terça-feira, janeiro 11, 2022

Família tem casa invadida por bandidos durante a noite em região de praia em Tibau no RN



Uma família ficou refém após ter sua casa invadida por bandidos, que promoveram um arrastão na Comunidade da Barrinha na divisa de Tibau no Rio Grande do Norte com Icapuí no Ceará. A ação criminosa aconteceu durante a noite desta segunda feira 10 de janeiro de 2022 e a família que mora em Mossoró, e está veraneando na praia, teve pertences e até o carro levado pelos bandidos.


A Polícia Militar atendeu a ocorrência e informou que de acordo com relatos das vítimas, os criminosos agiam com agressividade e ameçavam os reféns. Diligências foram realizadas pela Polícia Militar, nenhum suspeito foi localizado. Durante a madrugada desta terça feira (11), policiais do 2º BPM, localizaram o veículo, um Fox de cor prata.


O carro foi abandonado pelos bandidos em uma área de mata nas proximidade do Projeto de Assentamento Jurema, as margens da RB 013, na zona rural de Mossoró. O Fox foi apresentado na Delegacia de Plantão e após os procedimentos, devolvido ao proprietário. Os outros pertences levados durante a arrastão foram recuperados até o momento.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Violência no RN: Família sofre sequestro relâmpago e é ameaçada pelos bandidos no interior do estado



A violência se espalha de forma assustadora pelo interior do Rio Grande do Norte. Na noite de segunda terça feira 10 de janeiro, a Polícia Militar registrou um sequestro relâmpago no município de Major Sales região do Alto Oeste do estado.  dois homens armados teriam invadido uma residência das vítimas, fecharam as portas e iniciaram o assalto.


Após a chegada da Polícia Militar, houve troca de tiros e um idoso com deficiência foi obrigado a dirigir sob ameaça para que os criminosos fugissem do local. Além do idoso, um adolescente e uma idosa ficaram sob a mira de arma de fogo dos bandidos. Os policiais pediram reforços, mas os criminosos conseguiram fugir no carro da família levando os três reféns.


Eles foram liberados na cidade de Tenente Ananias e após serem liberados, os bandidos abandonaram o carro e conseguiram fugir pelo matagal. A Polícia acredita que havia um carro dando apoio aos criminosos na fuga. De acordo com a Polícia Militar, os assaltantes conseguiram levar uma pulseira e uma corrente de ouro, além de três aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro de aproximadamente 4 mil reais.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Criminosos arrombam prédio do Itep e furtam notebooks em Natal

Criminosos arrombaram um prédio do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) do Rio Grande do Norte e furtaram seis notebooks de dentro do órgão público entre a noite de segunda-feira (10) e a madrugada desta terça-feira (11), segundo confirmou a instituição.


Criminosos arrombaram prédio do Itep no bairro da Ribeira, em Natal — Foto: Cedida


O caso aconteceu na área administrativa do imóvel onde funciona a Central de Identificação, localizada no bairro da Ribeira, ao lado da sede do instituto.


É nessa unidade que o Itep realiza serviços de emissão de carteiras de identidade. O atendimento foi realizado normalmente pela manhã desta terça (11), no local.


Criminosos invadiram prédio do Itep e roubam notebooks em Natal — Foto: Cedida


Segundo a direção do órgão, o arrombamento foi descoberto na manhã desta terça-feira (11), quando os servidores chegaram ao local para trabalhar. Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil.


Segundo servidores, os bandidos teriam entrado por uma janela localizada no alto do prédio e quebraram o forro de gesso para ter acesso à sala. Além dos notebooks, foi levado o motor de um aparelho de ar-condicionado.


O Itep faz parte da estrutura da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Até a última atualização desta matéria, nenhum suspeito foi preso.


Central de Identificação do Itep foi alvo de arrombadores entre a noite de segunda (10) e madrugada desta terça-feira (11) em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››

Inmet alerta para chuvas intensas em 84 cidades do Rio Grande do Norte; veja lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas com perigo potencial para 84 cidades do Rio Grande do Norte. O aviso vale desta terça-feira (11) até 10h da quarta-feira (12).


Ao todo, 84 cidades do RN serão atingidas pelas chuvas intensas, segundo Inmet — Foto: Divulgação/Inmet


Os municípios atingidos, principalmente, no litoral potiguar, desde a Costa Branca, aos litorais Norte e Sul do estado. (veja lista abaixo).


A chuva de perigo potencial é a segunda numa escala de quatro níveis do órgão. Nesse nível, são previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos - de 40 a 60 km/h.


Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas..


O órgão recomenda, em caso de rajadas de vento, que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores por haver um leve risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.


O alerta também é válido para cidades de outros estados do Nordeste, do Norte, do Sudeste, do Norte e do Centro-Oeste.


Cidades do RN afetadas

Assú

Afonso Bezerra

Alto do Rodrigues

Apodi

Areia Branca

Arez

Baía Formosa

Baraúna

Barcelona

Bento Fernandes

Bom Jesus

Brejinho

Caiçara do Norte

Caiçara do Rio do Vento

Canguaretama

Carnaubais

Ceará-mirim

Espírito Santo

Extremoz

Felipe Guerra

Galinhos

Goianinha

Governador Dix-Sept Rosado

Grossos

Guamaré

Ielmo Marinho

Ipanguaçu

Jandaíra

Januário Cicco

Jardim de Angicos

João Câmara

Jundiá

Lagoa D'Anta

Lagoa de Pedras

Lagoa de Velhos

Lagoa Salgada

Lajes

Macaíba

Macau

Maxaranguape

Montanhas

Monte Alegre

Mossoró

Natal

Nísia Floresta

Nova Cruz

Parazinho

Parnamrim

Passa e Fica

Passagem

Pedra Preta

Pedro Avelino

Pedro Velho

Pendências

Poço ranco

Porto do Mangue

Pureza

Riachuelo

Rio do Fogo

Ruy Barbosa

Santa Maria

Santo Antônio

São Bento do Norte

São Gonçalo do Amarante

São José de Mipibu

São José do Campestre

São Miguel do Gostoso

São Paulo do Potengi

São Pedro

Senador Elói de Souza

Senador Georgino Avelino

Serra Caiada

Serra de São Bento

Serra do Mel

Serrinha

Sítio Novo

Taipu

Tangará

Tibau

Tibau do Sul

Touros

Upanema

Várzea

Vera Cruz


Fonte: g1

Leia Mais ››

Conselho aprova retomada de aulas presenciais na UFRN e data para início do ano letivo de 2022

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou na manhã desta terça-feira (11) o calendário universitário de 2022, com retomada das aulas presenciais.


Reitoria UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) — Foto: Cícero Oliveira/UFRN


O cronograma prevê que o próximo período letivo de 2022.1 deve começar dia 28 de março e seguir até 30 de julho de 2022.


Porém as medidas ainda dependem da aprovação de outro conselho da universidade, o Conselho de Administração (Consad), que deverá se reunir na próxima quinta-feira (13).


Procurada pelo g1 RN, a instituição explicou que a aprovação da retomada das aulas presenciais não significa que o semestre vai começar com 100% dos estudantes presencialmente na instituição. Cada unidade de ensino e curso deverão estabelecer regras para uma retomada gradual.


Calendário

Ainda conforme a resolução aprovada nesta quinta-feira (11), o período de 2022.2 deverá acontecer de 22 de agosto a 23 de dezembro de 2022.


O documento prevê ainda que o 2023.1 será realizado de 27 de fevereiro a 1° de julho de 2023. O período de 2023.2 será de 7 de agosto a 9 de dezembro de 2023.


O Consepe decidiu ainda que, para o ano letivo de 2022, o cancelamento de cursos de graduação não será realizado por abandono de curso, decurso de prazo máximo ou insuficiência de desempenho, levando em consideração o atual cenário da pandemia da covid-19.


Protocolos

Para a retomada presencial das atividades acadêmicas, a pró-reitora de Graduação (Prograd) e relatora da proposta, Maria das Vitória de Sá, ressalta a importância de seguir os protocolos de biossegurança, como o uso de máscaras e o distanciamento social.


A gestora lembra também que os colegiados superiores da UFRN aprovaram, recentemente, resoluções sobre o atestado de esquema vacinal contra a covid-19, para acesso às dependências físicas da instituição de ensino.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN não registra mortes de adolescentes por Covid-19 após vacinação do grupo, diz relatório

Um levantamento feito pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN), aponta que após o início da vacinação do público de 12 a 17 anos contra a Covid-19, não foram mais registrados óbitos de adolescentes com a doença no Rio Grande do Norte.


Vacinação de adolescentes teve início no mês de setembro de 2021 no RN. — Foto: Divulgação/SMS Natal


As doses dos imunizantes destinadas a esse público começaram a ser aplicadas a partir de setembro de 2021 no estado. Antes do início da imunização, o RN havia registrado 32 mortes entre adolescentes, mas não teve novos casos entre outubro e dezembro.


Ainda de acordo com o relatório divulgado no último sábado (8) pelo Lais, 81% deste público já se vacinou com pelo menos uma dose (D1) e 50% já está totalmente vacinado (com a D1 e a D2).


“Os dados reforçam, ainda mais, a importância da vacinação de toda a população, inclusive de crianças a partir dos cinco anos de idade”, reforça o diretor executivo do Lais, professor Ricardo Valentim.


Vacinação de crianças

A Secretaria de Estado e Saúde Pública do RN (Sesap), informou que aguarda a chegada de doses de imunizantes ainda no mês de janeiro para dar início à campanha de vacinação contra a Covid para crianças de 5 a 11 anos.


Segundo o Ministério da Saúde (MS), o primeiro lote de vacinas pediátricas deve chegar ao país no próximo dia 13. A distribuição aos estados começará a ser feita no dia seguinte, 14. Caso isso ocorra, o RN informou que vai iniciar já no dia 15 de janeiro a vacinação.


O documento redigido pelo grupo de pesquisadores destaca ainda que a vacinação desse grupo etário “contribui para ampliar a proteção coletiva em toda a sociedade potiguar, aumentando a cobertura vacinal e reduzindo o número de susceptíveis”.


Dados

O documento destaca que desde o início da chamada segunda onda da Covid-19, já foram desmobilizados 66% dos leitos de UTI destinados a pacientes com a Covid-19. Dos 408 leitos instalados no período, apenas 138 continuam ativos no RN.


Os pesquisadores explicam que a redução ocorreu porque leitos estavam ficando sem demanda, devido a quedas sucessivas nos pedidos de internações.


No dia 26 de maio foram registradas 156 solicitações de leitos de UTI Covid no estado. Nessa segunda-feira (10), foram 37. A redução nos pedidos por internações registra queda em torno de 80%, de acordo com o documento


Outro assunto apontado no levantamento feito pelo Lais, foi a incidência da variante ômicron no RN. No dia 3 de janeiro os dois primeiros casos de pessoas infectadas pelo vírus foram confirmados pela Secretaria de Estado e Saúde Pública (Sesap).


No entanto, conforme os pesquisadores, não há até o momento dados que apontem os impactos da disseminação desta variante no RN. Os óbitos continuam com tendência de redução.


Em março de 2021 foram contabilizados no estado 1.005 óbitos pela Covid-19. No mês de novembro foram 100 óbitos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Servidores do RN têm até 20 de janeiro para comprovar vacinação contra Covid-19

Os servidores estaduais do Rio Grande do Norte têm até o próximo dia 20 para comprovar a vacinação contra Covid-19, segundo estabeleceu o governo do estado.


Vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte. — Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi


Esse foi o prazo estabelecido para que os órgãos da administração direta e indireta encaminhem as informações atualizadas do esquema vacinal contra a covid-19 dos agentes públicos estaduais, atendendo ao decreto publicado em outubro de 2021, que determinou a obrigatoriedade da vacinação.


Em ofício circular, o Gabinete Civil reiterou aos servidores a necessidade de cumprimento do decreto sob pena de sanções administrativas.


O decreto estabelece a obrigatoriedade da vacinação contra a covid-19 a todos os agentes públicos, servidores e terceirizados, civis ou militares no âmbito do serviço público estadual do Rio Grande do Norte.

Além disso, prevê sanções que vão desde advertência, até a suspensão ou "demissão, em caso de manutenção da recusa".


Segundo o governo, o objetivo é "garantir ambiente de trabalho com reduzido risco de contaminação, preservar a saúde dos agentes públicos e conter avanço do cenário epidemiológico".


A comprovação do esquema vacinal, em conformidade ao calendário de imunização, deve ser enviada ao Gabinete Civil do Estado. Caso não tenha tomado vacina, o servidor deve apresentar declaração com justificativa médica ou técnica.


São aceitos como comprovantes de vacinação: Aplicativo Mais Vacina; Conecta SUS; Carteira de Vacina emitida pelas Secretarias de Saúde dos Estados ou Municípios, bem como institutos de pesquisa clínica ou outras instituições governamentais, nacionais ou estrangeiras.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Petrobras sobe preço da gasolina e do diesel a partir de quarta-feira

A Petrobras comunicou nesta terça-feira (11) que os preços da gasolina e do diesel às distribuidoras serão reajustados a partir de quarta.


Refinaria da Petrobras em Paulínia (SP) — Foto: Paulo Whitaker/Reuters


Segundo a estatal, o preço médio de venda da gasolina da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 3,09 para R$ 3,24 por litro, o que representa um aumento de 4,85%.


O valor do diesel vai subir de R$ 3,34 para R$ 3,61 por litro, alta de 8,08%.


O último ajuste nos preços foi realizado em dezembro do ano passado, quando a Petrobras promoveu uma redução no valor da gasolina de 3,13%. Foi a primeira queda desde 12 de junho.


Já o último aumento foi anunciado em outubro do ano passado.


"Esses ajustes são importantes para garantir que o mercado siga sendo suprido em bases econômicas e sem riscos de desabastecimento pelos diferentes atores responsáveis pelo atendimento às diversas regiões brasileiras: distribuidores, importadores e outros produtores, além da Petrobras", informou a estatal em comunicado divulgado nesta terça.


No comunicado, a estatal também disse que "reitera seu compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado, acompanhando as variações para cima e para baixo, ao mesmo tempo em que evita o repasse imediato para os preços internos, das volatilidades externas e da taxa de câmbio causadas por eventos conjunturais."


Nesta terça, o IBGE divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou 2021 em 10,06%, a maior desde 2015. O resultado foi impulsionado pelos combustíveis. O etanol ficou 62,23% mais caro, a gasolina subiu 47,49% e o óleo diesel teve alta de 46,04%.


Desde 2016, a Petrobras passou a adotar para suas refinarias uma política de preços que se orienta pelas flutuações do preço do barril de petróleo no mercado internacional e pelo câmbio.


Abono PIS/Pasep: como saber se você tem direito?


Em 2021, o preço do petróleo Brent escalou mais de 50% e o de WTI mais de 55%, impulsionados pela reativação da demanda com o fim das restrições sanitárias no começo do ano. Já o dólar avançou 7,47% frente ao real em 2021.


Na tarde desta terça-feira (11), o Brent era negociado em alta, acima de US$ 83, contra um preço médio de US$ 74,24 em dezembro. Já o dólar é negociado em queda, abaixo de R$ 5,60. 


Preços nos postos

Na primeira semana de 2022, os preços da gasolina e do etanol recuaram nos postos, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Já o diesel teve alta.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Família que morreu soterrada em Brumadinho tinha vindo a Minas para consolar parentes em luto

"Está muito difícil para toda família. A irmã dela tinha uma doença genética e morreu dias antes do natal. Deisy, Henrique e os meninos vieram também para consolar os familiares".


Família inteira morreu depois que carro foi soterrado em Brumadinho — Foto: Redes sociais


A informação foi dada ao g1 Minas nesta terça-feira (11) por Cibele Batalha, prima de Deisy Lúcia Cardoso Alexandrino dos Santos, de 40 anos, que morreu soterrada por um deslizamento de encosta dentro do condomínio Retiro do Chalé, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no último sábado (8).


Ela estava no carro com o marido, dois filhos e um primo quando aconteceu o acidente. Todos morreram.


Os corpos das cinco pessoas foram localizados pelos bombeiros entre segunda e a madrugada desta terça (11) e já foram computados no boletim da Defesa Civil estadual como vítimas das chuvas no estado.


Família morre após carro ser soterrado no condomínio Retiro do Chalé, em Brumadinho. — Foto: Redes sociais


Cibele contou ao g1 Minas, nesta terça, que o casal Deisy e Henrique e seus filhos Ana e Vitor passaram as festas de fim de ano com familiares, na cidade de Paula Cândido, na Zona da Mata mineira, onde a família será sepultada na manhã de quarta-feira (12).


A família morava em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.


"Uma pessoa muito querida, professora dedicada", lembra Cibele, sobre a prima Deisy.

Deisy era doutora e professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Ela atuou por seis anos na universidade.


Universidade lamentou a perda da professora — Foto: Reprodução/UEMS


Veja nota da instituição na íntegra abaixo:


"É com pesar que a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) comunica o falecimento da Profª Drª Deisy Lúcia Cardoso Alexandrino Santos, de 40 anos, que atuou por seis anos da Unidade de Aquidauana da UEMS.


Ela e sua família foram vítimas de um trágico acidente no sábado (08/01) em Brumadinho, Minas Gerais, em que o carro em que estavam foi soterrado após um deslizamento da encosta da Serra da Moeda. Além dela faleceram também o marido Henrique Alexandrino dos Santos, de 41 anos, e os filhos, Vitor e Ana, de 6 e 3 anos, respectivamente. Também morreu Geovane Vieira Ferreira, 42 anos, um familiar que estava conduzindo o carro.


“A professora Deisy deixa seu legado na UEMS, embora tenha atuado por apenas quase seis anos, demonstrou ser uma profissional de altíssimo nível, e uma pessoa capaz de colaborar com o crescimento coletivo. A família que conhecemos do curso de Agronomia de Aquidauana lamenta estas perdas, e eleva aos familiares e amigos nosso profundo pesar”, homenageia o curso em que ela era docente.


A gerência da Unidade de Aquidauana também registra que todos se encontram consternados com a triste notícia desta tragédia terrível com a nossa professora Deisy e familiares. "A professora Deisy, apesar de sua história ser recente na UEMS, deixa um enorme legado marcado pela sua capacidade técnica e compromisso no exercício das suas atividades. O momento é de profunda tristeza para todos nós", disse o prof. Dr. Elói Panachuki, gerente da UEMS".


Corpos liberados pelo IML

A Polícia Civil informou na tarde desta terça-feira (11), que concluiu os exames de necropsia no Instituto Médico-Legal Dr. André Roquete, em BH, dos corpos das cinco vítimas.


"Os corpos estão liberados aos familiares. A Polícia Civil de Minas Gerais, com os trabalhos de Polícia Técnico-Científica, segue apurando as circunstâncias dos fatos".


Carro com cinco pessoas da mesma família é soterrado na Grande BH — Foto: Polícia Civil de Minas Gerais


Família desviou de transbordamento de dique

De acordo com Cibele, a família estava desaparecida desde sábado (8). Eles saíram da cidade de Paula Cândido, na Zona da Mata mineira, em direção ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.


Por volta das 13h30, Deisy ligou para familiares avisando que iria passar por outro caminho devido à interdição da BR-040, mas não informaram o trajeto.


Foi a última vez que os parentes tiveram notícia deles.


Às 15h, uma câmera do pedágio da Via 040, em Itabirito, flagrou o carro deles enquanto passava na rodovia.


Cibele contou que "a todo momento" acreditava que eles poderiam ter ficado ilhados".


"A todo momento a gente achava que eles poderiam ter ficado ilhados, até abrigados em uma casa, em algum lugar que tivesse sem sinal. A gente sempre pensa num acidente, mas a gente achava que talvez eles estivessem seguros, mas infelizmente não foi isso", lamentou Cibele.

O acidente e as buscas


O carro foi arrastado pela lama por cerca de 400 metros e foi "completamente destruído". Com o impacto, a menina de 3 anos foi arremessada para fora do veículo.


A Polícia Militar, a perícia da Polícia Civil e 10 militares do Corpo de Bombeiros participaram das buscas. Uma retroescavadeira esteve no local para agilizar os trabalhos. Parte do carro da família foi encontrada por volta de 18h.


Vários trechos da Avenida Nair Martins Drumond, por onde a família passava, que dá acesso ao condomínio estavam interditados às 19h e permaneciam na tarde desta terça (11).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Chuvas causam mais dez mortes em MG em apenas 24 horas; já são 19 desde início do período chuvoso

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) confirmou, na manhã desta terça-feira (11), mais dez mortes em decorrência da chuva em Minas Gerais em apenas 24 horas.


Cinco pessoas morreram após carro ser atingido por deslizamento de terra na região do Retiro do Chalé, em Brumadinho — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação


Com isso, subiu para 19 o número de vítimas no estado desde o início do período chuvoso, de 1º de outubro até agora.


Ruas ficaram alagadas em São Gonçalo do Rio Abaixo — Foto: Daniel Cota Acom PMSGRA / Divulgação


As últimas mortes confirmadas ocorreram em São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central, Ervália, na Zona da Mata, Dores de Guanhães e Caratinga, no Vale do Rio Doce, e Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.


Família inteira soterrada

Em São Gonçalo do Rio Abaixo, a chuva vitimou uma menina, de 11 anos, no último domingo (9). Um muro desabou, atingindo o quarto em que a garota dormia.


Também no domingo, duas pessoas morreram e pelo menos outras seis ficaram feridas após um talude desabar sobre diversas residências no Centro de Dores de Guanhães. A morte da outra vítima já havia sido confirmada nesta segunda pela Defesa Civil.


Chuvas fortes e desmoronamento de talude atingiram Dores de Guanhães — Foto: Jascon Oliveira/Arquivo Pessoal


Em Caratinga, foram registradas duas mortes por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade no domingo. Um homem, de 41 anos, morreu após o carro em que ele estava cair dentro do córrego São Vicente, no distrito de Santo Antônio do Manhuaçu. A outra vítima, de 28 anos, morreu após um deslizamento de terra atingir uma casa.


Nesta segunda-feira (10), em Ervália, um rapaz, de 20 anos, morreu quando estava em um bar que foi atingido por um deslizamento de terra. O corpo da vítima foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros.


Carro cai dentro de córrego em Caratinga — Foto: Reprodução Inter TV dos Vales


Outro resgate que mobilizou os bombeiros nesta segunda foi a busca por uma família que estava desaparecida desde o sábado (8). Cinco pessoas morreram, sendo duas crianças, de 3 e 6 anos.


A família seguia da cidade de Paula Cândido, na Zona da Mata, em direção ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, também na Grande BH. Por causa da interdição da BR-040 após o transbordamento de um dique da Mina de Pau Branco, as vítimas pegaram um desvio, mas foram surpreendidas pelo deslizamento na região do condomínio Retiro do Chalé.


Família morre após carro ser soterrado no condomínio Retiro do Chalé, em Brumadinho. — Foto: Redes sociais


As outras mortes no estado ocorreram em Uberaba, Coronel Fabriciano, Nova Serrana, Engenheiro Caldas, Pescador, Montes Claros, Betim e Belo Horizonte.


Algumas mortes levam algum tempo para serem computadas. O homem que morreu em Ouro Preto, por exemplo, ainda não entrou no boletim da Defesa Civil, embora seu corpo tenha sido encontrado na segunda-feira (10).


As dez vítimas da tragédia em Capitólio, no sábado (8), também não entraram, porque a Defesa Civil diz que aguarda investigação sobre a causa das mortes.


Desabrigados e desalojados

Desde o início do período chuvoso, em outubro, 145 cidades de Minas Gerais entraram em situação de emergência.


De acordo com os dados da Defesa Civil, o número de desabrigados no estado chega a 3.481, 72 a mais em relação à véspera. Já em relação à quantidade de desalojados, foram 22 novos registros em 24 horas, chegando a 13.756.


O número diverge do informado pelas prefeituras. Em Raposos, na Grande BH, por exemplo, o prefeito fala em 9 mil desabrigados – mais da metade da população.


Raposos ainda tem vias fechadas devido à chuva — Foto: Gabriele Lanza / TV Globo


Fonte: g1

Leia Mais ››

Farra sexual com mulheres e chefes de facção dentro de presídio derruba diretores de unidade

Uma "farra sexual" entre mulheres e chefes de uma facção criminosa em uma unidade prisional do Rio terminou com dois diretores exonerados nesta terça-feira (11).


Inspetores foram afastados após 'farra' de traficantes com mulheres em Bangu 4 — Foto: Reprodução/Google Street View


Além do diretor e do subdiretor, um chefe de segurança também foi exonerado. Outros seis servidores que estavam de plantão naquele dia serão transferidos para outros presídios fora de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste.


A " farra" ocorreu na Penitenciária Jonas Lopes de Carvalho (Bangu 4), no dia 23 de dezembro de 2021. O benefício teria ocorrido depois do pagamento de propina a policiais penais. A Secretaria de Administração Penitenciária investiga o caso.


Os presos que participaram, segundo as investigações, foram membros do Terceiro Comando Puro, incluindo chefes da facção criminosa:


Menor P foi preso em 2014 — Foto: Divulgação / Disque-Denúncia


Marcelo Santos das Dores , o Menor P, chefe do tráfico do Complexo da Maré

Anderson da Silva Verdan, o Bamba, chefe do tráfico do Para Pedro, em Colégio

Thiago de Souza Cheru, o Dorei , gerente do Complexo de São Carlos

Thiago Rodrigues da Silva, o TH ou Gordão, gerente da Favela da Quitanda, em Costa Barros

Luís Alberto Santos de Moura, o Bob, chefe do tráfico do Caju

Luís Augusto Ribeiro Campos, o Tribolado, gerente da Cidade Alta

Juliano, o Juliano da Vila, gerente da Vila aliança, em Bangu

Emerson Brasil da Silva, o Raro, chefe do tráfico do Morro da Pedreira, em Costa Barros

Dourado, maior matuto do Paraná, que está na galeria de TCP por ser amigo e fornecedor do Capilé, do Acari


Bob do Caju, preso em 2017 — Foto: Divulgação / Polícia Civil


Todos os presos, tirando Luiz Alberto Santos de Moura, o "Bob do Caju", tinham registros de entradas de visitantes adotados no livro de visitas feminino.


Os nove presos suspeitos de visita íntima irregular serão transferidos para o presídio Laércio da Costa Pellegrino (Bangu 1).


Investigações

A Secretaria de Administração Penitenciária recebeu a denúncia na primeira semana do ano.


De acordo com o mapa de Parlatório, houve 15 visitas íntimas no dia 23 de dezembro. Posteriormente, imagens indicaram que pelo menos 27 mulheres estiveram na galeria destinada às visitas íntimas dos presos.


A Seap investiga se os presos entraram nas galerias para receber a visita de pátio, mas foram em seguida direcionados para a visita íntima.


Na última sexta-feira (7), o juiz Bruno Rulieri, da Vara de Execuções Penais (VEP) determinou uma busca e apreensão na unidade para apurar a entrada irregular de mulheres para os chefes do tráfico.


Os presos foram colocados em isolamento após determinação da Corregedoria da secretaria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Buscas por fragmentos das vítimas de Capitólio são suspensas oficialmente em MG

As buscas por fragmentos em Capitólio foram suspensas oficialmente. A definição aconteceu após reunião realizada na manhã desta terça-feira (11), em Passos (MG), entre Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Marinha, Defesa Civil e as prefeituras de Capitólio e São José da Barra.


Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros, Giuvaine Barbosa de Moraes, as buscas feitas por mergulhadores foram interrompidas porque já não estavam sendo encontrados mais fragmentos das vítimas do acidente. Ao todo, 12 mergulhadores e 8 bombeiros trabalharam durante as buscas em Capitólio. Todos já estão retornando para suas unidades de origem.


Ainda de acordo com o coronel, apesar do encerramento das buscas, o Corpo de Bombeiros segue auxiliando nas investigações e estarão disponíveis caso haja necessidade. O coronel explicou que todos os fragmentos visíveis pelos bombeiros já foram retirados dos cânions. Caso ainda haja outros fragmentos, eles podem estar presos embaixo das pedras.


O delegado regional de Passos, Marcos Pimenta, explicou que o trabalho agora será feito pela marinha, que irá procurar e resgatar os materiais da lancha. Ainda de acordo com o delegado, a Polícia Civil também segue com as investigações.


"A Polícia Civil está trabalhando na aquisição de um geólogo expert que possa nos auxiliar nas investigações. Queremos não procurar culpados, mas exaurir todo e qualquer questionamento sobre o fato interno. Se, por ventura, no final das investigações a Polícia Civil comprovar que houve algum fato de terceiros, uma ação humana, essa pessoa será responsabilizada", afirmou.


Reunião entre órgãos de segurança define se buscas por fragmentos irão continuar em Capitólio, MG — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação


Vítimas da tragédia

A última vítima do acidente de Capitólio foi identificada no início da tarde desta segunda-feira (10). Ao todo, dez pessoas morreram após o desabamento de rochas no cânions. A décima pessoa a ser identificada é Carmem Pinheiro da Silva, de 43 anos, natural de Cajamar (SP).


As dez vítimas da tragédia em Capitólio foram identificadas. — Foto: montagem/g1


Na manhã desta segunda, outras quatro pessoas também foram identificadas: Geovany Teixeira da Silva, de 37 anos; Geovany Gabriel Oliveira da Silva, 14 anos, Thiago Teixeira da Silva Nascimento, 35 anos e o piloto da lancha Rodrigo Alves dos Anjos, 40 anos.


Geovany Teixeira e Geovany Gabriel eram pai e filho. Thiago era primo de Geovany Teixeira. Todas as vítimas do acidente estavam na mesma lancha que tinha o nome de "Jesus", segundo o delegado regional da Polícia Civil, Marcos Pimenta.


Eles estavam hospedados em um rancho em São José da Barra (MG) e eram familiares e amigos. O dono da pousada era proprietário da lancha e também parente das vítimas. O piloto era funcionário dele, de acordo com informações da polícia.


Enterros

Oito das dez vítimas que morrem no acidente já foram enterradas. Julio Borges Antunes, de 68 anos, e Thiago Teixeira da Silva Nascimento, 35 anos, foram sepultados em São José da Barra (MG).


O casal de namorados Maycon Douglas da Osti, de 24 anos, e Camila da Silva Machado, de 18, foi enterrado em Sumaré (SP), onde os dois moravam. Já os corpos de Marlene Augusta Teixeira da Silva, Sebastião Teixeira da Silva, Geovany Teixeira da Silva e Geovany Gabriel Oliveira da Silva foram sepultados em Serrania (MG). Todos eles eram da mesma família.


Marlene Augusta Teixeira da Silva e Sebastião Teixeira da Silva são pais de Geovany Teixeira da Silva e avós de Geovany Gabriel Oliveira da Silva. Antes de serem enterrados, eles foram velados de maneira conjunta no ginásio poliesportivo da cidade.


O corpo de Carmem será enterrado no cemitério da saudade em Sumaré. Até o momento, o corpo ainda não foi retirado no IML de Passos. O corpo de Rodrigo está a caminho de Betim, onde será sepultado.


Investigação

Ainda não se sabe o que provocou o acidente. Além da Polícia Civil, a Marinha informou que um inquérito será instaurado para apurar as causas do deslizamento de pedras no Lago de Furnas.


O prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo da Silva (Progressista), disse em entrevista coletiva neste domingo que nunca havia ocorrido acidente como este e, por isso, não há um estudo ou análise geológica sobre os paredões.


No domingo, o prefeito já tinha anunciado o fechamento do turismo aquático na cidade. Segundo ele, estão fechadas as entradas dos cânions e também do local conhecido como Cascatinha.


Também neste domingo, Furnas Centrais Elétricas divulgou uma nota sobre o acidente. A concessionária lamentou as mortes e disse se solidarizar com as famílias. Furnas esclareceu ainda que "utiliza a água do lago para a geração de energia elétrica e que a fiscalização dos demais usos, incluindo o turismo, competem à Marinha e aos poderes públicos locais”.


Feridos

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, 32 pessoas foram atendidas por causa do acidente, a maioria com ferimentos leves.


Dessas, 27 foram atendidas e liberadas: 23 delas da Santa Casa de Capitólio e outras 4 da Santa Casa de São José da Barra, a 46 km de Capitólio.


2 pessoas com fraturas expostas foram para a Santa Casa de Piumhi, a cerca de 23 km de Capitólio;

Um paciente internado na Santa Casa de Passos, a 74 km de Capitólio, é um jovem de 26 anos e morador de Pimenta (MG). Ele deve ser operado nesta segunda-feira (10) e em seguida deve ter alta; a terceira pessoa que estava internada em Passos foi para um hospital particular e está estável.


Turismo em Capitólio

A região de Capitólio e outras cidades banhadas pelo Lago de Furnas, no Centro-Oeste de Minas, é bastante procurada por turistas por sua beleza natural.


O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas, Pedro Aihara, explicou que a formação rochosa do local é do tipo sedimentar, o que torna as estruturas dos paredões frágeis, e a quantidade de chuvas agravou a situação por acelerar a erosão.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo de MG multa Vallourec em R$ 288 milhões por danos ambientais causados por transbordamento de dique

O governo de Minas Gerais multou a Vallourec em R$ 288,6 milhões pelos danos ambientais causados pelo transbordamento de um dique da Mina Pau Branco, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no último sábado (8).


Dique Lisa da Mina Pau Branco, da mineradora Vallourec — Foto: Dudu Barbatti/Divulgação


A notificação determina ainda a suspensão imediata das atividades relacionadas à pilha Cachoeirinha e ao dique Lisa, que transbordou, até que sejam apresentados documentos que garantam a estabilidade das estruturas. No sábado, a Vallourec afirmou que, em função das chuvas, houve carreamento de material sólido da pilha Cachoeirinha para o dique.


Segundo o auto de infração, recebido pela Vallourec na noite de segunda-feira (10), a empresa foi notificada por "causar intervenção de qualquer natureza que resulte em poluição, degradação ou dano aos recursos hídricos, às espécies vegetais e animais, aos ecossistemas e habitats ou ao patrimônio natural ou cultural, ou que prejudique a saúde, a segurança e o bem-estar da população".

Entre os impactos visíveis e imediatos, estão a degradação da paisagem, fragmentação de habitats e poluição de corpos hídricos, além da potencial mortandade de peixes e supressão e degradação de habitats aquáticos e ripários.


De acordo com o estado, foram verificados também impactos ambientas em duas unidades de conservação situadas no entorno do local do transbordamento: na Área de Proteção Ambiental Estadual Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte e no Monumento Natural Municipal Serra da Calçada, em Nova Lima.


A extensão dos danos ainda está sendo avaliada, e novas autuações podem ser lavradas contra a empresa.


"Não se trata de um valor destinado à reparação dos danos causados, mas de uma multa prevista em legislação estadual. A reparação é uma 'obrigação de fazer' da empresa e deverá ser executada independentemente do valor da multa aplicada", explicou a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, em nota enviada à imprensa.



Segundo o estado, o valor da multa foi fixado na faixa máxima porque a empresa considerada reincidente. Em 2020, a Vallourec foi multada por descumprir prazos estabelecidos para o envio de documentação relativa a barragens de água.


A companhia tem 20 dias para pagar a multa ou apresentar defesa aos órgãos ambientais do estado.


O que diz a Vallourec

Leia a nota na íntegra:


"A Vallourec confirma o recebimento do auto de infração no dia 10 de janeiro de 2022 e está analisando o teor do documento pelas áreas técnicas".


O transbordamento

O dique Lisa, da Mina Pau Branco, da Vallourec, transbordou na manhã de sábado (8). A água reservada pela estrutura invadiu a BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, e atingiu veículos que passavam pela rodovia.


Um motorista que passava de carro pela BR-040 no momento da invasão da água foi atingido, mas não teve ferimentos graves.


Uma família de cinco pessoas que desviou da rodovia acabou tendo o carro soterrado por um deslizamento de encosta dentro do condomínio Retiro do Chalé, em Brumadinho, na Grande BH. Todos morreram.


Fonte: g1

Leia Mais ››