quinta-feira, novembro 01, 2012

Idoso mora em Kombi, estuda para o Enem e sonha em ter casa


Vital Barbosa quer fazer o Enem e faculdade de engenharia civil no Espírito Santo (Foto: Juirana Nobres / G1)
Cabelos longos, barba comprida e livros por toda a “casa”. Esta é a descrição mais fiel para o aposentado Vital Barbosa, de 62 anos, que há dois anos vive dentro de uma Kombi, em Vila Garrido, Vila Velha, Grande Vitória.

A casa não é tão extensa, mas é lá que Vital se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, já que perdeu o prazo de inscrição das provas deste ano. "Meu maior sonho é fazer faculdade de engenharia civil e construir, com os meus conhecimentos, a minha casa, feita de lajota, concreto e laje. Sei que só os estudos me abrirão esta oportunidade", disse.

A Kombi onde mora foi seu instrumento de trabalho por muitos anos. Com ela, Vital fazia fretes. Atualmente, o veículo está abandonado, praticamente enferrujado pela exposição ao tempo e parado por falta de uso. O veículo fica estrategicamente parado em frente a casa do irmão de Vital.
Meu maior sonho é fazer faculdade de engenharia civil"
Vital Barbosa
"Eu não gosto de incomodar. O máximo que faço é tomar banho e lavar umas peças de roupas na casa dele. Com o dinheiro da aposentadoria, junto as roupas mais pesadas e pago alguém para lavar. A minha alimentação é feita em um restaurante 'baratinho' aqui do bairro. Na maior parte do tempo passo estudando mesmo. Hoje, tenho até um trabalho de física para apresentar", explicou ao G1 nesta quinta-feira (1).
Vital contou que já trabalhou como repositor em supermercado, como cobrador de ônibus e motorista profissional. Há dois anos, conquistou a aposentadoria por tempo de trabalho e decidiu voltar aos estudos. "Nunca desisti de estudar, mas eu trabalhava muito, dormia de madrugada e ficava sem tempo para me dedicar. Acompanhava os noticiários e tentava ficar atendo as últimas informações. Eu sabia que isso não era o bastante", disse.
Volta aos estudos
Vital estudou até a quarta série do ensino fundamental e ficou anos parado. Logo após a aposentadoria, resolveu colocar de vez os pés em uma escola e concluir os estudos. Ele está na segunda etapa do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), na escola estadual de ensino fundamental Adolfina Zamprogno, no bairro onde mora.

Há dois anos, quando voltou a estudar, se separou da esposa com quem viveu por 20 anos. Segundo Vital, foram problemas do casal que levaram ao fim do relacionamento. "Não tenho vícios, nunca fui agressivo, apenas não deu certo", contou.

Vital Barbosa tem 62 anos e mora dentro de kombi no Espírito Santo (Foto: Juirana Nobres / G1)
Vital Barbosa tem 62 anos e mora dentro de kombi


O aposentado é pai de dois filhos que moram em Minas Gerais e, há mais de 40 anos, não os vê. "Espero que eles estejam bem e que tenham aproveitado a melhor fase para estudar, coisa que não deu para eu fazer. Infelizmente, hoje, não posso dar boas condições de vida para eles, porque não estudei", desabafou.

O estudante disse que vai intensificar sua dedicação ao inglês. "Não é me gabando, mas sou muito bom em matemática. Embora tenho ido bem em biologia. Até o Enem de 2013, quero ficar bem preparado e fazer uma prova tranquila", declarou.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ACIDENTE COM VITIMA FATAL NA RN-016 NA COMUNIDADE DO PORÉ(ASSU)


Na noite de hoje 01 de novembro por volta das 20:00hs aconteceu um acidente na RN-016 mais precisamente na comunidade do Poré zona rural de Assu, onde vitimou fatalmente Francisco Fernando Sobrinho, 53 anos, mais conhecido por Hominho, residente na comunidade acima citada.
As primeiras informações são que um veiculo ainda não identificado teria batido violentamente contra a vitima que trafegava na RN de bicicleta.




Fonte: Focoelho/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Acusado de Tentativa de Homicídio no Centro de Major Sales se Apresenta à Polícia


Major Sales – A pessoa de Silveira Cesário Maia, 63 anos de idade, acusado de ter ferido a bala a pessoa de Expedida Maria da Conceição da Silva, 22 anos de idade, fato ocorrido por volta da 17h50min do ultimo domingo, no centro desta cidade, se apresentou na tarde desta quarta-feira (31) na Delegacia de Polícia de Luís Gomes, devidamente acompanhado do seu advogado para dar sua versão sobre o episódio. 

Segundo a ocorrência policial registrada na delegacia de Major Sales, Expedida, de 22 anos, foi alvejada na região peitoral com um tiro de arma de fogo, tipo revolver. Em seguida socorrida por cidadão para o Hospital Regional de Pau dos Ferros, onde permanece em observação médica.

Fonte: Sargento Andrade/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policia civil prende cúmplice de PM assassinado no interior do RN


 (Montageb/Degepol)
Policiais Civis da Delegacia Regional de São Paulo do Potengi capturaram na tarde desta quinta-feira (01) um homem, identificado como Roberto Leandro de Lima, 23 anos, acusado de ser comparsa do policial militar, Sandro Richele de Araújo, assassinado na noite de ontem em São Paulo do Potengi.

A polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão, hoje pela manhã, na casa do policial assassinado, Sandro Richele, e apreendeu 90 munições hollow point calibre 38 pintada com esmalte nas pontas, celulares roubados, carimbos e atestados médicos, medicamentos roubados de uma farmácia, duas carteiras da PM, além de capuzes, um casaco preto, uma peruca e moto utilizados durante os assaltos realizados.

Roberto confessou sua participação nos crimes e teve sua prisão temporária decretada.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Integrante da quadrilha que sequestrou Porcino Segundo é capturada


 (Degepol/Divulgação)
Mais uma integrante da quadrilha que sequestrou o jovem Porcino Segundo, conhecido como Popó, se encontra presa. Antônia Berenice Damasceno Lima, de 36 anos, foi capturada no dia 19 de outubro na cidade de Novo Oriente, interior do Ceará. A acusada foi entregue na tarde desta quinta-feira (1º) à Divisão Especializada de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) para prestar depoimento.

Berenice alega ter sido obrigada a participar do sequestro por um dos integrantes da quadrilha, conhecido como “Cabeça”. Ela afirma que foi chamada para cozinhar na casa que serviu como cativeiro para a quadrilha e aceitou a proposta sem saber do que se tratava, porém se nega a revelar quem fez a oferta.

Sobre o fato de ter permanecido foragida após a Polícia Civil invadir o cativeiro Berenice disse que, se não a tivessem capturado ela ia se entregar. “Não me entreguei antes por medo”, afirmou.

Antônia Berenice Damasceno Lima tem uma passagem pela polícia na sua cidade natal, Independência/CE, por facilitação de prostituição de menor.

Sequestro
Porcino Segundo, o Popó, foi sequestrado no dia 16 de junho deste ano durante uma vaquejada, na cidade de Ceará-Mirim. Após 37 dias de sequestro, a equipe da Deicor estourou o cativeiro localizado na Praia de Pitangui. A vítima foi libertada ilesa e quatro acusados foram detidos, enquanto outro acusado morreu em confronto com a polícia. 

Desde a invasão do cativeiro, além de Berenice, outros dois acusados de participação na quadrilha já foram presos: Luís Eduardo Lima Magalhães Filho, capturado num condomínio de luxo em Natal, e Orlandina Torres Carneiro, presa na cidade de Fortaleza/CE, quando participava de um velório.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Operação Impacto: recurso será julgado na terça-feira


O recurso interposto por três réus da Operação Impacto será julgado na próxima terça-feira (6) e não nesta quinta-feira (1º), como havia sido previsto anteriormente pela relatora, juíza convocada Tatiana Socoloski, a ação não pôde ser apreciada porque o desembargador Expedito Ferreira, um dos membros da Câmara Criminal, deu início às férias e acabou sendo convocado uma outra magistrada, a juíza Fátima Soares. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (01) pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

De acordo com o tribunal, as defesas dos três condenados no primeiro grau Adão Eridan, Aluízio Machado e Francisco Sales interpuseram um novo recurso, questionando a última decisão da relatora (ratificada pela Câmara Criminal), que não consentiu a extensão do prazo para que novos elementos fossem incluídos aos autos. “Enquanto eles persistirem com a interposição de recursos, o processo não pode ser relatado”, afirmou a magistrada.

O novo requerimento da defesa foi pautado pela relatora na sessão desta terça-feira passada (30 de outubro) da Câmara Criminal, no entanto, como os desembargadores Assis Brasil e Zeneide Bezerra se declararam suspeitos não houve quórum para julgamento.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Flamengo pode ter cinco desfalques contra Figueirense


Íbson é um dos desfalques do Flamengo no sábado Foto: Fabio Rossi / O Globo
Em um jogo contra um adversário direto na luta contra o rebaixamento, o Flamengo pode ter cinco desfalques contra o Figueirense, sábado, às 21h, em Volta Redonda. O lateral Wellington Silva, expulso ainda no primeiro tempo do empate contra o Atlético-MG, e o voltante Íbson, que recebeu o terceiro cartão amarelo, já estão fora. Além deles, o goleiro Felipe, que torceu o tornozelo esquerdo, o lateral Léo Moura e o voltante Cáceres ainda são dúvida.

Felipe foi submetido a um raio-x que não apontou lesão no tornozelo, mas o goleiro ainda sente dores.

- Vamos ver como o Felipe reage no treino desta sexta-feira. O Cáceres e o Léo treinaram hoje (quinta-feira) no Ninho do Urubu. No treino de sexta é que vamos submetê-los a um trabalho mais forte. Se não sentirem nada, estarão liberados - explicou o médico Marcelo Soares, no desembarque da delegação, no Aeroporto Santos Dumont, na tarde desta quinta-feira.

Os jogadores do Flamengo consideraram que o time fez uma boa partida no empate com o Atlético-MG e acreditam que uma vitória contra o Figueirense deixará o time definitivamente tranquilo no Brasileiro.

- O time evoluiu nas últimas partidas. Jogos bem contra o São Paulo e o Atlético-MG. Acredito que com 44 pontos, vencendo o Figueirense, fica praticamente resolvido. Vamos só prestar atenção nos resultados de Palmeiras e Sport - declarou o lateral-esquerdo Ramon.

O elenco se reapresenta nesta sexta-feira no Ninho do Urubu e já viaja no mesmo dia para a partida de sábado em Volta Redonda.

Fonte: O Globo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Governo autoriza uso do FGTS para financiamento de material de construção




A partir desta quinta-feira, o brasileiro poderá contar com uma nova modalidade de crédito a juros baixos para reformas e ampliações na casa própria. O Ministério das Cidades publicou no Diário Oficial da União, no dia 24 passado, a Instrução Normativa (IN) 34, que autoriza o uso de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para financiamento de material de construção.

Essa modalidade de crédito ainda é desconhecida de grande parte da população. O professor Rivaldo Pereira dos Anjos, por exemplo, planeja reformar a casa em que mora, no Bairro Caiçara, na Região Nordeste de Belo Horizonte. “Quero fazer mais um banheiro, transformando um quarto em suíte.” Ele já está fazendo pesquisa de preço de material de construção, mas diz que não conhecia essa nova possibilidade de financiamento. “Tenho uma parte do dinheiro reservada e tinha pensado em financiar o restante. Foi bom saber dessa nova linha de crédito. Vou procurar uma agência da Caixa para me informar sobre as condições”, revela.

Para o exercício deste ano, o programa conta com R$ 300 milhões. O teto para financiamento é de R$ 20 mil e o valor máximo de avaliação do imóvel é de R$ 500 mil. O prazo de amortização da dívida é de até 10 anos, com taxa de juros de 10,66% ao ano. A obra não pode ultrapassar 24 meses. Para baratear o custo ao consumidor, houve redução da taxa de risco de crédito, que substitui o seguro, de 0,5543% ao mês para 0,2695% ao mês.

Nem o Ministério das Cidades nem a Caixa Econômica Federal, que oferecerá a linha de crédito, estão comentando sobre o programa, pois alegaram estar definindo as últimas questões técnicas e de regulamentação do programa. Já o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Walter Cover, diz que a medida é importante e deve estimular o segmento. “Tínhamos previsão de crescer 4,5% este ano. Mas até setembro o crescimento foi de 1,3%. Esperamos chegar pelo menos a 2% de expansão”, explica.

De acordo com ele, o efeito para este ano não será significativo. “Já estamos no fim do ano, e poucas pessoas iniciam obras próximo do Natal. Além disso, estamos falando de um montante de R$ 300 milhões num mercado que movimenta R$ 60 bilhões. Mas em 2013, essa medida do governo já poderá ser mais percebida. E temos a expectativa de que esse valor cresça. Creio que R$ 3 bilhões seria um bom valor, o que representaria 5% das vendas do setor.”

A destinação da verba será feita conforme a base de déficit habitacional urbano, estimado a partir da pesquisa nacional por amostra de domicílios efetuada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sendo assim, a região Sudeste ficará com 42,5% dos recursos, o Nordeste receberá 28,20%, os estados do Norte, 9,68%, o Sul, 11,21%, e a região Centro-Oeste, 8,37%. A linha de crédito serve tanto para construção quanto para reforma. Ressaltando que a reforma é uma modalidade que objetiva a execução de obras e serviços que permitam sanar problemas de habitabilidade, salubridade, segurança, ou acessibilidade da edificação e ainda que possibilitem o desenvolvimento sustentável ou a preservação do meio ambiente.

Impacto na venda formiguinha
Representante do segmento considera que o uso do FGTS para reformas e ampliação de imóveis vai beneficiar principalmente a comercialização de produtos no varejo

O financiamento com o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de material de construção não estabelece renda mínima ou máxima. Mas o interessado deve demonstrar capacidade de pagamento compatível com o crédito requerido, que pode chegar até a R$ 20 mil. E pode ser destinado tanto a imóveis urbanos quanto rurais. A instrução normativa publicada no Diário Oficial da União veda o empréstimo a proponentes que se encontrem em situação irregular perante o FGTS ou com restrição no Cadastro Informativo dos Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).

Pode se candidatar à linha de crédito todo trabalhador que tenha conta vinculada do FGTS e que conte, no mínimo, três anos de trabalho sob o regime do fundo, na mesma empresa ou em empresas diferentes. Também é preciso ter contrato de trabalho ativo ou saldo em conta vinculada do FGTS na data de concessão do financiamento, correspondente a, no mínimo, 10% do valor da avaliação do imóvel. A IN traz também a inclusão de exigências técnicas, considerando a necessidade de se estabelecerem condições mínimas que ofereçam segurança técnica e jurídica, regularidade fiscal e trabalhista.

As propostas serão hierarquizadas, dando prioridade àquelas destinadas a famílias com baixa renda, que contemplem idoso, deficientes ou em que mulheres sejam o arrimo da família. Ou ainda aqueles que apresentarem maior valor de contrapartida e menor valor de avaliação do imóvel. Além de reforma e ampliação, o dinheiro poderá ser usado para a instalação de hidrômetros e sistemas de aquecimento solar.

Para Walter Cover, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), a nova linha de crédito tem um importante componente social. “Vai beneficiar justamente aqueles que têm dificuldade em conseguir empréstimos junto aos bancos privados”, avalia. “Terá um impacto quase exclusivamente no que chamamos de venda formiguinha, que são os materiais de construção vendidos no varejo, diretamente ao consumidor. E essa modalidade tem um papel importante para o segmento, pois representa 50% das vendas.”

MAIS UM INGREDIENTE

Na avaliação do presidente da Associação do Comércio de Materiais de Construção de Minas Gerais (Acomac), Rui Fidélis de Campos Júnior, a medida ajuda os mais carentes de linha de crédito a conseguir um empréstimo e estimula o segmento. “Em Minas, o setor cresceu 1% até agora. Mas em outubro tivemos uma recuperação e crescemos 6% em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é conseguir uma recuperação nesse último bimestre para fechar o ano com 2,5%. E o programa pode ser mais um ingrediente nessa arrancada”, diz.

Rui diz ser importante que o programa seja ágil e de fácil liberação. “Em 2013, será ainda mais importante para os números do setor, pois serão destinados pelo menos R$ 1 bilhão para essa linha de crédito”, analisa.

Ele recomenda o consumidor a não comprometer mais de 30% do seu orçamento com prestações. “A mensalidade que pagará deve ser somada a outras que já existem para não estourar o orçamento familiar”, ensina. Essa é a intenção da costureira Magda Soares de Carvalho Azevedo. Ela pretende construir mais um quarto em sua casa, no Bairro Padre Eustáquio, Região Nordeste de Belo Horizonte. “A ideia é ter mais um cômodo para receber visitas, pois ocupo um quarto como escritório de trabalho. Daí, posso receber convidados de forma mais cômoda, ou até mesmo alugar para uma universitária”, planeja a costureira, que adiou a compra do material de construção até se informar melhor sobre a nova linha de crédito.

Normas para liberação do crédito

» Existência de projeto aprovado e alvará de construção.

» Apresentação de certidão de registro da incorporação para condomínios ou do loteamento.

» Apresentação de memorial descritivo contendo, no mínimo, as premissas básicas adotadas para elaboração e execução do projeto e o detalhamento de materiais empregados na obra, inclusive seus fornecedores, observada a utilização de materiais cujas especificações técnicas cumpram as normas fixadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e sejam qualificados pelo Sistema de Qualificação de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos, no âmbito do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Hábitat (PBQP-H) ou sejam certificados por organismo de certificação de produto (OCP) acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade – SBAC.

» Anotação de responsabilidade técnica de execução das obras e dos projetos de arquitetura.

» Comprovação de regularidade junto à Previdência Social.

» Comprovação de regularidade junto ao FGTS.

» "Habite-se", no caso de projetos habitacionais, ou auto de conclusão para projetos de lotes urbanizados, ou documento equivalente expedido pelo órgão municipal competente.

» Averbação da construção ou do auto de conclusão, conforme a modalidade operacional, no cartório do registro de imóveis competente.

Fonte: Estado de Minas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

STJ autoriza incluir sobrenome de parceiro em união estável


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou uma mulher que vivia em união estável a ter o sobrenome do seu companheiro. A decisão, de 16 de outubro, é a primeira na qual o tribunal altera o registro de nascimento entre pessoas não casadas. Agora, Áurea Salvador de Medeiros, de 62 anos, que mantinha um relacionamento com Benedito da Silva Caldas, de 82 anos, há mais de três décadas, deverá se chamar Áurea Salvador de Medeiros Caldas. O casal, com um filho, desejou continuar a viver em união estável porque Caldas tinha mais de 60 anos e, por isso, o casamento só era possível com separação total de bens.

"O sobrenome apenas ratifica o que somos há mais de 30 anos: uma família. Nós nos sentimos assim desde o início. Ter o sobrenome comum reforça esse sentimento", diz Áurea. A Justiça de Goiás não havia aceitado a mudança no nome de Áurea, levando em conta uma regra que só permite a troca de sobrenomes entre companheiros em um caso específico: se um deles tivesse um impedimento para casar. Isso ocorreria caso um dos dois já tivesse casado antes e se separado sem desfazer a relação no papel. Além disso, a lei de 1975 exige o mínimo de cinco anos de convivência ou um filho em comum. Também esse companheiro não poderia ter o sobrenome de outro casamento.

Segundo o Tribunal de Justiça de Goiás, ambos não possuíam qualquer impedimento para o matrimônio. Portanto, só haveria a saída de se casar para transferir o sobrenome. "Ficou uma situação um pouco esdrúxula. Se eles fossem casados, mas separados de fato (sem formalizar o rompimento), poderiam mudar o nome. Eles solteiros, não" afirma o advogado do casal, Rodrigo de Oliveira Caldas.

O presidente da Associação Nacional dos Registradores Civis (Anoreg), Rogério Bacellar, diz que se esse procedimento já fosse feito no cartório seria mais fácil. "Hoje não existe nenhuma lei autorizando os cartorários, mas muitos juízes já permitem." Para Bacellar, os registros só poderão sofrer alterações sem necessidade de ir à Justiça após o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar essa questão, a exemplo das uniões entre pessoas do mesmo sexo. Hoje, homossexuais que declaram judicialmente uma união estável acabam pedindo também a troca de seus sobrenomes.

"Muita gente quer mudar de sobrenome, mas não sabe que tem direito. Há companheiros que passam uma vida toda com filhos, que até têm o sobrenome de ambos os pais, mas o do casal não muda", diz a advogada Maria Berenice Dias, do Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam). A Constituição de 1988, segundo a advogada, não faz diferença entre união estável e casamento. No entanto, o Código Civil dá tratamento distinto para alguns direitos, como no caso de herança. 

Fonte: Estado de Minas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Shakira quebra dente durante gravação do programa "The Voice", diz site


A cantora Shakira está grávida do primeiro filho
A cantora colombiana Shakira sofreu um acidente na segunda-feira (29) durante as gravações da edição norte-americana do reality show "The Voice", segundo o site RadarOnline.com.

Uma fonte contou ao site que a cantora quebrou o dente ao comer um biscoito. “Shakira lascou seu dente e a produção teve de ser completamente encerrada pelo dia. Eles não estavam nem perto de terminar as filmagens naquela hora, mas tudo parou e o elenco e a equipe foram mandados para casa", afirmou.

"Ela estava comendo um biscoito e parte de seu dente simplesmente caiu. Ela fez uma cara de ‘o que é isso na minha boca?’”, completou. Segundo o site, Shakira queria continuar filmando, mas a produção do programa não permitiu. "Ela é tão descontraída e relaxada."

Shakira e o rapper Usher substituirão Christina Aguilera e Cee Lo Green, os atuais jurados, na próxima temporada da competição. Adam Levine, do Maroon 5, e o cantor country Blake Shelton continuarão na comissão julgadora.

Grávida, Shakira confirmou à rede de televisão alemã RTL que o bebê que espera de seu namorado, o jogador do Barcelona Gérard Piqué, é um menino.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Banco do Brasil retifica edital de abertura de concurso


O Banco do Brasil (BB) retificou nesta quinta-feira (1/11) o edital de abertura do concurso que forma cadastro reserva para o cargo de escrituário, posto que exige formação em nível médio. A remuneração para os convocados será de R$ 1.892, além de benefícios. Cinco por cento do número de convocados está voltado para portadores de necessidade especiais. As informações estão na página 131, seção 3.

As principais mudanças são referentes ao número de habilitados nas provas discursivas de redação, os locais de provas para algumas macrorregiões/microrregiões e o conteúdo programático. O certame está com as inscrições abertas pelo site da Fundação Carlos Chagas (FCC) - empresa organizadora - até o dia 5 de novembro. A taxa de participação é de R$ 40. Haverá prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e prova discursiva-redação, somente em caráter eliminatório - ambas serão aplicadas no dia 13 de janeiro de 2013.

Em uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, os escriturários atuarão em 15 estados. São eles: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

Conhecimentos
Quem for disputar as chances deve estudar as disciplinas de português, raciocínio lógico-matemático, atualidades do mercado financeiro, cultura organizacional, cultura de venda, atendimento, domínio produtivo da informática e conhecimentos bancários. 

Fonte: Corrreio Web/Cidade news Itaú
Leia Mais ››

Paula Fernandes desafia Justiça e diz que romperá com Talismã


Ferve a briga de Paula Fernandes com a Talismã Music, empresa de Leonardo que a representa. A cantora afirma que passará a agenciar a própria carreira a partir do dia 11, quando, segundo ela, termina seu contrato. Já a empresa de Leonardo afirma que o vínculo entre ambas só acabaria em 2014. Como nenhuma das partes quer abrir mão, o caso será resolvido na Justiça. A informação é da coluna "Olá", assinada pela jornalista Vivan Masutti e publicada pelo jornal "Agora" desta quinta-feira (1).

Há um mês, foi derrubada pela Justiça uma liminar que concedia à cantora o direito de agendar seus shows e tomar conhecimento das transações comerciais de sua carreira.

A decisão restabeleceu plena validade ao contrato firmado entre a artista --campeã de vendas de CDs em 2011-- e a empresa Talismã Music, do cantor sertanejo Leonardo.

Segundo nota da Talismã, responsável por gerenciar a carreira da cantora desde 2008, "Paula Fernandes integra seu quadro de artistas, conforme contrato firmado e com vigência até 24 de fevereiro de 2014". 

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Delegacia de Homicidio de Mossoró desvenda mais um crime na cidade


O Bacharel Roberto Moura, responsável pela Delegacia de Homicídio de Mossoró, desvendou mais um crime praticado no dia 23 de Outubro na localidade de Sitio Coqueiro, zona rural de Mossoró.

José Erivan Pereira, 33 anos de idade, natural de Mossoró, operário, residente na Rua estudante Edson Nunes de Araujo no conjunto Independência II em Mossoró, foi encontrado morto por volta de 16 horas, por um agricultor, que acionou a Central de Operações da Policia Militar. Erivan estava com as mãos amarradas com uma corda e um disparo de arma de fogo no rosto.

Após os trabalhos de pericia realizados no local, o delegado foi informado por populares da existência de um veiculo de cor escura trafegando em atitude suspeita pela região. O veiculo foi localizado no Santa Helena, Bairro Santo Antonio e levado para a sede da Delegacia. Nos procedimentos realizados dentro do carro foi possível detectar manchas que o delegado acredita ser de sangue da vitima. Roberto Moura acredita que Erivan foi torturado dentro de carro antes de ser morto e abandonado no matagal.

O veiculo pertence a um dos “Irmãos Coragem”, que compareceu na tarde de hoje na delegacia em companhia de um advogado e confessou a autoria do crime. Ele disse em depoimento, que sua família vinha sendo ameaçada de morte por Erivan. Essa teria sido a motivação para o crime.

Mesmo com a apresentação de um suposto acusado, Roberto Moura disse que as investigações continuam. Ele espera que em 30 dias possa concluir o inquérito policial. É o tempo que sairá o resultado da perícia realizada no veículo. 





Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Elemento é preso pela Policia Militar após tentar assaltar comercio com pistola de brinquedo em Apodi.


Arma de brinquedo apreendida pela policia


Apodi- Na manhã de hoje 01, por volta de 10:00, a Policia Militar foi informada de que um elemento a pé e armado de pistola teria tentado assaltar um comercio no Bairro Cohab em Apodi. De imediato uma guarnição da Rádio Patrulha composta pelos Policiais, Sgt Ivanildo, Nilson e Túlio, com o apoio também do PM George, se deslocou até o local e constataram o fato. Após colherem algumas informações do proprietário do estabelecimento, os policiais iniciaram as buscas nos arredores daquele bairro, chegando a encontra-lo nas proximidades do Bairro Bacurau I, o qual foi abordado e encontrado com ele a arma de brinquedo. Trata-se do menor, L.N.R.O. 15 anos, o mesmo morava na cidade de Mossoró, mas atualmente estava residindo na casa de uma avó no Bairro Bacurau I em nossa cidade. O menor foi encaminhado para a delegacia de policia civil de Apodi para a realização dos procedimentos legais.



Arma de brinquedo "abaixo" comparada com a arma da policia "acima"


Fonte: Sentinelas do Apodi/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Anatel exige 20% da velocidade da internet a partir de hoje; veja como medir


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) passa a exigir a partir desta quinta-feira que as empresas entreguem, no mínimo, 20% da velocidade contratada pelos usuários de internet.

A Anatel indica o site Brasil Banda Larga para que os clientes façam testes do serviço que contrataram e vejam se estão recebendo a velocidade exigida.

A ação faz parte de uma ofensiva da agência para melhorar a qualidade dos serviços de banda larga no país e deve seguir o cronograma abaixo, que vai até 2014.

PrazoTaxa de Transmissão Instantânea (download e upload)Taxa de Transmissão Média (download e upload)
A partir de novembro de 201220% da taxa de transmissão máxima contratada60% da taxa de transmissão máxima contratada
A partir de novembro de 201330% da taxa de transmissão máxima contratada70% da taxa de transmissão máxima contratada
A partir de novembro de 201440% da taxa de transmissão máxima contratada80% da taxa de transmissão máxima contratada

Além de aumentar a exigência, a Anatel está realizando um mapeamento da qualidade da banda larga em todo o Brasil.

As medições permitirão a avaliação das prestadoras com mais de 50 mil acessos. São elas: Oi, NET, Vivo, GVT, CTBC, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.

Na segunda-feira (29), a agência começou a enviar os aparelhos para medição da qualidade da banda larga fixa para usuários de Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Os primeiros a receber os equipamentos --batizados de whitebox-- foram os voluntários do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais, Estados com o maior número de inscritos no programa que já realizaram o teste de velocidade.

Com as medições, a Anatel reunirá informações para a adoção de medidas que permitam a progressiva melhoria do serviço. Ainda há necessidade de voluntários em todos os Estados.

Quem não for escolhido agora poderá ser sorteado em uma próxima etapa do projeto, já que, anualmente, haverá renovação de 25% da base de voluntários.

INSCRIÇÃO

Para participar do projeto, o voluntário deve se inscrever no site Brasil Banda Larga.

Em seguida, deve fazer o teste de velocidade da conexão, conforme as orientações encaminhadas, por e-mail, pela entidade aferidora da qualidade.

De acordo com a Anatel, é fundamental que o teste seja realizado a partir de um computador ligado à internet por meio da conexão informada durante a inscrição.

Os usuários que cumprirem essa etapa e aceitarem os termos e condições do projeto participam de sorteio para a escolha dos voluntários que receberão o whitebox.

Caso não receba e-mail com link para o teste de velocidade, o usuário deve verificar sua caixa de spam ou entrar em contato com a EAQ pelo endereço suporte@brasilbandalarga.com.br.

Os selecionados para participar do programa não terão qualquer ônus para a instalação dos equipamentos e não serão remunerados pelo serviço.

Uma vez instalado, basta ligar o equipamento de medição ao modem ou ao roteador e deixá-lo funcionando.

Segundo a Anatel, o equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário.

Além de colaborar para a aferição da qualidade da banda larga, cada voluntário receberá relatório mensal com dados relativos à qualidade do serviço em sua residência ou empresa.

Fonte: Folha de São Paulo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Segunda etapa de vacinação contra febre aftosa é prorrogada no RN


A Secretaria de Estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte (SAPE) informa que de acordo com a Nota Técnica do Departamento de Saúde Animal (DSA), foi autorizada a prorrogação da 2ª Etapa de Vacinação contra febre aftosa, em função da forte estiagem que está atingindo a Região Nordeste.

De acordo com o novo cronograma de vacinação, o criador poderá adquirir a vacina contra febre aftosa nas revendas agropecuárias autorizadas pelo IDIARN no período de 01 de novembro de 2012 a 30 de dezembro de 2012, e fazer a declaração da vacinação até o dia 15 de janeiro de 2013.

Com a segunda fase da vacinação o órgão acredita que a ameaça da aftosa será extirpada com mais eficácia. A Secretaria também afirma que os índices de vacinação devem chegar a 80%, do rebanho, possibilitando ao RN o reconhecimento de área livre de febre aftosa, através do inquérito soroepidemiológico já iniciado no Estado. 

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Motociclista colide em animal e morre próximo da Lagoa do Bonfim


Um motociclista morreu na madrugada desta quinta-feira (1), vítima de colisão com um animal, quando conduzia seu moto de placas não reveladas, próximo a lagoa do Bonfim, no município de Nísia Floresta.

Segundo o Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), Edilson Marques Sobrinho, de 41 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Seu corpo foi removido pelo Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) para o trabalho de realização da necropsia.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Operação Finados: PRF intensifica fiscalização nas rodovias do RN


A Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte iniciou a operação Finados 2012 à 00h desta quinta-feira (01). Com o objetivo de reduzir os acidentes nas rodovias federais do estado, será intensificada a fiscalização e o policiamento das BRs. Um planejamento estratégico foi desenvolvido com foco em fatores de risco, para os quais apontam as estatísticas como sendo as principais causas dos acidentes nas rodovias, como as ultrapassagens idevidas; o excesso de velocidade; a condução dos veículos de duas rodas fora das normas de seguraça, além da embriaguez ao volante.

Policiais que atuam na área administrativa, além daqueles de escalas regulares reforçarão o efetivo diário para o cumprimento dos objetivos. Serão aplicados os testes de bafômetro sistematicamente durante todo o período da operação. Condutores inabilitados e proprietários de veículos que entregam a direção a pessoas não habilitadas também serão tratados com o rigor da Lei.

Equipes de plantão farão rondas ao longo das rodovias, em reforço à fiscalização nos postos fixos da PRF, estratégia que submeterá condutores aos procedimentos policiais de rotina em quaquer ponto da rodovia que se julgar necessário. 

A manutenção preventiva dos veículos deve ser observada, sobretudo para aqueles que farão deslocamentos maiores. Pausas regulares a cada três horas ao volante reduzem o cansaço e contribuem para uma viagem segura. As ultrapassagens proibidas ou forçadas reponderam por 31 % das mortes nas rodovias federais do Brasil em 2011. O predomínio de pistas simples na malha rodoviária do RN deve ser considerado pelos condutores como importante fator de risco de colisão frontal resultante de ultrapassagens indevidas.

Os telefones 3215-1555 e 191 são os canais de comunicação imediata com a PRF durante as 24 horas do dia. Além da comunicação de acidentes, a denúncia da prática de crimes no âmbito das rodovias federais e a direção perigosa são informações importantes para a PRF.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem é assassinado próximo a estação da Marinha na Grande Natal

Imagem Meramente Ilustrativa retirada da internet

Um homem sem documentos de identidade foi assassinado na manhã desta quinta-feira(1), próximo a estação da Marinha, no município de Macaíba, região metropolitana de Natal. Até o momento não se tem informação que como o crime aconteceu.

O seu corpo foi removido pelo Instituto Técnico e Científico de Polícia(Itep), para a realização do trabalho de necroposia.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Soldado da PM baleado na Zona Norte já foi preso acusado de extorsão


O soldado do 4º Batalhão de Polícia Militar identificado até o momento como Erivan, baleado no início da madrugada desta quinta-feira (1), quando estava na companhia de um outro PM, ambos fora de serviço, no conjunto Parque dos Coqueiros, Zona Norte de Natal, possui implicações judiciais e tem passagens pelo Conselho de Disciplina da PM. 

Segundo o comandante geral do órgão no Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé Araújo, entre alguns inquéritos na justiça, o soldado já foi preso acusado de extorsão. O militar permanece na ativa enquanto não for condenado.

A informação de que o soldado foi baleado durante tentativa de assalto é tratada com cautela pelo comando geral da PM, que prefere aguadar pelas investigações.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

CBF divulga tabela da Copa do Nordeste; confira jogos de ABC e América


A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela com os jogos da Copa do Nordeste que começa em janeiro de 2013. Os times potiguares ABC e América jogam na primeira rodada pelos grupos A e C, respectivamente. O alvinegro enfrenta o Itabaiana de Sergipe às 17h no Frasqueirão, em Natal, pelo grupo A. Já o alvirrubro encara o Vitória (BA), no estádio Manoel Barradas, em Salvador.

Confira a tabela completa

O Nordestão será realizado a partir de janeiro até o fim de março. A competição será disputada por 16 equipes, em sete estados, e terá o formato como a Liga dos Campeões da Europa: os times se enfrentarão em turno e returno e os dois melhores colocados de cada grupo ganharão o direito de classificação para as quartas-de-final.

A Copa do Nordeste será transmitida para todo o Brasil pelo canal Esporte Interativo. A Rede Globo também terá o direito de transmissão, e disponibilizará o sinal para a região Nordeste.

Fonte: DN Online/cidade News Itaú
Leia Mais ››

Paulinho Freire é empossado como novo prefeito de Natal


Paulinho Freire é empossado pelo presidente da Câmara Municipal, Edivan Martins (Paulo de Sousa/DN/D.A.Press)
O vice-prefeito Paulinho Freire (PP) foi empossado como novo prefeito de Natal em uma cerimônia realizada na presidência da Câmara Municipal de Natal. O presidente da Câmara Municipal, vereador Edivan Martins, e os vereadores Júlio Protásio e Albert Dickson assinaram o termo de posse.
Em seu discurso, Paulinho Freire falou sobre suas prioridades para os 60 dias de mandato. Entre elas está o pagamento do funcionalismo público, a regularização da coleta de lixo, a limpeza geral da cidade e a operação tapa-buraco. O novo prefeito falou sobre os recursos já liberados pelo Ministério das Cidades destinados ao recapeamento de 54 ruas de Natal. Ele acredita que a capital irá receber nos próximos dias cerca de R$ 10 milhões e o Município dará uma contrapartida de R$ 1,2 milhão para as obras de recapeamento.
Questionado sobre o possível envolvimento de Micarla de Sousa na operação Assepsia, Paulinho Freire afirmou é uma questão judicial e todo cidadão tem o amplo direito de defesa. "Eu tenho certeza que ela fará uma defesa para que possa mostrar à sociedade a sua inocência", afirmou.
O novo prefeito informou que irá se reunir com sua equipe para fazer um levantamento sobre a situação da prefeitura. O resultado da reunião deverá ser divulgado na próxima segunda-feira (05), durante uma coletiva. Paulinho Freire ressaltou que quer relatar como está a prefeitura e o que pode ser feito na cidade. "Vamos organizar a prefeitura para que possa ser feita uma transição tranquila, entregando ao próximo prefeito de Natal as informações concretas com toda tranparência para que ele possa assumir com todas essas informações", destacou.

Edivan Martins foi notificado do afastamento da prefeita Micarla de Sousa, no início da manhã desta quinta-feira (1).

O pedido de afastamento da prefeita Micarla de Sousa feito pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte foi acatado pelo Tribunal de Justiça do Estado. A decisão foi tomada nessa terça-feira (30) pelo desembargador Amauri Moura.

Paulinho Freire permanece no cargo até 19 de dezembro, data da diplomação dos vereadores. Em seguida, Paulinho Freire repassa o comando da cidade a Edivan Martins, até a diplomação do prefeito eleito Carlos Eduardo Alves, em 1º de janeiro.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

IMAGENS CHOCANTES! Menino é devorado por jacaré e pedaços do corpo é resgatado!


IMAGENS FORTES ABAIXO!!! DESACONSELHAVEL PARA MENORES E PESSOAS SENSIVEIS 

As imagens mostram desde o momento da captura do animal, sua abertura e a localização dos restos mortais do menino Tailandês de apenas (9) anos que foi devorado por um jacaré . São cenas fortes, que nem todos estão dispostos a ver , mais é a realidade que nos faz mostrar cenas que não gostaríamos de publicar.











Fonte: Sobral 24h/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pastor da Igreja Batista do Aeroporto sofre tentativa de homicidio


Uma tentativa de homicídio foi registrada pela Central de Operações da Policia militar por volta das 10 horas de quinta feira 01 de Novembro de 2012, no bairro Quixabeirinha em Mossoró.

José Francisco da Silva, “Pr Zezito” 58 anos de idade, foi alvejado com dois disparos de arma de fogo no braço e segundo informações, o acusado seria seu ex cunhado. Ele foi conduzido por populares para o Hospital Regional Tarcisio Maia. Não temos informações de seu estado de saúde.

José Francisco, que é pastor da Igreja Batista do Bairro Aeroporto, está sendo acusado de aliciar uma menor de idade da família do Ex cunhado. Na manhã de domingo a família prestou queixa. O Pastor ““Zezito”” e a família da adolescente foram conduzidos por uma viatura de Radio Patrulha para a Delegacia e apresentado ao Bacharel Teixeira Junior, Delegado de Plantão.

Segundo o Delegado, não houve flagrante e nem havia provas suficientes para efetuar a prisão do pastor. Ainda segundo Teixeira Junior, ele ouviu as partes e encaminhou o caso para a delegacia especializada.

Informações de um familiar, “Via Celular” a adolescente foi encaminhada para os procedimentos no Instituto Técnico e Cientifico de Policia Itep e teria sido constatada a violência. O pastor teria utilizado as mãos para violentar a adolescente de apenas 12 anos de idade. 

Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››