segunda-feira, abril 10, 2017

Marcos Harter é eliminado do BBB 17

Marcos discute com Emilly levantando o dedo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Marcos Harter está eliminado do Big Brother Brasil. O anúncio foi feito pelo apresentador Tiago Leifert no início do programa desta segunda-feira (10).
A decisão foi baseada nas regras do reality show, que proíbem agressão física, e nas investigações da Polícia Civil do Rio, que abriu inquérito para apurar se houve lesão corporal quando o médico de 37 anos discutiu com a estudante Emilly Araújo, de 20 anos, dentro da casa.
Leifert disse que, com a abertura do inquérito, o programa falou com Emilly, pela segunda vez, no confessionário. Em uma primeira conversa, ela não denunciou nenhuma agressão física.
"Na conversa de hoje, ficaram comprovados indícios de agressão física. No BBB, agressão gera expulsão. A decisão está tomada: o Marcos está eliminado do BBB 17", disse Leifert.
Pouco depois, o apresentador falou que Marcos havia sido comunicado, e que as outras três participantes – além de Emilly, Vivian e Ieda – estão na final do programa, que será realizada na quinta-feira (13).
Após ser avisada, durante a transmissão ao vivo, Emilly começou a chorar muito e foi consolada pelas outras duas participantes. "Por que isso está acontecendo?", questionava.
Briga após festa
Na madrugada de domingo (9), Marcos e Emilly tiveram uma discussão após uma festa na casa. As câmeras registraram o momento em que Marcos grita com Emilly e a deixa contra a parede.
"Presta atenção! Presta atenção! Você só está comigo, presta atenção, só mais um pouquinho. Você só está comigo porque eu quero que você ganhe, é isso?", pergunta Marcos.
Depois, na parte externa da casa, Emilly reclama de dor no punho:
"Eu não quero saber. Olha aqui, tu me besliscou de novo, Marcos. Tu apertou meu pulso, tá doendo".
Marcos argumenta: "Tá, peraí, toda vez que você mostra isso eu tenho que mostrar as vezes que você me unhou".

Emilly rebate: "Foi uma vez".
Ao G1, a delegada Márcia Noeli, diretora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (Dpam), disse: "Pelo que já sabemos, a polêmica começou no fim de semana, quando foram exibidas imagens do rapaz intimidando a moça, falando aos berros e de dedo em riste. Isso já configura violência psicológica, mas teríamos que esperar a vítima procurar a polícia. Quando surgem as imagens em que a moça reclama que o rapaz a machucou, o caso muda para lesão corporal, em que não é necessário aguardar a vítima se manifestar".
A delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Jacarepaguá, Viviane da Costa, esteve nesta tarde nos Estúdios Globo para pedir as imagens da discussão entre Marcos e Emilly. A delegada concordou com as seguintes medidas:
submeter Emilly a um exame clínico, por um médico da Globo, para avaliar a possibilidade de lesão corporal;
chamá-la novamente ao confessionário, a fim de que fiquem claros seus direitos, garantidos pela Lei Maria da Penha, inclusive o de ficar distante de Marcos, se assim o desejar.
Antes de chegar à decisão final da expulsão, a TV Globo afirmou: "Mais uma vez a Globo reafirma seu repúdio a toda e qualquer forma de violência, tendo evidenciado isso em todas as suas atitudes. Conforme esclarecemos no ar, na edição de ontem [domingo] do BBB, discussões como a que houve entre Marcos e Emilly, na madrugada de domingo, podem levar a agressões físicas, o que não é admissível. Nem no programa nem fora dele. Pelas regras do BBB, inclusive, agressões físicas são punidas com expulsão imediata. Por isso, a direção do programa chamou Marcos e Emilly, separadamente, ao confessionário no domingo. Marcos foi repreendido e alertado sobre seu comportamento e, a Emilly, foi reforçado todo apoio e abertura para reclamações e denúncias sobre qualquer participante, inclusive o parceiro. Na ocasião, Emilly não denunciou nenhuma agressão física."

Fonte: G1
Leia Mais ››

BBB 17: Delegacia da Mulher abre investigação sobre o que seria agressão do participante Marcos


Após a repercussão de cenas do Big Brother Brasil 17, nas quais Marcos coloca o dedo no rosto de Emilly, a impede de falar e segura o braço da participante com força, a Delegacia da Mulher do Rio de Janeiro registrou ocorrência contra o brother. A diretora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM), a delegada Márcia Noeli, determinou na manhã desta segunda-feira (10) que a delegacia de Jacarepaguá, mais próxima dos estúdios Globo, iniciasse as investigações do caso. O órgão também solicitou à emissora as imagens do programa do último domingo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Polícia Civil do Rio de Janeiro ao Viver.
Em vídeos divulgados nas redes sociais, o cirurgião aparece segurando o braço de Emilly enquanto tenta falar com ela. A sister chega a dizer “Marcos, Marcos, está doendo”, e ele exige “Escuta!”. Em um outro vídeo, o brother encurrala a companheira na parede e a impede de sair. Ele cala Emilly com gritos de “presta atenção” e coloca o dedo sobre a boca da interlocutora: “Você tem que ficar comigo independentemente de quem eu ache que tem que ganhar”.
Revoltados com o comportamento do participante, o público iniciou campanha e colocou em destaque no Twitter a hashtag #MarcosExpulso. Os internautas também exigiram um posicionamento da Globo e compararam a postura da emissora nos casos de José Mayer, acusado de assédio contra figurinista, Susllem Tonani e de Victor, da dupla Victor & Léo, do The voice kids, indiciado por ter agredido a esposa, Poliana Bagatini.A hashtag #GloboApoiaViolência também esteve entre os destaques da rede sociais na manhã desta segunda-feira. Procurada pelo Viver, a assessoria de imprensa do Globo não se pronunciou sobre o assunto. O pai e a irmã de Emilly também entraram em contato com a produção do programa para apurar o caso. “Quero deixar claro para todos, meu pai está em contato com a produção. Chegou no limite. Estamos devastados com tudo que vimos”, postou a gêmea.
Segundo o Código Penal Brasileiro, são crimes contra a mulher lesões corporais, ameaças por palavras, escrita ou gestos e estupro. De acordo com a Lei Maria da Penha, outra pessoa que não a vítima pode denunciar o agressor às autoridades. O número da Central de Atendimento à Mulher é 180 e funciona 24h.

Fonte: Diário de Pernambuco
Leia Mais ››

Motocicleta tomada de assalto em Felipe Guerra é encontrada na zona rural de Apodi.


A Motocicleta tomada em um assalto ocorrido na tarde sábado 08 de Abril, em Felipe Guerra foi encontrada abandonada entre as comunidades de São Lourencinho e Rio novo, zona rural de Apodi no oeste do RN.

O assalto foi realizado por dois criminosos armados e usando capacetes na Rua Domilson Crisostomo centro de Felipe Guerra em frente a uma panificadora quando a vitima por nome de “Moslair” chegava ao estabelecimento.

Segundo informações moradores da região perceberam por volta das 19h00min que avia uma motocicleta abandonada em uma estrada carroçável e acionaram a Polícia que ao chegar ao local confirmaram o Fato. A moto abandonada era HONDA/CG FAN DE PLACA OIA 9046 Tomada em Felipe Guerra.

A Polícia conduziu a motocicleta para a delegacia onde realizou os procedimentos de praxe e devolveu ao seu verdadeiro Dono.

Fonte: Portal Pedra da Abelha
Leia Mais ››

Carro do ex vice prefeito de São Francisco do Oeste/RN é roubado na cidade de Alto Santo/CE

A imagem pode conter: carro, árvore e atividades ao ar livre

Um carro pertencente ao ex – vice-prefeito de São Francisco do Oeste/RN Leidimar Morais foi roubado na madrugada deste sábado 08 de abril de 2017. 
Segundo informações o veículo estava emprestado a um amigo na cidade de Alto Santo/CE. O carro estava estacionado, travado, em frente a uma pousada, e na madrugada de hoje roubaram.

A imagem acima é a fotos do carro, placa JVM 0333. Divulguem por favor para ver se conseguimos localizar. Qualquer informação ligar para o número (84)99648-6722.

Fonte: Alto Santo é Notícia
Leia Mais ››

Elementos armados praticam assalto em plena luz do dia, e Levam moto da vitima em Felipe Guerra.


Um assalto foi registrado na tarde de Sábado 08 de Abril, por volta das 15h40min no município de Felipe Guerra região oeste do RN.

O assalto aconteceu no bairro Cidade alta da Rua Domilson Crisostomo. Segundo Informações colhidas pelo nosso portal no local, dois elementos armados e em uma motocicleta de cor vermelha e placa não anotadas, usando capacetes para dificultar a identificação abordaram um cidadão identificado ate o momento como "Moslair" morador da comunidade de brejo quando o jovem chegava em uma panificadora.

Na ação os elementos pediram da vitima o celular e a carteira, mais a vitima disse que não tinha. Então com uma arma em punho os elementos ordenaram para descer da motocicleta e levaram a moto HONDA/CG FAN DE PLACA OIA 9046 FELIPE GUERRA RN. Após a ação os criminosos fugiram com destino ignorado.

A Polícia Militar juntamente com o GTO foi acionada e realizam buscas na região na tentativa de prender os acusados pelo crime.

Fonte: Portal Pedra da Abelha
Leia Mais ››

Igreja Matriz fica lotada em Santa Missa de Ramos em Itaú-RN


Um grande número de fiéis participaram da abertura da Semana Santa com o Domingo de Ramos na sede da Paróquia de Itaú.

A programação começou com procissão saindo da palmeira na entrada da cidade até a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, onde foi celebrada a Santa Missa de Ramos. 




Fonte: Atualidades
Leia Mais ››

Após repercussão de assédio de Mayer, atriz Lady Francisco revela que foi estuprada por diretor da Globo


Aos 82 anos, a atriz Lady Francisco revelou ao Blog do Paulo Sampaio que foi estuprada por um diretor da TV Globo há quase 50 anos. Lady já havia contado, em outras ocasiões, que sofreu dois estupros, mas só agora revelou que o agressor, em um deles, era um diretor que trabalhava e ainda trabalha na Globo. O caso vem à tona poucos dias após a repercussão da denúncia de uma figurinista, que acusou o ator José Mayer de assédio. A Globo decidiu afastar Mayer da próxima novela.

Na entrevista, a atriz não revelou o nome do agressor e disse que só revelará quando ele morrer.

“Isso foi há muitos e muitos anos. Não disse na época, não vou dizer agora. Mas pode ficar tranquilo. Quando ele morrer, se for antes de mim, todo mundo vai saber quem é, porque eu vou estar vestida à caráter, bem ao lado do caixão. Quero ter certeza que o desgraçado está morto”, afirmou.

A atriz contou que não denunciou o diretor na época pois ninguém acreditaria nela mas que, se fosse nos dias de hoje, faria o mesmo que a figurinista que denunciou José Mayer.

“Faria a mesma coisa que ela. E pegaria um megafone pra todo mundo saber. Acho até que ela demorou”.

Para Lady, ações como a da figurinista e outras mulheres que vêm denunciando assédio é motivo de orgulho. “Tenho muito orgulho de ver o quanto a mulher evoluiu na defesa da própria dignidade. No meu tempo, a gente era estuprada e tinha de ficar quieta; hoje, um assédio repercute de tal maneira que o agressor tem de reconhecer publicamente”.

A reportagem da Fórum procurou a TV Globo para se pronunciar sobre o caso mas, até a publicação desta nota, a assessoria de imprensa da emissora não havia sido localizada.

Fonte: Revista Forum/Paulo Sampaio
Leia Mais ››

Homem enforca a mulher, avisa a filha e se mata no interior de SP

Reprodução/Facebook
O corpo de Rosilda, com marcas de enforcamento, foi encontrado no porta-malas. Em local próximo, foi achado o corpo de Fabiano (foto: Reprodução/Facebook )

Um homem usou uma corda para asfixiar e matar a mulher, no domingo, em Itatinga, interior de São Paulo. Após o crime, ele enviou mensagens de celular à filha do casal informando o local em que o corpo da mãe dela estava, na Fazenda Macedônia, no Distrito do Lobo, e avisando que se mataria. Em seguida, usou a mesma corda para se enforcar em uma árvore. A Polícia Civil investiga a hipótese de crime passional. Os corpos foram sepultados nesta segunda-feira, no Cemitério Municipal de Itatinga.

De acordo com familiares, o homem, Fabiano Claro, de 40 anos, havia brigado com a mulher, Rosilda Schneider Claro, de 37, por ciúmes. Na noite de sábado, o suspeito convidou a vítima para ir à fazenda. Na madrugada de domingo, ele enviou um SMS para a filha dizendo o que tinha feito e avisando que também se mataria. Fabiano descreveu com detalhes o local onde o carro do casal estava, num espaço ermo da fazenda.

Publicidade

O corpo da mulher, com marcas do enforcamento, foi encontrado no porta-malas. Em local próximo, foi achado o corpo do homem, pendurado em uma árvore com a corda no pescoço. O casal deixou quatro filhos. A polícia abriu inquérito para investigar o caso.

Nas redes sociais, uma das filhas publicou um post em que fala aobre a dor de perder os pais. "Mãe e Pai a dor esta tão grande aqui. Não estou aguentando de saudades, mas sei que Deus colocarà a senhora em um bom lugar. Pai só Deus ter misericórdia, mas sabe eu amo vcs demais."
Facadas

Em Campos Novos Paulista, também no interior, uma mulher de 31 anos foi presa depois de matar o marido a facadas, no início da noite de domingo, 10. De acordo com testemunhas, o homem de 28 anos estava num bar, quando a mulher desceu de um carro e, após uma discussão, o atingiu com uma facada nas costas. 

A vítima foi levada ao Centro de Saúde, mas não resistiu. Um homem que estava no carro com a agressora ajudou-a a fugir, mas os policiais localizaram a suspeita na cidade de Planalto. Ela foi levada para a Cadeia Pública de Lutécia. A polícia não divulgou a identidade dos envolvidos.

Fonte: EM
Leia Mais ››

Maia rebate bispos e diz que reforma da Previdência protege pobres


Diante da ameaça da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de levar às missas a pregação contra a reforma da Previdência, baseada na “exclusão social”, segundo a entidade católica, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), emitiu nota neste domingo para dizer que é o contrário: caso ela não seja aprovada, “são exatamente os mais pobres que serão prejudicados”.

Na nota, intitulada “Resposta à CNBB”, o deputado afirma que “a proposta em discussão na Câmara dos Deputados vai trazer igualdade ao sistema como um todo”. “Tanto quanto a CNBB, a Câmara também está preocupada em preservar os direitos dos mais necessitados. A reforma vai acabar com privilégios, e todos se igualam. Inclusive com tetos de aposentadoria que acabam com ganhos milionários”, afirma o parlamentar.

De acordo com ele, a reforma é positiva porque “políticos e servidores públicos agora terão todos as mesmas regras”. “Aliás, sem a reforma, são exatamente os mais pobres que serão prejudicados. Haverá aumento da inflação, desemprego e crescimento negativo do país”, diz em trecho da nota.

A declaração da CBNBB se posicionando contra a reforma foi tirada no final de março após uma reunião de três dias dos bispos e foi assinada pelo arcebispo de Brasília, cardeal Sergio da Rocha, presidente da entidade, ao lado de dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador e vice-presidente, e dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário-geral.

O texto diz que, “buscando diminuir gastos previdenciários, a PEC 287/16 [da reforma] ‘soluciona o problema’ excluindo da proteção social os que têm direito a benefícios” e critica a idade única de 65 anos para homens e mulheres, do campo ou da cidade, e o fim da aposentadoria especial para trabalhadores rurais, indígenas e quilombolas, entre outros pontos. A [reforma] escolhe o caminho da exclusão social”, diz.

O governo Michel Temer (PMDB) tem enfrentado resistência para manter o projeto original que enviou à Câmara – tanto que na semana passada o presidente autorizou o relator da reforma, Arthur Maia (PPS-BA), a negociar cinco pontos da reforma.

A tramitação do projeto enfrenta a resistência de muitos aliados, inclusive políticos como o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, que tem demonstrado claramente a sua insatisfação com a reforma e tentado atrair mais aliados à sua cruzada contra a proposta de Temer – daí a preocupação de Maia em rebater a CNBB.

“[Bispos] Convocam os cristãos e pessoas de boa vontade, particularmente nossas comunidades, a se mobilizarem ao redor da atual reforma da Previdência, a fim de buscar o melhor para o nosso povo, principalmente os mais fragilizados”, diz o texto da CNBB.

O presidente da Câmara rebate. “O deputado Arthur Maia está fechando seu relatório atento para não desfigurar aspectos econômicos, que vão permitir os grandes avanços sociais que o Brasil tanto precisa, mas amparando os mais fracos, e esse é o nosso dever”, escreveu Maia na nota.

Fonte: Veja
Leia Mais ››

Garota faz sexo com mais de trinta policiais para se livrar do xadrez e escândalo abala país

Celeste Guap, hoje com 19 anos, é protagonista de um escândalo que abalou todo os Estados Unidos. A revelação dos detalhes e repercussão do caso chegaram a ter consequências trágicas. A adolescente confessa ter negociado sexo em troca de proteção. Diz ter ido para cama com 31 policiais, de sete departamentos diferentes 

Celeste Guap, hoje com 19 anos, é protagonista de um escândalo que abalou todo os Estados Unidos. A revelação dos detalhes e repercussão do caso chegaram a ter consequências trágicas. A adolescente confessa ter negociado sexo em troca de proteção. Diz ter ido para cama com 31 policiais, de sete departamentos diferentes.

Segundo o tabloide britânico Daily Star, Celeste, que é natural de Nicarágua, teria sido alvo de operações de prostituição. Mas conseguiu escapar da prisão dando um “jeitinho” , digamos, bastante inusitado — para não dizer outra coisa!

O escândalo movimentou Oakland, na California (EUA). Libby Schaaf, prefeito da cidade, diz que doze oficiais estão enfrentando punições severas.

Recentemente, o caso tomou proporções ainda maiores por conta da seguinte revelação: Celeste alega que quatro, dos doze policias, dormiram com ela aos 16, quando era menor de idade para consentir o sexo.

A loira mostrou mensagens trocadas entre ela e os policias para comprovar as declarações.

Alguns dos envolvidos no escândalo pediram demissão, segundo a garota.

A Polícia de Oakland confirmou que dois oficiais renunciaram, enquanto um terceiro se matou no ano passado. Brendan O’Brien, cometeu suicídio em setembro passado. Ele tinha 30 anos. A mulher dele, Irma Huerta Lopez, também tirou a própria vida, mas em 2014.

Ninguém sabe, ao certo, se as mortes estão relacionados com o escândalo. Há rumores de que a polícia poderia ter assassinado o casal.

Outros sete oficiais foram suspensos sem receber um tostão do salário. “Lamento profundamente pelos danos que o escândalo causou”, disse o prefeito. Mas se recusou a identificar os agentes que enfrentam punição. Os restantes dos policiais envolvidos estão sendo investigados pelas autoridades locais.


A jovem chegou a se gabar por meio de redes sociais de suas relações com os oficiais. Em uma de suas publicações, ela exibiu uma foto de uma viatura em um posto de gasolina. “Leve-me de volta para Richmond com estilo”, dizia a mensagem.

O caso foi noticiado nos principais jornais americanos, e também na TV.


O que vai acontecer com Celeste ainda está em debate. A polícia pede que ela cumpra pena em uma reabilitação na Flórida, mas a defesa alega que ela foi “vítima” e merece ter o direito de escolha de ficar onde quiser.

Segundo o tabloide britânico Daily Star, Celeste, que é natural de Nicarágua, teria sido alvo de operações de prostituição. Mas conseguiu escapar da prisão dando um 'jeitinho' , digamos, bastante inusitado — para não dizer outra coisa! 

O escândalo movimentou Oakland, na California (EUA). Libby Schaaf, prefeito da cidade, diz que doze oficiais estão enfrentando punições severas 

Recentemente, o caso tomou proporções ainda maiores por conta da seguinte revelação: Celeste alega que quatro, dos doze policias, dormiram com ela aos 16, quando era menor de idade para consentir o sexo 

A loira mostrou mensagens trocadas entre ela e os policias para comprovar as declarações 

'Lamento profundamente pelos danos que o escândalo causou', disse o prefeito 

Fonte: R7
Leia Mais ››

Jovem sofre parada cardíaca e morre durante partida de futebol em SC


Após sofrer uma parada cardiorrespiratória enquanto jogava uma partida de futebol, um jovem de 22 anos não resistiu e morreu, na tarde desse sábado (8), em Rio Preto, no interior de Rio das Antas, em Santa Catarina. A vítima já tinha histórico de problemas cardíacos, segundo informaram populares.

Por volta das 18h, os bombeiros foi acionado para salvar Alexandre Gonçalves. Ele chegou a ser socorrido para o pronto atendimento da cidade. Antes de ser encaminhado, os socorristas haviam tentado reanimar o rapaz. Já na unidade de saúde, os médico tentaram realizar o mesmo procedimento.

Segundo informações do G1, o jovem estava participando de um campeonato municipal amador da terceira divisão.

Fonte: Notícias ao Minuto
Leia Mais ››

Caminhão carregado com caixões tomba na 'curva da morte', no Espírito Santo

Caminhão com caixões tombou em curva conhecida como 'curva da morte'

Um caminhão baú carregado de caixões que seguia pela rodovia ES-164, que liga Cachoeiro de Itapemirim a Vargem Alta, no Espírito Santo, tombou no início da tarde desta segunda-feira às margens da pista. O automóvel saiu da pista e entrou no acostamento em um trecho conhecido como "curva da morte".
Segundo a Polícia Militar do estado, o acidente aconteceu por volta das 12h50. O motorista, que não se feriu, perdeu o controle dos freios do caminhão e, ao perceber a situação, pulou do automóvel.
Em fotos que circulam nas redes sociais é possível ver os caixões dentro do baú. O caminhão e a mercadoria foram danificados. Além da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros foi acionado para liberar a pista, já que houve derramamento de óleo.

Mercadoria ficou no acostamento da pista

Fonte: Extra
Leia Mais ››

Concurso para Corpo de Bombeiros do RN tem quase 25 mil inscritos

Aprovados nas primeiras etapas serão classificados para curso de formação de 12 meses (Foto: Divulgação/CBMRN)

No Rio Grande do Norte, o concurso público para 70 vagas de soldado do Corpo de Bombeiros já tem 24.894 inscritos, dado atualizado na última sexta-feira (7). A relação é de aproximadamente 356 candidatos por vaga. O período de inscrição foi prorrogado até 17 de abril. Tanto mulheres quanto homens podem concorrer ao cargo, de nível médio.
O edital do certame pode ser baixado do site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). O concurso será realizado em seis etapas. A primeira, uma prova objetiva de múltipla escolha, está prevista para ser aplicada no dia 21 de maio simultaneamente em Natal, Mossoró e Caicó.
A remuneração inicial de soldado é de R$ 2.904, mas, com as promoções referentes ao quadro de praças, pode chegar a R$ 9.472,65, valor correspondente ao cargo de subtenente nível X. Quem se classificar pode ser indicado para trabalhar em qualquer unidade do Corpo de Bombeiros no estado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prefeitura de Natal confirma pagamento de aposentados e vai recorrer de decisão do TCE

Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal (Foto: Canindé Soares/Cedida)

A prefeitura de Natal confirmou, através de nota divulgada no início da tarde desta segunda-feira (10), que vai efetuar o pagamento de aposentados e pensionistas, bem como recorrer de decisão do Tribunal de Contas do Estado sobre o uso do fundo previdenciário. "Com todo o respeito ao TCE/RN e ao Poder Judiciário, mas, sobretudo, cumprindo o dever de obediência à lei, a prefeitura estará ainda hoje promovendo o pagamento", destaca a nota.
Ainda de acordo com a prefeitura, a decisão do conselheiro Tarcísio Costa, na última sexta-feira (7), fundamentou-se no projeto de lei que gerou a Lei Complementar nº 166/2017, portanto, quando ainda não havia sido disponibilizado o texto final da lei, que só veio a ser publicada no mesmo dia em que foi expedida a ordem liminar.
A prefeitura alega que único fundamento da decisão foi o risco de não devolução dos recursos do Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Natal (Natalprev). "Ocorre que a referida lei complementar deu como garantia a fonte 100.000 e permitiu o pagamento com recursos dessa fonte ou o bloqueio de valores. Ademais, garantiu a devolução com rendimentos superiores aos de mercado. Portanto, além da garantia de pagamento, foi assegurado o rendimento até maior em favor do fundo".
Outro ponto da nota destaca que: "não há transferência alguma de recursos do Natalprev para a conta da prefeitura de Natal. Muito menos dilapidação do patrimônio público. A prefeitura de Natal irá repor os valores - que serão usados exclusivamente em benefício social dos inativos -, com a devida correção monetária, com base no índice IPCA, acrescida de 6% a.a. (seis por cento ao ano), de modo a garantir a rigorosa devolução dos recursos em cumprimento ao que estabelece a lei complementar 166/2017".
O Fundo de Capitalização de Previdência da Natalprev, de acordo com a prefeitura, dispõe de recursos financeiros na ordem de R$ 325 milhões para pagamento de apenas 80 segurados vinculados a este Fundo, cuja folha de proventos não chega à R$ 100 mil.

"O saldo restante está imobilizado em instituição bancária oficial, servindo tão somente à especulação no mercado financeiro e ao enriquecimento de seus acionistas. A lei que autoriza a utilização para pagamento de aposentados e pensionistas incide apenas sobre a parte patronal de contribuição, o que significa dizer que os valores depositados pelos próprios servidores se mantiveram intangíveis.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Zagueiro deve registrar boletim de ocorrência por racismo nesta terça

Wagner São José (Foto: EC São José/Divulgação)

O zagueiro Wagner Fogolari, do São José, pretende registrar nesta terça-feira o boletim de ocorrência contra os atos de racismo que teria sofrido no segundo tempo do jogo contra o Novo Hamburgo, pelas quartas de final do Gauchão. De acordo com o jogador, ele está aguardando o advogado do clube chegar de viagem para tomar a providência.

Wagner alega que foi chamado de “macaco” por um homem que estava em cima do caminhão de som que foi usado antes do jogo e durante o intervalo. O veículo estava no pátio do estádio do Vale, próximo às grades de proteção do campo.
– Foi quase no final do jogo. Teve um escanteio a favor do Novo Hamburgo e nossos jogadores estavam reclamando com o árbitro. As pessoas que estavam em cima de um caminhão que colocou som antes do jogo e no intervalo começaram a xingar nossos jogadores. O Rafinha discutiu com eles, eu também. Aí um homem disse “cala a boca, macaco!” – contou Wagner ao GloboEsporte.com.
Formado no Grêmio, o zagueiro, 27 anos, com passagens por times da Itália e do centro do país, disse que relevaria se sentisse que tinha sido algo “da boca para fora”. Porém, teria visto que o suposto agressor estava convicto sobre as palavras que despejava.
– Já passei por isso em certos lugares. Na Itália aconteceu. Sou um cara muito bem resolvido em relação a isso, tenho amor à minha raça. Mas ele falou em tom agressivo. Ele tinha convicção do que estava falando. Às vezes as pessoas falam da boca para fora – declarou. – Resolvi falar porque isso tem que terminar. Não tem mais espaço no mundo para racismo.
Wagner disse que intimou o homem a resolver “o problema” depois da partida, mas ele teria se infiltrado na torcida do Novo Hamburgo e fugido do local ao ver que o zagueiro e outros jogadores queriam tirar satisfação.
– Se ele fosse uma pessoa de caráter tinha ficado ali. Mas ele saiu correndo, se infiltrou na torcida.
Nesta segunda-feira, São José e Novo Hamburgo divulgaram nota oficial repudiando a ação do homem. Segundo a direção do Noia, medidas estão sendo tomadas para que ele seja identificado.
NOTA DE REPÚDIO DO SÃO JOSÉ
O Esporte Clube São José condena veementemente os episódios de racismo contra o zagueiro Wagner durante praticamente todo o segundo tempo da partida, e de forma mais agressiva e visível ao final do jogo, da noite deste sábado (8) no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo.
Um torcedor, que foi identificado pelos jogadores e comissão técnica do São José, dirigiu termos como "macaco" diversas vezes contra o atleta, que ao final do jogo desabafou sobre o episódio.
Tal torcedor sequer estava nas arquibancadas destinadas ao público pagante. Ele estava em um caminhão de som, ao que tudo indica, contratado pelo Esporte Clube Novo Hamburgo, na área destinada ao estacionamento, atrás de uma das goleiras.
O homem foi apontado à Brigada Militar, mas ao perceber que havia sido flagrado, o torcedor escondeu-se entre as pessoas que saíam do estádio. É inaceitável que situações como essa ainda se repitam e infelizmente não sejam incomuns em estádios de futebol e em outros ambientes de uma sociedade que se espera civilizada. Ao condenar tal situação, o Esporte Clube São José espera que as medidas cabíveis no âmbito desportivo e jurídico sejam tomadas.
NOTA DE REPÚDIO DO NOVO HAMBURGO
O Esporte Clube Novo Hamburgo lamenta e repudia o ato de racismo, se ocorreu no sábado, dia 08 de abril, no jogo entre Novo Hamburgo x São José, no Estádio do Vale.
Informamos que o Clube, juntamente com seu Departamento Jurídico, já está tomando todas as medidas possíveis para que os envolvidos neste episódio sejam identificados e se for provado o fato, o Clube tomará todas as providencias cabíveis.
O futebol sempre foi um ambiente agregador para todas as culturas. Vários exemplos de união e irmandade ocorreram por meio do esporte e o Novo Hamburgo quer que o Estádio do Vale siga um ambiente familiar e livre de qualquer ato preconceituoso.

Fonte: Globo esporte
Leia Mais ››

Polícia prende suspeito de envolvimento em morte de torcedor do Bahia, em Salvador

 Carlos Henrique de Deus, de 17 anos, morreu baleado após BA-VI (Foto: Imagens / TV Bahia)

A Polícia Civil informou, na tarde desta segunda-feira (10), que um dos envolvidos na morte do torcedor do Bahia Carlos Henrique de Deus, de 17 anos, ocorrida após o clássico contra o Vitória, no último domingo (9), foi preso. O suspeito Pietro Henrique Ferreira Caribé Pereira será apresentado às 16h30, no auditório da Polícia Civil, na Rua das Hortênsias, 247, Pituba, conforme o órgão.
A polícia não informou quando e onde o suspeito foi preso. Disse apenas que a delegada Patrícia Brito, da 3ª DH/BTS, que investiga o caso, passará mais informações sobre o suspeito durante apresentação à imprensa. Um amigo do adolescente também foi baleado, passou por cirurgia e passa bem. A motivação e autoria do crime são investigadas pela Polícia Civil.
Em entrevista à TV Bahia, o pai de Carlos Henrique disse que teve um pressentimento no dia do jogo e pediu ao filho para não ir ao estádio.
“Eu estava com um pressentimento ontem. 'Não vá para esse jogo', [eu disse]. 'Mas já comprei o ingresso', [respondeu Carlos]”, afirma o pai dele, José Carlos de Deus. O jovem era torcedor do Bahia e na próxima quinta-feira (13) iria completar 18 anos. Como presente, pediu aos pais a liberação para assistir ao jogo. Carlos era filho único.
“BA-VI da paz? Que paz? levou meu filho”, desabafa o pai. “Meu filho nem bebe, quem dirás ser de torcida organizada. Meu filho foi mais uma vítima dessa violência em Salvador. O que estou sentindo hoje, amanhã pode ser qualquer um que vai sentir da mesma forma”, afirma o pai.
O tio do adolescente morto, Jorge Santos, conta que o filho também foi ao estádio, com outro amigo que foi baleado. “Passou esse carro, saltou e já foi dando tiro. Todo mundo no corre-corre, mas ele é tão tranquilo que ficou sem saber onde correr”, relatou.

Conforme a polícia, imagens de câmeras de um posto de combustível nas proximidades vão ajudar na investigação. O corpo de Carlos Henrique vai ser enterrado às 16h30 no Cemitério Campo Santo.
Morte
O torcedor do Esporte Clube Bahia morreu baleado dentro da área de um posto de combustíveis, nas proximidades do Dique do Tororó, em Salvador. Na mesma ação, um outro rapaz foi baleado no pescoço. Segundo informações da Polícia Militar, os dois eram amigos e vestiam camisa do Bahia.
O local do crime fica em região próxima à Arena Fonte Nova, onde ocorreu o clássico entre Bahia e Vitória, partida encerrada por volta das 18h. O atentado contra as vítimas, segundo a polícia, ocorreu cerca de uma hora depois do jogo.
Segundo informações de testemunhas, que preferiram não se identificar, o autor do crime desceu de um ônibus e atirou contra as vítimas, fugindo em seguida. As motivações ainda são desconhecidas.
A central de polícias informou que o rapaz baleado no pescoço permaneceu consciente e foi atendido por uma equipe do Samu. A PM acrescentou que ele foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Papa abre lavanderia para pessoas sem teto em Roma

Papa Francisco em foto de 23 de março (Foto: Alessandro Bianchi/Reuters)

A chamada "Lavanderia do Papa Francisco" abriu as portas nesta segunda-feira (10) em Roma para que indigentes e pessoas sem teto possam lavar e passar suas roupas e mantas, anunciou o Vaticano.
A lavanderia, administrada por voluntários, encontra-se em uma das sedes da organização católica Comunidade de Sant'Egídio, no bairro de Trastevere, em Roma.
Com esta contribuição, o papa apoia pessoalmente ações da comunidade católica, que há anos ajuda os pobres da capital italiana.
A lavanderia contará com seis máquinas de lavar e de secar de "última geração", assim como com ferros de passar, doados por uma marca de eletrodomésticos.
Trata-se de um novo serviço para os pobres da capital, ao lado do serviço de chuveiros, cabeleireiro, vestuário, centro médico e um ponto de distribuição de artigos de primeira necessidade, que o papa argentino apoia pessoalmente como gesto de caridade.
Este novo serviço ajuda a "dar dignidade a tantas personas que são nossos irmãos e irmãs", explicou a Esmolaria Apostólica.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Eunício quer que Senado negocie com MP novo pacote anticorrupção


O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse à GloboNews que quer indicar um grupo de trabalho de senadores para discutir com o Ministério Público um texto alternativo ao pacote anticorrupção.

Caso contrário, avalia Eunício, o texto polêmico que está na Comissão de Constituição e Justiça do Senado será aprovado.

“Se não for construído um substitutivo para o pacote, vai aprovar o que veio da Câmara”, afirmou o presidente do Senado.

De iniciativa do Ministério Público, o pacote foi aprovado no ano passado pela Câmara, mas, em meio à votação, o conjunto de propostas acabou desfigurado pelos deputados. Agora, o pacote será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Eunício contou que discutiu o assunto com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, há algumas semanas, quando o chefe do Ministério Público foi ao Congresso Nacional entregar um anteprojeto sobre o abuso de autoridade. Na ocasião, eles também conversaram sobre o pacote anticorrupção.

No texto aprovado pela Câmara, diversas propostas foram rejeitadas e outros temas polêmicos foram incluídos no projeto. Das dez medidas originais, somente quatro passaram, ainda assim parcialmente.

Além de retirarem diversas propostas, os deputados incluíram no projeto a proposta de punição de juízes e membros do Ministério Público por abuso de autoridade.

Agora, nos bastidores, senadores discutem incluir, por exemplo, a anistia ao caixa dois no pacote – o que é visto como uma reação dos parlamentares que estão na mira da Lava Jato.

Para os procuradores que atuam na investigação dos crimes cometidos na Petrobras, a anistia ao caixa dois é um falso debate. Eles afirmam que o Congresso, ao tentar aprovar a ideia, quer anistiar os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro – o “coração” das investigações da Lava Jato. 

Eunicio Oliveira quer evitar tensões na relação com Judiciário e MP em meio às investigações. Para o presidente do Senado, o relator do pacote anticorrupção, que ainda não foi definido, pode incorporar propostas do Ministério Público na CCJ.

“Não quero beligerância com ninguém, vou trabalhar para isso’’, enfatizou. 

O senador do PMDB também discutirá o assunto com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Se for modificado, o texto do pacote anticorrupção volta à Câmara.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Botafogo e Vasco abrem mão do Maracanã e decidem Taça Rio no Nilton Santos

Botafogo e Vasco abrem mão do Maracanã e decidem Taça Rio no Nilton Santos

Botafogo e Vasco vão decidir a Taça Rio, no próximo domingo, às 16h, no Estádio Nilton Santos. Os dois clubes optaram pelo estádio alvinegro, devido ao alto custo operacional do Maracanã. A concessionária que administra o estádio, comandada pela Odebrecht, pediu R$ 700 mil para receber a partida. Os clubes recusaram.
Sorteio nesta segunda-feira, na Ferj, definiu o Vasco como mandante. Portanto, o Cruz-Maltino pagará R$ 200 mil ao Botafogo pelo aluguel do Nilton Santos. Anteriormente, o Alvinegro havia estipulado o valor de R$ 400 para os jogos decisivos do Carioca. Com a boa relação entre as duas diretoria, no entanto, o preço da primeira fase foi mantido.
No acordo, também ficou definido que, apesar do mando do Vasco, o Botafogo manterá o vestiário e o banco de reservas principal. Os lados das torcidas também serão mantidos. O Alvinegro ainda jogará com seu uniforme principal, com camisa listrada e short preto, apesar de ser considerado visitante nessa partida.
Na fase de classificação, Botafogo e Vasco também se enfrentaram no Nilton Santos. Na ocasião, o jogo terminou empatado por 0 a 0.
Curiosamente, a final da Taça Guanabara, entre Flamengo e Fluminense, também foi no Nilton Santos, apesar da resistência do Botafogo em relação ao Rubro-Negro. Na ocasião, os clubes alegaram que o Maracanã ainda não tinha condições de receber partidas. Três dias depois o estádio foi palco da entreia do Flamengo na Libertadores.
Pelo Campeonato Carioca, o Maracanã recebeu apenas uma partida neste ano. No último sábado, Flamengo e Vasco se enfrentaram no estádio, pelas semifinais da Taça Rio. O placar foi 0 a 0, e o Cruz-Maltino avançou por ter vantagem.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Após ataques a igrejas, estado de emergência começa a valer no Egito

Policial armado faz segurança de igreja alvo de explosão no domingo (10) en Tanta, no Egito (Foto: Mohamed Abd El Ghany/ Reuters)

O estado de emergência começou a vigorar nesta segunda-feira (10) no Egito, um dia depois de duas explosões em igrejas cristãs deixarem pelo menos 44 mortos e 100 feridos no país, segundo a Reuters.
Um comunicado, divulgado nesta manhã, informou que a medida passou a valer partir de 13h (8h no horário de Brasília), mas ainda deverá ser aprovado pelo Parlamento em até sete dias para continuar válido.
A medida foi anunciada no domingo (9) em um comunicado televisionado do presidente Abdel Fattah al-Sisi, após os ataques, mas ainda está sujeita à aprovação parlamentar. O estado de exceção foi decretado em algumas ocasiões excepcionais em anos passados, depois que esteve em vigor de forma contínua entre 1981 e 2012, quando foi abolido ao calor da revolução egípcia de 2011.
O estado de emergência aumenta consideravelmente os poderes da polícia em termos de detenções e vigilância. Também permite a imposição de restrições à liberdade de movimento. Em um comunicado citado pela CNN, o governo egípcio explica que a medida “permite que tanto as forças armadas quanto a polícia executem os procedimentos necessários para combater as ameaças do terrorismo e seu financiamento, manter a segurança no país e proteger a propriedade pública e privada, assim como preservar a vida dos cidadãos”.
Assim como no restante do mundo, os cristãos do Egito celebravam o Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa, quando ocorreram as explosões. O grupo radical Estado Islâmico reivindicou o atentado, por meio de sua agência de notícia, a Amaq.


Caixões das vítimas foram levados para mosteiro após explosão em igreja cristã copta São Marcos, em Alexandria, no domingo (9) (Foto: Mohamed El-Shahed / AFP)Caixões das vítimas foram levados para mosteiro após explosão em igreja cristã copta São Marcos, em Alexandria, no domingo (9) (Foto: Mohamed El-Shahed / AFP)
Caixões das vítimas foram levados para mosteiro após explosão em igreja cristã copta São Marcos, em Alexandria, no domingo (9) (Foto: Mohamed El-Shahed / AFP)

Indignação
Cristãos do Egito choraram e demonstraram indignação nesta segunda enquanto retiravam os corpos de familiares e amigos mortos nas explosões, de acordo com a Reuters. Eles se mostram revoltados contra um Estado que não acreditam mais que irá protegê-los de vizinhos determinados a exterminá-los.
No necrotério do hospital da Universidade de Tanta, famílias desesperadas tentavam entrar para procurar seus parentes mortos. Forças de segurança contiveram os familiares para evitar a superlotação, enfurecendo a multidão.
"Por que vocês estão nos impedindo de entrar agora? Onde vocês estavam quando tudo isso aconteceu?", gritou uma mulher que buscava um familiar. Algumas pessoas pareciam em estado de choque. Outras choravam abertamente e algumas mulheres estavam em prantos.
Um homem de meia-idade que acabava de sair do necrotério depois de ver seu irmão morto chorava com o rosto entre as mãos. Ele xingou as forças de segurança, aos gritos, enquanto a família tentava acalmá-lo.


Vídeo disponibilizado pelo Ministério do Interior do Egito mostra terrorista suicida explodindo bomba em igreja de Alexandria (Foto: Egyptian Interior Ministry via AP)Vídeo disponibilizado pelo Ministério do Interior do Egito mostra terrorista suicida explodindo bomba em igreja de Alexandria (Foto: Egyptian Interior Ministry via AP)
Vídeo disponibilizado pelo Ministério do Interior do Egito mostra terrorista suicida explodindo bomba em igreja de Alexandria (Foto: Egyptian Interior Ministry via AP)

Horas depois do ataque, Kerols Paheg e outros jovens cristãos coptas já estavam cavando túmulos no subsolo da devastada igreja de São Jorge, em Tanta, cidade do norte do Delta do Nilo, onde a primeira das bombas explodiu, matando 27 pessoas e ferindo cerca de 80.
Ele mostrou fotos da barbárie em seu celular: restos humanos, sangue e vidro estilhaçado espalhados pelo chão da igreja em um dos dias mais sagrados do calendário cristão. "Hoje deveria ser um dia de festividades", disse.
De agora em diante, os próprios cristãos terão que proteger suas igrejas, ao invés de contar com a polícia, "porque o que está acontecendo é demais. É inaceitável", disse.
Horas depois da detonação em Tanta, a segunda bomba explodiu na entrada da igreja de São Marcos, em Alexandria, a sede histórica do papa copta, matando 17 pessoas, entre eles três policiais, e deixando 48 feridos.
Os coptas representam cerca de 10 por cento dos 92 milhões de habitantes do Egito, a maior minoria cristã do Oriente Médio. Mas apesar de uma presença que data dos tempos romanos, a comunidade se sente cada vez mais rejeitada e já foi alvo de vários ataques, inclusive do Estado Islâmico, que assumiu a autoria das explosões de domingo e alertou para mais ataques.

Fonte: G1
Leia Mais ››