sexta-feira, julho 26, 2013

São João do Jaguaribe / CE: grupos armados invadem cidade, fuzilam Destacamento Policia, e Explodem Agencia Bancaria

No início da madrugada desta sexta-feira, dia 26, por volta de 00h05min, vários indivíduos fortemente armados, invadiram a cidade de São João do Jaguaribe, fuzilaram a viatura e a sede do Destacamento Policial, enquanto uma outra parte do grupo estourava um Caixa Eletrônico do Banco do Bradesco. Na fuga, informações foram repassadas que os bandidos utilizaram pelo menos 01(um) carro de cor escura e 02(duas) motocicletas de características não anotadas.

Equipes de policiais das cidades circunvizinhas, foram acionadas e durante às diligências à procura do bando, foi encontrado um veículo Fiat Palio, supostamente utilizado na ação criminosa, que ainda estava em chamas, nas proximidades da Localidade de Melões, estrada carroçável que liga São João do Jaguaribe-CE à cidade de Morada Nova.

No local do confronto, na frente do Destacamento da Policia Militar, foram encontradas 11(onze) cápsulas de fuzil 7,62mm, 23 (vinte e três) cápsulas de .40mm, 11 (onze) cápsulas de escopeta calibre 12mm, 06 (seis) cápsulas calibre 38mm, 19 (dezenove) cápsulas 9mm e 01 (uma) cápsula calibre .45mm, todas deflagradas.(foto-Tom Gurgel)


Já na Agência, foi encontrada uma bomba de fabricação caseira intacta. O valor roubado não foi divulgado pela gerência da agência bancária. Enquanto isso a polícia continua em diligências na região à procura do bando.


Reprodução Cidade News Itaú via Alto Santo Notícia/O Guardão da Chapada
Leia Mais ››

Operação “QUE SANTANA NOS ABENÇÕE” resultou em 11 prisões em Currais Novos


Uma operação conjunta denominada “QUE SANTANA NOS ABENÇÕE”: envolvendo Polícia Militar, Polícia Civil e Judiciário culminou na prisão e apreensão de 12 pessoas, entre elas um menor de 16 anos e uma menor de 13 anos grávida e na apreensão de; 68 pedras de crack, 12 trouxinhas de maconha, 03 papelotes de cocaína, 01 revólver calibre 38 com 03 munições intactas, 05 munições intactas de 9mm, 02 relógios, 02 câmeras fotográficas, facões, pássaros silvestres, um peba, 04 motos, aproximadamente 171,00 reais fracionados, embalagens plásticas, ligas de dinheiro, 01 TV 42 polegadas, 05 capacetes e 01 carro Fiat Brava.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos por Policiais Militares que trabalham nas dez cidades que compõe a 3ªCIPM com reforço de Militares vindo de Caicó, Jucurutu, Jardim do Seridó e Santa Cruz, aproximadamente 65 Policiais Militares, comandados pelo o Major Keginaldo com apoio dos Tenentes, Micael, Miranda e Nascimento. 


O alvo da operação foram pessoas citadas em várias denúncias de tráfico de drogas, a maioria conhecidos da Polícia que já cumpriram condenações anteriores ou que estão respondendo algum tipo de crime.

Foram presos: IRAQUITAM QUIRINO DA ROCHA (DODÔ CIGANO) DE 26 ANOS, residente na Rua Dedé Cândido, CARLOS ANTÔNIO SILVA DOS SANTOS DE 22 ANOS, também residente na Dedé Cândido, JUSCELINO CÂNDIDO COELHO DE 42 ANOS, residente na Rua Riacho Catunda, WILLY PRESLE REBERT MASCENA DE LIMA (TATINHO) DE 21 ANOS, residente na Rua Cabecinha,66, DOUGLAS MATHEUS DA SILVA NASCIMENTO DE 18 ANOS (DOUGLINHAS), residente na Rua Rio São Bento,328, JOSÉ GERÔNCIO DA SILVA (BOCA DE BURRO) DE 32 ANOS, residente na Rua Compadre Amâncio, VANDERLEY BATISTA DE 41 ANOS, residente na Rua Cabecinha, GILBERTO DE OLIVEIRA DE 41 ANOS, residente na Rua rio São Bento, FRANCISCA QUERINO DA ROCHA DE 28 ANOS, residente na Rua Dedé Cândido, SALES LOPES DA SILVA (NEGO DA BITÔNIA) DE 19 ANOS, residente na Bitônia Salustino, além dos menores.

WILLY PRESLE também poderá responder por estupro de incapaz, tendo em vista que sua namorada, uma adolescente de 13 anos, está grávida do mesmo.

Reprodução Cidade News Itaú via Eduardo Dantas/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Rede Globo repercute “irresponsabilidade” de Governo

O Governo do Rio Grande do Norte volta a ser notícia, negativa, na Rede Globo. 

O “Bom dia, Brasil” destacou na manhã de hoje a falta de acesso ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, obrigação e compromisso assumido pelo Governo Ciarlini (DEM) para a obra federal a ser administrada pelo Consórcio Inframerica.

A promessa do governo é que em poucos dias já vão existir máquinas no local.

Mas se realmente for entregue, será por volta de maio de 2014, um mês após a inauguração do aeroporto.

Dirigentes do consórcio que ganhou concorrência do aeroporto classificam a situação como uma “irresponsabilidade”, algo “surreal”. 

O assunto ganhou repercussão nacional ainda ontem, através do jornal Valor Econômico (AQUI) e diversos endereços de mídia na Internet.

Nota do Blog - Diversas obras estão paradas ou se arrastando em alguns outros pontos do Estado. Há casos de projetos que sequer começaram a ser executados, nunca saíram do papel, servindo apenas para peça de propaganda e instrumento de efeito eleitoreiro.

Reprodução Cidade News Itaú via Carlos Santos/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Atraso na entrega de mercadoria comprada pela internet pode gerar indenização

compra internet
As empresas que venderem produtos pela internet e não entregarem a mercadoria no prazo previsto podem ser obrigadas a pagar indenização ao consumidor. A medida está prevista no Projeto de Lei 5179/13, do deputado Major Fábio (DEM-PB). Pelo texto, se houver atraso na entrega, as empregas deverão devolver ao cliente o valor pago pela mercadoria, além de pagar uma indenização correspondente ao valor do produto. O dinheiro deverá ser entregue via depósito bancário ou cheque nominal – sempre no prazo máximo de cinco dias úteis.

O objetivo da proposta, segundo Major Fábio, é evitar que empresas façam a chamada venda por demanda, quando ofertam um produto pela internet sem tê-lo em estoque. A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Obras de acesso ao novo aeroporto do RN ainda não foram iniciadas

aeroporto são gonçaloA construção do novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, enfrenta um entrave: a construção dos acessos. A 9 meses da data de previsão de conclusão das obras do aeroporto, a construção dos acessos não saiu do papel. Esta parte da obra é de responsabilidade do governo do estado que ainda não assinou a ordem de serviço.

O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte, Demétrio Torres, informou que na próxima semana já terá equipamentos trabalhando na obra. “Estamos DER, empresa e Caixa Econômica Federal, desenvolvendo uma forma de atacar essa obra”, disse.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Suspeito de matar mulher em Natal fica calado durante depoimento

Clara Rubianny Ferreira tinha 26 anos e era natural de Caruaru (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)O principal suspeito da morte da pernambucana Clara Rubianny Ferreira permaneceu calado durante depoimento à delegada Karen Lopes, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), na manhã desta sexta-feira (26). O empresário paulista Eugênio Becegato Júnior disse que só irá se pronunciar após a emissão do laudo cadavérico de Clara Rubianny pelo Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep).
O advogado de Becegato, André Justo, falou que ainda não tem estratégia de defesa. "Entrei no caso hoje [sexta-feira]. Já pedi cópia do inquérito à delegada para poder traçar minha forma de trabalho nesse caso. De qualquer forma, vamos aguardar que o laudo do Itep seja emitido".

Eugênio Becegato Júnior cumpre prisão temporária de 30 dias. O mandado foi expedido pela Justiça potiguar na terça-feira (23), mesmo dia em que o suspeito foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Vitória da Conquista, na Bahia. Segundo a polícia, ele fugia sem bagagem em um ônibus que faz a linha Natal/Belo Horizonte.
Após o depoimento desta sexta, Eugênio Becegato Júnior foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Pirangi (CDP), na zona Leste de Natal. A delegada Karen Lopes não quis adiantar os indícios que tem para manter o empresário preso. Ele disse que irá conceder uma entevista coletiva na tarde desta sexta.

O caso
Eugênio Becegato Júnior foi preso na Bahia (Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Federal do RN)A Polícia Civil do Rio Grande do Norte identificou o corpo de Clara Rubianny Ferreira na segunda-feira (22).  Ela tinha 26 anos e era natural de Caruaru, em Pernambuco. Uma tatuagem na perna possibilitou a identificação da vítima, conforme explicou o chefe de investigação da 15ª Delegacia de Polícia, Edson Barreto.
Clara foi achada enrolada em lençois e sacos plásticos. Um fio elétrico estava em volta do pescoço da vítima. De acordo com o chefe de investigação da 15ª DP, alguns vestígios achados no local do crime indicam que houve consumo de drogas no quarto onde a vítima foi encontrada. "Achamos um prato e uma gilette, que normalmente são usados para esquentar e separar cocaína", ressalta. Um exame toxicológico solicitado ao Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep) deve mostrar se Clara consumiu drogas antes de morrer.
O corpo da vítima foi encontrado após denúncia anônima de moradores de um condomínio de Ponta Negra que reclamavam do mau cheiro vindo do apartamento. Os policiais da 15ª DP arrombaram a porta e acharam o corpo já em decomposição. Antes da descoberta do corpo, Edson Barreto chegou a entrar em contato com o pai de Clara, que mora em Caruaru. "Ele não tinha notícias dela faziam seis dias", conta.
Eugênio Becegato Júnior é dono do apartamento em que Clara foi encontrada. Ele deixou o prédio por volta das 13h do domingo (21) a bordo de uma Cherokee vermelha e não retornou.
"Segundo as informações que recebemos, o dono do imóvel é paulista de Ribeirão Preto, morava lá há três meses e é usuário de drogas. Nos informaram que ele morava sozinho, mas costumava receber outros usuários de drogas e garotas de programa", explica o chefe de investigação da 15ª DP.
Edson Barreto revelou que uma denúncia já havia sido recebida na última sexta-feira (19) pela Polícia Militar, que esteve no local, porém teve a entrada impedida pelo dono do apartamento. "Como não tinham mandado, os policiais preferiram não arriscar", ressaltou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Defesa Civil de Natal interdita prédio da Polícia Militar

A Defesa Civil de Natal interditou o prédio onde funciona a 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, localizado no cruzamento das avenidas Coronel Estevam com a Presidente Bandeira. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Jeoás Santos, a visita ao prédio aconteceu na tarde desta sexta-feira (26) e constatou rachaduras e infiltrações. “Ao chegar lá, nós percebemos que a estrutura oferecia risco às pessoas que estavam trabalhando”, afirmou.
De acordo com Jeoás, além das infiltrações e rachaduras, a fiação exposta em parte do prédio também pode causar acidentes. O coordenador ainda disse que o prédio está alagado. “Apesar da pouca chuva que tivemos hoje, o prédio está completamente alagado”, comentou.
O comando do Batalhão já recebeu uma comunicação verbal da interdição do prédio. “Fizemos uma comunicação verbal de urgência, para a retirada das pessoas, mas também enviaremos um documento”, relatou.
A Defesa Civil ainda deverá fazer recomendações quanto às mudanças e reformas que devem ser feitas no prédio para que a interdição seja cancelada.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

A Praça é nossa: Polícia Civil realiza operação de combate ao tráfico na zona Sul

Policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc), comandados pelos delegados Ulisses de Souza e Márcio Lemos, deflagraram uma operação, no final da tarde desta quinta-feira (25), batizada de “A Praça é Nossa”, no bairro de Lagoa Seca, zona Sul de Natal, com o objetivo de combater o tráfico de entorpecentes naquele bairro. Quatro pessoas foram presas.

A ação aconteceu na Rua São Joaquim, no bairro de lagoa seca, por atrás do shopping Midway Mall, onde fica situada uma praça, local que foi constatado uma intensa atuação de traficantes. Os presos foram identificados como Adriano de Oliveira Freitas, 26 anos, mais conhecido como “Pica-pau”, que possuía um mandado de prisão em aberto pela 1ª Vara Criminal de Natal por tráfico; Lenivaldo da Silva Pequeno, 29 anos, vulgo “Palhaço; Raimundo Nonato Filgueira Neto, 18 anos; e Robson Siqueira de Lima, 22 anos. Com eles foram apreendidos pequenas quantidades de drogas, aparelhos celulares e a quantia de 1.024 reais em cédulas fracionadas.

Segundo o delegado titular da Denarc, Ulisses de Souza, a investigação que culminou com essa operação durou cerca de 30 dias. “Nós recebemos várias denúncias de moradores daquela localidade, então resolvemos abraçar a causa fazendo um trabalho de monitoramento e constatamos que muito jovens vinham àquela praça para comprar drogas desses presos”, explicou.

A equipe da Narcóticos registrou imagens no último sábado da ação dos traficantes comercializando entorpecentes na referida praça. As cenas mostram jovens comprando maconha e outros tipos de drogas. O delegado detalhou ainda o modus operandi dos traficantes. “Eles costumavam esconder a droga em palmeiras, árvores e outros locais considerados imprevisíveis para dificultar o trabalho da polícia”, disse.

Para o diretor de policiamento da Grande Natal, delegado Odilon Teodósio, o ponto de venda do material ilícito seria estratégico já que fica numa área próxima ao shopping, onde muitos jovens freqüentam. Um quinto traficante identificado como Charles Ramon, vulgo "Sorriso", também foi flagrado e reconhecido nas imagens feitas pela Polícia Civil e está sendo procurado. Ele já é acusado de dois homicídios.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Polícia Civil apreende um menor suspeito pela morte de Luan Galego

  Por volta das 8:00 horas da manhã desta sexta-feira, 26 de Julho de 2013, ocorreu um novo confronto envolvendo torcidas organizadas de futebol, na Rua Jornalista George Freire, bairro Nova Betânia, próximo ao 2ºBPM em Mossoró.
  O jovem Wesley Everton da Costa Bezerra, 19 anos de idade, morador da Rua Raimundo Galdino, bairro Boa Vista, foi detido juntamente com sua namorada menor de idade, pelos policiais da denarc quando tentavam fugir do local. Eles foram detidos já próximo a descida do bairro Macarrão. Com Wesley, os agentes encontraram um revolver calibre 38 municiado.
  A polícia militar conduziu o adolescente, rival de Wesley, para a Delegacia de Homicídios, e chegando ao local percebeu-se que o jovem portavam um revolver, calibre 32 também municiado. Wesley informou a polícia que passava pelo local quando foi surpreendido pelo jovem que apontava o revolver para ele, então o mesmo reagiu. Porém ninguém saiu ferido.
   Ainda em sua versão, Wesley informou que o menor é um dos envolvidos pela morte de Luan Rodrigues, 20 anos, mais conhecido como "Luan Galego" morto a tiros na ultima terça-feira, (23).
    Wesley foi conduzido para a 2ºDP onde será atuado por porte ilegal. Porém o crime é afiançável, e o mesmo poderá responder em liberdade.



Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prefeito Ciro Bezerra realiza 1ª Audiência Pública no Bairro Nossa Senhora das Dôres, em Itaú-RN

A Prefeitura Municipal de Itaú, através do Prefeito Ciro Bezerra (DEM), convoca toda comunidade do Bairro Nossa Senhora das Dôres para participar da 1ª Audiência Pública, que acontecerá nesta sexta-feira (26) a partir das 17h (cinco da tarde), na praça da saudade para elaboração do PPA.

A participação dos moradores é de fundamental importância, visto que é nesse momento em que os cidadãos itauenses terão voz ativa para reivindicar melhorias para está localidade. A audiência pública tem por objetivo ouvir as necessidades de cada bairro, e só os populares poderão fazer com que o audiência seja um sucesso, trazendo suas sugestões/projetos para melhoria da Educação, Saúde, Infraestrutura, Saneamento básico, enfim condições de vida e humana cada vez melhores.

Seja divulgador dessa ideia, converse com seu vizinho e elaborem iniciativas que visam a melhoria de todos, principalmente no que compete na participação da audiência que acontecerá na Praça da Saudade.

As audiências acontecerão em caba bairro/setor do município de Itaú-RN. Desde já o Prefeito Municipal agradece a sua participação e colaboração.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Brasil fica em penúltimo lugar em ranking global de qualidade de educação

O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores.

A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a vários países.
Em primeiro lugar está a Finlândia, seguida da Coreia do Sul e de Hong Kong.

Os 40 países foram divididos em cinco grandes grupos de acordo com os resultados. Ao lado do Brasil, mais seis nações foram incluídas na lista dos piores sistemas de educação do mundo: Turquia, Argentina, Colômbia, Tailândia, México e Indonésia, país do sudeste asiático que figura na última posição.

Os resultados foram compilados a partir de notas de testes efetuados por estudantes desses países entre 2006 e 2010. Além disso, critérios como a quantidade de alunos que ingressam na universidade também foram empregados.

Tidas como “super potências” da educação, a Finlândia e a Coreia do Sul dominam o ranking, e na sequência figura uma lista de destaques asiáticos, como Hong Kong, Japão e Cingapura.

Alemanha, Estados Unidos e França estão em grupo intermediário, e Brasil, México e Indonésia integram os mais baixos.

O ranking é baseado em testes efetuados em áreas como matemática, ciências e habilidades linguísticas a cada três ou quatro anos, e por isso apresentam um cenário com um atraso estatístico frente à realidade atual.

Mas o objetivo é fornecer uma visão multidimensional do desempenho escolar nessas nações, e criar um banco de dados que a Pearson chama de “Curva do Aprendizado”.

Ao analisar os sistemas educacionais bem-sucedidos, o estudo concluiu que investimentos são importantes, mas não tanto quanto manter uma verdadeira “cultura” nacional de aprendizado, que valoriza professores, escolas e a educação como um todo.

Daí o alto desempenho das nações asiáticas no ranking.
Nesses países o estudo tem um distinto grau de importância na sociedade e as expectativas que os pais têm dos filhos são muito altas.

Comparando a Finlândia e a Coreia do Sul, por exemplo, vê-se enormes diferenças entre os dois países, mas um “valor moral” concedido à educação muito parecido.

O relatório destaca ainda a importância de empregar professores de alta qualidade, a necessidade de encontrar maneiras de recrutá-los e o pagamento de bons salários.
Veja:

1.            Finlândia
2.            Coreia do Sul
3.            Hong Kong
4.            Japão
5.            Cingapura
6.            Grã-Bretanha
7.            Holanda
8.            Nova Zelândia
9.            Suíça
10.          Canadá
11.          Irlanda
12.          Dinamarca
13.          Austrália
14.          Polônia
15.          Alemanha
16.          Bélgica
17.          Estados Unidos
18.          Hungria
19.          Eslováquia
20.          Rússia
21.          Suécia
22.          República Tcheca
23.          Áustria
24.          Itália
25.          França
26.          Noruega
27.          Portugal
28.          Espanha
29.          Israel
30.          Bulgária
31.          Grécia
32.          Romênia
33.          Chile
34.          Turquia
35.          Argentina
36.          Colômbia
37.          Tailândia
38.          México
39.          Brasil
40.          Indonésia

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Enfim a cura da Aids anuncia revista científica

Parece que agosto vai deixar de ser o mês do desgosto para milhões de pessoas no mundo, é o que promete a nova edição da Revista Superinteressante, que chegará às bancas com a manchete: “Enfim, a cura da Aids”. O periódico informa  que dezesseis pacientes já venceram o HIV. "E um remédio capaz de curar todos os outros está sendo testado em humanos, com resultados excelentes". A revista brasileira convida o leitor a conhecer os bastidores da descoberta médica mais importante das últimas décadas. A notícia foi postada, nesta quarta-feira (24), na página da publicação no Facebook. Em poucas horas, foi compartilhada por mais de 20 mil pessoas. A 321ª edição da Superinteressante deve chegar às bancas a partir de 2 de agosto. A doença - De acordo com dados da Aids no Brasil, por ano, são notificados, 30 mil novos casos da doença: 59% no Sudeste, 19% no sul, 12% no Nordeste, 06% no Centro-Oeste e 04% no Norte. Atualmente, cerca de 33,5 milhões de pessoas vivem com o vírus em todo o mundo. As informações são do Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids).

Reprodução Cidade News Itaú via Felipe Guerra News/Taboleiro Grande News
Leia Mais ››

Apodi= Senhor de 65 anos é preso por pilotar motocicleta extremamente embriagado.

Apodi- Na tarde de ontem 25, a central de operações da Policia Militar recebeu uma informação que havia um homem em uma motocicleta altamente embriagado circulando pelas ruas do centro da cidade. De imediato os policiais da ROCAM,  CB. Cláudio e SD. Neto, saíram em patrulhamento, e logo o encontraram. Trata-se da pessoa de Edilson Batista de Lima, 65 anos aposentado, morador do Sítio Trapiá, Zona Rural de Apodi. Segundo informações dos policiais, o mesmo estava tão embriagado que caiu ao chão quando tentou descer da moto, não estava conseguindo ficar de pé colocando assim a vida dele e a dos outros em risco, pois a eminência de acidente era muito grande, relatou o Cabo Cláudio. O acusado foi conduzido para a delegacia de policia civil de Apodi para que seja feito os procedimentos cabíveis.


Reprodução Cidade News Itaú via Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA BR-405 NA NOITE DESTA QUINTA FEIRA 25/07

Aconteceu na noite de ontem quinta-feira, 25/07 por volta da meia noite uma colisão frontal na BR-405 na entrada do sítio aroeira zona rural de São Francisco do oeste/RN, envolvendo um caminhão de placas MSJ-9685/ES e um veículo celta de placas MYZ-9209/RN.
Segundo informações de um dos condutores do outro caminhão que vinha em comboio com o envolvido no acidente eles estavam em três, e o veiculo celta teria evadido a contra mão, o primeiro caminhão conseguiu evitar a colisão saindo para fora da pista de rolamento, más o veiculo celta acabou colidindo com o outro caminhão que vinha mais atrás.
Por sorte o motorista do caminhão também não veio a óbito, pois o mesmo vinha carregado de mármore e a carga toda correu para frente chegando a fechar parte da cabine do veículo.
O mesmo foi socorrido pela equipe do SAMU para o hospital regional com escoriações leves.
No celta seguia o motorista de uma funerária que fazia o translado de um cadáver para Pau dos ferros e veio a óbito no local do acidente.
A policia rodoviária federal e o ITEP compareceram no local do sinistro e removeu tanto o corpo do condutor que veio a óbito no local, como o outro cadáver para a sede do órgão em Mossoró/RN.
*Não conseguimos a identificação dos condutores envolvidos no sinistro.
Veja as imagens:









Reprodução Cidade News via PF Online
Leia Mais ››

Após delegacia ser interditada pela Covisa, 7ª DP irá funcionar em Felipe Camarão

A Delegacia Geral da Polícia Civil informou que, a partir da próxima segunda-feira (29), o atendimento referente à 7ª Delegacia de Polícia será feito em Felipe Camarão. A medida será tomada após o prédio original da unidade, localizada no bairro das Quintas, ter sido interditado pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa).

De acordo com a Covisa, 60% do prédio das Quintas está destelhado e as paredes estão mofadas. Com isso, a delegacia só poderá ser reativada após passar por reforma. A Degepol, no entanto, não deu previsão de quando a unidade será reformada.

Por enquanto, os moradores das Quintas, por exemplo, terão que se deslocarem até Felipe Camarão, no 1º andar da 14ª DP, para fazerem o registro de alguma ocorrência. A unidade ficará instalada onde funcionou a 8ª DP.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Homem é assassinado e mulher baleada em São José de Mipibu

Um homem e uma mulher foram alvos de um atentado, no final da noite desta quinta-feira (25), na cidade de São José de Mipibu. Os dois foram baleados e Edson do Nascimento, de 35 anos, acabou morrendo no local. Já a mulher, que ainda não foi identificada, foi socorrida.

O crime aconteceu próximo à linha férrea daquela cidade, em uma casa, que, segundo a polícia, é usada por usuários de drogas. Inclusive, foram encontradas duas maricas, que são usadas para o consumo de crack.

Edson do Nascimento, mais conhecido como “Galetinho”, foi morto com cinco tiros. A mulher baleada sofreu três disparos. A Polícia Militar e a Polícia Civil estiveram no local, no entanto, não conseguiram colher informações sobre os responsáveis pelo homicídio e tentativa de homicídio.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Estudante é assassinado na frente de casa na avenida Amintas Barros

O estudante Tiago Luiz do Nascimento, de 19 anos, foi assassinado a tiros, na noite desta quinta-feira (25), quando estava bebendo com amigos na frente da casa dele, na avenida Amintas Barros, no bairro de Dix-Sept Rosado. Na terça-feira (23), um amigo de Tiago já tinha sido executado na mesma localidade.

O assassinato de Tiago Luiz foi registrado por volta das 19h. O jovem estava na frente de casa com mais três amigos, quando um veículo Golf, de cor prata e placas não identificadas, aproximou-se deles. Testemunhas contaram que os ocupantes do carro chegaram a conversar com a vítima.

Depois disso, um dos ocupantes do veículo sacou uma arma e começou a atirar. Tiago Luiz ainda tentou correr para se livrar dos disparos, mas foi baleado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado, mas o estudante não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo ainda no local.

Cristiane Silva, tia de Tiago, contou que o jovem não tinha envolvimento com nenhum crime, mas era usuário de maconha. Ele foi morto a poucos metros de onde já tinha sido assassinado Renilson Ferreira Soares, de 25 anos, na noite de terça-feira. Os dois, inclusive, eram amigos. Por isso, a polícia acredita que os crimes tenham relação.


Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Agência dos Correios de Serra Negra do Norte foi assaltada pela segunda vez em um mês

A Agência dos Correios da cidade de Serra Negra do Norte voltou a ser alvo da ação de bandidos na tarde desta quinta-feira (25) e mais uma vez foi assaltada por indivíduos armados.

De acordo com informações, o crime aconteceu por volta de 16h00. Ainda não temos muitos detalhes sobre o ocorrido e em breve traremos todas as informações de como tudo aconteceu.

Segundo assalto em um mês:

Essa é a segunda vez que a Agência dos Correios de Serra Negra é assaltada em apenas um mês. No dia 18 de Julho dois homens armados assaltaram a referida agência e levaram uma quantia em dinheiro que estava no caixa do estabelecimento.

Naquela ação os homens chegaram a agência em uma moto Honda Fan de cor preta, entraram e armados praticaram o crime. Após o assalto os bandidos fugiram com destino ao Estado da Paraíba e abandonaram a moto Honda com placas de São Paulo que foi usada no assalto.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

109ª Morte violenta em Mossoró em 2013

Um jovem aparentando 30 anos de idade foi alvejado na região abdominal, com cerca de 5 disparos de arma de fogo, sendo dois na frente e três nas costas e morreu antes do socorro medico. O jovem não portava documento de identificação.

O crime foi registrado pela Central de Operações da Policia Militar, volta de 1 hora da madrugada de sexta feira 26 de Julho de 2013, no cruzamento das ruas Manoel Benício com Afonso Pena ao lado da Jodiesel no bairro Santo Antonio em Mossoró.

Os policiais da viatura 235 e da Força Tática, foram acionados para uma ocorrência de disparos de arma de fogo e quando chegaram no local já encontraram o jovem sem vida. Populares ouviram 5 disparos, mas ninguém soube informar a motivação e nem o destino dos possíveis acusados.

Agentes da delegacia de plantão foram ao local, juntamente com a equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep. Após os procedimentos perinecroscópicos o corpo foi removido para ser necropsiado na sede da Unidade.








Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Homem é preso suspeito de estuprar criança em Frutuoso Gomes

Um homem de 28 anos de idade foi detido nessa quarta-feira (24) suspeito de ter praticado um estupro contra uma criança de sete anos de idade. O fato aconteceu no município de Frutuoso Gomes, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo a polícia, a prisão do suspeito, que não teve a identidade divulgada, aconteceu após policiais locais terem obtido conhecimento do caso. O homem foi detido na própria residência e encaminhado para a delegacia de Patu.

A criança, que teria sido vítima do abuso sexual, foi conduzida para exames no ITEP de Mossoró, com o fim de comprovar a suposta violência.  

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça condena mais cinco por esquema de fraudes ao INSS no RN

A Justiça Federal condenou mais cinco réus envolvidos em esquemas de fraude ao INSS, alvos da chamada operação “Via Salária”. Cristolesson Amorim Sales, Ivanildo Ferreira da Silva, Neuza Maria da Conceição, Elizabeth Maria da Silva e Sônia Maria da Costa Lima receberam penas que variam de dois a sete anos de reclusão, além do pagamento de multa.

Cristolesson Amorim era servidor da agência do INSS em Patu e, entre fevereiro de 2004 e março de 2006, utilizou certidões e documentos falsos para conceder benefícios previdenciários indevidos a Neuza Maria, Elizabeth Maria e uma terceira mulher, declarada inocente pela Justiça. As irregularidades foram cometida com auxílio de dois intermediários: Ivanildo Ferreira, envolvido em dois dos três casos, e Sônia Maria da Costa Lima, envolvida no outro.

O servidor do INSS aceitou declarações falsas para conceder duas aposentadorias especiais e um auxílio-reclusão. Um dos processos, inclusive, já havia sido indeferido e arquivado, tendo sido reaberto pelo réu, mesmo sem terem sido apresentados novos documentos. As beneficiárias ficavam apenas com uma pequena parte do pagamento retroativo, que totalizou à época quase R$ 90 mil em prejuízos à Previdência Social.

Penas

Cristolesson Amorim Sales foi considerado culpado por inserção de dados falsos em sistema de informação (três vezes), resultando em uma pena de sete anos de reclusão (em regime semiaberto) e pagamento de 240 dias-multa. Os demais foram condenados por estelionato. Ivanildo Ferreira da Silva a três anos e quatro meses de reclusão e 214 dias-multa; Neuza Maria da Conceição a dois anos de reclusão e 97 dias-multa; Elizabeth Maria da Silva a dois anos e oito meses de reclusão e 155 dias-multa; e Sônia Maria da Costa Lima a três anos e quatro meses de reclusão e 214 dias-multa.

A sentença, porém, concedeu aos quatro últimos a substituição de cada pena privativa de liberdade por duas penas de prestação de serviços à comunidade, ainda a serem definidas. A ação penal tramita na Justiça Federal, em Mossoró, sob o número 0001299-38.2009.4.05.8401

Operação

Os condenados fazem parte do grupo de 21 envolvidos em ações fraudulentas praticadas através de requerimento de benefícios indevidos no Instituto Nacional de Seguridade Social. A lista inclui servidores do INSS, intermediários e beneficiados pelo esquema, que foram divididos em quatro grupos quando da denúncia, de autoria da Procuradoria da República no Município de Mossoró.

Outros dois envolvidos nas irregularidades, o servidor do INSS Domingos Alves Brito e o advogado César Batista de Araújo, foram condenados em abril a sete anos e a sete anos e quatro meses de reclusão, respectivamente, além de pagamento de multa.

As fraudes foram descobertas na “Operação Via Salária” (deflagrada em 2007 pela Polícia Federal, INSS e MPF). O golpe consistia em convencer cidadãos a obter indevidamente benefícios previdenciários, tais como auxílio-reclusão, pensão por morte e aposentadoria especial. Os envolvidos intermediavam o procedimento de concessão, falsificando documentos que eram aceitos como verdadeiros por alguns servidores do INSS.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Audiência de pedreiro acusado de matar mãe e filha na Grande Natal é adiada

Três testemunhas não compareceram a audiência de instrução do auxiliar do pedreiro João Batista Caetano Alves - acusado de matar uma mulher e a filha dela, em 7 de maio de 2012, em Nova Parnamirim – que aconteceu na manhã desta quinta-feira (25). Uma nova audiência será marcada em breve para que essas testemunhas, além de uma outra requerida pelo Ministério Público Estadual possam ser ouvidas.

A audiência de instrução foi feita pelo juiz Ricardo Cabral, que está substituindo a magistrada titular, Manuela de Alexandria. De acordo com informações passadas pela 2ª Vara Criminal de Parnamirim, as três testemunhas justificaram as ausências.

Memória
O auxiliar de pedreiro João Batista Caetano Alves, que também fazia serviços de jardinagem na casa das vítimas, confessou ter cometido os homicídios por raiva, por ter informações de que a vítima, Olga Cruz, desconfiava da honestidade dele.

João Caetano está detido no Centro de Detenção Provisória da Ribeira e Marlene Eugênio Gomes, sua companheira, foi transferida do Centro de Detenção Provisória de Parnamirim, para outra unidade prisional por ter sido agredida pelas presas.

A denúncia do Ministério Público foi feita em 4 de junho de 2012 e recebida pela juíza Manuela de Alexandria no dia seguinte.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Queda no número de postos de trabalho preocupa no RN

O alerta feito pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, em maio (“Estamos no limite da geração de empregos e precisamos estimular o setor produtivo e as atividade que são fortes na nossa economia”) foi ratificado com os números de junho, relativos ao emprego no Rio Grande do Norte e, especificamente, no setor de Comércio e Serviços. De acordo com o Caged (Ministério do Trabalho), o setor abriu 525 novos postos em junho, número bem próximo dos 578 e dos 519 abertos em 2012 e 2011, respectivamente. Mas é o dado do acumulado do primeiro semestre que preocupa.

De janeiro a junho deste ano, o setor abriu 2.966 vagas, um número bem distante dos 5.417 postos abertos no primeiro semestre de 2012 e também dos 3.205 computados no mesmo período de 2011. O mesmo comportamento se observa nos dados gerais do estado.

O desempenho do setor de Comércio e Serviços em junho foi puxado, mais uma vez, pelo segmento de Serviços (+ 541 vagas, contra um saldo negativo de 16 postos registrado pelo comércio). Dentro do segmento de Serviços, as atividades de “Ensino” (151 novos empregos) e “Serviços de Corretagem e Administração de Imóveis”(com 366 postos a mais) lideram a lista de geração de empregos.

O presidente do Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte, Marcelo Fernandes de Queiroz, explica que estes dois segmentos têm particularidades que justificam o desempenho. “O segmento de Ensino vive, no primeiro semestre, seu período natural de contratações e ele ainda tem recebido um bom impulso dos cursinhos preparatórios para concursos públicos, que está bastante movimentado no estado. Já a Corretagem e Administração de Imóveis ainda sente o bom reflexo do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, que aqueceu de forma bastante contundente este segmento”, afirma ele. Queiroz volta a demonstrar preocupação com os resultados do acumulado no primeiro semestre.

“Desde que saíram os números de maio eu digo que, a meu ver, está acesa a luz amarela para nossa a economia. Estamos, sim, no limite da geração de empregos e precisamos estimular o setor produtivo e as atividade que são fortes na nossa economia. Este é um dos desafios para os governos, em todas as suas esferas, para este segundo semestre.”, reafirmou o presidente da Fecomércio, que foi mais além: “Diante desta necessidade – de fomento à atividade produtiva - e das notícias que vimos acompanhando, das dificuldades financeiras dos governos e dos consequentes cortes de investimentos, temos um quadro extremamente preocupante“, pontua Queiroz.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

RN é o único do NE a ficar fora do PAC do Turismo

O Rio Grande do Norte foi o único estado do Nordeste a não ser contemplado com recursos do PAC do Turismo que está disponibilizando investimentos da ordem de R$ 7,8 milhões para implantação de sinalização turística em 13 cidades históricas. Segundo o ministro Gastão Vieira, a sinalização turística bem trabalhada garante conforto, segurança e permite a mobilidade adequada do visitante. "A sinalização turística é fundamental para o turismo. Ela destaca e reforça a identidade do local, ampliando os ganhos do destino com a visitação".

A lista de beneficiários inclui patrimônios históricos e naturais como Fernando de Noronha (PE), São Luís (MA) e São Cristóvão (SE) e conta também com destinos com importantes acervos da história e da cultura brasileira, como João Pessoa (PB), Marechal Deodoro (SE) e Parnaíba (PI). O PAC das cidades históricas é um programa intergovernamental coordenado pelo ministério da Cultura.

A região Nordeste deverá ser o destino de 55,2% dos brasileiros que pretendem viajar até o final deste ano. O principal motivo da viagem são os destinos de praia, bem como o turismo religioso.

Confira a lista dos estados beneficiados, cidades atendidas e valores investidos:

Alagoas: Marechal Deodoro e Penedo (R$ 800 mil)
Bahia: Maragogipe, Santo Amaro, Itaparica (R$ 900 mil)
Ceará: Sobral e Aracati (R$ 800 mil)
Maranhão: São Luis (R$ 1,5 milhão)
Paraíba: João Pessoa (R$ 1 milhão)
Pernambuco: Fernando de Noronha (R$ 250 mil)
Piauí: Parnaíba (R$ 550 mil)
Sergipe: Aracaju e São Cristóvão (R$ 1,5 milhão)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Rosalba diz que Governo não atrasará salários dos servidores

Foram quatro meses fechada para recuperação e manutenção de sua estrutura física e de recursos humanos, mas a partir da próxima segunda-feira (29), os caicoenses poderão voltar a utilizar os serviços importantes da Central do Cidadão. A governadora Rosalba Ciarlini foi conferir de perto a reestruturação do prédio na manhã de hoje (24). Nova fachada, assentos, placas de sinalização e ampliação dos serviços, um investimento de R$ 233.387,48.

Na chegada à Central, Rosalba concedeu entrevista coletiva à imprensa. “Uma Central como essa, que agrega uma quantidade de serviços só traz benefícios à população: mais comodidade, agilidade e conforto.”. Ao todo, 76 funcionários vão atuar na unidade e nos 16 órgãos de atendimento, como ITEP, Junta Militar, Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Tribunal Regional Eleitoral, Procon, Detran, Datanorte, dentre outros.

A governadora falou sobre a reunião do secretariado que aconteceu na última segunda-feira (22). “Nós fizemos um orçamento prevendo uma arrecadação para este ano, dentro das informações do Tesouro Nacional e também da nossa tributação, mas desde maio o repasse do Governo Federal vem caindo a cada mês, e isso começa a nos preocupar seriamente. Então, foi necessário convocar os secretários para mostrar essa realidade; os recursos estão sendo reduzidos. Enquanto a folha só cresce, temos que ver onde vamos cortar, onde temos que economizar”.

Rosalba afastou qualquer possibilidade de atraso no pagamento dos funcionários, e reiterou que os cortes não vão afetar o funcionalismo público: “estamos pagando, a partir de hoje, todo o Seridó e dia 30 e 31 o restante do estado, mas eu não vou dizer que não existem dificuldades, existem sim. As prefeituras estão com dificuldades, o Brasil e o próprio Governo Federal também estão. A gente vê diariamente o Governo Federal decretando contingenciamento de recursos. Muitas medidas já estão sendo tomadas com relação a algumas ações que podem ficar para depois e contenção de despesas onde for possível, com energia, telefone, nós vamos fazer o que for possível para que não ocorra atraso no pagamento”, afirmou.

Acompanhada do secretário de Justiça e Cidadania, Júlio César Queiroz, do prefeito da cidade, Roberto Germano e também do diretor do Procon, Araken Farias e do diretor do Detran, Wily Saldanha, Rosalba conheceu os guichês, cumprimentou os funcionários e visitou as salas internas de atendimento.

Em funcionamento desde o ano 2000, a Central do Cidadão de Caicó tem uma média de 1.300 atendimentos ao dia, “são aproximadamente 30 mil serviços prestados ao mês, um número bastante significativo”, afirmou Nelson Mendonça, coordenador da Central. A unidade fica na rua Dr. José Nilton de Araújo, S/N, Centro.

A Central do Cidadão de Caicó volta a funcionar no horário de terça a sexta-feira, das 7h às 18h e as segundas e sábados, das 7h às 12h30. Mais informações através do telefone: (84) 3421-6099.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça determina exclusão de servidores efetivos do quadro da ALRN

O juiz Airton Pinheiro, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal, determinou a exclusão de seis integrantes do quadro de servidores efetivos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, atendendo pedido formulado pelo Ministério Público do RN, em Embargos de Declaração contra sentença que, reconhecendo a consumação do prazo prescricional, extinguiu o processo com resolução de mérito.

Desta forma, o magistrado reconheceu a inconstitucionalidade da Resolução nº 007/93 (ato normativo de efeitos concretos, editada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte), declarando a nulidade dos atos de integração dos réus, sem concurso público, ao quadro de pessoal daquela Casa e, inclusive, sua repercussão nos atos administrativos subsequentes relacionados às carreiras deles, inclusive eventuais aposentadorias.

O MPRN instaurou em novembro de 2002 inquérito civil público para apurar a regularidade de acesso a cargos de provimento efetivo do quadro de pessoal da ALRN. No inquérito, a Promotoria informa que é fato público e notório que a Assembleia Legislativa do RN jamais realizou um concurso público para provimento de seus cargos, no entanto, possui um número elevado de ocupantes de cargos de provimento efetivo e que isto se deu de maneira inconstitucional.

Sem vínculo

Ainda segundo o autor da ação, após análise das informações prestadas pela Assembleia Legislativa, ficou constatado que, no período de 1990 à 2002, a investidura de diversos servidores naquela Casa Legislativa, sem concurso público, em cargos de provimento efetivo, compreendeu pessoas que: não possuíam vínculo com o serviço público; ocupavam exclusivamente cargos em comissão na Assembleia Legislativa, e; possuíam algum vínculo com o serviço público.

O Ministério Público observou que é fato incontroverso que o ato de "integração" dos servidores ao Quadro de Pessoal da Assembleia Legislativa somente foi publicado no "Boletim Oficial" daquela Casa, sendo certo que não foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

População masculina sofre sem assistência médica preventiva no RN

A saúde do homem foi definitivamente deixada de lado em Natal. Na mesma semana em que foi comemorada a data alusiva ao Dia Nacional do Homem (15 de julho), o Centro de Saúde Reprodutiva Leide Morais, único local vinculado à administração estadual onde ainda se fazia atendimento de ambulatório com ênfase em prevenção masculina, recebeu a alarmante notícia de que os três urologistas que atendiam a demanda de consultas e marcação de exames profiláticos não poderiam mais exercer suas funções na unidade. Com esse desfalque na equipe de profissionais do Centro de Saúde, que fica localizado no bairro do Alecrim, a capital potiguar fica oficialmente desprovida de qualquer posto de atendimento estadual voltado à saúde do homem.

À frente do Centro há 15 anos, a diretora Débora Torquato se diz estarrecida com o tratamento dispensado à população pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap). Segundo ela, a atual gestão tem tomado decisões completamente arbitrárias e equivocadas com relação à distribuição de equipamentos e de profissionais nas Unidades de Saúde da capital sob responsabilidade do Estado.

“O que está acontecendo aqui é um absurdo. O Governo Federal anuncia que a prevenção é prioridade nas políticas públicas de saúde, mas o Rio Grande do Norte elimina o atendimento ambulatorial. Qual a lógica disso? Anteriormente esse serviço era oferecido no Hospital Dr. José Pedro Bezerra (popularmente conhecido como Hospital Santa Catarina), na zona Norte, aí passaram para o Hospital Dr. Ruy Pereira, em Petrópolis, que não dá condições para o funcionamento ambulatorial. Com isso, o atendimento acabou sendo interrompido. Devido a esse quadro, fomos atrás e conseguimos trazer para cá os médicos que estavam parados pela falta de estrutura nas outras unidades. Organizamos a equipe, demos treinamento, estava tudo funcionando nos conformes, as demandas estavam sendo cumpridas a contento, aí me chega essa notícia de que a Secretaria solicita a remoção imediata desses profissionais da Urologia para o [Hospital Regional Monsenhor] Walfredo Gurgel, que sequer oferece serviço de ambulatório, apenas pronto socorro! E pior, o PS do Walfredo já conta com médicos suficientes para manutenção da escala, ainda que no limite. Resumindo, estão tirando daqui as únicas pessoas no quadro do Estado que estão trabalhando com prevenção para colocá-los em uma unidade de urgência que já conta com efetivo regular”, denuncia, indignada, a diretora.

E as reclamações não param por aí. Débora Torquato conta que o Centro de Saúde Reprodutiva Prof. Leide Morais não possuía máquina de ultrassonografia, mas que no Hospital Dr. Ruy Pereira havia um aparelho novo, parado por falta de profissionais. A mesma história dos médicos se repetiu. Deu-se um jeito de levar a máquina para o Leide Morais, fez-se treinamento e gerou-se demanda.

Quando o serviço “engrenou”, a Sesap mandou retirar o ultrassom da Unidade e levar para o Walfredo Gurgel, pois o de lá havia quebrado. “Isso faz mais de um ano. Já foi feita a licitação para a compra de um novo aparelho para o Hospital Regional, mas a Sesap diz que não tem dinheiro para repor o equipamento. Nossa sala de ultrassonografia hoje só serve para juntar mofo. O nosso mamógrafo também está há mais de um ano sem funcionamento, além de contar com uma processadora de imagens analógica, extremamente defasada”, afirma Débora Torquato.

A título de informação, a aprovação das contas do Governo Rosalba Ciarlini pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi feita com ressalvas pelo segundo ano consecutivo justamente pela pobreza em investimentos na área da Saúde (R$ 17,7 milhões). Enquanto isso, por exemplo, a Administração Estadual gastou um valor superior a R$ 27,5 milhões apenas com propaganda. Já para diárias, o valor destinado ultrapassou a marca de R$ 24,5 milhões.

MÉDICOS REPUDIAM DECISÃO DA SECRETARIA

Não é só a direção do Centro de Saúde Reprodutiva Leide Morais que critica os recentes posicionamentos da Secretaria Estadual de Saúde. Os médicos que integram a equipe do ambulatório em Urologia da unidade foram pegos de surpresa com o comunicado de que passariam a dar expediente no Walfredo Gurgel, realizando atendimento de urgência.

Para o urologista Dionísio de Melo, a medida não faz o menor sentido, visto que essa transferência vai trazer grande prejuízo à população de Natal. “Fomos pegos de surpresa com o comunicado de que não atenderíamos mais no Centro de Saúde Reprodutiva. A notícia nos foi dada pela direção da Unidade onde somos lotados oficialmente, o Hospital Dr. Ruy Pereira, que relatou ter recebido ofício da Secretaria de Saúde nesse sentido, mas até agora não recebemos contato oficial algum. De qualquer maneira, extinguir o atendimento ambulatorial em uma capital – como está sendo feito – é um enorme tiro no pé para qualquer governante. Todos sabem que qualquer dinheiro gasto com prevenção representa uma economia muito maior em tratamentos, depois. Agora, grosso modo, as pessoas vão ter de esperar uma enfermidade se manifestar e chegar a um ponto crítico para receberem atendimento. Isso sem contar que, dessa maneira, os próprios pacientes da urgência ficam em situação de risco. Passado um eventual procedimento cirúrgico, onde vai ser feito o acompanhamento do pós-operatório? É uma situação inaceitável”, conta Melo.

Essa demanda só não ficará totalmente desamparada porque a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o atendimento através do sistema de regulação que é feito online nas próprias unidades onde o paciente tiver dado entrada, encaminhando-o em seguida para os urologistas nas Policlínicas e no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol). A grande questão é se existirá condição de absorver totalmente o contingente do Estado. Essa municipalização dos serviços básicos de saúde já vem sendo ensaiada há tempos, mas a preocupação que paira sobre a cabeça dos usuários do sistema de Saúde Pública é se a aparelhagem do Município permitirá que o serviço continue sendo oferecido à população de maneira pelo menos razoável.

QUEBRANDO TABUS

A saúde masculina sempre foi um assunto delicado. Cuidar de si é uma questão cultural. Desde muito novas, as mulheres aprendem a importância de ir regularmente ao ginecologista, fazer exames preventivos; já os homens não são criados com esse hábito de cuidar do corpo.

Para o diretor do Centro de Medicina Preventiva do Hospital Israelita Albert Einstein (SP) e referência nacional em saúde masculina, José Antônio Maluf de Carvalho, “como o papel de provedor ainda é bastante forte na cultura atual, o sexo masculino não pode se fragilizar e comprometer esse papel familiar. É considerado como o sexo forte e acredita ser mais resistente às doenças. Essas crenças dificultam a incorporação de medidas preventivas e a mudança de estilo de vida”, explica.  O fato é que, por essa questão cultural, os homens sofrem com mais doenças que poderiam ser evitadas caso atitudes preventivas fossem tomadas.

Ainda que hoje em dia o assunto prevenção seja abordado com certa frequência, faz-se necessário manter esse tópico em evidência, pois ainda há um preconceito muito forte entre os homens em relação a determinados exames – mais notadamente o de toque retal, para detecção de câncer de próstata, uma das principais causas de morte entre os homens. O diagnóstico precoce traz boas chances aos pacientes, mas para isso é preciso quebrar o tabu. “No caso dos homens que apresentam história familiar de câncer de próstata em primeiro grau, a prevenção deve começar a partir dos 40 anos”, enfatiza José Antônio Maluf.

Além da barreira que o exame de toque representa, muitos homens, após completarem 50 anos, temem a realização da tão temida cirurgia de próstata, que muitos erroneamente associam à impotência sexual, o que não é inteiramente verdade.

A grande responsável pelos mitos que envolvem a cirurgia da próstata é a prostatectomia radical. Muitos homens ligam o procedimento à impotência porque ela remove completamente a próstata, as vesículas seminais e as extremidades do canal. A prostatectomia radical é minimamente invasiva, aumenta a sobrevida e é considerada a principal forma de cura para tumores nas fases iniciais. Apesar dos mitos criados, as técnicas disponíveis atualmente reduziram muito as taxas de impotência.

As cirurgias variam de acordo com o problema e nem sempre estão associadas ao câncer. A hiperplasia benigna, por exemplo, é caracterizada pelo aumento do tamanho da próstata, não tendo nenhuma relação com essa tão temida doença. Os sintomas mais comuns são a urgência na necessidade de urinar, dor e a sensação de não esvaziamento da bexiga. Casos mais avançados podem levar a retenção, incontinência urinária e problemas renais.



Homem também faz pré-natal

É senso comum que a mulher, segundo as indicações da Organização Mundial de Saúde (OMS), passe por uma bateria de exames antes de engravidar. Caso a gestação aconteça sem a consulta médica prévia, é importantíssimo que seja feito acompanhamento assim que se descubra a gravidez. No caso dos homens, o pré-natal é tão importante quanto o da mulher para a saúde do bebê que está nos planos do casal ou que já está a caminho.

Isso significa que homem e mulher devem fazer uma série de exames na fase pré-concepcional, como VDRL (que pesquisa a sífilis), hepatites B e C, grupo sanguíneo e fator Rh, urina, HIV, glicemia e parasitológico para evitar possíveis doenças e contaminações. Enquanto a mulher faz uma série de outros exames – de dosagens hormonais a ultrassonografia mamária e colposcopia -, o homem deve fazer o espermograma, indicado justamente para avaliar as condições dos espermatozóides para a fecundação.

Caso essas medidas não tenham sido adotadas, é fundamental que o futuro papai aproveite o período gestacional para fazer a bateria de exames, que, acima de tudo, vai garantir a saúde do filho. A maior recomendação do Ministério da Saúde é, justamente, a de que os homens sejam estimulados a realizarem exames de rotina e específicos, como os de HIV/AIDS, sífilis e fator RH, e, sobretudo, a participarem ativamente na gestação, no parto e no desenvolvimento dos primeiros anos de vida da criança.

Segundo o coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora, “a paternidade é ideal para sensibilizar a população masculina sobre a importância de se fazer exames regulares. Além disso, a realização do pré-natal masculino aumenta o vínculo entre a gestante e o companheiro, assim como entre ele e o filho”.

Ao se submeter a exames durante a gestação do filho, o homem se conscientiza sobre a importância de manter a saúde em dia e se torna mais compreensivo e participativo em relação à parceira e a esse momento tão singular na vida do casal.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››