domingo, julho 28, 2013

Comerciantes descumprem lei municipal e serão multados

A redação do Cidade News recebeu mais uma denúncia pelos descumprimento da Lei Municipal 411/2013. As informações dão conta que três comerciante infringiram a Lei, um localizado a Rua Fausto Pinheiro, Centro, Itaú-RN, estava com seu estabelecimento comercial (frigorífico) aberto na manhã deste domingo (28), que alegava a porta ser de sua casa e não poderia deixar a mesma fechada.

Agora resta apenas nos indagarmos: será que os moradores de Itaú-RN precisam deixar suas portas escancaradas para mostrar que estão em casa? Itaú-RN é uma cidade 100% segura para manter essa postura? A realidade vivida nos dias atuais nãos nos faz acreditar nessa ideia.

Os outros dois infratores estão localizados no Bairro da Felicidade, que corresponde a um supermercado, que curiosamente pertence à família do comerciante do centro e uma panificadora, que para permanecer com as portas abertas aos domingos deverá retirar os gêneros não autorizados pela Lei.

A redação do Cidade News entrou em contato com o poder público municipal e foi informado que os três estabelecimentos serão multados na cifra de R$ 285,00 (duzentos e oitenta e cinco reais), caso continuem o descumprimento será aplicada a 2º no valor de R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais) e por último a casacão do alvará de funcionamento.

Esclarecimentos:

Alguns comerciantes infringem a Lei, esperando que o fiscal da Prefeitura chegue ao seu estabelecimento para fazer aquele escândalo, ou desferir desaforos e chamar a atenção das pessoas que passam pela rua. Só que o que os comerciantes não sabem é que o fiscal não precisará ir até o estabelecimento comercial e obrigar fechar, ou informar que está sendo multado.

De acordo com a Lei, o fiscal constatará o descumprimento da Lei sem necessário ter contato com o proprietário, como prova basta apenas ver as portas abertas, ou atendendo clientes, despachando mercadorias, mesmo que seja de portas fechadas (no caso do infrator do bairro da felicidade), ainda através de fotografias, ou testemunhas que presenciaram a infração.

De posse dessa informação o fiscal encaminhará as informações para a prefeitura que aplicará a multa que será publicada no diário oficial do município, caso o proprietário do estabelecimento não procurar quitar essa dívida não poderá renovar seu alvará de funcionamento, ficando ao invés de um dia sem abrir seu comércio, para o restante da vida.

Para isso o blog pede a colaboração da população itauense que seja os fiscais da Lei, tirando fotos do seu celular e enviar para nossa redação através do e-mail cidadenewsitau@hotmail.com ou com o próprio redator, Arlindo Maia. A sua denuncia será sigilosa, não precisa se identificar, o que interessa são as proas geradas e mostrar o descumprimento da lei, por alguns que não podem se adequar as normas visando a ambição.

Portanto caro leitor, ou ouvinte do Cidade News, colabore conosco e faça valer a Lei.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News.
Leia Mais ››

ENCENAÇÃO POLÊMICA NA MARCHA DAS VADIAS ASSUSTA OS PRÓPRIOS MANIFESTANTES

Na Marcha das Vadias, em Copacabana, diversas encenações ilustraram os apelos feitos pelas feministas. Uma delas chamou a atenção por seu teor altamente polêmico, pois os envolvidos utilizaram a imagem da Nossa Senhora como objeto sexual. A cabeça da Santa virou uma espécie de consolo. Em seguida, os manifestantes quebraram as imagens e as cruzes. Por fim, uma manifestante pegou o que sobrava de uma cruz, colocou camisinha em sua base e a enfiou no ânus de seu parceiro de encenação. Tal ato assustou até mesmo outros manifestantes que não esperavam tanta ousadia. Uma delas disse que colocaria uma máscara para não ser reconhecida, já que receava represálias no trabalho. 

Veja nossa galeria exclusiva: 

 (Fotografia por Lia Ferreira/Vero)

 (Fotografia por Lia Ferreira/Vero)


 (Fotografia por Lia Ferreira/Vero)

 (Fotografia por Lia Ferreira/Vero)

 (Fotografia por Lia Ferreira/Vero)


Reprodução Cidade News Itaú via Círculo de Fogo
Leia Mais ››

Polícia realiza abordagens em bares e veículos em São Francisco do Oeste e Riacho de Santana/RN

A ação policial foi realizada em dois tempos, primeiramente na noite da sexta (26) e tendo continuidade no início da tarde deste sábado (27), alcançando todos os bares dos municípios de São Francisco do Oeste/RN e Riacho de Santana/RN.

Segundo informações repassadas pelo Cabo Rosano, a ação teve início por volta das 22h da sexta-feira, com aproximadamente três horas de duração, tendo continuidade neste sábado (27), a partir do meio dia, estendendo-se até o final da tarde.

Nos dois municípios foram abordadas todas as pessoas que se encontravam freqüentando bares e estabelecimentos congêneres, bem como cidadãos que conduziam veículos e levantavam suspeitas de estarem sob a influência de bebidas alcoólicas.

A ação policial também fiscalizou e disciplinou o uso de som automotivo, aferindo o nível sonoro através de um aparelho de decibelímetro.  
A Polícia contabilizou que cerca de 47 (quarenta e sete) veículos entre carros e motos foram abordados, sendo que três foram apreendidos e seus proprietários autuados e encaminhados ao Juizado Especial Criminal.

Reprodução Cidade News Itaú via Taboleiro Grande News
Leia Mais ››

Bispo Edir Macedo publica crítica à JMJ e diz que tradição católica não tem base bíblica

O bispo Edir Macedo publicou um artigo intitulado "Atalho para o Céu" em seu site, com críticas veementes à realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e à concessão de indulgências plenárias pelo papa Francisco através da internet, para os participantes do evento.

"Trocando em miúdos, quem acompanhar a Jornada online 'com a devida devoção' garante a impunidade… Assassinos, mentirosos, adúlteros e pedófilos devem estar bem felizes com a notícia. Mas sinto desapontá-los… Vocês estão sendo enganados", diz o texto, que foi assinado pela jornalista Vanessa Lampert.

As críticas de Edir Macedo à Igreja Católica são antigas e incisivas. Neste texto, publicado no última segunda feira, 22 de julho, a liturgia da denominação liderada pelo papa Francisco é atacada frontalmente pela jornalista.

"Na tradição católica (sem base bíblica alguma), os 'méritos' dos santos podem ser distribuídos pelo papa através de indulgências, para que as pessoas sejam salvas pelos méritos alheios. A confissão eliminaria a culpa, mas somente uma indulgência seria capaz de eliminar a punição por um pecado cometido. Mesmo arrependido e perdoado, o cidadão ainda poderia ir para o 'purgatório' ou mesmo para o inferno, pois lhe foi perdoada a culpa, mas continua a ter de pagar a pena, seja aqui na Terra ou no além!", critica.

As indulgências, no passado, foram o estopim para a Reforma Protestante, e Macedo cita em seu artigo que a iniciativa do papa Leão X visava apenas "convencer os fiéis a contribuir financeiramente para construir a Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 1517".

"Quem não quer um atalhozinho para o céu? O caminho largo, sem grande esforço… Meia dúzia de rituais religiosos e uma contribuição para os cofres do Vaticano eram suficientes para alcançar a salvação", diz o texto, que completa: "Essa prática levou Lutero a dar início à reforma protestante, depois, a prática da venda de indulgências foi proibida. Porém, agora, ela está de volta, com nova cara, antenada com a modernidade! No mundo em que ter seguidores no Twitter e estar entre os Trending Topics é importantíssimo para qualquer empresa ou evento, a nova moeda é a popularidade", ironiza.

Para o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, o Vaticano estaria "trocando tickets rápidos para salvação por participação online na Jornada", e assim, garantindo que evento tenha "o sucesso que a propaganda na mídia promete".

O ataque ácido e duro à Igreja Católica ainda menciona as polêmicas relacionadas aos crimes de pedofilia: "Talvez por isso os padres pedófilos não costumam ser punidos pela igreja (apenas transferidos para outras paróquias, onde podem fazer novas vítimas). Agora está ainda mais fácil, podem acompanhar pela internet os eventos que dão uma indulgência de brinde! [...] Igreja nenhuma tem poder para perdoar pecados ou mesmo para negociar um lugarzinho no céu. O engraçado é que é disso que eles nos acusam há 36 anos: 'vender um lugarzinho no céu'", frisa.

No artigo, por fim, há uma crítica aos governantes, pelo uso de dinheiropúblico na recepção ao papa Francisco e na organização da JMJ: "Em um Estado que se diz laico, mais de trezentos milhões serão gastos com o evento. Recentemente, as pessoas saíram às ruas para protestar contra o mau uso do dinheiro público e o Vaticano não vê problema algum em deixar que o Brasil arque com a maior parte dos custos da viagem do papa… Afinal de contas, o Vaticano é tão pobrezinho…".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

O ROMPIMENTO AGORA É OFICIAL: VEREADORES DE MACAU ENTREGAM CARGOS INDICADOS NA PREFEITURA

Quando falei que o clima em Macau tinha esquentado agora ficou pior, foi o rompimento dos vereadores com o prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto (PMDB), O presidente da Câmara Municipal, Oscar Paulino (PMDB), falou que os dez vereadores entregaram os cargos indicados na prefeitura, que segundo o edil eram ocupados “pessoas mais próximas”, entregando as cartas de exoneração a Chumbila, secretário de Administração.
O vereador ainda disse que, os demais cargos indicados pelos edis e ocupados pelo “povão” estão à disposição do prefeito Kerginaldo Pinto.
O vereador Oscar Paulino (PMDB), ainda rebateu as criticas aos vereadores, dizendo que o rompimento não é apenas por meia dúzia ou pessoas próximas aos edis, e sim por todos os 250 pais de famílias que perderam seus empregos e não terão como sustentar suas famílias, além de honrar os compromissos financeiros assumidos.
Na cidade de Macau não se fala outra coisa, pois Corre boatos nos “quatro cantos” que, apenas os funcionários efetivos da prefeitura irão receber o salário referente ao mês de julho, contrariando o que disse o prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto, em reunião com os cargos comissionados no Lions Clube, na ultima quarta-feira, 24, onde anunciou a demissão de 250 comissionados.

Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››

No combate ao tráfico de drogas PM de Jucurutu prende Carioca com Cocaína que vinha abastecer Caicó

Um excelente trabalho da PM de Jucurutu, através do comando do Cap. Aderlan, tirou de circulação na noite de ontem (27), o carioca JOÃO PAULO CALIXTO TORRES BEZERRA, 22 anos, que mora na cidade de Itajá, interior do RN. 

Segundo o acusado, a droga foi comprada em Assu, mas seu comparsa, que também está preso, por nome ARI RIBEIRO BARBOSA, 21 anos, contradisse o primo e assumiu que a droga veio de Parnamirim, de onde o mesmo é natural, apesar de também residir em Itajá.

Capitão Aderlan, em contato com a imprensa, disse que recebeu uma denúncia anônima, e logo deu a investida na operação, que resulto na prisão da dupla, ontem mesmo na RN-118, próximo a Jucurutu, "recebemos essa denúncia e demos a maior confiabilidade possível no informe, e tão logo se encaixarão as peças, os predemos com 48 papelotes de cocaína e aproximadamente 5 gramas a vulso, o que supostamente renderia em torno de 5 mil reais a dupla", disse o capitão.

Na formalidade que levou os jovens à prisão, ambos negarão tal envolvimento, mas nas contradições foi possível perceber que João Paulo é o cabeça do negócio, e por envolvimento no consumo, assumiu a responsabilidade da droga, mas a polícia desconfia que tudo não passa de uma jogada de gente grande, ou seja, traficantes mais fortes os levam para a realização do transporte da droga, dando a sua total isenção, mas a polícia está atenta e já identificou um dos reais proprietários da droga, e em breve, homens do Denarc já foram informados, e tão logo chegarão ao todo poderoso chefão.

Reprodução Cidade News Itaú via Jair Samapio
Leia Mais ››

Rio Grande do Norte tem 25 médicos estrangeiros

O médico boliviano Jesus Rolly Dominguez Gutierrez está no Rio Grande do Norte há 10 anos. Atua como geriatra e professor universitárioNo próximo dia 25, mais de mil médicos graduados em universidades estrangeiras começam o processo de revalidação do diploma. Será a terceira edição do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira, o Revalida. Brasileiros que foram estudar fora e estrangeiros que desejam trabalhar no país vão se submeter ao exame. Se aprovados, unem-se aos 6.822 médicos formados no exterior que hoje atuam de forma legal no Brasil. No Rio Grande do Norte, são 43 profissionais com formação realizada no exterior, destes, 25 são estrangeiros.

A maioria vem da Bolívia. O país que faz fronteira com quatro estados brasileiros é a terra natal de 18 médicos que h0je moram na capital do RN e em cidades do interior. Relacionamentos pessoais e possibilidade de crescimento profissional são apontados como motivos para a migração destes profissionais. É o caso da médica Claudia Mireya Paredes Marinho, 36 anos, natural de Tarija, cidade localizada no Sul da Bolívia. Claudia estudou na Universidade Maior Real e Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca, em Sucre, capital do país. Na faculdade, conheceu um potiguar com quem namorou e casou anos depois. “Ainda no período do curso, comprei a ideia de vir morar no Brasil. Eu já conhecia a região Sudeste do país e ele [o marido] me falava de como era bom morar aqui. Decidi que viria para cá”, relembra.

Também por causa de um relacionamento amoroso, o médico boliviano Jesus  Rolly Dominguez Gutierrez, 45 anos, decidiu deixar a capital da Bolívia para morar primeiramente em Pau dos Ferros. A viagem para o Rio Grande do Norte ocorreu há dez anos. Hoje, ele mora em Natal, atua como geriatra e professor de Medicina numa universidade particular. “Já havia morado nos Estados Unidos por um tempo, conheci o Rio Grande do Norte em 2000 e, em 2002, casei e decidi morar por aqui”, resume.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Grave acidente com vitima fatal registrado na RN-093 entre Campestre e Passa e Fica


Antonio Tenório Neto foi a vitima fatal de mais um grave acidente ocorrido na tarde desse sábado (27) na RN 093 na localidade denominada BARRIGUDA a menos de 8 km de Passa e Fica, no local do acidente a área territorial é no Município de Lagoa D’anta e Policiais Militares de Passa e Fica e Lagoa D’anta fizeram o isolamento do local até a chegada do CPRE e da Policia Técnica. 

O Acidente aconteceu por volta das 15h00 e no local cenas de filme de TERROR, pedaços do corpo espalhados pela rodovia por aproximadamente 30 metros de onde aconteceu o impacto davam a dimensão da gravidade do Acidente. 

Em conversa com o Cabo da CPRE que fez a ocorrência disse que as primeiras informações eram de que os dois veículos trafegavam no mesmo sentido e o Caminhão colidiu na parte de traz da moto e um dos dois ocupantes foi vitima fatal, o outro foi levado para Natal com Vida. 

O condutor do caminhão de placa NNP 2639 de SERRA DE SÃO BENTO abandonou o veiculo no local, o Caminhão encontra-se carregado com telhas o que também pode ter dificultado a parada do veiculo que pelo que se ver na rodovia o condutor andou em média 20 metros com o freio acionado deixando a marca na rodovia. Informações dão conta que o caminhão pertence a um Sr. de Serra de São Bento e que não se sabe se o mesmo era o condutor.

Reprodução Cidade News Itaú via Regional Online/Eduardo Dantas/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

3º Jovem foi executado em Macaíba nesse Sábado

3º jovem morto no dia de hoje em Macaíba, a vítima dessa vez foi JOÃO PORFIRIO DE LIMA NETO, 19 anos, conhecido por "JOÃO NETO", residente no Loteamento Liberdade, nesta cidade. João Neto foi alvejado quando caminhava pela Rua Olímpio Maciel, ocasião que foi seguido por dois homens em uma motocicleta que se aproximaram e disparando diversas vezes contra a vítima que teve morte no local. Policiais Civis e Militares encontram-se realizando diligencias no intuito de prender os suspeitos.


Reprodução Cidade News Itaú via Macaíba Polícia
Leia Mais ››

Após cerco, homem é preso com pistola roubada de policial militar

Policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) prenderam um homem que estava com uma pistola roubada de um policial militar. O flagrante foi feito no bairro de Nova Descoberta, após abordagem a usuários de drogas e um cerco que durou aproximadamente três horas.

O soldado Irles Gomes, da Rocam, informou para o Portal BO que os policiais estavam passando pela Segunda Travessa Auris Coelho, no bairro de Nova Descoberta, quando avistaram jovens em atitude suspeita.

Eles fizeram abordagem e descobriram que se tratavam de usuários de drogas, que estavam com cinco trouxinhas de maconha e três de pó. Os policiais perguntaram onde os jovens tinham comprado a droga.

Os usuários informaram que tinha sido em uma casa naquela mesma localidade. Com isso, a equipe da Rocam foi até o ponto indicado e ao chegarem a residência foram informados que o suspeito, identificado como Antonhy Andrew Ramos da Silva, de 21 anos, estava dormindo.

Antes de ser preso, porém, Antonhy fugiu por uma porta dos fundos. A partir daí, os policiais cercaram o quarteirão e, somente após três horas, localizaram o suspeito na casa de um amigo. Antonhy Andrew estava com uma pistola calibre ponto 40 que tinha sido roubada de um policial militar.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Tiroteio no Bairro Santo Antônio deixa uma pessoa Morta e duas Baleadas

A guerra entre gangues em Mossoró continua fazendo vítimas, no inicio da noite de hoje 27 de julho de 2013 no bairro Santo Antonio deixa o saldo de três pessoas feridas por disparos de arma de fogo. O tiroteio ocorreu em uma lanchonete na rua Francisca Vasconcelos, proximo a UPA do Bairro Santo Antônio. De acordo com as informações, as pessoas atingidas foram pegas de surpresa por um grupo que chegou ao local em um veiculo tipo Fiat Uno de cor branca.os atiradores tinham como objetivo atingir dois ocupantes de um Siena de cor cinza, que foi atingido por vários disparos e os ocupantes gravemente feridos. Uma mulher. Francilene de França Lopes de 43 anos de idade, também foi socorrida para o Hospital Regional Tarcísio Maia ferida com cerca de tres disparos. A policia acredita que a mesma foi vítima de balas perdidas. Uma das vitimas identificada como Francisco Alexandre da Silva Azevedo,23 anos de idade "Nego Alexandre" não resistiu e Morreu naquela Unidade Hospitalar.A outra vitima deu entrada no hospital com ferimentos na cabeça e tambem corre riscos de morte.






Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Caos na Polícia Civil compromete trabalho em delegacias da capital e do interior

Redução na cota de combustível, viaturas paradas por falta de pneu, redução nas equipes plantonistas, falta de policiais civis, limitação da velocidade da internet nas unidades policiais, entre outros problemas. Esta é a política da segurança pública do Governo do Rio Grande do Norte nas delegacias da capital e do interior, que tem de amargar a precariedade e fazer o trabalho a qualquer custo.
Em Mossoró, a estrutura que a Polícia Civil dispõe parece ainda pior do que no resto do Estado, uma vez que as DPs funcionam bem abaixo de sua capacidade e os agentes e delegados têm de acumular funções para que o trabalho possa ser desenvolvido.
Para se ter uma ideia da dimensão dos problemas enfrentados pelos delegados, das 10 delegacias civis existentes na cidade, cinco estão sem escrivão e os delegados ou agentes têm de acumular o serviço. Dessa forma, outras áreas, como investigações e operações, ficam descobertas.
"Aqui o agente e o delegado são multiuso, temos que desenvolver outras habilidades além das nossas funções. Temos que ser agente, escrivão, investigador e faxineiro, isso mesmo faxineiro, pois a limpeza na maioria das unidades é feita apenas uma vez por semana e para não trabalharmos dentro do lixo e usarmos banheiros sujos acabamos fazendo o serviço extra, além de nossas atribuições", explicou um investigador.
De acordo com o investigador, além de toda esta situação, a parte estrutural também está comprometida e falta material de expediente para o trabalho diário. "Tem dia que na minha unidade falta até papel para confeccionar os Boletins de Ocorrência, que para não parar o serviço "fazemos uma vaquinha" e compramos o material", destacou.
Já um delegado que acumula funções em mais de uma delegacia, explicou que a situação é precária nas duas unidades que responde atualmente. "Não há condições ideais de funcionamento em nenhuma DP, a situação é precária em todas as delegacias de Mossoró e do Rio Grande do Norte. Falta estrutura para a Polícia Civil trabalhar", destacou.
Em contato com o delegado Denys Carvalho, titular da Delegacia Regional da Polícia Civil de Mossoró, o problema da falta de pessoal se agravou ainda mais agora no mês de julho, devido os 21 funcionários (delegado, escrivão e agente) estarem de férias, que se somou a mais 31 baixas no quadro pessoal, causado por aposentadoria e transferências, que ocorreram no final do ano passado.
"Já temos um quadro de funcionários que funciona no limite e ultimamente tivemos várias transferências, aposentadorias e muita gente de férias. Então com isso, nosso quadro fica reduzido para funcionar como deveria ser", destacou.
O delegado espera que no próximo mês, quando a maioria dos que estão de férias retornar a suas funções, haja um equilíbrio em algumas delegacias. "Só teremos a situação resolvida em definitivo quando forem chamados os concursados, até lá teremos que nos desdobrarmos para fazer o nosso trabalho", concluiu o delegado.

AÇÕES JUDICIAIS
Recentemente um advogado, membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entrou com ações na Justiça para que o Governo convoque e emposse todos os concursados, que já foram treinados, para assumirem suas funções em delegacias, tanto na capital como no interior, principalmente nas cidades do Oeste potiguar onde a situação é precária.
A reportagem do O Mossoroense entrou em contato com a assessoria de imprensa do Governo do Estado, no sentido de obter uma posição do Executivo para empossar os concursados já treinados, no entanto, até o fechamento desta edição, nenhum retorno foi dado.

Divipoe - de projeto arrojado à estrutura deficitária

Quadro semelhante ao encontrado na 1ª DP é visto também na Divisão de Polícia do Oeste (Divipoe), que foi criada em um plano arrojado do Governo do Estado para dar suporte às operações na região Oeste, no combate ao crime.
Atualmente apenas um delegado e três agentes são responsáveis para dar suporte a 62 municípios, no entanto devido não ter estrutura, está alojada em uma sala emprestada pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur). O delegado titular da Divipoe, Renato Medeiros, também responde pela DP do Apodi, onde passa a maior parte do tempo.
Na época em que foi criada, havia toda uma estrutura disponível, inclusive com um delegado titular e três adjuntos, além de 10 agentes.
Da época de ouro da Divipoe sobrou apenas uma dívida grande no aluguel do imóvel, um dos motivos de ter se esfacelado e se resumir a uma estrutura comprometida. Os agentes que respondem pela unidade, mesmo enfrentando situações adversas, têm conseguido fazer o trabalho a duras penas.

Quadro atual das delegacias reflete a crise na Polícia Civil

A reportagem do O Mossoroense percorreu todas as delegacias da Polícia Civil de Mossoró para traçar um quadro da situação que as especializadas vivenciam.
O resultado é preocupante e assustador, devido a violência desenfreada que a população tem amargado. Delegacias praticamente sem condições de funcionamento, planejada para atender um universo de quase 150 mil pessoas, como é o caso da 2ª DP, localizada no bairro Nova Betânia.
Atualmente apenas um delegado e quatro agentes respondem pela especializada, que sem nenhum escrivão os inquéritos e processos se acumulam nos armários e com isso a população fica prejudicada.
Para piorar ainda mais a situação, o delegado titular da pasta tem de se desdobrar entre a 2ª DP e a especializada da Serra do Mel, onde também responde por lá. No ano passado, quando foi criada a Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom), mais da metade dos funcionários foi retirada da 2ª DP.
Recentemente, dois escrivães e um agente também foram remanejados para outros locais. E a situação que era precária piorou ainda mais. "Não temos condições de fazer quase nada. Tudo aqui está comprometido por falta de pessoal. Infelizmente esse é o nosso atual quadro", destacou um funcionário.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fenômeno da música católica será a grande atração do projeto Vila das Areias Brancas

Doidin de Deus será atração no encerramento do projeto cultural em agostoOficialmente a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos, acontece no período de 5 a 15 de agosto. Mas as atividades religiosas iniciaram neste mês de julho, com a peregrinação da imagem da santa nas zonas urbana e rural do município, além de visitas às cidades de Grossos e Tibau. O tema geral deste ano é "Com a Mãe dos Navegantes, Lançamos as Redes da Fé".
Um dos destaques da programação é o projeto Vila das Areias Brancas, que acontece dentro das festividades ao longo do período festivo. Todas as noites, após as novenas, a quadra do Centro Juvenil Dom Bosco se transforma numa grande praça de alimentação, com estrutura de palco para apresentações de shows temáticos com artistas da terra, apresentações culturais, entre outros eventos.
A grande atração no encerramento da grade de shows na programação do projeto Vila das Areia Branca, dia 15 de agosto, será a banda pernambucana Doidin de Deus que tem à frente a dupla Ambrósio e Grampulino, nordestinos do estado do Pernambuco com a missão de levar, de forma irreverente, a Palavra de Deus ao mundo. 
Donos de uma personalidade única, os "doidin", que fazem parte da comunidade Obra de Maria, trazem em suas músicas de evangelização a cultura nordestina aliada ao humor. Essa será a primeira vez que a banda se apresentará em Areia Branca.

Dupla surgiu em brincadeira de bairro

A dupla pernambucana surgiu de uma brincadeira comunitária para animar a programação de uma rádio comunitária e que acabou virando caso sério e se tornando um eficaz ministério de evangelização. Os Doidin de Deus têm vários CDs gravados, tendo inclusive conquistado "Disco de Ouro" pelo sucesso de venda de milhares de cópias.
A dupla Ambrósio e Grampulino é considerada um dos grandes fenômenos da música católica que por meio dos ritmos típicos da música do sertão nordestino tem conquistado jovens, adultos, crianças e idosos. Além das músicas com o melhor do ritmo nordestino, o repertório da banda mistura ritmos como frevo, dance, reggae e o tradicional forró.
As músicas do repertório da banda são compostas por membros da comunidade Obra de Maria e compositores amigos. A dupla já está no mercado há mais de 10 anos, no que chamam de "atividade missionária". Eles retratam, em cada música, o amor em viver a vontade de Deus.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Denarc apreende em Natal ecstasy que seria vendido em festa rave

Policiais Civis da DENARC prenderam na tarde de hoje no Largo Ubaldo Bezerra, em Candelária, Zona Sul de Natal, um jovem identificado como Raphael dos Ankos Noleto Barros com 214 comprimidos de ecstasy.

A polícia recebeu uma denúncia anônima dando conta que um rapaz iria embarcar em uma van com destino a Recife com drogas na bagagem.

Em Recife, o rapaz iria participar de uma festa RAVE, onde venderia a droga. Revistando as bagagens dos passageiros da Van os policiais encontraram em uma delas 214 comprimidos de ecstasy em saco plástico.

Na delegacia de plantão na Zona Sul, Raphael assumiu que era dono da droga.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Parcerias abrem vagas do Metrópole Digital em quatro cidades do RN

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) oferecem, através do Instituto Metrópole Digital, a adolescentes e interessados uma formação técnica na área de informática. Poderão se inscrever para o cursoTecnologia da Informação.

As inscrições começam no dia 5 de agosto via internet pelo site www.comperve.ufrn.br e prossegue até o dia 3 de setembro. Para a inscrição é exigida o pagamento de uma taxa de R$ 10 e a escolaridade exigida é o ensino fundamental completo.

As instituições informam que o curso de Formação Técnico em Tecnologia da Informação será oferecido em duas faixas etárias. A primeira vai para pessoas com idade entre 15 e 20 anos, sendo que a segunda é a partir dos 21 anos.

A metodologia adotada será a semipresencial. O curso vai dispor de 400 vagas para o Polo de Mossoró e 160 vagas para o Polo de Angicos, além de Caicó que receberá 200 vagas e Natal com 1.460 vagas.

A seleção será feita mediante aplicação de prova objetiva e múltipla escolha. A prova será aplicada no dia 22 de setembro.

Para mais informações, os candidatos as vagas podem acessar os seguintes endereços eletrônicos: http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/metropoledigital/2014/documentos/edital_md2014_20130722.pdf
http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/metropoledigital/2014/informacoes.php

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fundo de Participação dos Municípios acumula queda de 47%

O Fundo de Participação dos Municípios, principal fonte de renda da maioria dos municípios potiguares, acumula, desde junho, perdas que totalizam 47% na comparação com os valores transferidos pela Secretaria do Tesouro Nacional no mês de maio. Depois de amargar queda de 18% em junho, o FPM fechou o mês de julho com nova redução, desta vez de 28,79%.
Na próxima segunda-feira (29) à noite, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) depositará nas respectivas contas FPM das prefeituras os recursos referentes ao terceiro repasse do FPM de julho. Prefeitura de município de coeficiente 0.6 (a maioria do RN) receberá em julho, somadas as três parcelas do mês, R$ 244,8 mil, já descontadas as contribuições para o Fundeb, Saúde e Pasep. As prefeituras de coeficiente 0.8 receberão, líquidos, recursos da ordem de R$ 326,4 mil na soma dos três repasses de julho.
Em julho, o FPM registrou queda de 28,79 por cento na comparação com junho e crescimento de 2,77 por cento em relação a julho de 2012. Os percentuais não levam em conta a inflação do período.
As previsões da Secretaria do Tesouro Nacional, que poderão sofrer ajustes e alterações, apontam para recuperação de 22% em agosto na comparação com julho e de queda de 12 por cento em setembro em relação com agosto.
Para a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), a situação é considerada muito grave do ponto de vista do equilíbrio financeiro das prefeituras dos pequenos municípios. Segundo a entidade, há prefeituras que recolhem, mensalmente, em torno de R$ 200 mil a título de contribuição previdenciária. O FPM líquido do mês de julho das prefeituras de municípios de coeficiente 0.6 ficou, portanto, um pouco acima deste valor.

Pequenos municípios vão receber mais de 200 mil
Em agosto, de acordo com anúncio feito pela presidente Dilma Rousseff, ao participar da 16ª. edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o Governo Federal fará o repasse da primeira de duas parcelas do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM). A segunda parcela está prevista para abril do próximo ano. No total, a União repassará, a título de ajuda emergencial, R$ 3 bilhões aos municípios.
Os prefeitos queriam aumento do Fundo de Participação dos Municípios – de 23,5% para 25,5% – da arrecadação do Governo Federal com o Imposto sobre Produto Industrial (IPI) e Imposto de Renda.
De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), foram feitos os cálculos para antecipar os valores que cada prefeitura municipal deve receber, de acordo com o anúncio de Dilma. Segundo a entidade, os R$ 3 bilhões representam o que geralmente é repassado às prefeituras em julho, por meio do Fundo de Participação (FPM).
A maioria dos municípios do RN tem coeficiente 0.6, vão receber R$ 266.399,19, divididos em duas parcelas. A R$ 133.199,59, como é o caso de Grossos, Tibau, Gov. Dix-sept Rosado e Messias Targino entre outras. Mas também alguns municípios receberão valores bem superiores. No caso de Mossoró, que receberá R$ 2.983.879,40, somente na primeira parcela serão R$ 1.491.939,70.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça condena ex-Presidente da Câmara e ex-Servidora de Mossoró

O Juiz de Direito Airton Pinheiro julgou Ação Civil por Ato de Improbidade Administrativa ajuizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, condenando o ex-Presidente da Câmara Municipal de Mossoró e uma ex-servidora daquela casa legislativa. Claudionor Antônio dos Santos nomeou ilegalmente Renata Caroline Araújo de Azevedo, que por sua vez se beneficiou da prática de nepotismo. Ambos foram condenados ao pagamento de multa civil.

Renata Caroline (cunhada da atual Prefeita de Mossoró, Cláudia Regina Freire de Azevedo, que na época era Vereadora do Município) assumiu cargo em comissão de Assistente Parlamentar II. Além disso, ela acumulou a função com o cargo de Professora no Município de São João do Sabugi (localizado na região Seridó do Estado, distante cerca de 218 quilômetros de Mossoró) causando prejuízo ao erário.

Para o Magistrado, Claudionor dos Santos como então Presidente da Câmara Municipal buscou “atender um anseio da vereadora Cláudia Regina” e nomeou – de forma pessoal e imoral – a cunhada da atual Prefeita.

Outra irregularidade apontada na Ação pelo Ministério Público Estadual julgada parcialmente procedente pela Justiça é que o cargo em comissão de Assistente Parlamentar II não existia no Plano Geral de Cargos, Carreiras e Salários (PGCCS) da Câmara Municipal de Mossoró. Assim, referido gestor feriu o princípio da legalidade.

Para o MPRN, os atos praticados por Claudionor dos Santos se caracterizam como “atos que atentam contra os princípios da administração pública de forma a violarem os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade para com as instituições públicas”.

O Juiz de Direito Airton Pinheiro condenou Claudionor dos Santos ao pagamento de multa civil no valor de duas vezes a quantia da remuneração mensal relacionada ao tempo em que exercia o cargo (subsídio de Vereador acrescido da representação de Presidente da Câmara Municipal).

Em relação à Renata Caroline, o Magistrado aponta na sentença que ela se beneficiou da prática do nepotismo e da acumulação indevida de cargos no Poder Legislativo de Mossoró. A ex-Servidora ficou seis meses em um cargo ilícito e pouco compareceu ao serviço – não havia registro de ponto, nem carga horária fixa.

Deste modo, Renata Caroline transgrediu os princípios da moralidade e da impessoalidade administrativa, além de ter violado a regra de acumulação indevida de cargos, causando prejuízo ao erário. A pena imposta foi o ressarcimento ao poder público de R$ 5.760,00 (equivalente a 3/5 do valor recebido a título de remuneração pela demandada), acrescida à multa de R$ 5.760,00.

Confira a sentença no site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte: o número do processo é 0008128-67.2011.8.20.0106.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ABC goleia o Paysandu no Frasqueirão e conquista primeira vitória na Série B

Em sua décima partida na Série B, o ABC enfim conquistou sua primeira vitória na competição. O triunfo foi conquistado diante do Paysandu, na noite deste sábado, no encerramento da rodada. O placar foi de 3 a 0 com gols de Guto, Pingo e Bileu. A situação é tão complicada que o placar positivo ainda deixou os natalenses na lanterna da competição, com seis pontos, mas deu um novo alento para a sequência da competição.   

Para se ter uma idéia, o ataque abcedista em nove jogos havia marcado apenas quatro gols, hoje marcou três. Na próxima rodada, o adversário será o São Caetano, que neste sábado perdeu do Figueirense em Santa Catarina. Essa partida será às 21h50 da terça, no Anacleto Campanela, no ABC paulista. Bileu e Wanderley, que hoje receberam o terceiro amarelo, estão fora. A expectativa é pela possibilidade de Lemos pode utilizar o volante Matheus ou Rodrigo Santos e o atacante Gilcimar.

O jogo

Jogando com seu novo uniforme três, o ABC iniciou a partida dando as cartas e encurralando o Paysandu. Contudo, os alvinegros repetiam os erros das partidas anteriores, ou seja, criava chances, mas as desperdiçava com más conclusões. Só o atacante Wanderley perdeu duas boas oportunidades. 

Porém, para alegria da frasqueira, aos 23 minutos, depois de uma blitz alvinegra na área do goleiro Marcelo, Guto pegou a sobra e bateu forte de canhota, marcando um golaço. Antes de entrar, a bola ainda beijou a trave. Este gol fez os donos da casa seguirem para o vestiário em vantagem no marcador. 

Na volta do segundo tempo, Givanildo Oliveira, que comandou o ABC em boa parte do estadual, mexeu no papão. Ele colocou em campo Vanderson e o ex-americano Marcelo Nicácio. Em seu primeiro lance, Nicácio quase marcou, mas a cabeçada dele foi bem defendida por Rafael Robalo. O jogo ficou aberto, com as duas equipes buscando o gol.

Aos 11 minutos, Careca novamente quase empatou, após chute de Eduardo Ramos, mas o atacante chegou frações de segundos atrasado. Sentindo o melhor momento dos visitantes, Waldemar Lemos sacou Diogo Barcellos e colocou o atacante velocista Pingo, posicionando Erick Flores na armação das jogadas.

A mudança não surtiu efeito e os paraenses seguiram melhores. Por várias vezes os visitantes quase empataram, mas ora pecavam na finalização ora paravam no goleiro Rafael Robalo. Aos 33 minutos, de tanto perder gols, o Paysandu foi punido. Numa jogada de muita vontade, Pingo marcou e ampliou a vantagem. No lance, Lemos ainda foi expulso. 

Os visitantes sentiram o gol e aos 38 minutos Bileu fez boa jogada e bateu no canto de Marcelo, marcando o terceiro gol, transformando o placar em goleada e sacramentando o primeiro triunfo alvinegro na Série B. No fim, Fábio Sanches ainda foi expulso. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

APODI= Televisão roubada de restaurante é recuperada pela Policia Militar.

Apodi- No fim da manhã de hoje, 27, por volta de 11:00hs, o Sgt. Ivanildo, juntamente com o SD.Geilson, recuperaram uma televisão 42" de LED da marca Sony, que havia sido roubada no início da semana de um restaurante localizado na Rua Gov. Dix-Sept Rosado, Centro da cidade. Depois de alguns dias de investigação, colhendo informações nos quatro cantos da cidade, os policiais descobriram que a TV estava com a pessoa de Halysson Keliano Fernandes Lopes, 23, que disse ter comprado por 400 reais a pessoa de Danilo dos Santos Alves, 19 anos, mas conhecido como "Futão", morador do Bairro Malvinas. Futão disse a policia que também teria comprado a TV a um desconhecido pela quantia de 50 reais. Ambos foram conduzidos para a delegacia de policia civil de Apodi, para a realização dos procedimentos legais.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Governo promete pagamento da folha do Estado para os dias 30 e 31 de julho

Os servidores do Estado receberão pagamento nos próximos dias 30 e 31. A promessa foi feita ontem pelo Governo do Estado que garantiu o repasse de acordo com o cronograma. Em reunião entre a governadora e os secretários, Rosalba Ciarlini determinou redução imediata dos gastos. As secretarias estaduais terão 20% dos gastos reduzidos.

Na próxima semana, em uma nova reunião, os Secretários vão apresentar um cronograma de corte nas despesas. Mas, por determinação da governadora, as pastas da Educação, Saúde e Segurança ficam de fora dos cortes em seus orçamentos. Caso os secretários não cumpram a determinação, a governadora poderá editar decreto regulamentando os gastos com a máquina da administração direta e indireta.

De acordo com a assessoria, o Rio Grande do Norte vem sofrendo desde o ano passado com a constante queda em sua receita. “Este ano”, disse Rosalba, “a frustração de receita já passa dos R$ 300 milhões.” Já a folha de pessoal experimentou um crescimento de 19%. Mesmo em dificuldade, a governadora garantiu o pagamento do funcionalismo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cerveja terá novos ingredientes autorizados pelo governo

cervejaPopular entre os brasileiros, a cerveja terá novos ingredientes autorizados para o preparo. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento elabora uma instrução normativa que permitirá receitas com adição de matérias-primas como mel, chocolate e especiarias. Além disso, o texto autorizará a produção com cereais diferentes do lúpulo e da cevada.

A primeira versão da instrução normativa será apresentada a representantes do setor nos dias 20 e 21 de agosto. Depois o texto passará por mais discussões, tanto no mercado interno quanto no Mercosul. A expectativa do governo é que as alterações passem a vigorar em 2015.

Atualmente, para ser considerada cerveja, a bebida precisa ter, no mínimo, 55% de cevada maltada e adição de lúpulo na fórmula. Além disso, é proibido adição de produtos de origem animal. As regras estão na Instrução Normativa 54, de 2001. A flexibilização é uma demanda do setor produtivo. Em fevereiro, o governo promoveu audiência pública e reuniu propostas dos representantes de cervejarias, usadas na construção do texto da nova instrução normativa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Grave acidente quase terminou em trágedia na serra de Santa Luzia na Paraíba

Um grave acidente foi registrado na noite desta sexta-feira na Serra que corta a cidade de Santa Luzia no Estado da Paraíba. De acordo com informações,  um veiculo ocupado por duas pessoas despencou na serra e ficou preso apenas por alguns galhos de árvores e uma pedra existente no local.

As vítimas ficaram presas dentro do veículo e o carro precisou ser amarrado porque corria o risco de despencar num abismo. O resgate e a retirada das vítimas do foi feito pelo Corpo de Bombeiros da cidade de Patos. Também participaram do resgate o Samu de Santa Luzia, as duas unidades, bem como, o Samu de Sousa/PB que passava no local no momento do acidente.

As vitimas do acidente foram identificadas como Edileudo, que é Militar do Corpo de Bombeiros, 34 anos e Laun de 20 anos, ambos, residentes em Santa Luzia/PB, na Rua Mauricio Emídio de Medeiros, antiga Rua Bela Vista, no Bairro São José. 

Edileudo e Luan não sofreram danos físicos graves, apenas escoriações leves pelo corpo. O maior perigo do acidente foi o local onde o carro ficou ainda com os ocupantes dentro do veículo sem poder sair. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Injusta Mordomia: Presidiário mantém página ativa e atualizada de dentro da Penitenciária em Alcaçuz

Há dias o blog Jair Sampaio vem tomando conhecimento, por meio de denúncias anônimas, que o preso Alcir Dias de Oliveira, conhecido como Gordo de Ambrósio, interno do regime fechado na Penitenciária de Alcaçuz, há pelo menos dois anos (por envolvimento com o tráfico de drogas), está sempre ligado e antenado com tudo que acontece em Caicó e no mundo, segundo foi denunciado, jovens estão sempre recebendo convites através do fake "THAYRONE DANTAS", mas quem está à frente da página é o Alcir Dias... vulgo Gordo de Ambrósio.

O que mais nos deixa curiosos é como ele tem acesso às redes sociais de dentro de uma unidade penal, principalmente como àquela, se periodicamente a diretoria tem toda a preocupação em realizar revistas, inclusive aos olhos da justiça, e mesmo assim os internos têm acesso ilimitado à internet, celulares e outros afins, inclusive notadamente outros meios de comunicação já divulgaram a apreensão de drogas nas celas deste mesmo presídio.

A ostentação de poder do Gordo de Ambrósio não é novidade, ele sempre quis ser o centro das atenções por onde passava, usava carros diferenciados do convencional e ainda gostava de enfrentar à polícia quando observado em locais públicos, o que o fez ser visto como traficante pela sociedade e a justiça, e que esta o mantenha por muito tempo enjaulado numa unidade prisional, tendo em vista o seu auto-poder de articulação, contudo é fato... deixem-no distante do mundo, ou seja, desconecte-o das redes sociais o quanto antes, a quem de direito for.

Reprodução Cidade News Itaú via Jair Samapio
Leia Mais ››