quarta-feira, fevereiro 07, 2018

Servidores e aposentados da UFRN que recebem pela Caixa estão com salários atrasados

Campus central da UFRN, em Natal (Foto: UFRN/Divulgação)Servidores, aposentados e pensionistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que recebem pela Caixa Econômica Federal ainda não tiveram seus vencimentos de janeiro creditados em suas contas. Um problema no sistema do banco atrasou o pagamento. Segundo a assessoria de imprensa da UFRN, os salários normalmente são pagos entre o 1º e o 2º dia útil de cada mês.

Maria Dalva Cavalcante Henrique, de 62 anos de idade, recebe pensão do marido falecido. Ele era servidor da UFRN e, mensalmente, ela ganha os valores referentes à pensão em conta da Caixa Econômica. Segundo conta Maria Dalva, o salário cai sempre no segundo dia últil do mês. Porém até esta quarta-feira (7) ainda não foi depositado.

A UFRN alega que já creditou os valores, no entanto houve um erro de compatibilidade entre o arquivo gerado pelo Ministério do Planejamento e o sistema da Caixa. Esse seria o motivo do atraso. Segundo a assessoria de imprensa da Universidade Federal, o problema não afeta os bolsistas da instituição, que recebem por um outro sistema.

Em comunicado enviado aos servidores na tarde desta quarta (7), a Universidade informou que a CEF garantiu que os depósitos seriam feitos até as primeiras horas desta quinta-feira (8). “Conforme esclarecimentos prestados pela CEF, o processamento da folha de pagamento, que estava em atraso, foi realizado com êxito no dia de hoje (7 de fevereiro). Dessa forma, a previsão é de que as remunerações e proventos estejam disponíveis, nas respectivas contas, nas primeiras horas de amanhã, quinta-feira, dia 08/02/2018” diz a nota.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Com plenário vazio, Câmara encerra sessão sem votar projetos pelo segundo dia consecutivo

Com plenário vazio, Câmara encerra sessão sem votar projetos pelo segundo dia consecutivoCom o plenário vazio, a Câmara dos Deputados encerrou a sessão desta quarta-feira (7) novamente sem votar projetos. A pauta da sessão previa a análise de 14 propostas que confirmam a adesão do Brasil a acordos internacionais.

O Congresso Nacional retomou os trabalhos na última segunda (5), após 45 dias de recesso. Nesta terça (6), primeiro dia destinado a análise de projetos, não houve quórum na Câmara e, com isso, a sessão foi encerrada sem que os deputados votassem duas medidas provisórias previstas na pauta.

Como não houve quórum novamente nesta quarta, a sessão da Câmara foi destinada sobre a debates, em que parlamentares podem subir à tribuna para fazer discursos.

A expectativa é que as sessões destinadas a votações na Câmara sejam retomadas somente depois do feriado de Carnaval, isso porque o salário dos deputados (atualmete em R$ 33,7 mil) são pagos conforme a presença dos parlamentares nesse tipo de sessão.

Além disso, as comissões temáticas da Câmara também retormarão as atividades somente após o feriado.

Reforma da Previdência
Está previsto para o próximo dia 19 de fevereiro, no plenário da Câmara, o início da discussão sobre a reforma da Previdência. A expectativa do governo é aprovar a proposta até o dia 28 deste mês.

Na avaliação do presidente Michel Temer, se a reforma não for votada nas próximas semanas, dificlmente será analisada nos próximos meses.

Por se tratar de uma emenda à Constituição, a reforma só seguirá para o Senado se tiver o apoio mínimo de 308 dos 513 deputados, em duas votações – hoje o governo afirma ter cerca de 270 votos.

Diante deste cenário, o Palácio do Planalto admite mudanças no texto, desde que não interfiram no "núcleo" do projeto e resultem em mais votos favoráveis.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Moro afirma que recibos de aluguéis de apartamento investigado na Lava Jato 'não são materialmente falsos'

Defesa de Lula apresentou recibos originais de aluguéis de apartamento em São Bernardo do Campo durante a tramitação do incidente de falsidade (Foto: Letícia Paris/ G1)

O juiz Sérgio Moro decidiu nesta quarta-feira (7) que os recibos de pagamento de aluguéis do apartamento vizinho ao do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, não são materialmente falsos.

O imóvel é investigado em uma das ações da Operação Lava Jato, em Curitiba, que tem o petista como réu.

Esta decisão não tem ligação com o processo do triplex do Guarujá no qual Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Glaucos Costamarques comprou o imóvel com dinheiro da Odebrecht. Para a acusação, o imóvel seria repassado a Lula como propina em troca de contratos com a Petrobras.

Lula responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro – outras sete pessoas também são rés neste processo.

Os advogados de Lula negam a acusação e afirmam que o imóvel é alugado. Para sustentar a tese, a defesa apresentou 31 recibos de pagamentos de aluguéis.

Na avaliação dos procuradores, contudo, esses documentos são ideologicamente falsos.

Glaucos da Costamarques, dono do apartamento, afirmou que, apesar de o contrato de locação ser de 2011, passou a receber os pagamentos em 2015. Disse ainda que assinou os recibos todos em uma única vez.

Quanto à falsidade ideológica, levantada pelo Ministério Público Federal, Moro afirmou que irá decidir ao sentenciar o processo. Não há data para isso ocorrer.

Ao finalizar a decisão, o juiz federal argumentou que "é inviável resolver essas questões no incidente sem aprofundar na valoração de provas e na apreciação do mérito da ação penal".

Falsidade material X falsidade ideológica
Na decisão, Moro esclareceu que "no falso material, a falsidade é objetiva, como uma assinatura falsificada ou um trecho inserido ou suprimido fraudulentamente de um documento" e que, normalmente, o falso material é provado através de prova técnica.

Já no falso ideológico, segundo o juiz, o documento é materialmente verdadeiro. Mas, o conteúdo contido nele não corresponde à realidade.

"Assim, por exemplo, uma declaração de fato que não ocorreu. Normalmente, o falso ideológico não é aferível através de prova técnica, pericial", explicou.

O juiz afirmou que a lei não faz distinção entre a falsidade material ou ideológica e podem ser levantadas em processo de incidente de falsidade.

Segundo Moro, ficou incontroverso que os recibos dos aluguéis não são materialmente falsos.

"O próprio Glaucos da Costamarques, apesar de afirmar que não recebeu os valores do aluguel, também declarou que assinou os recibos a pedido de Roberto Teixeira e de José Carlos Costa Marques Bumlai, ainda que parte deles extemporaneamente", explicou.

Roberto Teixeira é advogado, e Bumlai amigo do ex-presidente.

Diante desse contexto, explicou Moro, a prova técnica, pericial, mostra-se inútil. O que, segundo ele, já tinha sido alertado anteriormente.

"No máximo, ela poderia confirmar que parte dos recibos foi assinada extemporaneamente, mas isso não levaria à conclusão necessária de que os aluguéis não foram pagos", explicou.

Com relação à suposta falsidade ideológica, ele disse que a resolução depende de várias questões como, por exemplo, se dinheiro da Odebrecht de fato custeou a aquisição do apartamento.

A denúncia

Lula responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em processo sobre apartamento em São Bernardo do Campo e terreno em São Paulo (Foto: Leonardo Benassatto/Reuters)
Lula responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em processo sobre apartamento em São Bernardo do Campo e terreno em São Paulo (Foto: Leonardo Benassatto/Reuters)

De acordo com a denúncia apresentada pela força-tarefa da Lava Jato, Costamarques comprou o imóvel com dinheiro da Odebrecht.

A quantia teria sido repassada ao empresário para disfarçar o real proprietário do imóvel que, segundo os procuradores, é o ex-presidente Lula.

A defesa de Lula, no entanto, rebate a tese e diz que o imóvel era alugado pela família do ex-presidente há vários anos, desde quando pertencia a outras pessoas.

O apartamento é usado, entre outras coisas, para abrigar os seguranças que fazem a escolta pessoal de Lula.

Neste mesmo processo, o MPF denunciou que a Odebrecht pagou propina a Lula via aquisição de um imóvel onde seria construída nova sede do Instituto Lula, em São Paulo.

Em depoimento ao juiz Sérgio Moro, um ex-executivo da Odebrecht disse que o negócio não foi consumado.

O Grupo Odebrecht tem afirmado que tem colaborado com as investigações.

Perícia nos sistemas da Odebrecht
Paralelamente ao processo, a Justiça ainda aguarda o resultado de uma perícia que está sendo feita pela Polícia Federal (PF) nos sistemas Drousys e My Web Day, que eram usados entre os executivos da Odebrecht para se comunicarem sobre pagamento de propinas a agentes públicos, entre outras questões.

Nesta terça (6), o delegado Felipe Hayashi pediu um prazo adicional de 15 dias para a conclusão do laudo pericial.

Moro deferiu o pedido e determinou que o prazo seja contado a partir desta quarta-feira (7).

"Observo que, quanto à dificuldade de acesso ao sistema My Web Day por ausências de credenciais, se o obstáculo não for resolvido, a perícia deve se limitar ao exame dos sistemas disponíveis, sendo de se observar que a defesa havia até se oposto ao acesso a esse sistema mais recentemente disponibilizado", disse o juiz.

A perícia começou a ser realizada no sistema em setembro do ano passado, após uma determinação de Moro.

O magistrado atendeu a um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que questiona a validade de parte das provas apresentadas pelo Ministério Público Federal, com base no Drousys.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Barrado pelo Detran, rapaz troca de roupa com a mãe para fazer prova prática de CNH e foto viraliza

Post de Bruno Hatamoto, morador de Campinas, e a mãe com roupas trocadas viralizou nas redes sociais (Foto: Reprodução/Facebook)

Uma decisão inusitada "salvou" o exame de habilitação em motocicleta do jovem Bruno Hatamoto, de 18 anos, em Campinas (SP), e viralizou na web. Usando bermuda no dia da prova, ele foi barrado pelo Detran-SP. Para não perder a chance, o jeito foi trocar de roupa com a mãe, que, por sorte, usava uma calça legging. A postagem com a foto dos dois garantiu milhares de compartilhamentos e curtidas nas redes sociais.

O exame ocorreu na última segunda-feira (5) e, até as 12h desta quarta (7), já eram mais de 40,5 mil retweets e 20 mil compartilhamentos do post no Facebook.

A troca de roupa aconteceu rapidamente dentro do carro. No retorno ao local da prova, os olhares de quem também aguardava o exame foram inevitáveis. Nada que afetasse mãe e filho, que, no fim, teve sucesso e passou sem perder pontos.

"Saí do carro e todo mundo começou a olhar estranho, dar risada, mas foi de boa. Tirei a foto para mostrar pro meu pai e depois para meus amigos. Coloquei no Face e duas horas depois já estava com mais de mil curtidas. Foi duplicando, triplicando. Depois, não parava mais", conta o rapaz.
Segundo ele, essa foi a primeira vez que um post dele viralizou. "É legal, mas não estou acostumado. Minha mãe gostou. Tô dando risada".

Hoje fui fazer o exame prático de moto, chegando lá fui barrado por estar de bermuda. Nunca iria perder esse exame, por sorte minha mãe estava comigo e fui aprovado kkkkk pic.twitter.com/pRy1TtL86m

— February 5, 2018

Em busca de uma calça
Bruno havia chegado com antecedência de 20 minutos ao local da prova e foi possível pensar alternativas para solucionar o problema. No entanto, não dava tempo de voltar em casa para se trocar. O encontro com um amigo - que usava calça comprida - parecia resolver a questão, mas ele prestaria prova no mesmo horário de Bruno.

A mãe, a psicóloga Eleni Hatamoto, conta que chegou a pedir ajuda em uma vidraçaria.

"Tive a ideia de entrar numa vidraçaria e perguntar para o dono se tinha uma calça [de funcionários] sobrando, mas ele disse que não. Perguntei se teria alguma loja na região para comprar e ele desconhecia", conta.

Foi então que os dois se olharam e perceberam que a solução era muito mais fácil.

"Tivemos a ideia de trocarmos: eu vestir o shortão dele e ele vestir a minha legging. Foi a sorte! Se eu estivesse com outra roupa, ele perderia a prova", lembra.
"Mãe é mãe, né. Foi supertranquilo. Minha mãe sempre está comigo", diz Bruno.

Bruno Hatamoto e a mãe: 'Minha mãe sempre está comigo' (Foto: Bruno Hatamoto/Arquivo pessoal)
Bruno Hatamoto e a mãe: 'Minha mãe sempre está comigo' (Foto: Bruno Hatamoto/Arquivo pessoal)

Só calça comprida
De acordo com o manual do Detran, a prova prática de direção tem exigências quanto à vestimenta no dia do exame. Não é permitido o uso de saias, vestidos, shorts ou bermudas acima do joelho, regatas, roupas com decotes, bonés e óculos escuros. Especificamente em relação ao exame em veículos de duas rodas, o manual obriga o uso de calças compridas.


No entanto, Bruno afirma não ter recebido a orientação durante as aulas práticas.

"Não foi reforçado na autoescola. Só se foi na aula teórica, mas faz muito tempo que fiz. Fiz aula prática de shorts", completa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia Federal abre inquérito para investigar ofensas a Gilmar Mendes

O ministro Gilmar Mendes em sessão do Supremo Tribunal Federal (Foto: Carlos Moura/STF)A Polícia Federal (PF) decidiu abrir um inquérito para apurar ofensas em grupo de WhatsApp ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido de investigação foi feito pelo próprio ministro.

O inquérito vai investigar o homem que lidera um grupo no WhatsApp que incentiva a agressão a Gilmar Mendes O grupo, batizado de Tomataço, oferece R$ 300 para quem acertar um tomate na cabeça do ministro.

“Claramente, a intenção do Representado [o responsável pelo Tomataço] não era a de realizar um protesto pacífico – dentro dos limites do direito à liberdade de expressão –, mas de verdadeiramente ameaçar o Representante [ministro Gilmar Mendes] e de lhe ocasionar lesão corporal e patrimonial”, diz o documento enviado pela defesa de Gilmar Mendes ao diretor-geral da PF, Fernando Segóvia.

À PF, Gilmar Mendes pede que o responsável pela divulgação seja penalmente responsabilizado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fazendeiro é morto por amante e pela família dela após chantageá-la com imagens íntimas em MT, diz polícia

Moisés Moraes foi assassinado com mais de 10 tiros e teve o corpo queimado (Foto: Arquivo pessoal)
Um fazendeiro que estava desaparecido foi assassinado pela amante dele e pela família dela, em Juara, a 690 km de Cuiabá. Moisés Moraes, de 57 anos, estava desaparecido desde o dia 29 de janeiro.

A Polícia Civil disse nessa terça-feira (6) que o fazendeiro foi morto a tiros e teve o corpo queimado pelos suspeitos depois que chantageou a amante em divulgar imagens, vídeos e conversas íntimas dos dois para a família dela.

De acordo com a Polícia Civil, Moisés era casado e tinha um relacionamento extraconjugal com uma mulher, também casada, que era vizinha dele. Os dois estavam juntos há cinco anos e planejavam deixar os respectivos parceiros para assumirem o relacionamento.

Cinco pessoas foram identificadas pelo assassinato, mas não tiveram a identidade divulgada pela polícia. Se trata da amante, de 44 anos, o marido dela, de 53 anos, o filho de 22, a filha de 19 anos, e um vizinho, de 39 anos.

A família e o vizinho foram ouvidos pela Polícia Civil na segunda-feira (5) e confessaram o assassinato.

Armas foram apreendidas na fazenda da amante e na propriedade do vizinho que ajudou no crime (Foto: Polícia Civil de MT/Assessoria)
Armas foram apreendidas na fazenda da amante e na propriedade do vizinho que ajudou no crime (Foto: Polícia Civil de MT/Assessoria)

Moisés frequentava a casa da família da amante e estava se separando da atual mulher para ficar com ela, que voltou atrás e decidiu não se separar. As investigações apontam que o fazendeiro passou a pressionar a amante para que ela se separasse, ameaçando mostrar fotos e vídeos deles ao marido dela.


Então, se fazendo de vítima, a mulher inventou uma história ao filho, dizendo que era abusada sexualmente e ameaçada com uma arma pelo fazendeiro vizinho.

Conforme a polícia, o filho da amante acreditou na versão e contou para o pai que também acreditou na história da mulher. Na tarde do dia 29 de janeiro, o marido fez com que a mulher ligasse para Moisés e o chamasse para se encontrar com ela.

O fazendeiro chegou na propriedade vizinha em uma motocicleta. Antes mesmo de descer da moto, foi atingido por um tiro disparado pelo marido da amante.

Em seguida, Moisés foi atingido com mais 10 tiros disparados pelo filho da suspeita. Depois, ainda foi baleado duas vezes pelo vizinho e pelo marido.

Após ser morto, o corpo do fazendeiro foi enrolado em uma lona e levado para o meio do pasto, onde a família ateou fogo junto com uma pilha de madeira. O corpo permaneceu queimando por três dias e se desintegrou totalmente.

De acordo com a polícia, somente a filha da suspeita não participou diretamente do crime, mas teria ajudado a transportar o corpo até a área da propriedade onde foi colocado fogo.

Na casa deles e na propriedade do vizinho foram apreendidas seis armas, entre espingardas, carabinas e revólveres.

O marido e o vizinho foram presos por posse ilegal de arma de fogo, pagaram fiança e foram postos em liberdade. Todos vão responder no inquérito policial pelos crimes de homicídio duplamente qualificado, ocultação de cadáver e posse irregular de arma de fogo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Milionário, discreto e sem inimigos: amigos relatam vida de ganhador da Mega-Sena assassinado no CE

Miguel Ferreira de Oliveira, ganhador de prêmio de R$ 39 milhões da Mega-Sena, foi assassinado a tiros em bar no interior do Ceará (Foto: Facebook/Reprodução)Amigos e colegas descrevem como discreto e tranquilo o empresário Miguel Ferreira de Oliveira, de 49 anos, assassinado a tiros na madrugada deste domingo (4) no município de Campos Sales, a cerca de 480 quilômetros de Fortaleza. Segundo a polícia, a vítima era ganhadora de um prêmio de R$ 39 milhões na Mega-Sena, em um sorteio realizado no ano de 2011. A polícia investiga o crime; ninguém foi preso.

"Ele era uma pessoa tranquila, não ostentava que tinha dinheiro e era bem família. Via sempre ele com os filhos e à noite saía com a namorada. Não tinha inimigos e era querido por todos de Campos Sales", diz o amigo e vizinho, Paulo Henrique da Silva.

O major Manoel Pinheiro se tornou amigo próximo de Miguel e conta que o empresário, conhecido na região como "milionário da Mega-Sena", saiu da cidade natal no Ceará e migrou para São Paulo por volta de 1988, aos 20 anos. Lá, ele se casou e teve dois filhos. Em 2011, ao ganhar o prêmio da Mega-Sena, a família decidiu voltar a morar em Campos Sales.

Pinheiro recebeu um áudio do amigo minutos antes de ele ser morto, mas diz que não faz ideia do que pode ter motivado o crime. “Ele gostava de usufruir do prêmio. Era boêmio, saía, tomava cerveja, andava em carro bom. Gostava de fazer coisas de uma pessoa que tem uma vida financeiramente resolvida. Não era violento, era reservado. Ele sempre pedia conselho, me consultava”, disse o amigo.

Em 2015, o casal se divorciou, a mulher e os filhos voltaram a morar no município paulista de Mogi das Cruzes, a 63 quilômetros da capital paulista. Em setembro de 2016, a ex-mulher entrou com uma ação de divórcio litigioso na Comarca de Mogi das Cruzes. No fim do ano passado, o processo foi transferido para a comarca de Fortaleza, a pedido da defesa do empresário.


De acordo com o advogado Natanael Freitas, que representava Miguel Ferreira, não havia nada que desabonasse a conduta do cliente. "Ele era uma pessoa tranquila, bastante popular na cidade. Só espero que a polícia consiga elucidar mais esse crime, entre inúmeros que ocorrem em Campos Sales", diz.

"Fiquei triste porque era uma pessoa amiga da gente. Era uma pessoa que dava trabalho para gente. Ele comprava imóvel e mandava forrar, construir, essas coisas", acrescentou Cícero Lopes, que havia prestado serviços para a vítima.

Vencedor da Mega-Sena de Campos Sales costumava frequentear bar/pizzaria onde foi assassinado (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Vencedor da Mega-Sena de Campos Sales costumava frequentear bar/pizzaria onde foi assassinado (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

Como o processo de divórcio não foi concluído, os bens do empresário passam para os dois filhos. Segundo informações de amigos, ele era proprietário de mais de 130 imóveis no município, além de uma academia de ginástica que funciona em frente à casa dele.

O advogado afirma que desconhece informação publicada em alguns veículos de que o empresário estava negativado no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e tinha dívidas com concessionárias de telefonia e de energia elétrica. “Não tenho conhecimento de que ele tivesse qualquer dívida neste sentido.”

'Veio pra matar mesmo'

Empresário tinha mais 130 imóveis para aluguel, segundo colegas e amigos (Foto: Isac Macêdo/TV Verdes Mares)
Empresário tinha mais 130 imóveis para aluguel, segundo colegas e amigos (Foto: Isac Macêdo/TV Verdes Mares)

Conforme a polícia, o empresário estava em um bar quando foi surpreendido pelos disparos. Ele foi atingido por três tiros e morreu no local. O crime ocorreu por volta das 2h15 da manhã de domingo. A cidade de Campos Sales tem 27 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Uma testemunha afirmou à TV Verdes Mares que o criminoso "veio para matar mesmo" e já chegou ao local atirando.

Durante esta terça-feira (6), o delegado Bruno Fonseca, titular da Delegacia de Polícia de Campos Sales, ouviu depoimento de frequentadores do bar, além de amigos e familiares. Ele está à espera da ex-mulher do empresário que também vai prestar depoimento no inquérito que investiga o assassinato.

Campos Sales, Ceará (Foto: Arte/G1)
Campos Sales, Ceará (Foto: Arte/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

STF envia mandado de prisão do deputado federal por SC João Rodrigues à Polícia Federal

O deputado João Rodrigues (PSD-SC), durante discurso na tribuna da Câmara (Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)
O Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhou nesta quarta-feira (7) ofício ao Departamento de Polícia Federal (PF) com o mandado de prisão do deputado federal João Rodrigues (PSD). Na terça-feira (6), o STF determinou a execução imediata de pena do parlamentar, condenado a cinco anos e três meses de reclusão em regime semiaberto pelo TRF-4 por irregularidades em licitação.

O advogado de defesa do deputado, Marlon Bertol, ainda não havia sido informado oficialmente sobre o mandado até a publicação desta notícia. Na terça (6), a assessoria de imprensa de João Rodrigues disse que ele está em Orlando, nos Estados Unidos, e que retornaria ao Brasil na sexta-feira (9).

Cópias da certidão de julgamento dessa terça também foram enviadas pelo STF à presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Câmara dos Deputados.

O parlamentar foi sentenciado em 2009 pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região por ter autorizado, quando prefeito em exercício de Pinhalzinho, em 1999, um processo licitatório com irregularidades para compra de uma retroescavadeira.

Julgamento no STF
Na terça (6), a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal não reconheceu o recurso da defesa do deputado sobre a revisão criminal da sentença que mandou prender o parlamentar, e determinou a execução imediata da pena.

Votaram por manter a condenação os ministros Luiz Fux, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. A ministra Rosa Weber e Marco Aurélio Mello não discutiram o mérito do caso.

O caso foi parar no STF depois que a juíza substituta da 1ª Vara Federal de Chapecó, Priscilla Mielke Piva, fez uma petição em 28 de novembro pedindo o cumprimento da pena de Rodrigues. No dia 6 de dezembro, o ministro Luiz Fux mandou despacho à PGR solicitando que em 48 horas o órgão se manifestasse sobre a prisão.

Em 11 de dezembro de 2017, a procuradora-geral da República, Raquel Elias Ferreira Dodge, emitiu parecer pelo cumprimento imediato da reclusão do deputado.


Condenação
O deputado federal foi condenado por crimes da Lei de Licitações e Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, a retroescavadeira em questão custava R$ 60 mil. Como parte do pagamento, foi entregue uma máquina usada no valor de R$ 23 mil.

Conforme o MPF, a comissão que avaliaria o preço do equipamento foi nomeada dois dias depois do edital de tomada de preços, onde já constavam os R$ 23 mil.

A licitação teve somente uma concorrente, que teria recebido R$ 95,2 mil mais a máquina usada. Além disso, a retroescavadeira usada teria sido vendida a um terceiro pelo valor de R$ 35 mil, acusa o MPF.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Avião cai, explode e mata três pessoas em Itaituba, no Pará

O avião caiu perto às margens de um rio que corta a região do Crepurizão. A área é formada por campos de garimpo de ouro. (Foto: Delegado Vicente Gomes)A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a queda de um avião de pequeno porte que caiu nesta quarta-feira (7) na região do Crepurizão, distrito de Itaituba, no sudoeste do Pará. De acordo o delegado Vicente Gomes, superintendente regional da Polícia Civil no Tapajós, três pessoas estavam dentro da aeronave e morreram na explosão no momento da queda.

“Tinham três pessoas. Dois pilotos, sendo que um estava com passageiros e o terceiro seria um comprador de ouro. Os corpos já foram removidos e estão sendo deslocados para Itaituba. Inclusive, o filho de uma das vítimas, que é piloto também, está à frente desta situação”, detalhou Vicente Gomes.

Uma das vítimas foi identificada com Marinho, piloto e proprietário da aeronava que caiu, segundo o delegado Vicente Gomes (Foto: Delegado Vicente Gomes)
Uma das vítimas foi identificada com Marinho, piloto e proprietário da aeronava que caiu, segundo o delegado Vicente Gomes (Foto: Delegado Vicente Gomes)

Segundo o delegado, uma das vítimas foi identificada com Marinho, piloto e proprietário da aeronava que caiu. Ele estava como passageiro. O avião, modelo Beechcraft Bonanza, tinha o prefixo PT-AVO e estava com a documentação em ordem, segundo os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Quedas em Crepuzirão
Esta foi a segunda vez em quatro meses que um avião caiu na área do Crepurizão. Em outubro de 2017, um avião monomotor com duas pessoas caiu na região de garimpo matando o piloto. O passagueiro foi resgatado com vida e levado ao hospital.

Também no mês de outubro do ano passado, mas no município de Itaituba, um avião monomotor caiu na região urbana da cidade e matou cinco pessoas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ex-Shakhtar? Com currículo "invisível", jogador usa passado de outro para enganar clube do RN

Ex-Shakhtar? Com currículo
Um jogador com passagens por gigantes como Vasco, Santos, PSV (Holanda) e campeão da Copa da Uefa pelo Shakhtar Donetsk (Ucrânia) desembarca de paraquedas no modesto Força e Luz, lanterna do Campeonato Potiguar. Essa é história do lateral-direito Denis Vieri, de 34 anos, que se apresentou nesta terça-feira ao modesto time de Natal. Ou essa seria dele, não fosse o currículo "invisível" do jogador. Denis Vieira da Silva, o Denis Vieri, na verdade, não tem registros oficiais em nenhum dos clubes grandes que garante ter atuado, o que causou a desconfiança do GloboEsporte.com. Ele também não consegue comprovar seu tempo de boleiro com sequer uma mera foto, em pleno ano de 2018.

Sobre o jogador, não há nenhum registro nos sites de todos esses clubes. A reportagem, por isso, pediu ao atleta alguma imagem que pudesse provar a passagem dele por esses gigantes. À nossa equipe foi enviado pelo assessor dele um vídeo da época em que o jogador teria supostamente defendido o Santos como lateral-direito, em 2006.

O vídeo, no entanto, mostrava lances de um homônimo: o lateral Denis de Oliveira Souza, jogador que de fato passou pelo Peixe naquele ano e também atuou no Ipatinga, Bahia e Corinthians (relembre aqui o Denis "original"). Esse está aposentado desde 2011. E foi por ele que o tal "Denis Vieri" tentou se passar para a reportagem.

Denis Vieri não tem registros profissionais (Foto: Leonardo Erys/GloboEsporte.com)
Denis Vieri não tem registros profissionais (Foto: Leonardo Erys/GloboEsporte.com)

Questionado sobre a situação, o jogador disse que se tratou de um erro do seu assessor, que, segundo ele, leva o nome de Rodrigo Lassance. O número telefônico utilizado pelo assessor, por coincidência, era o mesmo de Denis e foi por onde chegou o vídeo via WhatsApp.

- Tem que rever isso daí. Isso daí que você está falando é muito sério. Não é coisa de brincar. Eu acho até que vocês deveriam ter me falado isso, porque eu cheguei ontem à noite (segunda-feira). Então, quando você vem de Belo Horizonte, tem todo um cansaço, tem um desgaste, tem um gasto, tem família. Então vocês deveriam ter me falado. Porque eu estou aqui, pus minha cara para bater, não sou moleque. Isso daí é muito sério e eu faço questão de ligar e de querer saber. Porque eu não posso passar por esse tipo de situação aqui, não. Isso aí é até constrangedor - respondeu.
Apesar de colocar a responsabilidade nas costas de um assessor, o próprio Denis já se passou pelo seu xará. No seu Twitter, em 2014, ele afirma ser o autor do gol do Santos na partida diante do Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro de 2006, que terminou 1 a 1. O autor do gol é o Denis de Oliveira Souza.

Gol marcado no empate por 1 a 1 foi de Denis de Oliveira Souza (Foto: Reprodução)
Gol marcado no empate por 1 a 1 foi de Denis de Oliveira Souza (Foto: Reprodução)

A respeito disso, Denis garantiu que essa conta na rede social não é sua.

- Eu não tenho Twitter. Ponto. E eu sou uma pessoa que já passei por muita coisa na minha vida. Vocês já devem ter averiguado. Eu tive problemas com meu irmão, vocês já devem ter olhado. Não é difícil, é só colocar meu nome. Já foi provado que não sou eu. Eu não tenho Twitter e nunca tive. Nem com essa assessoria agora. Ponto. Eu nunca tive Twitter. Se provar que fui eu, eu assumo. Então, eu não sou esse tipo de pessoa, não - disse.

O jogador ainda garante ter sido campeão paranaense com o Paraná Clube em 2001, carioca com o Vasco em 2003 e mineiro com o Ipatinga, em 2005. O GloboEsporte.com conversou com um roupeiro do clube mineiro daquela época que garantiu "nunca ter visto" o jogador.

Para "comprovar" a suposta passagem pelo Vasco, Denis tenta explorar, em suas redes sociais, uma semelhança física e usa fotos do meia Morais, que atuou no clube entre 2002 e 2008. As fotos dele com a camisa do Vasco, enviadas ao GE, também são referentes a um time amador de Minas Gerais.

Foto de Morais reproduzida por Denis (Foto: Reprodução)
Foto de Morais reproduzida por Denis (Foto: Reprodução)

Carreiras embaralhadas
A carreira contada por Denis Vieri não é igual a do ex-lateral-direito Denis de Oliveira Souza. O "Vieri", hoje no Força e Luz, diz ter passado por clubes pelos quais o outro nunca jogou. No entanto, em alguns momentos as histórias se confundem por algumas razões.

Os dois têm a mesma idade: Denis Vieira da Silva, o Denis Vieri, nasceu em 19 de outubro de 1983 (34 anos). Dênis Oliveira de Souza nasceu em 21 de setembro de 1983 (34 anos).
Os dois são mineiros: o Vieri é de Belo Horizonte e o Oliveira, de Ipatinga.
Os dois são laterais-direitos.
Denis Oliveira de Souza passou pelo Ipatinga antes de ir para o Santos. Os anos das passagens são iguais aos relatados por Denis Vieri, que também teria feito o mesmo caminho, entre 2005 e 2007.

O Denis "original": lateral-direito defendeu o Corinthians em 2008 (Foto: Ricardo Bakker/Diário de São Paulo)
O Denis "original": lateral-direito defendeu o Corinthians em 2008 (Foto: Ricardo Bakker/Diário de São Paulo)

Segundo Denis, algumas confusões acontecem pelo fato de os dois terem atuado, segundo a sua história, simultaneamente no Santos. Ele, inclusive, diz que foi afastado do time após discussão com o então técnico Vanderlei Luxemburgo.

- Eu sou uma pessoa que me imponho mesmo, eu falo o que eu tenho que achar que falar. E eu e o Vanderlei (Luxemburgo), a gente discutiu várias vezes. Eu queria jogar, eu tinha 22, 23 anos. E quando você não tem oportunidade no clube, você acaba treinando separado. Entra, por exemplo, no teu currículo, campeão paulista, mas você não jogou. E quem jogou foi o outro. Aí você pesquisa o nome de um e sai o outro, mas não é. Aí você clica na foto e a foto é do cara. Eu não joguei. Está no currículo, mas eu não joguei - conta.

Denis Vieri se apresentou ao Força e Luz (Foto: Leonardo Erys/GloboEsporte.com)
Denis Vieri se apresentou ao Força e Luz (Foto: Leonardo Erys/GloboEsporte.com)

Ao ver o vídeo recebido pela reportagem em que está o Denis Oliveira de Souza, ele acredita que houve "informações desencontradas" repassadas pelo "assessor".

- Algumas informações estão bastante desencontradas. O que eu sou, o que eu fiz... Tem coisas aí que estão sendo desencontradas com outra pessoa, com outro nome. E a gente não pode se vangloriar de coisas que não fez. Isso é errado. Isso é crime. E eu estou aqui. Saí da minha casa em Belo Horizonte, tenho família, tenho filha, tenho esposa, tenho projeto, tenho um monte de coisa. E eu não vim aqui para jogar dinheiro fora e nem vim para pegar dinheiro de ninguém. Tem muita informação desencontrada - garantiu.
Após a entrevista, em um número diferente, a reportagem recebeu uma mensagem do suposto assessor Rodrigo Lassance se "desculpando" e dizendo que, ao enviar o vídeo do outro Denis, "só queria alavancar a carreira" do Denis Vieri. O próprio assessor afirmou que pediu para deixar o cargo.

Chegadas conturbadas
Essa não é a primeira vez que o jogador chega de forma conturbada a um clube. Em 2014, Denis Vieri foi apresentado ao modesto Gavião Kyikatejê, do Pará, mas não durou um dia. Quando o técnico Vitor Jaime o viu, disse que ele "estava gordo" e precisaria de "um ano para tirar esses 30 quilos a mais" em referência à condição física do jogador na época. O treinador ainda disse que Denis "mentiu, nos enganou, está acostumado a fazer isso em outras equipes".

Jogador já foi acusado de estar acima do peso (Foto: Leonardo Erys/GloboEsporte.com)
Jogador já foi acusado de estar acima do peso (Foto: Leonardo Erys/GloboEsporte.com)

O último registro "oficial" dele foi nos Montes Claros, em fevereiro de 2014, um mês após deixar o Gavião. No interior mineiro, deixou o clube após um problema com o treinador Didi. Lá ele também sequer entrou em campo e saiu do clube ao alegar que o treinador disse "para quem quisesse ouvir que não pediu a minha contratação".

Segundo Denis, após essa passagem, ele teria ainda defendido o Bolívar (da Bolívia) no ano passado. Mais uma vez, nenhum registro dele foi encontrado no clube.

- Eu estive naquele time da Bolívia lá agora. Eu tenho que mandar para você, porque eu estive lá dois meses. Chegando a pré-Libertadores lá, meu filho nasceu. E isso é uma coisa de família. Ele nasceu com uma deficiência física. No Bolívar, lembrei agora. Inclusive o zagueiro era até o Alex Conceição. Então, eu fiquei lá três meses e não quis os outros oito, nove meses de contrato por isso - garantiu.
Apesar disso, o próprio Denis, em video divulgado na sua conta no Youtube no dia 5 de abril de 2014, já dizia ser um ex-jogador de futebol. Em outro vídeo no seu perfil, no dia 17 de dezembro de 2009, ele dá uma entrevista ao programa Arena 53, da TV Betim, em que afirma ser jogador do Shakhtar Donetsk naquele momento.

Em rede social, colocou imagem com os títulos que diz ter conquistado na carreira, mas não há registro dele nos clubes (Foto: Reprodução)
Em rede social, colocou imagem com os títulos que diz ter conquistado na carreira, mas não há registro dele nos clubes (Foto: Reprodução)

A abordagem aos clubes
Os últimos registros de Denis são em clubes de pouca expressão e com um "modus operandi" parecido para ser contratado. Para chegar ao Força e Luz, ele ligou para o presidente do clube, Ranilson Cristino, e se ofereceu. O dirigente aceitou a oferta, já que o jogador garantia ir sem custos.

Assim também ele chegou ao Gavião Kyikatejê. Segundo o treinador do clube na época, Vitor Jaime, Denis pediu durante cerca de 20 dias a João Primo, preparador físico, para jogar o Campeonato Paraense com a camisa do clube indígena. Segundo a versão de Denis, no entanto, um empresário chamado Pedrinho o contatou para atuar.

A chegada ao Força e Luz
O presidente do Força e Luz, Ranilson Cristino, foi o responsável pela contratação de Denis Vieri. O dirigente recebeu uma ligação do jogador na semana passada e topou o acerto, que foi sem custos, segundo ele - nem as passagens o clube precisou pagar, apenas moradia e alimentação. Denis trouxe com ele outros quatro jogadores do seu time em Minas Gerais.

Ranilson Cristino foi o responsável pela contratação do jogador (Foto: Leonardo Erys/GloboEsporte.com)
Ranilson Cristino foi o responsável pela contratação do jogador (Foto: Leonardo Erys/GloboEsporte.com)

Ao receber o vídeo de Denis no Santos - o mesmo que a reportagem recebeu -, Ranilson garante que notou muita diferença entre o jogador das imagens e em relação às fotos recebidas do atleta. Apesar disso, confiou na palavra dele.

- Na foto que ele enviou na conversa para ele vir para o Força e Luz, a gente viu a diferença, mas a gente tem que acreditar nas pessoas. Eu acertei a vinda dele trazendo mais quatro jogadores, com as posições que nós tínhamos necessidades. Mas com o compromisso de que, se não fosse aquilo que estava pensando, não ficaria. Não custa nada arriscar. O Jocian (novo treinador), que está assumindo, vai observar. Se não for, viaja amanhã (quarta-feira) mesmo. Não vai esquentar lugar, não. Se eu fui enganado, ele que se enganou. Não vai me enganar, não - garante Ranilson.
No clube, Denis afirma que pretende tirar a equipe do rebaixamento e garante já estar encaminhado para disputar a Série A do Campeonato Brasileiro no segundo semestre. Apesar disso, preferiu não revelar a equipe. Após a entrevista, o jogador deixou o campo do Força e Luz e sequer chegou a treinar no seu primeiro dia de clube. A "fuga" inesperada causou a estranheza dos outros jogadores do elenco e um deles chegou a afirmar que Vieri seria o empresário dos quatro atletas que chegaram com ele de Minas.

A história de Denis se assemelha à do falso jogador Rodrigo Souza, que se passava por um atleta com grande currículo com passagens por Flamengo, Vasco, Palmeiras, Grêmio, Botafogo, Atlético-PR, América-MG, clubes da Europa e seleções de base para vender parte do passe. Ele foi desmascarado ao usar uma foto do atacante Deivid, para se passar por ele, quando atuava pelo Flamengo.

Denis Vieri usou foto de sósia de Ronaldinho para homenagear o craque no dia da sua aposentadoria, este ano (Foto: Reprodução)
Denis Vieri usou foto de sósia de Ronaldinho para homenagear o craque no dia da sua aposentadoria, este ano (Foto: Reprodução)

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Fifa condena Cruzeiro a pagar Independiente por compra de Pisano

O Cruzeiro foi condenado, nesta quarta-feira, a pagar o Independiente, da Argentina, pela negociação envolvendo o meia Matías Pisano. A Fifa determinou que o clube mineiro deposite 500 mil dólares (R$ 1,6 milhão), referente ao valor das duas parcelas em atraso da compra do jogador dentro de um prazo de 30 dias após a notificação. O clube mineiro, de acordo com a assessoria, já recebeu a notificação da cobrança e tem 10 dias, segundo o comunicado da entidade, para recorrer.

Matías Pisano passou pelo Cruzeiro na temporada 2016 (Foto: Washington Alves / Light Press)

Além disso, o Cruzeiro terá que desembolsar 50 mil dólares (R$ 162 mil) referentes à multa pelo atraso do pagamento. O caso é um dos que o Cruzeiro enfrenta na Fifa. Ao todo, o valor, segundo levantamento, chega aos R$ 50 milhões. O departamento jurídico da Raposa já está cuidando do caso.

Contratado no início de 2016, o clube mineiro acertou a compra do jogador por R$ 4 milhões, referentes a 50% dos direitos econômicos, vendidos pelo Independiente da Argentina, e ainda abateu a dívida que o clube hermano tinha com o Cruzeiro pelo empréstimo do atacante Ernesto Farías. Na Fifa, os argentinos pleiteavam 550 mil dólares pelo pagamento, e não os 750 mil dólares divulgados anteriormente.

No negócio com o Independiente, o Cruzeiro acertou o pagamento parcelado em três vezes, sendo que, segundo os dados obtidos pelo GloboEsporte.com, não teria pago as parcelas dos meses de março e junho de 2016, que quitariam o negócio.

Pisano também passou pelo Santa Cruz, emprestado pelo Cruzeiro  (Foto: Marlon Costa/ Pernambuco Press)
Pisano também passou pelo Santa Cruz, emprestado pelo Cruzeiro (Foto: Marlon Costa/ Pernambuco Press)

Matías Pisano assinou contrato por três temporadas com o Cruzeiro, mas não vingou na Toca da Raposa. O jogador foi emprestado ao Santa Cruz, no meio da temporada passada, e, no começo deste ano, foi negociado com o Tijuana, do México. Atualmente, o meia está no Talleres, da Argentina.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Grêmio aumenta proposta por André, mas Sport bate o pé e pede 15 milhões de euros

O Grêmio fez mais uma investida pelo centroavante André na última terça-feira. Aumentou a proposta inicial, mas não conseguiu o sim do Sport, que pediu 15 milhões de euros (cerca de R$ 60,3 milhões, na cotação atual) para liberar o jogador.

O clube gaúcho fez uma oferta de 2 milhões de euros (cerca de R$ 8 milhões) por 60% dos direitos do centroavante, além de colocar jogadores no negócio, por empréstimo. E ainda ofereceu a possibilidade de pagar mais um valor ao clube pernambucano depois de um período estipulado, caso André não fosse negociado.

André desfalca o Sport na Copa do Brasil (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
André desfalca o Sport na Copa do Brasil (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

No entanto, o Sport novamente se manteve irredutível. Fez a pedida alta para inviabilizar qualquer tratativa e deixar claro que não tem intenção de negociar o atacante. Com a postura do clube pernambucano, o Grêmio oficialmente se retirou das tratativas no momento.

A primeira proposta do Grêmio para contratar André foi de 1,5 milhão de euros (R$ 6 milhões) por 50% dos direitos econômicos. A oferta também foi rejeitada pelo Sport.

André, que tem um carinho especial pelo Sport e pela torcida, pediu para ficar de fora da partida contra o Santos-AP nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil, alegando problemas pessoais. O Leão preferiu não se manifestar sobre o caso.

Conforme o GloboEsporte.com apurou, o centroavante não gostou da maneira como o clube conduziu a negociação, até por conta dos atrasos salariais, de 13º e férias. E tinha se empolgado com a possibilidade de disputar a Libertadores e trabalhar com Renato. O Sport, recentemente, impediu a saída de Rithely para o Inter e dificultou a ida de Diego Souza para o São Paulo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PSDB marca para 1º de março debate entre pré-candidatos à Presidência; prévias serão no dia 4

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, pré-candidatos à Presidência pelo PSDB (Foto: Reprodução)

Com o objetivo de definir o nome que representará o PSDB na campanha presidencial deste ano, a executiva nacional do partido anunciou nesta quarta-feira (7) que promoverá um debate entre pré-candidatos no dia 1º de março e as prévias no dia 4 de março.

Até o momento, anunciaram a intenção de disputar as eleições presidenciais o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que preside o partido, e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

A sigla informou que o debate entre os dois tucanos será transmitido pela internet. Já as prévias serão realizadas em todas as cidades nas quais o PSDB conta com diretório municipal, e todos os filiados do partido poderão participar.

“Acho que é importante. Os partidos precisam se democratizar, abrir as consultas. Você permite uma participação maior de todos os filiados. Essa eleição vai ser uma eleição de ouvir muito”, disse Alckmin nesta quarta, após participar de reunião do partido em Brasília.

Apesar da definição das datas, Alckmin disse que, a pedido de Virgílio, detalhes da programação ainda são discutidos. Uma comissão de ex-presidentes do partido ficará a cargo das definições finais.

João Doria
Depois de participar da reunião da Executiva do PSDB, o prefeito de São Paulo, João Doria, se reuniu com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Após o encontro, Doria disse ter transmitido a Eunício o apoio da legenda à reforma da Previdência. O PSDB já fechou questão a favor do projeto em análise na Câmara, mas não vai punir parlamentares que votarem contra a proposta.

O prefeito de São Paulo disse que também discutiu com o peemedebista questões eleitorais. Para ele, o candidato do PSDB à presidência da República deve ser Geraldo Alckmin. Doria afirmou também que tenta costurar com o PMDB o apoio à candidatura do tucano.

"O governador Alckmin é o nosso candidato. Não quero desmerecer as prévias que vão acontecer no próximo dia 4 [de março] com o prefeito de Manaus, Arthur Virgilio, que merece todo o nosso respeito, tem uma trajetória política e uma biografia respeitável, mas o nosso candidato à Presidência é o governador Geraldo Alckmin e eu tenho feito essa interlocução com o PMDB", afirmou Doria.

Um dos cotados para ser o candidato tucano ao governo de São Paulo, Doria afirmou que a ideia é tentar reproduzir a coalizão nacional no nível estadual, com partidos como PMDB, PP, DEM e PSDB.

O PMDB, no entanto, tem a intenção de lançar Paulo Skaff ao Palácio dos Bandeirantes. Por outro lado, Doria afirma que "não há a menor hipótese de o PSDB não ter candidatura própria ao estado de São Paulo".

Fonte: G1
Leia Mais ››