terça-feira, fevereiro 26, 2013

Polícia de Itaú recupera moto tomada de assalto no domingo em Apodi-RN

A Polícia Militar do Município de Itaú sob o comando do Sgt. Xavier e os Sd’s Ranilson e Renilson, receberam um informação na tarde de ontem (25), dando conta da existência de uma moto escondida em uma residência no Assentamento Boi Celado, onde a mesma seria de procedência de roubo.


De posse da informação os policias pediram apoio da PM de Umarizal-RN, visto que o referido assentamento faz divisa com aquela cidade, e os Policiais de lá conhecem bem a área.

A PM seguiu em busca da residência e ao chegar no local indicado não foi constatado nenhum veículo, mas manteve conversa com os proprietários que deram informações contraditórias. Após abordagens feitas no povoado os PM’s conseguiram a informação que um menor, de inicial “L”, e o tio Marcondes, que já é velho conhecido da polícia pela prática de assaltos e roubos, estiveram no referido assentamento em posse de um moto vermelha.

De posse dessas novas informações o Sgt. Xavier e sua equipe seguiram para um assentamento vizinho, denominado Assentamento Remédio, lembrando que lá morava uma irmã de Marcondes; ao chegarem fizeram alguns questionamentos e descobriram que os dois haviam passado por lá, e que inclusive o menor “L” esteve no domingo passado (24) em Apodi-RN, porém não houve sucesso na busca.

A PM resolveu dar continuidade as investigações e voltou nessa terça-feira (26) a procura dos dois supostos assaltantes. O Sgt. Xavier estava de posse da informação de uma moto vermelha que havia sido tomada de assalto Por volta das 12h00min de domingo (24) na cidade de Apodi-RN, o mototaxista Roberto Ferreira Oliveira, teve sua moto uma Honda Fan CG, de cor vermelha e placa OCT: 5784/Russas-CE tomada em um assalto. (relembre aqui)

Sgt. Xavier pediu para que a irmã de Marcondes lhe informasse sobre qualquer nova informação, e quando o mesmo estava dando por encerrada as investigações, ela liga informando que havia entrado em contato com Marcondes, que vendo o cerco se fechando a sua volta, disse que abandonaria a Moto no trevo que dá acesso a cidade de Martins-RN e a polícia podia ir buscar o veículo.




Por volta das 13:30 os polícia encontram a moto dentro do matagal; o veiculo foi trazido para a DP de Itaú-RN em seguida para a cidade de Apodi-RN para ser entregue ao referido dono.






Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Aliados pressionam e Rosalba diz que vai mudar postura do governo


Em reunião nesta segunda-feira, em Brasília, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o presidente nacional e estadual do DEM, senador José Agripino Maia, o ministro da Previdência, senador Garibaldi Filho (PMDB), o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), o presidente estadual do PR, deputado federal João Maia, e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ricardo Motta (PMN), todos eles presidentes e líderes de partidos no Rio Grande do Norte que compõem o grupo político da governadora, reafirmaram a aliança em torno do governo do Estado, com vistas à “concretização dos sonhos e das esperanças” do povo potiguar.

Num encontro marcado pela crítica ao governo do Estado, especialmente à forma centralizada pela qual o secretário-chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, conduz a gestão, foi definida uma nova proposta de governança conjunta, onde os parceiros políticos do governo deverão opinar acerca dos destinos políticos e administrativos do governo, visando aproveitar o momento pelo qual o estado passa, onde suas lideranças políticas despontam, no cenário federal, com grande poder de barganha e influência.

“Em nenhum outro momento de nossa história recente, tantos potiguares ocuparam funções cuja importância pudesse determinar mudanças estruturantes no processo de desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, afirma a nota assinada por todos os presentes – exceção de Rosalba, Carlos Augusto e Betinho Rosado – mas atribuída, em sua formulação, ao senador José Agripino.

Durante a reunião, que durou mais de três horas, muitas críticas ao travamento do Estado e também ao excesso de mossoroenses na administração. Uma coisa estaria relacionada à outra. Neste sentido, Henrique reiterou o desejo de ajudar o RN durante sua passagem pela presidência da Câmara, mas o governo, por sua vez, deve realizar mudanças no modo administrativo, para viabilizar este processo. “Neste sentido, ficou decidido que todos os esforços políticos serão feitos em Brasília e em nosso Estado para que, efetivadas as adequações administrativas que se recomendem, o Governo Rosalba Ciarlini e o Rio Grande do Norte se beneficiem dessa oportunidade histórica”, continua a nota.

Pressionada, a governadora Rosalba Ciarlini e o seu marido, Carlos Augusto Rosado, manifestaram explicitamente o interesse em se adequar ao desejo dos aliados presentes. “A governadora determina-se às referidas adequações, por entender que, ao mesmo tempo em que aperfeiçoa a eficácia das ações governamentais, se garante o compromisso político desses partidos com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, ressalta o texto.

CONSELHO

Durante o encontro entre Rosalba e os líderes políticos que lhe dão sustentação, ficou definida mais uma tentativa de emplacar o Conselho Político, iniciativa do final do primeiro ano de governo, em 2011, visando solucionar os mesmos problemas. Naquela época, o Conselho Político serviu apenas para garantir o apoio do PMDB e do PR à candidatura da vereadora Claudia Regina (DEM) à prefeitura de Mossoró, tendo se reunido apenas uma vez e com esta finalidade, segundo declaração de Rosalba à época.
Agora, está sendo reeditado o Conselho, com vistas a tentar, mais uma vez, inserir os aliados no contexto da administração do Rio Grande do Norte, um desejo especial dos líderes Henrique e João Maia.

Em entrevista ao Jornal de Hoje, publicada neste sábado, o deputado Henrique disse que, “mais que insatisfação, tem frustração com o governo Rosalba” e afirmou que “um governo se faz com a unidade de um grupo político forte, com planejamento estratégico, diálogo, compartilhando decisões, democratizando, sabendo ouvir críticas, escolhendo uma equipe que represente anseios, um quadro político que apoie”.

Ainda em sua entrevista, Henrique disse que “é a terceira vez que falo e não percebo resultado”, numa referência ao natimorto Conselho. “Aquele Conselho Político que se propôs achando que podia se reunir sistematicamente, discutir os fatos, receber críticas construtivas, redirecionar caminhos quando necessário, só que nunca se reuniu”, criticou.



Nélter: “Força humana nenhuma fará o PMDB apoiar a reeleição de Rosalba”

O deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) disse nesta manhã após a reunião desta segunda-feira em Brasília, entre os aliados de Rosalba, que o seu partido, o PMDB, vai apoiar os projetos do governo do Estado, mas não terá compromisso com a reeleição da governadora em 2014. “O PMDB vai apoiar os projetos do Estado pensando no estado, trabalhando para conseguir recursos em Brasília, aproveitando o momento do deputado Henrique na Presidência da Câmara, e de Garibaldi como ministro da Previdência. Mas, força humana nenhuma faz o PMDB apoiar a reeleição de Rosalba. E a própria Rosalba, eu imagino que não sonhe em reeleição”, afirmou.

Neste sentido, o deputado estadual peemedebista disse que a reunião dos líderes Henrique e Garibaldi com o governo e aliados foi “exatamente” o que ele esperava. “Nas entrelinhas o que entendi é que politicamente no próximo ano é o cenário de que o PMDB não irá apoiar a reeleição de Rosalba. O PMDB não indicou cargo nenhum, nem vai indicar”, afirmou.

Segundo o peemedebista o momento agora é de “esquecer política”. “Essa decisão dos líderes do PMDB foi tomada em principio. Deve haver uma reunião dos líderes com os deputados estaduais e prefeitos, mas de antemão temos o presidente da Câmara e o ministro que querem trabalhar pelo Rio Grande do Norte, melhorar essa questão da seca, que está matando o gado e prejudicando o povo, a questão da segurança pública”, afirmou. “Na questão política, cada partido tem que buscar o melhor para o seu partido e o PMDB vai lutar até o ano que vem para indicar um candidato e ganhar o governo”, afirmou.

DEFESA

O deputado Nélter Queiroz saiu em defesa dos peemedebistas do Seridó, que, segundo ele, foram agredidos pelo deputado estadual Vivaldo Costa (PR), em entrevista concedida no último domingo, em Jardim do Seridó, quando afirmou que Rosalba precisa se afastar do PMDB para seu governo decolar. “Vivaldo é um político ultrapassado”, afirmou.

“Presto minha solidariedade a todos os peemedebistas pelas declarações dele, que está pensando em seu projeto de reeleição quase impossível. Enquanto os líderes políticos dos partidos que compõem a base aliada de Rosalba estão preocupados com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, Vivaldo faz a politicagem suja e arcaica”, afirmou Nélter.

O peemedebista afirmou que “Vivaldo está desgastado no Seridó, tanto é que em 2010, quando apoiou a candidatura de Rosalba, foi impedido de subir no palanque da Democrata em vários municípios da região, como é o caso de São José do Seridó, onde a então senadora optou por receber o apoio do prefeito Jackson Dantas (PMDB), e Vivaldo ficou embaixo do palanque”.

Se referindo à eleição de 2012, o deputado Nélter Queiroz afirmou que “nenhum candidato a prefeito do Seridó apoiado por Vivaldo conseguiu a vitória. Ou seja, Vivaldo não terá o apoio em 2014 de nenhum prefeito da região”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Brasil vai precisar de quase 10 mil novas antenas de celular até a Copa

antenacelular
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal estima que as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 vão precisar de 9.566 licenças para a instalação de antenas de quarta geração da telefonia móvel (4G). Uma lei federal para unificar as regras sobre instalação de antenas nos municípios brasileiros foi aprovada no Senado, e a expectativa do governo é que a matéria seja analisada pela Câmara dos Deputados no primeiro semestre deste ano.

Para o sindicato, a lei vem no momento em que é crescente a demanda da população brasileira por serviços móveis, especialmente a banda larga no celular. De acordo com a entidade, a cidade que mais exigirá antenas será São Paulo, com 2.784. Em segundo lugar, aparece o Rio de Janeiro, com 1.723, seguido de Brasília, com 954. Na sequência, Porto Alegre, com 665, e em quinto lugar Curitiba, com 652 antenas. Em sexto, está Belo Horizonte, com 642, à frente de Salvador (564), Recife (490), Fortaleza (441), Manaus (271), Cuiabá (215) e Natal (165).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vinte reservatórios do RN estão com menos de 20% da capacidade


O monitoramento dos reservatórios do Rio Grande do Norte realizado pela Secretaria de Recursos Hídricos (Semarh) constatou que 20 açudes do Estado estão com o volume abaixo de 20% da sua capacidade total. A situação é considerada crítica pela Coordenação de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh.

O levantamento mostra ainda que 40 reservatórios, dos 53 monitorados pela Semarh, estão com o volume abaixo de 50% da capacidade total. “As poucas chuvas que caíram no Estado esse ano não mudaram a nossa realidade que hoje é considerada crítica”, disse a coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Joana Darc Freire de Medeiros.

A região do Alto Oeste, de acordo com o monitoramento, é uma das mais críticas em relação ao volume dos reservatórios. O açude Brejo, localizado no município de Olho D’água do Borges, por exemplo, está com 6,06% da sua capacidade, de acordo com a medição realizada no dia 20 de fevereiro. Outros reservatórios da região também estão em situação crítica, como o Bonito II, no município de São Miguel, com 10,73% da capacidade; e o Santo Antônio de Caraúbas, em Caraúbas, com 9,06%. No Alto Oeste, o reservatório que está em melhor situação é o de Santa Cruz do Apodi, com 56,34% da capacidade.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Em nota oficial base mantém aliança com Rosalba Ciarlini


cupula-do-pmdb-e-dem-250x172
Embora o blogue já tenha noticiado o resultado da reunião entre membros da base aliada da governadora Rosalba Ciarlini, segue a nota oficial dos partidos que compõem o grupo:

1 – Em nenhum outro momento de nossa história recente, tantos potiguares ocuparam funções cuja importância pudesse determinar mudanças estruturantes no processo de desenvolvimento do Rio Grande do Norte;

2 – Assim entendem e com esse pensamento estão comprometidos, o Ministro Garibaldi Filho(PMDB), o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves(PMDB), o Presidente Nacional do Democratas, senador José Agripino, o deputado federal João Maia(PR) e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ricardo Motta(PMN).

3- Entendem que a união desses partidos e desses líderes se impõe para garantir a concretização dos sonhos e das esperanças do Rio Grande do Norte;

4 – Neste sentido, ficou decidido que todos os esforços políticos serão feitos em Brasília e em nosso Estado para que, efetivadas as adequações administrativas que se recomendem, o Governo Rosalba Ciarlini e o Rio Grande do Norte se beneficiem dessa oportunidade histórica;

5 – A governadora Rosalba Ciarlini, por manifestação explícita, como é de sua formação democrática, aplaude a atitude dos partidos aliados. A governadora determina-se às referidas adequações,  por entender que, ao mesmo tempo em que otimiza a eficácia das ações governamentais, se garante o compromisso político desses partidos com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte;

6- Essas ideias serão levadas a todos os demais partidos que queiram caminhar no mesmo compromisso com o presente e o futuro do Rio Grande do Norte.

Ministro Garibaldi Alves Filho (PMDB)

Deputado Federal Henrique Eduardo Alves (PMDB)

Senador José Agripino (DEM)

Deputado Federal João Maia (PR)

Deputado Estadual Ricardo Motta (PMN)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Quantidade de municípios impedidos de celebrar convênios chega a 80%


corte dinheiro
Mais de 80% dos municípios brasileiros, um total de 4.458, não pode celebrar qualquer tipo de convênio com a União, aponta pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Há 30 dias, quando o governo federal promoveu o Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, a CNM divulgou estudo semelhante. Nesta primeira análise, 3.589 Municípios estavam irregulares no Cadastro Único de Convênios (Cauc), portanto, em um mês houve aumento de 24,2%.

Com este resultado, a quase totalidade de gestores municipais não pode captar os recursos oferecidos pela presidente da República, Dilma Rousseff, para convênios e programas. Pois, com a não regularidade no Cauc da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), não há viabilidade para isso.

A pesquisa feita pela entidade considera quatro requisitos fiscais, que constam no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias do Cauc. São eles: obrigações de adimplência financeira, adimplemento na prestação de contas de convênios, obrigações de transparência e adimplemento de obrigações constitucionais ou legais.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Paraíba; criança de 8 anos é forçada a participar de orgia com 11 pessoas


“Repugnante”. Esse foi o termo usado pelo delegado de Polícia Civil, Lamartine Lacerda, para descrever as imagens gravadas em vídeo que mostram uma criança de 8 anos participando de um orgia com outros adolescentes e um jovem, na cidade de Remígio ( localizada no Agreste paraibano a 157 km de João Pessoa ). Um maior e dois menores foram detidos, na tarde desta terça-feira (26). Oito adolescentes estão sendo investigados na participação do crime.
O delegado informou que a mãe da criança denunciou o crime à Polícia Civil após constatar que um vídeo estava sendo compartilhado na cidade, onde seu filho aparece fazendo sexo oral com um rapaz. “As imagens são repugnantes. O menino fazendo sexo oral em um rapaz e sendo ditas palavras de baixo calão”, narrou o delegado.
Ainda de acordo com Lacerda, a criança revelou durante depoimento, que ela estava sendo forçada a praticar sexo com os adolescentes já há algum tempo. O último ato teria ocorrido na semana do Carnaval, às margens de um açude.
“O depoimento do garoto é muito contundente. Ele tem um poder de discernimento e não entra em contradição. O menino disse que estava sendo abusado há cerca de dois anos e não tinha denunciado por ter medo de ser morto. Um dos envolvidos é primo da vítima. Os outros são vizinhos e amigos do garoto. A criança disse que na semana do Carnaval fez sexo com os rapazes”, comentou Lamartine Lacerda, revelando que um dos adolescentes detidos confessou participação na orgia.
O delegado adiantou que a vítima será encaminhada para exames. Os adolescentes envolvidos no crime poderão responder à medida socioeducativa e o maior ser preso por pedofilia.

Reprodução Cidade News Itaú via É Sertão
Leia Mais ››

Travesti paraibana pode ser deportada da Europa por chefiar rede de tráfico humano


Isnard Cabral - Diná
Uma travesti paraibana, conhecida como Diná, poderá ser deportada para o Brasil por chefiar uma quadrilha de aliciadores e tráfico internacional de seres humanos para a exploração sexual. Isnard Cabral que é natural do municipio de Mulungu (85 Km de João Pessoa) é suspeita de gerenciar casas de prostituição e o italiano Paolo Simi, acusado de ser o cabeça da quadrilha. seria o aliciador. 
Desde 2011 a Polícia Federal instaurou inquéritos contra seis membros desta quadrilha de tráfico humano. Eles ainda estão soltos em solo italiano por entraves nas relações internacionais. 
 A extradição de Diná (por ser brasileira) só será possível quando a justiça expedir a carta rogatória - é um instrumento jurídico de cooperação entre dois países -. Outras quatro pessoas também respondem a processo, por serem parte da quadrilha, conforme identificou a Polícia Federal. 
O procurador-chefe do Trabalho, Eduardo Varandas, revelou que atualmente 30 travestis podem estar sendo vítimas de tráfico de pessoas, vivendo em condições subumanas, como escravos.  Para ele, o Brasil é o maior exportador de travestis do mundo, uma vez que faltam políticas públicas de assistência a esse segmento social. “Aqui eles são tão maltratados como pelo tráfico lá fora”, ressaltou o Eduardo Varandas.
A rede de aliciamento e tráfico internacional de seres humanos para a exploração sexual em condições de trabalho escravo aliciava jovens homossexuais de cidades localizadas principalmente no Brejo paraibano. Só Araçagi exportou para a Europa pelo menos 40 jovens homossexuais. Na Europa, os jovens passam por uma transformação no corpo. Silicone é colocado de forma clandestina e eles são submetidos a condições degradantes. 
Plano de Enfrentamento 
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo,  a ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci e a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, divulgarão nesta terça-feira (26) o II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Na ocasião, também será apresentado o primeiro relatório com dados consolidados sobre o assunto. 
Onde denunciar o tráfico de pessoas: 
- No Brasil, através do Disque 100 ou do Disque 180
- Se estiver no exterior:
* Espanha: 900 990 055 (opção 1) Informe: 61-3799.0180
* Portugal: 800 800 550 (opção 1) Informe: 61-3799.0180
* Itália: 800 172 211 (opção 1) Informe: 61-3799.0180
* Nos consulados ou embaixadas brasileiras
- Na internet: www.denuncia.pf.gov.br / denuncia.urtp@dpf.gov.br

Reprodução Cidade News Itaú via É Sertão
Leia Mais ››

Prefeito de Pendências, Ivan Padilha, pode pegar 5 anos de cadeia


O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional da República da 5.ª Região, ofereceu denúncia contra o prefeito do município de Pendências (RN), Ivan de Souza Padilha, e o contador Everaldo de Lima Nóbrega por sonegação de contribuição previdenciária. O crime está previsto no artigo 1º, I, da Lei n.º 8.137/90 e estabelece pena de reclusão de dois a cinco anos, e multa.

De acordo com a denúncia, os acusados inseriram na Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social – GFIP, deliberadamente, informações diferentes das que deveriam constar. A irregularidade, ocorrida no período de janeiro a novembro de 2009, gerou uma compensação fraudulenta de tributos, que implicou prejuízo de R$ 508.615,25 aos cofres públicos – em valores da época.
Os acusados entendiam que a Prefeitura de Pendências possuía créditos tributários decorrentes da cobrança indevida de contribuições previdenciárias sobre as remunerações pagas ao prefeito, ao vice-prefeito e aos vereadores, no período de fevereiro de 1998 a setembro de 2004. Entretanto, por não haver documentação contábil na Prefeitura quando assumiu o cargo, Ivan Padilha autorizou o contador a efetuar a compensação, pressupondo que os gestores anteriores haviam efetuado o pagamento das contribuições incidentes nas remunerações de todos os agentes políticos nesse período. Porém, não havia créditos a compensar.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Na Paraíba: Mulher é morta com quatro tiros por dupla desconhecida em moto preta


Na Paraíba: Mulher é morta com quatro tiros por dupla desconhecida em moto preta; Veja
Karine Barbosa da Cruz, 22 anos, foi assassinada por volta das 22h desta segunda-feira (25), na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. 

A vítima estava caminhando pela Travessia Epitácio Pessoa/Centro quando foi surpreendida pelos disparos de arma de fogo.

Testemunhas informaram na localidade que a vítima foi abordada por dois homens que estavam em uma motocicleta.

O homem que seguia como carona no veículo teria efetuado os tiros que mataram a jovem.

Karine residia na Rua Antônio Ferreira e investigações preliminares da polícia apontam que ela teria envolvimento com o tráfico de drogas e por isso, o crime pode estar relacionado a acerto de contas. O delegado da Polícia Civil, Pedro Martins, acompanha o caso.

Reprodução Cidade News Itaú via Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Grave acidente com 02 mortes na BR-163 em Toledo


Um grave acidente foi registrado por volta das 7 horas da manhã de hoje (26) na rodovia BR 163, no trecho entre Marechal Cândido Rondon e Toledo. A colisão envolvendo uma caminhonete, um Gol, uma carreta e um caminhão baú, aconteceu localidade de linha Três Bocas, em Toledo.
Os levantamentos no local estão sendo feitos pela Polícia Rodoviária Federal de Quatro Pontes, enquanto o Corpo de Bombeiros de Toledo, realizou atendimento às vítimas.


A caminhoneta, com placa de Rondonópolis, e o caminhão baú, com placa de Cascavel, seguiam no sentido Toledo a Marechal Cândido Rondon. 
Em sentido contrário trafegavam a carreta, com placa de Videira e o Gol, de Guaíra. 


O motorista da caminhoneta teria tentado ultrapassar o caminhão baú, batendo de frente com a carreta e depois ainda atingindo o Gol que vinha atrás da carreta.


Conforme os Bombeiros, duas pessoas que estavam na caminhonete D-20, com placas de Rondonópolis, acabaram morrendo no local. Trata-se de um casal, cujos corpos estão no IML de Toledo.  Eles foram identificados como Vanderlei Rutsaz, de 61 anos de idade, e Inar Rutsaz, de 64 anos.


Outras três pessoas que estavam no Gol, sofreram ferimentos e foram encaminhadas para hospitais da cidade de Toledo.


Reprodução Cidade News Itaú via Portal Rondon/Serrinaha de Fato
Leia Mais ››

Crime de receptação em Portalegre/RN


Por volta das 13h00min de 23 de fevereiro de 2013, a Polícia Militar de Portalegre comandada pelo Sargento Herculano, foi solicitada para atender uma ocorrência no Sítio Pega, zona rural deste município, depois que uma pessoa (desconhecida) denunciou (via celular) que o acusado MANOEUDES LIMEIRA PINTO mantinha em sua residência material produto de roubo. Em virtude disso os policiais se deslocaram até o local do fato, encontrando a pessoa do acusado e o mesmo abriu sua residência onde foi encontrado nove (09) baterias (novas) de carro, 01 (uma) maleta contendo um scanner Kapto a ser utilizado por quem trabalha com injeção eletrônica e 01 (um) pneu de carro. Questionado sobre a origem do material o acusado disse que tais produtos pertenciam à pessoa de LUCIANO (popularmente conhecido como Luciano de Pega) e que havia permitido que Luciano guardasse esse material em sua residência por que o mesmo lhe pagou R$ 100,00 (cem reais). MANOEUDES informou também, aos policiais, que Luciano estava residindo na cidade de Rodolfo Fernandes/RN de modo que foram feitas diligências no sentido de encontrar a pessoa de Luciano naquele município e, por volta das 20:00 horas, com o apoio da Guarnição Policial Militar de Rodolfo Fernandes foi possível localizar o acusado (Luciano) em um bar local, momento em que foi dada voz de prisão ao mesmo. Como era do conhecimento da Polícia Militar que há cerca de um mês foi cometido um furto de baterias em uma loja (CLINICAR) na cidade de Pau dos Ferros/RN, O sargento Herculano entrou em contato com a Delegacia Regional de Pau dos Ferros/RN, e foi informado de que realmente existia um boletim de ocorrência a respeito do furto de uma loja de baterias de carros naquela cidade. Com isso os acusados MANOEUDES LIMEIRA PINTO e FRANCISCO LUCIANO DE OLIVEIRA foram conduzidos até a Delegacia Regional de Polícia Civil de Pau dos Ferros/RN, momento em que o proprietário da loja furtada fez o reconhecimento do material apreendido na residência de MANOEUDES e assim, os acusados foram apresentados ao Delegado e autuados pelo crime de receptação, ficando detidos naquela Delegacia.

O Sargento Herculano agradece o apoio da população que tem ajudado no trabalho da Polícia Militar e informa que está totalmente a disposição para receber mais denúncias, mesmo que sejam anônimas, reconhecendo que essa ajuda é indispensável à realização de um trabalho de qualidade. Os agradecimentos são estendidos a todos os que participaram da ocorrência que culminou na prisão dos dois acusados acima citados. Por fim, o Sargento Herculano informa que outras denúncias podem ser feitas pelos telefones (84) 33772216 ou (84) 99100750, garantindo que a identidade de quem fornecer alguma informação será preservada. 



Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MENORES SÃO PEGOS COM DROGA NO BAIRRO SÃO FRANCISCO EM ALTO DO RODRIGUES


No dia de hoje 26 de fevereiro durante um patrulhamento de rotina a policia militar da cidade de Alto do Rodrigues realizou abordagem a dois menores de iniciais L.P.L. e A.F.S. ambos de apenas 16 anos, com eles a polícia encontro 10 pedras de crack e 21,00 reais em dinheiro fracionado.

A polícia militar da cidade comandada pelo Sub. Tenente Cesar, vem trabalhando bastante no intuito de amenizar a criminalidade dando assim um pouco de sossego a população de Alto do Rodrigues e região.
No patrulhamento estavam os guerreiros operacionais que são; o CB Lazaro, e os Sds Jonatas, Carlos e o incansável PM Moises.
Toda esta equipe é comandada pelo sub tenente Cesar que não mede esforços, juntamente com a prefeitura municipal que vem trabalhando para da tranqüilidade a toda população.

Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››

MOTOTAXISTA É ASSASSINADO A TIROS DURANTE TRABALHO EM QUIXADÁ


A polícia registrou mais um crime na cidade de Quixadá.
Desta vez a vítima foi um mototaxista identificado como sendo Francisco Ivan Pereira do Nascimento, 37 anos, vulgo “Ivan Capote”. O mesmo foi alvejado na Rua Presidente Vargas quando estava trabalhando em sua moto, de placa OCO-7796. O crime ocorreu em plena luz do dia, na manhã desta terça-feira, 26. Segundo informações colhidas pela polícia, dois homens em uma motocicleta abordaram a vítima efetuando três tiros que atingiram a cabeça e as costas da vítima. 
Segundo populares, o crime pode ter ocorrido devido uma desavença onde durante uma discussão a vítima teria chegado a agredir uma pessoa com uma tapa e o mesmo foi jurado de morte, mas não deu importância a ameaça.

Reprodução Cidade News Itaú via Cassinho Morais
Leia Mais ››

Apodi: Barragem de Santa Cruz está com 56,34% da capacidade


Espetáculo das águas barragem de Apodi quando sangrou
O monitoramento dos reservatórios do Rio Grande do Norte realizado pela Secretaria de Recursos Hídricos (Semarh) constatou que 20 açudes do Estado estão com o volume abaixo de 20% da sua capacidade total. A situação é considerada crítica pela Coordenação de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh.

“As poucas chuvas que caíram no Estado esse ano não mudaram a nossa realidade que hoje é considerada crítica”, disse a coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Joana Darc Freire de Medeiros.
Na região Oeste, o reservatório que está em melhor situação é o de Santa Cruz do Apodi, com 56,34% da capacidade.

Reprodução Cidade News Itaú via Janio Duarte/Cassinho Morais
Leia Mais ››

Crime bárbaro choca uma pequena cidade do interior do Pará.


Uma Jovem foi morta à facada por um homem que segundo informações pode ter sido o ex-marido.
Os crimes aconteceram por volta das 07h00min desta terça-feira. na cidade de Uruará na região Oeste do Pará,na rua Floriano Peixoto
Segundo o proprietário da quitinete, no qual a jovem morava sozinha, afirmou que a mesma vivia com muito medo, mas nunca relatou que sua vida corria perigo.
Ela e o suposto assassino estariam separados á alguns meses, mas o mesmo não aceitava a separação, e vinha seguindo a vitima.

Uziel Lima (Vitima)

O atual namorado da vitima Uziel Lima Ribeiro de 30 anos, , também foi ferido no peito com uma facada e foi encaminhado para o Hospital Municipal de Uruará, e não aguentou os ferimentos e também veio a óbito.
A Polícia se encontra a procura do criminoso ou criminosos do crime brutal.

Reprodução Cidade News Itaú via Cassinho Morais
Leia Mais ››

Definidos os candidatos ao cargo de prefeito e vice-prefeito de Serra do Mel


Foi encerrado no último dia 22 o prazo para requerimento coletivo de registro de candidaturas para a eleição que acontecerá no dia 07 de abril de 2013 no município de Serra do Mel, para os cargos de prefeito e vice-prefeito, de acordo com o disposto na Resolução TRE-RN nº 01/2013.
Duas coligações se inscreveram para concorrer ao pleito: Serra do Mel para Todos e A Mudança é Pra Valer, Essa Mudança Inclui Você.
A primeira, formada pelos partidos PMDB, PP e PR requereu registro para Fábio Bezerra de Oliveira e Erivaneide Zacarias da Costa Sobral, candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente. A segunda coligação, formada pelos partidos PT, PTB e PCdoB, concorre com as candidatas Francisca Rodrigues Costa, para o cargo de prefeito, e Maria da Conceição Pinheiro Melo.
Os editais contendo os nomes dos candidatos foram publicados no Cartório Eleitoral no último domingo (24), passando a correr o prazo de cinco dias para impugnação, conforme previsão do art. 3º, da LC nº 64/90, podendo ainda qualquer cidadão no gozo dos seus direitos políticos apresentar notícia de inelegibilidade.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia Civil fecha boca de fumo em Pedro Velho


Um trabalho de investigação dos policiais civis de Pedro Velho resultou no fechamento de um ponto que seria usado para o comércio de drogas naquela cidade. A ação foi realizada na tarde desta terça-feira (26), resultando na prisão de uma pessoa. Outro homem também foi preso com moto roubada na zona rural.

Informações repassadas pelos policiais para o Portal BO dão conta que as investigações levaram até uma casa na avenida Professor Genar Bezerril. Chegando lá, a equipe da Polícia Civil encontrou 110 trouxinhas de maconha prontas para comercialização, bem como 480 gramas da mesma droga ainda prensada.

Diante do flagrante, os policiais deram voz de prisão ao jovem Douglas Américo da Silva, de 20 anos. Ele estava na casa e acabou sendo apontado como responsável pelo entorpecente. Ainda em continuidade a esse flagrante, a polícia conseguiu chegar até a pessoa de Adriano Fernandes da Silva. Ele estava com uma moto Honda Tornado 2007, que havia sido roubada em junho de 2011.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

ANCIÃO É DETIDO APÓS DESFERIR PAULADA EM VIZINHO.

Vitima disse que foi espancado

Na tarde de terça feira, 26 de fevereiro de 2013, o ancião RAIMUNDO DANTAS DE MELO, 70 anos de idade, residente na Rua Genésio Xavier Rebouças no Planalto 13 de maio em Mossoró, desferiu uma paulada no seu vizinho ANTONIO WESCLEY DE MOURA, 28 anos de idade, mecânico, morador da mesma rua, após ser ameaçado pela vitima.

De acordo com informações da vitima WESCLEY, ele chegou à residência de sua mãe, bateu com o pé na porta para entrar, quando foi surpreendido com uma paulada dada por Raimundo.

O APC:  Mario falando ao repórter Erisberto Rego sobre a ocorrência.

O ancião foi detido e ouvido pelo delegado da 1ª Delegacia de Policia Civil o Bacharel Fabio Montanha e o mecânico foi conduzido da Delegacia Regional de Mossoró, que tem o comando do Bacharel Denys Carvalho, pela viatura Bravo do SAMU para o Hospital Regional Tarcísio Maia, consciente e orientado, mas com um  corte na parte frontal da cabeça  sangrando bastante.
Depois voltará a delegacia para prestar depoimento ao delegado, com os depoimentos de vitima e acusados, a autoridade policial tomará as providencias cabíveis dentro da lei.

Reprodução Cidade News Itaú via Júnior Dantas - 4DZ Patrulha
Leia Mais ››

PLÍCIA CIVIL, AGE RÁPIDO E PRENDE AUTORES DE CRIME CONTRA AGRICULTOR NO MULUGUNZINHO ZONA RURAL DE MOSSORÓ.

Jeilson Paulo de Souza e Irael Andrade Tavares ...

Agentes da Delegacia Regional sob o comando do Dr. Denys Carvalho, prenderam na tarde desta terça-feira, 26 de Fevereiro de 2013, dois homens acusados da  morte do agricultor Damião Lopes dos Santos, ocorrido por volta das 17:30hs no sítio Mulunguzinho na última sexta-feira 21/02/13. Os dois elementos foram presos no sítio Baixa Grande, que fica próximo do local onde o agricultor foi assassinado.
A prisão preventiva dos dois elementos foi decretada pelo Juiz da 1ª vara criminal de Mossoró Dr. Vagnus Kellly. Jeilson Paulo de Souza de 24 anos, residente na rua João G. de Morais, no conjunto Nova Vida(Malvinas), foragido da Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, onde cumpria pena por  tráfico de drogas, e Irael Andrade Tavares, 25 anos, residente na Rua projetada S/N na Favela do Velho, também foragido do regime fechado da Penitenciária desde novembro de 2012. Ele foi condenado a 9 anos de prisão por assalto a mão armada e já tinha cumprido 1 ano e 3 meses de sua pena. Os dois negam participação no crime e disseram ao delegado que na noite em que o agricultor foi morto estavam na fazenda do patrão na comunidade de Baixa Grande. Os acusados foram encaminhados ao Instituto Técnico e Cientifico de Policia- ITEP, onde se submetaram à exame residuográfico para identificar se os mesmo fizeram uso de arma de fogo nos últimos dias e se há resíduos de pólvoras nas mãos. Jeilson e Irael após o exame de residuograma no ITEP foram levados à Delegacia de Furtos e Roubos e ouvidos pelo delegado da DEFUR, Bacharel Dr. Luiz Fernandes, haja visto que o crime foi considerado latrocínio (roubo seguido de morte). Em seguida os dois foram conduzidos à Penitenciaria Agrícola Dr. Mário Negócio de onde irão permanecer para cumprir o restante das penas, e aguardar julgamento de mais este crime.


... são apontados como autores da morte de Damião Lopes dos Santos

Agricultor foi morto a tiros quando se deslocava com seu filho para casa no sítio Muluguzinho

Reprodução Cidade News Itaú via Alcivan Vilar  O Câmera 2
Leia Mais ››

MAIS UM CIRME DE HOMICÍDIO É ELUCIDADO PELO DEHOM.


Na tarde de segunda feira, 25 de fevereiro de 2013, se apresentou na “DEHOM”, Delegacia de Homicídio do Mossoró, que tem como titular o Bacharel Roberto Moura, EDIBERTO DA COSTA MOURA, 20 anos de idade, residente na Rua Rosa Dália no Bairro Malvinas em Mossoró, o acusado de assassinar com um disparo de arma de fogo na cabeça, no último dia (21), DALLYSON NAYRAK SOARES BARRETO, 20 anos de idade, também residente na Rua Rosa Dália no Bairro Malvinas, quando assistia uma partida de futebol na praça de lazer do mesmo bairro.

 Delegado da Homicídio - Dr. Roberto Moura


EDIBERTO estava foragido, mais se apresentou com um advogado, foi ouvido e liberado, ficara aguardando os procedimentos policiais e jurídicos em liberdade.

Reprodução Cidade News Itaú via Jr Dantas
Leia Mais ››

Centro de Diálise de Mossoró é investigado pelo Ministério Público


Sede da Promotoria de Justiça de Mossoró, que conduz a investigação (Arquivo)
A 1ª Promotoria de Saúde de Mossoró investigará atendimento a pacientes de insuficiência renal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Centro de Diálise de Mossoró.

Há indícios de ausência de manutenção de equipamentos, falta de solução para filtragem de sangue, salários atrasados e máquinas quebradas.

Pacientes estariam dividindo equipamentos, reduzindo o período do tratamento de hemodiálise. O inquérito civil do Ministério Público é conduzido pelo promotor Flávio Côrte.

“Tomamos ciência do caso por meio da imprensa e vamos apurar essas possíveis irregularidades”, diz Côrte.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Câmara vota fim do 14º e 15º salários nesta quarta-feira


Câmara dos Deputados, em Brasília: semana movimentada (Arquivo)
Os líderes partidários da Câmara dos Deputados decidiram hoje (26) que a proposta de acabar com os chamados décimo quarto e décimo quinto salários parlamentares será votada amanhã (27) no plenário da Casa. O projeto de decreto legislativo já foi aprovado pelo Senado, mas espera votação pelos deputados desde setembro do ano passado.

“O Senado já tinha aprovado e a proposta recebeu parecer da comissão especial da Câmara em setembro passado. Todos os líderes assinaram o requerimento de urgência que será votado amanhã. Essa não é uma decisão do presidente, mas de todos os líderes para o bem da Casa, do Parlamento e do país”, disse o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Ele explicou que a proposta não acaba definitivamente com o benefício. Pela regra a ser votada, cada parlamentar terá direito a receber dois salários extras ao longo do mandato: um no início e outro no final da legislatura. Atualmente, o benefício, no valor de R$ 26,7 mil, é pago anualmente em fevereiro e dezembro.

“É uma vergonha nacional, indefensável e inexplicável”, frisou o líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP). “Temos que ter uma situação equânime com todo o cidadão brasileiro”, reforçou o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Receita espera receber 250 mil declarações de IR no RN


Imposto de renda (Foto: Reprodução Globo News)
A Receita Federal informou que espera receber cerca de 254 mil declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física no Rio Grande do Norte esse ano. Segundo informações do órgão no estado, o número deve ser 2% maior que o registrado em 2012, quando foram 250 mil declarações.

A entrega da declaração começa oficialmente nesta sexta-feira (1º), porém, o contribuinte já pode adiantar o trabalho preenchendo o documento via internet. Para isso, é necessário baixar o Programa do IR2013/ano calendário 2012 no site da Receita Federal. O prazo final para a entrega da declaração vai até o dia 30 de abril. Após este prazo, será aplicada a multa mínima de R$ 165,74.
“A multa é de 1%  -  ao mês ou fração de mês - em cima do imposto devido. Se o valor for menor que R$ 165,74, aplicamos esse valor, taxado como mínimo”, explicou Blidenor Baracho, auditor fiscal da Receita Federal.
O contribuinte que recebeu R$ 24.556,65 ou mais em 2012, terá que obrigatoriamente apresentar sua declaração. Esse valor foi reajustado em R$ 4,5% em relação ao fixado como limite em 2011, quando era de R$ 23.499,15.
“Essa é uma das oito condições que obriga a declaração. Aplicações financeiras, patrimônio acima de R$ 300 mil, operações em bolsas de valores, bens alienáveis com ganho de capital, atividade rural, tudo isso pode determinar a obrigatoriedade da declaração do IR”, enfatizou Blidenor.

Clique aqui e saiba quem deve declarar imposto de renda

O contribuinte poderá optar pela declaração simplificada ou pela completa. Na primeira, o contribuinte terá direito a 20% de abatimento em sua declaração, limitado à quantia de R$ 14.542,60. Já na segunda opção, o contribuinte poderá abater, entre outros, R$ 985,96 referente ao salário da empregada doméstica, R$ 1.974,72 para cada dependente, R$ 3.091,35 com gastos com educação.
A apresentação da declaração pode ser feita pela internet, mediante utilização do programa de transmissão Receitanet ou em mídia removível nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal localizadas no Brasil.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Segue desnorteado homem que ficou 'grudado' após choque no RN


O eletricista Iranilson Pereira da Costa, de 51 anos, que levou uma descarga elétrica no alto de um poste na manhã desta terça-feira (26), em Parnamirim, na Grande Natal, segue internado no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, na capital potiguar. Segundo a assessoria de imprensa da unidade, ele sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus nos braços, nádegas e na coxa esquerda e está consciente. No entanto, segue bastante desnorteado após o choque.

Iranilton Pereira da Costa sofreu queimaduras nos braços, nádegas e coxa esquerda (Foto: Ana Amaral/Prefeitura de Parnamirim)Iranilton Pereira da Costa sofreu queimaduras
(Foto: Ana Amaral/Prefeitura de Parnamirim)
Ao G1, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) confirmou que o eletricista não é empregado nem terceirizado da concessionária. “Na hora do acidente, ele realizava serviços em um transformador particular, pertencente a uma clínica médica, quando aproximou-se da rede de alta tensão da Cosern, sofrendo uma descarga elétrica”, disse a assessoria de comunicação da empresa.

Homem sendo socorrido por Bombeiro após o acidente. (Foto: Ana Amaral/Prefeitura de Parnamirim)Eletricista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros
(Foto: Ana Amaral/Prefeitura de Parnamirim)
Socorristas do Corpo de Bombeiros, que resgataram Iranilson, confirmaram que ele utilizava apenas um sinto como equipamento de segurança, o que evitou que ele despencasse de cima do poste. Sem luvas, macacão, botas apropriadas ou capacete, o eletricista levou o choque e acabou ficando agarrado em cima do transformador preso ao poste.
O fato aconteceu no Centro da cidade de Parnamirim, na Grande Natal. Segundo informações da Prefeitura, o eletricista trabalhava na instalação de um transformador. Vicente Neto, que é ouvidor do município, disse que o homem, mesmo após sofrer a descarga, ainda conseguiu pular para o transformador, que não estava ligado e não foi afetado pela corrente elétrica, ficando no local por aproximadamente 40 minutos aguardando o socorro do Corpo de Bombeiros.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bento XVI será 'Sua Santidade, Papa Emérito' após renúncia, diz Vaticano



O Papa Bento XVI vai manter o nome e o título honorífico de "Sua Santidade" após renunciar e vai ser chamado de "Papa Emérito" ou "Pontífice Romano Emérito", disse o Vaticano nesta terça-feira (26).
O anel papal vai ser destruído, de acordo com a tradição do Vaticano, segundo o porta-voz.
Bento XVI passará a trajar a "batina branca papal clássica", sem mantelete, segundo o padre Federico Lombardi. Ele também não deve mais usar sapatos vermelhos.

O porta-voz afirmou que Bento 16 tinha tomado as decisões sobre seus títulos após consulta com as autoridades do Vaticano.
O Papa alemão, de 85 anos, vai renunciar em 28 de fevereiro, por conta de sua frágil saúde. O anúncio, surpreendente, foi feito em 11 de fevereiro.
Joseph Ratzinger será o primeiro pontífice a renunciar em mais de seis séculos, o que cria situações praticamente inéditas para a Igreja Católica Apostólica Romana.
Por conta da raridade da ocasião, as autoridades do Vaticano mantêm muitas discussões sobre como será a coexistência de "dois Papas" na Santa Sé, após o conclave que, a partir de data ainda não definida em março, vai escolher o sucessor de Bento XVI.

Trabalhadores preparam nesta terça-feira (26) o palco da última audiência pública do Papa Bento XVI, que será quarta, na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: AFP)

Audiência geral
Nesta terça, o Papa se prepara para a audiência geral de quarta-feira, últimas dele durante o pontificado.
Ele também organizará seus papéis nos cômodos que irá deixar, segundo o porta-voz.

"Ele precisa separar os documentos sobre o governo da Igreja e suas funções anteriores (prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé), que devem ser arquivados, e as anotações de caráter mais pessoal, que seguirão para sua nova casa", disse.

Seu secretário particular, o bispo Georg Ganswein, lerá uma seleção de mensagens de todo o mundo, entre elas a de muitos chefes de Estado, e "o ajudará a responder a elas".
A última audiência de Bento XVI, será feita ao ar livre, na Praça de São Pedro.
Foram distribuídos 50 mil ingressos.
O pontífice deve girar pela praça no papamóvel para se despedir dos fiéis.
O tradicional "beija-mão" será feito após a Audiência Geral, na Sala Clementina, mas apenas para algumas autoridades, segundo a Rádio do Vaticano.
Quinta-feira
Na manhã seguinte, no Palácio Papal, o decano do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano, fará um pequeno discurso de despedida, e então cada cardeal poderá separadamente de despedir do pontífice.

Durante a tarde, no Tribunal de Saint-Damase, no coração do pequeno Estado, a Guarda Suíça carregará suas bandeiras em saudação.

Em seguida, ele irá para o heliporto do Vaticano às 17h locais para viajar a Castel Gandolfo, 25 quilômetros ao sul de Roma, a residência de verão do Papa, onde passará dois meses, antes de se estabelecer em um mosteiro no Monte do Vaticano.

Bento XVI chegará à residência de verão e saudará os fiéis a partir da varanda. Esta será sua última aparição como chefe da Igreja. Nada de especial está previsto quando o relógio badalar oito horas. Ele provavelmente estará em oração na capela neste momento.

Às 20h, o pequeno destacamento da Guarda Suíça, em frente à residência, fechará a porta e colocará assim um fim ao seu serviço, reservado exclusivamente para o Papa. Mas a polícia vai continuar a garantir a segurança de "Sua Santidade, o Papa Emérito".

No Vaticano, a Guarda Suíça continuará a fazer a proteção, apesar do "trono vacante".
Conclave
No dia seguinte à renúncia, o cardeal Angelo Sodano enviará os convites aos cardeais eleitores - atualmente 115- para as "congregações" que precedem o conclave. Essas reuniões, durante as quais os prelados procuram definir o perfil do futuro Papa, não devem começar antes de segunda-feira.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››