quinta-feira, junho 27, 2013

Blog Cidade News Flagra erro do Portal UOL ao anunciar vitória da Itália sobre a Espanha

A ansiedade em publicar em primeira mão o resultado final do jogo na noite de hoje, ou o desejo que ver a Seleção Brasileira se confrontando novamente com a Itália o Portal de Notícias UOL antes do término das cobranças de pênaltis entre Itália e Espanha o referido portal, estampava em sua página principal a vitória dos italianos, que enfrentaria a Seleção Brasil na final, sendo que na verdade a Espanha foi quem sagrou-se vitoriosa na competição de hoje.

confira na imagem:

clique na imagem para ampliar


Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Município de Itaú-RN passará a fornecer internet gratuita ainda este ano de 2013.

Além da sanção do Projeto de Lei instituindo o “Dia do Evangélico” o Prefeito Municipal de Itaú, Ciro Bezerra, aprovou nesta quarta-feira (26) o Projeto de Lei Nº 409/2013, de autoria do vereador Gildo Pinheiro (PR) instituindo o Programa “Internet para Todos”, que consiste na instalação de pontos de acesso sem fio (WI-FI/ WIRELLES) em todas as praças e prédios municipais, disponibilizando o acesso à Rede Mundial de Computadores (Internet). Com o objetivo de promover à inclusão digital da população através do acesso em alta velocidade, pública e gratuita à referida Rede.

O Programa poderá combinar tecnologias de redes sem fio com os meios convencionais de conexão, levando em consideração a topologia e as necessidades de cada praça ou prédio municipal.

Por meio do Programa “Internet para Todos”, o Município poderá fomentar programas de inter-conexão de redes e serviços que viabilizem a acessibilidade universal à Internet, e ainda deverá garantir à população o acesso gratuito e livre a conteúdos de domínio público, educação e cultura, ensino à distância, informação governamental relevante para o cidadão e documentos de caráter público e pessoal. Não será permitido o acesso à sites com conteúdo impróprio e sites pornográficos.

Em razão de já existir dotação orçamentária na Lei Orçamentária do Exercício de 2013 para a Execução da presente Lei, fica determinado que o prazo de sua execução física será até o dia 30 de Dezembro de 2013.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Prefeito Ciro Bezerra aprova projeto referente ao dia do Evangélico

O Prefeito Municipal de Itaú-RN, Ciro Bezerra (DEM) aprovou e sancionou, nesta quarta-feira (26), o Projeto de Lei nº 408/2013 de autoria do Vereador Ítalo Medeiros (PMDB) instituindo o "Dia do Evangélico". As entidades Evangélicas promoverão em parceria com a Administração Municipal, eventos Públicos, voltados para a parcela evangélica da população, com livre acesso à comunidade e entidades privadas.

As entidades evangélicas poderão celebrar convênios com Poder Executivo Municipal e Entidades Privadas que se propuserem a colaborar com as festividades alusivas do Evangélico Itauense.

As festividade comemorativas serão realizadas, anualmente, sempre no primeiro sábado do mês novembro, devendo constar no Calendário Oficial do Município.

A referida Lei entrou em vigor a partir desta quarta-feira, 26 de Maio de 2013.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Ciclista Mossoroense quer chegar a São Paulo pedalando

O ciclista Mossoroense Ubiraci, está hoje no município de Itaú pedindo a colaboração dos moradores e comerciantes, uma colaboração para alcança sua meta que percorrer as rodovias até a cidade de São Paulo. Ele procurou a Rádio Cidade para prestar esclarecimento a comunidade, que não é uma pessoa que está usando de má fé para se aproveitar.

Portanto, quando o ciclista bater em sua porta, o mesmo deseja apenas uma contribuição para cumprir sua meta e precisa de sua colaboração para isso.

Lembramos ainda que o Ubiraci passará por várias cidades do Brasil antes de chegar ao seu destino (São Paulo/SP) e precisa da sua colaboração, sendo assim, você de outro município que ler essa matéria, possa também colaborar com o ciclista, e também anunciando a passagem do mesmo.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Elogiados, vereadores entram em recesso com sentimento de dever cumprido.

De recesso a partir desta segunda-feira (24), os vereadores do município de Itaú-RN realizaram a última sessão, na certeza do dever cumprido nesse primeiro semestre.

Isso porque o assessor jurídico da Casa, Jansen Leite, ficou incumbido da missão de repassar aos nobres vereadores, os votos de parabéns      pelo trabalho que a Câmara Municipal de Itaú vem realizando neste ano de 2013, que segundo o assessor a casa vem sendo motivo de elogios, não só na região, como na própria capital do Estado, Natal-RN; onde corre notícias de que a casa legislativa de Itaú-RN vem trabalhando não no que é conhecido dos vereadores, justificando que quando recebeu o convite para assessoria da casa, alguns amigos zombavam que o mesmo não ia fazer nada, ia receber sem trabalhar.

Tudo isso, porque o histórico das câmaras municipais do Rio Grande do Norte é de que os vereadores só trabalham para mudar nome de ruas, e conceder título de cidadão municipal. Que segundo estudos do IPDC, constatou-se que 93% das proposições das câmaras são apenas para conceder nome de ruas, ou nome de praças e conceder título de cidadão.

O assessor elogiou a casa dizendo que os vereadores tiveram uma renovação de ideia e de ímpeto no sentido de modificar o que é comum no Brasil hoje, vendo que isso está se concretizando no município de Itaú, pois já foram enviados 18 requerimentos nesse primeiro semestre, considerando importantes, como a coleta de lixo, medicamentos, entre outros que são importantes para o contexto da cidade, ressaltando também os projetos de iniciativa do poder executivo.

Os membros da OAB/RN, da comissão dos direitos constitucionais, parabenizaram o assessor, Jansen Leite, incumbido a missão de transmitir os elogios aos vereadores de Itaú-RN, por essa mudança de pensamento, de direcionamento, que vai de encontro ao o que está acontecendo no Brasil hoje.

Os vereadores ficaram lisonjeados, aproveitando o momento das explicações pessoais para agradecer ao assessor e parabenizá-lo também pelo empenho e dedicação, em agilizar os projetos da câmara, porque o mesmo também faz parte desta conquista.

O vereador Márcio Lima em sessão anterior do Poder Legislativo já havia exaltado a união dos vereadores, que hoje estão com uma visão mais aberta, olhando diretamente para o povo, onde antigamente a existência de situação e oposição mantinha-se uma verdadeira guerra política, onde muitos vereadores não aprovavam projetos, mesmo sendo a favor do povo, e que nessa nova administração os vereadores estão empenhados em fazer o melhor pelo povo, agradecendo em especial o papel de divulgador da Rádio Cidade, através do Blog e o Programa Cidade News, que transmite a população itauense todos os trabalhos desenvolvidos por eles, não somente o vereador, mas como todos fizeram questão de agradecer ao blogueiro e apresentador Arlindo Maia, pela paciência em escutá-los.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News 
Leia Mais ››

Vereadores aprovam sob resalva Projeto Orçamentário para 2014 de iniciativa do Preito Ciro Bezerra.

Em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (24), pela manhã, os vereadores do município de Itaú aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 004/2013 dispondo sob a Lei Orçamentária para o exercício de 2014 de iniciativa do Poder Executivo Municipal sob ressalva.

De acordo com o relatório apresentação em sessão, os vereadores concordaram com o referido Projeto, embora especificando o que atende a Constituição Federal, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei 4.320/64, os vereadores exigiram algumas modificações no mesmo, justificando atenção por parte da Casa Legislativa, para alguns pontos do referido Projeto.  

Os vereadores classificaram como mais graves, o Artigo 37 da Lei, que trata da autorização de crédito suplementar de até 30%, considerado excessivo pelos edis, merecendo maior atenção: além dos artigos 17, 24, 25 e 36. Sendo diagnosticado que as exigências feitas pelo Poder Executivo estava fora do padrão, necessitando assim a aprovação de emendas modificativas.

Foi colocada em votação quatro (04) Emenda modificativa e uma (01) Emenda Supressiva, sendo aprovadas por unanimidade pelos legisladores.

Não compareceram a sessão extraordinária os vereadores Reikson Brasil e Jailson Brito, que justificaram a ausência.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MUNICÍPIO DE ITAÚ/RN RECEBE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

O Município de Itaú/RN recebeu nesta semana suas máquinas agrícolas do Pac 2, que irão ser muito utilizada na construção e/ou restauração de estradas vicinais e outras obras do município. A Chegada das máquinas aconteceu essa semana e prova que o governo do Prefeito Ciro Bezerra está trabalhando para dar segmento ao trabalho deixado pela gestão do ex-prefeito Edson Melo e também está empenhado em desenvolver uma gestão com políticas públicas de qualidade.

As Máquinas são uma Retro e uma Motoniveladora que chega em boa hora e que a partir de agora o próprio município poderá recuperar e/ou construir novas estradas vicinais sem esperar pelo governo federal e/ou estadual que demoram muito para atender os pequenos municípios quando o assunto é recursos para garantirem obras e recursos aos mesmos. O Município de Itaú/RN agora conta com um bom número de equipamentos como 01 Caçamba, 02 Tratores para atender a população e dar ao homem do campo estradas para que os mesmo possam escoar seus produtos até a sede do município e garantir estradas de qualidades a todos os visitantes também.

Reprodução Cidade News itaú via Márcio Melo/Atualidades
Leia Mais ››

Governo suspende pagamento de aposentados e pensionistas da Emater

A Justiça do RN continua sendo posta à prova pelo Governo Rosalba. Nesta quarta-feira (26), o Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (SINAI-RN) foi surpreendido com a notícia de que o pagamento aos aposentados e pensionistas da Emater, na forma da Lei Complementar 435/2010, foram suspensos.

O Tribunal de Justiça do Estado determinou mais uma vez que o pagamento fosse feito ainda na folha de maio. Entretanto, como a folha já estava fechada aguardava-se o crédito para este mês.

O mandado chegou do Ipern, que cumpriu a ordem, colocando na folha de pagamento do mês de junho os valores devidos. Entretanto,  ontem, a Secretária Adjunta da Administração, Suely Nóbrega, determinou ao Instituto, sem apresentar contra ordem judicial, a suspensão do pagamento.

A atitude fez com que a folha dos demais servidores da Emater, prevista para pagamento no primeiro dia do funcionalismo (27), fosse adiada para pagamento somente amanhã.

O SINAI-RN vai adotar as providências cabíveis, fazendo inicialmente a denúncia de mais um ato absurdo, repugnável, somente visto em um sistema ditatorial, em que a Justiça não funciona e não é respeitada pelo Governo, contra os aposentados e pensionistas da Emater, buscando o seu pagamento.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MP vê indícios de fraude e Susep contradiz informação de que autorizou seguro para a Telexfree

 Susep não foi consultada pela empresa, conforme informou o órgão do governo à reportagem. Nem deveria. Foto: DivulgaçãoA Superintendência de Seguros Privados (Susep) nega ter aprovado qualquer processo de contratação de seguro pela Telexfree, empresa suspeita de ter montado um sistema de pirâmide financeira . O órgão, citado em comunicados da empresa, nem sequer possui competência para dar ou negar aval a acordos entre clientes e seguradoras.

Apresentada como uma empresa de venda pacotes de telefonia por internet (VoIP, na sigla em inglês) via marketing multinível , a Telexfree está impedida pela Justiça de fazer pagamentos aos seus divulgadores e de contratar novos distribuidores .

No último dia 21 (sexta-feira), Carlos Costa – um dos sócios da empresa – divulgou um vídeo em que diz ter firmado um contrato de seguro com a seguradora Mapfre. A intenção era tentar acalmar os divulgadores depois de a Justiça do Acre ter concedido liminar ao Ministério Público proibindo novos contratos e o pagamento dos que já estavam em vigor. A companhia seguradora negou a informação, como mostrou o iG . Em seguida, Costa explicou que houve um mal entendido e que o acordo ainda estava em negociação.

No mesmo vídeo, entretanto, o representante da empresa afirma que o seguro da Telexfree já foi autorizado pela Susep e pela Brasil Resseguros (IRB Brasil Resseguros, S.A.).

“Aqui também, para que vocês saibam, é a autorização da Susep. Ou seja, pessoal, o nosso seguro já foi passado pelo IRB, já passou e foi aprovado pelo Susep”, afirma Costa no vídeo, mostrando um documento.

Além disso, uma nota publicada na página oficial da Telexfre numa rede social no dia 24 (segunda-feira) diz que “a Telexfree (Ympactus Comercial Ltda) está em fase final de negociações com duas seguradoras de expressão nacional e internacional e o processo já foi aprovado pela Susep.”



Susep: ‘Desconhecemos qualquer contato’

Acontece que a Susep não foi consultada pela empresa, conforme informou o órgão do governo à reportagem. Nem deveria.

“Desconhecemos qualquer tipo de contato desta empresa com a autarquia”, informou a Susep, por e-mail. ”Nenhum contrato de seguro entre uma empresa seguradora e uma pessoa jurídica ou física necessita de autorização da Susep. O papel da Susep é de ficalização e normatização do mercado segurador, que é de livre concorrência.”

O IRB, também mencionado por Costa na gravação, não tem competência para analisar esse tipo de negociação. O órgão atua no mercado de resseguros – seus clientes são as próprias companhias seguradoras, e não o consumidor final do serviço.

Segundo o advogado da Telexfree, Horst Fuchs, ao falar sobre a Susep no vídeo, Costa se referia ao tipo de contrato que estava sendo negociado pela empresa com as seguradoras. Esse modelo de contrato, sim, depende de uma autorização da Susep.

“É ele que é a matriz [modelo de contrato] que vai ser utilizada”, disse Fuchs à reportagem, após enviar um número de processo relativo ao modelo de contrato mencionado. “Eu não sei por que as pessoas acabaram confundindo. O que se quis dizer é que há um produto seguro já aprovado pela Susep e é esse produto que está sendo utilizado [para formatar o seguro da Telexfree].”

A negociação do seguro está “em fase final de apresentação de documentos”, diz o advogado.

Texto do site da Telexfree: autorização da Susep
Texto do site da Telexfree: autorização da Susep

Recursos e protestos

Fuchs afirmou que ainda prepara o recurso para tentar novamente derrubar a liminar que impede a Telexfree de fazer pagamentos e cadastrar divulgadores e que bloqueia os bens de Carlos Costa e Carlos Wanzeler, sócios da empresa.

A decisão, tomada no dia 18 (terça-feira) pela juíza Thaís Khali, da 2ª Vara Cível de Rio Branco (AC) , foi mantida pelo desembargador Samoel Evangelista, do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), no dia 24 (segunda-feira).

O argumento do advogado é que a juíza e o desembargador não poderiam ter decidido sobre o tema e nem ter estendido os efeitos de suas sentenças a todo o Brasil.

“O Poder Judiciário tomou uma decisão arbitrária, que foi prolatada por um juiz que não é competente”, afirma Fuchs. “Ela [a  decisão ] não vai perdurar.”

A suspensão dos pagamentos da Telexfree levou um grupo de divulgadores a fazer uma manifestação em frente ao Ministério Público do Acre (MP-AC), responsável pela ação, nesta quarta-feira (26). Houve reunião com representantes do órgão.

“Estamos abertos para ouvir reivindicações, mas o posicionamento do Ministério Público é que se trata de pirâmide financeira fraudulenta e, portanto, ilegal. Por isso, tomamos as medidas legais cabíveis”, declara o coordenador do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), Promotor de Justiça Danilo Lovisaro, segundo nota da assessoria de imprensa do MP-AC.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MPE pode recorrer contra João Maia: “Só não vê as provas quem não quer”

As conversas de “MSN” flagradas no computador pessoal de um assessor de João Maia, presidente estadual do PR, poderiam até apontar para o “Caixa 2” na campanha de 2010, quando o político foi eleito deputado federal, na visão do Ministério Público Eleitoral (MPE). Contudo, como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não quis, nada disso foi suficiente para tirar o mandato do parlamentar e torná-lo inelegível por oito anos. Por isso, agora, o procurador-regional eleitoral, Paulo Sérgio Rocha, anuncia que deve recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para tentar em Brasília reverter a decisão da Corte Eleitoral potiguar. Até porque provas para isso, como diz o ditado, “só não ver quem não quer”.

“Quando não se quer fazer,  dizem que não existem provas. Em todos os tribunais é assim e no TRE não é diferente. Na visão do MPE, há provas suficientes para a condenação de João Maia. Mas, é aquilo: quando não se quer, não se vê essas provas”, afirmou o procurador-regional eleitoral, Paulo Sérgio Rocha, após o julgamento realizado na última terça-feira, em que ele fez até sustentação oral pela condenação de João Maia.

Na Corte, os juízes eleitorais Nilson Cavalcanti, relator do processo, Verlano Medeiros, Carlos Virgílio e Zeneide Bezerra votaram pela absolvição de João Maia, alegando que as provas não eram suficientes. O magistrado Manoel Maia alegou suspeição para não participar do julgamento. O único que viu provas suficientes foi o presidente do TRE, o desembargador João Rebouças.

Em contato com O Jornal de Hoje pela manhã, a Procuradoria-regional Eleitoral, não confirmou que deverá recorrer da decisão, até porque sequer os autos do processo com o voto do relator o TRE entregou até agora. Contudo, é bem provável que isso ocorra. “Preciso me inteirar melhor do voto do relator para saber se vou recorrer ou não. A tendência é recorrer, exceto se olhando o voto eu me convença do contrário”, antecipou Paulo Sérgio Rocha.
PROCESSO

A denúncia de suposto “Caixa 2” contra João Maia foi feita por outro procurador-regional eleitoral, Ronaldo Pinheiro de Queiroz, e baseado em informações coletadas durante a prestação de contas eleitorais e que ganharam força quando, durante outra operação, o computador do assessor de João Maia, Flávio Giorgi, conhecido como Flávio Pisca, foi apreendido. Nele, estavam diálogos eletrônicos que podem ser interpretados como acertos para pagamentos irregulares.

As irregularidades na campanha de João Maia estariam ligadas ao fato dele ter contratado uma empresa para a locação de veículos, a “HA”, mas também efetuado gastos “por fora” para outros profissionais. “Soa estranho, para dizer o mínimo, o fato de 18 dias após a doação para a empresa HA, João Maia ainda estar discutindo com seu assessor como seria feito o pagamento aos profissionais contratados”, analisou Paulo Sérgio Rocha.

No processo, é possível constatar que o Ministério Público Eleitoral sustentou que “em relação aos veículos constantes na mencionada planilha não era a ‘HA’ quem realizava os pagamentos, mas sim o próprio candidato, e o pior, sem a tramitação daqueles gastos na conta bancária específica”.

O MPE ressaltou também que “naquela planilha (encontrada com o assessor) consta, também um campo denominado ‘contato’, ou seja, o nome da pessoa que intermediava a contratação dos locadores dos veículos em questão. Ora, mais uma vez impõe questionar, se era a empresa ‘HA’ quem centralizou o serviço de locação de veículos em favor da candidatura do representado, porque então ele ter o nome dos ‘contatos’ que intermediavam as locações?”.

O MPE ressaltou também que após acesso à movimentação bancária de algumas das pessoas constantes naquela planilha, após autorização judicial neste sentido, constata-se que, de fato, os valores lá especificados foram depositados na conta dos locadores.

Cita-se o caso de Gilcelly Adriano da Silva, que teria recebido R$ 3 mil na data do dia 10 de outubro de 2010, como constava na planilha encontrada. “Apesar de não ter sido possível identificar quem teria realizado aquela transferência, o fato do valor e a data do depósito bater com aqueles constantes na planilha elaborada por Flávio Giorgi demonstra que, de fato, quem realizou aquele depósito foi o representado ou alguém de seu mando”.

Além disso, segundo a alegação final do MPE, “não causa estranheza” o fato das testemunhas, dentre elas Flávio Giorgi, o proprietário da empresa “HA” e alguns donos de veículos cujos nomes constam na planilha, terem corroborado a versão da defesa de João Maia. “Os mesmos, ao que se vê dos autos, tiram o seu sustento, ou grande parte dele, da política, ou seja, um é assessor do representado e os demais veículos locam para campanhas eleitorais”, apontou, acrescentando que se tivessem “testemunhado ‘contra’ o candidato/representado, não resta dúvida que eles estariam alijados, nas eleições posteriores, de participar da campanha de qualquer candidato, pois, como se diz no popular, estariam ‘queimados’”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fernando Lucena dispara: “O filho de José Agripino é um burguesinho que nunca trabalhou na vida”

Vereador do PT defende declarações da presidente Dilma Rosseff, que foram criticadas por Felipe Maia (detalhe). Foto: DivulgaçãoAo afirmar que a presidente Dilma Rousseff (PT) promoveu “enganação” e “factoide” ao convocar prefeitos e governadores para uma reunião em Brasília, no início desta semana, o deputado federal Felipe Maia (DEM) despertou a ira dos petistas locais. O vereador Fernando Lucena, em resposta, afirmou na manhã desta quinta-feira que o filho do senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, “é um burguesinho que nunca trabalhou na vida”.

“Quero que Felipe me mostre carteira assinada dele de trabalhador. É filho de Agripino, é elite ou não é? É burguês ou não é?”, questionou o vereador, ao defender a presidente Dilma Rousseff. Segundo Lucena, o povo está indo para a rua cobrar mudanças e a presidente Dilma entendeu o recado e está fazendo todos os encaminhamentos.

Além de Dilma, Lucena parabenizou o Congresso Nacional, que iniciou uma agenda de votação de matérias importantes para o País. “Dilma está com uma postura corretíssima, de estadista, colocou, deu caminho. Tem aqueles que são contra e vão ser contra sempre, mas a presidente deu o caminho. Quero parabenizar o Congresso que está votando, acordou, está de parabéns, até Renan (Calheiros, presidente do Senado) está virando cidadão de bem, vai dar o passe livre”, afirmou o petista, se referindo ao projeto que visa à gratuidade nos transportes públicos.

O vereador afirmou que o País vive um novo momento, e que ele participou do último protesto, m Natal, e irá participar do de amanhã, que começa na Praça Cívica. “Transformou tudo, amanhã vamos atrás da reforma agrária, da reforma do Poder Judiciário. Hoje o desembargador e o ministro são nomeados, mas eles deveriam ser eleitos, como são os deputados e vereadores. Vamos às ruas pela reforma política, contra o financiamento privado de campanhas, discutir o voto em lista distrital misto, entre outros temas”.

Em entrevista ao Jornal de Hoje, Felipe Maia afirmou que as medidas anunciadas pela presidente “não refletem, nem atendem” aos anseios da população brasileira, tampouco da juventude que foi às ruas nos últimos dias protestar. “A presidente convidou os prefeitos e governadores para colocar parte do desgaste dela, que hoje é grande, no colo dos governadores e prefeitos”, afirmou o parlamentar.

O deputado criticou a ausência de investimentos em segurança pública e também a falta de ações voltadas para a diminuição de gastos com o custeio da máquina pública. Segundo Felipe, a população paga uma alta carga tributária para manter a máquina administrativa e o governo não faz uma contraproposta para equilibrar o quadro.

“Wober é ficha suja, traidor e sempre viveu na malandragem”

"Wober (detalhe) é aluno fiel de Roberto Freire, trair é com ele mesmo", disse Lucena. Foto: DivulgaçãoAo defender Dilma dos ataques do presidente do PPS (futuro MD), Wober Júnior, o vereador Fernando Lucena criticou o PPS, o presidente nacional da legenda, Roberto Freire, e o próprio Wober, classificando-o de ficha suja, traidor, golpista e que sempre viveu na malandragem.

“O PPS é o partido da traição. Alertei ontem ao vereador Jacó Jácome (do PMN, partido que está em processo de fusão com o PPS), que eles vão ser golpeados por Roberto Freire, que é o rei do golpe. Coordenei a campanha dele em Recife em 78, ele traiu todo mundo. E Wober é aluno fiel de Roberto Freire, trair é com ele mesmo. E outros malfeitos. Ele não pode sequer ser candidato, porque é ficha suja”, afirmou o vereador.

Segundo Lucena, o PPS faz oposição nacional, mas não tem coragem de dizer que é contra o Bolsa Família, o Prouni e os 400 IFRNs construídos no Brasil. “O PPS não tem coragem de dizer que foram criadas oito universidades novas. Que tiramos 28 milhões de pessoas que viviam abaixo da linha de pobreza, que assinamos mais de 17 milhões de carteiras de trabalho”.

Lucena afirmou que o PPS apoiou o governo Fernando Henrique Cardoso, quando a taxa de juros no País era exorbitante. “E hoje o Brasil é outro. As viúvas da ditadura querendo ou não. Taxa de juros, que no governo de FHC era 27% ao mês e mais de 180% ao ano, hoje está em 8,5% ao ano. Comprava-se TV, pagavam-se duas. Um carro valia dois carros. O pior cego é aquele que não quer ver”.

Lucena ainda classificou Wober Júnior de “pequeno burguesinho”, que nunca trabalhou. “Wober é um pequeno burguesinho que nunca trabalhou, nunca teve um trabalho, sempre viveu na malandragem, pertencendo a uma elite falida na Europa e no Brasil”. Segundo o petista, a frase dele para os protestos é: “A burguesia está nas ruas, Dilma a culpa é sua”. E completa: “Wober deve estar nas ruas, porque ele é burguesinho”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Sgt Ivanildo realiza prisão de homem com objeto roubado

O Sargento Ivanildo abandonou um pouco o combate a poluição sonora em Apodi e realizou a prisão de um homem que estava tentando negociar um notebook que foi roubado de um loja de celulares no ultimo dia 25, em Apodi. 
  Segundo informações repassadas a guarnição da RP da cidade comandada pelo Sgt realizava o patrulhamento de rotina pela cidade quando se deparou com um indivíduo conhecido por "Jânio" andando pela rua com uma caixa nas mãos. No momento em que o acusado estava em um bar tentando negociar a peça os policiais fizeram a abordagem e constataram que o mesmo estava portando um aparelho Notebook que havia sido furtado da loja RN Celulares no ultimo dia 25. 
  Imediatamente Janiberg Fernandes De Oliveira, natural de Apodi, que reside no bairro Malvinas foi conduzido juntamente com o objeto furtado para a Delegacia De Policia Civil de Apodi, onde foi autuado em flagrante pelo crime de receptação.

Notebook recuperado (Foto: Plantão Apodi)

Detalhe: Nome do usuário no computador

Notebook recuperado (Foto: Plantão Apodi)


Reprodução Cidade News Itaú vi O Guardião da Chapada
Leia Mais ››

Promotor de Defesa do Consumidor poderá abrir inquérito para investigar Telexfree, a BBOM e a Multiclick

8495

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN) também está com uma lupa sobre a atuação da Telexfrre no Estado. A informação foi dada pelo Novo Jornal, nesta quinta-feira (27). Atualmente, mais de 85 mil pessoas integram os quadros da empresa em solo potiguar. Até a segunda semana de março deste ano eram 75 mil integrantes. A empresa já teria movimentado mais de R$ 50 milhões através dos divulgadores do RN. 

E o promotor público de defesa do consumidor, Alexandre da Cunha Lima, afirmou que iria abrir um inquérito que envolveria, além da Telexfree, a BBOM e a Multiclick, outras duas grandes empresas de marketing multi nível e que contam com mais de 60 mil associados. De acordo com informações do MP, não há a confirmação até o momento de que o inquérito tenha sido instaurado. Sabe-se por hora que o promotor tem reunido documentações para embasar a investigação. Nenhuma denúncia formal foi registrada.

Reprodução Cidade News Itaú via Marcos Dantas/Anchienta França
Leia Mais ››

AGÊNCIA DOS CORREIOS DE MARTINS FOI ASSALTADA NESTA QUINTA-FEIRA

Informações repassadas ao blog dão conta que há poucos instantes a agência dos Correios da cidade de Martins foi assaltada por dois elementos armados. 
Segundo informações, os assaltantes que estavam utilizando capacetes, chegaram a agência numa moto que foi tomada de assalto dias atrás nas proximidades do campo de pouso de Martins. No momento da fuga a moto não funcionou e os elementos abordaram uma pessoa que passava em frente aos Correios, tomando a moto de assalto e fugindo em seguida. 
A informação é que houve perseguição policial e os elementos abandonaram a moto próximo a lagoa da cidade e adentraram no matagal a pé. 
A Polícia Militar de Martins e da região está nesse momento em diligências no intuito de capturar os meliantes.
O blog foi informado que pela rota de fuga, os assaltantes podem alcançar a rodovia 117 que dá acesso a cidade de Martins ou chegar a estradas vicinais da região, por essa razão é bom que as pessoas que necessitem trafegar na região, principalmente em motos, que tomem bastante cuidado, pois os malévolos poderão tentar tomar um veículo de assalto para dar continuidade a fuga. 

Reprodução Cidade News Itaú via Patu News/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Deputados do Acre defendem a TelexFREE

Deputados 2706Os deputados Astério Moreira (PEN), Edvaldo Souza (PSDC), José Luís Tchê (PDT) e Manoel Moraes (PSB) se manifestaram em relação à Telexfree que teve, por meio de liminar expedida pela juíza Thaís Queiroz Borges Abou Khalil, as contas bloqueadas em todo país. Os parlamentares disseram que não receberam nenhuma denúncia, por parte de usuários, de que teriam sido lesados pela empresa.

“Eu conheço dezenas de pessoas que estão na Telexfree e não acredito que isso seja um negócio ilícito. Ainda não estou convencido que isso é uma atividade ilegal. Até hoje não se confirmou que isso é uma pirâmide”, disse Astério Moreira.

Astério Moreira deixou claro que não faz parte de divulgadores da empresa. Ele chegou a citar o número de seu CPF na tribuna da Casa para qualquer dúvida que possa existir quanto à participação do parlamentar.

O discurso de Astério teve uma parte do deputado Edvaldo Souza (PSDC) que confirmou as palavras do colega, que também  é jornalista, ao afirmar que nunca recebeu em seu programa, Gazeta Alerta, pessoas denunciando qualquer irregularidade da Telexfree ou mesmo dizendo que haviam sido lesadas.

“Na minha modesta opinião: deixem o povo ganhar seu dinheirinho. O povo não quer depender só de Bolsa Família. Nunca recebi uma denúncia de que tenham sidos lesados. Aqui temos que manter a coerência. São 70 mil acreanos. Deixem o povo ganhar dinheiro”, pontuou o parlamentar.

Continuando seu discurso, Astério Moreira disse estar preocupado com a situação e propôs que a Justiça obrigue a empresa a devolver os investimentos aos seus divulgadores. Ele frisou a legalidade do negócio, pois a Receita Federal já retira parte daquilo que é destinado ao Imposto de Renda.

“Não sou economista, posso estar errado 100%, mas estou falando de uma questão empírica, ou seja, prática”, disse Astério Moreira.

Luís Tchê (PDT) demonstrou preocupação com os investidores e salientou que faltou uma ação preventiva para evitar que o problema chegasse a esse ponto. “O que consta é que faltou uma ação preventiva. Imagine o desespero dessas pessoas?”, finaliza.

Outro que também manifestou seu posicionamento foi o deputado Manoel Moraes (PSB). Ele ratificou que quem aderiu a Telexfree já tinha conhecimento que era um negócio de risco. Citou exemplo da bolsa de valores e disse não entender a ação do Ministério Público. “Não entendo porque o Ministério Público entrou em uma questão que é privada. Isso é um investimento de risco”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Indio foi preso tentando vender uma moto roubada por 50 reais

Policiais da viatura 237 comandada pelo Cb Geraldo e o Sd Evandro prenderam no inicio da tarde de quinta feira 27 de Junho de 2013, um indivíduo, logo após o mesmo praticar um assalto contra uma motociclista em Mossoró.

Dourivaldo Ferreira da Silva “Índio” de 32 anos de idade, residente na avenida Rio Branco, foi detido no Parque das Rosas do Santa Delmira, quando tentava vender uma motocicleta tipo Biz tomada de assalto de uma jovem que trafegava pelo bairro Santo Antônio. Populares desconfiaram do valor pedido por Índio “50 Reais” e acionaram a Central de Operações da Policia Militar.

Segundo informações a moça parou a motocicleta em um sinal de transito e foi abordada por Índio, que mandou a mesma descer da moto, fazendo ameaças. Ele disse na delegacia de Furtos e Roubos para foi conduzido, que apenas pediu a motocicleta. Índio disse aos agentes que tinha dito “desça da moto que eu vou precisar dela” e foi embora vender.

Na delegacia foi verificada a situação do acusado e o mesmo é foragido do sistema semiaberto da Penitenciaria Agrícola Mario Negocio, onde cumpria pena por roubo e assalto a mão armada.

Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Dois são presos após perseguição no Planalto

Dois homens foram presos, nesta quinta-feira (27), após uma perseguição policial, no bairro Planalto, zona Oeste de Natal. A dupla estava em atitude suspeita e tentou fugir da abordagem dos policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam). Um deles chegou a puxar pistola e apontar contra os policiais.

Os dois suspeitos foram identificados como Ilton Ferreira de Meneses, de 26 anos, mais conhecido como Geleia, e Miguel Gomes da Silva Júnior, de 23 anos, conhecido pelo apelido de “Urêia”. A dupla, de acordo com a polícia, estava em uma motocicleta Honda 600 cilindradas.

Geleia e Urêia foram vistos na rua Dom Helder Câmara, em atitude suspeita. Os policiais então tentaram fazer uma abordagem, mas a dupla começou a fugir na motocicleta. Em determinado momento da perseguição, Urêia teria sacado uma pistola e apontado contra os policiais militares.

A dupla acabou sendo cercada e foi presa. Geleia é bastante conhecido da polícia e se defendeu dizendo que a arma encontrada com ele era pra sua defesa e que era apenas viciado em maconha. Já Urêia negou tudo. Os dois foram conduzidos para o 11º Distrito Policial.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

CPRE deixará de controlar o tráfego urbano em vias municipais

A partir da próxima segunda-feira, dia 1º de julho, o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, por meio da recomendação 007/2012-NUCAP do Ministério Público do RN, deixará de exercer o controle de tráfego urbano em vias sob jurisdição municipal.

A medida recomendada pelo Ministério Público tem como objetivo fazer com que o CPRE possa concentrar as suas ações no patrulhamento das rodovias sob a jurisdição estadual. Com isso, em vias municipais, o cidadão deverá telefonar para a Secretária Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de cada cidade.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vereadores querem passe livre para estudantes e desempregados de Natal

Os vereadores Amanda Gurgel (PSTU), Sandro Pimentel e Marcos Antônio (ambos do Psol) apresentarão um projeto de lei que estabelece o passe livre para estudantes e trabalhadores desempregados no transporte urbano de Natal.

De acordo com o projeto, terão direito ao passe livre no transporte coletivo do município os estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino público e privado do Ensino Fundamental, Médio e Superior, bem como os de cursos profissionalizantes e preparatórios. A comprovação será feita mediante a apresentação de carteira estudantil, confeccionada pela Prefeitura ou através de documentação de identidade e comprovante de matrícula.

No caso dos trabalhadores desempregados, o direito será garantido por meio de uma declaração expedida pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), ou por outro órgão indicado pela Prefeitura, que ateste a condição de desempregado do cidadão.

A proposta argumenta que, assim como a saúde e a educação, o transporte público também é um direito essencial, previsto no artigo 30, inciso V da Constituição Federal de 1988. Portanto, o município não pode excluir do uso deste serviço os cidadãos que não podem pagar por ele. O projeto define ainda que a gratuidade seja concedida em todos os dias e horários da semana, sem limite diário de viagens.

“O objetivo é garantir acesso à educação, cultura e lazer, já que a maior parte dos estudantes precisa se deslocar para escolas, cursinhos, universidades, faculdades, cinemas, bibliotecas, livrarias, museus. Já os trabalhadores que estão sem emprego, justamente por não disporem de salário, precisam do direito para ter acesso aos demais serviços públicos, como a saúde, educação e assistência social”, argumenta a vereadora Amanda Gurgel, autora do projeto, subscrito pelos vereadores Sandro Pimentel e Marcos Antônio.
O financiamento do passe livre se dará através de dotações financeiras próprias, previstas no orçamento; por meio da destinação de um percentual da taxa anual de lucros das empresas do setor de transporte; e da suspensão do repasse da Prefeitura para as instituições sem fins lucrativos, destinando esses valores para o objeto da lei.
Os mandatos dos três parlamentares marcaram uma entrevista coletiva para esta sexta-feira (27) quando farão uma apresentação sobre o projeto de lei e ouvirão representantes de entidades do movimento estudantil com o objetivo de agregar conteúdo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PMDB expulsa deputado condenado pelo STF do partido

20.mar.2012 - Deputado Natan Donadon (PMDB-RO) durante reunião da bancada do PMDB com o ministro do esporte, Aldo Rebelo
O PMDB expulsou o deputado Natan Donadon (RO) dos quadros do partido nesta quarta-feira (26). 

O STF (Supremo Tribunal Federal) manteve ontem a condenação do deputado e pediu que fosse expedido um mandado de prisão contra ele, que ainda não foi encontrado pela Polícia Federal. Em 2010, a Corte o condenou a 13 anos e quatro meses de prisão por formação de quadrilha e peculato.

Donadon é acusado de participação em desvio de cerca de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia em simulação de contratos de publicidade.  Ele é o primeiro parlamentar condenado à prisão desde a Constituição de 1988.

A informação sobre a desfiliação de Donadon foi dada à reportagem do UOL pelo presidente do partido, senador Valdir Raupp (RO). Questionado pela reportagem o que achava da condenação do deputado, Raupp recusou-se a responder, ficou em silêncio e entregou uma nota do diretório estadual do PMDB de Rondônia informando a desfiliação.

Donadon não cumpriu o acordo de se entregar à Polícia Federal até as 12h desta quinta-feira (27). Agora, Donadon está sendo procurado por agentes da PF.

"O diretório estadual do PMDB de Rondônia informa que decidiu desligar de seus quadros Natan Donadon e Marcos Antônio Donadon", dizia o documento entregue por Raupp.

Marcos Antônio é deputado estadual em Rondônia e foi preso na madrugada de ontem em Porto Velho. Ele foi condenado pelos crimes de peculato e formação de quadrilha por envolvimento em um esquema de desvio de recursos da Assembleia Legislativa local.

Cassação
A mesa diretora da Câmara dos Deputados decidiu ontem, por unanimidade, abrir um processo regimental para cassar o mandato do deputado Natan Donadon. O presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) já foi informado e o parlamentar terá cinco sessões para se defender. Depois, o caso seguirá para votação secreta em plenário.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Thiago Silva e David Luiz não preocupam para final de domingo

Thiago Silva e David Luiz treino Seleção (Foto: Mowa Press)Depois de reclamarem de dores após a vitória por 2 a 1 sobre o Uruguai, nessa quarta-feira, David Luiz e Thiago Silva não preocupam para a final da Copa das Confederações, domingo, no Maracanã, contra Espanha ou Itália, que duelam às 16h, na Fonte Nova. Através da assessoria de imprensa, o médico José Luiz Runco disse que a dupla de zagueiros sofreu apenas pancadas leves e os dois estarão liberados para a decisão.
No primeiro tempo diante do Uruguai, em dividida com Lugano, Thiago Silva machucou a perna direita. No lance do gol da Celeste, ele não sentiu firmeza para apoiar essa perna no chão, e acabou dando o passe de esquerda, “na fogueira”. Segundo Thiago, ele atuou mancando durante todo o segundo tempo.
- Se eu pedisse para sair logo depois do meu erro, poderiam me chamar de pipoqueiro, e isso é uma coisa que não sou. Não iria deixar meus amigos na mão - disse o zagueiro, ainda no Mineirão.
David Luiz também reclamou de uma pancada, mas não preocupa. Assim, Felipão está com todos os jogadores a sua disposição para a final.
A seleção brasileira viaja para o Rio na tarde desta quinta-feira. Nesta sexta, realiza um treino à tarde, em São Januário, estádio do Vasco. No sábado, a movimentação será no Maracanã.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Filha de Mandela acusa jornalistas de se comportarem como "abutres"

A filha mais velha do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela criticou nesta quinta-feira (27) a imprensa, acusando os jornalistas que cobrem a hospitalização de seu pai de se comportarem como "abutres", sem nenhum respeito pelas tradições locais.

"Há um certo racismo nos meios de comunicação estrangeiros que se permitem ultrapassar todos os limites", declarou Makaziwe Mandela à televisão pública SABC.

"Eles se comportam como abutres. É como se esperassem que um leão devore um búfalo para poder devorar seu esqueleto. É a impressão que temos na família", reclamou.

"A pessoa não pode entrar e sair do hospital. É um verdadeiro estorvo", acrescentou.

Esta é a primeira vez que a família Mandela expressa abertamente sua irritação pela intensa cobertura midiática dos problemas de saúde do patriarca.

Zuma diz que Mandela melhorou
O presidente sul-africano, Jacob Zuma, afirmou nesta quinta-feira (27) que o estado de saúde de Nelson Mandela melhorou durante a noite.

"Eu cancelei minha visita a Moçambique para vê-lo e conversar com os médicos. Ele [Mandela] está muito melhor hoje do que estava na noite passada", disse. Segundo Zuma, o estado de saúde do ex-presidente sul-africano é crítico, mas estável.

O presidente sul-africano participaria de uma reunião de cúpula da Comunidade de Desenvolvimento Sul Africano (SADC) em Moçambique para discutir a infraestrutura regional, mas desistiu da viagem após visitar o ex-presidente, de 94 anos, no hospital na noite de quarta-feira.

O estado de saúde de Mandela piorou no fim de semana. Ele foi internado no dia 8 de junho em caráter de emergência após uma recaída da infecção pulmonar que sofre há dois anos e meio, uma consequência dos anos que passou na prisão durante o regime do apartheid.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Socorro chegou rápido, diz homem que gravou queda em viaduto de BH


A queda de um homem de um viaduto durante o protesto desta quarta-feira (26), em Belo Horizonte, foi gravada pelo técnico de segurança do trabalho Diego Horsth, de 29 anos, que participava da manifestação. Aos 8 segundos do vídeo, ao fundo, é possível ver a queda no espaço entre as pistas.
Horsth disse que não conseguiu ver como o homem caiu. “O resgate com os equipamentos demorou uns 10 a 15 minutos. Os paramédicos chegaram rápido e fizeram os primeiros socorros. Depois vieram os brigadistas. O pessoal fez um cordão de isolamento e estava pegando madeirite para pegar o cara”, falou.

Bombeiros socorrem pessoa que caiu da ponte durante protestos em Belo Horizonte (Foto: Pedro Gontijo/AFP)

A queda foi de uma altura de aproximadamente quatro metros. “Eu nem vi que tinha filmado a queda. O pessoal estava gritando por médicos. Esperei um pouco, desliguei a câmera e fui para o cordão de isolamento para a chegada dos bombeiros. Ele caiu muito rente ao viaduto”, disse. Horsth afirma que, após o acidente, continuou participanto do protesto e, somente tempo depois, parou para ver os vídeos feitos por ele com o celular.

Funcionários de concessionária atacada por vândalos ficam acuados  (Foto: Alexandre Rezende/G1)

Nesta quarta-feira (26), duas pessoas caíram do Viaduto José de Alencar, no encontro das avenidas Antônio Carlos com Abrahão Caram, na Região da Pampulha, durante a manifestação. Um jovem de 21 anos, que participava do ato, morreu após sofrer a queda. Outra pessoa ficou ferida também ao cair desse local. O vídeo não identifica a pessoa que caiu.
O técnico de segurança explicou que trabalha de forma autônoma e estava na manifestação por conta própria. "Não sou ligado a nenhum grupo. A gente está tentando lutar por melhorias para todos. A grande maioria está para protestar pacificamente para serem ouvidos. Tem a parte mais violenta. Nenhuma revolução também é feita só com flores. Não apoio, mas acho que são necessários. Mas do jeito que está passou um pouco dos limites”, falou.
Ele acrescentou ainda que em todo o momento as lideranças do movimento pediam para que as pessoas não passassem pelos viadutos. “Mesmo depois da queda, as pessoas continuaram passando pelo viaduto”, explicou.

Vândalos colocam fogo em veículo durante protesto em Belo Horizonte (Foto: Alexandre Rezende/G1)

Manifestação
Mais de 50 mil pessoas fizeram uma manifestação pacífica em Belo Horizonte durante a tarde desta quarta-feira (26). Mas o protesto terminou com depredação, saques e mesmo incêndio de lojas. As ações foram cometidas por um grupo radical. Até às 21h, a Polícia Militar confirmou 25 detidos suspeitos de vandalismo e outros crimes. Os arruaceiros atiravam pedras e explosivos caseiros contra os militares. O confronto começou na Avenida Abrahão Caram, na Região da Pampulha, no entorno do Mineirão, onde Brasil e Uruguai disputavam a semifinal da Copa das Confederações.

A manifestação se concentrou no início da tarde na Praça Sete, no Centro da capital, com muitas pessoas levando cartazes e faixas com pedidos de melhorias. No trajeto, a recomendação era a de respeitar o bloqueio da PM e não tentar chegar ao estádio.
Durante a manifestação, ao menos 18 pessoas ficaram feridas, segundo balanço preliminar. Sete foram levadas para o Hospital Risoleta Tolentino Neves, nenhum deles em estado grave. Eles tiveram escoriações, dor de cabeça e possíveis fraturas. Um jovem de 24 anos teve o olho esquerdo ferido por um objeto não identificado. Outras três pessoas foram encaminhadas ao Hospital Pronto-Socorro João XXIII, entre eles o jovem morto e outro homem que também caiu do viaduto. Em outros protestos também houve quedas.
Outros dois foram para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da região. Seis receberam os primeiros socorros e liberados em seguida.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››