sábado, fevereiro 27, 2021

Após decreto, Igreja Católica suspende missas no Rio Grande do Norte

Os bispos da Igreja Católica no Rio Grande do Norte suspenderam as celebrações de missas no estado e definiram orientações às paróquias, após publicação de decreto do governo do estado que prevê suspensão de atividades religiosas, entre outras medidas, para conter o aumento de casos da Covid-19. A decisão vale entre os dias 1º e 10 de março.


Igreja Nossa Senhora da Apresentação, a Catedral Antiga de Natal (Arquivo) — Foto: Alex Regis/PMN/Secom


Em nota, os líderes religiosos afirmaram que foram contatados pelo governo nesta sexta-feira (26), compreendem a gravidade do momento e tomaram a decisão "em espírito de recíproca cooperação e corresponsabilidade".


"Tendo em conta a vida como bem maior a ser preservado, achamos por bem acatar o disposto no decreto estadual nº 30.383, de 26 de fevereiro de 2021", informaram em nota. Veja as medidas anunciadas pela igreja:


Ficam suspensas as celebrações (missas e outras), com a participação presencial dos fiéis, de 1º a 10 de março

As missas serão celebradas nas catedrais e matrizes, de portas fechadas, com a restrita participação de uma equipe celebrativa de apoio, composta por, no máximo, cinco pessoas;

As celebrações serão transmitidas através das plataformas digitais de comunicação da própria paróquia

As igrejas serão mantidas abertas em seus regulares horários de funcionamento para os momentos de orações pessoais dos fiéis, obedecendo protocolos sanitários e de biossegurança

Ficam mantidos os atendimentos individualizados aos fiéis, por parte dos sacerdotes, bem como secretarias paroquiais


"Por fim, recomendamos a todos os fiéis católicos, muito especialmente aos padres dos nossos cleros, que se mantenham atentos às realidades e necessidades que afloram mais nitidamente nesses momentos de maiores restrições. Tudo isso traz implicações – inclusive econômicas e sociais – sobre a vida das pessoas. Isto nos faz pensar nos mais pobres e nos que dependem das atividades informais", afirmaram os bispos, na nota.


"Lembremo-nos da exigência da partilha como compromisso inerente à nossa condição de cristãos. Gastemos tempo e não poupemos esforços para promover iniciativas e campanhas que sirvam de sinal e alento para quem mais precisa", diz ainda, a nota.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Petrobras assina contrato para venda de parque eólico no Rio Grande do Norte por R$ 32,9 milhões

A Petrobras comunicou que assinou o contrato para a venda de sua participação de 51% no capital social do parque eólico Mangue Seco 2, em Guamaré, no Rio Grande do Norte. A venda é para o Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia Pirineus (FIP Pirineus), ao custo de R$ 32,97 milhões.


Aerogeradores de energia eólica da Petrobras em Guamaré, RN — Foto: Andre Valentim/Petrobras


Ainda de acordo com a Petrobras, o valor vai ser pago em uma única parcela no fechamento da transação. Segundo a estatal, a medida está alinhada à estratégia de "otimização de portfólio".


“A Petrobras mantém o foco na redução do seu endividamento, ao mesmo tempo em que concentra seus recursos em ativos com maior potencial de geração de valor, como os campos de petróleo e gás em águas profundas e ultraprofundas”, afirmou o diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobras, Roberto Ardenghy.


O fechamento da transação está sujeito ao cumprimento de condições como a aprovação pelo Banco do Nordeste do Brasil, financiador do desenvolvimento do parque eólico, e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).


A Eólica Mangue Seco 2 faz parte de um complexo de quatro parques eólicos (Mangue Seco 1, Mangue Seco 2, Mangue Seco 3 e Mangue Seco 4) localizado em Guamaré, no estado do Rio Grande do Norte, com capacidade instalada total de 104 MW. A Eólica Mangue Seco 2 detém e opera um parque eólico, com capacidade de 26 MW.


A Petrobras já havia assinado contratos para venda de sua participação nas eólicas Mangue Seco 1, 3 e 4, em 7 de janeiro.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Vereador de Caicó morre com Covid-19 aos 43 anos

Vereador pelo município de Caicó, na região Seridó potiguar, José Alexandre Pereira, mais conhecido como "Zé Filho", de 43 anos, morreu com Covid-19 no Hospital Regional do Seridó neste sábado (27). Ele estava internado há 12 dias na unidade.


Vereador de Caicó, José Alexandre Pereira, mais conhecido como "Zé Filho", de 43 anos, morreu com Covid-19 neste sábado (27). — Foto: Divulgação


A Câmara de Vereadores de Caicó emitiu nota neste sábado (27) pelo falecimento do vereador, que estava no seu segundo mandato. Zé Filho era natural do distrito Laginhas, em Caicó. Filho de agricultores familiares, era servidor público, casado, pai de 2 filhos e tinha cinco irmãos.


A prefeitura decretou três dias de luto oficial. A Câmara Municipal publicou nota de pesar pelo falecimento.


Segundo a Câmara, além de criar várias leis municipais, o vereador lutou por causas das pessoas com deficiência e ajudou a fundar a Associação de Surdos de Caicó – ASC.


José Filho foi militar da Força Aérea e do Exército Brasileiro, era servidor da UFRN desde 2013 e elegeu-se pela primeira vez em 2016 ao cargo de vereador. No ano passado, foi reeleito. Ele era graduado em Ciências Contábeis (UEPB); em Gestão Pública (UFRN); em Gestão Ambiental (IFRN); e pós-graduado em Gestão de Pessoas (FCST).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Toque de recolher no Rio Grande do Norte: veja o que pode e o que não pode funcionar

Começa a valer neste sábado (27), o toque de recolher noturno determinado pelo governo do Rio Grande do Norte em todo o estado, por meio de decreto publicado no Diário Oficial. A medida vale até o dia 10 de março e proíbe circulação de pessoas entre às 22h e 5h.


Imagem mostra ruas de Natal vazias durante pandemia de coronavírus (Arquivo) — Foto: Sandro Menezes


As novas restrições visam reduzir aglomerações e a pressão por leitos críticos de UTI para Covid-19. Apesar disso, há exceções, como no caso de atividades essenciais.


Veja os tipos de estabelecimentos que podem funcionar dentro do horário, segundo o decreto:


serviços públicos essenciais (como segurança, saúde, entre outros)

farmácias;

indústrias;

postos de combustíveis;

hospitais, demais unidades de saúde e de serviços odontológicos e veterinários de emergência;

laboratórios de análises clínicas;

segurança privada;

imprensa, meios de comunicação e telecomunicação em geral;

funerárias;

exercício da advocacia na defesa da liberdade individual;

serviços de alimentação, exclusivamente para delivery;

serviços de transporte coletivo urbano.

Trabalhadores que estão indo de casa para o trabalho ou do trabalho para casa também podem circular.

Por força de outro decreto, restaurantes e bares devem fechar às 22h. A venda e o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos também está proibida. As demais atividades não previstas no decreto também devem ser suspensas durante o toque de recolher.


De acordo com o governo do estado, as forças de segurança vão reforçar a fiscalização para evitar descumprimento das medidas.


Segundo o secretário de segurança do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, quem não cumprir a norma pode ser detido por desobediência contra a Administração Pública e levado à delegacia. A pena prevista pelo Código Penal é de detenção de 15 dias a 6 meses, além de multa.


Fonte: G1

Leia Mais ››

'Um dos momentos mais delicados da pandemia', diz membro do comitê científico após anúncio de 'toque de recolher' no RN

O Rio Grande do Norte terá "toque de recolher" entre 22h e 5h, conforme anunciou a governadora Fátima Bezerra nesta sexta-feira (26). As novas medidas de combate à propagação do novo coronavírus, incluindo a suspensão das aulas nas redes pública e privada, estarão em decreto que será publicado neste sábado (27) no Diário Oficial do Estado (DOE). O professor Ricardo Valetim, coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN e integrante do comitê científico de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no RN, afirmou em entrevista ao RN 2, da Inter TV Cabugi, que a decisão do governo é acertada, mas que precisa da cooperação das autoridades e da população no cumprimento destas medidas.


Ricardo Valentim, coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN, destaca momento crítico — Foto: Arthur Barbalho/Lais/UFRN


"Este é um dos momentos mais delicados da pandemia no estado. Tudo que foi conseguido até agora pode ser perdido justamente porque a população não está respeitando ou porque não está havendo uma fiscalização e uma presença mais forte das autoridades do Estado e dos Municípios", falou. "Nesse momento não pode haver divergência política. Nós estamos em uma guerra. O inimigo é o Covid. O vírus precisa ser vencido e não temos vacina para todos", completou.


Valentim destacou ainda o "papel preponderante da família" nesta fase. "A família, nesse momento, é importante para ajudar no controle da pandemia. A família pode ajudar convencendo os filhos, os jovens, para evitar aglomerações".


Para emitir as recomendações para o governo, o comitê científico analisa tanto os dados epidemiológicos - casos diários, taxa de transmissibilidade, número de óbitos - como os dados assistenciais - ocupação de leitos críticos para tratamento da doença. "O estado do Rio Grande do Norte vive um momento bastante crítico. A taxa de transmissibilidade hoje é de 1,13 no estado. É uma taxa considerada alta. Para cada 100 pessoas contaminadas, outras 113 estão sendo contaminadas", falou o professor.


"Nós estávamos alguns dias atrás com o número de óbitos reduzindo gradualmente, mas, com essas internações que estamos vendo agora em leitos de UTI, provavelmente na próxima semana nós já vamos observar um aumento nesse número de óbitos. Nós podemos chegar a um número muito elevado de óbitos, que é justamente o que não queremos neste momento", emendou.


O coordenador do Lais/UFRN reforçou que "nesse momento, o principal dado é o dado assistencial, ou seja, a ocupação de leitos de UTI". "Para a gente ter ideia, no meio do ano nós chegamos a 130 de pedidos por internação, 108 era a média diária. Nos últimos dois dias, estamos com mais de 100 pedidos de internação em leitos Covid-19 no estado. É um dado extremamente preocupante, crítico", comentou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

TRE-RN decide por retorno de servidores ao trabalho remoto após agravamento da pandemia

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) decidiu nesta sexta-feira (26) por fazer o retorno parcial dos servidores ao trabalho remoto a partir da próxima terça-feira (2), deixando apenas 30% em regime presencial.


Tribunal Regional Eleitoral RN Rio Grande o Norte TRE — Foto: Divulgação


A decisão se dá como medida preventiva diante da situação excepcional de agravamento da pandemia e o aumento dos casos e de internações em leitos críticos por Covid-19 no estado e principalmente na Região Metropolitana.


Além disso, o órgão observou a necessidade de uma atuação responsável da Justiça Eleitoral e seguir as medidas de prevenção à disseminação do vírus, garantindo assim a segurança no desenvolvimento das atividades presenciais.


A alteração na forma de trabalho será publicada em portaria assinada pelo presidente do TRE-RN, Desembargador Gilson Barbosa, e pelo Corregedor Geral Eleitoral em substituição, Desembargador Ibanez Monteiro.


Segundo o TRE, será obrigatória a permanência de pelo menos um servidor no regime de trabalho presencial - preferencialmente os titulares de cargos em comissão, chefes e respectivos substitutos. Os demais servidores lotados nas unidades administrativas poderão exercer as atividades em regime de trabalho remoto.


Não serão alcançados pela medida os servidores e colaboradores em atividade nas áreas de segurança, saúde ou em outras atividades consideradas essenciais pela Presidência do Tribunal Regional Eleitoral, informou o órgão.


Além disso, a produtividade dos servidores que estiverem em trabalho remoto será acompanhada pelo gestor da unidade de lotação e também respectivo superior hierárquico, mediante a utilização de relatório diário de atividades, que deve ser publicado em pasta virtual própria nas áreas de cada unidade administrativa.


Restrições no RN

Também nesta sexta-feira (26), o governo do RN recomendou suspender o atendimento presencial externo nos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta também por conta do agravamento da pandemia da Covid-19 no RN.


O anúncio das restrições no Rio Grande do Norte segue na esteira do que vem ocorrendo em outras regiões do país, como na capital de São Paulo; em Araraquara, no interior paulista; na Bahia; no Paraná; e Rio Grande do Sul.


De acordo com o Regula RN, plataforma que monitora as internações por Covid-19 no estado, o RN tem atualmente 86% de ocupação dos leitos críticos, com Grande Natal chegando aos 89% e praticamente já sem leitos semi-intensivos e de UTI disponíveis. Segundo a governadora Fátima Bezerra (PT), o sistema de saúde da Grande Natal entrou em colapso.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Emparn prevê chuvas acima de 500 milímetros entre março e maio no RN

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) prevê que o estado terá chuvas acima de 500 milímetros entre os meses de março e maio, período mais chuvoso principalmente no semiárido. A previsão para maiores precipitações, no entanto, é na região Leste potiguar, onde fica a capital Natal e parte do litoral.


Chuva em Natal — Foto: Igor Jácome/G1


A previsão foi confirmada oficialmente nesta sexta-feira (26) pelo órgão, que aponta chuvas dentro da média histórica ou um pouco abaixo.


As previsões divulgadas pela Emparn são de chuvas de até 533,8 mm no Leste potiguar; 479,2 mm no Oeste; 376,9mm na região Central; e 342,2 mm no Agreste.


Segundo órgão, este cenário se deve a fatores físicos como a influência da temperatura dos oceanos. Embora esteja ocorrendo o fenômeno da ‘La Nina’ no Oceano Pacífico, a temperatura do Oceano Atlântico precisa subir entre 1 e 1,5 graus para favorecer a ocorrência de chuvas no semiárido nordestino, segundo o chefe da unidade instrumental e meteorologia da Emparn, Gilmar Bistrot.


A Emparn aponta que a confirmação da previsão reforça a programação das medidas do Governo do Estado na execução dos programas de apoio à produção rural, como o Programa de Sementes e o Mais ATER, lançados em dezembro do ano passado.


Com a previsão de chuvas principalmente no litoral, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), que participou de reuniões com a Emparn nesta sexta-feira, confia na produção de grãos. "Na faixa litorânea praticamente não temos problemas com falta de chuvas. Então criamos o programa RN Mais Grãos que vai implantar dez unidades demonstrativas, em áreas cedidas por particulares, para provar que é possível produzir grãos - soja, sorgo e milho - em sequeiro, com qualidade e produtividade naquelas terras.”


A governadora citou ainda as iniciativas para apoiar os agricultores e pecuaristas no estado. "O Programa de Sementes 2021 visa garantir produção para subsistência e forragem animal. Investimos R$ 6,9 milhões, com recursos próprios na aquisição de 456 toneladas de sementes de feijão, milho e sorgo que já estão sendo entregues. Vamos chegar aos 167 municípios, atendendo 3 mil agricultores familiares cadastrados no sistema Ceres da Emater", falou.


"A distribuição se dá antes da consolidação do inverno para permitir aproveitar o período das chuvas desde o início. Não será por falta de sementes que o agricultor vai deixar de plantar. Pelo terceiro ano consecutivo o governo chega, de forma proativa, para apoiar as atividades no campo".

Outra iniciativa é o programa 'Mais ATER', lançado ano passado e que vai aplicar R$ 85 milhões até 2023 em ações de crédito rural e assistência técnica para aumentar a produção familiar.


"Este programa tem grande importância, uma vez que o estado se obriga a comprar da agricultura familiar pelo menos 30% das suas compras. É um incentivo que traz benefícios para a economia porque fortalece toda a cadeia produtiva", disse a governadora.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Centrais do Cidadão suspendem atendimento presencial a partir de segunda (1) no RN

A Secretaria Estadual da Administração informou que vai suspender, a partir da próxima segunda-feira (1), o atendimento presencial ao público externo em todas as Centrais do Cidadão no Rio Grande do Norte. A decisão visa a prevenção da transmissão do coronavírus, por causa do aumento no número de casos da Covid-19 no estado.


Atendimento presencial nas Centrais do Cidadão estará suspenso a partir de segunda-feira (1) — Foto: André Salustino/Sead


"Devido ao agravamento da situação da pandemia no estado, bem como a ocupação crítica de leitos de UTI para tratamento da doença, a prioridade do Executivo Estadual é preservar a vida e evitar quaisquer possibilidades de contágio", disse Luis Renato Nogueira, coordenador de Atendimento ao Servidor e Cidadão.


A suspensão do atendimento foi comunicada após a publicação da Portaria Conjunta Nº 01/2021 – SESAP/SEAD, no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26), que recomenda que os atendimentos presenciais nos órgãos públicos da administração direta e indireta sejam temporariamente suspensos.


A suspensão desse e de outros serviços também foi informada pela governadora Fátima Bezerra (PT) durante entrevista coletiva, no início da tarde desta sexta-feira (26). Fátima ainda afirmou que vai publicar um novo decreto com novas restrições para tentar conter o avanço da doença.


O retorno das atividades nas Centrais do Cidadão ficará condicionado ao atendimentos das normas da portaria, como uma taxa de ocupação dos leitos abaixo dos 80%. Atualmente, este índice encontra-se elevado em todas as regiões do estado e checa a passar dos 90% na região metropolitana de Natal.


Durante o tempo em que os atendimentos estiverem suspensos, os órgãos farão um diagnóstico da situação de cada unidade, a fim de planejar novas tomadas de decisão e propor melhorias para quando estas forem reabertas.


“Pretendemos expandir os equipamentos de proteção disponíveis nas Centrais e redobrar as medidas de higienização nas Centrais. Além disso, articular outras possibilidades para garantir mais segurança tanto para os servidores quanto para os cidadãos”, adiantou o coordenador.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Aglomerados para assistir jogo de futebol, clientes apagam luz e se escondem em bar ao verem chegada de fiscais em Natal

Clientes e funcionários apagaram as luzes e tentaram se esconderam dentro de um bar, em Natal, ao perceberem a chegada de equipes da Operação Pacto Pela Vida, que fiscaliza o cumprimento dos decretos que tentam diminuir a transmissão da Covid-19. A cena inusitada foi flagrada pelos fiscais do município na noite desta quinta-feira (26) durante a transmissão de uma partida de futebol. Ninguém foi preso.


Fiscalização da Operação Pacto Pela Vida em Natal. — Foto: Semdes/Divulgação


Segundo a Guarda Municipal de Natal, o caso aconteceu no bairro Cidade da Esperança, na Zona oeste da capital. Ao perceberem a aproximação das equipes de fiscalização, as pessoas que estavam aglomeradas no estabelecimento entraram todas, apagaram as luzes e tentaram fingir que o bar estava fechado. Por causa do aumento de casos do novo coronavírus, bares e restaurantes só podem funcionar até às 22h na capital.


“Quando entramos no local estava lotado de pessoas. O proprietário foi notificado pelos fiscais e as pessoas dispersadas”, disse o subcomandante de Segurança da guarda, Carlos Cruz.


De acordo com o município, as secretarias e forças militares estaduais que integram a operação iniciaram as ações durante a tarde de quinta-feira (25) e se estenderam até a madrugada desta sexta-feira (26). O maior número de ocorrências registradas foi em bares que insistiram em desobedecer a determinação de horário.



Interdições, notificações e fechamentos desses estabelecimentos ocorreram nos bairros de Felipe Camarão, Cidade da Esperança e Alecrim, além de área da Zona Norte da capital. As ações ainda resultaram na apreensão de dois equipamentos de som.


De acordo com a prefeitura, qualquer ocorrência visualizada pela população pode ser informada diretamente ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) pelo número 190.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Município do RN perde 90 doses de vacina contra Covid-19 após queda de energia

Com uma população de aproximadamente 2,6 mil pessoas, o município de Jardim de Angicos perdeu 90 doses da vacina CoronaVac contra Covid-19 após uma queda de energia que aconteceu no último fim de semana. As vacinas eram destinadas à segunda dose de profissionais de saúde da linha de frente.


Segundo prefeitura de Jardim de Angicos, refrigerador quebrou após queda de energia. — Foto: Divulgação


A informação foi confirmada pela prefeitura do município da região Central potiguar, que agora busca receber doses extras mantidas pelo estado em uma "reserva técnica".


Segundo o secretário de Saúde, Jociel Andrade, a queda de energia elétrica aconteceu no sábado (20) e danificou a câmara fria da unidade básica de saúde do centro da cidade, onde eram armazenada as doses.


No entanto, o problema só foi constatado na segunda-feira (22), quando os servidores chegaram ao local para trabalhar.


"Nós temos um outro refrigerador como plano B, mas como o problema aconteceu no fim de semana, só foi percebido dois dias depois. Com a queda de energia, a bateria do refrigerados não suportou", afirmou.


Em nota, a Cosern informou que "não registrou nenhuma interrupção no fornecimento de energia elétrica próximo às unidades de saúde do município durante o último final de semana" e disse ainda que como ação preventiva, enviou no dia 2 de fevereiro um comunicado às prefeituras potiguares ressaltando a importância da realização de uma revisão elétrica das instalações internas e de geradores em hospitais, unidades de saúde e clínicas médicas para evitar possíveis transtornos. "A comunicação foi reforçada pela Cosern no dia 11 de fevereiro", diz a nota.


Uma empresa foi acionada para fazer um laudo técnico que constatou o problema no equipamento. Segundo o município, o laudo será enviado para a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte para justificar a solicitação de novas doses da reserva técnica.


Segundo o secretário, também haverá mudança logística para evitar que o mesmo problema se repita. "Designamos servidores para irem durante o fim de semana verificar a sala de vacinação", disse.


Isolado em casa após ter testado para a Covid-19, o prefeito do município, Carlos Bezerra (DEM), mais conhecido como Carlinhos, afirmou que as providências já estão sendo tomadas para substituição do equipamento. "Infelizmente, foi um problema técnico. É uma perda, mas vamos garantir a vacinação de todos", disse.


A prefeitura informou que vai receber um refrigerador de um programa da companhia energética do estado, que começou a distribuir equipamentos para conservação de vacinas a municípios potiguares.


O município recebeu mais 180 doses da vacina de Oxford nesta quinta-feira (25) para continuar a vacinação de idosos e dar início também à vacinação de indígenas.


Até o dia 18 de fevereiro, a Secretaria Estadual de Saúde registrava perda de 10 doses e investigava a situação de outras 61 por variação de temperatura.


Fonte: G1 

Leia Mais ››