quarta-feira, agosto 30, 2017

Depois de assaltos e casas invadidas itauenses vivem reféns dentro de suas próprias casas

A insegurança que assola a nação brasileira tem se tornado cada vez mais preocupante; hoje vivemos apenas das lembranças dos tempos em que poderíamos sair de casa para passear, sentar nas praças, jogar conversa fora nas calçadas com os vizinhos e até dormir com as portas das nossas casas abertas.

Isso tudo assou, esse tempo ficarão registrados na memória daqueles que algum dia pôde desfrutar dos bons momentos que não voltam mais.

A situação do nosso país tem deixado o cidadão de bem a mercê das mazelas sociais que parecem tomar conta das cidades que formam um grande país dominado pela corrupção e governantes que descaradamente roubam nossos sonhos de um futuro próspero e feliz.

Essa quarta-feira (30) em Itaú, cidadezinha com quase 6 mil habitantes, situada no interior do Rio Grande do Norte, está com sua população amedrontada, reféns em suas próprias casas.

De ontem para hoje foram relatados por populares dois assaltos a mão armada, seguido de uma tentativa de assalto, mais tarde a comunidade “apavorada” comenta arrombamentos em três residências, onde seus moradores foram surpreendidos pela ação de malévolos em busca da vida fácil para satisfazer os seus prazeres, destruindo o sonho de se viver seguro, mesmo trancafiado dentro de nossas próprias residências.

A polícia? Coitada! Falta efetivo, falta estrutura, falta condições de trabalho, leis verdadeiras que deixem as autoridades policias cumprirem o seu papel, ficando apenas a pergunta no ar...

O QUE ESPERAR DO FUTURO?

Obs.: Ao publicarmos a matéria falamos em duas residências, minutos depois uma terceira residência foi invadida. Todas no Centro da Cidade.

Atualizada às 22:02


Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

ALERTA: Itaú na mira de assaltantes de celulares: já são duas vítimas

A onda de arrastões que vem aterrorizando as cidades circunvizinhas como Severiano Melo e Rodolfo Fernandes, podem estar se aproximando do pacato município de Itaú que hoje podemos dizer que as cidades interioranas já há muito tempo perderam esse título de “Pacata”.

Relatos nas redes sociais dão contam que nessa terça-feira (29) no bairro Nossa Senhora das Dores um popular teve seu celular levado por um malévolo não identificado. Nesta quarta-feira (30) a modalidade de assalto voltou a se repetir, agora no Bairro Nossa Senhora do Desterro (Parabólica).

Segundo informações a ação delituosa foi praticada por um homem de cor branca, cabelo um pouco comprido, pilotando uma moto 150 vermelha. Que após o assalto o mesmo saiu em disparada pela BR 405 saída para Apodi.

Bandidos estão aproveitando a falta de segurança para visitar as pequenas cidades e acabar com a paz dessas comunidades que hoje estão impedidos de sentarem em suas calçadas para batem papo com medo de serem vitimas da violência desenfreada que nos rodeia.

Mesmo diante dos relatos, pessoas ainda facilitam a ação de bandidos, mesmo diante de toda facilidade que os meliantes encontram diante da falta de segurança


Arlindo Maia da Redação do Cidade News.
Leia Mais ››

“Itaú Agora”: Famílias recebem Criança Feliz de braço abertos


Foi ao ar mais uma edição do programa “Itaú Agora”, a 26ª, nesta quarta-feira, 30 de agosto de 2017, pela Rádio Cidade FM Itaunese 104,9 MHz de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Itaú-RN, tendo como objetivo apresentar a comunidade o Programa Criança Feliz do Governo Federal em parceria com os municípios Brasileiros.

O gestor municipal do programa Iuremberg Martins fez a apresentação do programa, mostrando a comunidade como o mesmo funciona e seus objetivos.

Os visitadores Anatalia Melo, Claricia Rego e Rômulo Brasil partilharam o pouco da experiência vivida nesse início do trabalho, destacando a aceitação das famílias em receber o programa de braços abertos.

A equipe destacou a alegria em que a comunidade tem buscado a maneira de como participar do programa, embora o Governo Federal limite os seus beneficiários.

O programa contou também com a participação do Prefeito Ciro Bezerra que falou sobre os empecilhos surgidos ao longo da implantação do programa para os municípios, se dizendo feliz em ter aderido ao programa e poder contribuir para uma melhor qualidade de vida para os beneficiários.

Ciro aproveitou a audiência do programa “Itaú Agora” para convidar a população itauense à participar das festividades alusivas ao dia da Independência do Brasil, que acontecerá no dia 07 de setembro com o hasteamento da Bandeira Nacional em frente a sede do Público Municipal a partir das 07:00 horas da manhã, em seguida acontecerá o passeio ciclístico onde toda comunidade é convidada a fazer parte da festa da Independência.




Fonte: Assessoria de Comunicação Social.
Leia Mais ››

Itaú participa da capacitação para operação do Cadastro Único em Natal-RN


Aconteceu em Natal nos dias 24 e 25 de agosto a capacitação para operação do sistema do Cadastro Único promovida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social - Sedese, em parceria com a Caixa Econômica Federal, Versão 7.15.

A Prefeitura Municipal de Itaú foi representada pela Gestora Municipal do Programa Bolsa Família, Leyla Priscila e a Entrevistadora e Operadora, Joserlane Alves, que tem a preocupação em investir na capacitação dos seus profissionais para realizar melhor suas atividades em seus setores de trabalhos.

Os instrutores Rafael Cortez dos Santos e Venícius Lima Aragão Dias apresentaram como os profissionais deveriam se comportar em relação ao atendimento dos usuários, melhorando o relacionamento, garantindo os direitos do cidadão com o perfil adequado para os Programas Sociais.

A Gestora Municipal, Leila Priscila, disse estar muito feliz em participar da capacitação juntamente com a colega Joserlane Alves, onde as duas poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos, em especial a forma de como atender os usuários, algo que vem sendo cobrado pela administração em zelar pela qualidade no atendimento ao cidadão itauense, e a capacitação só veio fortalecer e engrandecer os objetivos municipais, orientações do próprio Prefeito Ciro Bezerra, que sempre nos pede para atender bem a população seja em qual for a repartição municipal.











Fonte: Assessoria de Comunicação social.
Leia Mais ››

Estado investe em plantio de mudas de caju e perfuração de poço em Severiano Melo


O Rio Grande do Norte é um dos maiores exportadores de castanha de caju do país, o município de Severiano Melo conquistou status econômico neste cenário como um dos grandes produtores de castanha, porém a seca que persiste fez com que a produção caísse. Para minimizar os efeitos da falta de recursos hídricos o Governo do RN vem fazendo vários investimentos nas regiões produtoras.

No início deste ano, por exemplo, o executivo comprou 450 mil mudas de cajueiro anão precoce numa tentativa de restaurar a cajucultura no Estado. O investimento foi de 294 mil, as mudas foram plantadas nos municípios de Serra do Mel, Apodi, Caraúbas, Portalegre, Severiano Melo, Cerro Corá, Lagoa Nova e Tenente Laurentino.

“Em Severiano Melo, além do plantio das mudas, o Governo selecionou por meio de edital a Associação do Sítio Floresta e Adjacências com obra de acesso à água. A associação contemplada recebeu o investimento de R$ 337 mil para construção de um poço tubular”, explica Dinart Filho, supervisor da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).

“A principal demanda da população é o consumo de água de qualidade. A água que chegava para consumo era água salobra imprópria para o consumo humano”, complementa Julianne Faria - secretária da Sethas.

Com o montante a associação contratou uma empresa para perfurar o poço. A alegria foi geral, uma vez que o poço perfurado a 180 metros de profundidade deu uma vazão de 2.500 litros por hora. O processo de limpeza está a todo vapor para em seguida iniciar a instalação elétrica e implantação dos canos, sem contar que a base da caixa de água foi concluída.

Os recursos de R$ 337 mil são do Governo Cidadão, por meio do Banco Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial e coordenado pela Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social. "Antes algumas pessoas compram carros pipas de água para o consumo humano, estou há sete anos à frente da associação e com certeza essa é o maior projeto que conseguimos para a comunidade", afirma João Cândido 56 anos.

Fonte: Icém Caraúbas
Leia Mais ››

Fachin nega pedido de Temer para afastar Rodrigo Janot de investigações

Montagem mostra o procurador-geral da República, Rodrigo Janot (esq.), e o presidente Michel Temer (dir.) (Foto: Marcelo Camargo e Valter Campanato / Agência Brasil)O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin rejeitou nesta quarta-feira (30) um pedido da defesa do presidente Michel Temer para afastar o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de investigações relacionadas a Temer.
No pedido de "suspeição", o advogado do presidente, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, argumentou ser "público e notório" que Janot "vem extrapolando em muito os seus limites constitucionais".
Mariz disse, também, que a atuação de Janot é motivada, ao que "tudo indica", por questão "pessoal". O advogado acrescentou, ainda, que o procurador-geral tem "ideia fixa" de acusar o presidente, se deixou "tomar por uma questão única, obstinada" e, "teimosamente", tenta destituir Temer.
Responsável pela análise do pedido da defesa de Temer, o ministro Fachin considerou não haver indicação de parcialidade.
"As alegações exteriorizadas pela defesa não permitem a conclusão da existência de relação de inimizade capital entre o presidente da República e o procurador-geral da República, tampouco que o chefe do Ministério Público da União tenha aconselhado qualquer das partes", escreveu Fachin.
Janot havia pedido, na semana passada, que o STF rejeitasse o pedido da defesa de Temer.

Investigações sobre Temer
Temer passou a ser investigado por Janot a partir das delações de executivos da JBS.
Em junho, o presidente foi formalmente denunciado por Janot ao Supremo pelo crime de corrupção passiva. Mas o STF só poderia analisar o caso se a Câmara autorizasse.
No último dia 2, a maioria dos deputados rejeitou o prosseguimento da denúncia para o STF. Com isso, o caso só será analisado quando terminar o mandato de Temer, em 31 de dezembro de 2018.
A PGR, no entanto, já prepara uma nova denúncia contra o presidente, por supostamente integrar organização criminosa e obstruir a Justiça. Essa acusação também é formulada com base nas delações da JBS.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mulher de Gilmar rebate MPF: 'Flores não provam nada'

De Bucareste, onde está em viagem, a advogada Guiomar Mendes, mulher do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, enviou mensagem para o Blog em que rebate procuradores do Ministério Público Federal.

Nesta terça (29), procuradores da Lava Jato no Rio de Janeiro disseram que o empresário Jacob Barata Filho comprou flores para Guiomar e Gilmar em 2015. Com base nisso, o MPF reforçou o pedido de suspeição de Gilmar no caso.  

Ao Blog, Guiomar disse que os procuradores fazem uma grande associação de "fatos ridículos" e que não "provam nada". Ela ainda questiona: "Desde quando flores enviadas em 2015 se prestam a reforçar um pedido de suspeição?"

Guiomar acrescenta ainda que ela e Gilmar nunca tiveram proximidade com Jacob Barata.

Veja a íntegra da mensagem de Guiomar:

Estou em Bucareste e em razão do fuso e da dificuldade de acessar a internet soube com atraso que os procuradores do Rio vão reforçar o pedido de suspeição de Gilmar Mendes em razão de umas flores supostamente enviadas por Jacob Barata à minha casa em 2015.

Num primeiro momento, o MP turbina o fato de que meu nome consta em agenda de Jacob Barata. Agora anuncia o "escândalo" das flores! É uma grande associação de fatos ridículos e que não provam nada. São esses os fortes fundamentos para a arguição de suspeição do Gilmar Mendes?  Não lembro de ter  recebido as flores como também é impossível recordar quantas flores já nos foram enviadas com objetivo de nos cumprimentar e, principalmente, o Gilmar, em razão de uma posse, de um evento, ou de homenagem, ou de uma palestra ou entrevista. E desde quando flores enviadas em 2015 se prestam a reforçar um pedido de suspeição?

Disse e repito: não temos e nunca tivemos proximidade com Jacob Barata.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Brasil tem mais de 207 milhões de habitantes, segundo IBGE

IBGE estima que entre 2042 e 2043 a população brasileira vai atingir seu limite máximo, de 228,4 milhões de habitantes. Em seguida, número de habitantes vai diminuir (Foto: Agência Estadual de Notícias/Divulgação)O Brasil tem 207.660.929 habitantes, segundo estimativa Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial da União. A data de referência para o levantamento é 1º de julho. Em 2016, a população do país era estimada em pouco mais de 206 milhões habitantes. Neste período, 25% dos municípios tiveram suas populações reduzidas.
(Correção: O G1 errou ao informar que Belém (PA) e Rio Branco (AC) tiveram redução em suas populações. Na verdade, ambas apresentaram crescimento, respectivamente de 0,43% e 1,69%. Assim, ao contrário do informado, nenhuma das capitais brasileiras teve queda no número de habitantes com base nas estimativas divulgadas pelo IBGE. A informação foi corrigida às 11h58).
O crescimento de 2016 para 2017 foi de 0,77% (cerca de 1,6 milhão de pessoas a mais). De acordo com o IBGE, a taxa de crescimento populacional vem desacelerando nos últimos anos. No período de 2015 a 2016, a taxa de crescimento foi de 0,80%. A razão principal da redução no ritmo de crescimento, segundo o instituto, é a queda na taxa de fecundidade.
Segundo o IBGE, para 2017, a projeção mostra que a taxa de fecundidade era de 1,67 filho por mulher, a taxa bruta de mortalidade era de 6,15 mortes por mil habitantes e o saldo migratório (pessoas que entraram menos as que saíram do país) foi de 8.304 pessoas.
Com base no levantamento, o IBGE aponta que projeção demográfica daqui a 26 anos (entre 2042 e 2043) é de que a população brasileira vai atingir seu limite máximo, estimado em 228,4 milhões. Em seguida, deverá decrescer.

Gráfico mostra a evolução da população no país (Foto: Editoria de Arte/G1)
Gráfico mostra a evolução da população no país (Foto: Editoria de Arte/G1)

Segundo o IBGE, pouco mais da metade da população brasileira (56,5% ou 117,2 milhões de habitantes) vive em apenas 5,6% dos municípios, que são aqueles com mais de 100 mil habitantes.
São Paulo permanece como o estado mais populoso, com 45.094.866 habitantes, seguido de Minas Gerais, com 21.119.536, e Rio de Janeiro, com 16.718.956. O estado com a menor população é Roraima, que tem 522.636 habitantes.
Dentre os 5.570 municípios brasileiros, apenas 17 têm população superior a 1 milhão de pessoas, somando 45,5 milhões de habitantes ou 21,9% da população do Brasil. São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 12,1 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 6,5 milhões de habitantes, Brasília e Salvador, com cerca de 3 milhões de habitantes cada.
Se desconsideradas as capitais, os dez municípios mais populosos do país são Guarulhos (SP), Campinas (SP), São Gonçalo (RJ), Duque de Caxias (RJ), São Bernardo do Campo (SP), Nova Iguaçu (RJ), Santo André (SP), São José dos Campos (SP) Osasco (SP), e Jaboatão dos Guararapes (PE).
Serra da Saudade, em Minas Gerais, é o município brasileiro com a menor população - apenas 812 habitantes. O segundo menor município em termo populacional é Borá, em São Paulo, com 839 habitantes. Araguainha, no Mato Grosso, com 931 habitantes, completa os três municípios do país que têm menos de mil habitantes.
População diminuiu em 1 entre cada 4 municípios
O IBGE destacou que quase ¼ (25%) dos municípios tiveram suas populações reduzidas entre 2016 e 2017. Esta tendência ocorreu, principalmente, no grupo de municípios com até 20 mil habitantes (32,5% ou 1.236 municípios).
“ Há uma tendência de deslocamento das pessoas que moram em pequenos municípios para cidades maiores em busca de melhores condições de vida e melhor acesso à educação e ao emprego”, explicou a pesquisadora da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, Izabel Marri.

Os quatro municípios que apresentaram a maior redução da população entre 2016 e 2017 foram Caatiba (-21,93%), na Bahia, Altamira do Maranhão (-20,96%) e Brejo da Areia (-16,74%), ambos no Maranhão, e Itanagra (-16,27%), também na Bahia.
Estes quatro municípios, no entanto, sofreram alteração de limites com municípios vizinhos. O IBGE destacou que "os remanejamentos populacionais, devido a alteração de limites territoriais entre municípios, podem afetar sobremaneira a taxa de crescimento populacional entre dois anos".
O município de Severiano Melo, no Rio Grande do Norte, foi o único com redução da população em mais de 10% (-10,44%) sem que tenha sofrido alteração nos seus limites com outros municípios.
O levantamento mostrou também que em mais da metade dos municípios as taxas de crescimento populacional foram inferiores a 1%. Em apenas 258 municípios (4,6% do total) o aumento foi igual ou superior a 2%.
O IBGE destacou ainda que os municípios com população entre 100 mil e 1 milhão de habitantes tiveram a maior proporção de municípios com crescimento acima de 1%. Dez dos 17 municípios com mais de 1 milhão de habitantes tiveram taxas de crescimento entre 0,5% e 1% ao ano.
O levantamento apontou que a diminuição de habitantes ocorre com mais frequência na região Sul, enquanto no Norte e o Centro-Oeste estão as maiores proporções de municípios com taxas de crescimento acima de 1%.
Capitais
Segundo o IBGE, o conjunto das 27 capitais totaliza 49,4 milhões de habitantes, representando 23,8% da população do país. A maior taxa de crescimento geométrico entre as capitais, no período 2016-2017, foi a de Palmas (2,48%) e a menor, a de Porto Alegre, (0,26%).

Metodologia
De acordo com o IBGE, a população de cada município brasileiro foi estimada por meio de um procedimento matemático. Tais estimativas são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos munícipios.
O método de cálculo baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010). As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.
As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos. A divulgação anual obedece ao artigo 102 da Lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Três brasileiros são presos nos Estados Unidos por lavagem de dinheiro

Brasileiros presos nos EUA (Foto: Escritório do Procurador do Condado de Burlington)
Brasileiros presos nos EUA (Foto: Escritório do Procurador do Condado de Burlington)

Três brasileiros foram presos na última segunda-feira (28) pela polícia do condado de Burlington, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, com a acusação de lavagem de dinheiro.
Segundo o Escritório do Procurador do Condado de Burlington, os três homens - teriam movimentado mais de US$ 100 milhões (cerca de R$ 316 milhões), além de permanecerem nos EUA de forma ilegal.
Renato Maia Da Silva, de 51 anos, Wesley dos Santos, de 33, e Lucas Alves, de 34, foram detidos em uma operação policial durante a qual foram apreendidos US$ 450 mil dólares (cerca de R$ 1,4 milhão), nove veículos, três motocicletas e 30 relógios de luxo. Além disso, várias contas correntes e cofres de aluguel em bancos.
A investigação, que durou mais de nove meses, começou quando agentes desconfiaram que a Consultoria MAIA descontava cheques de forma irregular. O inquérito apurou que a empresa era usada para pagar trabalhadores ilegais nos EUA, especialmente no setor da construção civil. Muitas empresas de construção da Costa Leste dos EUA estariam envolvidas no esquema.
"Este não é um crime sem vítimas. As transações financeiras ilegais aumentaram os custos de construção em nossa região, privaram o governo de impostos e colocaram trabalhadores vulneráveis em perigo", destacou o promotor Scott Coffina.
Segundo a polícia local, Silva era o dono da Consultoria MAIA, e junto com os dois outros brasileiros abriu empresas de fachada para obter ainda mais lucro com o esquema de lavagem de dinheiro. A análise de múltiplas contas bancárias e transações financeiras teriam revelado a lavagem de mais de US$ 100 milhões de dólares através de um "elaborado e ilegal esquema de cotação de cheques", burlando regulações trabalhistas e obrigações de seguro e de impostos. A consultoria recebia parte do dinheiro lavado.
Além de responder na Justiça americana por lavagem de dinheiro, Silva, Santos e Alves vão ter a situação imigratória analisada pelo governo pois eram imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Policiais forjaram confronto onde tenente do Bope morreu baleado por colega em MT, aponta inquérito

Carlos Henrique Scheifer morreu em maio deste ano em Matupá (Foto: Divulgação)
A morte do tenente Carlos Henrique Scheifer, de 28 anos, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), ocorrida no dia 13 de maio deste ano, em Matupá, a 696 km de Cuiabá, não ocorreu em um confronto com assaltantes, conforme era relatado por policiais que estavam na ação. Uma investigação, da Corregedoria da Polícia Militar, apontou que os policiais envolvidos inventaram um confronto para encobrir a morte do tenente, que foi baleado por um cabo do Bope.
A corregedoria concluiu o inquérito policial militar e deve encaminhá-lo ao Ministério Público Estadual (MPE) até o final desta semana. Scheifer morreu enquanto participava de uma operação do Bope que procurava assaltantes de banco na região de Matupá. A ação policial terminou com quatro suspeitos presos e dois mortos, além de outros dois que conseguiram fugir.
Os três policiais que estavam com Scheifer, sendo um sargento, um cabo e um soldado do Bope, sempre afirmaram à corregedoria que a morte do colega ocorreu em um confronto com os ladrões. Porém, em julho deste ano, um exame de balística revelou que o tiro que matou Sheifer partiu da arma de outro policial.
Depois do resultado desse laudo, os policiais envolvidos mudaram a versão do que realmente ocorreu, conforme informou ao G1 o corregedor-geral da PM, coronel Carlos Eduardo Pinheiro da Silva.
“O confronto que a guarnição disse que ocorreu, na verdade, não existiu. Foi um erro. A guarnição estava na mata durante a noite e, nesse cenário, o tenente tinha levantado e foi confundido com o suspeito do assalto. Um dos integrantes, o cabo do Bope, fez um disparo”, pontuou o corregedor.
Durante toda a investigação pela corregedoria, os policiais mantiveram a versão de que houve um confronto com ladrões.
“Quando perceberam que não era nenhum suspeito, eles inventaram essa história de que seria um confronto, até a hora que saiu o laudo pericial e veio a verdade”, pontuou o corregedor.

Segundo a corregedoria, os três policiais serão indiciados por precarização (crime contra a administração pública) falsidade ideológica e comunicação falsa de crime. Apenas o cabo, que atirou e matou o tenente, será indiciado por homicídio.

Carlos Henrique Scheifer, tenente do Bope, foi baleado por colega e morreu (Foto: Polícia Militar de MT/ Divulgação)
Carlos Henrique Scheifer, tenente do Bope, foi baleado por colega e morreu (Foto: Polícia Militar de MT/ Divulgação)

“Eles vão responder criminalmente por colocar no boletim de ocorrência um fato que não ocorreu. Ainda restam algumas dúvidas e queremos fazer novas diligências”, finalizou o corregedor ao G1.
Os policiais envolvidos estão afastados das atividades operacionais do Bope desde aquela época e fazem apenas serviços administrativos. O inquérito policial militar deve ser enviado para a Justiça Militar.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Com Ruschel e Follmann à frente, Chape vai à audiência com o Papa no Vaticano

Com Ruschel e Follmann à frente, Chape vai à audiência com o Papa no VaticanoA Chapecoense não fugiu ao protocolo. Após desembarcar terça-feira na capital italiana para o amistoso de sexta contra a Roma, a delegação do clube catarinense foi ao Vaticano na manhã desta quarta ver o Papa Francisco. Com Alan Ruschel e Jakson Follmann à frente, a comitiva compareceu à Basílica de São Pedro para a audiência semanal do sumo pontífice. Por questões particulares, Neto foi o único dos jogadores sobreviventes da tragédia de Medellín a não viajar.
Ocupando posição privilegiada na praça em frente à basílica, os atletas, a comissão técnica e membros da diretoria assistiram ao evento sempre muito concorrido por milhares de fiéis vindos de todas as partes do mundo. Alguns familiares das vítimas também compareceram ao encontro com o Papa, que foi até onde estava a comitiva brasileira, conversou com os dois jogadores e tirou fotos com a delegação da Chape. Na sequência, eles tiveram uma visita guiada à basílica.

Alan Ruschel e Follmann com a Chapecoense no Vaticano (Foto: Ivan Raupp)
Alan Ruschel e Follmann com a Chapecoense no Vaticano (Foto: Ivan Raupp)

Delegação da Chape no Vaticano (Foto: Ivan Raupp)
Delegação da Chape no Vaticano (Foto: Ivan Raupp)

Audiência do Papa acontece todas as quartas, e local sempre enche (Foto: Ivan Raupp)
Audiência do Papa acontece todas as quartas, e local sempre enche (Foto: Ivan Raupp)

Chapecoense no Vaticano (Foto: Ivan Raupp)
Chapecoense no Vaticano (Foto: Ivan Raupp)

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Finecap 2017 movimenta Alto Oeste Potiguar


Um dos maiores eventos do interior do Rio Grande do Norte, a Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (Finecap) acontecerá de 1º a 4 de setembro, em Pau dos Ferros. Promovido pela Prefeitura desde 1997, a estimativa é atrair cerca de 200 mil pessoas, entre comerciantes e produtores rurais, de aproximadamente 30 municípios da região, inclusive do Ceará e Paraíba.

Dentro da Finecap, é promovida a 1ª Feira da Agricultura Familiar do Alto Oeste, patrocinada pelo Banco do Nordeste. No dia 1º, o superintendente do BNB no RN, Fabrizzio Feitosa, ministra palestra direcionada aos produtores rurais sobre crédito agrícola e mecanismos de renegociação de dívidas.

O Banco é um dos 80 expositores desta edição e divulga as principais linhas de financiamento, com a presença de gerentes de negócios para tirar dúvidas do público. Feitosa também apresenta aos empresários das áreas de comércio e serviços as opções de crédito para energias renováveis, no espaço Sebrae.

O gerente da agência Pau dos Ferros, Erivaldo Oliveira, ressaltou a importância da Finecap. “A Feira é o principal acontecimento de negócios do Oeste Potiguar, movimenta comerciantes e produtores de todo o entorno, além de ser uma excelente oportunidade para fortalecer as parcerias. A expectativa do Banco é gerar cerca de R$ 2 milhões em prospecções”, afirma.

A programação conta também com espaço gastronômico, shows e apresentações artísticas-culturais regionais. Dentre as atrações locais, estarão presentes o Conservatório da Universidade Estadual, Orquestra Filarmônica e Companhia de Danças Dançart.

Serviços:
Finecap 2017
Local: Praça de Eventos, Pau dos Ferros
Data: 1º a 4 de setembro de 2017

Palestra: Crédito Agrícola e a Lei de renegociação de dívidas rurais
Dia: 1º de setembro
Horário: 14h10 às 14h30
Local: Auditório do IFRN

Palestra: Energias renováveis – FNE Sol
Dia: 1º de setembro
Horário: 17h30 às 19h
Local: Estande do Sebrae

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

FJA e IPHAN acertam detalhes para retorno da Fortaleza dos Reis Magos ao Governo do RN


A diretora-geral da FJA, Isaura Rosado, acompanhada pelo deputado estadual Beto Rosado, esteve reunida na manhã desta quarta-feira (30) em Brasília com a presidente do Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa para tratar do processo de transferência da Fortaleza dos Reis Magos à administração do Governo do RN.

Durante a reunião, a direção da FJA solicitou ao órgão federal a agilização do processo de transferência do equipamento, atualmente administrado pela União, para o Governo do Rio Grande do Norte, bem como a garantia da manutenção dos recursos anteriormente previstos para o monumento pelo PAC Cidades Históricas, no valor de R$ 8 milhões.

A dotação possibilitará a criação de um projeto museógrafo e a recuperação das áreas em torno da fortificação, definindo espaços para estacionamento, área para o artesanato, boxes de segurança e informações turísticas.

O Governo do RN executará as obras de restauração da Fortaleza, através de recursos decorrentes do empréstimo do Banco Mundial, alocados no Programa Governo Cidadão, no valor de R$ 4.7 milhões.

Participaram da reunião, Rafael Arrelaro (chefe de gabinete IPHAN),  Robson Almeida (diretor PAC cidades históricas), Heliomar Oliveira (procurador chefe IPHAN) Heliomar Oliveira (procurador chefe IPHAN)  e Rosângela Azevedo (representante do Governo do RN),além da coordenadora de Promoções Culturais da FJA, Aglia Revoredo.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Anvisa suspende venda e uso de lotes de Paracetamol e Amoxicilina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização de um dos lotes de Paracetamol e do antibiótico Amoxil BD (amoxicilina tri-hidratada). Os medicamentos serão retirados do mercado.

A suspensão da distribuição, comercialização e uso será aplicada ao lote 0130/16 da versão genérica do Paracetamol solução oral 200mg/mL, válido até março de 2018, do laboratório Hipolabor Farmacêutica.

De acordo com a agência, o medicamento apresentou problemas em uma análise que foi realizada e teve “resultado insatisfatório no ensaio de análise de aspecto, por apresentar material sólido”

Em nota, a farmacêutica informou que o lote já foi recolhido. “A empresa vai tomar as medidas necessárias para apurar se a alteração no aspectos do medicamento foi ocasionada por armazenamento em condições inadequadas.”

O medicamento Amoxil BD, nas apresentações 200 mg/5ml e 400mg/5ml, foi recolhido de forma voluntária pela empresa Glaxosmithkline Brasil, que comunicou o procedimento à agência. A reportagem entrou em contato com a empresa, mas ela ainda não se manifestou.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Pratto evita criticar protesto em CT e vê São Paulo em ‘pior momento da história’

O atacante Lucas Pratto, do São Paulo, que se recupera de um choque com Hernanes no jogo contra o Palmeiras, disse que a torcida tricolor tem total direito de protestar sobre a situação do time no Campeonato Brasileiro. Para ele, o time viver o pior momento de sua história. Na madrugada desta quarta-feira, o CT do time, na Barra Funda, foi alvo de pichação em tom ameaçador. A mensagem no muro dizia: ‘Nós apoiamos, mas a paciência acaba’

imagem“A torcida tem todo o direito de protestar. O São Paulo passa pelo pior momento de sua história em nível esportivo. Eles (torcedores) têm todo o direito”, disse o atacante, que não participará dos treinos táticos do time até segunda-feira enquanto se recupera dos efeitos da forte pancada na cabeça que recebeu durante o clássico do último domingo. “Precisamos trabalhar e o Dorival sabe as falhas que o time tem e o que precisamos para não sofrer tanto quando os adversários nos atacam”, ressaltou.

Sobre seu estado de saúde, Pratto afirmou que ainda sente algumas dores musculares no pescoço, mas que não tem dores na cabeça nem na coluna. Ele diz que se lembra de todos os momentos do lance no qual foi atingido acidentalmente por uma joelhada do companheiro Hernanes e se mostrou disposto a voltar aos gramados “Foi uma forte pancada, tenho de agradecer a Deus por não ter tido nenhuma lesão grave. Agradeço aos médicos, à comissão técnica e a todos pela preocupação”.

O argentino também disse estar otimista em relação à luta do São Paulo contra o rebaixamento, e espera ajudar a transmitir confiança para os outros jogadores. “A maioria dos meninos estão com a autoestima e com a confiança baixa, mas jogadores como eu e o Hernanes estamos falando todos os dias com eles para aumentar a confiança e mostrar que temos uma qualidade boa no time”, revelou.

Pratto não participou do treino realizado na manhã desta quarta e só deverá voltar a participar normalmente das atividades com o resto dos companheiros na próxima segunda. Até lá, fará exercícios mais leves, um teste de concussão, e atividades sem contato físico com outros colegas.

Apesar dos desfalques nos treinos desta semana, o jogador não deverá ser desfalque para o jogo do São Paulo contra a Ponte Preta, marcado para o dia 9 de setembro, no Morumbi, pela 23ª rodada do Brasileirão, no qual o time tricolor amarga a penúltima posição, com 23 pontos.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Fred relaciona prefeitos e ex-prefeitos do RN em delação

Na colaboração que celebrou com o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Rio Grande do Norte, o empresário Fred Queiroz relacionou o nome de algumas lideranças que teriam recebido valores como forma de garantir apoio político à campanha ao Governo do Estado de Henrique Eduardo Alves, em 2014.

De acordo com o relato, transferências bancárias foram feitas da conta das empresa Prátika Locações para as seguintes lideranças, no segundo turno da eleição de 2014:

Fabinho (ex-prefeito de Jandaíra);

Zeca Pantaleão (ex-prefeito de Carnaúba dos Dantas);

Flávio Azevedo (ex-prefeito de Nova Cruz);

Nilton Figueiredo (prefeito de Pau dos Ferros);

Klaus Rego (ex-prefeito de Extremox);

Ivete Matias (prefeita de Brejinho);

Ivan Júnior (ex-prefeito de Assu);

Flávio Veras (ex-prefeito de Macau);

Osivan Queiroz (ex-prefeito de Lagoa Salgada);

Amaro Saturnino (ex-prefeito de Maxaranguape);

Aníbal (ex-prefeito de São João do Sabugi);

Felipe Muller (ex-porefeito de Caiçara do Rio do Vento)

Severino (ex-prefeito de Monte Alegre).

De acordo com Fred, as tratativas com essas lideranças eram feitas diretamente por Benes Leocádio, um dos coordenadores da campanha.

Os valores que tais pessoas teriam recebido não foram detalhados. Por ter informado que elas se beneficiaram a partir de transferências bancárias, Fred precisa dispor dos comprovantes de transferência para confirmar o que diz.

A reportagem tenta contato com os citados.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Ex-pastor do caso F. Gomes não foi liberado por acidente afirma a Sejuc

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (SEJUC) informou por meio de sua assessoria que o ex-pastor Gilson Neudo Soares do Amaral, acusado pela morte do radialista F. Gomes não foi solto por engano conforme noticiado anteriormente no Portal No Ar.

Segundo a comunicação da Sejuc ele foi libertado, “pois existia uma ordem de soltura e a direção da Cadeia Pública de Caraúbas cumpriu, apenas, como a Lei exige”, informou.

Ele já foi encontrado por agentes penitenciários e preso por volta das 2h da madrugada na casa de parentes. Gilson Neudo foi encaminhado novamente a Cadeia Pública de Caraúbas.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Prestes a deixar Haiti, militares do Brasil são atacados em base da ONU no interior do país

Soldados fazem segurança de base em Porto Príncipe, no Haiti (Foto: Tahiane Stochero/G1)Tropas do Brasil foram alvo de criminosos por três noites seguidas na semana passada no interior do Haiti. O ataque ocorre às vésperas de os militares brasileiros deixarem a missão criada em 2004 para estabilizar a segurança do país caribenho (Minustah), após decisão das Nações Unidas de encerrar a operação internacional em 15 de outubro.
O confronto ocorreu durante a noite quando um grupo tentou invadir a sede das tropas internacionais que tinha sido desativada em Port-de-Paix, cidade de 462 mil habitantes no noroeste do país, segundo o general Ajax Porto Pinheiro, comandante militar da missão de paz da ONU no Haiti.
"Uma tropa do Paquistão que atuava para a ONU foi embora recentemente do país e nossas tropas brasileiras de engenharia foram lá fazer o desmonte das estruturas das Nações Unidas e entregar o terreno aos proprietários. Mandei as tropas de infantaria para proteger a base. Por três noites seguidas um grupo tentou invadir o campo de forma agressiva. Eram 15 homens que tentaram romper a cerca não só para arrombar, mas numa forma agressiva contra a tropa", afirmou o oficial.

 (Foto: Arte G1)

O pelotão do Esquadrão de Cavalaria brasileiro usou bombas de gás, spray de pimenta e munições de bala de borracha para tentar conter os criminosos, ainda de acordo com o oficial. Os supostos invasores revidaram e os militares brasileiros, que estavam isolados, responderam, mas não fizeram disparos de arma de fogo. Houve feridos entre os supostos invasores, mas o número não foi divulgado. Também não há informações sobre o estado de saúde deles.
Em um outro momento, um novo grupo chegou a fazer um círculo com fogo em folhas de bananeira ao redor da base que estava ocupada pelos brasileiros, "tentando colocar fogo na grama circulando a base. Eles deram pedradas no sentinela e nos militares", disse o general.

General Ajax Porto Pinheiro, comandante militar da missão de paz da ONU no Haiti (Foto: Tahiane Stochero/G1)
General Ajax Porto Pinheiro, comandante militar da missão de paz da ONU no Haiti (Foto: Tahiane Stochero/G1)

"A tropa do Brasil reagiu, usando sempre munição não letal. Acertamos algumas, e era para acertar mesmo. Usando as regras de engajamento (normas da ONU para resposta a ameaças) sempre atirando nas pernas, usando spray de pimenta e muita bala de borracha", salientou.
"Para nós foi uma surpresa porque em várias outras bases do Chile, Uruguai e Peru, em quatro bases no norte do país, fizemos este mesmo trabalho e não teve problemas", disse.
Para o general, o ataque pode ter sido motivado por uma gangue localizada "muito mais violenta do que imaginávamos. Chegamos perto de usarmos munição real, mas não foi necessário".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dois advogados e um estagiário são alvo de operação da Polícia Federal em Mossoró

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quarta feira 30 de agosto sete mandados judiciais, sendo três de condução coercitiva (quando a pessoa é levada para prestar depoimento) e quatro de busca e apreensão em Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte. 
Dois advogados e um estagiário foram alvos da operação do ministério público federal e da polícia federal iniciada nesta manhã em Mossoró. 

Em veículos descaracterizados, policiais federais, foram em dois escritórios de advogacia, um localizado na Rua João da Escóssia, no bairro Nova Betânia e outro nas proximidades do Forum Municipal Silveira Martins, no bairro Costa e Silva e na residência de um advogado no Conjunto Vingt Rosado, onde recolherem, computadores notebooks e documentos. 

Dois advogados e um estagiário, que não tiveram seus nomes divulgados, foram conduzidos coercitivamente para a sede da Polícia Federal, onde prestaram depoimentos. 

O delegado da Polícia Federal em Mossoró, Dr.Mário Sérgio concedeu entrevista a Imprensa, mas deu apenas detalhes superficiais em relação a operação. Dr. Mário Sérgio disse que a investigação é oriunda do núcleo de inteligência da PF em Natal e que a delegacia de Mossoró, não tem conheciemento do teor da investigação, apenas cumpriu os mandados exspedidos pela justiça. De acordo com o delegado da PF o material apreendido nos escritórios e residências dos advogados investigados na operação, serão encaminhados à Polícia Federal em Natal.




Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Banco do Brasil apresenta prazos para reabrir agências fechadas após explosões no RN

Terminais violados em agência do Banco do Brasil no RN  (Foto: Marksuel Figueredo / Inter TV Cabugi)O Banco do Brasil apresentou ao Procon do Rio Grande do Norte um calendário com as datas previstas para reabertura de 15 agências bancárias no interior do estado. Segundo o órgão, elas tinham sido fechadas ao longo dos últimos anos, principalmente por terem sofrido explosões e outros tipos de ataques de quadrilhas criminosas.
Em maio, o Procon abriu procedimento para apurar perdas para a economia dos municípios e dificuldades enfrentadas pelos consumidores para terem acesso aos serviços bancários. De acordo com o diretor-geral do órgão, Cyrus Benavides, as agências tinham sido vítima de ataques, porém meses depois continuavam fechadas. Na ocasião, o banco havia informado que realizaria um estudo para saber quais unidades seriam reabertas.
"Temos casos como a agência de São Paulo do Potengi, que atendia outras 9 cidades ao redor. Depois que foi fechada, as pessoas tinham que ir para Macaíba. É uma situação que causa gastos e perigo para o consumidor, além de uma interrupção na movimentação econômica daquela região", considerou Benavides.
De acordo com o banco, das 15 agências, pelo menos duas já foram reabertas. É o caso do Banco do Brasil de Touros e de Baraúna. Esta segunda, porém, só estará em pleno funcionamento a partir da próxima segunda-feira, 4 de setembro. Na lista, há unidades que só serão reabertas em novembro de 2018.

Terminal violado na agência do Banco do Brasil no RN (Foto: Eduardo Rodrigues / Inter TV Cabugi)
Terminal violado na agência do Banco do Brasil no RN (Foto: Eduardo Rodrigues / Inter TV Cabugi)

Com a apresentação do calendário, o procedimento aberto do Procon ficará suspenso. De acordo com a coordenação do órgão, as datas serão acompanhadas e, caso sejam descumpridas, a fiscalização poderá realizar autos de constatação, com possível penalidade de multa.
Para Benavides, o Procon entende que o banco também foi vítima da violência e a simples aplicação de multa contra a empresa não resolveria o problema. Porém a população não pode ser prejudicada e por isso, foi buscada uma solução conjunta. De acordo com ele, as agências participarão de conselho com órgãos municipais para melhorar a segurança.
Veja abaixo, o nome das cidades e o prazo para abertura das agências. Veja ainda as matérias sobre as explosões e ataques às agências nos municípios.
Aberturas em 2017
01 - Touros - Aberta - Em ataque simultâneo, quadrilha explode caixas de bancos em Touros, RN
02 - Baraúna - Aberta, com pleno funcionamento em 04/09 - Quadrilha explode bancos e metralha delegacia no RN
03 - São Paulo do Potengi - 20/09 - Quadrilha explode bancos, cerca pelotão e incendeia carro no RN
04 - Umarizal - 30/09 - Quadrilha explode caixas de banco, saqueia lojas e rouba carros no RN
05 - São Miguel - 31/10 - Quadrilhas explodem caixas de bancos em duas cidades do RN; em uma terceira, PM evitou o crime
06 - Acari - 01/11 - Cofre é arrombado, vigia baleado e carros incendiados no Seridó potiguar
07 - Florânia - 13/11 - Quadrilha metralha pelotão e assalta agência bancária em Florânia, RN
08 - Santana do Matos - 06/12 - Quadrilha explode cofre de banco, faz reféns e metralha delegacia no RN
09 - Lajes - 30/12 - Quadrilha explode agência bancária e metralha delegacia em Lajes, RN
Aberturas em 2018
10 - Gov. Dix-Sept Rosado - 10/01/2018 - Dois bancos são alvos de criminosos durante a madrugada no RN
11 - Caraúbas - 16/01/2018 - Criminosos explodem bancos e atiram pelas ruas de Caraúbas, RN
12 - João Câmara - 30/03/2018 - Quadrilha explode bancos, metralha base da PM e atira em lojas no Agreste do RN
13 - Monte Alegre - 30/03/2018 - Criminosos explodem caixa de banco e atiram pelas ruas de cidade na Grande Natal
14 - São José de Campestre - 30/11/2018 - Banco foi alvo de criminosos no dia 16 de janeiro de 2017
15 - Tibau do Sul - 30/11/2018 - Quadrilhas explodem caixas no RN; base e carro da PM são metralhados

Fonte: G1
Leia Mais ››