quinta-feira, outubro 01, 2020

RN tem 69.715 casos confirmados de Covid-19 e 2.395 mortes pela doença

O Rio Grande do Norte chegou nesta quinta-feira (1) aos 69.715 casos confirmados e às 2.395 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. Os números estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta quinta-feira (1).


Foram 282 novos casos registrados em relação ao boletim do dia anterior, além de três mortes a mais. Além disso, outros 315 óbitos seguem sob investigação.


O número de casos suspeitos subiu novamente e foi para 37.406 e os descartados também aumentou: 144.782. O número de confirmados recuperados continua em 40.400 e o de inconclusivos, que agora são tratados como "Síndrome Gripal não especificada", está em 52.779.


Segundo a Sesap, 207 pessoas estão internadas por causa da Covid-19 no estado, sendo 164 na rede pública e 43 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 41,86% na rede pública e de 13,1% na rede privada.


Ao todo, o RN realizou 181.352 testes para coronavírus, sendo 89.269 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 92.083 sorológicos.


Números do coronavírus no RN

69.715 casos confirmados

2.395 mortes

40.400 confirmados recuperados

37.406 casos suspeitos

144.782 casos descartados



Teste de Covid-19 — Foto: Odair Leal/ Secom


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil tem média móvel de 698 mortes por coronavírus, com curvas de casos e óbitos em estabilidade

Fazendo upload: 1022809 de 1022809 bytes.


 O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta quinta-feira (1º).


O país registrou 881 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 144.767 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 698, uma variação de -9% em relação aos dados registrados em 14 dias.


Desde o dia 14 de setembro a tendência na média móvel de mortes segue em estabilidade, ou seja, o número não apresentou alta nem queda representativa em comparação com os 14 dias anteriores. Antes disso, o país passou por um período de uma semana seguida com tendência de queda no registro de mortes por Covid.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 4.849.229 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 35.643 desses confirmados no último dia. A média móvel de novos casos foi de 26.859 por dia, uma variação de -12% em relação aos casos registrados em 14 dias. Ou seja, também encontra-se na faixa que aponta estabilidade.


No total, 4 estados apresentam alta de mortes: Espírito Santo, Amazonas, Roraima e Ceará.


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Em Roraima, a média saltou de 1 para 3 no intervalo de 14 dias, o que levou a uma variação de 375%. A média é, em geral, em números decimais e arredondada para facilitar a apresentação dos dados.


No Amazonas, o número voltou a ser impactado por mortes de meses anteriores cujas causas foram revisadas para Covid pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus. Das 117 mortes registradas no boletim do estado nesta quinta, 114 ocorreram em meses anteriores e só agora foram somadas à conta.



Brasil, 1º de outubro

Total de mortes: 144.767

Registro de mortes em 24 horas: 881

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 698 por dia (variação em 14 dias: -9%)

Total de casos confirmados: 4.849.229

Registro de casos confirmados em 24 horas: 35.643

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 26.859 por dia (variação em 14 dias: -12%)

(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou dois boletins parciais, às 8h, com 143.910 mortes e 4.813.989 casos; e às 13h, com 144.103 mortes e 4.820.116 casos confirmados.)


Estados

Subindo (4 estados): ES, AM, RR e CE

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (12 estados): PR, SC, MG, GO, AP, AL, BA, MA, PB, PE, RN e SE

Em queda (10 estados + DF): RS, RJ, SP, DF, MS, MT, AC, PA, RO, TO e PI

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bolsonaro anuncia indicação de Kassio Nunes Marques para vaga no Supremo Tribunal Federal

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (1º) que vai indicar o desembargador Kassio Nunes Marques, de 48 anos, para assumir a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) no lugar de Celso de Mello, que antecipou a aposentadoria.



O desembargador federal Kassio Nunes Marques — Foto: Divulgação/Ascom/TRF-1


Segundo Bolsonaro, a indicação será publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta (2). Marques é atual desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que tem sede em Brasília.


Após a publicação, Marques ainda terá de passar por sabatina no Senado Federal e ter o nome aprovado em plenário, pela maioria absoluta dos senadores. O rito é definido pela Constituição Federal.


O nome do magistrado surgiu como um dos principais cotados para a vaga no início da semana, quando o desembargador se reuniu com Bolsonaro e o ministro Gilmar Mendes, segundo informou o Blog do Camarotti. O ministro Dias Toffoli, que deixou a presidência do STF em setembro, também participou da conversa.


Celso de Mello comunicou à presidência do STF que vai se aposentar em 13 de outubro, embora a data para a aposentadoria compulsória seja 1º de novembro, quando completa 75 anos. Com a decisão, o decano (ministro mais antigo) do Supremo deve adiantar sua saída em pouco mais de duas semanas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Supremo autoriza venda de refinarias da Petrobras contestada pelo Congresso

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta quinta-feira (1º), por seis votos a quatro, um pedido de suspensão da venda de oito refinarias e ativos da Petrobras a partir da criação de empresas subsidiárias. A iniciativa da estatal havia sido questionada pelo Congresso Nacional.



A Petrobras pretende vender as refinarias de Landulfo Alves (BA), Presidente Getúlio Vargas (PR), Abreu e Lima (PE), Alberto Pasqualini (RS), Gabriel Passos (MG), Isaac Sabbá (AM), Lubnor (CE) e a Unidade de Industrialização de Xisto (PR).


Na ação, o Congresso argumentou que a Petrobras estava descumprindo um entendimento do próprio STF ao desmembrar a empresa-mãe para, em seguida, vender esses ativos sem autorização do Legislativo.


Por maioria, os ministros do STF avaliaram que o entendimento da Corte não foi descumprido, e que as operações representam um desinvestimento por parte da estatal – e não uma fraude para repassar o controle acionário ao setor privado.


Os ministros decidiram sobre um pedido de cautelar para que a venda fosse suspensa temporariamente até o julgamento final da ação. O mérito do pedido ainda deve ser julgado, mas ainda não há data marcada.


Após o julgamento, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, comemorou o resultado. “Estamos muito felizes. Sempre acreditamos no resultado positivo porque temos confiança na capacidade de nossa Suprema Corte”, afirmou.


Para o senador Jean Paul Prates (PT-RN), presidente da Frente Parlamentar Mista de Defesa da Petrobras, o Supremo não reconheceu o "risco" da decisão da venda das subsidiárias em autorização do Legislativo. "Trata-se, porém, apenas de uma decisão liminar [provisória], a ser confirmada ou revisada no mérito. Vamos seguir debatendo esse tema, para que as pessoas entendam o que está em jogo, não só para o futuro da Petrobrás, como para a autonomia energética do país", disse.


O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) afirmou em nota que a decisão do Supremo abrirá uma oportunidade para se criar um mercado "aberto, plural e competitivo" e indica que a abertura do mercado de refino "se dará em um ambiente de segurança jurídica e regulatória, quando o país tanto precisa de investimentos de longo prazo em infraestrutura".



Em junho de 2019, o STF definiu que o governo precisa de autorização de deputados e senadores para privatizar estatais, mas essa regra não se aplica às subsidiárias, ou seja, às subdivisões criadas pelas empresas públicas para atuar em ramos específicos.


Na ocasião, o STF definiu que a venda de empresas estatais que implique perda do controle acionário precisa atender a dois critérios: aval do Congresso e abertura de licitação. Isso só vale para as empresas-mãe e não se aplica às subsidiárias dessas estatais.


No questionamento ao STF, o Congresso afirma que a Petrobras tem planos de criar subsidiárias para, dessa forma, sair da restrição e colocar os ativos à venda.


Seria uma forma de burlar o entendimento do Supremo. Isso porque, de acordo com a ação judicial, a decisão não é orientada por novas oportunidades de negócios, mas pelo interesse em alienar (se livrar de) ativos. Essa prática é chamada "privatização branca".


O julgamento

O julgamento começou na quarta (30), com a sustentação oral das partes do processo. Nesta quinta, o relator, ministro Edson Fachin, votou para conceder a liminar ao Congresso e suspender a venda dos ativos.


Para o ministro, a Petrobras não pode vender uma subsidiária que tenha sido criada apenas com esse objetivo, na tentativa de driblar a necessidade de autorização do Congresso.



“Entendo não ser possível a livre criação de subsidiárias com o consequente repasse de ativos e posterior venda direta no mercado venda dos ativos da empresa-mãe”, afirmou o relator.


O ministro Alexandre de Moraes divergiu do relator, afirmando que não se trata de transferência de controle acionário, mas de plano de desinvestimento. O entendimento foi seguido pela maioria dos demais ministros.


“Entendo aqui que há, no plano negocial, um desinvestimento [para] consequentemente, garantir maior rentabilidade, eficiência e eficácia à empresa”, disse Moraes.


O ministro Luís Roberto Barroso concordou com o voto de Moraes e também divergiu do relator Edson Fachin. Para ele, "nem sequer se tangencia a alienação de controle" e a Petrobras vem se recuperando de um prejuízo e de má gestão, tentando alternativas de negócio.


"Não acho que caiba ao STF interferir", declarou.


A ministra Rosa Weber acompanhou o relator, entendendo que há "aparente afronta" ao que decidiu o Supremo sobre a venda de subsidiárias. Em seguida, Dias Toffoli e Cármen Lúcia acompanharam a divergência aberta por Moraes.


Ricardo Lewandowski afirmou que essa decisão de venda é uma "negação dos objetivos que levaram à criação da Petrobras".


"Tenho para mim que a criação de subsidiárias, tal como vem sendo praticada, ou seja, unicamente com o objetivo de vender ativos, não só afronta a Constituição e o quanto decidido pelo plenário, também parece configurar expediente empregado para furtar o controle pelo Congresso Nacional", afirmou.


O ministro Gilmar Mendes acompanhou a divergência. “Considero improcedente a tese segundo a qual os atos configurariam desvio de finalidade”, disse o ministro. “Os planos da Petrobras de desinvestir precedem a deliberação desta Corte.”


Marco Aurélio Mello disse que o objetivo maior da Constituição é a preservação do patrimônio nacional, “mas parece que não é bem assim, pelo menos para alguns desavisados”. “Acompanho o ministro relator”, afirmou.



Último a votar, o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, formou a maioria contra a suspensão. “Essa decisão está na vanguarda da análise econômica do direito, que prega a eficiência. Todos os países do mundo pregam o desinvestimento para crescer."


Fonte: G1

Leia Mais ››

Vaquinha arrecada mais de R$ 160 mil para garoto que tentou comprar casa para família com parcelas de R$ 50: 'Sem reação', diz mãe

Uma vaquinha feita pela internet arrecadou mais de R$ 160 mil para o garoto de Maringá, no norte do Paraná, que tentou comprar uma casa para a família dele com parcelas mensais de R$ 50.



Vaquinha arrecadou mais de R$ 160 mil para garoto que tentou comprar casa pela internet com parcelas de R$ 50 — Foto: Reprodução/Razões para Acreditar


A meta do valor, estipulada para ajudar a família a comprar a casa própria, foi atingida na manhã desta quinta-feira (1º), menos de 24 horas após a vaquinha ser aberta.


A história de João Bernardo, de nove anos, viralizou nas redes sociais após a mãe dele, Daiana Campiolo, compartilhar mensagens em que o garoto negociava a compra de casa de R$ 110 mil em Sergipe por um aplicativo de celular.



Postagem com conversa de menino e vendedor viralizou nas redes sociais — Foto: Reprodução/Facebook


Na troca de mensagens, João Bernardo ofereceu R$ 50 mensais porque, segundo ele, não tinha "tanto dinheiro".


A vaquinha foi criada por um grupo de voluntários com a autorização da família.


"Estamos sem reação ainda, não conseguimos nem acreditar", afirmou a Daiana.

Segundo ela, o menino tem o sonho de que a família tenha uma casa própria desde que o pai dele morreu, há dois anos.



João Bernardo, de nove anos, tentou comprar uma casa com parcelas de R$ 50 mensais — Foto: Reprodução/RPC


Após a perda, a família enfrentou dificuldades financeiras, teve que sair da casa onde morava e se mudou para uma quitinete.


"Eu não fico falando disso, porque ele é só uma criança, não tem que ter esse tipo de preocupação, mas é algo que ele pensa muito após esse trauma", afirmou.


Ajuda

A responsável pela vaquinha na internet, Jéssica Souza, disse que se solidarizou com a família após ver a preocupação do garoto.


"Em um primeiro momento, parece uma história curiosa, engraçada, de uma criança tentando comprar uma casa de uma forma ingênua, mas quando vimos as preocupações por trás disso, resolvemos ajudar", afirmou.



João Bernardo mora com a mãe, Daiane, e o irmão, Kauan, em Maringá — Foto: Arquivo pessoal


Planos

Para a mãe de João Bernardo, a "ficha ainda não caiu". "Meus filhos já estão pensando na casa, em como nossa vida pode mudar, mas eu não consigo nem acreditar", afirmou.


Segundo Daiana, além do dinheiro arrecadado, a família está recebendo mensagens de carinho. "Recebemos tantas mensagens boas nestes dias que eu não consigo nem agradecer. Não existe uma palavra que defina o que nós estamos sentindo", disse.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Outubro Rosa: Cristo Redentor se ilumina na cor da campanha para alertar sobre o câncer de mama

O Cristo Redentor se iluminou de rosa na noite desta quinta-feira (1°) para lembrar a campanha do Outubro Rosa e alertar que o câncer de mama é uma causa de todos.



Cristo Redentor se iluminou de rosa no dia do lançamento da campanha de alerta sobre o câncer de mama — Foto: Reprodução


A apresentadora Ana Furtado é a madrinha da campanha.


Com a campanha #doarsalva, a Fundação Laço Rosa quer lembrar que apesar da pandemia da Covid, a causa do câncer de mama não pode ser esquecida.


A instituição é reconhecida nacionalmente pelo seu empenho contínuo para diminuir as desigualdades de acesso e tratamento do câncer.


“A pandemia escancarou a fratura exposta que vivemos diariamente na saúde brasileira e acordou a sociedade para a importância do terceiro setor no dia a dia do país. Nunca antes na história do Brasil tivemos tantas doações financeiras ajudando as pontas mais vulneráveis e esse é um movimento que não tem mais volta. Doar precisa estar na cultura da população porque vimos que #doarsalva, disse Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa.


Nesta edição da campanha não foi possível reunir presencialmente no monumento as pacientes em tratamento, mas o evento teve transmissão online. Uma cerimônia celebrou a vida e renovou a fé.


Música

Uma live musical pós-iluminação com a participação de Maria Rita e apresentação de Adriane Galisteu, transmitida diretamente do Hotel Fasano, em Ipanema, a partir das 20h30.



A live contará ainda com a participação em depoimento das atrizes Juliana Paes e Flávia Alessandra, madrinhas em edições anteriores. Ingrid Guimarães e Alinne Moraes também participam da campanha da Fundação Laço Rosa.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Caju é fonte de renda para mais de 190 mil produtores e castanha rende US$ 120 milhões em exportações


 O cajueiro é nativo do Nordeste brasileiro e é fonte de renda para 190 mil pequenos produtores da região.


E, do caju, nada se perde. A castanha, por exemplo, que é a parte mais valiosa, rende cerca de US$ 120 milhões por ano na exportação. Já a casca fornece um óleo usado em tintas e vernizes.


Com a polpa, se faz a cajuína, sucos e doces e, além disso, uma novidade: a fibra é usada na produção da carne vegetal, na forma de bolinhos e hambúrguer.


Caju é rico em vitamina C e traz variedade na mesa. Caju é agro.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Senado aprova MP que autoriza poupança digital a receber benefícios sociais e de previdência

O Senado aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (1º) uma medida provisória que permite que contas do tipo poupança digital sejam utilizadas para o depósito de benefícios sociais pagos pela União, estados e municípios.


Essas contas são abertas, operadas e encerradas de forma simplificada, além de serem isentas de cobrança de tarifas de manutenção.


Pela proposta, entre os benefícios que poderão ser recebidos na poupança digital, estão os previdenciários.


A poupança digital já foi usada este ano para o depósito do auxílio emergencial e do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).


O relatório aprovado pelo Congresso também permite que a instituição financeira emita um cartão físico para movimentação – o que não estava no texto encaminhado pelo governo.


Por se tratar de uma medida provisória, a proposta tem validade assim que é editada pelo governo federal, o que ocorreu em junho. Contudo, precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias para se tornar lei em definitivo. A MP perderia a validade no dia 10 de outubro se não fosse analisada.


O texto já havia passado pela Câmara. Com a aprovação nesta quinta-feira, seguirá para sanção presidencial.


Para o pagamento de benefícios previdenciários, por meio da poupança digital, o beneficiário deverá autorizar expressamente a abertura de conta ou a utilização de conta já aberta em seu nome.


O texto também possibilita o recebimento de outros créditos nesse tipo de conta.


Pela proposta, a conta do tipo poupança social digital deve:


ter limite de depósitos mensais de R$ 5 mil, que pode ser ampliado a pedido do beneficiário. O Conselho Monetário Nacional (CMN) também pode aumentar este valor;

ser isenta de cobrança de tarifas de manutenção;

disponibilizar, no mínimo, três transferências eletrônicas de valores por mês, sem custos, para contas em qualquer banco;

ter movimentação, preferencialmente, por canais digitais;

admitir a assinatura digital de contratos e declarações.


Além de a possibilidade de ser encerrada pelo beneficiário por canais de atendimento remoto, a conta pode ser transformada em conta de depósito à vista ou de poupança em nome do titular.


O texto também proíbe que os bancos façam descontos dos valores recebidos pelo beneficiário para compensar dívidas anteriores.


Abertura da conta

A conta poupança social digital pode ser aberta automaticamente para o pagamento:


do auxílio emergencial;

do pagamento do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, oferecido a quem teve redução proporcional e jornada e salário ou suspensão temporária do contrato de trabalho;

do benefício emergencial mensal a empregados com contrato de trabalho intermitente formalizados até abril deste ano;

do abono salarial;

de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);

de depósitos de benefícios sociais da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, excluídos os benefícios previdenciários.

A MP determina ainda que os valores do saque emergencial do FGTS ficarão disponíveis na conta digital até o dia 30 de novembro. Se não forem sacados, retornam à conta do FGTS do trabalhador.


Nas outras hipóteses de saque do fundo, o dinheiro ficará disponível por 90 dias antes de voltar à conta vinculada no FGTS do beneficiário.



O que disseram os senadores

Relator do texto no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) citou relatório do Banco Central, de 2018, o qual apontou que 58% dos adultos não possuíam conta em instituição financeira por falta de dinheiro ou por considerar o seu custo alto.


“Sem dúvida, a poupança social digital será o caminho para que todos os brasileiros tenham acesso a uma instituição financeira”, disse o petista.


Na mesma linha, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) disse que a medida provisória é importante pois “coloca os invisíveis na era digital”.


Outras MPs

Também nesta quinta-feira os senadores aprovaram duas medidas provisórias que tratam de liberação de créditos.


Um dos textos abriu crédito extraordinário de R$ 20 bilhões para o Fundo Garantidor de Crédito para Micro, Pequenas e Médias Empresas para o programa Emergencial de Acesso a Crédito.


Outro liberou R$ 4 bilhões para o Ministério da Saúde destinados ao enfrentamento do coronavírus e à manutenção de contratos de gestão com organizações sociais.


Diferentemente da MP da poupança digital, que seguiu para a sanção presidencial, esses dois textos vão à promulgação pelo Congresso, uma vez que foram aprovados pelos parlamentares com o mesmo conteúdo encaminhado pelo governo.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Coronavírus na Itália: como o país conseguiu conter segunda onda de contágios e se tornou exceção na Europa

Epicentro da pandemia de coronavírus em março, a Itália tem conseguido combater a segunda onda da doença muito melhor do que vários vizinhos europeus.



Essa imagem da praça Duomo, em Milão, foi registrada em junho, logo depois do início da reabertura gradual — Foto: Getty Images via BBC


Naquela época, o país surpreendeu o mundo pela rapidez com que o vírus se propagou e tirou vidas. Agora, o cenário aparenta ser bem menos negativo, com números até relativamente baixos para o contexto europeu.


A comparação mais óbvia é com a Espanha.


Na primavera europeia passada, os dois países enfrentaram situações parecidas. O que aconteceu na Itália, tanto em termos de números alarmantes de contágio e mortes, quanto das medidas tomadas pelas autoridades para conter a pandemia, foi replicado na Espanha duas semanas depois.


Agora, porém, a situação entre os países não tem paralelos.


Enquanto a incidência acumulada em 14 dias (número de casos notificados no período por 100 mil habitantes, que serve para determinar a velocidade com que o contágio avança) chega a 33,5 na Itália, na Espanha, ela é quase dez vezes maior — 300,5, segundo os dados mais recentes do Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês).


Na França, essa taxa é de 185,8, enquanto no Reino Unido, de 69,3. Na Alemanha, 25,8.


Já a taxa de mortalidade por 1 milhão de habitantes nos últimos 14 dias é de 2,6 na Itália, enquanto na Espanha, de 22,9; na França, 8,6; no Reino Unido, 3,2, e na Alemanha, 0,7.



Apesar desses números sugerirem que a epidemia continua sob controle na Itália, as autoridades do país permanecem cautelosas.

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, tem pedido repetidas vezes aos italianos que se mantenham vigilantes.


Mas no que a Itália vem acertando desta vez?


Itália tem examinado passageiros em aeroportos — Foto: Getty Images via BBC


Para especialistas, não há uma resposta única, mas sim uma combinação de fatores: reabertura gradual, boa capacidade de fazer testes na população e rastreamento de pessoas que tiveram contato com infectados, medidas de segurança rígidas e disciplina individual.


Confinamento rígido e abertura progressiva das restrições

A Itália foi o primeiro país ocidental a ser atingido fortemente pelo vírus, numa época em que se sabia muito pouco sobre ele e sua transmissão.


Foi também pioneiro em adotar medidas rígidas de confinamento, primeiro em nível regional e depois em nível nacional (em 10 de março), que incluíram restrições à circulação de pessoas e fechamento de empresas (com exceção de supermercados e farmácias).


"O confinamento era muito rígido na Itália", lembra Carlo La Vecchia, epidemiologista e professor da Universidade de Milão, em entrevista à BBC News Mundo (serviço em espanhol da BBC).


"A epidemia concentrava-se essencialmente na Lombardia (norte). Quando foi decretada a quarentena nacional, o centro e o sul do país não apresentavam um número elevado de casos."


A Itália não foi um dos primeiros países a suspender essas medidas e, quando o fez, a partir de 4 de maio, foi de forma gradual. Isso, para La Vecchia, permitiu maior controle da epidemia nos primeiros meses do verão italiano.


No início, a circulação só era permitida a nível regional e, embora já tenha se ampliado para todo território nacional, ônibus ainda adotam limites de ocupação, por exemplo.


Além disso, continua em vigor o Estado de emergência devido à epidemia, que expira em meados de outubro e dá maiores poderes aos governos central e regional, facilitando a tomada de decisões para reagir em caso de aumento no número de pessoas infectadas.


Em meados de agosto, porém, quando houve um aumento no número de casos, o governo ordenou o fechamento de todos os locais de lazer noturno e o uso de máscara obrigatória entre 18h e 6h em "qualquer local com risco de aglomerações", incluindo bares, restaurantes e praças públicas.


E aqui também entra em jogo algo que os especialistas consultados pela BBC News Mundo consideram um fator fundamental para explicar a situação atual do país: os italianos levaram a sério o cumprimento das medidas.


Disciplina e responsabilidade dos cidadãos

"O confinamento durou muito tempo, foi muito severo e também foi muito respeitado", relata Julián Miglierini, jornalista da BBC em Roma.

Medidas restritivas, como o uso de máscaras, ainda são amplamente respeitadas, segundo ele.


E para Miglierini, o motivo é claro: a sociedade italiana não quer viver novamente o que viveu em março.


"Tem gente que diz que o efeito daquela época na população deixou os italianos muito mais conscientes dos riscos", afirma.


"Os italianos estão tomando cuidado para que isso não aconteça novamente."

Miglierini diz acreditar que existe também uma espécie de "trauma coletivo" porque a Itália foi o primeiro país ocidental a ser afetado de forma severa pela pandemia.



"Era uma época em que não sabíamos como se dava a transmissão, tampouco entendíamos muito bem o vírus, então os italianos se sentiam um pouco mais expostos", explica Miglierini.


"A Itália não foi capaz de se recuperar disso e há muito medo de voltar a esse pesadelo."

O epidemiologista Andrea Crisanti concorda que tanto o levantamento gradual de todas as restrições quanto o fato de "os italianos levarem muito a sério todas as medidas para prevenir a propagação do vírus" são alguns dos fatores que explicam a situação atual na Itália.


Mas eles, por si só, não explicam a atual dinâmica de disseminação do coronavírus no país, acrescenta o especialista.


Testagem eficaz

Crisanti observa como fator importante "que a Itália está usando seus recursos de teste e rastreamento de pessoas que tiveram contato com quem foi infectado".


O número de exames realizados pela Itália para cada 100 mil habitantes é de 1.018 e a taxa de resultados positivos é de 1,7, segundo o ECDC.


Na Espanha, essas cifras atingem 1.317 exames por 100 mil habitantes, com uma taxa de 10,9. Na França, são 1.554 exames e uma taxa de 5,4, enquanto no Reino Unido são 2.715 exames e uma taxa de 1,4.



No entanto, La Vecchia, da Universidade de Milão, considera que o número absoluto de testes realizados não é muito elevado, o que pode explicar o número relativamente baixo de positivos.


Além disso, quanto menor essa taxa de positivos, maior a certeza de que o monitoramento não se restringe apenas às pessoas que chegam doentes aos hospitais.


Mas Miglierini, da BBC, explica que os testes estão sendo feitos em locais-chave, por exemplo, em aeroportos e portos.


Crisanti, da Universidade de Pádua, aponta que há algo ainda mais importante, que "a Itália está fazendo mais do que apenas rastreamento de contatos": é o que chama de "teste de rede".

Consiste, segundo o epidemiologista, em que quando uma pessoa apresenta sintomas, são feitos testes em todas as pessoas em sua rede de interação (amigos, vizinhos, colegas de trabalho) independentemente de terem ou não contato com aquela pessoa em especial.


"Trata-se de não pressupor um conhecimento prévio dos contatos, porque em muitos casos as pessoas não se lembram com quem tiveram contato, nem em quais condições falaram com alguém", explica Crisanti.


"É assim que identificamos várias pessoas que estão infectadas e que, de outra forma, escapariam de nós."


"A Itália agora está melhor preparada para usar o que considero ser a estratégia apropriada", diz o epidemiologista.

Tanto Crisanti quanto Miglierini ressaltam que as próximas duas ou três semanas são essenciais para observar a evolução no número de casos, muito por causa da reabertura das escolas, realizada de forma escalonada durante o mês de setembro.


"Há uma concepção aqui de que não se pode cantar vitória antes da hora, porque talvez em duas semanas os casos comecem a aumentar. Por isso, o governo também está sendo muito cauteloso quanto a isso", diz o jornalista.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Dois jornalistas do 'Le Monde', da França, são feridos ao cobrir conflito entre Armênia e Azerbaijão

Dois jornalistas do jornal francês “Le Monde” ficaram feridos em um bombardeio na Armênia nesta quinta-feira (1º).



Carro onde estavam dois jornalistas do 'Le Monde' que ficaram feridos na Armênia — Foto: Forças Armadas da Armênia/Divulgação/Via Reuters


Eles estavam na cidade de Martuni, onde chegaram para cobrir o conflito na região de fronteira de Nagorno-Karabakh, entre o Azerbaijão e a Armênia.



Mapa mostra local onde dois jornalistas do 'Le Monde' foram feridos — Foto: G1


Dois profissionais armênios também foram atingidos.


Cerca de 100 pessoas morreram em decorrência de combates na região desde a última sexta-feira.


Há uma disputa pela região de Nagorno-Karabakh, que fica no território do Azerbaijão, mas é de maioria étnica armênia.


Os separatistas, apoiados pela Armênia, e as tropas do Azerbaijão entraram em confronto na semana passada. Há temores da explosão de uma guerra aberta entre os dois países.


Russos e armênios formam uma aliança militar, enquanto a Turquia apoia o Azerbaijão — país próximo cultural e etnicamente. No entanto, o atual governo da Armênia esfriou as relações com Moscou, que, por sua vez, tem relações estáveis com as autoridades azeris.


Jornalistas a serviço do ‘Le Monde’ serão retirados

Além desses quatro, havia outros jornalistas no grupo. De acordo com o “Le Monde”, ao menos um policial também morreu no atentado.


Emmanuel Macron, o presidente da França, disse que o governo está se mobilizando para repatriar os dois jornalistas. Segundo ele, há um avião médico pronto para partir.


Fonte: G1

Leia Mais ››

'Clonagem' de perfil: como golpistas pedem dinheiro sem roubar a conta do WhatsApp

 Perfil 'replicado' no WhatsApp

Meu pai entrou em contato comigo por telefone perguntando se eu havia lhe mandado uma mensagem através do aplicativo WhatsApp e lhe pedido que fizesse uma transferência para uma determinada conta. Logo percebemos que era um golpe.



Copiar foto do perfil do WhatsApp e enganar contatos é fácil. Desconfie quando um contato aparecer de um número desconhecido. — Foto: Dado Ruvic/Reuters


Roubaram minha foto do perfil do WhatsApp e meus contatos e, usando um número de celular diferente do meu, se passaram por mim.


Mandei e-mail para o suporte do WhatsApp e não sanaram nenhuma das minhas dúvidas.


Gostaria de saber se tenho que pedir o bloqueio da minha conta? Qual o risco que corro? Quais os procedimentos que devo seguir?


Estou com muitas dúvidas, pois eles não roubaram o controle da minha conta de WhatsApp, roubaram somente minha foto e meus contatos. Minha conta tem a proteção de verificação em duas etapas.


Fiz um boletim de ocorrência, mas não sei mais como proceder para me resguardar. Achei reportagens na internet que a polícia ainda não sabe como esses golpistas estão conseguindo roubar os contatos e as fotos dos usuários do WhatsApp. – Patricia



Patricia, é bastante fácil pegar a foto de outra pessoa e configurá-la na sua própria conta do WhatsApp. Basta saber o número da pessoa e, se a foto do contato não for privada, ela pode ser baixada e configurada em outro perfil.


Essa parte do golpe, portanto, não requer nenhum preparativo especial por parte dos responsáveis.


Também é importante lembrar que a fonte dos contatos pode não ser apenas o seu celular, mas também o celular da vítima.


Ou seja, os contatos do seu pai é que podem ter sido obtidos pelos criminosos, que então replicaram o perfil da filha dele (você) para tentar enganá-lo.


Na verdade, é pouco provável que a fonte dos contatos tenha sido o seu celular caso apenas o seu pai tenha recebido a mensagem fraudulenta.


Se os criminosos realmente tivessem obtido os seus contatos, seria melhor tentar enganar todos eles com essas mensagens.


Além disso, os contatos não ficam associados diretamente à sua conta do WhatsApp. Os contatos normalmente ficam armazenados em sua ID Apple ou conta Google e vários apps instalados no aparelho costumam pedir permissão para ter acesso aos seus contatos.


Em outras palavras, basta que os golpistas consigam obter informações sobre a vítima ou sobre um dos contatos da vítima para tentar realizar esse golpe.


Como eles não roubam a sua conta de WhatsApp, a sofisticação técnica do ataque é provavelmente baixa.


Não existe prevenção total contra esse tipo de tentativa de golpe, então é importante que você e seus contatos tenham ciência dos riscos envolvidos para que ninguém seja enganado pelos criminosos.


De modo geral, é bom desconfiar quando um contato reaparecer em outro número – especialmente se for para pedir dinheiro.


Confira algumas dicas:


Faça a migração do seu número da forma correta: Se você comprou um novo chip com um número diferente, mudou de estado ou precisa de trocar de número por qualquer razão, o WhatsApp possui um procedimento chamado "Mudar número" no menu "Conta". Quando você usa esse recurso, sua nova conta do WhatsApp (no novo número) terá acesso aos mesmos grupos que a anterior. Além disso, seus contatos podem receber uma notificação avisando que seu número mudou. Com isso, a mudança de número é mais legítima. Os criminosos têm mais dificuldade para realizar esse procedimento. Se você não fizer isso quando trocar de número, é justo que os contatos desavisados desconfiem.

Faça uma ligação. Se desconfia que um contato não é quem diz ser, sugira uma ligação e tente reconhecer a voz da pessoa. Pergunte se houve mesmo a troca de número.

Denuncie o perfil fraudulento ao WhatsApp. Você pode denunciar mensagens e perfis dentro do próprio aplicativo. Na visualização de mensagens, toque no número de telefone (ou nome do contato) no topo da tela para acessar a tela de visualização de contato. Role até o final da tela para encontrar o botão "Denunciar contato".



Opção para denunciar contato está disponível na tela de visualização de dados do contato. — Foto: Reprodução


Esconda sua foto de perfil. É mais difícil replicar sua conta de WhatsApp se a sua foto de perfil não for pública. Toque no menu três pontos, Conta e Privacidade. Em "Foto do perfil", deixe a opção "Meus contatos" para garantir que apenas pessoas em sua lista de contatos possam acessar facilmente a sua foto de perfil.

Esconda seu número de telefone. Há redes sociais, como o Facebook, que permitem divulgar o seu número de telefone. Também há pessoas que, por questão de trabalho, colocam o número em perfis no Instagram e outras redes. A divulgação do número de telefone facilita a montagem de golpes como este, que requerem apenas informações pessoais das vítimas. Da mesma forma, se você participar de grupos públicos de WhatsApp, esteja ciente de que o risco de ataques é maior.

Cuidado com apps que pedem informações de contatos. Muitos aplicativos podem solicitar acesso às informações dos contatos no celular. A maioria dessas solicitações é legítima e realmente necessária para que alguns apps funcionem, mas desconfie de apps que vinculam seus contatos a funções on-line. Alguns desses apps, especialmente para Android, são instalados fora da Play Store, a loja do Google.

Proteja a conta que armazena seus contatos. Os contatos do celular normalmente ficam vinculados à sua conta Google ou ID Apple, mas também é possível sincronizar contatos com outros serviços, como o Outlook da Microsoft. Seja qual for a conta que você utiliza para gerenciar seus contatos no celular, ela também deve ser protegida com verificação em duas etapas. Se a conta for acessada por criminosos, eles podem fazer um download dos seus contatos para tentar aplicar golpes se passando por você.



Troque a privacidade da foto do perfil para 'Meus contatos' para evitar que qualquer pessoa com seu número possa capturar sua foto de perfil. — Foto: Reprodução

Como já dito, é impossível impedir que criminosos tentem enganar as pessoas com esse tipo fraude. Mas por isso mesmo é muito importante estar ciente dos riscos.


Um número de telefone muito usado para trabalho, por exemplo, tende a ser mais divulgado.


Além disso, não é viável esconder a foto quando ela faz parte de um atendimento e você não quer adicionar todas as pessoas como contatos.


Como vocês logo perceberam o golpe e não houve nenhum prejuízo, o resultado já foi muito bom.


Em caso de suspeita de acesso à conta onde estão armazenados os contatos (Google, Apple, Microsoft), recomenda-se a troca da senha de acesso.


Quando há suspeita de acesso indevido ao celular, o procedimento mais eficaz é a restauração das configurações de fábrica. Para saber como verificar esses dados, veja: É possível saber se o seu celular está sendo espionado?


Fonte: G1

Leia Mais ››

Vacina tríplice viral pode reduzir sintomas da Covid-19, aponta estudo da UFSC em fase inicial

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) anunciou que os primeiros resultados da pesquisa que analisa o uso da vacina tríplice viral contra o coronavírus mostraram redução dos sintomas. As evidências preliminares da primeira etapa, que teve início em agosto, foram anunciadas nesta quinta-feira (1º).


Cerca de 400 profissionais de saúde voluntários da Grande Florianópolis participaram desta etapa inicial do estudo. Uma parte do grupo recebeu a vacina tríplice viral — que protege contra sarampo, caxumba e rubéola e faz parte do calendário nacional de imunização. O restante tomou uma substância inativa, um placebo. As pessoas não sabiam quem havia recebido a vacina e quem havia recebido o placebo.


Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina analisam o uso da vacina tríplice viral contra a Covid-19 — Foto: NSC TV/Reprodução


De acordo com a universidade, entre os participantes da pesquisa que foram diagnosticados com a Covid-19, foi observado que:


entre os vacinados, 83% ficaram assintomáticos;

entre os que tomaram placebo, o índice caiu para 50% de profissionais sem sintomas.

Para o coordenador do projeto, o médico Edison Fedrizzi, embora longe de ser definitiva, a evidência apontada pelo resultado preliminar mostrou que a vacina pode proteger contra a evolução da doença ou mesmo ajudar na prevenção. A pesquisa tem outras etapas a serem cumpridas, que estão previstas para serem realizadas até dezembro.


Segundo a UFSC, resultados mensais devem ser divulgados até o fim do estudo. Além deste, a universidade tem outra pesquisa em andamento, que avalia o desempenho da vacina BCG recombinante.


Além dos profissionais da UFSC, o estudo é realizado por pesquisadores do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), com cerca de R$ 100 mil para o desenvolvimento.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Após Papa se recusar a receber Mike Pompeo, americano tem encontro com o número dois do Vaticano

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, foi recebido nesta quinta-feira (1º) no Vaticano pelo número dois da Igreja, o cardeal Pietro Parolin, e o secretário para Relações com os Estados, monsenhor Paul Gallagher.


Pietro Parolin, o diplomata mais importante do Vaticano, em reunião com Mike Pompeo, dos EUA, em 1º de outubro de 2020 — Foto: Divulgação/Vaticano/Via Reuters


Na quarta-feira, o Vaticano negou um pedido de Pompeo de uma audiência com o Papa Francisco. O americano foi acusado de tentar arrastar a Igreja Católica para o debate presidencial dos EUA.


Parolin, número dois do Vaticano, disse na quarta-feira que o Papa já deixou claro que não recebe figuras políticas de países que estão em processo eleitoral.

Em um artigo e em textos nas redes sociais, Pompeo afirmou que a Igreja pode perder sua autoridade moral ao renovar um acordo com a China a respeito da nomeação de bispos.



Reunião 'em clima cordial e de respeito'

Durante a reunião desta quinta-feira, que aconteceu em um clima "cordial e de respeito", os dois lados abordaram o tema da China e alguns conflitos que afetam o mundo, informou o Vaticano em um comunicado.


Pompeo conversou com os bispos durante 45 minutos.


"As partes apresentaram suas respectivas posições sobre as relações com a República Popular da China em um ambiente de respeito, relaxado e cordial. Também falaram sobre algumas zonas de conflito e crises, em particular o Cáucaso, o Oriente Médio e o Mediterrâneo oriental", afirma a nota do Vaticano.


Entenda o acordo entre o Vaticano e a China


Em setembro de 2018, a Santa Sé e a China assinaram um acordo provisório sobre a nomeação de bispos no país oriental.


Há décadas, há duas entidades que representam a Igreja na China: a "patriótica" (controlada pelo regime comunista) e uma chamada Igreja "clandestina", que reconhece o autoridade do papa --muitas vezes, essa última é perseguida pelo governo.


Em todo o mundo, é o papa quem decide sobre a nomeação dos bispos, homens que ele mesmo conhece ou que lhe são recomendados pelas conferências episcopais nacionais.


O conteúdo exato do acordo entre o Vaticano e a China nunca foi tornado público, mas na época da assinatura o Papa Francisco reconheceu imediatamente oito bispos chineses que haviam sido nomeados por Pequim sem sua aprovação.



Recentemente, o Vaticano prorrogou o acordo com a China. Foi por causa disso que Mike Pompeo criticou a Igreja.


Papa quer reforma econômica no Vaticano


O Papa Francisco deu passos decisivos nesta semana para acelerar sua reforma das finanças do Vaticano, cenário de inúmeros escândalos por seus controversos investimentos. No mais recente, o cardeal Angelo Becciu renunciou aos cargos por compras irregulares de imóveis em Londres.


Entre as reformas, todos os fundos de todos os diferentes órgãos e ministérios da Santa Sé serão administrados por uma única entidade, a Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (Apsa). O órgão administra as milhares de propriedades imobiliárias do Vaticano em Roma, explicou o presidente da entidade, o bispo Nunzio Galantino, em entrevista ao jornal Il Corriere della Sera.


O objetivo do Papa é impedir que os dicastérios, isto é, ministérios, assim como a poderosa Secretaria de Estado, manejem fundos que em alguns casos chegam a várias dezenas de milhões de euros e centralizem sua gestão para garantir também seu controle e transparência ao monitorar as contas do Vaticano.


Fonte: G1

Leia Mais ››