sexta-feira, setembro 20, 2013

Sargento da PM é preso em São Gonçalo por pegar dinheiro com comerciantes

Um sargento da Polícia Militar, lotado no 11º Batalhão, foi preso em flagrante delito, na tarde desta sexta-feira (2), pela prática do crime de concussão. De acordo com o delegado Aldo Lopes, da Delegacia de Plantão da Zona Norte, esse crime é registrado quando um servidor público recebe alguma vantagem indevida em razão da sua função.

Ainda segundo o delegado, o sargento teria ido até o loteamento Santa Teresa, em São Gonçalo do Amarante, passava por alguns estabelecimentos comerciais, fardado, pedindo dinheiro para comprar um botijão de gás.

Um dos comerciantes confirmou ao Portal BO que o sargento chegou pedindo dinheiro para comprar o gás e, com isso, ele entregou R$ 30. Depois disso, o homem começou a observar o policial e viu que ele entrou em outros estabelecimentos.

O comerciante perguntou aos colegas e descobriu que o sargento usava o mesmo argumento e também pediu dinheiro. Reginaldo Pereira do Nascimento, de 48 anos, acabou sendo preso e autuado pela Polícia Civil pelo crime de concussão. O policial não quis conversar com a imprensa para apresentar sua versão dos fatos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Trio é detido pela PM após assalto em clínica na zona Norte

Dois homens e um adolescente foram detidos, nesta sexta-feira (20), suspeito de terem realizado um assalto a uma clínica odontológica, na avenida Itapetinga, zona Norte de Natal. Os criminosos fizeram um arrastão no local e ainda fugiram levando o carro de uma dentista, um Renault Sandeiro.

A polícia informou que os criminosos chegaram a clínica em um Gol prata, que também era roubado. Eles invadiram a clínica armados e anunciaram o assalto, recolhendo objetos e dinheiro das pessoas que estavam no local. Na fuga, eles roubaram o carro em que estavam e levaram o da dentista.

Logo em seguida, policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar foram acionados e iniciaram diligências. O Renault Sandeiro levado da clínica foi encontrado no bairro de Igapó e, na mesma região, os três suspeitos foram localizados.

Eles foram identificados como Rodrigo Nascimento da Silva, de 19 anos, e Ítalo Freitas Viana, de 18 anos. O adolescente apreendido tem 17 anos. O trio estava com alguns pertences roubados da clínica e foi levado para a Delegacia de Plantão da Zona Norte.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

POLICIA CIVIL DO CEARÁ CUMPRE MANDADO DE PRISÃO EM MOSSORÓ E APREENDE ARMAS E MUNIÇÃO COM COMERCIANTE MOSSOROENSE

Desde a madrugada de sexta feira, 20 de setembro de 2013, uma equipe de Policiais Civis da Cidade de Tabuleiro do Norte/CE, comandado pelo delegado titular da referida cidade, o Bacharel Cidorgeton, conhecido como Tony, de posse de um mandado de prisão temporaria  expedido no dia 19/09/2013  pelo Juiz Tácio Gurgel Barreto da Comarca de Tabuleiro do Norte/CE. Em desfavor da pessoa de Juvenal Oliveira da Silva,solteiro, residente no Sitio Aldeia Velha Zona Rural da Cidade.De acordo com informações do delegado dão conta que em um trabalho de investigação que ele e sua equipe fizeram na Cidade de Tabuleiro do Norte, descobriu-se que "Juvenal"acusado de um homicídio naquela cidade, tinha se refugiado na Cidade de Mossoró, nas primeiras horas de sexta feira (20), o delegado e sua equipe conseguiram prender o acusado em um bar na Avenida Lauro Monte no Bairro Santo Antonio em Mossoró, o mesmo antes de ser recambiado para a Cidade de Tabuleiro, disse ao delegado que a arma que ele tinha subtraído da vitima do homicídio por ele praticado, teria vendido a um comerciante no Conjunto Habitacional Abolição II.
Delegado no centro e sua equipe de policiais
Foto Jr.Dantas

O delegado e sua equipe foram até o endereço do comerciante repassado pelo homicida e nas proximidades do “TRE” no Abolição II em Mossoró, e em poder do mesmo os policiais encontraram o revolver calibre 38, 16 balas intactas, uma espingarda calibre 36 e 09 cartuchos deflagrados. O comerciante foi conduzido até a delegacia de plantão de Mossoró pelos Agentes de Policia Civis do Ceará, juntamente com as armas e as munições para ser apresentado ao delegado plantonista, e autuado por posse ilegal de arma, mais como o crime de posse de arma é afiançável, o delegado arbitrará fiança que após ser pago o comerciante será automaticamente liberado e responderá pelo crime em liberdade. Ainda de acordo com informações nos repassadas pelo delegado Tony, o comerciante vai ser investigado de ele tem ou não envolvimento com o homicida "Juvenal"que responde por um crime de homicídio, uma tentativa de homicídio, um 157, por assalto na Cidade de Tabuleiro do Norte.

Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

DIVIPOE PRENDE INDIVIDUO ACUSADO DE FURTOS E ASSALTOS EM MOSSORÓ

Os agentes Dias e Claudio Carvalho lotados na Divisão de Polícia do Oeste, DIVIPOE, conseguiram prender durante a tarde desta sexta feira, 20 de setembro de 2.013, no bairro Santo Antônio, mais precisamente na Rua Manoel Benício, o elemento Guilherme Figueiredo Alves Duarte de 19 anos de idade, residente no endereço acima citado. De acordo com o agente Dias, Guilherme já vinha sendo investigado a vários dias, principalmente depois que tomou conhecimento através de denúncias anônimas, que ele vinha praticado assaltos em alguns bairros da cidade. Baseados nestas denúncias, os agentes abordaram Guilherme durante a tarde desta sexta feira, em frente a residência dos pais dele, e numa revista no interior da casa, os policiais encontraram enterrado no chão por traz de um tanque de agua, um revolver calibre 38 com três munições intactas, uma embalagem de plástico com 13 pérolas de diamantes, dois relógios, dois anéis de formatura, um cordão de ouro, uma carteira de bolso, uma bolsa de viagem, um motor de bombear agua, e quatro rodas magnéticas de carro que o acusado tinha vendido ao vizinho. Os agentes o conduziram para a Delegacia de Plantão, juntamente com todo o material apreendido, onde o acusado foi autuado pelo Dr. Roberto Moura, no artigo 157 roubo a mão armada, e em seguida foi conduzido para a Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza, onde permanecerá a disposição da justiça.





Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Policial militar é baleado durante tentativa de assalto em Parnamirim

Um policial militar de folga foi baleado, na tarde desta sexta-feira (20), durante uma tentativa de assalto no centro da cidade de Parnamirim. O militar estaria na frente de uma loja de móveis, onde fazia segurança, quando três bandidos chegaram ao local.

"Logo que viu os assaltantes, o soldado Galdino reagiu e trocou tiros com eles", contou o soldado Lopes, do 3º Batalhão da Polícia Militar. Durante o tiroteio, o policial militar acabou sendo baleado.

Além disso, ele também teria conseguido ferir um dos bandidos. Os criminosos fugiram do local, no entanto, uma viatura estava passando no local e foi avisada da ocorrência saindo em diligências. Dois dos suspeitos acabaram sendo presos e o terceiro fugiu.

Eles estava em um veículo Citroën de cor prata .O soldado Galdino foi socorrido e levado para o Hospital Walfredo Gurgel, onde está sendo submetido a uma cirurgia. O estado de saúde dele é considerado grave. 

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Vídeo mostra criança de velocípede em meio a carros no Centro do Rio


Uma criança foi flagrada descendo de velocípede o Elevado Paulo de Frontin para a Avenida Presidente Vargas, na Cidade Nova, Centro do Rio, em meio a carros em alta velocidade, na manhã desta sexta-feira (20). A cena foi flagrada por equipes do RJTV.
Segundos depois, o menino sobe novamente a via para descer com o brinquedo. A Guarda Municipal justificou, por meio de nota, que não foi acionada sobre essa ocorrência. O órgão informou, porém, que, quando é acionada, faz as operações necessárias para a segurança da população, como fechar o trânsito.
Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) informou que ia enviar equipes ao local nesta tarde para saber se o menino está com os responsáveis para retirá-lo da situação de risco.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Felipe Guerra - RN pode perder um dos seus mais belos Pontos Turísticos.


Ao visitar mais uma vez o Olho D’água do Tetéu, mais conhecido pela população como “Buraco do Tetéu”, pôde-se observar que já não existe demanda de água no local, fato muito inusitado, pois se trata de uma nascente, que mesmo em períodos de estiagem rigorosa jorrava água com certa força em direção ao Rio Apodi-Mossoró. 

Não foi feito nenhum estudo específico, mas acredita-se que há a interferência direta da construção da Adutora Santa Cruz-Mossoró, pois as escavações e montagens de estruturas e encanações em certa profundidade pode ter mudado o percurso das águas subterrâneas ou até mesmo barrado. 

Entenda melhor a situação:


O fluxo de água subterrânea segue um percurso, obedecendo ao sentindo topográfico do ponto mais alto ao mais baixo, tendo algumas falhas como facilitadores desse movimento (As setas em azul indicam o sentido de fluxo).  

Com o barramento (Reta azul no canto esquerdo indica o barramento feito pela adutora), ficará impossível que o abastecimento dessa nascente seja feito, assim, dificilmente veremos o Olho D’água do Tetéu na ativa ou apenas em épocas chuvosas, quando a demanda de água ultrapassaria o barramento.  O pior ainda não se viu, pois há o receio que a Cachoeira do Roncador, Caripina e o tradicional Olho D’água do Brejo também corram risco de desaparecer.

Felipe Guerra necessita de maiores cuidados com suas riquezas naturais, uma situação como essa deveria chamar a atenção das autoridades com urgência, recursos naturais como esses são insubstituíveis.

Reprodução Cidade News Itaú via Blog ViDizer/Jaldesmar Costa
Leia Mais ››

Potiretama-CE: homem é preso acusado de estuprar uma Senhora de 60 anos.

Um homem foi preso pela policia militar, nesta quarta-feira (18/09/2013), no centro da cidade de Potiretama / CE, acusado de estuprar uma senhora de 60 anos. O caso, conforme a Polícia, ocorreu na madrugada do último domingo (15/09/2013), na Localidade de Barros, Zona Rural daquele Município. 

O acusado trata-se da pessoa conhecida como "Antônio Marcos", de 36 anos, que teria invadido a casa da senhora  e praticado o crime. Informações dão conta,  de que devido a gravidade do abuso a mulher chegou sangrando ao hospital  local, sendo constatado ainda que o acusado teria introduzido a mão para praticar o ato, visto que pedaços de unhas foram encontradas nas partes intimas da Vítima, o que torna o caso ainda mais cruel.

Reprodução Cidade News Itaú via Alto Santos é Notícia/F5 Apodi
Leia Mais ››

IDENTIFICADO O TARADO QUE TENTOU ESTUPRAR FUNCIONÁRIA DO HOTEL EM ASSU

O elemento que tentou estuprar uma funcionária no hotel São Geraldo em Assu no ultimo dia 18/09 foi identificado pela polícia trata-se de Jânio Carlos mas conhecido por Piqueno residente na rua 24 de Outubro no bairro Esperança na cidade de Angicos.
Segundo informações policiais chegaram a cercar a casa do meliante, mas a família não permitiu a entrada, mediante a isso se acredita que o Piqueno teria fugido para a capital do estado.
Se você tiver alguma informação que leve ao paradeiro deste tarado ligue imediatamente para a polícia sua identidade será preservada.

Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››

JOVEM DEU ENTRADA NO HOSPITAL DE ASSU E DISSE QUE FOI VITIMA DE TIRO ACIDENTAL

Ilustração
Um homem identificado como Gildeon Frutuoso da Silva, natural de Assu, foi vitima de um disparo de arma de fogo por volta das 18hs de ontem (19). Gildeon disse aos policiais no hospital em Assu, que foi vitima de assalto na Br-304, nas proximidades do parque de vaquejada de Angicos. Mas, segundo sua genitora, Gildeon tem problemas mentais e sofre de amnésia, e sua conversa pode ser fruto de sua imaginação, “MENOS O TIRO”.
A vitima foi atendida no hospital regional e em seguida transferida para o Tarcísio Maia em Mossoró.

Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››

Criança com problemas mentais incendeia parte de uma residência em bairro de Santa Cruz/RN

Apesar do susto, não houve vítimas e o incêndio foi controlado pelos familiares com ajuda de vizinhos

Na tarde desta quinta-feira (19), por pouco não aconteceu uma tragédia em Santa Cruz, isso porque, uma criança de aproximadamente 10 anos de idade, acidentalmente tocou fogo em um cômodo de sua residência.

Segundo informações da família a criança tem problemas mentais e antes de cometer o fato ela teria tentado colocar fogo em sua própria cabeça, um dos familiares contou que estavam todos sentados na calçada quando sentiram cheiro de algo queimando quando entraram para olhar viram aquela cena do quarto pegando fogo.

Todos começaram a jogar água para conter as chamas, vizinhos também ajudaram, por pouco a casa toda não foi incendiada, o fato aconteceu na Rua Lourival Praxedes no Bairro Paraíso na residência da Sra. Rita Matilde. Uma pessoa da família nos enviou a foto do acontecido. 

Reprodução Cidade News itaú via Santa Cruz Online
Leia Mais ››

PREFEITURA DE MOSSORÓ ANUNCIA CONCURSO COM 325 VAGAS

A prefeita de Mossoró Claudia Regina divulgou nesta sexta- feira, 20, a realização de concurso público para o preenchimento de 325 vagas em diversos cargos nas secretarias de Educação e Desenvolvimento Social. 

O edital do concurso será publicado na edição da próxima segunda- feira, 23 no Jornal Oficial de Mossoró (JOM). O anúncio foi feito durante entrevista coletiva à imprensa no Palácio da Resistência. 

De acordo com a prefeita, a maioria das vagas ofertadas são para assistente social em ambas as secretarias. “Temos um compromisso sério com a melhoria da educação em nosso município, por isso que estamos nos esforçando para melhorar o quadro de professores em nossas escolas” comentou a prefeita. 

Para os cargos de professor serão 200 vagas, os salários variam entre R$ 1.537,17 e R$ 2.077,89. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet entre os dias 14 de outubro e 4 de novembro. A taxa de inscrição será de R$ 70,00. 
Na secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude, as oportunidades são para: Assistente Social (40), Psicólogo (19) e Técnico de nível superior (32). 

Já para a secretaria de Educação e Desporto as vagas estão abertas para assistente social (04), educador físico (05), interprete de líbras (02), nutricionista (02) e professores de Artes (06), Ciências (09), Educação Física (20), Ensino Religioso (02), Geografia (05), História (03), Inglês (06), Língua Portuguesa (07), Matemática (07) Música (06) e professor de Educação Infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental (150).

Reprodução Cidade News Itaú via Marcos Antonio/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Visita "apagada" de Rosalba Ciarlini pelo Alto Oeste revela seu isolamento político.

Havia um tempo em que o Governador do Estado do Rio Grande do Norte quando visitava a região do Alto Oeste era acompanhado por inúmeros deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores e até lideranças comunitárias. 

Quando da sua chegada à região, o Chefe do Executivo Estadual sempre era recebido com pompas, pirotecnia e honrarias proporcionais à sua importância, mas agora tudo parece ter mudado. 

Digo isso porque se alguns lisonjeadores do DEM não tivessem sido mobilizados a Governadora Rosalba Ciarlini teria sido recepcionada ontem em Pau dos Ferros por ninguém, ninguém mesmo! 

Contava-se nos dedos as verdadeiras lideranças políticas e autoridades que acompanharam a governadora na Região. Em tempo: Apenas um deputado estadual e um prefeito recebeu a governadora no campo de pouso de Pau dos Ferros. 

Diante disso, fica fácil diagnosticar que o isolamento político enfrentado por Rosalba Ciarlini é reflexo de suas próprias ações desastrosas à frente da máquina pública estadual. 

Que dureza...

Reprodução Cidade News Itaú via Política Pauferrense
Leia Mais ››

JOVEM PUBLICA QUE VAI SE MATAR EM REDE SOCIAL E CUMPRE O FÁTIDICO ATO EM MOTEL NO BAIRRO ABOLIÇÃO II EM MOSSORÓ

Um jovem publicou no facebook uma arma que iria por fim a sua vida deixando muitos amigos angustiados com tal possibilidade que infelizmente se concretizou na tarde de hoje em um motel no bairro Abolição 3 em Mossoró.A equipe do passando na hora se encontra no local mais detalhes a qualquer momento.






Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Tribunal Superior Eleitoral adia análises sobre criação de novos partidos

A análise dos processos de criação do partido Solidariedade e do PROS no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi adiada para a próxima terça-feira 24. O tema, inserido na pauta desta quinta-feira 19, do tribunal, foi alvo de pedidos de vista, ou seja, mais prazo para análise.

No caso do Solidariedade, o pedido foi feito pelo Ministério Público Eleitoral. Já em relação ao PROS, o pedido foi realizado pela própria relatora do caso no TSE, ministra Laurita Vaz.

Após o anúncio do adiamento, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o “Paulinho da Força”, idealizador do Solidariedade lamentou o adiamento. “É ruim, porque atrapalha o processo de filiação, que se acaba no próximo dia cinco. Mas faz parte do processo jurídico eleitoral”, disse.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Telexfree entra com pedido de recuperação judicial

A Ympactus Comercial, conhecida pelo nome fantasia Telexfree, entrou com pedido de recuperação judicial, informou a empresa por meio de comunicado em sua página no Facebook. Segundo a nota, a medida "visa proteger seus divulgadores e a empresa no Brasil".
Procurado pelo G1, o advogado da empresa, Horst Fuchs, informou que o pedido foi protocolado na quinta-feira (19) na Justiça do Espírito Santo, mas não informou o valor da dívida.
"Vai ser divulgada uma nota sobre o assunto e o diretor Carlos Costa também fará um esclarecimento em vídeo aos divulgadores", disse o advogado, sem dar mais detalhes sobre a medida tomada pela empresa para tentar garantir o pagamento de seus credores.
A Telexfree é investigada por suspeita de pirâmide financeira e está com as atividades e as contas bloqueadas, a pedido do Ministério Público do Acre (MP-AC).
Entenda o caso Telexfree
No dia 18 de junho, a juíza Thaís Borges, da 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, julgou favorável a medida proposta pelo MP-AC para suspender as atividades da Telexfree. Com a decisão da juíza, foram suspensos os pagamentos e a adesão de novos contratos à empresa de marketing multinível Telexfree até o julgamento final da ação principal, sob pena de multa diária de R$ 500 mil em caso de descumprimento e de R$ 100 mil por cada novo cadastramento. A magistrada afirma que a decisão não configura o fim da empresa, apenas suspende suas atividades durante o processo investigativo.
Lei de falências no Brasil
A lei 11.101, sancionada em 9 de fevereiro de 2005 pelo Presidência da República, regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade.
A recuperação judicial é abordada no capítulo três da lei, que explica que “tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica”.
A lei de 2005 acabou com o instrumento da "concordata" no Brasil e permite que a empresa endividada apresente a sua própria proposta para os credores.
A legislação fixa um prazo de seis meses para a negociação entre as partes, que é intermediada por um administrador judicial nomeado pela Justiça. No caso de não haver acordo entre credores e devedores sobre o plano de recuperação, é decretada a falência.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

HOMICÍDIO EM ANTÔNIO MARTINS/RN

De acordo com informações colhidas via blog Rádio Caripina, o cidadão que atendia pela alcunha de Nêgo de Toinho de Chapa, residente no sítio melancias, foi vítima de homicídio nesta manhã de sexta-feira, 20/09, quando este se encontrava no bairro Muquém e se preparava para cortar o cabelo. 
A vítima estava no salão de Abel quando foi surpreendido pelos atiradores. 

Policial das cidades vizinhas já estão em diligencia na tentativa de localizar, identificar e prender os meliantes. 

Reproduçpão Cidade News Itaú via Blog Rádio Caripina/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Síria entrega dados sobre armas químicas para entidade fiscalizadora

A Síria enviou nesta sexta-feira (20) uma "declaração inicial" sobre suas armas químicas e programas de pesquisa na area para a OPAQ (Organização para a Proibição de Armas Químicas), sediada em Haia, na Holanda.

O porta voz da OPAQ afirmou que o material "está sendo analisado", e que ainda não serão divulgados detalhes sobre o arsenal. Um diplomata da ONU ouvido por agências internacionais afirmou que "o material é vasto e está sendo traduzido. Mas esperamos mais".

A organização - que monitora o uso de armas químicas no mundo - já manifestou publicamente sua pressa em destruir as armas químicas sírias e as instalações que as fabricam.

No entanto, os esforços diplomáticos para agilizar o processo não têm surtido efeito. Um encontro marcado para domingo (22), no qual o conselho executivo da OPAQ – composto por representantes de 41 países – discutiria o plano da Rússia para a Síria foi adiado.

Segundo o acordo firmado por Estados Unidos e Rússia, inspetores devem entrar na Síria em novembro para começar o processo de destrução do arsenal e dos equipamentos de produção de armas químicas.

Todo o arsenal sírio deve ser removido ou destruído até meados de 2014. 


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Turistas brasileiros ilhados deixam balneário no México nesta sexta

O grupo de 39 turistas brasileiros de terceira idade que pediram ajuda ao consulado e à embaixada do Brasil no México após ficarem isolados pelas chuvas torrenciais provocadas pelo furacão Manuel, que atingiram a região da cidade de Acapulco, no estado de Guerrero, será resgatado na tarde desta sexta-feira (20).
Segundo Luiz Guilherme da Silva, cônsul geral adjunto responsável pelo consulado do Brasil no México, os idosos devem chegar ao aeroporto de Acapulco por volta das 13h locais e serão transportados por um voo comercial para a Cidade do México. O grupo deve chegar à capital mexicana ainda nesta noite.
O traslado foi conseguido devido a uma parceria entre o governo mexicano com as empresas áereas locais, já que o resgate do grupo exigia cuidados por ser formado por idosos. Os turistas não poderiam ser transportados por aviões militares cargueiros - que estão resgatando a população local -, já que as aeronaves são despressurizadas, não contém assentos e poderiam causar algum dano à saúde deles.

Entenda o caso
O grupo de turistas fez contato com o consulado na terça-feira (17) e pediu ajuda por estar assustado e isolado com a situação no país.
De acordo com Pablo Braga Costa Pereira, assessor da embaixada brasileira no México, as pessoas conseguiram ser hospedadas em um hotel com água potável e comida, e até um médico foi deslocado ao local para prestar a assistência necessária.
Todas as medidas de segurança, segundo o cônsul Luiz Guilherme, estão sendo tomadas em conjunto com o governo mexicano. Até o momento, segundo ele, não há notícias de nenhuma vítima brasileira no país.
As tempestades já deixaram pelo menos 97 mortos e mais de 50 mil desabrigados no país.
Por conta das chuvas, o trajeto de Acapulco para a capital Cidade do México continua sendo feito por aviões militares e uma exceção foi aberta para os turistas brasileiros. Segundo Luiz Guilherme, cerca de 22 voos militares estão sendo feitos por dia no aeroporto local, mas, como ele está parcialmente alagado, boa parte deles acabam sendo cancelados.
A embaixada brasileira no México ressaltou que não sabe dizer ao certo quantos brasileiros estão no país no momento, mas que já informou tanto a Defesa Civil quanto a secretaria que cuida de desastres naturais na região para auxiliá-los.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Incêndio foi precedido de cinco explosões em fábrica em MG, diz Corpo de Bombeiros

O incêndio que consomiu diversos galpões de uma fábrica de painéis de plástico em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), foi precedido de cinco explosões em cilindros de gás, segundo o Corpo de Bombeiros. O fogo começou por volta das 9h desta sexta-feira (20) e foi controlado pouco antes das 13h.

Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros André Gerkem, dois cilindros de gás foram totalmente destruídos e outros três parcialmente danificados. Após as explosões, o fogo atingiu galpões da empresa onde está armazenado o polietileno, principal insumo utilizado nas linhas de produção da fábrica.

Os bombeiros orientam as pessoas a não se dirigirem ao local por causa da fumaça que resultou da queima de produtos plásticos.

Ainda de acordo com Gerkem, uma funcionária de uma indústria que fica ao lado da CMP relatou ter sentido um forte cheiro de gás no início da manhã, antes das explosões.

O entorno da fábrica foi isolado por causa da fumaça, que é tóxica, segundo o Corpo de Bombeiros. No início desta tarde, ainda havia diversos focos de incêndio no local. Ao todo, 11 viaturas e 40 homens do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local.

A CMP (Componentes e Módulos Plásticos), fábrica da Magneti Marelli, tem cerca de 700 empregados e produz os painéis de veículos da Fiat, como consoles internos, forros internos, maçanetas e para-choques.

Procurada pela reportagem a CMP afirmou que vai divulgar uma nota sobre o acidente. Não há representantes da empresa no local.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tiroteio deixa ao menos 13 feridos em parque em Chicago


Pelo menos 13 pessoas ficaram feridas, incluindo uma criança, na quinta-feira à noite em um tiroteio entre grupos rivais em um parque de Chicago, anunciou a polícia da cidade da região norte dos Estados Unidos.


Entre os feridos está um menino de três anos, atingido no rosto e que está em condição crítica.
Outras três pessoas estão em estado grave
O tiroteio teve início às 22h15 (0h15 de Brasília, sexta-feira).
"Acreditamos que o tiroteio foi provocado por grupos rivais", disse Ron Gaines, porta-voz do departamento de polícia de Chicago.
As autoridades não anunciaram mortes nem detenções após o tiroteio, ocorrido em uma quadra de basquete do Cornell Square Park, no bairro de Yards.
Há relatos de que homens em um carro teriam passado e aberto fogo contra quem estava na quadra.
As vítimas são, em sua maioria, jovens e uma delas foi atingida no abdome.

mapa tiroteio chicago (Foto: 1)
Chicago luta contra a violência das gangues em uma cidade onde 506 pessoas morreram ano passado em homicídios.
É uma alta de 16% na comparação com 2011, segundo estatística do FBI (a polícia federal dos EUA).
Em comparação, Nova York, que tem uma população três vezes maior do que a de Chicago, registrou 419 homicídios no mesmo período.
O presidente Barack Obama pediu o fim da violência "sem sentido" na cidade, que é sua base eleitoral, e defende medidas para aumentar os controles sobre as armas de fogo.
O debate, no entanto, não avança no Congresso.
O prefeito de Chicago, Rahm Emanuel, ex-chefe de gabinete de Obama, prometeu levar os criminosos à justiça e pediu a possíveis testemunhas que abandonem o medo e ofereçam informações à polícia.
"Atos de violência sem sentido não têm cabimento em Chicago e traem nossos valores", disse Emanuel.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Por contrato, Mano terá que pagar R$ 1 mi ao Fla após pedir demissão

A decisão de Mano Menezes de pedir demissão após a derrota por 4 a 2 para o Atlético-PR na última quinta-feira surpreendeu a todos no Flamengo. Mais do que isso, deixou irritada boa parte da diretoria, que agora já corre para buscar um substituto. Entretanto, o pensamento dos cartolas não se resume a achar um novo nome, mas também acertar as contas com o antigo técnico do clube.

Incomodados, os dirigentes pretendem fazer valer uma cláusula contratual que obriga uma das partes - neste caso, Mano - a pagar uma indenização de valor referente a dois salários por conta de uma rescisão unilateral. Neste caso, a dívida do ex-treinador seria de aproximadamente R$ 1 milhão, já que tinha vencimentos que giravam na casa dos R$ 500 mil.

"Confesso que nem tinha pensado neste aspecto. Acredito que isso deve estar sendo analisado pelos nossos departamentos jurídico e financeiro. Para falar a verdade, não sei nem o que está estabelecido no contrato em termos de valores. Vamos aguardar", pediu o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello. Em comunicado divulgado no seu site oficial, porém, o clube fez questão de ressaltar que a saída de Mano havia ocorrido de forma unilateral.

Nos próximos dias, os departamentos jurídico e financeiro deverão se pronunciar oficialmente sobre o caso. A diretoria não recebeu nenhum tipo de explicação de Mano Menezes, que pediu demissão e comunicou sua decisão apenas a elenco, comissão técnica e membros do departamento de futebol no vestiário do Maracanã. 

A derrota por 4 a 2 para o Atlético-PR, na noite desta quinta-feira, foi decisiva para a decisão de Mano Menezes. O ex-comandante da seleção brasileira surpreendeu e decidiu abandonar o clube com o argumento de que não havia conseguido passar o que pensa para o grupo de jogadores pouco depois de completar três meses na Gávea. O pedido de demissão foi feito pouco após o jogo. O Flamengo chegou a fazer 2 a 0 em apenas sete minutos de partida, mas levou a virada.

A cúpula do Flamengo já trabalho para encontrar um profissional para tentar aliviar a tensão no Flamengo no Campeonato Brasileiro.

Abel Braga é a primeira opção, mas há o temor de que o treinador faça um pedido salarial fora da realidade do clube. Com isso, Celso Roth ganharia força. O técnico é sugestão do o diretor executivo de futebol, Paulo Pelaipe.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mãe suspeita de matar filhas ficará presa até possível julgamento

Mary Vieira Knorr, de 53 anos, é suspeita da matar as filhas (Foto: Reprodução/G1)A Justiça de São Paulo converteu a prisão em flagrante de Mary Vieira Knorr, de 53 anos, em preventiva. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (20) pelo Ministério Público e pela defesa da mulher. Dessa forma, a suspeita de matar, na semana passada, as duas filhas adolescentes e o cão da família permanecerá presa até eventual julgamento.
Presa em flagrante no sábado (14) em sua casa no Butantã, na Zona Oeste, Mary teria confessado os crimes a policiais militares e a uma médica. Alterada, teria dito que queria se suicidar e foi levada para um hospital, onde permanece internada e sem previsão de alta.
A hipótese mais plausível para a polícia é a de que a mulher pode ter surtado e, em seguida, asfixiado as irmãs Giovanna, de 14 anos, e Paola Knorr Victorazzo, de 13, e o cachorro. Laudos da Polícia Técnico Científica irão apontar se as vítimas foram esganadas pela mãe ou intoxicadas por gás de cozinha.

Segundo a Polícia Civil, o inquérito será concluído até segunda-feira (23), possivelmente sem o depoimento de Mary. Após ser internada, a mulher foi diagnosticada como portadora de transtorno mental por conta do uso de medicamentos sedativos e hipnóticos. Segundo seu advogado, Lindenberg Pessoa de Assis, ela não está em condições de falar sobre o crime. “Ela está meio inconsciente, se tratando, sedada.”
Apesar disso, o delegado Gilmar Contrera, do 14º Distrito Policial, em Pinheiros, já indiciou a suspeita pelos homicídios. “Para a investigação não restam dúvidas: foi a mãe que assassinou as meninas. As provas são depoimentos de policiais e médicos que ouviram a confissão dela", disse Contrera na quinta (19) ao G1. O policial vai pedir também exame de insanidade mental ao Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc).

Paola Victorazzo (Foto: Reprodução / arquivo pessoal)Paola Victorazzo tinha 13 anos 
(Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)
O documento pode ser anexado posteriormente à conclusão do inquérito e servirá para a Justiça saber se vai responsabilizar Mary criminalmente ou se a suspeita necessita de tratamento psiquiátrico.
Se a mulher for considerada inimputável (não responde pelos seus atos) ou semi-imputável (tem consciência parcial do que faz) poderá ir a um hospital psiquiátrico. Ela não poderia ficar presa numa cadeia comum, teria de ser submetida a tratamento, onde permaneceria detida até ser curada. Se for considerada imputável pode responder criminalmente pelos assassinatos.
A promotora do caso, Mildred de Assis, disse que aguarda a chegada do inquérito, previsto para ser concluído na segunda. O advogado Assis pretende esperar o resultado do exame de insanidade ou de outros laudos de psiquiatras do Hospital Universitário da USP, onde sua cliente está internada, para pedir a liberdade de Mary.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Para órgão internacional, epidemia de Aids pode acabar em 2030

A luta contra a Aids entrou em uma nova fase na qual já é possível vislumbrar o fim da epidemia, o que poderia ocorrer em 2030, afirmou no Panamá o diretor-executivo-adjunto da ONUAids, Luis Loures.

"Penso que 2030 é uma meta viável para dizer que chegamos ao fim da epidemia", afirmou Loures durante um encontro com jornalistas na noite de quarta-feira (18) no Panamá.

"O HIV (vírus da imunodeficiência humana adquirida) vai continuar existindo com um caso aqui e outro ali, mas não em nível epidêmico como temos hoje", acrescentou.

Segundo dados da ONUAids, todos os anos são registradas no mundo 3 milhões de novas infecções com o HIV, vírus causador da Aids, uma doença que provoca a morte de 1,7 milhão de pessoas anualmente.

"Podemos chegar ao fim da epidemia porque temos tratamento e forma de controlar as infecções (...) estamos avançando, não há dúvidas", assegurou Loures, que está no Panamá para discutir com agências das Nações Unidas da América Latina novas estratégias para combater a doença.

Este avanço na luta contra a doença ocorre graças a um acesso maior aos medicamentos e a uma queda considerável em seu custo.
Há 20 anos, a média do tratamento anual para uma pessoa com HIV era de 17.000 dólares, hoje é de 150 dólares anuais, o que se deve, em grande parte, à introdução de genéricos.

Além disso, as pessoas com o HIV iniciam os tratamentos mais cedo do que antes, o que retarda o aparecimento da doença.

Segundo a ONUAids, o número de novas infecções anuais caiu 20% na última década em nível global e em uma lista de 25 países (13 deles da África subsaariana) caiu 50%.

Em 24 meses, o número de pessoas com acesso ao tratamento vital para o HIV aumentou 60%.

"O desafio agora são os grupos mais vulneráveis", como os homossexuais masculinos, trabalhadores sexuais e consumidores de drogas, que não têm acesso a tratamentos por medo de serem discriminados e criminalizados, segundo Loures.

"Se não conseguirmos controlar a epidemia nesses grupos, a Aids continuará conosco", advertiu.

No final de 2011, 34 milhões de pessoas viviam com o HIV em todo o mundo, a maioria (69%) na África Subsaariana, onde um em cada 20 adultos (4,9%) vive com a doença.

Essa região africana é seguida pelo Caribe e pelo Leste Europeu e a Ásia central, onde em 2011, 1% dos adultos vivia com HIV.
Segundo Loures, "hoje há um número de casos onde temos evidência de cura e isto nos transmite muita esperança".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Avião cai e cinco pessoas morrem em Caldas Novas, dizem bombeiros

Avião cai em Caldas Novas, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

A queda de uma aeronave de pequeno porte matou cinco pessoas em Caldas Novas, no sul de Goiás, na manhã desta sexta-feira (20). O acidente aconteceu por volta das 10h45 no Bairro Paraíso I. Apesar de se tratar de uma área semiurbana, segundo o Corpo de Bombeiros nenhuma casa foi atingida.Todas as vítimas eram ocupantes do avião, sendo três homens e duas mulheres.

Ao G1, o tenente coronel dos Bombeiros Mauro Gonçalves de Queiroz afirmou a aeronave iria pousar no aeroporto de Caldas Novas quando houve a queda, em uma mata próxima à cabeceira da pista do aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães. "O avião estava baixo e até o trem de pouso já estava abaixado", explicou.

A prefeitura de Caldas Novas informou que, de acordo com os planos de voos registrados no sistema aeronáutico, o avião modelo Seneca 3, Prefixo PTVRF, partiu da cidade de Ouro Fino, em Minas Gerais, às 8h45 desta sexta.

Segundo os Bombeiros, a aeronave deveria abastacer em Caldas e de lá seguiria para Gurupi (TO). Por isso, a falta de combustível é uma das hipóteses para a queda. "Não houve incêndio, explosão, nem vazamento de combustível no local. Mas só a perícia poderá confirmar", informou o Queiroz.

A Polícia Técnico-Científica realiza perícia no local. Técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) de Brasília irão a Caldas Novas para investigar as causas do acidente.

Avião cai e cinco pessoas morrem em Caldas Novas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Indústria do sal no RN vence queda de braço por espaço no Porto de Santos


A indústria salineira potiguar saiu vitoriosa da queda de braço para garantir o espaço do escoamento da produção de sal do Rio Grande do norte no Porto de Santos, principal via de transporte que movimenta em média 470 mil toneladas por ano.

A garantia de manutenção do sal potiguar em face da ameaça de competitividade com o sal do Chile no Porto de Santos, veio após reunião dos empresários potiguares com a bancada federal e órgãos de fiscalização marítima nesta quinta-feira em Brasília.

O encontro mediado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, contou com a participação do ministro da Previdência Garibaldi Filho, o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Pedro Brito, o representante da Casa Civil, Guilherme Penin, e a Rogério Menescal, da Secretaria Nacional de Portos.

“O processo de licitação está na fase de adaptações e ajustes após a consulta popular e audiências públicas”, explicou o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Pedro Brito. Foram enviadas 3.104 sugestões de mudanças para a futura gestão do terminal. Brito trabalhou na expansão do terminal salineiro de Areia Branca, onde foram investidos R$ 200 milhões, e reconheceu a importância do sal para a economia do Rio Grande do Norte e para a pecuária e a indústria química e alimentícia brasileira.

A indústria do sal no RN é responsável por 97% da produção nacional além de gerar cerca de 30 mil empregos diretos.

Com o processo de licitação em andamento para a escolha da nova empresa que vai administrar o setor graneleiro, conhecido como STS-20, havia uma preocupação dos empresários de perderem espaço para o sal importado do Chile.  A licitação deverá ser concluída ate o final de novembro.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Impedidos de cantar música, integrantes do Leleks dançam com fita na boca

Cantores protestam para poder voltar a cantar sucesso Foto: Luiz Gustavo Schmitt / O GloboA ordem é boca fechada. Foi assim “amordaçados” que MC Federado e os Leleks protestaram contra a decisão judicial que proíbe os artistas de tocar o hit “Passinho do volante”, famoso pelo refrão “Ah, Lelek lek lek”.

O grupo, que teve a música tocada no show da cantora americana Beyoncé na primeira noite do Rock in Rio, atraiu a atenção de quem passava durante o início da noite de quarta-feira pela estação das Barcas na praça Arariboia, no Centro de Niterói.
A música que se tornou viral na internet, sobretudo após Neymar dançá-la, é motivo de uma briga judicial desde março. Os funkeiros posavam com uma faixa de agradecimento à cantora norte-americana com os seguintes dizeres: “Proibido pela Justiça de cantar nossa própria música você levantou a nossa auto estima de novo. Obrigado Beyoncé”.
— Esses meninos estão impossibilitados de sequer abrir a boca. Não podem usar o próprio apelido e nem cantar a música. Eles são artistas. Essa é a única coisa que sabem fazer — lamenta Nagela Mara Rangel, que é mãe de Alex.
A briga na justiça
Confusões nos bastidores fizeram MC Federado e os Leleks ser um grupo e Os Lelekes, outro diferente. Os dois brigam na Justiça pelo direito de cantar o “Passinho do volante”, e atualmente a formação composta por Renan, Jean, Raphael e Vítor é a única autorizada. Mas somente Renan estava no vídeo que bombou na internet e fez a música explodir.
A disputa começou em março, quando o grupo MC Federado e os Lelekes, na crista da onda, era representado pela Lek Produções, do funkeiro MC Dieddy. Até que Paulo Victor (Federado), Allan e Alex assinaram com a Furacão 2000, acusando Dieddy de não repassar o dinheiro dos shows corretamente. Atualmente, o trio não pode se apresentar em casas de show e emissoras de rádio e televisão, sob pena de uso de força policial e de multa de R$ 100 mil.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MP potiguar encaminha inquéritos de multiníveis para outros estados

Alexandre Cunha Lima é um dos promotores envolvidos na investigação do MP/RN (Foto: Leonardo Melo)Instaurados em julho para investigar a formação de esquemas de pirâmides financeiras, os inquéritos do Ministério Público do Rio Grande do Norte foram encaminhados aos órgãos ministeriais das cidades onde ficam sediadas as empresas de maketing multinível investigadas. Dos seis inquéritos abertos contra Telexfree, NNEX, BBom, Multiclick, Cidiz e Priples, quatro já foram remetidos às promotorias dos municípios de origem das empresas.

Ao G1, o promotor de Defesa do Consumidor Alexandre Matos Pessoa da Cunha Lima explica que a decisão foi tomada após encontro realizado em Brasília, onde estiveram reunidas  promotorias de Defesa do Consumidor de todo o país, Polícia Federal, Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e a Procuradoria da República. "A decisão foi tomada por uma questão de celeridade e objetividade nas investigações", afirma.

No Rio Grande do Norte, os processos abertos contra as empresas Telexfree, NNEX, BBom e Multiclick já foram encaminhados para Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, respectivamente. No caso da Cidiz, o promotor Alexandre Matos conta que ainda fará uma análise para saber se já existe algum procedimento aberto em Recife, onde fica a sede da empresa.

O único inquérito que tem permanência confirmada no RN é o da Priples. No estado de origem, Pernambuco, existe apenas uma investigação criminal da Polícia Civil sobre a empresa. Portanto, o inquérito civil instaurado permanece no RN.

Todas as empresas foram ouvidas pelo G1 na época da abertura dos inquéritos. Elas negaram as acusações e afirmaram legalidade nos negócios. Em julho deste ano, juízes do Acre e de Goiás, bloquearam as contas da Telexfree e da BBom. As determinações valem para todo o país e impedem que as duas empresas paguem divulgadores ou aceitem novos cadastros.

Vínculo reconhecido

O Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte reconheceu vínculo trabalhista entre um divulgador e a empresa Telexfree, nome fantasia da empresa de marketing multinível Ympactus Comercial Ltda. Na decisão, o juiz George Falcão determina que a Ympactus proceda "às devidas anotações do contrato de trabalho na CTPS obreira, com os seguintes dados: cargo de promotor de publicidade, salário de R$ 2.568,00, admissão em 05.02.2013 e demissão em 24.06.2013".

Thiago Tinoco não irá recorrer (Foto: Arquivo pessoal)O juiz diz ainda que, caso a empresa não assine a carteira de trabalho de Breno Rocha, ele deverá comunicar a Delegacia Regional do Trabalho, em Natal, para "aplicação das sanções cabíveis". De acordo com o advogado de Breno Rocha, Thiago Tinôco, o valor concedido na decisão é menor do que o pedido pela defesa. "Apesar de o valor ser menor, nós não vamos recorrer da decisão", disse. Ele explicou que o valor é referente a 13º e férias proporcionais, e multa por rescisão unilateral.
Na decisão, o juiz George Falcão ressalta ainda que “a questão da existência ou não de vínculo empregatício em casos do trabalhador que exerce suas atividadas em seu próprio domicílio, sem estar sob a vista direta e cotidiana do empregador e sem horário de trabalho fixo, é, admita-se, ainda controversa na jurisprudência, inclusive no TST”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Trabalho protegeu ONGs irregulares, diz CGU

Na definição de Jorge Hage, ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, o Ministério do Trabalho encontra-se em “situação extrema”. Tornou-se uma pasta extremamente irregular. Em entrevista ao blog, Hage contou que o ministério comandato pelo PDT desde 2007 mantém convênios ativos com mais de 20 ONGs irregulares. Abasteceu-as de verbas públicas sem se importar com as recomendações em contrário feitas pela CGU.

Há mais: o Ministério do Trabalho descuidou até das aparências. Absteve-se de analisar a escrituração formal dos acordos firmados com ONGs. “Tem mais de mil prestações de contas acumuladas”, disse Hage. Há pior: passando por cima de um decreto de Dilma Rousseff, o ministério livrou ONGs de fancaria de figurar num cadastro oficial de entidades que, por inidôneas, não poderiam continuar recebendo dinheiro público.

Vale a pena ouvir Jorge Hage: “O que foi determinado aos ministérios no decreto da presidenta Dilma é que, havendo irregularidades, eles comuniquem à CGU para que a ONG vá para o cadastro de impedidas e, paralelamente, instaurem a tomada de contas especial. O Ministério do Trabalho, na grande maioria das vezes, não comunicou a situação irregular da entidade para nós colocarmos no cadastro.”

O decreto de Dilma foi editado em 2011, o ano da “faxina”. Um período em que foram ao olho da rua por corrupção seis ministros, três deles enrolados com ONGs: o peemedebista Pedro Novais (Turismo), o ‘comunista do B’ Orlando Silva (Esportes) e o pedetista Carlos Lupi (Trabalho). Depois dessa “varredura”, afirmou Jorge Hage, todos os ministérios se aprumaram, menos um. “O caso específico do Ministério do Trabalho diria que talvez tenha sido o pior dos exemplos. Nós reiteramos inúmeras vezes as recomendações e elas não foram cumpridas”, declarou o chefe da CGU.

Há pelo menos quatro anos o feudo do PDT na Esplanada frequenta as auditorias da CGU de ponta-cabeça. Em 2009 e 2010, último biênio da gestão Lula, a equipe de Jorge Hage fez ressalvas ao aprovar as contas do Ministério do Trabalho. Em 2011 e 2012, já sob Dilma, as contas da pasta receberam o carimbo de “irregular”. Por quê?

“Já não era possível reiterar as mesmas recomendações que simplesmente não eram cumpridas”, disse Jorge Hage. “Sempre havia uma desculpa, uma justificativa para continuar com o convênio… Então, chegou-se a essa situação extrema.” Dilma sabe de tudo isso?, indagou o repórter. E Hage: “Ela tem a informação global, geral, como é adequado ao seu nível de gestão, como maior autoridade do Executivo.”

Embora saiba, no geral, o que se passa na pasta do Trabalho, a presidente manteve o PDT no comando das irregularidades. Ao ser ejetado da poltrona, em dezembro de 2011, Carlos Lupi, presidente do PDT federal, escreveu numa nota: “…Decidi pedir demissão do cargo que ocupo, em caráter irrevogável. Saio com a consciência tranquila do dever cumprido, da minha honestidade pessoal e confiante por acreditar que a verdade sempre vence.”

Dilma também mandou divulgar uma nota. O texto não ornava com a cena: “A presidenta agradece a colaboração, o empenho e a dedicação do ministro Lupi ao longo de seu governo e tem certeza de que ele continuará dando sua contribuição ao país.” A contribuição de Lupi ao país é até hoje desconhecida. Mas o auxílio dele a si próprio e ao PDT materializou-se na figura do também pedetista Paulo Roberto Pinto. Segundo na hierarquia do Trabalho, ele assumiu interinamente o ministério.

A interinidade de Paulo Roberto durou cinco meses, até Dilma converter o deputado Brizola Neto em ministro. Desafeto de Lupi, o neto de Leonel Brizola teve vida curta no ministério. Há seis meses, rendendo-se às ameaças de Lupi de fechar com outro presidenciável em 2014, Dilma permitiu que ele indicasse outro ministro: o catarinense Manoel Dias, secretário-geral do PDT.

O novo preposto de Lupi devolveu à cadeira de número 2 da pasta do Trabalho o preposto anterior, Paulo Roberto Pinto. Nos últimos 15 dias, a Polícia Federal informou ao país qual foi o resultado da ação entre amigos. Num par de operações —Esopo e Pronto Emprego— a PF desativou esquemas que transferiram do Trabalho para a caixa registradora de ONGs algo como R$ 418 milhões. Foram em cana duas dezenas de pessoas. Manoel Dias tornou-se um ministro seminovo. Registraram-se baixas na equipe do ministério. Entre os que caíram, estava Paulo Roberto, o número 2.

Instado a comentar a emboscada política que se armou contra o contribuinte no Ministério do Trabalho, Jorge Hage preferiu tomar distância: “Não quero entrar nem devo entrar na análise política das nomeções, não é parte da minha competência.” Soou categórico, porém, ao confirmar que as logomarcas que mobilizam a Polícia Federal e a imprensa são frequezas de caderneta da CGU.

No dizer de Jorge Hage, são ONGs “carimbadas, velhas conhecidas da nossa auditoria.” Segundo ele, as entidades são fraudadoras de mostruário. Não há “nenhuma dúvida quanto às irregularidades cometidas por elas”. Coisas “já apontadas em auditorias nossas desde 2009, 2010, 2011… Repetidamente, não há surpresa nenhuma para ninguém.”

A pedido de Manoel Dias, Jorge Hage repassou para o Ministério do Trabalho uma relação com os nomes das ONGs mais enroladas. A lista inclui o Instituto Mundial de Desenvolvimento e Cidadania. Uma usina de devios que drenou das arcas do Tesouro cerca de R$ 400 milhões. A relação traz anotado também o nome de uma entidade de Santa Catarina, Estado do ministro. Chama-se ADRVale, abreviação de Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Tijucas e Itajaí Mirim.

Numa série de reportagens, o jornal Estado de S.Paulo demonstrou que a entidade, vinculada ao PDT e ao próprio Manoel Dias, usou verbas recebidas de Brasília com fins partidários. Esquivando-se de comentar as vinculações políticas da entidade, Jorge Hage declarou que a catarinense ADRVale se inclui no rol das “velhas conhecidas da nossa auditoria”.

Sitiado por tantas organizações “conhecidas”, o governo só consegue recuperar algo como 15% do dinheiro desviado de seus cofres, informou Jorge Hage. Para complicar, o cenário econômico de cintos apertados impõe cortes orçamentários também à CGU. Sem dinheiro para a passagem e a hospedagem, a Controladoria teve de suspender todas as auditorias que faria em municípios no interior do país. No dizer de Jorge Hage, os malfeitores terão um “refresco”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››