domingo, maio 05, 2013

Serrinha dos Pintos/RN: MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O HOMICIDIO OCORRIDO NA TARDE DE ONTEM


Um homem identificado como Marcos Antônio da Silva, 29 anos, conhecido como Sebo Azul,  foi assassinado no final da tarde deste sábado (04/05), no quintal de um bar localizado no Sítio Lages, zona rural de Serrinha dos Pintos/RN, fato ocorrido por volta das 17:45 horas.

Ninguém nas proximidades quis comentar sobre o crime, apenas relataram que escutaram de cinco a seis  disparos de arma de fogo e quando foram verificar o que havia ocorrido se deparam com a vitima caída, já sem vida.

A Policia foi acionada e solicitaram uma equipe do ITEP/RN para os procedimentos de praxe.

De acordo com informações repassadas, a Policia já dispõe de um suspeito, que é conhecido pelo nome do seu Estado de origem. 

Reprodução Cidade News Itaú via Nosso Paraná/Gardênia Oliveira
Leia Mais ››

Exército abre inscrições para concurso



O Exército Brasileiro abriu inscrições para o Concurso de Admissão aos Cursos de Formação de Sargentos 2014-15. São 1.350 vagas nas áreas de Combatente, Logística – Técnica, Aviaçãoões, Música e Saúde. Inscrições em: www.esa.ensino.eb.br.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

Deputados devem decidir nesta semana sobre projeto da “cura gay”


cura gay
A expectativa em torno da votação de um projeto que autoriza o tratamento psicológico ou a terapia para alterar a orientação sexual de homossexuais reacendeu as críticas à Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados. Desde que o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) assumiu a coordenação dos trabalhos do grupo, manifestantes contrários à sua escolha para o cargo organizaram vários protestos e conseguiram cancelar algumas agendas de trabalho da comissão. Agora, a mesma comissão se prepara para decidir sobre um dos temas mais polêmicos envolvendo homossexuais.

A apreciação do Projeto de Decreto da Câmara (PDC) que trata da “cura gay” deve ocorrer na próxima reunião do grupo, marcada para quarta-feira (8). O texto suspende resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que proíbe os profissionais da área de participar de terapia para alterar a orientação sexual e a atribuição de caráter patológico à homossexualidade. Há quase 30 anos a homossexualidade foi excluída da Classificação Internacional das Doenças (CID).

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

Consumidor precisa ter cuidado ao comprar os garrafões de água mineral


garrafao
Os consumidores precisam ficar atentos ao comprar garrafões de água mineral, já que os garrafões e outras embalagens plásticas retornáveis passaram a ter data de validade obrigatória.

De acordo com a medida do Departamento Nacional de Produção Mineral, em vigor desde 2010, os garrafões de água têm prazo de validade de três anos.

Cabe ao consumidor verificar o garrafão e observar sua validade, além do lacre e rótulo. E vale lembrar que a água também tem prazo de validade.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

Policiais da Deicor trocam tiros com assaltantes de banco na zona rural de Cerro Corá/RN


Policiais da Divisão Especial de Investigação e de Combate ao Crime Organizado – DEICOR, trocaram tiros com um grupo de assaltantes de banco, na zona rural da cidade de Cerro Corá/RN, na madrugada deste domingo, (05), por volta das 2 horas e 30 minutos. 

O grupo criminoso estava sendo monitorado e poderia estar se preparando para uma ação, ou no Seridó, ou na região central, provavelmente em Lajes/RN. Quando os policiais faziam rondas na zona rural de Cerro Corá se depararam com um carro. Os ocupantes não pensaram duas vezes e abriram fogo. Os policiais revidaram. A troca de tiros foi intensa, mas, os bandidos conseguiram escapar. 

O carro que era ocupado pelos assaltantes, foi encontrados minutos depois completamente carbonizado. Era um Gol de cor branca e placas NNU-4999/Natal/RN. Os bandidos, provavelmente se separaram e alguns entraram no mato à pé em fuga. 

Os policiais civis pediram apoio da Polícia Militar. O Comandante Geral, Coronel Francisco Araújo, determinou o envio do helicóptero que está fazendo buscas. Duas guarnições dos GTO’s de Currais Novos e Parelhas, também estão dando apoio. São mais de 30 policiais entre civis e militares. 

Uma das viaturas da Deicor está toda crivada de tiros de fuzil, efetuados pelos bandidos pela madrugada, mas, nenhum policial se feriu. Dois delegados da Divisão estão coordenando as ações. Os batalhões de todas as cidades próximas estão atentos a movimentação do bando, por determinação do Comando Geral. 

Reprodução Cidade News Itaú via Sidney Silva
Leia Mais ››

MEGA OPERAÇÃO DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR NA REGIÃO CENTRO DO RN EM BUSCA DE BANDIDOS QUE IRIAM EXPLODIREM BANCO DO BRASIL


Uma mega-operação está se desenrolando desde as primeiras horas deste domingo (05/05) na região Central do Rio Grande do Norte. 

De acordo com informações do 10º BPM de Assú, uma equipe da DEICOR (Divisão de Combate ao Crime Organizado) estava no monitoramento de uma quadrilha de arrombamento de caixas eletrônicos próximo ao município de Cerro Corá e ao avistarem a viatura da Polícia Civil abriram fogo contra os Policiais. Houve reação e os bandidos fugiram em um Gol branco, que foi abandonado e queimado próximo a cidade de Lajes. No veículo foram encontrados dinamites, que seria utilizado na explosão dos caixas eletrônicos, várias viaturas da Polícia Civil e Militar, inclusive o helicóptero estão na região tentando montar um cerco aos assaltantes. 

Agora a pouco quatro suspeitos foram vistos na zona rural de Fernando Pedrosa e a suspeita é que esses indivíduos seriam o apoio dos fugitivos, que estão no mato. Viaturas da PM de todos as Unidades Militares da região estão mandando reforço para o local. 


Reprodução Cidade News Itaú via Blog de Lajes
Leia Mais ››

Homem é preso pelo BPChoque portando revólver


 O Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), visando coibir e reprimir ações delituosas na Grande Natal, realizou patrulhamentos táticos motorizados, em Macaíba, na noite deste sábado (4). Um homem acabou preso por porte ilegal de arma durante os procedimentos da Polícia Militar.

De acordo com o BPChoque, foram realizadas diversas abordagens e buscas pessoais no centro e periferia da cidade. Na ocasião foi dado voz de prisão, detido e conduzido para a Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal Aldjudson de Morais Miranda, de 25 anos, que estava portando ilegalmente um revólver calibre 38, completamente municiado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Internauta flagra acidente de trânsito no Alecrim


O internauta Flávio Augusto enviou para o Portal BO um vídeo feito por ele do flagrante de um acidente de trânsito, no bairro do Alecrim. Dois carros se chocaram e um deles acabo atingindo um poste, neste sábado.

De acordo com o internauta, a colisão aconteceu entre um veículo Peugeot e um Gol, no cruzamento das avenidas Presidente Bandeira e Presidente Gonçalves. Com o impacto da batida, o Gol acabou rodando e batendo em um poste. Apesar da gravidade, ninguém se feriu gravemente.

Veja vídeo do internauta:

 
 


Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Segurança reage a assalto, mata bandido e acaba morto


Uma tentativa de assalto na rua Pires de Campo, no bairro de Santos Reis, em Parnamirim, terminou com duas mortes, na noite deste sábado (5). De acordo com a polícia, o segurança João Maria Dantas, de 33 anos, fazia transporte de um malote de uma empresa de jogos, quando foi abordado por dois homens armados em uma motocicleta.

João Maria e os colegas reagiram ao assalto anunciado e iniciou-se uma troca de tiros. Os dois rapazes que pretendiam realizar o roubo foram baleados. Um deles, um adolescente de 15 anos identificado como José Alan Sotero do Nascimento, não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo durante a ocorrência.

O segurança João Maria também foi baleado no tiroteio e acabou morrendo. Já o outro assaltante envolvido na ação, o jovem Liedson Gomes Alves, de 19 anos, foi baleado, mas sobreviveu. Ele foi preso pouco tempo depois e levado para a Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal, após receber atendimento médico.

Os policiais apreenderam com um ele um revólver calibre 38. Liedson relatou para a polícia que ele o adolescente José Alan pretendiam roubar o malote de dinheiro da NatalCap. O jovem ainda alegou que o responsável pelos disparos que mataram o segurança foi o adolescente.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Quatro são detidos com um carro roubado e outro com placas clonadas


Os policiais da Força Tática 22 do 4º Batalhão da Polícia Militar prenderam quatro pessoas, na zona Norte de Natal, com um carro roubado e outro com placas clonadas. A ação teve início na avenida da Pompeia, quando dois jovens foram abordados por estarem em atitude suspeita.

De acordo com o sargento Junior, que comandou a ação, Jordão Tavares dos Santos, de 25 anos, e o Uelmo Silva do Nascimento, de 22 anos, estavam caminhando. No entanto, nas imediações de onde eles estavam os policiais encontraram um veículo Fiat Uno abandonado e populares reconheceram os dois jovens como os homens que tinham deixado o carro lá.

Durante o procedimento, o celular de um dos suspeitos tocou e os policiais atenderam. Do outro lado da linha um homem perguntava onde os dois rapazes estavam. O policial se passou pelo suspeito e relatou que o pneu de seu veículo havia furado, pedindo ajuda ao homem que havia ligado.

Pouco tempo depois chegou ao local Marcos Luiz Barbosa, conhecido como Marquinhos Playboy, de 20 anos. Com ele, estava Andreia Catarina Candido de Oliveira. O casal estava em um Fiat Pálio e logo que consultaram a placa do veículo os policiais descobriram que ela era clonada.

Além disso, foi apreendido um revólver calibre 38 e nove munições intactas. Os quatro suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde foram realizados procedimentos por parte da Polícia Civil.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Troca de tiros e perseguição entre policiais e suspeitos na BR-304 perto de Lajes


Policiais e homens suspeitos, até o momento ainda não identificados, trocaram tiros na madrugada deste domingo 05 de Maio de 2013 na BR-304, próximo a cidade de Lajes.

Segundo informações, tiroteio foi na madrugada e homens estão foragidos no matagal. Helicóptero Potiguar I foi acionado

Segundo informações, o grupo começou a atirar contra os policiais que, reagiram por volta das 4h30. O tiroteio foi intenso.

O helicóptero Potiguar I foi acionado e se deslocou até a região para ajudar nos trabalhos. Nas redes sociais, a informação é que os homens estão escondidos em meio ao matagal enquanto equipes da Polícia – Civil e Militar estão nas buscas para prendê-los.

A informação é que o delegado Márcio Delgado Varandas está à frente da operação na cidade de Lajes.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal Noar
Leia Mais ››

CAPOTAMENTO NA LAGOA DO FERREIRO DE FORA EM ASSU NA MANHÃ DE HOJE(05/05)


No inicio da manhã de hoje 05 de maio homem perde o controle do veiculo e capota na RN-016 na comunidade da Lagoa do Ferreiro zona rural de Assu.
Segundo informações do proprietário que preferiu não se identificar, o mesmo seguia pela RN sentido Nova Esperança para Assu e ao chegar no trecho acima citado aconteceu o acidente, acredita-se que teria sido um cochilo a causa do acidente.
Graças a Deus os danos foram apenas materiais.



Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

'Fui o único condenado', diz legista responsável por reviravolta no caso da morte de PC Farias


Principal responsável pela reviravolta das investigações da morte do empresário Paulo César Farias e sua namorada, Suzana Marcolino, em junho de 1996, o médico-legista George Sanguinetti diz que até agora foi o único condenado. Em 2000, ele foi sentenciado a dois anos de prisão por ter alegado que o laudo inicial para a causa das mortes teria sido comprado por R$ 400 mil.

"Entre todas as condecorações, essa [condenação] é a que mais dou valor. Dezessete anos após o crime, fui o único condenado, e os acusados estão livres", afirmou Sanguinetti ao UOL, sem esconder a frustração por ter ficado de fora do julgamento dos quatro acusados pelas mortes, que começa nessa segunda-feira (6), em Maceió.

O coronel e professor de medicina legal aposentado também insinua que sua exclusão apontaria para uma falta de interesse em condenar os "verdadeiros culpados" pelo crime, que não estariam sequer apontados na denúncia. Como não foi perito oficial, ele teria de ser convocado como testemunha --o que poderia ser feita pelo MPE (Ministério Público Estadual) ou pela defesa, o que não ocorreu.

Serão julgados os policiais militares Adeildo Costa dos Santos, Reinaldo Correia de Lima Filho, Josemar Faustino dos Santos e José Geraldo da Silva. O júri popular será comandado pelo juiz Maurício Breda, da 8ª Vara Criminal da Capital. A acusação, porém, não traz nomes de autores material e intelectual e acusa os seguranças por "omissão dolosa."

Questionado o que teria levado a sua "exclusão" do caso, Sanguinetti tem uma resposta simples: "Isso é Alagoas. Sem dúvida eu poderia contribuir muito com o caso, dando toda essa explicação que fiz, mas infelizmente não me chamaram. Não há interesse em aprofundar a discussão e condenar os réus", disse o legista, que mora em Maceió, mas vive cercado de seguranças.

O legista foi considerado peça-chave nos questionamentos à perícia oficial do caso PC Farias e conviveu anos com as ameaças de morte. Em 1998, ele ganhou o prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, pela obra "A Morte de PC Farias: O Dossiê de Sanguinetti".

Depois da fama nacional, foi chamado para atuar em casos policiais relevantes, como o da menina Isabella e do goleiro Bruno. Até hoje diz que se sente um "arquivo vivo" e trabalha com consultorias. "Se estou vivo ainda, devo à imprensa", alegou.

Insistência na fraude
Coronel da PM de Alagoas em 1996, Sanguinetti passou a ser o ponto de discordância da investigação policial, que apontava para crime passional seguido de suicídio. Polêmico, o legista deu várias entrevistas questionando a tese oficial, com base nas imagens feitas da cena do crime.

De tanto insistir, acabou autorizado pelo juiz Alberto Jorge Correia a produzir um laudo, em 1997, a pedido do MPE, no qual apontou várias contradições --o que resultou num pedido oficial de nova perícia, que mudou a versão para duplo assassinato.

"Há vários pontos claros na investigação. Suzana tinha marcas no pescoço. Alguém a segurou e a executou quando ela estava em pé. E Paulo César também não foi morto naquele local. Ele foi colocado ali forjadamente e ainda teve o corpo lavado, para tirar o sangue", defendeu o legista.

Outro ponto questionado por Sanguinetti é que, segundo os laudos, Paulo César Farias ainda estava com comida não digerida no estômago, enquanto Suzana apresentava o estômago completamente vazio. Portanto, os dois não estariam juntos momentos antes do crime.

Lugar errado, na hora errada
Para o médico-legista, o crime teve interesse "político-econômico", já que PC Farias iria depor, quatro dias depois de sua morte, na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Empreiteiras.

"Ele estaria falando demais. As autoridades alagoanas trabalharam para tornar o caso um crime passional, mas não foi. Ele morreu porque era um arquivo vivo. O caminho percorrido pelos que tramaram está nos autos. Não precisa ir longe. Suzana foi uma coadjuvante, estava no lugar errado, na hora errada", disse, sem citar quem seria o mandante.

Ausência justificada
Sobre a ausência de Sanguinetti no júri, o promotor Marcus Mousinho disse: "Ele não fez parte de nenhuma das perícias, não examinou nenhum de cadáveres ou local do crime. Analisou de forma inoficiosa, diante de algumas dúvidas que a promotoria tinha e pediu para que ele confeccionasse um laudo contestando a primeira perícia".

"Quando ele fez esse laudo, o MPE não se sentiu esclarecido, e foi pedido que fosse designada uma segunda equipe de perícia. Por isso que não está sendo chamado", afirmou Mourinho. Dois dos quatro peritos oficiais foram convocados e vão depor no júri.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Maduro chama Obama de 'chefe dos diabos' e o acusa de planejar violência na Venezuela


O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse neste sábado que Barack Obama é "o chefe maior dos diabos", após o líder norte-americano realizar comentários sobre a crise pós-eleitoral na Venezuela.

"Estamos defendendo as instituições, a paz, a democracia, o povo da Venezuela (...) podemos nos sentar com qualquer um, até com o chefe maior dos diabos: Obama", declarou Maduro em um ato público.

Na sexta-feira, em entrevista concedida na Costa Rica, Obama afirmou que "toda a região tem visto a violência, as manifestações e a repressão à oposição" que ocorrem na Venezuela nas últimas semanas.

Maduro responsabilizou o mandatário norte-americana pela violência "planejada" registrada na Venezuela nos últimos dias, antes de empreender sua recente viagem por México e Costa Rica.

Maduro fez sua denúncia por meio de uma cadeia nacional obrigatória de rádio e televisão, na qual seu ministro das Relações Exteriores, Elías Jaua, leu um comunicado de rejeição a declarações de Obama no México.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policial ferido em queda de helicóptero no Rio permanece em estado grave


Helicóptero da Polícia Civil cai na zona portuária do Rio e deixa cinco policiai feridos, sendo um em estado grave
O inspetor Cláudio Cobo Fernandes, ferido durante a queda de um helicóptero na cidade do Rio de Janeiro na quinta-feira (2), permanece internado em estado grave no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Municipal Miguel Couto, na zona sul da capital fluminense.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele está em coma induzido sem apresentar evolução no quadro de saúde. O agente passou por cirurgias no tórax, abdômen e na cabeça.

O helicóptero esquilo PPEIH caiu por volta das 13h40 de quinta-feira (2) no Centro de Treinamento da Polícia Civil no bairro do Caju, zona portuária da capital fluminense.

Os policiais realizavam um treinamento de rotina no momento da queda. A unidade é empregada, normalmente, em ações contra o tráfico de drogas.

Os inspetores Marcos Estaca da Silva Nunes e Disney da Silva Ribeiro Lopes Júnior, o piloto Ricardo de Resende Herter e o copiloto Murilo Cesar da Silva Saibro da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) tiveram ferimentos leves e já receberam alta.

A polícia e a Aeronáutica ainda investigam a causa do acidente, mas a corporação já afirmou, em nota, que descarta que o helicóptero tenha sido atacado por criminosos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ana Paula Padrão escreve livro, fala da dor de perder um bebê e diz que é "quase doce"


Ao rever uma reportagem sobre o "badernaço", manifestação que acabou em confronto em Brasília, em 1986, Ana Paula Padrão percebeu como sua voz era diferente no começo da carreira. "Fiquei chocada em ver como havia incorporado um padrão vocal masculino", relata à repórter Eliane Trindade.

A ficha caiu em 2002, quando a jornalista fazia uma série de reportagens sobre mulheres no mundo do trabalho para o "Jornal da Globo". Ocupava também a bancada do telejornal do fim de noite desde que voltara de uma temporada como correspondente em Nova York.

A mudança embutia mais do que amadurecimento do timbre ou maior segurança. Personalizava o que a fonoaudióloga Maruska Rameck descreveu em um estudo sobre o falar das mulheres poderosas: menos ar e menos espaço entre as palavras e o tom mais grave. "Ao pesquisar a voz de mulheres em posição de comando, a conclusão foi a de que mudamos a voz para chegar ao poder."

As angústias de Ana Paula encontraram eco em Dilma Rousseff, então ministra de Minas e Energia. Uma entrevista que deveria durar 15 minutos virou conversa de uma hora e meia sobre o resgate de valores do universo feminino no mercado de trabalho.

Ela repete as palavras da futura presidente: "Se a mulher só vive para o tempo da produtividade, que é diferente do tempo de educar uma criança, por exemplo, está pensando errado a vida familiar". Outra frase de Dilma calou fundo: "A vida sem um companheiro, sem alguém para amar, sem filhos e família, é uma vida pobre".

Na época, aos 35 anos, Ana Paula, hoje com 47, contabilizava um casamento fracassado, não tinha filhos e vivia para o trabalho. "Que sentido tinha ser super respeitada, estar numa das bancadas mais gloriosas da tevê e ter uma carreira sensacional, se não tinha vida pessoal?", diz a apresentadora.

Foi em um encontro profissional que conheceria o futuro marido, o economista Walter Mundell, 59. "No final da entrevista me deu um clique: essa é a mulher da minha vida. Vou atrás dela até o fim do mundo", recorda-se ele, 11 anos depois de ter ido a Paris só para jantar com Ana Paula. Ela estava na capital francesa a caminho de Seul, onde iria cobrir a Copa do Mundo na Coreia em 2002.

No segundo jantar, rolou o primeiro beijo e o pedido de casamento. O sim dela só viria 45 dias depois, quando acabou o Mundial. "O que gastei de telefone dava para comprar um carro", brinca Walter, que foi buscar Ana no aeroporto. "Nunca mais nos separamos. Era fim de julho e marcamos o casamento para setembro", diz ela.

Protagonista de um conto de fadas moderno, a princesa do telejornalismo passou a viver os dilemas cantados por Chico Buarque em "Ela É Dançarina": "O nosso amor é tão bom/o horário é que nunca combina/eu sou funcionário/ela é dançarina".

A ex-bailarina cansou das piruetas para conciliar o casamento com uma função que a fazia chegar em casa às 2h da manhã. "Walter já estava dormindo. Por quase três anos, a gente viveu em fusos horários diferentes", diz.

Em 2005, Ana Paula trocou a Globo, onde estava havia 18 anos, pelo SBT, em um lance que trouxe para o primeiro plano sua vida pessoal.

"Mudei de emprego porque queria ser mulherzinha. Queria tempo para ficar com meu marido. Não via sentido em envelhecer como uma 'mulher carreira'."

O fato de ter sofrido um aborto foi determinante. "Eu estava mexida. Vinha de quatro tentativas de fertilização in vitro e de um aborto."

A corrida tardia pela maternidade, com a ajuda das modernas técnicas de fertilização assistida, foi um duro aprendizado. "Só aparecem as fotos dos bebês risonhos dos casos de sucesso. Nas clínicas, encontrei mulheres que estavam na décima tentativa e nada."

Em uma pausa do tratamento, engravidou naturalmente, mas perdeu o bebê no terceiro mês de gestação. "Quando cheguei ao consultório, o coração dele já não batia. Fiquei três dias internada. Walter e eu chorávamos desesperadamente. Foi uma dor absurda."

Ana Paula ainda fez outras duas tentativas de fertilização. "Aí, cheguei à conclusão de que estava criando um ponto de infelicidade numa vida muito feliz. O quarto vazio do bebê, as viagens adiadas para o caso de engravidar. Resolvi não tentar mais. A vida não me deu um filho, mas me deu muitas outras coisas", afirma. O quarto que seria do bebê deu lugar a uma biblioteca.

Expor suas fragilidades aproximou a jornalista de vez do público feminino. As mudanças profissionais e pessoais são a matéria-prima de uma autobiografia. "Eu uso a minha história para mostrar como as mulheres da minha geração chegaram a um momento de querer a todo custo retomar a mulher que existia dentro delas."

O livro da apresentadora, que, em março, deixou a bancada do "Jornal da Record" após 27 anos de carreira na televisão brasileira, deve ser lançado ainda no segundo semestre deste ano pela editora Paralela.

Falar dos desafios femininos virou trabalho para ela, que é dona do portal Tempo de Mulher. "É uma empresa de comunicação e de desenvolvimento de produtos e serviços voltados para o público feminino. A mulher hoje no Brasil é um grande negócio."

No mês passado, a jornalista recebeu 28 convites para fazer palestras. Falou para diretoras de Recursos Humanos e para mulheres empreendedoras. Em outubro, promoverá um seminário internacional sobre a presença feminina no mercado de trabalho. "O ambiente corporativo não é confortável para a mulher", afirma.

Com base nos princípios de empoderamento feminino propostos pelas Nações Unidas, Ana Paula está formatando um prêmio para as empresas que melhor tratam as suas funcionárias no país. É um parceria com a Itaipu Binacional, agraciada pela ONU por práticas que levaram 22% dos postos de gerência a serem ocupados hoje por mulheres.

Os novos projetos devem afastá-la definitivamente da televisão. "Nunca digo nunca, mas estou comunicando ao mercado que quero fazer outras coisas na vida." Uma delas é curtir férias com o marido. O casal embarca no final deste mês para uma viagem de barco pela Sicília, na Itália, a convite de amigos italianos que acabaram de comprar uma embarcação que pertencia ao ator americano George Clooney.

"Hoje, eu definitivamente sou mais mulherzinha, quase doce", afirma Ana Paula Padrão, que se sentiu poderosa em um vestido de noiva e adora cozinhar.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Sob vaias para Mourinho, Real Madrid vence Valladolid e adia festa do Barça


Kaká, titular da equipe neste sábado, lamenta chance perdida na partida do Real Madrid
Não será neste final de semana que o Barcelona poderá comemorar a iminente conquista do Campeonato Espanhol. A vitória do Real Madrid contra o Valladolid, por 4 a 3, neste sábado, tirou a chance do clube catalão de abrir uma diferença de 14 pontos, restando quatro rodadas, 12 pontos a serem disputados, para o final do torneio.

Cristiano Ronaldo, duas vezes, Kaká e Valiente, contra, marcaram os gols para o Real Madrid. O Valladolid até saiu na frente, aos 7 minutos do primeiro tempo, com gol de González. Porém, depois deixou o time de Madri passar na frente. Sastre e Javi Guerra marcaram os outros do time.

Reserva na maioria das partidas da temporada, Kaká teve neste domingo uma das raras chances no time titular. Além de marcar um gol, teve boa atuação e foi um dos destaques do time espanhol.

Com a vitória, o time de Madri chegou aos 77 pontos, na vice-liderança, oito a menos que o Barça. Já o Valladolid segue com 40 pontos, na 12ª colocação. Muito perto do título, mas sem chance de garanti-lo neste final de semana, o Barcelona enfrentará o Betis, no domingo.

O Real Madrid enfrenta o Málaga na próxima rodada quarta-feira, em mais uma rodada do Campeonato Espanhol. Já o Valladolid joga contra o Deportivo La Coruña no domingo, dia 12 de maio. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Neymar se emociona com quinta final e faz discurso religioso incomum


A classificação do Santos para a final do Campeonato Paulista emocionou Neymar. Ao final das cobranças de pênaltis, que levaram o time do litoral para a decisão, o atacante se ajoelhou no centro do gramado, com a cabeça baixa. Depois, levantou os braços, em claro sinal de graça a Deus.

O resultado o coloca na quinta decisão seguida do campeonato estadual – ele decidiu o título em todas as edições do torneio desde que subiu para o elenco principal. “O time correu, caprichou nas penalidades. É mais uma final. A felicidade é muito grande. Mais uma (final) para a história. Cinco paulistas, cinco finais. Graças a Deus não sei o que é ficar fora de uma final de Paulista”.

Ao ser questionado pelos repórteres que invadiram o campo sobre a comemoração emotiva, ele quebrou o protocolo pessoal que costuma seguir e fez um discurso religioso incomum. “Sou um cara cristão e estava agradecendo ao que Ele fez na minha vida. Só estava agradecendo. Ele fez a vontade Dele, que é levar, não só a mim, mas ao Santos para a final do Paulista”, afirmou, nitidamente feliz.

Apesar de citar Deus em alguns momentos, Neymar costuma evitar a imagem de “atleta de cristo”, que ficou famosa com Marcelinho Carioca na década de 90. No ano passado, em entrevista à apresentadora Marília Gabriela, ele admitiu que paga dízimo para a igreja que frequenta, mas fez questão de afirmar que o assunto era pessoal e não alongou a discussão.

No início desse ano, o UOL Esporte conversou com o pastor da Igreja Batista Peniel, que o jogador frequenta há 13 anos. Segundo Newton Lobato, Neymar ainda aparece no local para cultos, mas com frequência menor, por conta dos compromissos. “Como profissional, diminuiu a frequência por questão natural dos compromissos. Depois dos 17, 18 anos, ele começou a ter um jogo atrás do outro. Ele está no momento dele, muito assediado, não tem tempo quase nem pra ele. Fico alegre quando vejo ele (sic) na igreja. Fico alegre porque sei das dificuldades e ainda assim ele vai pra igreja, fica quietinho ali e depois vai embora”, disse o pastor na entrevista.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Santos bate Mogi nos pênaltis e vai à final por tetra inédito


Mogi Mirim1x1Santos

O Santos sofreu mais do que esperava, mas avançou depois de empatar com o Mogi Mirim por 1 a 1 no tempo normal. Nos pênaltis, Rafael foi herói de novo, pegou dois pênaltis e garantiu o 5 a 4 e a vaga na final do Paulista. Campeão em 2010, 2011 e 2012, o time de Neymar terá pela frente a chance de conquistar o inédito tetracampeonato estadual.

Se bater São Paulo ou Corinthians, rivais que jogam neste domingo a outra semifinal do Estadual, o Santos será o primeiro time a vencer o Paulista quatro vezes consecutivas. Até hoje, o próprio clube da Vila Belmiro só teve a chance do tetra uma vez, nos tempos de Pelé, mas perdeu o torneio de 1963 para o Palmeiras.

No torneio deste ano, já é a segunda vitória nos pênaltis de um time que ainda não convenceu seu torcedor. Nas quartas, a equipe de Muricy Ramalho também empatou contra o Palmeiras, na Vila Belmiro, e avançou nas penalidades, com Rafael saindo como herói.

Do outro lado, o Mogi e sua torcida, que lotou o estádio Romildão, lamentam bastante. O clube que revelou Rivaldo nos anos 1990 chegou à semifinal com a segunda melhor campanha da primeira fase e o melhor ataque do torneio, com 43 gols.

Comandada pelo técnico Dado Cavalcanti, a equipe interiorana vencia até os 31 minutos do segundo tempo, mas viu a chance de ir a uma final inédita de Estadual escorrer pelas mãos depois do gol de Edu Dracena, aos 31 minutos do segundo tempo.

Só que o time do interior sai da competição com méritos. Mais uma vez, o Mogi Mirim não aceitou o papel de zebra ou surpresa. Desde o início, os donos da casa propuseram jogo e bateram de frente com o Santos que, por sua vez, também tentou fazer seu papel, apesar da dificuldade de organização.

Durante quase todo o primeiro tempo, o Santos apostou no trio Montillo Neymar e Cícero na armação das jogadas para Montillo. Em só uma oportunidade a tática realmente funcionou, aos 37 minutos, mas o cruzamento rasteiro de Cícero passou um pouco à frente do argentino, que não conseguiu fazer o gol nem tentando de carrinho.

Se no ataque o Santos sofria com a marcação do Mogi, mas ao menos tentava, na defesa a história era bem diferente. Mesmo sem um futebol encantador, o time interiorano soube aproveitar buracos na equipe de Muricy Ramalho, especialmente nas laterais. Felipe Anderson, improvisado na direita, e Léo, perdido na esquerda, deram muito espaço aos jogadores rivais.

Em um desses lances, aos 44 minutos, Val cruzou da direita e Roni apareceu absolutamente livre, entre os dois zagueiros, para cabecear e abrir o placar.

O gol pouco antes do intervalo em um jogo que até então estava equilibrado abalou o Santos. Ao voltar para a etapa final, Dado Cavalcanti já adiantou o que seria o tom de seu time, prometendo manter o Mogi na frente, apesar de uma atenção especial à marcação.

Aos 9 minutos, o Santos perdeu Montillo, com uma lesão muscular, e sobrecarregou Neymar na criação. O craque santista parou na marcação do Mogi e contou com pouca colaboração de seus companheiros, que não estiveram bem em termos de movimentação.

O Mogi, por sua vez, assustava nos contra-ataques. Depois de uma bela jogada de Val, aos 14 minutos, Henrique bateu à queima-roupa dentro da área, mas Rafael fez grande defesa. Em pelo menos outros dois lances, os atacantes dos donos da casa deixaram Edu Dracena e Durval em situação complicada.

O jogo parecia estar sob o controle do Mogi Mirim, mas o Santos aliou sorte à competência. Aos 31 minutos, Neymar cobrou falta, Cícero desviou e o goleiro Daniel fez grande defesa. No rebote, Miralles cruzou para Edu Dracena, que subiu mais alto que todo mundo, compensou os erros cometidos e cabeceou para empatar.

Com os pênaltis em vista, os dois times reduziram o ritmo e decidiram não se arriscar tanto até o apito final. Os únicos momentos de maior apreensão foram as faltas a que o Mogi Mirim teve direito na lateral defendida por Felipe Anderson. Foram só sustos, no entanto, e o apito do juiz mandou a decisão da partida para a marca de cal. 

Na hora decisiva, apreensão dos dois lados. Miralles e Renê Jr. perderam para o Santos e Carlos Alberto e Juninho para o Mogi, levando a disputa para as cobranças alternadas. Depois da sétima tentativa dos dois lados, a equipe da Vila avançou depois de uma bela defesa de Rafael na batida de Roni. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Morto com copo na mão: Homem é assassinado em bar na cidade de Patos


O pedreiro José Eudes Alves, mais conhecido como Eudinho, idade não revelada, residente no Bairro Dona Milindra, em Patos, foi assassinado com vários tiros na noite deste sábado, dia 04, por volta das 19:20h.

O crime aconteceu enquanto Eudinho bebia com amigos no Bar do Chico, Rua Pedro Firmino, Bairro das Placas, em Patos. De acordo com a companheira de Eudinho, identificada como Luzia, tudo aconteceu muito rápido e nem deu tempo de ver características dos assassinos que podem ter usado moto para cometer o crime.

Apesar do bar se encontrar com várias pessoas bebendo no momento do crime, ninguém viu nada que possa ajudar nas investigações. O local do fato é de bastante movimento, pois está localizado na principal esquina do Bairro das Placas e próximo a várias revendas de automóveis.  

A polícia militar acompanhada do comandante do CPR II, Coronel Almeida Rosas esteve no local para os procedimentos de praxe e colhendo as informações que possam ajudar na elucidação do crime. A polícia relatou que Eudinho teria sido vítima de uma tentativa de homicídio há alguns dias.

Reprodução Cidade News Itaú via Patos Online/É Sertão
Leia Mais ››

Delegacia de Homicidios de Mossoró instaura mais de cem inquéritos em apenas sete meses


Delegacia de Homicídios de Mossoró já esclareceu a autoria de cerca de 57% dos homicídios, um número que supera a média nacional que é de 8%.

Com apenas sete meses de funcionamento, a Delegacia de Homicídios (DEHOM) de Mossoró-RN já esclareceu a autoria de cerca de 57% dos homicídios, um número que supera a média nacional que é de 8%. O balanço registrado, de acordo o delegado titular da especializada, Roberto Moura, é uma conseqüência positiva do trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da Polícia Civil. “A DEHOM está fazendo o trabalho dela que é descobrir a autoria dos crimes”, destacou.

Em 2012 a Delegacia de Homicídios de Mossoró instaurou 51 inquéritos policiais, 43 destes por homicídio, dos quais 25 teve autoria esclarecida, e oito por tentativa de homicídio, sendo sete com autoria esclarecida. Esse ano foram 57 IP instaurados pela DEHOM-Mossoró sendo 46 por homicídio (26 com autoria esclarecida) e 11 por tentativa de homicídio sendo oito esclarecidos a autoria dos crimes.

A DEHOM-Mossoró foi inaugurada em setembro do ano passado, após uma reivindicação de mais de vinte anos da população mossoroense. Naquela ocasião, o Delegado Geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva, ressaltava a importância da Especializada na cidade. “Com técnica especializada na apuração de crimes contra a vida possibilita descobrir a autoria de vários assassinatos e colocar os autores na cadeia, acabando assim com a sensação de impunidade”, opinou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 25 milhões


Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.491 da Mega-Sena, realizado neste sábado (4) na cidade de Anastácio, em Mato Grosso do Sul. O prêmio acumulado para o próximo sorteio, previsto para ocorrer na quarta-feira (8), pode chegar a R$ 25 milhões, de acordo com estimativa da Caixa Econômica Federal (CEF).

Veja as dezenas sorteadas: 06 – 26 – 45 – 50 – 56 – 60.

Segundo a Caixa Econômica Federal, 74 apostas acertaram a Quina e cada uma vai receber R$ 31.442,92. Outras 5.450 apostas acertaram a Quadra e cada uma vai levar R$ 609,90.

A Caixa faz sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em qualquer uma das 11,9 mil lotéricas. A aposta mínima custa R$ 2.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

CNJ coloca TJRN entre os três piores


TJ TN
O desempenho do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) no julgamento de processos de improbidade administrativa e crimes contra a administração, está entre os três piores do Brasil, junto com os estados da Bahia e Piauí. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) através do Relatório da Meta 18, que tem como objetivo identificar e julgar, até 31 de dezembro deste ano, as ações de improbidade e ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública, distribuídos até 31 de dezembro de 2011. Os números de processos não julgados pelo TJRN podem ser ainda maiores. Visto que, o próprio Poder Judiciário não sabe informar quantos processos com os perfis de classificação acima citados, não foram apreciados por um magistrado.

O juiz auxiliar da Presidência da Corte potiguar, Fábio Filgueira, afirma que os números expostos pelo CNJ não refletem a realidade do TJRN por não contemplarem o julgamento de processos de Segunda Instância e dos Juizados Especiais. Necessário esclarecer, porém, que os Juizados Especiais não julgam crimes de improbidade administrativa. Em alguns casos, os Juizados Especiais julgam processos de crime contra a administração pública.

No Sergipe, por exemplo, que também só informou dados relativos aos processos em tramitação no 1º Grau, o índice de julgamento de Crimes Contra a Administração foi de 112,98%, com um número superior de processos distribuídos que foi de 647 contra 558 do estado potiguar, que julgou 67 procedimentos. “Hoje, o número que eu lhe apresentar não irá refletir a realidade atual. O RN não está conseguindo fazer a atualização dos dados. Nós temos um Departamento de Informática com uma estrutura pequena”, assevera o juiz.

No que tange aos Crimes de Improbidade Administrativa, o Tribunal de Justiça do Pará, por exemplo, distribuiu 1.132 processo também na Primeira Entrância. A Corte paraense julgou 271 procedimentos de improbidade. No Rio Grande do Norte, dos 1.925 processos encaminhados a algum magistrado, 200 tiveram sentença proferida. Em relação aos Crimes de Improbidade Administrativa e Contra a Administração, o TJ do Sergipe, também no 1º Grau, julgou 829 dos 902 processos distribuídos. A Corte potiguar sentenciou 267 dos 2.483 procedimentos distribuídos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem residente em Caicó/RN foi preso transportando 21kg de maconha em uma moto



Durante fiscalização de rotina no posto da PRF na BR 304, em Macaíba, na tarde de Sábado (04), policiais rodoviários federais apreenderam 21 Kg de maconha.

A droga era transportada em uma motocicleta conduzida por Alberion de Faria Silva, 35 anos, residente na cidade de Caicó, para onde estava levando o entorpecente, segundo sua declaração. 

Alberion foi conduzido à Delegacia de plantão da Zona Sul de Natal para que fosse autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Reprodução Cidade News Itaú via Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Três detentos fugiram na madrugada de hoje da Delegacia Regional de Caicó


http://2.bp.blogspot.com/-upAGTYwJzqQ/T8d1aMiYjhI/AAAAAAAAGFw/oCGt3LtSB0E/s1600/DSCN9989.jpg

Uma fuga de detentos foi registrada na madrugada de hoje (domingo) no prédio da Delegacia Regional de Policia Civil na cidade de Caicó.

De acordo com informações,  três detentos se aproveitaram do barulho da festa que estava sendo realizada na AABB e passaram a arrombar a parede e em seguida os cadeados do portão que dá acesso ao pátio da Delegacia.

Informações dão conta de que três detentos onseguiram fugir.  Sendo um acusado de homicidio em Cruzeta, um acusado de tentativa de homicidio em Currais Novos e o terceiro acusado de assalto.  Em breve a identifcação dos fugitivos.

Reprodução Cidade News Itaú via Eduardo Dantas
Leia Mais ››

62ª Morte violenta em Mossoró em 2013


Um adolescente alvejado com disparos de arma de fogo durante a madrugada de sábado 04 de Maio de 2013, morreu no Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró. A ocorrência foi registrada na Central de Operações da Policia Militar e o motivo seria uma reação a uma tentativa de assalto.

Jardson Bruno Oliveira da Silva, de 17 anos de idade, residente na rua Jornalista Jorge Freire, no bairro Nova Betânia, foi ferido com disparos de arma de fogo na região abdominal. Segundo informações “Jardson” teria tentado praticar um assalto por volta de 1 hora da manhã no bairro Santo Antônio e foi surpreendido pelo acusado que efetuou vários disparos de uma arma calibre 22. Ele estaria em companhia de outro jovem que consegui fugir.

A família do adolescente não confirma a informação da policia e diz que a ocorrência não teve nada com tentativa de assalto. Segundo familiares "Jardson" era um jovem de boa índole e foi alvejado porque o parente que estava pilotando a moto tem alguns inimigos e é foragido da policia.

O adolescente foi socorrido por populares para o HRTM, ainda chegou a ser cirurgiado, mas não resistiu e morreu no final da noite de sábado.

Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Incêndio atinge casa noturna na região central de Porto Alegre


ii
Um incêndio atingiu uma casa noturna em Porto Alegre na noite deste sábado (4). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 20h30 no prédio onde funciona a boate Cabaret!, na Avenida Independência, zona central da cidade. Até o momento, não há registro de feridos.

Pelo menos seis veículos dos bombeiros foram deslocados para combater as chamas. A área foi isolada para o trabalho dos bombeiros, e o trânsito interrompido no local. Conforme os bombeiros, as chamas já foram controladas, mas ainda há muita fumaça no local.

“É uma edificação antiga e ainda há muita fumaça lá dentro. Estamos tentando dissipar essa fumaça para confirmar se não há vítimas”, disse o sargento dos bombeiros, Jairo Silveira.

Uma festa estava marcada na casa noturna na noite deste sábado, a partir das 23h. Segundo o assessor de imprensa da boate, Yog Mars, a casa noturna estava fechada no momento do incêndio e não havia ninguém lá dentro. Primeiro a chegar no local, foi o próprio gerente que avisou os bombeiros do incêndio.

No dia 27 de janeiro, um incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, na Região Central do Estado, provocou a morte de 241 pessoas e deixou centenas de feridos. No dia 2 de abril, oito pessoas foram denunciadas criminalmente pelo Ministério Público. Quatro estão presos: os dois sócios-proprietários da boate e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira.




Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ROCAM APREENDE MENOR SUSPEITO DO HOMICÍDIO


Após receber uma denuncia que os responsaveis pelo homicídio ocorrido  por volta das nove horas de hoje 04 de maio de 2013 contra Moisés Bezerra de Almeida, vulgo "Coelho" 28 anos na Rua das Papoulas no conjunto Parque das Rosas, bairro Malvinas em Mossoró,policiais militares da ROCAM 09 e 10 juntamente com a viatura fiscal com o SGT Alves foram ate o Sitio Quixaba verificar a veracidade da denúncia. Ao chegar no local indicado conseguiram apreender um menor de 17 anos de idade de posse da motocicleta HONDA FAN 125 de cor preta placa NNM 5076 Mossoró,já o outro menor de 16 anos ao notar a presença da polícia conseguiu se evadir do local com a arma do crime. De acordo com o menor apreendido a motocicleta pertence a sua mãe e a sua participação foi apenas de conduzir o outro menor que atirou contra a vítima, Ainda de acordo com o menor a motivação do crime seria uma divida de drogas com o "Coelho" pois o mesmo estava os ameaçando caso não pagasse a divida,o menor infrator foi conduzido para a delegacia de plantão para os procedimentos cabiveis. Ou seja ja ja vai está em casa para continuar cometendo "Atos infracionais"

Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Polícia Civil deflagra megaoperação na Grande Natal


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, na noite desta sexta-feira, 3, uma operação batizada de “Saturação”. A ação policial ocorreu nas cidades de Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante, onde foram presos quatro pessoas e um menor foi apreendido. Uma grande quantia em dinheiro também foi apreendida pelos policiais civis, drogas, além de uma arma de calibre 38.
Em São Gonçalo, foram presos dois homens identificados como Aislan Silva dos Santos, que é acusado de um homicídio ocorrido no ano de 2011, e Francisco Eudes Vieira, que tem mandado de prisão em aberto. Duas vítimas compareceram à delegacia e reconheceram os dois acusados como sendo os homens que estavam numa moto tipo Traxx de cor preta e as tinham roubado fazia pouco tempo. Durante a operação, ainda em São Gonçalo, foi apreendido um menor portando um revólver de calibre 38.
Em Parnamirim, a Polícia Civil prendeu em flagrante um senhor de 63 anos comercializando maconha. Com ele foram encontrados cigarros de maconha, sacos plásticos para embalar a droga, além de um tablete de maconha e a quantia de R$ 2.298,00 em dinheiro fracionado.
Na cidade de Macaíba, foi preso Marcos Antonio Fernandes, de 29 anos, que tem mandado de prisão expedido pelo Juízo Criminal de Nova Cruz por roubo e estava foragido da cadeia de Nova Cruz desde fevereiro deste ano. No momento da prisão, que aconteceu na Reta Tabajara, o acusado estava armado com um revólver de calibre 38 e atirou nos policiais, mas foi alvejado na perna e conduzido para o hospital para receber atendimento médico.
O delegado-geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva, destacou a importância da Operação nessas localidades. “Além da prisão de meliantes em todas as três cidades onde ocorreu a operação, é importante destacar que durante a operação não houve nenhum homicídio naquelas cidades”, lembrou. Para o delegado de Macaíba, Márcio Varandas, é importante também realizar operações à noite na cidade, que é o horário com maior incidência de crimes.
Ao todo, 120 policiais civis participaram da Operação Saturação, além das equipes das delegacias das cidades onde se realizou a ação. A operação também contou com 30 viaturas da Polícia Civil.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Reservatórios estão com menos de 50% da capacidade


O último levantamento divulgado no início da semana passada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) coloca em alerta as autoridades.
O estudo revela que, apesar das precipitações dos dois últimos meses, marcando o fim do período chuvoso, em algumas regiões do Brasil, o nível dos reservatórios das hidrelétricas do País é o mais baixo desde 2001 - ano em que foi decretado o racionamento de energia.
Além da preocupação com o setor energético, existe o receio quanto aos impactos da seca no abastecimento de algumas cidades nos próximos meses, em que, tradicionalmente, não costuma chover com tanta intensidade nos Estados da região Nordeste, mas especificamente no Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba e Bahia.
Os reservatórios do Nordeste são os que estão com menor índice de armazenamento de 48,93% da capacidade. Em abril de 2001, o nível registrado foi de 33,13%.
Com relação aos reservatórios do Rio Grande do Norte, com as últimas chuvas, houve recuperação do nível de alguns, mas a situação ainda preocupa as autoridades. O secretário de Recursos hídricos do RN, Leonardo Rego, tem insistido na necessidade de se ampliar os sistemas adutores no Estado e na construção de novos reservatórios para garantir o abastecimento da população e evitar definitivamente um colapso no sistema de abastecimento no Estado.
“A nossa prioridade é investir em obras efetivas e estruturantes de convivência com a seca”, disse Leonardo.
O secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos assinou no dia 1.º a ordem de serviço para a recuperação de 66 sistemas de dessalinização que atendem a 5.300 famílias em 42 municípios do Rio Grande do Norte.
Serão investidos R$ 1,8 milhão, repassados pela Secretaria Nacional da Defesa Civil. O termo prevê a contratação de empresas especializadas em recuperação de sistemas de dessalinizadores utilizados para abastecimento das comunidades que necessitam de água para a produção agrícola e pecuária e para o consumo humano. Outras propostas, como a construção da adutora Expressa no Alto Oeste e as barragens de Oiticica e Umarizeira, estão sendo viabilizadas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››