domingo, abril 01, 2018

Estação espacial chinesa deve cair na Terra na noite de hoje

A estação Tiangong-1 voltará à Terra em 2018, mas ainda não se sabe exatamente onde irá cair | Foto: Engenharia espacial chinesa (Foto: Engenharia Espacial Chinesa)
A estação Tiangong-1 voltará à Terra em 2018, mas ainda não se sabe exatamente onde irá cair | Foto: Engenharia espacial chinesa (Foto: Engenharia Espacial Chinesa)

Restos da estação espacial chinesa Tiangong-1 devem começar a cair na Terra nesta segunda-feira (2), segundo os cientistas que estão monitorando o movimento dela.

A Agência Espacial Chinesa afirma que ela irá entrar novamente na atmosfera nas próximas 24 horas - o que coincide com a previsão da Agência Espacial Europeia (ESA).

A Tiangong-1 faz parte do ambicioso programa espacial da China e era o protótipo para uma estação tripulada, que tem previsão para ser lançada em 2022.

Entrando em órbita em 2011, a Tiangong-1 terminou sua missão cinco anos depois e a expectativa era que ela caísse de volta na atmosfera entre março e abril deste ano. Agora, a projeção da ESA é que ela toque a Terra nesta segunda (2), por volta de 7h25, no horário de Pequim (21h25 deste domingo no horário brasileiro).

A maior parte da estação deve explodir quando chegar na atmosfera, mas alguns pedaços dela podem "sobreviver" até chegarem à superfície da Terra.

Segundo o Departamento de Engenharia Espacial da China, a estação não irá "colidir com a Terra" como nos filmes de ficção científica, mas irá "se transformar em uma esplêndida (chuva de meteoros)".

Chineses perderam contato com a estação em 2016; fotos mostram Tiangong 1 em queda na semana passada  (Foto: FRAUNHOFER FHR)
Chineses perderam contato com a estação em 2016; fotos mostram Tiangong 1 em queda na semana passada (Foto: FRAUNHOFER FHR)

Onde ela vai cair?
A China confirmou ainda em 2016 que havia perdido contato com a Tiangong-1 e que não poderia mais controlar suas ações. Sendo assim, já não seria possível prever onde a estação iria cair.


De acordo com a Agência Espacial Europeia, ela deve entrar de novo na atmosfera em "algum lugar entre 43º N e 43ºS", cobrindo um vasto trecho entre o norte e o sul da linha do Equador.

Isso significaria que a estação poderia cair em qualquer lugar numa faixa entre Nova Zelândia e a metade oeste dos Estados Unidos.

Como ela irá cair?
A estação está caindo gradativamente e chegando perto da Terra.

"Sua variação de queda vai ficando mais rápida conforme a atmosfera onde a estação está tocando vai ficando mais espessa", explicou à BBC Elias Aboutanios, vice-diretor do Centro Australiano Para Engenharia e Pesquisa Espacial.

"A estação vai começar a se aquecer quando chegar a mais ou menos 100km da Terra", completou. Isso deve levar a estação a explodir e "é difícil saber exatamente o que vai sobreviver, já que a China não divulgou detalhes sobre a composição dela".

A estação pode atingir uma velocidade de 26 mil quilômetros por hora.

Você deve se preocupar?
Não. A maior parte da estação de 8,5 toneladas vai desintegrar assim que entrar na atmosfera. Algumas partes mais densas dela, porém, como os tanques de combustível ou os motores de foguete podem não queimar por completo. No entanto, mesmo as partes que eventualmente sobreviverem no caminho para a Terra têm pouquíssimas chances de atingirem uma pessoa.

"Nossa experiência diz que objetos grandes, que tenham normalmente entre 20% e 40% da massa original, sobreviverão ao retorno à atmosfera e, em seguida, poderão ser encontrados no solo, teoricamente", disse Holger Krag, chefe do departamento de detritos espaciais da ESA.

"No entanto, a probabilidade de alguém se ferir com um desses fragmentos é extremamente pequena. Minha estimativa é que essa probabilidade seja semelhante à de uma pessoa ser atingida por um raio duas vezes no mesmo ano."


Todas as partes da estação cairão na Terra?
Apesar de ser comum os detritos desses objetos espaciais voltarem à Terra, "a maioria deles explode ou acaba no meio do oceano, bem longe das pessoas", explicou Aboutanios.

Geralmente ainda há comunicação com o satélite, então ainda é possível que uma equipe de solo controle ou influencie seu curso para eventualmente direcioná-lo para um local de colisão desejado.

Os detritos são, em geral, direcionados para colidirem perto do que é chamado de polo oceânico de inacessibilidade - o lugar mais distante da terra. É um local no Pacífico Sul, entre a Austrália, a Nova Zelândia e a América do Sul. Em uma área de aproximadamente 1.500 quilômetros quadrados, essa região é um cemitério de naves espaciais e satélites, onde se acredita que os restos de cerca de 260 delas estejam espalhadas no fundo do oceano.

Estação espacial chinesa foi lançada ao espaço em 2011  (Foto: AFP)
Estação espacial chinesa foi lançada ao espaço em 2011 (Foto: AFP)

O que é a Tiangong-1?
A China foi um dos últimos países a começar uma "exploração espacial".

Em 2001, o país lançou pela primeira vez naves espaciais carregando animais para teste. Depois, em 2003, os chineses lançaram seu primeiro astronauta para órbita, tornando-se o terceiro país a fazer isso - depois de União Soviética e Estados Unidos.


O programa para a criação de uma estação espacial começou em 2011 com o lançamento da Tiangong-1, chamada também de "Palácio Celestial".

O protótipo de estação conseguiu abrigas astronautas, mas apenas por pequenos períodos, uma sequência de dias. A primeira atronauta mulher do país, Liu Yang, visitou o local em 2012.

A missão terminou em março de 2016, dois anos depois do que havia sido programado. Agora a Tiangong-2 está em operação e, até 2022, Pequim planeja ter uma terceira estação espacial em órbita operada totalmente por uma tripulação humana.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fotos: Via Sacra - Tempo de Amar - A Ressurreição de jesus



Confira as fotos da II Parte da apresentação do Grupo Católico de Teatro Semear, pertencente a Paróquia  Nossa Senhora Das Dores em Itaú-RN na noite deste sábado (31).



Leia Mais ››

Fotos: Sábado de Aleluia em Itaú-RN


Confira as fotos da celebração da Vigília Pascal (Sábado de Aleluia) na Igreja Matriz Nossa Senhora Das Dores em Itaú-RN.



Leia Mais ››

Jovem de 18 anos sofre atentado a bala na cidade de Areia Branca no litoral do Oeste Potiguar

ImagemUm jovem identificado como Sebastião Rodrigues do Nascimento, 18 anos de idade, residente no Bairro Nordeste em Areia Branca, no Litoral Potiguar, foi vítima de uma tentativa de homicídio, na noite deste sábado 31 de março de 2018, naquela cidade.

Segundo informações da esposa da vítima, o jovem, trafegava em uma motocicleta e estava indo visitá-la no trabalho e quando se aproximou do local foi surpreendido pelo atirador, que também estava de moto, se aproximou e efetuou vários disparos de arma de fogo em sua direção.

Sebastião foi atingido com três tiros, sendo dois na região do abdômem e um na coxa direita. Ele foi socorrido por populares para o Hospital local e depois transferido por uma ambulância de suporte básico do Samu até a entrada Mossoró, onde o mesmo foi transferido para uma Unidade de Suporte Avançado (ALFA) do Samu até o Hospital Tarcísio Maia.

A Polícia Militar, não foi informada sobre a motivação do crime e desconhece a identidade do atirador que fugiu após atirar na vítima.

Imagem

Imagem

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Carro roubado de empresário assassinado em Governador Dix Sept Rosado é encontrado no Planalto 13 de Maio em Mossoró

Imagem

O carro, um  Toyota Rav4, roubado do empresário "José Rafael Pereira de Moura", 36 anos de idade, assassinado dentro de sua casa na madrugada de hoje, 31 de março de 2018, em Governador Dix Sept Rosado, foi encontrado abandonado na região do Planalto 13 de Maio em Mossoró RN.

O veículo foi localizado pela Polícia Militar, por volta das 03h30min desta madrugada de sábado (31), pouco mais de 1 hora após o empresário ser executado com tiros de pistola e escopeta 12.

O delegado de plantão Dr. Evandro Luiz dos Santos, que esteve no local do crime, acompanhando a perícia do ITEP disse que inicialmente o caso será investigado como latrocínio (roubo seguido de morte), por que os bandidos, num total de aproximadamente oito, após matar o empresário, roubaram o carro e outros objetos da vítima.

Após ser localizado, o veículo foi conduzido à Delegacia de Plantão e será periciado no ITEP. Após a perícia o carro deverá ser entregue aos familiares do empresário.

A polícia acresdita que os criminosos fugiram para Mossoró, por estradas de barro, temendo um confronto com policiais militares que foram para Governador Dix Sep, pela BR 110, após tomarem conhecimento do crime.

Imagem

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Grupo de 30 pessoas é alvo de arrastão e tem noite de terror na Lagoa do Bonfim, na Grande Natal

Lagoa do Bonfim fica em Nísia Floresta, na Grande Natal (Foto: AllanTrigueiro Soares)
Lagoa do Bonfim fica em Nísia Floresta, na Grande Natal (Foto: AllanTrigueiro Soares)

Um grupo de aproximadamente 30 pessoas viveu momentos de terror na noite deste sábado (31) na Lagoa do Bonfim, um dos pontos turísticos mais visitados de Nísia Floresta, na Grande Natal. O arrastão aconteceu por volta das 20h30 numa área conhecida como Prainha, de difícil acesso.

Vítimas relataram que os bandidos, pelo menos oito homens armados, foram bastante violentos, e que algumas pessoas foram agredidas. Os criminosos ainda comeram, beberam, e dançaram durante o assalto.

Em contato com o G1, a assessoria de comunicação da PM confirmou o arrastão, e disse que enviou quatro viaturas para fazer buscas pela região, mas que os criminosos não foram encontrados.

O grupo chegou à Prainha de lanchas e motos aquáticas. Os veículos não foram roubados, mas as vítimas tiveram todos seus os pertences levados pelos bandidos, como aparelhos celulares, bolsas, joias, entre outros objetos de valor. Já os criminosos, fugiram por trilhas abertas em meio à vegetação, caminhos que eles também usaram para chegar ao local.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Familiares de menina desaparecida em Natal interrompem trânsito em protesto para cobrar agilidade da polícia

Familiares da menina Yasmin Lorena, desaparecida em Natal, cobraram agilidade da polícia em protesto (Foto: Clayton Carvalho/Inter TV Cabugi)
Familiares da menina Yasmin Lorena, desaparecida em Natal, cobraram agilidade da polícia em protesto (Foto: Clayton Carvalho/Inter TV Cabugi)

Familiares da menina Yasmin Lorena de Araújo, desaparecida desde a quarta-feira (28), fizeram um protesto na Zona Norte de Natal na manhã deste sábado (31). A garota tem 12 anos de idade e saiu de casa para deixar um dinheiro na casa de uma vizinha a pedido da mãe. Desde então não foi mais vista.

Parentes e amigos da família de Yasmin se juntaram próximo à Ponte Newton Navarro, na Redinha, e queimaram pneus, interrompendo o tráfego no local. Eles cobram providências das autoridades de segurança pública no sentido de encontrar a menina.

Trânsito na Ponte Newton Navarro ficou lento durante o protesto (Foto: Clayton Carvalho/Inter TV Cabugi)
Trânsito na Ponte Newton Navarro ficou lento durante o protesto (Foto: Clayton Carvalho/Inter TV Cabugi)

De acordo com a família, Yasmin Lorena saiu de casa, na Rua José Acácio, na Redinha, para entregar um dinheiro a uma vizinha a pedido da mãe. A mulher que receberia o dinheiro reside em uma rua perto da casa de Yasmin e disse aos parentes da menina que ela sequer chegou ao destino.

Os familiares pedem que quem tiver informações sobre o paradeiro de Yasmin Lorena entre em contato através do número de telefone 98725-7577. Quem preferir falar diretamente com a polícia pode utilizar o Disk Denúncia 181.

Yasmin Lorena de Araújo tem 12 e está desaparecida desde a quarta-feira (28), em Natal (Foto: Arquivo da Família/cedida)
Yasmin Lorena de Araújo tem 12 e está desaparecida desde a quarta-feira (28), em Natal (Foto: Arquivo da Família/cedida)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Samu ganhará 25 novas ambulâncias nos próximos meses

A coordenação do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência do Rio Grande do Norte (Samu 192 RN) colocou em funcionamento quatro novas ambulâncias totalmente equipadas, que passam a compor a frota de serviço de atendimento. Dessa forma, o SAMU contabiliza hoje um total de 12 ambulâncias em condições de atender ocorrências, todas equipadas com os itens de segurança necessários a prestar o serviço adequadamente.

Através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o serviço receberá ainda mais 6 novas ambulâncias que aguardam finalização do processo de doação e liberação por parte do Ministério da Saúde, e mais 15, que estão sendo licitadas, totalizando assim 25 novas viaturas que irão compor a frota.

O Samu esclarece que os serviços de manutenção e reparo das ambulâncias seguem o trâmite normal e estão dentro do prazo previsto para conclusão dos serviços.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Após decisão de Barroso, presos na Operação Skala são soltos em São Paulo

Foram soltos neste sábado (31) em São Paulo nove presos na Operação Skala. A libertação se deu após decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os presos estavam dois amigos do presidente Michel Temer – o advogado José Yunes, ex-assessor especial da Presidência da República, e João Baptista Lima Filho, ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo.

Nove dos presos estavam desde quinta-feira (29) na sede da PF em São Paulo (veja a relação abaixo) e uma no Rio, Celina Torrealba.

Deixaram às 23h50 deste sábado a prisão na sede da PF em São Paulo após o ministro Barroso expedir o alvará de soltura:

José Yunes, advogado, amigo e ex-assessor do presidente Michel Temer;
Antônio Celso Grecco, empresário, dono da empresa Rodrimar;
João Batista Lima, ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo e amigo de Temer;
Wagner Rossi, ex-deputado, ex-ministro e ex-presidente da estatal Codesp;
Milton Ortolan, auxiliar de Wagner Rossi;
Eduardo Luiz de Brito Neves, proprietário da MHA Engenharia;
Maria Eloisa Adensohn Brito Neves, sócia nas empresas MHA Engenharia e Argeplan;
Carlos Alberto Costa, sócio fundador da Argeplan e ex-sócio da AF Consult Brasil;
Carlos Alberto Costa Filho, sócio da AF Consult Brasil
Os presos em São Paulo saíram juntos. Eles abriram mão de fazer o exame de corpo de delito para poderem ser liberados mais rapidamente. O único a falar com a imprensa foi o ex-deputado e ex-ministro Wagner Rossi.

"Apenas confirmar o que eu falei na entrada, que não tinha nada a ver comigo, isso foi confirmado e eu agradeço pela presteza com que o ministro Barroso liberou a todos nós", afirmou o ex-ministro.

O ex-ministro e ex-deputado Wagner Rossi deixa a sede da PF em São Paulo (Foto: Reprodução/GloboNews)
O ex-ministro e ex-deputado Wagner Rossi deixa a sede da PF em São Paulo (Foto: Reprodução/GloboNews)

A operação foi deflagrada dentro do inquérito que investiga se empresas do setor portuário, em especial a Rodrimar, pagaram propina para serem beneficiadas com um decreto presidencial assinado por Temer. O presidente nega qualquer irregularidade no decreto.

As prisões temporárias dos alvos da operação terminariam na próxima segunda-feira (2), mas, já neste sábado, a Procuradoria Geral da República enviou a Barroso um pedido para que as prisões fossem revogadas.

No pedido, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou que o objetivo das prisões, de instruir as investigações em curso, já havia sido cumprido.

Ela explicou no pedido que todos os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos, exceto as prisões de três sócios do Grupo Libra – Rodrigo Borges Torrealba, Ana Carolina Borges Torrealba Affonso e Gonçalo Borges Torrealba –, que estavam no exterior, "mas dispostos a se apresentarem à autoridade policial tão logo retornem".

"Desse modo, tendo as medidas de natureza cautelar alcançado sua finalidade, não subsiste fundamento legal para a manutenção das medidas, impondo-se o acolhimento da manifestação da Procuradoria-Geral da República. [...] Revogo as prisões temporárias decretadas nestes autos. Expeçam-se, com urgência, os respectivos alvarás para que se possa proceder à imediata soltura", disse Barroso na decisão.

Operação Skala
A operação que levou à prisão amigos de Temer, empresários e um ex-ministro foi deflagrada pela Polícia Federal na última quinta (29).

Entre sexta e sábado, a PF colheu o depoimento de todos os presos, com a presença de procuradores da República que atuam na Secretaria da Função Penal Originária no Supremo Tribunal Federal (STF), estrutura da PGR responsável pelos inquéritos que investigam autoridades com foro privilegiado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vereador é preso em MT suspeito de vender bebida alcoólica para adolescentes

Vereador Josafá Martins Barboza (PP) foi preso na noite do feriado (Foto: Divulgação)
Vereador Josafá Martins Barboza (PP) foi preso na noite do feriado (Foto: Divulgação)

Um vereador foi preso em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, suspeito de vender bebida alcoólica para adolescentes, na noite do feriado de Sexta-feira Santa (30). Josafá Martins Barboza (PP) foi preso depois que a Polícia Militar abordou dois menores de idade que estavam em uma motocicleta e com bebida alcoólica.

A reportagem tentou contato com o vereador, mas ele não atendeu as ligações. À polícia, ele disse não ter perguntado a idade dos adolescentes antes de vender a bebida.

Em nota, a Presidência da Câmara Municipal de Primavera do Leste diz lamentar o episódio e disse que aguarda o trabalho de investigação da Polícia Civil para decidir qual medida irá tomar.

Segundo a polícia, os adolescentes disseram que tinham comprado as bebidas em uma loja de conveniência, de propriedade do parlamentar, e informaram a localização do estabelecimento.

"Quando fomos revistar o baú da moto encontramos bebida alcoólica dentro do baú. Foi perguntado onde eles tinham adquirido aquela mercadoria e eles indicaram o comércio e, com essas informações, fomos até o comércio", disse o tenente da PM, que atendeu a ocorrência.

A PM foi até o local e prendeu o vereador. Na delegacia, foi arbitrado fiança de R$ 5 mil e o parlamentar foi liberado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Penduricalhos fazem consumidor pagar mais R$ 4 bi na conta de luz

O consumidor de energia tem desembolsado bilhões de reais todos os anos para bancar, por meio de sua conta de luz, programas públicos que não têm nenhuma relação com o setor elétrico e que sequer são fiscalizados pelo governo. A lista de penduricalhos cobrados na conta de luz inclui desde ações para beneficiar produtores rurais em atividades de irrigação e criação de peixes até subsídios concedidos a prestadores de serviços públicos de água, esgoto e saneamento.

Só no ano passado, essa conta paralela chegou a R$ 4 bilhões. Nos últimos cinco anos, consumiu mais de R$ 17,5 bilhões.

O jornal O Estado de S. Paulo teve acesso exclusivo a um relatório de auditoria, ainda em sigilo, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A corte investigou detalhes de cada encargo que o cidadão paga ao consumir energia elétrica. O levantamento foi realizado entre janeiro e março, a partir de informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e de dez ministérios responsáveis por programas financiados pela conta de luz.

Ao analisar os números, a auditoria concluiu que, em 2017, as despesas com os subsídios “rurais” chegaram a R$ 2,6 bilhões. Financiamentos de programas de irrigação e aquicultura ficaram com R$ 779 milhões, enquanto ações que subsidiam programas de empresas de água, esgoto e saneamento receberam R$ 689 milhões.

As informações sobre esses programas são omitidas do consumidor. Na fatura mensal de energia, o que se vê é apenas a cobrança de “encargos”, sem a discriminação do que efetivamente é cobrado. Esses recursos, segundo o TCU, equivalem a um quarto do total de gastos previstos na chamada Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo que reúne recursos, pagos pelos consumidores via conta de luz, e que financia também programas como o Luz para Todos.

Até 2014, o fundo era custeado pelo Tesouro Nacional, ou seja, com o dinheiro dos contribuintes. Depois, passou a ser cobrado diretamente na conta de luz, com o barateamento artificial feito em 2013 pela ex-presidente Dilma Rousseff. Ela renovou concessões de hidrelétricas e transmissoras de energia que, em contrapartida, aceitaram receber tarifas mais baixas pelo serviço prestado. Houve um barateamento artificial momentâneo, seguido de altas sucessivas.

Para os auditores do TCU, ficou confirmado “o custeio indevido de alguns subsídios”, porque o governo “se utiliza indevidamente da via regulatória” para embutir na tarifa de energia elétrica ações sem relação com o setor, “configurando uma espécie de orçamento paralelo, sem as amarras que regem as finanças públicas”. Procurada, a Aneel não respondeu até a publicação desta reportagem.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Homem invade encenação da Paixão de Cristo e agride soldado romano com capacete em Nova Hartz, no RS

Ator que fazia soldado romano é agredido por homem que estava na plateia durante encenação da Paixão de Cristo (Foto: Fernando Pereira/Arquivo Pessoal)
Ator que fazia soldado romano é agredido por homem que estava na plateia durante encenação da Paixão de Cristo (Foto: Fernando Pereira/Arquivo Pessoal)

Uma cena inusitada marcou a encenação da Paixão de Cristo na cidade de Nova Hartz, no Rio Grande do Sul, na sexta-feira (30). Um homem que estava em meio ao público subiu no palco e agrediu, com um capacete, um ator que interpretava um soldado romano e recém havia atingido o ator que fazia Jesus, já na cruz (veja no vídeo, a partir dos 51 segundos).

De acordo com a Brigada Militar, a viatura que estava na cidade atendia uma outra ocorrência, e foi deslocada uma unidade de outro município após a confusão. Quando os policiais chegaram ao local, já estava tudo resolvido.

O homem que subiu ao palco já havia deixado o local, e não foi registrada ocorrência.

O secretário de Planejamento de Nova Hartz, William da Silva, diz que mais de 1 mil pessoas estavam na Praça do Trabalhador assistindo ao espetáculo.

"Ele saiu do meio da plateia, ninguém imaginava", conta, acrescentando que testemunhas relataram que o agressor gritava que não ia deixar Jesus morrer.

"Mas foi só um susto, o rapaz que levou a capacetada passa bem."
O diretor do espetáculo, Adriano Ferreira, disse que a peça chegou a parar por alguns momentos, mas, como ninguém havia se machucado, eles resolveram continuar com a encenação após o tumulto.

"Tem umas coisas que não conseguimos compreender", disse Adriano, que coordena a companhia composta por 80 pessoas.

Ele diz ainda que Samir Rodrigues, ator que interpretava o soldado romano e foi agredido, levou apenas um susto. "Nesta semana, um empresário da cidade deu capacetes novos para os soldados, e isso acabou protegendo o Samir", comentou.

Uma pessoa que acompanhava o espetáculo, e que ajudou a conter o homem, relatou o momento de tensão. "Ele dizia que não sabia o que estava fazendo, que não lembrava o que estava fazendo ali. Ele pedia para saírem de perto dele. Na hora foi meio tenso", lembra o morador, que não quis se identificar.


Fonte: G1
Leia Mais ››

Mega-Sena, concurso 2.027: ninguém acerta as 6 dezenas e prêmio acumula para R$ 40 milhões

Mega-Sena pode pagar R$ 35 milhões neste sábado (31) (Foto: Heloise Hamada/G1)O concurso 2.027 da Mega-Sena, que pagaria um prêmio de R$ 35 milhões para quem marcasse as seis dezenas, não teve acertador. O sorteio ocorreu na noite deste sábado (31) em Canela (RS).

Veja as dezenas sorteadas: 11 - 15 - 29 - 37 - 39 - 44.

Segundo a Caixa Econômica Federal, responsável pelo concurso, 76 apostas acertaram a quina e levarão R$ 32.815 cada uma. A quadra teve 4.916 ganhadores no valor de R$ 724.

O próximo sorteio será realizado na quarta-feira (4) e tem estimativa de R$ 40 milhões para o prêmio principal.

Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem tem traumatismo craniano após escorregar em tobogã e bater a cabeça

Um homem de 48 anos, que não teve o nome divulgado, teve traumatismo craniano após escorregar em um tobogã e bater a cabeça. Ele foi socorrido pelo Samu e o Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Geral de Palmas em estado gravíssimo.

O acidente foi por volta das 18h no clube da Associação de Servidores Públicos Municipais (Assemp). Os serviços de emergência não souberam informar se a batida foi no próprio brinquedo ou no fundo da piscina. Havia um corte de aproximadamente 5 cm na parte frontal da cabeça.

Segundo os Bombeiros, a vítima chegou a ter uma parada cardiorrespiratória, mas recuperou os sinais vitais e foi levado para o hospital. O vídeo feito por uma testemunha mostra o socorro ao homem minutos após a queda.

Homem foi levado para o HGP em estado gravissímo (Foto: Reprodução)
Homem foi levado para o HGP em estado gravissímo (Foto: Reprodução)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Uma pessoa desaparece após colisão entre comboios de balsas no Pará

Dois comboios de balsas colidiram durante a madrugada na região do Marajó. (Foto: Reprodução/ TV Liberal)
Dois comboios de balsas colidiram durante a madrugada na região do Marajó. (Foto: Reprodução/ TV Liberal)

Uma pessoa está desaparecida desde a madrugada de sábado (31) após dois comboios de balsas colidirem próximo ao furo do Tajapuru, na região do Marajó, no Pará. Durante o acidente, uma pessoa caiu no rio e não foi mais vista.

De acordo com a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, o acidente aconteceu por volta de 2h entre um comboio que estava a caminho de Belém e outro que seguia para Manaus (AM).

Uma equipe de Inspeção Naval da Marinha foi enviada ao local para iniciar as buscas. Um inquérito para apurar as causas do acidente será instaurado.

A Marinha informa que qualquer situação que possa afetar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana ou que represente risco de poluição ao meio hídrico pode ser denunciada por meio do Disque Emergências Marítimas e Fluviais no número 185 ou pelo aplicativo de mensagens (91) 99114-9187.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Professor diz que pagou R$ 50 mil para ser aprovado em concurso no DF

Policiais civis cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão na Operação Magister (Foto: TV Globo/Reprodução)
Policiais civis cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão na Operação Magister (Foto: TV Globo/Reprodução)

Um dos professores presos em Brasília durante a operação Magister, nesta quarta-feira (28), tinha apenas segundo grau completo – e não nível superior, como exigia o edital.

A Polícia Civil informou que, em depoimento, o suspeito disse ter pago R$ 50 mil para passar no concurso, na época da prova. Agora, ele dizia ser procurado pela organização criminosa para pagar a parcela que falta, de mais R$ 50 mil.

Outros investigados disseram ter preenchido "poucas questões e algumas linhas da redação". O cartão de resposta, então, foi completado pelos integrantes da quadrilha. Alguns chegaram a utilizar uma caneta especial no dia da prova. A tinta, depois, foi apagada com o calor do fogão para que as respostas do gabarito oficial fossem copiadas. Alguns professores nem sequer sabiam português.

Os investigados são sete professores e dois técnicos que assumiram cargos na Secretaria de Educação do DF depois de comprar as provas do concurso. Eles foram presos durante a operação Magister, terceira fase da operação Panoptes, que investiga a chamada "máfia dos concursos".

Professores são presos durante Operação Magister, no DF (Foto: TV Globo/Reprodução)
Professores são presos durante Operação Magister, no DF (Foto: TV Globo/Reprodução)

Liberados pela polícia
Todos os nove presos de forma temporária foram liberados. Os últimos quatro saíram da carceragem do Departamento de Polícia Especializada à 0h deste sábado (31). Os outros cinco, que já tinham confessado, também responderão em liberdade.

Após essa ocorrência, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) melhorou a segurança das provas. "O preechimento posterior já não é mais possível porque atualmente o Cebraspe, ao receber uma prova que está apenas preenchida com alguns itens, certifica naquele momento que a prova não está concluída", afirmou o delegado Adriano Valente, da Coordenação de Repressão ao Crime Organizado (Cecor).

"Em uma prova subjetiva preenchida apenas um pedaço, agora eles já carimbam informando que o restante da prova está em branco."
Em nota enviada ao G1, a Secretaria de Educação informou que abriu processo administrativo para afastar de forma preventiva os servidores envolvidos no crime.

Delegado Adriano Valente, da Coordenação de Repressão ao Crime Organizado (Foto: TV Globo/Reprodução)
Delegado Adriano Valente, da Coordenação de Repressão ao Crime Organizado (Foto: TV Globo/Reprodução)

Investigação continua
Segundo a Cecor, que conduz as investigações, o grupo criminoso cobrava cerca de 20 vezes o valor do salário que os "candidatos" ganhariam como professores, por exemplo.

O esquema seria liderado por Hélio Ortiz, preso preventivamente na primeira fase da Panoptes, ao lado de Antônio Alves Filho e de Ricardo Silva do Nascimento. Este último era funcionário da banca examinadora Cebraspe (antigo Cespe) e, segundo a polícia, responsável por identificar as provas marcadas e preencher os gabaritos.

A Polícia Civil informou que as investigações continuarão e que, "no decorrer de 2018, irá prender candidatos que fraudaram ao menos 12 concursos no Distrito Federal".

Operação Panoptes
As investigações da Panoptes começaram em maio de 2017, a partir de denúncias de que fraudes estariam sendo cometidas no concurso do Corpo de Bombeiros do DF. Na época, a Polícia Civil identificou duas pessoas que tentaram burlar o exame.

Meses depois, os investigadores concluíram que as tentativas de fraude ocorreram em praticamente todos os concursos recentes e de anos anteriores – inclusive enquanto a operação já estava em curso.

Câmara Legislativa do Distrito Federal (Foto: Raquel Morais/G1)
Câmara Legislativa do Distrito Federal (Foto: Raquel Morais/G1)

Um exemplo é o concurso da Câmara Legislativa, que seria realizado em dezembro do ano passado. O grupo também tentou burlar o exame da Terracap para cinco candidatos, mas nenhum deles conseguiu a vaga, segundo o diretor financeiro do órgão, Renato Brown.

Segundo a Polícia Civil, qualquer pessoa podia contratar os serviços do grupo criminoso. Caso a vaga fosse para nível superior e o candidato não tivesse graduação, a quadrilha também forjava o diploma.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jovem morre após levar descarga elétrica durante ensaio da Via Sacra no Maranhão

Um jovem de 23 anos morreu após sofrer uma descarga elétrica na tarde dessa sexta-feira (30), no município de Pedreiras, a 276 km de São Luís. De acordo com testemunhas, no momento do acidente o ator Yago Cortez ensaiava para atuar no espetáculo da Via Sacra quando levou o choque e caiu de uma altura de sete metros.

Após o acidente, ele foi socorrido e levado para o Hospital Geral de Presidente Dutra. A vítima foi atendida por uma equipe médica do hospital e chegou passar por uma cirurgia, mas não resistiu às fraturas e faleceu na madrugada deste sábado (31).

O espetáculo da Via Sacra foi realizado na noite de sexta-feira no Anfiteatro Dom Jacinto, em Pedreiras. Antes do início, os atores realizam uma homenagem a vítima que iria interpretar o papel de Judas.

Educador físico Yago Cortez, de 23 anos, morreu após levar uma descarga elétrica durante ensaio da Via Sacra no Maranhão. (Foto: Reprodução/Instagram)
Educador físico Yago Cortez, de 23 anos, morreu após levar uma descarga elétrica durante ensaio da Via Sacra no Maranhão. (Foto: Reprodução/Instagram)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prefeitura fecha praça onde vivem centenas de venezuelanos em Boa Vista

Prefeitura de Boa Vista bloqueia acesso a praça onde vivem centenas de imigrantes venezuelanos (Foto: Valéria Oliveira/G1 RR)
Prefeitura de Boa Vista bloqueia acesso a praça onde vivem centenas de imigrantes venezuelanos (Foto: Valéria Oliveira/G1 RR)

A prefeitura de Boa Vista começou a fechar a praça Simón Bolivar, na zona Oeste de Boa Vista na manhã deste sábado (31). No local vivem cerca de 600 venezuelanos que chegam a cidade fugindo da crise no país natal e não tem para onde ir.

O espaço é fechado por tapumes de madeira com um aviso "manutenção". Até a publicação desta matéria, às 12h54, o material havia sido instalado em uma das lateriais da praça.

Após o término do isolamento, a prefeitura deixará guardas municipais em um portão para controlar a entrada e saída de pessoas no local, segundo informou um agente que estava na praça.

Quem estiver na praça continuará no local até que seja levado para algum abrigo. Já os imigrantes que chegarem a capital não poderão mais se instalar na praça e serão orientados a procurarem um dos abrigos da cidade e quem sair e levar seus pertences não poderá mais retornar e se realocar no espaço, disse o guarda.

Roraima lida desde 2015 com a chegada de venezuelanos que fogem da fome e chegam ao estado em busca de trabalho. Só nos primeiros 45 dias desse ano, 18 mil entraram no país. A prefeitura estima que 40 mil imigrantes vivem na capital.

Homens da prefeitura de Boa Vista cercam a praça onde vivem centenas de imigrantes venezuelanos com tapumes (Foto: Valéria Oliveira/G1 RR)
Homens da prefeitura de Boa Vista cercam a praça onde vivem centenas de imigrantes venezuelanos com tapumes (Foto: Valéria Oliveira/G1 RR)

Segundo Angel Sandoval, um dos venezuelanos que vivem na praça e líder dos estrangeiros, eles não foram avisados que o espaço seria fechado.

"Não sabemos o que está acontecendo. Acordamos e o pessoal da prefeitura já estava colocando as madeiras, não sabemos se aqui vai virar um abrigo a céu aberto ou se seremos levados para outro local. Vamos esperar", disse, acrescentando que o número de pessoas que vivem no local reduziu para 600 depois que foi aberto o abrigo do Jardim Floresta, na zona Oeste.

Angel Sandoval, líder dos imigrantes que ocupam a praça, diz que cerca de 600 venezuelanos vivem no local (Foto: Valéria Oliveira/G1 RR)
Angel Sandoval, líder dos imigrantes que ocupam a praça, diz que cerca de 600 venezuelanos vivem no local (Foto: Valéria Oliveira/G1 RR)

Em nota à Rede Amazônica Roraima, a Prefeitura de Boa Vista informou que o trabalho de manutenção já estava previsto e que agora poderá ser feito porque o Exército fará o realocamento das famílias nos abrigos. (Leia a nota abaixo)

A assessoria da Força-Tarefa Humanitária do Governo Federal em Roraima informou que o fechamento da praça pela prefeitura foi uma ação coordenada e que a ação dará "mais segurança os imigrantes que vivem no local".

A assessoria disse ainda que atualmente os quatro abrigos da cidade estão lotados, mas à medida que for surgindo novas vagas, as pessoas em situação de vulnerabilidade ques estão em praças e outros locais serão levadas para os abrigos, porém não há uma data exata para que todos que vivem na Simón Bolivar sejam retirados.


Na semana que vem, segundo o Exército, um novo abrigo deve ser aberto na capital e funcionará em um terreno no São Vicente, zona Sul. Inicialmente o espaço terá vagas para cerca de 250 pessoas.

Cerco em volta da praça Simón Bolívar é montado na presença de imigrantes venezuelanos (Foto: Valéria Oliveira/G1 RR)
Cerco em volta da praça Simón Bolívar é montado na presença de imigrantes venezuelanos (Foto: Valéria Oliveira/G1 RR)

Abrigos em Boa Vista
Em Boa Vista há quatro abrigos. Três deles estão sob a coordenação da Força-Tarefa Humanitária criada pelo governo federal para lidar com crise migratória e é de responsabilidade do Exército.

Atualmente, há cerca de 600 pessoas no abrigo do Jardim Floresta, 700 no do Pintolândia, que é destinado somente a indígenas venezuelanos, 600 no Tancredo Neves e 250 no da ONG Fraternidade Sem Fronteiras. A ideia do Exército é coordenar a ONG neste último.

Exército trabalha na criação de um novo abrigo no bairro São Vicente, zona Sul da capital (Foto: Maria Cláudia Lima/Rede Amazônica Roraima)
Exército trabalha na criação de um novo abrigo no bairro São Vicente, zona Sul da capital (Foto: Maria Cláudia Lima/Rede Amazônica Roraima)

Nota da prefeitura
A Prefeitura de Boa Vista informa que se trata de uma ação que já estava prevista de manutenção das praças da capital. Com a ocupação venezuelana nesses locais o trabalho foi adiado.

Porém, nesse momento, com o auxílio do exército no realocamento das famílias nos abrigos está sendo possível dar início à manutenção. A prefeitura informa ainda que o trabalho na praça Simon Bolívar é necessário para recuperar os danos causados em virtude da ocupação.

A praça será recuperada e devolvida à população. A prefeitura ressalta também que com a proximidade do período de chuvas é importante que as pessoas que se encontravam na praça sejam devidamente abrig adas em melhores condições.

Centenas de imigrantes venezuelanos vivem em barracadas improvisadas na praça Simón Bolívar que agora será cercada por tapumes em Boa Vista (Foto: Valéria Oliveira/G1 RR)
Centenas de imigrantes venezuelanos vivem em barracadas improvisadas na praça Simón Bolívar que agora será cercada por tapumes em Boa Vista (Foto: Valéria Oliveira/G1 RR)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Adolescente morre após ser atropelado por trem do metrô na Zona Sul do Recife

Um adolescente de 13 anos morreu após ser atropelado por um trem na Linha Sul do Metrô do Recife. O acidente aconteceu entre as estações Imbiribeira e Antônio Falcão, em uma área em que é proibida a circulação de pessoas. Segundo testemunhas, o menino entrou no local para buscar uma pipa.

A família de Everson dos Santos Oliveira, de 13 anos, foi ao Instituto de Medicina Legal (IML), na região central da capital, neste sábado (31). Eles contaram que o adolescente o caso aconteceu no final da tarde da sexta-feira (30). Outros adolescentes relataram que Everson correu, tropeçou e acabou sendo atropelado.

Emocionado, o pai de Everson, Emerson de Oliveira, conta que viu um corpo na linha do metrô, mas só descobriu que se tratava do filho horas depois. "Eu procurei saber com a tia dele onde ele estava, mas ninguém sabia, disseram que estava desaparecido. O rapaz do Metrô me mostrou uma foto e reconheci que tinha sido ele [Everson]. Foi quando pulei o muro e vi que era mesmo ele", recorda.

A madrasta de Everson, Maria José dos Santos, chegou a filmar o corpo atingido pelo trem sem saber que era o enteado. "Assim que a gente soube que tinha acontecido o acidente, a gente correu para ver. Depois a gente deu por falta dele [Everson] e o irmão dele foi o primeiro a reconhecer o corpo", conta.

Everson dos Santos Oliveira, de 13 anos, foi atropelado por trem do metrô na Zona Sul do Recife e morreu (Foto: Acervo pessoal)
Everson dos Santos Oliveira, de 13 anos, foi atropelado por trem do metrô na Zona Sul do Recife e morreu (Foto: Acervo pessoal)

O local do acidente conta com passarela para travessia de pedestres, mas moradores da comunidade admitiram que alguns meninos e também adultos tentam cortar caminho pelos trilhos. Parte da cerca no local está sem arame.

"Aqui na comunidade, as crianças se divertem da forma que podem. Elas empinam pipa e a facilidade de pular para a área do metrô foi o que causou o acidente. Eu não acho aqui seguro", afirma a blogueira Silvaneide Ferreira.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) lamentou o acidente e confirmou, por meio de nota, que o trem atingiu um adolescente que invadiu a via. “O local possui muro de vedação e também é próximo a passarelas”, apontou no texto.

Quanto à reclamação sobre falta de cerca em parte da vedação, a companhia apontou que "os consertos são frequentes e recorrentes porque, por diversas vezes, a própria população retira as barreiras de proteção. É importante ressaltar que é proibida a circulação na via, fato que é de conhecimento de todos".

A CBTU acionou ainda a Polícia Civil e o trem envolvido no acidente foi recolhido para perícia do Instituto de Criminalística. A companhia informou ainda que um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Boa Viagem.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Policial é esfaqueada ao ser reconhecida por criminosos durante assalto em BRT na Zona Norte do Rio

PM foi esfaqueada na estação do BRT Vila Queiroz, na Zona Norte do Rio (Foto: Reprodução / Google Street View)

Uma cabo da PM foi ferida a golpes de faca, dentro do BRT, ao ser reconhecida pelos criminosos durante um assalto. O caso ocorreu por volta das 5h30 deste sábado (31), quando o ônibus se aproximava da estação Vila Queiroz, em Vaz Lobo, na Zona Norte do Rio. Na semana passada a policial evitou que o BRT fosse assaltado pelos mesmos três suspeitos.

A vítima, lotada na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Vila Cruzeiro, na Penha, na Zona Norte, foi atingida no braço e no pescoço. Ela foi levada inicialmente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Irajá e depois transferida para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Ela foi medicada e já foi liberada.

Os três criminosos conseguiram fugir. Eles roubaram a mochila da policial, onde estava sua farda, celular, carteira, identidade funcional e uma pistola.

Fonte: G1
Leia Mais ››