segunda-feira, outubro 28, 2019

Escolas do Município de Itaú se destacam na edição dos JERN’s 2019 em Natal


As escolas do município de Itaú-RN participaram neste final de semana dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERN's), em Natal se destacando na modalidade capoeira e 07 (sete) medalhas conquistas. A 49ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte teve início nesta sexta-feira (25), com a disputa de várias modalidades em Natal.

Foram mais de 14 mil atletas de todo o estado envolvidos nesta fase final da competição. Os participantes são divididos nas categorias mirim (10 a 12 anos), infantil (13 a 15) e juvenil (16 a 18).

As escolas participantes do município de Itaú foram:Escola Municipal Professor José Porto de Queirós; Escola Estadual Francisco Pinto e Escola Estadual Praxedes Martins.

A escola Francisco Pinto, ganhou uma medalha de Bronze, com o aluno Akiris Natanael.

A Escola Municipal Professor José Pôrto de Queirós foi a que mais conquistou medalhas para o município: O aluno Paulo Ricardo trouxe uma medalha de ouro no individual, já o atleta Wiviny Cauã ganhou um Bronze e os estudantes Iago Daniel e Ana Beatriz no individual e em Dupla com Iago Daniel e Paulo Ricardo conquistaram 3 medalhas de prata, totalizando 5 medalhas para a instituição de ensino. 




As conquistas da escola não ficaram apenas nas medalhas; a escola José Pôrto, terminou a competição como a terceira melhor escola do RN, na modalidade Capoeira da categoria infantil masculino de 2019.

O professor Alailton Maia ficou muito feliz com as o desempenho dos alunos, os apoios e a confiança que os pais depositaram nele para acompanhar os alunos nesta edição dos JERN’s 2019: “Gostaria de agradece primeiramente a Deus. Tenho que agradece ao apoio do prefeito Ciro Bezerra, a secretária de educação Mirianete Brasil, ao diretor Manoel Egleudo, aos pais dos alunos que confiaram seus filhos por vários dias em Natal, ao professor Duda, que foi um parceiro fundamental para cada conquista da capoeira e aos alunos que sempre foram dedicados nos treinos”.

O professor Duda também deixou suas palavras de agradecimentos e principalmente pela experiência ao participar dos JERN’s: “Gostaria de agradece a Deus, pelo experiência adquirida e dizer que estou feliz pela conquista que cada atleta obteve no JERN's”.

A professora Irilene, da escola Praxedes Martins e Francisco Pinto disse “O JERN's na capital foi uma experiência muito boa, pela organização e receptividade, com os alunos. Só tenho agradece pela experiência”.

O Prefeito Ciro Bezerra comemorou com a equipe da Escola Professor José Porto de Queirós através de suas redes socais anunciando os feitos dos alunos

Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Segunda etapa da campanha contra febre aftosa começa na sexta (1º)

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), inicia nesta sexta-feira (1º), a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa que será realizada durante todo o mês de novembro de 2019.

Nesta etapa, a vacinação será obrigatória apenas para os animais de 0 a 24 meses, correspondendo a 30% do rebanho atual, porém, todos os animais deverão ser declarados. O produtor cadastrado junto ao IDIARN deve adquirir sua vacina em uma das lojas autorizadas a comercialização e, após isso, vacinar os animais e declarar o rebanho em um dos nossos escritórios, EMATER ou Secretarias Municipais de Agricultura.

Com um rebanho de mais de 890 mil animais, o Estado segue mantendo altos índices de cobertura vacinal, dando sequência ao processo de retirada da obrigatoriedade da vacinação. Em maio, durante a primeira etapa deste ano, foi vacinado 97% do rebanho potiguar. Esses números permitem que o RN mantenha o status livre de febre aftosa com vacinação.

A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.

Em maio 2014 o RN foi reconhecido internacionalmente livre de aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), classificação desejada há muitos anos pelos criadores potiguares. Com o status o Estado passou a exportar seus animais, beneficiando a economia e o agronegócio do Rio Grande do Norte.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Câmara pode votar projeto que amplia porte de armas de fogo no país

O plenário da Câmara dos Deputados vai tentar votar esta semana o projeto de lei (PL 3.723/2019) que amplia a posse e o porte de armas de fogo no país.

O projeto do Poder Executivo permite a concessão de porte de armas de fogo para novas categorias, além das previstas no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03).

Atualmente, o porte só é permitido para as categorias descritas no Estatuto do Desarmamento, como militares das Forças Armadas, policiais e guardas prisionais. O porte de armas consiste na autorização para que o indivíduo ande armado fora de sua casa ou local de trabalho. Já a posse só permite manter a arma dentro de casa ou no trabalho.

Entre outros pontos, o texto do relator da proposta, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para a compra de armas desde que comprovados alguns requisitos, como bons antecedentes e apresentação de laudo psicológico.

O relator também incluiu em seu parecer que cidadãos poderão obter a licença se comprovarem a efetiva necessidade devido aos riscos da profissão (como transporte de valores e de materiais controlados) ou por terem sofrido alguma ameaça contra si ou seu dependente. A concessão dessa licença exigirá aos menos 25 anos de idade e os mesmos requisitos da posse, como laudo psicológico e bons antecedentes.

A oposição tem divergências com pontos do relatório, como a diminuição da idade para o porte e o porte de armas permanente para quem trabalha com transporte de valores.

MPs

O plenário também pode apreciar as medidas provisórias (MPs) que criam o programa Médicos do Brasil, em substituição ao Mais Médicos (MP 890/2019), e a que institui pensão especial para crianças com microcefalia decorrente do vírus Zika (MP 894/2019).

No dia 1º de agosto, o governo lançou o Médicos do Brasil. O principal objetivo do novo programa continua sendo a interiorização de médicos pelo país, especialmente nas regiões mais remotas e desassistidas. Uma das principais novidades é a contratação dos profissionais pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Até então, os contratos eram temporários de até três anos.

No dia 4 de setembro, o governo federal editou MP que assegura pensão especial por toda a vida para crianças vítimas de microcefalia decorrente do vírus Zika. Pelo texto do Executivo, o benefício será concedido a quem nasceu entre 2015 e 2018 e cuja família receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio no valor de 1 salário-mínimo concedido a pessoas de baixa renda. Mas o relator da MP na comissão que analisou a proposta, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), incluiu o benefício para as crianças afetadas nascidas até o final deste ano.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Bolsonaro diz que pensa em criar novo partido

Após dizer que poderia romper com o PSL e ficar sem partido, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, 28, que também pensa em criar a sua própria legenda. O nome, afirmou ele, poderia ser Partido da Defesa Nacional ou PDN. “Eu não teria dificuldade em criar um partido nesse sentido. Mas gostaria que fosse pacificado tudo (com o PSL)”, disse o presidente ao deixar Abu Dabi, pela manhã, com destino ao Catar.

FOTO: WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL

Questionado se ir para o Patriotas seria uma opção, ele respondeu que, apesar de gostar da legenda e ter cogitado se filiar antes do processo eleitoral, seria melhor formar uma nova agremiação. “Por enquanto eu não pretendo (sair do partido). Mas todas as possibilidades estão na mesa. Eu nunca saltei de paraquedas sem ficar com um paraquedas reserva”, declarou.

Bolsonaro avaliou que a situação no PSL é “grave” e seguirá exigindo acesso e transparência nas contas da sigla. Em outro momento, chegou a dizer que o preferível no momento seria uma separação entre ele e o partido. “O ideal agora é como se fossem gêmeos xifópagos (ligados entre si por uma parte do corpo). É separar. Cada um segue seu destino.”

Bolsonaro disse também que pretende interferir o mínimo possível nas eleições municipais de 2020. “Se eu fecho com alguém, começo a perder apoios, e não quero perder apoios. Tenho objetivo de governar o Brasil”, afirmou.

O presidente também ironizou a possibilidade de candidatura à Presidência da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-líder do governo na Câmara. “Boa sorte para ela. É fácil!”, reagiu. Ele reconheceu a atuação de Joice como líder do governo e acredita que ela “se precipitou” em razão do interesse de disputar a prefeitura de São Paulo. Sobre uma possível reconciliação entre os dois, afirmou que quem errou é que tem que procurar o outro.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Comércio e serviço empregam 70,7% dos trabalhadores potiguares

Nos nove primeiros meses do ano, as empresas do setor de serviços no Rio Grande do Norte acumulam um estoque de 45% das pessoas empregadas com carteira assinada em todo o estado. Isso significa uma massa de trabalhadores composta por 192.063 potiguares. Já o comércio é o segundo segmento com mais gente empregada, com 110.162 pessoas contratadas formalmente. Juntos, esses dois setores respondem por 70,7% do estoque de empregos no Rio Grande do Norte, que, em setembro, chegou a 427,3 mil vagas ocupadas.

FOTO: MARCELLO CASAL JR./ABR

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregado s (Caged), do Ministério da Economia, e constam na edição 45 do Boletim dos Pequenos Negócios do RN, um informativo trimestral elaborado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte que traz os principais indicadores da economia potiguar e os reflexos para o segmento das micro e pequenas empresas. A publicação foi divulgada nesta quinta-feira (24) e traz, entre outros assuntos, uma análise completa do mercado de trabalho no Rio Grande do Norte. O informativo pode ser conferido na íntegra no Portal do Sebrae.

De acordo com o estudo, o setor de serviços continua na liderança da abertura de novas frentes de trabalho no RN durante os nove primeiros meses de 2019. As empresas ligadas à prestação de serviço foram responsáveis por trazer para o mercado de trabalho formal um contingente de 2.986 potiguares.

O aquecimento do mercado de trabalho formal no RN foi o sétimo melhor da região Nordeste no acumulado do ano. Isso porque os estados de Alagoas e Sergipe apresentaram saldos negativos, em 2.240 e 1.065 vagas encerradas respectivamente, e a Bahia foi recordista em contratações, com um saldo de 38.002 vagas, seguida do Maranhão (9.418 vagas), Pernambuco (5.895 vagas), Ceará (5.090 vagas), Paraíba (4.674 vagas) e Piauí (3.299 vagas).

Segundo o estudo, as microempresas até agora têm segurado as baixas registradas no mercado de trabalho formal e foram as que mais abriram novas vagas até o terceiro trimestre do ano. As organizações desse porte criaram 4.987 novas vagas no RN e foram as únicas a ter um número maior de contratações frente às demissões. As empresas de demais porte todas tiveram baixas de empregados no acumulado do ano.

Exportações

O Boletim dos Pequenos Negócios também analisa o desempenho da balança comercial do Rio Grande do Norte e mostra que a o saldo da balança acumula um superávit de US$ 97,3 milhões sem levar em consideração a exportação de itens extraordinários atipicamente em maio. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, as exportações potiguares atingiram US$ 218,8 milhões, volume que supera em 20,8% o total exportado em igual período de 2018 – US$ 181,2 milhões.

Já as importações do mercado internacional acumularam nos nove primeiros meses do ano um total de US$ 121,5 milhões. Isso equivale a um aumento de 1,6% em relação aos nove meses semelhantes de 2018, quando o RN importou um volume de US$ 119,5 milhões.

Já em relação à arrecadação para o Tesouro Estadual no acumulado até setembro, a publicação informa que o recolhimento do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) teve um crescimento nominal de 2,38%, subindo de R$ 4,14 bilhões, arrecadados nos primeiros três trimestres de 2018, para R$ 2,25 bilhões em igual período deste ano.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Apenas 25% dos jovens de 18 a 30 anos fazem controle financeiro

Uma pesquisa do SPC Brasil revela que 47% das pessoas da chamada Geração Z, que tem hoje de 18 a 25 anos, não faz controle de seus gastos. A SPC Brasil é uma empresa de tecnologia vinculada à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) que processa e armazena todas as operações de crédito realizadas pelas empresas no país.

As justificativas para a falta de controle das finanças vão de não saber fazer (19%) à preguiça (18%), falta de hábito ou disciplina (18%) e não ter rendimentos (16%). Os dados revelam um endividamento recorde dos mais jovens, diz a economista-chefe do SPC Brasil Marcela Kawauti.

“As principais dívidas são as tradicionais, e o cartão de crédito ainda é muito presente. Vale lembrar que, nessa fase da vida, o cartão de crédito provavelmente é usado para pagamento de contas do dia a dia, e não de contas básicas”, destaca Marcela. “Então, esse jovem também se endivida com coisas que ele não deveria pagar a prazo, e sim à vista.”

A estudante de publicidade Jhulia Costa, de 18 anos, que mora em São Paulo e começou a fazer estágio, tem cartão de crédito com limite que ela própria considera alto, e já está endividada. Jhulia conta que resolveu fazer compras e depois não conseguiu pagar a fatura do cartão em dia. A dívida rapidamente passou de R$ 900 para R$ 1.500.

“É aquela coisa do jovem: quer comprar aquilo e aí, no final do mês, não tem como pagar. Eu saí comprando roupa, coisas para cabelo…”, lembra a estudante, que pretende pagar o que deve o mais rápido possível. “Eu vou ter que sentar e fazer uma planilha de gastos, para ver o que consigo cortar no momento e, até o final do ano, para pagar essa dívida. Estou me controlando, já deixei o cartão, bloqueei, cancelei tudo, agora, só débito.”

Marcela Kawauti considera a falta de educação financeira um grande problema. “Mesmo entre os mais jovens, o problema da educação financeira é muito forte. Apesar de estarem na vanguarda, terem mais apetite por tecnologia, ainda tem meios tradicionais de se endividar, e meios tradicionais de controlar ou deixar de controlar o seu orçamento, principalmente porque falta educação financeira para eles”, diz a economista.

Para ajudar a evitar dívidas, existem várias estratégias. Um serviço por aplicativo, inédito no brasil, antecipa o salário dos dias trabalhados, mediante acordo prévio com a empresa. O valor cai direto na conta do usuário. Não há cobrança de juros, apenas uma tarifa de R$ 9 para receber antes qualquer valor.

Empresas desse tipo são comuns nos Estados Unidos e agora estão chegando ao Brasil. Uma delas é a Xerpay e tem o americano John Delaney como COO em São Paulo. COO é a sigla inglesa de chief operating officer, cujo significado é diretor de operações ou executivo-chefe de operações, uma espécie de braço direito do CEO, diretor executivo ou presidente de uma organização. O COO é o responsável pela gestão das operações da empresa no dia a dia, realizando um acompanhamento rotineiro e eficiente do negócio e reportando todas as operações da empresa ao diretor executivo.

Segundo Delaney, é mais vantajoso antecipar o salário a fazer um empréstimo para quitar uma dívida. “É muito mais barato antecipar o salário que o colaborador já ganhou que contratar um crédito no mercado tradicional, em que a pessoa paga juros altos, sobretudo no atual cenário brasileiro. E também tem a questão da inadimplência: se você não pagar o valor devido, acaba tendo mais encargos e multas e despesas.”

Quando o assunto é evitar o endividamento, cada um tem seu jeito. O do estudante de marketing Vitor Freitas, de 18 anos, é manter uma boa disciplina financeira. “Não tenho cartão de crédito, não tenho nada. Decisão minha. Tem que saber usar, não é? No momento, eu prefiro não ter. Deixo tudo organizadinho em uma planilha, deixo lá no meu computador, e vou organizando”, explica Vitor.

O SPC Brasil recomenda aos jovens colocar a vida financeira como prioridade. “O jovem endividado deve aproveitar que ele tem menos responsabilidades financeiras e colocar a vida financeira como prioridade. anotar todos os gastos e toda a renda que ele tem, e direcionar esses gastos ao pagamento da dívida. É importante que a dívida seja paga o quanto antes para evitar cobrança de juros”, ressalta a empresa.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Equipes de resgate na Índia lutam para salvar menino preso em poço há 4 dias

Equipes indianas de resgate lutam contra o tempo para resgatar um menino que está preso desde sexta-feira (25) em um poço abandonado a cerca de 27 metros de profundidade, informou a rede de televisão americana CNN. O caso ocorreu no estado de Tamil Nadu, no sul da Índia.

Equipes de resgate na Índia lutam para salvar menino preso em poço de 27 metros de profundidade há 4 dias — Foto: STR / AFP
Equipes de resgate na Índia lutam para salvar menino preso em poço de 27 metros de profundidade há 4 dias — Foto: STR / AFP

Sujith Wilson, que tem idade estimada entre 2 e 3 anos de idade, caiu no poço por volta de 17h45, afirmou à CNN o bombeiro Puru Gandhi. Ele disse que uma pequena câmera foi colocada no poço para monitorar a condição do menino, que está vivo. Oxigênio está sendo bombeado para o local e os socorristas estão trabalhando para perfurar um eixo paralelo ao poço.

O comissário do estado para gerenciamento e mitigação de desastres, J. Radhakrishnan, disse à CNN que os socorristas foram capazes de cavar até cerca de 14 metros, mas depois atingiram rochas.

"Não somos capazes de prever a natureza [do solo]; ele é cheio de rochas", disse Radhakrishnan. "Nós estamos dando oxigênio, mas é um tipo de situação difícil. Espero que a operação seja concluída dentro de 8 a 10 horas. Vamos rezar", declarou.
As equipes também precisam tomar cuidado para que as vibrações da escavação não façam com que o poço desmorone - o que atrasa a operação, segundo o jornal "India Today".


O ministro-chefe de Tamil Nadu, Edappadi Palaniswami, escreveu no Twitter que "máquinas e equipamentos de perfuração pesados foram implantados" e que "será solicitada mais assistência dependendo do andamento dos esforços de resgate".

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, também se manifestou sobre a situação no Twitter: "minhas orações estão com o jovem e corajoso Sujith Wilson. Falei com o ministro-chefe de Tamil Nadu [Edappadi Palaniswami] sobre os esforços de resgate para salvar Sujith. Todo esforço está sendo feito para garantir que ele esteja seguro", escreveu Modi.

Cerca de 550 pessoas estão envolvidas na operação de resgate, disse Radhakrishnan, incluindo bombeiros, agências nacionais e estaduais de gerenciamento de desastres e a polícia. Também estão envolvidos especialistas técnicos da empresa de mineração NLC India, da Corporação de Óleo e Gás Natural e o do Instituto Técnico Nacional.

Sujith ficou preso, inicialmente, a 10 metros de profundidade, informou a BBC, mas depois caiu mais para dentro do poço, que tem 180 metros de profundidade no total. De acordo com o "India Today", as equipes de resgate conseguiram calcular, com ajuda das câmeras, o local onde o menino está.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Câmeras de segurança mostram adolescente sendo morto dentro de igreja evangélica

O assassinato do adolescente Matheus Caldeira dos Santos Queiros, de 16 anos, foi registrado por câmeras de segurança da igreja onde ele estava no momento em que foi atacado. O crime ocorreu na noite deste domingo (28) e chocou os moradores da região. A Polícia Civil informou que o suspeito do crime ainda está foragido e não há pistas sobre a motivação do crime.

Segundo os parentes, Matheus Caldeira era autista e não tinha problemas com ninguém. O vídeo mostra que o adolescente entrou na igreja por volta de 19h30 da noite. Ele esperou o culto terminar e foi até o pastor, próximo ao altar.

Neste momento, o criminoso entrou na igreja, retirou uma grande faca da cintura e começou a golpear a vítima. O menor foi ferido, mas ainda conseguiu correr até bater na porta de vidro da igreja e cair na calçada.

Adolescente foi esfaqueado na frente do pastor — Foto: Reprodução
Adolescente foi esfaqueado na frente do pastor — Foto: Reprodução

A câmera externa da igreja mostra o homem novamente golpeando o adolescente, que foi atingido no pescoço e ficou com a faca cravada. Depois disso, o criminoso fugiu do local caminhando tranquilamente.

Os parentes do adolescente contaram à reportagem da TV Anhanguera que Matheus Caldeira tinha ido comer um sanduíche em uma lanchonete e não voltou mais para casa. O menino iria completar 17 anos em novembro e estudava no Centro de Ensino Médio Castro Alves.

A investigação sobre o crime está sendo feita pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa da Capital. "Conseguimos identificar o autor, estamos trabalhando para prendê-lo o mais rápido possível. Havia testemunhas e câmeras de segurança que nos ajudaram. O que ainda não está esclarecido é a motivação do crime, que nós ainda não conseguimos entender", explicou o delegado Israel Andrade.

Adolescente morreu na porta de igreja — Foto: Arquivo Pessoal
Adolescente morreu na porta de igreja — Foto: Arquivo Pessoal

Entenda
O adolescente morreu na porta de uma igreja, na quadra 307 Norte, após ser esfaqueado durante um culto noite deste domingo (27), na região norte de Palmas. A Polícia Militar informou que foi chamada pelo pastor da igreja. Ele contou que estava ministrando o culto religioso, quando o adolescente entrou e relatou que tinha uma pessoa querendo lhe matar.

O adolescente permaneceu no local até o fim do culto, quando o suspeito entrou na igreja e lhe deu duas facadas. Matheus Caldeira foi atingido no pescoço e abdômen. Ele ainda tentou correr, mas caiu na porta do local e morreu.

Para a aposentada Cleusa Ferreira está sendo muito difícil aceitar a morte do neto. A avó conta que na noite deste domingo, o adolescente disse à mãe que estava com fome e gostaria de comer um sanduíche.

Ele disse que queria um prensado, a mãe dele falou: "Meu filho, lá em casa tem almoço que sobrou de meio-dia. Ele disse: ‘Eu não quero almoço, eu quero um prensado’. A mãe pegou o cartão e mandou ele comprar. Ele foi e dessa ida, não voltou para casa".

A família não sabe ao certo o que aconteceu depois que o garoto saiu de casa para lanchar. A avó contou que Matheus “era menino da igreja” e a família não sabe de nenhuma confusão que tenha se envolvido.

Adolescente morreu na porta da igreaj em Palmas — Foto: Reprodução
Adolescente morreu na porta da igreaj em Palmas — Foto: Reprodução

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bolsonaro diz que Argentina 'escolheu mal' e que não vai parabenizar Alberto Fernández após eleição para presidente

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (28) que lamenta a eleição de Alberto Fernández na Argentina e que não parabenizará o novo presidente do país. "Lamento. Eu não tenho bola de cristal, mas eu acho que a Argentina escolheu mal", disse o brasileiro ao deixar os Emirados Árabes, onde estava desde sábado (26).

“Não pretendo parabenizá-lo. Agora, não vamos nos indispor. Vamos esperar o tempo para ver qual é a posição real dele na política, porque ele vai assumir, vai tomar pé do que está acontecendo e vamos ver qual linha que ele vai adotar", disse Bolsonaro.

Com a ex-presidente Cristina Kirchner como vice na chapa, Alberto Fernández derrotou o atual mandatário, Mauricio Macri – resultado previsto ainda nas prévias eleitorais de agosto.

Com 97,4% das urnas apuradas, Fernández tinha 48,02% dos votos, e Macri, 40,46%.

Ainda de acordo com Bolsonaro, Fernández e Kirchner venceram as eleições porque as reformas propostas por Macri não deram resultado.

"Agora, o povo botou no poder quem colocou a Argentina no buraco lá atrás", disse o presidente brasileiro, que irá concluir nesta quinta-feira (31) uma viagem de duas semanas pela Ásia e pelo Oriente Médio.

Relações com o Brasil
Ao chegar ao Catar, o presidente brasileiro foi questionado novamente sobre as relações com o futuro presidente argentino. Ele disse que está preocupado, mas vai conversar com o governo de Fernández.

"Pretendo dialogar, sim [com Fernández], não vamos fechar as portas. Agora, estamos preocupados e receosos, tendo em vista até o gesto que ele fez de Lula Livre. Temos a informação de que muita gente do PT estaria lá na Argentina para comemorar com o ele o que seria a vitória dele."
No dia da eleição, Fernandez – que havia visitado Lula na prisão, em julho – postou numa foto em que fazia um L com as mãos, em sinal de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


A imagem estava acompanhada da hashtag #LulaLivre e de uma mensagem de parabéns o ex-presidente, que completou 74 anos neste domingo.

"Também hoje faz aniversário meu amigo @LulaOficial, um homem extraordinário que está injustamente preso faz um ao e meio. Parabéns pra você, querido Lula. Espero vê-lo logo."

Alberto Fernández, então candidato à presidência da Argentina, faz postagem sobre o ex-presidente Lula — Foto: Reprodução/Twitter
Alberto Fernández, então candidato à presidência da Argentina, faz postagem sobre o ex-presidente Lula — Foto: Reprodução/Twitter

Para Bolsonaro, a menção ao movimento pela liberação de Lula, que foi preso por corrupção na Lava Jato, é "um afronto [sic] à democracia brasileira, ao sistema judiciário brasileiro". Bolsonaro disse que Lula já foi condenado em duas instâncias e tem "outras condenações a caminho".

"Ele [Fernández] está afrontando o Brasil de graça, no meu entender. Estamos aguardando seus passos para, talvez, no futuro tomarmos alguma decisão em defesa do Brasil."


Mercosul
Mais cedo, ainda na saída dos Emirados Árabes, Bolsonaro disse que pretende manter relações bilaterais com a Argentina. Mas afirmou que os vizinhos podem ser "afastados" do Mercosul se o novo presidente interferir no acordo do bloco com a União Europeia.

O Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina, que por sua vez é o terceiro do Brasil (atrás da China e dos Estados Unidos).

“Não digo que sairemos do Mercosul, mas poderemos juntar com o Paraguai. Não sei o que vai o que vai acontecer com o Uruguai, vamos ver o que vai ser nas eleições do Uruguai, e decidimos se a Argentina fere alguma cláusula do acordo ou não. Se ferir, nós podemos afastar a Argentina. A gente espera que nada disso seja necessário. Espero que a Argentina não queira, na questão comercial, mudar o seu rumo", afirmou Bolsonaro.
Anunciado em julho após 20 anos de negociação, o acordo foi celebrado pelo governo Bolsonaro como uma maneira de impulsionar a economia do Brasil.

Alguns países, como a França, já sinalizaram que não concordam com os termos da parceria. Fernández defendeu a revisão durante a visita a Lula em Curitiba.

Racha no PSL
Bolsonaro também sobre a agenda interna – mais uma vez, o tema foi a crise do PSL. O presidente afirmou que uma das alternativas pode ser a criação de um novo partido.


"Como senador pode ficar sem partido, prefeito, governador... E eu também posso. Por enquanto, não pretendo, mas eu nunca saltei de paraquedas sem um paraquedas reserva. Então, essa possibilidade sempre vai existir", disse.

"Agora, o ideal numa situação dessa, se porventura não chegar a um acordo, é um novo partido."

Fonte: G1
Leia Mais ››

Aos 67 anos, mulher dá à luz na China

Uma mulher de 67 anos deu à luz uma menina no leste da China na sexta-feira (25). Ela afirma ser a chinesa mais velha a ter um bebê fruto de uma gravidez natural. A mãe, identificada como Tian, teve sua filha por cesariana na província de Shandong, segundo a imprensa local.

Mulher de 67 anos dá luz na China nesta sexta-feira (25) — Foto: Reprodução/South China Morning Post
Mulher de 67 anos dá luz na China nesta sexta-feira (25) — Foto: Reprodução/South China Morning Post

Perguntada pela AFP, a maternidade da cidade de Zaozhuang confirmou que uma mulher de 67 anos deu à luz em sua sede, mas disse que não podia comentar sobre as condições da concepção porque Tian entrou em contato com a clínica quando ela já estava grávida.


"A menina é um presente do céu para nós dois", declarou o marido de Tian, de 68 anos, no site de informações Guancha.cn.

Segundo o jornal Global Times, a bebê foi chamada de "Tianci", que significa "presente do céu" em chinês.

Se for confirmado que a gravidez de Tian foi natural, o nascimento pode ser um novo recorde mundial. Segundo o livro do Guinness, a mulher mais velha a dar à luz uma criança naturalmente concebida foi uma britânica de 59 anos em 1997.

Com a ajuda da fertilização in vitro, o recorde mundial é de uma espanhola, María del Carmen Bousada Lara, que teve gêmeos em 2006, quando estava prestes a comemorar seus 67 anos. Ela morreu de câncer dois anos depois.

O jornal local Jinan Times disse que Tian já tinha dois filhos, incluindo um nascido em 1977, pouco antes da aplicação da política do filho único imposta para impedir a explosão populacional na China. Agora os casais podem ter dois.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministro anuncia fim da taxa adicional cobrada na tarifa de embarque internacional

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, confirmou nesta segunda-feira (28) que o governo vai zerar a taxa de US$ 18 cobrada de passageiros que voam para fora do país. Segundo o ministro, essa é uma das medidas regulatórias que o governo planeja como forma de incentivar o setor de aviação civil e a entrada de novas empresas no mercado.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, concede entrevista após participação no Fórum de Líderes da Associação Latino-Americana de Transporte Aéreo (ALTA), em Brasília — Foto: Laís Lis/G1
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, concede entrevista após participação no Fórum de Líderes da Associação Latino-Americana de Transporte Aéreo (ALTA), em Brasília — Foto: Laís Lis/G1

A taxa, criada em 1999, é uma cobrança adicional feita junto com a tarifa de embarque em voos internacionais nos principais aeroportos do país e equivale a US$ 18.

“Vou antecipar uma das medidas, que é a eliminação da taxa adicional de US$ 18 para voos internacionais”, afirmou Freitas após participar do Fórum de Líderes da Associação Latino-Americana de Transporte Aéreo (ALTA).

O ministério acredita que a iniciativa deve baratear as viagens internacionais e também atrair novas empresas áreas para o país.

De acordo com o ministro, o fim da taxa será feito em breve. O governo já havia anunciado ao G1 que vinha estudando a medida. O fim da taxa será feito por medida provisória.

Compensação
Atualmente, o adicional é uma das fontes de abastecimento do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), criado em 2011 para financiar melhorias na infraestrutura aeroportuária.

Segundo o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, para excluir a taxa já em 2020 o governo ainda precisa arrumar uma fonte para compensar a renúncia da receita. A exigência está na Lei de Responsabilidade Fiscal.

O secretário destacou que o fim da taxa representará uma renúncia de R$ 704 milhões por ano. Uma das alternativas estudadas é eliminar a taxa já a partir de janeiro de 2020 para voos para a América do Sul e deixar o fim da taxa para o resto do mundo para 2021.

Ao eliminar a taxa adicional só para voos para a América do Sul o governo precisaria compensar R$ 250 milhões em 2020.

"Uma das alternativas estudadas é fasear e eliminar primeiro para a América do Sul. A taxa de US$ 18 pesa mais em passagens mais baratas", explicou Glanzmann.

Tarifa mais barata
Quem compra passagem para voo internacional paga atualmente tarifa de embarque que varia de R$ 106,76 (aeroporto de Natal) a R$ 122,20 (aeroporto do Galeão).

Uma parcela desse valor é transferida para o fundo de aviação civil. Essa parcela é definida anualmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e corresponde, em 2019, a R$ 65,80 por passageiro.

O restante fica com a empresa que administra o aeroporto e serve para remunerá-la pelos serviços prestados aos passageiros.

Com a eliminação da taxa adicional, os passageiros passarão a pagar somente a parte devida às empresas que administram os aeroportos. Isso significa que a tarifa de embarque cairia para a metade do preço.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Manchas de óleo voltam a aparecer em seis praias do RN

As manchas de óleo de origem ainda desconhecida voltaram a aparecer em seis praias do Rio Grande do Norte durante o fim de semana, segundo confirmou o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). Os locais afetados passam por limpeza.

As praias que registraram manchas foram Tabatinga, Búzios e Camurupim, as três no município de Nísia Floresta; a Praia do Giz e a Praia do Amor, em Tibau do Sul, além de Pirangi do Norte, em Parnamirim.

De acordo com o Ibama, desde setembro, o estado teve 46 praias manchadas pelo óleo cru. As seis do último fim de semana já haviam sido atingidas em outras datas.


"Foram identificados como pontos críticos as praias de Búzios e Tabatinga", diz o relatório diário divulgado pelo órgão estatal. O óleo que apareceu nas praias estava separado em partículas, levadas pelas ondas, tornando a limpeza mais difícil.

Manchas de óleo voltam a aparecer em praias do RN — Foto: Reprodução
Manchas de óleo voltam a aparecer em praias do RN — Foto: Reprodução

Ainda de acordo com o Idema, são aguardados para esta segunda-feira (28) os equipamentos de proteção individual (EPIs) que serão repassados aos municípios, com prioridade para os que estão apresentando novos vestígios de óleo.

As manchas de petróleo em praias do Nordeste já atingiram 225 localidades em 80 municípios de 9 estados desde o final de agosto. Os estados em que elas apareceram são Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais e causado impactos nas cidades litorâneas, afetando reservas, turismo e comunidades pesqueiras. A origem da substância poluente está sob investigação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Questões 'polêmicas' não foram apagadas do acervo, mas devem ficar fora da prova do Enem, diz Inep

O órgão responsável por elaborar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) informou ao G1, via Lei de Acesso à Informação (LAI), que questões consideradas polêmicas ou de cunho ideológico não foram apagadas do seu acervo, mas que houve recomendação expressa para que não fossem usadas na elaboração da prova deste ano.

Cadernos de prova do Enem 2018 — Foto: Ana Carolina Moreno/G1
Cadernos de prova do Enem 2018 — Foto: Ana Carolina Moreno/G1

No próximo domingo (3), o Enem 2019 terá seu primeiro dia de prova, que será também a estreia da gestão do presidente Jair Bolsonaro na condução do exame.

Neste ano, por orientação de Bolsonaro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC) criou uma comissão externa para analisar as questões do Enem.

Segundo fontes ouvidas pelo G1, três pessoas designadas pelo Inep passaram cerca de duas semanas fazendo uma varredura de todas as questões do Banco Nacional de Itens (BNI), o sistema que guarda todas as questões que podem cair no Enem.

À época, os membros da comissão foram indicados pelo então ministro Ricardo Vélez Rodríguez e pelo então presidente do Inep Marcus Vinicius Rodrigues. Via Lei de Acesso à Informação (LAI), o Inep informou que a escolha buscou "perfis de profissionais com experiência em docência e com formação acadêmica stricto sensu na área de ciências humanas".

O objetivo, segundo a portaria que instituiu a comissão, foi analisar as questões prontas para serem usadas em futuras edições do Enem para "verificar a sua pertinência com a realidade social, de modo a assegurar um perfil consensual do exame".

Itens 'não recomendados'
Conforme já divulgado pelo Inep, essa leitura dos itens não retirou questões consideradas impróprias do BNI. Mas, via Lei de Acesso à Informação (LAI), a autarquia detalhou que esses itens considerados inadequados foram isolados dos demais para a elaboração específica do Enem 2019.

"Os itens não foram excluídos do Banco Nacional de Itens, sendo apenas não recomendados para a montagem da edição 2019 do Enem", respondeu o Inep, via LAI.
Quarentena no Banco Nacional de Itens
Um dos possíveis motivos para a não exclusão dos itens do BNI, porém, é fato de que o sistema não permite a retirada de questões. Diversas fontes ouvidas pelo G1 nesta semana sob a condição de anonimato reforçaram que as questões do BNI são consideradas um bem público e, por isso, não podem ser apagadas do sistema caso uma análise as considere inadequadas segundo os critérios pedagógicos levados em conta em uma determinada edição do Enem.


Por isso, é possível que, no futuro, essas questões possam vir a aparecer na prova.

Além disso, apesar de o trabalho da comissão já ter sido concluído há meses – havia pressa para que a varredura terminasse antes do processo de elaboração das provas deste ano –, o relatório final ainda precisa ser referendado pelo chefe da Diretoria de Avaliações da Educação Básica (Daeb) e pelo próprio presidente do Inep.

Metodologia do Enem foi mantida
O número total de itens do BNI também não é divulgado oficialmente, mas fontes afirmam que ele ainda não tem um volume suficiente para, por exemplo, realizar duas edições regulares do Enem por ano. Mas, mesmo após o "isolamento" dos "itens em quarentena", foi possível obter no sistema questões suficientes para montar a edição regular de 2019, que acontece entre 3 e 10 de novembro, a edição para pessoas privadas de liberdade, que será aplicada em 10 e 11 de dezembro, e uma terceira versão das provas, que fica de reserva, caso alguma emergência exija mais uma aplicação do Enem.

Por isso, a metodologia da Teoria Resposta ao Item (TRI) usada no exame não foi prejudicada pelo trabalho da comissão.

Pela TRI, usada em avaliações com milhões de participantes para evitar um grande número de empates, a pontuação de cada candidato é definida não pelo número de acertos, mas pelo tipo de questões que ele acertou e errou (veja mais abaixo).

Orientação do presidente
A comissão externa – um instrumento que já era previsto em regulamentos do Inep e que costuma ser usado principalmente para a revisão de questões sobre conhecimentos que passaram por reformulações recentes – foi a solução encontrada pela primeira equipe montada pelo novo governo federal para atender à solicitação do presidente de excluir questões polêmicas da prova.

Pouco depois de ser eleito, Bolsonaro chegou a dizer que seu governo 'tomaria conhecimento' da prova antes de o Enem ser impresso.

Mas a expectativa sobre se ele veria ou não a prova antes de ela ser aplicada aos candidatos foi derrubada em maio deste ano, quando o então presidente do Inep, Elmer Coelho Vicenzi, disse que "não foi pedido ao Inep, por nenhuma autoridade superior ao presidente do Inep – ministro da Educação ou o próprio presidente [Bolsonaro]– para ler a prova".


Ex-ministros da Educação e ex-presidentes do Inep ouvidos pelo G1 explicam que escolheram não ter acesso antecipado às provas do Enem. Um dos motivos é o fato de que, antes de ver as questões, é preciso assinar um documento declarando não ter parentes próximos inscritos no exame, e todas as pessoas que tiverem acesso se tornam possíveis suspeitos de investigação, caso haja algum vazamento ou fraude no Enem.

Tradicionalmente, o núcleo de pessoas que sabe quais questões estarão presentes no exame costuma ficar restrito aos cerca de cinco ou seis servidores que elaboram as provas.

'Não ficar criando polêmicas'
Desde então, os dois presidentes do Inep e o ministro da Educação acabaram exonerados. Mas o atual ministro da Educação, Abraham Weintraub, reafirmou em 10 de outubro que o foco do Enem 2019 é "não criar polêmicas", mas garantir que a prova meça o conhecimento dos estudantes.

"Simplesmente a gente pediu para que houvesse foco em questões não ideológicas, que mensurassem o conhecimento dos jovens na capacidade de ler, compreender texto, matemática, ciências, biologia, física, química, e não ficar discutindo coisas de caráter que possam polemizar o ensino dos jovens e das crianças do Brasil. A gente quer que as crianças aprendam, e que o ensino avance, e não ficar criando polêmicas", explicou Weintraub.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Falha em chip de celular permite rastrear localização do aparelho

A Adaptive Mobile Security, uma empresa especializada na segurança de telefonia e conexões móveis, revelou que o Brasil é um dos 29 países em que os chips de celular foram programados com um software chamado "S@T Browser" (lê-se "Sat Browser"), que é vulnerável a espionagem.

Software instalado em chip tem falha que permite enviar comandos ao celular.  — Foto: Petr Kratochvil/CC Public Domain
Software instalado em chip tem falha que permite enviar comandos ao celular. — Foto: Petr Kratochvil/CC Public Domain

A brecha recebeu o nome de "SIMjacker" em referência ao nome técnico do chip de celular (SIM) e ao jargão "jacking", que indica interferências e desacertos.

O S@T Browser é um programa antigo que foi criado para permitir que o consumidor acesse serviços da operadora para contratar pacotes ou consultar seu saldo de crédito e dados. Ele não é atualizado desde 2009, e consumidores hoje podem usar os aplicativos das operadoras para realizar essas mesmas tarefas com mais conveniência.

No entanto, o usuário não precisa interagir com o software para estar vulnerável. O chip tem um canal de comunicação direto com a rede celular, o que dá a ele acesso às mensagens SMS.

Isso permite que o chip receba certos comandos da própria operadora para configurar o acesso à rede. Mas os especialistas descobriram que o software tem falhas que podem permitir que qualquer pessoa envie um comando ao celular, não apenas a operadora. Esses comandos permitem:

Obrigar o aparelho a revelar a célula (torre) a qual está conectado. Na prática, isso permite o rastreamento dos aparelhos, pois a localização das células é conhecida.
Forçar a realização de uma chamada. Isso pode ser usado para transformar o celular em uma escuta, pois o microfone captará conversas próximas e transmitirá pela chamada.
Abrir uma página web no celular. Se o aparelho tiver outras vulnerabilidades, um hacker poderia transformar o acesso a uma página web na instalação de um aplicativo espião, expondo todos os dados do telefone.
Operadoras já tomaram medidas
Segundo a Adaptive Mobile, essa brecha foi utilizada para monitorar 100 a 150 indivíduos. O nome da companhia responsável por essa espionagem não foi revelado, mas os especialistas acreditam que ela tenha sido contratada por agências governamentais.


Segundo o Sinditelebrasil, associação que representa as operadoras de telefonia no Brasil, medidas já foram tomadas e nenhum ataque foi identificado contra clientes brasileiros.

"As prestadoras afirmam que já estavam cientes da vulnerabilidade apontada pelos pesquisadores da Adaptive Mobile. As empresas que faziam o uso desta funcionalidade tomaram todas as medidas cabíveis para reforçar a segurança e ressaltam que não foi identificado nenhum cliente afetado", afirmou a entidade, em nota.

Para proteger os clientes, as operadoras precisam reprogramar os chips com um software diferente. Outra opção é bloquear as mensagens de SMS especiais de comando que exploram o problema, impedindo que elas cheguem até os aparelhos dos consumidores.

A Adaptive Mobile informou que as operadoras podem tentar realizar mudanças nas configurações do chip remotamente, mas alertou que isso é "mais lento e mais difícil". A companhia avalia que esta falha deve mudar "radicalmente" a forma de se pensar a segurança das redes de telefonia móvel.

O Sinditelebrasil não informou exatamente quais medidas foram tomadas. O G1 também procurou a Vivo, a TIM, a Claro e a Oi para comentar o assunto, mas apenas a Claro emitiu nota própria, informando que seus clientes não estão em risco porque a companhia não utiliza o S@T Browser.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também foi procurada para comentar o caso, mas não respondeu até a publicação da reportagem.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fruticultura do RN assina acordo de exportação de frutas para China e prevê criação de 10 mil empregos

O setor de fruticultura do Rio Grande do Norte fechou um acordo para abertura do mercado chinês à produção de melão potiguar. O acordo para a exportação foi assinado no país asiático na madrugada da última quarta-feira (23) e a expectativa do setor é de que o potencial do mercado resulte na geração de 10 mil novos empregos diretos nos próximos três anos. O estado é o maior exportador de melão no país.

Melão produzido é um dos produtos potiguares líderes de exportação (arquivo) — Foto: Anderson Barbosa/G1
Melão produzido é um dos produtos potiguares líderes de exportação (arquivo) — Foto: Anderson Barbosa/G1

A informação foi divulgada pelo governo do estado. De acordo com o Poder Executivo, os primeiros contêineres com frutas produzidas no estado devem ser enviados à China a partir de fevereiro, consolidando a exportação plena a partir da safra 2020-2021.


Em julho deste ano, uma missão formada por diplomatas e empresários chineses visitou as plantações de melão no Oeste Potiguar. A visita foi articulada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), junto à embaixada chinesa em Recife para aproximar as relações e buscar novos negócios. Em maio, empresários potiguares também participaram de uma comitiva brasileira, montada pelo Ministério da Agricultura, que visitou a Ásia.

Presidente da a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Fruticultura do MAPA, e do Comitê Executivo de Monitoramento da Mosca das Frutas (Coex), o produtor Luiz Roberto Barcellos afirmou ao G1, em abril, que as negociações com a China para a entrada do melão brasileiro no país já duravam cinco anos. Os chineses temiam, por exemplo, a entrada de pragas como a mosca-da-fruta. Porém, o estado é livre dela.

Visita
A Cônsul Geral da República Popular da China no Brasil, Yan Yuqing, visitou a Agrícola Famosa - maior produtora no estado - em julho, quando veio ao Rio Grande do Norte trazendo uma comitiva para avaliar as potencialidades e buscar possíveis investimentos para o estado. “Em dois anos, poderíamos exportar duas vezes a quantidade de melão que exportamos hoje”, justificou o empresário Luís Barcelos, que já comercializa seu produto para países como Inglaterra, Holanda, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Chile e Argentina.


Durante a passagem dos chineses no estado, foi realizada uma rodada de negócios onde foram discutidas áreas de interesse comum entre os países, como energias renováveis, agricultura, indústria, transporte, infraestrutura urbana, entre outras.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ceará-Mirim registra três incêndios florestais em duas semanas

O município de Ceará-Mirim, na Região da Grande Natal, acionou a Polícia Federal para apurar as causas dos incêndios florestais que aconteceram nos últimos dias no município. Em menos de 15 dias foram três incêndios florestais em sua área.

INCÊNDIO FLORESTAL, QUEIMADA EM CEARA-MIRIM. FOTO: ASSECOM/PARNAMIRIM

O último ocorreu nesta quinta-feira (24) às margens da BR 406, próximo ao Bairro Barretão, no sentido Natal/Taipu. As chamas foram controladas na sua totalidade por volta das 21h30 pelos agentes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Defesa Social (Defesa Civil), Guarda Municipal, Bombeiros Civis e Militares, além de voluntários e carro-pipa cedido pela Prefeitura.

A solicitação à Polícia Federal foi tomada antes deste último, ainda no início da semana, pelo prefeito interino Ronaldo Venâncio, através dos órgãos ambientais do município, como forma de prevenção, e também para responsabilizar os responsáveis, no caso de crime ambiental. O secretário municipal de Meio Ambiente, Rivaldo Fernandes, diz que a iniciativa se deve ao aumento do número de incêndios florestais no município, que tem gerado danos à fauna e à flora, além de outros impactos. “Este período do ano é mais propício ao surgimento de focos de incêndio, por causa da baixa umidade relativa do ar e aumento da intensidade dos ventos, mas não podemos descartar as causas criminosas”, pontua o secretário.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››