por danos morais.
A assessoria de Luiz Marinho afirmou em nota: "O ex-prefeito Luiz Marinho tem absoluta convicção da lisura do processo de licitação e obra e do Museu do Trabalho e do Trabalhador. E estranha que não tenha sido notificado pela Justiça antes da informação ser divulgada pela imprensa".
Em julho, a Justiça interrompeu a construção do museu de Bernardo do Campo, no ABC Paulista, após denúncia do Ministério Público do Estado de São Paulo de irregularidades na obra. A construção começou em 2012 e tinha entrega prevista para 2013.

“Todas as referidas etapas contêm indícios de fraude e ilegalidades. Há provas de que a concepção, a construção, o gerenciamento e a fiscalização das obras já estavam previamente destinadas a um grupo de empresários, de modo que todos os procedimentos licitatórios (em cada uma daquelas etapas) foram burlados, indevidamente dispensados ou fraudados, de modo a atingir aquele desiderato”, diz o texto da denúncia.
Em janeiro de 2016, a reportagem do SP2 já havia relatado que o prédio estava aberto, sem qualquer isolamento, com água parada, lixo e sinais de que o local se transformou em ponto de consumo de drogas.
Em fevereiro de 2017, a Prefeitura de São Bernardo do Campo conseguiu na Justiça o direito de fazer a zeladoria e a vigilância da obra, mas ainda há grande quantidade de material de construção espalhado pelo espaço.
A proposta da atual administração é desistir do museu e investir em uma Fábrica de Cultura. Independentemente da decisão da Prefeitura, os moradores esperam que o espaço seja inaugurado, de modo a revitalizar a região central da cidade.
“Poderia ser feito qualquer coisa. Olha o ponto, o local. A entrada da cidade. Shopping aqui do lado. E por enquanto, nada”, desabafou o comerciante Isiel Assunção. “É vergonhoso. Todo mundo esconde isso”, continuou.
Em outra ocasião, o ex-prefeito Luiz Marinho negou irregularidades neste processo.
Museu do Trabalho
O Museu do Trabalho e do Trabalhador era um projeto político de Luiz Marinho que constou de sua proposta de governo, quando ele se candidatou ao cargo de prefeito em 2008.
Marinho venceu as eleições e se reelegeu na sequência, se mantendo no cargo de 2009 a 2016. O projeto do museu consistia na construção de um prédio que abrigaria exposição permanente de temas e objetos relacionados à memória e à história dos trabalhadores de São Bernardo do Campo e região do ABC em geral.
Com o avanço das investigações referentes à licitação da obra, surgiram evidências que na primeira fase de construção do museu houve um direcionamento do certame ao consórcio clandestino. De acordo com as investigações, Luiz Marinho e a construtora iniciaram “parceria espúria”.
“Durante a gestão deste à frente do executivo municipal, as empresas, de forma ostensiva ou não, seriam (e efetivamente foram) contempladas com licitações e contratos milionários para execução de obras públicas, em troca de financiamento de campanha política à reeleição. A propina, travestida de doação eleitoral, seria recompensada com os lucros advindos da contratação pelo poder público, nestes incluídos os valores recebidos por serviços não executados e executados com sobrepreço”, diz a denúncia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ex-assessor da Câmara diz à PF que destruiu provas a pedido de Geddel e Lúcio Vieira Lima

Geddel está preso em Brasília desde setembro (Foto: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO)O ex-secretário parlamentar da Câmara Job Ribeiro Brandão afirmou, em depoimento à Polícia Federal (PF), que o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) e o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) pediram para ele destruir anotações, agendas e documentos que poderiam comprometer os dois peemedebistas.
Ex-assessor de Lúcio Vieira Lima na Câmara, Job Brandão foi preso, em setembro, na operação da Polícia Federal que encontrou R$ 51 milhões em um apartamento, em Salvador, usado como cofre pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima. Atualmente, ele está em prisão domiciliar com monitoramento eletrônico.
Até a última atualização desta reportagem, o G1 não havia conseguido localizar o advogado Gamil Foppel, responsável pela defesa dos irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima.
PF encontrou caixas e malas com dinheiro em apartamento que seria utilizado como cofre-forte por Geddel na capital baiana (Foto: Divulgação, PF) PF encontrou caixas e malas com dinheiro em apartamento que seria utilizado como cofre-forte por Geddel na capital baiana (Foto: Divulgação, PF)
PF encontrou caixas e malas com dinheiro em apartamento que seria utilizado como cofre-forte por Geddel na capital baiana (Foto: Divulgação, PF)
Job Ribeiro Brandão se tornou alvo da PF porque os investigadores encontraram digitais dele no apartamento em que estavam escondidos os R$ 51 milhões e até em parte do dinheiro.
O ex-auxiliar do irmão de Geddel prestou depoimento aos policiais federais na última terça-feira (14), na capital baiana. Aos investigadores, Job Brandão relatou pedidos que recebeu de Geddel enquanto o ex-ministro de Michel Temer estava em prisão domiciliar em Salvador.
No depoimento, o ex-secretário parlamentar contou que, a pedido de Geddel, Lúcio e da mãe dos irmãos Vieira Lima, Marluce, auxiliou na destruição de documentos. Segundo ele, esses documentos foram picotados e jogados em um vaso sanitário.

O ex-assessor da Câmara também relatou que a secretária Milene Pena e a mulher de Lúcio, Patrícia, participaram da operação de descarte de documentos.
Delação premiada
Job Ribeiro Brandão pediu nesta sexta-feira (17) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a revogação da prisão domiciliar e do monitoramento eletrônico.
No pedido enviado ao ministro Luiz Edson Fachin, a defesa de Job diz que, no depoimento à Polícia Federal, ele “manifestou espontaneamente o desejo de colaborar com as investigações”, num indicativo que pode fazer um acordo de delação premiada.
A TV Globo confirmou que o ex-assessor está em negociação com a Procuradoria Geral da República (PGR) para fechar acordo de delação premiada.
O ex-assessor já se colocou à disposição para entregar o que sabe sobre o episódio dos R$ 51 milhões. A próxima fase é apresentar documentos aos procuradores.
Só depois disso, a PGR decidirá se aceita ou não a proposta da defesa para fechar acordo de delação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Picciani, Paulo Melo e Albertassi são soltos após votação na Alerj e deixam a cadeia em carro oficial

Justiça determinou prisão de três deputados  (Foto: Reprodução/TVGlobo)Os deputados estaduais Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, todos do PMDB, foram soltos no fim da tarde desta sexta-feira (17) da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, Zona Norte do Rio de Janeiro.
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que na quinta (16) determinou a prisão dos três parlamentares, informou que não foi notificado oficialmente sobre a soltura e que não houve assinatura do desembargador responsável, Abel Gomes, em nenhum momento.

Os três parlamentares são investigados pela operação Cadeia Velha por corrupção, associação criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. As investigações revelaram o uso de cargos políticos da cúpula da Alerj para a prática de crimes.
O trio foi libertado da prisão onde está o ex-governador Sérgio Cabral por volta das 18h, pouco mais de uma hora após o fim da sessão na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que decidiu pela soltura, revogando decisão do TRF-2. Os deputados deixaram a cadeia em um carro oficial da Alerj.

Os três parlamentares são investigados pela operação Cadeia Velha por corrupção, associação criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. As investigações revelaram o uso de cargos políticos da cúpula da Alerj para a prática de crimes.
O trio foi libertado da prisão onde está o ex-governador Sérgio Cabral por volta das 18h, pouco mais de uma hora após o fim da sessão na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que decidiu pela soltura, revogando decisão do TRF-2. Os deputados deixaram a cadeia em um carro oficial da Alerj.

Tumulto
A sessão de votação foi marcada por protesto de servidores em frente à Alerj e confronto entre manifestantes e Polícia Militar.
O tumulto começou por volta das 16h, quando parte dos manifestantes forçou as grades de proteção e tentou entrar nas galerias da Alerj para acompanhar a votação. A PM reagiu com balas de borracha.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mulher morre após cair da sacada de pousada em Porto Seguro, sul da Bahia

Mulher morreu após cair de sacada em pousada na cidade de Porto Seguro (Foto: Reprodução/ Facebook)Uma mulher morreu após cair de uma altura de três metros, da sacada de um quarto de uma pousada, quando estava com o companheiro, na cidade de Porto Seguro, região turística do Sul da Bahia.
A Polícia Civil, que investiga o caso, diz que as primeiras informações apontam que a queda foi um acidente. O companheiro dela foi ouvido, acompanhado de um advogado, e liberado.
O caso ocorreu no feriado da Proclamação da República, por volta das 5h de quarta-feira (15). A mulher foi identificada como Beatriz Costa Norberto, de 40 anos, natural de Caravelas, cidade também no Sul da Bahia. O casal morava em Curvelo (MG).
Em depoimento, o companheiro de Beatriz, Wifried Lubenau, contou que o casal teria ingerido álcool e cocaína. Ele disse que ela teria caído depois de se desequilibrar da sacada, após uma brincadeira.
"Já ouvimos testemunhas, e nenhuma briga foi informada. A princípio, foi um acidente. Vamos ouvir mais testemunhas", diz o delegado Rafael Zanini, da delegacia do Turista (Deltur) de Porto Seguro .

O marido dela contou que o casal tinha chegado na pousada após um passeio, e a mulher pediu para ele pegar um celular que ela tinha esquecido no carro. Quando ele retornou, não encontrou Beatriz e desceu para procurar a esposa.

Conforme o depoimento dele, depois de não conseguir encontrar ela fora do quarto, ele voltou ao local e encontrou a mulher lá. Foi quando ela contou que havia feito uma brincadeira de se esconder na varanda e, ao mostrar o local onde havia se escondido, acabou caindo.
Após a queda, ela chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, onde foi constatada a morte.
O corpo dela foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde passa por perícia. Os exames devem comprovar se ela ingeriu entorpecentes e qual a causa da morte.
Beatriz trabalhava em uma boate na cidade de Curvelo. O marido dela é natural da cidade mineira, onde os dois passaram a morar há seis meses, depois que oficializaram a união estável na cidade de Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Casal morre por asfixia dentro de carro e corpos são encontrados nus em MT

Casal foi encontrado dentro de carro em Campo Novo do Parecis (Foto: Portal Campo Novo)Um casal morreu por asfixia dentro de um carro no município de Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá. Segundo a Polícia Civil, os corpos foram encontrados nus em uma estrada vicinal daquele município. Cleiton Ficner, de 28 anos, e Anágela Alencar, de 24 anos, tinham um relacionamento amoroso e se encontravam escondidos.
Os corpos foram encontrados depois que as famílias relataram o desaparecimento das vítimas. Segundo os relatos, os dois saíram de casa e não retornaram.

Cleiton Ficner, de 28 anos, foi encontrado morto (Foto: Facebook/Reprodução)
Cleiton Ficner, de 28 anos, foi encontrado morto (Foto: Facebook/Reprodução)

Em diligências, a Polícia Militar encontrou o carro estacionado em uma estrada vicinal na zona rural do município. Os corpos estavam no banco traseiro do veículo. Ainda segundo a polícia, marcas de sangue foram encontradas no veículo.
Ao ser acionada, a perícia constatou que as vítimas morreram sem uso de violência. As manchas de sangue, de acordo com a Polícia Civil, se deu em consequência da dilatação dos vasos sanguíneos. Amostras de sangue das duas vítimas foram colhidas e devem passar por exames.

Anágela Alencar, de 24 anos, foi encontrada morta dentro de carro (Foto: Facebook/Reprodução)
Anágela Alencar, de 24 anos, foi encontrada morta dentro de carro (Foto: Facebook/Reprodução)

De acordo com a Polícia Civil, os dois morreram por terem aspirado monóxido de carbono expelido pelo carro. Um laudo da Perícia Oficial e Identificação Técnica deve apontar se houve vazamento do gás no interior do carro.
Não há informação sobre velório e sepultamento das vítimas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ricardo Bueno, ex-vocalista da banda Dominó, morre em SP

O cantor Ricardo Bueno atuou na banda Dominó nos anos 90 (Foto: Reprodução/Facebook/Ricardo Bueno)
O cantor Ricardo Phalamesca, mais conhecido como Ricardo Bueno, morreu nesta quinta-feira (16) em São Paulo. Ex-vocalista da banda Dominó, sucesso nos anos 90, Ricardo foi internado no dia 7 com um problema odontológico, no Hospital Municipal Ermelino Matarazzo, na Zona Leste da capital paulista. Tinha 40 anos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o cantor morreu em consequência de septicemia (infecção) e abcesso odontogênico.
Ricardo atuou na segunda formação do Dominó, em 1995. Ele também fazia dupla sertaneja com o amigo de infância Wander Ávila.
Ricardo foi sepultado no Cemitério Vila Formosa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Na matemática, verdades são eternas, mas ainda há muito para descobrir

O Jornal Nacional apresenta agora a quarta e última reportagem especial sobre a ciência mais injustiçada do mundo: a matemática, que assusta tanta gente, mas está em tudo à nossa volta. E hoje ela vai revelar uma receita: como acertar as dezenas da Mega-Sena.
Em muitos ramos da ciência, o conhecimento vai se renovando. A descoberta de hoje é superada pela de amanhã. Na matemática, não. As verdades são eternas e todo o conhecimento vem se acumulando desde a antiguidade até hoje. Mas a matemática ainda tem muito para descobrir. 
Repórter: E já que esse é o nosso último episódio, depois de tantas andanças, eu deixei de cerimônia, criei coragem e perguntei o que todo mundo quer saber sobre números: o resultado da Mega-Sena. Será que o matemático Marcelo Viana poderia me ajudar? Eu não só fiquei sem resposta como aprendi que, se você for apostar na loteria, provavelmente não vai querer um matemático por perto porque eles adoram dizer que provavelmente você não vai ganhar.

Matemático: Você está fazendo aposta mínima?
Repórter: Isso, seis dezenas.
Matemático: São 50 milhões de combinações, você tem uma chance de 0,000002%.

A Mega-Sena tem mais de 50 milhões de combinações possíveis. Para ter certeza do acerto, um apostador teria de gastar mais de R$ 175 milhões. É o duelo da calculadora com o poder da imaginação. 
Como seria a vida diante de um cartão postal?  Mas até o cartão postal mostra o quanto é difícil ganhar. 
Repórter: Aproveitando que a gente está aqui diante do Cristo, se eu quisesse apostar em todas as combinações possíveis – são duas apostas por cartela - daria mais ou menos a altura do Cristo Redentor?
Matemático: Duas apostas em cada cartela você vai colocar todos os 50 milhões de apostas, 25 milhões de cartelas, daria três vezes a altura do Corcovado. Três vezes mais alto do que o Corcovado contando o morro e a estátua, três vezes.
Repórter: Marcelo, se eu apostar em todos os concursos, seis dezenas, duas vezes por semana, quanto tempo eu levo para ter certeza de que eu vou ganhar?
Matemático: Olha, certeza você não vai ter nunca. Supondo que você aposte duas vezes por semana, como você falou, deve dar 150 mil anos, aí você nesse tempo tem chance de 50% de ter acertado.

Atletas dos números
O Mauro não quer esperar tanto tempo para realizar os sonhos e, para isso, está estudando matemática.

“A matemática é como se fosse uma língua que você fala, uma língua estrangeira. Os números seriam como as letras, as expressões como as frases que estão tentando te dizer alguma coisa”, diz o estudante Mauro Victor Ferreira Moledo.
Ele segue o exemplo da irmã mais velha. Monique foi a primeira na casa a participar da OBMEP, a Olímpiada Brasileira de Matemática das escolas públicas. É a maior olimpíada estudantil do país, que em 2017 teve 18 milhões de participantes.
O sucesso na competição abriu portas e ela conseguiu até uma bolsa de estudos nos Estados Unidos.
A família reparou que o Mauro estava indo pelo mesmo caminho. Já tem uma medalha de bronze e uma de ouro na OBMEP.
“Não é só uma medalha, o mérito é para a vida toda. Que eles sejam pessoas honestas. Que ganhem pela honestidade, o trabalho, que sejam felizes! Só isso”, diz a mãe dos jovens, Eliana Ferreira Moledo.

Romper as barreiras
Mauro busca inspiração num outro menino. Aos 15 anos, ele ganhou medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática, no Canadá.

Cresceu, mudou o penteado e, aos 35, Artur Ávila conquistou o maior prêmio da matemática, a medalha Fields, considerada equivalente ao prêmio Nobel.

Hoje, aos 38 anos, esse brasileiro é uma das cabeças em que o mundo confia para ampliar os limites do conhecimento humano.

“Matemática lida também muito com a incerteza e com a limitação do conhecimento. A gente está perfeitamente ciente de que você não vai ter solução para as coisas. Mas às vezes você pode até descobrir o quanto você não vai poder chegar perto”, explica.
Artur está bem acompanhado nessa busca para romper as barreiras da ciência. Ele é pesquisador do Impa, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, no Rio de Janeiro. É uma das instituições mais avançadas do mundo, com o ambiente perfeito para o estudo de formas, padrões e outras questões um pouquinho mais complicadas.

Uma pergunta ainda sem resposta: qual a forma do universo?  
O próprio símbolo do Impa pode ser uma boa pista. É a chamada Faixa de Moebius. O nosso olhar acha que ela tem dois lados. Mas a matemática mostra que não.

“Quando eu dou a volta à superfície, eu vejo que o lado de baixo virou o lado de cima um continua no outro. De fato, essa superfície, só tem um lado”, diz Marcelo Viana, o matemático que é diretor-geral do Impa.
Uma das hipóteses em que se acredita atualmente é que o universo tenha o formato da faixa e quem viajar por ele um dia vai voltar para o mesmo lugar.

“Você pode imaginar um astronauta aqui, com o coração do lado esquerdo, aí o astronauta sai em viagem pelo espaço, dá a volta ao universo e quando ele regressa a casa, o coração passou para o lado direito”, afirma Marcelo. 

A matemática nos surpreende sempre. Ciência irmã da paciência, vive sendo chamada de complicada, difícil, desagradável. Responde com tanta beleza que nos deixa sem palavras.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Sem espaço, delegacia no Paraná tem corredor com presas acorrentadas à cama

Corredor de delegacia no Paraná tem presas acorrentadas a cama (Foto: Reprodução/RPC)
"É inseguro. A qualquer momento pode explodir. É um barril de pólvora. Se o delegado pede aos órgãos competentes, a resposta é que não tem vagas. Temos que esperar sair uma fuga, quebrar toda a cadeia, para haver uma transferência. Até quando?", questiona o delegado Messias da Rosa.
Ele tem 30 anos de profissão e já passou por várias delegacias. Há um ano trabalhando em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, ele conta que o risco é eminente.
No lugar projetado para 20 presos, estão 84. Em uma das celas para oito pessoas, 16 dividem o espaço em condições precárias de higiene. Faltam até mesmo talheres para alimentação - há improviso de pedaços de tubos de xampu por parte de alguns.
No corredor da delegacia, por falta de espaço nas celas, duas mulheres ficam acorrentadas a uma cama. Uma delas, já condenada, está aqui há dois meses.

A situação na delegacia de Araucária se repete em outras no Paraná. Hoje, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp/PR), 9 mil presos estão em delegacias.
No 11º Distrito Policial, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), são 184 - 144 a mais do que a capacidade. Na noite de quinta-feira (16), foi preciso reforçar a segurança.
"Um batente de uma porta estava soltando e poderia cair toda a porta. Então, foi preciso chamar reforço, foi cercada toda a área nesta noite porque os 184 presos poderiam acabar fugindo", explica o membro da Comissão dos Direitos Humanos da Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Milton Ribeiro de Souza.
Para ele, delegacia não é local adequado para presos. "Não existe higiene nenhuma, os esgotos estão entupidos", afirma.
Sesp x MP
O 11º Distrito Policial deve receber seis celas modulares de concreto, assim como presídios em outros cinco municípios, para que sejam abertas mais 612 vagas no sistema penitenciário, como anunciou o secretário da Sesp, Wagner Mesquita, na quinta-feira.
Além disso, um projeto de 2012 prevê a construção ou a ampliação de 14 penitenciárias no estado. Dessas 14, duas estão com as obras em andamento: a Cadeia Pública de Campo Mourão e o Centro de Integração Social de Piraquara.
Para o MP, no entanto, essas obras estão atrasadas e não resolvem o problema das cadeias.
"O Ministério Público pode afirmar, com base em relatórios do Depen nacional, do Ministério da Transparência, é que essas obras não estão tendo execução adequada. Algumas delas estão com execução inferior a 1% do total da obra", explica o promotor André Glitz.
A Sesp informou que, até o fim deste ano, seis das 14 obras estarão em andamento e as demais começam no início de 2018.
A secretaria explicou, ainda, que a transferência de presos para o sistema prisional é de competência de um o comitê formado pelo Poder Judiciário, o Ministério Público (MP) e o Departamento Penitenciário (Depen) e, não, da Sesp.
Ainda segundo a pasta, houve avanços. No início de 2011, a Polícia Civil gerenciava em torno de 14 mil presos e, hoje, o número é o de aproximadamente 9 mil.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Choque entre avião e helicóptero causa várias vítimas na Inglaterra

Uma colisão no ar entre um pequeno avião e um helicóptero causou nesta sexta-feira (17) quatro mortes no condado de Buckinghamshire, no centro da Inglaterra, informaram os serviços de emergências do Reino Unido.
Segundo a polícia, os dois ocupantes do helicóptero morreram, além de duas pessoas que estavam no avião, um Cessna 152 com capacidade apenas para um piloto e um passageiro. Os nomes das vítimas não foram divulgados.
Uma ambulância aérea, bombeiros e policiais chegaram pouco depois das 12h (horário local, 10h em Brasília) ao local do acidente, nas proximidades do castelo de Waddesdon Manor.

O Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos britânico (AAIB, na sigla em inglês) confirmou que a aeronave envolvida no choque é um "pequeno avião leve".
O aeroporto Wycombe Air Park informou, por sua vez, que os dois aparelhos que se chocaram tinham decolado das suas instalações.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Terremoto de magnitude 6,3 atinge a China

Um terremoto de magnitude de 6,3 atingiu a China neste sábado (18) (horário local, sexta-feira no Brasil), informa o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O epicentro do tremor foi registrado a 10 km de profundidade e próximo da fronteira com a Índia. Até o momento não há relatos sobre se o tremor causou danos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Terremoto atinge Guayaquil, maior cidade do Equador

Um terremoto atingiu nesta sexta-feira (16) as imediações de Guayaquil, na província de Guayas, no oeste do Equador. Não há informações sobre vítimas ou danos materiais.
Segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), o tremor registrado teve uma magnitude de 5,2, a uma profundidade de 78,7 km.
Já o Instituto Geofísico equatoriano registrou um tremor de 6,2 de magnitude, com o epicentro do tremor a 26 km da cidade litorânea.
Os habitantes de Guayaquil sentiram a terra tremer por vários segundos por volta de 8h30 no horário local (11h30 em Brasília). O sismo foi sentido também na capital, Quito, a 269 km de distância.
Usuários do Twitter postaram imagens de pessoas se aglomerando nas ruas, procedimento padrão em caso de terremotos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Com Sandro Meira Ricci, Fifa define os árbitros da Copa do Mundo; veja a lista

Sandro Meira Ricci estará na Copa do Mundo do ano que vem (Foto: AP )A Fifa definiu os árbitros que vão trabalhar na Copa do Mundo da Rússia do ano que vem. No total, foram selecionados 36 profissionais de diferentes nacionalidades, sendo que de oito a dez deles serão reservas. O mineiro Sandro Meira Ricci, de 42 anos, é o representante do Brasil. O GloboEsporte.com teve acesso à lista completa.
A confederação europeia (UEFA) tem a maior quantidade de árbitros destacados: 10. Da Oceania (OFC), dois. E Ásia (AFC), América do Sul (Conmebol), América do Norte e Central (Concacaf) e África (CAF) têm seis cada. Ainda não há a definição dos auxiliares e tampouco dos eventuais árbitros de vídeo - o uso do VAR no Mundial será discutido em fevereiro.

Confira a lista:
AFC (6)
Fahad Al Mirdasi (Arábia Saudita)
Alireza Faghani (Irã)
Ravshan Irmatov (Uzbequistão)
Mohammed Mohamed (Emirados Árabes)
Ryuji Sato (Japão)
Nawaf Shukralla (Bahrein)
CAF (6)
Mehdi Abid Charef (Argélia)
Malang Diedhiou (Senegal)
Bakary Gassama (Gâmbia)
Ghead Grisha (Egito)
Janny Sikazwe (Zâmbia)
Bamlak Tessema (Etiópia)
OFC (2)
Mattew Conger (Nova Zelândia)
Norbert Hauata (Taiti)
CONCACAF (6)
Joel Aguilar (El Salvador)
Mark Geiger (Estados Unidos)
Jair Marrufo (Estados Unidos)
Ricardo Montero (Costa Rica)
John Piiti (Panamá)
César Ramos (México)
CONMEBOL (6)
Julio Bascuñán (Chile)
Enrique Cáceres (Paraguai)
Andrés Cunha (Uruguai)
Néstor Pitana (Argentina)
Sandro Meira Ricci (Brasil)
Wilmar Roldán (Colômbia)
UEFA (10)
Felix Brych (Alemanha)
Cüneyt Çakır (Turquia)
Sergey Karasev (Rússia)
Björn Kuipers (Holanda)
Antonio Mateu Lahoz (Espanha)
Szymon Marciniak (Polônia)
Milorad Mažić (Sérvia)
Gianluca Rocchi (Itália)
Damir Skomina (Eslovênia)
Clémet Turpin (França)

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››