sábado, novembro 19, 2011

Proposta do Governo normaliza pagamento do Programa do Leite


A governadora Rosalba Ciarlini e o Diretor Geral da EMATER, Ronaldo Cruz, receberam na tarde dessa sexta-feira (18) representantes do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do RN para discutir a melhor forma de pagamento dos fornecimentos atuais e os recursos atrasados ainda do exercício de 2010 do Programa do Leite.

Atualmente são distribuídos 155 milhões de litros de leite para os beneficiados que são, crianças entre dois e sete anos, idosos, aidéticos, mulheres grávidas, portadores de necessidades especiais entre outros. Todos os municípios do Estado são atendidos que conta com 22 usinas de beneficiamento.

O Programa estimula o desenvolvimento da bacia leiteira e pecuária no estado e assim movimenta a economia em todas as regiões do Rio Grande do Norte além de atender aos mais necessitados. “O programa do leite tem prioridade no governo e estamos desenvolvendo todos os esforços para mantê-lo e vamos melhorá-lo ainda mais em 2012”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.

As prefeituras têm uma participação importante, pois elas atendem diretamente ao cidadão, com isso facilita o cadastramento e o acompanhamento dos beneficiários, que se transformam em dados para serem mostrados junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e assim buscar mais recursos.

Diante do Presidente do SINDILEITE, Francisco Neri, do Gerente Executivo do Sindicato, Luis Neto, e demais membros, a Governadora apresentou a proposta para quitar todos os débitos com a categoria.

A partir de fevereiro de 2012 o pagamento estará normalizado.  A dívida do ano passado é de mais de R$ 3 milhões de reais, e após discutirem a proposta da tabela acima foi aprovada por todos, com o restante do pagamento dos outros 50% dos Laticínios para ser discutido em Janeiro.

Os diretores do SINDILEITE colocaram a instituição à disposição do Governo para, em parceria, ajudar no melhoramento do Programa onde será totalmente administrado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca.

Com relação aos produtores, o Governo do Estado paga nas datas entre 28 de novembro e 2 de dezembro a terceira parcela da dívida, quitando o débito com a categoria.

Fonte: DN
Leia Mais ››

'Confio na polícia', diz Carlinhos de Jesus sobre assassinato de filho

 “Ele era uma pessoa muito querida. Todos falavam bem dele. Sempre foi muito alegre, palhaço, extrovertido. Não tenho conhecimento de nenhum fato e com certeza a polícia vai apurar (o motivo da morte). Eu confio na polícia”, disse o coreógrafo Carlinhos de Jesus, durante o velório de seu filho, Carlos Eduardo Mendes de Jesus.
Dudu, como era conhecido, tinha 32 anos e  foi morto a tiros por volta das 4h deste sábado (19), quando saía de um bar em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
De acordo com a polícia, Dudu foi baleado por oito tiros, que teriam sido disparados por dois homens em uma motocicleta. Após o assassinato, os suspeitos fugiram. Durante o velório, que aconteceu no Cemitério São João Baptista, em Botafogo, na Zona Sul, Carlinhos disse que não sabia de nenhuma ameaça que o filho pudesse estar sofrendo.


Carlinhos de Jesus chega a velório do filho acompanhado por parentes (Foto: Fábio Guimarães / Ag. O Globo)Carlinhos de Jesus chega a velório do filho acompanhado por parentes (Foto: Fábio Guimarães / Ag. O Globo)



"É muito difícil, uma dor muito grande. Vamos esperar a polícia, que já está investigando, vamos aguardar os acontecimentos. Eu sou muito presente, estávamos sempre juntos. Certamente isso que aconteceu é uma coisa que nós vamos descobrir", disse o coreógrafo.
Polícia busca imagens e testemunhas
As investigações sobre a morte de Dudu de Jesus estão a cargo da Divisão de Homicídios (DH). “Já temos algumas linhas de investigação, mas prefiro não divulgar”, disse o delegado-adjunto da DH, Allan Duarte. O delegado informou ao G1, que equipes estiveram no local do crime em busca de imagens e testemunhas. "Equipes estão no local, buscando testemunhas e possíveis câmeras de segurança que possam ter flagrado o momento do crime", disse pela manhã Duarte.
Dudu ainda foi levado ao Hospital Albert Schweitzer, também em Realengo, mas não resistiu.
Pelo Twitter, Carlinhos de Jesus lamentou a morte do filho e agradeceu as manifestações de solidariedade: "DOR! Insuportável perder que amamos! Perco meu filho brutalmente. Estou em Caxias do Sul tentando voltar o quanto antes", disse o coreógrafo no microblog.
Último contato
Carlinhos de Jesus contou que o último contato com Dudu aconteceu 20 horas antes do crime. "A gente se falava muito por Twitter e 20h antes de morrer ele me mandou uma mensagem  que dizia: 'Carlinhos de Jesus, Deus está contigo' eu mandei uma mensagem dizendo que eu o amava muito. Foi a última vez que a gente se falou", contou.
O corpo de Carlos Eduardo Mendes de Jesus será enterrado no domingo (20), às 10 horas, no Cemitério São João Baptista.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Filho de Carlinhos de Jesus é morto a tiros na Zona Oeste do Rio


O filho do dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, Carlos Eduardo Mendes de Jesus, conhecido como Dudu, de 32 anos, foi morto a tiros por volta das 4h deste sábado (19) quando saía de um bar em Realengo, na Zona Oeste do Rio. As informações foram confirmadas pela Divisão de Homicídios do Rio.

“Já temos algumas linhas de investigação, mas prefiro não divulgar”, disse o delegado-adjunto da DH, Allan Duarte. O delegado informou ao G1, por volta das 11h20, que equipes estavam no local do crime em busca de imagens e testemunhas do crime. "Equipes estão no local, buscando testemunhas e possíveis câmeras de segurança que possam ter flagrado o momento do crime", disse Duarte.

Segundo a polícia, o músico saía de bar na Avenida Marechal Fontenelle, quando foi atingido por disparos feitos por dois homens em uma motocicleta. De acordo com um policial, a vítima teria levado oito tiros.


Twitter do Carlinhos de Jesus (Foto: Reprodução/Twitter)Pelo Twitter, Carlinhos de Jesus lamenta morte do
filho (Foto: Reprodução/Twitter)

Os criminosos, ainda não identificados, fugiram do local em seguida. Dudu ainda foi levado ao Hospital Albert Schweitzer, também em Realengo, mas não resistiu.
O corpo de Dudu será enterrado às 10h de domingo (20) no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul. A informação foi confirmada pelo próprio cemitério.
Pelo Twitter, Carlinhos de Jesus lamentou a morte do filho e agradeceu as manifestações de solidariedade: "DOR! Insuportável perder que amamos! Perco meu filho brutalmente. Estou em Caxias do Sul tentando voltar o quanto antes", disse o coreógrafo no microblog.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Filho de Kadhafi é capturado no sul da Líbia, diz ministro da Justiça


Saif al-Islam Kadhafi, filho do ex-ditador líbio Muammar Kadhafi, que era procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), foi detido no sul da Líbia. A informação foi confirmada oficialmente pelo Conselho Nacional de Transição (CNT).
"Esse é o capítulo final do drama líbio", disse Mahmoud Shammam, ministro da Informação. "Vamos colocá-lo em um tribunal na Líbia e ele será julgado por seus crimes nas leis líbias".
Segundo o ministro da Justiça, isso pode significar que Saif al-Islam receba a pena de morte como sentença. "Ele instigou os outros a matar, fez uso indevido de contas públicas, ameaçou e até fez parte do recrutamento de mercenários", disse Mohamed al-Allagui, para quem esses crimes podem ser punidos com a morte.
De toda forma, o CNT garantiu à comunidade internacional que Saif será submetido a um julgamento justo.
Saif era o filho predileto de Kadhafi e, apesar de seu perfil reformista, era apontado como sucessor do pai no comando do país. Solteiro e com ares de playboy, tentou, durante determinado tempo, normalizar as relações da Líbia com o Ocidente.
Contudo, desde que o levante armado começou, não deixou de proferir palavras hostis e lutou para salvar a administração de seu pai. "Lutaremos até o último homem, até a última mulher e até a última bala", disse no dia 20 de fevereiro.

Saif al-Islam, filho de Muammar Kadhafi, no avião que o levou do sul para o norte da Líbia, após sua captura (Foto: Ismail Zitouny/Reuters)Saif al-Islam, filho de Muammar Kadhafi, no avião que o levou do sul para o norte da Líbia, após sua captura (Foto: Ismail Zitouny/Reuters)

A captura
Uma repórter da Reuters estava no avião que levou o prisioneiro do deserto onde ele foi capturado até a cidade de Zintan. O homem que se recusou a confirmar sua identidade trajava vestes tradicionais e tinha um cachecol sobre o rosto, mas era possível ver a barba escura e os óculos que caracterizam Saif al-Islam.
A jornalista da Reuters disse ainda que manifestantes tentaram invadir o avião para agredir o prisioneiro, mas os soldados do CNT conseguiram impedi-los.

O TPI emitiu em 27 de junho ordens de prisão contra Muammar Kadhafi (morto em 20 de outubro depois de ter sido capturado por combatentes do CNT), seu filho Saif al-Islam e o chefe do serviço de inteligência Abdallah al-Senusi.

Segundo informações preliminares, um grupo de seguranças pessoais de Saif al-Islam também foi detido. O ministro informou que o filho de Kadhafi "está com boa saúde".
A televisão oficial do CNT publicou uma imagem de Saif recostado sobre um sofá, enrolado em um cobertor, com curativos nos dedos das mão. O prisioneiro confirmou à Reuters que está bem de saúde e disse que as feridas na mão aconteceram durante um ataque aéreo no mês passado, afastando as suspeitas de tortura.

Saif al-Islam, filho de Muammar Kadhafi, capturado pelas forças do governo de transição da Líbia (Foto: Reuters/Libya Free TV via Reuters TV)Saif al-Islam, filho de Muammar Kadhafi, capturado pelas forças do governo de transição da Líbia (Foto: Reuters/Libya Free TV via Reuters TV)

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Movimento pela Br 110


Na manhã de hoje 19/11/2011 aconteceu um grande rally em prol da conclusão da estrada BR 110 que interliga Mossoró, Upanema, Campo Grande e Janduís


O movimento #Queremos Br 110# nasceu da iniciativa de jovens das cidades de Upanema, Campo Grande e Janduís, e que repercutiu nas redes sociais. Contamos com a presença de políticos da cidades de Janduís, Campo Grande e Upanema, contando com total apoio da Polícia militar do destacamento de Upanema, com o comandante da viatura Cabo Sabino e Soldados Filho e Gilmar, além da guarda municipal. 


Fonte: O Câmara
Leia Mais ››

O TRAFICANTE NEM, NÃO VIRÁ PARA O PRESIDIO FEDERAL DE MOSSORÓ


Traficante "Nem"

   O chefe endinheirado da favela da Rocinha, Antônio Bonfim Lopes, vulgo "Nem", não virá para o Presídio Federal de Mossoró. 
   É o que disse o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo Portal Uol na manhã de hoje (19/11). Nem será levado neste sábado para o Presídio Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Junto com Nem seguirão para Campo Grande no avião da Polícia Federal (PF), Anderson Rosa Mendonça, vulgo "Coelho", Varquia Garcia dos Santos, vulgo "Carré" e outro traficante conhecido por "Flávio".     
   Nem e os comparsas presos fazem parte da Facção criminosa conhecida por Amigos dos Amigos (ADA) e não cairia bem a presença dele no Presídio de Mossoró. A decisão foi assinada pelo desembargador Manoel Rebêlo dos Santos, do TJRJ. O corregedor da penitenciária federal, Walter Nunes da Silva Junior, procurou o melhor destino. No Brasil existe 4 penitenciárias federais. Além de Mossoró e Campo Grande, também tem Catanduvas (PR) e Porto Velho (RO). Nestas unidades o confinamento é de 22 horas por dia. Nem foi preso no dia 10 quando tentava se evadir da Rocinha no porta malas de um carro tipo Corola. Depois de horas sendo interrogado, em uma delegacia policial foi levado para Bangu 1, complexo Gericinó, no Rio de Janeiro.

Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

APODI: Homem encontrado morto dentro de casa

No início da manhã desse sábado (19/11) a central de operações da polícia militar de Apodi foi informada de que um homem teria sido encontrado sem vida dentro da própria casa, no sítio caboclo, zona rural de Apodi.
De imediato uma viatura da RP foi ao local e constatou o fato. A pessoa de João Ferreira Da Silva, mais conhecido por "João Da Cruz" de 59 anos de idade foi encontrado morto por um vizinho por volta das 6h00min. O corpo estava caído sobre a rede com um ferimento na nuca e na mão.
Segundo a família João Da Cruz morava sozinho, não tinha inimigos e era uma pessoa honesta, porém bebia muito.
A causa da morte ainda não foi esclarecida, a vítima foi vista com vida pela ultima vez, por volta das 18h00min de ontem.
O ITEP foi acionado pois no corpo foram encontrados alguns sinais de violência e sangue no chão, a polícia permaneceu no local até que o corpo fosse recolhido para a sede do órgão em Mossoró para os procedimentos de necrópsia.

Local


Foto do local

Foto do local

Ferimento na cabeça


Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Crime de Homicidio na Localidade de Arapuá zona rual de Ipanguaçu


Crime de homicídio na madrugada de sábado 19 de novembro de 2011, na comunidade de Arapuá, zona rural de Ipanguaçu.

Antonio Calixto de Oliveira ”Antonio Caeta” de 56 anos foi morto em sua própria residência, por dois elementos que chegaram ao local em uma motocicleta, por volta de 3 horas da manhã, quando Antonio se preparava para sair de casa com um grupo de trabalhadores para o serviço de corte de lenha.

Segundo informações, os indivíduos entraram na residência, que também funciona como bar e mercearia e atiraram em Antonio, que ainda tentou lutar contra o atirador. A vitima foi atingido com três disparos de revolver calibre 38 e caiu morto no alpendre da residência, ao lado de uma sinuca.

O Bacharel “Luiz Fernando” delegado de plantão em Mossoró foi ao local e colheu algumas informações que irão servir de base para o inicio das investigações.

Antonio Caeta, antes de morrer, ainda conversou com a esposa e disse que sabia quem foi, mas não conseguiu dizer o nome dos assassinos.

O delegado foi informado que “Antonio Caeta” estava sendo investigado pelo crime de receptação de objetos como, canos e cabos de cobre da Petrobras, na região. E ainda que a pouco tempo o mesmo se envolveu em um acidente transito em vitimou um parente seu.

Uma equipe do Instituto técnico e cientifico de policia, Itep de Mossoró, removeu o corpo de Antonio Caeta, para os procedimentos de necropsia na sede do órgão em Mossoró.

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

Polícia Federal prende 8 deputados acusados de corrupção em Rondônia

A Polícia Federal deflagrou ontem uma operação em Rondônia para combater esquema de desvio de verbas no Sistema Único de Saúde (SUS) que chega a R$ 15 milhões. A Operação Termópilas resultou na prisão de 15 pessoas, entre elas, o presidente da Assembleia Legislativa, Valter Araújo (PTB). Ele foi preso em flagrante e é apontado como líder da quadrilha.
Foram detidos 14 envolvidos com o esquema, entre eles, pessoas ligadas ao governo, empresários e o secretário adjunto de Saúde de Rondônia, João Batista. Foram cumpridos 57 mandados de busca e apreensão, vários deles em gabinetes de deputados estaduais. Os mandados foram cumpridos em Porto Velho, Itapoã do Oeste, Ji-Paraná, Ariquemes, Nova Mamoré e Rolim de Moura. Até agora, foram apreendidos R$ 169 mil na operação.
De acordo com a Polícia Federal, o esquema foi investigado por um ano e meio e consistia no loteamento de licitações e contratos de prestação de serviços para a administração pública estadual em Secretarias de Saúde e de Justiça do estado.
A operação resultou em ordens de sequestro de bens e valores e de suspensão de exercício de função pública. As pessoas envolvidas serão indiciadas, de acordo com a participação, por formação de quadrilha, extorsão, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva, advocacia administrava, violação de sigilo funcional, tráfico de influência e corrupção ativa, além de crimes previstos na Lei de Licitações e na Lei de Lavagem de Dinheiro.
O suposto esquema envolve irregularidades em licitações e contratos de prestação de serviços, especialmente, nas secretarias de Saúde e de Justiça, além do Detran local. O grupo é acusado de corrupção e tráfico de influência para favorecer determinadas empresas. Com as prisões desencadeadas, a Assembleia Legislativa passou ao comando do deputado Hermínio Coelho (PSD).
Em nota, ele diz que a Casa "aguardará os desdobramentos da ação policial, e as manifestações do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Justiça Estadual para, em reunião, analisar os fatos e adotar as medidas necessárias cabíveis". A operação envolveu seis cidades do Estado.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Dilma sanciona lei da Comissão da Verdade

Dilma_comemora_criacao_da_Comissao_da_Verdade
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff sancionou ontem (18) a lei que cria a Comissão da Verdade para apurar violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar. Dilma sancionou também a Lei de Acesso a Informações Públicas, que acaba com o sigilo eterno de documentos.

Para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a informação não deve ser de poder de quem governa, mas de toda a sociedade. "A questão dos direitos humanos é chave e, portanto, a lei [de Acesso a Informações Públicas] foi clara. Nesse segmento não há restrições de informação."
A Comissão da Verdade será formada por sete pessoas, escolhidas pela presidenta da República a partir de critérios como conduta ética e atuação em defesa dos direitos humanos. Ao todo, 14 servidores darão suporte administrativo aos trabalhos.
O grupo terá dois anos para ouvir depoimentos em todo o país, requisitar e analisar documentos que ajudem a esclarecer as violações de direitos. De acordo com o texto sancionado, a comissão tem o objetivo de esclarecer fatos e não terá caráter punitivo.
O grupo vai aproveitar as informações produzidas há quase 16 anos pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e há dez anos pela Comissão de Anistia.
A Lei de Acesso a Informações Públicas permite que o cidadão consulte documentos produzidos pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de forma a dar mais publicidade e transparência aos atos da administração pública.
A norma acaba com o sigilo eterno de documentos. Os documentos hoje classificados como ultrassecretos, que são aqueles com informações imprescindíveis à segurança do Estado, estarão protegidos por um prazo máximo de 50 anos. Atualmente, o documento ultrassecreto fica guardado por 30 anos, mas esse prazo pode ser prorrogado sucessivamente.
A lei abrange também estados e municípios e assim, o cidadão poderá, por exemplo, pedir dados sobre como foi empregada a verba do hospital e da merenda escolar de sua cidade. As informações solicitadas pela população devem ser respondidas em, no máximo, 20 dias.
Em seis meses, cada órgão vai ter que publicar em sua página na internet informações sobre sua atuação, como contratos, licitações, gastos com obras, repasses ou transferências de recursos. As entidades que recebem recursos públicos também terão que dar transparência a seus dados.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

Prefeitura do Assú vai pagar R$ 1 mil por dia por prorrogação de contrato realizado sem licitação

Ivan_Lopes
Assú - Paralisado desde a última sexta-feira, dia 11, por conta do final de semana e, depois, o feriado nacional de terça-feira, dia 15, na última quarta-feira, dia 16 de novembro, voltou a ser publicado o Diário Oficial do Município (DOM) do Assú. E o exemplar trouxe uma novidade: o Termo de Aditamento nº 001 ao Contrato nº 083/2011, com dispensa de licitação, firmado entre a Prefeitura do Assú e a empresa Estratégia Soluções Inteligentes - Consultoria em Gestão Estratégia Limitada, com sede em Brasília, Distrito Federal.

O objetivo do aditamento foi o aumento da prorrogação do prazo de vigência contratual e, consequentemente, do valor do contrato citado. A finalidade da contratação foi a prestação de serviços técnico-especializados em Defesa Civil para a definição de diretrizes do Plano Diretor de Defesa Civil e representação técnico-institucional do município em Brasília, especificamente no âmbito de órgãos e entidades do Governo Federal. Com o aditamento publicado quarta-feira, o contrato será prorrogado por mais 45 dias, contados a partir do dia 2 de novembro em curso.

Por conta disto, o valor financeiro do contrato também aumentou: foi acrescido em mais R$ 47.046,25, o correspondente a 23,16%. O contrato original firmado pela Prefeitura, por determinação do prefeito Ivan Lopes Júnior (PP), com a firma brasiliense, foi firmado em maio, com vigência do dia 2 daquele mês até 2 de novembro corrente, no valor pouco superior a R$ 203 mil. Agora, por mais 45 dias de contrato, a mesma empresa vai receber mais de R$ 47 mil. Se forem contatos apenas os dias úteis, a prefeitura gastará R$ 1 mil por dia com a contratada. 

Argumentação

A justificativa apresentada pela administração local foi a "continuidade do assessoramento técnico-institucional junto ao Governo Federal, por razão da prorrogação do prazo concedido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, para 'refazimento' das impropriedades apontadas no parecer técnico nº CONJ-001/2011/DRR, do dia 30 de junho; definição das diretrizes técnicas aplicáveis ao tipo de recurso transferido pelo referido instrumento e prosseguimento das atividades inerentes ao desenvolvimento do Plano Diretor de Defesa Civil, em especial, quanto à capacitação de servidores públicos municipais".

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

Ministério da Educação concede nota máxima ao curso de Medicina da Uern

faculdade_de_medicina
O Curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) obteve conceito cinco, a nota máxima do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Assim, passou a integrar a seleta lista de 28 cursos de Medicina, dos mais de 150 avaliados, a conseguir o conceito máximo no exame organizado pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O chefe de Departamento do Curso de Medicina da Uern, professor Paulo Simonetti, atribuiu a conquista ao empenho de alunos e professores. "Foi uma luta muito grande desses alunos para essa vitória, que não nos traz surpresa porque vários deles antes de se formar já aparecem aprovados em concursos públicos. Também não poderia deixar de parabenizar os professores que fazem a nossa parte pedagógica ser de excelente qualidade", comemorou.
Além de Medicina, os cursos de Enfermagem dos campi avançados de Caicó e Santa Cruz também tiveram conceito máximo no Enade. Ainda na área de Enfermagem, também tiveram boa avaliação as turmas de Mossoró e Pau dos Ferros (nota 4), mesma do curso de Odontologia. A única nota baixa foi do curso de Serviço Social (1). A nota geral da Uern foi 3.
Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor João Batista Xavier, o resultado do Enade foi positivo para a Uern. "A nossa Universidade caminha com dificuldades orçamentárias para tocar seus projetos, mas as cabeças pensantes conseguem se superar no papel de educadores e pensadores e com isso a Universidade segue formando quadros e pessoas aptas para colaborar com a sociedade", avaliou. 
CORTE
O Ministério da Educação deu início ao processo de supervisão dos cursos com baixo desempenho nas avaliações da pasta. No Diário Oficial da União de ontem, foram publicadas as medidas cautelares que suspendem 514 vagas de 16 cursos de medicina que tiveram nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC).
O indicador varia em uma escala de 1 a 5 e é calculado com base no desempenho dos alunos no Enade e em outros critérios como a infraestrutura e o corpo docente da instituição. Os cursos que sofreram o corte determinado hoje são todos de instituições privadas de Minas Gerais, de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Maranhão, de Rondônia, do Tocantins e de Mato Grosso.
O Ministério pretende suspender até o fim do ano 50 mil vagas em graduações na área da saúde, ciências contábeis e administração que tiveram resultado insatisfatório nas avaliações de 2009 ou 2010. Os dados do Enade 2010, divulgados anteontem, mostram que 594 dos 4.143 cursos avaliados tiveram CPC 1 ou 2. A nota 3 é considera satisfatória e os CPCs 4 e 5 indicam que o curso é de boa qualidade.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

RN tem mais de 26 mil casos notificados

dengue
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou ontem, 18, mais um boletim epidemiológico com os números da dengue no Rio Grande do Norte. De acordo com o Programa Estadual de Combate à Dengue, foram notificados no Estado, até o último dia 5 de novembro, 26.104 casos de dengue, sendo 11.722 confirmados.
Os dez municípios que apresentam incidência alta da doença e o maior número de casos notificados são: Natal (8.833 casos), Mossoró (2.405), Parnamirim (1.716), Santa Cruz (1.052), São Gonçalo do Amarante (680), João Câmara (644), Macaíba (536), Nova Cruz (440), Pau dos Ferros (406) e São Paulo do Potengi (385).
De acordo com o Programa Estadual de Controle da Dengue, a população deve continuar tomando as medidas de prevenção, sobretudo por meio da eliminação de criadouros, para combater a dengue.
A secretaria alerta que, com a proximidade do verão, as ações para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti devem ser intensificadas.
Conforme a Sesap, os métodos para evitar o surgimento do mosquito são simples e de conhecimento de todos. A secretaria orienta a população a não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nos pneus, para evitar o acúmulo de água. Também não se deve deixar água acumulada sobre a laje da residência nem nas calhas, removendo folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.
Outro cuidado importante é com a vasilha embaixo dos vasos de plantas, que não pode ter água parada e deve ficar seca ou coberta com areia. As caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas, como também qualquer outro tipo de reservatório de água.
Vasilhas que servem para animais não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar. Garrafas, latas ou copos devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados, devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado), entre outras medidas para se evitar acúmulo de água.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

Prefeito é apontado como mandante

Em agosto, a Polícia Civil indiciou oito pessoas por envolvimento na execução do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Serra do Mel, Ednaldo Filgueira, 36 anos, morto na noite de 15 de junho deste ano na frente do "Jornal Serrano", de sua propriedade, no município da Serra do Mel. Entre os acusados, nenhum mandante. Mas o delegado Odilon Teodósio - responsável pelo inquérito policial - deu continuidade à investigação e só encerrou o caso no fim do mês passado, depois de indiciar o homem acusado de mandar matar Ednaldo: Josivan Bibiano de Azevedo, prefeito da Serra do Mel.
Odilon Teodósio disse, em entrevista ao DE FATO, que durante a segunda etapa da investigação a Polícia conseguiu elementos suficientes para comprovar a autoria intelectual do homicídio por parte do prefeito. "Nessa segunda parte só ele (prefeito) foi indiciado. É dele a autoria intelectual do homicídio. Os outros (indiciados na primeira etapa da investigação) participaram da logística e da execução", disse o delegado, que assumiu recentemente a Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE).
Por ser prefeito e possuir foro privilegiado, Josivan Bibiano só pode ser denunciado criminalmente pelo procurador-geral de justiça Manoel Onofre Neto, para quem os autos da investigação já foram enviados pelo promotor da 1a. Vara Criminal de Justiça de Mossoró, Armando Lúcio Ribeiro. Os demais acusados serão todos processados pelo crime na 1a. Vara Criminal de Mossoró.
Ednaldo Filgueira foi executado com vários tiros. Ele era opositor político do prefeito da Serra do Mel e costumava denunciar através do Jornal Serrano, na edição impressa e no blog do jornal. Desde o crime, a principal linha de investigação da Polícia era motivação política para o assassinato. A morte do presidente do PT da cidade repercutiu em sites nacionais e internacionais, principalmente pela suspeita de que a execução estivesse relacionada à sua atuação jornalística.
O procurador-geral de justiça disse que tomou conhecimento do assunto ontem, ao chegar de evento em Brasília. "Já foi aberto o processo de investigação e pedi algumas diligências", disse Manoel Onofre. Após as diligências, o procurador decide pela denúncia criminal do prefeito ou pelo arquivamento da investigação.
Em outubro, o prefeito ingressou com um pedido de habeas corpus preventivo na 1a. Vara Criminal de Mossoró. O habeas corpus preventivo é um recurso jurídico com a intenção de trancar uma ação penal e evitar uma possível prisão. "Mas estranhei esse pedido, porque ele deveria ser feito no Tribunal de Justiça, já que o prefeito possui foro privilegiado. Meu parecer foi dado declarando a incompetência para julgar esse processo. Ele deve ser analisado pelo corpo do Tribunal", disse o promotor Armando Lúcio Ribeiro.
A reportagem do DE FATO tentou, durante todo o dia de ontem, contato com o prefeito Josivan Bibiano e seus assessores. Nenhum telefonema feito foi atendido nem houve retorno. Na Prefeitura de Serra do Mel, nenhum dos telefones contactados foi atendido.

MP já denunciou oito acusados
Oito pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil e denunciadas pelo Ministério Público Estadual (MPE) no processo que apura a morte de Ednaldo Filgueira.
O delegado Odilon Teodósio indiciou Cícera Soares da Costa, proprietária do restaurante Padre Cícero, em Serra do Mel, Rafânio Brito de Azevedo, Ranielly Brito de Azevedo, Daniel dos Santos Azevedo, Paulo Ricardo da Costa, Marcélio de Sousa Moura, Abnadab Ismael Nunes Pereira da Silva e Francisco Fábio Ferreira. Todos estão presos. Três possuem parentesco com o prefeito de Serra do Mel, Josivan Bibiano de Azevedo.
Rafânio, Ranielly, Daniel, Abnadab e Paulo Ricardo estão no Presídio Federal de Mossoró.
Abnadab Nunes Ismael Pereira da Silva (Foguinho), Francisco Fábio Ferreira (Galego), Paulo Ricardo da Costa (Paulinho) e Marcélio de Sousa Moura também foram indiciados, apontados como envolvidos diretamente na execução de Ednaldo. Todos estão respondendo por crime de homicídio qualificado e formação de quadrilha.
De acordo com a investigação, Ednaldo foi assassinado por causa das denúncias que costumava publicar no blog do Jornal Serrano, boa parte delas contra pessoas que faziam parte da Prefeitura Municipal. Na investigação do crime, o delegado Odilon Teodósio contou com o apoio importante da Polícia Federal, principalmente com o setor de Inteligência da corporação.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

HOMEM FICA PRESO DEBAIXO DE PNEU DE CAMINHÃO

Na madrugada de hoje 19 de Novembro aconteceu um acidente envolvendo um caminhão de placas MZC 2062 e uma moto até o momento não identificada.
Segundo informações é que a moto ao entrar na rua Dr. Luiz Antônio mais precisamente próximo ao circo de fuxiquinho colidiu com um caminhão, no momento os dois ocupantes da moto caiu sendo que um ficou embaixo de uma das rodas traseiras do caminhão, a vitima chegou a ficar se debatendo foi neste momento que o motorista do caminhão acionou a marcha ré para que as rodas saise de cima da vitima que é a pessoa conhecida por Leandro, o outro ocupante da moto não foi identificado, pois o mesmo tinha evadido-se do local.
A equipe do SAMU foi acionada e a vitima socorrida para o hospital regional de Assu e em seguida transferida para Mossoró.
VEJA MAIS FOTOS DO ACIDENTE AQUI!




Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

ENGAVETAMENTO ENVOLVENDO 4 VEÍCULOS SENDO UM DA POLÍCIA E UMA MOTO NA BR-304 PRÓXIMO A MAÍSA.

    Ocorreu no final da tarde desta sexta feira (18/11) por volta das 17:00hs, mais um engavetamento na BR-304 próximo a Maísa distante cerca de 25km de Mossoró saída para Fortaleza-CE, dessa vez envolvendo um carro da polícia militar daquela comunidade.

   Segundo informações colhidas no local, a viatura da polícia seguia pela BR e suspeitou de dois elementos em uma moto Titan Azul de placa MYN-4242 e resolveram abordar, quando frearam bruscamente os veículos que vinham logo atrás não tiveram tempo de parar.

   A viatura atingiu a moto e o motoqueiro de nome Paulo Estevam Dantas, 27 anos, foi conduzido pela equipe da ambulância  ALFA-01 do SAMU com uma luxação no ombro direito, a outra vítima um Subtenente da polícia de nome José Vandilson Cavalcante, 52 anos, também saiu ferido com uma dor forte no joelho e foi conduzido pela equipe BRAVO-01 Soares socorrista do SAMU para o HRTM em Mossoró.

  Os veículos envolvidos foram:

A VTR Maísa Placa NNR-1886
Uma moto Titan Azul -Placa MYV-4242
Um Fiat Punto Placa MZK-3443 Natal-RN
Um Fiesta Prata Placa NNL-0263 Natal-RN
Um Fiat Pálio 

   Peritos do ITEP foram acionados por se tratar de um veículo oficial, para realizar os procedimentos de perícia no local.



Blog: Passando na Hora
Blog: Passando na Hora(Subtenente no HRTM)
Blog: Passando na Hora (Foto no local)
Blog: Passando na Hora (Foto no local)
Blog: Passando na Hora (Foto no local)
Blog: Passando na Hora (Foto no local)
Blog: Passando na Hora (Foto no local)
Blog: Passando na Hora (Foto no local)
Blog: Passando na Hora (Foto no local)
Blog: Passando na Hora (Foto no local)
Blog: Passando na Hora (Foto no local)
Blog: Passando na Hora (Foto no local)
Blog: Passando na Hora (Foto no local)

Blog: Passando na Hora(Subtenente dando entrada no HRTM)
Blog: Passando na Hora(Subtenente dando entrada no HRTM)



Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››