domingo, maio 22, 2022

Quatro pessoas são baleadas durante oração ao ar livre no interior no RN

Fazendo upload: 474587 de 474587 bytes.


Quatro evangélicos que participavam de um momento de oração em uma área de matagal foram baleados na madrugada deste sábado (21) em Porto do Mangue, no litoral da Costa Branca do Rio Grande do Norte.


Segundo a Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 1h30. O grupo era formado por cinco pessoas e quatro delas foram baleadas.


As vítimas contaram à polícia que estavam em uma vigília fazendo orações quando homens armados apareceram perguntando por outras pessoas. Em seguida, começaram a atirar.


Os atiradores fugiram após os disparos. As vítimas não souberam informar mais características dos criminosos aos policiais.


De acordo com a PM, as vítimas estavam próximas a um matagal em uma localidade chamada de Rua da Areia, que fica por trás da quadra de esportes do município. A PM disse que o local é bastante perigoso e vários homicídios já foram registrados nessa área.


Entre os feridos, estão três homens, de 47, 36 e 25 anos, e uma adolescente de 17 anos. Eles foram socorridos em uma ambulância para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.


O hospital informou que a adolescente recebeu alta, um dos homens está na ala de repouso em observação e outros dois tiveram que passar por cirurgia.



A PM realizou buscar na região, mas nenhum dos suspeitos foi localizado. O caso será investigado pela Polícia Civil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Policial militar de 36 anos morre após passar mal em teste de aptidão física da corporação no RN

Um policial militar de 36 anos de idade morreu após passar mal em um teste de aptidão física (TAF) na pista de atletismo do Caic, em Natal, na quarta-feira (18). A causa da morte ainda é desconhecida.


Cabo Aleixo, como era conhecido, morreu após um teste de aptidão física em Caicó — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal


Rubens de Oliveira Aleixo chegou a ser socorrido por uma equipe médica e a ambulância que estavam no local. Ele foi encaminhado ao Hospital Walfredo Gurgel e, em seguida, para o Hospital da Polícia Militar, mas não resistiu.


Segundo o comandante da Polícia Militar no Rio Grande do Norte, Coronel Alarico Azevedo, antes de participar dos testes físicos, o homem passou por uma junta médica, onde realizou exames que indicaram que ele estava apto às atividades.



O Major Cirne, comandante da PM no município de Caicó, batalhão do qual o cabo Aleixo fazia parte, informou que ele se inscreveu para o TAF porque o teste é uma etapa preliminar para um curso de formação para ingressar na Companhia Independente de Operações e Patrulhamento de Áreas Rurais (CIOPAR), o que era um desejo do policial.


O cabo Aleixo era integrante do Grupo Tático Operacional (GTO) de Caicó, cidade onde morava e atuava desde que entrou na PM do RN, em 2009.

Em nota, a diretoria da Associação de Praças da Polícia e Bombeiros Militares do Seridó lamentou a morte do cabo Aleixo. "Rogamos para que Deus possa confortá-los nesse momento de grande dor, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na fé".


O Comando da PM também emitiu nota para lamentar a morte do policial, que "possuía em sua ficha um comportamento excepcional, sem nenhuma punição e com diversos elogios registrados".


Uma missa de corpo presente foi realizada na manhã desta sexta-feira (20), na Igreja de São José, em Caicó. Dezenas de policiais militares que trabalharam com o cabo realizaram homenagens na despedida. O policial foi sepultado no fim da manhã desta sexta no Cemitério de Caicó.


Cabo Aleixo era casado e deixa esposa. O laudo com a causa da morte do policial deve sair em um prazo de 90 a 120 dias


Fonte: g1

Leia Mais ››

Carro-forte pega fogo na Zona Norte de Natal

Um carro-forte pegou fogo na manhã desta sexta-feira (20) na Zona Norte de Natal. O Corpo de Bombeiros confirmou que uma equipe foi acionada ao local, para combater o incêndio. Ninguém ficou ferido.


Imagens de redes sociais mostram uma fumaça preta saindo do veículo.


A suspeita é de que o fogo tenha começado depois de uma falha elétrica no veículo utilizado para transporte de dinheiro, mas a causa só poderá ser confirmada por uma perícia, segundo a corporação.


O caso aconteceu na avenida Bahia, no bairro Potengi, por volta das 10h. Nenhum dos vigilantes que estavam fazendo transporte de valores se feriu.


Incêndio atingiu carro-forte na Zona Norte de Natal — Foto: Reprodução


Os bombeiros enviaram ao local uma equipe em uma viatura de combate ao incêndio do tipo Auto Bomba-Tanque, que controlou as chamas.


Após o combate às chamas, outros veículos da empresa responsável foram enviados ao local e houve uma transferência dos malotes de dinheiro e o carro-forte atingido pelas chamas foi guinchado.


A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros informou o dinheiro que era levado no carro não foi atingido.


A empresa TBForte informou por meio de nota que um de seus carro-fortes teve um princípio de incêndio no estacionamento do Norte Shopping.


"O incidente foi prontamente controlado pela equipe de vigilantes e as causas estão sendo investigadas. Não houve feridos ou comprometimento dos valores transportados", disse a empresa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Suspeito de assédio é morto a tiros um dia após ser espancado em Natal

Fazendo upload: 594663 de 594663 bytes.


Um homem suspeito de assédio foi morto a tiros nesta quarta-feira (18) na Comunidade Novo Horizonte, nas Quintas, Zona Oeste de Natal.


No dia anterior, ele havia sido espancado por populares após supostamente assediar mulheres na comunidade. Após o espancamento, ele foi socorrido pelo Samu e levado ao hospital.


Na noite de quarta-feira, quando voltou para a comunidade, ele foi baleado e morreu no local.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Milhares de fiéis lotam Santuário de Santa Rita de Cássia no interior do RN

Milhares de fiéis lotaram o Santuário de Santa Rita de Cássia neste domingo (22). Caravanas de várias regiões do Rio Grande do Norte e de outros estados se deslocaram até o município de Santa Cruz, onde fica a estátua da santa. Mais de 200 ônibus de romeiros puderam ser registrados pela manhã.


Milhares de fiéis lotam Santuário de Santa Rita de Cássia no interior do RN — Foto: Adriano Neto


Em uma rede social, a paróquia destacou que está "vivendo a maior festa de todos os tempos", justamente na retomada dos eventos presenciais após dois anos de pandemia da Covid-19.


Padroeira de Santa Cruz, Santa Rita de Cássia é celebrada neste dia 22 de maio e teve uma imagem de 56 metros inaugurada no município em junho de 2010 - a estrutura da estátua é maior do que a do Cristo Redentor, que tem 38 metros.


Centenas de ônibus chegaram ao Santuário de Santa Rita de Cássia neste domingo (22) — Foto: Adriano Neto


Conhecida como santa das causas impossíveis, Santa Rita de Cássia teve sua relação aproximada com o município de Santa Cruz desde a sua fundação, com a criação de uma capela em sua homenagem, em 1825. O Santuário impulsionou o turismo religioso e mudou a rotina na cidade, com a atração de devotos de várias partes do país.


Fonte; g1

Leia Mais ››

IFRN abre inscrições para Programa de Iniciação Tecnológica e Científica nesta segunda-feira (23)

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) abre nesta segunda-feira (23) as inscrições para o Programa de Iniciação Tecnológica e Científica (ProITEC) 2022. O edital foi divulgado na sexta-feira (20) (confira aqui).


IFRN abre inscrições para Programa de Iniciação Tecnológica e Científica nesta segunda-feira (23) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


A instituição destaca que o programa tem o objetivo de intensificar a aprendizagem de estudantes de escolas da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte. O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) ocorre na modalidade Educação a Distância (EaD), pelo Campus Natal-Zona Leste, e contempla as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania.


Podem participar estudantes que estejam regularmente matriculados no 9º ano e que tenham cursado todas as séries (ou anos) anteriores (ou que tenham cursado todo Ensino Fundamental) em escolas públicas municipais, estaduais e federais.



As inscrições serão feitas pelo site da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), até o dia 16 de junho. A taxa de inscrição custa R$ 30. Para solicitar isenção de pagamento da taxa, o estudante precisa preencher formulário de requerimento até 9 de junho.


O IFRN lembra que os candidatos homologados no ProITEC 2022 receberão, como material didático, um livro texto para subsidiar seus estudos. No ato de inscrição, o estudante deverá indicar em qual formato deseja receber o material: físico ou virtual. Todos os participantes receberão o material virtual. Para os que optarem também pela versão física, a entrega ocorrerá de forma presencial, no Campus do IFRN selecionado.


A avaliação do ProITEC ocorrerá de forma presencial e é composta por 40 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania, com base nos conteúdos do Ensino Fundamental.


O ProITEC funciona também como uma preparação para o Exame de Seleção do IFRN, processo seletivo que dá entrada para os cursos técnicos integrados ao ensino médio. Todos os estudantes inscritos no ProITEC devem se inscrever também no Edital do Exame de Seleção, que deve ser publicado no dia 26 de setembro de 2022.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após mais de um mês de campanha, RN vacina 26% do público-alvo contra gripe e 30% contra sarampo

O Rio Grande do Norte vacinou 26% do público-alvo contra a gripe e 30% contra o sarampo desde o início da campanha deste ano, há mais de um mês.


Vacina contra a gripe — Foto: Valdecir Galor/SMCS


Os dados foram fornecidos nesta sexta-feira (20) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que considera uma "baixa adesão".


As campanhas de imunização contra as duas doença foram iniciadas juntas em 4 de abril e e a meta da pasta é vacinar 90% do público contra a gripe e 95% contra o sarampo.


Para o sarampo o público-alvo é:


crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)

trabalhadores da saúde


A meta é vacinar, no mínimo, 95% das 207.896 crianças que podem receber a dose contra o sarampo. Até o momento, segundo a Sesap, foram aplicadas 63.957 doses.


Os grupos que podem se vacinar contra a gripe são:


crianças de seis meses a menores de 5 anos

gestantes

puérperas

idosos com 60 anos e mais

povos indígenas

professores

trabalhadores da saúde

pessoas com comorbidades

deficiência permanente

forças de segurança e forças armadas

trabalhadores de transporte coletivo e caminhoneiros

trabalhadores portuários

funcionários e população do sistema de privação de liberdade e adolescentes

e jovens em medidas socioeducativas.

Até o momento, foram aplicadas 338.110 doses da vacina, o que representa apenas 26% do público a ser vacinado. Para a influenza a meta é vacinar, no mínimo, 90% de cada um dos grupos prioritários.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Professor da UFRN é único brasileiro envolvido em pesquisa que descobriu fatores genéticos associados ao Alzheimer

Um professor da Univeridade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi o único pesquisador brasileiro envolvido em uma pesquisa que descobriu 75 genes associados a um maior risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer.


Marcos Costa é professor do ICe/UFRN e pesquisador do Instituto Pasteur — Foto: Divulgação/UFRN


O estudo desenvolvido por um consórcio envolveu cerca de 20 países, mais de 120 instituições - entre centros de pesquisa, hospitais e universidades - além de 386 pesquisadores, e teve resultado publicado na revista científica Nature Genetics em abril.


O brasileiro co-autor do estudo é Marcos Costa, que é graduado em Medicina, doutor em Fisiologia, e professor adjunto da UFRN desde 2009, onde chefia o laboratório de Neurobiologia Celular do Instituto do Cérebro.



Há três anos, Costa trabalha como professor visitante no Instituto Pasteur de Lille, na França, onde o estudo foi desenvolvido. Este não é o primeiro trabalho que ele assina com o grupo: já foram cinco artigos, dos quais em três ele figura como pesquisador principal.


Para o pesquisador, a última pesquisa publicada foi o maior estudo de risco genético para a doença já feito. Os pesquisadores analisaram os genomas de milhares de pessoas com diagnóstico clínico de Alzheimer e compararam com genes de indivíduos cognitivamente saudáveis.


Os genomas foram fornecidos por clínicas em mais de 15 países membros da União Europeia, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Islândia, Nigéria, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos.


Utilizando estes genes, os pesquisadores criaram uma espécie de pontuação de risco genético que poderá contribuir para identificar indivíduos com maior susceptibilidade de desenvolver a doença.


“A doença de Alzheimer é a principal causa de demência e tem um grande impacto na sociedade. A descoberta de genes associados com o aumento do risco de desenvolver a doença é um primeiro passo no sentido de entendermos a fisiopatologia da doença. O meu trabalho principal é estudar os processos biológicos regulados por estes genes em células neuronais e gliais humanas com o objetivo de elucidar os mecanismos patológicos da doença de Alzheimer e desenvolver novas abordagens terapêuticas”, diz.



O professor destaca que o aumento das chances de desenvolvimento da doença, de uma pessoa que tenha esses genes em relação à população em geral, é de cinco a dez por cento, em alguns casos, chegando a 20% – números considerados significativos, mas não determinantes.


Ou seja, ainda que uma alteração genética seja identificada, isso não significa necessariamente que o indivíduo irá desenvolver a doença de Alzheimer.


“No futuro, quando a gente souber exatamente o que cada um desses genes está afetando, vamos poder escolher o tratamento do paciente de acordo com as alterações genéticas identificadas nesse indivíduo. De fato, a genética sugere que a doença de Alzheimer seja altamente heterogênea, com diferentes alterações patológicas podendo provocar o mesmo desfecho clínico (perdas cognitivas). E, para cada uma dessas diferentes alterações patológicas, vão existir tratamentos mais eficazes e específicos. Mas, para chegarmos a este ponto, precisamos avançar mais no entendimento do papel biológico dos genes de risco e como eles contribuem para a doença”, explica.


Para ele, o estudo genético seria estratégico na antecipação necessária para permitir que as pessoas propensas ao desenvolvimento da doença de Alzheimer sejam diagnosticadas nos estágios mais iniciais.


Segundo Costa, identificar e entender os genes é importante porque vai ser possível compreender o que acontece antes de chegar à demência e, a partir disso, pensar em terapias preventivas ou que comecem a ser usadas assim que os primeiros sinais de alterações cognitivas aparecerem.


Assim, a expectativa é que, a médio e longo prazo, seja possível não só selecionar, através da genética, os tratamentos mais adequados mas também, num segundo momento, detectar variantes genéticas nos descendentes e – dependendo do risco que esse gene confere e qual o processo biológico que ele estiver afetando – pensar numa terapia profilática para esses indivíduos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

IBGE divulga resultado de seleção com mais de 3 mil vagas para o Censo 2022 no RN; confira

O IBGE e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgaramr nesta sexta-feira (20) o resultado final da seleção do Censo Demográfico 2022.


Recenseadores e agentes censitários em trabalho de campo — Foto: Divulgação/IBGE


Ao todo, são 3.366 vagas temporárias ofertadas para os cargos de recenseador e agente censitário supervisor e municipal. Os trabalhos são espalhados por todos os municípios do estado. (Clique AQUI para o resultado de recenseador e AQUI para o de agentes).


Do total de vagas, 2.931 são para recenseador, profissional que vai de casa em casa fazer entrevistas com moradores.


Para coordenar o trabalho dos recenseadores, são 284 vagas de agente censitário supervisor, além de 151 vagas para agente censitário municipal, responsável pelo Censo Demográfico nos municípios.



As funções de agente censitário supervisor e agente censitário municipal tiveram inscrição única em cada município ou grupo de municípios. Dessa forma, o candidato melhor colocado no concurso poderá optar pela vaga de agente censitário municipal. Os demais ficarão com as vagas de supervisor conforme a posição de cada um e o quantitativo de vagas oferecidas.


Ao todo, são 206.891 vagas no país.


Após a divulgação e homologação do processo seletivo na sexta-feira, o IBGE iniciará as contratações dos aprovados, que serão treinados para o serviço.


“O agente censitário municipal e o agente censitário supervisor são figuras fundamentais na cadeia de execução do Censo, porque vão lidar com nosso maior bem: os recenseadores, que são nossos representantes em todos os municípios do RN e do Brasil. Então, o trabalho [dos agentes] é garantir que a coleta seja feita com qualidade, transmitir o conhecimento para o recenseador e permitir que nós demos conta do trabalho da melhor forma possível.”, disse Rogério Campelo, coordenador Operacional do Censo 2022 no Rio Grande do Norte.


Treinamento

Os agentes censitários municipais e supervisores deverão iniciar um treinamento online após o resultado. O treinamento presencial ocorrerá entre os dias 6 e 15 de junho em vários municípios. Nesta etapa, todos os agentes censitários estarão na condição de contratados para o Censo 2022.



Os aprovados para recenseador também vão iniciar o treinamento online logo depois da divulgação do resultado final. A fase presencial será entre 18 e 22 julho. Neste caso, o treinamento é eliminatório e classificatório. Para ser aprovado, o candidato deve atingir pelo menos metade dos pontos no teste final e ter 80% da presença no treinamento.


Haverá uma ajuda de custo para candidatos que obtiverem pelo menos 80% de presença no treinamento presencial.


Números

3.479 vagas no total


Contratados


8 analistas censitários

32 coordenadores censitários de subárea

36 agentes censitários operacionais

A contratar


37 agentes censitários de administração e informática

151 agentes censitários municipais

284 agentes censitários supervisores

2.931 recenseadores

Fonte: g1

Leia Mais ››

RN decreta situação de emergência por causa do aumento de casos de dengue, zika e chikungunya



O Rio Grande do Norte decretou situação de emergência em virtude do aumento de casos de dengue, zika e chikungunya no estado. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial do Estado e tem validade de 90 dias.


No documento o governo reconhece que o estado vive uma epidemia de dengue e autoriza os agentes de controle de endemias a entrarem em imóveis públicos ou particulares abandonados.

O governo instituiu ainda o Comitê Governamental de Gestão da Emergência em Saúde Pública para planejar, coordenar e controlar as medidas a serem empregadas durante a situação de emergência.


De acordo com o governo, o decreto da situação de emergência "visa agilizar o acesso a insumos, como testes, larvicidas e inseticidas, vitais para a estratégia de combate à dengue".


O Rio Grande do Norte registrou, nos primeiros meses de 2022, mais casos prováveis de dengue do que em todo o ano de 2021. De janeiro até o dia 7 de maio foram registrados 11.427 casos de dengue. Em todo o ano de 2021, o Ministério da Saúde registrou 4.301 casos da doença.


De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o número de casos das demais arboviroses também está crescendo, tendo registrados 3.397 casos prováveis de chikungunya e 695 casos prováveis de zika.


A Sesap reforça a necessidade de ampliação dos cuidados com a proliferação do Aedes aegypti, como manter os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito, limpar vasilhas e reservatórios de água de seus animais, não colocar lixo em terrenos baldios, manter caixas d´água sempre tampadas e cuidar de qualquer local que possa acumular água parada. Além dos cuidados, é importante receber a visita do agente de endemias e esclarecer possíveis dúvidas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Vacina BCG: com fábrica nacional parada, ministério pede que estados racionem imunizante

Uma das primeiras vacinas a ser dada a uma criança que nasce no Brasil, a BCG passará a ter fornecimento diminuído nos próximos meses devido a problemas que o Ministério da Saúde tem tido para obter as doses do imunizante, que previne a tuberculose.


A BCG é uma das primeiras vacinas que uma criança recebe e, nos próximos sete meses, terá 'disponibilidade limitada' no Brasil segundo Ministério da Saúde — Foto: Getty Images via BBC


No final de abril, o Ministério da Saúde disparou para as secretarias estaduais uma circular afirmando que, "dada a disponibilidade limitada da vacina BCG no estoque nacional em razão de dificuldades na aquisição deste imunobiológico", o envio pelo ministério diminuirá de 1,2 milhão de doses por mês (média de janeiro a março de 2022) para 500 mil doses mensais nos próximos sete meses.


No documento, o ministério pediu para os estados "otimizarem e fazerem uso racional desta vacina por este período" até que "a situação do estoque nacional da vacina BCG seja regularizada". Idealmente, o imunizante deve ser aplicado ainda na maternidade — no máximo, até o fim do primeiro mês de vida.


A BBC News Brasil enviou e-mail a todas as secretarias estaduais do país perguntando sobre a disponibilidade da vacina BCG. Das 17 que responderam, todas afirmaram que atualmente não há falta de doses, mas algumas mencionaram estarem se readequando para os próximos sete meses, em que o envio pelo ministério será reduzido.


As secretarias de Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina afirmaram que enviaram aos municípios a orientação para que controlem o uso dos frascos, para que não haja desperdício; e para que passem a oferecer a vacinação somente em locais selecionados, em alguns casos com agendamento.


A cidade de Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, já anunciou para a população mudança no esquema de vacinação. Até o aviso do Ministério da Saúde, o município aplicava a vacina em 10 unidades de saúde espalhadas pela cidade. Agora, ela é dada em apenas três postos — e com agendamento.


"Na última remessa de vacinas não recebemos nenhuma dose de BCG", diz Marcelo Figueiró, secretário de Saúde de Cachoeira do Sul.


Segundo ele, um lote de BCG chegava à cidade com 20 doses.


"Muitas vezes, você precisa abrir um lote inteiro para dar poucas vacinas. Aquelas que sobram precisam ser descartadas depois de seis horas da abertura. Então, estamos tentando racionalizar e ter um melhor controle sobre esse uso para que a gente perca o mínimo de doses possíveis, já que nos próximos meses pode faltar vacina", diz.



Este é mais um capítulo dos problemas no fornecimento desta vacina nos anos recentes. Em 2019, a BBC News Brasil mostrou que 12 estados precisaram racionar o imunizante para garantir a vacinação e que a Onco BCG, imunoterapia feita com a mesma base da BCG mas usada para tratamento do câncer de bexiga, estava em falta no país.


Desde 2016, a única fábrica nacional que produz a BCG e a Onco BCG, pertencente à Fundação Atalpho de Paiva (FAP), no Rio de Janeiro (RJ), passou por sucessivas interdições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) — e, a partir daí, o fornecimento da vacina no país passou a ficar intermitente.


A assessoria de imprensa da Anvisa informou à BBC News Brasil que a fábrica, no bairro de São Cristóvão, segue interditada. Enquanto isso, uma nova fábrica da fundação em Duque de Caxias (RJ), em construção desde 1989, ainda não foi inaugurada (leia mais abaixo).


O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) abriu um inquérito em fevereiro para investigar possíveis irregularidades na gestão da fundação.


Um laudo da Anvisa que levou à interdição em 2016, obtido pela BBC News Brasil via Lei de Acesso à Informação, afirmou que "a fabricação dos produtos Vacina BCG e Imuno BCG [a marca da Onco BCG feita pela instituição] pela Fundação Ataulpho de Paiva na fábrica localizada em São Cristóvão (Rio de Janeiro - RJ) apresenta risco à saúde da população brasileira". Foram constatadas "4 não conformidades críticas" — o que significa um "desacordo com os atributos críticos" do produto ou algo que "possa apresentar risco latente ou imediato à saúde".



Segundo e-mail enviado pela Anvisa à reportagem no último dia 16, "a fábrica da Fundação Athaulpho de Paiva (FAP) localizada no bairro de São Cristóvão (RJ) se encontra paralisada pela empresa para a realização de ajustes e correções decorrentes da última inspeção sanitária".


"A fabricação não pode ser retomada até que os ajustes necessários sejam concluídos e, novamente, a fábrica seja inspecionada para se verificar a efetividade das correções", continua.


Desde que os problemas com a produtora nacional começaram, o Brasil tem obtido doses de BCG com o Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço regional da Organização Mundial da Saúde (OMS). O fundo fornece vacinas e insumos, como seringas, a governos locais e nacionais que não têm produção nacional disponível.


O Ministério da Saúde não respondeu exatamente por que haverá redução no quantitativo nos próximos sete meses e se houve algum problema com o fornecimento através do Fundo Rotatório.


Em nota, a pasta escreveu: "Essa readequação se refere a toda tramitação do processo de aquisição, que envolve a compra propriamente, o desembaraço alfandegário e autorização pela Anvisa para a entrada do produto no país, o qual, posteriormente, é enviado para análise do controle de qualidade do INCQS antes de ser distribuído para as salas de vacina."



Fundação nacional é investigada

Nos anos 1980, a Fundação Ataulpho de Paiva (FAP) foi uma das instituições que receberam investimentos por meio do Programa de Autossuficiência Nacional em Imunobiológicos (Pasni) — que visava justamente garantir uma produção nacional, sem que o país precisasse passar por todos os trâmites aos quais está sendo submetido agora na importação. Nascida em 1900, a FAP é uma entidade privada, sem fins lucrativos e filantrópica.


Quando o funcionamento da fábrica da FAP em São Cristóvão estava regular, as vacinas BCG eram compradas pelo governo federal através da modalidade "inexigibilidade de licitação", uma vez que esta era a única produtora no país do imunizante. Em uma proposta de convênio com o Ministério da Saúde, de 2016, a instituição defendeu que "tornou o Brasil sempre autossuficiente na produção da Vacina BCG, nunca tendo havido a necessidade de importação deste produto".


Em 1989, a FAP iniciou a construção de uma nova fábrica em Xerém, Duque de Caxias (RJ). Segundo o site da fundação, a nova unidade tem com objetivo produzir a BCG de forma a "suprir a demanda nacional e parte da internacional, uma vez que a instituição recebe consulta de vários países."


Mas, 33 anos depois, a fábrica ainda não está cumprindo seu objetivo. A Anvisa afirmou à reportagem que a unidade em Xerém ainda não tem autorização para fabricar vacinas porque não recebeu pedido da fundação para realizar a inspeção, o que pode ocorrer apenas após a conclusão das obras.



Procurada, a FAP afirmou, por meio do seu presidente, Germano Gerhartdt Filho, que a fábrica "já iniciou sua operação, nas áreas e atividades de armazenamento, embalagem e venda de produtos" e que está em "processo de regularização perante a Anvisa" para "dar continuidade à comercialização e fornecimento de BCG e Onco BCG". Ou seja, a fábrica está produzindo outros itens mas ainda não fabrica as vacinas.


A BBC News Brasil publicou em 2020 uma reportagem sobre os imbróglios envolvendo a construção da nova fábrica. Na época, a fundação afirmou que a unidade seria inaugurada em 12 meses e atribuiu a demora à necessidade de readequação da estrutura a novas normas regulatórias da Anvisa.


Por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) e consultas ao Portal da Transparência, a BBC News Brasil identificou convênios do Ministério da Saúde com a entidade destinados especificamente à nova fábrica em Xerém que somaram R$ 41,9 milhões em verbas, dos quais mais ou menos metade (46,5%) haviam sido liberados.


Na realidade, esse montante é possivelmente maior, já que não foi possível localizar informações sobre gastos com o projeto desde os anos 1980 — só a partir de 2012. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) emprestou ainda R$ 5,9 milhões à fundação por meio de um programa do Ministério da Saúde que visava desenvolver e modernizar o parque industrial brasileiro na área da saúde.



Em fevereiro deste ano, o MP-RJ abriu um inquérito civil para "investigar possíveis irregularidades na gestão da Fundação Ataulpho de Paiva e supostas condutas ilegais praticadas pelos membros de sua diretoria" a partir de uma denúncia encaminhada à ouvidoria do órgão, segundo seu diário oficial.


Em nota enviada à reportagem, o presidente da FAP afirmou que "houve falsa acusação de irregularidade na gestão da entidade, promovida por um ex-funcionário, com nítido interesse de chantagear a fundação, na vã esperança de que faremos um acordo em ação trabalhista por ele movida".


"Prestamos todas as informações e continuaremos à disposição do Ministério Público, para evitar qualquer suspeita sobre esta centenária e importante instituição para o país", escreveu Gerhartdt Filho, acrescentando que "não condizem com a verdade as acusações de irregularidade administrativas".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Carro atropela 5 crianças em Ceilândia, no DF; 3 estão em estado grave

Cinco crianças foram atropeladas, neste domingo (22), em Ceilândia, no Distrito Federal. De acordo com o Corpo de Bombeiros do DF, três delas estão em estado grave e as outras duas sofreram escoriações, mas estavam consciente e orientadas.


Cinco crianças foram atropeladas; 3 estão em estado grave — Foto: Reprodução


As vítimas, com idades entre 5 e 10 anos, foram encaminhadas ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Segundo os bombeiros, o condutor do veículo foi abordado pela Polícia Militar, que não deu mais detalhes sobre o caso até a última atualização desta reportagem.


O acidente aconteceu na QNP 5, próximo à feira de Ceilândia. De acordo com relatos, pessoas que estavam no local no momento do acidente impediram o motorista de fugir após o acidente.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dez alunos denunciam abusos no ambiente familiar após assistirem palestra sobre violência sexual em escola

Dez alunos denunciaram terem sido vítimas de abuso sexual após assistirem palestras sobre o assunto em escolas de Campo Limpo de Goiás, na região central do estado. Segundo a Polícia Militar, as crianças e adolescentes contaram que os abusos eram cometidos por pessoas conhecidas da família.


As palestras sobre Conscientização contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes aconteceram entre segunda-feira (16) e sexta-feira (20) por uma Organização não Governamental (ONG), com apoio da PM, Conselho Tutelar e Juizado da Infância e Juventude, a pedido do município administrado pela prefeita Graciele Marta (União Brasil).



Conforme a Polícia Militar, após as denúncias, um funcionário da prefeitura chegou a ser preso suspeito de abusar da própria filha.


Por não ter o nome divulgado, o g1 não conseguiu localizar o ex-funcionário para que se posicionasse até a última atualização desta reportagem.


Em nota ao g1, a prefeitura de Campo Limpo de Goiás informou que o funcionário foi exonerado assim que houve o conhecimento da denúncia. Disse também que o município vai disponibilizar uma assistente social bem como uma psicóloga para estarem acompanhando as crianças e adolescentes e suas famílias (nota na íntegra ao fim do texto).


Uma das palestras em uma escola de Campo Limpo de Goiás — Foto: Divulgação/PM GO


Ainda de acordo com a PM, durante a última palestra, cinco alunos de uma mesma escola contaram aos professores e palestrantes sobre o que passavam. O Conselho Tutelar, que estava presente na ação, acionou os familiares dos estudantes.


Nove adolescentes e uma criança de cinco anos foram ouvidos na Central de Flagrantes de Anápolis. Após as oitivas, três homens de identidades não divulgadas foram levados para a delegacia por suspeita dos crimes, prestaram depoimento e foram liberados. O caso segue em investigação.


Por não terem os nomes revelados, o g1 não conseguiu localizar os homens para que se posicionassem até a última atualização desta reportagem.


Em nota recente, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembra que grande parte da violência contra crianças e adolescentes acontece dentro de casa, com agressores conhecidos, e que estar na escola pode garantir à elas a convivência com adultos de confiança a quem podem pedir ajuda.


Nota da Prefeitura de Campo Limpo de Goiás

Na última semana foi realizado no município uma ação, em parceria com as secretarias municipais, Juizado da Infância e da Juventude, Polícia Civil, Conselho Tutelar e Colégio Estadual, para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Logo após as palestras realizadas pelos delegados e agentes da Polícia Civil e do diretor do Juizado da Infância, alguns dos adolescentes que assistiram as palestras procuraram o juizado e a Polícia Civil e fizeram denúncia de abuso sexual contra as mesmas.

Ao saber das acusações e que um dos acusados era servidor comissionado do município, de imediato a prefeita determinou a exoneração dele.

A prefeita já solicitou à Secretaria Municipal de Assistência Social e à Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilize uma assistente social bem como uma psicóloga para estarem acompanhando as crianças e adolescentes abusadas e suas famílias.

A prefeitura informa ainda, que essa ação não se findará com esses casos e que estará, incansavelmente lutando contra este tipos de abusos e que acompanhará de perto os processos abertos contra esses abusadores para que não fiquem impunes aqueles que forem comprovadamente culpados.


Delegacia de Anápolis, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em mesmo palco que cantor sertanejo criticou Anitta, Pedro Sampaio diz 'amar' cantora durante show em MS

Após fãs gritarem coro xingando Anitta, o cantor Pedro Sampaio se pronunciou neste sábado (21), durante apresentação em Dourados (MS), cidade a 225 quilômetros de Campo Grande, dizendo que ama a cantora. Antes de começar a música Envolver, o cantor fez questão de gritar ao público "Eu não sei vocês, mas eu amo a Anitta".


Anitta é alvo de vais de fãs de Zé Neto — Foto: Reprodução


A confusão envolvendo o nome da cantora global começou na quinta-feira (19) após o sertanejo Zé Neto, que faz dupla com Cristiano, soltar indiretas para a artista durante uma apresentação, também na cidade sul-mato-grossense. Na ocasião, a plateia xingou a cantora e, ao ouvir, Zé Neto parou a apresentação e criticou Anitta. “Gente, não precisa. Vamos rezar por essas pessoas e que Deus abra a mente delas e que elas entendam”, disse.


Depois das indiretas no show, o cantor fez um pronunciamento em sua rede social, pedindo desculpa e voltando atrás em suas falas. Zé Neto pediu o fim dos ataques recebidos e afirmou estar em busca de paz.


“Jamais quis incitar ódio ao próximo, isso está longe da gente, e eu peço desculpas a quem entendeu errado. Eu queria repreender todo tipo de ódio que está sendo construído por causa de uma expressão errada que eu fiz. Em algumas coisas eu confirmo meu ponto de vista”, afirmou.


Entenda a polêmica

Zé Neto e Anitta viraram um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nas últimas semanas. Durante um show feito em Sorriso (MT), no último dia 12, o sertanejo expôs críticas à Lei Rouanet e citou uma tatuagem íntima da cantora. O discurso do sertanejo causou polêmica na internet.


“Sorriso, Mato Grosso, um dos estados que sustentou o Brasil durante a pandemia. Nós somos artistas que não dependemos de Lei Rouanet, nosso cachê quem paga é o povo. A gente não precisa fazer tatuagem no ‘toba’ pra mostrar se a gente tá bem ou não, a gente vem simplesmente aqui e canta”, disse a dupla de Cristiano durante a apresentação.


Na ocasião, fãs da artista se revoltaram com o comentário. A cantora afirmou no Twitter que está “indo atrás” das pessoas que estariam perseguindo e ameaçando os seus fãs. Ela fez uma publicação nesse sábado (21) marcando as pessoas que supostamente estariam cometendo o crime.



“Jogar hate em mim muda um total de zero na minha vida. Agora, ameaçar os outros até onde eu saiba é crime, viu. Depois não adianta com defesinha (sic) de ‘são só crianças brincando na Internet’, não. Que, embora a idade mental realmente não seja muito avançada, criança que é criança não vai atrás de documento, endereço e foto da casa dos outros no Google pra mandar ninguém tomar cuidado. Melhor continuar brincando de fazer montagem minha e falar babaquice que ganha mais”, concluiu Anitta.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Serviço de bordo em voos domésticos está liberado a partir deste domingo

O serviço de alimentação a bordo de aviões será liberado em voos domésticos neste domingo (22) após uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As companhias Gol e Azul informaram que retomarão o serviço já no domingo, enquanto a Latam voltará a oferecê-lo em 1º de junho.


Passageiros no corredor do avião — Foto: Creative Commons/Daniel Lobo


A Gol disse que, no domingo, o atendimento ficará disponível em voos com origem nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos. Em 1º de junho, ele será disponibilizado em voos que saem de Brasília e Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão). A operação estará disponível em todos os voos domésticos da empresa a partir de 16 de junho.



"Seguindo as determinações da Anvisa por conta da pandemia da Covid-19, a Gol oferecia, desde dezembro de 2020, apenas água sob demanda nos voos nacionais", informou. Em voos internacionais, o serviço de bordo da companhia já havia sido retomado em novembro de 2021.


A Azul anunciou que seu serviço de bordo será retomado no domingo e seguirá sem custo adicional. A empresa também afirmou que, recentemente, voltou a oferecer atividades infantis e a possibilidade do uso de chuveiros na área internacional do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).


Já a Latam informou que voltará a oferecer snacks e bebidas gratuitamente em voos domésticos a partir de 1º de junho. A empresa planeja operar 542 voos domésticos por dia neste mês.


Uso de máscaras segue obrigatório

Apesar da liberação do serviço de bordo, a Anvisa manteve a obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e áreas restritas de aeroportos. A decisão foi tomada pela diretoria da agência na última quinta-feira (12).


Na liberação do serviço de bordo, a Anvisa orientou que o atendimento seja o mais breve possível para não prejudicar significativamente o uso de máscaras de proteção facial pelos passageiros.



"Recomenda, também, que todos os resíduos sólidos gerados pelo serviço de bordo sejam recolhidos o mais breve possível, sendo que especial atenção deve ser dada aos objetos que possam ter tido contato direto ou indireto com a boca do viajante, como copos, pratos, garfos e outros", disse a Anvisa, em nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça Eleitoral vai agir contra 'coação' de 'milícias digitais' nas eleições deste ano, diz Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a Justiça Eleitoral vai agir contra a "coação" de votos por parte de "milícias digitais" nas eleições deste ano.


Ministro Alexandre de Moraes, em São Paulo, durante debate sobre direito eleitoral — Foto: Reprodução/OAB-SP


Moraes deu a declaração nesta sexta-feira (20), em São Paulo, ao participar do Congresso Paulista de Direito Eleitoral, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Alexandre de Moraes comandará o TSE nas eleições deste ano e, durante o encontro em São Paulo, disse ter se reunido com presidentes de todos os partidos com representação no Congresso Nacional para explicar o funcionamento das urnas, acrescentando que nenhum dos convidados levantou dúvidas sobre os equipamentos.



"Ninguém, nenhum político dos partidos, nenhum presidente [dos partidos], nenhum tem a mínima dúvida da transparência, da lisura e da integridade das urnas eletrônicas. Então, não serão milícias digitais que vão tirar esta legitimidade de uma das grandes conquistas do Brasil", declarou Moraes.


"O que a Justiça Eleitoral vai garantir é que o voto colocado na urna eletrônica é o voto computado e que esse voto colocado não vai sofrer coação das milícias digitais. É isto é o que nós vamos garantir", completou.


Moraes já havia dito nesta semana, em um evento sobre os 90 anos da Justiça Eleitoral, que o TSE e os tribunais regionais buscam combater quem é contra os "ideais constitucionais e republicanos".


Conforme o ministro, "pouco importa" para a Justiça eleitoral quem vença as eleições, desde que não utilize "mecanismos fraudulentos" e respeite a democracia, a Constituição e a legislação.


Nas últimas semanas, agravou-se o clima de tensão institucional diante dos novos ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral.


Bolsonaro, por exemplo, disse que as Forças Armadas sugeriram ao TSE que militares façam uma apuração paralela de votos, tese já rechaçada pelo presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).


Em discurso no último dia 17, o presidente do TSE, ministro Luiz Edson Fachin, afirmou que o Brasil não consente mais com "aventuras autoritárias". Além disso, no último dia 4, em discurso no plenário do STF, Fachin declarou que não se pode transigir com ameaças à democracia.



Atuação das 'milícias digitais'

Em outro trecho do discurso desta sexta-feira, Moraes ressaltou que as "milícias digitais" buscam tirar a legitimidade das eleições, independentemente do método de contagem de votos.


"O problema não é o voto pelo Correio, o problema não é o voto por escrito, o problema não é a urna eletrônica. O problema das milícias digitais é atacar a legitimidade das eleições. Então, você pega um instrumento das eleições e ataca. Se mudar o instrumento, você ataca do mesmo jeito porque assim você deslegitima ", declarou Moraes no evento em São Paulo.


"Quem fiscaliza isso? Quem pode ser o obstáculo? É o Judiciário", acrescentou o ministro.


'Cartilha'

Conforme o vice-presidente do TSE, há uma "obsessão" em atingir o Poder Judiciário, prevista no que ele chamou de "cartilha que se iniciou na extrema-direita dos Estados Unidos".


Para Moraes, as "milícias digitais" seguem essa "cartilha" e atuam "sempre" atacando a imprensa, as eleições e o Poder Judiciário.


"Por que, de repente, essa obsessão em atingir a independência do Poder Judiciário? Por que essa obsessão em querer rediscutir o que ninguém mais discute no mundo democrático, que é a legitimidade da Justiça constitucional? Porque há uma cartilha que se iniciou na extrema-direita dos Estados Unidos [...] e essa cartilha passou de forma inteligente. E nós todos, o mea culpa deve ser feito por todas as instituições, subestimamos isso", declarou Moraes.



O vice-presidente do TSE destacou ainda que as "milícias digitais" atuam disseminando as fake news, "se aproveitando de um vácuo legislativo mundial".


"As grandes plataformas são consideradas no mundo todo empresas de tecnologia, não de mídia ou de propaganda", disse Moraes.


"Como na mídia tradicional não é permitido, porque serão responsabilizados — discurso de ódio, racismo, xenofobia, homofobia, discurso contra democracia —, houve uma migração para as plataformas porque não há legislação", completou.


Estabilidade democrática

Ainda no evento em São Paulo, Alexandre de Moraes disse que o Brasil vive o maior período de estabilidade democrática e que as pessoas "confundem" o que é "estabilidade" de "ausência de turbulência".


"São coisas diversas. A estabilidade existe porque combate as turbulências. Um Poder Judiciário independente, um Poder Judiciário forte não conseguem, seja Constituição ou o Judiciário, evitar turbulências. Isso faz parte da vida, mas conseguem reagir a turbulências", afirmou.


O vice-presidente do TSE relembrou ainda que, desde a Constituição de 1988, dois presidentes sofreram impeachment (Fernando Collor e Dilma Rousseff), os vice-presidentes assumiram e depois houve novas eleições para presidente.


"Isso demonstra a estabilidade democrática. Isso demonstra que a aposta do poder constituinte, do Congresso Nacional, deu certo. Então, por que quase 34 anos após a Constituição [...] surgem milícias, principalmente digitais, para desestabilizar o Poder Judiciário?", indagou Moraes.



"É inegável que o Poder Judiciário acertou muito mais do que errou, efetivou direitos fundamentais, garantiu a paz social, garantiu a democracia, garantiu a estabilidade institucional", completou.


Fonte: g1

Leia Mais ››